Rafaela Prando

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atuo na área da educação desde 2018 e atualmente estou no programa de ensino integral (PEI), como professora de ciências e biologia.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2013 - 2016

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Efeito alelopático da leucena (Leucaena leucocephala) sobre as plantas daninhas picão preto (Bidens pilosa) e capim braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandú)
Orientador: Victor Augusto Forti

Graduação em Ciências Biológicas

2013 - 2015

Universidade Metodista de Piracicaba

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Serviço Social da Indústria

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Restauração Florestal: Como Monitorar e Avaliar Projetos. (Carga horária: 8h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Métodos de Campo para Estudos de Fauna e Flora. (Carga horária: 12h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2016 - 2016

Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade de Sementes.. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Ecologia e Conservação de Primatas Neotropicais. (Carga horária: 8h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2015 - 2015

Manejo de Animais Exóticos. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2014 - 2014

Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas Cursos Online, FGV, Brasil.

2014 - 2014

Técnicas de coleta e preparação de material zoo.. (Carga horária: 8h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2014 - 2014

Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas Cursos Online, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Análise Forense de DNA. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

PRANDO, R. . Semana de Reunião da Biologia - SERBIO. 2016. (Outro).

PRANDO, R. . Semana de Reunião da Biologia - SERBIO. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Simpósio de Biologia Vegetal 2017. 2017. (Simpósio).

Semana da Biologia. 2015. (Encontro).

Simpósio Científico de Gestão Ambiental - SIGA. 2015. (Encontro).

Simpósio Científico em Gestão Ambiental Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz ? FEALQ. 2015. (Simpósio).

Semana da Biologia. 2014. (Encontro).

Semana da Biologia. 2013. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Distribuição de bromélias, Quesnelia em três ecossistemas do Parque Estadual Ilha do Cardoso, Descrição: Devido à família Bromeliaceae ser uma das mais significativas dentre as da flora neotropical, a sua presença e distribuição nos ecossistemas é importante para a caracterização bem como comparação destes. No presente estudo, realizado no Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), foram analisadas 9 parcelas, em três ecossistemas, restinga baixa, ecótono e restinga alta, onde obteve-se as médias de cobertura de dossel, cobertura de solo, abundância de indivíduos de bromélias do gênero Quesnelia e distribuição entre estes. Observou-se que, em restinga baixa não houve cobertura de dossel devido o solo arenoso, seco e altamente salino, enquanto que nos demais ecossistemas este foi abundante, não havendo diferenças significativas entre os dois. Quanto a cobertura do solo, nas parcelas de restinga baixa este foi bem sutil, ao contrário do ecótono, que por ser uma área de transição, tem maior porcentagem de espécies mais jovens. Consequentemente, na restinga alta a cobertura de solo foi menor, visto que há maior competição entre as espécies e os indivíduos são maiores, relacionando-se diretamente com a presença do solo menos salino, e maior quantidade de serrapilheira. Estes fatores interespecíficos podem também inferir na presença e a distribuição dos indivíduos do gênero Quesnelia, visto que estes foram mais abundantes na área de transição e restinga alta e nulos na restinga baixa. A distribuição entre os indivíduos também foi maior na restinga alta e menor no ecótono, comprovando novamente que fatores como a salinidade do solo e competição entre espécies podem inferir na presença de indivíduos do gênero Quesnelia nesses ecossistemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rafaela Prando - Coordenador / Cindy Domenegheti - Integrante / Lucélia dos Santos - Integrante / Liliane Cristina Trevisan - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Efeito alelopático da leucena (Leucaena leucocephala) sobre as plantas daninhas picão preto (Bidens pilosa) e capim braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandú), Descrição: A Leucaena leucocephala, conhecida como leucena, é classificada como sendo uma planta leguminosa exótica, originária na América Central, podendo ser encontrada por toda região tropical. Apresenta algumas características peculiares que a torna uma planta atualmente de múltipla utilização, tendo destaque no seu uso em alimentação animal, em reflorestamento de áreas degradas e adubação verde. Ainda, a leucena vem sendo destaque no uso de seus subprodutos, como alternativa de herbicida, principalmente no controle de ervas daninha. Plantas daninhas em cultivos comerciais são um dos principais problemas técnicos, pois pode afetar fortemente a fisiologia da planta e por consequência a sua produtividade final e dessa maneira, os agroquímicos são utilizados para o seu controle. Entretanto estes são tóxicos aos trabalhadores rurais e podem contaminar solos e cursos d?água. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial alelopático do extrato de leucena (Leucaena leucocephala) sobre a germinação de picão preto (Bidens pilosa) e capim braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandú). Para isso, foi utilizado um lote de sementes de picão preto e outro de capim braquiária coletadas na cidade de Piracicaba-SP e proveniente da empresa BRSEEDS localizada no município de Araçatuba-SP, respectivamente. As sementes de cada espécies foram submetidas para germinar sob diferentes tratamentos de extrato de leucena, provenientes de plântulas, sementes e folhas de plantas jovens nas concentrações de 25%, 50%, 75% e 100%. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x5 (3 partes da planta e 5 concentrações). A leucena foi eficiente à ambas as espécies de plantas daninhas estudadas, podendo ser utilizada como controle natural, principalmente com o extrato obtido a partir da semente de leucena, que, independentemente da concentração, apresentou eficiência de 100% de controle.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafaela Prando - Coordenador / Victor Augusto Forti - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Secretaria do Meio Ambiente de Santa Bárbara D'Oeste

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2015

Instituto de Anatomia Patológica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2015 - 2016

Núcleo de Educação Ambiental

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Instituto Manacá

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio de Férias