Sílvio Rodrigo de Moura Rocha

Sílvio Rodrigo de Moura Rocha (Sílvio Ramiro) é doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde defendeu a tese Pra onde vai a canção?: uma proposta de educação estética. É mestre na mesma área e instituição, com a dissertação De onde vem a canção?: uma leitura estética da música de Lenine. Possui graduação em Letras pela PUC Minas. É professor efetivo, em regime de dedicação exclusiva, de Literatura, Língua Portuguesa e Artes da Universidade Federal de Viçosa, no campus de Florestal. Foi professor substituto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet - MG), nos ensinos médio e superior, e atuou, de 2011 a 2019, em colégios e pré-vestibulares da rede privada de Minas Gerais. Concentra suas pesquisas em ensino de literatura, educação estética, letramentos e estudos sobre canção popular.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Pra onde vai a canção?: uma proposta de educação estética
Márcia Marques de Morais. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.

Mestrado em Letras

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: De onde vem a canção?: uma leitura estética da música de Lenine,Ano de Obtenção: 2014
Márcia Marques de Morais.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAMIRO, Sílvio . 6º Festival de Violeiros em Bonfim. 2010. (Festival).

RAMIRO, Sílvio . 5º Festival de Violeiros em Bonfim. 2009. (Festival).

RAMIRO, Sílvio . 4º Festival de Violeiros em Bonfim. 2008. (Festival).

RAMIRO, Sílvio . 3º Festival de Violeiros em Bonfim. 2007. (Festival).

RAMIRO, Sílvio . 2º Festival de Violeiros em Bonfim. 2006. (Festival).

RAMIRO, Sílvio . 1º Festival de Violeiros em Bonfim. 2005. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Jornada Atlas - Releituras do Modernismo. 2019. (Outra).

Congresso Internacional da Abralic. A canção e a educação estética. 2018. (Congresso).

Na sala de aula - homenagem a Antonio Candido. 2017. (Seminário).

A escrita criativa na universidade, com o prof. Luiz Brasil. 2016. (Outra).

Oficina literária com Antônio Prata. 2016. (Oficina).

II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções. 2014. (Simpósio).

IV Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura. 2014. (Encontro).

Jornada do Conhecimento Bernoulli. 2013. (Outra).

VII Seminário Internacional de Literatura Brasileira.Amor é pra quem ama: uma leitura semiótica da canção de Lenine. 2013. (Seminário).

II Seminário Educação Estética.Paciência, o compositor é poeta: a estética da recusa na letra e na música da canção de Lenine. 2012. (Seminário).

Educaçao Estetica. 2011. (Seminário).

7 Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa - PUC-Minas.Visão sobre aspectos da sintaxe pelo professor e pelo professor em formação. 2009. (Simpósio).

Leitura e interpretação de textos: construindo competências e habilidades. 2009. (Encontro).

Mini-simpósio: Espaço e (Ir)realidades - Literatura e Arte.O (i)real em contos de Mia Couto. 2009. (Simpósio).

XVII Seminário de Iniciação Científica.Cenários Intervalares na Literatura de Mia Couto. 2009. (Seminário).

Encontros com a música - História da MPB. 2008. (Encontro).

XVI Seminário de Iniciação Científica.A Presença do Fantástico na Literatura de Mia Couto. 2008. (Seminário).

Curso de Produção Cultural. 2007. (Oficina).

O interacionismo sócio-discursivo nas configurações das Ciências Humanas. 2007. (Outra).

X Enfoque Letras - PUC-Minas. 2007. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo de Oliveira Santos

MENEZES, Roniere; GOMIDE, Sérgio;RAMIRO, Sílvio; CASTRO, Alexandre. Milton Nascimento e a Missa dos Quilombos: elos entre música, poesia e sociedade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

RAMIRO, Sílvio; FORTUNATO, C.. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2013. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Sérgio Malheiros dos Santos

SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos; GOULART, A. T.; MORAIS, M. M.; SILVA, J. Q. G.. DE ONDE VEM A CANÇÃO?: uma leitura estética da música de Lenine. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Lauro Wanderley Meller

MELLER, L. W.; PERPÉTUA, E. D.; MORAIS, M. M.; CAVALCANTI, S. M. S.; GUIMARAES, R. B. J.. Pra onde vai a canção?: uma proposta de educação estética. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Audemaro Taranto Goulart

GOULART, A. T.; MORAIS, M. M.; MALHEIROS, P. S.. De onde vem a canção?: uma leitura estética da música de Lenine. 2014. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Raquel Beatriz Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira; Morais, Márcia Marques; CAVALCANTE, S. M. S.. Pra onde vai a canção? Uma proposta de letramento para o ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Elzira Divina Perpétua

PERPÉTUA, E. D.; MORAIS, Márcia Marques; GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira; Lauro Meller; Sandra Cavalcante. Para onde vai a canção?: uma proposta de educação estética. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sandra Maria Silva Cavalcante

MORAIS, M. M.; MELLER, Lauro; PERPÉTUA, Euzira Divina; GUIMARÃES, Raquel B. J.;CAVALCANTE, SANDRA M. S.; AZEVEDO, Jane Quintiliano G.. PRA ONDE VAI A CANÇÃO? uma proposta de letramento para o Ensino Médio. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luiz Felipe Moreira Pereira

Choro: um movimento de transição da música nacional; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio-Técnico) - Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal / UFV; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Nazareth Soares Fonseca

O fantástico na literatura de Mia Couto; Início: 2008 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Nazareth Soares Fonseca

A presença do fantástico na literatura de Mia Couto; 2010; Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nazareth Soares Fonseca;

Marcia Marques de Morais

DE ONDE VEM A CANÇÃO?: uma leitura estética da música de Lenine; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Marques de Morais;

Marcia Marques de Morais

"Para onde vai a canção?" - uma proposta de educação estética; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Marques de Morais;

Marcia Marques de Morais

Para onde vai a canção - o gênero canção e a formação estética no Ensino Médio; 2014; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Marques de Morais;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMIRO, Sílvio . Canção: um gênero intersemiótico para educação estética. Revista Guará , v. 8, p. 81-95, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAMIRO, Sílvio ; CARVALHAES, Clarissa ; LENINE, Osvaldo . Entre orquídeas, música e educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMIRO, Sílvio . Mar de morro. 2017. Registro Fonográfico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Cenários Intervalares na Literatura de Mia Couto, Descrição: Na literatura de Mia Couto, o embaralhamento de elementos e espaços é uma característica que muito nos chama a atenção, pelo fato de não parecer haver a pretensão de delimitar fixamente os diversos planos da narrativa. Os diferentes olhares é que parecem dar conta de criar um cenário híbrido, pouco possível de ser dicotomizado. Embora haja trabalhos que procurem estabelecer relações entre a literatura do escritor e as teorias que tratam de literaturas como a fantástica ou a maravilhosa, fazemos a opção de analisá-la a partir de uma percepção diferenciada do espaço narrativo, por meio do que a própria narrativa e seus personagens nos permitem alcançar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sílvio Rodrigo de Moura Rocha - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    A Presença do Fantástico na Literatura de Mia Couto, Descrição: Na literatura de Mia Couto o embaralhamento dos espaços ? físicos ou metafísicos ? é uma característica bastante marcante, que evidencia a possibilidade e/ou a necessidade de transcendência à realidade. No entanto, essa mistura de planos não se apresenta de forma repentina, explicitamente marcada, mas construída na e pela própria narração, que, muitas vezes, beira a oralidade. Assim, ler Mia Couto é bem próximo a escutar uma história que, sendo pensada/relembrada instantaneamente ao momento da narração não é capaz de (e, talvez, nem pretenda) deixar claro o que é do plano real e o que é do fantástico, do maravilhoso. Os elementos, então, imbricam-se de tal forma, que engendram uma narrativa a qual não permite ao leitor questionar ou tentar separá-los, delimitar o que pertence à materialidade e o que pertence à fantasia. Nesse sentido, o trabalho buscará analisar contos do autor que possuam essas características e que representem o próprio modo de vida do africano que, ainda hoje, cultua seres fantásticos e permeia espaços não-empíricos. Entretanto, será um trabalho muito mais baseado no texto literário e no que ele permite alcançar, do que uma projeção de teorias sobre as narrativas. Desse modo, ao invés de partir de uma teoria já proposta e buscar o seu reflexo no texto, parte-se sempre dos contos para uma possível leitura/análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sílvio Rodrigo de Moura Rocha - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Destaques de Iniciação Científica, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Humanas de Florestal (IHF). , Rodovia LMG 818, km 6, Florestal, 35690000 - Florestal, MG - Brasil, Telefone: (31) 36021450, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Coordenador do Ensino Médio da Cedaf/UFV

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental II

  • 02/2020

    Direção e administração, Reitoria, Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal.,Cargo ou função, Coordenador do Ensino Médio da Cedaf/UFV.

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Acadêmico-Administrativo da UFV Florestal, .,Cargo ou função, Representante docente.

  • 08/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura

  • 08/2019

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas de Florestal (IHF), .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Argumentação e Redação no Enem (Escola Estadual Melo Viana - Bonfim - MG) - 2019.

  • 12/2019 - 01/2020

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas de Florestal (IHF), .,Cargo ou função, Chefe Substituto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Florestal.

2019 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Núcleo Atlas, Carga horária: 4

Outras informações:
Pesquisador do Núcleo Atlas - Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade, sob a liderança do professor-pesquisador Roniere Silva Menezes

2019 - 2019

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto no Magistério Federal, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Diretor Geral, Diretoria de Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2019 - 08/2020

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação e Estudos Linguísticos

  • 03/2019 - 08/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura e Cultura

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

2012 - 2019

Colégio Marista Dom Silvério

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Redação e Língua Portuguesa, Carga horária: 17

2009 - 2010

Colégio Marista Dom Silvério

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Corretor/Monitor de Redação e Literatura, Carga horária: 20

2018 - 2019

Colégio Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11

2016 - 2019

Kroton Educacional de Belo Horizonte

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Produtor de materiais didáticos / consultor

2017 - 2018

Sophis Pré-Vestibular

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

2017 - 2017

Colégio São Miguel Arcanjo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 5

2012 - 2017

PORTAL EDUCARBRASIL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Produtor de materiais didáticos e videoaulas

2016 - 2016

Colegio Santa Maria Espanhol

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 7

2015 - 2015

Colégio Santa Doroteia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 18

2012 - 2013

Bernoulli - Colégio e Pré-vestibular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de Redação e Literatura, Carga horária: 20

2011 - 2011

Bernoulli - Colégio e Pré-vestibular

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor de Redação e Literatura, Carga horária: 20

2013 - 2016

Sistema Pedagógico Semear

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Literatura e Português, Carga horária: 12

2015 - 2015

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Curso a Distância - UAB/CAPES/UEMG, Carga horária: 20

2013 - 2013

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 2

Outras informações:
Curso de extensão sobre Linguagens, para a terceira idade.

2011 - 2011

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26

2011 - 2012

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Municipal, Carga horária: 22

2011 - 2011

Perfil Promoções e Publicidade LTDA.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 40

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Oficineiro

Outras informações:
Atuou na oficina Conhecimentos Gramaticais Aplicados ao Texto, promovida pelo Departamento de Letras da PUC-Minas.

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Revisor Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrou o Projeto Revisar como Revisor Bolsista, trabalhando na revisão de artigos e outros gêneros acadêmicos.

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2008 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20