Valdeci Batista de Melo Oliveira

Valdeci Batista de Melo Oliveira possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Docente da categoria associado Professora associada do Curso de Letras da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel. Professora do Mestrado Profissional em Letras Profletras. Coordenadora do Colegiado dos Cursos de Letras Português/ Espanhol/ Inglês/Italiano, período 2018-2020. Coordenou o Curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas no âmbito do PARFOR, no período de 2016 a 2017. Participa do grupo de pesquisa Etnia, Diversidade e Gênero. Possui experiência na área da inclusão social, na qual trabalha desde 1977. Participou da construção de Usina de Hidrelétrica de Itaipu, em que, por 7 anos, atendeu as famílias dos ajudantes de serviços gerais, nos bairros periféricos da cidade de Foz do Iguaçu. Desde 1988 é professora universitária, primeiro com colaboradora da Universidade Estadual de Maringá, com as disciplinas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa. A partir de 1995 é professora da UNIOESTE onde leciona as disciplinas da Introdução aos Estudos Literários, Literatura Portuguesa, Cultura Brasileira, Literatura Brasileira. Coordenou o Curso de Especialização Lato Sensu Ensino da Cultura, Artes e História Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Tem desenvolvido os seguintes temas: formação de professores; letramento literário; estudos da poesia lírica; poesia negro brasileira; teatro épico e teatro aristotélico. Em 2005 coordenou o projeto de extensão ?Abraço Sem Medo: Leitura e Teatro na Penitenciária Industrial de Cascavel? que em 2009 contou com verba do Ministério da Cultura. Coordenou também o projeto ?Saberes e Valores da Juventude Rural do MPA e do MST no Território do Cantuquiriguaçu?, com verbas do Governo do Estado do Paraná no ?Programa Universidade Sem Fronteiras?. No período de 2007 a 2017 orientou 23 professores PDE -Programa de Desenvolvimento Educacional- da rede paranaense de ensino, das áreas de Língua Portuguesa e Artes. No período de 2007 a 2011, foi Chefe da Divisão de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e ocupou o cargo de Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unioeste - Campus Cascavel - nível Mestrado e Doutorado.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)

2002 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: A catábase épica n'O Inferno de Bernardo Santareno
Orientador: Lilian Lopondo
Palavras-chave: drama; grotesco; gratuidade do mal; Categoria da Vontade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Teoria e História Literária

1997 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Figurações da Donzela-Guerreira nos romances Luzia-Homem e Dona Guidinha do Poço,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Vilma Sant'Anna Arêas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Romance; regionalismo; figuração; Domingos Olímpio; Manuel de Oliveira Paiva.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura em Letras

1985 - 1988

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

A poesia de crítica social na produção lírica de Helena Kolody. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2018 - 2018

Leituras de cordel ? da feira à sala de aula. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2018 - 2018

Leitura e interpretação de poesia por meio da intertextualidade: relações p. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2018 - 2018

O universo imagético como material de leitura: construindo relações de sabe. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2018 - 2018

Quando clássicos são cantados pelo cordel ? releituras na oralidade. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Gestão Pública: A Formação de Projetos Culturais. (Carga horária: 12h). , Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, V. B. M. . Comissão Organizadora do V Simpósio do Profletras. 2019. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Subcoordenadora do IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras. 2019. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Comissão Científica do IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras. 2019. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . ORGANIZAÇÃO do I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades. 2019. (Congresso).

OLIVEIRA, V. B. M. . Comissão Científica do I SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora do Seminário de Formação sobre as relações étnico-raciais: desnaturalizar representações naturalizadas,. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenou a II MOSTRA DE CINEMA E DEBATE SOBRE RACISMO, PRECONCEITO E SEGREGAÇÃO RACIAL. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Colaboradora no VII Círculo - Rodas de Conversa Bakhtinianas 2018: Fronteiras. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. ; FLECK, G. F. ; CAVALCANTE, H. M. ; LOPEZ, C. J. . Comissão Organizadora do evento I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NO ÂMBITO DO PARFOR. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. ; ATAIDE, A. M. ; BONIATTI, A. . Simposista do Simpósio 4: Práticas de Ensino de Literatura Infantil e Juvenil no âmbito da Educação Básica: experiências, resultados e desafios.. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora da I Mostra de Cinema e Debate sobre Racismo, preconceito e segregação racial. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenação do IV Simpósio do Prorfletras Unioeste. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Avaliadora do GT 4. Relações Raciais e Território Urbano no II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Avaliadora do GT 5. Luta Indígne e Quilombola no Estado do Paraná, no II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Avaliadora do GT 8. Diversidade Sexual: diferentes formas de viver a sexualidade, no II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora do GT 6 - Teorias de Gênero, Feminismos e Políticas Públicas para Mulheres. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora do II Seminário de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Avaliadora do GT 10: A Mulher Escrita : a escrita-mulher?, no II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. ; Alexandre Sabastião Ferrari Soares . II SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E CUTLURA AFROBRASILEIRA E AFRICAA DA CONQUISTA DE DIREITOS À EMANCIPAÇÃO HUMANA. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora do II Seminário de História e Cultura afrobrasileira e africana: da conquista de direitos à emancipação humana. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora da Jornada Pedagógica em Gênero, Diversidade Sexual e Igualdade Racial na Escola. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coordenadora do 3°Seminário da Cultura e das Artes Regionais. 2011. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. ; SOARES, A. S. F. ; CLAUDIANA SOERENSEN ; MARQUES, S. M. S. . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIVERSIDADE, ETNIA E FORMAÇÃO. 2010. (Outro).

BONIATTI, A. ; PASCHOAL, S. ; OLIVEIRA, V. B. M. ; FERREIRA, A. J. . Seminário da Cultura e das Artes Regionais da Amop. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. ; Alexandre Sabastião Ferrari Soares . I Seminário: Etnia e Formação. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . Seminário de Saude Ocupacional. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, V. B. M. . VI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. 2007. (Congresso).

OLIVEIRA, V. B. M. . I Seminário Nacional de Tecnologia e Cultura. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Lingua e Violencia: mediacións literarias na era do Antropoceno. Figurações da mulher e da violência de gênero nos contos "Esses Lopes" e "Desenredo" de João Guimarães Rosa. 2020. (Congresso).

5 Encontro Anual de Iniciação Científica e Inovação da Unioeste - EAICTI.Atuando em rede: o uso do ODEA vídeo para o teatro colaborativo nas séries finais da educação básica. 2019. (Encontro).

5 Encontro Anual de Iniciação Científica e Inovação da Unioeste - EAICTI.O Corpo Responsivo no Teatro Não Dramático. 2019. (Encontro).

Encuentro Internacional de Estudiantes de Posgrado en Literatura Iberoamericana - EPILI 2019.A PALAVRA ARMADA: RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E MEMÓRIA NA LÍRICA NEGRO-BRASILEIRA - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE POESIA LÍRICA. 2019. (Encontro).

Encuentro Internacional de Estudiantes de Posgrado en Literatura Iberoamericana - EPILI 2019. 2019. (Encontro).

I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades.CONVERSA 4: Narrativas, imagens e memórias na Pan-Amazônia, do I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades. 2019. (Seminário).

I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades.Linguagens e culturas Amazônicas como espaços de saberes e prática. 2019. (Seminário).

I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades. 2019. (Seminário).

IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras.Da pesquisa acadêmica às atividades humanizadoras na sala de aula ? o trânsito dos estudos literários. 2019. (Seminário).

IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras."LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CANÇÕES POPULARES: O PAPEL SOCIAL DA MULHER E QUESTÕES DE GÊNERO, NO 9 ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Seminário).

IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras.Simpósio 4B: Práticas de leituras no Ensino Fundamental". 2019. (Seminário).

IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras.Práticas literárias: A literatura e os caminhos da Humanização. 2019. (Seminário).

IV SEIPELL Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura e I SISP Seminário de integração sul Profletras Estudos em Língua e Literatura possíveis vias da pesquisa à docência práticas humanizadoras.Simpósio 4A: Práticas de leituras no Ensino Fundamental: "A Literatura e a Leitura como fontes de pesquisa no Programa de Pós-graduação Profissional em Letras\Profletras: a formação humana pela pesquisa. 2019. (Seminário).

IV Seminário Internacional (SINEL) e V Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL)".A POÉTICA NO ROMANCE-HISTÓRICO O PAI GORIOT. 2019. (Seminário).

Conferência Nacional da Educação ? CONAE/2018 ? Etapa Intermunicipal ? NRE Cascavel. 2018. (Outra).

Etapa Estadual da III Conferência Nacional de Educação - Paraná. 2018. (Outra).

II Encontro de Docentes da Unioeste. 2018. (Encontro).

III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura & XIX Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.OS MISTÉRIOS DE CAPITU SOB A INFLUÊNCIA DA MENTE ARDILOSA DE JOSÉ DIAS. 2018. (Seminário).

III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura & XIX Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.A POESIA NONSENSE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO. 2018. (Seminário).

III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura & XIX Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.A pesquisa em Dramaturgia na Formação Docente: Possibilidades e Aplicações Práticas no Ensino. 2018. (Seminário).

II JORNADA E XVIII SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS. LETRAS DE RESISTÊNCIA. 2018. (Congresso).

II JORNADA E XVIII SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS. Certificado de mérito como agradecimento pelo apoio e colaboração nas atividades da II Jornada e XVIII Semana Acadêmica de Letras. 2018. (Congresso).

Intercâmbio cultural entre estudantes da Argentina e do Brasil. Formação em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas do Curso de Licenciatura da Unioeste. 2018. (Exposição).

SEIPELL ? Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura. 2018. (Seminário).

SEIPELL ? Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura.?A produção literária de autoria feminina ? a resistência e a identidade feminina?. 2018. (Seminário).

Seminário de Formação sobre as relações étnico-raciais: desnaturalizar representações naturalizadas. 2018. (Seminário).

VII CÍRCULO - Rodas de Conversa Bakhtiniana: FRONTEIRAS. 2018. (Seminário).

VIII Seminário de Surdez, Educação e Cidadania & I Congresso Nacional sobre a invisibilidade da Surdez.O acervo da literatura surda no Brasil: uma riqueza ao alcance das mãos. 2018. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE SURDEZ, EDUCAÇÃO E CIDADANIA & I CONGRESSO NACIONAL SOBRE A INVISIBILIDADE DA SURDEZI. O ACERVO DA LITERATURA SURDA NO BRASIL: UMA RIQUEZA AO ALCANCE DAS MÂOS. 2018. (Congresso).

XVII Semana Nacional de Musseus na Unioeste: arquivos, museus e preservação da memória no Oeste do Paraná. 2018. (Outra).

I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NO ÂMBITO DO PARFOR. 2017. (Seminário).

IV Simpósio do Profletras/Unioeste. 2017. (Simpósio).

IV Simpósio do Profletras/Unioeste. 2017. (Simpósio).

palestra "A importância da Inserção da Literatura Infanto-Juvenil no processo de Ensino de Língua no Ensino Fundamental", durante o (a) I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NO ÂMBITO DO PARFOR - SPELLAP,. 2017. (Seminário).

I Congresso Nacional Profletras. A Literatura de Cordel na Escola. 2015. (Congresso).

Projeto PROCAD - UNIOESTE/UFSC - A formação de leitores nas relações intersubjetivas - Profa. Dra. Mary Elizabeth Cerutti-Rizatti (UFSC). 2015. (Outra).

IV Congresso Regional de Letras e IV Mostra de Produção Científica. Estudos Literários a partir da História e Cultura Afro-brasileira na Educação Básica. 2014. (Congresso).

Problemas de Educação face às culturas: um olhar crítico e uma proposta de análise. 2014. (Outra).

3° Seminário da Cultura e das Artes Regionais. 2011. (Seminário).

Fórum Estadual de Educação - Debate Regional do Oeste do Paraná. 2011. (Outra).

Seminário de Preparação para aposentadoria da Unioeste. 2011. (Seminário).

XI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. 2011. (Seminário).

XI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste.Formação continuada no contexto do PDE do Paraná. 2011. (Seminário).

27° SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Apresentção dos programas e projetos da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste. 2009. (Seminário).

I Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul.Apresentção dos programas e projetos da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste. 2009. (Encontro).

I Seminário Internacional de Ciencia, Tecnologia e Ambiente. 2009. (Seminário).

7.ª Jornada de Agroecologia. 2008. (Encontro).

Seminário do Plano Nacional de Cultura. 2008. (Seminário).

VIII SEU Seminário de Extensão da Unioeste. 2008. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO.O TEATRO NA PENITENCIARIA. 2008. (Seminário).

XXIV Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Púbicas Brasileiras. 2008. (Encontro).

IV Congresso de Odontologia da UNioeste-COU-IX Jornada acadêmica de odontologia da Unioeste JAOU. Coralista no IV Congresso de Odontologia da UNioeste-COU-IX Jornada acadêmica de odontologia da Unioeste JAOU. 2007. (Congresso).

VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória.Mesa redonda com a apresentação do tema teatro épico. 2007. (Seminário).

III Encontro Paranaense Pós-Graduado em Estudos Literários. 2006. (Encontro).

II Seminário em Estudos da Linguagem : Pluralidade Cultural e Identidade. 2005. (Seminário).

IV Seminário de Teses em Andamento.A Gestualidade da Linguagem Poética. 1998. (Outra).

VI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada. 1998. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karla da Conceição Ferreira

SMITH JUNIOR, F. P.; BASTOS, S. N. D.;OLIVEIRA, V. B. M.. De volta ao Caeté: Des souvenirs da personagem Miguel de Santana em Andar, andar ? memórias do nunca mais. 2020. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: CLEUSA PIOVESAN

OLIVEIRA, V. B. M.; SMITH JUNIOR, F. P.;FLECK, G. F.; ALVES, H. S.. ?LEITURAS E ENSINO NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A MULHER E AS QUESTÕES DE GÊNERO EM CANÇÕES POPULARES?. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Bruna Mara Rosin de Lima

GARCIA, D. A.; SCHRODER, L. T.;OLIVEIRA, V. B. M.. ?UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE TIRINHAS NO LD: DA LEITURA ESCOLAR À LEITURA DA VIDA. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Viviane Kênia Fachin Dias da Silva

COSTA-HUBES, T. C.; KRAEMER, M. A. D.;OLIVEIRA, V. B. M.. O TRABALHO COM A DA NARRATIVA NA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS DO GÊNERO LENDAS URBANAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Gislaine Gomes

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.GARCIA, D. A.; OLIVEIRA, H. M.. Imperatriz no fim do mundo: Memórias Dúbias de Amélia de Leuchtenberg (1992) - Um Romance Histórico Contemporâneo de Mediação. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Greicy Erhart Pereira da Costa

BACA, F. L.; SANTOS, L. S.;FLECK, G. F.OLIVEIRA, V. B. M.. A mulher e as questões de gênero: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Michele de Fatima Sant'Ana

FLECK, G. F.; SILVA, L. H. O.;ATAIDE, A. M.OLIVEIRA, V. B. M.. Passos iniciais à formação do leitor literário: oficinas literárias temáticas para o 3 ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Matilde Costa Fernandes de Souza

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.; ALVES, M. P. C.; SANTOS, L. S.. Leituras de narrativas no Ensino Fundamental - anos iniciais: passos à formação do leitor literário. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vilson Pruzak dos Santos

SILVA, L. H. O.;OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.; SMITH JUNIOR, F. P.. A liberdade lúdica na leitura da literatura nonsense: imaginação, criatividade e ludicidade na formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Simone Spiess Bernardi

FLECK, G. F.; HILA, C. V. D.;ATAIDE, A. M.OLIVEIRA, V. B. M.. A literatura e suas relações com outras artes: os estímulos da literatura comparada na formação inicial do leitor. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Luciana Aparecida Bravim Macarini

OLIVEIRA, V. B. M.; SANTOS, J. F. V.;COQUEIRO, W. S.; SCHRODER, L. T.. Leitura e Literatura: uma proposta de combate ao racismo para os sextos anos do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Adriana Aparecida Biancato

BOTOSO, A.OLIVEIRA, V. B. M.GARCIA, D. A.FLECK, G. F.. A escrita híbrida de história e ficção de María Rosa Lojo - Amores insólidos de nuestra historia (2001): a revisitação literária de encontros históricos inusitadas.. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Donete Simoni Rosso

OLIVEIRA, V. B. M.COQUEIRO, W. S.FLECK, G. F.ATAIDE, A. M.. Do rap aos Contos Crespos de Luiz Silva (Cuti): A voz da resistência em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maria de Lourdes Custódio de Faria

OLIVEIRA, V. B. M.; GRANDO, C.;FLECK, G. F.; SANTOS, J. F. V.. A Escrita é Livre: contribuições da poesia lírica para além das grades. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Rosmere Adriana Vivian Ottonelli

OLIVEIRA, V. B. M.. Leituras entre a ficção e a história no contexto escolar: caminhos da transdisciplinaridade com perspectivas para a Guerra do Paraguai (1864-1870). 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Renata Zucki

FLECK, G. F.BAUMGARTNER, C. T.CRUZ, A. D.OLIVEIRA, V. B. M.. Letramento Literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Emanoela Luisiana Pereira

OLIVEIRA, V. B. M.; VIEIRA, D. S.;COQUEIRO, W. S.. A literatura de Cordel na Escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Claudiana Soerensen

OLIVEIRA, V. B. M.. O Mez da Gripe: a Babel Carnavalizada. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristian Javier Lopez

BIANCO, F. T.; SUAREZ, C. B.;OLIVEIRA, V. B. M.; PEREZ-PEDRERO, S. G.; CABADO, J. M. T.. Idea Vilario (Uruguay) e Helena Kolody (Brasil): cantos à vida - encontros poéticos na América Latina. 2020 - Universidad de Vigo.

Aluno: Adenilson de Barros de Albuquerque

OLIVEIRA, VALDECI BATISTA DE MELOFLECK, G. F.; CORSI, M.S.;CANDIDO, W. R.; OLIVEIRA, M. S.. "Palavra Armada": Ficcionaíizaçoes da Guerra Grande (1864-1870). 2020. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Cristian Javier Lopez

OLIVEIRA, V. B. M.; COSTA-HUBES, T. C.;GARCIA, D. A.; SUAREZ, C. B.; REGUERA, J. M.. Idea Vilario e Helena Kolody: Cantos à vida - encontros poéticos em América Latina. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Maria Klock

FLECK, G. F.; OLIVEIRA, M. S.; CERDEIRA, P. L.;CANDIDO, W. R.OLIVEIRA, V. B. M.. As Histórias da Outra Margem: O "Descrobimento" ao revés - Crônica Del Descubrimiento (1980) e El Conquistador (2006). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Adenilson de Barros de Albuquerque

FLECK, G. F.; CORSI, M.S.;BAUMGARTNER, C. T.OLIVEIRA, V. B. M.GARCIA, D. A.. A PALAVRA ARMADA: ficcionalizações da Guerra Grande (1864-1870). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Clariane Leila Dallazen

OLIVEIRA, V. B. M.; SCHRODER, L. T.;FLECK, G. F.COQUEIRO, W. S.; SANTOS, J. C.. Entre o amor e o sacrifício: uma leitura do ramance best-seller: "A guardiã de minha irmã" de Jodi Picoult. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Matilde de Fatima Sant?ana

OLIVEIRA, V. B. M.; ALVES, M. P. C.; SANTOS, L. S.;FLECK, G. F.. ?LEITURAS DE NARRATIVAS LITERÁRIAS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: PASSOS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vilson Pruzak dos Santos

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.; SILVA, L. H. O.; SANTOS, L. S.. A LIBERDADE LÚDICA NO ENSINO DO NONSENSE: IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: CLEUSA PIOVESAN

CAMPOS, S. F.; Elzabete Arcalá Sibin;FLECK, G. F.; PAULINO, I. R.; BASTOS, S. N. D.;OLIVEIRA, V. B. M.. Leitura e ensino: a mulher e as questões de gênero em canções populares. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Michele de Fatima Sant'Ana

BARBOSA, E. A.; SILVA, L. H. O.;FLECK, G. F.OLIVEIRA, V. B. M.. Passos iniciais à formação do leitor: oficinas literárias temáticas para o 3 ano do ensino fundamental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Karla da Conceição Ferreira

SMITH JUNIOR, F. P.; BASTOS, S. N. D.;OLIVEIRA, V. B. M.. ?De volta ao Caeté: Des souvenirs da personagem Miguel de Santana em Andar, andar ? memórias do nunca mais?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Greicy Erhart Pereira da Costa

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.GARCIA, D. A.COQUEIRO, W. S.; COSTA, J. C.;ATAIDE, A. M.. A MULHER E AS QUESTÕES DE GÊNERO PELO VIÉS DO LETRAMENTO LITERÁRI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Gislaine Gomes

OLIVEIRA, V. B. M.GARCIA, D. A.FLECK, G. F.. IMPERATRIZ NO FIM DO MUNDO: MEMÓRIAS DÚBIAS DE AMÉLIA DE lEUCHTEMBERG (1992) - UM ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Adriana Aparecida Biancato

FLECK, G. F.OLIVEIRA, V. B. M.GARCIA, D. A.. PROFESSORES - LEITORES LITERÁRIOS E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DE ENSINO DA LITERATURA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Patrícia de Oliveira

FLECK, G. F.OLIVEIRA, V. B. M.GARCIA, D. A.. ENTRE MULHERES E HISTORIA: UM OLHAR LITERÁRIO PARA A COLONIZAÇÃO BRASILEIRA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: LUCIANAAPARECIDA BRAVIM MACARINI

OLIVEIRA, V. B. M.; ANDRADE, L. K. M.;ATAIDE, A. M.FLECK, G. F.; SANTOS, J. F. V.. LEITURA E LITERATURA: UMA PROPOSTA DE COMBATE AO RACISMO PARA OS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Simone Rodrigues Martino

OLIVEIRA, V. B. M.; ANDRADE, L. K. M.;FLECK, G. F.ATAIDE, A. M.; SANTOS, J. F. V.. AS SOMBRAS DO HEROICO EM ENGRENAGENS MIDIÁTICAS: HARRY POTTER E O LETRAMENTO DO LEITOR JUVENIL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Simone Spiess Bernardi

FLECK, G. F.ATAIDE, A. M.OLIVEIRA, V. B. M.; COSTA-HUBES, T. C.. A Literatura e suas relações com outras artes: os estímulos da literatura comparada na formação inicial do leitor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Celimara Cristine Strelow Lima

OLIVEIRA, V. B. M.. Uma proposta metodológica de leitura e interpretação intertextual em textos literários. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Donete Simoni Rosso

OLIVEIRA, V. B. M.COQUEIRO, W. S.; VIEIRA, D. S.. DO RAP AOS CONTOS CRESPOS DE LUIZ SILVA (CUTI): A VOZ DA RESISTÊNCIA EM SALA DE AULA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maria de Lourdes Custódio de Faria

OLIVEIRA, V. B. M.; GRANDO, C.; VIEIRA, D. S.. A ESCRITA É LIVRE: CONTRIBUIÇÕES DA POESIA LÍRICA PARA ALÉM DAS GRADES. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Emanoela Luisiana Pereira

OLIVEIRA, V. B. M.. A formação do leitor crítico no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Rosmere Adriana Vivian Ottonelli

OLIVEIRA, V. B. M.. Leituras entre a ficção e a história no contexto escolar: caminhos da interdisciplinaridade com perspectivas para a Guerra do Paraguai. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Renata Zucki

OLIVEIRA, V. B. M.. Letramento literário: as práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Edina Boniatti

OLIVEIRA, V. B. M.. Vereda de Salvação e Terra para Rose: interfaces entre o discurso documental no teatro e no cinema. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Isabel Insfran Galeano

OLIVEIRA, V. B. M.. A reviravolta dos "Fradins": o discurso do preconceito sob a ótica das personagens henfilianas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Paula Esser

OLIVEIRA, V. B. M.BONIATTI, E.; Nilceu Jacob Deitos. Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Artes e História Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Paula Rocha Medeiros

OLIVEIRA, V. B. M.. A cultura e literatura afro-brasileira na sala de aula. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Andressa Valéria Moraes

OLIVEIRA, V. B. M.. Jogo de cena: a sutileza do olhar épico na representação documental de Eduardo Coutinho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Camila Otto Rolla

OLIVEIRA, V. B. M.. O retrato do negro pelo negro (o negro, pelo negro). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Cristiane de Oliveira

OLIVEIRA, V. B. M.. A música como complemento pedagógica para despertar o interesse dos alunos na cultura e na história afro-brasileira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Cristiane Neri

OLIVEIRA, V. B. M.. Entre dados, experiências e discursos: o negro do Brasil assistido na cidade de Toledo PR. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Edivania Donato Benedito Cendron

OLIVEIRA, V. B. M.. Cultura popular no Brasil: um viés de cultura a partir da materialidade cultura afrodescendente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eliane Aparecida Marcelino do Carmo

OLIVEIRA, V. B. M.. Relações étnico-raciais na escola: um estudo das experiências educativas no Colégio Estadual Duque de Caxias, de Corbélia PR. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fabiana Maceno Domingos

OLIVEIRA, V. B. M.. Literatura Negra: a representação do preconceito enraizado no conto ?Sim, eu posso?, de Décio de Oliveira Vieira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Iracema Maria de Sá

OLIVEIRA, V. B. M.. Os preconceitos contra o negro na literatura brasileira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Joana Darc Faria de Souza e Silva

OLIVEIRA, V. B. M.. A cultura africana e afro-brasileira na educação para a diversidade étnico-racial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Joenir Antônio Milan

OLIVEIRA, V. B. M.. A dança negro/afro-brasileira na educação para a diversidade étnico-racial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Karine Biasotto

OLIVEIRA, V. B. M.. Figura do índio: edificação de imagens na mídia brasileira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Mayara Cristina dos Santos

OLIVEIRA, V. B. M.. Relações sincréticas entre Candomblé e Catolicismo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Miriam Juliana Pastori Bosco

OLIVEIRA, V. B. M.. Inclusão na literatura africana e afro-brasileira nos currículos escolares brasileiros: aspectos importantes para sua realização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Norberto Fabrícia dos Santos

OLIVEIRA, V. B. M.. Remanescentes de Quilombo no Paraná. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ozelia Amaral Sedlacek

OLIVEIRA, V. B. M.. O uso de símbolos e imagens na construção da identidade campesina do acampamento 1 de agosto ? Cascavel. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Patrícia Andréia Muniz

OLIVEIRA, V. B. M.. Relações étnico-raciais e formação de professores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Roseli Maria dos Santos Schlindwein

OLIVEIRA, V. B. M.. A percepção dos professores do ensino médio do município de Santa Helena sobre a participação dos pedagogos na gestão escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ruti Rosane Pego dos Santos

OLIVEIRA, V. B. M.. O papel do professor na desmistificação do preconceito em sala de aula, por meio do uso da poesia pós-colonialista ?Grito Negro?, de José Craveirinha. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Silmara Geiss

OLIVEIRA, V. B. M.. A arte da capoeira: o elo histórico da cultura afro-brasileira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vania Regina Dias Fiedler

OLIVEIRA, V. B. M.. O ensino de história e cultura afro-brasileira e formação docente. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vera Lúcia de Menezes Bozzan

OLIVEIRA, V. B. M.. A regularização das terras quilombolas a partir do artigo 68 di ato das disposições constitucionais transitórias da Constituilção da república Federativa do Brasil de 1998. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Bruna de Souza Américo

ATAIDE, A. M.FLECK, G. F.OLIVEIRA, V. B. M.. Imagens ficcionais de Dom Pedro I a partir do romance brasileiro As Maluquices do Imperador (1927), de Paulo Setúbal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Cesar Augusto Mendes

BONIATTI, A.ATAIDE, A. M.OLIVEIRA, V. B. M.. O intrínseco apelo da narrativa: simulação e sobrevivência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Dalila Silverio

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.CAPITANI, D.. A REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS PRINCIPAIS FEMININAS PELA ÓTICA DO NARRADOR EM A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SE (1984). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Hugo Eliecer Dorado Mendez

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.; Elzabete Arcalá Sibin. A CONFIGURAÇÃO FICCIONAL DE SIMÓN BOLÍVAR E AS CAMPANHAS INDEPENDENTISTAS EM LAS LANZAS COLORADAS (1931). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marcelo Henrique Chiochetta

OLIVEIRA, V. B. M.FLECK, G. F.CAPITANI, D.. SOB OS OLHOS DE UM NARRADOR-PERSONAGEM: UMA ANÁLISE ENTRE DAISY DUCHANAN E LADY BRETT ASHLEY. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Flavia Ferrazo

OLIVEIRA, V. B. M.. Das vozes femininas/feministas na literatura ao discurso literário nos livros didáticos: paradoxos do ensino feminista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Jeniffer Katrine C

OLIVEIRA, V. B. M.CRUZ, A. D.ATAIDE, A. M.. Pretto.Sete poemas pintam a morte: regularidades da temática da morte na poética ocidental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Francieli Mikeline Deina

OLIVEIRA, V. B. M.ATAIDE, A. M.LIMA, D. S.. FIGURAÇÕES DE MORGANA LE FAY ? A BUSCA DA ATUALIZAÇÃO DO MATRIARCADO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marcos Vinícius de Sousa Santos

OLIVEIRA, V. B. M.LIMA, D. S.ATAIDE, A. M.. Representação e Construção do Corpo feminino na obra de Maya Angelou e Ana Cristina Cesar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vinicius Marcucci De Araujo

OLIVEIRA, V. B. M.ATAIDE, A. M.BONIATTI, E.. Democracia burguesa e figuração democrática em Ensaio sobre a lucidez. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Franciane Pompermeyer

BARREIROS, R. C.;OLIVEIRA, V. B. M.. Ler Literatura e Refletir sobre questões étnico-raciais no ensino fundamental II:. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Aline de Quadros Gonçalves

OLIVEIRA, V. B. M.; BARREIROS, R. C.;ATAIDE, A. M.. A Ciência da Leitura: a leitura pelo viés da neurociência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alcemar Dionet de Araújo

OLIVEIRA, V. B. M.SOARES, A. S. F.BAUMGARTNER, C. T.. JORNAL ON-LINE: ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE O CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO EM PORTUGAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Janaina Rosa Arruda

OLIVEIRA, V. B. M.. História de Leitura: cenário e ponto de partida para a formação (continuada). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Larissa Cristina Bach

OLIVEIRA, V. B. M.. Harry Morgan em "To have and have not": a luta entre o que é certo e o que é necessário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: LUCIANE SOARES KELIM DUTRA

OLIVEIRA, V. B. M.. Relações de gênero e poder na construção da identidade da mulher em contos contemporâneos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Cinthia Elizabet Otto Rolla

OLIVEIRA, V. B. M.. Olhares sobre o Douro: a poética de Miguel Torga em uma leitura de Vindima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Guilherme do Prado

OLIVEIRA, V. B. M.. Literatura na pós-modernidade: a influência dos meios de comunicação de massa na construção do discurso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Frederico Leonel

OLIVEIRA, V. B. M.. A poética de construção da identidade portuguesa na carta de Pero Vaz de Caminha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Paula de Lima Seixlack

OLIVEIRA, V. B. M.. Figurações da guerra em adeus às armas de Ernest Hemingway. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: LucianoDallastra

OLIVEIRA, V. B. M.. Relação letra e música: aspectos de modalização na música Palhaço( mais clara, mais nua), de Egberto Gismonti. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Edmar Adolpho Kliemann

OLIVEIRA, V. B. M.. A dialética da Morte na Lírica e Prosa de Edgar Allan Poe. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Pablo Jamilk Flores

OLIVEIRA, V. B. M.. A conceituação da morte e a filosofia nietzscheana na Lírica de Augusto dos Anjos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Luciano Dallastra

OLIVEIRA, V. B. M.. Processos de modalização na música "palhaço" de Egberto Gismonti. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Sandra Grigio

OLIVEIRA, V. B. M.. Como a psicanálise contribui para a interpretação dos contos de fadas na formação do leitor infanto-juvenil?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marilane de Fátima Morais

OLIVEIRA, V. B. M.. Ana Terra: Figuração da Mulher Gaúcha na Obra de Eurico Veríssimo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, A. M. D.OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão de Reavaliação e Reelaboração do Regulamento de Estágios do Colegiado do Curso de Letras/Português. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Banca examinadora no 3 teste seletivo. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão para Reavaliação do Projeto Político Pedagógico do curso de Letras -campus de Cascavel. 2008.

Alexandre Sabastião Ferrari SoaresBAUMGARTNER, C. T.OLIVEIRA, V. B. M.. Banca de Avaliação de Desempenho de Beatriz Helena Dal Molin. 2020. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

COSTA, J. C.;OLIVEIRA, V. B. M.SOUZA, W.. Banca Avaliação de Desempenho da Profa. Dra. Elizabete Arcalá Sibin. 2019. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

CANDIDO, W. R.CRUZ, A. D.OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão de Avaliação de Promoção à Classe de Professor Associado do docente Dr. Gilmei Francisco Fleck. 2017. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

CRUZ, A. D.; Ruth Ceccon Barreiros; COSTA-HUBES, T. C.;OLIVEIRA, V. B. M.; COSTA, J. C.. 3 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ? PSS3-2017 PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DA UNIOESTE. 2017. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. 3° Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Prazo Determinado da Unioeste. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. 4° Processo Seletivo Simplificado 2012 para contratação de docente por prazo determinado. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Banca Examinadora do 2 Processo Seletivo Simplificado. 2011. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Ruth Ceccon Barreiros;OLIVEIRA, V. B. M.POLIDORIO, V.. Banca de Comisão de Avaliação e Desempenho da Profa. Elizabete Arcalá Sibin. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão para análise das propostas técnicas apresentadas para a campanha publicitária do Concurso Vestibular 2009. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão para reavaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da profa. Alessandra Regina Ribeiro. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório prof. Gilmei Francisco Fleck. 2008.

OLIVEIRA, V. B. M.. Comissão de Avaliação do estágio probatório do prof. Fausto José da Fonseca Zamboni. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Elizabete Arcalá Sibin. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, V. B. M.. Banca de Correção de Redações do Vestibular da UNICAMP. 1997. Universidade Estadual de Campinas.

OLIVEIRA, V. B. M.. Avaliação da Redação do Concurso Vestibular. 1995. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José João Cury

CURY, J. J.. A conservação de marcas gramaticais arcaicas em manuscritos e impressos do português do século XVII: ortografia, nexos de coordenação nos textos seiscentistas brasileiros. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

José João Cury

CURY, J. J.; LOPONDO, Lílian; SILVEIRA, Francisco Maciel. Literatura Portuguesa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma; LOPONDO, L.;Amoroso, Maria Betânia. Figurações da Donzela-Guerreira nos Romances Luzia-Homem e Dona Guidinha do Poço.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma; LOPONDO, L.;Amoroso, Maria Betânia. A Donzela Guerreira no Romance Brasileiro.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

Francisco Maciel Silveira

SILVEIRA, F. M.. A catábase épica (?) no Inferno de Bernardo Santareno. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Francisco Maciel Silveira

SILVEIRA, F. M.. A citação, a paródia e o documentário do drama épico O Inferno, de Bernardo Santareno. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Marlise Vaz Bridi

LOPONDO, Lílian;BRIDI, Marlise Vaz; CURY, José João; SILVEIRA, Franscico Maciel da; Bastazin, Vera Lúcia. A catábase épica n'O Inferno de Bernardo Santareno. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Maria Betânia amoroso

Arêas, Vilma; LOPONDO, L.;Amoroso, Maria Betânia. Figurações da Donzela-Guerreira nos Romances Luzia-Homem e Dona Guidinha do Poço.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Betânia amoroso

Arêas, Vilma; LOPONDO, L.;Amoroso, Maria Betânia. A Donzela Guerreira no Romance Brasileiro.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rosely Sobral Gimenez Polvani

O UNIVERSO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL: INTEFACES EM DOMINGOS PELLEGRINI; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Dalila Silverio

NOS LIMITES DA NARRADOR: UMA ANÁLISE COMPARADA EM DOIS ROMANCES DE MILAN KUNDERA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Kelly Cristiane Nunes

LITERATURA COMPARADA: ALICE'S ADVENTURES IN WONDERLAND DE LEWIS CARROLL E A TRADUÇÃO DE ANA MARIA MACHADO; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Rosangela Alves da Silva

Maria Melona e Marina Chapanay em El maestro y la eina de las amaznas (2001): aproximações e distanciamentos do topos da donzela guerreira; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Valdirene Aparecida Cotta

Literatura; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Josiane Valcarenghi Ribeiro Nantes

Eu e Elas Somos Iguais; Início: 2020; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Edina Boniatti

Título em construção; Início: 2020; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Fernanda Sacomori Candido Pedro

Trajetória da lírica histórica na literatura brasileira de autoria feminina; Início: 2020; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Helionora da Silva Alves

Início: 2020; Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Jorge Antonio Berndt

O Conceito de ?Mímesis? na Tradição Ocidental: Entre Platão, Aristóteles e Erich Auerbach; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Marianna Bernartt Silva

A Figuração do Grotesco em Francisco de Goya; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Marcos Otavio Damasceno Junior

A Matriz Sonora na Canção Brasileira; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Renata Karoline Rodrigues de Souza

Figurações do Feminino em Imagens Ancestrais e em Imagens da Atualidade; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

CLEUSA PIOVESAN

?LEITURAS E ENSINO NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A MULHER E AS QUESTÕES DE GÊNERO EM CANÇÕES POPULARES?; 2020; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Vilson Pruzak dos Santos

A liberdade lúdica na leitura da literatura nonsense: imaginação, criatividade e ludicidade na formação do leitor literário no ensino fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Clariane Leila Dallazen

Entre o amor e o sacrifício: uma leitura do ramance best-seller:; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Greicy Erhart Pereira da Costa

A ulher e as questões de gênero: uma proposta de letramento literário no ensino fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Luciana Aparecida Bravim Macarini

LEITURA E LITERATURA: UMA PROPOSTA DE COMBATE AO RACISMO PARA OS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Donete Simoni Rosso

DO RAP AOS CONTOS CRESPOS DE LUIZ SILVA (CUTI): A VOZ DA RESISTÊNCIA EM SALA DE AULA; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Maria de Lourdes Custódio de Faria

A ESCRITA É LIVRE: CONTRIBUIÇÕES DA POESIA LÍRICA PARA ALÉM DAS GRADES; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Emanoela Luisiana Pereira

A literatura de Cordel na Escola; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Ana Paula Esser

AS CONFRARIAS: O TEATRO ÉPICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Ana Isabel Insfran Galeano

A Reviravolta dos ?Fradins?: o discurso do preconceito sob a ótica das personagens henfilianas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Andressa Morais

JOGO DE CENA: A Sutileza do Olhar Épico na Representação Documental de Eduardo Coutinho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Ângela Cristina Guerra

A DIMENSÃO HISTÓRICO-CULTURAL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Ana Paula Rocha Medeiros

A CULTURA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Edivania Donato Benedito Cendron

CULTURA POPULAR BO BRASIL: UM VIÉS DE CULTURA A PARTIR DA MATERIALIDADE CULTURAL AFRODESCENDENTE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Camila Otto Rolla

O RETRATO DO NEGRO PELO NEGRO ( O NEGRO PELO NEGRO); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Miriam Juliana Pastori Bosco

INCLUSÃO DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES BRASILEIROS: ASPECTOS IMPORTANTAS PARA A SUA REALIZAÇÃO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Roseli Maria dos Santos Schlindwein

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE PEDAGOGOS NA GESTÃO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

SILMARA GEIIS

A ARTE DA CAPOEIRA: O ELO HISTÓRICO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Cesar Augusto Mendes

O intrínseco apelo da narrativa: simulação e sobrevivência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Cristian Javier Lopez

Cantos à vida: musicalidade na obra de Helena Kolody; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Jeniffer Katrine Cortes Pretto

SETE POEMAS PINTAM A MORTE: REGULARIDADES DA TEMÁTICA DA MORTE NA POÉTICA OCIDENTAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Francieli Mikeline Deina

FIGURAÇÕES DE MORGANA LE FAY ? A BUSCA DA ATUALIZAÇÃO DO MATRIARCADO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Vinicius Marcucci De Araujo

Democracia burguesa e figuração democrática em Ensaio sobre a lucidez; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Aline de Quadros Gonçalves

A Ciência da Leitura: a leitura pelo viés da neurociência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

LUCIANE SOARES KELIM DUTRA

Relações de Gênero e poder na Construção da identidade da mulher em contos contemporâneos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Frederico Leonel

A Poética de Construção da Identidade Portuguesa na Carta de Pero Vaz de Caminha; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Ana Paula de Lima Seixlack

Figurações da guerra em Adeus às armas de Ernest Hemingway; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Pablo Jamilk Flores

A conceituação da morte e a filosofia nietzscheana na lírica de Augusto dos Anjos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Edmar Adolpho Kliemann

A dialética da morte na lírica e prosa de Edgar Allan Poe; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Nicoli Larissa Brisch

Atuando em rede: o uso do ODEA vídeo para o teatro colaborativo nas séries finais da educação básica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Luana Paiola

Atuando em rede: o uso do ODEA vídeo para o teatro colaborativo nas séries finais da educação básica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Willian Lima Canedo

A elaboração poético-crítica do conceito de mímesis na obra crítica de Antonio Candido; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Andréia Aparecida

O Corpo Responsivo no Teatro Não Dramático; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Luana Paiola

Atuando em Rede: O Uso do Odea Vídeo Para O Teatro Colaborativo nas Séries Finais da Educação Básica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Gean Carlos Royer

ABORDANDO AS TEMÁTICAS: ?ETNIA, DIVERSIDADE E GÊNERO? EM OFICINAS VOLTADAS À DOCENTES DA APP; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Matheus Arconti

RACISMO E DIFICULDADES DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NAS ESCOLAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Paula Evangelista Borges

A história do movimento negro na sala de aula; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Cinthia Elizabet Otto Rolla

O ensino das artes afro-brasileiras na sala de aula; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Yuri Steffann Borges Golfetto

Letras Penduradas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Frederico Leonel

O GÊNERO TRÁGICO NA EVOLUÇÃO HUMANA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Tatiane Ladoninsky

Herói versus Coro: os Limites da Autonomia Individual no Drama Épico "O Inferno" de Bernardo Santareno; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

CLARICE IVETE GAMLA FARIAS

A construção da identidade da mulher na sociedade moderna; ; 2016; Orientação de outra natureza; (PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

SALETE DA APARECIDA DA SILVA

O USO DE CAUSOS E NARRATIVAS CONTADAS NO ASSENTAMENTO VITÓRIA DA REFORMA AGRÁRIA COMO ESTÍMULO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL; 2016; Orientação de outra natureza; (PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Valderice Lima Cerem

O JORNAL NA ESCOLA; 2016; Orientação de outra natureza; (PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

IRACI MARIA GALLO

A Bela e a Fera: a motivação para a leitura por meio do conto de fadas; 2015; Orientação de outra natureza; (PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Rafaela Kleinhans Pereira

Interfaces: Universidade e Cultura; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE/PROEX; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Raissa Caroline Gallego

Interfaces: Universidade e Cultura; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE/PROEX; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

KARY PAULA DALLA VECCHIA

LEITURAS DO ROMANCE O MEZ DA GRIPE NO ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCUAÇÃO DO PARANÁ, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Jussara Teresinha Henn

LAÇOS DE CIDADANIA E INTEGRAÇÃO CULTURAL; 2011; Orientação de outra natureza; (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R; de Educação Maringá, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCUAÇÃO DO PARANÁ; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Maria Lúcia Kleinhans Pereira

A PROCURA DA POESIA NA ESCOLA E NA VIDA; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Jussara Teresinha Henn

O ENSINO DA LITERATURA PARA A AÇÕES TRANSFORMADORAS; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

MARIA JULIA BATISTA MENDES

A CRÔNICA COMO ELEMENTO MOTIVADOR; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

KARY PAULA DALLA VECCHIA

O ENSINO DE LITERATURA: LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO DE ESCRITA; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Ivaneide Rovani Gagliotto

O Ensino de Literatura: Concepções Discursivo-Interacionistas E a Contribuição Do Método Recepcional; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Cristiane de Oliveira

A música como complemento pedagógico para deseprtar o interesse dos alunos na cultura e na história afro-braSILEIRA; 2011; Orientação de outra natureza; (ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO AFROBRASILEIRO E INDÍGENA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Eliane Maria Alves

O ensino da Arte sob a perspectiva das Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Itamara Rozemí de Lara

Arte Curta-metragem, Humanização curtAção; ; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Tanielle Amanda Sulzbacher

Saberes e valores da juventude rural do MPA e MST no território de Cantiquiriguaçu; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE/PROEX; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Neide Aparecida Bernardi

O UNIVERSO DA LITERATURA E O ENCANTO DO CINEMA: FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Silvana Aparecida Portes Becker

Contribuições da Tecnologia para o Professor de Arte em sua Prática Pedagógica: um relato de experiência; 2008; Orientação de outra natureza; (PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Vera Lucia Ferreira Lourenço Buba

A música como instrumento pedagógico para a reconstrução do mundo que saiu dos gonzos; 2008; Orientação de outra natureza; (PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Glória das Neves Cerqueria Vila Verde

VIDAS DERRUÍDAS EM A CAOLHA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

SELMA A

Cavalheiro; TROPICALISMO: UMA PROPOSTA DE LEITURA; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras Português Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Deldina Baesso

ESTRATÉGIAS DE LEITURA ? O CONTO NA SALA DE AULA; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Valdeci Batista de Melo Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vilma Sant Anna Areas

Figurações da Donzela-Guerreira nos Romances Luzia-Homem e Dona Guidinha do Poço; ; 2001; 143 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Vilma Sant Anna Areas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, V. B. M. ; COSTA, G. E. P. ; DALLAZEN, C. L. . RETRATOS DA MULHER NA CULTURA E NA LITERATURA. Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 15, p. 133-146, 2019.

  • CAVALCANTE, H. M. ; OLIVEIRA, V. B. M. . DE DONZELA À CORTESÃ: A MULHER EM LUCÍOLA. LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM) , v. 34, p. 19-30, 2019.

  • BONIATTI, E. ; OLIVEIRA, V. B. M. . Claustrofobia cultural e evocação lírica em Los ríos profundos. Palimpsesto , v. 17, p. 222-238, 2018.

  • ZUCKI, R. ; REIS, D. B. ; OLIVEIRA, V. B. M. . Ressignificando os contos de fadas: a subversão dos estereótipos femininos em ?A moça tecelã?, de Marina Colasanti. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 20, p. 250-258, 2018.

  • OLIVEIRA, V. B. M. ; SIMONI, D. . Rap: a voz da resistência em sala de aula. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 12, p. 198-213, 2016.

  • PEREIRA, E. L. ; OLIVEIRA, V. B. M. . Poema Ulisses: o numinoso no Canto lírico/épico da nacionalidade lusa.. CADERNO CESPUC DE PESQUISA. SÉRIE ENSAIOS , v. 28, p. 312-318, 2016.

  • FARIA, M. L. C. ; OLIVEIRA, V. B. M. . A LEITURA NO AMBIENTE PRISIONAL. TRAVESSIAS , v. 10, p. 399-414, 2016.

  • PEREIRA, E. L. ; ALMEIDA, M. M. ; OLIVEIRA, V. B. M. . O HÁBITO DE LEITURA DO PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TRAVESSIAS , v. 9, p. 225-242, 2015.

  • LIMA, C. A. T. R. ; OTTONELLI, R. V. ; OLIVEIRA, V. B. M. . O DIALOGISMO E A POLIFONIA NO CONTO ?PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE?, DE MARINA COLASANTI (1986): uma possibilidade de discussão na escola sobre a questão da misoginia. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher , v. 27, p. 166-181, 2014.

  • BONIATTI, E. ; OLIVEIRA, V. B. M. . O estranho encontro com o duplo na lírica de Sá de Miranda.. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 11, p. 36-42, 2009.

  • BONIATTI, E. ; OLIVEIRA, V. B. M. . Em Cena o agon pela posse da terra: interfaces entre ficção e realidade. Ponta de lança (UFS) , v. 2, p. 31-46, 2009.

  • OLIVEIRA, V. B. M. ; CLAUDIANA SOERENSEN ; Cordeiro, P. P . Abraço sem medo: Leitura e cidadania na penitenciária industrial de Cascavel. Varia Scientia (UNIOESTE) , v. 9, p. 99-107, 2009.

  • BONIATTI, E. ; OLIVEIRA, V. B. M. . Sobre os rastros do passado e a redenção. Educere et Educare (Impresso) , v. 3, p. 225-239, 2008.

  • OLIVEIRA, V. B. M. . Abdicação de Fernando Pessoa. Línguas & Letras (UNIOESTE) , Cascavel, v. 2, n.2, p. 13-21, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BONIATTI, A. ; SILVA, C.A. ; BONIATTI, E. ; OLIVEIRA, V. B. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E POLÍTICA. 2012; Tema: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (Blog).

OLIVEIRA, V. B. M. ; Cordeiro, P. P ; BONIATTI, A. . SABERES E VALORES DA JUVENTUDE RURAL DO MST E MPA NO TERRITÓRIO DO CANTUQUIRIGUAÇU. 2010; Tema: JUVENTUDE RURAL E SBERES. (Site).

Alexandre Sabastião Ferrari Soares ; BONIATTI, A. ; FERREIRA, A. J. ; SILVA, C.A. ; CLAUDIANA SOERENSEN ; BONIATTI, E. ; Elzabete Arcalá Sibin ; Nilceu Jacob Deitos ; Cordeiro, P. P ; PASCHOAL, S. ; OLIVEIRA, V. B. M. . ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA CULTURA, ARTES E HISTÓRIA AFRO- BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2010; Tema: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (Site).

BONIATTI, E. ; PIATTI, D. ; TURCATEL, E. ; PAIANO, L. A. G. ; Cordeiro, P. P ; OLIVEIRA, V. B. M. ; BONIATTI, A. . ABRAÇO SEM MEDO-LEITURA E CIDADANIA NA PENITENCIÁRIA INDUSTRIAL DE CASCAVEL. 2009; Tema: LEITURA E CIDADANIA NA PRISÃO. (Site).

OLIVEIRA, V. B. M. . Leituras humanizadoras na sala de aula: da poesia nonsense à crítica social. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, V. B. M. ; LOPEZ, C. J. . A poesia de crítica social na produção lírica de Helena Kolody. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, V. B. M. . Os papéis actancais na narrativa como simulacro da ação humana no mundo. 2018. .

OLIVEIRA, V. B. M. ; FLECK, G. F. ; CAVALCANTE, H. M. . Anais do I Seminário de Práticas de Ensino de Línguas e Literaturas no âmbito do PARFOR. 2017. (Editoração/Anais).

OLIVEIRA, V. B. M. . A poesia na sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. B. M. . Formação de Professores: Gênero, Etnia e Diversidade na Educação Básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. B. M. ; MARTELLI, A. C. ; CAVALCANTE, H. M. . Anais do II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Editoração/Anais).

OLIVEIRA, V. B. M. . A construção social da violência às mulheres. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. B. M. . Viver sem violência - direito das mulheres. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Alexandre Sabastião Ferrari Soares ; FERREIRA, A. J. ; CLAUDIANA SOERENSEN ; BONIATTI, E. ; OLIVEIRA, V. B. M. . JORNADA PEDAGÓGICA EM GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E IGUALDADE RACIAL. 2011. .

OLIVEIRA, V. B. M. . A Linguagem Portuguesa e as Modalidades de Expressão. 2007. .

OLIVEIRA, V. B. M. . O Gênero Poesia como opção do Ensino de Literatura. 2006. .

OLIVEIRA, V. B. M. . A Narração no Vestibular. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. B. M. . O Ensino da Literatura Infantil na Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. B. M. . Estudos da Narrativa. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, V. B. M. . Cantare Coral Unioeste Instituto Alfredo Kaefer. 2008 (Coral).

OLIVEIRA, V. B. M. . Vereda da Salvação e Terra para Rose: Interfaces entre o discurso documental no teatro e no cinema. 2006 (Banca de exame de qualificação).

OLIVEIRA, V. B. M. . Coral Cantare Unioeste Instituto alfredo Kaefer. 2008 (Curadoria de Coral Universitário) .

OLIVEIRA, V. B. M. . Coral Cantare Unioeste Instituto Alfredo Kaefer. 2007 (Coordenação de Coral) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A Matriz Sonora na Canção Brasileira, Descrição: No presente trabalho analisaremos os vínculos entre as matrizes sonoras, poéticas e visuais em canções da música brasileira, considerando como suporte teórico as teorias semióticas e as teorias literárias. O corpus dessa pesquisa constitui-se de cinco canções que, em suas composições, evocam, por meio das linguagens e da poesia que utilizam, a mistura de sentidos e de sensações. O referencial teórico envolve as conceituações acerca do que é a canção e suas diversas facetas. Os autores utilizados para tratar de todos os processos de análise, são de fundamental importância. Para tratar a questão semiótica nas análises das canções, valemo-nos dos autores Lúcia Santaella, Alfredo Bosi, Charles Sanders Peirce, e Herbert Read. As canções constroem seus efeitos de sentido por meio das relações que emanam dos procedimentos poéticos que as sustentam, incluindo neles a aspectualização dos aspectos verbais, sonoros e poéticos. A visada é se deter, sobretudo, nessas profusões de procedimentos que trazem a presença dos sentidos para compor com eles um amplo leque multisemiótico de sentidos. À luz destas significações, as análises estão pautadas na construção de interpretações que valorizam o sentido global, por meio da observação de trânsitos conectados ao tecido verbal, e, também, capaz de comunicar e de conduzir aos mais variados sentidos, experiências e sensações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Marcos Otavio Damasceno Júnior - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2019 - Atual

    A Figuração do Grotesco em Francisco de Goya, Descrição: A Figuração do Grotesco em Francisco de Goya A presente proposta de pesquisa estudará as ?Pinturas Negras? (1819-1823) do pintor espanhol Francisco de Goya, segundo a perspectiva artística do grotesco. Este estudo pretende abarcar três dimensões de abordagem analítico-interpretativa da matéria artística: (o exercício estético-perceptivo por excelência, a explanação histórico-antropológica e a interpretação psicológica), como apontadas por Santayana (1955, p.). Nesse sentido será traçado o exame das pranchas tomando por base: (i): as concepções acerca do grotesco desenvolvidas pelo teóricos (BAKHTIN, 2010; KAYSER, 1986); (ii) as implicações psicanalíticas do grotesco/Inquietante por Freud (2010), entendendo tal conceito como produto de um fenômeno da mente que parte das raízes da consciência e da natureza do gosto humano; e, (iii) as condições sócio históricas em que a sociedade europeia estava imersa, (portanto, o próprio Goya) nos séculos XVIII e XIX, serão consideradas à luz das teorias de Todorov (2014) e Hobsbawm (2002). A visada desse estudo consiste em entender como se processa a manifestação do feio, do inquietante, do grotesco na representação artística de Goya, a partir de suas vertentes e fontes de onde de inspiração, encetando por uma investigação conceitual dos pensamentos destes autores em particular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Marianna Bernartt Silva - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2019 - Atual

    A literatura de autoria feminina em questão, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Rosangela Alves da Silva - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2019 - Atual

    Figurações do Feminino em Imagens Ancestrais e em Imagens da Atualidade, Descrição: A presente proposta de iniciação científica pretende estudar as matrizes da linguagem visual, especificamente aquelas imagens ancestrais da era paleolítica chamadas de ?vênus?, por estarem ligadas ao ciclo biológico da reprodução, como por exemplo a Vênus de Willendorf, comparando-as com manifestações artísticas atuais de diversas abordagens, cuja visada também é a de valorização do corpo feminino. Para o período grego antigo, muitas estátuas foram produzidas, em representação às grandes deusas da cultura grega. Vênus de Milos, Vênus de Cápua, Vênus de Médici, entre tantas referências ao feminino, pela representação da beleza e do amor nesta forma de Arte para a época em representações artísticas, que datam a origem clássica (grego-romana).No caso das vênus, elas retratavam partes biológicas femininas que garantiam a perpetuação da espécie humana e lembram uma época em que as mulheres alcançaram um nível de representação social maior do que o nível de épocas nas quais o paradigma patriarcal passa a imperar. No caso da atualidade, a mulher busca se livrar das peias no patriarcalismo por meio de diversas manifestações artística em que colocam em xeque as figurações patriarcais sobre o corpo feminino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Renata Karoline Rodrigues de Souza - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2019 - Atual

    O conceito de ?mímesis? em Platão, Aristóteles e Erich Auerbach, Descrição: No presente projeto de iniciação científica voluntária, buscaremos, em um sentido mais amplo: (i): Compreender o desenvolvimento do conceito de ?mímesis? na história do ocidente, a partir de Platão (2004), Aristóteles (2013) e Auerbach (1971) Para tal compreensão procuraremos, em um sentido mais específico: (i): Investigar a gênese do conceito de ?mimesis? na antiguidade clássica, notoriamente com base em Platão (2004) e Aristóteles (2013); (ii): Examinar a constituição da concepção de ?mimesis? estabelecida no projeto de Auerbach, na ?Mímesis? (1971); (iii) Organizar um paralelo de tal acepção com base nos três autores; (iv): Bem como, aplicar tais ideias estudadas para a monografia, que trata fundamentalmente da ruptura instituída pelos movimentos concebidos por Wordsworth e Coleridge, em Lyrical Ballads (2005) e Ezra Pound (1960; 1986. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Jorge Antonio Berndt - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - 2019

    Atuando em rede: o uso do ODEA vídeo para o teatro colaborativo nas séries finais da educação básica, Descrição: A presente proposta tem por objetivo produzir Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) de teatro colaborativo através da mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com estudantes do 6 ano do ensino fundamental. Sabemos que a baixa adesão do uso das TDICs na educação básica decorre de um rol de impedimentos, como carência de recursos, professores com pouco conhecimento nas TDICs, laboratórios equipados, mas sem acesso à internet entre outras dificuldades. Contudo, a educação básica tem buscado levar para o âmbito da sala de aula as TDICs como suporte mediador no desenvolvimento das atividades conteudísticas. Essa proposta busca recorrer às TDICs como ferramenta mediadora para o desenvolvimento de atividades de teatro colaborativo que podem ser utilizadas no desenvolvimento de escrita colaborativa de uma peça teatral (através da ferramenta Google Documentos) e produção de ODEAs do tipo vídeo que envolvam o processo colaborativo/integrativo para a problematização de temas como bullying, discriminação e outras questões que fazem parte do cotidiano da escola de modo a alertar a comunidade escolar acerca dessas práticas abusivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Luana Paiola - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2018 - 2019

    O Corpo Responsivo no Teatro Não Dramático, Descrição: Este projeto de pesquisa busca estudar o uso do corpo dentro do trabalho do ator/performer no teatro não aristotélico, buscando ver na performance corporal como potência estético-teatral da ação artística no teatro, bem como no corpo do ator uma esfera da arte e da "politicidade" do corpo no teatro. O teatro de performance é um gênero multifacetado, que busca maneiras de problematizar as convenções e práticas socioculturais estabelecidas, discutindo questões de ordem econômica, emocional, biológica, identitária, sexual, política, estética. Nesse sentido o teatro de performance é veículo apropriado para se encenar a teoria de reificação do corpo tal como foi proposto por Theodor Adorno e pelas teorias da performance de Augusto Boal e de Antonin Artaud, assim como as teorias dos jogos teatrais de Viola Spolin e de Ingrid Dormien Koudela, além das teorias sobre corpo de Baruch Espinosa e Gilles Deleuze. Uma parte da realização dessa pesquisa será estendida aos alunos adolescentes de um dos Colégios Estaduais de Cascavel, e com eles serão realizadas oficinas de performance como meio de percepção e de compreensão sobre os processos de reificação dos corpos e da vida social. Como trabalho de aproveitamento dessa pesquisa, propomos escrever um artigo, apresentar comunicações em eventos bem como da experiência de intercâmbio de experiências nas oficinas ministradas, espera-se criar uma performance que seja um meio de contestação ao processo de reificação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador / Andréia Aparecida Colares - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: SUJEITOS, IDENTIDADES, TERRITORIALIDADES, LINGUAGENS E DIVERSIDADES, Descrição: Este projeto trata-se de uma parceria acadêmica que aproxima, numa perspectiva interdisciplinar, dois Programas de Pós-Graduações da Região Norte, representados pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal Oeste de Pará - UFOPA e uma instituição da região Sul, representado pela Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE. O desdobramento dessa interação envolve não só o fortalecimento da formação propiciada nos Programas como também das linhas de pesquisa nas quais os professores estão envolvidos, assim como, a implementação e consolidação da área interdisciplinar na Região Norte. Nessa direção vale ressaltar que a troca de experiências entre os grupos acontecerá por meio da oferta de disciplinas, realização de eventos, missões de estudo, reuniões de trabalho, orientações compartilhadas, pesquisas e publicações conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. Desta forma, os pesquisadores dos programas que compõem a equipe do presente projeto visam por um lado, responder à necessidade de uma nova produção teórica e de novas políticas sociais na e sobre a Amazônia e, por outro, a consolidação da PPLSA/UFPA, PPGSAQ/UFOPA, e fortalecimento PPGL/UNIOESTE. Para isso, se propõem a investir em uma rede de pesquisa interdisciplinar na e sobre a região Amazônica, considerando seus sujeitos, suas linguagens e sua biodiversidade (no tocante a heterogeneidade ambiental, sua diversidade cultural e sua diversidade produtiva), colocando-se no cenário local, nacional e internacional no debate com outros centros de estudos dentro e fora da Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Integrante / Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Integrante / CESAR AUGUSTO MARTINS DE SOUZA - Coordenador / THIAGO ALMEIDA VIEIRA - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Ressignificacões do passado na América: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilmei Francisco Fleck em 27/06/2018., Descrição: Objetivamos com esse projeto passar pelas instâncias teóricas do processo de leitura, escrita e tradução e suas inter-relações, revelando o caminho que vai da importância da leitura e da escrita na sociedade contemporânea à formação do gosto e hábito da leitura - que cremos ser função primordial do Ensino Fundamental - até o aprendizado da Leitura crítica e uso consciente da palavra escrita - que deve aparecer no Ensino Médio e daí estender-se pela vida do cidadão; além de estudar os processos e práticas de tradução que sempre foram elemento vital ao longo do período histórico-cultural das nações latino-americanas. [...]. São três, pois, os momentos importantes sobre os quais nos concentramos na execução desse projeto: a- O processo de leitura e escrita: formação do hábito à sua instituição crítica e prática escritural; b- Literatura Comparada na América Latina: as escritas híbridas e suas ressignificações do passado como vias de descolonização; c- a tradução como via de "leitura" do "outro": diálogos e aproximações entre países latino-americanos. No primeiro - a formação do hábito de leitura - nosso foco de atenção será a Literatura Infantil e Infanto-juvenil, com enfoque nas fases e tipos de leitura e a sua importância no período do Ensino Fundamental. Já na segunda etapa desse processo - fase da leitura crítica e consolidação da formação do leitor e uso consciente da escrita - a área da Literatura Comparada será nossa âncora, entre outras. Aqui, os gêneros híbridos da contemporaneidade serão enfoque essencial e, entre eles, destacamos as leituras da história pela ficção expressas em romances históricos de diferentes modalidades. Todo o processo histórico da leitura e escrita na América latina está vinculado também ao processo de tradução e interpretação. Nesse aspecto nos voltaremos para questões referente às possibilidades de diálogo e melhor conhecimento do "outro" pela instituição de uma política de tradução na América Latina que caminhe numa via que busque expandir a prática da tradução de nossas línguas às estrangeiras e não a continuação da prática colonizadora apenas da tradução das linguas estrangeiras para as nossas como tem sido praxe ao longo da história.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Integrante / Gilmei Francisco Fleck - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Os desdobramentos do eu: o duplo na literatura e em outras manifestações culturais da contemporaneidade, Descrição: O projeto interdisciplinar de pesquisa Os desdobramentos do eu: o duplo na literatura e em outras manifestações culturais da contemporaneidade tem por objetivo o estudo da construção do duplo na literatura e em sua interface com outras esferas do conhecimento no âmbito das ciências humanas nomeadamente a Antropologia, a Filosofia, a História, a Lingüística, a Pedagogia, a Psicologia e a Sociologia , a fim de apreender os efeitos de sentido em que esse tema se desdobra no diálogo da cultura ocidental. Seus alicerces conceituais estão, pois, intimamente relacionados às diversas perspectivas teóricas mediante as quais o estranho familiar é focalizado em cada uma das áreas acima, sempre em conexão os estudos do discurso que têm nas relações do sujeito com o outro o seu centro de interesse. Com base em tais fundamentos, serão examinados textos literários), dramatúrgicos, cinematográficos, plásticos, musicais, televisivos, de propaganda, etc., cuja composição revele, direta ou indiretamente, a presença do duplo . Ademais, é escopo da pesquisa verificar em que medida as conclusões dela decorrentes se aplicam às disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    O uso do documentário no teatro épico, Descrição: No âmbito da cultura, as ilações entre o teatro e a história têm sido discutidas nas artes "tout cout" desde o surgimento da convenção romãntica. Do drama histórico romântico ao atual teatro documentário, formou-se uma tradição teórica de análise, interpretação de apresentação da problemática da agência, ontologia e teleologia do uso do fato histórico como argumento para a elaboração de peças teatrais. Dessa tradição resultaram as categorias e os conceitos utilizados pelos críticos, escritores, filósofos da cultura, de forma a estabelecer uma interdisciplinaridade entre teatro e o acontecimento histórico. Este projeto pretende desenvolver um estudo teórico sobre sas categorias e conceitos do teatro documentário. Esta pesquisa pretende fazer um levantamento das obras que discutam essa problemática, estudá-las, fichá-las e depois aplicá-las em peças teatrais que tenham esse cariz. Entretanto, devido à escassez de obras que discutam a problemática do documentário no teatro e, devido às ilações entre teatro documentário e cinema, parte do referencial teórico será adaptado das teorias sobre o cinema documentário. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Herói versus coro: os limites da autonomia individual na dramaturgia de Bernardo Santareno, Descrição: A pequisa pretende estudar a obra de Francisco J. C. Dantas, apontando as dificuldades e as realizações de seu projeto estético na configuração de seus três romances.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Letras Português Inglês. , Rua Universitária, 2069 - Prédio das Salas de Aula - Sala 78, Jardim Universitário, 85814-110 - Cascavel, PR - Brasil, Telefone: (45) 32203163, Fax: (45) 2203138, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - 2010

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2018 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado - nível B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2018

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor Associado - nível A, Carga horária: 40

Outras informações:
Portaria n° 3277/2016-GRE.

2007 - 2016

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2011

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Cargo de confança, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão de Cultura da PROEX, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2020

    Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Suplente da Coordenação do Curso de Letras - Portaria n° 1473/2020-GRE (Gestão: 2020-2022)..

  • 02/2020

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Editora-chefe da Edunioeste - Portaria n 1069/2020-GRE.

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para propor formas de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL - Portaria n 043/2019-CECA.

  • 06/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa

  • 06/2018

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Subcoordenadora do Projeto de Extensão Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - segunda fase.

  • 06/2018

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Subcoordenadora do Projeto e Extensão Literatório: a literatura em prática nas escolas - segunda fase.

  • 06/2018

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Subcoordenadora do Projeto de Exntensão Ressignificações do Passado pela literatura - vias para a descolonização da América Latina..

  • 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Representante Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Letras - PORTARIA N 2214/2018-GRE.

  • 06/2014

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Subcoordenadora do Programa de ensino de literatura e cultura - PELCA..

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Letras Português Inglês.,Linhas de pesquisa

  • 05/2020 - 05/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membra da Comissão de Avaliação de Desempenho da profa. Beatriz Helena Dal Molin - Portaria n 008/2020-CECA..

  • 03/2018 - 02/2020

    Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras - Português/Inglês/Espanhol/Italiano - Portaria n° 1492/2018-GRE.

  • 08/2018 - 01/2020

    Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora do PIBID - Subprojeto de Língua Portuguesa.

  • 10/2019 - 12/2019

    Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada na América Latina e Tradução

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Pós-Graduação em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e ensino

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Literaturas em Língua Portuguesa

  • 10/2019 - 10/2019

    Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Diretora interina do Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA - Campus Cascavel. Portaria n 4000/2019-GRE.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pós-Graduação em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura do Texto Literário

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa II

  • 03/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira

  • 11/2018 - 11/2018

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora no VII Círculo - Rodas de Conversa Bakhtinianas 2018: Fronteiras.

  • 10/2018 - 11/2018

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da II Mostra de Cinema e Debate Sobre Racismo, Preconceito e Segregação Racial..

  • 02/2016 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Segunda Licenciatura em Letras - PARFOR, Língua Portuguesa e Literatura, do Centro de Educação, Comunicação e Artes do campus de Cascavel. Função: Coordenadora. PORTARIA n° 046/2016-CECA.

  • 10/2017 - 12/2017

    Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Suplente da Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras - MEstrado Profissional, do Centro de Educação, Comunicação e Artes do campus de Cascavel - PORTARIA N 4287/2017-GRE.

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, Pós-Graduação em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura do Texto Literário

  • 04/2016 - 02/2017

    Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira

  • 03/2015 - 01/2017

    Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A arte de contar história I

  • 12/2015 - 12/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, Editora-chefe da Revista Travessias.

  • 08/2016 - 10/2016

    Ensino, Pós-Graduação em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura do Texto Literário

  • 04/2014 - 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho do professora Dra. Ruth Ceccon Barreiros - Portaria N° 016/2016-CECA.

  • 02/2016 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Educação, Comunicação e Artes do Campus de Cascavel, representando, na função de coordenadora, o Curso de Letras. Portaria n° 1297/2016-GRE.

  • 02/2015 - 03/2016

    Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Afro-Brasileira

  • 04/2014 - 03/2016

    Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras Unioeste Cascavel - Portaria n° 1699/2014-GRE.

  • 06/2015 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Representante no Conselho do Centro de Educação, Comunicação e Artes, do Campus de Cascavel - Portaria N° 2503/2015-GRE.

  • 09/2015 - 11/2015

    Ensino, Pós-Graduação em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura do Texto Literário

  • 09/2014 - 09/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho do professor Dr. Antonio Donizeti da Cruz, Portaria N° 041/2015-CECA.

  • 09/2014 - 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho da professor Dr. Antonio Donizeti da Cruz - Portaria N° 041/2015-CECA.

  • 08/2015 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho da professora Ms. Elizabete Arcalá Sibin - Portaria N° 031/2015-CECA.

  • 02/2015 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho do professor Dr. Gilmei Francisco Fleck - Portaria N° 001/2015-CECA.

  • 12/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho da professora Dra. Ximena Antonia Díaz Merino - Portaria N° 062/2014-CECA.

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Clássica, Introdução aos Estudos Literários

  • 05/2014 - 07/2014

    Ensino, Pós-Graduação em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura do Texto Literário

  • 05/2014 - 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho da professora Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Portaria N° 030/2014-CECA.

  • 05/2010 - 05/2012

    Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Esnino da Cultura, Artes e História Afrobrasileira..

  • 01/2010 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Representante Docente do Campus de Cascavel junto ao Conselho Universitário - COU - Portaria n° 0359/2010-GRE.

  • 03/2007 - 12/2011

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste.

  • 03/2009 - 03/2011

    Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Ensino da Cultura, Artes e História Afro-brasileira e indígena na educação básica.

  • 03/2009 - 03/2011

    Ensino, Curso de Especialização em Ensino da Cultura, Arte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semiótica da Cultura e Teoria Estética, Categorias e fundamentos ontológicos e epistemológicos para a recepção das artes afro-brasileira e africana e indígena

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileria II

  • 01/2008 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Representante Docente do Campus de Cascavel junto ao Conselho Universitário COU - Portaria n° 0053/2008-GRE.

  • 03/2008 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para escolha do coordenador e suplente do Curso de Letras.

  • 08/2007 - 08/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão para análise das propostas técnicas de divulgação do Vestibular Unioeste 2007.

  • 06/2007 - 06/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, VII Seminário de Extensão da Unioeste.

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, As modalidades de expressão da língua portuguesa, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gramática da língua portuguesa

  • 05/2005 - 05/2007

    Extensão universitária , Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Teatro com os detentos na Penitenciária Industrial de Cascavel.

  • 02/2007 - 02/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Desempenho da professora ms. Elizabete Arcalá Sibin.

  • 12/2006 - 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, III Encontro Paranense de Pós-Graduação em Estudos Literários.

  • 11/2006 - 11/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, VI Seminário Nacional de Literatura História e Memória - Narrativas da Memória: O discurso feminino.

  • 08/2005 - 08/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, II Seminário em Estudos da Linguagem: Pluralidade Cultural e Identidade.

  • 04/2001 - 04/2001

    Ensino, Especialização Em Literatura e Ensino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Modernismo Brasileiro: Prosa e Poesia

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos da Narrativa, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II, Literatura Portuguesa

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-Juvenil

  • 03/1995 - 12/1997

    Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II, Literatura Portuguesa, Teoria Literária

  • 03/1996 - 12/1996

    Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Letras Português Inglês.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/1995 - 12/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Letras Português Inglês.,Cargo ou função, membro de colegiado superior.

1989 - 1991

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1989 - 03/1991

    Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira

  • 03/1989 - 03/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.