Isadora Rodrigues Jerônimo

Possui graduações em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, (2016) e em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2017).

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Administração Pública

2012 - 2017

Universidade Federal de Lavras
Título: O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE LAVRAS-MG
Orientador: Prof. Dra. Daniela Meirelles Andrade

Graduação em Engenharia Civil

2012 - 2016

Centro Universitário de Lavras
Título: ANÁLISE TÉCNICA DA PAREDE ARQUEADA FEITA EM BLOCO DE CIMENTO PARA MURO DE ARRIMO
Orientador: Prof. Me. Wisner Coimbra de Paula
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Instituto Adventista de Minas Gerais

Formação complementar

2014 - 2014

Mini Curso de AutoCAD 2D. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Participação em eventos

Visita técnica - UHE Funil. 2016. (Outra).

X Seminário de Iniciação Científica.Muro de arrimo em bloco estrutural arqueado em substituição ao concreto armado: análise da viabilidade técnica e econômica. 2016. (Seminário).

1 FIAmb - Fórum de Inovações Ambientais: Sustentabilidade na Construção Civil.1 FIAmb - Fórum de Inovações Ambientais: Sustentabilidade na Construção Civil. 2014. (Outra).

Congresso de Ciência e Tecnologia- UNILAVRAS. 2014. (Congresso).

Consultoria Técnica com foco na Administração de Materiais e Patrimônio.Consultoria Técnica com foco na Administração de Materiais e Patrimônio. 2014. (Seminário).

Debate Neoliberalismo x Neodesenvolvimentismo. 2014. (Outra).

Palestra: Alberto Guerreiro Ramos e a autonomia dos Estudos Organizacionais Críticos Brasileiros.Alberto Guerreiro Ramos e a autonomia dos Estudos Organizacionais Críticos Brasileiros. 2014. (Outra).

Palestra sobre Compras Públicas.Compras Públicas. 2014. (Outra).

Palestra sobre Contabilidade no Setor Público.Contabilidade no Setor Público. 2014. (Outra).

Palestra: Soluções em Engenharia Geotécnica. 2013. (Outra).

Palestra: Vida de Engenheiro. 2013. (Outra).

Projeto UNILAVRAS e CEDET - Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento. Voluntária.Projeto UNILAVRAS e CEDET - Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento. Voluntária. 2013. (Outra).

Visita Técnica à Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais. 2013. (Outra).

Soluções Maccaferri para Construção Civil Leve. 2012. (Outra).

Visita Técnica a InterCement. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • JERÔNIMO, I. R. ; ANDRADE, D. M. ; GONCALVES, V. B. . O Processo De Regularização Imobiliária: Um Estudo De Caso Em Uma Cidade Localizada No Sul de Minas Gerais. In: Vinícius de Carvalho Paes. (Org.). Coletânea Brasileira de Engenharia de Produção. 1ed.Itajubá: Editora Stellata, 2018, v. , p. 384-406.

  • JERÔNIMO, I. R. ; ANDRADE, D. M. ; GONCALVES, V. B. . O Processo de Regularização Imobiliária - Um Estudo de Caso em uma Cidade Localizada no Sul de Minas Gerais. In: VI Simpósio de Engenharia de Produção, 2018, Salvador. Anais do VI SIMEP, 2018. v. 6.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    MURO DE ARRIMO EM BLOCO ESTRUTURAL ARQUEADO EM SUBSTITUIÇÃO AO CONCRETO ARMADO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA, Descrição: Grande parte dos deslizamentos advém de muros de contenção mal projetados, que trazem como consequências prejuízos financeiros, ambientais e estruturais. Diante deste problema, contou-se com a inovação dos métodos construtivos em busca de soluções técnicas e econômicas. O objetivo consistiu em estudar a parede de sustentação com formato em arco de um muro de arrimo, constituído por uma parede arqueada feita em blocos de cimento, a qual deve resistir à carga do aterro, devido à estabilidade presente em estruturas arqueadas. O período de desenvolvimento dos estudos foi de março de 2015 a maio de 2016. Os procedimentos basearam-se em testes de resistência dos blocos a serem utilizados na parede, estudo dos esforços provocados pelo aterro e cálculo para diferentes dimensões de arco. Após o estudo dos conceitos necessários para cálculos de tensões atuantes na estrutura, foram demonstradas as variações dos esforços exercidos por solos argilosos e arenosos, e, como resposta à esta solicitação, observou-se qual deve ser a melhor maneira e posição de se utilizar os blocos de forma que este seja capaz de combater aos esforços e proporcionar estabilidade à estrutura. O estudo, trouxe ainda, como resultado, a variação das tensões a partir da modificação da geometria do arco, quando se aumenta ou diminui as distâncias de seu vão. Por fim, foi feita a análise econômica da parede arqueada, demonstrando sua satisfatória redução dos custos para sua execução, quando comparada à parede de sustentação do muro de arrimo feito em concreto armado. Concluiu-se que a execução da parede arqueada é positivamente viável em termos de resistência, estabilidade e redução econômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Isadora Rodrigues Jerônimo - Integrante / Wisner Coimbra de Paula - Coordenador / Ismael Teixeira da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Centro Universitário de Lavras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PIBIC/UNILAVRAS com o projeto intitulado: "Muro de arrimo em bloco estrutural arqueado em substituição ao concreto armado: análise da viabilidade técnica e econômica".

2015 - 2016

Souza Andrade Engenharia

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades realizadas: Elaboração e execução de projetos de prevenção e combate a incêndios e arquitetônicos. Acompanhamento de obras. Realização de levantamentos. Elaboração e tramitação de documentações para prefeitura e Corpo de Bombeiros. Sistemas e Softwares: AutoCAD.

2017 - 2017

BASE ENGENHARIA

Vínculo: Engenheira Civil, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades realizadas: Elaboração de projetos elétricos, hidráulicos e sanitários. Sistemas e Softwares: AutoCAD, Hydros e Lumine.

2017 - 2018

SAE DIGITAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades realizadas: Emissão de contratos e aditivos. Análise de dados e informações de previsão de faturamento, prospecções e perdas de clientes, reajustes de preços, acompanhamento de metas de retenção de clientes. Análise de processos de operações e implementação de novos sistemas e softwares. Elaboração de indicadores de emissões de contratos. Sistemas e Softwares: Protheus, Sistema Maker Pré-Contrato e Excel.

2018 - Atual

G.S. Souto Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades realizadas: Planejamento, administração e acompanhamento de projetos civis de PCH?s e CGH?s. Gestão dos cronogramas a serem cumpridos. Controle de insumos necessários para execução dos serviços na obra. Levantamento quantitativo para medição do serviço realizado. Emissões de relatórios. Acompanhamento de prospecção, implantação e operação de CGH?s. Sistemas utilizados: Project, AutoCAD, Sistema UAU e Excel.