Thiago Bastelli Gramasco
Graduado (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Rio Claro, e mestre em Geopolítica também pela UNESP. Atualmente é Professor de Educação Básica I do Governo do Estado de São Paulo e professor-roteirista da UNIARARAS e Colégio Pandora/Limeira. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP, com ênfase em Geografia Política; atuou recentemente como docente na Fundação CASA de Rio Claro/SP e na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Rio Claro/SP, como docente-bolsista; também nos colégios privados Objetivo/RC e Coc/Araras. Docente nas ETEC (Centro Paula Souza) de Piracicaba/SP e Rio das Pedras/SP; professor na Escola Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães, da Prefeitura de Rio Claro/SP, e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA); prestador de consultoria educacional (MEI) no Curso de Administração (NOVOTEC), também em Rio Claro/SP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geopolítica/Geografia Política, e em Cartografia Escolar, com vasta habilidade na produção de materiais didáticos para deficientes visuais (cartografia tátil) e na elaboração de materiais didáticos (apostilado). Especialista nos seguintes temas: geopolítica sul-americana, integração regional, Política Externa Brasileira (PEB) e Relações Internacionais.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2016 - 2018
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: As relações entre Brasil e Argentina nos governos Lula (2003-2010) com destaque para o protagonismo do BNDES: o caso da VALE S. A. em Mendoza
, Ano de Obtenção: 2018.Angelita Matos Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geografia politica.Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2019 - 2019
Noções Básicas em Primeiros Socorros. (Carga horária: 4h). , Centro Médico - Saúde Ocupacional, CMSO, Brasil.
2016 - 2017
Curso Médio de Teologia. (Carga horária: 200h). , Centro Apologético Cristão de Pesquisas, CACP, Brasil.
2014 - 2014
Instrumentos de Apoio à Aprendizagem - Aprender. (Carga horária: 30h). , Governo de Educação do Estado de São Paulo, GESP, Brasil.
2014 - 2014
Instrumentos de Apoio à Aprendizagem (PAA). (Carga horária: 30h). , Governo de Educação do Estado de São Paulo, GESP, Brasil.
2012 - 2012
Cartografia Geomorfológica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
I Workshop Inovageo. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Filosofia e vida: sub-versões. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Administração financeira. (Carga horária: 30h). , SENAC - SP, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia/Geopolítica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia Tátil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Planejamento Ambiental.
Organização de eventos
GRAMASCO, T. B. ; CORREA, T. A. F. . A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: O CASO DO CMAC DE RIO CLARO/SP. 2017. (Exposição).
GRAMASCO, T. B. . Cartografia Escolar e Inclusiva. 2017. (Exposição).
GRAMASCO, T. B. . Cartografia Tátil: experiências na construção de conjuntos didáticos táteis. 2015. .
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . O mundo na ponta dos dedos: Cartografia Tátil e Educação Inclusiva. 2015. .
Participação em eventos
Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação - INTEGRAP.UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Encontro).
II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XIV Seminário da Pós-Graduação em Geografia de Rio Claro. O MERCOSUL NO CONTEXTO PROGRESSISTA DOS GOVERNOS LULA (2003-2010): UMA TENTATIVA PARA ALÉM DA AGENDA COMERCIAL. 2019. (Congresso).
I CONESPE - I Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO. 2018. (Congresso).
I Encontro de Educação em Direitos Humanos da UNESP-IB: Rio Claro: (des)construindo paradigmas e XI Encontro de Direitos Humanos da UNESP."O DIREITO À EDUCAÇÃO APÓS A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO". 2018. (Encontro).
X Colóquio de Cartografia para crianças e escolares / I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial. Cartografia Escolar e Inclusiva: (re)pensar e (re)inventar práticas na Educação Básica e no Ensino Superior. 2018. (Congresso).
"Dia do Geográfo: A relevância do trabalho de campo para a Geografia". 2017. (Encontro).
"DIREITA,DIREITAS: Integralismo e Catolicismo no Brasil dos anos 1930". 2017. (Encontro).
"Jogo de tabuleiro: uma possibilidade lúdica de ensinar Geografia". 2017. (Oficina).
"Pratica de Leitura, escrita e cartografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental". 2017. (Oficina).
Aula Magna: "A pesquisa em Geografia urbana no Brasil". 2017. (Encontro).
I Encontro Lívia de Oliveira: Cartografia Escolar e Ensino de Geografia. 2017. (Encontro).
II Encontro PIBID UNESP Rio Claro - ENPURC."Práticas Pedogógicas na Medida Socioeducativa: o caso da Semana de Geociências na Fundação Casa de Rio Claro/SP". 2017. (Encontro).
I Seminário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial - SEPPU."Políticas de gestão pública nos governos Lula (2003-2010): uma análise da política externa brasileira e seus reflexos no território sul-americano". 2017. (Seminário).
JOVEDUC - Jovens, Violência e Educação. A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E O TRABALHO DOCENTE: O CASO DA SEMANA DE GEOCIÊNCIAS NA CASA ESCOLA DE RIO CLARO/SP. 2017. (Congresso).
XIII Seminário da Pós-Graduação em Geografia "40 anos de contribuição à Geografia brasileira".EXPANSIONISMO BRASILEIRO: RELAÇÕES BRASIL-ARGENTINA SOB OS GOVERNOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT). 2017. (Seminário).
XXIV SIMPÓSIO RIO-CLARENSE DE ECUCAÇÃO: Pensar e agir como Sistema de Educação - Fortalecendo as Bases.AS AÇÕES PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS NO SISTEMA PRISIONAL: O CASO DA SEMANA DE GEOCIÊNCIAS NA CASA ESCOLA RIO CLARO/SP. 2017. (Simpósio).
XXIV SIMPÓSIO RIO-CLARENSE DE EDUCAÇÃO: Pensar e agir como Sistema de Educação - Fortalecendo as Bases.O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA TÁTIL: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO CENTRO-DIA DE REFERÊNCIA PARA PESSOAS COM DEFICÊNCIA DE RIO CLARO/SP. 2017. (Simpósio).
II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina."Os desembolsos do BNDES para a América do Sul com destaque para o caso argentino (2003-2010)". 2016. (Simpósio).
8 Congresso de Extensão Universitária da Unesp - "Diálogos da Extensão: do saber acadêmico à prática social". Cartografia Tátil e MAPAVOX: uma alternativa para construção de mapas e jogos táteis. 2015. (Congresso).
Aula Magna - Islã e mundo árabe. "uma tragédia". 2015. (Encontro).
Cartography Beyond The Ordinary World - JOINT ICA SYMPOSIUM.Tactile models and geografphy teaching for visually-impaired persons: Experiences in a Service Center for Blind People in Rio Claro-SP, Brazil. 2015. (Simpósio).
V Workshop GEOCART cartografia tátil e mapavox: novas possibilidades técnicas.Cartografia Tátil e Mapavox: novas possibilidades técnicas. 2015. (Outra).
V Workshop GEOCART Cartografia Tátil e Mapavox: Novas Possibilidades técnicas.Demonstração e manipulação de dispositivos sonoros em maquetes, mapas e jogos táteis na UNESP. 2015. (Outra).
66 Bate-papo Cultural - "As juventudes em busca de espaços: identidade e nomadismo". 2014. (Encontro).
67 Bate-papo Cultural - "A História do Samba". 2014. (Encontro).
68 Bate-papo Cultural - "O Estado autoritário Brasileiro pós-1964 (1964/1985)". 2014. (Encontro).
75 Bate Papo Cultural: "Patrimônio imaterial: Diversidade, Conflitos e História". 2014. (Encontro).
VI Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais (CIETA). Expansionismo brasileiro na Argentina. 2014. (Congresso).
XII Seminário de Pós-Graduação em Geografia. Territórios Possíveis: Paradigmas de Geografia Contemporânea."Expansionismo brasileiro: o caso da Odebrecht no Equador". 2014. (Seminário).
XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP - II Fórum Internacional de Iniciação Científica. As relações entre Brasil e Argentina durante os governos Lula. 2014. (Congresso).
50 Bate-papo Cultural - "Música e Universidade na Cidade de São Paulo: Osamba de Paulo Vanzolini". 2013. (Encontro).
51 Bate-Papo Cultural - "O lugar do Branco nas Relações Raciais Brasileiras". 2013. (Encontro).
57 Bate-papo Cultural - "Você conhece aquela? Apiada e o racismo à brasileira". 2013. (Encontro).
"IV Encontro Acadêmico da Geografia". 2012. (Encontro).
XIV Território aberto. 2012. (Encontro).
XV Encontro de Comemoração ao "Dia do Geógrafo". 2012. (Encontro).
23 Bate-papo Cultural - "Brasil: 1964-1985 - A ditadura e suas significações a partir da tortura, dos desaparecimentos e de suas vítimas". 2011. (Encontro).
XIV Encontro de comemoração do "dia do geógrafo". 2011. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
GRAMASCO, T. B. ; ROCHA, D. R. ; CHIAPINA, G. G. ; FREITAS, M. I. . Projeto Cartografia Tátil (UNESP) e Centro Municipal de Atendimento ao Cego de Rio Claro (CMAC): uma parceria que deu certo. Arquivo Rio Claro , v. 17, p. 52-54, 2016.
-
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Cartografia Tátil: uma experiência no Centro Municipal de Atendimento ao Cego do Municipio de Rio Claro (CMAC). Arquivo Rio Claro , v. 15, p. 19-21, 2015.
-
GRAMASCO, T. B. . Inundações: o caso do Lago Azul em Rio Claro-SP. Arquivo Rio Claro , v. 14, p. 78-82, 2014.
-
GRAMASCO, T. B. . O MERCOSUL NO CONTEXTO PROGRESSISTA DOS GOVERNOS LULA (2003-2010): UMA TENTATIVA PARA ALÉM DA AGENDA COMERCIAL. In: II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XIV Seminário da Pós-Graduação em Geografia de Rio Claro, 2019, Rio Claro. ANAIS - II CBOE. Rio Claro: UNESP, 2019. v. 2. p. 1129-1140.
-
GRAMASCO, T. B. ; ARAUJO, T. S. . Cartografia Escolar e Inclusiva: (re)pensar e (re)inventar práticas na Educação Básica e no Ensino Superior. In: X Colóquio de Cartografia / I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial, 2018, São Paulo. Anais - X Colóquio de Cartografia / I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial. São Paulo: USP, 2018. v. X. p. 1-14.
-
GRAMASCO, T. B. . EXPANSIONISMO BRASILEIRO: RELAÇÕES BRASIL-ARGENTINA SOB OS GOVERNOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT). In: XIII SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA '40 anos de contibuição à Geografia brasileira', 2017, Rio Claro. XIII Seminário da Pós-Graduação em Geografia. Rio Claro: UNESP, 2017. v. XIII. p. 283-301.
-
GRAMASCO, T. B. . 'Os desembolsos do BNDES para a América do Sul com destaque para o caso argentino (2003-2010)'. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina_Anais. São Paulo: PROLAM, 2016. v. 2. p. 1-15.
-
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. ; ALVES, J. D. G. ; GADOTTI, A. . 'Tactile models and Geography teaching for visually-impaired persons: Experiences in a Service Center for Blind People in Rio Claro-SP, Brazil'. In: 'Cartography Beyond the Ordinary World' - Joint ICA Symposium, 2015, Niteói-RJ, Brasil. Anais:. Niterói-RJ: Department of Cartography and Geoinformatics Eötvös Loránd University, Budapest, 2015. v. 1. p. 116-126.
-
GRAMASCO, T. B. . Expansionismo brasileiro na Argentina. In: VI Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais (CIETA), 2014, São Paulo-SP. Estudios Terrioriales, 2014.
-
GRAMASCO, T. B. ; SOUZA, A. M. . 'As Relações entre Brasil e Argentina durante os Governos Lula'. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP - II Fórum Internacional de Iniciação Cientifica, 2014, Rio Claro-SP. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXVI CIC. Rio Claro-SP: UNESP, 2014. v. XXVI.
-
GRAMASCO, T. B. ; SOUZA, A. M. . 'Expansionismo brasileiro: o caso da Odebrecht no Equador'. In: XII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA: Territórios possíveis - paradigmas da geografia, 2014, Rio Claro-SP. XII Seminário de Pós_Graduação em Geografia. Rio Claro-SP: UNESP, 2014. v. 265.
-
CORREA, T. A. F. ; GRAMASCO, T. B. . UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. In: Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação - INTEGRAP, 2019, Rio Claro. Anais - INTEGRAP. Rio Claro: UNESP, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
GRAMASCO, T. B. ; MORAES, W. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DOCÊNCIA:EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO. In: I Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino (CONESPE), 2018, Rio Claro/SP. Anais Eletrônicos - CONESPE. Rio Claro/SP: UNESP, 2018. v. 1. p. 1-8.
-
GRAMASCO, T. B. . 'Políticas de gestão pública nos governos Lula (2003-2010): uma análise da política externa brasileira e seus reflexos no território sul-americano'. In: I Seminário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial - SEPPU, 2017, Araraquara. Anais - SEPPU. Araraquara: UNIARA, 2017. v. 1. p. 1-11.
-
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Cartografia tátil e Mapavox: uma experiência de extensão que deu certo. In: I Congresso de Geografia e Atualidades (GEOPLAN Jr.), 2015, Rio Claro- SP. Edição Atual 2015 - anais. Rio Claro: Edição Atual, 2015. v. 1. p. 1-7.
-
GRAMASCO, T. B. ; SILVA, G. . 'O DIREITO À EDUCAÇÃO APÓS A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO'. In: I Encontro de Educação em Direitos Humanos da UNESP-IB: Rio Claro: (des)construindo paradigmas e XI Encontro de Direitos Humanos da UNESP, 2018, Rio Claro. Anais - I Encontro de Educação em Direitos Humanos da UNESP-IB: Rio Claro: (des)construindo paradigmas. Rio Claro: UNESP, 2018. v. 1. p. 1-2.
-
GRAMASCO, T. B. ; CORREA, T. A. F. ; SILVA, G. . 'As ações pedagógicas transformadoras no Sistema Prisional: o caso da Semana de Geociências na CASA ESCOLA Rio Claro/SP'. In: XXIV SIMPÓSIO RIO-CLARENSE DE EDUCAÇÃO: Pensar e agir como Sistema de Educação - Fortalecendo as Bases, 2017, Rio Claro/SP. Anais - XXIV Simpósio Rio-Clarense de Educação. Rio Claro/SP: Prefeitura Municipal de Educação de Rio Claro, 2017. v. XXIV. p. 18-18.
-
CORREA, T. A. F. ; GRAMASCO, T. B. ; ROCHA, D. R. ; CHIAPINA, G. G. . 'O ensino de Geografia e a Cartografia Tátil: Práticas vivenciadas no Centro-Dia de referência para pessoas com deficiência de Rio Claro/SP'. In: XXIV SIMPÓSIO RIO-CLARENSE DE EDUCAÇÃO: Pensar e agir como Sistema de Educação - Fortalecendo as Bases, 2017, Rio Claro/SP. Anais - XXIV Simpósio Rio-Crarense de Educação. Rio Claro/SP: Prefeitura Municipal de Educação de Rio Claro, 2017. v. XXIV. p. 41-41.
-
GRAMASCO, T. B. . 'Os desembolsos do BNDES para a América do Sul com destaque para o caso argentino (2003-2010)'. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina_Anais. São Paulo: PROLAM, 2016. v. 2. p. 1-15.
-
GRAMASCO, T. B. . Expansionismo brasileiro na Argentina. In: VI Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais (CIETA), 2014, São Paulo-SP. Estudios Terrioriales, 2014.
-
GRAMASCO, T. B. ; SOUZA, A. M. . As relações entre Brasil e Argentina durante os governos Lula. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2014, Rio Claro-SP. II Fórum Internacional de Iniciação Científica da UNESP, 2014. v. XXVI.
-
GRAMASCO, T. B. ; SOUZA, A. M. . Expansionismo brasileiro: o caso da Odebrecht no Equador. In: XII SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA: TERRITÓRIOS POSSÍVEIS - PARADIGMAS DE GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, 2014, Rio Claro-SP. XII SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA: TERRITÓRIOS POSSÍVEIS - PARADIGMAS DE GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, 2014.
-
GRAMASCO, T. B. ; MORAES, W. . O Estágio Supervisionado na Docência: experiências a partir de um olhar investigativo. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , 2018.
-
CORREA, T. A. F. ; GRAMASCO, T. B. . UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRAMASCO, T. B. . O MERCOSUL NO CONTEXTO PROGRESSISTA DOS GOVERNOS LULA (2003-2010): UMA TENTATIVA PARA ALÉM DA AGENDA COMERCIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRAMASCO, T. B. ; ARAUJO, T. S. . Cartografia Escolar e Inclusiva: (re)pensar e (re)inventar práticas na Educação Básica e no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRAMASCO, T. B. ; MORAES, W. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DOCÊNCIA:EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRAMASCO, T. B. ; SILVA, G. . 'O DIREITO À EDUCAÇÃO APÓS A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRAMASCO, T. B. . Expansionismo brasileiro: relações Brasil-Argentina sob os governos do Partido dos Trabalhadores (PT). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRAMASCO, T. B. . 'Políticas de gestão pública nos governos Lula (2003-2010): uma análise da política externa brasileira e seus reflexos no território sul-americano'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRAMASCO, T. B. ; CORREA, T. A. F. ; SILVA, G. . AS AÇÕES PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS NO SISTEMA PRISIONAL: O CASO DA SEMANA DE GEOCIÊNCIAS NA CASA ESCOLA RIO CLARO/SP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORREA, T. A. F. ; GRAMASCO, T. B. ; ROCHA, D. R. ; CHIAPINA, G. G. . O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA TÁTIL: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO CENTRO-DIA DE REFERÊNCIA PARA PESSOAS COM DEFICÊNCIA DE RIO CLARO/SP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GRAMASCO, T. B. ; CORREA, T. A. F. ; SILVA, G. . 'Práticas Pedagógicas na Medida Socioeducativa: o caso da Semana de Geociências na Fundação Casa de Rio Claro/SP'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GRAMASCO, T. B. ; SILVA, G. ; CORREA, T. A. F. . A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E O TRABALHO DOCENTE: O CASO DA SEMANA DE GEOCIÊNCIAS NA CASA ESCOLA DE RIO CLARO/SP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRAMASCO, T. B. . 'Os desembolsos do BNDES para a América do Sul com destaque para o caso argentino (2003-2010)'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . 'Cartografia Tátil e MAPAVOX: uma alternativa para construção de mapas e jogos táteis'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRAMASCO, T. B. ; SOUZA, A. M. . As relações entre Brasil e Argentina durante os governos Lula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRAMASCO, T. B. ; SOUZA, A. M. . 'Expansionismo brasileiro: o caso da Odebrecht no Equador'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRAMASCO, T. B. ; CORREA, T. A. F. . São Paulo Faz Escola: uma política emancipatória ou mais um dispositivo regulatório?. Rio Claro/SP: UNESP, 2018 (Artigo publicado no Portal da UNESP).
-
GRAMASCO, T. B. . Estímulo ao conhecimento científico na medida socioeducativa: o caso da Semana de Geociências na Fundação Casa de Rio Claro-SP. Rio Claro/SP: UNESP, 2018 (Artigo públicado no Portal da UNESP).
Outras produções
GRAMASCO, T. B. . América do Sul - Subcontinente. 2017. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. . Mapa-Mundi. 2017. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. . 'Mapa Mundi Tátil'. 2015. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. . 'Quebra-cabeça' - Pangéia. 2015. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Maquete - Lago Azul/Rio Claro-SP. 2014. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . 'Rosa-dosVentos' - Material incluso para atividade cultural. 2014. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . 'Ciclo hidrológico'. 2014. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Relatório Final: Cartografia Tátil. 2014. (Relatório de pesquisa).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Centro de Análise e Planejamento Ambiental. 2013. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Núcleo de Educação Continuada (NEC). 2013. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . Departamento da Pós-graduação (Geografia) - UNESP. 2013. (Maquete).
GRAMASCO, T. B. ; FREITAS, M. I. . 'PROJETO - Cartografia Tátil'. 2013. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
EXPANSIONISMO BRASILEIRO: RELAÇÕES BRASIL-ARGENTINA SOB OS GOVERNOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), Descrição: O objetivo do trabalho será analisar as relações político-econômicas entre Brasil e Argentina durante os governos do PT. O foco é o estudo do processo expansionista brasileiro na América do Sul, isto é, o expansionismo de multinacionais brasileiras no cone-sul, com ênfase sobre o caso argentino, país que mais recebeu investimentos diretos brasileiros durante os governos Lula (2003-2010). O estudo investiga as empresas brasileiras mais internacionalizadas, segundo ranking da Fundação Dom Cabral (FDC), buscando elucidar seus investimentos na América do Sul, os principais investimentos na Argentina, as ligações desses investimentos com projetos de integração regional (IIRSA) e os financiamentos do BNDES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Bastelli Gramasco - Integrante / SOUZA, Angelita Matos - Coordenador.
-
2014 - 2015
O expansionismo brasileiro (o caso argentino), Descrição: Projeto de Iniciação Científica com o objetivo de analisar o expansionismo de empresas brasileiras pela América do Sul com ênfase sobre o caso argentino, discutindo a relação entre expansionismo econômico e projetos de integração regional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Bastelli Gramasco - Integrante / SOUZA, Angelita Matos - Coordenador.
Prêmios
2015
Melhor trabalho na categoria 4: Trabalhos de extensão com inovação de tecnologias aplicadas à melhoria de condições de vida da comunidade externa - Cartografia Tátil e MAPAVOX, Universidade Estadual Paulista - UNESP / 8 Congresso de Extensão Universitátia.
2014
I Olimpíada PROpe - segundo melhor trabalho - intitulado "Projeto Cartografia Tátil", Pró-Reitoria de Pesquisa - PROpe.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2015
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista PROEX, Carga horária: 12
2012 - 2015
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: F/6407 - Professor de Educação Basica I, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor em sua função desde Agosto de 2012 até agosto de 2013 na função de Eventual na Rede Pública Estadual. A partir de Agosto de 2013 até o atual momento, exercendo a função de PAA (Professor de Apoio a Aprendizagem), com carga horária fixa de 20 aulas semanais mais as possíveis eventuais.
2016 - 2016
FUNDAÇÃO CASA - CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor de geografia e história.
2016 - 2018
Programa de Pós-Graduação - UNESP/CAPESVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Departamento de Planejamento Territorial e GeoprocessamentoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrei a disciplina "Cartografia Escolar e Inclusiva" para duas turmas: Integral - 2º semestre - 04 créditos - 60 horas/aula; Noturno - 2º semestre - 04 créditos - 72 horas/aula.
2018 - 2022
Colégio Objetivo/RCVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Geografia no Colégio privado Objetivo/RC. Docente nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
2019 - 2022
Colégio Cognus - COCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 22
Outras informações:
Professor de Geografia - Ensino fundamental II.
2023 - 2023
Centro Universitário Herminio Ometto de ArarasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-roteirista, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor-roteirista (UNIARARAS) - Elaboração de ebook's e roteiros didáticos.
2023 - Atual
Colégio PandoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-roteirista, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor-roteirista (Sistema Pandora).
2023 - Atual
Escola Agrícola - RCVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Geografia - Projeto Sustentabilidade e Política Agrária
2023 - Atual
Grupo Educacional SequencialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Técnico, Carga horária: 7
Outras informações:
Professor de Ensino Técnico - ADMINISTRAÇÃO
- Ética Organizacional
- Sistemas Operacionais
- Processos Comerciais e Marketing
- Planejamento de atividades administrativas
2023 - Atual
ETEC Deputado Ary de Camargo PedrosoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Geografia - Ensino Médio.
2023 - Atual
Etec Escola Técnica Estadual Doutor José CouryVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Geografia - Ensino Médio.
2023 - Atual
Unidade Marcelo Schmidt - Educação de Jovens e Adultos (EJA)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Geografia - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
2023 - 2024
Colégio PiracicabanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia - Fundamental II (6 ao 9 ano) e Ensino Médio (1 ao 3 ano)
2024 - Atual
Colégio ÉpicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Geografia (Ensino Fundamental II - 6 ao 9 ano)
2024 - Atual
Campanha Nacional de Escolas da ComunidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor autor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor autor - elaboração de materiais didáticos (geografia).
2024 - Atual
EJA BRASIL EADVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor conteudista - elaboração de planos de aula e roteiros de videoaulas (geografia e ciências humanas)
2024 - Atual
Colégio São DimasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Geografia (Ensino Fundamental II)
2025 - Atual
Colégio Primeiro PortoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia (ensino médio), Carga horária: 12
Outras informações:
PROFESSOR DE GEOGRAFIA (ENSINO MÉDIO)
2025 - Atual
Colégio Vivo MorumbiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Geografia e de Itinerário Formativo (IF)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Bastelli Gramasco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?