Marcelos de Carvalho Caldeira
Graduado em HISTÓRIA pela Universidade Federal Fluminense (1988) e Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio (2010). Atualmente é professor do Colégio Pedro II e do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ), onde leciona nos Cursos de História, Pedagogia, Direito e Relações Internacionais.
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras e Ciencias Humanas
2008 - 2010
Universidade do Grande Rio
Título: ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE: A ARQUITETURA MODERNA E A ERA VARGAS,Ano de Obtenção: 2010
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima.
Graduação em HISTÓRIA
1984 - 1988
Universidade Federal Fluminense
Título: A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO NA TRANSIÇÃO DA MONARQUIA À REPÚBLICA
Orientador: ALMIR CHAIBAN EL-KAREH
Formação complementar
2020 - 2020
Noções Básicas de Wordpress. (Carga horária: 20h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2020 - 2020
Macroeconomia. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Microeconomia. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
H5P - Atividade interativas em ambientes virtuais. (Carga horária: 20h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2020 - 2020
Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2020 - 2020
Google Certified Educator - Nível 1. (Carga horária: 30h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2019 - 2019
Tutoria Moodle. (Carga horária: 20h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Metodologia Científica. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
2016 - 2016
Lassalianismo. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
2016 - 2016
Obra Pedagógica de La Salle. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
2015 - 2015
Orçamento Público: conceitos básicos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Desenvolvimento de habilidades para EAD. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
2012 - 2012
Orçamento Público: conceitos básicos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
Gerência de projetos: teoria e prática. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de convênios para convenentes. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2011 - 2012
Aperfeiçoamento dos dirigentes dos IFECTs. (Carga horária: 64h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
1995 - 1995
GERÊNCIA DA QUALIDADE TOTAL NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 8h). , Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em UMA HISTÓRIA GERAL DO BRASIL. (Carga horária: 195h). , UNIVERTA - Instituto de Produtos Culturais, UNIVERTA, Brasil.
1989 - 1989
HISTÓRIA SOCIAL DO RIO DE JANEIRO (1870-1930). (Carga horária: 8h). , Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH, Brasil.
1987 - 1987
ESTADO E ECONOMIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em OS MOVIMENTOS POPULARES COMO OBJETO DA HISTÓRIA. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Ciência Política.
Organização de eventos
Jorge Nassim Vieira Najjar ; CALDEIRA, M. C. . III Conferência Municipal de Educação. 2015. (Outro).
CALDEIRA, M. C. . I Mostra Acadêmico-Cientifica de Niteró. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Robótica. Diretor de Escola. 2015. (Olimpíada).
NUDOM - 20 Anos. 2015. (Seminário).
Semana Nacional de Trânsito - III Semana Municipal de Mobilidade.Evolução dos Transportes no Brasil. 2015. (Seminário).
Jornada de Informação Profissional.Educação - Professor de História. 2014. (Encontro).
Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Encontro).
Memória, Linguagens e Ensino.As colunas do progresso e os sentinelas da ordem; linguagens arquitetônicas durante o Estado Novo. 2010. (Seminário).
Pesquisa e desenvolvimento sustentável.As colunas do progresso e os sentinelas da ordem: linguagens arquitetônicas durante o Estado Novo (1937-1945). 2010. (Seminário).
Pesquisa: Barreiras e Sensibilização.O RIO DA BELLE ÉPOQUE ? AS REFORMAS NA CAPITAL DA REPÚBLICA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
RAMOS, C. A. O.;CALDEIRA, M. C.. Cafeicultura e escravismo no Vale do Paraíba: o caso de Vassouras (1830-1860). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
RAMOS, C. A. O.;CALDEIRA, M. C.. A representatividade politica de Niterói no cenário fluminense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
Sergio Antonio Camara;CALDEIRA, M. C.. Mudanças culturais na direção da barbárie: virtuoses e virtuosos ao tempo de Hitler. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
Sergio Antonio Camara;CALDEIRA, M. C.. A França na época de Vichy: o papel dos intelectuais na época da invasão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
Rafael Pinheiro de Araújo;CALDEIRA, M. C.. A participação das mulheres no Golpe civil-militar de 1964. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
RAMOS, C. A. O.;CALDEIRA, M. C.. Discursos em Bronze- O busto do cacique Araribóia (Modestino Kanto,1915) e a estátua pedestre do cacique Araribóia (Dante Crocce,1965). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
RAMOS, C. A. O.;CALDEIRA, M. C.CALDEIRA, M. C.. M.M.Rola.O discurso higienista no contexto das Reformas Urbanas no Rio de Janeiro: a gestão de Pereira Passos (1902-1906). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói.
CALDEIRA, M. C.. BANCA EXAMINADORA DA PROVA DE HISTÓRIA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DOCENTE I E II PARA EXERCÍCIO NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA-CIEP E NOS CENTROS DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE-CAIC. 1994. FUNDAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO.
CALDEIRA, M. C.. A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO NOROESTE FLUMINENSE: DIRETORES(AS) ESCOLARES E SUA INFLUÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA (1960-1970). 2015. Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.
Orientou
A Igreja Medieval e a Reforma Protestante a partir de Martinho Lutero; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói; Orientador: Marcelos de Carvalho Caldeira;
A Educação Oitocentista no Imperial Colégio de Pedro II; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói; Orientador: Marcelos de Carvalho Caldeira;
O processo de abertura política e a redemocratização do Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói; Orientador: Marcelos de Carvalho Caldeira;
Literatura e História : iniciação cientifica na sala de aula; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário La Salle - Niterói; Orientador: Marcelos de Carvalho Caldeira;
da Silva, Carmel S; Ramos e Jéssi; Olimpíada Nacional em História do Brasil; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Marcelos de Carvalho Caldeira;
Produções bibliográficas
-
PASCOTO, M. B. ; CALDEIRA, M. C. . Campanha: permita o I.O.F. - Proposta de aumento da arrecadação federal através da permissão em massa da taxação dos rendimentos de investimentos de curtíssimo prazo. Coletânea dos Artigos Acadêmicos 2019.2 - Curso de Administração , v. 12, p. 101-110, 2020.
-
PINHEIRO, J. C. ; CALDEIRA, M. C. . A EMERGÊNCIA DO TRABALHO E DO CAPITAL: A RETOMADA DO PROJETO POSITIVISTA E A REVOLUÇÃO DE 1930. Revista UNIABEU , v. 7, p. 43, 2014.
-
PINHEIRO, J. C. ; CALDEIRA, M. C. . As Colunas do Progresso e as Sentinelas da Ordem ? Linguagens Arquitetônicas Durante o Estado Novo (1937-1945). História e-História , v. 147, p. 1-17, 2011.
-
CALDEIRA, M. C. . A POLÍTICA BRASILEIRA DE BRANQUEAMENTO E A DEMOCRACIA RACIAL. Encontros (Rio de Janeiro) , v. 12, p. 51-60, 2009.
-
CALDEIRA, M. C. . Evolução dos transportes no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALDEIRA, M. C. . As colunas do progresso e os sentinelas da ordem: linguagens arquitetônicas durante o Estado Novo (1937-1945). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CALDEIRA, M. C. . Entre o autoritarismo e a redemocratização: relações entre Estado, sociedade e cultura no Brasil contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CALDEIRA, M. C. . O Rio da Belle Époque - as reformas na capital da República na primeira década do século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
CALDEIRA, M. C. ; FERREIRA, M. M. . HORA DO ENEM - Programa 197 - Grandes Navegações e o ensino da História.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . Hora do Enem | Filosofia e História: Apostas e tendências para o ENEM 2017 - Ep. 271. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . Coletiva do MEC e Hora do Enem Ao vivo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. ; FERRO, M. . Hora do Enem | Ao Vivo - 07/11. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . Existe neutralidade política, ideológica e religiosa no ensino?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Márcio Nasser Medina ; CALDEIRA, M. C. ; CALDEIRA, M. C. . Alunos encaram desafio de robótica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CALDEIRA, M. C. ; Mar' Júnior . Canal Saúde. 2015.
CALDEIRA, M. C. ; Pedro Oliveira Venanci . Aluno do Pedro II de Niterói é Jovem Embaixador nos Estados Unidos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . Programa Coletivamente da MultiRio sobre o NUTEC (Núcleo de Teatro Científico). 2014.
Jeline Rocha ; Marcelo Mocarzel ; CALDEIRA, M. C. . Jornada de Formação Profissional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CALDEIRA, M. C. . Colégio Pedro II começa a arrumar malas rumo a Niterói. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . Colégio Pedro II implanta sistema de refrigeração. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. ; PIMENTA, M. F. . Professores do Unilasalle-RJ no Conselho Municipal de Educação de Niterói. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Rodrigo Neves ; Oscar Halac ; Waldeck Carneiro ; CALDEIRA, M. C. . Pedro II terá instalações no 4 GCAM e vagas aumentarão em 50%. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CALDEIRA, M. C. ; Dalcio Marinho Gonçalves . Debate Nação Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . Enem: escolas de Niterói sobem no ranking. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CALDEIRA, M. C. . Mudanças sem prejuízos: Apesar das dificuldades, Pedro II de Niterói consegue subir em lista do Enem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CALDEIRA, M. C. ; Waldeck Carneiro . Audiência Pública na ALERJ. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CALDEIRA, M. C. . CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2015
Moção de Louvor, Conselho Municipal de Educação de Niterói.
2013
Moção de Congratulações e Aplausos, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2009
Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Niterói.
2009
Medalha Felisberto de Carvalho, Câmara Municipal de Niterói.
2009
Moção de Congratulações, Câmara Municipal de Niterói.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Pedro II, Colégio Pedro II - Campus Centro. , Avenida Marechal Floriano - de 46 a 94 - lado par, Centro, 20080001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21637757, URL da Homepage:
Experiência profissional
1992 - Atual
Colégio Pedro IIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO TEC. TECNOLÓGICO, Carga horária: 40
Outras informações:
Lotação como docente no Campus Centro.
Atividades
-
03/2013 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Educação - Niterói.,Cargo ou função, Conselheiro.
2013 - Atual
Centro Universitário La Salle - NiteróiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas:
História do Brasil III e IV;
História Contemporânea II e III;
História das Ideias e Práticas Pedagógicas;
História da Educação no Brasil;
Economia Brasileira;
Antropologia.
2003 - 2010
Colégio Santo Agostinho - Novo LeblonVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 18
1990 - 1993
Secretaria Municipal de Educação (Rio de Janeiro)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR I - HISTÓRIA, Carga horária: 16
1991 - 1995
Secretaria Estadual de Educação (Rio de Janeiro)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR I - HISTÓRIA, Carga horária: 16
1995 - 1995
Colégio Militar do Rio de JaneiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE 1 E 2 GRAUS, Carga horária: 14
1993 - 1994
Fundação Pública Municipal de Educação de NiteroiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
1988 - 1997
ESCOLA DINÂMICA DO ENSINO MODERNOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
1992 - 1992
Colégio PentágonoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14
Outras informações:
Aprovado em 1 lugar no concurso de seleção para ingresso no colégio.
1997 - 2003
Colégio/Curso PhVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
1989 - 1990
Colégio Israelita Brasileiro A. LiessinVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelos de Carvalho Caldeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?