Christiane Bara Paschoalino
Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), em Buenos Aires (Argentina).Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho. Possui Especialização em Administração Mercadológica pela União de Negócios e Administração (UNA), em Belo Horizonte, Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Master in Bussiness Administration em Marketing / Management in Global IT pela American University - Kogod School of Business - em Washington, DC (EUA). Exerce a função de professora na Fundação Educacional Machado Sobrinho no curso de graduação de Administração e, também, no curso superior em Eventos, inserido no campo da educação profissional de nível tecnológico. Atua como pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura", da UFJF, certificado pelo CNPq. É Conselheira Efetiva e Diretora de Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Comunicação
2012 - 2014
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Identidade da Seleção Brasileira: "Complexo de Vira-Latas", "Pátria de Chuteiras" ou Marketing Esportivo?,Ano de Obtenção: 2014
Márcio de Oliveira Guerra.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Identidade; Seleção Brasileira; Comunicação; Marketing Esportivo; Torcedor.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Identidades. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
Mestrado em Management in Global IT - Marketing IT
2000 - 2002
American University -Kogod School of Business
Título: Strategic Management in a Global Environment,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Stevan Holmberg
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Especialização em Administração Mercadológia ( Lato Sensu)
1991 - 1992
União de Negócios e Administração
Título: Instituto Euvaldo Lodi: o desafio da implementação de novas estratégias competitivas
Orientador: Mauro Calixta Tavares
Aperfeiçoamento em Curso de Administração Financeira
1990 - 1990
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: n/a. Ano de finalização: 1990
Graduação em Administração
1986 - 1990
FACULDADE DE CIENCIAS CONTABEIS E ADMINISTRATIVAS MACHADO SOBRINHO
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento para a Banca Examinadora do PMQP 2011. (Carga horária: 16h). , Instituto Qualidade Minas, IQM, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Moçambique:aspectos culturais, econômicos, polític. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Serviços.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Identidades.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: JORNALISMO.
Organização de eventos
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. ; BEDENDO, R. ; AMERICANO, A. E. T. ; RANGEL, A. L. . Assessoria e Operações de Imprensa em Eventos Esportivos. 2013. (Outro).
Participação em eventos
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Audiodescrição no esporte: instrumento de inclusão social e estratégia de marketing para os clubes. 2016. (Congresso).
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mário Helênio: a história do cronista esportivo mais jovem do Brasil. 2015. (Congresso).
2º Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol: expressões, memórias, resistências e rivalidades.Futebol, memória e cultura - uma análise de narrativas da imprensa esportiva na Copa de 1950. 2014. (Simpósio).
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Goleada Inesperada e o Ressurgimento do ?Complexo de Vira-Latas?. 2014. (Congresso).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Narrativas sobre o Negro no Futebol Brasileiro: de Mário Filho à novela ?Lado a Lado?. 2013. (Congresso).
10º Encontro Regional de Comunicação.O Merchandising Social na Televisão: um instrumento de conscientização e mudança de comportamento. 2012. (Encontro).
XXI Compós. 2012. (Encontro).
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "A Construção e (Des)construção da Identidade da Seleção Brasileira". 2012. (Congresso).
Participação em bancas
PASCHOALINO, Christiane; BEDENDO, R.; GUERRA, M. O.. O papel da Comunicação Pública e do Planejamento no Setor de Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Viçosa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; BEDENDO, R.. Comunicação na dose certa: Gestão de comunicação em uma unidade de saúde. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M.; AMERICANO, A. E. T.. Os Eventos como Ferramenta de Comunicação e Marketing: o caso da Copa Panorama de Futsal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M.; AGUIAR, G. T. B.; BEDENDO, R.. Comunicação Empresarial: uma análise da assessoria do Hospital Albert Sabin de Juiz de Fora. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M.; MENDES, M. P.. Gerenciamento de Crise: análise do caso Conenge. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; ROSA, Flávio Galone da; GUERRA, M. O.. A informação a serviço do marketing. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; BEDENDO, R.; GUERRA, M. O.. A utilidade pública associada à credibilidade no programa Ronda Policial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; THOME, Claudia de Albuquerque; BEDENDO, R.. Jornal Nacional e a Copa do Mundo: a cobertura jornalística em grandes eventos esportivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; BEDENDO, R.; GUERRA, M. O.. As relações entre a mída e os órgaos de segurança pública através do WhatsApp. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; FALABELLA, Márcia. C. V.. A moda desafia a comunicação: a relação entre as assessorias de imprensa das fast-fashion e as marcas parceiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; MENDES, M. P.; BARBOSA, R. F.; RESENDE, V. L.. A comunicação no planejamento estratégico das empresas em momentos de crise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; BEDENDO, R.; GUERRA, M. O.. Jornalismo esportivo na televisão: história e legado do jornalista Antônio Marcos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; FALABELLA, Márcia. C. V.. A telenovela muito além da TV: as verdades nem tão secretas por trás do fenômeno de transmidiação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; TORRES, L. B. O meu, o seu, o nosso HU: planejando a comunicação externa do Hospital Universitário UFJF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; AMERICANO, A. E. T.. Publicidade Verde e Amarela: a forma de persuasão das propagandas na Copa do Mundo de 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; AMERICANO, A. E. T.. Estratégias de Marketing na Copa do Mundo: estudo de caso da seleção alemã através do jornal O Globo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; MENDES, M. P.. Mídias Sociais e Geração Internet: relações de consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; MENDES, M. P.. O Papel da Comunicação no Franchising: estudo de caso Viva Eventos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; TORRES, L.. Chico Rei Conquistando Novos Públicos e Fidelizando Clientes: estratégias de relacionamento aplicadas ao e-commerce e às mídias sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; BEDENDO, R.. Arides ou Sedira: A memória de um pioneiro do jornalismo esportivo em Juiz de Fora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; HORTA, Patrícia M. do Vale. Qualidade de Vida no Trabalho: a perspectiva da gestão de RH numa organização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
PASCHOALINO, Christiane. A Geração Y no Mercado de Trabalho: desafios e expectativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M. O.; BEDENDO, R.. A Imprensa como Parte Constituinte da História: o jornalismo na construção da imagem de Ayrton Senna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; BEDENDO, R.; NEVES, T. C. C.. Comunicação de Crise: uma análise da Copa do Mundo 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M.; BEDENDO, R.. Profissão Repórter: a notícia humanizada conquista o telespectador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; GUERRA, M.; BEDENDO, R.. Comunicação em Saúde: planejando a comunicação interna no ambiente hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; TORRES, L.; AMERICANO, A. E. T.; BEDENDO, R.. A comunicação organizacional como estratégia para excelência de gestão: um estudo sobre a estrutura da comunicação de empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PASCHOALINO, Christiane; ROSA, Flávio Galone da. Processo de Gestão de Clima Organizacional: MRS Logística S/A e as 150 melhores para se trabalhar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
PASCHOALINO, Christiane; HORTA, Patrícia M. do Vale. A Responsabilidade Social Corporativa na Identidade Empresarial: a partir da sua definição estratégica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
PASCHOALINO, Christiane; HORTA, Patrícia M. do Vale. Um estudo sobre a motivação e o impacto do sistema de remuneração.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
PASCHOALINO, Christiane; FREDERICO,. A (Des)credibilidade no Telemarketing: percepções de profissionais de marketing de Juiz de Fora em relação a Calls Centers. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior.
PASCHOALINO, Christiane; ROSA, Flávio Galone da. Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/MG): um Estudo de Caso sobre a importância da fidelização dos clientes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
PASCHOALINO, Christiane; PAIXÃO, Carlos Henrique Oliveira e Silva. Internacionalização de Negócios: importação de produtos eletrônicos por meio de práticas de e-commerce. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas Vianna Júnior.
PASCHOALINO, Christiane; OLIVEIRA, C. Marketing de Relacionamento: um estudo exploratório no Victory Business Hotel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas Vianna Júnior.
PASCHOALINO, Christiane; FREDERICO,. Fidelização de Clientes em Vendas de Seguros: estudo de caso de uma corretora situada em Juiz de Fora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior.
PASCHOALINO, Christiane; FREDERICO,. Indicadores de Satisfação, Envolvimento e Comprometimento com o Trabalho no Contexto de uma Agência Bancária em Juiz de Fora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior.
PASCHOALINO, Christiane; FREDERICO,. Impacto das Novas Mídias e Redes Sociais sobre as Produções das Agências de Publicidade e Propaganda em Juiz de Fora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior.
PASCHOALINO, Christiane; ASSIS, F. A. A.. Marketing no Setor Varejista de Bijouterias: como atrair clientes. Estudo de caso de uma loja de bijouterias situada em Juiz de Fora-MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior.
Orientou
O Snapchat como ferramenta de Brand Experience na comunicação e no marketing 3; 0; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
O Instagram e a sociedade de consumo: uma análise da utilização do marketing no aplicativo pelas marcas Colcci e Farm; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
A Importância do Profissional de Marketing e Comonicação no Dia a Dia de Pequenas Empresas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
O Plano de Comunicação como Vantagem Competitiva: soluções em comunicação para a Inspire Consultoria Esportiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
A comunicação organizacional como estratégia para excelência de gestão: um estudo sobre a estrutura da comunicação de empresas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
Sustentabilidade corporativa no setor bancário brasileiro e as percepções do consumidor em relação às ações de marketing societal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
Mídias sociais como ferramenta de marketing nas instituições de ensino superior: uma comparação entre uma universidade pública e uma particular; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/MG): um Estudo de Caso sobre a importância da fidelização dos clientes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Vianna Junior; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
Marketing no Setor Varejista de Bijouterias: como atrair clientes; Estudo de caso de uma loja de bijouterias situada em Juiz de Fora-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior; Orientador: Christiane Bara Paschoalino;
Produções bibliográficas
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. ; BEDENDO, R. . Mário Helênio: a história do cronista esportivo mais jovem do Brasil.. Rádio-Leituras , v. 6, p. 219, 2015.
-
ALTAF, J.G ; IRENE, ; PASCHOALINO, Christiane ; ANGELICA, M. . ALTAF, Joyce G. ; TROCCOLI, I. R. ; PASCHOALINO, Christiane ; LUQUEZE, M. A. .. RECADM : REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA , v. 11, p. 162-177-177, 2012.
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. ; BEDENDO, R. ; AMERICANO, A. E. T. . Mário Helênio: a História do Cronista Esportivo mais Jovem do Brasil. 1. ed. Juiz de Fora: Faculdade de Comunicação - UFJF, 2014. v. 500. 162p .
-
Vemula, Ravindra K. ; GUERRA, M. O. ; PASCHOALINO, Christiane ; MOURA, L. . Technological manifestations in the newsroom: India and Brazil. In: Svetlana Pasti; Jyotika Ramaprasad. (Org.). Contemporary BRICS Journalism. 1ªed.New York: Routledge, 2018, v. 1, p. 159-177.
-
PASCHOALINO, Christiane . Copa de 74: os erros da Seleção Brasileira, as inovações no futebol e um novo estilo de narrar no rádio. In: Márcio de Oliveira Guerra; Patrícia Rangel Moreira Bezerra. (Org.). O Rádio e as Copas do Mundo. 1ªed.Juiz de Fora: Juizforana Gráfica e Editora, 2012, v. 1, p. 123-134.
-
PASCHOALINO, Christiane ; GOMES, A. S. M. ; SCHLAUCHER, B. ; SILVA, C. C. G. ; LIMA, C. V. ; ARANTES, H. S. ; BISPO, J. ; SILVA, J. R. C. E. ; CAMPOS, M. ; FARIA, P. ; RUELA, R. M. ; BEGHINI, R. ; SIQUEIRA, R. ; LEIJOTO, S. C. . Os Comerciais na TV: são nossos ou não? A influência das corporações estrangeiras nos comerciais veiculados na televisão brasileira no horário nobre. In: Cristina Brandão; Iluska Coutinho; Paulo Roberto Figueira Leal. (Org.). Televisão, Cinema e Mídias Digitais. 1ªed.Florianópolis: Insular, 2012, v. 1, p. 361-372.
-
GUERRA, M. O. ; HELAL, R. ; PASCHOALINO, Christiane . Mapeamento da Comunicação e Esportes em Programas de Pós-Graduação. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Intercom 2017, 2017.
-
GUERRA, M. ; Vardiero, T.,P. ; PASCHOALINO, Christiane . Audiodescrição no esporte: instrumento de inclusão social e estratégia de marketing para os clubes.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (39.: 2016 : São Paulo), 2016.
-
GUERRA, M. O. ; BEDENDO, R. ; PASCHOALINO, Christiane . Mário Helênio: a história do cronista esportivo mais jovem do Brasil.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Comunicação e Cidade Espetáculo, 2015.
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. ; BEDENDO, R. ; AMERICANO, A. E. T. . O Jornalista Esportivo mais Jovem do Brasil: a história de um profissional que começou na imprensa aos 11 anos.. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2014, Vila Velha. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2014. v. 19.
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. . A Goleada Inesperada e o Ressurgimento do ?Complexo de Vira-Latas?. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2014.
-
PASCHOALINO, Christiane . O Marketing e a Seleção Brasileira. In: IV JORNADA CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS VIANNA JÚNIOR, 2013, Juiz de Fora. Anais da IV Jornada Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior - IVJ. Juiz de Fora: Rafael Guedes R. de Oliveira, 2013.
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. . Narrativas sobre o Negro no Futebol Brasileiro: de Mário Filho à novela ?Lado a Lado?. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades, 2013.
-
PASCHOALINO, Christiane . 'A Construção e (Des)construção da Identidade da Seleção Brasileira'. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.
-
PASCHOALINO, Christiane . O Merchandising Social na Televisão: um instrumento de conscientização e mudança de comportamento. In: 10º Encontro Regional de Comunicação, 2012, Juiz de Fora. 10º Encontro Regional de Comunicação. Juiz de Fora: Gráfica Santa Rita, 2012.
-
ALTAF, J.G ; IRENE, ; PASCHOALINO, Christiane ; ANGELICA, M. . Luxury Consumption: A Mirror of Gay Consumers Sexual Option?.. In: Balas Annual Conference, 2012, Rio de Janeiro. Balas Annual conference, 2012. p. 1-20.
-
FALCO, G. P. ; Vellasco, M.B.R ; LAZO, J. G. L ; ALTAF, J.G ; PASCHOALINO, Christiane . Environmental Valuation: A Real Option. In: International Symposium on Environmental Science and Technology (2011 ISEST), 2011, Guangdong Province. International Symposium on Environmental Science and Technology, 2011.
-
GUERRA, M. O. ; HELAL, R. ; PASCHOALINO, Christiane . Mapeamento da Comunicação e Esportes em Programas de Pós-Graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUERRA, M. O. ; Vardiero, T.,P. ; PASCHOALINO, Christiane . Audiodescrição no esporte: instrumento de inclusão social e estratégia de marketing para os clubes.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. ; BEDENDO, R. . Mário Helênio: a história do cronista esportivo mais jovem do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. ; BEDENDO, R. ; AMERICANO, A. E. T. . Futebol, memória e cultura - uma análise de narrativas da imprensa esportiva na Copa de 1950. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. . A Goleada Inesperada e o Ressurgimento do 'Complexo de Vira-Latas'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PASCHOALINO, Christiane ; GUERRA, M. O. . Narrativas sobre o Negro no Futebol Brasileiro: de Mário Filho à novela ?Lado a Lado?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PASCHOALINO, Christiane . O Marketing e a Seleção Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PASCHOALINO, Christiane . 'A Construção e (Des)construção da Identidade da Seleção Brasileira'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PASCHOALINO, Christiane . O Merchandising Social na Televisão: um instrumento de conscientização e mudança de comportamento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
MÁRIO HELÊNIO, O RÁDIO, O JORNALISMO E O ESPORTE DE JUIZ DE FORA, Descrição: Projeto de pesquisa coordenado pelo professor Dr. Márcio de Oliveira Guerra, com a participação nas produções e orientações dos também docentes Ricardo Bedendo, Álvaro Eduardo Trigueiro Americano e Christiane Bara Paschoalino. A iniciativa visa fazer um resgate histórico da vida daquele que foi considerado o cronista esportivo mais jovem do país e que tornou-se referência nas produções jornalísticas esportivas em Juiz de Fora e em outras regiões do Brasil. Nesse sentido, os pesquisadores produziram o livro "Mário Helênio: a história do cronista esportivo mais jovem do Brasil" que conta e documenta essa narrativa histórica. O referido projeto foi contemplado no edital 02/2013 para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica. Sendo assim, os trabalhos de pesquisa são desenvolvidos com o auxílio de dois bolsistas acadêmicos do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da UFJF: um contemplado com bolsa BIC e outro incluído na categoria de incentivo à pesquisa PROVOQUE. Pela publicação do livro a equipe recebeu o Mérito Esportivo do Panathlon Club de Juiz de Fora, em 2014, na categoria literatura esportiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiane Bara Paschoalino - Integrante / Ricardo Bedendo - Integrante / Álvaro Eduardo Trigueiro Americano - Integrante / Márcio de Oliveira Guerra - Coordenador.
-
2011 - Atual
COMUNICAÇÃO, ESPORTE E CULTURA, Descrição: O grupo de pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura destina-se à pesquisa nas áreas da Comunicação e do Esporte, com ênfase ao futebol, buscando realizar uma integração entre o esporte e a mídia. A pesquisa vai procurar entender o esporte como elemento cultural, que também tem ligações com o ambiente da Comunicação. O trabalho realizado vai também subsidiar eventos comuns às áreas, que busquem o envolvimento da comunidade acadêmica em atividades esportivas e de comunicação. O futebol é o elemento principal de pesquisa, com interesse na formação de atletas, na imagem destes atletas nos meios de comunicação, na ligação do esporte com a atividade profissional do jornalista e a identificação do receptor/torcedor com atleta e meio de comunicação. Também trabalharemos aqui com a linha de Comunicação, Futebol e Poder. Buscaremos reflexões e investigações sobre a comunicação e a representação, no caso do esporte, em suas relações de poder entre sujeitos, instituições, torcedores, atletas e outros atores envolvidos nesta teia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Bara Paschoalino - Integrante / Ricardo Bedendo - Integrante / Álvaro Eduardo Trigueiro Americano - Integrante / Márcio de Oliveira Guerra - Coordenador.
Prêmios
2017
Patronesse da Turma de Administração, Faculdade Machado Sobrinho.
2014
Professora Homenageada da Turma de Administração de Empresas 2013.2, Faculdades Integradas Vianna Júnior.
2014
Mérito Esportivo Panathlon 2014 - Literatura Esportiva (Livro: "Mário Helênio ? A História do Cronista Esportivo mais Jovem do Brasil"), Panathlon.
2013
Paraninfa da Turma de Administração de Empresas 2012.2, Faculdades Integradas Vianna Júnior.
2011
Professora Homenageada da Turma de Administração de Empresas 2011.2, Faculdades Integradas Vianna Júnior..
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Machado Sobrinho. , Rua Pedro Celeste, Cruzeiro do Sul, 36030140 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32341436, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Conselho Regional de Administração de Minas GeraisVínculo: Honorífico, Enquadramento Funcional: Conselheira Efetiva
2019 - Atual
Conselho Regional de Administração de Minas GeraisVínculo: Honorífico, Enquadramento Funcional: Diretora de Desenvolvimento Institucional
2019 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 5º período do curso de graduação em Administração, e Marketing, 1º período do curso superior em Eventos.
2019 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica II, 6º período do curso de graduação em Administração, e Administração de Serviços, 1º período do curso superior em Eventos.
2018 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 5º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 6º período do curso de graduação em Administração; Marketing, 1º período do curso superior em Eventos.
2018 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 5º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 6º período do curso de graduação em Administração; Marketing, 1º período do curso superior em Eventos.
2017 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 7º período do curso de graduação em Administração; Marketing, 1º período do curso superior em Eventos.
2017 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 7º período do curso de graduação em Administração; Administração de Serviços, 2º período do curso superior em Eventos.
2016 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 7º período do curso de graduação em Administração; Marketing, 1º período do curso superior em Eventos.
2016 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 7º período do curso de graduação em Administração; Administração de Serviços, 2º período do curso superior em Eventos.
2015 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 7º período do curso de graduação em Administração; Marketing, 1º período do curso de tecnólogo em Eventos.
2015 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica I, 6º período do curso de graduação em Administração; Administração Mercadológica II, 7º período do curso de graduação em Administração; Administração de Serviços, 1º período do curso superior em Eventos.
2014 - Atual
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO SOBRINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas Planejamento e Estratégia Empresarial, 4º período do curso de graduação em Ciências Contábeis; Estágio Supervisionado, 7º período do curso de graduação em Administração; Marketing de Serviços, 2º período do curso de tecnólogo em Eventos.
2015 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora da disciplina "Técnica de Produção em Jornalismo Impresso" do curso de Graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social.
2015 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora das disciplinas "Técnica de Produção em Jornalismo Impresso" do curso de Graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social.
2014 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora das disciplinas Técnica de Produção em Jornalismo Impresso e Gestão em Comunicação do 6º período do curso de Graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social.
2014 - 2014
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora a distância do curso de Graduação em Administração Pública em MOÇAMBIQUE - Convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), MZ do Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique. Disciplina ministrada: Teorias da Administração I.
2014 - 2014
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora a distância do curso de Graduação em Administração Pública em MOÇAMBIQUE - Convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), MZ do Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique. Disciplina ministrada: Teorias da Administração II.
2011 - 2012
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Tutora de Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distância do curso de Graduação em Administração Pública em MOÇAMBIQUE - Convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), MZ do Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique. Disciplina ministrada: Teorias da Administração II.
2010 - 2010
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Tutora de Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra aulas presenciais; colabora na elaboração do material da disciplina Teorias da Administração I; aplica e corrige provas e atua como intermediadora dos Fóruns propostos durante o curso.
2010 - 2010
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Tutora de Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra aulas presenciais; colabora na elaboração do material da disciplina Teorias da Administração II; aplica e corrige provas e atua como intermediadora dos Fóruns propostos durante o curso.
2014 - 2014
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica II (FGV) - 5º período, Comportamento Organizacional (FGV) - 3º período - e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (EAD) do curso de Bacharelado em Administração de Empresas.
2013 - 2013
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora das disciplinas Administração Mercadológica II (FGV)- 5º período - e Comportamento Organizacional (FGV) - 3º período - do curso de Bacharelado em Administração de Empresas.
2013 - 2013
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da disciplina de Administração de Serviços (FGV) - 6º períododo curso de Bacharelado em Administração de Empresas.
2012 - 2012
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da disciplina Administração de Serviços (FGV) do 6º período do curso de Bacharelado em Administração de Empresas.
2011 - 2011
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora do curso de Bacharelado em Administração de Empresas. Disciplinas ministradas: Administração Mercadológica II -FGV- (5º período) e Tópicos Especiais- Inglês para Negócios (7º período).
2011 - 2011
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora do curso Bacharelado em Administração de Empresas. Disciplinas ministradas: Administração Mercadológica II -FGV- (5º período) e Administração de Serviços (6º período) -FGV-.
2010 - 2010
Faculdades Integradas do Instituto Vianna JúniorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora dos cursos de Bacharelado em Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Disciplinas Ministradas: Tópicos Especiais I - 6º e 7º períodos; Inglês para Negócios - 7º e 8º períodos
2012 - 2012
Faculdade Ubaense Ozanam CoelhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização - Latu Sensu
Outras informações:
Professora da disciplina "Gestor de comunicação no Setor Privado" no curso de Pós-Graduação Latu Sensu "Gestão da Comunicação nas Organizações", Pós Comunicação da Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC).
2011 - 2012
Ativa Empresa JúniorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
2000 - Atual
TradutoraVínculo: Tradutora de Inglês, Enquadramento Funcional: Tradutora de Inglês
Outras informações:
Tradução de artigos científicos, teses para mestrado, websites, folders, documentos legais e técnicos.
2005 - 2008
Ótica GloboVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora de Marketing e Planejamento
Outras informações:
Contato com fornecedores; avaliação do posicionamento da empresa no mercado; planejamento estratégico de vendas; análise ?SWOT?.
2003 - 2004
Fenton GroupVínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Apresentação de propostas de investimentos para empresários; representante da empresa durante contatos com investidores estrangeiros; coordenação e gerenciamento de recursos humanos e materiais; realização do controle orçamentário.
1999 - 1999
Embaixada Brasileira em Washington, DCVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Pesquisa de assuntos referentes às relações comerciais entre Brasil-Estados Unidos; colaboração na elaboração de documentos oficiais de intercâmbio entre Brasil-Estados Unidos; tradução de documentos legais.
1995 - 1998
Rede Minas de TelevisãoVínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela edição final de reportagens exibidas no telejornal da emissora; roteirização e supervisão do conteúdo informativo de reportagens; responsável pelos textosde textos redigidos por repórteres, incluindo correção ortográfica e gramatical; supervisão da qualidade técnica (áudio e vídeo) das reportagens; redação dos textos lidos pelos apresentadores dos telejornais ("cabeças" e notas); coordenação de participações ao vivo de repórteres durante transmissão do telejornal e eventos.
1992 - 1995
Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Minas GeraisVínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Técnico em Recursos Humanos, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração do ?Projeto de Implantação da Assessoria de Recursos Humanos?; divulgação de cursos e palestras; elaboração de relatórios; responsável pelo remanejamento de funcionários; responsável pela aplicação do ?Censo do Funcionário Público?.
1991 - 1992
Secretaria de Estado de Recusos Humanos e AdministraçãoVínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Diretoria de Cadastro Imobiliário, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise e elaboração de pareceres jurídicos referentes a processos de documentação dos bens imóveis pertencentes ao estado de Minas Gerais; elaboração de documentos para informatização da Diretoria de Cadastro Imobiliário; controle e elaboração de documentos referentes à locação e avaliação de imóveis do estado
1991 - 1992
Ponta EngenhariaVínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente de Auditoria, Carga horária: 40
Outras informações:
Revisão de receitas e despesas; conciliação bancária e cálculo de juros; coordenação da prestação mensal de contas ao cliente; responsável pelo marketing institucional da empresa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christiane Bara Paschoalino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?