MÔNICA DOS SANTOS BARBOSA

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (2011); Voluntária no Projeto Tchibum. Possui Pós-graduação em Enfermagem em Atenção à Urgência e Emergência pelo Centro de Ensino Literatus - UNICEL. TELEFONE (92) 99443-9726.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva (UTI)

2017 - 2018

Grupo Cefapp
Título: Atuação profissional do enfermeiro para atuar em Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão bibliograficaa
Orientador: Henry Oliveira

Especialização em Enfermagem em Atenção à Ginecologia e Obstetrícia - Saúde da Mulher

2017 - 2017

Instituto Singular - Faculdade Delta
Título: A influência da comunicação terapêutica para a recuperação do paciente internado no ALCON

Especialização em Enfermagem em Atenção Adulto, Neonatal e Pediátrico

2014 - 2014

FACULDADES DELTA
Título: Trauma Cranioencefálico (TCE) em Crianças menores de 2 anos em umaUnidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica
Orientador: Raika Guimarães

Especialização em Enfermagem em Atenção à Urgência e Emergência

2013 - 2014

Faculdade Literatus Unicel
Título: Papel do Enfermeiro no Atendimento ao Paciente Vítima de Trauma Renal em Urgência e Emergência - Revisão de Literatura

Graduação em Enfermagem

2006 - 2012

Universidade Federal do Amazonas

Formação complementar

2018 -

Classificação de Risco - Protocolo Manchester (EaD). (Carga horária: 30h). , Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, GBCR, Brasil.

2015 - 2015

Advanced Cardiac Life Support - ACLS. (Carga horária: 16h). , Instituto Internacional de Treinamentos, TERZIUS, Brasil.

2011 - 2011

Cálculo e Administração de Medicamentos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2011 - 2011

Ressuscitação Cardiopulmonar: Com novos Protocolos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em 71ª Semana Brasileira de Enfermagem. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Cuidado com Estomaterapia: tratamentos e novidades. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2005 - 2009

Inglês. (Carga horária: 180h). , Cultura Inglesa Manaus, CULTURA INGLESA, Brasil.

2008 - 2008

Preliminary English Test. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

2007 - 2007

Key English Test. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

2005 - 2005

Educação Profissional : Informática Básica. (Carga horária: 64h). , SESC - Amazonas, SESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Urgência e Emergência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Unidade de Terapia Intensiva.

Participação em eventos

1ª Conferencia Municipal de Políticas Públicas de Juventude.Direito a experimentação e Qualidade de Vida: Juventude e Saúde. 2012. (Outra).

71ª Semana Brasileira de Enfermagem e 60ª Semana de Enfermagem do Amazonas. 2010. (Outra).

Caravana em Defesa do SUS.Caravana em Defesa do SUS. 2009.. 2009. (Outra).

1 Ponto de Encontro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa de Enfermagem e Saúde.Chá com Ciencia no Amazonas. 2007.. 2007. (Encontro).

3 Ponto de Encontro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa de Enfermagem e Saúde.Chá com Ciência no Amazonas.. 2007. (Encontro).

68ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2007. (Outra).

I Jornada de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Emergencias. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, M. S. ; SALAZAR, Cecília Frota . Punção venosa periférica: uma revisão do procedimento operacional padrão.Peripheral venous puncture: a review of the standard operating procedure.. In: I Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente, 2018, Manaus. Revista de Ciências e Saúde da Amazônia. Amazonia Health Science Journal.. Manaus, 2018. v. 1.

  • BARBOSA, M. S. ; SALAZAR, Cecília Frota . PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: UMA REVISÃO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, M. S. ; VALE, Y. M. B. ; SOARES, L. S. . Obesidade Infantil: hábitos alimentares em crianças de uma escola particular de Manaus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

BARBOSA, M. S. ; COSTA, R. M. ; PONTES, E. C. . DST/AIDS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, M. S. ; COSTA, R. M. ; PONTES, E. C. . Prevenção de DST. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2009

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Remunerado na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CIEE, na Maternidade de Referência da Zona Leste Ana Braga.

Atividades: Acadêmica de Enfermagem Bolsista. Realização de consulta de enfermagem, atividades sócio-educativas, educação em Saúde,Cursos de atualização do Aleitamento Materno, busca ativa de Infecção Hospitalar nas Unidades de Terapia Intensiva Materna e Neonatal, acompanhamento do Programa Nacional de Laqueadura, PNI, Notificação Compulsória de Doenças junto à Vigilância Sanitária - FVS/ANVISA, Prevenção e Controle da H1N1, distribuição de materiais e relatórios mensais.

2009 - 2010

Hospital e Maternidade Ana Braga

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeira estagiária da CCIH, Carga horária: 30

2015 - 2015

Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 30

Outras informações:
(Enfermeira Assistencial - Emergencista) - voluntariado

2017 - 2019

Faculdade Estácio do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora das disciplinas de Fundamentos de Enfermagem,Políticas de Saúde, Saúde Publica, Processo de Saúde e Doença e seus Condicionantes e Microbiologia e Parasitologia.

2019 - Atual

Hospital Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 40

Outras informações:
Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul - HPSCZS
Enfermeira Assistencial e Emergencista, atenção integral na assistencia de enfermagem no cuidado da criança e adolescente na urgência e emergência.

2020 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Intensivista, Carga horária: 36

Outras informações:
Contratada pelo Ministério da Saúde como Enfermeira Intensivista, por meio da Ação Estratégica - O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde, a qual foi solicitada para reforçar a rede municipal e estadual de saúde no atendimento a pacientes acometidos pela COVID-19 nas localidades em situação de desassistência no âmbito do Estado do Amazonas.