Vanessa de Quadros Martins
Doutora e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2008). Realizou estágio de doutoramento na Universidad de Las Palmas de Gran Canária (ULPGC), na Espanha, subsidiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Atualmente é técnica administrativa em educação na FURG.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Contábeis
2015 - 2019
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Relação entre os fatores contingenciais e a remuneração variável de executivos
Orientador: em Universidad de Las Palmas de Gran Canaria ( Domingo Verano Tacoronte)
com , Ano de obtenção: 2019. Carlos Alberto Diehl. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciências Contábeis
2012 - 2014
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Eficiência econômica em empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo com base na Análise Envoltória de Dados
, Ano de Obtenção: 2014.Carlos Alberto Diehl.
Graduação em Ciências Contábeis
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande
Orientador: Mário Silveira Medeiros
Formação complementar
2021 - 2021
Espanhol para servidores públicos - conversação. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2021 - 2021
Espanhol para servidores públicos - Avançado II. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2020 - 2020
Espanhol para servidores públicos - Avançado I. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2019 - 2019
Espanhol Intermédiário. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
Espanhol - B2 - Avanzado. (Carga horária: 100h). , Gran Canaria School of Languages, GC, Espanha.
2014 - 2014
Orçamento Público: conceitos básicos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Legislação Aplicada à Gestão de Pessoas. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Pública. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Atualização em Informática p/ Servidores Públicos. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2010
MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades. (Carga Horária: 400h). , Faculdade Anhanguera do Rio Grande, FA, Brasil.
2007 - 2007
Contabilidade Pública. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Auditoria. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2005
Programa de Inglês - Avançado. (Carga horária: 200h). , Yázigi Internexus, ., Brasil.
2002 - 2003
Programa de Inglês - Intermediário Superior. (Carga horária: 100h). , Yázigi Internexus, ., Brasil.
2000 - 2001
Programa de Inglês - Básico. (Carga horária: 100h). , Yázigi Internexus, ., Brasil.
1999 - 1999
Informática. (Carga horária: 100h). , Exattus Informática, E, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
I Jornada Acadêmica de Governança Corporativa. 2019. (Outra).
XIII Anpcont. Relação entre os fatores contingenciais e a remuneração variável de executivos. 2019. (Congresso).
4º Seminário de Governança Corporativa. 2018. (Seminário).
Seminário Acadêmico - Pesquisa em Governança - Interações entre o IBGC e as Instituições de Ensino Superior. 2018. (Seminário).
XII ANPCONT. Relação entre controladores familiares e a manutenção do posicionamento estratégico das companhias listadas na B3. 2018. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Custos. Determinantes de custos de eficiência no futebol: uma análise comparada entre Brasil e Espanha. 2018. (Congresso).
IV Congresso de Controladoria e Contabilidade da UNISINOS. 2017. (Congresso).
XV Conference of Institute Internacional of Costs. Análise dos fatores explicativos do nível de transparência dos municípios do estado do Rio Grande do Sul com população acima de 50 mil habitantes. 2017. (Congresso).
XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA). Organização de Conteúdos de Contabilidade de Gestão: uma aplicação do método AHP. 2017. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Custos. Barreiras de difusão da pesquisa gerencial na percepção de pesquisadores e profissionais em contabilidade. 2017. (Congresso).
III Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS. 2016. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Análise da efetividade das missões empresarias e sua relação com fatores contingenciais em países do GLENIF. 2016. (Congresso).
II Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS. Eficiência econômica em empresas do segmento de transporte: um estudo com base na análise envoltória de dados (DEA). 2015. (Congresso).
I Workshop Hispano-Brasileño Gobernanza Empresarial de Tecnologías de de la Información. 2015. (Outra).
XXII Congresso Brasileiro de Custos. Alta especificidade de ativos na avaliação dos Custos de Transação: o caso da Arena do Grêmio. 2015. (Congresso).
VIII Congresso ANPCONT. 2014. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Custos. Avaliação da eficiência econômica das distribuidoras brasileiras de energia elétrica por meio da análise envoltória de dados (DEA). 2014. (Congresso).
IV Encontro de Controladoria e Finanças e III Encontro de Iniciação Científica - Unisinos.Análise bibliográfica do tema Demonstração do Valor Adicionado nos anais do EnANPAD no período de 1997 a 2011. 2013. (Encontro).
III Encontro de Controladoria e Finanças e II Encontro de Iniciação Científica - Unisinos.Redução ao Valor Recuperável / Impairment nas Instituições Financeiras Listadas nos Níveis 1 e 2 de Governança Corporativa. 2012. (Encontro).
XV Semead Desafios da Gestão: Econômico, Social e Ambiental.Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica ? CEEE ? GT. 2012. (Seminário).
9ª Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis. 2009. (Outra).
XVI Congresso de Iniciação Científica dentro da VI Mostra da Produção Universitária. Entendendo o Parecer do Auditor Independente. 2007. (Congresso).
VI Encontro Acadêmico de Ciências Contábeis da FURG. 2006. (Encontro).
V Mostra da Produção Universitária / FURG. 2006. (Outra).
V Encontro Acadêmico de Ciências Contábeis da FURG. 2005. (Encontro).
II Encontro Acadêmico de Ciências Contábeis do Litoral Sul e IV Encontro de Estudantes de Contabilidade da FURG. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
MARTINS, V. Q.; FRANZ, P. R. G.. Feedback nas equipes de alta performance: desenvolvimento da equipe da agência Cavalhada em Porto Alegre do Banco do Estado do Rio Grande do Sul por meio de feedback. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTINS, V. Q.. Coordenadora de Sessão Tradicional no XIII Congresso Anpcont. 2019.
MARTINS, V. Q.. Coordenadora de Sessão - IV COFIN. 2017. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTINS, V. Q.. Coordenadora de Sessão - III COFIN. 2016. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTINS, V. Q.. Coordenadora de Sessão - II COFIN. 2015. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
A implantação do teletrabalho na rede de agências do Banrisul - Superintendência Porto Alegre centro e os desafios dos gestores; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
A importância da motivação no comportamento organizacional no Banrisul com base nos resultados obtidos nas agências da superintendência Porto Alegre; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
Avaliação de desempenho e remuneração variável: impacto na motivação dos colaboradores e na maximização dos resultados do Banrisul; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
Crédito imobiliário pessoa física: desmistificando o crédito imobiliário para rede de agências; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
Relação entre a motivação e a satisfação em um programa de remuneração variável; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
Feedback nas equipes de alta performance: desenvolvimento da equipe da agência Cavalhada em Porto Alegre do Banco do Estado do Rio Grande do Sul por meio de feedback; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
Feedback na formação de equipes de alta performance: uma análise na agência do Banrisul da Tancredo Neves; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Vanessa de Quadros Martins;
Produções bibliográficas
-
JUNIOR, DEMETRIO ; DALLAGNOL, MATHÄUS ; MARTINS, VANESSA ; FREITAG, VIVIANE . Evaluation of E-Commerce Systems: Comparative Study Before and During the COVID-19 Pandemic. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação , v. 20, p. 1-19, 2023.
-
SANTANA, T. A. M. ; DIEHL, CARLOS ; MARTINS, V. Q. . Elements of strategic cost management: exploring relationship with strategic options. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA , v. 23, p. 179-199, 2020.
-
Costa, Gislaine Alves da ; MACHADO, D. P. ; MARTINS, V. Q. . A Eficiência do Controle Social em Licitações Municipais: Um Estudo nos Observatórios Sociais. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ) , v. 15, p. 112-113, 2020.
-
Freitag, V. C ; MARTINS, V. Q. ; RIBEIRO, S. P. ; Schuh, C ; OTT, E. . Percepções das Barreiras de Difusão da Pesquisa Gerencial por Pesquisadores e Profissionais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade , v. 13, p. 274-290, 2019.
-
GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; CORREA, S. ; GABOARDI, B. . Desempenho do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino na região Sul do Brasil. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 11, p. 53-68, 2019.
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; TAGLIARI, M. ; REMPEL, C. . Evaluation of technical efficiency of brazilian distribution companies of electrical energy through data envelopment analysis (DEA). Contaduria y Administracion , v. 63, p. 1-18, 2018.
-
Brocco, C ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. ; CORREA, S. . Transparência da gestão pública municipal: fatores explicativos do nível de transparência dos municípios de médio e grande porte do estado do Rio Grande do Sul. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 10, p. 139-159, 2018.
-
ZANELATO, FRANCIS ALBINO ; GRANDO, TADEU ; MARTINS, VANESSA DE QUADROS ; ZANINI, FRANCISCO ANTÔNIO MESQUITA . GASTOS SOCIAIS INTERNOS E O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DO ISE. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 10, p. 384-403, 2018.
-
Fischer, G. I. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. ; RIBEIRO, S. P. ; SOUSA, M. A. B. . Utilização de metodologias de reestruturação societária como ferramenta de planejamento tributário: um estudo de caso em empresas do setor de transportes. Gestão em foco - UNISEPE , v. 2018, p. 287-302, 2018.
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Declaração de missão em páises latino-americanos: efetividade e fatores contingenciais. ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING , v. 11, p. 464-483, 2018.
-
MARTINS, VANESSA ; LUIZ HENRIQUE FIGUEIRA, LUIZ ; DIEHL, CARLOS ; FLORES, JÉFERSON . HIGH ASSET SPECIFICITY IN THE EVALUATION OF TRANSACTION COSTS: THE CASE OF GRÊMIO?S ARENA. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL , v. 13, p. 130-148, 2017.
-
Gaieski, R.J. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. ; CORREA, S. . Efeito da arrecadação municipal no índice de desenvolvimento socioeconômico (IDESE) em municípios do estado do Rio Grande do Sul. ESTUDO & DEBATE (ONLINE) , v. 24, p. 188-207, 2017.
-
REMPEL, C. ; DIEHL, C.A. ; MARTINS, V. Q. ; HANSEN, P.B. . Analysis of the relative technical efficiency of Brazilian electricity distribution companies: a DEA approach. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE (UFSC) , v. 14, p. 33-54, 2017.
-
MARCHIORI, F.W. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Os Efeitos dos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa na Criação de Valor e no Desempenho Operacional das Companhias Brasileiras. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia , v. XIII, p. 67-93, 2016.
-
BACKI, T. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Percepção dos empresários sobre as vantagens e do SPED fiscal: um estudo de caso no município de Guaporé, RS. Gestão e Desenvolvimento (FEEVALE) , v. 13, p. 128-149, 2016.
-
MACHADO, D. P. ; AMARAL, C. T. ; MARTINS, V. Q. . Impairment em instituições financeiras listadas nos níveis 1 e 2 de governança corporativa. Sinergia (FURG) , v. 18, p. 37-48, 2014.
-
AMARAL, C. T. ; TINOCO, J. E. P. ; CLARO, J. A. C. S. ; MACHADO, D. P. ; MARTINS, V. Q. . Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-GT). Revista da Faculdade de Administração e Economia - ReFAE , v. 4, p. 2-24, 2013.
-
DALLAGNOL, M. M. F. ; SCHIAVON, O. P. ; MARTINS, V. Q. . Gerenciamento de processos administrativos: uma análise exploratória do mapeamento de processos do setor público. In: Marcos William Kaspchak Machado. (Org.). Controladoria, Gestão de Custos e Finanças. 1ed.: , 2018, v. , p. 308-325.
-
MENDONCA JUNIOR, D. ; DALLAGNOL, M. M. F. ; MARTINS, V. Q. ; Freitag, V. C . Avaliação dos Sistemas de E-Commerce: Estudo Comparativo Antes e Durante a Pandemia da COVID-19. In: ENCONTRO DA ANPAD, 2020, Porto Alegre. EnANPAD, 2020.
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; MARQUEZAN, L.H.F. . Relação entre os fatores contingenciais e a remuneração variável de executivos. In: Anpcont, 2019, São Paulo. Anpcont, 2019. v. XII.
-
Freitag, V. C ; MARTINS, V. Q. ; RIBEIRO, S. P. ; DALLAGNOL, M. M. F. . Incerteza Estratégica: uma abordagem cientométrica da literatura. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2019, Curitiba. XXVI CBC. São Leopoldo: ABC, 2019.
-
OLESIAK, E. M. ; DIEHL, C.A. ; MARTINS, V. Q. . Relação entre controladores familiares e a manutenção do posicionamento estratégico das companhias listadas na B3. In: ANPCONT, 2018, João Pessoa. XII ANPCONT, 2018. v. 12.
-
DIEHL, C.A. ; MARQUEZAN, L.H.F. ; MARTINS, V. Q. . Determinantes de custos de eficiência no futebol: uma análise comparada entre Brasil e Espanha. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2018, Vitória. CBC. São Leopoldo: ABC, 2018. v. XXV.
-
MAYER, R. ; MARTINS, V. Q. ; KRONBAUER, C. A. . A evidenciação de informações contábeis obrigatórias e voluntárias: um estudo em clubes de futebol brasileiros. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2018, Vitória. CBC. São Leopoldo: ABC, 2018. v. XXV.
-
GAIESKI, R. J. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . O efeito da arrecadação municipal no índice de desenvolvimento socioeconômico (IDESE) nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. In: Conference of International Institute of Costs, 2017, Lyon. Conference of International Institute of Costs, 2017. v. XV.
-
Brocco, C ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Análise dos fatores explicativos do nível de transparência dos municípios do estado do Rio Grande do Sul com população acima de 50 MIL habitantes. In: Conference of International Institute of Costs, 2017, LYON. Análise dos fatores explicativos do nível de transparência dos municípios do estado do Rio Grande do Sul com população acima de 50 MIL habitantes, 2017. v. XV.
-
Rodrigues, M. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. ; Freitag, V. C . Aplicação de contabilidade de gestão em entidades sem fins lucrativos no município de Santa Cruz do Sul. In: Conference of International Institute of Costs, 2017, Lyon. Conference of International Institute of Costs, 2017. v. XV.
-
Costa, Gislaine Alves da ; MACHADO, D. P. ; MARTINS, V. Q. . A Eficiência do Controle Social em Licitações Municipais: Um Estudo nos Observatórios Sociais. In: EnANPAD, 2017, São Paulo. Encontro da ANPAD, 2017. v. XLI.
-
Freitag, V. C ; MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. . Organização de conteúdos de Contabilidade de Gestão: uma aplicação do método AHP. In: Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2017, Aveiro. Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2017. v. XVI.
-
PETRY, E. D. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. ; Freitag, V. C ; RIBEIRO, S. P. ; RAMOS, F. M. ; SOUZA, T. R. . Planejamento sucessório a partir da constituição de uma holding: um estudo sobre as vantagens societárias e tributárias. In: Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2017, Aveiro. Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2017. v. XVI.
-
Freitag, V. C ; MARTINS, V. Q. ; RIBEIRO, S. P. ; Schuh, C . Barreiras de difusão da pesquisa gerencial na percepção de pesquisadores e profissionais em contabilidade. In: XXIV Congresso Brasileiro de Custos, 2017, Florianópolis. CBC. São Leopoldo: ABC, 2017. v. XXIV.
-
DIEHL, C.A. ; RECH, M ; MARTINS, V. Q. . Indicadores Não-Financeiros de Avaliação de Desempenho: Análise de Conteúdo em Relatórios de Administração de Empresas do Setor de Distribuição de Energia Elétrica. In: Anais do XVI USP International Conference in Accounting, 2016, São Paulo. USP, 2016. v. 16.
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Análise da efetividade das missões empresariais e sua relação com fatores contingenciais em países do GLENIF. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2016, Porto de Galinhas. Congresso Brasileiro de Custos. São Leopoldo: ABCustos, 2016. v. XXIII.
-
Brocco, C ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Transparência da gestão pública municipal: análise dos fatores explicativos do nível de transparência dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul com população acima de 50 mil habitantes. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Triches, M ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Os Efeitos da Implantação do SPED Contribuições na Sonegação do PIS e da COFINS. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Mezzomo, R ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . As Influências da Corrupção Governamental e do Índice de Democracia sobre a Carga Tributária dos Países-Membros do MERCOSUL. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Gaieski, R.J. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . O efeito da arrecadação municipal no índice de desenvolvimento socioeconômico (IDESE) nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
MAria, A.C ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. ; Freitag, V. C . Saldo credor ICMS: redução do saldo credor acumulado e o impacto no resultado financeiro. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Rachor, F. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. . Os impactos da implantação do SPED em uma empresa de médio porte. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Fischer, G. I. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. . Utilização de metodologias de reestruturação societária como ferramenta de planejamento tributário: um estudo de caso em empresa do setor de transportes. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Etges, L.M. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. . Controles internos: um estudo de caso em organização contábil do município de Santa Cruz do Sul/RS. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
Rodrigues, M. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. . Utilização de informações contábeis no processo de gestão em entidades sem fins lucrativos do município de Santa Cruz do Sul. In: III Congresso de Controladoria e Finanças, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
DALLAGNOL, M. M. F. ; SILVA, R. A. ; Schuh, C ; MARTINS, V. Q. . Administração de Processos: processos e documentos para o departamento de perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social em Curitiba.. In: III Congresso de Finanças e Controladoria, 2016, São Leopoldo. COFIN, 2016. v. 3.
-
MARTINS, V. Q. ; MARQUEZAN, L.H.F. ; DIEHL, C.A. ; FLORES, J.S. . Alta especificidade de ativos na avaliação dos Custos de Transação: o caso da Arena do Grêmio. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2015, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Custos. São Leopoldo: ABC, 2015. v. 22.
-
KIM, S. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; FRIEDRICH, L. . The Separation of ownership and control impacts the firm values of Large Conglomerate Groups (LCGs) in Korea?. In: Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS, 2015, São Leopoldo. COFIN, 2015. v. 2.
-
MARCHIORI, F.W. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . O efeito dos níveis diferenciados de governança corporativa na criação de valor e no desempenho operacional das companhias brasileiras listadas na BMF&Bovespa. In: Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS, 2015, São Leopoldo. COFIN, 2015. v. 2.
-
DIDOLICHE, J. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Governança corporativa: um estudo da relação dos níveis diferenciados de governança da BMF&Bovespa e a volatilidade das ações. In: Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS, 2015, São Leopoldo. COFIN, 2015. v. 2.
-
BACKI, T. H. ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Sped Fiscal: vantagens e desvantagens na percepção dos empresários do município de Guaporé ? RS. In: Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS, 2015, São Leopoldo. COFIN, 2015. v. 2.
-
BENIN, M. M. ; DIEHL, C.A. ; BANDEIRA, G. G. ; MARTINS, V. Q. . Eficiência econômica em empresas do segmento de transporte: um estudo com base na análise envoltória de dados (DEA). In: Congresso de Controladoria e Finanças da UNISINOS, 2015, São Leopoldo. COFIN, 2015. v. 2.
-
MACHADO, D. P. ; MARTINS, V. Q. ; OTT, E. ; AMARAL, C. T. . Produção Científica Gerada a partir dos Resultados das Dissertações Defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Região Sul do Brasil. In: XXXVIII EnANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII EnANPAD.
-
REMPEL, C. ; DIEHL, C.A. ; MARTINS, V. Q. ; HANSEN, P.B. . Análise da eficiência técnica relativa de empresas brasileiras distribuidoras de energia elétrica: uma abordagem DEA. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2014, Natal. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Custos. São Leopoldo: ABC, 2014. v. 21.
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; REMPEL, C. ; TAGLIARI, M. . Avaliação da eficiência econômica das distribuidoras brasileiras de energia elétrica por meio da análise envoltória de dados (DEA). In: Congresso Brasileiro de Custos, 2014, Natal. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Custos. São Leopoldo: ABC, 2014. v. 21.
-
AMARAL, C. T. ; TINOCO, J. E. P. ; MACHADO, D. P. ; MARTINS, V. Q. . Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica ? CEEE ? GT. In: XV SemeAd, 2012, São Paulo. XV SemeAd Desafios da Gestão: Econômico, Social e Ambiental, 2012.
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; MARQUEZAN, L.H.F. . Relação entre os fatores contingenciais e a remuneração variável de executivos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIEHL, C.A. ; MARQUEZAN, L.H.F. ; MARTINS, V. Q. . Determinantes de custos de eficiência no futebol: uma análise comparada entre Brasil e Espanha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Brocco, C ; GRANDO, T. ; MARTINS, V. Q. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Análise dos fatores explicativos do nível de transparência dos municípios do estado do Rio Grande do Sul com população acima de 50 mil habitantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; BRUNOZI JUNIOR, A.C. . Análise da efetividade das missões empresariais e sua relação com fatores contingenciais em países do GLENIF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, V. Q. ; MARQUEZAN, L.H.F. ; DIEHL, C.A. ; FLORES, J.S. . Alta especificidade de ativos na avaliação dos Custos de Transação: o caso da Arena do Grêmio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REMPEL, C. ; DIEHL, C.A. ; MARTINS, V. Q. ; HANSEN, P.B. . Análise da eficiência técnica relativa de empresas brasileiras distribuidoras de energia elétrica: uma abordagem DEA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, V. Q. ; DIEHL, C.A. ; REMPEL, C. ; TAGLIARI, M. . Avaliação da eficiência econômica das distribuidoras brasileiras de energia elétrica por meio da análise envoltória de dados (DEA).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, V. Q. . Análise bibliográfica do tema Demonstração do Valor Adicionado nos anais do EnANPAD no período de 1997 a 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AMARAL, C. T. ; MACHADO, D. P. ; MARTINS, V. Q. . Redução ao Valor Recuperável / Impairment nas Instituições Financeiras Listadas nos Níveis 1 e 2 de Governança Corporativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MARTINS, V. Q. . Avaliação de artigos para o XIV Anpcont. 2020.
MARTINS, V. Q. . Avaliação de artigos para a I Jornada Acadêmica de Governança Corporativa. 2019.
MARTINS, V. Q. . Avaliação de artigos para o IV Congresso de Controladoria e Finanças - COFIN. 2017.
MARTINS, V. Q. . Avaliação de artigos para o III Congresso de Controladoria e Finanças - COFIN. 2016.
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
CONTROLADORIA: DETERMINANTES DE CUSTOS DE EFICIÊNCIA NO FUTEBOL ? UMA ANÁLISE COMPARADA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Alberto Diehl em 16/09/2023., Descrição: Descrição: O setor de esportes tem movimentado, no mundo inteiro, valores elevados de capital e é responsável pela geração de grande quantidade de empregos. No Brasil, em especial, o setor tem relevante papel econômico e social. O futebol é responsável pela maior parte desse volume de recursos e empregos, seja nas competições profissionais ou amadoras. Por outro lado, embora o país se destaque pelo seu protagonismo em campo, seja pelo desempenho esportivo, seja pela ?exportação de talentos?, o desempenho econômico-financeiro dos clubes deixa a desejar, em especial se comparado a outros países, como por exemplo, a Espanha. O mau uso dos recursos gera desperdício de esforços e impede os clubes brasileiros de obter melhor desempenho esportivo, em especial fora do país. Nesse sentido, o estudo da eficiência no uso dos recursos pode trazer informações importantes que auxiliem na gestão dos clubes, potencializando também seu desempenho esportivo. No âmbito da contabilidade, a contabilidade de gestão (ou gerencial) ou controladoria tem se ocupado dessa temática em vista do seu direcionamento na busca de eficiência e eficácia organizacionais. Em vista disso, a presente proposta visa estudar a eficiência econômica, por meio da abordagem DEA, tomando como ponto de partida as demonstrações contábeis publicadas pelos maiores clubes brasileiros e espanhóis. Como resultados busca-se analisar comparativamente a eficiência econômica de clubes de futebol brasileiros, bem como, cientificamente, orientações de mestrado e publicações acadêmicas que contribuam com o conhecimento na área de controladoria. Aprovado para Bolsa produtividade 2016-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa de Quadros Martins - Integrante / CARLOS ALBERTO DIEHL - Coordenador / MAICON MANOEL BENIN - Integrante / LUIZ HENRIQUE FIGUEIRA, LUIZ - Integrante / VINICIUS ROSA CARVALHO - Integrante / ANDRÉ DE VARGAS VEIT - Integrante / Georjano Cagliari Baldasso - Integrante.
-
2011 - 2018
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS - DETERMINANTES, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Alberto Diehl em 24/02/2016., Descrição: O presente projeto apresenta uma proposta para análise de determinantes de custos relacionados à eficiência, no escopo da gestão estratégica de custos, abordagem originalmente idealizada por Shank e Govindarajan (1997).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa de Quadros Martins - Integrante / CRISTIANO REMPEL - Integrante / CARLOS ALBERTO DIEHL - Coordenador / PETER BENT HANSEN - Integrante / LUIZ HENRIQUE FIGUEIRA MARQUEZAN - Integrante / MAICON MANOEL BENIN - Integrante / Tiago Wickstrom Alves - Integrante / Clóvis Kronbauer - Integrante / Ana Cristine Heinen - Integrante / João Rafael Alberton - Integrante / Rodaika Sardagna - Integrante / Valéria Mareth - Integrante / Igor Alexandre Clemente de Morais - Integrante / Lucas Seffrin Zorzo - Integrante / Edson Pedro Zambon - Integrante / Valeska Bueno Miranda de Mendonça - Integrante.
Prêmios
2018
Indicação ao prêmio Masayuki Nakagawa, ABC.
2016
Segundo melhor artigo da área de Contabilidade para Usuários Externos do III COFIN, Unisinos.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. , Av. Itália Km 8 s/n, Carreiros, 96203900 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32336768
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40
2015 - 2015
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora da Disciplina Análise das Demonstrações Financeiras do Curso de Administração de Empresas da Universidade Aberta do Brasil - UAB/FURG.
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora da Disciplina Contabilidade para Administradores do Curso de Administração de Empresas da Universidade Aberta do Brasil - UAB/FURG.
2007 - 2009
CCANET Soluções de Informática LtdaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Realizado junto à Prefeitura Municipal de Rio Grande - Secretaria Municipal da Fazenda.
2003 - 2007
Prefeitura Municipal de Rio GrandeVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Realizado junto ao Gabinete de Compras e Licitações Públicas.
2015 - 2015
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Realizado junto a disciplina de Orçamento e Indicadores de Gestão, no curso de Administração de Empresas - Gestão para Inovação e Liderança (PA4)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa de Quadros Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?