Flávia Ferreira de Castilho

Doutora em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu "Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou por quatro anos com professora colaboradora na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e como docente da Educação básica no município do Rio de Janeiro. A partir de 2014 é professora da Unidade de Educação Infantil no Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (COLUNI-UFF). Integrante do grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Imaginário, Pesquisa Narrativa e Educação" (CIMNE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização.

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2018 - 2022

Universidade Federal Fluminense
Título: Educação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professoras sobre os sentidos de educar com as infâncias.
Iduina Edite Mont Alverne Braun Chaves. Palavras-chave: Educação Infantil; Formação de Professores; Narrativas Infantis.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Narrativas biográficas: relatos de vida, formação docente, saberes e fazeres alfabetizadores, Ano de Obtenção: 2012
Carmen Sanches Sampaio..Palavras-chave: Alfabetização; Formação de Professores; Narrativas; Práticas Pedagógicas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Alfabetização. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educacao Infantil

2004 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Trabalho com turmas agrupadas- um olhar para as diferenças
Orientador: Aristeo Leite Garcia

Graduação em Pedagogia

1996 - 1999

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Maria Luisa Magalhães Bastos Oswald.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Organização de eventos

CASTILHO, F. F. . VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DO IMAGINÁRIO ? 100 ANOS DE GILBERT DURAND. 2021. (Outro).

CASTILHO, F. F. ; CHAVES, I. M. . VII Jornada de Estudos do Imaginário - habitar o hábito - como habitar o que fazemos pode nos levar a ser quem somos. 2019. (Outro).

CASTILHO, F. F. ; CHAVES, I. M. . VIII Jornada de Estudos do Imaginário - dramaturgia em Suzanne Lebeau e seu Ogroleto. 2019. (Outro).

CASTILHO, F. F. ; CHAVES, I. M. . IX Jornada de Estudos do imaginário - estranhar a canção popular: rituais de fruição, modos de escutar. 2019. (Outro).

CASTILHO, F. F. . I Simpósio de Educação Básica do COLUNI/UFF: desafios da Profissão Docente. 2018. (Outro).

Participação em eventos

3º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS. A partilha de saberes entre professores em formação: uma experiência de tornar-se professor na e da Educação Infantil. 2022. (Congresso).

III Seminário Interno de Prática Discente da Educação Infantil do COLUNI/UFF.Brincar e Brincadeira como Processo Educativo: Reflexões de Práticas cotidianas e Formação de Professores de Educação Infantil do Coluni/UFF.. 2022. (Seminário).

III Seminário Interno de Prática Discente da Educação Infantil do COLUNI/UFF.Contextos Narrativos na Escola da Infância: Desenho e Grafismo na Educação Infantil do Coluni/UFF.. 2022. (Seminário).

XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação.EDUCAÇÃO INFANTIL E DOCÊNCIA - REFLEXÕES. 2022. (Seminário).

XIX Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica.Brincar e Brincadeira como Processo Educativo: Reflexões de Práticas cotidianas e Formação de Professores de Educação Infantil do Coluni/UFF.. 2022. (Seminário).

XIX Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica.Contextos Narrativos na Escola da Infância: Desenho e Grafismo na Educação Infantil do Coluni/UFF.. 2022. (Outra).

2º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SESC RJ: ESSA ESCOLA CHAMADA VIDA. Experimentar e narrar: registrar como ato de emancipação intelectual e formação docente. 2021. (Congresso).

CONGRESO DE EDUCACIÓN IBEROAMERICANO: UN HOMENAJE A PAULO FREIRE. O inédito-viável e a educação infantil na pandemia: registrar como ato de emancipação intelectual.. 2021. (Congresso).

III CONGRESSO DE ESTUDOS DA INF NCIA: MOVIMENTO, LIMIARES E FRONTEIRAS. Desafios de ser ?escola? na pandemia: a construção da autonomia das crianças pequenas e o encontro geracional ?na tela?. 2021. (Congresso).

I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa: experiências, formação docente e políticas na educação. 2021. (Seminário).

IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). Significações da docência na Educação Infantil: memórias e narrativas docentes. 2021. (Congresso).

IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). 2021. (Congresso).

VI SEMINÁRIO DISCENTE PPGEDU-UFF.Reflexões sobre a educação das infâncias a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. 2021. (Seminário).

X FALA Outra ESCOLA.Reflexões sobre o professor de educação infantil e a relação com o brincar: uma experiência da Educação Infantil da UFF em tempos pandêmicos. 2021. (Seminário).

X FALA Outra ESCOLA. 2021. (Seminário).

XI JORNADA DE ESTUDOS DO IMAGINÁRIO ? "O ATO POÉTICO EM BACHELARD". 2021. (Outra).

XVIII Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica.Brincar e Brincadeira como Processo Educativo: Reflexões de Práticas Cotidianas e Formação de Professores de Educação Infantil do Coluni/UFF.. 2021. (Seminário).

XVIII Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica.A Creche como Começo da Educação Infantil: Notas sobre a Formação Docente e a Construção de Saberes e Autonomia na Educação Infantil do Coluni/UFF.. 2021. (Seminário).

XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? XX ENDIPE ? RIO 2020 ? uma promoção interinstitucional.DA ESCUTA SENSÍVEL: CACOS PARA UM VITRAL ? NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA. 2020. (Encontro).

XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? XX ENDIPE ? RIO 2020 ? uma promoção interinstitucional. 2020. (Encontro).

XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação. XL Encontro Nacional FORUMDIR. I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp. 2019. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação. XL Encontro Nacional FORUMDIR. I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp.EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: COMPARTILHANDO SABERES. 2019. (Seminário).

X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos.Brincar e brincadeira como processos educativos: reflexões a partir de práticas ocorridas na Educação Infantil da UFF. 2019. (Seminário).

X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos. 2019. (Seminário).

Conversa com Professoras.É para ler e escrever na Educação Infantil? Perspectivas do trabalho na creche UFF.. 2018. (Outra).

I Simpósio de Educação Básica do COLUNI/UFF: desafios da Profissão Docente.Leitura e escrita no ensino de língua materna e estrangeira (mesa-redonda). 2018. (Simpósio).

I Simpósio de Educação Básica do COLUNI/UFF: desafios da Profissão Docente. 2018. (Simpósio).

VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Entre histórias e memórias: a educação infantil como lugar de encontro. 2018. (Congresso).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE. 2018. (Seminário).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE.Processos Formativos Compartilhados: perspectivas na educação infantil da Universidade Federal Fluminense. 2018. (Seminário).

IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitárioo.Processos formativos compartilhados: perspectivas e desafios no cotidiano da Educação Infantil da UFF. 2017. (Seminário).

IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitárioo. 2017. (Seminário).

VIII Seminário Fala Outra Escola: Re-existir nas pluralidades do cotidiano.Descobertas, desafios e parcerias: um diálogo com a formação de professoras na Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense. 2017. (Seminário).

XV Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.Meu cabelo é enroladinho como o da Débora! - Reflexões sobre a construção da identidade de crianças negras da Educação Infantil da UFF. 2017. (Outra).

XV Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.Ler e escrever é fazer tarefas? Um relato de experiência na Educação Infantil da UFF. 2017. (Outra).

XV Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.O espaço na Educação Infantil da UFF: Ambiente Educador. 2017. (Outra).

XV Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.O olhar da Pedagogia Social e o transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil. 2017. (Outra).

XV Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.As frutas vêm do mercado? A construção da horta na Educação Infantil. 2017. (Outra).

1º Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp. A importância do registro na construção de parcerias na Educação Infantil. 2016. (Congresso).

VI SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO 20 ANOS: MEMÓRIAS, POLÍTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE.Reflexões sobre a formação de estudantes de Pedagogia a partir do registro de vivências com crianças de Educação Infantil. 2016. (Seminário).

XIII Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.Reflexões sobre a brincadeira e o faz de conta a partir de vivências com crianças de Educação Infantil. 2015. (Outra).

XIII Mostra de Iniciação à Docência da Agenda Acadêmica.A importância do registro na formação de estudantes e professoras de Educação Infantil. 2015. (Outra).

19º Congresso de Leitura do Brasil. Compartilhando vozes e narrativas de crianças em uma sala de leitura. 2014. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Saberes e fazeres docentes: uma construção cotidiana. 2014. (Congresso).

VI Encontro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Angra dos Reis (FALE/Angra).A criança que não aprende: interrogações sobre o processo de ensinar e aprender a ler e a escrever. 2014. (Encontro).

V Seminário Vozes da Educação: formação docente - experiências, políticas e memórias polifônicas.Registros (em diário) das crianças: O que nos dizem sobre as avaliações praticadas na e pela escola?. 2013. (Seminário).

10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.(Auto)formação docente compartilhada: mo(vi)mentos, diálogos, e ressignificações no processo de (trans)formar-se. 2011. (Encontro).

I Seminário Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores.Saberesfazeres alfabetizadores: imagens da sala de aula, fragmentos curriculares e concepções pedagógicas nascom fotografias docentes.. 2011. (Seminário).

VI Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestras y Maestros que hacen investigación e innovacioón desde la escuela.Narrativas (auto)biográficas: professores(as) alfabetizadores(as) e a construção de (seus) saberes, fazeres e conheceres.. 2011. (Encontro).

I Encontro com Pesquisadores. 2010. (Encontro).

II Encontro com Pesquisadores. 2010. (Encontro).

III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos.. A formação docente inscrita na escrita da própria prática: narrativas como possibilidades de (trans)formação. 2010. (Congresso).

II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: perspectivas metodológicas..Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita: saberes e fazeres cotidianos através de narrativas infantis. 2010. (Seminário).

IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. 2010. (Congresso).

IV Seminário Vozes da Educação - Formação de Professores/as: narrativas, políticas e memórias..Narrativas da/na/sobre a Vida: professores(as) alfabetizadores(as) e a construção de (seus) saberes no percurso formativo.. 2010. (Seminário).

Seminario de Doctorado. 2010. (Seminário).

Seminario de Doutorado "Narrativas, memória e formação". 2010. (Seminário).

XXII Encontro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita.Alfabetização e Lógicas Infantis: crianças (e professoras) falam sobre esse processo. 2010. (Encontro).

17º Congresso de Leitura do Brasil. Diferentes textos e (con)textos na alfabetização. 2009. (Congresso).

Produzindo e Dialogando Educação. 2009. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Caroline Souza de Assis; Fernanda Soares Damasceno

BURITY, C. H. de F.;CASTILHO, F. F.. O uso e a importância dos recursos didáticos como facilitador do ensino de biologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Taisa Vieira da Silva

CASTILHO, F. F.; BURITY, C. H. de F.. Intervenções educativas sobre parasitoses intestinais: aplicações de um jogo para alunos do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: ANA PAULA AMORIM DA SILVA

CASTILHO, F. F.. Repensando as práticas pedagógicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Soraya Pereira Rdrigues

CASTILHO, F. F.. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Valéria de Lemos Anacleto

CASTILHO, F. F.. Dificuldades na Aprendizagem de Leitura e de Escrita dos Alunos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fátima Lameida Gonçalves

CASTILHO, F. F.. Alfabetização sem Cartilhas: Uma Ação Possível. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elzeli Werneck Roque

CASTILHO, F. F.. Em Busca de um Método em Alfabetização Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ketlen de Souza Carvalho

CASTILHO, F. F.. Uma Reflexão a Respeito dos Objetivos dos Educandos Jovens e Adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roseli Gatti Gonçalves

CASTILHO, F. F.. Lúdico e Educação: A Importância do Brincar na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simoni dos Santos Fraga

CASTILHO, F. F.. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Maria Pereira Matos de Andrade

CASTILHO, F. F.. Mudanças significativas na prática docente para o sucesso na alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia da Conceição Lopes

CASTILHO, F. F.. Alfabetização e Literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jacy Leite dos Santos Silva

CASTILHO, F. F.. Educar é preciso: incluir é fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cíntia Aparecida de Souza

CASTILHO, F. F.. Letramento na Educação Infantil: um relato de experiência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Edna Lucia Cordeiro Hespanhol

CASTILHO, F. F.. Dificuldades de interpretação de textos dos alunos do 5º ano escolar do Colégio Estadual São Fidélis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clisse Gomes Coutinho

CASTILHO, F. F.. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roseli Gatti Gonçalves

CASTILHO, F. F.. Lúdico e Educação: a importância do brincar na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: VALÉRIA OLIVEIRA DA SILVA

CASTILHO, F. F.. Alfabetização e Seus Avanços: Repensando a Prática Educativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina Del Espositi Portugal

CASTILHO, F. F.. Inclusão Escolar: Avanços da Educação das Pessoas Portadoras de Deficiência Mental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Auxiliadora Apolinário

CASTILHO, F. F.. A Inclusão da Criança com Necessidades Educativas na Escola Regular de 1a. a 4a. Série. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Conceição Denise Correa Storani

CASTILHO, F. F.. Leitura, Escrita e Diversidade Desafiando a Formação e a Prática Docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisangela das Graças Souza Zavoli

CASTILHO, F. F.. Alfabetização a Partir do Trabalho com Projetos: Uma Proposta Interdisciplinar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisangela das Graças Souza Zavoli

CASTILHO, F. F.. Alfabetização a Partir do Trabalho com Projetos: Uma Proposta Interdisciplinar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria das Neves Andrade Silva

CASTILHO, F. F.. A importância da afetividade na relação professor-aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

CASTILHO, F. F.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TITULOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2018. Universidade Federal Fluminense.

MATA, A. S.;CASTILHO, F. F.; MELLO, M. B. C.. Seleção Simplificada para Professor Substituto (Determinação de Serviço COLUNI nº 03 de 02 de junho de 2017). 2017. Universidade Federal Fluminense.

CASTILHO, F. F.; MELLO, M. B. C.; MATA, A. S.. Seleção Simplificada para Professor Substituto (Determinação de Serviço COLUNI nº 07 de 03 de outubro de 2017). 2017.

CASTILHO, F. F.; MATA, A. S.; OSTETTO, L. E.. Seleção Simplificada para Professor Substituto (número do edital 148/2016). 2016. Universidade Federal Fluminense.

CASTILHO, F. F.; MELLO, M. B. C.; MELLO, C. V.. Seleção Simplificada para Professor Substituto (Determinação de Serviço COLUNI nº14 de 13 de maio de 2016). 2016. Universidade Federal Fluminense.

CASTILHO, F. F.; SANTOS, N. O.; SILVA, C. F.. Prova de Desempenho Didático do Concurso Público para Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2014. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

CASTILHO, F. F.. Banca de seleção de Bolsistas de Projetos de Prática Discente da Educação Infantil do Coluni-UFF. 2022.

CASTILHO, F. F.. Banca de seleção de Bolsistas de Projetos de Prática Discente da Educação Infantil do Coluni-UFF. 2021. Universidade Federal Fluminense.

CASTILHO, F. F.; FERNANDES, A. C. C.; MATA, A. S.; RODRIGUES, A.G.; ENDLICH, A. R. F. G.; MELLO, C. V.. BANCA DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PRÁTICA DISCENTE. 2020.

Orientou

Ana Lúcia Gonçalves Perdomo

; "Um olhar pedagógico sobre a dificuldade de aprendizagem"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Rosangela Lemos do C

de Mello; Alfabetização: O método monetessori como alternativa pedagógica para os alunos da rede pública de ensino; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Luciana Gonçalves Carone

Alfabetzação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Isamar Ferreira da Silva

Alfabetizar as Crianças para uma Sociedade em Constantes Transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Eny Gomes Vieira

Dificuldades de Aprendizagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Adriana Fragoso Orem

Alfabetização; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Julia Graziela Tavares Galache

Inclusão Escolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Magaly de Fátima Paula Marques

Alfabetização e Educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Maria das Neves Andrade Silva

A importância da Afetividade na Relação Professor-Aluno; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais doEnsino Fundament) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Sarah Borges Martins Gomes

Contextos Narrativos na Escola da Infância: Desenho e Grafismo na Educação Infantil do Coluni/UFF; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Camille da Silva Oliveira

Brincar e Brincadeira como Processo Educativo: Reflexões de Práticas Cotidianas e Formação de Professores de Educação Infantil do Coluni/UFF; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Silvia Helena da Silva Barroso

Brincar e Brincadeira como Processo Educativo: Reflexões de Práticas Cotidianas e Formação de Professores de Educação Infantil do Coluni/UFF; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Sarah Borges Martins Gomes

A Creche como Começo da Educação Infantil: Notas sobre a Formação Docente e a Construção de Saberes e Autonomia na Educação Infantil do Coluni/UFF; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Rhaissa Vieira

Brincar e Brincadeira como Processo Educativo: Reflexões de práticas cotidianas e formação de professores de Educação Infantil do Coluni/UFF; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Julia Cristina Teixeira dos Santos Barbosa

Programa Licenciaturas/Projeto Educação Infantil na UFF: reflexões sobre o brincar e a brincadeira como processos educativos; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Priscilla Amaral Lanzilloti Barreto

Programa Licenciaturas/Projeto Educação Infantil na UFF: reflexões sobre o brincar e a brincadeira como processos educativos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Danielle Santos Alves

Programa Licenciaturas/Projeto Formação inicial na educação infantil; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Suellen Moreira

Programa Licenciaturas/Projeto Formação inicial na Educação Infantil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Mariana Fiori Ramos

Programa Licenciaturas/Projeto Formação inicial na Educação Infantil; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Flavia Ferreira de Castilho;

Produções bibliográficas

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; MELLO, C. V. . Compartilhando vozes e narrativas de crianças em uma sala de leitura. Linha Mestra , v. 24, p. 767, 2014.

  • SAMPAIO, C.S. ; RIBEIRO, T. ; HELAL, I. ; CASTILHO, F. F. . Escola, formação e cotidianos: saberes e fazeres a partir de narrativas infantis. Revista teias (UERJ. Online) , v. 12, p. 155-169, 2011.

  • RIBEIRO, K. P. ; RIBEIRO, R. S. R. ; CASTILHO, F. F. ; MELO, C. V. ; FLORES, R. M. . FORMAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO SABERES. In: Vargens, Dayala P. M; Miranda, Jean Carlos; Rodrigues, Jéssica do N. V; Freitas, Luciana M. A; Vilela, Mariana Lima. (Org.). Formação Docente na UFF: experiências e reflexões no diálogo entre Universidade e Escola. 1ed.Niterói: DPD/PROGRAD/UFF, 2022, v. , p. 548-557.

  • CARVALHO, D. S. ; VIEIRA, R. ; BERLE, S. ; CASTILHO, F. F. . A GENTE QUER BRINCAR! REFLEXÕES SOBRE O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O BRINCAR. In: Vargens, Dayala P. M; Miranda, Jean Carlos; Rodrigues, Jéssica do N. V; Freitas, Luciana M. A; Vilela, Mariana Lima. (Org.). Formação Docente na UFF: experiências e reflexões no diálogo entre Universidade e Escola. 1ed.Niterói: DPD/PROGRAD/UFF, 2022, v. , p. 724-733.

  • CASTILHO, F. F. . Perspectivas e desafios na educação infantil da Universidade Federal Fluminense: construindo parcerias e compartilhando saberesfazeres cotidianos. In: Rafael Marques Gonçalves; Allan Rodrigues; Tiago Ribeiro. (Org.). Cotidianos e formação docente: conversas, currículos e experiências com a escola. 1ed.Rio de Janeiro: Ayvu, 2019, v. 1, p. 219-236.

  • CASTILHO, F. F. ; ARAUJO, M. A. R. C. . Registros (em diário) das crianças: O que nos dizem sobre as avaliações praticadas na e pela escola?. In: V Seminário Vozes da Educação: formação docente - experiências, políticas e memórias polifônicas, 2013, São Gonçalo, RJ. Anais do V Seminário Vozes da Educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. p. 1-18.

  • SAMPAIO, C.S. ; CASTILHO, F. F. ; RIBEIRO, T. . (Auto)formação docente compartilhada: mo(vi)mentos, diálogos, e ressignificações no processo de (trans)formar-se. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2011.

  • CASTILHO, F. F. ; HELAL, I. ; BRONZEADO, C. . Narrativas (auto)biográficas: professores(as) alfabetizadores(as) e a construção de (seus) saberes, fazeres e conheceres.. In: VI Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestras y Maestros que hacen investigación e innovacioón desde la escuela, 2011, Huerta Grande (Córdoba). Anais do VI Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestras y Maestros que hacen investigación e innovacioón desde la escuela. Córdoba, 2011.

  • CASTILHO, F. F. ; RIBEIRO, T. ; HELAL, I. . Saberesfazeres alfabetizadores: imagens da sala de aula, fragmentos curriculares e concepções pedagógicas nascom fotografias docentes.. In: I Seminário Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores, 2011, Vitória. Anais do I Seminário Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores. Vitória: Editora da UFES, 2011.

  • HELAL, I. ; CASTILHO, F. F. . Narrativas da/na/sobre a Vida: professores(as) alfabetizadores(as) e a construção de (seus) saberes no percurso formativo.. In: IV Seminário Vozes da Educação - Formação de Professores/as: narrativas, políticas e memórias., 2010, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Vozes da Educação, 2010. v. 1. p. 1-5.

  • CASTILHO, F. F. . Investigando a (própria) prática: discutindo saberes e fazeres (trans)formadores em espaços formativos. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos., 2010, Niterói. Anais do III Diálogos dobre Diálogos. Rio de Janeiro, 2010. v. 1.

  • SAMPAIO, C.S. ; RIBEIRO, T. ; HELAL, I. ; CASTILHO, F. F. . Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita: saberes e fazeres cotidianos através de narrativas infantis. In: II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: perspectivas metodológicas., 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI). Rio de Janeiro, 2010. v. 1.

  • CASTILHO, F. F. ; VASCONCELLOS., V. M. . DIFERENTES TEXTOS E (CON)TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Textos completos, 2009.

  • CASTILHO, F. F. ; VASCONCELLOS., V. M. . Diferentes textos e (con)textos na alfabetização. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.

  • CASTILHO, F. F. ; BERLE, S. . REFLEXÕES SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM O BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFF EM TEMPOS PANDÊMICOS. In: X Seminário Fala Outra Escola, 2021, Campinas - SP. REFLEXÕES SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM O BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFF EM TEMPOS PANDÊMICOS. Campinas - SP: Unicamp, 2021.

  • CASTILHO, F. F. ; BERLE, S. . Brincar e brincadeira como processos educativos: reflexões a partir de práticas ocorridas na Educação Infantil da UFF. In: X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 2019, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ProPEd/UERJ, 2019. v. 1. p. 1-5.

  • CASTILHO, F. F. ; CHAVES, I. M. ; HARDOIM, R. L. A. . EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: COMPARTILHANDO SABERES. In: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação. XL Encontro Nacional FORUMDIR. I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. Salvador: EDUFBA, 2019. v. 1. p. 75-78.

  • CASTILHO, F. F. . Educação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professoras sobre os sentidos de educar com as infâncias. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. . A partilha de saberes entre professores em formação: uma experiência de tornar-se professor na e da Educação Infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, F. F. . EDUCAÇÃO INFANTIL E DOCÊNCIA - REFLEXÕES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BERLE, S. ; CASTILHO, F. F. . Reflexões sobre o professor de educação infantil e a relação com o brincar: uma experiência da Educação Infantil da UFF em tempos pandêmicos.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTILHO, F. F. . Significações da docência na Educação Infantil: Memórias e narrativas docentes.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, F. F. . O inédito-viável e a educação infantil na pandemia: registrar como ato de emancipação intelectual.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, F. F. . Experimentar e narrar: registrar como ato de emancipação intelectual e formação docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, F. F. ; LEITE, I. S. S. . Reflexões sobre a educação das infâncias a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTILHO, F. F. . Desafios de ser ?escola? na pandemia: a construção da autonomia das crianças pequenas e o encontro geracional ?na tela?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, F. F. ; Simone Berle . Brincar e Brincadeira como processos educativos: Reflexões a partir de práticas na educação infantil da UFF. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; Roberta Manceira Flores . Processos formativos compartilhados: Perspectivas na educação Infantil da Universidade Federal Fluminense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; Roberta Manceira Flores . Entre Histórias e Memórias: A Educação Infantil como Lugar de Encontro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. . Leitura e Escrita no Ensino de Lingua Materna e Estrangeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTILHO, F. F. . É para Ler e Escrever na Educação Infantil ? Perspectivas do trabalho na creche UFF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; IFF, A. R. C. ; CRUZ, D. B. . As frutas vêm do mercado? A construção da horta na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; CARVALHO, D. S. ; ANTUNES, V. R. . Meu cabelo é enroladinho como o da Débora! - Reflexões sobre a construção da identidade de crianças negras da Educação Infantil da UFF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; RAMIA, L. C. N. A. ; GONCALVES, A. S. . O espaço na Educação Infantil da UFF: Ambiente Educador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; ALTOE, N. M. . O olhar da Pedagogia Social e o transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; MACEDO, T. P. ; SILVA, S. G. . Ler e escrever é fazer tarefas? Um relato de experiência na Educação Infantil da UFF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. ; OLIVEIRA, J. P. S. G. ; FLORES, R. L. M. ; MALAFAIA, R. . Descobertas, desafios e parcerias: um diálogo com a formação de professoras na Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTILHO, F. F. . Processos formativos compartilhados: perspectivas e desafios no cotidiano da Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTILHO, F. F. . Reflexões sobre a formação de estudantes de Pedagogia a partir do registro de vivências com crianças de Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; OLIVEIRA, J. P. S. G. ; AZEVEDO, S. A. . A importância do registro na construção de parcerias na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTILHO, F. F. ; FLORES, R. L. M. ; OLIVEIRA, J. P. S. G. ; PAVAN, R. C. G. . A importância do registro na formação de estudantes e professoras de Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. ; DIAS, K. S. ; ENDLICH, A. R. F. G. . Reflexões sobre a brincadeira e o faz de conta a partir de vivências com crianças de Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTILHO, F. F. . Compartilhando vozes e narrativas de crianças em uma sala de leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; BERLE, S. . Reflexões sobre o professor de Educação Infantil e a relação com o brincar: uma experiência da Educação Infantil da UFF em tempos pandêmicos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. . A criança que não aprende: interrogações sobre o processo de ensinar e aprender a ler e a escrever. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTILHO, F. F. ; ARAUJO, M. A. R. C. . Registros (em diário) das crianças: O que nos dizem sobre as avaliações praticadas na e pela escola?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. . Alfabetização na idade certa: das políticas ao cotidiano escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, C.S. ; CASTILHO, F. F. ; RIBEIRO, T. . (Auto)formação docente compartilhada: mo(vi)mentos, diálogos, e ressignificações no processo de (trans)formar-se. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; ANDERSON, I. H. ; BRONZEADO, C. . Narrativas (auto)biográficas: professores(as) alfabetizadores(as) e a construção de (seus) saberes, fazeres e conheceres.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; RIBEIRO, T. ; HELAL, I. . Saberesfazeres alfabetizadores: imagens da sala de aula, fragmentos curriculares e concepções pedagógicas nascom fotografias docentes.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HELAL, I. ; CASTILHO, F. F. . Narrativas da/na/sobre a Vida: professores(as) alfabetizadores(as) e a construção de (seus) saberes no percurso formativo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. . Investigando a (própria) prática: discutindo saberes e fazeres (trans)formadores em espaços formativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAMPAIO, C.S. ; RIBEIRO, T. ; HELAL, I. ; CASTILHO, F. F. . Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita: saberes e fazeres cotidianos através de narrativas infantis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; VASCONCELLOS., V. M. . DIFERENTES TEXTOS E (CON)TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. ; VASCONCELLOS., V. M. . Diferentes textos e (con)textos na alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, F. F. . Diferentes textos e (con) textos na alfabetização.. Campinas: unicamp, 2009 (resumo).

Outras produções

CASTILHO, F. F. . Revista Interinstitucional Artes de Educar. 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Grupo de Pesquisa Cultura, Memória Narrativa e Educação (CIMNE), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Ferreira de Castilho - Integrante / Iduína Mont'Alverne Chaves - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Colégio Universitário Geraldo Reis - Ed. Infantil. , Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, São Domingos, 24210201 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292640

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna/ SME RJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

2006 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de Mov. Sociais e Educação

2006 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora

2009 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de Educação Infantil 2

2008 - 2008

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de Estágio Supervisionado 4

2009 - 2013

Universidade do Grande Rio

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2008 - 2012

Esccola Municipal Minas Gerais

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Servidora pública, Carga horária: 25

2006 - 2014

Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: tutor a distância, Carga horária: 20

2000 - 2008

Edelweiss Espaço de Educação Infantil

Vínculo: funcionário - rede privada, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30