Heizir Ferreira de Castro

Concluiu o doutorado em Química Microbiológica - The Victoria University of Manchester (Reino Unido) em 1985. Atualmente é docente/ pesquisador da Escola de Engenharia de Lorena/USP. Publicou 197 artigos em periódicos especializados e 344 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 livros publicados. Possui 5 processos ou técnicas registrados e outros 11 itens de produção técnica. Participou de 10 eventos no Brasil. Orientou 26 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado, 61 trabalhos de iniciação cientifica e 4 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de engenharia química e microbiologia. Supervisionou 9 pós-doutorados. Recebeu 13 prêmios e/ou homenagens, entre 1998 e 2019. Participou de 15 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 14 destes. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e atua como pesquisadora em mais dois projetos, sendo um deles temático com coordenação geral da UFSCar. Atua na área de engenharia química, com ênfase em processos bioquímicos. Em suas atividades profissionais interagiu com 118 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: lipase, immobilization, técnica sol-gel, fatorial design, biodiesel, monoglicerídeos, reator enzimático, micro-ondas, microbial oils.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química Microbiológica

1982 - 1985

The Victoria University of Manchester
Título: Biocalyst and Substrate Properties for Alcohol Production
Orientador: John D. Bu´Lock
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bioreactor; Co-immobilization; Biocatalyst activity and stability; Flocculating yeast.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.

Mestrado em Química Microbiológica

1981 - 1982

The Victoria University of Manchester
Título: Performance of an Ethanol Bioreactor on Molasses,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: John D. Bu´Lock
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Flocculating yeast; Molasses; Bioreactor; Yeast recycle.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.

Especialização em Biotecnologia Industrial

1990 - 1990

Gesellschaft Für Biotechnologische Forschung
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Microbiologia Industrial

1974 - 1974

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Química

1968 - 1972

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1991 - 1992

Pós-Doutorado. , University of Waterloo, U.WATERLOO, Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Engenharias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Bioquímicos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Enzimologia/Especialidade: Biocatálise em Meios Não Convencionais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DE CASTRO, H. F. . XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Conresso Brasileiro de Engenharia Química. 2018. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Produção enzimática de biodiesel a partir do óleo de macaúba em reator de leito fixo em duplo estágio incorporando coluna extratora de glicerol. 2016. (Congresso).

XX Simpósio Nacional de Bioprocessos/ XI Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa.Imobilização de lipase em suporte magnetizado: desenvolvimento de técnicas de imobilização e aplicação na síntese de ésteres de etila a partir do óleo de coco. 2015. (Simpósio).

XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. TRANSESTERIFICAÇÃO ENZIMÁTICA DE SINGLE CELL OIL (SCO) DE Mucor circinelloides PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2014. (Congresso).

IX SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS.Seleção de fonte de lipase para catalisar a síntese de biodiesel via etanólise do óleo de pinhão manso. 2009. (Seminário).

XVII SINAFERM. Otimização da síntese do monooleato de xilitol catalisada pela lipase de Penicillium camembertii imobilizada em SiO2-PVA empregando. 2009. (Congresso).

Simposio de Hidrólise Enzimática de Biomassas.VIII SHEB. 2005. (Seminário).

XVI SINAFERM.SINAFERM. 2005. (Simpósio).

ENZITEC. Imobilização e estabilização de lipases: Comparação de métodos e suportes. 2004. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química. XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química -COBEQ 2004. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flavia Danielle dos Santos

CASTRO, H. F.; CARVALHO, M. E. A.; FORTE, M. B. S.. Avaliação do potencial de adsorventes de baixo custo para purificação de biodiesel e estabelecimento das condições operacioanais por metodologia de superfície de resposta. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Lucas Ramos

CASTRO, H. F.MENDES, A. A.SANTOS, J. C.. Produção enzimática de biodiesel a partir do óleo de macaúba em reatores de leito fixo em duplo estágio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Lucas Serra Martin

CASTRO, HEIZIR FERREIRA DEOLIVEIRA, PEDRO CARLOS DEPEREIRA, ERNANDES B.. Triagem de compostos orgânicos para incorporar matrizes híbridas baseadas em sílica pela técnica sol-gel. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Renata

DE CASTRO, H. F.PEREIRA, E. B.TEIXEIRA, L. F.. Avaliação da atividade de antioxidantes naturais na síntese de monoglicerídeos via glicerólise do óleo de babaçu durante o curso de reações descontínuas e contínuas. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Aline Sampaio Simões

DE CASTRO, H. F.FURIGO JR, A.SANTOS, J. C.. Síntese enzimática de biodiesel a partir do óleo de babaçu pela rota etílica em reator de leito fixo: estabelecimento das condições operacionais em meio isento de solvente. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Livia Tereza Andrade de Souza

DE CASTRO, H. F.OLIVEIRA, P. C.; TOTOLA, M.R. Síntese Enzimática do Biodiesel de Jatropha curca L pela Rota Etílica. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Patricia Caroline Moljero da Rós

DE CASTRO, H. F.PEREIRA, E. B.SANTOS, J. C.. Etanólise de óleos vegetais por catálise enzimática acelerada por irradiação de micro-ondas. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Larissa de Freitas

DE CASTRO, H. F.OLIVEIRA, P. C.; FRANCO, T. T.. Seleção de rota enzimática para produção de monoglicerídeos empregando lipase imobilizada pela técnica sol-gel. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Ana Beatriz Ramos Moreira

DE CASTRO, H. F.ZANIN, G. M.PEREZ, V. H.. Síntese enzimática de biodiesel empregando lipase imobilizada em matriz híbrida obtida pela técnica sol-gel.. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Daniele Vieira Cortez

DE CASTRO, H. F.ROBERTO, I. C.; PRATA, A. M. R.. Influência dos produtos de degradação de lignina na bioconversão de xilose em xilitol por Candida guilliermondi. 2005. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Industrial) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Tânia Bueno

DE CASTRO, H. F.OLIVEIRA, P. C.; MAIORANO, A.. Obtenção de ácidos graxos polinsaturados por hidrólise enzimática a partir do óleo de soja. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Michele Miranda

DE CASTRO, H. F.SILVA, M. L. C. P.GIORDANO, R. L. C.. Aprimoramento do procedimento de imobilização da lipase microbiana em óxido de nióbio para modificação de óleos vegetais. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Daniela Madeiros Devienne Drummond

GUIRARDELLO, R.;DE CASTRO, H. F.; LONA, L. M. F.. Otimização para posicionamento dos equipamentos do circuito de massa na fabricação de papel tissue. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriano Aguiar Mendes

ZAIAT, M;DE CASTRO, H. F.OLIVEIRA, P. C.. Avaliação da biodegradabilidade de efluentes com alto teor de lipideos previamente tratados com enzimas hidroliticas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Rafael Fogel

PEREIRA JUNIOR, Nei;DE CASTRO, H. F.. Otimização da hidrólise ácida de bagaço de cana de açúcar e utilização do hidrolisado na produção de xilitol por Candida guillermondii. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Urioste

DE CASTRO, H. F.; MIRANDA, E. A;OLIVEIRA, P. C.. Produção de biodiesel por catálise enzimática do óleo de babaçu com álcoois de cadeia curta. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Gerônimo Virgínio Tagliaferro

SILVA, M. L. C. P.DE CASTRO, H. F.; AIROLDI, C.. Estudo das variáveis no processo de preparação do óxido de nióbio (V) hidratado para utilização em troca iônica. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Fabrício Maciel Gomes

DE CASTRO, H. F.; PEREIRA JUNIOR, Nei;OLIVEIRA, P. C.. Imobilização da enzima lipase em celulignina: Estabelecimento de metodologia e caracterização do sistema imobilizado. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Keli Cristina Alvim Sobral

DE CASTRO, H. F.; OLIVO, J. E.;ZANIN, G. M.. Seleção de métodos e suportes para imobilização da CGTase. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Giuliano Marcelo Dragone Melnikov

ALMEIDA, J. B.;DE CASTRO, H. F.ROBERTO, I. C.. Estudo cinético do processo fermentativo de produção de cervejas em mostos concentrados. 2002. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Industrial) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Maristella Yala Dias

LINARDI, V. R.;DE CASTRO, H. F.. Utilização de rejeitos da produção artesanal de aguardente de cana para produção de biosorventes. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Karine Furtado de Carvalho

CASTRO, HEIZIR FERREIRAPEREIRA, E. B.; FORTE, M. B. S.;MEDEIROS, M. B.SANTOS, J. C.. Avaliação do potencial do fungo filamentoso Mucor circinelloides como fonte de lipase e lipidios para produção de biodiesel dentro do conceito de biorrefinaria. 2015. Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Grazielle S S Andrade

DE CASTRO, HEIZIR FERREIRA; FRANCO, T. T.; SANTOS, JÚLIO C.;OLIVEIRA, P.C.MEDEIROS, M. B.. Produção de biodiesel a partir de óleos vegetais usando células íntegras com elevada atividade lipolítica (glicerol éster hidrolase ? EC. 3.1.1.3) imobilizadas. 2012. Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Patricia Carolina Moljero Da Ros

CASTRO, HEIZIR FERREIRA DEFiore, Marli F.; SILVA-ESTENICO, M. E.;SILVA, M. B.OLIVEIRA, P. C.. Avaliação de óleos de cianobactérias como matéria-prima lipídica para síntese de biodiesel pela rota etílica. 2012 - Escola de Engenharia de Lorena.

Aluno: Denise Silva de Aquino

DE CASTRO, H. F.PEREZ, V. H.; FRANCO, T. T.. Esterificação enzimática para síntese de acrilato de sacarose. 2010. Tese (Doutorado em Engenhria Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriano Aguiar Mendes

GIORDANO, R. L. C.ZANIN, G. M.; ANNA, L. M. M. S.; PEREIRA JUNIOR, Nei;TARDIOLI, P. W.DE CASTRO, H. F.. Seleção de suportes e protocolos de imobilização de lipases para a síntese enzimática de biodiesel. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Wellington Sabino Adriano

DE CASTRO, H. F.GIORDANO, R. L. C.. Preparação e caracterização de derivados de enzimas industriais em quitosana. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daniela Medeiros Deviene Drummond

GUIRARDELLO, R.; FILETI, A.M.F; LONA, L. M. F.;DE CASTRO, H. F.; WILHELMS, J. A.. Otimização do setor de prensagem por meio de planejamento em uma indústria de papel. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ernandes Benedito Pereira

FURIGO JR, A.DE CASTRO, H. F.ZANIN, G. M.FURLAN, S. A.; MOREIRA, R. F. P. M.;SPILLER, V. R.. Tratamento enzimático para remoção de gorduras dos resíduos gerados por indústrias de produtos avícolas. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Claudio Lima de Aguiar

PARK, Y.;DE CASTRO, H. F.; HOORI, J.. Transformação física e bioquímica de isoflavonas conjugadas de soja (Glycine max L. ) e o efeito na atividade biológica in vivo. 2004. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana de Souza Ferreira

DE CASTRO, H. F.; VALENÇA, G. P.; FRANCO, T. T.; MACIEL, M. R. W.; GIULIETTI, Marco; KAMIRA, E. S.. Processo intensificado de hidrólise enzimática de penicilina G e purificação dos produtos em reator multi-estágio e contra-corrente. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Laura Maria Bruno

DE CASTRO, H. F.; PORTO, A. L.F.; PIMENTEL, M. C. B.; LIMA FILHO, José Luis; MELO, E. H. M.. Desenvolvimento de sistemas enzimáticos (lipases) para aplicação n ahidrólise e síntese de ésteres. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Victor Haber Pérez

MIRANDA, E. A;DE CASTRO, H. F.SANTANA, M. H. A.; VALENÇA, G. P.. Estudo da síntese e hidrólise de acetato de etila em fase gasosa catalisada por enzimas suportadas. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Bello Magalhaes

BON, E. P. S.;DE CASTRO, H. F.; SANTANNA JR, G. L.; LEITE, S. G. F.; TRUGO, L. C.; CARVALHO NETO, C. C.. N- desmetilação do azul de metileno por peroxidase de Phanarochaete chrysosporium. 1997. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Inês Conceição Roberto

SATO, S.DE CASTRO, H. F.; VITOLO, M.; HISS, H.; PASSO, F. J. V.. Utilização da fração hemicelulósica de palha de arroz para obtenção de xilitol por processo fermentativo. 1997. Tese (Doutorado em Tecnologia de Fermentações) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ernandes Benedito Pereira

FURIGO JR, A.DE CASTRO, H. F.; MOREIRA, R. F. P. M.; SCHMIDELL NETO, W.;ZANIN, G. M.. Tratamento enzimático para remoção de gorduras dos resíduos gerados por indústrias de produtos avícolas. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marta Antunes Pereira Langone

SANTANNA JR, G. L.;DE CASTRO, H. F.; KLING, S. H.; SALIM, V.M. M.. Síntese de triglicerídeos catalisada por lipase. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise Bello Magalhaes

BON, E. P. S.;DE CASTRO, H. F.; PEREIRA JUNIOR, Nei; TRUGO, L. C.. Caracterização de uma cepa floculante de Saccharomyces cerevisiae. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Yanako Moriya

DE CASTRO, H. F.; GONÇALVES, A. R.; MILAGRES, A.. Diretrizes para imobilização de enzimas. 2005. Outra participação, Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Daniela Vieira Cortez

ROBERTO, I. C.DE CASTRO, H. F.; PRATA, A. M. R.. Influência dos produtos de degradação de lignina na bioconversão de xilose em xilitol por Candida guilliermondi. 2003. Outra participação, Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Daniele Urioste

DE CASTRO, H. F.; CARVALHO, M. E. A.;OLIVEIRA, P. C.. Produção de biodiesel por catálise de óleos vegetais de baixo custo. 2003. Outra participação, Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Aluno: Adriano Aguiar Mendes

DE CASTRO, H. F.FARIA, L. F. F.MANCILHA, I. M.. Redução do teor de lipídeos de águas residuárias provenientes de produtos lácteos empregando lipases. 2003. Outra participação, Faculdade de Engenharia Química de Lorena.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rosemar De Lima

Produção, caracterização e purificação de ésteres com propriedades lubrificantes; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Savienne Maria Fiorentini Elerbrock Zorn

Líquens artificiais e a integração de produtos de alto valor agregado a uma biorrefinaria; Início: 2018; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Heitor Buzetti Simões Bento

Desenvolvimento de estratégias de cultivo do fungo oleaginoso Mucor circinelloides em substratos derivados de resíduos agroindústrias visando a conversão direta da biomassa celular em biodiesel utilizando catalisadores heteropoliácidos; Início: 2010; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cristiano Eduardo Rodrigues Reis

Início: 2018; Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Thiago Maziero Alves

Processos Oxidativos Avançados como ferramentas para diminuição da toxicidade de vinhaça visando o cultivo de fungos filamentosos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

João Pedro Damacena Lucena

Biotransformação de óleo fusel em esteres lubrificantes; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena, PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA APOIO E FORMAÇÃO DE ESTUDANTES; (Orientador);

Pietro Giabbani Cunha

Otimização da reação de transesterificação direta de biomassa oleaginosa; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Carolina Azevedo Bras

Aplicações biotecnológicas do soro de queijo: produção de células íntegras com atividade lipolítica e geração de biogás; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Rodney Helder Miotti Jr

Produção de biodiesel a partir do óleo de palmiste: aplicação de combi-lipases como biocatalisadores em reatores descontínuo e contínuo; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Braz de Souza Marotti

Seleção de espécies do gênero Penicillium produtoras de lipase ligada ao micélio para aplicação na hidrólise de óleos vegetais; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Flávia Daniela dos Santos

Avaliação do potencial de adsorventes de baixo custo para purificação de biodiesel e estabelecimento das condições operacioanais por metodologia de superfície de resposta; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Lucas Ramos

Produção enzimática de biodiesel a partir do óleo de macaúba em reatores de leito fixo duplo estágio; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Lucas Serra Martin

Triagem de compostos orgânicos para incorporar matrizes híbridas baseadas em sílica pela técnica sol-gel; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Patrícia Daniela Mijone

Imobilização de lipase em suporte magnetizado: Desenvolvimento de tecnicas de imobilização e aplicação em reaçoes biocatalíticas reversiveis; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena,; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Emanuelle de LIma Pache Faria

Síntese enzimática de monoésteres alquílicos catalisada por células íntegras imobilizadas com atividade lipolítica em reatores de leito fixo operando em regime contínuo; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Renata de Nazaré Vilas Boas

Avaliação da atividade de antioxidantes naturais na síntese de monoglicerídeos via glicerólise do óleo de babaçu durante o curso de reações descontínuas e contínuas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Wiliam Costa e Silva

Produção enzimática de biodiesel a partir de óleos láuricos em reatores de leito fixo duplo estágio incorporando coluna extratora do glicerol formado como subproduto; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Daniel Grabauskas

Triagem de métodos de purificação de óleos com acidez elevada para a produção de biodiesel; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Aline Santiago Simões

Síntese enzimática de biodiesel a partir do óleo de babaçu pela rota etílica em reator de leito fixo: estabelecimento das condições operacionais em meio isento de solventes; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Engenhria Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ana Karine Furtado de Carvalho

Síntese de biodiesel por transesterificação pela rota etílica: Comparação do desempenho de catalisadores heterogêneos; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Livia Tereza de Andrade Souza

Síntese enzimática do biodiesel de Jatropha curca L pela rota etílica; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Engenharia Quími) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Poliana Carneiro Tiosso

Transesterificação de triglicerídeos de fonte vegetal e animal catalisada por preparações comerciais de lipase imobilizada na presença de etanol visando a produção de biodiesel; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Patrícia Caroline Molgero da Rós

Etanólise de óleos vegetais por catálise enzimática acelerada por irradiação de micro-ondas; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Engenhria Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Guilherme Augusto Martins da Silva

Sintese enzimática, caracterização físico química e térmica de biodiesel de sebo bovino por rota etílica; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ana Beatriz Ramos Moreira

Seleção de fonte de lipase para síntese de biodiesel por transesterificação enzimática do óleo de palma com etanol; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Larissa de Freitas

Seleção de rota enzimática para produção de monoglicerídeos empregando lipase imobilizada pela técnica sol-gel; 2006; 108 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Tânia Bueno

Obtenção de ácidos graxos polinsaturados por hidrólise enzimática a partir do óleo de soja; 2005; 100 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Adriano Aguiar Mendes

Avaliação da biodegradabilidade de efluentes com alto teor de lipídeos previamente tratados com enzimas hidrolíticas; 2004; 132 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Michele Miranda

Aprimoramento do procedimento de imobilização da lipase microbiana em óxido de nióbio para modificação de óleos vegetais; 2004; 110 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Daniele Urioste

Produção de biodiesel por catálise enzimática do óleo de babaçu com álcoois de cadeia curta; 2004; 107 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Fabrício Maciel Gomes

Imobilização de lipase em celulignina: Estabelecimento de método de imobilização e caracterização do sistema imobilizado; 2003; 115 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Cleide Mara Faria Soares

Otimização por planejamento fatorial da imobilização de lipase em sílica na presença de estabilizantes; 2000; 125 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Pedro Carlos de Oliveira

Estudo da imobilização de lipase em copolímero de divinilbenzeno-estireno e aplicação na síntese do butirato de butila; 1999; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ernandes Benedito Pereira

Lipase livre e imobilizada em quitosana: Caracterização e potencial de aplicação em reações de hidrólise e síntese; 1999; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Suzane L Jacques

Lipase-catalyzed esterification of terpene alcohols in solvent-free medium; 1993; 150 f; Dissertação (Mestrado em Chemical Engineering) - University of Waterlooo,; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Renata de Nazae Villas Boas

Óleo fúsel como precursor na síntese de ésteres com propriedades aromáticas, emulsificantes e lubrificantes por biotransformação utilizando lipases imobilizadas; 2018; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Annie Alexandra Cerón Sánchez

Produção de ésteres alquílicos com potencial lubrificante por transesterificação enzimática de óleo de palmiste e álcoois superiores; 2018; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ana Karine de Furtado Carvalho

Avaliação do potencial do fungo filamentoso Mucor circinelloides como fonte de lipase e lipidios para produção de biodiesel dentro do conceito de biorrefinaria; 2015; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Weriton Renan Rodrigues Fidalgo

Produção enzimática de biodiesel em reator de leito fluidizado a partir da etanólise do óleo de babaçu: estabelecimento das condições reacionais e operacionais; 2014; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Grazielle Santos Silva Andrade

Produção de biodiesel a partir de óleos vegetais usando células íntegras com elevada atividade lipolítica (glicerol éster hidrolase ? EC; 3; 1; 1; 3) imobilizadas; 2012; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Patrícia Caroline Molgero da Rós

Avaliação de óleos de cianobactérias como matéria-prima lipídica para síntese de biodiesel pela rota etílica; 2012; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Gisanara Dors

Etanólise enzimática do óleo de palma visando à produção de biodiesel em sistema contínuo; 2011; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Adriano Aguiar Mendes

Seleção de suportes e protocolos de imobilização de lipases para sintese enzimática de biodiesel; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Larissa de Freitas

Estratégias para desenvolvimento de um sistema operacional eficiente para a produção enzimática de monoglicerídeos; 2009; Tese (Doutorado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Cleide Mara Faria Soares

Encapsulação da enzima lipase em matrizes sol-gel e sua aplicação em reações de hidrólise e esterificação; 2004; 240 f; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ernandes Benedito Pereira

Tratamento enzimático para remoção de gorduras dos resíduos gerados por indústrias de produtos avícolas; 2004; 190 f; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

MAristela Ayala Dias

Utilização de fungos filamentosos livres e imobilizados para a biossorção de metais pesados; 2003; 120 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Heizir Ferreira de Castro;

Daniela Vieira Cortez

2019; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Ana Karine Furtado de Carvalho

2019; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

L

Rafael Vieira da Conceição; 2017; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Patrícia Caroline Molgero da Rós

2014; Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Heizir Ferreira de Castro;

Juan Daniel Rivaldi Chaves

2014; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Larissa de Freitas Teixeira

2014; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Caroline Souza Pamplona da Silva

Produção de biodiesel empregando células microbianas como fonte de matéria-prima e biocatalisador; 2012; Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Adriano Aguiar Mendes

Estabilização da lipase de Penicililum camembertii via aminação química; 2010; Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Heizir Ferreira de Castro;

Ana Paula Oliveira Costa

2010; Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Heizir Ferreira de Castro;

Júlio César dos Santos

Produção de biodiesel empregando células microbianas como fonte de matéria-prima e biocatalisador; 2010; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Alessandra Rodrigues Rufino

Síntese enzimática de ésteres de xilitol empregando lipasesimobilizadas em matriz híbrida obtida pela técnica sol-gel; 2009; Escola de Engenharia de Lorena da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Heizir Ferreira de Castro;

Ana Paula Oliveira Costa

Modificação de óleos vegetais por catálise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes; 2009; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Victor Haber Pérez

2007; Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Heizir Ferreira de Castro;

Mario Antonio Alves da Cunha

Obtenção de produto enriquecido com ácidos graxos essenciais e propriedades físicas desejáveis por transesterificação enzimática da gordura do leite com óleo de soja; 2006; Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Heizir Ferreira de Castro;

Cleide Mara Faria Soares

Desenvolvimento de polímeros de impressão molecular para remoção de colesterol de produtos lácteos; 2005; 120 f; Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Heizir Ferreira de Castro;

Rosemar De Lima

Imobilização de lipase microbiana em polímeros naturais e sintéticos; 2000; 75 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biocatálise) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Cleide Mara Faria Soares

Aplicação de planejamento fatorial na otimização da síntese enzimática do butirato de butila por lipozyme; 1998; 85 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Qualidade) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

MAristela Ayala Dias

Imobilização de biomassa inativa para remoção de metais pesados de efluentes industriais; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biocatálise) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Sandra Aparecida Furlan

Utilização de leveduras floculantes na obtenção de etanol; 1986; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Indústrias de Álcool) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Martim Dalmédico Policano

Esterificação e transesterificação simultâneas de óleo vegetal com alto conteúdo de ácidos graxos livres utilizando nióbio sulfatado como catalisador em reator pressurizado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Felipe BolinelliI Castilho

Potencial de exploração da vinhaça, um subproduto da produção de etanol; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

José Roberto Vidal Junior

Avaliação experimental da distribuição do tempo de residência em reator de leito fixo recheado com diferentes matrizes de imobilização de enzimas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Pedro de Almeida Pinto

Imobilização de lipase em suporte magnetizado e aplicação na síntese de ésteres de etila em sistema descontínuo e contínuo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Murillo N

Romero; Produção e caracterização do biodiesel de sebo bovino obtido por transesterificação enzimática assistida por micro-ondas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Laíny Fernanda Garves

Síntese enzimática de biodiesel catalisada por células íntegras de Mucor circinelloides imobilizada em poliuretano em sistema reacional operando em regime descontínuo e contínuo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Cristina Federicci Lima

Potenciais aplicações da quitosana nas áreas de biotecnologia, agroindústria e farmacêutica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Gabriela de Oliveira Rodrigues

Desenvolvimento de método para quantificação do teor de glicerol livre em amostras de biodiesel por cromatografia líquida de alta eficiência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Márcio Garcia Giraldelli

Síntese enzimática de biodiesel acelerada por micro-ondas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Aline Santos Vieira Nico

Avaliação do óleo de coco como matéria-prima lipídica para síntese de biodiesel por catálise heterogênea; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ana Leticia de Lima Rico

Análise econômica do custo de produção de uma planta industrial para produção enzimática de biodiesel pela rota etílica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Matheus Bernardes de Almeida Castro

Aplicação do glicerol residual da usina de biodiesel como matéria-prima de diferentes commodities da indústria química; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Pedro Ivo Cavallari

Avaliação dos processos de purificação do biodiesel por via seca; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Filipe Vieira Fernandes dos Santos

Identificação, análise e comparativo do status atual e perspectivas do biodiesel brasileiro e suas matérias-primas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Júlio César dos Santos

Modificação de óleos e gorduras; 1999; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Thiago Maziero Alves

Adequação de vinhoto sacaríneo como meio de cultivo fúngico por processos oxidativos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Danniel Lisardo Oliveira da Silva

Avaliação de métodos de extração de lipídios totais de biomassa de algas e utilização do óleo microbiano para obtenção de ácidos graxos essenciais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA APOIO E FORMAÇÃO DE ESTUDANTES; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Giovanna Frare do Valle

Potencial de substituição de nutrientes sintéticos por resíduos sacaríneos no cultivo fúngico visando a integração das biorrefinarias 1G-2G bioetanol-biodiesel; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Túlio W

Carriço; Síntese de biodiesel a partir de óleo de macauba por catálise ácida; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Tarsila Fernandes de Castro

Produção de concentrados de ácidos graxos por hidrólise enzimática de óleos vegetais empregando células íntegras de fungos filamentos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Homero Oliveira Gaeta

Estudo da síntese de biodiesel por via enzimática empregando associação de lipases; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Pedro de Almeida Pinto

Imobilização de lipase em particulas magnéticas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Martim Dalmérico Policano

Síntese, caracterização e avaliação do poder catalítico de catalisadores heteropoliácidos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Tomas Rodrigues Carvalho

Imobilização de lipase microbiana em partículas de quitosana; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Laíny Fernanda Garves

Produção enzimática de biodiesel a partir do óleo de babaçu; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Eduardo Alexandre Rossi da Silva

Desenvolvimento de processos enzimáticos em reator de leito fixo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Matheus Antonio Barbosa Batista

Produção de biodiesel a partir de óleo microalgal usando células íntegras com elevada atividade lipolitica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Márcio Garcia Giraldelli

Produção de biodiesel a partir de óleo microalgal usando células íntegras com elevada atividade lipolítica imobilizadas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ana Leticia de Lima Rico

Sintese enzimática de biodiesel a partir de óleos vegetais de baixo impacto na cadeia alimentar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Matheus Antonio Barbosa Batista

Transesterificação de óleos vegetais pela rota etílica empregando catalisadores heterogêneos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Éryka Costa de Almeida

Etanólise de óleos vegetais por catálise enzimática; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Matheus Bernades de Almeida Castro

Síntese de biodiesel por catálise heterogênea acelerada por micro-ondas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Murillo Negreiros Romero

Sintese de biodiesel de sebo bovino e pinhão manso acelerada por irradiação de micro-ondas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Daniel Eiji Kashiwagi

Sintese enzimática de monoglicerideos assistida por irradiação de micro-ondas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Weriton Renan Rodrigues Fidalgo

Aprimoramento da síntese do mono-oleato de xilitol; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Raquel Faria

Síntese e caracterização de suporte híbrido silica- quitosana obtido pela técnica sol-gel para imobilização de enzimas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Matheus Bernardes de Almeida Castro

Síntese integrada de biodiesel e monoglicerídeos acelerada por irradiação de microondas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Thaís Fortes Savastano

Testes operacionais de um reator de micro-ondas visando a modificação de óleos e gorduras; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Rodrigo Yuji Mori

Biocatálise assistida por micro-ondas para transesterificação de óleos e gorduras visando a obtenção de biodiesel; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Dayana Yuri Inoue

Otimização da síntese enzimática de biodiesel de óleo de palma por planejamento fatorial; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Caio Lucio Pereira Martins

Desenvolvimento de sistema de microondas visando sua implementação na obtenção de biodiesel por via enzimática; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Elton Inácio de Oliveira

Síntese enzimática de monoglicerídeos a partir da glicerólise do óleo de babaçu; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Luiza Jacques Sales

Uso e reutilização da lipase de Pseudomonas fluorescens imobilizada em suporte híbrido na alcóolise do óleo de palma; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Flávia Cristina Vasconcelos Vieira

Biossíntese de biodiesel a partir do óleo de babaçu; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Bioquímica) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Patricia Daniel Mijone

Influência do agente de ativação na estabilidade térmica da lipase de Candida rugosa imobilizada em suporte híbrido; 2006; 75 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Luciana Prando Braga

Estabilização da lipase de Candida rugosa em suportes hibridos de polisiloxano e álcool polivinílico obtidos pela técnica sol-gel; 2005; 70 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Camilla Terrone Pierre

Hidrólise enzimática de óleos vegetais contendo elevado teor de ácido linoleico; 2005; 80 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Grazielle dos Santos Silva

Interesterificação enzimática do óleo de palma com álcoois de cadeia curta visando a obtenção de biodiesel; 2005; 60 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Caio Lucio Pereira Martins

Hidrolise enzimatica de óleo de babaçu empregando diferentes fontes de lipase; 2005; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Bruno César de Moraes Barbosa

Comparação das caracteríticas bioquímicas da lipase livre e imobilizada em fosfato de zircônio na presença de polietilenoglicol; 2004; 82 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Grazielle dos Santos Silva

Imobilização de lipase em celulignina quimicamente modificada; 2004; 65 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Érika Forti Campanati

Imobilização de lipase microbiana em matrizes hibridas obtidas pela técnica sol-gel; 2003; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ariela Veloso de Paula

Influência de solvente e carbohidratos na síntese de ésteres de açúcares; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Roberta Lee Maciviero Alcaide

Imobilização da lipase microbiana em suportes inorgânicos: Avaliação do desempenho dos derivados imobilizados em reações reversíveis; 2002; 100 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Larissa de Freitas

Imobilização da enzima lipase em suportes de baixo custo: Caracterização das propriedades do derivado imobilizado; 2002; 120 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Daniele Urioste

Seleção de suportes para imobilização de leveduras com elevada atividade de invertase; 2002; 125 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Tânia Bueno

Avaliação de derivados estáveis de lipase imobilizada em reaçoes reversíveis; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Fabrício Maciel Gomes

Imobilização de lipase microbiana em quitina para biocatálise em meio orgânico; 2001; 75 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Thiago Franciscato Porto

Otimização da imobilização da lipase em fosfato de zirconio para biotransformação; 2001; 100 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Renata Renó Ribeiro

Biotransformação de óleo fúsel em ésteres aromatizantes: Otimização do processo por planejamento fatorial; 2000; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Rodolpho Giocondo Junior

Avaliação de derivados estáveis de lipase imobilizada em silica de porosidade controlada na síntese de ésteres; 2000; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Júlio César dos Santos

Caracterização e avaliação do desempenho na síntese de ésteres aromatizantes de derivados imobilizados de lipase microbiana em polímeros naturais e sintéticos; 1999; 100 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Regina Yanako Moriya

Utilização de óleo fúsel para produção de bioésteres empregando lipase imobilizada; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Alexandre Tomas Silva

Aproveitamento de resíduo da indústria alcooleira para geração de aromas; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ilma Juliana Scopel

Estudo das varíáveis da síntese enzimática do butirato de butila empregando lipase microbiana; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Claudio Lima de Aguiar

Influência de solventes na hidrólise do butirato de citronila empregando lipozyme; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Paulo César Barreta

Estudo de diferentes estratégias para obtenção de acetato de citronila empregando lipase imobilizada; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Dimas Gomes dos Santos

Síntese do acetato de citronila por interesterificação; 1996; 62 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Marcos Roberto Vargas Moreira

Separação enantioseletiva do butirato de citronila por alcóolise empregando lipase imobilizada; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Flávio Jacinto da Silva

Comparação do desempenho do processo de otenção de buitirato de citronila por via química e enzimática; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Diovana Aparecida dos Santos Napoleão

Produção de acetato de citronila por esterificação direta empregando lipozyme; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Silgia Aparecida da Costa

Separação enantisseletiva de ésteres por interesterificação empregando lipase imobilizada; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ely Vieira Cortez

Separação enantiosseletiva de ésteres por hidrólise enzimática; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Ernandes Benedito Pereira

Separação enantiosseletiva do racemato citronelol por biotransformação utilizando enzimas imobilizadas; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Química) - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Juan Daniel Rivaldi Chavez

Transesterificação de óleos vegetais com elevado teor de ácidos graxos livres pela rota etanólica empregando catalisadores heterogêneos: desenvolvimento do processo; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Matheus Bernardes de Almeida Castro

Técnicas de análise aplicadas à caracterização de óleos e gorduras e produtos derivados; 2008; 0 f; Orientação de outra natureza - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Laura Maria Bruno

Desempenho de lipase de Mucor miehei imobilizada em polisiloxano-álcool polivinílico magnetizado na síntese de esteres; 2002; 50 f; Orientação de outra natureza - Faculdade de Engenharia Química de Lorena; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIJONE, PATRÍCIA D. ; BÔAS, RENATA N.VILAS ; BENTO, HEITOR B.S. ; REIS, CRISTIANO E.RODRIGUES ; de Castro, Heizir F. . Coating and incorporation of iron oxides into a magnetic-polymer composite to be used as lipase support for ester syntheses. RENEWABLE ENERGY , v. 149, p. 1167-1173, 2020.

  • BENTO, HEITOR B.S. ; CARVALHO, ANA K.F. ; REIS, CRISTIANO E.R. ; de Castro, Heizir F. . Single cell oil production and modification for fuel and food applications: Assessing the potential of sugarcane molasses as culture medium for filamentous fungus. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 145, p. 112141-112148, 2020.

  • DA SILVA, MATEUS V. C. ; SOUZA, AMANDA B. ; de Castro, Heizir F. ; AGUIAR, LEANDRO G. ; DE OLIVEIRA, PEDRO C. ; DE FREITAS, LARISSA . Synthesis of 2-ethylhexyl oleate catalyzed by Candida antarctica lipase immobilized on a magnetic polymer support in continuous flow. BIOPROCESS AND BIOSYSTEMS ENGINEERING , v. 43, p. 615-623, 2020.

  • DA SILVA, ANA PAULA T. ; BREDDA, EDUARDO H. ; de Castro, Heizir F. ; DA RÓS, PATRÍCIA C.M. . Enzymatic catalysis: An environmentally friendly method to enhance the transesterification of microalgal oil with fusel oil for production of fatty acid esters with potential application as biolubricants. FUEL , v. 273, p. 117786-117794, 2020.

  • RÓS, PATRÍCIA CAROLINE MOLGERO ; MENEZES, TALITHA KÜHN ; BREDDA, EDUARDO HENRIQUE ; Silva, Messias Borges ; CASTRO, HEIZIR FERREIRA . Microalgae as a Feedstock for Sustainable Fatty Acids: Factorial Design Study. CHEMICAL ENGINEERING & TECHNOLOGY , v. 43, p. 119-125, 2020.

  • AMARAL, MATEUS S. ; LOURES, CARLA C.A. ; PEDRO, GUILHERME A. ; REIS, CRISTIANO E.R. ; de Castro, Heizir F. ; NAVES, FABIANO L. ; SILVA, MESSIAS B. ; PRATA, ARNALDO M.R. . An unconventional two-stage cultivation strategy to increase the lipid content and fatty acid profile on Chlorella minutissima biomass cultivated in a novel internal light integrated photobioreactor aiming at biodiesel production. RENEWABLE ENERGY , v. 156, p. 591-601, 2020.

  • REIS, CRISTIANO E. RODRIGUES ; VALLE, GIOVANNA F. ; BENTO, HEITOR B.S. ; CARVALHO, ANA K.F. ; ALVES, THIAGO M. ; de Castro, Heizir F. . Sugarcane by-products within the biodiesel production chain: Vinasse and molasses as feedstock for oleaginous fungi and conversion to ethyl esters. FUEL , v. 277, p. 118064, 2020.

  • RADE, LETÍCIA L. ; DA SILVA, MELQUE N. P. ; VIEIRA, PLÍNIO S. ; MILAN, NATALIA ; DE SOUZA, CLAUDIA M. ; DE MELO, RICARDO R. ; KLEIN, BRUNO C. ; BONOMI, ANTONIO ; de Castro, Heizir F. ; MURAKAMI, MÁRIO T. ; ZANPHORLIN, LETICIA M. . A Novel Fungal Lipase With Methanol Tolerance and Preference for Macaw Palm Oil. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY , v. 8, p. 1-15, 2020.

  • BENTO, HEITOR B.S. ; CARVALHO, ANA K.F. ; REIS, CRISTIANO E. RODRIGUES ; de Castro, Heizir F. . Microbial biodiesel production: From sucrose-based carbon sources to alkyl esters via enzymatic transesterification. PROCESS SAFETY AND ENVIRONMENTAL PROTECTION , v. 121, p. 349-356, 2019.

  • ALVES, ALEX M. ; DE MOURA, RAFAEL B. ; CARVALHO, ANA K.F. ; de Castro, Heizir F. ; ANDRADE, GRAZIELLE S.S. . Penicillium citrinum whole-cells catalyst for the treatment of lipid-rich wastewater. BIOMASS & BIOENERGY , v. 120, p. 433-438, 2019.

  • CARVALHO, ANA KARINE F. ; BENTO, HEITOR B.S. ; Rodrigues Reis, Cristiano E. ; de Castro, Heizir F. . Sustainable enzymatic approaches in a fungal lipid biorefinery based in sugarcane bagasse hydrolysate as carbon source. BIORESOURCE TECHNOLOGY , v. 276, p. 269-275, 2019.

  • REIS, C. E. R. ; BENTO, H.B.S. ; ALVES, T. M. ; CARVALHO, A. K. F ; DE CASTRO, H. F . Vinasse Treatment within the Sugarcane-Ethanol Industry Using Ozone Combined with Anaerobic and Aerobic Microbial Processes. Environments (Waterloo) , v. 6, p. 2-13, 2019.

  • Rodrigues Reis, Cristiano E. ; FURTADO CARVALHO, ANA K. ; BENTO, HEITOR B.S. ; de Castro, Heizir F. . Integration of microbial biodiesel and bioethanol industries through utilization of vinasse as substrate for oleaginous fungi. Bioresource Technology Reports , v. 6, p. 43-56, 2019.

  • CASTRO, HEIZIR FERREIRA DE ; MOLGERO DA RÓS, PATRÍCIA CAROLINE ; PEDRO, GUILHERME ARANTES ; Silva, Messias Borges ; BREDDA, EDUARDO HENRIQUE . Nannochloropsis gaditana and Dunaliella salina as Feedstock for Biodiesel Production: Lipid Production and Biofuel Quality. JOURNAL OF ADVANCES IN BIOLOGY & BIOTECHNOLOGY , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • RÓS, PATRÍCIA CAROLINE MOLGERO DA ; BREDDA, EDUARDO HENRIQUE ; CASTRO, HEIZIR FERREIRA DE ; Silva, Messias Borges ; SILVA, ANA PAULA TEIXEIRA DA . Microalgae as a Source of Functional PUFAs: A Green Low-cost Pathway via Enzymatic Hydrolysis. JOURNAL OF ADVANCES IN BIOLOGY & BIOTECHNOLOGY , v. 1, p. 1-13, 2019.

  • MARTIN, LUCAS S. ; CERÓN, ANNIE A. ; MOLINARI, DEISE ; DE MORAES, FLÁVIO F. ; ARROYO, PEDRO A. ; de Castro, Heizir F. ; ZANIN, GISELLA M. . Enhancement of lipase transesterification activity by immobilization on -cyclodextrin-based polymer. JOURNAL OF SOL-GEL SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 91, p. 92-100, 2019.

  • DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; REIS, CRISTIANO E. R. ; DE LIMA, ROSEMAR ; Cortez, Daniela V. ; de Castro, Heizir F. . Keggin-structure heteropolyacid supported on alumina to be used in trans/esterification of high-acid feedstocks. RSC Advances , v. 9, p. 23450-23458, 2019.

  • SILVA, MATEUS V. C. ; AGUIAR, LEANDRO G. ; ROSA, CINTIA M. R. ; de Castro, Heizir F. ; FREITAS, LARISSA . Kinetic study of isopropyl palmitate synthesis catalyzed by lipases immobilized on a magnetic copolymer support. CHEMICAL ENGINEERING COMMUNICATIONS , v. 3, p. 1-8, 2019.

  • ALVES, ALEX M. ; DE CASTRO, H. F ; PAULA, A. V. ; ANDRADE, G. S. S. . Mycelium-bound lipase from Penicillium citrinum as biocatalyst for the hydrolysis of vegetable oils. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 22, p. 101410, 2019.

  • Rodrigues Reis, Cristiano E. ; BENTO, HEITOR B. S. ; CARVALHO, Ana K. F. ; Rajendran, Aravindan ; Hu, Bo ; de Castro, Heizir F. . Critical applications of Mucor circinelloides within a biorefinery context. CRITICAL REVIEWS IN BIOTECHNOLOGY , v. 39, p. 1-16, 2019.

  • LOURES, CARLA C.A. ; AMARAL, MATEUS S. ; DA RÓS, PATRÍCIA C.M. ; ZORN, SAVIENNE M.F.E. ; de Castro, Heizir F. ; SILVA, MESSIAS B. . Simultaneous esterification and transesterification of microbial oil from Chlorella minutissima by acid catalysis route: A comparison between homogeneous and heterogeneous catalysts. FUEL , v. 211, p. 261-268, 2018.

  • MARTIN, LUCAS S. ; CERON, ANNIE ; OLIVEIRA, PEDRO C. ; ZANIN, GISELLA M. ; de Castro, Heizir F. . Different organic components on silica hybrid matrices modulate the lipase inhibition by the glycerol formed in continuous transesterification reactions. JOURNAL OF INDUSTRIAL AND ENGINEERING CHEMISTRY , v. 62, p. 462-470, 2018.

  • CARVALHO, ANA KARINE F. ; BENTO, HEITOR B.S. ; IZÁRIO FILHO, HÉLCIO J. ; de Castro, Heizir F. . Approaches to convert Mucor circinelloides lipid into biodiesel by enzymatic synthesis assisted by microwave irradiations. RENEWABLE ENERGY , v. 125, p. 747-754, 2018.

  • DE PAULA, ARIELA V. ; NUNES, GISELE F.M. ; de Castro, Heizir F. ; DOS SANTOS, JÚLIO C. . Performance of packed bed reactor on the enzymatic interesterification of milk fat with soybean oil to yield structure lipids. INTERNATIONAL DAIRY JOURNAL , v. 86, p. 1-8, 2018.

  • CARVALHO, ANA KARINE F. ; BENTO, HEITOR B.S. ; RIVALDI, JUAN D. ; de Castro, Heizir F. . Direct transesterification of Mucor circinelloides biomass for biodiesel production: Effect of carbon sources on the accumulation of fungal lipids and biofuel properties. FUEL , v. 234, p. 789-796, 2018.

  • VILAS BÔAS, RENATA N. ; CERON, ANNIE A. ; BENTO, HEITOR B.S. ; de Castro, Heizir F. . Application of an immobilized Rhizopus oryzae lipase to batch and continuous ester synthesis with a mixture of a lauric acid and fusel oil. BIOMASS & BIOENERGY , v. 119, p. 61-68, 2018.

  • CERÓN, ANNIE A. ; VILAS BOAS, RENATA N. ; BIAGGIO, FRANCISCO C. ; de Castro, Heizir F. . Synthesis of biolubricant by transesterification of palm kernel oil with simulated fusel oil: Batch and continuous processes. BIOMASS & BIOENERGY , v. 119, p. 166-172, 2018.

  • SILVA, MATEUS V. C. ; AGUIAR, LEANDRO G. ; de Castro, Heizir F. ; FREITAS, LARISSA . Optimization of the parameters that affect the synthesis of magnetic copolymer styrene-divinilbezene to be used as efficient matrix for immobilizing lipases. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY , v. 34, p. 169, 2018.

  • Vilas Boas, R. N. ; ROCHA, M. R. ; BIAGGIO, F. C ; DE CASTRO, H. F ; GIORDANI, DOMINGOS SÁVIO . Effect of the catalyst on the physical and aroma attributes of interesterified milk fat-vegetable oil blends. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 21, p. 1-9, 2018.

  • SILVA, MATEUS V. C. ; SOUZA, C. A. P. ; OLIVEIRA, P. C ; De Castro, H.F. ; FREITAS, LARISSA . Isopropyl myristate continuous synthesis in a packed-bed reactor using lipase immobilized on magnetic polymer matrix. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING RESEARCH & SCIENCE , v. 4, p. 12-20, 2018.

  • SOARES, M. S. ; RICO, A. L. L. ; Andrade, G. S. S. ; De Castro, H.F. ; OLIVEIRA, PEDRO C. . Synthesis, characterization and application of a polyurethane-based support for immobilizing membrane bound lipase. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING , v. 34, p. 29-39, 2017.

  • BENTO, H.B.S. ; De Castro, H.F. ; DE OLIVEIRA, P.C. ; FREITAS, L. . Magnetized poly(STY-co-DVB) as a matrix for immobilizing microbial lipase to be used in biotransformation. Journal of Magnetism and Magnetic Materials , v. 426, p. 95-101, 2017.

  • RAMOS, LUCAS ; MARTIN, LUCAS SERRA ; SANTOS, JULIO CESAR ; de Castro, Heizir Ferreira . Combined use of a two-stage packed bed reactor with a glycerol extraction column for enzymatic biodiesel synthesis from macaw palm oil. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 56, p. 1-7, 2017.

  • CUBIDES-ROMAN, DIANA C. ; PÉREZ, VICTOR HABER ; de Castro, Heizir F. ; ORREGO, CARLOS E. ; GIRALDO, OSCAR H. ; SILVEIRA, EURIPEDES GARCIA ; David, Geraldo F. . Ethyl esters (biodiesel) production by Pseudomonas fluorescens lipase immobilized on chitosan with magnetic properties in a bioreactor assisted by electromagnetic field. Fuel (Guildford) , v. 196, p. 481-487, 2017.

  • MAROTTI, BRAZ S. ; CORTEZ, DANIELA VIEIRA ; GONÇALVES, DANIEL B. ; de Castro, Heizir F. . Seleção de espécies do gênero Penicillium produtoras de lipase ligada ao micélio para aplicação em hidrólise de óleos vegetais. QUIMICA NOVA , v. 40, p. 427-435, 2017.

  • BOAS, RENATA VILAS ; BIAGGIO, FRANCISCO CARLOS ; GIORDANI, DOMINGOS SÁVIO ; de Castro, Heizir F. . Síntese enzimática do caprilato de isopentila utilizando óleo fúsel como matéria-prima. QUIMICA NOVA , v. 40, p. 541-547, 2017.

  • CARVALHO, ANA KARINE F. ; DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; SILVA, JOÃO PAULO V. ; Perez, Victor H. ; de Castro, Heizir F. . Biodiesel production from Mucor circinelloides using ethanol and heteropolyacid in one and two-step transesterification. FUEL , v. 202, p. 503-511, 2017.

  • RÓS, PATRÍCIA ; SILVA, CAROLINE ; SILVA-STENICO, MARIA ; FIORE, MARLI ; CASTRO, HEIZIR . Microbial Oil Derived from Filamentous Cyanobacterium Trichormus sp. as Feedstock to Yield Fatty Acid Ethyl Esters by Enzymatic Synthesis. JOURNAL OF ADVANCES IN BIOLOGY & BIOTECHNOLOGY , v. 12, p. 1-14, 2017.

  • CORTEZ, D. V. ; de Castro, Heizir Ferreira ; ANDRADE, G. S. S. . Potencial catalítico de lipases ligadas ao micélio de fungos filamentosos em processos de biotransformação. QUIMICA NOVA , v. 40, p. 85-96, 2017.

  • DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; CARNEIRO, LIVIA M. ; GIORDANI, DOMINGOS S. ; de Castro, Heizir F. . Synthesis of biodiesel from macaw palm oil using mesoporous solid catalyst comprising 12-molybdophosphoric acid and niobia. RENEWABLE ENERGY , v. 113, p. 119-127, 2017.

  • RIVALDI, JUAN DANIEL ; CARVALHO, ANA KARINE F. ; DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; de Castro, Heizir F. . Assessing the Potential of Fatty Acids Produced by Filamentous Fungi as Feedstock for Biodiesel Production. PREPARATIVE BIOCHEMISTRY & BIOTECHNOLOGY , v. 47, p. 970-976, 2017.

  • SANTOS, FLAVIA D. ; DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; CERON, ANNIE ; de Castro, Heizir F. . Chamotte clay as potential low cost adsorbent to be used in the palm kernel biodiesel purification. APPLIED CLAY SCIENCE , v. 149, p. 41-50, 2017.

  • COSTA-SILVA, T. A. ; CARVALHO, A. K. F. ; SOUZA, C. R. F. ; DE CASTRO, H. F. ; SAID, S. ; OLIVEIRA, W. P. . Enzymatic Transesterification of Coconut Oil Using Chitosan-Immobilized Lipase Produced by Fluidized-Bed System. ENERGY & FUELS , v. 31, p. 12209-12216, 2017.

  • FIDALGO, WERITON R.R. ; CERON, ANNIE ; FREITAS, LARISSA ; SANTOS, JÚLIO C. ; de Castro, Heizir F. . A fluidized bed reactor as an approach to enzymatic biodiesel production in a process with simultaneous glycerol removal. Journal of Industrial and Engineering Chemistry - Korean Society of Industrial and Engineering Chemistry , v. 36, p. 217-223, 2016.

  • COSTA-SILVA, T. A. ; CARVALHO, A. K. F. ; SOUZA, C. R. F. ; DE CASTRO, H. F. ; SAID, S. ; OLIVEIRA, W. P. . Enzymatic synthesis of biodiesel using immobilized lipase on a non-commercial support. Energy & Fuels (Print) , v. 30, p. 4820-4824, 2016.

  • DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; CARNEIRO, LIVIA M. ; RIVALDI, J. DANIEL ; de Castro, Heizir F. . Solid acid as catalyst for biodiesel production via simultaneous esterification and transesterification of macaw palm oil. Industrial Crops and Products (Print) , v. 89, p. 416-424, 2016.

  • COSTA E SILVA, WILLIAM ; FREITAS, LARISSA ; OLIVEIRA, PEDRO C. ; de Castro, Heizir F. . Continuous enzymatic biodiesel production from coconut oil in two-stage packed-bed reactor incorporating an extracting column to remove glycerol formed as by-product. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print) , v. 39, p. 1611-1617, 2016.

  • PAULA, ARIELA VELOSO DE ; NUNES, GISELE FÁTIMA MORAIS ; CASTRO, HEIZIR FERREIRA DE ; SANTOS, JÚLIO CÉSAR DOS . Assessing the reaction conditions to mediate the milkfat-soybean oil enzymatic interesterification. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 19, p. 1-11, 2016.

  • SOUZA, LIVIA T. A. ; MENDES, ADRIANO A. ; CASTRO, HEIZIR F. DE . Selection of Lipases for the Synthesis of Biodiesel from Jatropha Oil and the Potential of Microwave Irradiation to Enhance the Reaction Rate. BioMed Research International , v. 2016, p. 1-13, 2016.

  • SANTOS, F. D. ; DA CONCEIÇÃO, LEYVISON RAFAEL V. ; GIORDANI, DOMINGOS S. ; de Castro, Heizir F. . Glycerol sorbent selection and optimized conditions for ethyl biodiesel purification by response surface methodology. International Journal of Engineering Research & Science , v. 2, p. 34-42, 2016.

  • CARVALHO, A. K.F. ; RIVALDI, JUAN D. ; BARBOSA, JAYNE C. ; de Castro, Heizir F. . Biosynthesis, characterization and enzymatic transesterification of single cell oil of Mucor circinelloides - A sustainable pathway for biofuel production. Bioresource Technology , v. 181, p. 47-53, 2015.

  • LIMA, LIONETE N. ; OLIVEIRA, GLADSON C. ; ROJAS, MAYERLENIS J. ; CASTRO, HEIZIR F. ; DA RÓS, PATRÍCIA C. M. ; MENDES, ADRIANO A. ; GIORDANO, RAQUEL L. C. ; TARDIOLI, PAULO W. . Immobilization of Pseudomonas fluorescens lipase on hydrophobic supports and application in biodiesel synthesis by transesterification of vegetable oils in solvent-free systems. Journal of Industrial Microbiology & Biotechnology , v. 42, p. 523-535, 2015.

  • PAULA, ARIELA V ; NUNES, GISELE F ; de Castro, Heizir Ferreira ; SANTOS, JULIO CESAR . Synthesis of structured lipids by enzymatic interesterification of milkfat and soybean oil in a basket-type stirred tank reactor. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 54, p. 1731-1737, 2015.

  • CARVALHO, ANA K.F. ; FARIA, EMANUELLE L.P. ; RIVALDI, JUAN D. ; ANDRADE, GRAZIELLE S.S. ; OLIVEIRA, PEDRO C.DE ; CASTRO, HEIZIR F. DE . Performance of whole-cells lipase derived from Mucor circinelloides as a catalyst in the ethanolysis of non-edible vegetable oils under batch and continuous run conditions. Industrial Crops and Products (Print) , v. 67, p. 287-294, 2015.

  • DE OLIVEIRA, SAMUEL CONCEIÇÃO ; de Castro, Heizir Ferreira ; VISCONTI, ALEXANDRE ELISEU STOURDZE ; GIUDICI, REINALDO . Mathematical modeling of a continuous alcoholic fermentation process in a two-stage tower reactor cascade with flocculating yeast recycle. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print) , v. 36, p. 469-479, 2015.

  • PAULA, ARIELA V. ; NUNES, GISELE F. M. ; OSÓRIO, NATÁLIA M. ; SANTOS, JÚLIO C. ; de Castro, Heizir F. ; FERREIRA-DIAS, SUZANA . Continuous enzymatic interesterification of milkfat with soybean oil produces a highly spreadable product rich in polyunsaturated fatty acids. European Journal of Lipid Science and Technology (Print) , v. 117, p. 608-619, 2015.

  • SIMOES, A. S. ; RAMOS, L. ; FREITAS, L. ; SANTOS, JÚLIO C. ; ZANIN, G. M. ; De Castro, H.F. . Performance of an enzymatic packed bed reactor running on babassu oil to yield fatty ethyl esters (FAEE) in a solvent-free system. Biofuel Research Journal , v. 6, p. 242-247, 2015.

  • AMARAL, MATEUS S. ; LOURES, CARLA C. ; DA RÓS, PATRÍCIA C.M. ; MACHADO, SARA A. ; REIS, CRISTIANO E. R. ; de Castro, Heizir F. ; SILVA, MESSIAS B. . Evaluation of the cultivation conditions of marine microalgae Chlorella sp. to be used as feedstock in ultrasound-assisted ethanolysis. Biofuel Research Journal , v. 2, p. 288-294, 2015.

  • DA RÓS, P. C. M. ; SILVA, W. C. ; GRABAUSKAS, D. ; PEREZ, V. H. ; De Castro, H.F. . Biodiesel from babassu oil: Characterization of the product obtained by enzymatic route accelerated by microwave irradiation. Industrial Crops and Products (Print) , v. 52, p. 313-320, 2014.

  • SILVA, NATÁLIA C.A. ; MIRANDA, JÉSSICA S. ; BOLINA, IARA C.A. ; SILVA, WILLIAN C. ; HIRATA, DANIELA B. ; de Castro, Heizir F. ; MENDES, ADRIANO A. . Immobilization of porcine pancreatic lipase on poly-hydroxybutyrate particles for the production of ethyl esters from macaw palm oils and pineapple flavour. Biochemical Engineering Journal , v. 82, p. 139-142, 2014.

  • SILVA, CAROLINE SOUZA PAMPLONA ; SILVA-STENICO, MARIA ESTELA ; FIORE, MARLI FÁTIMA ; DE CASTRO, HEIZIR FERREIRA ; DA RÓS, PATRÍCIA CAROLINE MOLGERO . Optimization of the cultivation conditions for Synechococcus sp. PCC7942 (cyanobacterium) to be used as feedstock for biodiesel production. ALGAL RES , v. 3, p. 1-7, 2014.

  • TEIXEIRA, L. F. ; Vilas Boas, R. N. ; OLIVEIRA, P. C. ; de Castro, Heizir F. . Effect of natural antioxidants on the lipase activity in the course of batch and continuous glycerolysis of babassu oil. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print) , v. 37, p. 1717-1725, 2014.

  • BARÃO, CARLOS EDUARDO ; PARIS, LEANDRO DANIEL ; DANTAS, JOÃO HENRIQUE ; PEREIRA, MATHEUS MENDONÇA ; FILHO, LUCIO CARDOZO ; CASTRO, HEIZIR FERREIRA ; ZANIN, GISELLA MARIA ; MORAES, FLAVIO FARIA ; SOARES, CLEIDE MARA FARIA . Characterization of Biocatalysts Prepared with Thermomyces lanuginosus Lipase and Different Silica Precursors, Dried using Aerogel and Xerogel Techniques. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 172, p. 263-274, 2014.

  • SILVA, WILLIAM COSTA E ; TEIXEIRA, LARISSA F. ; CARVALHO, A. K. F. ; MENDES, ADRIANO A. ; de Castro, Heizir F. . Influence of feedstock source on the biocatalyst stability and reactor performance in continuous biodiesel production. Journal of Industrial and Engineering Chemistry - Korean Society of Industrial and Engineering Chemistry , v. 20, p. 881-886, 2014.

  • ANDRADE, G. S. S. ; CARVALHO, Ana K. F. ; ROMERO, CINTIA M. ; OLIVEIRA, PEDRO C. ; de Castro, Heizir F. . Mucor circinelloides whole-cells as a biocatalyst for the production of ethyl esters based on babassu oil. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print) , v. 37, p. 2539-2548, 2014.

  • MENDES, A. A. ; De Castro, H.F. ; GIORDANO, R. L. C. . Covalent attachment of lipases on glyoxyl-agarose beads: Application in fruit flavor and biodiesel synthesis. International Journal of Biological Macromolecules , v. 70, p. 74-85, 2014.

  • OLIVEIRA, MARIA VANESSA SOUZA ; DA RÓS, PATRÍCIA CAROLINE MOLGERO ; MATTEDI, SILVANA ; CASTRO, HEIZIR FERREIRA ; SOARES, CLEIDE MARA FARIA ; LIMA, ÁLVARO SILVA . Transesterification of babassu oil catalyzed by Burkholderia cepacia encapsulated in sol-gel matrix employing protic ionic liquid as an additive. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 36, p. 445-451, 2014.

  • TIOSSO, P. C. ; CARVALHO, A. K. F. ; CASTRO, H. F. DE ; MORAES, F. F. DE ; ZANIN, G. M. . Utilization of immobilized lipases as catalysts in the transesterification of non-edible vegetable oils with ethanol. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , v. 31, p. 839-847, 2014.

  • BARÃO, CARLOS EDUARDO ; DE PARIS, LEANDRO DANIEL ; DANTAS, JOÃO HENRIQUE ; SOARES, CLEIDE MARA FARIA ; de Castro, Heizir Ferreira ; ZANIN, GISELLA MARIA ; DE MORAES, FLAVIO FARIA . Characterization of Free and Immobilized Lipase for Use in Transesterification Reactions. Industrial Biotechnology (New Rochelle) , v. 10, p. 305-309, 2014.

  • DA RÓS, P. C. M. ; FREITAS, L. ; PEREZ, V. H. ; de Castro, Heizir F. . Enzymatic synthesis of biodiesel from palm oil assisted by microwave irradiation. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print) , v. 36, p. 443-451, 2013.

  • MENDES, A. A. ; De Castro, H.F. ; GIORDANO, R. L. C. . Triagem de suportes orgânicos e protocolos de ativação na imobilização e estabilização de lipase de Thermomyces lanuginosus. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 245-251, 2013.

  • MENDES, A. A. ; de Castro, Heizir F. ; Andrade, G. S. S. ; TARDIOLI, P. W. ; Giordano, Raquel de L.C. . Preparation and application of epoxy chitosan/alginate support in the immobilization of microbial lipases by covalent attachment. Reactive & Functional Polymers (Print) , v. 73, p. 160-167, 2013.

  • PAIVA, EDUARDO J.M. ; DA SILVA, MARIA LUCIA C.P. ; BARRBOZA, J.C.S. ; OLIVEIRA, P.C. ; de Castro, Heizir F. ; GIORDANI, DOMINGOS S. . Non-edible babassu oil as a new source for energy production a feasibility transesterification survey assisted by ultrasound. Ultrasonics Sonochemistry , v. 20, p. 833-838, 2013.

  • AVELAR, MATHEUS H.M. ; CASSIMIRO, DÉBORA M.J. ; SANTOS, KÁDIMA C. ; DOMINGUES, RUI C.C. ; de Castro, Heizir F. ; MENDES, A. A. . Hydrolysis of vegetable oils catalyzed by lipase extract powder from dormant castor bean seeds. Industrial Crops and Products (Print) , v. 44, p. 452-458, 2013.

  • SANTOS, KÁDIMA C. ; CASSIMIRO, DÉBORA M.J. ; AVELAR, MATHEUS H.M. ; HIRATA, DANIELA B. ; de Castro, Heizir F. ; FERNÁNDEZ-LAFUENTE, ROBERTO ; MENDES, A. A. . Characterization of the catalytic properties of lipases from plant seeds for the production of concentrated fatty acids from different vegetable oils. Industrial Crops and Products (Print) , v. 49, p. 462-470, 2013.

  • DA RÓS, P. C. M. ; SILVA, C. S. P ; SILVA-ESTENICO, M. E. ; Fiore, Marli F. ; DE CASTRO, H. F. . Assessment of Chemical and Physico-Chemical Properties of Cyanobacterial Lipids for Biodiesel Production. Marine Drugs , v. 11, p. 2365-2381, 2013.

  • CARVALHO, A. K. F. ; DA RÓS, PATRICIA C.M. ; TEIXEIRA, L. F. ; Andrade, G. S.S. ; ZANIN, G.M. ; de Castro, Heizir F. . Assessing the potential of non-edible oils and residual fat to be used as a feedstock source in the enzymatic ethanolysis reaction. Industrial Crops and Products (Print) , v. 50, p. 485-493, 2013.

  • Oliveira, L. E. ; GIORDANI, D. S. ; Paiva, E. M. ; CASTRO, H. F. ; SILVA, M. L. C. P. . Kinetic and thermodynamic parameters of volatilization of biodiesel from babassu, palm oil and mineral diesel by thermogravimetric analysis (TG). Journal of Thermal Analysis and Calorimetry , v. 111, p. 155-160, 2013.

  • Dors, G. ; MENDES, ADRIANO A. ; PEREIRA, ERNANDES B. ; CASTRO, HEIZIR F. ; Furigo, Agenor . Simultaneous enzymatic hydrolysis and anaerobic biodegradation of lipid-rich wastewater from poultry industry. Applied Water Science , v. 3, p. 343-349, 2013.

  • FREITAS, LARISSA ; DORS, GISANARA ; CARNEIRO, BRUNA CURRY ; OLIVEIRA, PEDRO CARLOS DE ; CASTRO, HEIZIR FERREIRA DE . Strategies to inhibit the lipid oxidation in the enzymatic synthesis of monoglycerides by glycerolysis of Babassu oil - doi: 10.4025/actascitechnol.v35i3.14187. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 35, p. 491-497, 2013.

  • SILVA, G A M ; DA RÓS, P. C. M. ; SOUZA, L. T. A. ; COSTA, A. P. O. ; DE CASTRO, H. F. . Physico-chemical, spectroscopical and thermal characterization of biodiesel obtained by enzymatic route as a tool to select the most efficient immobilized lipase. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , v. 29, p. 39-47, 2012.

  • DA RÓS, P. C. M. ; De Castro, H.F. ; CARVALHO, A. K. F. ; SOARES, C. M. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Microwave assisted enzymatic synthesis of beef tallow biodiesel. Journal of Industrial Microbiology & Biotechnology , v. 39, p. 529-536, 2012.

  • MENDES, A. A. ; OLIVEIRA, P.C. ; Vélez, Ana M. ; Giordano, Roberto C. ; Giordano, Raquel de L.C. ; de Castro, Heizir F. . Evaluation of immobilized lipases on poly-hydroxybutyrate beads to catalyze biodiesel synthesis. International Journal of Biological Macromolecules , v. 50, p. 503-511, 2012.

  • Andrade, G. S. S. ; FREITAS, L. ; OLIVEIRA, P.C. ; de Castro, Heizir F. . Screening, immobilization and utilization of whole cell biocatalysts to mediate the ethanolysis of babassu oil. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 84, p. 183-188, 2012.

  • MENDES, A. A. ; OLIVEIRA, P. C. ; Castro, H.F. . Properties and biotechnological applications of porcine pancreatic lipase. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 78, p. 119-134, 2012.

  • Souza, Ranyere L. ; Resende, Wagner C. ; Barão, Carlos Eduardo ; ZANIN, G. M. ; de Castro, Heizir F. ; Santos, Onélia A.A. ; Fricks, Alini T. ; Figueiredo, Renan T. ; Lima, Álvaro S. ; SOARES, C. M. F. . Influence of the use of Aliquat 336 in the immobilization procedure in sol-gel of lipase from Bacillus sp. ITP 001. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 82, p. 1-16, 2012.

  • Dors, G. ; TEIXEIRA, L. F. ; MENDES, A. A. ; Furigo, Agenor ; de Castro, Heizir F. . Transesterification of Palm Oil Catalyzed by Pseudomonas fluorescens Lipase in a Packed-Bed Reactor. Energy & Fuels (Online) , v. 26, p. 5977-5982, 2012.

  • Rós, Patrícia C.M. Da ; Silva, Caroline S.P. ; Silva-Stenico, Maria E. ; Fiore, Marli F. ; de Castro, Heizir F. . Microcystis aeruginosa lipids as feedstock for biodiesel synthesis by enzymatic route. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 84, p. 177-182, 2012.

  • NUNES, G. F. M. ; PAULA, A. V. ; DE CASTRO, H. F. ; SANTOS, J. C. . Compositional and texture properties of milkfat?soybean oil blends following enzymatic interesterification. Food Chemistry , v. 125, p. 133-138, 2011.

  • SIMÕES, A.S ; MORI, R.Y ; FARIA, R ; MENDES, A. A. ; De Castro, H.F. . Performance of hybrid matrix silica-chitosan to immobilize microbial lipase from Candida rugosa.. Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 33-38, 2011.

  • SILVA, G S ; INOUNE, D.Y ; DORS, G. ; FURIGO JR, A. ; DE CASTRO, H. F. . Performance of different immobilized lipases in the biodiesel synthesis from palm oil. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 33, p. 197-203, 2011.

  • MENDES, A. A. ; DE CASTRO, H. F. ; RODRIGUES, D. S. ; ADRIANO, W. S ; MAMMARELLA, E. J. ; TARDIOLI, P. W. ; GIORDANO, R. C. ; GIORDANO, R. L. C. . Multipoint covalent immobilization of lipase on chitosan hybrid hydrogels: Influence of the polyelectrolyte complex type and chemical modification on the catalytic properties of the biocatalysts. Journal of Industrial Microbiology & Biotechnology , v. 38, p. 1055-1066, 2011.

  • MENDES, A. A. ; OLIVEIRA, P. C. ; De Castro, H.F. ; GIORDANO, R. L. C. . Aplicação de quitosana como suporte para a imobilização de enzimas de interesse industrial. Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 831-840, 2011.

  • NUNES, G. F. M. ; PAULA, A. V. ; Castro, H.F. ; SANTOS, J. C. . Optimization of the enzymatic interesterification of milkfat ? canola oil blends using immobilized Rhizopus oryzae lipase by response surface methodology. Food Technology and Biotechnology , v. 49, p. 385-390, 2011.

  • SILVA, G S ; OLIVEIRA, P. C. ; GIORDANI, D. S. ; De Castro, H.F. . Chitosan/siloxane hybrid polymer: Synthesis, characterization and performance as a support for immobilizing enzyme. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 22, p. 1407-1416, 2011.

  • MENDES, A. A. ; FREITAS, L. ; CARVALHO, A. K. F. ; OLIVEIRA, P. C. ; De Castro, H.F. . Immobilization of a commercial lipase from Penicillium camembertii (Lipase G) by different strategies. Enzyme Research , v. 2011, p. 1-8, 2011.

  • MIRANDA, M. ; URIOSTE, D. ; SOUZA, L. T. A. ; MENDES, A. A. ; De Castro, H.F. . Assessment of the morphological, biochemical and kinetic properties for Candida rugosa lipase immobilized on hydrous niobium oxide to be used in the biodiesel synthesis. Enzyme Research , v. 2011, p. 1-10, 2011.

  • PAULA, A. V. ; NUNES, G. F. M. ; SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . Interesterification of milkfat with soybean oil catalyzed by Rhizopus oryzae lipase immobilized on SiO2-PVA on packed bed reactor. International Journal of Food Science & Technology (Online) , v. 46, p. 2124-2130, 2011.

  • FREITAS, L. ; Silva, G. S. ; SANTOS, J. C. ; OLIVEIRA, P. C. ; de Castro, Heizir F. . Strategies to remove water formed as by-product on the monoolein synthesis by enzymatic esterification performed on packed bed reactor. European Food Research & Technology (Print) , v. 233, p. 743-750, 2011.

  • MENDES, ADRIANO A. ; Giordano, Roberto C. ; Giordano, Raquel de L.C. ; de Castro, Heizir F. . Immobilization and stabilization of microbial lipases by multipoint covalent attachment on aldehyde-resin affinity: Application of the biocatalysts in biodiesel synthesis. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 68, p. 109-115, 2011.

  • PAULA, A. V. ; NUNES, G. F. M. ; SILVA JL ; Castro, H.F. ; SANTOS, J. C. . Screening of food grade lipases to be used in esterification and interesterification reactions of industrial interest. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 160, p. 1146-1156, 2010.

  • NUNES, G. F. M. ; PAULA, A. V. ; De Castro, H.F. ; SANTOS, J. C. . Modificação bioquímica da gordura do leite. Química Nova (Impresso) , v. 33, p. 431-437, 2010.

  • FREITAS, L. ; SANTOS, J. C. ; ZANIN, G. M. ; De Castro, H.F. . Packed-bed reactor running on babassu oil and glycerol to produce monoglycerides by enzymatic route using immobilized. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 161, p. 372-381, 2010.

  • PAULA, A. V. ; NUNES, G. F. M. ; FREITAS, L. ; DE CASTRO, H. F. ; SANTOS, J. C. . Interesterification of milkfat and soybean oil blends catalyzed by immobilized Rhizopus oryzae lipase. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 65, p. 117-121, 2010.

  • FREITAS, L. ; PAULA, A. V. ; SANTOS, J. C. ; ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. . Enzymatic synthesis of monoglycerides by esterification reaction using Penicillium camembertii lipase immobilized on epoxy SiO2-PVA composite. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 65, p. 87-90, 2010.

  • AGUIAR, R. O. ; MONDARDO, R. M. ; AGNES, E. J. ; Castro, H.F. ; PEREIRA, E. B. . Avaliação e comparação da eficiência de imobilização de lipase pancreática em quitosana para produção de ácidos graxos em frascos agitados. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 32, p. 15-19, 2010.

  • DA RÓS, P. C. M. ; SILVA, G A M ; MENDES, A. A. ; SANTOS, J. C. ; De Castro, H.F. . Evaluation of the catalytic properties of Burkholderia cepacia lipase immobilized on non-commercial matrices to be used in biodiesel synthesis from different feedstocks l. Bioresource Technology , v. 101, p. 5508-5516, 2010.

  • RUFINO, A. R. ; BIAGGIO, F. C. ; SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . Screening of lipases for the synthesis of xylitol monoesters by chemoenzymatic esterification and the potential of microwave and ultrasound irradiations to enhance the reaction rate. International Journal of Biological Macromolecules , v. 47, p. 5-9, 2010.

  • MENDES, A. A. ; PEREIRA, E. B. ; FURIGO JR, A. ; DE CASTRO, H. F. . Anaerobic biodegradability of dairy wastewater pretreated with porcine pancreas lipase. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , v. 53, p. 1279-1284, 2010.

  • RUFINO, A. R. ; BIAGGIO, F. C. ; SANTOS, J. C. ; Castro, H.F. . Chemoenzymatic synthesis: a strategy to obtain xylitol monoesters. Journal of Chemical Technology and Biotechnology (1986) , v. 84, p. 957-960, 2009.

  • FREITAS, L. ; DA RÓS, P. C. M. ; SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . An integrated approach to produce biodiesel and monoglycerides by enzymatic interestification of babassu oil (Orbinya sp). Process Biochemistry (1991) , v. 44, p. 1068-1074, 2009.

  • FREITAS, L. ; BARCZA, M. V. ; SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . Alternativa potencial para aproveitamento do glicerol gerado na produção de biodiesel: Síntese enzimática de monolaurina por esterificação. Química Nova (Impresso) , v. 32, p. 2277-2281, 2009.

  • SILVA, G S ; DA RÓS, P. C. M. ; SANTOS, J. C. ; PEREZ, V. H. ; DE CASTRO, H. F. . Enzymatic transformation of palm oil in biodiesel using porcine pancreatic lipase immobilized on hybrid matrix. The International Review of Chemical Engineering , v. 1, p. 609-613, 2009.

  • SANTOS, J. C. ; MIJONE, P. D. ; NUNES, G. F. M. ; PEREZ, V. H. ; DE CASTRO, H. F. . Covalent attachment of Candida rugosa lipase on chemically modified hybrid matrix of polysiloxane-polyvinyl alcohol with different activating compounds. Colloids and Surfaces. B, Biointerfaces , v. 61, p. 229-236, 2008.

  • URIOSTE, D. ; CASTRO, M.B.A ; BIAGGIO, F. C. ; DE CASTRO, H. F. . Síntese de padrões cromatográficos e estabelecimento de método para dosagem da composição de ésteres de ácidos graxos presentes no biodiesel a partir do óleo de babaçu. Química Nova (Impresso) , v. 31, p. 407-412, 2008.

  • PAULA, A. V. ; MOREIRA, A. B. R. ; BRAGA, L. P. ; BRUNO, L. M. ; DE CASTRO, H. F. . Comparação do desempenho da lipase de Candida rugosa imobilizada em suporte híbrido de polissiloxano-polivinilálcool empregando diferentes metodologias. Química Nova (Impresso) , v. 31, p. 35-40, 2008.

  • PINHEIRO, R. C. ; SOARES, C. M. F. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Response surface methodology as an approach to determine optimal activities of lipase entrapped in sol-gel matrix using different vegetable oils. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 146, p. 2003-214, 2008.

  • FREITAS, L. ; BUENO, T. ; PEREZ, V. H. ; DE CASTRO, H. F. . Monoglicerídeos: Produção por via enzimática e algumas aplicações. Química Nova , v. 31, p. 1514-1521, 2008.

  • SANTOS, J. C. ; PAULA, A. V. ; NUNES, G. F. M. ; DE CASTRO, H. F. . Pseudomonas fluorescens lipase immobilization on polisiloxane-polyvinyl alcohol composite chemically modified with epichlorohydrin. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic , v. 52/53, p. 49-57, 2008.

  • PINHEIRO, R. C. ; SOARES, C. M. F. ; SANTOS, O. A. A. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. . Influence of gelation time on the morphological and physico-chemical properties of the sol-gel entrapped lipase. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic , v. 52/53, p. 27-31, 2008.

  • CARVALHO, N.B ; SOUZA, R. L. ; DE CASTRO, H. F. ; ZANIN, G. M. ; LIMA, A. S. ; SOARES, C. M. F. . Sequential production of amylolytic and lipolytic enzymes by bacterium strain isolated from petroleum contaminated soil. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 150, p. 25-32, 2008.

  • GIORDANI, D. S. ; SIQUEIRA, A. F. ; SILVA, M. L. C. P. ; DE CASTRO, H. F. . Identification of the Biodiesel Source Using an Electronic Nose. Energy & Fuels (Online) , v. 22, p. 2743-2747, 2008.

  • BRUNO, L. M. ; LIMA FILHO, José Luis ; De Castro, H.F. . Comparative performance of microbial lipases immobilized on magnetic polysiloxane polyvinyl alcohol. Brazilian Archives of Biology and Technology , v. 51, p. 889-896, 2008.

  • SANTOS, J. C. ; PAULA, A. V. ; NUNES, G. F. M. ; ROCHA, C. G. M. ; De Castro, H.F. . Morphological and mechanical properties of hybrid matrices of polysiloxane polyvinyl alcohol prepared by sol gel technique and their potential for immobilizing enzyme. Journal of Non-Crystalline Solids , v. 354, p. 4823-4826, 2008.

  • PEREZ, V. H. ; SILVA, G S ; GOMES, F. M. ; DE CASTRO, H. F. . Influence of the functional activating agent on the biochemical and kinetic properties of Candida rugosa lipase immobilized on chemically modified cellulignin. Biochemical Engineering Journal , v. 34, p. 13-19, 2007.

  • MENDES, A. A. ; BARBOSA, B. C. M. ; SILVA, M. L. C. P. ; DE CASTRO, H. F. . Morphological, biochemical and kinetic properties of lipase from Candida rugosa immobilized in zirconium phosphate. Biocatalysis and Biotransformation , v. 25, p. 393-400, 2007.

  • PAULA, A. V. ; URIOSTE, D. ; SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . Porcine pancreatic lipase immobilized on polysiloxane-polyvinyl alcohol hybrid matrix: catalytic properties and feasibility to mediate synthesis of surfactants and biodiesel. Journal of Chemical Technology and Biotechnology (1986) , v. 82, p. 281-288, 2007.

  • DE CASTRO, H. F. ; SOARES, C. M. F. ; ZANIN, G. M. ; DE MORAES, F. F. ; SANTOS, O. A. A. . Molecular imprinting of beta- cyclodextrin/cholesterol template into a silica polymer for cholesterol separation. Journal of Inclusion Phenomena and Macrocyclic Chemistry , v. 57, p. 79-82, 2007.

  • FREITAS, L. ; BUENO, T. ; SANTOS, J. C. ; PEREZ, V. H. ; DE CASTRO, H. F. . Enzymatic hydrolysis of soybean oil using lipase from different sources to yield concentrated of polyunsaturated fatty acids. World Journal of Microbiology and Biotechnology , v. 23, p. 1725-1731, 2007.

  • SANTOS, J. C. ; NUNES, G. F. M. ; MOREIRA, A. B. R. ; PEREZ, V. H. ; DE CASTRO, H. F. . Characterization of Candida rugosa lipase immobilized on Poly (n-methylolacrylamide) and its application in the butyl butyrate synthesis. Chemical Engineering & Technology , v. 30, p. 1255-1261, 2007.

  • FREITAS, L. ; PEREZ, V. H. ; SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . Enzymatic synthesis of glyceride esters in solvent-free system: Influence of the molar ratio, lipase source and functional activating agent of the support. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 18, p. 1360-1366, 2007.

  • SANTOS, J. C. ; BUENO, T. ; DA RÓS, P. C. M. ; DE CASTRO, H. F. . Lipase-catalyzed synthesis of butyl esters by direct esterification in solvent free system. Journal of Chemical Technology and Biotechnology , v. 82, p. 956-961, 2007.

  • MOREIRA, A. B. R. ; PEREZ, V. H. ; ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. . Biodiesel synthesis by enzymatic transesterification of palm oil with ethanol using lipases from several sources immobilized on silica-PVA composite. Energy & Fuels (Online) , v. 21, p. 3689-3694, 2007.

  • PEREIRA, E. B. ; DE CASTRO, H. F. ; SPILLER, V. R. ; FURIGO JR, A. . Degradation of fat and grease in slaughterhouse wastewater by a commercial microbial lipase. Brazilian Archives of Biology and Technology , Universidade Federal do Parana, v. 49, n.S, p. 21-28, 2006.

  • SANTOS, J. C. ; DE CASTRO, H. F. . Optimization of lipase-catalysed synthesis of butyl butyrate using a factorial design. World Journal of Microbiology & Biotechnology , Kluver Academic Publ, v. 22, p. 1007-1011, 2006.

  • MIRANDA, M. ; SILVA, M. L. C. P. ; DE CASTRO, H. F. . Optimized immobilization of microbial lipase on hydrous niobium oxide. Journal of Chemical Technology and Biotechnology , v. 81, n.4, p. 566-572, 2006.

  • GOMES, F. M. ; PAULA, A. V. ; SILVA, G S ; DE CASTRO, H. F. . Assessment of catalytic properties in aqueous and organic media of lipase from Candida rugosa immobilized on wood cellulignin activated with carbonyldiimidazole. Química Nova , São Paulo, v. 29, n.4, p. 710-718, 2006.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTOS, O. A. A. ; DE CASTRO, H. F. ; ITAKO, Juliana Emi ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . NMR characterization of the role of silane precursors on the catalytic activity of sol-gel encapsulated lipase. Journal of Non-Crystalline Solids , Elsevier, v. 352, p. 3649-3477, 2006.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTOS, O. A. A. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Characterization of sol-gel encapsulated lipase using tetraethoxysilane as precursor. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print) , v. 39, p. 69-76, 2006.

  • MENDES, A. A. ; PEREIRA, E. B. ; DE CASTRO, H. F. . Biodegradação de águas residuárias de laticínios previamente tratadas por lipases. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , ITAL, v. 9, p. 143-149, 2006.

  • MENDES, A. A. ; PEREIRA, E. B. ; DE CASTRO, H. F. . Effect of the enzymatic hydrolysis pretreatment of lipids- rich wastewater on the anaerobic biodigestion. Biochemical Engineering Journal , v. v 32, p. 185-190, 2006.

  • MENDES, A. A. ; BARBOSA, B. C. M. ; SOARES, C. M. F. ; SILVA, M. L. C. P. ; DE CASTRO, H. F. . Atividade e estabilidade operacional de lipase imobilizada em fosfato de zircônio na ausência e presença de polietilenoglicol. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 28, p. 133-140, 2006.

  • MENDES, A. A. ; DE CASTRO, H. F. ; PEREIRA, E. B. ; FURIGO JR, A. . Aplicação de lipases no tratamento de águas residuárias com elevados teores de lipideos. Química Nova , SBQ-São Paulo, v. 28, n.2, p. 296-305, 2005.

  • GOMES, F. M. ; SILVA, G S ; PINATTI, D. G. ; CONTE, R. A. ; DE CASTRO, H. F. . Wood cellulignin as an alternative matrix for enzyme immobilization. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 121, n.124, p. 255-268, 2005.

  • SOARES, C. M. F. ; DE CASTRO, H. F. ; ITAKO, Juliana Emi ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Characterization of sol-gel bioencapsulates for ester hydrolysis and synthesis. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 121, n.124, p. 845-860, 2005.

  • PAULA, A. V. ; BARBOZA, J. C. S. ; DE CASTRO, H. F. . Estudo da influência do solvente, carboidrato e ácido graxo na síntese enzimática de ésteres de açúcares. Química Nova , SBQ-São Paulo, v. 28, n.5, p. 792-796, 2005.

  • MENDES, A. A. ; DE CASTRO, H. F. . Effect on the enzymatic hydrolysis of lipids from dairy wastewater by replacing gum arabic emulsifier for sodium chloride. Brazilian Archives of Biology and Technology , TecPar, v. 48, n.special, p. 135-142, 2005.

  • BORO, D. C. S. ; DE CASTRO, H. F. ; MEDEIROS, M. B. . Comparação da eficiência de imobilização das leveduras Saccharomyces cerevisiae CB-IX (osmotolerante) e S. cerevisiae ATCC 9763, em bagaço de cana de açúcar. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , ITAL- Campinas, v. Vsp, p. 121-125, 2005.

  • DE CASTRO, H. F. ; MENDES, A. A. ; SANTOS, J. C. ; ÁGUIAR, C. L. . Modificação de óleos e gorduras por biotransformação. Química Nova , SBQ- São Paulo, v. 27, n.1, p. 146-156, 2004.

  • BRUNO, L. M. ; LIMA FILHO, José Luis ; MELO, E. H. M. ; DE CASTRO, H. F. . Ester synthesis catalyzed by Mucor miehie immobilized onto polysiloxane-polyvinyl alcohol magnetic particles. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 113, p. 189-199, 2004.

  • BRUNO, L. M. ; PINTO, G. A. S. ; MELO, E. H. M. ; LIMA FILHO, José Luis ; DE CASTRO, H. F. . Variables that affect the immobilization of lipase on nylon membrane. World Journal of Microbiology and Biotechnology , Kluver Academic Publ, v. 20, p. 371-375, 2004.

  • GOMES, F. M. ; PEREIRA, E. B. ; DE CASTRO, H. F. . Immobilization of lipase on chitin and its use in nonconventional biocatalysis. Biomacromolecules , ACS, v. 05, n.02, p. 17-23, 2004.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTOS, O. A. A. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Studies on lipase immobilization in hydrophobic sol-gel matrix. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 113, p. 307-319, 2004.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTOS, O. A. A. ; OLIVO, J. E. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Influence of alkyl -substituted silane precursors of silica gels on the enzymatic activity of immobilized microbial lipase from Candida rugosa. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic , v. 29, p. 69-79, 2004.

  • MENDES, A. A. ; DE CASTRO, H. F. . Redução do teor de lipideos presentes em efluentes das indústriais de produtos lácteos empregando lipases pancreáticas. Revista Saúde e Ambiente (UNIVILLE) , Joinville-SC, v. 5, n.1, p. 31-39, 2004.

  • GOMES, F. M. ; SILVA, M. B. ; DE CASTRO, H. F. . Avaliação das condições reacionais para a síntese enzimática do butirato de butila empregando lipase de Candida rugosa. RBCF. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8250 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences) , São Paulo, v. 40, n.2, p. 189-195, 2004.

  • DE CASTRO, H. F. ; FURLAN, S. A. ; OLIVEIRA, S. C. . An alternative approach for the utilization of pentose stream from sugar cane bagasse by an induced flocculent Pichia stipitis. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 107, p. 547-555, 2003.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. . Covalent coupling method for lipase immobilization on controlled pore silica in the presence of non-enzymatic proteins. Biotechnology Progress , v. 19, n.03, p. 803-807, 2003.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. . Efeito do polietilenoglicol e da albumina na imobilização de lipase microbiana e na catálise em meio orgânico. Química Nova , São Paulo, v. 23, n.6, p. 832-838, 2003.

  • PEREIRA, E. B. ; ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. . Immobilization and catalytic properties of lipase on chitosan for hydrolysis and esterification reactions. Brazilian Journal of Chemical Engineering , Campinas, v. 20, n.04, p. 343-355, 2003.

  • SOARES, C. M. F. ; DE CASTRO, H. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTOS, O. A. A. ; DE MORAES, F. F. . Physical and chemical characterization of hydrophobic silica gels and immobilized lipase derivatives. Chemical Engineering Transactions, AIDI Servizi, v. 3, n.1, p. 1773-1778, 2003.

  • FREITAS, L. ; MENDES, A. A. ; DE CASTRO, H. F. . Modificação de óleos e gorduras por biotransformação com lipase imobilizada em resíduo agroindustrial. Anais da Associação Brasileira de Química , São Carlos-SP, v. 52, n.2, p. 88-92, 2003.

  • SOARES, C. M. F. ; DE CASTRO, H. F. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. . Intensification of lipase performance for long term operation by immobilization on controlled pore silica in the presence of polyethylene glycol. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 98/100, p. 863-874, 2002.

  • PEREIRA, E. B. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Esterification activity and stability of Candida rugosa lipase immobilized into chitosan. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 98/100, p. 977-986, 2002.

  • DIAS, M. A. ; LACERDA, I.C.A ; PIMENTEL, P. F. ; DE CASTRO, H. F. ; ROSA, C. A. . Removal of heavy metals by an Aspergillus terreus strain immobilized in a polyurethane matrix. Letters in Applied Microbiology , v. 34, p. 46-50, 2002.

  • FURLAN, S. A. ; DE CASTRO, H. F. . Xylitol production by Candida parapsilosis under fed-batch culture. Brazilian Archives of Biology and Technology , Curitiba-PR, v. 44, n.2, p. 125-128, 2001.

  • DIAS, M. A. ; DE CASTRO, H. F. ; CONTE, R. A. ; LINARDI, V. R. ; ROSA, C. A. . Application of factorial design to the study of heavy metals biosorption by waste biomass from beverage distillery. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 91/93, p. 413-422, 2001.

  • PEREIRA, E. B. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Kinetic studies of lipase from Candida rugosa: A comparative study between free and enzyme immobilized onto porous chitosan beads. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 91/93, n.1, p. 739-752, 2001.

  • SOARES, C. M. F. ; DE CASTRO, H. F. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. . Selection of stabilizing additive for lipase immobilization on controlled pore silica by factorial design. Applied Biochemistry and Biotechnology , Humana Press, v. 91/93, p. 703-718, 2001.

  • ÁGUIAR, C. L. ; MOREIRA, M. R. V. ; DE CASTRO, H. F. . Lipase catalyzed alcoholysis of critronellyl butyrate to produce citronellol. Ciencia y Tecnología Alimentaria , Virgo-Espanha, v. 3, n.3, p. 134-139, 2001.

  • DE CASTRO, H. F. ; LIMA, R. ; ROBERTO, I. C. . Rice straw as a support for immobilization of microbial lipase. Biotechnology Progress , Backwell Science, v. 17, n.6, p. 1061-1064, 2001.

  • OLIVEIRA, S. C. ; DE CASTRO, H. F. ; VISCONTI, A. E. S. ; GIUDICI, R. . Scale-up effects on kinetic parameters and on predictions of a yeast recycle ethanol fermentation model incorporating loss of cell viability. Bioprocess Engineering , Springer Verlag, v. 23, n.1, p. 51-54, 2000.

  • OLIVEIRA, P. C. ; ALVES, G.M ; DE CASTRO, H. F. . Immobilisation studies and catalytic properties of microbial lipase onto styrene-divinylbenzene copolymer. Biochemical Engineering Journal , Elsevier Science, v. 5, n.1, p. 63-71, 2000.

  • DE CASTRO, H. F. ; SILVA, G. L. J. ; SILVA, M. L. C. P. . Evaluation of inorganic matrixes as supports for immobilization of microbial lipases. Brazilian Journal of Chemical Engineering , Brasil, v. 17, n.4/7, p. 849-857, 2000.

  • DE CASTRO, H. F. ; OLIVEIRA, P. C. ; PEREIRA, E. B. . Influence of substrate partition coefficient on the performance of lipase catalyzed synthesis of citronellyl acetate. Brazilian Journal of Chemical Engineering , ABEQ/Brasil, v. 17, n.4/7, p. 859-865, 2000.

  • OLIVEIRA, P. C. ; ALVES, G.M ; MEI, L. H. I. ; DE CASTRO, H. F. . Síntese do butirato de n-butila empregando lipase microbiana em copolímero de estireno-divinilbenzeno. Química Nova , USP, v. 23, n.5, p. 107-118, 2000.

  • DIAS, M. A. ; Castro, H.F. ; PIMENTEL, P. F. ; GOMES, N.C.M. ; ROSA, C. A. ; LINARDI, V. R. . Removal of heavy metals from stainless steel effluents by waste biomass from Brazilian alcoholic beverage production. World Journal of Microbiology and Biotechnology , v. 16, p. 107-108, 2000.

  • OLIVEIRA, S. C. ; DE CASTRO, H. F. ; VISCONTI, A. E. S. ; GIUDICI, R. . Continuous ethanol fermentation in a tower fermenter with flocculating yeast recycle: Scale-up effects on the process performance, kinectic parameters and model predictions. Bioprocess Engineering (Berlin. Print) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1615-7591 Bioprocess and Biosystems Engineering (Print)) , New York, v. 20, n.6, p. 525-530, 1999.

  • DE CASTRO, H. F. ; OLIVEIRA, P. C. ; SOARES, C. M. F. ; ZANIN, G. M. . Immobilization of porcine pancreatic lipase on celite for application in the synthesis of butylbutyrate in a nonaqueous system. Journal of the American Oil Chemists' Society , Champaign, v. 76, n.1, p. 147-152, 1999.

  • DE CASTRO, H. F. ; MORIYA, R. Y. ; OLIVEIRA, P. C. ; SOARES, C. M. F. . Fusel oil as precusor for aroma generation by biotransformation using lipase. Applied Biochemistry and Biotechnology , Totowa, v. 79, p. 817-826, 1999.

  • SOARES, CLEIDE M. F. ; de Castro, Heizir F. ; DE MORAES, FLÁVIO F. ; ZANIN, GISELLA M. . Characterization and Utilization of Candida rugosa Lipase Immobilized on Controlled Pore Silica. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 79, p. 745-758, 1999.

  • FARIA, L. F. F. ; BARBOZA, J. C. S. ; SERRA, A. A. ; DE CASTRO, H. F. . Preparation of bleached cellulose from sugar cane bagasse for chemical processing. Cellulose Chemistry and Technology , Bucharest, v. 32, n.5, p. 441-455, 1998.

  • DE CASTRO, H. F. ; OLIVEIRA, P. C. . Induced flocculation intensity of a strain of Pichia stipitis. Brazilian Journal of Microbiology , Brasil, v. 29, p. 27-30, 1998.

  • DE CASTRO, H. F. ; NAPOLEÃO, D. A. S. ; OLIVEIRA, P. C. . Production of citronellyl acetate in a fed-batch system using immobilized lipase. Applied Biochemistry and Biotechnology , Totowa, v. 70-72, p. 667-675, 1998.

  • DE CASTRO, H. F. ; OLIVEIRA, P. C. ; PEREIRA, E. B. . Evaluation of different strategies for lipase catalysed synthesis of citronellyl acetate. Biotechnology Letters , London, v. 19, n.3, p. 229-232, 1997.

  • DE CASTRO, H. F. ; OLIVEIRA, P. C. ; SOARES, C. M. F. . Parâmetros reacionais para a síntese do butirato de butila em solventes orgânicos. Ciência e Tecnologia de Alimentos , SBCTA-Campinas, v. 17, n.3, p. 237-241, 1997.

  • DE CASTRO, H. F. ; OLIVEIRA, P. C. ; SOARES, C. M. F. . Síntese de ésteres terpenóides por via enzimática: Influência do tamanho da cadeia alifática do ácido graxo e da estrutura do álcool de terpeno. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 17, n.3, p. 224-228, 1997.

  • DE CASTRO, H. F. ; PEREIRA, E. B. ; ANDERSON, W. A. . Production of terpene esters by lipase in non conventional media. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , Brasil, v. 7, n.4, p. 219-224, 1996.

  • DE CASTRO, H. F. ; JACQUES, S. L. . Influence of molecular sieves on the performance of citronellyl butyrate synthesis using immobilized lipase. Arquivos de Biologia e Tecnologia (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1516-8913 Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso)) , Brasil, v. 38, n.2, p. 339-344, 1995.

  • DE CASTRO, H. F. ; ANDERSON, W. A. . Fine chemicals by biotransformation using lipases. Química Nova (Impresso) , Brasil, v. 16, n.6, p. 544-554, 1995.

  • ROBERTO, I. C. ; MANCILHA, I. M. ; SOUZA, C. A. ; FELIPE, M. G. A. ; SATO, S. ; DE CASTRO, H. F. . Evaluation of rice straw hemmicellulose hydrolysate in the production of xylitol by Candida guilliermodii. Biotechnology Letters , Inglaterra, v. 16, n.11, p. 1211-1216, 1994.

  • FURLAN, S. A. ; BOUILLOUND, P. ; DE CASTRO, H. F. . Oxygen influence on ethanol and xylitol production by xylose fermenting yeasts. Process Biochemistry (Cessou em 1990. Cont. c/ outro título e ISSN. Cessou novamente e voltou a ter o título anterior [Process Biochemistry]) , Inglaterra, v. 29, p. 657-662, 1994.

  • DE CASTRO, H. F. ; ANDERSON, W. A. ; LEGGE, R. L. ; MOO-YOUNG, M. . Process development for the production of terpene esters using immobilized lipase in organic media. INDIAN J CHEM A , India, v. 31, p. 891-895, 1992.

  • DE CASTRO, H. F. ; BU'LOCK, J.D. . Influence of feedstock source on biocatalyst stability and behaviour, on reactor performance, in continuous intensified ethanol fermentation. Applied Biochemistry and Biotechnology , Estados Unidos, v. 24/25, p. 545-552, 1990.

  • SOARES, C. M. F. ; SANTOS, O. A. A. ; DE CASTRO, H. F. ; DE MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Influence of alkyl -substituted silane precursors of silica gels on the enzymatic activity of immobilized microbial lipase from Candida rugosa. Chemicke Listy , v. 97, p. 364-365, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DE CASTRO, H. F. . Avaliação de artigos submetidos a publicação dos seguintes periodicos: Química Nova, Biotechnology Progress. 2004.

DE CASTRO, H. F. . Assesoria ad hoc quando solicitado por orgãos de fomento, tais como FAPESP, CAPES, e CNPq. 2004.

DE CASTRO, H. F. ; MIRANDA, M. ; URIOSTE, D. ; SILVA, M. L. C. P. ; SILVA, G. L. J. . Método de imobilização da lipase microbiana em óxido de nióbio hidratado para modificação de óleos vegetais e biocatalisador assim produzido. 2004.

DE CASTRO, H. F. ; MENDES, A. A. ; PEREIRA, E. B. ; FURIGO JR, A. . Biodegradabilidade anaeróbia de águas residuárias de indústrias de produtos avícolas e lácteos previamente tratadas com enzimas hidrolíticas. 2004.

ZANIN, G. M. ; DE CASTRO, H. F. ; SOARES, C. M. F. ; DE MORAES, F. F. ; SANTOS, O. A. A. . Método de encapsulação de lipase em matriz hidrofóbica preparada por meio da técnica sol-gel e que emprega tetraetilortossilicato como precursor. 2003.

MEDEIROS, M. B. ; DE CASTRO, H. F. ; URIOSTE, D. ; SILVA, G. E. V. . Produção de xarope de açúcar invertido empregando leveduras selecionadas em suporte de baixo custo. 2003.

ALBUQUERQUE, S. F. ; PEREIRA, I. M. ; PIQUET, C. ; IACHAN, A. ; ARAÚJO, N. Q. ; VISCONTI, A. E. S. ; DE CASTRO, H. F. ; FERRAZ, M. H. A. . Processo de tratamento do residuo da destilação de álcool obtido a partir de qualquer matéria prima renovável. 1984.

DE CASTRO, H. F. . Assessoria ad hoc a FAPES, CNPq e CAPES. 2010.

DE CASTRO, H. F. . Assesoria ad hoc quando solicitado por orgãos de fomento, tais como FAPESP, CAPES, e CNPq. 2005.

DE CASTRO, H. F. . Unidade de biorreatores, simulação e controle: Perfil de atuação e descrições físicas e das atividades desenvolvidas em 1988. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota Técnica - Publicação FTI).

DE CASTRO, H. F. ; ROBERTO, I. C. . Utilização de hidrolisado da fração hemicelulósica do bagaço de cana em reatores tubulares. 1988. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota Técnica - Publicação FTI).

DE CASTRO, H. F. ; ROBERTO, I. C. . Desempenho de Pichia stipitis auto imobilizada em reatores do tipo torre: Estudos preliminares. 1988. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota Técnica - Publicação FTI).

DE CASTRO, H. F. ; VISCONTI, A. E. S. ; SALLES FILHO, M. ; SILVA, H. G. B. . Report of international research and development cooperation ITIT projects. 1987. (Relatório de pesquisa).

DE CASTRO, H. F. ; SILVA, H. G. B. ; SALLES FILHO, M. ; ARAÚJO, N. Q. . Report of international research and development cooperation ITIT projects. 1982. (Relatório de pesquisa).

DE CASTRO, H. F. . Production of flavour and fragance terpenoids with non-aqueous phase. 1992 (Monografia) .

DE CASTRO, H. F. . Isolation, separation and characterization of bioactive secondary metabolite from the bacterium H747. 1990 (Monografia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de uma plataforma de produtos no contexto de biorrefinaria integrada biodiesel-bioetanol: utilização de substratos derivados de resíduos agroindustriais, Descrição: Processo N.433248/2018: A produção de Single Cell Oils (SCOs) tem recebido importância recentemente por ser uma potencial fonte de energia renovável e compatível com o conceito das biorrefinarias. O termo single cell oil foi cunhado com a intenção de denominar principalmente os triacilgliceróis de microrganismos, similares aos encontrados em óleos e gorduras provenientes de fontes animais e vegetais. Os microrganismos capazes de produzir e acumular mais de 20% de sua biomassa em lipídios são denominados oleaginosos e podem pertencer ao grupo das bactérias, leveduras, fungos e algas. Neste contexto, os fungos filamentosos surgem como um recurso promissor no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis, entre os quais os fungos pertencentes ao filo Zigomiceto, contribuem significativamente para esse desenvolvimento e são extensivamente estudados para a aplicação em biorrefinarias, com destaque especial para os fungos do gênero Mucor. Esse gênero, particularmente a espécie Mucor circinelloides, é um potencial produtor da enzima lipase e de biomassa com quantidades significativas de lipídios o que permite sua exploração no processo de produção de biodiesel. Trabalhos realizados no Laboratório de Biocatálise (EEL-USP) identificaram que uma linhagem de Mucor circinelloides URM 4182 de banco de cultura nacional (URM-Universidade Federal de Pernambuco) pode ser classificada como microrganismo oleaginoso fornecendo óleos microbianos com características adequadas para síntese de biodiesel. Estes fungos também são conhecidos por produzirem naturalmente altas concentrações destes ácidos graxos insaturados da família ômega 6 e ômega 3. Além disso, diversas linhagens de M. circinelloides também são descritas na literatura como potenciais produtores de -caroteno, que têm relevante importância nas indústrias de fármacos e de alimentos. A potencialidade da linhagem Mucor circinelloides URM 4182 para a produção de biomassa oleaginosa foi comprovada em cultivos efetuados em biorreator utilizando glicose como única fonte carbono. Apesar dos resultados satisfatórios obtidos, o custo global do processo é ainda desfavorável, o que torna necessário o desenvolvimento de processos utilizando fontes de carbono de baixo custo. O fungo Mucor circinelloides possui robustez e capacidade de crescimento em diferentes fontes de carbono e em meios contendo alguns compostos inibitórios. Desta forma, o enfoque do presente projeto, será direcionado para produção de biomassa com elevado teor de lipídio por M. circinelloides URM 4182, usando substratos contendo fontes de carbono disponibilizadas em resíduos e subprodutos agroindustriais do processamento da cana-de-açúcar, do leite e da soja. Nesta etapa será também avaliado o efeito dessas fontes na composição glicerídica do óleo microbiano. Tomando por base a metodologia desenvolvida anteriormente, propõe-se o estudo sistemático da produção concomitante de lipídio e -caroteno por M. circinelloides. Dependendo do perfil de ácido graxo do óleo microbiano, este será empregado na produção de biodiesel por etanólise mediada por catalisadores heterogêneos ou na produção de concentrados de ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) por hidrólise enzimática. A execução do projeto auxiliará no fortalecimento de uma importante linha de pesquisa na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), além contribuir para o desenvolvimento de tecnologias nacionais em escala industrial para a manufatura de produto de interesse econômico, ambiental e social. No que se refere ao estado da arte, não há trabalhos nacionais publicados enfocando o conceito de produção de PUFAs, Biodiesel e -caroteno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / CARVALHO, ANA K.F. - Integrante / REIS, CRISTIANO E. R. - Integrante / CORTEZ, D. V - Integrante / BENTO, H. B. S - Integrante / Bu Ho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2017 - Atual

    Da fábrica celular à biorrefinaria integrada Biodiesel-Bioetanol: uma abordagem sistêmica aplicada a problemas complexos em micro e Macroescalas, Descrição: Este projeto se propõe a enfrentar desafios tecnológicos colocados por uma nova concepção de biorrefinaria integrada, aproveitando sinergias entre os processos de produção dos dois mais importantes biocombustíveis no contexto brasileiro: bioetanol de 1ª e 2ª gerações, a partir cana de açúcar, e biodiesel, a partir de óleos vegetais e, também, de fonte microbiana. Para tanto, associam-se pesquisadores com larga experiência da área, de várias instituições do Estado de São Paulo: UFSCar (Departamento de Engenharia Química), UNICAMP (Faculdades de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos), USP (Escola de Engenharia de Lorena), EMBRAPA Instrumentação (São Carlos). Biocombustíveis líquidos de fontes renováveis são a "espinha dorsal" dessa biorrefinaria, baseada em rotas bioquímicas, mas moléculas de maior valor agregado têm sua produção igualmente estudada, pois contribuem de forma importante para a viabilidade do empreendimento. Em uma analogia com a indústria do petróleo, esta biorrefinaria seria equivalente a um parque refinaria-complexo petroquímico de 1ª a 2ª/3ª gerações. Até onde vai nosso conhecimento, a exploração das inúmeras sinergias que existem entre os processos de produção de biodiesel e bioetanol é ainda incipiente. A utilização de subprodutos hoje problemáticos, como o glicerol e a fração hemicelulósica da biomassa vegetal, a produção de biodiesel etílico (totalmente renovável), dentre vários outros exemplos, podem ter soluções tecnicamente mais eficazes se os processos de produção dos dois biocombustíveis forem pensados de forma integrada, entre si e com a produção de outras moléculas (como ácido 3-hidroxipropiônico, ácido aspártico, nanocelulose, carotenoides, biossurfactantes, dentre outras). Todas essas linhas de pesquisa são interligadas pela análise tecno-econômica dos processos integrados na biorrefinaria (encarada como um sistema complexo em macroescala), utilizando ferramentas avançadas da Engenharia de (Bio)processos e Sistemas que permitem retroalimentar aos grupos trabalhando experimentalmente metas a serem atingidas para que o processo global passe pelo crivo de uma análise econômica, ainda que preliminar. Paralelamente, técnicas de Biologia de Sistemas são utilizadas para estudar a fábrica celular, encarada como um sistema complexo em microescala. Finalmente, soluções definidas em microescala que, por exemplo, resultem em um microrganismo recombinante, irão interagir com o meio, dentro de biorreatores - os quais estão por sua vez inseridos no processo em macroescala. Desta forma, metodologias da área de engenharia de (bio)processos e sistemas podem proporcionar novos pontos de vista para análise dos fenômenos em micro e macroescalas. Tais metodologias irão auxiliar na definição da viabilidade tecno-econômica de soluções industriais - sem esquecer os aspectos relativos à sustentabilidade ambiental da solução proposta. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Integrante / Júlio César dos Santos - Integrante / Everson Alves Miranda - Integrante / Raquel de Lima Camargo Giordano - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Paulo Waldir Tardiolli - Integrante / DA RÓS, PATRÍCIA C. M. - Integrante / DE OLIVEIRA, P. C. - Integrante / Roberto de Campos Giordano - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3

  • 2014 - 2018

    Avaliação das condições de cultivo para a produção de óleos por microrganismos heterotróficos em frascos agitados e em biorreatores de agitação pneumática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Integrante / Juan Daniel Rivaldi - Integrante / Livia Melo Carneiro - Integrante / João Paulo Alves Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2018

    Desenvolvimento de novos catalisadores heterogêneos ácidos como estratégia para a transesterificação e hidroesterificação de óleos vegetais e microbianos de elevado conteúdo de ácidos graxos livres, Descrição: O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos catalisadores heterogêneos ácidos baseados em heteropoliácidos, como estratégia para a transesterificação e hidroesterificação de lipídeos de alta acidez. Em uma primeira etapa serão sintetizados diferentes catalisadores e testados quanto a sua eficiência na transesterificação de óleos, visando selecionar os catalisadores mais promissores. Em uma segunda etapa os catalisadores selecionados serão caracterizados quanto a suas propriedades físicas e química, e utilizados em estudos de otimização de processos de transesterificação e hidroesterificação de óleos de elevada acidez. A estabilidade do catalisador será testada na realização de reações sucessivas, e uma análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental dos processos estabelecidos serão desenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Domingos Sávio Giordani - Integrante / Juan Daniel Rivaldi - Integrante / Livia Melo Carneiro - Integrante / João Paulo Alves Silva - Integrante / Ana Karine Furtado de Carvalho - Integrante / Leyvison Rafael Vieira da Conceição - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3

  • 2013 - 2017

    Imobilização de lipase em partículas magnetizadas de copolímero de estireno e divinilbenzeno para aplicação em reações biocatalíticas reversíveis., Descrição: O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de biocatalisadores ativos e estáveis, de baixo custo. Tem-se como proposta a imobilização de lipases microbianas em matriz híbrida magnética obtida a partir da síntese de partículas de copolímero de estireno e divinilbenzeno (STYDVB) magnetizadas por co-precipitação de íons de Fe+2 e Fe+3 visando a aplicação em reações de biotransformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Integrante / Pedro Carlos de Oliveira - Integrante / Larissa de Freitas Teixeira - Coordenador / Heitor B S Bento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2013 - 2016

    Centro de Instrumentação Multiusuário da EEL/USP, Descrição: Melhoramento da infraestrutura de pesquisa da EEL. Montar uma central analítica para as caracterizações inorgânicas, orgânicas e físicas que demandam as temáticas de pesquisas dos três programas de Pós-Graduação da EEL. Edital 2012/2013 do Programa da Reitoria da USP de Ampliação e melhoramento da Infraestrutura de Pesquisa (INFRA-USP).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Antonio Aarão Serra - Integrante / Jayne C.S. Barboza - Integrante., Financiador(es): Pro-reitoria de Pesquisa -USP - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Desenvolvimento de um sistema operacional eficiente para a síntese enzimática de monoésteres alquílicos em fluxo contínuo, Descrição: O presente projeto teve como objetivo aprimorar a tecnologia da síntese enzimática de biodiesel pela rota etílica. Tem-se como proposta a transesterificação enzimática de óleos vegetais com etanol em reator de leito fixo e fluidizado operando em fluxo contínuo, visando aumentar a produtividade do sistema, bem como obter biodiesel com propriedades adequadas à sua utilização como biocombustível. A produção de biodiesel por catálise enzimática tem o potencial de superar os problemas da tecnologia clássica com catalisador básico, apresentando como vantagens a ausência de produção de sabões, a facilidade de recuperação da glicerina (subproduto do processo) e o tratamento simplificado de efluentes não alcalinos. No desenvolvimento deste projeto, a enzima lipase foi imobilizada em suporte híbrido sílica-álcool polivinílico (SiO2-PVA) obtido pela técnica sol-gel e quando necessário modificações das propriedades texturais do suporte serão efetuadas como estratégia de maximização do processo conduzido em reator de leito fluidizado, incluindo: alteração da granulometria; ativação com diferentes agentes de ativação; substituição do componente orgânico (-ciclodextrina) e magnetização do suporte. A primeira etapa do projeto foi baseada na utilização de reator de leito fluidizado convencional empregando lipase de Burkholderia cepacia imobilizada no suporte híbrido com as propriedades texturais previamente estabelecidas. Foram testadas diferentes condições reacionais, tais como vazão de alimentação e temperatura. A segunda etapa será direcionada para a utilização de reator de leito fluidizado magneticamente estabilizado. Os resultados obtidos nessas duas configurações foram comparados visando à seleção do sistema reacional mais eficiente. O presente projeto é uma sequência lógica dos trabalhos anteriormente desenvolvidos pela proponente visando contribuir na implementação de programas de produção de energias limpas, onde se contempla, em condições de excelência, o biodiesel. Desta forma, a execução do projeto auxiliará no fortalecimento de uma importante linha de pesquisa na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), além contribuir para o desenvolvimento de tecnologias nacionais de processos enzimáticos em escala industrial para a manufatura de produto de interesse econômico, ambiental e social. No que se refere ao estado-da-arte, não há trabalhos nacionais publicados enfocando o conceito de produção de biodiesel por via enzimática, da forma como proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Patricia Daniela Mijone - Integrante / Larissa de Freitas Teixeira - Integrante / Weriton Renan Rodrigues Fidalgo - Integrante / Lucas S Martin - Integrante / Lucas Ramos - Integrante / Flavia Danielle dos Santos - Integrante / Patricia C M Da Ros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 9

  • 2009 - 2016

    Produção de biodiesel empregando células microbianas como fonte de matéria-prima e biocatalisador, Descrição: O biodiesel é um combustível renovável obtido pela transesterificação de óleos ou gorduras de origem vegetal, animal ou microbiana com álcoois de cadeia curta (metanol ou etanol). No Brasil seu uso está autorizado na proporção de 5%, o que cria um mercado interno de aproximadamente 800 milhões de litros por ano para este combustível, possibilitando uma economia de até US$ 160 milhões por ano com a redução das importações de petróleo. Para 2018, está prevista a utilização de 20% de biodiesel no óleo diesel (B20), aumentando ainda mais a demanda por esse biocombustível. Esse crescimento, entretanto, passa por uma evolução no sistema de produção de forma a torná-lo mais eficiente, ambientalmente favorável a custos competitivos. Estudos têm identificado que o custo das matérias-primas tradicionais perfaz mais do que 70 % do custo global de produção do biodiesel. Além da busca por novas fontes de matéria-prima, no entanto, é fundamental a contribuição de pesquisas visando a otimização do desempenho do processo, considerando-se ainda a busca por rotas mais amigáveis de produção, como a via biotecnológica. Neste contexto, o presente projeto propõe o estudo da produção de biodiesel atuando-se em duas frentes: i) utilizando-se de matérias-primas lipídicas de menor custo, particularmente microbiana como fonte de lipídeos; ii) empregando células íntegras de microrganismo com elevada atividade lipolítica (glicerol éster hidrolase ? E.C. 3.1.1.3) imobilizadas em suportes sólidos adequados. Estas duas frentes, nas quais será empregada a rota etílica, deverão convergir ao final do projeto para o estabelecimento de uma tecnologia de produção biotecnológica tecnicamente viável. Os principais aspectos que serão abordados compreendem, no que se refere ao uso de óleo microbiano como fonte lipídica: a seleção de microrganismos altamente produtores de lipídeos, obtenção e extração do óleo da biomassa microbiana e sua caracterização, e finalmente, a avaliação do óleo extraído como substrato na síntese de biodiesel. No que se refere ao uso de células íntegras imobilizadas, os principais aspectos serão: a seleção de microrganismos altamente produtores de lipase intracelular, a imobilização de células íntegras da linhagem selecionada em suportes adequados e a avaliação do desempenho do sistema imobilizado na síntese de biodiesel, inicialmente empregando como matéria-prima óleos vegetais e, finalmente, lipídeos de fonte microbiana. Esta abordagem permitirá minimizar os efeitos sócio-econômicos e os relacionados ao meio ambiente, por não competir com a cadeia alimentícia das fontes oleaginosas e solo agrícola como fins de cultivo, possibilitando ainda redução do custo de obtenção do produto de interesse, envolvendo um número menor de operações básicas. A proposta insere-se no contexto da busca de processos mais limpos que possam competir do ponto de vista industrial e econômico com os processos clássicos, significando um benefício importante para a produção de combustíveis renováveis. Em síntese, este é um projeto estratégico do setor oleoquímico/energético que pretende contribuir no desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a substituição de produtos obtidos tradicionalmente a partir de fontes não renováveis por fontes renováveis. O projeto proposto integra a principal linha de pesquisa do Laboratório de Biocatálise da Escola de Engenharia de Lorena e dá seqüência aos projetos anteriores desenvolvidos. No que se refere ao estado-da-arte, não há trabalhos nacionais publicados sobre a utilização de células integras contendo elevada atividade lipolitica em processos de biotransformação, seja com matérias-primas de origem animal ou vegetal, seja para a produção de biodiesel a partir de lipídeos extraídos de microalgas. Deste modo esta proposta se apresenta como uma proposta inovadora de pesquisa, envolvendo complexidade tecnológica suficiente para inserção de jovens doutores, com relativa experiência em P&D&I e capacitação para atuar em projetos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Caroline Souza Pamplona da Silva - Integrante / Larissa de Freitas Teixeira - Integrante / DA RÓS, PATRICIA C.M. - Integrante / Juan Daniel Rivaldi - Integrante / Ana Karine Furtado de Carvalho - Integrante / Emmanuelle Lima Pache - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5

  • 2008 - 2011

    Transesterificação de óleos vegetais empregando como catalisador células integras com elevada atividade lipolítica (glicerol éster hidrolase ? E.C. 3.1.1.3), Descrição: Edital Universal 14/2008. Descrição: O biodiesel é um combustível renovável obtido pela transesterificação de óleos ou gorduras vegetais ou animais com os álcoois de cadeia curta (metanol ou etanol). Além de representar o desenvolvimento de um novo mercado para os óleos vegetais e gorduras animais, a produção do biodiesel pela rota etílica tornará o processo de obtenção de biodiesel totalmente independente do petróleo, promovendo, desta forma, a produção de combustível completamente agrícola. No Brasil o uso do biodiesel está autorizado na proporção de 2%, o que cria um mercado interno de aproximadamente 800 milhões de litros por ano para este novo combustível, possibilitando uma economia de até US$ 160 milhões por ano com a redução das importações de petróleo. Visando ampliar as rotas de produção de biodiesel, de modo a contribuir para a ampliação da sua produção a curto e médio prazo, propõe-se, neste projeto, o estudo da produção de biodiesel em escala de bancada a partir de óleos vegetais e etanol empregando células íntegras de microorganismo com elevada atividade lipolítica (glicerol éster hidrolase ? E.C. 3.1.1.3) imobilizadas em suportes sólidos adequados. Os principais aspectos que serão abordados compreendem a seleção de microrganismos produtores de lipase intracelular, a imobilização de células íntegras da linhagem selecionada em suportes adequados e a avaliação do desempenho do sistema imobilizado na síntese de biodiesel a partir de óleos vegetais e etanol. Esta abordagem permitirá a redução do custo de obtenção do produto de interesse, envolvendo ainda um número menor de operações básicas. Evitam-se ainda, problemas com rejeitos e o uso de catalisadores agressivos ao meio ambiente como ácidos e bases fortes. Desta forma, processos mais limpos que possam competir do ponto de vista industrial e econômico com os processos clássicos, significariam um benefício importante para a produção de combustíveis renováveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador., Financiador(es): Escola de Engenharia de Lorena - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2011

    Transesterificação de diferentes matérias-primas lipídicas pela rota etílica empregando catalisadores heterogêneos (químicos e bioquímicos), Descrição: O crescimento esperado da demanda de biodiesel no mercado nacional para os próximos anos passa por uma evolução no sistema de produção de forma a torná-lo mais eficiente e ambientalmente favorável. Essa demanda, imprimiu também um caráter muito mais dinâmico ao já disputado mercado energético e alimentício, motivando investimentos consideráveis em ciência e tecnologia. Visando ampliar as rotas de produção de biodiesel, de modo a contribuir para a ampliação da sua produção a curto e médio prazo, o presente projeto tem como objetivo estudar a produção do biodiesel por transesterificação etílica de diferentes matérias primas lipídicas via catálise heterogênea (óxido metálico de transição suportado sobre óxidos mistos e lipases imobilizadas). Os melhores sistemas (catalisador/matéria-prima lipídica) serão utilizados para estudo cinético e de reator visando otimização do processo. Será também estudada a purificação, bem como caracterizado o produto. Para alcançar o objetivo global as seguintes etapas estão previstas: i) Obtenção e caracterização de diferentes catalisadores (químicos e bioquímicos) aplicando técnicas e protocolos já estabelecidos, ii) Síntese de biodiesel empregando diferentes matérias?primas lipídicas com etanol em meio isento de solventes; iii) Estudo cinético da reação de síntese e avaliação de diferentes configurações de reatores e iv) Purificação e caracterização do produto obtido (biodiesel). Os resultados obtidos serão analisados considerando a viabilidade técnica dos catalisadores testados associada a questões econômica e ambiental. Tais resultados possuem elevado potencial de repercussão técnico-científica, particularmente ligado ao desenvolvimento de tecnologia para obtenção de combustíveis renováveis, empregando a transesterificação via catálise heterogênea. Os experimentos descritos nesta proposta serão realizados nos Departamentos de Engenharia Química da Escola de Engenharia de Lorena e Universidade Estadual de Maringá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Larissa de Freitas Teixeira - Integrante / Ana Karine Furtado de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Escola de Engenharia de Lorena - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 10

  • 2005 - 2008

    Produção integrada de biodiesel e emulsificantes a partir do óleo de babaçu usando derivados estabilizados de lipases pancreática e microbiana, Descrição: O setor industrial oleoquímico tem um interesse permanente em desenvolver técnicas capazes de modificar as propriedades físico-químicas, funcionais e organolépticas das matérias-primas oleosas, ampliando desta forma, a possibilidade de aplicação de seus produtos. O potencial da biotecnologia para o desenvolvimento de novas rotas de processos visando a obtenção de produtos conhecidos e/ou novos a custos mais competitivos, vem ao encontro da necessidade deste setor em alcançar suas metas de expansão. O presente projeto tem como objetivo atingir maior rendimento de processo, menor consumo de energia, redução de resíduos, permitindo desta forma a obtenção de resultados satisfatórios que possam competir com a via química nas biotransformações de compostos de interesse do setor oleoquímico. Particular ênfase será dada ao desenvolvimento de processos de biotransformação utilizando lipase como catalisador, tendo em vista, a versatilidade desta particular classe de enzima, para mediar reações típicas do setor de óleos e gorduras. Mais especificamente, a reação de interesse neste projeto é a interesterificação do óleo de babaçu visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Insere-se no campo de tecnologia enzimática, que tem um potencial promissor no mundo inteiro, não só pela sua enorme contribuição ao meio ambiente, com a redução qualitativa e quantitativa dos níveis de poluição ambiental, como também gerando, nesse caso particular, energia renovável, em substituição ao óleo diesel e outros derivados do petróleo. O glicerol formado como subproduto será utilizado na reação de glicerólise enzimática visando a obtenção de monoglicerídeos amplamente usados como agentes emulsificantes. Para alcançar os objetivos propostos, a enzima lipase (EC 3.1.1.3) será imobilizada em suportes inorgânico (óxido de nióbio) ou híbrido obtido pela técnica sol-gel (polisiloxano- álcool polivinílico) por ligação covalente unipontual ou multipontual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Patricia Daniela Mijone - Integrante / Matheus Bernardes de Almeida Castro - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 12

  • 2003 - 2005

    Biotransformação de óleos vegetais por catálise enzimática, Descrição: O presente projeto visou o desenvolvimento de um processo para modificação de óleos vegetais por catálise enzimática. O produto a ser obtido, biodiesel, apresenta um potencial promissor como combustível, pela sua enorme contribuição ao meio ambiente, com a redução qualitativa e quantitativa dos níveis de poluição ambiental e como fonte estratégica de energia renovável em substituição ao óleo diesel e outros derivados do petróleo. A enzima indicada para esse tipo de processo - lipase (EC 3.1.1.3) foi usada na forma imobilizada e os ensaios foram realizados utilizando óleos vegetais de baixo custo (babaçu e palma) e álcoois de cadeia curta (C 2 a C4) em meio isento de solventes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Daniele Urioste - Integrante / Michele Miranda - Integrante / Grazielle dos Santos Silva - Integrante / Flávia Cristina Vasconcelos Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2003

    Produção de xarope de açúcar invertido empregando leveduras selecionadas imobilizadas em suporte de baixo custo, Descrição: Foi proposta deste trabalho o desenvolvimento de um processo de obtenção de xarope de açúcar invertido, por células de leveduras imobilizadas, utilizando melaço de cana-de-açúcar como matéria-prima. Numa primeira fase, além de definir as técnicas de dosagem de atividade de invertase em células de leveduras e as metodologias analíticas apropriadas, foram selecionadas leveduras com elevada atividade de invertase a partir de linhagens de Coleção de Culturas. Uma segunda fase foi desenvolvida com o objetivo de maximizar a produção de xarope em processo contínuo utilizando, como base, nos estudos realizados em processo descontínuo. Nesta etapa, as células de leveduras selecionadas foram imobilizadas em suportes de baixo custo como bagaço de cana-de-açúcar e bucha vegetal. Processo FAPESP 2000/11334-7 Vigência: 01/04/2001a 30/08/2003. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Integrante / Daniele Urioste - Integrante / Maria Bernadete de Medeiros - Coordenador / Maria Eleonora Andrade de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2000 - 2002

    Avaliação de derivados experimentais de lipase imobilizada na catálise de reações reversíveis em sistemas livres de solventes, Descrição: Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo como objetivo a obtenção de ésteres aromatizantes por catálise enzimática. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: a aplicação dos derivados experimentais de lipase imobilizada na síntese de ésteres em sistemas livres de solventes; a identificação das variáveis reacionais que influenciam o desempenho desta biotransformação; a avaliação de diferentes estratégias para o controle e manutenção/ou remoção do teor de água durante o desenvolvimento das reações e a determinação do comportamento do processo em reatores operando em regime descontínuo e contínuo. A realização deste projeto permitirá o confronto dos dados em diferentes processos, possibilitando uma análise minuciosa de viabilidade. Os experimentos descritos nesta proposta serão realizados em ambas as Instituições, obedecendo suas áreas primordiais de atuação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Rodolpho Giocondo Junior - Integrante / Thiago Franciscato Porto - Integrante / Tânia Bueno - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Fabrício Maciel Gomes - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 6

  • 1998 - 2000

    Desenvolvimento de técnicas de imobilização de lipases para aplicação na síntese de ésteres aromatizantes., Descrição: Processo FAPESP: 97/ 13587-5 No presente projeto foi estudado a síntese de ésteres aromatizantes por meio de transformações dos materiais de partida (substratos) empregando lipase imobilizada em diferentes tipos de suportes. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram desenvolvidas técnicas para imobilização de lipase em suporte inorgânico (silica de porosidade controlada) e diferentes suportes orgânicos (copolímero de estireno-divinilbenzeno (STYDVB), polimetilolacrilamida (PNMA) e quitina). O comportamento cinético de cada derivado imobilizado foi determinado e comparado com aquele obtido pela enzima livre. Foram determinados os perfis de atividade em função do pH, temperatura, estabilidade térmica e estabilidade operacional para todas as preparações experimentais de lipase imobilizada Numa segunda etapa, a potencialidade desses derivados foi verificada pela quantificação de seus desempenhos na esterificação direta de diversos álcoois alifáticos com ácidos graxos, sendo selecionado para cada derivado um sistema reacional para um estudo mais detalhado. Esses experimentos foram realizados adotando a metodologia de planejamento estatístico que possibilita verificar a influência das variáveis e suas interações no rendimento de um determinado processo com grande economia de tempo, material e recursos. A estabilidade operacional de todos os derivados foi determinada em bateladas cíclicas de esterificação. Com base nesses resultados, foi efetuada uma avaliação comparativa das propriedades dos derivados experimentais de lipase imobilizada, sendo selecionado o derivado mais ativo e mais estável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Pedro Carlos de Oliveira - Integrante / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Rosemar de Lima - Integrante / Júlio César dos Santos - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2009

    Modificação de óleos vegetais por catalise enzimática visando a produção integrada de biodiesel e emulsificantes, Descrição: o presente projeto tem como objetivo consolidar o grupo de Biocatálise do DEQUI, por meio da incorporação de recém-doutor com experiência prévia na área de interesse, visando à ampliação da capacidade de atuação desse grupo em processos de interesse para o país, bem como a atuação do DEQUI em suas atividades de ensino e extensão. De fato, a vocação da instituição no ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Química torna imprescindíveis esforços para incorporação de novos profissionais ao seu quadro de docentes. Esta incorporação, aliada à crescente produção científica do Grupo de Biocatálise, contribuirá de forma efetiva para consolidar o Programa de Pós-Graduação (mestrado) implantado no DEQUI em 2001 e recentemente avaliado com conceito 4, permitindo o encaminhamento de solicitação de implementação do curso em nível de doutorado. Para tanto, como primeira proposta, será dado ao recém doutor a incumbência de desenvolver pesquisas numa área promissora cujos trabalhos no Laboratório de Biocatálise estão ainda em fase inicial. Assim, o presente projeto trata da utilização de lipases como catalisadores na transformação biotecnológica de óleos e gorduras, visando à produção integrada de biodiesel e emulsificantes. Caso a utilização de biodiesel se torne uma realidade industrial em larga escala, um excedente de cerca de 25 mil toneladas de glicerol por ano existirá no mercado interno, tornando-se estritamente necessário o desenvolvimento de alternativas que permitam sua utilização. O presente projeto busca suprir esta lacuna por meio da proposição de uma nova tecnologia para o aproveitamento deste sub-produto na obtenção de compostos de alto valor agregado. Programa PRODOC-CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ana Beatriz Ramos Moreira - Integrante / Elton Inácio de Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes ricos em gorduras, Descrição: O presente projeto refere-se a um pré-tratamento enzimático na degradação de lipídeos, proteínas e carboidratos e a aceleração da biodegradabilidade de efluentes industriais gerados em frigoríficos e abatedouros, laticínios e indústrias de alimentos em geral, reduzindo o tempo de retenção hidráulica desses efluentes nas lagoas de estabilização anaeróbia. O método consistiu em utilizar enzimas hidrolíticas com elevada atividade lipolitíca, promovendo a reação de hidrólise dos lipídeos. O enfoque foi baseado no uso de preparações comerciais de lipases e o trabalho experimental foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas três preparações de lipases tomando por base a formação de ácidos graxos na hidrólise dos efluentes gerados nas indústrias de produtos avícolas e lácteos. Na segunda etapa, buscou-se por meio da utilização de um método estatístico, determinar as condições adequadas de hidrólise para cada enzima selecionada e tipo de efluente. Na terceira etapa, efetuou-se um aumento de escala do conjunto para reatores agitados de bancada, com verificação de algumas condições previamente estabelecidas. Finalmente foram efetuados testes para avaliar o impacto do tratamento enzimático proposto por meio de testes de biodegradabilidade dos efluentes bruto e hidrolisado. Para ambos efluentes, a lipase pancreatina comercializada pela empresa Nuclear ofereceu a melhor relação custo/benefício, perfazendo um custo de US$ 0,27-0,33 por litro de efluente tratado e num aumento de 1,3 a 4,2 vezes na remoção de matéria orgânica, em termos de demanda química de oxigênio (DQO), em relação ao efluente bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Ernandes Benedito Pereira - Integrante / Agenor Furigo Jr - Integrante / Larissa de Freitas - Integrante / Adriano Aguiar Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Imobilização da enzima lipase em suportes inorgânicos por ligação covalente e pela técnica sol-gel para aplicação em reações de hidrólise e síntese., Descrição: O presente projeto tem por objetivo a utilização da enzima lipase em biocatálise em meio orgânico para geração de produtos de alto valor agregado. Para alcançar o objetivo proposto serão desenvolvidas atividades visando estabilização da enzima lipase por meio de técnicas de imobilização e subseqüente aplicação do sistema imobilizado na modificação de óleos vegetais. Os principais aspectos que serão abordados neste projeto compreendem: (i) imobilizar a enzima lipase em silica pela técnica de sol-gel e em outros suportes inorgânicos por ligação covalente; (ii) caracterizar a enzima lipase imobilizada (biocatalisador) quanto à sua atividade em função de pH, temperatura, estabilidade térmica e operacional, e determinar os parâmetros cinéticos; (iii) caracterizar fisicamente o biocatalisador obtido; (iv) aplicar o biocatalisador em reações de biotransformação em meio não aquoso, (v) comparar o desempenho do biocatalisador produzido com a enzima imobilizada em outros suportes e com uma enzima comercial. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é dominada pela equipe proponente. Este projeto dá seqüência aos trabalhos em fase de desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Roberta Lee Maciviero Alcaide - Integrante / Onélia Aparecida Andrei dos Santos - Integrante / Érika Forti Campanati - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Cleide Mara Faria Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Premio de melhor pôster da área de Micologia Industrial De subprodutos agroindustriais a óleos funcionais: biossíntese de ácidos graxos poli-insaturados pelo fungo filamentoso Mucor circinelloides, IX Congresso Brasileiro de Micologia.

2019

Premio Ciencia, Tecnologia e Inovação em Biodiesel - 4 lugar pela apresentação do trabalho, Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação em Biodiesel -VII Congresso.

2017

Menção honrosa do trabalho intitulado: Procedures for third-generation production of biodiesel by solid acid catalysis: Mucor circinelloides as a potential feedstock, XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos e XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, UNIT..

2014

Prêmio Professor Giulio Massarani - Melhor trabalho apresentado na área de Processos Biotecnológicos no XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química ? COBEQ 2014, ABEQ-COBEQ 2014.

2014

Prêmio Tese Destaque USP 2014, pela orientação da tese "Avaliação de óleos de cianobactérias como matéria-prima lipídica para síntese de biodiesel pela rota etílica", USP.

2009

Mérito Científico pela orientação do trabalho- Synthesis of xylitol monoleate by chemoenzymatic esterification using non conventional heating systems, SHEB- UEM.

2008

Prêmio Nacional de Pós-graduação BRASKEM -ABEQ ( segundo lugar na categoria mestrado) desenvolvido por Fabrício Maciel Gomes, BRASKEM -ABEQ.

2006

Prêmio Nacional de Pós-graduação BRASKEM -ABEQ ( primeiro lugar na categoria mestrado) desenvolvida por Daniele Urioste ( Produção de biodiesel por catálise enzimática ...), BRASKEM-ABEQ.

2005

Premio Nacional de Pós-graduação BRASKEM -ABEQ ( segundo lugar na categoria mestrado) desenvolvido por Michele Miranda, BRASKEM -ABEQ.

2005

Mérito Científico pela orientação do trabalho- Uso e reutilização da lipase de Candida rugosa imobilizada em suporte híbrido obtido pela técnica sol-gel apresentado no VI COBEQ- IC por Luciana P. Braga, UNICAMP.

2004

Melhor trabalho na área de Engenharia pela apresentação do poster: Comparação das propriedades bioquímicas e cinéticas de lipases empregando como substrato diferentes óleos vegetais, UNIVAP.

2002

Prêmio Nacional de Pós-Graduação OPP-ABEQ 2001 (1 lugar orientação de tese de mestrado)-orientação Profa. Gisella Maria Zanin e Heizir F. de Castro, ABEQ-OPP.

2002

Destaque na apresentação do trabalho: Utilização de celulignina com matriz de imobilização de catalisadores bioquímicos, apresentado no ENZITEC 2002, ENZITEC- UnB.

2002

Menção honrosa pela apresentação de trabalho no VII SHEB: Definição das variáveis significativas na hidrólise de efluente proveniente de frigorífico utilizando lipase de Candida rugosa, UEM/ SHEB 2002.

2002

Melhor trabalho na forma de resumo na área de Engenharia, durante o II Encontro de Pós-graduação- Propriedades cinéticas de preparações comerciais de lipases oriundas de fontes animal e microbiana, UNIVAP.

2001

Premiação do trabalho Imobilização de lipase em quitina para biocatálise em meio orgânico na modalidade poster apresentado no IV COBEQ-IC, UEM/ IV COBEQ-IC.

1996

Menção honrosa na apresentação do trabalho: Separação da mistura racêmica do butirato de citronila por biotransformação usando lipase imobilizada, apresentado no V SHEB, UEM/ SHEB 1996.

1982

ORS Award/ Overseas Research Student Award, Committee of Vice-Chancellors and Principals, London, UK.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena. , Estrada Municipal do Campinho, Ponte Nova, 12602810 - Lorena, SP - Brasil, Telefone: (12) 31595063, Fax: (12) 31533224, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - Atual

Escola de Engenharia de Lorena

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Química (LOQ), .,Linhas de pesquisa

  • 05/2006

    Ensino, Mestrado em Engenharia Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cinética Enzimática e Biorreatores

  • 03/2006

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Químicos Industriais II, Química Geral Experimental I

  • 05/2015 - 05/2017

    Direção e administração, Departamento de Engenharia Química (LOQ), .,Cargo ou função, Vice -Chefe Departamento.

  • 03/2013 - 05/2015

    Direção e administração, Departamento de Engenharia Química (LOQ), .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2008 - 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPG-EQ), .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 06/2006 - 03/2010

    Direção e administração, Comissão de Pos-graduação -CPG, .,Cargo ou função, Presidente da CPG-EEL.

1991 - 2006

Faculdade de Engenharia Química de Lorena

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente/ pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Extinta Faenquil passa a constituir Escola de Engenharia de Lorena (EEL). - Resolução USP-5.341, de 21-6-2006 -DOE -23/06/06

Atividades

  • 04/2005 - 05/2007

    Direção e administração, Coordenação do Programa de Pós Graduação da Faenquil, Diretoria.,Cargo ou função, Coordenador Geral de Pós-Graduação.

  • 05/2001 - 05/2006

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cinética Enzimática e Biorreatores, Tecnologia das Biotransformações

  • 03/2000 - 05/2006

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Químicos Industriais II, Química Geral Experimental I

  • 09/1991 - 05/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Química, Laboratório de Biocatálise.,Linhas de pesquisa

  • 03/1991 - 05/2006

    Treinamentos ministrados , Departamento de Engenharia Química, Laboratório de Biocatálise.,Treinamentos ministrados, Orientação de Bolsistas

  • 05/2001 - 03/2005

    Direção e administração, Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós Graduação.,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Programa (PPG-EQ).

  • 03/1997 - 03/1999

    Direção e administração, Departamento de Engenharia Química, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

  • 03/1993 - 12/1998

    Ensino, Engenharia Industrial Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Industrial Tecnológica

  • 03/1995 - 10/1998

    Direção e administração, Departamento de Engenharia Química, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Permanente.

  • 03/1995 - 03/1997

    Direção e administração, Departamento de Engenharia Química, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior.

1989 - 1990

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Funcionária Requesitada, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação junto a Coordenação do Programa FIPEC-BB no gerenciamento de projetos de pesquisa financiados pela Fundação Banco do Brasil

Atividades

  • 01/1989 - 12/1990

    Serviços técnicos especializados , Coordenação do Programa FIPEC-BB, .,Serviço realizado, Análise e acompanhamento de projetos.

1986 - 1991

Fundação de Tecnologia Industrial

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: QUIMICO VII, Carga horária: 40

1977 - 1985

Fundação de Tecnologia Industrial

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Químico III, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1985 - 12/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biotecnologia e Química, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1986 - 02/1987

    Direção e administração, Centro de Biotecnologia e Química, .,Cargo ou função, Superindendente.

1973 - 1977

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1973 - 04/1977

    Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Açúcar e Fermentação, .,Linhas de pesquisa

  • 09/1973 - 03/1977

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Açúcar e Fermentação, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de projetos vinculados ao Plano Nacional do Álcool.

Propriedade Intelectual

Patentes (4)