Marta de Mesquita Silva Viganô

Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2018) com tema em Ergonomia, no ERGOLAB, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Especializações em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia. Cursos de extensão em técnicas de Cinesioterapia e Terapia Manual. Experiência prática como fisioterapeuta clínica com adultos e idosos. Experiência prática como fisioterapeuta do trabalho e ergonomista em diversas empresas de diferentes setores, junto à saúde ocupacional e saúde suplementar. Atua como fisioterapeuta clínica, do trabalho e ergonomista desde 2008. Experiência como professora durante mestrado na UNICAMP e como professora de inglês.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

2016 - 2018

Universidade Estadual de Campinas
Título: O trabalho preciso e precioso nas fábricas de semijoias em Limeira - SP,Ano de Obtenção: 2018
Sandra Francisca Bezerra Gemma.Coorientador: Carlos Raul Etulain. Palavras-chave: Trabalho; Joias; Ergonomia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ergonomia.

Especialização interrompida em 2012 em Ergonomia de Sistemas de Produção

2011 - Atual

Fundação Carlos Alberto Vanzolini
Título: COMPREENDENDO A ATIVIDADE DOS AUXILIARES DE TRANSPORTE NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE CARGAS DE UMA TRANSPORTADORA UTILIZANDO O MÉTODO DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Orientador: Prof. Dr. Laerte Sznelwar; Prof. Dra. Uiara Montedo
Ano de interrupção: 2012

Especialização em Fisioterapia do Trabalho

2008 - 2009

Grupo Educacional CBES
Título: Atuação da Fisioterapia do Trabalho nas Certificações em Gestão de Saúde Ocupacional

Formação complementar

2019 - 2019

Curso A - Diagnóstico e Terapia Mecânica da Coluna Lombar. (Carga horária: 28h). , The McKenzie Institute International, MCKENZIE, Brasil.

2016 - 2016

Pilates Matwork. (Carga horária: 16h). , PhysicalMind Institute, DEMARKONDES, Brasil.

2011 - 2011

Método OCRA - Nível Checklist. (Carga horária: 16h). , Escola OCRA, OCRA, Brasil.

2010 - 2010

Principles and Practice of Spinal Manipulative The. (Carga horária: 16h). , Grupo Terapia Manual, GTM, Brasil.

2010 - 2010

Ergonomics Principles and Applications. (Carga horária: 24h). , General Electric Company, GE, Estados Unidos.

2010 - 2010

Using the 3D Static Strength Prediction Program. (Carga horária: 16h). , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.

2009 - 2009

Reeducação Postural Global. (Carga horária: 200h). , Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global, SBRPG, Brasil.

2008 - 2008

Ginástica Laboral. (Carga horária: 16h). , Grupo Terapia Manual, GTM, Brasil.

2007 - 2007

Conceito Maitland. (Carga horária: 90h). , Grupo Terapia Manual, GTM, Brasil.

2006 - 2006

Aspectos Fisiológicos e Práticos das Bandagens Fun. (Carga horária: 12h). , Centro de Fisioterapia Aplicada ao Aparelho Locomotor, CEFAL, Brasil.

2005 - 2005

Patellofemoral Pain: A Critical Review of Evaluati. (Carga horária: 6h). , Congresso Brasileiro de Fisioterapia, CBF, Brasil.

2005 - 2005

Reciclagem em Patomecânica dos Membros Inferiores. (Carga horária: 20h). , Centro de Fisioterapia Aplicada ao Aparelho Locomotor, CEFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia do Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Interdisciplinar.

Participação em eventos

XVIII Congresso Internacional de Ergonomia. 2012. (Congresso).

Jornada Internacional ABERGO ULAERGO. 2011. (Outra).

Congresso Internacional de Fisioterapia Manual. 2010. (Congresso).

I Encontro de Produção Científica em Fisioterapia - HC - FCM - Unicamp. 2007. (Encontro).

II Jornada de Fisioterapia de Campinas. 2007. (Outra).

XXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Avaliação da capacidade funcional cardiorrespiratória de crianças obesas e não obesas. 2007. (Congresso).

XXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Análise Comparativa da Variabilidade da Frequência Cardíaca em Crianças Obesas e Não Obesas. 2007. (Congresso).

XXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2006. (Congresso).

COBRAF XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2005. (Congresso).

IX Congresso Paulista de Terapia Intensiva, IX Fórum Latino-Americano de Ressuscitação Cárdio-Pulmonar e Emergências, II Fórum Latino-Americano de Neuroemergências - LABIC. 2005. (Congresso).

III Simpósio da Faculdade de Fisioterapia da PUC-Campinas. 2004. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • MESQUITA SILVA VIGANÔ, MARTA ; Gemma, Sandra . RIQUEZA INVISÍVEL: O TRABALHO ESSENCIALMENTE FEMININO NA PRODUÇÃO DE SEMIJOIAS EM LIMEIRA, SÃO PAULO. REVISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO & DIREITO (UFPB) , v. 8, p. 10.22478/ufpb.2, 2019.

  • Gemma, Sandra ; MESQUITA SILVA VIGANÔ, MARTA . The Real Richness in the Semi-jewel Production. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 1798-1805.

  • Mário Augusto Paschoal ; Melissa Luiza Moura ; TREVIZAN, P. F. ; MESQUITA SILVA VIGANÔ, MARTA . Análise da Modulação Autonômica Cardíaca em crianças Obesas e Não Obesas na Manobra Postural Ativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mário Augusto Paschoal ; Melissa Luiza Moura ; MESQUITA SILVA VIGANÔ, MARTA ; TREVIZAN, P. F. . Análise Comparativa da Variabilidade da Frequência Cardíaca em Crianças Obesas e Não Obesas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    O trabalho na fabricação de joias em Limeira-SP, Descrição: O setor de joias e folheados traz ganhos em termos econômicos e gera empregos para o município de Limeira. No entanto, ele comporta uma série de limitações, como a pouca sofisticação em termos tecnológicos, somada aos problemas ambientais. Este projeto de pesquisa visa descrever, caracterizar e compreender os sistemas de trabalho, tarefas e atividades demandadas no processo de fabricação de joias, folheados e bijuterias. Permitirá ainda identificar os riscos aos quais estão expostos os trabalhadores deste setor, bem como avaliar os impactos que este processo de produção traz para o trabalho das pessoas, por meio do levantamento das possíveis dificuldades e das estratégias para superá-las. Por fim, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento das principais questões inerentes a este tipo de produção, no sentido de criar elementos que possam favorecer o desenvolvimento de políticas e estratégias locais de enfrentamento dos problemas. Para atingir os objetivos aqui propostos serão selecionadas três empresas do setor de fabricação de joias e folheados de Limeira, envolvidas nas principais etapas da cadeia produtiva, para realização de um estudo detalhado das condições de trabalho, por meio da ergonomia da atividade e da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). A contribuição da ergonomia se dá justamente pelo seu caráter interdisciplinar, integrando conceitos das ciências sociais com os avanços tecnológicos, tendo como resultados o aumento da capacidade produtiva individual, redução de acidentes de trabalho e a melhoria das condições de saúde da população trabalhadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marta de Mesquita Silva Viganô - Integrante / Sandra Gemma - Coordenador / Marta Fuentes Rojas - Integrante / Flavia Lima Traldi - Integrante / Marina Reche - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas. , Rua Pedro Zaccaria, Jardim Santa Luiza, 13484350 - Limeira, SP - Brasil, Telefone: (19) 37016674, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2018

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 15

Atividades

  • 02/2015 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Aplicadas.,Linhas de pesquisa

2017 - 2020

Aon

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Consultora, Carga horária: 30

2014 - 2017

Admix

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Consultora, Carga horária: 30

2008 - 2018

Holos Saúde Acessoria Médica Ltda.

Vínculo: Profissional autônoma, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho/ Ergonomista, Carga horária: 33

Outras informações:
Prestação de serviços em Fisioterapia do Trabalho desempenhando elaboração de análises ergonômicas, participação em novos projetos, acompanhamento de realização de ações ergonômicas em processos e lay-outs, auxílio ao departamento médico referente a estudos de acidentes, doenças, queixas ocupacionais e retorno ao trabalho de trabalhadores reabilitados. Gestão de programas de Ergonomia, Atividade Física e Ginástica Laboral para Bosch, planta 2, Campinas-SP; Gevisa, GE Energy, Hortolândia-SP; Hunter Douglas, Campinas-SP.

2006 - 2006

Holos Saúde Acessoria Médica Ltda.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 10

Outras informações:
Acompanhamento de análises ergonômicas, controle de queixas e doenças ocupacionais osteomusculares e participação no Comitê de Ergonomia para Tetra Pak, Monte Mor-SP.

2006 - 2008

Centro Cultural Anglo-Americano

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 10

2012 - 2012

Sedna Desenvolvimento de Sistemas de Informática Ltda.

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta/ Ergonomista, Carga horária: 16

2008 - 2009

Perozin Fisioterapia/ Ergonomia

Vínculo: Profissional autônoma, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho, Carga horária: 7

Outras informações:
Realizando reabilitação de pacientes em Fisioterapia Músculo-esquelética, em consultório, Campinas-SP e aplicando o programa de Ginástica Laboral para DDL Metalúrgica Ltda., Valinhos-SP.

2013 - Atual

Paula Fiquetti Fisioterapia

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do trabalho, Carga horária: 6

2005 - 2005

Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Vínculo: Estágio de observação, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 25

Outras informações:
Visita ao serviço de Fisioterapia do CAISM assistindo atendimentos prestados aos pacientes dos programas de Saúde da mulher e do Recém-nascido.

2005 - 2005

Centro de Fisioterapia Aplicada ao Aparelho Locomotor

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 10

Outras informações:
Acompanhamento e assistência nos tratamentos fisioterapêuticos de atletas, adultos e idosos nas áreas de Fisioterapia Esportiva, Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia e Neurologia.

2005 - 2005

Centro de Fisioterapia Aplicada ao Aparelho Locomotor

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 10

Outras informações:
Acompanhamento de atletas em campo para atenção de primeiros socorros, acompanhamento e assistência nos tratamentos fisioterapêuticos de atletas, nas áreas de Fisioterapia Esportiva e Ortopedia e Traumatologia no 69 Jogos Abertos do Interior, Botucatu-SP, junto à delegação de Campinas.

2007 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio não obrigatório no Hospital e Maternidade Celso Pierro nas enfermarias das áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Pediatria.