Artur José Renda Vitorino

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas pertencente ao corpo permanente de seu Programa de Pós Graduação em Educação, onde leciona as disciplinas Teorias Educacionais e seus Fundamentos; Epistemologia da Pesquisa Educacional,; Cultura e Educação; Ética, Políticas Educacionais e o Direito à Educação e Seminário Avançado de Pesquisa, e das Faculdades de História e de Pedagogia da PUC-Campinas, onde leciona as disciplinas História do Brasil Contemporâneo e Estudos Sociais A e B. Tem experiência nos seguintes temas: Fundamentos da Educação e Políticas Públicas em Educação. Tem realizado investigações e publicado nas áreas de Fundamentos da Educação, Política Pública Antirracista em Educação, e dos estudos sobre as relações filosofia da diferença e educação, pragmatismo, teoria da ação e educação, e entre mídia, racismo e educação. É membro da ALFE (Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação), SOFIE (Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação) e da ANPEd (Associação Nacional de Professores de Educação). Graduou-se (Licenciatura e Bacharelado) e fez sua pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em História pela Unicamp.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1996 - 2002

Universidade Estadual de Campinas
Título: Cercamento à brasileira: conformação do mercado de trabalho livre na Corte das décadas de 1850 a 1880
Claudio Henrique de Moraes Batalha. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Educação; Políticas Públicas em Educação; Fundamentos em Educação; Diferença; Racismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em História

1992 - 1995

Universidade Estadual de Campinas
Título: Processo de Trabalho, Sindicalismo e Mudança Técnica: o caso dos trabalhadores gráficos em São Paulo e no Rio de Janeiro, 1858-1912,Ano de Obtenção: 1995
Claudio Henrique de Moraes Batalha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Trabalhadores da indústria gráfica; Movimento operário-São Paulo (SP); Movimento operário-Rio de Janeiro (RJ); Sindicalismo; Mecanização; Greves e lockouts - gráficos. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em História

1984 - 1987

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em O Lugar da Avaliação no Processo Pedagógico. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

1993 - 1993

Correção da Prova de História do Vestibular da Uni. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1992 - 1992

Correção da Prova de História do Vestibular da Uni. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GALLO, S. D. O. ; MENDONCA, S. ; VITORINO, A. J. R. . III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2018. (Congresso).

ROCHA, M. S. P. M. L. ; MEGID, M. A. B. A. ; VITORINO, A. J. R. ; GODOY, E. A. ; TASSONI, E. C. M. ; FURTADO, F. ; TORTELLA , J. C. B. ; AZEVEDO, H. H. O. . VIII Seminário sobre a Produção de Conhecimento em Educação - X Seminário da Faculdade de Educação: Tensões da/na escola - Homogênea?singular?. 2015. (Congresso).

MENDONCA, S. ; CALDERON, A. I. ; VITORINO, A. J. R. ; RIOS, M. P. G. ; PIRES, A. ; AZEVEDO, H. H. O. . VII Seminário sobre Produção do Conhecimento em Educação. 2013. (Congresso).

VITORINO, A. J. R. ; Degan, Alex ; GODOY. J. M. T. de ; GALLO & BATALHA, Ivone C. . Poder, Cultura e Produção: História e Memória. 2009. (Congresso).

MEDRANO, Lilia Inés Zanotti de ; José Alves Freitas Neto ; Héctor Hernan Bruit ; Leandro Karnal ; VITORINO, A. J. R. ; GODOY, João Miguel Teixeira de . VII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2006. (Congresso).

VITORINO, A. J. R. . X SEMACC. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Escola, Escrita e os problemas da aceleração. 2018. (Congresso).

XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos brasileiros (BRASA). História da Educação e a Escritura de uma Tradição Oral: um manual kibundu em questão. 2018. (Congresso).

4to Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. O Cuidado de Si e o a priori histórico de Foucault. 2017. (Congresso).

I Semana de Ensino de História.Da relação entre ensinar e pesquisar na formação do professor de História. 2017. (Seminário).

Relevance 2017. The Afro Brazil Museum and its policy to fight the racial ethnic discrimination. 2017. (Congresso).

XIX Semana de Atividades Integradas do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.A BNCC e a estruturação dos Cursos de Licenciatura. 2017. (Encontro).

II Congresso Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA: NOTAS DE PESQUISA SOBRE O HUMANISMO E O RACIONALISMO. 2016. (Congresso).

VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Por uma Ontoeducação Nômade e Criativa. 2016. (Outra).

XI Seminário Racismo e Educação, X Seminário Gênero, Raça e Etnia.Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial. 2015. (Seminário).

XV Encontro de Iniciação Científica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.Análise historiográfica quanto às fazendas de gado, capital mercantil e processo produtivo: o sistema escravista no Brasil meridional nos século XVIII e XIX. 2010. (Encontro).

XXVIII International Congress-Latin American Studies Association (LASA). Política, Mercadores e Excedente Econômico: o estudo das atividades do comerciante de grosso trato Francisco Pinheiro no Atlântico sul no século XVIII. 2009. (Congresso).

V Colóquio Internacional Trabalho Forçado Africano - Brasil, 120 Anos da Abolição.A reconversão do capital dos mercadores negreiros para as finanças brasileiras (Rio de Janeiro e Bahia, década de 1850). 2008. (Simpósio).

VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Conexões econômicas entre a região platina e a américa portuguesa na primeira metade do século XVIII: um estudo de caso das atividades do mercador de grosso trato Francisco Pinheiro. 2008. (Congresso).

XIII Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.A organização mercantil num espaço transatlântico: Francisco Pinheiro, o mercado colonial e o problema de agência na Bahia, Ceará, Pernambuco e Colônia de Sacramento na segunda metade do século XVIII. 2008. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História: Poder, exclusão e violência. Antigo Sistema Colonial ou Império português? As atividades comerciais de grosso trato de Francisco Pinheiro na Europa, América Portuguesa, África e Ásia na primeira metade de Setecentos. 2008. (Congresso).

XII Encontro de Iniciação Científica na Universidade Católica de Campinas.Avaliador dos trabalhos apresentados na Mostra de Pôsteres dos Alunos de Iniciação Científica no XII Encontro de Iniciação Científica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2007. (Encontro).

XXIV Simpósio Nacional de História - ANPUH.Economia Política, Federalismo e Elites Regionais: os impactos socioeconômicos da política financeira da Corte Imperial na província de São Paulo, décadas de 1850-1880. 2007. (Simpósio).

3ª Jornada Nacional de História do Trabalho. Imigrantes lusos, trabalhadores escravos brancos e xenofobia no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. 2006. (Congresso).

52º Congresso Internacional de Americanistas. A autonomia política de uma região a partir de sua independência financeira: Oeste Paulista no Brasil Imperial, 1864-1889. 2006. (Congresso).

I Encontro de Licenciatura da PUC-Campinas.AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E A ?PRESENTIFICAÇÃO? DO FUTURO: CRISE DA INSTITUIÇÃO ESCOLA?. 2006. (Encontro).

III Congresso de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo. A autonomia pol´tica de uma região a partir de sua independência financeira: Oeste Paulista no Brasil Imperial, 1864-1889. 2006. (Congresso).

VII Encontro Internacional da ANPHLAC.A ordem legal como sinal de abolição definitiva da escravidão: um estudo comparativo da revolta de escravos de Demerara (1823) e da conspiração contre seus senhores pelos escravos em Campinas (1832). 2006. (Encontro).

II Oficina de Pesquisa.II Oficina de Pesquisa. 2005. (Oficina).

XXI Simpósio Nacional de História: A História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo.XXI Simpósio Nacional de História: A História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo. 2001. (Seminário).

XV Encontro Regional de História, História no Ano 2000: Perspectivas.XV Encontro Regional de História, História no Ano 2000: Perspectivas. 2000. (Encontro).

XII Encontro Regional de História: Cultura - Memória - Poder.XII Encontro Regional de História: Cultura - Memória - Poder. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ingrid Julliane Freires Sartori

VITORINO, A. J. R.; SOFIATO, C. G.; NASCIMENTO, L. C. R.. Políticas Públicas, Inclusão e Educação Bilíngue de Surdos pelos Documentos Legais: Campinas, 2007-2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Camilla de Oliveira Rodrigues da Silva

VITORINO, A. J. R.; CORDEIRO, J. F. P.; TASSONI, E. C. M.. As Representações do Negro na História pelos "Intérpretes do Brasil" e seus (possíveis) efeitos na Produção Acadêmica sobre a Lei 10.639/03 na Área de Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Mariana Cristina Buratto Pereira

VITORINO, A. J. R.; JACINTH, A. E. P. G. A.; PEREIRA, E. M. A.. Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Mariana Cristina Buratto Pereira

VITORINO, A. J. R.; JACINTH, A. E. P. G. A.; PEREIRA, E. M. A.. Investigação da Influência do Perfil Docente na Formação da Identidade Profissional da Engenheiros Civis. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Allan Camilo Gomes

CANO, J.;VITORINO, A. J. R.; FRUNGILLO, M. L.. Carijó e Almeida: "As Memórias de um Sargento de Milícias" à Luz do Ideal Civilizatório da "Pacotilha". 2017. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andressa Gotierra

MENDONCA, S.VITORINO, A. J. R.; DALBOSCO, C. A.. Concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia: análise de projetos pedagógicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Felipe Mattei Martins

Vitorino, Artur José Renda; PAGNI, P. A.;MENDONCA, S.. Educação, Esfera Pública e o Agir Comunicativo da Luta por Reconhecimento: estudo sobre as ofensas contra o goleiro Aranha. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Laís Maria Papa

VITORINO, A. J. R.; RIOS, M. P. G.; STRIEDER, R.. Governamentalidade e Multiculturalismo na Revista Nova Escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Eliana de Cássia Martins Lisboa

ROCHA, M. S. P. M. L.;VITORINO, A. J. R.; BRAGA, E. S.. Narrativas infantis mediadas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências na Educação Infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Cíntia Isabel Patti

Vitorino, Artur José Renda; SOUZA, E. R.;MENDONCA, S.. Além dos muros da escola: um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP). 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Daniela Fernanda Flores

PIRES, A.;VITORINO, A. J. R.; GANZELI, P.. "A gente não tem Noção": pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Kátia Maria Eugênio

VITORINO, A. J. R.; Cordeiro, Jaime Francisco Parreira; GERALDI, C. M. G.. A Implementação da Lei nº 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasielrio. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Catóica de Campinas.

Aluno: Júlio Penna Fedre

VITORINO, A. J. R.; SIMSON, O. R. M. V.; SILVA, M. L.. POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DA CULTURA EDUCACIONAL NA "CIDADE DO SAMBA" NO RIO DE JANEIRO. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Isla Andrade Pereira de Matos

VITORINO, A. J. R.; CORDEIRO, J. F. P.; VASCONCELLOS, C. M.. Ação Educativa do Museu Afro Brasil: Educação Patrimomial no Combate à Discriminação Étnico-Racial. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Cosme Freire Marins

Cordeiro, Jaime Francisco Parreira; Carvalho, José Sérgio Fonseca de;VITORINO, A. J. R.. Mosaico da identidade nacional: as representações do Brasil entre alunos de uma escola pública. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Christina Bin Nomelini

BATALHA, C. H. M.;VITORINO, A. J. R.; HALL, M. M. D.. Associações Operárias Mutualistas e Recreativas am Campinas (1906-1930). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Ribeiro Martins

SANTOS JUNIOR, W. R.; ARANTES, A. A.;VITORINO, A. J. R.; SCHICHI, M. C. S.; WANDERLEY, C.. Matriz Africana em Campinas: territórios, memória e representação. 2017. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Geraldo Sabino Ricardo Filho

Cordeiro, Jaime Francisco Parreira;VITORINO, A. J. R.; VIcentini, Paula Perin; Setton, Maria da Graça Jacintho; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira. O discurso sobre as políticas educacionais: coesões e ramificações dos especialistas em educação (1997-2007). 2010. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Mattei Martins

VITORINO, A. J. R.; OLIVEIRA, L. M. P.;TORTELLA, J. C. B.. Grupos LGBTs na Internet como Educação não-formal contra homofobia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Isla Andrade Pereira de Matos

VITORINO, A. J. R.; Cordeiro, Jaime Francisco Parreira; VASCONCELLOS, C. M.. Didática Museológica: análise de ações educativas em uma perspectiva comparativa entre Brasil e Inglaterra. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Carolina Lima de Souza

VITORINO, A. J. R.. Políticas de Colonização do Império: reflexos na Província de São paulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heloisa Vicente Cardoso da Silva

VITORINO, A. J. R.. Industrialização e Urbanização da Cidade de Jundiaí 1890 - 1990. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: André Evangelista Cenzi

VITORINO, A. J. R.. Desenvolvimento na Bacia do Pirata: A Navegação e a Imigração Entre os Anos 1880 - 1900. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Ingrid P França

VITORINO, A. J. R.. Diretas Já - A Versão da Imprensa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Tatiana Aranha Romero Bettanin

VITORINO, A. J. R.. Imigração e contribuições italianas no desenvolvimento Argentino. Da promulgação da Constituição da República Argentina (1853) até 1920. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Paula Crhistia Bin Nomelini

VITORINO, A. J. R.. Sociedade Humanitária Operária: o mutualismo no estudo da classe operária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

VITORINO, A. J. R.; PIRES, André; MEDRANO, Lilia Inés Zanotti de. Presidente da Banca Examinadora de Concurso Externo na Faculdade de História do Centro de Ciências Humanas. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

VITORINO, A. J. R.; GODOY, João Miguel Teixeira de; FARIAS, Agenor José Teixeira Pinto. Membro da Banca Examinadora de Concurso Externo na Faculdade de História do Centro de Ciências Humanas. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

VITORINO, A. J. R.; GRININGER, Valdemar; RODRIGUES, Vera Lúcia Graziano da Silva. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Externo da Faculdade de História do CCH. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

VITORINO, A. J. R.; GODOY, João Miguel Teixeira de; ZANLORENZI, Elisete. Membro da Banca Examinadora para o Concurso Externo do Centro de Ciências Humanas. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

VITORINO, A. J. R.; GODOY, João Miguel Teixeira de; ZANLORENZI, Elisete. Membro da Banca Examinadora de Concurso Externo na Faculdade de História do Centro de Ciências Humanas. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Processo de trabalho, sindicalismo e mudança técnica: o caso dos trabalhadores gráficos em São Paulo e no Rio de Janeiro, 1858-1912. 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Cercamento à brasileira: conformação do mercado de trabalho livre na Corte das décadas de 1850 a 1880. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. O 'vício orgânico do nosso regime interno': capital e mercado na Corte imperial depois de 1850.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Trabalho e ação sindical: o caso dos gráficos de São Paulo e do Rio de Janeiro (1873-1910). 1993. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Claudio Henrique de Moraes Batalha

BATALHA, Claudio H. M.; HALL, Michael Mcdonald. Processo de Trabalho, Sindicalismo e Mudança Técnica: O caso dos trabalhadores gráficos em São Paulo e no Rio de Janeiro, 1858-1912. 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudio Henrique de Moraes Batalha

BATALHA, Claudio H. M.; HALL, Michael Mcdonald; CHALHOUB, S.; SZMRECSÁNYI, T.. Cercamento à brasileira: Conformação do mercado de trabalho livre na Corte das décadas de 1850 a 1880. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcelo José Baccarin Costa

O Bilinguismo na educação brasileira: estudo de caso pela abordagem dialógica do reconhecimento; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; (Orientador);

Luzia Maria de Paula

ENTRE DUAS LEIS PELA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: ANCESTRALIDADE AFRICANA, AÇÚCAR E NUTRIÇÃO PELA ÓTICA DA EDUCAÇÃO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; (Orientador);

Vinícius Dias de Melo

Eugenia e Educação: a formação dos saberes eugênicos para a educação brasileira; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gisele Maria Beloto

Material Didático de História com vista à Lei nº 10; 639/03: problematizações propostas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; (Orientador);

Ana Carolina Godoy Tercioti

Assédio moral na educação brasileira: estudo pela jurisprudência de casos envolvendo os professores; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; (Orientador);

Magali Aparecida de Oliveira Arnais

Politicas Publicas de inclusão do aluno com deficiência no ensino superior; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; (Orientador);

Felipe Mattei Martins

Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal contra a homofobia; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Univeridade Católica de Campinas (SP); (Orientador);

Isla Andrade Pereira de Matos

Educação Museal: um estudo comparado entre Brasil e Inglaterra; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; (Orientador);

Pedro Serafim Anes Pires

Educação e o significado da deformação da verdade pelos estudos Harry Frankfurt; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

VICTÓRIA RODRIGUES PAES NASCIMENTO

O pensamento educativo de Vygotsky pelo campo da educação, 2008-2018; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fapic/Reitoria; (Orientador);

Camilla de Oliveira Rodrigues da Silva

As Representações do Negro na História pelos; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Mariana Cristina Buratto Pereira

Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Ingrid Julliane Freires Sartori Barbosa

O Professor Bilíngue na Rede Municipal de Campinas: Políticas Públicas; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Cíntia Isabel Patti

Além dos muros da escola: um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Verônica de Freitas Rolandi

Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): reflexões sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Marcus Venicius de Brito Coelho

Educação e Políticas Públicas: estudo da efetivação do projeto Memória e Identidade - Promoção da Igualdade na Diversidade (Mipid) em uma Escola de Educação Infantil em Campinas (SP); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Felipe Mattei Martins

Educação, esfera pública e agir comunicativo da luta pelo reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Laís Maria Papa

Políticas Públicas, Currículo e Governamentalidade: estudo do tema multiculturalismo por meio da revista Nova Escola; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Kátia Maria Eugênio

A Implementação da Lei nº 10; 639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasielrio; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Júlio Penna Fedre

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DA CULTURA EDUCACIONAL NA "CIDADE DO SAMBA" NO RIO DE JANEIRO; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Isla Andrade Pereira de Matos

Ação Educativa do Museu Afro Brasil: Educação Patrimomial no Combate à Discriminação Étnico-Racial; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Rodrigo Sarruge Molina

2017; Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Artur José Renda Vitorino;

Pedro Serafim Anes Pires

O conceito de interacionismo simbólico pelo pragmatismo: as contribuições de George Herbert Mead pela ótica de Hans Joas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fapic/Reitoria; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Ágatha Christina Velloso Pinheiro

Considerações Educacionais na obra Filosofia da Civilização de Albert Schweitzer; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fapic/Reitoria; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Matheus Luiz dos Santos

Interrogações sobre o Estatuto Epistemológico das Ciências da Educação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Bruna Coden da Silva

O conceito de uma educação da cultura em Mario Vieira de Mello; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Grace da Silva Felix

Memória, Signos e Aprendizado: estudo da obra Proust e os Signos, de Gilles Deleuze; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Gisele Maria Beloto

SOMOS QUAIS ÁFRICAS? Contribuição para a discussão em sala de aula da Lei nº 10; 639/03; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Heloisa Rosa costa lima

Ritos de Instituição do Jongo/Caxambu: uma luta pelo monopólio da autoridade legítima; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Vinícius Dias de Melo

Raça, Eugenia e Educação: o entrelaçamento dos discursos eugênicos e educadores de Renato Kehl e de Octavio Domingues; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fapic/Reitoria; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Bruna Coden da Silva

Educação e o modelo intersubjetivo do Eu produzido socialmente: uma leitura de G; H; Mead à luz da luta pelo reconhecimento; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Marília Pereira Santos

A legitimação de indivíduos epistêmicos do campo políticas públicas antirracistas na área de educação: estado da arte em quatro periódicos científicos entre 2000 e 2013; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioeconomia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Márcia de Almeida Abade

Luta contra o Racismo à luz da doutrina da eticidade de Axel Honneth; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Luiz Carlos Luna Chorro

Entre a História, o Direito, a Educação e a Democracia: uma análise da interpretação do STF sobre as cotas raciais universitárias; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Paula Bernadete Montanari

Estudo das representações de raça na cultura educacional: o caso da revista Raça Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

André Luiz Murer

Expansão do Gado e Movimentos Sociais no Campo: Noroeste Paulista nas décadas de 1940-1950; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Andre Bonetto Polozzi

Espaço econômico no surgimento do mercado interno: o caso do comércio de gado nas Províncias de Rio Grande de São Pedro, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Mirna Galesco Dias

Abastecimento, Carestia e Fome no Brasil no século XIX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Bruna Aparecida da Silva Miguel

Carestia, Mercado e Proletários no Brasil no século XIX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Fernando Munhós Brescancini

A organização mercantil no Império Português: as atividades de Francisco Pinheiro nos circuitos intra-ultramarinos do comércio mineiro e carioca com a costa africana e a Ásia portuguesa na primeira metade do século XVIII; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Andre Bonetto Polozzi

Análise Historiográfica Quanto às Fazendas de Gado, Capital Mercantil e Processo Produtivo: o sistema escravista no Brasil meridional nos séculos XVIII e XIX; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Dyanna Salim Eiras Baptista

Historiografia sobre Escravidão e Pecuária: questões sobre o impacto das atividades pastoris no sistema escravista no sertão do Brasil colonial; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

André Luiz Murer

Expansão do Gado e Movimentos Sociais no Campo: Noroeste Paulista nas décadas de 1940-1950; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Diego Danilo Rizzi

A organização mercantil num espaço transatlântico: Francisco Pinheiro, o mercado colonial e os problemas de agência na Bahia, Ceará, Pernambuco e Colônia do Sacramento da primeira metade do século XVIII; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Univeridade Católica de Campinas (SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Fernando Brescancini Munhós

A organização mercantil num espaço transatlântico: Francisco Pinheiro, o mercado colonial e os problemas de agência no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso da primeira metade do século XVIII; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Univeridade Católica de Campinas (SP); Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Diego dos Santos Ferreira Arantes

FORMAS DE CRÉDITO E SISTEMA BANCÁRIO NO DESENVOLVIMENTO DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO, 1850-1889; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Eliana Cristina Batista de Souza

As revoltas escravas e a política na Província de São Paulo (1864-1888); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Marcus Renato Silva

Abolicionismo e Republicanismo no Oeste Paulista (1864-1888); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Milena da Costa Caldas

A escravidão e o trabalhador livre nacional no Oeste Paulista (1864-1888); 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Tatiana De Almeida Amabile

Imigração e escravidão no Oeste Paulista (1864-1888); 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Artur José Renda Vitorino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudio Henrique de Moraes Batalha

Processo de Trabalho, Sindicalismo e Mudança Técnica: O Caso dos Trabalhadores Gráficos Em São Paulo e No Rio de Janeiro, 1858-1912; ; 1996; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Claudio Henrique de Moraes Batalha;

Claudio Henrique de Moraes Batalha

Cercamento à brasileira: Corformação do mercado de trabalho livre na Corte das décadas de 1850 a 1880; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Henrique de Moraes Batalha;

Claudio Henrique de Moraes Batalha

Três momentos dos gráficos na Primeira República: os liames da luta com o desenvolvimento técnico no processo de trabalho; 1989; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Henrique de Moraes Batalha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, FELIPE MATTEI ; Vitorino, Artur José Renda . Mudança estrutural da esfera pública. COMUNICAÇÕES (UNIMEP) , v. 26, p. 273-276, 2019.

  • MATOS, I. A. P. ; VITORINO, A. J. R. . Educação patrimonial: a atualidade da pedagogia Freinet na didática das ações educativas em museus. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 13, p. 1204-1224, 2018.

  • MATOS, ISLA ANDRADE PEREIRA DE ; VASCONCELLOS, CAMILO DE MELLO ; Vitorino, Artur José Renda . Apresentação. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 20, p. 582-585, 2018.

  • Vitorino, Artur José Renda ; SILVA, BRUNA CODEN DA . O MODELO INTERSUBJETIVO DO SI MESMO PRODUZIDO SOCIALMENTE: MEAD, EDUCAÇÃO E LUTA POR RECONHECIMENTO. Educação & Sociedade (Impresso) , v. 39, p. 73-88, 2018.

  • FEDRE, J. P. ; VITORINO, A. J. R. . Educação profissional a partir da experiência nos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro. Revista de Educação Publica (UFMT) , v. 25, p. 97-117, 2016.

  • Vitorino, Artur José Renda . Óbices à Educação pelo Ardil Pós-Metafísico. IXTLI - REVISTA LATINOAMERICANA DE FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN , v. 3, p. 267-279, 2016.

  • VITORINO, A. J. R. . A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis. Pro-Posições (Unicamp) , v. 26, p. 123-137, 2015.

  • FEDRE, J. P. ; VITORINO, A. J. R. . Apontamentos das Atuais Políticas Públicas Relativas ao Ensino Profissionalizante no Brasil. revista Comunicações , v. 22, p. 159-172, 2015.

  • ROLANDI, V. F. ; Vitorino, Artur José Renda . Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 17, p. 157, 2015.

  • VITORINO, A. J. R. . Liberdade e razão: considerações da relação entre ciência, educação e a religião de Cristo. REFLEXÃO (PUCCAMP) , v. 40, p. 167, 2015.

  • VITORINO, A. J. R. ; MONTANARI, P. B. . Produzir-se negro no Brail: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na Revista Raça Brasil. ETD. Educação Temática Digital , v. 16, p. 134-153, 2014.

  • VITORINO, A. J. R. . Local, nacional e universal nos estudos históricos de Educação Comparada: o caso das Ações Afirmativas na era genômica. Educar em Revista (Impresso) , p. 291-303, 2014.

  • Vitorino, Artur José Renda . Recensões sobre educação e democracia ética na obra de Mário Vieira de Mello. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 30, p. 229-250, 2014.

  • VITORINO, A. J. R. ; OLIVEIRA, C. A. C. . O Empoderamento da Ordem na Sociedade Escravista Brasileira: o caso da pena de morte do escravo Camillo -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.739. Dialogos (Maringa) , v. 17, p. 549-583, 2013.

  • VITORINO, A. J. R. . Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida. Filosofia e Educação , v. 5, p. 208-224, 2013.

  • TORTELLA, J. C. B. ; GODOY, E. A. ; VITORINO, A. J. R. ; SANTANA, R. P. . Representações e Atitudes em Sala de Aula quanto às Questões Étnico-Raciais: um estudo de caso. Antíteses (Londrina) , v. 6, p. 168-195, 2013.

  • EUGENIO, K. M. ; VITORINO, A. J. R. . A luta pelo reconhecimento e a Lei nº10.639/03 no combate ao racismo institucionalizado brasileiro. Revista @mbienteeducação , v. 6, p. 273-94, 2013.

  • MENDONCA, S. ; VITORINO, A. J. R. . Moralização e Ensino de Filosofia. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso) , v. 8, p. 44-60, 2013.

  • VITORINO, A. J. R. ; MENDONCA, S. . Ética e educação na (im) possível separação entre natureza e cultura. Ensayo y Error Revista de Educación y Ciencias Sociales , v. 23, p. 93-116, 2013.

  • VITORINO, A. J. R. . Escravidão e Capitalismo: notas de leitura do modelo Sistema Colonial nos anos 1970. Revista Angelus Novus , v. Ano IV, p. 37-56, 2013.

  • VITORINO, A. J. R. ; RIZZI, D. D. . O mercado interno na América portuguesa: 'exclusivo' metropolitano do comércio colonial e os 'donos do sal' na capitania de São Paulo na primeira metade do século XVIII. Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso) , v. 42, p. 827-856, 2012.

  • VITORINO, A. J. R. . Produção da Riqueza e Reprodução da Miséria na Capital do Império Brasileiro, 1850-1880. Historia & Perspectivas (UFU) , v. 45, p. 257-294, 2011.

  • Vitorino, Artur José Renda ; VITORINO, A. J. R. . Patrimonialismo e financas: politica monetaria de liberais e conservadores no segundo reinado brasileiro. Revista de História Regional , v. 15, p. 131-168, 2010.

  • VITORINO, A. J. R. . "Desagravos do Brasil e Glórias de Pernambuco": centralização política e representação literária da guerra anti-holandesa na imprensa carioca no segundo reinado. Saeculum (UFPB) , v. 22, p. 137-145, 2010.

  • VITORINO, A. J. R. . Derrapagem do Take-Off: Cercamento à Brasileira na Capital do Império Brasileiro. Anos 90 (UFRGS. Impresso) , v. 17, p. 283-317, 2010.

  • VITORINO, A. J. R. . Mercado de Trabalho e Conflitos Étnicos em Meio à Escravidão: portugueses e africanos no Rio de Janeiro, 1850-1870. Cadernos Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP) , v. 15, p. 11-57, 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . Centralização versus Descentralização: a política monetária e fiscal do governo central imperial e a província de São Paulo, 1850-1889. Diálogos (Maringá. Impresso) , v. 13, p. 675-695, 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . Política, agricultura e a reconversão do capital do tráfico transatlântico de escravos para as finanças brasileiras na década de 1850. ECONOMIA E SOCIEDADE (UNICAMP. IMPRESSO) , v. 17, p. 463-491, 2008.

  • VITORINO, A. J. R. ; SOUSA, E. C. B. de (Eliana Cristina Batista de Sousa) . 'O pássaro e a sombra': instrumentalização das revoltas escravas pelos partidos políticos na província de São Paulo nas últimas décadas da escravidão. Estudos Historicos (Rio de Janeiro) , v. 21, p. 303-322, 2008.

  • VITORINO, A. J. R. . Parem as máquinas! A greve dos operários tipográficos de 1858 no Rio de Janeiro. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 20, p. 76-79, 2007.

  • VITORINO, A. J. R. . Por que o trabalhador livre nacional não foi aproveitado durante a escravidão? Notas sobre a história do trabalho. História Unisinos , v. 3, p. 342-358, 2007.

  • VITORINO, A. J. R. . Algumas considerações sobre as Corporações de Ofício no Brasil do século XIX. Notícia Bibliográfica e Histórica (PUCCAMP) , v. 38, p. 101-105, 2006.

  • VITORINO, A. J. R. . Notas das inter-relações entre finanças e política na formação de uma economia capitalista: oeste paulista, 1850-1880. Notícia Bibliográfica e Histórica (PUCCAMP) , v. 119, p. 403-421, 2005.

  • VITORINO, A. J. R. ; AMABILE, T. A. . Imigração e Escravidão no Oeste Paulista (1864 - 1888). Notícia Bibliográfica e Histórica (PUCCAMP) , v. 199, p. 471-487, 2005.

  • VITORINO, A. J. R. . Apontamentos sobre a instalação e o desenvolvimento de manufaturas no Rio de Janeiro imperial. Humanitas (PUCCAMP) , v. 8, p. 73-107, 2005.

  • VITORINO, A. J. R. ; CALDAS, M. C. . Imagens sobre o trabalho livre nacional durante as últimas décadas da escravidão (Oeste Paulista, 1850 - 1888). Notícia Bibliográfica e Histórica (PUCCAMP) , v. 199, p. 507-518, 2005.

  • VITORINO, A. J. R. . Mercado , trabalho e a reconversão do capital dos mercadores negreiros da Corte Imperial depois de 1850. História Unisinos , v. 6, n.6, p. 251-261, 2002.

  • VITORINO, A. J. R. . Leitores e leituras de romances franceses em nossas plagas imperiais. Cadernos Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP) , Campinas, v. 9, n.nº 16/17, p. 57-90, 2002.

  • VITORINO, A. J. R. . Tributação , Empreguismo e manufaturas na conformação do mercado de trabalho livre na corte imperial brasileira. Humanitas (PUCCAMP) , Campinas, v. 4, n.2, p. 57-90, 2001.

  • VITORINO, A. J. R. . Escravismo, Proletários e a Greve dos Compositores Tipográficos de 1858 no Rio de Janeiro. Cadernos AEL (Arquivo Edgard Leuenroth - IFCH/UNICAMP), Campinas, v. 6, n.10/11, p. 71-106, 1999.

  • VITORINO, A. J. R. . Notas sobre a Teoria da Fromação de Classe de E. P. Thompson. História Social (Campinas) , Campinas, v. 1, n.4/5, p. 157-173, 1998.

  • VITORINO, A. J. R. . Classe contra classe: tipógrafos e linotipistas. Cadernos Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP) , Campinas, n.04, p. 30-33, 1989.

  • Ana Cláudia e Silva, Fidelis ; Ana Claudia Santurbano Felipe, Franco ; Ana Paula Fraga, Bolfe ; Andréia Cristina, Dulianeln ; Artur José Renda, Vitorino ; Christiane Aparecida Badin, Tarsitano ; Claudia Maria, Murer ; Eliana das Neves, Areas ; Estéfano Seneme, Gobbi ; Jussara Cristina Barboza, Tortella ; Maria das Graças dos Santos, Abreu ; Ricardo Devides, Oliveira ; Sérgio Eduardo Fazanaro, Vieira ; Valdomiro Placido dos, Santos ; Vitor Barletta, Machado . O Pibid pela PUC - Campinas: interdisciplinaridade em ação. 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. v. 1. 206p .

  • VITORINO, A. J. R. . Escravidão e Modernização no Brasil do Século XIX. 2. ed. São Paulo: Atual, 2008. 40p .

  • VITORINO, A. J. R. . Máquinas e Operários: mudança técnica e sindicalismo gráfico (São Paulo e Rio de Janeiro, 1858-1912). São Paulo: Annablume / FAPESP, 2000. 286p .

  • VITORINO, A. J. R. . Escravidão e modernização no Brasil do século XIX. São Paulo: Atual, 2000. 40p .

  • VITORINO, A. J. R. . Interdisciplinaridade em Ação: Achegas para a definição de um conceito. In: Jussara Cristina Barbosa Tortella; Valdomiro Plácido dos Santos; Eliana das Neves Areas. (Org.). O Pibid pela PUC-Campinas: interdisciplinaridade em ação. 1ed.Uberlândia-MG: Navegando, 2018, v. 1, p. 29-46.

  • VITORINO, A. J. R. . O campo do Ensino de História pleos Pibidianos. In: Jussara Cristina Barbosa Tortella; Valdomiro Plácido dos Santos; Eliana das Neves Areas. (Org.). O Pibid pela PUC-Campinas: interdisciplinaridade em ação. 1ed.Uberlândia-MG: Navegando, 2018, v. 1, p. 189-200.

  • VITORINO, A. J. R. . Considerações sobre a a ideia de formação ética e o dualismo entre cultura e poder. In: Marcos José Alves Lisboa; Renata Alvares Gaspar. (Org.). Direito Globalizado, Ética e Cidadania. 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editora, 2016, v. 1, p. 5-17.

  • VITORINO, A. J. R. ; BELOTO, G. M. . Algumas considerações sobre a educação da história dos povos afrodescendentes. In: Silvana Sônia Oliveira da Silva. (Org.). Políticas Educacionais e Formação de Professores: experiências e práticas pedagógicas. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 187-202.

  • MATOS, I. A. P. ; VITORINO, A. J. R. . Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial. In: Vera Lucia Jacob Chaves; Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero. 1ed.Tubarão (SC): Copiart, 2016, v. 2, p. 251-278.

  • VITORINO, A. J. R. . Os sonhos dos tipógrafos na Corte Imperial brasileira. In: Claudio H. M. Batalha; Fernando T. da Silva; Alexandre Fortes. (Org.). Culturas de classe: identidade e diversidade na formação do operariado. 1ªed.Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004, v. C899, p. 167-203.

  • Campos, Paulo ; VITORINO, A. J. R. . Movimento constitucionalista uniu São Paulo. Movimento constitucionalista uniu São Paulo, Campinas, SP, p. A6 - A6, 09 jul. 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . A independência política do Brasil. Correio Popular, Campinas, p. 03 - 03, 07 set. 2008.

  • VITORINO, A. J. R. ; Custódio, Cristiane . Desfiles marcam comemoração da soberania. Todo Dia, Americana, p. 12 - 12, 07 set. 2008.

  • VITORINO, A. J. R. . A Construção histórica do mito Tiradentes. historiaehistoria, web, 26 abr. 2005.

  • VITORINO, A. J. R. . Heranças do escravismo. Cadernos de Extensão, PUC-Campinas, 01 jan. 2005.

  • VITORINO, A. J. R. . A reconversão do capital dos mercadores negreiros, os cartéis carestia no Brasil dos anos 1850. históriaehistória, web, 22 dez. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . A reconversão dos capitais dos mercadores negreiros na praça comercial do Rio de Janeiro depois de 1850. históriaehistória, web, 07 nov. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . Ser pobre numa cidade escravista, mestiça e mercantil: Rio de Janeiro, meados do século XIX. históriaehistória, web, 15 out. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . A independência política do Brasil. Jornal do Meio, Bragança Paulista, SP, p. 15 - 15, 03 set. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . Os hábitos alimentares na Corte Imperial brasileira da primeira metade do século XIX. historiaehistoria, 02 set. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . Ensinar ou educar? Uma discussão sobre a crise da instituição escola. historiaehistoria, 05 jun. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . Concepção marxiana de classe social e seus desdobramentos contemporâneos. historiaehistoria, 05 jun. 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . Os hábitos alimentares na Corte Imperial brasileira da primeira metade do século XIX. Revista de Educação, Campinas - SP, , v. 10, p. 44 - 49, 01 out. 2003.

  • VITORINO, A. J. R. . Resenha do Livro: Três Discursos, uma Sentença: Tempo e Trabalho em São Paulo, 1906-1932, de Josué Pereira da Silva. História Social - Revista da Pós-Graduação em História da Unicamp, IFCH/Unicamp, , v. 6.

  • VITORINO, A. J. R. . Por uma ontoeducação nômade e criativa. In: VIII Colóquio Internacional de Filoaofia e Educação, 2016, Rio de Janeiro. Mundos que se tecem entre "nosotros": o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ], 2016. v. 1. p. 1-10.

  • ROLANDI, V. F. ; VITORINO, A. J. R. . CHIMAMANDA ADICHIE: PORTA-VOZ DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, EXEMPLO PROPÍCIO PARA O RECONHECIMENTO INTERSUBJETIVO. In: XI Seminário Racismo e Educação, X Seminário Gênero, Raça e Etnia, 2015, Uberlândia (MG). Anais do XI Seminário Racismo e Educação, X Seminário Gênero, Raça e Etnia, 2015.

  • VITORINO, A. J. R. . Instituição escolar, cultura e saberes: considerações conceituais. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIEP-Cátedra UNESCO e II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividades e Educação - SIRSSE, 2013, Curitiba (PR). XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIEP-Cátedra UNESCO e II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividades e Educação - SIRSSE, 2013. v. 1. p. 6313-6328.

  • VITORINO, A. J. R. . Poder e Espaço: questionamentos de uma perspectiva educacional. In: V SIEF: Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2013, Juiz de Fora (MG). Poética e Política do Aprender: tempo, alteridade e linguagem, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • VITORINO, A. J. R. . FIM DO SUJEITO E A TEORIA MIMÉTICA: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO PRESSUPOSTO ABSOLUTO DA EDUCAÇÃO. In: IV SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO, 2012, Campinas. IV SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO, 2012.

  • VITORINO, A. J. R. . Da Crise do Moderno Conceito de História para a ?Educação Patrimonial Ético-Humanista?. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011, 2011. p. 1-17.

  • VITORINO, A. J. R. . Quando o objeto se torna sujeito: educação patrimonial, campo acadêmico e legitimação social do Jongo na região Sudeste do Brasil. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)Igualdades, 2011, Salvador, BA. Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)Igualdades, 2011. p. 1-14.

  • VITORINO, A. J. R. . Carestia em meio à fartura: a fome como negócio no Brasil Urbano nos 1850. In: VIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 9ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2009, Campinas, SP. VIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 9ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . Política, Mercadores e Excedente Econômico: estudo das atividades do comerciante de grosso trato Francisco Pinheiro no Atlântico sul no século XVIII. In: XXVIII International Congress - 2009 - Latin American Studies Association - Rethinking Inequalities - Rio de Janeiro - Brazil, 2009, Rio de Janeiro. XXVIII International Congress - 2009 - Latin American Studies Association - Rethinking Inequalities - Rio de Janeiro - Brazil, 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . A organização mercantil no Império português: as atividades de Francisco Pinheiro nos circuitos intra-ultramarinos do comércio mineiro e carioca com a costa africana no século XVIII. In: Simpósio Nacional de História (25.:2009:Fortaleza, CE), 2009, Fortaleza (CE). Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortalez (CE): Fortaleza Editora, 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . Antigo Sistema Colonial ou Império português? As atividades comerciais de grosso trato de Francisco Pinheiro na Europa, América Portuguesa, África e Ásia na primeira metade de Setecentos. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, violência e exclusão, 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional de História da ANPUH - Seção de São Paulo. Poder, violência e exclusão, 2008.

  • VITORINO, A. J. R. . Conexões Econômicas entre a região Platina e a América Portuguesa na primeira metade do século XVIII: um estudo de caso das atividades do mercador de grosso trato Francisco Pinheiro. In: VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2008, Vitória, ES. Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2008.

  • VITORINO, A. J. R. . Economia Política, Federalismo e Elites Regionais: os impactos socioeconômicos da política financeira da Corte imperial na província de São Paulo, décadas de 1850-1880. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo, RS. História e Multiplicidade: territórios e deslocamentos, 2007.

  • VITORINO, A. J. R. . Desagravos de Pernambuco e Glórias do Brasil: História Regional e Historiografia Pernambucana no Brasil de Oitocentos. In: Seminário Nacional de História da Historiografia: Historiografia Brasileira e Modernidade, 2007, Mariana, MG. Anais do Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade. Ouro Preto, MG: EDUFOP, 2007.

  • VITORINO, A. J. R. . A derrapagem do take-off no Brasil do século XIX: trabalho e mercado no moto-contínuo da acumulação primitiva de capital. In: XXVII International Congress-Latin American Studies Association (LASA), 2007, Montreal-Canadá. LASA2007-Montréal-After the Washington Consensus: Collaborative Scholarship For a New América, 2007.

  • VITORINO, A. J. R. . A ordem legal como sinal de abolição definitiva da escravidão: um estudo comparativo da revolta de escravos de Demerara (1823) e da conspiração contre seus senhores pelos escravos em Campinas (1832).. In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2006, Campinas, SP. www.anplac.org/periodicos/anais/encontro7.pdf, 2006.

  • VITORINO, A. J. R. . Os efeitos da reconversão do capital dos mercadores negreiros de finanças brasileiras (Rio de Janeiro, 1850-1880). In: Comercio, Circulación y Mercados da XIX Jornadas de Historia Económica, 2004, Neuquém, Patagônia. CD-ROm do Comercio, Circulación y Mercados da XIX Jornadas de Historia Económica, 2004.

  • VITORINO, A. J. R. . Operários livres e cativos nas manufaturas: Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX. In: I Jornada Nacional de História do Trabalho, 2002, Florianópolis. Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura, 2002.

  • MATOS, I. A. P. ; VITORINO, A. J. R. . Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial. In: Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil. Edital ANPEd 02/2015, 2015, Rio de Janeiro. Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil., 2015. v. 1. p. 20-20.

  • VITORINO, A. J. R. . Da crise do moderno conceito de história para a para a ?Educação Patrimonial Ético-Humanista?. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/programacao?ID_SIMPOSIO=476, 2011.

  • VITORINO, A. J. R. . O Problema da Formação do Espírito Ético na Educação da Cultura no Brasil: Mario Vieira de Mello e a correspondência entre a estrutura da alma humana e a sociedade. In: Identidade e diferença na Filosofia da Educação na América Latina, 2011, Campinas, SP. I Congresso LatinoAmericano de Filosofia da Educação. Campinas (SP): Atcolor, 2011. v. 1. p. 218-218.

  • VITORINO, A. J. R. . Poltítica, Mercadores e Excedente Econômico: estudo das atividades do comerciante de grosso trato Francisco Pinheiro no Atlântico sul no século XVIII. In: XXVIII International Congress - 2009 - Latin American Studies Association - Rethinking Inequalities - Rio de Janeiro - Brazil, 2009, Rio de Janeiro. XXVIII International Congress - 2009 - Latin American Studies Association - Rethinking Inequalities - Rio de Janeiro - Brazil, 2009. p. 21-21.

  • VITORINO, A. J. R. . A organização mercantil no Império português: as atividades de Francisco Pinheiro nos circuitos intra-ultramarinos do comércio mineiro e carioca com a costa africana no século XVIII. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza, CE. Simpósio Nacional de Históia - História e ética: Simpósios Temáticos e Resumos [do] XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza, CE, 12 a 17 de julho de 2009. Fortaleza: Fortaleza Editora, 2009. v. único. p. 162-162.

  • VITORINO, A. J. R. . Raízes do Brasil: notas crítica a partir das críticas ao comportamento do homem de letras cordial. In: 3º Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?, 2009, Mariana, MG. 3º Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender con a história?, 2009.

  • VITORINO, A. J. R. . Antigo Sistema Colonial ou Império Português? As atividades comerciais de grosso trato de Francisco Pinheiro na Europa. América Portuguesa, África e Ásia na primeira metade de Setecentos. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão, 2008, São Paulo. ANAIS-XIX Encontro Regional de História: Poder, Exclusão e Violência. São Paulo: Anpuh-SP, 2008. v. único. p. 126-126.

  • VITORINO, A. J. R. . Conexões econômicas entre a região platina e a América Portuguesa na primeira metade do século XVIII: um estudo de caso das atividades do mercador de grosso trato Francisco Pinheiro. In: VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2008, Vitória-ES. ANPHLAC (org.). VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Programação e Cadernos de Resumos. Vitória-ES: EdUFES, 2008. v. 1. p. 38-38.

  • VITORINO, A. J. R. . A reconversão do capital dos mercadores negreiros para as finanças brasileiras (Rio de Janeiro e Bahia, década de 1850). In: V Colóquio Internacioanal Trabalho Forçado Africano: Brasil, 120 Anos da Abolição, 2008, Salvador-BA. V Colóquio Internacioanal Trabalho Forçado Africano: Brasil, 120 Anos da Abolição. Cadernos de Programação e Resumos dos Simpósios Temáticos. Salvador-BA: Fundação Pedro Calmon, 2008. v. 1. p. 33-33.

  • VITORINO, A. J. R. . Economia política, Federalismo e Elites Regionais: Os Impactos Socioeconômicos da Política Financeira da Corte Imperial na Província de São Paulo, décadas de 1850-1880. In: XXIV Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2007, São Leopoldo, RS. História e multidisciplinaridade : territórios e deslocamentos: Cadernos de Resumo [do] 24º Simpósio Internacional de História, São Leopoldo, RS, 15 a 20 de julho de 2007/organizado por Haike Roselane Kleber da Silva ... [et al.]. São Leopoldo: Oikos, 2007. p. 316-316.

  • ARANTES, Diego dos Santos Ferreira ; VITORINO, A. J. R. . Formas de Crétido e Sistema Bancário no Desenvolvimento da Província de São Paulo, 19850 - 1889. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2006, Campinas. Livro de Resumos. Campinas: Toque Final - Editoração Gráfica, 2006. p. 100-100.

  • SOUZA, Eliana Cristina Batista de ; VITORINO, A. J. R. . As Revoltas de Escravos e a Política na Província de São Paulo (1864 - 1888. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2006, Campinas. Livro de Resumos. Campinas: Toque Final - Editoração Gráfica, 2006. p. 100-100.

  • SILVA, Marcus Renato ; VITORINO, A. J. R. . Abolicismo e Republicanismo no Oeste Paulista (1864 - 1888). In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2006, Campinas. Livro de Resumos. Campinas: Toque Final - Editoração Gráfica, 2006. p. 101-101.

  • VITORINO, A. J. R. . A autonomia política de uma região a partir de sua independência financeira: Oeste Paulista no Brasil Imperial, 1864-1889. In: III Congresso de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo, 2006, São Paulo. III Congresso de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de Sâo Paulo. São Paulo: editora USP, 2006. p. 23-23.

  • VITORINO, A. J. R. . A desordem na alma do indivíduo e na sociedade dos Estados Unidos: uma interpretação do filme "Elefante", de Gus Van Sant. In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2006, Campinas. Programação e Resumo - VII Encontro Internacional da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-americana e Caribenha). Campinas: Toque Final, 2006. p. 42-42.

  • VITORINO, A. J. R. . Imigrantes lusos, trabalhadores escravos brancos e xenofobia no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. In: 3ª Jornada Nacional de História do Trabalho, 2006, Niterói, RJ. 3ª Jornada de História do Trabalho. Trabalhadores do campo e da cidade, escravizados e livres, organizados e desorganizados: construindo a classe em meio à diversidade. Programação e Resumo. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006. p. 69-70.

  • VITORINO, A. J. R. ; AMABILE, Tatiana Almeida . Escravidão e Imigração no Oeste Paulista 1864-1888. In: X Encontro de Inciação Científica da PUC-Campinas, 2005, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: PUC-Campinas, 2005. p. 259.

  • VITORINO, A. J. R. ; CADAS, Milena da Csota . A Escravidão e o Trabalhador Livre Nacional no Oeste Paulista 1850-1888. In: X Encontro de Inciação Científica da PUC-Campinas, 2005, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: PUC-Campinas, 2005. p. 258.

  • VITORINO, A. J. R. ; SOUZA, Eliana Cristina Batista de . As Revoltas de Escravos e a Política na Província de São Paulo 1864-1888. In: X Encontro de Inciação Científica da PUC-Campinas, 2005, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: PUC-Campinas, 2005. p. 261.

  • VITORINO, A. J. R. . Abolicionismo e Republicanismo no Oeste Paulista 1864-1888. In: X Encontro de Inciação Científica da PUC-Campinas, 2005, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: PUC-Campinas, 2005. p. 262.

  • VITORINO, A. J. R. . Estudo das Relações Político-Financeiras entre o Oeste Paulista e o Governo Imprerial 1864-1889. In: IX Encontro de Pesquisadores / II Simpósio de Trabalhos de Pós-Graduação, 2005, Campinas. Resumos do IX Encontro de Pesquisadores / II Simpósio de Trabalhos de Pós-Graduação, 2005.

  • VITORINO, A. J. R. . Abolicionismo e Republicanismo no Oeste Paulista 1864 - 1888. In: IX Encontro de Pesquisadores / II Simpósio de Trabalhos de Pós-Graduação, 2005, Campinas. Resumos - IX Encontro de Pesquisadores / II Simpósio de Trabalhos de Pós-Graduação, 2005.

  • VITORINO, A. J. R. ; FELIX, G. S. . Aprender por signos proustianos numa filosofia da diferença. Pro-Posições (Unicamp) , 2019.

  • VITORINO, A. J. R. . O Ensino de História da África e a lei 10.639/03. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Escola, Escrita/Corpo e o problema da aceleração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Universidade e Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, A. J. R. . A BNCC e a estruturação dos Cursos de Licenciatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . O Cuidado de Si e o a priori histórico de Foucault. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Reflexões sobre Raça, Gênero e Identidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Fim do Sujeito e a Teoria Mimética: contribuição para o estudo do pressuposto absoluto da educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VITORINO, A. J. R. . Cultura Caipira: autenticidade e sua preservação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Da crise do moderno conceito de história para a "educação patrimonial ético-humanista". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VITORINO, A. J. R. . O problema da formação do espírito ético na educação da cultura no Brasil: Mário Vieira de Mello e a correspondência entre a estrutura da alma humana e a sociedade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITORINO, A. J. R. ; Murer, A. L. . Expansão do gado e movimentos sociais no campo: noroeste paulista nas décadas de 1940-1950. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, A. J. R. ; Baptista, D. S. E. . Historiografia sobre escravidão e pecuária: questões sobre o impacto das atividades pastoris no sistema escravista no sertão do Brasil colônia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, A. J. R. . Política, mercadores e excedente econômico: estudos das atividades do comerciante de grosso trato Francisco Pinheiro no Atlântico sul no século XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITORINO, A. J. R. . Política, agricultura e a reconversão do capital do tráfico transstlântico de escravos para as finanças brasileiras na década de 1850. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Conexões econômicas entre a região platina e a América portuguesa na primeira metade do século XVIII: um estudo de caso das atividades do mercador de grosso trato Francisco Pinheiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITORINO, A. J. R. . Antigo Sistema Colonial ou Império? As atividades comerciais de grosso trato de Francisco Pinheiro na Europa, América Portuguesa, África e Ásia na primeira metade de Setecentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITORINO, A. J. R. . A reconversão do capital dos mercadores negreiros para as finanças brasileiras (Rio de Janeiro e Bahia, década de 1850). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIZZI, Diego Danilo ; VITORINO, A. J. R. . A organização mercantil num espaço transtlântico: Francisco Pinheiro, o mercado colonial e os problemas de agência na Bahia, Ceará, Pernambuco e Colônia de Sacramento na primeira metade do século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MUNHÓS, Fernando Brescancini ; VITORINO, A. J. R. . A organização mercantil num espaço transatlântico: Francisco Pinheiro, o mercado colonial e os problemas de agência no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso na primeira metade do século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, A. J. R. . Economia Política, Federalismo e Elites Regionais: os impactos socioeconômicos da política financeira da Corte imperial na província de São Paulo, décadas de 1850-1880. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITORINO, A. J. R. . A ordem legal como sinal de abolição definitiva da escravidão: um estudo comparativo a revolta de escravos de Demerara (1983) e da conspiração contra seus senhores pelos escravos em Campinas (1832). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITORINO, A. J. R. . A desordem na alma do indivíduo e na sociedade dos Estados Unidos: uma interpretação do filme: "Elefante", de Gus Van Sant. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITORINO, A. J. R. . Imigrantes lusos, trabalhadores escravos brancos e xenofobia no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITORINO, A. J. R. . As concepções de História como mediadoras da prática pedagógica do professor de História. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Algumas considerações sobre o renascimento em Shakespeare. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . A Teoria Marxiana de Classe Social e sua Atualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . As Heranças do Escravismo nas Relações de Tabalho Livre no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Os efeitos da reconversão do capital dos mercadores negreiros para as finanças brasileiras (Rio de Janiero, 1850-1880). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, A. J. R. . O Conceito de Crítica e o preceito pedagógico de Formar um Aluno Crítico Perante a Realidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Trabalho livre no Brasil Escravista do século XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . Operários livres e cativos nas manufaturas: Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITORINO, A. J. R. . O`` Grande vício orgânico´´ na formação do mercado livre: Rio de Janeiro , 1850-1880. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VITORINO, A. J. R. . A praça comercial do Rio de Janeiro, a carestia e os homens livres assalariados urbanos nas décadas de 1850 à 1860. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITORINO, A. J. R. . Ensino e Pesquisa em História: o uso de fonte primária em sala de aula. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITORINO, A. J. R. . A greve dos tipógrafos de 1958 no Rio de Janeiro: Notas de pesquisa. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VITORINO, A. J. R. . Editor ad hoc da Seção Temática ?Racismo e Educação Escolar?. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVA, J. P. ; VITORINO, A. J. R. . Após 1850, prá onde foi a grana das traficantes de escravos?. Campinas: www.arquivo.ael.ifch.unicamp.br/textosdidaticos/htm/artur.htm, 2000 (Texto eletrônico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VITORINO, A. J. R. . Consultoria ad hoc para a PROPESQ. 2004.

VITORINO, A. J. R. . Parecer de manuscrito submetido para o periódico Educação e Pesquisa (FE-USP). 2019.

VITORINO, A. J. R. . Parecer ad hoc de manuscrito para o periódico ETD. 2019.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para o periódico Pro-Posições (Unicamp). 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a Revista Educação & Cultura Contemporânea (Universidade Estácio de Sá). 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador ad hoc da Revista Roteiro (Universidade do Oeste de Santa Catarina). 2018.

VITORINO, A. J. R. . Resumo avaliado para o III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - Sofie. 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliação de trabalhos da 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 2018.

VITORINO, A. J. R. . III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador ad hoc de manuscrito para o periódico Natureza Humana. 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de manuscrito submetido para o periódico Educação e Pesquisa (FAE-USP). 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador dos trabalhos apresentados na Mostra de Pôsteres de Iniciação Científica no XXIII Encontro de Iniciação Cient´fica e VIII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológicos e Inovação da PUC-Campinas. 2018.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a Revista Pro-Posições (Unicamp). 2017.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a Revista Educação e Pesquisa (USP). 2017.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a Revista Argumentos Pró-Educação (Univas). 2017.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a Revista Educação e Filosofia (UFU. 2017.

VITORINO, A. J. R. . Parecerista de Projetos de Pesquisa para o Comitê de Ética da PUC-Campinas. 2017.

VITORINO, A. J. R. . Pareceres técnicos para a Revista Roteiro (UNOESC). 2013.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a Revista de Educação PUC-Campinas. 2013.

VITORINO, A. J. R. . Pareceres acadêmicos para a edição do nº 3 da Revista Mundos do Trabalho. 2010.

VITORINO, A. J. R. . Parecerista e avaliador de artigos para o volume 15 da Revista Diálogos (Maringá). 2010.

VITORINO, A. J. R. . Avaliador de artigo para a revista Estudos Econômicos (FEA-USP). 2007.

VITORINO, A. J. R. . 1º de Maio: dia do trabalho ou do trabalhador?. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . A Revolução de 32 e a sua percepção pela população. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . 31 de março de 1964: revolução ou golpe?. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . 21 e 22 de abril: datas comemorativas e o porquê da desmemorização do brasileiro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Tiradentes. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . 40 anos Maio de 1968. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . A biografia política de Campos Salles. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . A independência do Brasil, hoje. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Os 200 anos da vinda da Família Real portuguesa ao Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Proclamação da República. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Heranças do Escravismo. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Heranças do Escravismo. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Cercamento à brasileira: conformação do mercado de trabalho livre na Corte das décadas de 1850 a 1880. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VITORINO, A. J. R. . Algumas considerações sobre a formulação de um projeto de pesquisa educacional. 2018. .

VITORINO, A. J. R. ; PIRES, André ; MENDONCA, S. . Fundamentos da Educação: História, Sociologia e Filosofia em debate. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VITORINO, A. J. R. . A separação entre o "econômico" e o "político" no capitalismo: estudo das delimitações do mercado na formação do Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VITORINO, A. J. R. . Política e Rebeldia Escrava na Província de São Paulo nas últimas décadas da escravidão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VITORINO, A. J. R. . A formação de uma região capitalista em meio à escravidão: Oeste Paulista no Brasil Imperial, 1850-1889. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VITORINO, A. J. R. . O Ensino de História e as Mudanças. 2006. (Coordenador da Mesa).

VITORINO, A. J. R. . Anarquismo, hoje. 2005. (Debatedor de MESA RENDONDA).

VITORINO, A. J. R. . O mundo do Trabalho numa Perspectiva Histórica. 2004. (Coordenou a MESA).

VITORINO, A. J. R. . História e Literatura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VITORINO, A. J. R. . Elaboração e Escrita de Projeto de Pesquisa: o conteúdo e seus ítens. 1998. .

VITORINO, A. J. R. . Escravidão & Capitalismo no Brasil: teoria, métodos e material didático para uso de aula. 1996. .

VITORINO, A. J. R. . O trabalho na ordem liberal: o movimento aperário e a construção do Estado na Primeira República de 'João Tristan Vargas'. 2004 (Comentarista em Lançamento de Livro) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Linguagem e Interação: investigação do interacionismo simbólico de G. H. Mead e da noção de mediação pela ferramenta para L. Vygotsky, Descrição: De uma perspectiva teórica, e a despeito das reflexões de G. H. Mead estarem filiadas à tradição filosófica pragmatista, este projeto propõe como problema que há como estabelecer uma interlocução frutífera da concepção da formação social do si mesmo ? cujo pressuposto é de que o Eu prático está ligado ao reconhecimento recíproco entre dois sujeitos ? (pois só quando duas pessoas se vêem confirmadas em sua autonomia por seu respectivo defronte, elas podem chegar de maneira complementar a uma compreensão de si mesmas como um Eu autonomamente agente e individuado) com a psicologia de L. V. Vygotsky que atribui papel central à mediação semiótica no desenvolvimento do pensamento, cuja perspectiva histórico-cultural se inscreve na tradição teórica-crítica na linhagem de Spinoza, de Hegel, assim como de Marx e Engels. Assim, será testada a hipótese teórica de que as categorias linguagem e interação - pela simbolização lingüística - são capazes, pela sua maior abstração, de amalgamar as diferentes concepções psicológicas de G. H. Mead e de L. S. Vygotsky no sentido de alargar pelos efeitos do desenvolvimento do pensamento o modelo conceitual hegeliano de uma ?luta por reconhecimento? na perspectiva de uma teoria social de teor normativo pelo desenvolvimento da competência metacognitiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 12

  • 2016 - 2018

    O Estado-nação e a relação igualdade/ liberdade na questão étnico-racial: investigação das relações entre liberdade e igualdade existentes nas políticas públicas antirracistas em educação efetivadas no Brasil, Descrição: Por meio de reflexões platonizantes/ socráticas de Mario Vieira de Mello (1963; 1986; 1993; 1994; 1996; 2000; 2001), esta pesquisa busca examinar as expressões liberdade e igualdade existentes nas práticas discursivas das políticas públicas antirracistas em educação efetivadas no Brasil no sentido de responder - afirmativamente ou não - se o conceito de educação da cultura no Brasil caminha para a formação de um espírito ético e contra o estetismo presente diuturnamente em nossa cultura e história. Assim, pela leitura crítica e bibliográfica, os seus objetivos serão: i) inquirir se os estudos das políticas públicas antirracistas em educação, por meio de princípios gerais e por categorias demasiadamente abstratas, tentaram uma análise da educação a partir de um quadro social mais amplo, cujo efeito denunciante teria prevalecido sobre quaisquer outros aspectos das investigações; ii) detectar nos estudos das políticas públicas antirracistas em educação se as suas motivações e preocupações vão além da denúncia e empregam investigações descritivas ou explicativas, aliada à explicitação das principais dificuldades de ordem teórica e de ordem metodológica no estudo do cotidiano escolar e também as suas possibilidades, principalmente para a investigação interdisciplinar em educação; iii) recomendar as ideias e os argumentos presentes na obra República de Platão, especialmente quanto à conexão que Platão estabelece entre uma descrição do desejo e uma descrição das instituições políticas, para fazer uma apreciação dos efeitos das políticas públicas antirracistas em educação ao tratarem as preferências e os desejos num mesmo nível; iv) investigar a validade ou não do argumento central de A República de Platão, ao associar os desejos da alma a uma estrutura institucional, como contraposto à questão se a democracia igualitária em educação engendra ou não licenciosidade e corrupção da alma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4

  • 2016 - 2018

    Educação e o problema da individuação pelo conceito de diferença pura, Descrição: Teoricamente, esta investigação propõe perscrutar no conjunto dos textos dedicados por Gilberto Simondon e Gilles Deleuze ao problema da individuação e, assim, pelo conceito de pura diferença de Gilles Deleuze, pensar a educação pelo diverso como diverso, ou seja, refletir que em nosso mundo a diversidade natural aparece sob três aspectos que se recortam: a diversidade das espécies, a diversidade dos indivíduos que são membros de uma mesma espécie, a diversidade das partes que compõem um indivíduo. Encontra-se aí alojados ? como excesso de potência ? a especificidade, a individualidade e a heterogeneidade. Quanto a Simondon, a sua ênfase ao conceito de transindividual nos aciona a pensar o problema da individuação humana pela qual é possível compreender conjuntamente a dimensão social e a técnica por meio de uma confrontação entre filosofia e ciências humanas com o fim de axiomatizá-las e assim propor um novo humanismo. A transindividualidade do conhecer permitiria, deste modo, investigar uma possível relação da educação com a questão do individuar, nos individuar e individuar em nós tal como foi proposto por Simondon para problematizar as questões da ciência educacional que trabalha com a generalidade, a semelhança entre os sujeitos e a equivalência entre os termos que designam os objetos particulares, em detrimento da diferença, singularidade e individualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 3

  • 2014 - 2016

    Educação e Política Pública Antirracista no Brasil: do ponto de vista normativo pela teoria crítica (conceito de reconhecimento), Descrição: Pela teoria crítica de Axel Honneth, com o conceito de reconhecimento, cujo aporte teórico me permite definir um lugar prévio para a emancipação social, e assim realizar uma reconstrução normativa para enfrentar teoricamente a relação entre educação e políticas públicas antirracistas por meio de investigação transnacional, adequada para o estabelecimento de nexos entre os macrodiagnósticos da época atual (pressupostos nas diversas concepções de cosmopolitismo) e o problema do racismo no Brasil. Assim, o objetivo central da investigação é construir argumentos pela educação contra formas de desrespeito - maus-tratos e violência, privação de direitos e exclusão, degradação e ofensa - a partir do conceito de luta por reconhecimento elaborado por Axel Honneth no sentido de elucidar questões relativas às novas demandas sociais, especialmente, mas não somente, quanto ao problema do racismo no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Remuneração., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5

  • 2012 - 2013

    Políticas Públicas em Educação sobre a Questão Racial: Fundamentos da Lei nº 10.639/2003 e das ?Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana?, Descrição: Investigar a Lei nº 10.639/2003 e as ?Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana? especificamente quanto a dois aspectos. O primeiro deles, que chamaremos de interno, refere-se à autopoiesis do direito social (no sentido atribuído por François Ewald, 1986) que fundamentou tal lei, a fim de se analisar: a) qual foi a posição epistemológica instituidora, fundadora e justificante da ?força de lei? (Derrida, 2007) instaurada pelo Estado burocrático-legislador; b) estudar, partindo dos ensinamentos de Michel Foucault, os efeitos de verdade presentes no interior dos discursos, no caso aqui a ser perscrutado, de discursos jurídicos ditos acima. O segundo aspecto, que denominaremos de leitura externa, almeja explicar os documentos legais ditos acima a partir da realidade social abrangente, à luz do aporte teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu, em suas diversas obras, quando ele investiu na redefinição teórica do ?contexto?, ao requalificar os processos de constituição dos espaços sociais competitivos em que se movem os agentes produtores e consumidores dos produtos culturais por intermédio do conceito-chave de ?campo? e de toda uma constelação de noções auxiliares, ?habitus?, ?capital?, ?competência?, ?autoridade?, ?distinção?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador / Isla Andrade Pereira de Matos - Integrante / Kátia Maria Eugênio - Integrante / Paula Bernadete Montanari - Integrante., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 4

  • 2010 - 2011

    Operação Historiográfica e o Problema do Entrelaçamento da Questão Regional na Formação Nacional: estudo da ocupação e enquadramento institucional do território, cultura e mercado da pecuária na formação do Brasil, Descrição: Estudo diacrônico (a partir da definição de seus momentos de maior relevância histórica) e sincrônico (definido a partir de eixos e problemáticas ligadas à questão da terra, do capital, do trabalho, da cultura e da relação regionalismo e nação) da história do gado na formação do Brasil. Em uma primeira estratégia de aproximação de um tema de grande abrangência e complexidade, trata-se de selecionar um conjunto de trabalhos na área de história, organizá-los em agrupamentos por afinidades e submete-los a uma avaliação crítica cujos critérios relaciona-se com os eixos diacrônicos e sincrônicos expostos acima e desenvolvidos mais detalhadamente a seguir. Mas não apenas isso. Interessa-nos, sobretudo, investigar os procedimentos e operações historiográficas que em tais trabalhos foram aplicados, principalmente no que diz respeito às práticas de análise crítica das fontes primárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6

  • 2008 - 2009

    Da Região Transoceânica à Região Intercolonial: as conexões comerciais no Império Colonial Português da primeira metade do Setecentos, Descrição: A pesquisa será dividida em três planos inter-relacionados: o primeiro, realizará o cotejo historiográfico em torno da ?realidade colonial? e de suas especificidades, cuja recente produção historiográfica, ao utilizar sistematicamente o conceito de ?império?, faz críticas à visão centrada unicamente na relação entre colônia-metrópole, bem como da existência de uma ?economia colonial? e do seu sentido precípuo de efetuar a acumulação primitiva de capital para alavancar o capitalismo industrial europeu ? no primeiro plano está posta a dicotomia ?Antigo Sistema Colonial X Império". O segundo plano, será analisar através das fontes primárias as atividades comerciais de Francisco Pinheiro, que de Lisboa controlou uma rede de negócios estabelecida em quatro continentes: Europa, América, África e Ásia. E em um terceiro e último plano, procurará compreender a forma como essa rede intercontinental se estendeu na América portuguesa de Setecentos, quando ocorreu na América portuguesa uma interiorização da economia, mas as trocas inter-regionais no interior da colônia mantiveram conexões com as trocas efetuadas através do Atlântico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Remuneração.Número de orientações: 4

  • 1995 - 1996

    Projeto de Organização de Acervos do Arquivo Edgard Leuenroth, Descrição: Catalogação do Acervo Fotográfico do Jornal Voz da Unidade, do PCB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1991 - 1991

    Projeto de Pesquisa em História Socail e Política do Brasil Republicano, Descrição: Atividades de pesquisa e organização dos Acervos Maurício de Lacerda e Arthur Bernardes, Projeto de Organização de acervos do Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1990 - 1990

    Projeto de Organização de Acervos do Arquivo Edgard Leuenroth, Descrição: Identificação dos documentos da Coleção Maurício de Lacerda. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1988 - 1990

    Aperfeiçoamento Científico pelo CNPQ, Descrição: Pesquisa sobre os operários gráficos de São Paulo e do Rio de Janeiro na Primeira República - Três momentos dos Gráficos na Primeira República: os ditames entre desenvolvimento técnico e movimento operário. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Artur José Renda Vitorino - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio pela orientação da discente do curso de Doutorado em Educação Magali Aparecida de Oliveira Arnais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas.

2015

PREMIAÇÕES DOS PLANOS DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Puc-Campinas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de História. , Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades, 13086900 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37567237, Fax: (19) 37567238, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor titular com vínculo como docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão no nível graduação e pós graduação (mestrado) do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC Campinas. Dedicação integral e à Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação.

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 07921 - EDUCAÇÃO COMPARADA NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    • 08/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/PUC-Campinas (SP), .,Linhas de pesquisa

    • 02/2019 - 12/2019

      Ensino, Design Digital, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E IDENTIDADE CULTURAL

    • 02/2019 - 12/2019

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS I

    • 02/2019 - 12/2019

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II - Mestrado

    • 02/2019 - 12/2019

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II - Doutorado

    • 02/2019 - 12/2019

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Colônia no Antigo Regime

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - ÉTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 02162 - SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M)

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 05942 - EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 06713 - HISTÓRIA DA NOVA REPÚBLICA NO BRASIL - SÉCULOS XX E XXI

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 01237 - CULTURA E EDUCAÇÃO (M e D)

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 02779 - ESTUDOS SOCIAIS B

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 07936 - ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 07936 - ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 02159 - SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 05942 - EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS A

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA NOVA REPÚBLICA NO BRASIL SEC XX E XXI

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 06713 - HISTÓRIA DA NOVA REPÚBLICA NO BRASIL - SÉCULOS XX E XXI

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS FUNDAMENTOS, ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA CRISE DO IMPÉRIO NO BRASIL - SÉC. XIX

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS B

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA E EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO , SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA NOVA REPÚBLICA NO BRASIL SEC XX E XXI

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS A

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ÉTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA CRISE DO IMPÉRIO NO BRASIL - SÉC. XIX, HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA NO ANTIGO REGIME

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS B

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIAL , HISTÓRIA DA NOVA REPÚBLICA NO BRASIL SEC XX E XXI

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS A

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II , ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA CRISE DO IMPÉRIO NO BRASIL - SÉC. XIX, HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA NO ANTIGO REGIME

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS B

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ÉTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS SOCIAIS A

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BRASIL CONTEMPORÂNEO, DIREITO E SOCIEDADE

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BRASIL CONTEMPORÂNEO, DIREITO E SOCIEDADE

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIAL , HISTÓRIA DA NOVA REPÚBLICA NO BRASIL SEC XX E XXI

  • 2006 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor doutor e pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2004

      Direção e administração, Pró Reitoria de Graduação, Coordenadoria das Licenciaturas.,Cargo ou função, Supervisor de Práticas de Ensino e Estágios.

    • 02/2004

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Africa séc. XVI - XIX

    • 02/2003

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Atuação Ensino História II

    • 02/2003 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2006 - 02/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de História.,Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de História para o biênio 2006-2007.

    • 04/2006 - 12/2006

      Direção e administração, Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Programa Unitrabalho.,Cargo ou função, Coordenador do Programa UniTrabalho.

    • 11/2006 - 11/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Relatório de Atividades Desenvolvidas.

    • 02/2006 - 07/2006

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Comptemp. Séc XX

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História

    • 09/2005 - 09/2005

      Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Serviço realizado, Desenvolveu Atividades de Consultoria junto a PROEXT, no Projeto: Implantação, Acompanhamento e Avaliação do Programa Observatório do trabalho da PUC-Campinas.

    • 02/2004 - 07/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América Anglo Saxônica

    • 03/2005 - 06/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Graduação, Faculdade de História.,Cargo ou função, Membro do Grupo G8 de Apoio à Direção da Faculdade de História, com a finalidade de avaliação do projeto Pedagógico do Curso.

    • 01/2005 - 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Núcleo de Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Documentos de Relatórios Técnicos, em Regime de Dedicação e em Regime Especial de Pesquisa.

    • 12/2004 - 01/2005

      Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .,Serviço realizado, Prestou Serviços de Consultoria "ad hoc" remunerada para a PROPESQ, com a finalidade de analisar os Relatórios de Atividades de 2004 de doze docente em Regime de Dedicação do CCH.

    • 08/2003 - 01/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Atuação Ensino História III

    • 08/2003 - 01/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temát. Esp. Hist. Amer. Por. Séc. XVI-XVIII

    • 09/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Graduação, Faculdade de História.,Cargo ou função, Membro do Grupo G8 de Apoio à Direção da Faculdade de História, com a finalidade de avaliação do projeto Pedagógico do Curso.

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, T.E.H. Brasil Século XIX

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada e Administração

    • 02/2004 - 04/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Núcleo de Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Documentos de Pesquisa/Extensão 2004 em Regime de Dedicação e em Regime Especial de Pesquisa.

    • 08/2003 - 01/2004

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Arquivística

    • 02/2003 - 01/2004

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hist. América Port. Séc. XVI - XVIII

    • 10/2003 - 12/2003

      Treinamentos ministrados , Pró Reitoria de Graduação, .,Treinamentos ministrados, Ministrou aulas de Geografia e História do Ensino Médio Módulo 3, no Programa de Formação Continuada - TEIA DO SABER - Contrato 06/03 - Estado, Diretoria de Ensino e SCEI/PUC

    • 02/2003 - 07/2003

      Ensino, Administração e Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada e Administração

    • 02/2003 - 07/2003

      Ensino, Administração e Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada e Administração

    • 09/2001 - 01/2003

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil III, Temática Esp. Hist. Brasil séc. XIX

  • 1987 - 1988

    Eepg Washington Ortiz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1987 - 02/1988

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Moral e Civica

  • 1994 - 1996

    Eepsg Prof Coriolano Monteiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Professor concursado. Exoneração solicitada em 08/07/1996, e confirmada no DOE de 09/08/1996 - seção II - folha 29

    Atividades

    • 11/1994 - 07/1996

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1990 - 1993

    Eepsg Prof Patriarca da Independência

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Atividades

    • 02/1990 - 02/1993

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1988 - 1991

    Eesg Culto à Ciencia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1998 - 12/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 03/1990 - 02/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1993 - 1993

    Empg Profª Carmelina de Castro Rinco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Demissão solicitada em julho de 1993

    Atividades

    • 02/1993 - 09/1993

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1999 - 2000

    Escola Municipal de Vinhedo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1999 - 12/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2003 - 2006

    Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

    Atividades

    • 02/2005 - 08/2006

      Direção e administração, Faculdade de Ciência e Letras, Curso de História.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 01/2003 - 08/2006

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Império, História do Brasil República

  • 2000 - 2000

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1997 - 1997

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1995 - 1996

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1991 - 1991

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1990 - 1990

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1989 - 1990

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1988 - 1989

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/2003 - 01/2003

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Monitor(Coordenação) da Correção das Provas de História na 2ª Fase do Vestibular Unicamp 2003.

    • 07/2000 - 08/2000

      Estágios , Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência, .,Estágio realizado, Estágio Docente da disciplina História Moderna II.

    • 01/2000 - 01/2000

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 2ª Fase do Vestibular Unicamp.

    • 01/1999 - 01/1999

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 2ª Fase do Vestibular Unicamp.

    • 01/1998 - 01/1998

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História do Vestibular Unicamp.

    • 02/1997 - 06/1997

      Ensino, Educação Continuada / Unicamp - SEE-SP, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, História, Conhecimento e Ensino

    • 01/1997 - 01/1997

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História do Vestibular Unicamp.

    • 12/1995 - 12/1995

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 1ª Fase do Vestibular Unicamp.

    • 12/1994 - 12/1994

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 1ª Fase do Vestibular Unicamp 1994.

    • 01/1994 - 01/1994

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 2ª Fase do Vestibular Unicamp.

    • 01/1993 - 01/1993

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 2ª Fase do Vestibular Unicamp.

    • 12/1992 - 12/1992

      Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, .,Serviço realizado, Corretor da Correção das Provas de História na 1ª Fase do Vestibular Unicamp 1993.

    • 03/1987 - 09/1987

      Estágios , Centro de Informação e Difusão Cultural, .,Estágio realizado, Estágio no Acervo do Tribunal de Justiça de Campinas.