Norma Vicença Martins
Sou Psicóloga e Psicanalista, com quase 15 anos de experiência. Possuo Mestrado em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal; Graduada em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul; Formação em Psicanálise pelo Instituto CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos); Pós-graduação em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelo Hospital São Luiz e em Educação Inclusiva pela Universidade Ibirapuera, além do curso de Aperfeiçoamento em Psicanálise de Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, estou cursando uma pós-graduação em Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto ESPE.Ministrei aulas sobre Psicologia da aprendizagem, psicologia do desenvolvimento e psicologia escolar pela Universidade Ibirapuera. Possuo uma trajetória profissional na área da psicologia escolar e hospitalar sempre entrelaçada com o atendimento clínico. Realizo atendimento a jovens, adultos e casais de forma online em todo o Brasil e também às pessoas falantes da língua portuguesa, presencial ou online na região do Porto, em Portugal, onde moro atualmente. Ofereço supervisão clínica e orientação para o ano júnior da OPP, também de forma presencial e online. A minha escuta clínica é guiada pela ética da psicanálise, acolhendo as questões únicas de cada sujeito. Atendo um público diverso, com questões variadas que encontram na psicanálise um espaço de elaboração.Após um tempo sabático fora do Brasil, em 2016, e depois, desde a minha mudança do Brasil para Portugal, em 2022, tenho me debruçado sobre estudos de imigração, expatriação e os desafios que atravessam o sujeito migrante na construção de um novo lugar. Esta vivência pessoal intensificou o meu interesse e imersão noutras culturas, ampliando também o olhar clínico sobre essas questões.Outros temas que me atravessam e orientam as minhas leituras, estudos, conversas e trocas profissionais dizem respeito à maternidade e ao puerpério especialmente o lugar da maternidade na vida da mulher que se torna mãe. A clínica com casais e os diferentes modos de se relacionar dos mais tradicionais aos mais contemporâneos também têm sido foco dos meus estudos, sempre sob a luz da escuta psicanalítica.Estou em formação continuada através de estudos em seminários, cursos breves e grupos de estudos permanentes. Atualmente, estou pautada na formação lacaniana por meio do tripé psicanalítico: estudos, supervisão e análise pessoal.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2025 - Atual
Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2025 - Atual
Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2025 - Atual
Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2025 - Atual
Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2025 - Atual
Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2025 - Atual
Especialização em Formação em Psicanálise
2020 - 2023
Centro de Estudos Psicanalíticos
Título: O processo Imigratório atravessado pelo lugar do analista
Orientador: Carolina Escobar
Especialização em Educação Inclusiva
2013 - 2014
Universidade Ibirapuera
Título: Educação Inclusiva: Sob a Face de um Olhar Excludente
Orientador: Professor Alan Almario
Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar
2009 - 2010
Hospitais: São Luiz e Servidor Público Municipal
Título: Atendimento em UTI Infantil
Orientador: Viviane Torlai
Aperfeiçoamento em Fundamentos da Psicanálise e Sua Prática Clínica
2009 - 2010
Instituto Sedes Sapientiae
Título: O Mito de Procusto. Ano de finalização: 2010
Orientador: Berenice Blanes
Formação complementar
2025 - 2025
Orientação para a prática de supervisão. (Carga horária: 10h). , Ordem dos Psicólogos Portugueses, OPP, Portugal.
2024 - 2024
Certificado Europeu de Psicologia ? Modelo De Competências. (Carga horária: 20h). , Ordem dos Psicólogos Portugueses, OPP, Portugal.
2024 - 2024
Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional. (Carga horária: 20h). , Ordem dos Psicólogos Portugueses, OPP, Portugal.
2024 - 2024
Seminário Teórico: Estruturas Clínicas na Contemporaneidade e Estratégias. (Carga horária: 18h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2023 - 2023
A Psicanálise lacaniana a partir da diferença com Freud. (Carga horária: 18h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2023 - 2023
A Clínica em Bion. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2023 - 2023
Dor, Sofrimento, Gozo e Mal-Estar: as noções centrais da psicopatologia. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2023 - 2023
Casais e Família. (Carga horária: 18h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2022 - 2022
O sonho em Freud, Winnicott e Bollas. (Carga horária: 18h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2022 - 2022
A importância clínica da angústia de Freud a Lacan. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2021 - 2021
O cálculo neurótico do gozo em um caso de funcionamento borderline,. (Carga horária: 2h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2021 - 2021
Análise das necessidades do ego. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2020 - 2020
O complexo de Édipo de Freud nos dias de hoje. (Carga horária: 4h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2020 - 2020
Rupturas culturais e traumas psicológicos. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2019 - 2019
A Educação como uma ajuda à vida. (Carga horária: 8h). , Funsai, FUNSAI, Brasil.
2016 - 2016
Inglês. (Carga horária: 80h). , Atlantic Language Galway Ireland, ALGI, Irlanda.
2013 - 2013
Aluna ouvinte: Educação Inclusiva. (Carga horária: 66h). , Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
2013 - 2013
Educação: um diálogo com os diversos saberes. (Carga horária: 15h). , Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Tutores para EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
2010 - 2010
Terapia nutricional. (Carga horária: 3h). , Hospital São Luiz, HSL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Psicologia no Hospital Geral. (Carga horária: 60h). , Hospital São Luiz, HSL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em IV Colóquio de Psicopatologia e saúde pública. (Carga horária: 17h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Atenção a pacientes em cuidados paliativos. (Carga horária: 3h). , Hospital São Luiz, HSL, Brasil.
2009 - 2009
O stress profissional e a síndrome de burnout. (Carga horária: 3h). , Hospital São Luiz, HSL, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia da Saúde - Intervenções Psicológicas. (Carga horária: 13h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução a Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 24h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2007 - 2007
Psicodiagnóstico de Rorschach e TAT. (Carga horária: 3h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Reflexão e ação interdisciplinar em saúde mental. (Carga horária: 40h). , Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
2005 - 2005
Seleção por Competências. (Carga horária: 8h). , Sindeepres, SIN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Saúde e Hospitalar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento.
Participação em eventos
A Guerra na Ucrânia - Exílios e Migrações. 2023. (Encontro).
O futuro da Psicanálise. 2023. (Encontro).
O tempo na Psicanálise e no mito. 2023. (Encontro).
Psicanálise Antirracista. 2023. (Encontro).
O percurso da análise. 2022. (Oficina).
A dinâmica da transferência. 2021. (Encontro).
Além do Princípio do Prazer. 2021. (Encontro).
Ódio, impotência e revolta: o destino das pulsões. 2021. (Encontro).
O início do tratamento. 2021. (Oficina).
Relatos clínicos e suas repercussões no psicanalista. 2021. (Encontro).
Heranças do abandono afetivo. 2020. (Encontro).
O erotismo na ausência do corpo? Sobre o uso de aplicativos de encontro. 2020. (Encontro).
O suicídio de adolescentes na clínica psicanalítica. 2020. (Encontro).
Relações fusionais, fetichismo e falhas na simbolização. 2020. (Encontro).
Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. 2020. (Simpósio).
A escuta ativa; uma experiência em educação musical. 2015. (Encontro).
A política de drogas no brasil. 2015. (Simpósio).
Canto linguagem musical rica em aprendizagens. 2015. (Encontro).
Diversidade da Condição Humana, os espaço escolar e a superação. 2015. (Encontro).
Educação de qualidade e os resultados do Pisa e Talis. 2015. (Encontro).
Formação docente: Uma ação estratégica. 2015. (Encontro).
I encontro de Psicologia e Direitos Humanos: diálogos sobre gênero, diversidade e combate a homofobia.. 2015. (Encontro).
Os desafios da Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Encontro).
A humanização dos cuidados: resgate à vida humana. 2014. (Encontro).
Aprendizado e ensino eficientes: metacognição para todos. 2014. (Simpósio).
Corpo, Sexualidade e Direito: A proteção jurídica da diversidade sexual. 2014. (Encontro).
Dificuldades de apredizagem. 2014. (Simpósio).
Doação de Órgãos. 2014. (Encontro).
Inclusão e necessidades de pessoas cegas no ambiente escolar. 2014. (Simpósio).
O bullying na perspectiva do desenvolvimento moral. 2014. (Simpósio).
Os desafios do processo ensino aprendizagem para cegos. 2014. (Simpósio).
Por que falar da sexualidade?. 2014. (Encontro).
Sexualidade: como abordar esse assunto com seu paciente?. 2014. (Encontro).
Aspectos das origens do direito do trabalho. 2013. (Simpósio).
Benefícios da Execução Penal. 2013. (Simpósio).
Diversidade nas Organizações. 2013. (Simpósio).
Perícias Forenses Criminais. 2013. (Simpósio).
Pesquisa Científica da Universidade Ibirapuera. 2013. (Encontro).
Psicologias dos Hospitais da AMILPAR. 2011. (Simpósio).
Cuidados Especiais ao Óbito. 2010. (Encontro).
Multidisciplinar em Terapia Intensiva. 2010. (Simpósio).
Compreensão do Fenômeno do Abuso e a sua Prevenção. 2009. (Encontro).
Egressos: Formação, Profissão e Mercado de Trabalho.Egressos: Formação, Profissão e Mercado de Trabalho. 2009. (Encontro).
Humanização do hospital São Luiz - AF. 2009. (Simpósio).
Humanização em Oncologia do ICESP. 2009. (Simpósio).
Neuropsicologia. 2009. (Encontro).
Os limites da Vida. 2009. (Simpósio).
Psicodrama - Terapia em grupo. 2009. (Encontro).
Psicologia hospitalar. 2009. (Encontro).
Psicopatologia. 2009. (Encontro).
Psicossomática: Reflexões Comtemporâneas. 2009. (Oficina).
Terapia de casal / Família. 2009. (Encontro).
Brinquedoteca Hospitalar - Desenhando uma Realidade. 2008. (Simpósio).
Psicólogo Brasileiro: formação e atuação. 2008. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
MARTINS, N. V. ; ALMARIO, A. . Bullying: Uma perspectiva sobre o agressor. Revista da Universidade Ibirapuera , v. 4, p. 17-21, 2014.
-
MARTINS, N. V. ; Fiedler, R.C.P. . Psicologia Social e Comunitária: o abrigo, o asilo, a família e a casa de apoio a mulheres que sofrem violência doméstica como espaço de transformação social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 30
Outras informações:
- Atendimento a jovens, adultos e casais de forma online e presencial;- Grupo de discussão clínica;- Grupos de estudos;- Supervisão clínica.
2014 - 2023
Núcleo Integrado de PsicologiaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 6
Outras informações:
- Atendimento clínico, com foco na orientação psicanalítica a pacientes adolescentes e adultos;- Atendimento de avaliação e acompanhamento psicológico para cirurgia bariátrica;- Conhecimento voltado para transtornos de ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno bipolar e estresse pós-traumático;- Atuação em demandas de auto conhecimento, desenvolvimento emocional, luto e relacionamentos.- Elaboração de laudos e pareceres
2019 - 2020
FUNSAIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 20
Outras informações:
- Avaliação psicológica e intervenção individualizada ou de grupo;- Apoio a grupos (funcionários, equipe multiprofissional, docentes);- Apoio a familiares;- Aconselhamento para pais;- Desenvolvimento de programas de prevenção;- Apoio na transição escolar.
2016 - 2017
P&GH - Psicologia e Gestão HospitalarVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica
Outras informações:
- Atendimento clínico, com foco na orientação psicanalítica a pacientes adolescentes e adultos;- Atendimento de avaliação e acompanhamento psicológico para cirurgia bariátrica;- Conhecimento voltado para transtornos de ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno bipolar e estresse pós-traumático;- Atuação em demandas de auto conhecimento, desenvolvimento emocional, luto e relacionamentos.- Elaboração de laudos e pareceres
2014 - 2015
Universidade IbirapueraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
- Docência nas disciplinas: Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação no curso de Pedagogia;- Pesquisa e Desenvolvimento, PROPOSPE - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Linhas de pesquisa: Bullying, Considerações Conceituais Sobre a Diversidade na Educação Inclusiva.
2012 - 2015
Universidade IbirapueraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga
Outras informações:
- Responsável pelo atendimento de orientação e aconselhamento à alunos do Ensino Superior;
- Suporte psicopedagógico à Coordenadores e Professores de cursos;
- Mediação de conflitos entre alunos e corpo docente;
- Desenvolvimento da cultura organizacional voltada para a Educação Inclusiva no Ensino Superior;
- Implantação de estratégias para qualidade do ensino e retenção do aluno;
2009 - 2011
Hospital São LuizVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Hospitalar
Outras informações:
- Responsável pelo atendimento com foco na psicoterapia breve à pacientes e familiares nas diversas clínicas médicas;
- Experiência na avaliação do estado mental dos pacientes e na realização de aconselhamento psicológico e de intervenções, visando minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização;
- Conhecimento em avaliação e delineamento de programa de intervenção para pacientes com dificuldades para aderir ao tratamento proposto pela equipe de saúde;
- Atendimento aos familiares, objetivando minimizar e estruturar os vínculos afetivos enfraquecidos pelo processo de adoecimento;
- Realização do acompanhamento e monitoramento de grupos para modificação de comportamentos de risco;
- Desenvolvimento de trabalhos voltados para pacientes de grupos operativos como: idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos;
- Vivência em atendimentos voltados para o cuidado paliativo e suporte à familiares em situação de luto;
- Atuação multidisciplinar com outros profissionais de saúde, participando das decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e proteção aos pacientes e seus familiares;
- Elaboração de laudos, pareceres e declarações quando solicitado.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Norma Vicença Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?