EDNALDO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Mestre em Planejamento e Políticas Publicas, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012), Especialista em metodologias do Ensino de História - UECE (2001), Bacharel em Direito - Universidade Federal do Ceará - UFC (2008), possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (1998)..Lecionou por cinco anos no Curso de Direito, no Curso de Gestão Comercial e no Curso de Recursos Humanos da FAMETRO, professor de História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, no período de 2005 a 2011. Professor celetista de História da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ das disciplinas: Cultura Brasileira e História da Educação, no período de 2001 a 2002.
Informações coletadas do Lattes em 09/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade
2010 - 2012
Universidade Estadual do Ceará
Título: Políticas Públicas de Prevenção às Drogas: Ação do PROERD em Limoeiro do Norte (2002-2010),Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Francisco Horácio da Silva Frota
Especialização em Metologia do Ensino de História
2000 - 2001
Universidade Estadual do Ceará
Título: Mudanças e pressões ocorridasno Ensino de História no Brasil e a Lei 9394/96(LDB).
Orientador: Antonio Germano Júnior
Graduação em Direito
2005 - 2008
Universidade Federal do Ceará
Título: O Sentido das Penas
Orientador: Sérgio Bruno Rebouças
Graduação em História
1993 - 1998
Universidade Estadual do Ceará
Título: A rebelião ocorrida no Instituto Penal Paulo Sarasate (1994)
Orientador: Antonio Germano Júnior
Formação complementar
2016 - 2016
CRIMES AMBIENTAIS. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, SENASP, Brasil.
2004 - 2005
Curso de Habilitação de Oficiais. (Carga horária: 600h). , Polícia Militar do Ceará, PMCE, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. , Polícia Militar do Ceará, PMCE, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Instrutor do Proed. (Carga horária: 80h). , Polícia Militar de Santa Catarina, PMSC, Brasil.
1991 - 1992
Curso de Formação de sargentos. (Carga horária: 1200h). , Polícia Militar do Ceará, PMCE, Brasil.
1987 - 1988
Curso de Formação de Soldado de Fileiras. (Carga horária: 600h). , Polícia Militar do Ceará, PMCE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA.
Participação em bancas
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. INDISCIPLINA ESCOLAR E PRAXES PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PROFISSIONAL FLÁVIO GOMESGRANJEIRO, PARAIPABA - CE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS CEJA NA CIDADE DE PARACURU - CE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTALEUCLIDES PEREIRA GOMES, PECÉM -CE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA E A FILOSOFIA DA TESE: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FLÁVIO GOMES GRANJEIRO, PARAIPABA - CE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. INCLUSÃO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA NA E.E.F. EUCLIDES PEREIRA GOMES, PECÉM - CE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. INDICIPLINA ESCOLAR E PRÁXES PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA, TRAIRI - CE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOÃO DA ROCHA, PARACURÚ - CEARÁ. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, L. C. V.;OLIVEIRA, E. R.. A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO: UM ESTUDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA ALBA HERCULANO ARAÚJO, SÃO GONÇALO DO AMARANTE (TAÍBA) - CE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará.
OLIVEIRA, E. R.. MAIORIDADES NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: ANÁLISE DO TRATAMENTO LEGAL DESTINADO AOS ADOLESCENTES E JOVENS, COM BASE NOS CRITÉRIOS QUE DEFINEM AS CAPACIDADES CIVIL, ELEITORAL E PENAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
OLIVEIRA, E. R.. A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO DO ACUSADO: UM ESTUDO COMPARADO DA JUSTIÇA MILITAR E DA JUSTIÇA COMUM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
Orientou
Títulos de Crédito: abordagem conceitual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza; Orientador: Ednaldo Ribeiro de Oliveira;
RENDIMENTO ESCOLAR X APROVAÇÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DA E; E; F; ANTONIO CONSELHEIRONO ASSENTAMENTO CALDEIRÃO, EM QUIXERAMOBIM - CE; 2015; Orientação de outra natureza; (ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ednaldo Ribeiro de Oliveira;
DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, EM ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CE; 2015; Orientação de outra natureza; (ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ednaldo Ribeiro de Oliveira;
DESEMPENHO ESCOLAR E A ROTATIVIDADE DOS GESTORES: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MOREIRA CAMPOS EM SENADOR POMPEU (2005 ? 2013); 2015; Orientação de outra natureza; (ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ednaldo Ribeiro de Oliveira;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DESTE PROCESSO NA EEF FRANCISCO VIEIRA DA COSTA; ; 2015; Orientação de outra natureza; (ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ednaldo Ribeiro de Oliveira;
PRODUÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PARA; 2015; Orientação de outra natureza; (ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ednaldo Ribeiro de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, E. R. ; FROTA, F. H. S. ; OLIVEIRA, E. R. . O PROERD como Política Pública de Prevenção às Drogas: ação e atuação da Polícia Militar do Ceará (2001-10). Conhecer: Debate entre o Público e o Privado , v. 1, p. 35/55, 2013.
-
OLIVEIRA, E. R. ; XAVIER, Antônio Roberto ; OLIVEIRA, E. R. . Penas: Razão e Evolução. Revista Ensaios , v. 1, p. 2/13, 2009.
-
XAVIER, Antônio Roberto ; OLIVEIRA, E. R. . CRIME E CIÊNCIA PENAL NO ESTADO-NAÇÃO: Legislação e Formação do Estado Brasileiro. 1ª. ed. Fortaleza: IMPRECE, 2010. v. 01. 91p .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Polícia Militar do Ceará. , Avenida Aguanambi - de 671 a 2269 - lado ímpar, Fátima, 60055401 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31013559
Experiência profissional
2013 - Atual
Academia Estadual de Segurança PúblicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONVIDADO
2001 - 2002
UNIÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO VALE DO JAGUARIBE LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CELETISTA
Outras informações:
PROFESSOR
2012 - 2017
Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor das disciplinas de Direito Penal, Direito do Consumidor e Direito Empresarial.
2005 - 2011
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: , Enquadramento Funcional: Serviços prestados, Carga horária: 40
Outras informações:
O sistema de serviço docente nos cursos universitários de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ não são em regime direto, mas em períodos intercalados, e, no período noturno ou aos finais de semanas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de EDNALDO RIBEIRO DE OLIVEIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?