Marcel Rocha Soares Lopes
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2000 e é Mestre e Doutor em Ciências pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2003 e em 2012, respectivamente. Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de Geociências/ Geografia Física, com ênfase em Geologia, Mecânica dos Solos, Pedologia e Geomorfologia.
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2007 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Equilíbrio e desequilíbrio entre taxas de processos geomórficos, bacia do rio da Prata, Quadrilátero Ferrífero, MG: uma abordagem por nuclídeos cosmogênicos produzidos in situ
Orientador: em University of California (Berkeley) ( William E. Dietrich)
com Nelson Ferreira Fernandes. Coorientador: Andre Augusto Rodrigues Salgado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: equilíbrio dinâmico; taxas de erosão; nuclídeos cosmogênicos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Geografia
2000 - 2003
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Atributos micromorfológicos, mineralógicos e químicos de LATOSSOLOS e ARGISSOLOS AMARELOS Coesos originados dos sedimentos da Formação Barreiras - Município de Campos dos Goytacazes - RJ,Ano de Obtenção: 2003
Josilda Rodrigues da Silva de Moura.Coorientador: Marcos Gervásio Pereira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Pedogênese - Micromorfologia - Mineralogia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geomorfologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Graduação em Geografia
1996 - 2000
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Micromorfologia de solos desenvolvidos a partir de coberturas sedimentares Cenozóicas - Médio vale do rio paraíba do Sul RJ/SP
Orientador: Maria Naíse de Oliveira Peixoto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Pedologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geografia Física.
Organização de eventos
OLIVEIRA, P. M. F. ; LOPES, M. R. S. . V Semana de Engenharia Civil da Universidade Veiga de Almeida. 2019. (Congresso).
LOPES, M. R. S. . Visita Técnica a Ponte Rio-Niterói. 2019. (Outro).
LOPES, M. R. S. . II Visita Técnica a ponte Rio-Niterói. 2019. (Outro).
LOPES, M. R. S. . III Visita Técnica a ponte Rio-Niterói. 2019. (Outro).
LOPES, M. R. S. ; OLIVEIRA, P. M. F. . Palestra "Barragens: projetos, instrumentação e acidentes". 2019. (Outro).
LOPES, M. R. S. ; OLIVEIRA, P. M. F. . Palestra "Aditivos para concreto: como funcionam e seu papel nos desafios da engenharia Civil". 2019. (Outro).
LOPES, M. R. S. ; OLIVEIRA, P. M. F. . Palestra "Processo de fabricação do cimento, tipos de concreto e aplicações". 2018. (Outro).
LOPES, M. R. S. ; OLIVEIRA, P. M. F. . Palestra "Inovações em Instalações Hidráulicas Prediais". 2018. (Outro).
LOPES, M. R. S. . Regional Conference On Geomorphology. 1999. (Congresso).
Participação em eventos
46o. Congresso Brasileiro de Geologia/ 1o. Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa. Equilíbrio e desequilíbrio entre taxas de processos geomórficos, bacia do rio da Prata, Quadrilátero Ferrífero, MG: uma abordagem por nuclídeos cosmogênicos produzidos in situ. 2012. (Congresso).
9o. Simpósio Nacional de Geomorfologia.Equilíbrio e desequilíbrio entre taxas de processos geomórficos em litologias de diferente resistência:, Quadrilátero Ferrífero, MG, derivadas de mensurações de radionuclídeos cosmogênicos (10Be e 26Al) produzidos in situ. 2012. (Simpósio).
12o. Simpósio de Geologia do Sudeste.Taxas de erosão de rochas de diferentes propriedades derivadas de nuclídios cosmogênicos (10Be E 26Al) produzidos in situ, Quadrilátero Ferrífero, MG: Equilíbrio e desequilíbrio entre formas de relevo e taxas de processos geomórficos. 2011. (Simpósio).
2010 Fall Meeting, AGU.How do rocks of very different properties erode at the same rate: Erosion rates of the Quadrilátero Ferrífero escarpment, Brazil, derived from comosgenic nuclides. 2010. (Encontro).
XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. 2005. (Congresso).
15a. UERJ SEM MUROS.Avaliação do potencial matricial e sua relação com os processos erosivos em áreas sem cobertura vegetal e com gramínea - Estação experimental da UERJ/ FFP. 2004. (Outra).
1o. Simpósio Regional de Arqueologia e Patrimônio da Zona da Mata Mineria. 2004. (Simpósio).
1o. Seminário Interno NEQUAT-GEOESTE.Caracterização e gênese de solos sobre diferentes usos em tabuleiros costeiros do Norte Fluminense. 2001. (Seminário).
1a Jornada de Geografia da FEUC.Planificação do uso do solo na baixada litorânea. 2000. (Outra).
1o. Encontro Inter-Pets do Rio de Janeiro. 1999. (Encontro).
8a. Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Evolução Ambiental Holocênica da Praia Vermelha - URCA/RJ. 1999. (Outra).
Regional Conference on Geomorphology.Sequences of soil profiles with umbric epipedons characteristics in Bonito river basin, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil. 1999. (Outra).
VII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. Contribuição ao estudo dos sedimentos superficiais da praia Vermelha, Urca, RJ. 1999. (Congresso).
VIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Caracterização física, química e mineralógica de solos de pedogênese diferenciada a partir de sedimentos aluviais na bacia do rio Bonito, Petrópolis, RJ. 1999. (Simpósio).
1a. Jornada Brasileira de Biogeografia.Considerações sobre ensaio experimental realizado em área de capim-colonião (panicum maximun Jacq. var. maximun) - Morro do Pão de Açúcar - Município do Rio de Janeiro. 1998. (Outra).
7a. Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Caracterização micromorfológica de coberturas associadas à superfícies erosivas deposicionais cenozóicas - médio vale do rio Paraíba do Sul. 1998. (Outra).
Lagoas Fluminenses: Importância Ambiental e Sócio-Econômicaica. 1998. (Outra).
XI Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Encontro).
1o Ciclo de palestras sobre dunas eólicas e hidráulicas. 1997. (Outra).
II Encontro de estudantes de Geografia da Região Sudeste. 1997. (Encontro).
VII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada - I Fórum Latino-Americano de Geografia Física Aplicada.Manejo de área degradada em ambiente de encosta. 1997. (Simpósio).
V Simpósio de Geologia do Sudeste. 1997. (Simpósio).
X Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 1997. (Encontro).
XI Semana de Química da UERJ. 1996. (Outra).
Participação em bancas
LOPES, M. R. S.. Caracterização e identificação da origem da contaminação de em um terminal de armazenagem de derivados de petróleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel.
LOPES, M. R. S.. Recuperação dos minerais de titânio de rejeito aurífero da mina Morro do Ouro, Paracatu/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel.
LOPES, M. R. S.BERTOLINO, A. V. F. A.BERTOLINO, L. C.. Pequena produção agrícola no distrito de Avelar - Paty do Alferes/RJ: um diagnóstico sócio-ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BERTOLINO, L. C.BERTOLINO, A. V. F. A.; LEÂO, O. R.;LOPES, M. R. S.. A relação entre o uso do solo e suas propriedades no vale do São Lourenço - Nova Fiburgo (RJ), atentando para o uso de agrotóxicos na região. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LOPES, M. R. S.BERTOLINO, A. V. F. A.; AFONSO, A. E.;BERTOLINO, L. C.. Jardim Catarina: análise da qualidade da água e seus reflexos ambientais e sociais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LOPES, M. R. S.BERTOLINO, A. V. F. A.BERTOLINO, L. C.. Avaliação dos conteúdos da Geografia Física nos livros didáticos mais utilizados no ensino médio do Municípiode São Gonçalo: a ciência do solo em questão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Caracterização geotécnica do lixão irregular de Arraial do Cabo: Estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Marcel Rocha Soares Lopes;
Desenvolvimento de metodologia em sistema de informação geográfica como suporte para o planejamento estratégico e implantação de uma unidade de conservação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Marcel Rocha Soares Lopes;
Estudo sobre dunas de Atafona, São João da Barra - RJ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Marcel Rocha Soares Lopes;
Dinâmica sazonal e efeitos das ressacas no prisma parial emerso do arco praial Ipanema-Leblon, Rio de Janeiro, RJ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Marcel Rocha Soares Lopes;
Modificações das propriedades físicas do solo com a introdução de pastagens em áreas de floresta urbana no Maciço da Pedra Branca ? Município do Rio de Janeiro; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Marcel Rocha Soares Lopes;
Produções bibliográficas
-
BARTHOLOMEU, R. L. ; BARROS, M. A. ; LOPES, M. R. S. ; VILELA, C. G. ; BARTH, O. M. . Evolução Paleogeográfica da Planície Costeira da Praia Vermelha, Entrada da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, por meio de Registros Palinológicos. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ. Impresso) , v. 37_1, p. 92-103, 2014.
-
AUGUSTIN, C. H. R. R. ; LOPES, M. R. S. ; SILVA, S. M. . Lateritas: um conceito ainda em construção. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 14, p. 241-257, 2013.
-
BERTOLINO, A. V. F. A. ; FERNANDES, N. F. ; MIRANDA, J. P. L. ; SOUZA, A. P. ; LOPES, M. R. S. ; PALMIERI, F. . Effects of plough pan development on surface hydrology and on soil physical properties in Southeastern Brazilian plateau. Journal of Hydrology (Amsterdam) , v. 393, p. 94-104, 2010.
-
MAFRA, N. M. C. ; LOPES, M. R. S. ; SATHLER, R. ; LISBOA, A. ; MENDES, L. D. ; PORTOCARRERO, H. ; ARAÚJO, F. ; ULL, F. V. . Inventário das condições do meio físico para avaliação do potencial das terras com fins de planificação de uso: Aplicação às bacias hidrográficas nos distritos de Posse e Pedro do Rio, Município de Petrópolis, RJ. In: MARAFON, G. J.; RIBEIRO, M. F.. (Org.). Estudos de Geografia Fluminense. 1ed.Rio de Janeiro: Infobook, 2002, v. 1, p. 97-110.
-
MIRANDA, J. P. L. ; SILVA, L. M. ; LIMA, R. L. ; DONAGEMMA, G. K. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; LOPES, M. R. S. ; FERNANDES, N. F. . Influência do Manejo na Porosidade e na Densidade do Solo com Diferentes Coberturas na Região Serrana do Rio de Janeiro - Bom Jardim. In: XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007, Natal. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Natal: UFRN, 2007. v. 1. p. 1-6.
-
MIRANDA, J. P. L. ; LIMA, R. L. ; DONAGEMMA, G. K. ; COUTINHO, H. L. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; LOPES, M. R. S. ; FERNANDES, N. F. ; ANDRADE, A. G. . Escoamento superficial em reposta à precipitação num Cambissolo de Bom Jarbim(RJ) sob diferentes coberturas. In: XVI Reuniâo Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju. Anais da XVI Reuniâo Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006. v. 1. p. 1-7.
-
BARBOSA, D. F. ; BERTOLINO, L. C. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; SIMÕES, A. C. ; LOPES, M. R. S. . Comportamento do agrotóxicos e sua realação com a propriedade física do solo: vale de São Lourenço, Nova Friburgo (RJ). In: XI Simpósio de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Anais do XI Simpósio de Geografia Física Aplicada. São Paulo: USP, 2005. v. 1. p. 1-13.
-
MIRANDA, J. P. L. ; SILVA, L. M. ; LIMA, R. L. ; DONAGEMMA, G. K. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; LOPES, M. R. S. ; FERNANDES, N. F. . Relação do manejo e cultivos distintos com propriedades físicas de um Cambissolo em ambiente agrícola serrano - Bom Jardim (RJ). In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007. v. 1.
-
LOPES, M. R. S. ; PEREIRA, M. G. ; ANJOS, L. H. ; PEIXOTO, M. N. O. . Micropedologia de LATOSSOLOS e ARGISSOLOS AMARELOS Coesos do norte do Estado do Rio de Janeiro. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Recife: Universidade Federal de Pernambuco/ EMBRAPA-UEP-Recife, 2005.
-
BARTH, O. M. ; BARROS, M. A. ; BARTHOLOMEU, R. L. ; THIAGO, L. E. S. ; LOPES, M. R. S. ; TARCSAY, R. M. ; DUARTE, S. G. . Análise palinológica em nível orgânico proveniente da bacia hidrigráfica do rio Guandu, Itaguaí, RJ. In: X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005, Guarapari. X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005.
-
PEIXOTO, M. N. O. ; MOURA, J. R. S. ; CARMO, I. O. ; PALMIERI, F. ; LOPES, M. R. S. . Superfícies geomorfológicas e coberturas sedimentares no médio vale do rio Paraíba do Sul. In: Congresso da Associação Brasileira dos Estudos do Quaternário, 1999, Porto Seguro. VII Congresso da Associação Brasileira dos Estudos do Quaternário: O Quaternário e o Meio Ambiente. Salvador: CPGG-UFBA/ ABEQUA, 1999.
-
LOPES, M. R. S. ; BINNIE, S. A. ; WELTEN, K. C. ; CAFFEE, M. W. ; SALGADO, A. A. R. ; FERNANDES, N. F. ; DIETRICH, W. E. ; NISHIIZUMI, K. . Equilíbrio e desequilíbrio entre taxas de processos geomórficos em litologias de diferente resistência:, Quadrilátero Ferrífero, MG: uma abordagem por múltiplos nuclídeos cosmogênicos (10Be e 26Al) produzidos in situ. In: 46o. Congresso Brasileiro de Geologia/ 1o. Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos. Anais do 46o. Congresso Brasileiro de Geologia/ 1o. Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012. v. 1.
-
LOPES, M. R. S. ; BINNIE, S. A. ; WELTEN, K. C. ; CAFFEE, M. W. ; SALGADO, A. A. R. ; FERNANDES, N. F. ; DIETRICH, W. E. ; NISHIIZUMI, K. . Equilíbrio e desequilíbrio entre taxas de processos geomórficos em litologias de diferente resistência:, Quadrilátero Ferrífero, MG, derivadas de mensurações de radionuclídeos cosmogênicos (10Be e 26Al) produzidos in situ. In: 9o. Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9o. Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012. v. 1.
-
LOPES, M. R. S. ; SHUSTER, D. A. ; BALCO, G. ; BINNIE, S. A. ; WELTEN, K. C. ; CAFFEE, M. W. ; SALGADO, A. A. R. ; FERNANDES, N. F. ; DIETRICH, W. E. ; NISHIIZUMI, K. . História de exposição de superfícies geomórficas na bacia do rio da Prata, Quadrilátero Ferrífero, MG, através de mensurações de múltiplos nuclídeos cosmogênicos (10Be e 21Ne) produzidos in situ. In: 9o. Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9o. Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012. v. 1.
-
LOPES, M. R. S. ; BINNIE, S. A. ; WELTEN, K. C. ; CAFFEE, M. W. ; SALGADO, A. A. R. ; FERNANDES, N. F. ; DIETRICH, W. E. ; NISHIIZUMI, K. . Taxas de erosão de rochas de diferentes propriedades derivadas de nuclídios cosmogênicos (10Be E 26Al) produzidos in situ, Quadrilátero Ferrífero, MG: Equilíbrio e desequilíbrio entre formas de relevo e taxas de processos geomórficos. In: 12o. Simpósio de Geologia do Sudeste, 2011, Nova Friburgo. Anais do 12o.Simpósio de Geologia do Sudeste. Nova Friburgo: Sociedade Brasileira de Geologia, 2011.
-
LOPES, M. R. S. ; BINNIE, S. A. ; WELTEN, K. C. ; CAFFEE, M. W. ; SALGADO, A. A. R. ; FERNANDES, N. F. ; DIETRICH, W. E. ; NISHIIZUMI, K. . How do rocks of very different properties erode at the same rate: Erosion rates of the Quadrilátero Ferrífero escarpment, Brazil, derived from comosgenic nuclides. In: American Geophysical Union Fall Meeting, 2010, San Francisco. Book of abstracts of the 2010 Fall Meeting AGU, 2010.
-
BERTOLINO, A. V. F. A. ; FERNANDES, N. F. ; SOUZA, A. P. ; MIRANDA, J. P. L. ; LOPES, M. R. S. . The effects of different tillage systems on soil hydrology and erosion in Southeastern Brazil. In: European Geophysical Union - General Assembly 2009, 2009, Viena. Geophysical Research Abstracts, 2009. v. 11.
-
BERTOLINO, A. V. F. A. ; SOUZA, A. P. ; FERNANDES, N. F. ; LOPES, M. R. S. ; MIRANDA, J. P. L. . Plough pan formation in tropical soils: micromorphological evidences and hydrological effects. In: 1st International Conference on Hydropedology, 2008, Penn State. Ploug pan formation in tropical soils: micromorphological evidences and hydrological effects, 2008. v. 1. p. 11-11.
-
LOPES, M. R. S. ; PEREIRA, M. G. ; ANJOS, L. H. ; PEIXOTO, M. N. O. . Distribuição de formas extraíveis de Fe, Al e Si em LATOSSOLOS e ARGISSOLOS AMARELOS originados da Formação Barreiras no norte fluminense: pedogênese e sua relação com horizontes coesos. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Resumos do XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - Núcleo Regional Sul, 2007. v. 1. p. 238-238.
-
MIRANDA, J. P. L. ; LIMA, R. L. ; DONAGEMMA, G. K. ; COUTINHO, H. L. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; LOPES, M. R. S. ; FERNANDES, N. F. ; ANDRADE, A. G. . Propriedades físicas do solo como subsídio à erosão sob diferentes coberturas em ambiente agrícola serrano-Bom Jardim (RJ). In: VI Simpósio Nacioanl de Geomorfologia/ Regional Conference in Geomorphology, 2006, Goiânia. Anais do VI Simpósio Nacioanl de Geomorfologia/ Regional Conference in Geomorphology. Goiânia: Editora da UFG, 2006. v. 1. p. 127-127.
-
LIMA, R. L. ; MIRANDA, J. P. L. ; DONAGEMMA, G. K. ; COUTINHO, H. L. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; LOPES, M. R. S. ; FERNANDES, N. F. ; ANDRADE, A. G. . Relações entre a precipitação e o escoamento superficial em solo sob diferentes coberturas em ambiente agrícola serrano-Bom Jardim (RJ). In: VI Simpósio Nacioanl de Geomorfologia/ Regional Conference in Geomorphology, 2006, Goiânia. Anais do VI Simpósio Nacional de Geomorfologia/ Regional Conference in Geomorphology, 2006.
-
BERTOLINO, A. V. F. A. ; SOUZA, A. P. ; MIRANDA, J. P. L. ; LOPES, M. R. S. ; FERNANDES, N. F. . Influência do manejo na hidrologia de solos e a sua relação com a relação com a erosão em relevo forte ondulado de ambiente serrano: Paty so Alferes - RJ. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia/ Regional Conference in Geomorphology, 2006, Goiânia. Anais do VI Simpósio Nacional de Geomorfologia/ Regional Conference in Geomorphology. Goiânia: Editora da UFG, 2006. v. 1. p. 114-114.
-
ROSA, A. C. S. ; BARBOSA, D. F. ; LOPES, M. R. S. ; SARCINELLI, P. N. ; BERTOLNO, L. C. ; BERTOLINO, A. V. F. A. . Propriedades físicas e sua relação com a contaminação de solos agrícolas: Vale do São Lourenço, Nova Friburgo (RJ). In: 14a. Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da 14a. Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2005. v. 1. p. 155-155.
-
BERTOLINO, L. C. ; LOPES, M. R. S. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; BARBOSA, D. F. ; SILVA, A. P. B. ; Pernambuco Neto, M. . Determinação das propriedades do solo do vale São Lourenço, Nova Friburgo, e sua relação com o uso de agrotóxicos. In: UERJ SEM MUROS 15 ANOS, 2004, São Gonçalo. UERJ SEM MUROS 15 ANOS. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004. v. 1.
-
MADUREIRA, N. ; BERTOLINO, L. C. ; BERTOLINO, A. V. F. A. ; LOPES, M. R. S. . Avaliação do potencial matricial e sua relação com os processos erosivos em áreas sem cobertura vegetal e com gramínea - Estação experimental da UERJ/FFP. In: UERJ SEM MUROS 15 ANOS, 2004, São Gonçalo. UERJ SEM MUROS 15 ANOS. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.
-
LOPES, M. R. S. ; MAFRA, N. M. C. ; SATHLER, R. ; MENDES, L. D. ; PORTOCARRERO, H. . Levantamento de reconhecimento detalhado de solos no município de Petrópolis - :RJ: bacia do rio Bonito. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Londrina: Embrapa -Soja/ IAPAR/ UEL/UEM, 2001. v. 1. p. 229-229.
-
MAFRA, N. M. C. ; MENDES, L. D. ; SATHLER, R. ; LOPES, M. R. S. . Características de solos de gênese aluvial e coluvial com horizontes húmicos, em zona montanhosa no Rio de Janeiro. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis. Anais do XII Encontro Nacional de Geógrafos. Florianópolis: EDUFSC, 2000. v. 1. p. 351.
-
LOPES, M. R. S. ; RODRIGUES, F. A. ; BARTHOLOMEU, R. L. ; MIRANDA, G. B. . Caracterização dos sedimentos superficiais da Praia Vermelha - Urca - Rio de Janeiro. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 1999, Porto Seguro. Caracterização dos sedimentos superficiais da Praia Vermelha - Urca - RJ. Salvador: ABEQUA, 1999. v. 1.
-
MAFRA, N. M. C. ; DUARTE, L. P. ; LOPES, M. R. S. ; SATHLER, R. . Sequences of soil profiles with umbric epipedons characteristics in Rio Bonito basin, Petrópolis, Rio de janeiro, Brasil.. In: Regional Conference On Geomorphology, 1999, Rio de Janeiro. Sequences of soil profiles with umbric epipedons characteristics in Rio Bonito basin, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil.. Rio de Janeiro: IAG/ UGB, 1999. v. 1. p. 58-58.
-
LOPES, M. R. S. ; RODRIGUES, F. A. ; MIRANDA, G. B. ; BARTHOLOMEU, R. L. . Evolução Ambiental Holocênica da Praia Vermelha ? Urca/ RJ. In: Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo da VIII Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. v. 1. p. 627.
-
MAFRA, N. M. C. ; LOPES, M. R. S. ; SATHLER, R. ; MENDES, L. D. . Caracterização física, química e mineralógica de solos aluviais, bacia do rio Bonito, Petrópolis, RJ. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 1999, Belo Horizonte. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Belo Horizonte: EDUFMG, 1999. v. 1. p. 162-162.
-
LOPES, M. R. S. ; Carvalho Neto, L. P. . Caracterização micromorfológica de coberturas associadas a superfícies erosivas/ deposicionais ? médio vale do rio Paraíba do Sul ? RJ/SP. In: Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1998, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VII Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. v. 1. p. 532.
-
COSTA, A. J. S. T. ; DUARTE, L. P. ; LOPES, M. R. S. . Considerações sobre ensaio experimental realizado em área de capim-colonião (panicum maximum Jacq. var. maximum) - Morro do Pão de Açúcar - Município do Rio de Janeiro. In: I Jornada Brasileira de Bioeografia, 1998, Presidente Prudente. I Jornada Brasileira de Biogeografia. Presidente Prudente: UNESP, 1998. v. 1.
-
COSTA, A. J. S. T. ; DUARTE, L. P. ; LOPES, M. R. S. . Manejo de área degradada em ambiente de encosta ? Município do Rio de Janeiro. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 1997, Curitiba. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Curitiba: UFPR, 1997. v. 1.
-
LOPES, M. R. S. . Nuclídeos Cosmogênicos produzidos in situ: datação de eventos e mensuração de processos geomóficos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, M. R. S. . Solos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, M. R. S. . Micromorfologia de Solos: Conceitos e Aplicações. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, M. R. S. . Planificação do uso do solo na baixada litorânea. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
EGLER, C. A. G. ; BICALHO, A. M. M. S. ; BECKER, B. K. ; MADUREIRA, C. B. ; MONIE, F. ; RIO, G. A. P. ; MOURA, J. R. S. ; PEIXOTO, M. N. O. ; MIRANDA, M. P. ; GAMA, S. V. G. ; SAMPAIO, A. C. ; NOGUEIRA, C. R. ; STENNER, C. ; SOUZA, E. A. ; VALERIO, J. C. ; LOPES, M. R. S. ; MADSEN, P. F. H. ; BARROS, R. C. ; COSTA, S. M. ; FREITAS, S. R. . Caracterização do Meio Sócio Econômico e Previsão de Impacto na Área de Influência da Atividade de Exploração de Petróleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro. 2003.
ALMEIDA FILHO, N. B. ; LOPES, M. R. S. . Determinação da consistência do concreto pelo abatimento de tronco de cone NBR NM 67 (ABNT, 1998). 2018. .
LOPES, M. R. S. . Formatação de trabalhos acadêmicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Monitoramento e modelagem matemática aplicados à previsão de áreas de risco a deslizamentos e a estudos hidrológicos e erosivos em bacias de drenagem, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Nelson Ferreira Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2010 - Atual
MOPHE - Monitoramento e Modelagem de Processos Hidrológicos e Erosivos nos Solos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Nelson Ferreira Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
LABFIS - Imlpantação do Laboratório de Física dos Solos, Descrição: Programa: Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Nelson Ferreira Fernandes - Coordenador / Gerson Cardoso Junior - Integrante / Maria Cláudia Barbosa - Integrante / Otto Correa Rotunno Filho - Integrante.
-
2009 - Atual
Monitoramento e Modelagem de Processos Hidrológicos e Erosivos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Nelson Ferreira Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Monitoramento de Processos Hidrológicos e Erosivos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Nelson Ferreira Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2002
Evolução geomorfológica e geocronológica de depósitos cenozóicos do médio vale do rio Paraíba do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Maria Naíse de Oliveira Peixoto - Integrante / Josilda Rodrigues da Silva de Moura - Coordenador / Francesco Palmieri - Integrante / Isabela de Oliveira Carmo - Integrante / Carla Maciel Salgado - Integrante / Telma Mendes Silva - Integrante / Claudio Limeira Mello - Integrante / Ambrosina Helena Ferreira Gontijo - Integrante / Sebastião Calderano - Integrante / Sônia Hatsue Tatumi - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
1999 - 2002
Transformações Ambientais Quaternárias no Sudeste do Brasil: conceitos, métodos e aplicações, Descrição: O projeto visa dar continuidade às linhas de investigação vinculadas à elaboração de modelos teóricos e novas metodologias de estudo do Quaternário Continental nos trópicos úmidos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Maria Naíse de Oliveira Peixoto - Integrante / Josilda Rodrigues da Silva de Moura - Coordenador / Carla Maciel Salgado - Integrante / Telma Mendes Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1997 - 1999
Evolução Quaternária das depressões interplanálticas do Sudeste do Brasil, Descrição: O projeto visa dar continuidade aos estudos básicos e aplicados desenvolvidos no Sudeste do Brasileiro, voltados à apreensão das transformações ambientais de origem climática e tectônica ocorridas durante os últimos milhares de anos e suas repercussões na dinâmica atual da paisagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Josilda Rodrigues da Silva de Moura - Coordenador / Isabela de Oliveira Carmo - Integrante / Carla Maciel Salgado - Integrante / Telma Mendes Silva - Integrante / Denise Amaral dos Santos - Integrante / Luciane Alves Lessa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1997 - 1998
Interações ambientais tendo em vista o desenvolvimento sustentável das microbacias do Saco-Rio Ubá, nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, Descrição: Projeto voltado à elaboração de um zoneamento agro-ecológico-econômico para a bacia do rio Ubá, no reverso da Serra do Mar (RJ). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Rocha Soares Lopes - Integrante / Maria Naíse de Oliveira Peixoto - Integrante / Josilda Rodrigues da Silva de Moura - Coordenador / Carla Maciel Salgado - Integrante / Telma Mendes Silva - Integrante / Claudio Limeira Mello - Integrante / Denise Amaral dos Santos - Integrante / Luciane Alves Lessa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Veiga de Almeida, Centro de Ciencias Exatas e de Tecnologia. , Rua Ibituruna - lado par, Maracanã, 20271020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25748812, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2014
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Lecionando disciplinas Pedologia e Dinâmica Fluvial
Atividades
-
09/2013 - 02/2014
Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedologia
2012 - 2015
Fundação Educacional Rosemar PimentelVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Lecionando as disciplinas de Geoprocessamento, Geologia Geral, Hidrologia Aplicada e Geotecnia.
Atividades
-
02/2013 - 06/2015
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental
-
03/2012 - 06/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia, Geoprocessamento, Hidrologia Aplicada
2006 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Agregado, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Fisica Geral, Geomorfologia Costeira
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Fisica Geral, Pedologia e Manejo de Solos
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Física Geral, Geomorfologia Costeira, Seminarios Especiais
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Física Geral, Pedologia e Manejo de Solos
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Física Geral, Geomorfologia Costeira
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Física Geral, Pedologia e Manejo de Solos
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Costeira
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geo Brasil - Espaço Físico Brasileiro, Geografia Fisica Geral
2005 - 2006
Organização Brasileira de Cultura e EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Estado do Rio de Janeiro, Qualidade do Meio Ambiente
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia, Metodologia do Investimento, Pedologia
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gemorfologia Costeira, Geologia, Pedologia
2012 - 2012
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 6
2012 - 2012
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 11
2006 - 2007
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 13
2006 - 2007
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 20
2006 - 2006
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 6
2006 - 2006
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 13
2006 - 2006
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 20
2004 - 2004
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 10
2004 - 2004
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Substituto Auxiliar, Carga horária: 14
1997 - 2000
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Grupo PET - CAPES (Geografia), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral, Processos Geomorfológicos III
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia Continental
-
10/2006 - 02/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biogeografia, Pedologia I
-
08/2006 - 10/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedologia I
-
07/2006 - 07/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedologia I
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedologia I
-
09/2004 - 12/2004
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Geologia, Geologia Geral, Climatologia
-
04/2004 - 08/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia I, Climatologia do Brasil I
-
04/2004 - 08/2004
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Geologia, Geologia Geral, Climatologia
2007 - 2012
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2002
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2000
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9
Atividades
-
08/1999 - 01/2000
Estágios , Embrapa-Solos.,Estágio realizado, em Micromorfologia de Solos - descrição de lâminas finas de solo - , orientado pela pesquisadora Mariza Nascimento Duarte, no Laboratório de Solos, Água e Planta - LASP - nesta Instituição.
2014 - 2020
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica dos Solos
-
08/2015 - 11/2020
Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica das Rochas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcel Rocha Soares Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?