Sonia Lucio Rodrigues de Lima
Possui mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Doutorado em Pesquisa e Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: lutas operarias; movimento social; questão habitacional; serviço social; questão social no urbano e pauperismo.
Informações coletadas do Lattes em 26/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado Em Pesquisa e Planejamento Urbano
2000 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Metamorfoses na luta por habitação: o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
Ana Clara Torres Ribeiro. Palavras-chave: Questão Habitacional; Pauperismo; Cultura Política.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Mestrado em Serviço Social
1988 - 1992
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As empregadas domésticas e seu processo de organização sindical,Ano de Obtenção: 1992
Nobuco Kameyama.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.
Organização de eventos
LIMA, S. L. R. . Encontro estadual de Educação. 2014. (Outro).
LIMA, S. L. R. . Encontro Nacional de Educação. 2014. (Outro).
LIMA, S. L. R. . Semana Academica de Serviço Social. 2009. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro Estadual de Educação - Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).
II Encontro Estadual de Educação - Sergipe.Conjuntura e educação publica no Brasil. 2016. (Encontro).
II Encontro Nacional de Educação. 2016. (Encontro).
III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.Campo e cidade: A articulação com as lutas urbanas. 2016. (Outra).
Mesa de debate da Escola de Serviço Social da UFRJ.Análise da Conjuntura. 2016. (Outra).
Encontro Internacional da Rede Internacional Sindical Solidariedade e Lutasas,.A situação dos trabalhadores e a sua organização. 2015. (Encontro).
Mesa de debate organizada pela Associação de docentes da Universidade federal de São João del ReiRei.Assédio Moral na Universidade. 2015. (Outra).
Seminário da CSP-Conlutas RJ.A história do sindicalismo e das lutas sociais no Brasil. 2015. (Seminário).
Conferência Internacional ?In The Same Boat?".Conferência Internacional "In The Same Boat?" no Instituto Social da Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, em Holanda. 2013. (Outra).
Congresso Catarinense de Assistentes Sociais. ?Movimento Sindical e Atuação do Serviço Social nos Espaços Democráticos. 2013. (Congresso).
Debate ?Mulheres em defesa da Saúde Pública?.A importância da luta pela saúde pública universal. 2011. (Outra).
Debate Conjuntura Universidade e Movimento Docente.Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública. 2011. (Outra).
Debate sobre Conjuntura e Universidade -UFF Niterói.A Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública. 2011. (Outra).
Debate sobre Conjuntura e Universidade -UFF Rio das Ostras.A Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública.. 2011. (Outra).
Seminário 20 anos de SUS: lutas sociais contra a privatização e em defesa da saúde pública estatal.Conjuntura política. 2011. (Seminário).
Seminário sobre desafios ao Serviço Social na Conjuntura atual.Projeto-ético político na conjuntura atual.. 2011. (Seminário).
2o Anos de SUS: Lutas Sociais contra a Privatização e em Defesa da Saúde Pública Estatal.Sindicalismo e Conjuntura atual. 2010. (Seminário).
Cuarto Colóquio Internacional Teoria Crítica y Marxismo Occidental: "El Pensamiento Tardio de Georgy Lukács". 2010. (Outra).
Encontro Nacional de Pesquisadores do Serviço Social - Mesa QUESS.SERVIÇO SOCIAL, DIREITO À CIDADE E DIREITO AO TRABALHO - a (re) produção da questão social no espaço urbano ?. 2010. (Encontro).
IV Semana Acadêmica de Serviço Social. Movimentos Sociais e a intervenção do Serviço Social. 2010. (Exposição).
IV Semana Acadêmica de Serviço Social - UFRJ.Movimentos Sociais e a Intervenção do Serviço Social. 2010. (Outra).
Seminário ?Aspectos Jurídicos, Econômicos e Sociais da Medida Provisória, nº 520/2010.a criação da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A (EBSERH), para gerenciar os hospitais universitários desvinculando-os das instituições de ensino.. 2010. (Seminário).
XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Sindicalismo e Conjuntura Atual. 2010. (Encontro).
6º Colóquio Marx e Engels.Luta de classes e questão urbana no Brasil atual. 2009. (Outra).
Colóqui Internacional Cidade e Sustentabilidade: mecanismos de Controle e Resistência.Cidade e sustentabilidade. 2009. (Outra).
XII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Orientou o trabalho "Serviço Social e Movimentos Sociais". 2009. (Outra).
XIX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Orientou o trabalho "Novas Modalidades da Luta por Habitação no Rio de Janeiro". 2009. (Seminário).
XIX Seminário Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social.Foi avaliadora. 2009. (Seminário).
As águas e terras brasileiras.As águas e terras brasileiras. 2008. (Outra).
Criminalização dos movimentos sociais.Criminalização dos movimentos sociais. 2008. (Outra).
Lançamento do livro "Cultura, política e Democracia participativa".Lançamento do livro. 2008. (Outra).
Lutas por moradia no Rio de Janeiro.Lutas por moradia no Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).
Palestra no Ciclo Tertúlias Urbanas para alunos e docentes do Núcleo de Pesquisas sobre Desenvovimento Socio- Espacial.Ocupar a cidade : o movimento dos sem teto no Brasil. 2008. (Outra).
Teorias Sociais e Produção de Conhecimento.Mesa redonda "Classe trabalhadora". 2008. (Outra).
VI Módulo do Curso de Teorias Sociais e a Produção do Conhecimento.Classe Trabalhadora. 2008. (Outra).
XI Semana de MOnitoria da Universidade Federal Fluminense.Orientou o trabalho intitulado "Movimentos Sociais e Serviço Social". 2008. (Outra).
Seminário "Direitos Humanos e Educação Popular: Interperlações postas à sociabilidade contemporânea".Lutas Sociais, Educação Popular e Processos de Formação Humana. 2007. (Seminário).
X Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.A questão dos movimentos sociais na formação dos assistentes sociais. 2007. (Outra).
Ciclo de debates "Serviço Social na contemporaneidade: desafios à construção de novos projetos societários".Reforma do Estado, movimentos sociais e desafios na construção de uma nova ordem societária. 2006. (Outra).
VIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Orientou o trabalho "Crítica e reflexão: pressupostos básicos do aluno-monitor". 2004. (Outra).
11° Seminário de Iniciação Científica da UFF.As possibilidades de construção de uma cultura pública democrática: participação popular na definição do orçamento público do estado do Rio de Janeiro. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
LIMA, S. L. R.. ?Jornadas do trabalho rebelado: apontamentos para uma análise de classe das manifestações de junho de 2013. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA ,Sonia Lúcio R.;LIMA, S. L. R.. O PT entre a grande e a pequena política :. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social / UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IAMAMOTO, M. V.; CASTELO, R.; BEHRING, E.;LIMA, S. L. R.. F.. A controvérsia da Revolução Social do Brasil e a estratégia socialista do PROLOP. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social /UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARDOSO, I. C. C.; IAMAMOTO, M. V.;LIMA, S. L. R.. R. A dinâmica de apropriação do espaço pelo capital: a expropriação da terra pública como chave de interpretação do projeto Porto Maravilha. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social /UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
IASI, M. L.; NETTO, J. P.; GRANEMANN, S.;LIMA, S. L. R.. M. Entre o Pensar e o Viver ?: um estudo sobre a cidade como espaço estratégico da luta de classe. 2012. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; FRANCISCO, E. M. V.; ALMEIDA, M. H. T.. Contribuições ao estudo da Organização Sindical: a trajetória do Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio de Janeiro na década de 1980. 2009. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; SILVEIRA, M. L. S.; MENEGAT, Marildo. Subjetividade em Movimento: movimentos sociais e o processo de formação humana. 2008. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IASI, M.;LIMA, S. L. R.. Os rumos da política de ensino superior no Brasil e o projeto expansionista da UFF- uma análise a partir do campus de Rio das Ostras. 2016. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IASI, M.;LIMA, S. L. R.. As lutas sociais contemporâneas entre os desígnios Pós-Modernos e os imperativos da classe trabalhadora: caminhos teóricos do Movimento Docente no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.. A Reforma Psiquiátrica, a Contra-reforma do estado e os tempos neoliberais. 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.. Estado,Território e Cotidiano no Complexo da Maré. 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; SOUZA, M. J. N.; RITTO, A. C. A.; WEYRAUCH. C.S.. Política de Habitação e Trabalho Social. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Políticas Pùblicas e Formação Hum) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.. Movimentos Sociais e a construção da Cidadania. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
IASI, M.;LIMA, S. L. R.. Os rumos da política de ensino superior no Brasil e o projeto expansionista da UFF- uma análise a partir do campus de Rio das Ostras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; GOMES, J. M.; IASI, M.; GRANEMANN, S.. F. Contrarreforma do Estado e movimento dos trabalhadores do Serviço Público em tempos de governo petista. 2013.
LIMA, S. L. R.; SILVEIRA, M. L. S.; FREIRE. S.M.; IAMAMOTO, M. V.; SILVA, J. S.. O Estado e as diferentes formas de sociabilidade construídas na favela:a influência de diferentes "agentes territoriais" na conformação do Complexo de Favelas da Maré. 2011.
LIMA, S. L. R.. Movimentos Sociais e Cidadania. 2004.
LIMA, S. L. R.; IASI, M. L.; REIS, M. B. M.. Movimentos Sociais e Consciência de classe durante o governo do PT.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; GRANEMANN, S.; IASI, M. L.; NETTO, J. P.. Entre o pensar e o viver "Um estudo sobre a cidade como espaço estratégico das lutas sociais". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social / UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; IAMAMOTO, M. V.; CARDOSO, I. C. C.. A dinâmica de apropriação do espaço pelo capital: a expropriação da terra pública como uma chave de interpretação do Projeto Porto Maravilha. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social /UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.. Questões habitacionais no Chile. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERNANDES, L.; LEITE, J. L.;LIMA, S. L. R.. O direito à cidade reivindicado no cotidiano: projetos em confronto na cidade do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.; GUIMARAES, E. M. S.; BORGES, L. M. L.; Farage, Eblin. A LUTA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO BRASIL ATUAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Juventude negra na conquisa da sua "ascenção" na sociedade : Meritocracia x Oportunidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, F.H.C; VALE, ANDREA;LIMA, S. L. R.. A Penalização das mulheres visitantes nos presídios e o estigma ?Mulher de Bandido". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.LIMA, K.; RODRIGUES, H. C. P.. Serviço Social e sua ética cotidiana: pelo não esvaziamento do debate classista nos direitos humanos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
JIMENEZ, J. R.;LIMA, S. L. R.; GRAZIA, G.. Programas de Qualidade de Vida nas empresas: Encobrindo os males do Trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.LIMA, K.; SANTOS, F.H.C. As políticas do Banco Mundial para a Educação Superior na América Latina: Diversificação das EIS e dos cursos e diversificação das fontes de financiamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; PINTO,Marina Barbosa; PINHEIRO, A. M. V. C.. As Mudanças no Trabalho Bancário pós-reestruturação produtiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; PAZ, S. F.; NUNES, D. G.. Os desafios do Serviço Social no atendimento aos adolescentes em conflito con a lei durante a execução da medida sócio-educativa de liberdade assistida na conjuntura atual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Fundatização dos hospitais públicos: A sofisticação da privatização da saúde no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.LIMA, K.; PEREIRA, L. D.. Reforma do Estado e da educação superior: O REUNI e a proposta de reformulação nos cursos de graduação da UFF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
MARINHO, A. G.;LIMA, K.LIMA, S. L. R.. Incubadora Afro Brasileira: o emprendedorismo como forma de assistência no Brasil atual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Tuberculose: uma velha-nova doença que exige novas abordagens políticas e profissionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. O Trabalho centraliza a vida humana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Os Dilemas e desafios do estudante trabalhador e formação profisional em tempos de contra-reforma da educação superior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; LUSTOSA, M. G. O. P.; MARINHO, A. G.. Limites e Possibilidades da ação do Serviço Social junto aos movimentos sociais: um estudo de caso junto a um acampamento do MST. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA,Sonia Lúcio Rodrigues;LIMA, S. L. R.. Presidente da banca de seleção simplificada de provas e titulos - carreira magistério superior . Área: Fundamentos da vida social, formação social brasileia e questão etnico-racial. Escola de Serviço Social UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Presidente da banca de seleção simplificada para professor assistente da Escola de Serviço Social da UFF / Niterói, em dezembro de 2015.. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Banca concurso professor adjunto de SERVIÇO SOCIAL na UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.. Presidente da Banca do concurso público para professor adjunto Serviço Social UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Processo de Trabalho e Serviço Social. 2005. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Avaliação progressão funcional de Rodrigo Lima de adjunto I para adjunto II. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Avaliação progressão funcional de Javier Blanck de adjunto I para adjunto II. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Avaliação da Progressão funcional Eblin J. Farage de adjunto II para adjunto III. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Membro efetivo da Comissão avaliadora da Progressão Funcional do professor Serafim Fortes Paes. 2014. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Membro efetivo da Comissão avaliadora da Progressão Funcional da professora Larissa Dahmer Pereira.. 2014. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Membro efetivo da Comissão avaliadora da Progressão Funcional da professora Sulamita Bezerra de Lima. 2014. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Membro efetivo da Comissão avaliadora de Progressão Funcional da professora Larissa Dahmer Pereira. 2013. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Membro efetivo da Comissão avaliadora de Progressão Funcional da professora Sulamita Bezerra de Lima.. 2012. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; PEREIRA, T. D.. Comissão para progressão e estágio probatório de Tatiana Pereira Dahmer. 2011. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; PINHEIRO, L. F.; PEREIRA, L. D.. Comissão para a progressão e estágio probatório de Maria Cristina de Paulo Rodrigues. 2011. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; BORGES, M. L. N.; NEVES, A. V.. Comissão para avaliação de progressão funcional da Professora Ártemis Garcia Marinho para a classe de Professor Assistente III. 2010. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; LUSTOSA, M. G. O. P.; BARROS, N. V.. Comissão para avaliação de progressão funcional da professora Laís Helena Pinto Veloso para Adjunto III. 2009. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.; SANTOS, F.H.C. Comissão para avaliação do Projeto de Pesquisa: ?Serviço Social e Educação: o exercício profissional dos Assistentes Sociais em escolas Públicas da professora Francine H. C. dos Santos. 2012. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Processo seletivo para o Programa nacional da pós doutorado pelo programa de pós graduação em Serviço social e Desenvolvimento Regional. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Avaliação estágio probatório prof. Ana Lívia Adriano. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Avaliação do Projeto de pesquisa ? Trabalho e Saúde Mental: uma análise da produção cientifica sobre o trabalho das pessoas com transtorno mental entre 2001 e 2015? da professora ?responsável, Tathiana Meyre da Silva Gomes, Escola de Serviço Social de Niterói, UFF.. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Estagio probatorio Gustavo Gomes. 2015. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Membro efetivo da comissão para avaliação do Projeto de Pesquisa: ?Serviço Social e Educação: o exercício profissional dos Assistentes Sociais em escolas Públicas" da Professora Francine Santos. 2014. Universidade Federal Fluminense.
LIMA, S. L. R.. Parecerista na Revista Praia Vermelha - Pós ? graduação. ESS /UFRJ, n.24-1. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, S. L. R.. Processo seletivo de Mestrado acadêmico em Serviço Social e desenvolvimento Regional. 2014. Universidade Federal Fluminense.
Orientou
Sobre as peculiaridades da questão habitacional na conjuntura atual; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);
Ideologia, Mídia e Criminalização da Pobreza no Contexto atual; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
O sentido dos lixões frente ás alternativas de sobrevivência na sociedade capitalista: contribuições do Serviço Social a partir da categoria trabalho; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
O sentido dos lixões frente às alternativas de sobrevivência na sociedade capitalista; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Violencia contra mulher; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Movimentos feministas no Brasil: distintas concepções; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Mulheres de prisioneiros; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Desafios do Serviço Social na Assistência; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
O Serviço Social e refilantropização; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Desinstitucionalização em tempos neoliberais; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Paralelo entre o perfil dos internos do Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro e o do Brasil; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Uma crítica ao projeto de democratização da mídia no Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Milane; O movimento de refilantropização na sociedade brasileria atual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A Penalização das mulheres visitantes nos presídios e o estigma ?Mulher de Bandido?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A LUTA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO BRASIL ATUAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A juventude negra na conquisa da sua "ascenção" na sociedade : Meritocracia x Oportunidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Prisão para quem? Uma análise da experiência junto à cadeia pública Romeiro Neto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Educação para pessoas portadoras de deficiência: uma contribuição à crítica ao projeto neoliberal de ?inclusão?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O (não) direito à cidade no Brasil e suas especificidades; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Precarização do trabalho docente no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A medida socioeducativa de semiliberdade em tempos neoliberais: uma experiência de atuação junto aos adolescentes do CRIAAD/SG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Crime e loucura no capitalismo: O processo de aprisionamento e desinstitucionalização dos portadores de transtornos mentais em conflito com a lei; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
PORTO MARAVILHA PARA QUEM?A Redefinição do Plano Diretor para o empresariamento da Cidade do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A mídia empresarial e a criminalização da juventude pobre do Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A questão da violência contra o idoso na sociedade brasileira atual: principais determinantes sociais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
; O Serviço Social e os Movimentos Sociais no Brasil: momento de aproximação e distanciamento; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Afro Reggae : de ONG à empresa social; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Contracultura: Origem, significado e particularidades na sociedade brasileira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O PT e os movimentos sociais: da autonomia a coopitação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Porto Maravilha: um projeto de revitalização que reordena a cidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Pauperização, favelização e degradação ambiental em Jurujuba: análise do perfil dos usuários do Programa Médico de Família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Prisões para os miseráveis: a gestão do pauperismo no Rio de Janeiro em tempos de neoliberais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A questão Habitacional no Rio de Janeiro: a Ocupação Manoel Congo, um exemplo de resistência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A Ocupação Manoel Congo Rio de Janeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A Questão Habitacional no Rio de Janeiro: Ocupação Manoel Congo, um exemplo de resistência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Incubadora afro brasileira:o empreendedorismo como forma de assistência no Brasil atual; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O processo de reabertura do Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio de Janeiro (SASERJ) em 1995; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Os desafios do serviço social no atendimento ao em conflito com a lei na sociedade brasileira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Os desafios do serviço social junto ao grupo cultural Afro Reggae; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Joven negro na sociedade brasileira atual; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A atuação do serviço social no escritório da OAB: análise da experiência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Do discurso do ressecialização à prática cruel de manstrificação:análise da experiência de serviço social junto aos presos de Casa de Custódia de Magé; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Contra- Reforma da Previdência do governo FHC e LULA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Resistindo para existir: sindicalismo e reestruração produtiva em confronto; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Limites e possibilidades da ação do Serviço Social junto a movimentos sociais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O movimento nacional de luta antimaniconial frente ao Estado Neoliberal Brasileiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O dispontar da Assossiação dos professores Inativos da Universidade Federal Fluminense (ASPI - UFF) no cenário sócio-político niteroense; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O incentivo ao Programa do Voluntário: uma análise acerca da dispolitização do direito social no contexto neoliberal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
O descomedimento nas práticas sociais de uso de álcool-uma questão histórica a ser respondida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
A luta pela terra: as dificuldades de quem vive entre a fome e o sonho; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Desafio ao Serviço Social na Conjuntura Atual do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Desafios à intervenção profissional do Serviço Social na atualidade brasileira; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
História da Construção Naval na cidade de Niterói; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Programa Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Augusto; Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Ocupação Manuel Congo: uma experiência na luta urbana do Rio de Janeiro; 2009; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sonia Lucio Rodrigues de Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA ,Sonia Lúcio R. ; LIMA, S. L. R. ; Matias, L.S.L. . A greve dos operários navais de Niteroi. Universidade e Sociedade (Brasília) , v. 58, p. 126-139, 2016.
-
LIMA, S. L. R. ; SILVA, C. R. . Questão habitacional na cidade dos negócios: desafios ao Serviço Social. Libertas (Juiz de Fora. Impresso) , v. 12, p. 1-24, 2013.
-
LIMA, S. L. R. . Movimento dos Sem Teto numa cidade conflagrada. Advir (ASDUERJ) , v. 29, p. 116-124, 2012.
-
LIMA, S. L. R. ; PINTO,Marina Barbosa ; FIUZA,Juliana . UNIVERSIDADE PÚBLICA NA CRISE ATUAL. Universidade e Sociedade (Brasília) , v. 44, p. 38-41, 2009.
-
LIMA, S. L. R. ; LIMA, K. . Dívida Pública e educação superior brasileira. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. 37, p. 59-71, 2006.
-
LIMA, S. L. R. . Movimento dos Sem Teto: expressão de metamorfose na luta social. Caderno Especial, Rio de janeiro, n.22, 2005.
-
LIMA, S. L. R. . O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: novos sujeitos na luta pelo direito à cidade. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. 29, p. 80-85, 2003.
-
LIMA, S. L. R. . Desafios aos Controles Sociais Democráticos. Cadernos do CES (UFF) , Niteroi, v. 7, p. 6-15, 1999.
-
LIMA, S. L. R. . O projeto de reforma do estado do Governo Fernando Henrique. Reforma ou Contra- Reforma?. Cadernos do CES (UFF) , Niterói, v. 3, p. 9-16, 1997.
-
LIMA, S. L. R. . Notas sobre o Serviço Social na Conjuntura Atual. Revista da Escola de Serviço Social- UFF, Niteroi, v. 2, p. 13-20, 1996.
-
LIMA,Sonia Lúcio Rodrigues ; LIMA, S. L. R. . Uma cidade em luta. In: PAÇO,Antonio Simões; VARELA; DER VELDEN, SJAAK VAn. (Org.). Strikes and Social conflits Towards a global history. 1ed.LISBOA: International Association Strikes ans Social Conflit, 2012, v. 1, p. 567-574.
-
LIMA, S. L. R. . Movimentos Sociais e a Cidade : Determinantes e Condicionantes da Ação Coletiva na Atualidade. In: BRAVO,Maria Ines; D´ACRI, VANDA; MARTINS, Janaina Bilate. (Org.). Movimentos Sociais, Saúde e Trabalho. 1ed.Rio de janeiro: ENSP/ FIOCRUZ, 2010, v. 1, p. 73-85.
-
LIMA, S. L. R. . Metamorfoses na Luta por habitação no Rio de Janeiro. In: GOMES,Maria de Fatima Cabral Marques; BARBOSA,Maria Jose de Souza. (Org.). Cidade e Sustentabilidade: Mecanismos de Controle e Resistência. 1ed.Rio de janeiro: TERRA Vermelha, 2010, v. 1, p. 215-225.
-
PINTO,Marina Barbosa ; LIMA, S. L. R. . A GREVE nas intituições federais de ensino em 2012. REVISTA RUBRA, LISBOA, 11 jul. 2014.
-
LIMA, S. L. R. ; SILVA, C. R. . A questão habitacional na cidade dos negócios: desafios ao Serviço Social. Revista LIBERTAS, Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora, Juiz de Fora, p. 09 - 28, 01 dez. 2012.
-
GOMES, M. F. C ; LIMA, S. L. R. . HABITAÇÃO E QUESTÃO SOCIAL - ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO. REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES, BARCELONA, 01 ago. 2005.
-
LIMA, S. L. R. ; Matias, L.S.L. . A greve dos operários navais de Niterói no contexto do pré-sal. In: 15 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2016, Olinda. Anais do 15 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2016.
-
LIMA, S. L. R. ; Matias, L.S.L. . A greve dos Operarios navais no contexto do pré sal. In: apresentado III Conferência Internacional Strikes & Social Conflicts,, 2015, BARCELONA. III INTERNATIONAL CONFERENCE STRIKES & SOCIALCONFLICTS, 2015.
-
LIMA, S. L. R. ; Matias, L.S.L. . A greve dos operários navais de Niterói no contexto do pré-sal. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015.
-
LIMA,Sonia Lúcio Rodrigues ; LIMA, S. L. R. ; Matias, L.S.L. . História da Construção Naval na Cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. In: XIV Encontro nacional de pesquisadores de Serviço Social, 2014, NATAL. XIV Encontro nacional de pesquisadores de Serviço Social, 2014.
-
LIMA, S. L. R. . Metamorfoses na luta pela cidade. In: I Colóquio Internacional - GREVES E CONFLITOS SOCIAIS NO SÉCULO XX, 2011, Lisboa. Anais do I Colóquio Internacional - GREVES E CONFLITOS SOCIAIS NO SÉCULO XX, 2011.
-
LIMA, S. L. R. . Serviço social, direito à cidade e direito ao trabalho - a (re) produção da questão social no espaço urbano. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social., 2010, Rio de Janeiro. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2010.
-
LIMA, S. L. R. . Sindicalismo e a Conjuntura Atual. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2010, Rio de Janeiro. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2010.
-
LIMA, S. L. R. ; SILVA, C. R. . Ocupação Manuel Congo: uma experiência na luta urbana do Rio de Janeiro. Cadernos de resumo - IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina, Imperialismo, Militantismo e nacionalismo no Século XXI , 2010.
-
FIUZA,Juliana ; PINTO,Marina Barbosa ; LIMA, S. L. R. . Universidade Pública na Crise Atual. Universidade e Sociedade (Brasília) , 2009.
-
LIMA, S. L. R. ; MATHIAS, L. . A Greve dos operários navais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, S. L. R. . LUTA DE CLASSES E QUESTÃO URBANA NO BRASIL ATUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, S. L. R. . QUESTÃO FUNDIÁRIA NO RIO DE JANEIRO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, S. L. R. . LUTA DE CLASSES E QUESTÃO URBANA NO BRASIL ATUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, S. L. R. ; SILVA, C. R. ; BERTOLINO, F. . Novas Modalidades da Luta por Habitação no Rio de Janeiro: Análise de uma Experiência - Ocupação Manoel Congo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, S. L. R. . Novas lutas urbanas no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, S. L. R. . Crítica e reflexão: pressupostos básicos do aluno-monitor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, S. L. R. . Particularidades da Questão social no Brasil 2015 (Material ddatico).
-
LIMA, S. L. R. . A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas 2011 (Cartilha).
-
LIMA, S. L. R. . Movimentos Sociais e a Cidade: Determinantes e Condicionantes da Ação Coletiva na Atualaidade. Rio de Janeiro: Esacola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ, 2010 (Artigo do livro "Movimentos Sociais, Trabalho e Saúde").
Outras produções
LIMA, S. L. R. ; Matias, L.S.L. . A greve dos operários navais de Niterói no contexto do pré-sal. 2014.
VALENTIM, I. W. R. ; LIMA, S. L. R. . OS OPERÁRIOS NAVAIS NO CONTEXTO DO PRE-SAL. 2014.
LIMA, S. L. R. ; GRANEMANN, S. . Paracer para doutoramento no exterior de Isabel Solyszko Gomes. 2011.
LIMA, S. L. R. . XI ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2008.
LIMA, S. L. R. . Movimentos Sociais e Cidadania: avanços e desafios à sua implementação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, S. L. R. . As redes sociais e os movimentos: desafios e entraves. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, S. L. R. . VII Jornada Internacional de POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. (Parecerista).
LIMA, S. L. R. . As redes sociais e os movimentos: desafios e entraves. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, S. L. R. . Mini Curso 'Movimentos Sociais na Conjuntura Brasileira', promovido pelo Seminário ? Da Infância à Velhice: Políticas, Espaços Públicos e Movimentos Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, S. L. R. ; PEREIRA, L. D. . Curso de Capacitação Continuada para Supervisores de Serviço Social. 2011. .
LIMA, S. L. R. . Universidade e Sociedade. 2011. (Editoração/Periódico).
LIMA, S. L. R. . MOVIMENTOS SOCIAIS E A CIDADE: DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA AÇÃO COLETIVA NA ATUALIDADE. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto Didatico).
Queiroz, Viviane ; LIMA, S. L. R. . Novas modalidades da Luta e o Serviço Social. 2009. (Relatório de pesquisa).
Queiroz, Viviane ; LIMA, S. L. R. . novas modalidades da luta social e o Serviço Social. 2008. (Relatório de pesquisa).
LIMA, S. L. R. ; MATHIAS, L. ; FERREIRA, B. C. . As condições de trabalho dos operários navais de Niterói. 2013 (Vídeo).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Operarios navais no Contexto do pre-sal, Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar o processo de reestruturação da indústria naval de Niterói nas duas últimas décadas, sua repercussão sobre as condições materiais de trabalho da categoria e sobre seu processo de organização sindical. Neste intuito, iniciamos com um levantamento histórico para compreender o papel da indústria naval na economia nacional antes da crise e da reestruturação dos anos 90.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sonia Lucio Rodrigues de Lima - Coordenador / Ingrid Wachsmuth Rizzo Valentim - Integrante.
-
2010 - 2012
?Maravilha para quem??: análise das repercussões sociais e habitacionais do plano de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, Descrição: A pesquisa visa apreender os determinantes históricos da questão urbana na sociedade brasileira na atalidade e analisar suas particularidades no contexto sócio?espacial do Rio de Janeiro, onde ocorre a realização de projetos de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro iniciado em 2009.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sonia Lucio Rodrigues de Lima - Coordenador.
-
2006 - 2010
Novas modalidades da luta urbana e o Serviço Social, Descrição: Objetivos específicos da pesquisa: - reconhecer as novas modalidades de luta por ocupação no Rio de Janeiro; - analisar o perfil sócio-econômico da população integrante de uma das ocupações; - propor, ao final da pesquisa, a inserção no currículo de Serviço Social da UFF de conteúdos relacionados à temática pesquisada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Sonia Lucio Rodrigues de Lima - Coordenador / Caroline Rodrigues da Silva - Integrante / Felipe Gouveia - Integrante / Fernando Bertolino - Integrante / Jamille Borges - Integrante / Josival Moura - Integrante / Juliana Silva - Integrante / Paula Borges - Integrante / Thiago Sobral - Integrante / Eliane Lima - Integrante., Número de orientações: 2
Histórico profissional
Experiência profissional
1991 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor público Estatutário, Enquadramento Funcional: Outro (Professora Associado I), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Atividade realizada, Monitoria.
-
01/2012
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Escola de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional.
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Servico Social de Niterói.,Linhas de pesquisa
-
12/1991
Ensino, Pos Graduacao em Servico Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Cientifica
-
12/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução ao Serviço Social, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II, Planejamento em Servico Social, Politica Social, Processo de Trabalho em Servico Social, Questão Social no Brasil
-
12/1991
Extensão universitária , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Servico Social de Niterói.,Atividade de extensão realizada, Curso para Assistentes Sociais.
-
01/2013
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Escola de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado de Unidade.
-
01/2013
Direção e administração, Escola de Serviço Social, .,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado de Curso de Graduação.
-
12/2012 - 01/2013
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Direção da Unidade Protempore.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sonia Lucio Rodrigues de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?