Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus
Alfredo é professor titular do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. É bacharel em Química e mestre em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo e doutor em Química pela University of Florida (EUA). Em 2018 fez pós-doutorado no Center for Science Teaching and Learning (Northern Arizona University, EUA) trabalhando com a abordagem maker no ensino de Química e suas possibilidades na educação STEM. Tem experiência com a divulgação científica em diversos meios, como peças de teatro, palestras com experimentos, mostra de experimentos, rádio e livros. É autor e co-autor de diversos livros sobre experimentação com materiais de baixo custo, uso de tecnologias no ensino de Química e divulgação da ciência, voltados tanto para professores como para o público mais amplo. É co-autor de coleção de livros didáticos aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático. Organiza a mostra de experimentos "SBQ na Escola" desde 2013. Coordenou o projeto pontociência - portal de experimentação para o ensino de ciências, financiado pela FINEP. Atualmente, coordena o projeto de extensão XCiência, disponibilizando kits com recursos didáticos produzidos com a fabricação digital que são emprestados a professores de Química de Belo Horizonte.
Informações coletadas do Lattes em 18/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ph D In Inorganic Chemistry
1993 - 1998
University of Florida
Título: Epoxidation of Olefins by Peroxy Compounds
Orientador: Russell Stephen drago
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: catálise homogênea; oxidação de compostos orgânicos; espécies ativas de oxigênio.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.
Mestrado em Química (Química Inorgânica)
1990 - 1993
Universidade de São Paulo
Título: Catálise da Oxidação de Fenóis Substituídos por Complexos de Cobalto-Trietanolamina
Orientador: Ana Maria da Costa Ferreira
, Ano de Obtenção: 1993.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: catálise homogênea; oxidação de compostos orgânicos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.
Pós-doutorado
2018 - 2018
Pós-Doutorado. , Northern Arizona University, NAU, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: divulgação científica.
Organização de eventos
MATEUS, A. L. M. L. ; SOARES, M. H. ; MESQUITA, N. A. S. . Professor Protagonista no Ensino de Química. 2024. (Congresso).
SEBASTIAO, R. C. O. ; MATEUS, A. L. M. L. ; SILVA, J. P. E. ; SILVA, W. T. . III Congresso Nacional de Inovação e Popularização da CIência. 2024. (Congresso).
Participação em eventos
36º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (ERSBQ-MG). Química Maker e a criação de uma rede de professores protagonistas. 2024. (Congresso).
47a Reunão Anual da Sociedade Braileira de Química. Mostra de Experimentos SBQ na Escola. 2024. (Congresso).
46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Mostra de Experimentos SBQ na Escola. 2023. (Congresso).
42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Mostra de Experimentos SBQ na Escola. 2019. (Congresso).
41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Mostra de Experimentos SBQ na Escola. 2018. (Congresso).
30o Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química. O Ensino de Química Mediado pelas TICs. 2016. (Congresso).
39a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. SBQ na Escola - mostra de experimentos de química. 2016. (Congresso).
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Minicurso ?Ensino de Química mediado pelo computador?. 2014. (Congresso).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Minicurso ?Quântica para Iniciantes?. 2012. (Congresso).
XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Minicurso ?Ciência na tela?. 2010. (Congresso).
XIV Encontro Nacional de Ensino de QUímica. Minicurso ?Pontociência: desenvolvendo e publicando experimentos com materiais de baixo custo?. 2008. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC - RS.Construindo com PET. 2006. (Oficina).
VIII Congreso Nacional de Ciências y estudos sociales. Modelos moleculares a partir de botellas de PET. 2006. (Congresso).
XIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Construindo com PET - construção de modelos moleculares e experimentos com materiais alternativos. 2006. (Congresso).
ChemED 2005. Building Molecular models from recycled materials. 2005. (Congresso).
Expo Ciência para Todos. Construindo um mundo melhor com PET: átomo a átomo. 2005. (Congresso).
Minastec.Mostra de experimentos - Tecnologia mais que divertida. 2004. (Encontro).
Semana de Química.Química na Cabeça: Experimentos de Química para a Sala de Aula. 2004. (Encontro).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Ciência na Rodoviária: shows de ciência. 2004. (Outra).
3a. Mostra de Ciências de Ipatinga.Palestra: Conversando sobre Química na cabeça. 2003. (Outra).
3o Encontro Mineiro de Química.Minicurso: Química na cabeça: experimentos espetaculares de química. 2003. (Encontro).
IV Reunião Anual da UFMG Jovem.Exposição Interativa : Química no Escuro. 2003. (Encontro).
IV Reunião Anual UFMG Jovem.Palestra : Química Selvagem: cores, chamas e explosões. 2003. (Outra).
Reunião Anual da SBPC. Exposição interativa: Ciência Divertida. 2003. (Congresso).
XLIII Congresso Brasileiro de Química. Mesa Redonda : Ciência, Cultura e Arte. 2003. (Congresso).
25a Reunião Anual da SBQ. Minicurso: Química na cabeça: demonstrando a química na sala de aula. 2002. (Congresso).
XI Encontro Nacional de Ensino de Química.Minicurso: Química na cabeça: demonstrando a química na sala de aula. 2002. (Encontro).
24a. Reunião Anual da SBQ. Minicurso: Demonstrando a química na sala de aula. 2001. (Congresso).
I Encontro Mineiro de Ensino de Química.Mesa redonda: Interação ensino-pesquisa. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
MACHADO, A. H.; BRASILEIRO, L. B.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM AULAS DE QUÍMICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MARSON, G. A.; ARROIO, A.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Simuladores de experimentos baseados em vídeos: investigação de concepções sobre equilíbrio química usando um simulador de titulações ácido-base. 2022. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo.
N. S. Silva;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO; MENDES, G.. O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DOS POLÍMEROS E AGROTÓXICOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LOPES, J. G. S.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO; AFONSO, A. F.. O ensino de equilíbrio químico na educação básica: uma abordagem metodológica por meio de um objeto de aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
E. F. de Sá; O. Aguiar Jr.; David, M. A.;MATEUS, A. L. M. L.; DINIZ, L. G.. Possibilidades do uso de vídeos e videoaulas no ensino de Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
REIS, D. D.;MATEUS, A. L. M. L.; Oliveira, B. J.. A elaboração de exposições de física associada à prática de mediação para motivação de estudantes do ensino médio.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
REIS, D. D.; Oliveira, B. J.;MATEUS, A. L. M. L.. INTERVENÇÃO TEATRAL NOS MUSEUS E NA ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA UM ENSINO HUMANIZADO DE CIÊNCIAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Lima, M.E.C.C.;MATEUS, A. L. M. L.MACHADO, A. H.; BRASILEIRO, L. B.. O uso de vídeos em aulas de Química. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
N. S. Silva;MATEUS, A. L. M. L.; VALADARES, J. M.. WEBQUEST: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA INTERNET NO ENSINO DE QUÍMICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
N. S. Silva;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO; E. F. de Sá. O blog como ferramenta de apoio didático no desenvolvimento de atividades investigativas nas aulas de Química. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MATEUS, A. L. M. L.; Passos, M. M.; Arruda, S. de M.. O YOUTUBE COMO UMA CONFIGURAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.
Lima, M.E.C.C.;MATEUS, A. L. M. L.; Martins, I. G. R.; Miotello, V.; Oliveira, B. J.. CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS E POSICIONAMENTOS DOS SUJEITOS NA ABORDAGEM DO AQUECIMENTO GLOBAL COMO TEMA CONTROVERSO: UM OLHAR BAKHTINIANO. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SOUZA, G. P.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO; ZAMA, U. S.. A utilização de contos de suspense e atividades investigativas no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica: uma proposta de um paradidático sobre ciência forense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MACHADO, A. H.MATEUS, A. L. M. L.; C. Silveira Jr.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SOLUÇÕES PARA EJA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E USO EM SALA DE AULA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CORREA, R. G.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Vídeo de divulgação científica sobre os processos envolvidos na produção do café a partir de saberes populares e conhecimentos científicos como um recurso para o ensino de química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BRANDAO, T. A. S.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Luminescência e o ensino de Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Silveira, K.P.; M . L. Tavares;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Planejando e desenvolvendo atividades para a formação de professores indígenas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
AMARAL, L. O.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Internet e conhecimento escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MACHADO, A. H.MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Experimentos do pontociência: instrumentos para acompanhar o processo de elaboração de conceitos sobre transformação química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
RODRIGUES, G. V.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. O ensino de química orgânica tem remédio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SILVA, G. G.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. A química das tintas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MATEUS, A. L. M. L.; AMARAL, L. O.. A eletrostática no ensino médio: um tema interdisciplinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VAL, A. M. G.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Poluição do ar: funções e reações químicas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BARROS, H. L. C.;MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO. Uma proposta de ensino de aulas práticas de química para a primeira série do ensino médio. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO; PEREIRA, L. A.; RODRIGUES, G. V.. Concurso Público para professor substituto do COLTEC UFMG. 2020. Universidade Federal de Minas Gerais.
RODRIGUES, G. V.;MATEUS, ALFREDO LUIS M. L.; WINDERMOLLER, D.; Lima, M.E.C.C.; BRASILEIRO, L. B.. Concurso público para professor efetivo do COLTEC UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
MOVIMENTO MAKER E EDUCAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Desenvolvimento de um curso para professores na criação de materiais didáticos open source com o uso de impressão 3D; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Divulgação científica sobre a Química Verde em vídeo: reflexões dialógicas; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E USO PARA O ENSINO PROFISSIONAL EM QUÍMICA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Uso de vídeos em sala de aula de química; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional - Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Formação de Docentes: atividades investigativas criadas por alunos do PIBID usando o portal pontociência; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em enci - ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
O uso de tecnologias da informação e comunicação para o ensino de Química Experimental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
O USO DE WIKIS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
O USO DE EXPERIMENTOS DO PORTAL ?pontociência? POR PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Material Didático sobre Catálise para o Ensino Médio: uma Sequência de Atividades Investigativas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
O Teatro no Ensino e Divulgação da Química; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Usando a História da Química para o Ensino da Radioatividade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
A eletrostática no ensino médio: um tema interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Plásticos: tema para o ensino de química orgânica do projeto de ensino médio de jovens e adultos; 2002; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Construção de modelos moleculares a partir de material reciclado; 2002; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Como o ozônio é abordado nas notícias; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
A; Carvalho; Borrachas e Pneus; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Chuva ácida; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Química Ambiental - A Reciclagem do Papel; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Ensino de Química e Sustentabilidade: desenvolvimento de recursos didáticos numa abordagem lúdica e experimental; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Ensino de Química e Sustentabilidade: desenvolvimento de recursos didáticos numa abordagem lúdica e experimental; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Ensino de Química e Sustentabilidade: desenvolvimento de recursos didáticos numa abordagem lúdica e experimental; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para SARS-CoV-2; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para SARS-CoV-2; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para SARS-CoV-2; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para SARS-CoV-2; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Produção de material para a divulgação da ciência no âmbito do INCT - Bioanalítica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
projeto ?PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA?; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
pontociência: portal da experimentação no ensino e divulgação das ciências; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais - Cinema de Animação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
pontociência: portal da experimentação no ensino e divulgação das ciências; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
pontociência: portal da experimentação no ensino e divulgação das ciências; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
pontociência: portal da experimentação no ensino e divulgação das ciências; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
A Produção e Apresentação da Imagem Científica: divulgando a ciência com arte; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais - PROGRAD; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para SARS-CoV-2; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Projeto de Desenvolvimento Institucional: Modernização e Expansão dos Cursos do Eixo Industrial do Coltec-UFMG; 2017; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Colégio Técnico da UFMG; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Estágio no Projeto de Desenvolvimento Institucional: Modernização e Expansão dos Cursos do Eixo Industrial do Coltec-UFMG; 2016; Orientação de outra natureza; (Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos, Colégio Técnico da UFMG; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Projeto de Desenvolvimento Institucional: Modernização e Expansão dos Cursos do Eixo Industrial do Coltec-UFMG; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Colégio Técnico da UFMG; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Programa de Monitoria do Ensino Técnico - PMET; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais - PROGRAD; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Pontociência: uso das TICs para o ensino de ciências, formação de professores e inclusão; 2014; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
programa de imersão à docência; 2012; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais - PROGRAD; Orientador: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus;
Produções bibliográficas
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . Polymer Processing Demonstrations Using PET Bottles. Journal of Chemical Education , v. 96, p. 1696-1700, 2019.
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO ; MACHADO, ANDRÉA HORTA ; AGUIAR, PATRÍCIA ANDRADE . Tabela de Tempo de Decomposição de Materiais: Contexto para a Abordagem de Química Ambiental no Ensino Profissional de Nível Médio. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 41, p. 259-265, 2019.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; BRASILEIRO, L. B. . Articulação de Conceitos Químicos em Um Contexto Ambiental por Meio do Estudo do Ciclo de Vida de Produtos. Química Nova na Escola , v. 31, p. 231-234, 2009.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; DRAGO, R. S. ; DIAS, S. C. ; MCGILVRAY, J. M. . Acidity and Hydrophobicity of TS-1. JOURNAL OF PHYSICAL CHEMISTRY B , Estados Unidos, v. 102, p. 1508-1514, 1998.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; DRAGO, R. S. ; PATTON, D. . Stoichiometric and Catalytic Oxidation of Organic Substrates with in-Situ-Generated Peracids. JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY , Estados Unidos, v. 61, p. 5693-5696, 1996.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; AUTUORI, M. A. ; DALTIN, D. ; FELIPPE JUNIOR, O. ; FRIGNANI, R. ; PORTO, P. A. ; MAIA, A. . Picturing the Chemical Relevance. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION , Estados Unidos, v. 68, p. 652, 1991.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; BROLO, A. G. ; AUTUORI, M. A. . The iodine clock reaction: A surprising variant. Journal of Chemical Education , Estados Unidos, v. 66, p. 852, 1989.
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA , ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: ORIGENS - O UNIVERSO, A TERRA E A VIDA - LIVRO DO ALUNO. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 160p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; MATOS, S. ; FRANCO, L. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA , ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: ORIGENS - O UNIVERSO, A TERRA E A VIDA - LIVRO DO PROFESSOR. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 127p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. ; MUNFORD, D. ; MATOS, S. ; FRANCO, L. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA : UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR - TRANSFORMAÇÕES E CONSERVAÇÃO - LIVRO DO ALUNO. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 160p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR - TRANSFORMAÇÕES E CONSERVAÇÃO - LIVRO DO PROFESSOR. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 127p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: O MUNDO ATUAL - QUESTÕES SOCIO CIENTIFICAS - LIVRO DO ALUNO. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 160p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: O MUNDO ATUAL - QUESTÕES SOCIO CIENTIFICAS - LIVRO DO PROFESSOR. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 127p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: MATERIAIS, LUZ E SOM: MODELOS E PROPRIEDADES - LIVRO DO ALUNO. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 160p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. ; MUNFORD, D. ; MATOS, S. ; FRANCO, L. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: MATERIAIS, LUZ E SOM: MODELOS E PROPRIEDADES - LIVRO DO PROFESSOR. 1. ed. São Pualo: Editora Scipione, 2020. 127p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - LIVRO DO ALUNO. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 160p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - LIVRO DO PROFESSOR. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 127p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: EVOLUÇÃO, BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE - LIVRO DO ALUNO. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 160p .
-
MORTIMER, E. F. ; MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; MUNFORD, D. ; FRANCO, L. ; MATOS, S. ; PANZERA, A. ; ALVES, E. G. ; PIMENTA, M. . MATÉRIA, ENERGIA E VIDA - UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: EVOLUÇÃO, BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE - LIVRO DO PROFESSOR. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2020. 127p .
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. (Org.) ; BRASILEIRO, L. B. (Org.) ; PAULA, H. F. E. (Org.) ; Fantini, L. H. (Org.) ; Vieira, G. (Org.) ; SILVA, G. R (Org.) ; DIAS, D. A. (Org.) . Ensino de Química mediado pelas TICs. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. v. 1. 197p .
-
MATEUS, A. L. M. L. ; Thenório, I. . Manual do Mundo: 50 experimentos para fazer em casa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2014. v. 1. 240p .
-
MATEUS, A. L. M. L. . Química em questão. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012. v. 1. 168p .
-
MATEUS, A. L. M. L. ; HELDER, ; ALVES, E. G. . Quântica para Iniciantes: investigações e projetos. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 1. 204p .
-
MATEUS, A. L. M. L. . Química na cabeça 2: mais experimentos espetaculares para você fazer em casa ou na escola. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. 1. 120p .
-
MATEUS, A. L. M. L. ; REIS, D. D. ; PAULA, H. F. E. . Ciência na Tela: experimentos no retroprojetor. 1. ed. Belo Horizonte: editora UFMG, 2009. v. 1. 152p .
-
MATEUS, A. L. M. L. . Spass mit Chemie. 1. ed. Colônia: Aulis Verlag Deubner, 2007. v. 1. 172p .
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VALADARES, E. C. ; SILVA, J. D. . Aerodescobertas: explorando novas possibilidades. Belo Horizonte: Fundação Ciência Jovem, 2006. v. 1. 60p .
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MOREIRA, M. G. . Construindo com PET. 1. ed. Belo Horizonte: Fundação Ciência Jovem, 2005. v. 1. 84p .
-
MATEUS, A. L. M. L. . Química na Cabeça. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; BENTO, S. F. V. . Show de ciência: um novo olhar para os fenômenos do cotidiano. In: Nelsa Bottinelli; Roxana Giamello. (Org.). Ciencia, Tecnologia y Vida Cotidiana. Reflexiones y Propuestas del Nodo Sur de la Red Pop. Montevidéu: Imprimex S.A., 2008, v. , p. 127-129.
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO ; MACHADO, A. H. ; Pereira, R. L. . Luz, câmera, ação: vídeos para divulgar e ensinar ciência. Ciência Hoje, 01 dez. 2020.
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO . Organização para ninguém botar defeito. Ciência Hoje das Crianças, 21 jun. 2019.
-
MATEUS, A. L. M. L. . Arte a zero graus. Ciência hoje das Crianças, Rio de Janeiro, p. 18 - 19, 01 nov. 2006.
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO . Misture, experimente, surpreenda-se. Ciência Hoje das Crianças, p. 17 - 19, 01 set. 2005.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; Fantini, L. H. ; Lima, M.E.C.C. . Uma sequência de vídeos encadeados para o ensino de conservação de massa. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto - MG. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.
-
MACHADO, A. H. ; Silva, C. ; MATEUS, A. L. M. L. . Atividades sobre química verde para o ensino profissional de química de nível médio: análise e reformulação. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto - MG. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; Fantini, L. H. ; Nicácio, M. A. . Ciência na Roça: contextualizando a Química através de tecnologias rurais Alfredo Luis Mateus. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador, Bahia. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; Aguiar, P. A. . Durabilidade de materiais e sustentabilidade: abordagem CTSA em atividades para o ensino profissional de química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador, Bahia. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
FERREIRA, A. V. B. ; MATEUS, A. L. M. L. ; CARVALHO, A. A. ; GARCIA, J. S. . PONTOCIÊNCIA: PORTAL COLABORATIVO PARA O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIA. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2012, Goiânia. Revista da SBEnBIO, 2012.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; BRASILEIRO, L. B. . Portal pontociência: sugestões para incluir fenômenos na abordagem de ligações químicas e interações intermoleculares. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.
-
Ornelas, A.D.A. ; MATEUS, A. L. M. L. ; Quadros, A.L. ; MACHADO, A. H. ; Passos, B.F.T. ; Windmoller, C.C. ; Windmoller, D. ; Munhoz, D.E.A. ; Lopes, J.C.D. ; Silveira, K.P. ; BRASILEIRO, L. B. ; Romanelli, L.I. ; David, M. A. ; Rocha, M.A. ; Carvalho, M.E.D. ; Lima, M.E.C.C. ; Silva, M.J.S.F. ; Silva, P.S. ; Magalhães, W.F. . Educação Continuada de Professores: Estudo dos Conteúdos Básicos Comuns da SEE - MG. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba, Paraná. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; DUTENHEFNER, P. A. R. ; DONNICI, C. ; GUSEVSKAYA, E. V. ; RIBEIRO, P. A. . Autoxidação de alfa-pineno catalisada por complexos bipiridínicos de cobalto(II). In: 10o. Seminário Brasileiro de Catálise, 1999, Salvador, BA. Anais do 10o. SBC, 1999. p. 393-400.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; DRAGO, R. S. . Epoxidação de olefinas em meio alcalino. In: 10o. Seminário Brasileiro de Catálise, 1999, Salvador, BA. Anais do 10o. SBC, 1999. p. 409-416.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FERNANDES, P. R. A. ; SILVA, K. C. ; MATTOS, F. S. . Xciência.org: uma plataforma de compartilhamento de recursos educacionais para professores de Química. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2024, Lindóia, SP. Anais da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2024.
-
MATEUS, A. L. M. L. . Low cost molecular models production with digital modeling and fabrication. In: 41a reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2018, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais da 41a reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2018.
-
MACHADO, A. H. ; MATEUS, A. L. M. L. ; LAGO, R. M. . Biodiesel a partir de óleo usado: um vídeo didático de Divulgação Científica.. In: IV SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017, Uberlândia, MG. ANAIS DO IV SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; Vieira, G. ; BRASILEIRO, L. B. . Usando recursos digitais para o ensino de equilíbrio químico. In: II Simpósio Mineiro de Ensino de Química, 2013, Lavras, MG. Anais do II Simpósio Mineiro de Ensino de Química. Belo Horizonte, 2013.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; Aguiar, P. A. . Tabela de tempo de degradação dos materiais: abordagem CTSA em aulas de química da educação profissional. In: II Simpósio Mineiro de Ensino de Química, 2013, Lavras, MG. Anais do II Simpósio Mineiro de Ensino de Química, 2013.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; D. A. FERNANDES ; MACHADO, A. H. . Tratamento de resíduos: a Química Verde no Ensino Profissional de Química de nível médio. In: XXVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2013, São João del Rey, MG. Anais do XXVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2013.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; Buccini, D. ; Vieira, G. . Utilização de um software de desenho molecular para o ensino da nomenclatura de compostos orgânicos.. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador, Bahia. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
FERREIRA, A. V. B. ; CARVALHO, A. A. ; GARCIA, J. S. ; MATEUS, A. L. M. L. . O PORTAL PONTOCIÊNCIA: EXPERIMENTOS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA. In: 64a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2012, São Luis, Maranhão. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2012.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; PORTO, P. A. ; Fantini, L. H. . A História Química da Radioatividade: incluindo fenômenos em uma abordagem histórica dos modelos atômicos. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.
-
MATEUS, A. L. M. L. . Building molecular models from recycled materials. In: Chem Ed 2005, 2005, Vancouver. Chem Ed 2005. Vancouver, 2005. v. 1. p. 65-65.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FARIA, L. E. . A Química das Cavernas: Um módulo de Química no ensino de Espeleologia. In: 27a R. A. da Sociedade Brasileira de Química e XXVI Congreso Latinoamericano de Química, 2004, Salvador, BA. Resumos da 27a R.A. da SBQ. Salvador, BA: SBQ, 2004. p. ED168-ED168.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; BENTO, S. F. V. ; FARIA, L. E. ; MOREIRA, M. G. ; ALKMIN, D. G. ; CANCADO, I. P. ; MAGALHAES, T. O. ; BESSA, J. . Frankenstein: divulgando a ciência através do teatro. In: 27a R. A. da Sociedade Brasileira de Química e XXVI Congreso Latinoamericano de Química, 2004, Salvador, BA. Resumos da 27a R.A. da SBQ. Salvador, BA: SBQ, 2004. p. ED167-ED167.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; GUERRA, Fernando de Lima . Construção de modelos moleculares com material reciclado e seu uso em sala de aula. In: 26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2003. p. ed029-0d029.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. . A vida secreta dos produtos. In: XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto. Livro de resumos. Ouro Preto: Associação Brasileira de Química, 2003. p. 520-520.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FREITAS, Aline de Oliveira ; DINIZ, Camila Barreto ; NEPOMUCENO, Gabriel Monteiro . Experimentos eletrizantes de química. In: XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto. Livro de resumos. Ouro Preto: Associação Brasileira de Química, 2003. p. 26-26.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FARIA, L. E. ; NUNES, R. S. ; CASTILHO, L. F. ; MOREIRA, M. G. ; MILLARD, K. F. G. ; BARROS, S. S. ; SÁ, T. G. ; ABREU, G. J. P. . Romeu e Julieta: usando o teatro para a divulgação da ciência e para a formação de professores. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2002. p. ED069.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; BRASILEIRO, L. B. . Atividades para a abordagem de questões ambientais em sala de aula, contribuição para a formação de professores. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas, MG. Anais da 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000. p. ED100.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; LAGO, R. M. ; RIOS, R. V. R. A. ; CHAVES, M. M. G. ; ARAUJO, M. H. . Obtenção e aplicação de adsorventes através da pirólise de borrachas vulcanizadas. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços e Caldas, MG. Anais da 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000. p. TC005.
-
MATEUS, A. L. M. L. . Chemistry and Theater in Brazil. In: Biennial Conference on Chemical Education, 2000, Ann Arbor, Michigan, EUA. Biennial Conference on Chemical Education, 2000. p. 56-56.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; BRASILEIRO, L. B. . Project based activities for high school students. In: Biennial Conference on Chemical Education, 2000, Ann Arbor, Michigan, EUA. Biennial Conference on Chemical Education, 2000. p. 84-84.
-
MATEUS, A. L. M. L. . Química na Cabeça: Divulgando a Química através do Teatro. In: 10o. Encontro Nacional de Ensino de Química, 2000, Porto Alegre, RS. Anais do 10o. Encontro Nacional de Ensino de Química, 2000.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; GUSEVSKAYA, E. V. ; DUTENHEFNER, P. A. R. ; DONNICI, C. ; RIBEIRO, P. A. . Influência do solvente na auto-oxidação de alfa-pineno catalisada por complexos de cobalto (II). In: 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. Anais da 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000. p. QI124.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FERREIRA, A. M. C. . Estudos Mecanísticos da Oxidação de Guaicol catalisada por compostos de cobalto(II)-trietanolamina. In: 14a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1991, Caxambu, MG. Anais da 14a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1991. p. 104-104.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; PORTO, P. A. ; MAIA, A. ; DALTIN, D. ; AUTUORI, M. A. ; FRIGNANI, R. . A História da Química contada pelo Química em Ação. In: 12a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1989, Fortaleza, CE. Ciência e Cultura (suplemento), 1989. v. 41. p. 545-545.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; MAIA, A. ; AUTUORI, M. A. ; PORTO, P. A. ; FRIGNANI, R. ; DALTIN, D. . Chemistry for the Public in Brazil I - A Science Museum Chemistry Show. In: Tenth International Conference on Chemical Education, 1989, Waterloo, Canada. Abstracts of the 10th ICCE, 1989. p. RP27-RP27.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; BROLO, A. G. ; VANIN, J. A. ; MAIA, A. ; DALTIN, D. ; PORTO, P. A. ; FRIGNANI, R. ; AUTUORI, M. A. . Chemistry for the Public in Brazil II - Chemistry and Ecosystems. In: Tenth International Conference on Chemical Education, 1989, Waterloo, Canada. Abstracts of the 10th ICCE, 1989. p. RP28-RP28.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; PORTO, P. A. ; MAIA, A. ; DALTIN, D. ; FRIGNANI, R. ; AUTUORI, M. A. . Chemistry for the Public in Brazil III - The history of Chemistry as told by Chemistry in Action. In: Tenth International Conference on Chemical Education, 1989, waterloo, Canada. Abstracts of the 10th ICCE, 1989. p. RP29-RP29.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FERREIRA, A. M. C. . Identificação de Produtos da Autoxidação do guaiacol catalisada por complexos de cobalto(II)-trietanolamina. In: 12a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1989, Fortaleza, CE. Ciência e Cultura (suplemento), 1989. v. 41. p. 389-389.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; PORTO, P. A. ; FRIGNANI, R. ; MAIA, A. ; DALTIN, D. ; FELIPPE JUNIOR, O. . Química e Ecologia, o novo Show. In: 11a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1988, São Pauo, SP. Ciência e Cultura (suplemento), 1988. v. 40. p. 590-590.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; FERREIRA, A. M. C. . Autoxidação de guaiacol catalisada por complexos de Cobalto(II) com Trietanolamina. In: 11a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1988, São Paulo, SP. Ciência e Cultura (suplemento), 1988. v. 40. p. 451-452.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; PORTO, P. A. ; AUTUORI, M. A. ; MAIA, A. ; DALTIN, D. ; FRIGNANI, R. ; FELIPPE JUNIOR, O. . Química em Ação, uma nova maneira de divulgar a Química. In: 10a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1987, Brasilia, DF. Ciência e Cultura (suplemento), 1987. v. 39. p. 541-541.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; VANIN, J. A. ; BROLO, A. G. ; PORTO, P. A. ; MAIA, A. ; FELIPPE JUNIOR, O. ; AUTUORI, M. A. ; FRIGNANI, R. ; DALTIN, D. . Chemistry in Action, a Chemistry Show. In: Ninth International Conference on Chemical Education, 1987, São Paulo, SP. Abstracts of the Ninth ICCE, 1987. p. 249-249.
-
MATEUS, A. L. M. L. ; BROLO, A. G. ; VANIN, J. A. ; AUTUORI, M. A. ; MAIA, A. ; DALTIN, D. ; PORTO, P. A. ; FRIGNANI, R. . Chemistry and Energy. In: Ninth International Conference on Chemical Education, 1987, São Paulo, SP. Abstracts of the Ninth ICCE, 1987. p. 250-250.
-
MATEUS, A. L. M. L. . Química em Ação. In: 9a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1986, Curitiba, PR, 1986.
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. ; VERTICCHIO, N. M. . Aços e Ligas Extraordinários. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . My PET demonstrations ? make a bottle, carve a can and more. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . Produzindo e compartilhando conteúdos de Química nas redes sociais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. ; REZENDE, C. M. ; SOARES, M. H. ; IZIQUE, C. ; BEVILAQUA, D. V. . Simpósio Ciência e ensino para todos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. ; FARIA, L. E. ; SOARES, M. H. . Mostra Virtual de Experimentos de Química - Plástico Fantástico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. ; FARIA, L. E. . CoMciência - 150 anos da Tabela Periódica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO . O outro lado da tabela periódica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO . Química para super heróis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO ; FARIA, L. E. . Química e História: uma mistura explosiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . Professores criativos, alunos criadores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS MARTINS LAMEIRÃO . Química e Design: caminhando para a sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . Pontociência: produzindo e publicando experimentos na internet. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MATEUS, ALFREDO LUIS M. L. . CURSOTECA COLTEC. 2021; Tema: CURSOS ONLINE GRATUITOS SOBRE ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA. (Site).
MATEUS, A. L. M. L. . XCiência. 2020; Tema: Xciência é um site de divulgação de recursos para o ensino de ciências. (Site).
MATEUS, A. L. M. L. ; REIS, D. D. ; PAULA, H. F. E. ; BRASILEIRO, L. B. ; MACHADO, A. H. . pontociência. 2008; Tema: experimentação no ensino de ciências: química, física e biologia. (Site).
MATEUS, A. L. M. L. ; NUNES, K. ; Sena, M. M. . Sem Adulteração INCT Bioanalítica Com Karen Nunes. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
MATEUS, A. L. M. L. ; Pereira, R. L. ; MACHADO, A. H. ; LAGO, R. M. ; Paiva, E. ; Silva, A. . Tecnologia P4Tree. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
MATEUS, A. L. M. L. ; MACHADO, A. H. ; LAGO, R. M. ; Paiva, E. . FALO NADA, SÓ ÓLEO - Transformando óleo de fritura usado em combustível renovável.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
MATEUS, A. L. M. L. ; MIRANDA, M. F. ; BRAGA, R.A. . COLTEC TUBE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Canal de vídeo-aulas para o ensino técnico).
MATEUS, A. L. M. L. ; REIS, D. D. ; FERREIRA, A. V. B. ; VIVEIROS, B. ; SOUZA, L. M. ; SOUZA, R. R. . Pílulas de Ciência UFMG: motivando a aprendizagem escolar. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD de áudio e DVDs com vídeos para ensino e divulgação das ciências).
MATEUS, A. L. M. L. ; REIS, D. D. ; FERREIRA, A. V. B. . Ouvir Ciência. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Organização de CD contendo amostras de programas de rádio voltados para a divulgação da ciência).
MATEUS, A. L. M. L. . Frankenstein: a ciência no divã. 2003. Teatral.
MATEUS, A. L. M. L. . Romeu e Julieta: uma paixão científica. 2001. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2025
INCT MIDAS. Tecnologias Ambientais Para a Valoração de Resíduos e Materiais Renováveis, Descrição: O projeto INCT Midas tem como objetivo o desenvolvimento de ciência aplicada de ponta nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis. Foram escolhidas quatro áreas estratégicas para o Brasil: Novos processos para tratamento de efluentes industriais e reuso de água; Novos processos para a transformação de resíduos industriais e da mineração em materiais de valor agregado; Biodiesel e bio-óleo: subprodutos e resíduos; Novos insumos e materiais a partir de fontes renováveis e resíduos. O projeto realiza ações de ensino e divulgação da ciência relacionadas com a Química e a sustentabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Integrante / Andréa Horta Machado - Integrante / Rochel Monteiro Lago - Coordenador / Márlon Herbert Soares - Integrante.
-
2020 - 2022
Desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para SARS-CoV-2, Descrição: Neste projeto é proposto o desenvolvimento de ferramentas e dispositivos analíticos robustos visando à detecção colorimétrica ou eletroquímica rápida e em campo de marcadores de contaminação por SARS-CoV-2 para diagnósticos nas diferentes fases da doença. Nosso trabalho se dará na parte de divulgação científica do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Integrante / Lauro Kuobta - Integrante / Wendel Andrade Alves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2023
Instituto Nacional de Bioanalítica - INCTBio, Descrição: O principal objetivo deste Instituto, é demonstrar a importância da Química Bioanalítica no Brasil, ajudando no avanço de melhorias e desenvolvimento de novas técnicas e produtos para a sociedade. Para isso, congrega pesquisadores com formação e atuação nas áreas de Química Analítica, Biológicas e Medicina para, de forma coordenada colocar o país dentre os líderes no desenvolvimento de ferramentas analíticas necessárias para diagnósticos clínicos, análises bioquímicas e farmacológicas. Meu trabalho foi o de pesquisar atividades de divulgação científica para o INCTBio, bem como formar pesquisadores para essas atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador / Lauro Tetsuo Kubota - Integrante / Auro Tanaka - Integrante / Ronei J Poppi - Integrante / Marcelo Sena - Integrante / Marco Aurélio Zezzi Arruda - Integrante / Lucio Angnes - Integrante / César Ricardo Tarley - Integrante / Marilia Oliveira Fonseca Goulart - Integrante / Rosa Fireman Dutra - Integrante / José Alberto Fracassi da Silva - Integrante.
-
2018 - 2018
STEM, movimento Maker e o ensino de Química, Descrição: O projeto foi desenvolvido durante o pós-doutorado na NAU e visou o desenvolvimento de atividades e estratégias de sala de aula para o ensino de Química dentro da perspectiva STEM, usando a abordagem maker.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador.
-
2018 - Atual
ARTICULANDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, Descrição: O projeto tem por objetivo articular iniciativas diversas de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito do CECIMIG ? Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais ? e do PROMESTRE - Mestrado Profissional Educação e Docência. Ele abrange projetos em andamento no CECIMIG e no PROMESTRE e prevê outros que surgem no decorrer do ano letivo por demanda de seus componentes. As ações desenvolvidas visam aproximar as pesquisas acadêmicas com a realidade da escola brasileira, bem como oportunizar ao pesquisador espaço de interlocução entre pares e interesses de pesquisa na área de ensino de ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador / Andréa Horta Machado - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Integrante / Maria Emília Caixeta de Castro Lima - Integrante / Penha Souza Silva - Integrante / Carmen de Caro Martins - Integrante / Nilma Soares da Silva - Integrante / Orlando Aguiar Junior - Integrante / Ely Roberto da Costa Maues - Integrante / Marina Assis Fonseca - Integrante / Janaína Ferreira Hudson Borges - Integrante / Marina de Lima Tavares - Integrante / Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves - Integrante / Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Árjuna Casteli Panzera - Integrante / David Abrão Pereira da Silva - Integrante / Fábio Augusto Rodrigues e Silva - Integrante / Anne Kely Marques do Nascimento - Integrante / Juarez Melgaço Valadares - Integrante / Gleison Paulino Gonçalves - Integrante / Célio da Silveira Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2021
Projeto de Desenvolvimento Institucional: Modernização e Expansão dos Cursos do Eixo Industrial do Coltec-UFMG, Descrição: O projeto visa investigar a utilização de tecnologias digitais no ensino profissionalizante e o seu papel na ampliação e modernização de cursos técnicos. Para isso, serão desenvolvidos recursos didáticos na forma de vídeos educativos e vídeo-aulas para os cursos técnicos em Química, Automação Industrial, Eletrônica e Informática. A utilização desses recursos será avaliada em sala de aula e laboratórios através de entrevistas e questionários com os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador / Anísio Rogério Braga - Integrante / Márcio Fantini Miranda - Integrante / Lucas Vinícius Ribeiro Alves - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2015
PONTOCIÊNCIA: USO DAS TICS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO, Descrição: O objetivo central do projeto é o de ampliar as possibilidades de atendimento do portal pontociência ao diversificar o público-alvo, orientados pelo princípio da inclusão. Iremos realizar ações inovadoras voltadas para a: (i) melhoria do ensino e aprendizagem das ciências da natureza; (ii) formação inicial ou continuada de professores; (iii) incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino presencial e à distância; (iv) produção e difusão de tecnologias e modelos para ação inclusiva na educação básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador / Andréa Horta Machado - Integrante / Lilian Borges Brasileiro - Integrante / Helder de Figueiredo e Paula - Integrante / Kátia Pedroso Silveira - Integrante / Maria Emília Caixeta de Castro Lima - Integrante / Carmen de Caro Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2011
DVD pontoquímica: atividades com foco na experimentação, Descrição: O objetivo do projeto é produzir um DVD contendo vídeos e roteiros de experimentos de Química, como parte das comemorações do ano internacional da Química. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador / Andréa Horta Machado - Integrante / Lilian Borges Brasileiro - Integrante / Marcos Antônio Nicácio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2015
pontociência: portal de experimentação em ciências, Descrição: O portal pontociência é uma comunidade virtual que oferece aos seus usuários roteiros de experimentos nas áreas de química, física e biologia. Cada experimento possui um fórum para discussão, textos, fotos e vídeos. O portal permite investigar o desenvolvimento de objetos educacionais digitais e seu uso por professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus - Coordenador / Débora d´Ávila Reis - Integrante / Helder de Figueiredo e Paula - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Prêmios
2019
prêmio Química Nova Interativa ?Jailson Bittencourt de Andrade?, Sociedade Brasileira de Química.
2006
Prêmio Francisco de Assis Magalhães de Divulgação Científica, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de MInas Gerais.
2002
Prêmio Francisco de Assis Magalhães de Divulgação Científica - menção honrosa, Secretaria de Estado de Ciência e tecnologia de Minas Gerais.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Colégio Técnico - COLTEC. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 991066577, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do Colégio Técnico da UFMG
Atividades
-
04/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Colégio Técnico.,Linhas de pesquisa
-
04/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, química geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?