Graciana Sulino Assunção

Graduação em Psicologia pela PUC-GO, Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela UnB, especialização em Gestalt-Terapia e em Terapia de Criança, Casal e Família pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT) em convênio com a PUC-GO. Formação em Orientação Profissional, Terapia de Grupo e Terapia de Curta-Duração. Professora, supervisora e orientadora no ITGT. Psicóloga clínica e supervisora no SOLUS Instituto de Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Docência. Atua principalmente nos seguintes temas: Abordagem Gestáltica, Relação Dialógica, Relação profissional de saúde-paciente, Psicopatologia, Orientação Profissional, Gestaltpedagogia, Educação, Arte e Cultura.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Relação Profissional de Saúde-Paciente: Avaliação de uma Intervenção com Estudantes da Área de Saúde,Ano de Obtenção: 2013
Elizabeth Queiroz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: relação profissional de saúde-paciente; formação em saúde; avaliação em saúde; Gestaltpedagogia; Relação Dialógica.

Especialização em Criança Casal e Família

2005 - 2007

Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia

Especialização em Gestalt-Terapia

2005 - 2007

Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia

Graduação em Psicologia

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Interface entre a prática clínica da Gestalt-terapia e a vivência corporal da Dança Contemporânea
Orientador: Marisete Malaguth Mendonça

Formação complementar

2016 - 2016

Wilhelm Dilthey: ideias acerca de uma psicologia descritiva e analítica. (Carga horária: 12h). , Alter Consultórios, ALTER, Brasil.

2016 - 2016

Significado dos sintomas em Gestalt-terapia. (Carga horária: 8h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2016 - 2016

Husserl e o Método Fenomenológico. (Carga horária: 12h). , Alter Consultórios, ALTER, Brasil.

2016 - 2016

Martin Buber: antropologia, teologia e sociologia. (Carga horária: 12h). , Alter Consultórios, ALTER, Brasil.

2016 - 2016

Uma visão gestáltica da psicopatologia. (Carga horária: 10h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2015 - 2015

Aplicação Clínica do Ciclo do Contato. (Carga horária: 4h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2015 - 2015

Fenomenologia: Reflexões Necessárias. (Carga horária: 12h). , Alter Consultórios, ALTER, Brasil.

2012 - 2012

Conexão de cura:sintonizando o self do terapeuta. (Carga horária: 7h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2010 - 2010

Terapia de Curta Duração Individual e de Grupo. (Carga horária: 56h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2010 - 2010

Orientação Vocacional e Profissional. (Carga horária: 32h). , CLINAP, CLINAP, Brasil.

2010 - 2010

Desenvolvimento Humano e Orientação Profissional. (Carga horária: 7h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2009 - 2009

Terapia de Grupo na Abordagem Gestáltica. (Carga horária: 72h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2009 - 2009

Compreensão Diagnóstica na Psicoterapia Gestáltica. (Carga horária: 14h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2006 - 2006

Casal e família: fenomenologia dos relacionamentos. (Carga horária: 16h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2006 - 2006

Relação dos Profissionais da Saúde com o Paciente. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2004 - 2004

Contatando o aqui e agora na terapia e na vida. (Carga horária: 14h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2003 - 2003

Curso Introdutório I. (Carga horária: 26h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa Em Gestalt Terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2003 - 2003

Curso Introdutório II. (Carga horária: 26h). , Instituto de Treinamento e Pesquisa Em Gestalt Terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Capacitação de Prof de Dança Clássica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Gestalt Terapia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Orientação Profissional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Organização de eventos

ASSUNÇÃO, G. S. ; CHAVES, R. T. ; MACEDO, M. G. ; TAVARES, R. B. . 2º Cinema Gestáltico: o olhar da Abordagem Gestáltica na 7ª arte. 2011. (Outro).

ASSUNÇÃO, G. S. . XVII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VI Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2011. (Congresso).

ASSUNÇÃO, G. S. ; CHAVES, R. T. ; MACEDO, M. G. . 3º Cinema Gestáltico: o olhar da Abordagem Gestáltica na 7ª arte. 2011. (Outro).

ASSUNÇÃO, G. S. . XVI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e V Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2010. (Congresso).

ASSUNÇÃO, G. S. ; SOUSA, D. B. ; MACEDO, M. G. ; SOUSA, A. B. ; CHAVES, R. T. ; TAVARES, R. B. . 1º Cinema Gestáltico - o olhar da Abordagem Gestáltica na 7ª arte. 2010. (Outro).

ASSUNÇÃO, G. S. . XV Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e IV Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2009. (Congresso).

ASSUNÇÃO, G. S. . XIV Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e III Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2008. (Congresso).

ASSUNÇÃO, G. S. . XIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e II Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2007. (Congresso).

ASSUNÇÃO, G. S. . XII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e I Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2006. (Congresso).

ASSUNÇÃO, G. S. . XI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

Conferência: ?Os saberes universitários acerca da educação superior: as demandas para o desenvolvimento profissional docente?. 2016. (Outra).

Encontro Goiano da Luta Antimanicomial. 2016. (Encontro).

I Congresso de Psicologia da UNIVERSO. A Relação Humana sob a ótica da Gestalt-terapia. 2016. (Congresso).

I Congresso Ibero-Americano de Orientação de Carreira da ABOP e XII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Contribuições da Constelação Familiar no Processo de Orientação Profissional. 2015. (Congresso).

I Congresso Ibero-Americano de Orientação de Carreira da ABOP e XII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Estilos de Dúvida Diante da Escolha Profissional. 2015. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Internacional de Gestalt-terapia. 2015. (Congresso).

XXI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e X Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. Orientação profissional na contemporaneidade: primeira escolha, reorientação e orientação para aposentadoria. 2015. (Congresso).

2º Congresso de Psicologia do Cerrado e XIV Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC Goiás. Relação Profissional de Saúde-Paciente: avaliação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. 2014. (Congresso).

XX Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e IX Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2014. (Congresso).

43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Mapeamento do tema "Relação profissional de saúde-paciente" nos cursos de saúde da Universidade de Brasília. 2013. (Congresso).

IV Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e XI Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Orientação Profissional em Grupo: promoção de consciência e escolhas assertivas. 2013. (Congresso).

I Congresso Luso-Brasileiro de práticas clínicas fenomenológicas-existenciais. Construção de um instrumento de autoavaliação sobre relação profissional de saúde-paciente. 2012. (Congresso).

I Congresso Luso-Brasileiro de práticas clínicas fenomenológicas-existenciais. Efeitos da descrição fenomenológica em um grupo de terapia. 2012. (Congresso).

IV Congreso de ULAPSI. Formação em saúde: repensando práticas educacionais. 2012. (Congresso).

Semana de Ciência e Tecnologia da PUC-GO.7ª Mostra de Produção Científica. 2012. (Outra).

XVIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VII Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. Correlações entre o Modelo Biopsicossocial em Psicologia da Saúde e a Abordagem Gestáltica. 2012. (Congresso).

II Jornada da Abordagem Gestáltica em Jataí-GO.A Gestalt nos sistemas humanos: familiar, gerontologia e orientação profissional. 2011. (Outra).

I Jornada da Abordagem Gestáltica em Rio Verde-GO.A Gestalt nos sistemas humanos: familiar, gerontologia e orientação profissional. 2011. (Outra).

Sextas do CAEP.As relações amorosas na atualidade. 2011. (Outra).

XVII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VI Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2011. (Congresso).

Palestra sobre Body Talk: a linguagem da saúde. 2010. (Outra).

XVI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e V Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. A Aplicabilidade da Abordagem Gestáltica: Orientação Profissional, Diagnóstico Clínico e Leitura Gestáltica do Método de Rorschach. 2010. (Congresso).

XVI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e V Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2010. (Congresso).

II Congresso Latino-americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional. 2009. (Congresso).

Palestra sobre A Bioquímica das Emoções. 2009. (Outra).

Palestra sobre Aconselhamento Terapêutico. 2009. (Outra).

XV Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e IV Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2009. (Congresso).

XIV Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e III Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2008. (Congresso).

XI Encontro Nacional e VIII Congresso Nacional de Gestalt-terapia. 2007. (Congresso).

XIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e II Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2007. (Congresso).

XII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e I Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. 2006. (Congresso).

X Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e VII Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica. 2005. (Congresso).

XI Encontro da Goiano da Abordagem Gestáltica. 2005. (Congresso).

X Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 2004. (Congresso).

IX Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e VI Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica. 2003. (Congresso).

Palestra sobre Psicologia Hospitalar. 2001. (Outra).

VII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 2001. (Congresso).

VI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 2000. (Congresso).

VIII Seminário de Produção Científica do CEPSI. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Lira França

SANTOS FILHO, J. M.;ASSUNÇÃO, G. S.; SANTOS, L. D. F. G.. A Relação Dialógica enquanto facilitadora da Awareness. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Guilherme Nogueira

ORSINI, M. R. C. A.; CARMO, M.;ASSUNÇÃO, G. S.. Normal, patológico e intervenção psicoterapêutica: um olhar fenomenológico existencial na relação de cuidado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Gustavo Henrique Andrade de Araújo

ASSUNÇÃO, G. S.. Ressignificando o passado por meio da fala na Gestalt-terapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Jennyfer de Almeida Fernandes

ASSUNÇÃO, G. S.. Práticas discursivas sobre suspensão corporal: sentidos em disputa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Ligia Calixto Calaça

ASSUNÇÃO, G. S.. A relação entre contato e bem-estar pessoal: estudo de caso na Abordagem Gestáltica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Luiza CArolina Terra Colmán

ASSUNÇÃO, G. S.. O curador ferido e o processo terapeutico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Orientou

Deivislene Simone da Silva Vilaça Daris

Uma compreensão fenomenológica da maternidade e do contato mãe-bebê em mulheres usuárias do crack; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia; (Orientador);

Gleyce Kelly Gomes Ramos Vila Verde

Ressignificação da imagem corporal após deficiência física adquirida: uma visão gestáltica; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia; (Orientador);

Millena Lopes Switalsci

Compreensão da vivência da solidão sob a ótica da Gestalt-terapia; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; QUEIROZ, E. . Abordagem do tema ?relação profissional de saúde-paciente? nos cursos de saúde da Universidade de Brasília. Psicologia: Ensino e Formação , v. 6, p. 18-36, 2016.

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Resenha: Gestalt-terapia e Contemporaneidade: contribuições para uma construção epistemológica da teroria e prática gestáltica. Revista da Abordagem Gestáltica (Impresso) , v. XII, p. 173-175, 2006.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; MENDONCA, M. M. . Semelhanças entre a prática clínica da Gestalt-terapia e a vivência corporal da dança: descrição comparativa. Revista da Abordagem Gestáltica (Impresso) , Goiânia-GO, v. 12, p. 249-257, 2006.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; QUEIROZ, E. . Relação profissional de saúde-paciente: avaliação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. In: Gardênia da Silva Abbad; Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira; Diana Lúcia Moura Pinho; Elizabeth Queiroz. (Org.). Ensino na Saúde no Brasil: desafios para formação profissional e qualificação para o trabalho. 1ed.Curitiba: Juruá, 2016, v. 1, p. 49-76.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; SOUSA, L. B. . Educação Dialógica: a filosofia do diálogo de Buber vai à escola. In: VIII Congresso e XI Encontro Nacional de Gestalt-Terapia, 2007, Rio de Janeiro. Congressos e Encontros Nacionais da Gestalt-Terapia Brasileira, 2007.

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Formação em saúde: repensando práticas educacionais. In: IV Congreso de ULAPSI, 2012, Montevideo. IV Congreso de ULAPSI, 2012.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Efeitos da descrição fenomenológica em um grupo de terapia. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológicas-Existenciais, 2012, Rio de Janeiro-RJ. Anais do I Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológicas-Existenciais, 2012.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; QUEIROZ, E. . Construção de um instrumento de autoavaliação sobre a relação profissional de saúde-paciente. In: I Congresso Luso-Brasileiro de práticas clínicas fenomenológicas existenciais, 2012, Rio de Janeiro-RJ. Anais do I Congresso Luso-Brasileiro de práticas clínicas fenomenológicas existenciais, 2012.

  • BIRCK, M. D. ; FLESCH, L. D. ; ASSUNÇÃO, G. S. . Correlações do modelo biopsicossocial em psicologia da saúde e a abordagem gestáltica. In: XVIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VII Encontro de Fenomenologia do Centro-oeste, 2012, Goiânia-GO. Anais do XVIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VII Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste, 2012.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Uma visão holística da orientação profissional em grupo. In: II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, 2009, Atibaia-SP. II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, 2009.

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; LEAO, N. C. . A Relação Humana sob a ótica da Gestalt-terapia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Orientação profissional na contemporaneidade: primeira escolha, reorientação e orientação para aposentadoria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, P. J. ; ASSUNÇÃO, G. S. . Contribuições da Constelação Familiar no Processo de Orientação Profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Estilos de Dúvida Diante da Escolha Profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, G. ; ASSUNÇÃO, G. S. . Psicoterapia de clientes em sofrimento psíquico grave: uma relação de cuidado fenomenológico existencial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. M. ; ASSUNÇÃO, G. S. . Vivenciando a clínica gestáltica com crianças: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; QUEIROZ, E. . Relação Profissional de Saúde-Paciente: avaliação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, P. M. R. ; ASSUNÇÃO, G. S. ; PUCCINELLI, M. . Psicologia e modalidades contemporâneas de atendimento clínico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; QUEIROZ, E. . Mapeamento do tema 'Relação profissional de saúde-paciente' nos cursos de saúde da Universidade de Brasília. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Orientação Profissional em Grupo: promoção de consciência e escolhas assertivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Formação em saúde: repensando práticas educacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Efeitos da descrição fenomenológica em um grupo de terapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; QUEIROZ, E. . Construção de um instrumento de autoavaliação sobre a relação profissional de saúde-paciente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIRCK, M. D. ; FLESCH, L. D. ; ASSUNÇÃO, G. S. . Correlações entre o modelo biopsicossocial em psicologia da saúde e a abordagem gestáltica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Virginia Suassuna M ; COSTA, D. S. M. ; ASSUNÇÃO, G. S. . A Gestalt nos sistemas humanos: familiar, gerontologia e orientação profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Virginia Suassuna M ; COSTA, D. S. M. ; ASSUNÇÃO, G. S. . A Gestalt nos sistemas humanos: familiar, gerontologia e orientação profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . A personalidade na perspectiva da Gestalt-terapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . As relações amorosas na atualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Orientação Profissional: perspectivas da Gestalt. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Vivendo e COM-vivendo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Aposentadoria e Orientação Profissional: novas possibilidades de atuação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Orientação Profissional e Gestalt-terapia: novos paradigmas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Orientação Profissional na Abordagem Gestáltica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Uma visão holística da orientação profissional em grupo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Uma visão holística da orientação profissional em grupo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; BORGES, F. S. . Educação: interfaces teóricas e práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSUNÇÃO, G. S. ; SOUSA, L. B. . Educação Dialógica: a filosofia do diálogo de Buber vai à escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, G. S. . Semelhanças entre a prática clínica da Gestalt-terapia e a vivência da dança: descrição comparativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, Virginia Suassuna M ; ASSUNÇÃO, G. S. . Gestalt-pedagogia: o holismo na educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. ; SILVA, G. ; TUCANO, M. . Opinião em Debate. 2013.

ASSUNÇÃO, G. S. . As relações amorosas na atualidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Curso de Formação em Orientação Profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Curso de Formação em Orientação Profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Curso de Formação em Orientação Profissional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Curso de Formação em Orientação Profissional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSUNÇÃO, G. S. ; OLIVEIRA, P. J. . Curso de Formação em Orientação Profissional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSUNÇÃO, G. S. ; BORGES, F. S. ; COSTA, D. S. M. . Manual dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático institucional).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

SOLUS Instituto de Desenvolvimento Humano

Vínculo: Psicóloga Clínica, Enquadramento Funcional: Autônomo

2015 - Atual

SOLUS Instituto de Desenvolvimento Humano

Vínculo: Supervisora, Enquadramento Funcional: Autônomo

2015 - Atual

SOLUS Instituto de Desenvolvimento Humano

Vínculo: Sócia proprietária, Enquadramento Funcional: Autônomo

2014 - 2016

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Processos Clínicos , Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, Investigação e Métodos em Psicologia II

  • 08/2014

    Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia IV - Psicodrama e Abordagem Sistêmica, Psicologia III - Abordagem Gestáltica e Abordagem Centrada na Pessoa

2015 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em Psicologia Clínica com a Profª. Marisete Malaguth Mendonça

Atividades

  • 02/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matrizes do Pensamento Psicológico II

  • 08/2003 - 07/2005

    Extensão universitária , Graduação em Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria na disciplina DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO EM PSICOLOGIA II.

2014 - 2014

Instituto de Educação Superior de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo, Teorias Humanistas, Estágio I

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2011 - 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2011 - 12/2011

    Estágios , Instituto de Psicologia, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Prática de Ensino em Psicologia Aplicada à Saúde.

2009 - Atual

Instituto de treinamento e pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

2007 - 2010

Instituto de treinamento e pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria em disciplinas na Especialização

2006 - 2009

Instituto de treinamento e pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria nos Cursos Introdutórios

Atividades

  • 09/2009 - 07/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , NEPAC - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Arte e Cultura, .,Linhas de pesquisa

2005 - 2011

Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia

Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenação do Departamento de Triagem, Carga horária: 20

2003 - 2005

Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Secretária de Triagem, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 01/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Triagem, Departamento de Triagem.,Atividade realizada, Coordenação.

2014 - 2015

consultório de psicologia

Vínculo: Psicóloga Clínica, Enquadramento Funcional: Autônomo

2006 - 2014

RELIGARE - Espaço Clínico

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo clínico

2014 - 2014

Clínica Integrada de Medicina, Psicologia e Psicopedagogia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica

2011 - 2012

Clínica Integrada de Medicina, Psicologia e Psicopedagogia

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica

2000 - 2001

Associação de Pais e Amigos do Excepcional

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

2001 - 2005

Centro Cultural Gustav Ritter

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2001 - 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ballet Clássico

2004 - 2004

Espaço Quasar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Dança Contemporânea, Carga horária: 3

2003 - 2003

Fumdec

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de Dança, Carga horária: 6

Outras informações:
Trabalho exercido no Programa Agente Jovem da FUMDEC

2002 - 2003

SESI - Escola de Dança

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de dança

2005 - 2005

AQUARELA - Centro Cultural de Esporte e Lazer Infantil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Ballet Clássico, Carga horária: 20