Othon Jambeiro

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1966), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Comunicação pela Politécnica Central de Londres, atual University of Westminster (1995). Fez estudos pós-doutorais em Comunicação na Universidade de Brasília (2006). É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, onde iniciou e desenvolveu suas atividades acadêmicas desde 1968. Nesta instituição foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Unidade, Pró-Reitor e Vice-Reitor. Pesquisa e tem publicações na área de Informação e Comunicação, com ênfase em Políticas, Economia Política e Regulação da Informação, Cultura de Massa e Comunicações. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Rede Digitais (CP-redes). Seus mais recentes trabalhos são: de 2008 a 2011 coordenou o projeto Cidades Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações; de 2011 a 2017 o projeto Cidades e TICs - Participação Civil e Transparência de Gestão; e de 2016 a 2017 o projeto Fomentando a Indústria do Audiovisual no Brasil: o Olhar dos Produtores independentes. Todos financiados pelo CNPQ. Entre 2018 e 2020 desenvolveu e concluiu o projeto "Política de comunicação pública online: websites municipais e a lei de acesso à informação". A partir de março de 2022 coordena o projeto "Políticas de fomento à produção independente do audiovisual no Brasil - continuidades e mudanças", financiado pelo CNPq e de caráter multiinstitucional (UFBA, UNEB, UFOB, UNICAP), em conjunto com os docentes-pesquisadores Katia Morais, Natacha Canesso e Juliano Domingues. É membro titular da Academia de Ciências da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Communication

1991 - 1995

Politécnica Central de Londres Atual University Of Westminster
Título: The Brazilian TV Regulatory Environment: Continuity and Change
Orientador: NICHOLAS GARNHAM
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Industria Cultural; Politicas de Tv; Radiodifusao; Regulamentacao da Tv; Comunicacao e Poder; Politicas de Comunicacao. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Ciências Sociais

1969 - 1971

Universidade de São Paulo
Título: CANCÃO POPULAR E INDUSTRIA CULTURAL, Ano de Obtenção: 1971
Orientador: MARIA ALICE FORACHI
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Cancao Popular; Cultura de Massa; Industria Cultural; Industria do Disco; Industria Fonografica.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Jornalismo

1964 - 1966

Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado

2005 - 2006

Pós-Doutorado. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

1998 - 1998

Curso de Curta Duração. , Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.

1975 - 1975

Extensão universitária. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1973 - 1973

Curso de Curta Duração. , Associação Brasileira de Teleducação, ABT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

JAMBEIRO, OTHON . Seminário Democracia Digital e Políticas de Comunicação. 2011. (Congresso).

JAMBEIRO, OTHON . VII Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação. 2007. (Congresso).

JAMBEIRO, OTHON . VI Encontro Nacional de Ciência da Infrormação. 2005. (Congresso).

JAMBEIRO, OTHON . V Enlepicc - Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. 2005. (Congresso).

JAMBEIRO, OTHON . V Encontro Nacional de Ciência da Informação. 2004. (Congresso).

JAMBEIRO, OTHON . IV Encontro Nacional de Ciência da Informação. 2003. (Congresso).

Participação em eventos

IAMCR 2025. A Faustian Bargain: deregulation and asymmetries in Brazil's VoD market. 2025. (Congresso).

Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação.Os desafios para o direito à comunicação. 2015. (Encontro).

Brasa XII Schedule. Fomentando as Indústrias Criativas: Uma Análise das Políticas Brasileiras Para o Audiovisual, Numa Perspectiva de Redes. 2014. (Congresso).

I Seminário Internacional "Direito à Cidade" - Espaço Urbano, Comunicação e Cultura Localra L.Cidades, Infraestrutura e Serviços de Informação e Comunicações. 2013. (Seminário).

V Congresso do Compolítica. Coordenador de GT. 2013. (Congresso).

Acorn-RedeCom VI Conference 2012. Informação, Participação Cívica e Controle da Gestão Pública: Análise dos Websites das Capitais Brasileiras. 2012. (Congresso).

Políticas de (Tele)comunicações + TICs.As Políticas de Inclusão Digital. 2012. (Seminário).

Seminário de Competências Infocomunicacionais e Participação Social.Inclusão, particação social e competências infocomunicacionais. 2012. (Seminário).

X Congresso Lusocom - comunicação, cultura e desenvolvimento. Políticas de comunicaçãoo no Brasil: perspectivas contemporâneas. 2012. (Congresso).

XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. A comunicação de organizações da sociedade civil em suas ações de participação política. 2012. (Congresso).

Acorn - Redecom Conference 2011. e-Governo, Participação e Transparência de Gestão. 2011. (Congresso).

Conversando com sua História.Tempos de Vargas - O rádio e o controle da informação. 2011. (Simpósio).

IV Compolítica. Participação Política de organizações da sociedade civil de Salvador. 2011. (Congresso).

Seminário Democracia Digital e Políticas de Comunicação... 2011. (Seminário).

Simpósio Temático Mídia e Política: velhas questões, novos conflitos.Mídia e Política: uma análise pelo viés das políticas públicas. 2011. (Simpósio).

V Simpósio da ABCiber.A Internet na atuação política de organizações da sociedade civil de Salvador. 2011. (Simpósio).

V Simpósio da ABCiber... 2011. (Simpósio).

XII Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação.Presidente da Comissão Científica. 2011. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação... 2011. (Encontro).

II Congreso Internacional Comunicación 3.0. Participação Política de organizações da sociedade civil em Salvador-Bahia-Brasil: o papel da Internet e as competências digitais. 2010. (Congresso).

I Seminário Internacional Convergência das Mídias - Regulação para a cidadania.A questão do espaço no mundo convergente: local versus global. 2010. (Seminário).

X Congreso ALAIC. e-Governo, participação e transparência de gestão. 2010. (Congresso).

XI Enancib.e-Governo, participação e transparência de gestão. 2010. (Encontro).

III Congresso da Compolítica. Comunicação, digital literacy e participação política: inter-relações, reciprocidades e determinações. 2009. (Congresso).

IX Cinform - França.BR2009. 2009. (Encontro).

VIII Lusocom - Colóquio Portugal/Brasil.Cidades, poder urbano e tecnologias de informação e comunicações. 2009. (Simpósio).

XI Congresso da Assciação Ibero Americana de Comunicação. Os pilares estruturais das comunicações contemporâneas. 2009. (Congresso).

IX Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (Brasa). Contemporary Municipalities: Information and Communication Policies. 2008. (Congresso).

59a. Reunião Anual da SBPC. 2007. (Congresso).

Vi Bienal Iberoamericana de Comunicación. Os pilares estruturais da Comunicação no Ciberespaço. 2007. (Congresso).

Encontros Tele.síntese VI.Universalização: financiamento e implementação, da teoria para a prática. 2006. (Encontro).

Fronteiras Regulatórias da Convergência Digital.Fronteiras Regulatórias da Convergência Digital. 2006. (Simpósio).

Políticas em Telecomunicações.Políticas em Telecomunicações. 2006. (Seminário).

TV Digital, Futuro e Cidadania: obstáculos e desafios para uma nova comunicação.TV Digital, Futuro e Cidadania: obstáculos e desafios para uma nova comunicação. 2006. (Seminário).

Sociedade da Informação e o Novo Paradigma para as Bibliotecas.Novas Tecnologias e Intercâmbio. 2005. (Seminário).

VI Cinform.VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação. 2005. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2005. (Encontro).

XIV Encontro Anual da Compos.XIV Encontro Anual da Compos. 2005. (Encontro).

Conferência eLES'04 - eLearning no Ensino Superior. Conferência eLES'04 - eLearning no Ensino Superior. 2004. (Congresso).

Congresso Internacional de Comunicação - IAMCR 2004. Congresso Internacional de Comunicação - IAMCR 2004. 2004. (Congresso).

II Seminário Interno Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento.Políticas Públicas de Comunicação e Educação. 2004. (Seminário).

V Cinform-Encontro Nacional de Ciência da Informação.V Cinform-Encontro Nacional de Ciência da Informação. 2004. (Encontro).

Global Fusion.Global Fusion. 2003. (Simpósio).

Information Science and Information Policy in Brazil.Information Science and Information Policy in Brazil. 2003. (Outra).

IV Cinform - Encontro Nacional de Ciencia da Informacao.IV Cinform - Encontro Nacional de Ciencia da Informacao. 2003. (Encontro).

V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2003. (Encontro).

XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Evolução da Transferência/Disseminação da Informação. 2003. (Seminário).

54a. Reunião Anual da SBPC. 54a. Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).

II Encontro de Economia Política da Comunicação do Mercosul.Informação e Identidade Cultural no Contexto Contemporâneo. 2002. (Encontro).

Painel: Conselho de Comunicação Social do Brasil: Competências e Perspectivas. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2002. (Congresso).

Regulação de Mercados.Regulação: Diagnóstico e Perspectivas. 2000. (Seminário).

I Ciclo de Estudos e Debates: Desafios da Contemporaneidade.Midia e Globalização. 1998. (Outra).

I Cinform.As Novas Tecnologias da Informação: Digitalìzando o Mundo. 1998. (Outra).

Mesa Redonda Itinerante sobre Regulação `da `TV no `Mercosul.O Mercosul e a Regulação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 1997. (Outra).

Mesa Redonda Itinerante sobre Regulaçao da TV no Mercosul.O Mercosul e a Regulação`da`TV na Argentina, Brasil,`Paraguai e Uruguai. 1997. (Outra).

Mesa Redonda Itinerante sobre Regulação da TV no Mercosul.O Mercosul e a Regulaçao da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 1997. (Outra).

Mesa Redonda Itinerante sobre Regulação da TV no Mercosul.O Mercosul e a Regulação da `TV na Argentina,`Brasil,`Paraguai e Uruguai. 1997. (Outra).

Cinema e TV na Era da Auton Estrada Eletrônica.Cinema e TV na Era da Auto Estrada`Èletrônica. 1996. (Simpósio).

Conferência sobre Comunicaçãò`Contem`porânea.Regulando la Industria de la TV: Una Visión Conceptual Prospectiva. 1996. (Outra).

I Encontro de Ensino e Pesquisa da Comunicação no Mercosul.Prioridades para um Programa Reigonal de Cooperaç~`ao Científica e Tecnológica no Âmbito do Mercosul. 1996. (Simpósio).

II Seminário de Valorização Profissional.O Panorama do Mercado de Trabalho Brasileiro. 1996. (Seminário).

Mídia e Ecologia.A Cobertura Jornalística dos Fatos Ecológicos. 1996. (Simpósio).

Semana de Comunicação.A Nova Lei de Im`prensa e a Regulação da TV no Brasil. 1996. (Simpósio).

II Simpósio Internacional O Cinema na Defesa do Meio Ambiente.O Cinema na Defesa do Meio Ambiente. 1990. (Simpósio).

I Simpósio de Pesquisa em Comunicação.Cultura e Comunicação no Brasil Contemporâneo. 1990. (Simpósio).

Seminário de Jornalismo Científico.Seminário de Jornalismo Científico. 1990. (Seminário).

Seminário Internacional de Jornalismo Científico.Seminário`Internacional de Jornalismo Científico. 1989. (Seminário).

XXXX Reunião Anual da SBPC. Regimes Políticos e Imprensa. 1988. (Congresso).

`Mèsa Redonda`sobre `Demòcratização da Administração Pública.Desenvolvimento Profissional e Pessoal do Servidor Publico`e`a`Socializáção `do `Saber. 1987. (Outra).

`Mèsa Redonda`sobre `Demòcratização da Administração Pública.Desenvolvimento Profissional e Pessoal do Servidor Publico`e`a`Socializáção `do `Saber. 1987. (Outra).

Encontro Nacional dos Jornalistas.A Comunicação na Constituinte. 1986. (Encontro).

I Seminário`Brasileiro `de Dìvulgaçao Científica.Papel das Escolas de Comunicaçao`na Criação de Projetos Alternativos de Comùnicaçao`Científica e Tecnológica. 1986. (Seminário).

XXI Congresso Nacional dos Jornalistas. A Comunicação e a Democracia. 1986. (Congresso).

15a.Conferência Nacional dos Jornalistas.15a. Conferência Nacional dos Jornalistas. 1985. (Encontro).

Imprensa,`Ciência e Sociedade.Imprensa, Ciência e Sociedade. 1985. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Trabalhadores em Comunicações e Publicidade. II Congresso Brasileiro de Trabalhadores em Comunicaçoes e Publicidade. 1984. (Congresso).

III Encontro dos Jornalistas Baianos.III Encontro dos Jornalistas Baianos. 1984. (Encontro).

I Seminário Paraibano sobre Jornalismo Científico.I Seminário Paraibano sobre Jornalismo Científico. 1984. (Seminário).

XX `Congresso Nacional dos Jornalistas. XX Congresso Nacional dos Jornalistas. 1984. (Congresso).

IX```Encontro Latino-Americano da Felafacs.IX Encontro Latino-americano da Federação`Latino-americana de Èscolas de Comunicação. 1983. (Encontro).

V Congresso Nacional da Abepec. V Congresso Nacional da Abepec. 1983. (Congresso).

VII Reunião Nacional da Associaçao Crista Brasileira de Comunicacao.VII Reunião Nacional da Associaçao Crista Brasileira de Comunicação. 1983. (Encontro).

IV Congresso Nacional da Abepec. IV Congresso Nacional da Abepec. 1982. (Congresso).

XIX Congresso Nacional dos Jornalistas. XIX Congresso Nacional dos Jornalistas. 1982. (Congresso).

Universidade e Realidade Brasileira.Universidade e Realidade Brasileira. 1978. (Seminário).

VIII Semana de Estudos de Jornalismo.VIII `Semana de Estudos de Jornalismo. 1977. (Encontro).

II`Semìnário`Internacional de Jornalismo Comparado.II Seminário Internacional de Jornalìsmo Comparado. 1975. (Seminário).

I Seminário Latinoamericano de Comunicação.I Seminário Latinoamericano de Comunicaçao. 1975. (Seminário).

I Seminário Internacional de Jornalismo Comparado.I Seminário Internacional de Jornalismo Comparado. 1974. (Seminário).

I Congresso da Abepec. I Congresso da Abepec. 1973. (Congresso).

V Seminário Brasileiro de Teleducaçao.V Seminário Brasileiro de Teleducação. 1973. (Seminário).

Conferências sobre Metodologia da Pesquisa em Comunicação de Atualidades.Metodologia da Pesquisa em Comunicação. 1972. (Oficina).

Conferências sobre Problemas Estruturais da Imprensa na América Latina.Problemas Estruturais da Imprensa na América Latina. 1972. (Oficina).

IV Semana de Estudos de Jornalismo.IV Semana de Estudos de Jornalismo. 1972. (Encontro).

IV Simpósio de Educação.Educação e Comunicação. 1972. (Simpósio).

Filosofia da História.Filosofia da História. 1965. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Helga Vieira Sant'Anna

SAMPAIO, A.; CANESSO, N.;JAMBEIRO, OTHON. DO ORDINÁRIO AO EXTRAORDINÁRIO. IDENTIDADE, CONTEÚDO DE MARCA E O UNIVERSO SIMBÓLICO DA MELISSA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lycia Maria França da Costa Ribeiro

SANTOS NETO, A. F.; OLIVEIRA, F. M.;JAMBEIRO, OTHON. Comunicaçãoão pública e participação: análise das páginas web do Conselho Superior dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Priscilla Cabral Dibai

GALVAO, C.; ALMEIDA, A. Jorge. F.;JAMBEIRO, OTHON. A direita radical no Brasil pós-redemocratização: o caso de Jair Bolsonaro. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Carolina Araújo

JAMBEIRO, OTHON; AMORIM, P. K.; AGGIO, C. O.. e-Transparência e abertura de dados como instrumentos de democracia digital: uma avaliação de portais das capitais brasileiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gabriela Vieira dos Santos

JAMBEIRO, OTHON; TOUTAIN, L.; MATTOS, M. T.. Por um Brasil transparente: estudo sobre os efeitos da lei de acesso à informação nos sítios das secretarias da fazenda dos estados brasileiros e do Distrito Federal. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suzana de Andrade Ferreira

ALMEIDA, G. W.; ALMEIDA, A. Jorge. F.;JAMBEIRO, OTHON. Comunicação estratégica na política: um estudo da campanha eleitoral na Internet dos candidatos ao Governo da Bahia em 2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Silvana Moreira Silva

PINHO, J. A. G.; FERREIRA, F.;JAMBEIRO, OTHON. Controle social e Internet: análise de portais legislativos da América Latina. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata da Silva Moreira

JAMBEIRO, OTHON; Mattos, S.; ALMEIDA, G. W.. A sociedade civil no jornalismo político impresso: um estudo de caso da Folha de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Paula Santos Ribeiro

FERREIRA, F.; LUBISCO, Nídia M. L.;JAMBEIRO, OTHON. Usos da internet e competência informacional: um estudo com associadas da Abong em Salvador/BA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nina Fernandes dos Santos

FERREIRA, F.; MARQUES, F. P. J. A.;JAMBEIRO, OTHON. Dinâmicas de visibilidade e sites de redes sociais: novas possibilidades democráticas?. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo César de Jesus dos Santos

RIBEIRO, R.; BAX, M.;JAMBEIRO, OTHON. A dimensão espacial da informação: mapeando relações entre web geográfica e conhecimento científico. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: SUSANE SANTOS BARROS

JAMBEIRO, OTHON; RIBEIRO, R.; CASTILHO, C. M. C.. Políticas de Comunicação da produção científica da Universidade Federal da Bahia e o Movimento de Acesso Livre à Informação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Cesar Franco Lima Pancho Gomes

JAMBEIRO, OTHON; BORTOLIERO, S.; Palacios, M.. A inserção da Embrapa nas redes digitais: um histórico das mudanças na circulação da informação, difusão e transferência de tecnologia e um estudo de caso do SAC Embrapa. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edna Miola

GOMES, W. S.; RIBEIRO, J. C.;JAMBEIRO, OTHON. Radiodifusão Pública e Participação Deliberativa: um estudo das características e dos modos de atuação do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Chalini Torquato Gonçalves de Barros

WILDBERGER, G.; Mattos, S.;JAMBEIRO, OTHON. Radiofusão e Telecomunicações: um estudo sobre o paradoxo da desvinculação normativa no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: RODRIGO FRANÇA MEIRELLES

SILVA, H. P.; Palacios, M.;JAMBEIRO, OTHON. Gestão do Processo Editorial Eletrônico, Baseado no Modelo Acesso Aberto: estudo em periódicos da Universidade Federal da Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Iole Costa Terso

JAMBEIRO, OTHON; SOUZA, F. C.; SILVA, R. R. G.. Alfabetização informacional e o uso de tecnologias por bibliotecários de instituições de ensino superior privadas do município de Salvador. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: FAUSTA JOAQUINA CLARINDA DE SANTANA

JAMBEIRO, OTHON; ALMEIDA, G. W.; SILVA, R. R. G.. Descontinuidades e sombras: acesso a usos e fontes de informação numa comunidade rural e remota na Sociedade da Informação. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Claudio José de Farias Lemos

JAMBEIRO, OTHON; PINHO, J. A. G.;SILVA, H. P.. Arquitetura da informação aplicada a websites de governo eletrônico: estudo e caso do Tribunal de Justiça da Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Graça Penha Nascimento Rossetto

JAMBEIRO, OTHON; WILDBERGER, G.; RIBEIRO, J. C.. O recorte do tempo pelos acontecimentos: uma periodização da cabodifusão no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leonardo Figueiredo Costa

JAMBEIRO, OTHON; A. Lemos; BONILLA, M. H.. Comunicação, Novas Tecnologias e Inclusão Digital. Uma Análise dos Projetos Realizados na Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Clarissa Maria de Azevedo Amaral

JAMBEIRO, OTHON. Controle e Uso da Informação: estratégia de poder e dominação do grupo liderado por Antonio Carlos Magalhães. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LEANDRO DOS SANTOS DE SOUZA

SILVA, H. P.; GOMES, W. S.;JAMBEIRO, OTHON. Cidade, Informação, Internet e Política: uma análise de serviços de educação, saúde e transporte urbano da cidade de Salvador. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jair Sampaio Soares Junior

JAMBEIRO, OTHON; PENTEADO, P.; QUINTELLA, R.. Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Públicas uma Abordagem Estatística na Definição de uma Tipologia de Pobreza. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Afonso Dias Costa

JAMBEIRO, OTHON; TEIXEIRA, F.; CARDOSO, C.. Comunicação, Informação e Organização em Rede Mudança ou Morte na Babel Binária. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jussara Borges de Lima

JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.; PINHO, A.. Inclusão Digital e governo eletrônico: conceitos ligados pelo acesso à informação. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio Almeida Ferreira

JAMBEIRO, OTHON; Katia de Carvalho; FREITAS, F. C. H. P.. Brasil na Sociedade da Informação: Estado Regulador e Agência Nacional de Telecomunicações. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cassiano Ferreira Simoes

JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.; Mattos, S.. Rede Globo, regionalização e segmentação: uma análise prospectiva da televisão brasileira pelo instrumental da publicidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vitarque Lucas Paes Coelho

JAMBEIRO, OTHON; FADUL, E.; FISCHER, T.. A Atuação dos Novos Agentes Reguladores em um Contexto de Reestruturação do Setor Energético Brasileiro: O Caso da Argon - Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luzineide Araújo de Oliveira

JAMBEIRO, OTHON; SANTANA, E. M.; MENAHIM, M. A. A.. O Bibliotecário: Sua Atuação Utilizando as Tecnologias da Informação na Área Jurídica. 2002. Dissertação (Mestrado em Informação Estratégica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabella Santana Andrade

JAMBEIRO, OTHON; Katia de Carvalho; Paulo Balanco. Relação entre as Micro e Pequenas Empresas de Informação e a Inovação Tecnológica: o segmento de serviços de comunicação em Salvador. 2002. Dissertação (Mestrado em Informação Estratégica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Akutsu

JAMBEIRO, OTHON; PINHO, J. A. G.; HOPPEN, N.. Sociedade da Informação, Accountability e Democracia Delegativa: Investigação em Portais de Governo no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcia Pereira Fernandes de Barros

JAMBEIRO, OTHON. Inteligência Competitiva e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso da Copene. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Joviniano Soares de Carvalho Neto

JAMBEIRO, OTHON; SILVA FILHO, E. J.; GUIMARAES, A.. Anistia e Mídia na Bahia - A Experiência do CBA-BA, 1978/1979. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Calmon de Bittencourt Filho

JAMBEIRO, OTHON. A Economia da Informação e os Serviços Públicos Digitais na Internet. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luciana de Oliveira Farias

JAMBEIRO, OTHON. Transformação da Telebahia em Telemar: Caminhando para uma Nova Configuração Organizacional. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Mauricio Freire Soares

CANESSO, N.; FERREIRA, F.; SAMPAIO, A.; DOMINGUES, J.;JAMBEIRO BARBOSA, OTHON FERNANDO. A dimensão estratégica da comunicação para construção da marca lugar: os sentidos atribuidos à cidade de Salvador pelas administrações municipais no período pós-redemocratização (1986-2016). 2024. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela de Assis Silva

SOUZA, M. C. J.; BRANDAO, G. S.; SILVA, J. M. D.; BORGES, J.; JAMBEIRO, Othon;JAMBEIRO, OTHON. Pelo celular e pelas ruas de Salvador: participação política de jovens e a relação com as competências infocomunicacionais. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gleise da Silva Brandão

BORGES, J.; GOMES, H. F.;JAMBEIRO, OTHON; PERROTTI, E.; ALMEIDA JUNIOR, O. F.. O papel do mediador no século XXI: perfil e competências necessárias. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Natacha Stafanini Canesso

SOUZA, M. C. J.;JAMBEIRO, OTHON; MORAIS, K.; SYDENSTRICKER, I. R. D.; GALLO, S. N.. A animação seriada infantil e os condicionantes dos processos criativos dos gestores nas produtoras independentes brasileiras. 2020. Tese (Doutorado em Prog de Pós-Grad em Com. e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo Victor Purificação Melo

FERREIRA, G.; BOLANO, C.; CARIBE, P. A.; SANTOS, M. G.;JAMBEIRO, OTHON. Políticas de Comunicação na América Latina e Participação Social: as experiências da Argentina, Equador e Urugual. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Franklin Rene Castro Castellanos

LIMA, G. L. Q.; BORGES, J.; PINHO, J. A. G.;JAMBEIRO, OTHON; ALVES, F. M. M.. Politicas públicas nacionales para el desarrollo de internet y su relación con las competencias infocomunicacionais: comparativo entre Brasil e Colombia. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Francisca Mattos

MATTOS, M. T.;JAMBEIRO, OTHON; RIBEIRO, R.; SEVERINO, J. R.; JARDIM, J. M.. A lei e acesso à informação na Bahia: cidadania e eficácia social. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Kátia Santos de Morais

SILVA, J. M. D.; CANEDO, D. P.; SOUZA, M. C. J.; FERREIRA, F.;JAMBEIRO, OTHON. Produção independente, mercados de televisão e a política de fomento ao audiovisual no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata Cristina Bento Cerqueira

FERREIRA, F.; SOUZA, M. C. J.;JAMBEIRO, OTHON; ANEAS, T. G.; SANTOS, R. L. C.. Emissoras televisivas e a participação dos fans nas telenovelas: o caso de Malhação Sonhos, da Rede Globo. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosane Soares Santana

JAMBEIRO, OTHON; BRAGA, S. S.; DANTAS NETO, P. F.; SILVA FILHO, E. J.; BORGES, J.. Participação On-line e Off-line nas eleições presidenciais brasileiras de 2014. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo César Vialle Munhoz

JAMBEIRO, OTHON; SILVA JUNIOR, A.; ROSSONI, R.; FERREIRA, G.; Palacios, M.. Estabelendo fronteiras: tratamento e manipulação na prática profissional da fotografia documental jornalística. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliano Mendonça Domingues da Silva

JAMBEIRO, OTHON; ZAVERUCHA, J.; REZENDE, F. C.; ROCHA, E.; CARVALHO, J. M.. Frágil democracia e políticas de comunicação: processos regulatórios, diversidade e concentração na TV aberta no Brasil e na Argentina. 2015. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Alex Vieira dos Santos

BAIARDI, A.; NOVAES, A. B.; SILVA, J. L. P. B.; PRETTO, N. L.;JAMBEIRO, OTHON. Popularização das Ciências Através da História Oral: relatos sobre quatro ações na Bahia (1970-1999). 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Clarissa Maria de Azevedo Amaral

JAMBEIRO, OTHON; PINHO, J. A. G.; ALMEIDA, J.; FONTES, M. L. A.; ALMEIDA, G. W.. COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: estratégias governamentais de uso das tecnologias de informação e comunicação na Bahia (2007 ? 2012). 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Chalini Torquato Golçalves de Barros

JAMBEIRO, OTHON; FERREIRA, F.; SOUZA, M. C. J.; Mattos, S.; RODRIGUEZ, V. B. C.. Democratização da Comunicação: discussão teórico-conceitual e análise comparada de ambientes regulatórios para o setor de televisão nos países do Mercosul. 2014. Tese (Doutorado em Prog de Pós-Grad em Com. e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Doriedson Alves de Almeida

BONILLA, M. H.; SILVEIRA, S. A.; PRETTO, N. L.; TEIXEIRA, A. C.;JAMBEIRO, OTHON. Relações entre estado, sociedade e TIC: uma análise das tensões a partir do modelo proposto pelos pontos de cultura. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paula Karini Dias Ferreira Amorim

JAMBEIRO, OTHON; ALMEIDA, G. W.; GOMES, W. S.; PINHO, J. A. G.; MARQUES, F. P. J. A.. Democarcia e Internet: a transparência de gestão nos portais eletrônicos das capitais brasileiras. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ingrid Winkler

JAMBEIRO, OTHON; PINHO, J. A. G.; DINIZ, E. H.; REINHARD, N.; SANTOS, E. M.. A construção da participação digital e o papel da tecnologia: o caso da consulta pública Você no Parlamento, no município de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávia Goulart Mota Garcia Rosa

JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.; RIBEIRO, R.; BORTOLIERO, S.; OLIVEIRA, J. C. A.. Disseminação da produção científica da Universidade Federal da Bahia, através da implantação do seu Repositório Institucional. Uma política de acesso aberto.. 2011. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jussara Borges de Lima

ALMEIDA, G. W.;JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.; PINHO, A.; SILVA, L. J. O. L.. Participação política, internet e competências infocomunicacionai: estudo com organizações da sociedade civil de Salvador. 2011. Tese (Doutorado em Prog de Pós-Grad em Com. e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fabiano Maury Raupp

PINHO, J. A. G.;JAMBEIRO, OTHON; HEIDEMAN, F. G.; CUNHA, M. A. V. C.; SANTOS, E. M.. Construindo a accountability em câmaras municipais do Etado de Santa Catarina: uma investigação nos portais eletrônicos. 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: GONZALO PRUDKIN

JAMBEIRO, OTHON; GOMES, W. S.; Palacios, M.; ALVES, P. C.. Blogs futebolísticos no Brasil e na Argentina: a blogosfera como extensão do jornalismo e dos estádios. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jan Alyne Barbosa e Silva

FERREIRA, G.; PRETTO, N. L.; BARBOSA, S.; GOMES, W. S.;JAMBEIRO, OTHON. Agenda-Setting assente em bases de dados e algoritmos: bases conceituais e metolológicas para operacionalizar a percepção de importância de temas, predicados e agendas de usuários de sistemas e ambientes informativos da Web. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sivaldo Pereira da Silva

GOMES, W. S.;JAMBEIRO, OTHON; PINHO, J. A. G.; WEBER, M. H.; MENDES, D. V. R.. Estado, democracia e Internet: requesitos demoráticos e dimensões analíticas para a interface digital do Estado. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Inácio de Souza Fadigas

JAMBEIRO, OTHON. Produção e Difusão do Conhecimento em Educação Matemática sob a Perspectiva das Redes Sociais e Complexas. 2009. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carla Andrea Schwingel

JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.. Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo: a composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suzana Oliveira Barbosa

Palacios, M.; QUADROS, C.; MACHADO, E.; CARDOSO, C.;JAMBEIRO, OTHON. Jornalismo Digital em Base de Dados - um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Joviniano de Carvalho Neto

SILVA FILHO, E. J.; FERREIRA, G.; DANTAS NETO, P. F.; ESPINHEIRA, M. V.;JAMBEIRO, OTHON. A polêmica que a (pena de) morte perdeu. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Afonso da Silva Júnior

CARDOSO, C.; Palacios, M.; RIBEIRO, R.; FRANCISCATO, C.;JAMBEIRO, OTHON. Uma trajetória em redes: modelos e características operacionais das agências de notícias, das origens às redes digitais: com estudo de caso de três agências de notícias. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suzy dos Santos

JAMBEIRO, OTHON; A. Lemos; M. Ramos. Uma Convergência Divergente: a Centralidade da TV Aberta no Setor Audiovisual Brasileiro. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Tereza Navarro de Britto Matos

JAMBEIRO, OTHON. Memória Institucional e Gestão Universitária no Brasil: o Caso da Universidade Federal da Bahia. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Messias Guimarães Bandeira

JAMBEIRO, OTHON; A. Lemos; FERREIRA, G.; LIMA, P.; VAZ, P.. Construindo a Audioesfera: as Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Nova Arquitetura da Cadeia de Produção Musical. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Emiliano José da Silva Filho

JAMBEIRO, OTHON; GABRIELLI, J. S.; RUBIM, A. A.. A Constituição de 1988, as Reformas e o Jornalismo de Campanha. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonio Jorge F

JAMBEIRO, OTHON; SILVA FILHO, E. J.; WILDBERGER, G.; RUBIM, A. A.. S. de Almeida. O Papel e o Uso das Pesquisas de Opinião na Definição do Marketing Televisivo de FHC e Lula em 1994. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Valerio Cruz Brito

JAMBEIRO, OTHON. Capitalismo Contemporâneo, Mercado Brasileiro de Televisão por Assinatura e Expansão Transnacional. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas

JAMBEIRO, OTHON. A Regulação das Telecomunicações no Brasil. 2000. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gleise da Silva Brandão

BORGES, J.; GOMES, H. F.;JAMBEIRO, OTHON. Mediação da Informação e o Papel do Mediador no Século XXI: revisão conceitual e formação profissional. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela de Assis Silva

BORGES, J.; SOUZA, M. C. J.;JAMBEIRO, OTHON. Juventudes e política: Estudo sobre a relação entre competências comunicacionais e participação (on-line e off-line) de jovens de Salvador. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marize Torres Magalhães

FERREIRA, F.; SILVA, J. M. D.;JAMBEIRO, OTHON. Rede DOCTV Latinoamérica: uma abordagem sobre as articulações da rede de incentivo à produção documental audiovisual latino-americana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Franklin René Castellanos

JAMBEIRO, OTHON; BORGES, J.; BARREIRA, M. I. J. S.. Políticas públicas nacionales para el desarrolho de internet y su relación com las competencias infocomunicacionais: comparativo entre Brasil Y Colombia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo Victor Purificação de Melo

FERREIRA, F.; FERREIRA, G.;JAMBEIRO, OTHON. Políticas de comunicação na América Latina: a participação da sociedade em leis de comunicação da Argentina, Brasil, Equador, México e Uruguai. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosane Soares Santana

ALMEIDA, A. Jorge. F.; BRAGA, S. S.;JAMBEIRO, OTHON. Participação política on-line e off-line nas eleições presidenciais de 2014 em Salvador. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Kátia Santos de Morais

SIMIS, A.; CANEDO, D. P.;JAMBEIRO, OTHON. Produção independente, política de fomento e mercados de TV no Brasil: uma análise a partir de ações para produção e programação de conteúdos nacionais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabel Cristina Feitosa Villela

MENDES, D. V. R.; ALMEIDA, G. W.;JAMBEIRO, OTHON. Possibilidades da comunicação nas práticas democráticas de Conselhos Estaduais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alex Vieira dos Santos

JAMBEIRO, OTHON; BAIARDI, A.; RIBEIRO FILHO, A.. Popularização das Ciências na Bahia, através da História Oral: encontros e desencontros durante a segunda metade do século XX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Allysson Viana Martins

Palacios, M.;JAMBEIRO, OTHON; HOLANDA, A. F. C.; CARDOSO, L. C.. Guerras de memórias e o regime militar brasileiro (1964-1985): mapeando controvérsias nas produções fílmicas e jornalísticas de uma sociedade midiatizada. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Claudia Rozo Sandoval

BURNHAM, T. F.; AXT, M.; NASCIMENTO, W. F.; OLIVEIRA, E. D.;JAMBEIRO, OTHON. Entre decolonial e leituras outras das tecnologias: propondo diálogos mais horizontais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

JAMBEIRO, OTHON; WILDBERGER, G.; GALEFFI, D. A.; RANGEL, M. L.; BURNHAM, T. F.. Campanhas nacionais de saúde de doenças crônicas não transmissíveis e a aplicação de métodos alternativos de educação: um estudo comparativo da asma entre jovens da rede pública de ensino. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Lucia Lage Pereira

BURNHAM, T. F.; BANDEIRA, M. G.;JAMBEIRO, OTHON; FIALHO, F. A. P.; RIBEIRO, N. M.. A web como espaço multirreferencial de aprendizagem: construção do conhecimento em uma comunidade epistêmica organizada em ecologia de aprendizagem em torno da internet. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Cristina Muniz Décia

JAMBEIRO, OTHON; TENORIO, R. M.; DANTAS, L. M. V.; VERHINE, R. E.. (Auto)Avaliação institucional e o uso das informações no processo decisório das IES: uma análise comparativa. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Clarissa Maria de Azevedo Amaral

FONTES, M. L. A.; ALMEIDA, G. W.;JAMBEIRO, OTHON. Comunicação Pública e participação politica: estreatégias governamentais de uso das tecnologias de informação e comunicação na Bahia (2007-2012). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paula Karini Dias Ferreira Amorim

JAMBEIRO, OTHON; GOMES, W. S.; WILDBERGER, G.. Democracia e internet: a transparência da gestão nos portais eletrônicos das capitais brasileiras. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: GONZALO PRUDKIN

JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.; GOMES, W. S.. Blogs y Periodismo: entre la logica de la autonomia y la heteronomia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Debora Cristina Lopez

JAMBEIRO, OTHON; NATANSOHN, Graciela.; Palacios, M.. Convergência Multimidiática e radiojornalismo: uma reflexão sobre a influência da tecnologia da informação e da comunicação no jornalismo de rádio all news brasileiro. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Doriedson Alves de Almeida

BONILLA, M. H.;JAMBEIRO, OTHON; PRETTO, N. L.. Relações entre Estado, sociedade e TIC: uma análise a partir dos pontos de cultura. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jussara Borges de Lima

JAMBEIRO, OTHON; Palacios, M.; WILDBERGER, G.. Comunicação, digital literacy e participação política: inter-relações, reciprocidades e determinações. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: MESSILUCE DA ROCHA HANSEN

JAMBEIRO, OTHON; ALMEIDA, J.; GONZALEZ, M. V. E.. Estruturas e dinâmicas da esfera pública: um estudo sobre a formação racional da vontade polítuca no âmbito do Conselho de Comunicação Social. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: GONZALO PRUDKIN

JAMBEIRO, OTHON; GOMES, W. S.; Palacios, M.. Cuando el partido continua despues de los 90 minutos: un análisis sobre la construcción y el refuerzo de la identidad en los Hinchas argentinos y brasileiros de la blogosfera futbolística. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sivaldo Pereira da Silva

JAMBEIRO, OTHON; GOMES, W. S.; A. Lemos. Internet e participação civil no Brasil: estudo sobre desenho, natureza e uso das oportunidades digitais de participação no Brasil. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carla Michele Andrade Quaresma

JAMBEIRO, OTHON; ALMEIDA, J.; GOMES, W. S.. As Possíveis Relações entre Marketing Eleitoral e Partidos Políticos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sérgio Hage Fialho

JAMBEIRO, OTHON; TEIXEIRA, F.. Redes Interorganizacionais, Competitividade, Inovação e Aprendizagem em Arranjos Produtivos de Micro e Pequenas Empresas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Joviniano de Carvalho Neto

JAMBEIRO, OTHON; ALMEIDA, J.; FERREIRA, G.. Imprensa e Jornalismo: a Emersão do Modelo Liberal. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Afonso da Silva Júnior

JAMBEIRO, OTHON. A Relação das Interfaces Digitais no Jornalismo On-Line. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Valerio Cruz Brittos

JAMBEIRO, OTHON. Formação e Estruturação do Mercado Brasileiro de TV por Assinatura. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jovenilda Freitas dos Santos

COELHO, M. M.; OLIVEIRA, A. S.;JAMBEIRO, OTHON. Percepção do Cidadão sobre o Arquivo Público. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lorena Pereira Macambira

SILVA, R. R. G.;JAMBEIRO, OTHON; SILVA, S. F. R.. A validade jurídica dos documentos digitais: análise do sistema de acesso a documentos digitais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Bahia.

VIEIRA, J. L.; PINTO, J.; BRANCO, L. C.;JAMBEIRO, OTHON. O sentido e as imagens, moventes. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALVES, L. R. G.; SILVA, A. B.; VILELA, A. B. A.; BOAVENTURA, E. M.;JAMBEIRO, OTHON. Redes Sociais e Complexas. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON; GOMES, W. S.; Araújo, E. A.; CITELLI, A.; DIAS, E. W.. Fundamentos, Políticas, Processos e Tecnologias Informacionais.. 2012. Universidade Federal da Bahia.

COCCO, G.; TIGRE, P. B.; STUMPF, I. R. C.; ALBAGLI, S.;JAMBEIRO, OTHON. Economia Política da Comunicação e da Cultura. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DUMONT, L. M. M.; CARDOSO, A. M. P.;JAMBEIRO, OTHON. Concurso Professor Titular ECI/UFMG. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

NASCIMENTO, A. D.;JAMBEIRO, OTHON. Práticas Comunicacionais nas Organizações não Governamentais. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Concurso para Professor Assistente. 2002. Universidade Federal da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Concurso para Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de Docentes para o Departamento de Comunicação. 1996. Universidade Federal da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de Docentes para o Curso de Comunicação. 1990. Universidade do Estado da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de Docentes para o Curso de Comunicação. 1987. Universidade do Estado da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de Docentes para o Curso de Comunicação. 1986. Universidade do Estado da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de Docentes para o Curso de Comunicação. 1986. Universidade Federal da Paraíba.

SEGATTO, J. A.; RUBIM, A. A.;JAMBEIRO, OTHON; REGO, W. G. D. L.; RIDENTI, M.. Política Cultural - Rádio, Cinema e Televisão. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FERREIRA, S. M. S. P.;JAMBEIRO, OTHON. Geração e Uso da Informação. 2006. Universidade de São Paulo.

JAMBEIRO, OTHON. Concurso de Livre Docência para o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA. 1996. Universidade de São Paulo.

JAMBEIRO, OTHON. Curso de Comunicação. 1997. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Curso de Comunicação. 1986. Universidade Federal de Alagoas.

JAMBEIRO, OTHON. Curso de Comunicação. 1982. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de projetos para o Pibic/UFBA 2004/2005. 2004. Universidade Federal da Bahia.

JAMBEIRO, OTHON. Seleção de projetos do Pibic/UFBA. 2004. Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Helga Vieira de Sant'Anna

DO ORDINÁRIO AO EXTRAORDINÁRIO; IDENTIDADE, CONTEÚDO DE MARCA E O UNIVERSO SIMBÓLICO DA MELISSA; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Othon Jambeiro;

Ana Paula Santos Ribeiro

A competência informacional na era digital; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Nina Santos

DEMOCRACIA E SITES DE REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE O EMPODERAMENTO DO CIDADÃO; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Suzana de Andrade Ferreira

Comunicação estratégica na política: um estudo da campanha eleitoral na internet dos candidatos ao governo da Bahia em 2010; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

SUSANE SANTOS BARROS

As políticas de comunicação científica da UFBA e os movimentos de livre acesso à informação; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Othon Jambeiro;

Edna Miola

O exercício da democracia participativa na comunicação: estudo de caso do conselho deliberativo da Fundação Cultural Piratini; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Chalini Barros

Novo marco regulatório da comunicação e sua influência no mercado televisivo brasileiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Fausta Santana

Limitações à inclusão digital proposta pelo Fust; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Tenaflae da Silva Lordêlo

Análise das ferramentas Web utilizadas pela Comissão Permanente de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Graça Penha Nascimento Rossetto

TV por assinatura no Brasil: o que não deu certo?; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Othon Jambeiro;

Leandro Souza

O Fluxo Informacional nas Cidades Digitais Brasileiras; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Clarisse Amaral

Tratamento e disseminacao de informacao como instrumento de controle politico; 2005; Dissertação (Mestrado em Gestao do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Cassiano Ferreira Simoes

Convergência dos Meios, Publicidade e Regionalização da Rede Globo; 2004; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Fabio Ferreira

O Papel Estratégico da Anatel Enquanto Gestora das Telecomunicações no Brasil; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Antonio Albino Canelas Rubim

Sobre Industria Cultural; 1979; Dissertação - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Rodrigo Mauricio Freire Soares

O Estado Sedutor da Videoesfera: Narrativas da cidade de Salvador a partir da produção audiovisual institucional da Gestão Pública Municipal; 2019; Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Othon Jambeiro;

Kátia Santos de Morais

PRODUÇÃO INDEPENDENTE, MERCADOS DE TELEVISÃO E A POLÍTICA DE FOMENTO AO AUDIOVISUAL NO BRASIL; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Daniela de Assis Silva

Juventudes e Política: Estudo sobre a relação entre competências comunicacionais e participação (on-line e off-line) de jovens de Salvado; 2018; Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Rosane Soares Santana

Comunicação política e participação política eleitoral: a influência do grau de escolaridade, renda e deixa etária dos eleitores de Salvador no uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), para interação com os candidatos aas eleições proporcionais em 2014; 2018; Tese (Doutorado em Prog de Pós-Grad em Com; e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Paula Karini Dias Ferreira Amorim

Democracia, Internet e C idades: a transparência de gestão nos portais das capitais brasileiras; 2012; Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Chalini Torquato Gonçalves de Barros

Conferência Nacional de Comunicação e o cenário de discussões sobre políticas de comunicação no Brasil: análise e perspectivas; 2010; Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Othon Jambeiro;

Clarissa Maria de Azevedo Amaral

Comunicação pública e particpação política: Estratégias governamentais de uso das tecnologias de informação e comunicação na Bahia (2007 - 2010); 2010; Tese (Doutorado em Prog de Pós-Grad em Com; e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Jussara Borges

Comunicação, digital literacy e participação social: interrelações, reciprocidades e determinações; 2008; Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Debora Lopez

A era digital, a velocidade e a reconfiguração do jornalismo radiofônico: perspectivas e alternativas; 2007; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Joviniano de Carvalho Neto

A Polêmica que a (Pena de) Morte Perdeu; 2007; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Othon Jambeiro;

Suzy dos Santos

As Comunicações e a Economia Política; 2004; Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Jorge Almeida

Marketing Político Eleitoral e Contra-Hegemonia: Uma Conceituação a Partir do Estudo das Campanhas Presidenciais de 94 e 98; 2001; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Rosane Soares Santana

2018; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Othon Jambeiro;

Juliano Domingues da Silva

2017; Universidade Católica de Pernambuco, ; Othon Jambeiro;

SUSANE SANTOS BARROS

Produção e Comercialização do Livro na Sociedade da Informação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Othon Jambeiro;

Giulia Silva de Freitas

Políticas de Fomento à Produção Independente do Audiovisual no Brasil: continuidades e mudanças; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Oeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Lorena Pereira Macambira

Urbes Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicação; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Rosivane Lima de Sena

Infra-estrutura de informação e comunicações: análise das leis orgânicas e planos diretores de desenvolvimento urbano em cidades de porte médio do Estado da bahia; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Priscila Rabelo

Urbes Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações: análise dos planos diretores de desenvolvimento de cidades da região Nordeste do Brasil; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Marcelo Reis da Paixão

Infra-estrutura de informação e comunicações: análise dos planos diretores de cidades do Estado da Bahia; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Rosane Vieira Sobreira

Unidades e serviços de disseminação e acesso à informação pública da Prefeitura Municipal de Salvador; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Ana Paula Santos Ribeiro

Políticas Municipais de Informação e Comunicações; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Fernanda de Jesus Cerqueira

Avaliação de Políticas de Informação e Comunicações nas Capitais Brasileiras; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Eduardo Mota Garcia rosa

O Digital e o Virtual no Rádio Baiano; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Stella Moreira Dourado

O digital e o virtual nas emissoras de rádio de Salvador; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Cinthia Gabrielli Gil

Avaliação de políticas de informação e comunicações nas capitais brasileiras; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Ricardo Sodré Andrade

Estudo dos Portais do Governo Municipal de Salvador como Provedores de Informação; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Ricardo Sodré Andrade

Infra-estruturas brasileiras de informação e comuncação; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Mirilina Oliveira

Estudo dos Portais do Governo no Municipal de Salvador como provedores de informações (Prefeitura e Câmara de Vereadores); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Joao Tiago Jesus Santos

Sociedade da Informacao e Industria de Software em Salvador; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Othon Jambeiro;

Sara Torres

Fluxos sociais de informacao e telefonia movel; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Eliane Costa da Silva

Evolução Conceitual da Regulamentação da TV no Brasil; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Andrea Ribeiro da Silva

Infra-estruturas Brasileiras de Informação e Comunicação; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Eliane Costa

Infra-estruturas brasileiras de informação e comunicação; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Flávia Ferreira

Infra-estruturas Brasileiras de Informacao e Comunicacao; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Susane Barros

Infra-estruturas Brasileiras de Informacao e Comunicacao; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Lucyana Nascimento

Infra-estruturas Brasileiras de Informação e Comunicação; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Sandro Augusto Ferreira

Evolução Conceitual da Regulação da TV no Brasil; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Fabiano Brito

Evolução Conceitual da Regulação da TV no Brasil; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Andréa Ribeiro

Infra-estruturas brasileiras de informação e comunicação; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Amanda Mota

Evolução Conceitual da Regulamentação da TV no Brasil; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Juliana braga

A Televisão nos Países do Mercosul - O Caso da Regulamentação da TV a Cabo; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Marcos Golçalves

A Televisão nos Países dos Mercosul: o Caso da Regulamentação da TV a Cabo; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Sued Passos Silva

A Televisão nos Países do Mercosul: o Caso da Regulamentação da TV a Cabo; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Cristiana Serra

O Mercosul e a Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Gabriela Diniz da Silva

O Mercosul e a Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Maria Almiraci Silva

O Mercosul e a Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Ana Paula Sena

Práticas Culturais e Política de Cultura no Nível Municipal; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Arabela de Souza Castro

Práticas Culturais e Politica de Cultura no Nível Municipal; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Patrícia Ramos França

Práticas Culturais e Política de Cultura no Nível Municipal - o Caso de Salvador; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Othon Jambeiro;

Produções bibliográficas

  • MORAIS, KÁTIA ; STEFANINI CANESSO, NATACHA ; BEZERRA, CLÁUDIO ; JAMBEIRO, OTHON ; DA SILVA, JULIANO MENDONÇA DOMINGUES ; MELO, ULISSES . The Bolsonaro effect on audiovisual promotion policy in Brazil. International Journal of Cultural Policy , v. 01, p. 1-16, 2025.

  • DOMINGUES, JULIANO ; JAMBEIRO, OTHON ; MELO, ULISSES ; MORAIS, KÁTIA ; CANESSO, NATACHA STEFANINI ; BEZERRA, CLÁUDIO . Asphyxiation and instability in Brazilian audio-visual policy under Bolsonaro?s rule. Global Media and Communication (Print) , v. 1, p. 1-21, 2025.

  • JAMBEIRO BARBOSA, OTHON FERNANDO ; DE MORAIS, KÁTIA SANTOS ; CANESSO, NATACHA STEFANINI ; DOMINGUES DA SILVA, JULIANO MENDONÇA ; EVANGELISTA, MILENA SILVINO . Audiovisual production in Brazil: Will its public support survive the new political scenario?. MEDIA CULTURE & SOCIETY , v. 45, p. 016344372311683-1274, 2023.

  • DOMINGUES, J. ; MORAIS, K. ; CANESSO, N. ; JAMBEIRO, Othon ; JAMBEIRO, OTHON . GÊNESE, CONTINUIDADE E MUDANÇA EM POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO: uma proposta metodológica neoinstitucional. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE) , v. 25, p. 21-37, 2022.

  • MORAIS, K. ; JAMBEIRO, OTHON . Por uma economia política do audiovisual no capitalismo global. Eptic On-Line (UFS) , v. 22, p. 185-204, 2020.

  • MORAIS, K. ; FERREIRA, F. ; JAMBEIRO, OTHON . Fomento à Indústria Audiovisual no Brasil: a visão dos produtores independentes. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE) , v. 14, p. 8-24, 2019.

  • JAMBEIRO, OTHON ; OLIVEIRA, M. ; MATA, V. . Ferramentas de participação e transparência em websites de prefeituras brasileiras. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE) , v. 19, p. 123-143, 2018.

  • FERREIRA, F. ; MORAIS, K. ; JAMBEIRO, OTHON . O audiovisual no campo da economia política da comunicação: abordagens, métodos e notas para uma agenda de pesquisa. REVISTA EXTRAPRENSA , v. 10, p. 4-23, 2017.

  • FERREIRA, F. ; JAMBEIRO, OTHON . Fomentando as Indústrias Criativas: uma Análise das Políticas Federais para o Audiovisual no Brasil. Extraprensa (USP) , v. 9, p. 90-100, 2014.

  • FERREIRA, F. ; JAMBEIRO, OTHON . Indústrias Criativas. Um novo catalisador conceitual para a regulação da mídia?. Eptic (UFS) , v. 17, p. 168-182, 2014.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . Información, Participación Cívica y Control de la Gestión Pública: Análisis de los Websites de las Capitales Brasileñas. Diálogos de la Comunicación (En línea) , v. 86, p. 1-32, 2013.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . Informação, Participação Cívica e Controle da Gestão Pública: Análise dos Websites das Capitais Brasileiras. Eptic (UFS) , v. XIV, p. 1-28, 2012.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . Participação política de organizações da sociedade civil de Salvador. Verso e Reverso (Unisinos. Online) , v. 26, p. 2-14, 2012.

  • JAMBEIRO, OTHON ; ROSA, F. G. ; BARROS, S. ; MEIRELES, R. . COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA. Perspectivas em Gestao & Conhecimiento , v. 2, p. 143-155, 2012.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . Compreendendo as indústrias criativas de mídia: contribuição da economia política da comunicação. Revista Comunicação Midiática (Online) , v. VII, p. 178-194, 2012.

  • JAMBEIRO, OTHON . Democracia digital e e-Gov: por relações transparentes entre Estado e Sociedade. MídiaCom Democracia , v. 01, p. 12-13, 2011.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; BARROS, C. . A Convergência como condicionante da Regulação das Comunicações. Revista Compolitica , v. I, p. 45-66, 2011.

  • BARROS, S. ; JAMBEIRO, OTHON . POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Perspectivas em Gestao & Conhecimiento , v. 1, p. 125-149, 2011.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . Comunicações como Serviço Público no Brasil: Configuração Contemporânea. Revista Brasileira de Políticas de Comunicação , v. 01, p. 01-19, 2011.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. . Internet, Participação Política e Organizações da Sociedade Civil. Eco (UFRJ) , v. 13, p. 124-145, 2010.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . E-Governo, Participação e Transparência de Gestão.. Eptic (UFS) , v. XII, p. 200-222, 2010.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; Rabelo, Priscila . TICs e gestão pública em planos diretores de cidades brasileiras. Eptic On-Line (UFS) , v. XI, p. 14, 2009.

  • JAMBEIRO, OTHON . Cidades, tecnologias de informação e comunicações e planejamento urbano. Bahia Análise & Dados , v. 19, p. 643-653, 2009.

  • JAMBEIRO, OTHON . A regulação da TV no Brasil: 75 anos depois, o que temos?. Estudos de Sociologia (São Paulo) , v. 13, p. 85-104, 2008.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BRITTOS, V. ; SIMIS, A. . O capitalismo internacional e as novas configurações da regulamentação da informação e da comunicação. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación , v. IV, p. 42-59, 2008.

  • JAMBEIRO, OTHON ; ANDRADE, R. S. ; SOBREIRA, R. ; Rabelo, Priscila . Políticas de Informação e Comunicação, Participação Social e Controle da Gestão Pública, em Web Sites Municipais. Verso e Reverso (São Leopoldo) , v. XXII, p. 9, 2008.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BARROS, S. ; SOBREIRA, R. ; LIMA, R. ; Rabelo, Priscila . Cidades, Cidadania e Tecnologias Avançadas de Informação e Comunicações. Eptic On-Line (UFS) , v. 10, p. 16, 2008.

  • JAMBEIRO, OTHON . Estado, cidades e políticas de comunicação. Eco (UFRJ) , v. 11, p. 97-118, 2008.

  • FERREIRA, F. ; SANTOS, J. ; NASCIMENTO, L. ; ANDRADE, R. S. ; BARROS, S. ; BORGES, J. ; SILVA, H. P. ; JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; LETALIEN, B. . Information Professionals in Brazil: core competencies and professional development. Information Research , v. 12, p. 299, 2007.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . Produção e comercialização do livro na sociedade da informação: o caso de Salvador. Eptic On-Line (UFS) , v. IX, p. 10, 2007.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; SOBREIRA, R. . Políticas e gestão da informação pública: o caso da Prefeitura de Salvador. Informação & Sociedade. Estudos , v. 17, p. 128-139, 2007.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; SANTOS, J. T. J. . Infra-estrutura da Sociedade da Informação: a Indústria de Software em Salvador-BA. Datagramazero (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 7, n.1, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOUZA, L. ; BORGES, J. ; TORRES, S. . Cidades Digitais, Telefonia Móvel e Interação Social na Sociedade Brasileira. Razón y Palabra, México, v. 49, n.Especial, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; ANDRADE, R. S. . Digitalizando a Memória de Salvador: Nossos Passado e Presente Têm Futuro?. Perspectivas em Ciência da Informação , v. 11, p. 243-254, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON . Pressupostos básicos paa a construção de políticas de comunicação na América Latina. Verso e Reverso (São Leopoldo) , v. XX, p. 3, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; TORRES, S. . Serviços de Informação e Comunicações Via Telefone Celular: Qualificação da Oferta e Indicações de Consumo por Adolescentes, em Salvador. Eptic On-Line (UFS) , v. VIII, p. 7-26, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . Políticas Públicas Para o Livro e a Leitura e Sua Influência na Indústria Editorial de Salvador. Liinc em Revista , v. 2, p. 178-191, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; ANDRADE, R. S. . Acessibilidade, navegabilidade e conteúdos em portais e websites de governo eletrônico em capitais brasileiras. Comunicação & Informação (UFG) , v. 9, p. 200-213, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. ; BORGES, J. ; BRANDAO, M. A. . Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação (Online) , v. 34, n.01, p. 28-36, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. . A Informação e suas Profissões: a Sobrevivência ao Alcance de Todos. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n.4, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON . De Volta para o Futuro: os Caminhos Tortuosos da TV Digital. Eptic - Revista de Economia Política de las Tecnologias de la Información y Comunicación, Porto Alegre, RS, v. VI, n.03, p. 184-188, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. . Políticas de Informação: Digitalizando a Inclusão Social. Estudos de Sociologia (São Paulo) , Araraquara, v. Ano 9, n.17, p. 147-169, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON ; MOTA, A. ; RIBEIRO, A. ; COSTA, E. ; BRITO, F. ; SANTOS, S. DOS . Estratégias de Controle da Mídia: o Caso da Radiodifusão no Estado Novo (1937-1942). Eptic On Line, v. V, n.3, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON ; RIBEIRO, A. ; COSTA, E. ; BRITO, F. . O Estado Novo, o Rádio e seus Órgãos Reguladores. Contemporânea (Salvador) , Salvador, BA, v. I, n.01, p. 207-224, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . O Brasil na Sociedade da Informação: Estado Regulador e Telecomunicações. Conexão (Caxias do Sul) , Caxias do Sul, RS/EDUCS, v. 2, n.4, p. 103-117, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON ; RIBEIRO, A. ; BRITO, F. ; FERREIRA, Sandro. A. ; SANTOS, S. DOS . A Regulação da Radiodifusão nas Constituições Brasileiras do Século XX. Verso & Reverso, Unisinos/Rio Grande do Sul, v. Ano XV, n.35, p. 109-126, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON . Obrigações Educativas e Culturais da TV, no Brasil. Revista Eletronica Internacional de Economia de las Tecnologias de la Información y de la Comunicacion, v. III, n.2, p. 79-90, 2001.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SANTOS, Suzy. ; RIBEIRO, Andréa. ; FERREIRA, Sandro. A. . Regulação da Radiodifusão: a Concessão de Frequencias no Governo Provisório de Vargas (1930-1934). Revista Eletrônica Internacional de Economia de las Tecnologias de la Informacion y de la Comunicacion, v. II, n.3, p. 97-113, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON ; NATANSOHN, Graciela. ; SERRA, Cristiana. ; BARRETO, Joseline. ; SILVA, Gabriela. D. ; SILVA, Maria. A. ; FEDERICO, Sofia. . A Regulamentacao da Radiodifusao Na Argentina e No Brasil: Contexto Atual, Percurso Historico e Legislacao Comparada. OLHAR MIDIATICO, v. 1, n.1, p. 63-78, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON . Gestão e Tratamento da Informação na Sociedade Tecnológica. São Paulo em Perspectiva , São Paulo, v. 12, n.4, p. 03-10, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentacao da Tv Em Tempos de Convergencia Tecnologica, Politica e Economica. TENDENCIAS XXI, Lisboa., v. 1, n.2, p. 146-157, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Gabriela. D. . O Nacionalismo no Mercosul: uma análise da Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Cadernos de Comunicação, Aracaju-SE, n.4, p. 93-103, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BARRETO, Joseline. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Gabriela. D. . A Tv No Brasil e A Regulamentacao de Suas Finalidades Educativas e Culturais. REVISTA DA FAEBA, v. 5, n.6, p. 57-73, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentacao da Tv Na Constituicao Brasileira: Uma Reavaliacao. Textos de Cultura e Comunicacao (UFBA) , v. I, n.36, p. 67-95, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . Raizes Historicas da Regulamentacao da Tv No Brasil. Textos de Cultura e Comunicação , n.35, p. 74-98, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . Sobre A Lei da Tv A Cabo: Uma Avaliacao Critica Inicial. TEXTOS DE CULTURA E COMUNICACAO, n.34, p. 55-76, 1995.

  • JAMBEIRO, OTHON . Notas Sobre Cultura Y Comunicacion En El Brasil Contemporaneo. Dia-Logos de la Comunicación, n.38, p. 0-0, 1994.

  • JAMBEIRO, OTHON . Tendências Contemporâneas da Televisao. TEXTOS DE CULTURA E COMUNICACAO, Salvador, n.30, p. 121-135, 1993.

  • JAMBEIRO, OTHON . Notas sobre cultura y comunicación en el Brasil Contemporáneo. ESTUDIOS SOBRE LAS CULTURAS CONTEMPORÁNEAS , v. IV, p. 73-82, 1992.

  • JAMBEIRO, OTHON . Anotacoes Sobre Comunicaçãoo e Cultura No Brasil Contemporâneo. TEXTOS DE CULTURA E COMUNICACAO, Salvador, n.26, p. 38-44, 1991.

  • JAMBEIRO, OTHON . Anotacoes Sobre Comunicacao e Cultura No Brasil Contemporaneo. COMUNICACAO E POLITICA, São Paulo, n.11, p. 95-102, 1990.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Publicidade Oficial e A Democratizacao da Comunicacao. Textos de Cultura e Comunicação , SALVADOR, BA, n.10, p. 0-0, 1986.

  • JAMBEIRO, OTHON . Democratizar A Comunicacao. Textos de Cultura e Comunicação , SALVADOR, BA, n.10, p. 0-0, 1986.

  • JAMBEIRO, OTHON . Sociedade, Participacao e Avaliacao da Universidade. INTERCOM - Revista Brasileira de Comunicação, SAO PAULO, SP, n.52, p. 0-0, 1985.

  • JAMBEIRO, OTHON . Democratizar A Comunicacao. Geraes Ufmg Abepec, BELO HORIZONTE, n.43, p. 0-0, 1985.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Formacao do Jornalista Diante do Novo Curriculo. Boletim Intercom, SAO PAULO, n.48, p. 0-0, 1984.

  • JAMBEIRO, OTHON . Formacao Profissional do Jornalista. Universitas, SALVADOR, BA, n.32, p. 0-0, 1983.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Comunicacao Com As Elites Rurais. UNIVERSITAS, n.22, p. 0-0, 1978.

  • JAMBEIRO, OTHON . Personalidade Basica e Cultura de Massa. UNIVERSITAS, n.18, p. 0-0, 1977.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Pesquisa Em Comunicacao No Brasil. Situacao Atual. REVISTA DA ABEPEC, n.3, p. 0-0, 1977.

  • JAMBEIRO, OTHON . Personalidade Basica e Cultura de Massa. REVISTA DA ABEPEC, v. 1, n.1, p. 0-0, 1975.

  • JAMBEIRO, OTHON . Cancao Popular e Industria do Disco. UNIVERSITAS, Salvador, n.15/16, p. 0-0, 1973.

  • JAMBEIRO, OTHON ; OLIVEIRA, M. ; MATA, V. ; RAMOS, R. . Poder Local e Transparência. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2020. v. 1. 192p .

  • JAMBEIRO, OTHON ; OLIVEIRA, M. ; MATA, V. . Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão dos Municípios Brasileiros. 1. ed. Salvador: Edufba, 2018. v. 1. 162p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) ; Palacios, M. (Org.) . Brazilian Perspectives in Digital Environments: communications policies, e-government and digital journalism. Salvador: Edufba, 2010. 187p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) ; SILVA, H. P. (Org.) ; BORGES, J. (Org.) . Cidades Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações. 1. ed. Salvador: Editora da UFBA, 2007. v. 1. 396p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) ; BRITTOS, V. (Org.) ; BENEVENUTO JR, A. (Org.) . Comunicação - Hegemonia e Contra-Hegemonia. Salvador: Edufba, 2005. 172p .

  • JAMBEIRO, OTHON ; MOTA, A. ; AMARAL, C. ; SANTOS, Suzy. ; FERREIRA, Sandro. A. ; SIMOES, C. ; BRITO, F. ; RIBEIRO, Andréa. ; COSTA, E. . Tempos de Vargas - O Rádio e o Controle da Informação. Salvador: Edufba, 2004. v. 01. 194p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) ; BOLANO, C. (Org.) ; BRITTOS, V. (Org.) . Comunicação, Informação e Cultura - Dinâmicas Globais e Estruturas de Poder. Salvador: Edufba, 2004. v. 01. 195p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) . Informação e Comunicação - O Local e o Global em Austin e Salvador. Salvador: Edufba, 2004. 357p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) ; LUBISCO, Nídia M. L. (Org.) ; Henriette Ferreira Gomes (Org.) . Informação, contextos e desafios. Salvador: Edufba, 2003. v. 01. 218p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) ; SILVA, H. P. (Org.) . Socializando Informações, Reduzindo Distâncias. Salvador: Edufba, 2003. v. 01. 203p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) . Internet e Educação a Distância. Salvador: Edufba, 2002. 387p .

  • JAMBEIRO, OTHON . A TV no Brasil do Século XX. Salvador: Edufba, 2001. v. 1. 206p .

  • JAMBEIRO, OTHON . Regulando a TV - um estudo comparativo no Mercosul. 1. ed. Salvador: Edufba, 2000. 228p .

  • JAMBEIRO, OTHON (Org.) . Imprensa, Ciência e Sociedade. Salvador: Finep/CNPq/Comcitec/UFBA, 1987.

  • JAMBEIRO, OTHON . Cancao de Massa - As Condicoes da Producao. SAO PAULO: PIONEIRA, 1975. 155p .

  • JAMBEIRO, OTHON ; MORAIS, K. ; BEZERRA, C. ; DOMINGUES, J. ; CANESSO, N. ; MELO, U. . A POLÍTICA DE FOMENTO AO AUDIOVISUAL BRASILEIRO SOB DESMONTE: AÇÕES E REAÇÕES (2019-2022). In: Cicilia M Krohling Peruzzo; Rigliana Portugal; Carlos Guevara. (Org.). Comunicação e poder político : perspectivas em debate. s/ned.São Paulo: Ed. dos Autores, 2024, v. , p. 01-1128.

  • JAMBEIRO, OTHON . Canção de Massa. In: César Bolaño. (Org.). Economia Politica de la Comunicación y la Cultura en America Latina. 1ed.Buenos Aires: Clacso, 2022, v. 1, p. 659-678.

  • JAMBEIRO, OTHON . Nomic: uma utopia improvável. In: Nair Prata; Sonia Caldas Pessoa; Ivanize Hilbig de Andrade. (Org.). Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?. 01ed.São Paulo: Intercom, 2021, v. 01, p. 32-47.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; MORAIS, K. ; CANESSO, N. . Media and Creative Industries: Legislation and TV Content Production in Brazil. In: Ana Stela de Almeida Cunha; Miguel de Barros; Rosana Martins. (Org.). Hispano- Lusophone? Community Media: Identity, Cultural Politics and Difference. 1ed.Barcelona: InCom-UAB Publications, 2018, v. 1, p. 45-59.

  • CANESSO, N. ; MORAIS, K. ; JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . O Prodav e a produção audiovisual infantil e infantojuvenil no Brasil. In: Madalena Oliveira; Silvino Lopes Évora. (Org.). Livro de Atas do XII Congresso da Lusocom - cibercultura, regulação mediática e cooperação. 1ed.Braga, Portugal: CECS, 2018, v. 1, p. 409-421.

  • JAMBEIRO, OTHON . Condicionantes da Mídia na América Latina. In: Ferreira, G.M.; Peruzzo, C.M.K.. (Org.). Comunicação na América Latina: da metapesquisa aos estudos midiáticos. 1ed.São Paulo: Editora Intercom, 2018, v. 1, p. 315-336.

  • JAMBEIRO, OTHON . Democracia, cidadania e tecnologias de comunicação e informação. In: Carlo José Napolitano; Maximiliano Martin Vicente; Murilo César Soares. (Org.). Comunicação e cidadania política. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2017, v. 01, p. 15-32.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . Evolução do Uso da Internet na Participação Política de Organizações da Sociedade Civil. In: José Antonio Gomes de Pinho. (Org.). Artefatos digitais para mobilização da Sociedade Civil - perspectivas para avanço da democracia. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 73-97.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; MORAIS, K. . Perspectivas e desafios da regulação da TV pública no Brasil. In: Ivan Moraes Filho & Juliano Domingues. (Org.). Sobre a mídia que queremos - comunicação pública, direitos humanos e Democracia. 1ed.Olinda (PE): Centro de Cultura Luis Freire, 2016, v. 1, p. 167-187.

  • FERREIRA, F. ; JAMBEIRO, OTHON ; MORAIS, K. . Indústrias Criativas e Audiovisual: explorando possibilidades. In: Judith Mariscal. (Org.). Proceedings of the 9th CPRLatam Conference. 000ed.Cancun, México: CPRLatam, 2015, v. , p. 294-297.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BRITTOS, V. ; SIMIS, A. . Information and global communication: understanding the 21st century. In: Cesar Bolaño; Guillermo Mastrini; Francisco Sierra. (Org.). Political economy, communication and knowledge. New York: Hampton Press, Inc., 2012, v. , p. 249-270.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . A internet na participação política de organizações da sociedade civil. In: Pinho, J.A.G. de. (Org.). Estado, sociedade e interações digitais: expectativas democráticas. 1ed.Salvador: Edufba, 2012, v. 1, p. 41-62.

  • JAMBEIRO, OTHON . The reconfiguration of the regulatory environment of communications in Brazil. In: Jambeiro, Othon; Palácios, Marcos. (Org.). Brazilian Perspectives in Digital Environments: communications policies, e-government and digital journalism. Salvador: Edufba, 2010, v. , p. 13-34.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SERRA, S. . Municipal telecommunications policies and strategies: the case of Salvador. In: Jambeiro, Othon; Palácios, Marcos. (Org.). Brazilian perspectives in digital environments: communication policies, e-government and digital journalism. Salvador: Edufba, 2010, v. , p. 35-56.

  • JAMBEIRO, OTHON . A comunicação na Constituição de 1988. In: Goulart, Jefferson O.. (Org.). As múltiplas faces da Constituição Cidadã. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2009, v. , p. 133-154.

  • JAMBEIRO, OTHON . Os pilares estruturais das comunicações contemporâneas. In: Trivinho, E.; Cazeloto, E.. (Org.). A Cibercultura e seu Espelho: campo de conhecimento emergente e nova vicência humana na era da imersão interativa. São Paulo: Abciber - Instituto Itaú Cultural, 2009, v. 01, p. 3-10.

  • GUEDES-BAILEY, O. ; JAMBEIRO, OTHON . The Media in Brazil: an Historical Overview of Brazilian Broadcasting Politics. In: Jairo Lugo-Ocando. (Org.). The Media in Latin America. Berkshire, England: Open University Press, 2008, v. , p. 46-60.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. . Inclusão Digital, Acertos e Desacertos: Análise de Programas e Práticas em Salvador, BA. In: Marta Pinheiro Aun. (Org.). Observatório da Inclusão Digital. Belo Horizonte: Gráfica Orion, 2007, v. , p. 197-257.

  • JAMBEIRO, OTHON . Cidades e Tecnologias de Informação e Comunicações: Comparando as Políticas de Salvador e São Paulo. In: Othon Jambeiro; Helena Pereira da Silva; Jussara Borges. (Org.). Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. Salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 15-50.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BARROS, S. ; RIBEIRO, A. P. ; GIL, C. G. ; SENA, R. ; PAIXAO, M. R. . Dilemas urbanos: municipalidades e políticas de informação e comunicações. In: othon Jambeiro; Helena Pereira da Silva; Jussara Borges. (Org.). Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 51-82.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; ANDRADE, R. S. . Acessibilidade, navegabilidade e conteúdos em portais e websites de e-Gov: comparando Salvador e outras capitais brasileiras. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 83-102.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; SOBREIRA, R. . Políticas e gestão da informação pública: o caso da prefeitura de Salvador. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 103-120.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. ; FERREIRA, F. ; SIMOES, C. ; BARROS, S. ; FERREIRA, F. ; NASCIMENTO, L. ; ANDRADE, R. S. . Digitalizando a inclusão social: o caso do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 191-218.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . Produção e comercialização do livro na Sociedade da Informação: o caso de Salvador. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 261-290.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; TORRES, S. . Serviços de informação comunicação via telefone celular: qualificação da oferta e indicações de consumo por adolescentes. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 291-312.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; FERREIRA, F. . A configuração da indústria fonográfica de Salvador e sua inserção no mercado nacional. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 313-328.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; SANTOS, J. T. J. . A indústria de software em Salvador/BA. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 329-350.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; ANDRADE, R. S. . Digitalizando nossa memória: o presente e o passado têm futuro?. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 351-368.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BARROS, S. ; DOURADO, S. ; ROSS, E. . O digital e o virtual nas emissoras de rádio de Salvador. In: othon jambeiro; helena pereira da silva; jussara borges. (Org.). cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. 1ed.salvador: Editora da UFBA, 2007, v. 1, p. 369-394.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Re-Configuração do Ambiente Regulador das Comunicações na Sociedade da Informação. In: Murilo César Ramos; Suzy dos Santos. (Org.). Políticas de Comunicação - Buscas Teóricas e Práticas. São Paulo: Paulus, 2007, v. , p. 99-125.

  • JAMBEIRO, OTHON . Condicionantes para uma Política de Inclusão Digital no Brasil. In: Jambeiro, Othon; Brittos, Valério; Benevenuto Jr, Alvaro. (Org.). Comunicação - Hegemonia e Contra-Hegemonia. Salvador: Edufba, 2005, v. , p. 49-66.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. ; BARRETO, A. M. . Bibliotecas Digitais: um novo conceito, uma nova cultura, um novo profissional. In: Marcondes, C.; Kuramoto, H.; Toutain, L.; Sayão, Luís. (Org.). Bibliotecas Digitais - Saberes e Práticas. Salvador: EDUFBA, 2005, v. , p. 263-289.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SIMIS, A. ; BRITTOS, V. . Información e Comunicaciones Globales: para comprender el siglo XXI. In: César Bolaño; Guillermo Mastrini; Francisco Sierra (Eds.). (Org.). Economía Política, Comunicación y Conocimiento. Buenos Aires: La Crujia, 2005, v. , p. 371-396.

  • JAMBEIRO, OTHON . O Brasil na Sociedade da Informação: Bases para um Esquema de Análise. In: Othon Jambeiro; Cesar Bolano; Valério Brittos. (Org.). Comunicação, Informação e Cultura - Dinâmicas Globais e Estruturas de Poder. Salvador: Edufba, 2004, v. , p. 67-83.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . Telecomunicações e Sociedade da Informação no Brasil: a Anatel e seu Desempenho. In: Othon Jambeiro; Joseph Straubhaar. (Org.). Informação e Comunicação - o Local e o Global em Austin e Salvador. Salvador: Edufba, 2004, v. , p. 19-41.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SERRA, S. . Infra-estrutura e Serviços de Informação e Comunicações: uma Abordagem dos Provedores de Acesso e Conteúdo em Salvador, Bahia. In: Othon Jambeiro; Joseph Straubhaar. (Org.). Informação e Comunicação - o Local e o Global em Austin e Salvador. Salvador: Edufba, 2004, v. , p. 131-154.

  • JAMBEIRO, OTHON . Informatas ou Infogestores? nova ordem mundial, novas tecnologias e novos profissionais da informação. In: Othon Jambeiro; Henriete Ferreira Gomes; Nidia Maria Lubisco. (Org.). Informação, contextos e desafios. Salvador: Edufba, 2003, v. , p. 173-183.

  • JAMBEIRO, OTHON . Reflexões sobre políticas e estratégias sociais de informação, cultura e comunicação, em tempos digitais. In: Cecilia Maria Peruzzo; Fernando Ferreira de Almeida. (Org.). Comunicação para a Cidadania. São Paulo: Intercom, 2003, v. , p. 219-234.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . Sociedade da Informação: Múltiplas Vozes, uma só Estrutura. In: Othon Jambeiro; Helena Pereira da Silva. (Org.). Socializando Informações, Reduzindo Distâncias. Salvador: Edufba, 2003, v. , p. 179-203.

  • JAMBEIRO, OTHON . Breve Análise da Regulamentação da TV a Cabo no Mercosul. In: Gustavo Cimadevilla. (Org.). Comunicacion, Tecnologia y Desarrollo. Rio Cuarto, Argentina: Universidad Nacional de Rio Cuarto, 2002, v. , p. 107-118.

  • JAMBEIRO, OTHON . Estado e Regulação da Informação e das Comunicações no Mundo Globalizado. In: Valerio Brittos. (Org.). Comunicação, Informação e Espaço Público: Exclusão no Mundo Globalizado. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2002, v. , p. 109-142.

  • JAMBEIRO, OTHON . UFBANET: Tecnologias da Informação a Serviço de Novo Caminho para o Ensino. In: Othon Jambeiro; Fernando Ramos. (Org.). Internet e Educação a Distância. Salvador: Edufba, 2002, v. , p. 235-245.

  • JAMBEIRO, OTHON . Gestão e Tratamento da Informação na Sociedade Tecnológica. In: Nidia Lubisco & Lidia Brandão. (Org.). Informação & Informática. Salvador: Edufba, 2000, v. , p. 207-232.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da TV Aberta na Argentina, Brasil e Uruguai. In: Sergio Mattos. (Org.). A Televisão na Era da Globalização. Salvador: Ianamá, 1999, v. , p. 37-59.

  • JAMBEIRO, OTHON . O Nacionalismo no Mercosul: Uma Análise da Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. In: Maria Nazareth Ferreira. (Org.). Cultura, Comunicação e Movimentos Sociais. São Paulo: Celacc-Eca/Usp, 1999, v. , p. 111-126.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Obrigação de Interagir: Universidade, Empresa, Governo. In: Secretaria de Tecnologia Industrial. (Org.). Interação Universidade Empresa II. Brasilia: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1999, v. , p. 40-51.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Gabriela. D. ; BARRETO, Joseline. ; FEDERICO, Sofia. . Regulamentacao Brasileira e Uruguaia da Televisao. In: José Marques de Melo; Maria Immacolata Vassalo Lopes. (Org.). POLITICAS REGIONAIS DE COMUNICACAO. OS DESAFIOS DO MERCOSUL. LONDRINA, PARANA: EDITORA DA UNIVERSIDDE ESTADUAL DE LONDRINA, 1997, v. , p. 309-330.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BARRETO, Joseline. ; FEDERICO, Sofia. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Gabriela. D. . Brasil e Uruguai: Duas Visoes de Regulamentacao da Tv. In: Sérgio Mattos. (Org.). A TELEVISAO E AS POLITICAS REGIONAIS DE COMUNICACAO. SALVADOR, BA: INTERCOM, 1997, v. , p. 13-37.

  • JAMBEIRO, OTHON . Condicionantes das Transformações nas Práticas Profissionais: Globalização, Privatização, Democratização, Convergência Tecnológica. In: Sergio Mattos. (Org.). Todas as Margens, Coletânea das Letras. Salvador: BDA, 1997, v. , p. 14-17.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Comunicacao e O Cenario Internacional Contemporaneo. In: Faculdade de Comunicação. (Org.). IDADE MIDIA. SALVADOR, BAHIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 1995, v. , p. 164-184.

  • JAMBEIRO, OTHON . Ari, um Jornalista. A Tarde, Caderno Cultural, Salvador, 23 jan. 1999.

  • JAMBEIRO, OTHON . A UFBA e seu Processo Eleitoral. A Tarde, Salvador, 01 nov. 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON . Uma proposta acanhada para a UFBA. A Tarde, Salvador, 21 maio 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . Pedreira Lapa, Advogado de Presos Políticos. Tribuna da Bahia, Salvador, 08 maio 1987.

  • JAMBEIRO, OTHON . Libertar de Novo e para sempre. Jornal da Bahia, Salvador, 15 nov. 1986.

  • JAMBEIRO, OTHON . Universidade e Sociedade. Jornal da Bahia, Salvador, 16 jun. 1985.

  • JAMBEIRO, OTHON . Repor Aulas? Mas que Aulas? artigo sobre o ensino na UFBA. Tribuna da Bahia, Salvador, 16 jul. 1984.

  • JAMBEIRO, OTHON . SOS UFBA, artigo sobre a situação da Universidade da Bahia. Jornal da Pituba, Salvador, 11 maio 1984.

  • JAMBEIRO, OTHON . Uma Escola ou um Quarto de Despejo? Artigo sobre a Escola de Biblioteconomia e Comunicação da UFBA. Jornal da Bahia, Salvador, 01 abr. 1984.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Formação do Jornalista em Debate. Jornal da Bahia, Salvador, 25 mar. 1984.

  • JAMBEIRO, OTHON . Seio da Categoria quer um novo diálogo. Tribuna da Bahia, Cad. Programe, Salvador, 27 nov. 1981.

  • JAMBEIRO, OTHON . Sinerrê do Bomfim, Ba - Tou Perdido. A Tarde, Salvador, 04 mar. 1967.

  • JAMBEIRO, OTHON . Poetas e Intolerância, crítica da crítica de espetáculos. IC-Shopping News da Bahia, Salvador.

  • JAMBEIRO, OTHON . Um Novo Caminho para o Jornal, ensaio sobre a moderna técnica de jornalismo. A Tarde.

  • JAMBEIRO, OTHON . Por uma política democrática de comunicação. Jornal O Nosso, Sindicato dos Jornalistas da Bahia, edição especial do XX Congresso Nacional dos Jornalistas, Salvador.

  • JAMBEIRO, OTHON . A publicidade oficial e as mudanças na comunicação. Número Um - Jornal do Jornalista, Federação Nacional dos Jornalistas/Fenaj, Brasília.

  • JAMBEIRO, OTHON . Duas Questões Decisivas. Caderno de Política e Cultura/Voz da Unidade, São Paulo, , v. 3.

  • JAMBEIRO, OTHON . Cultura, Mercado e Democracia. A Tarde Cultural, Salvador.

  • JAMBEIRO, OTHON . Jornalismo High Tech - Ciência e Tecnologia nas Notícias do Cotidiano. A Tarde Cultural, Salvador.

  • JAMBEIRO, OTHON . Silêncio na Ciência. A Tarde Cultural.

  • JAMBEIRO, OTHON . Jornalismo Brasileiro: o próximo passo. Pauta Livre, Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia, Salvador.

  • JAMBEIRO, OTHON . Democratizar a Comunicação: luta incansável dos jornalistas. Pauta Livre, Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Salvador.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . Informação, Participação Cívica e Controle da Gestão Pública: Análise dos Websites das Capitais Brasileiras. In: Acorn-RedeCom VI Conference 2012, 2012, Valparaiso, Chile. Acorn-RedeCom VI Conference 2012, 2012. p. 1-19.

  • PINHO, J. A. G. ; JAMBEIRO, OTHON ; DUDZIAK, E. ; GOMES, H. F. ; Araújo, E. A. ; BORGES, J. . Inclusão, particação social e competências infocomunicacionais. In: Seminário de Competências Infocomunicacionais e Participação Social, 2012, Salvador. Livro de Memória. Salvador: Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Cultura e Comunicações, 2012. v. 1. p. 17-23.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON ; OLIVEIRA, L. . Participação Política de organizações da sociedade civil de Salvador. In: IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IV Compolítica, 2011. p. 1-18.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . A Internet na atuação política de organizações da sociedade civil de Salvador. In: V Simpósio da ABCiber, 2011, Florianópolis. ABCiber V Simpósio, 2011. p. 01-16.

  • BORGES, J. ; OLIVEIRA, L. ; JAMBEIRO, OTHON . Competências infocomunicacionais em ambientes digitais: observação em organizações da sociedade civil de Salvador. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2011, Brasilia. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2011. v. 12. p. 847-865.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . e-Governo, participação e transparência de gestão. In: X Congreso ALAIC, 2010, Bogotá. Congreso Alaic - Comunicación en tiempos de crisis. Bogotá: Faculdad de Comunicación y Lenguage/Pontifícia Universidad Javeriana, 2010.

  • BORGES, J. ; OLIVEIRA, L. ; JAMBEIRO, OTHON . Participação política de organizações da sociedade civil em Salvador-Bahia-Brasil: o papel da internet e as competências digitais. In: II Congreso Internacional Comunicación 3.0, 2010, Salamanca, Espanha. Nuevos Medios, Nueva Comunicación. Salamanca, Espanha: Universidad Salamanca, 2010. v. 1. p. 579-596.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . e-Governo, Participação e Transparência de Gestão. In: XI Enancib, 2010, Rio de Janeiro. XI Enancib. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

  • BARROS, S. ; JAMBEIRO, OTHON . Disseminação da produção científica da Universidade Federal da Bahia em periódicos de acesso aberto. In: X Enancib, 2009, João Pessoa, PB. A responsabilidade social da Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Idéia, 2009.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; Rabelo, Priscila . Tecnologias de Informação e Comunicações em Planos Diretores de Municípios Brasileiros. In: X Enancib, 2009, João Pessoa, PB. A responsabilidade social da Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Idéia, 2009.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . Do acesso à participação: novas relações entre indivíduos e informação. In: X Enancib, 2009, João Pessoa, PB. A responsabilidade social da Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Idéia, 2009.

  • BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . Comunicação, digital literacy e participação política: inter-relações, reciprocidades e determinações. In: III Congresso do Compolítica, 2009, São Paulo. Anais do III Compolítica. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2009.

  • JAMBEIRO, OTHON . Contemporary Municipalities: Information and Communication Policies. In: IX Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (Brasa), 2008, New Orleans. IX Congresso Internacional da Brazilian Studies Association. New Orleans, 2008.

  • JAMBEIRO, OTHON . Os pilares estruturais das comunicações no Ciberespaço. In: VI Bienal Iberoamericana de Comunicación, 2007, Córdoba, Argentina. Actas de la VI Bienal Iberoamericana de Comunicación. Córdoba: Escuela de Ciencias de la Información, Universidad Nacional de Córdoba, 2007.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BARROS, S. ; DOURADO, S. ; LIMA, R. ; GIL, C. G. ; SOBREIRA, R. ; PAIXAO, M. R. . Cidades, cidadania e tecnologias avançadas de comunicações. In: II Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação e Política, 2007, Belo Horizonte. Anais do II Compolítica, 2007.

  • JAMBEIRO, OTHON . Políticas de Informação e Comunicações em Cidades Brasileiras: os casos de São Paulo e Salvador. In: VI Bienal Iberoamericana de Comunicación, 2007, Córdoba, Argentina. Actas de la VI Bienal Iberoamericana de Comunicación. Córdoba, Argentina: Escuela de Ciencias de la Información, Universidad Nacional de Córdoba, 2007.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, H. P. ; BORGES, J. ; BRANDAO, M. A. ; FERREIRA, F. . Conceito e Contexto de Inclusão Digital: um Estudo em Salvador (BA). In: Congresso Internacional Lusocom, 2006, Santiago de Compostela. Actas do Congesso Internacional Lusocom, 2006. p. 3005-3028.

  • FERREIRA, F. ; BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . O bibliotecário educador e seu papel na capacitação de discentes para o acesso às fontes de informação na Internet. In: XXIX Enebd - Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 2006, Salvador. Anais do XXIX Enebd.

  • FERREIRA, F. ; BORGES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . A configuração da indústria fonográfica de Salvador e sua inserção no mercado nacional. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasilia. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; BORGES, J. . Acesso à Internet na Biblioteca Universitária: o Papel do Bibliotecário de Referência na Mediação Desse Novo Serviço. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOUZA, L. . Cidades Informacionais: as Cidades na Era da Informação. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; OLIVEIRA, M. F. . Estudo dos Portais do Governo Municipal de Salvador Como Provedores de Informação. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; TORRES, S. . Ancinav: uma Possível Barreira para a Disseminação de Informação. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . A Indústria Editorial de Salvador no Contexto da Sociedade da Informação. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; SANTOS, J. T. J. . Indústria Soteropolitana de Software: Aspectos de sua Atuação no Desenvolvimento da Sociedade da Informação. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; ANDRADE, R. S. ; BORGES, J. . Digitalizando a Memória de Salvador: Nossos Presente e Passado têm Futuro?. In: VI Cinform - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI Cinform, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOUZA, L. . Cidades Digitais, Internet e Democracia. In: III Congreso Panamericano de Comunicación, 2005, Buenos Aires. Anales del III Congreso Panamericano de Comunicación, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . Politicas Públicas para o Livro e a Leitura e sua influência na Indústria Editorial de Salvador. In: III Congreso Panamericano de Comunicacón, 2005, Buenos Aires. Anales del III Congreso Panamericano de Comunicación, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; OLIVEIRA, M. F. ; BORGES, J. ; SILVA, H. P. . Estudo dos Portais de Governo Municipal de Salvador como Provedores de Informação. In: XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2005, Curitiba. Anais do XXI CBBD, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; TORRES, S. ; BORGES, J. ; SILVA, H. P. . Disseminação e Recuperação de Informações via Telefonia Móvel. In: XXI Congreso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2005, Curitiba. Anais do XXI CBBD, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; SILVA, H. P. ; BORGES, J. . ABiblioteca Universitária na Sociedade da Informação. In: XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2005, Florianópolis. Anais do XXI CBBD. Florianópolis, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SANTOS, J. T. J. ; BORGES, J. . Indústria Soteropolitana de Software: Aspectos de sua Atuação no Desenvolvimento da Sociedade da Informação. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso da Intercom, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . Políticas Públicas para o Livro e a Leitura na Sociedade da Informação e sua Influência na Indústria Editorial de Salvador. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso da Intercom, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOUZA, L. ; TORRES, S. . Cidade, Tecnologia e Cultura: o Serviço de Telefonia Móvel e a Mudança na Interação Social na Sociedade Brasileira Contemporânea. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso da Intercom, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOUZA, L. ; TORRES, S. . Cidade, tecnologia e cultura: o serviço de telefonia móvel e a mudança na interação social na sociedade brasileira contemporânea. In: V Bienal Iberoamericana de la Comunicación, 2005, Cidade do México. Anais da V Bienal Iberoamericana de la Comunicación, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. ; SANTOS, J. T. J. ; OLIVEIRA, M. F. ; ANDRADE, R. S. ; TORRES, S. ; BARROS, S. ; BORGES, J. . infra-estrutura e serviços de informação e comunicações no Brasil: a cidade e seus poderes. In: V Bienal Iberoamericana de la Comunicación, 2005, Cidade do México. Anais da V Bienal Iberoamericana de la Comunicación, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; SANTOS, J. T. J. . Indústria Soteropolitana de Software: Aspectos de sua Atuação na Sociedade da Informação. In: V Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2005, Salvador, BA. Anais - V Enlepicc, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOUZA, L. . Cidades Digitais e Controle da Informação. In: V Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2005, Salvador. Anais - V Enlepicc, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. ; BARROS, S. . Políticas Públicas para o Livro e a Leitura e sua Influência na Indústria Editorial de Salvador. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2005, Florianópolis. VI Enancib, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SIMOES, C. ; FERREIRA, F. ; FERREIRA, F. ; BARROS, S. ; NASCIMENTO, L. ; ANDRADE, R. S. . Digital Exclusion in Salvador: testing the politics of inclusion. In: The First Brasil-US Colloquium on Communication Studies, 2004, Austin. First Brazil-US Colloquium on Communication Studies - Papers and Abstracts, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SERRA, S. A. . Infrastructure and Functioning of Information and Communication Services in the Case of Salvador. In: Congresso Internacional de Comunicação - IAMCR 2004, 2004, Porto Alegre. IAMCR 2004, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . Sociedade da Informação no Brasil: Relações de Poder e Desenvolvimento das Telecomunicações. In: Lasa XXV International Congress, 2004, Las Vegas, Estados Unidos. Lasa XXV International Congress. Pittisborough, Estados Unidos: Latin American Studies Association, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON . Informação e Comunicação Globais: para Compreender o Século XX. In: II Semana de Comunicação, 2004, Ilhéus, Bahia. II Semana de Comunicação, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SIMOES, C. . Digital Divide in Brazil: A Conceptual Approach. In: Global Fusion Conference, 2003, Austin, Texas. Global Fusion. Austin, Texas: University of Texas at Austin, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON ; MOTA, A. ; RIBEIRO, Andréa. ; COSTA, E. ; Fabiano Brito . A Radiodifusão Sob o Regime da Constituição de 1934. In: VI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicacion, 2002, Santa Cruz de la Sierra. Memoria Académica Alaic 2002, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON . O Mercado de Trabalho, a Nova Ordem Mundial e as Novas Tecnologias. In: XX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2002, Fortaleza. Dimensão Humana, Política e Econômica da Informação. Rio de Janeiro: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON ; RIBEIRO, Andréa. ; Fabiano Brito ; MOTA, A. ; COSTA, E. . O Estado Novo, o Rádio e seus Órgãos Reguladores. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001, Campo Grande, MS. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001.

  • JAMBEIRO, OTHON . Gestão Pública da Informação: Condicionantes Conceituais e Contextuais. In: IX Encontro Anual da Compós, 2000, Porto Alegre. IX Encontro Anual da Compós. Porto Alegre, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON . Obrigações Educativas e Culturais da TV, no Brasil. In: Reunião do Conselho Estadual de Cultura, 2000, Salvador. Obrigações Educativas e Culturais da TV no Brasil, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON . Gestão e Tratamento da Informação na Sociedade Tecnológica. In: III Lusocom, 1999, Braga, Portugal.. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 1999.

  • JAMBEIRO, OTHON . Sobre Informatas. In: VII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 1998, São Paulo. São Paulo: Compós, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON ; NATANSOHN, Graciela. ; SERRA, Cristiana. ; BARRETO, Joseline. ; SILVA, Gabriela. D. ; FEDERICO, Sofia. ; SILVA, Maria. A. . Comparando Países: O Poder do Estado na Regulamentação da TV aberta no Mercosul. In: II Encuentro de Docentes e Investigadores en Comunicación del Mercosur, 1998, Assunção, Paraguai, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON ; NATANSOHN, Graciela. ; SERRA, Cristiana. ; BARRETO, Joseline. ; SILVA, Gabriela. D. ; FEDERICO, Sofia. ; SILVA, Maria. A. . Comparando Países: O Poder do Estado na Regulamentação da TV Aberta no Mercosul. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1998, Recife. CD-Rom do XXI Congresso da Intercom. Recife: Intercom, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON ; NATANSOHN, Graciela. ; SERRA, Cristiana. ; BARRETO, Joseline. ; SILVA, Gabriela. D. ; FEDERICO, Sofia. ; SILVA, Maria. A. . A Natureza da TV nos Países do Mercosul. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1998, Recife. CD-Rom do XXI Congresso da Intercom. Recife: Intercom, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, Gabriela. D. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Maria. A. . O Nacionalismo no Mercosul: Análise da Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. In: XXI International Congress/Latin American Studies Association, 1998, Chicago, EUA. Chicago, EUA: LASA98, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da TV em tempos de convergência tecnológica, política e econômica. In: V Ibercom - A Midiatização do Espaço Público, 1998, Porto - Portugal, 1998.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentacao da Tv Aberta Na Argentina, Brasil e Uruguai. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICACAO, 1997. XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. SANTOS, SAO PAULO. p. 0-0.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, Gabriela. D. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Maria. A. . O Nacionalismo No Mercosul. Uma Analise da Regulamentacao da Tv Na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. In: I SIMPOSIO INTERNACIONAL.COMUNICACAO, CULTURA E POLITICA NA AMERICA LATINA, 1997. SAO PAULO, SP. p. 0-0.

  • JAMBEIRO, OTHON . A regulamentação da TV no Mercosul: uma visão prospectiva conceitual/contextual. In: Seminário sobre A Economia Política da Televisão por Assinatura no Cone Sul, 1997, Brasília. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UnB, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da TV em tempos de convergência tecnológica, política e econômica. In: VI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 1997, São Leopoldo. VI Encontro Nacional da Compós. São Leopoldo: Compós, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON . A transformação das práticas profissionais e a emergência de novas profissões telemidiáticas ou microinstitucionais. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1997, Santos. Cd-rom do XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Santos-SP: Intercom/Unisanta, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON . Formação do Gestor de Informação/Comunicação (Informata/Comunicata). In: I Forum dos Cursos de Gestão de Comunicação e Informação/XX Congresso Intercom, 1997, Santos. Cd-Rom XX Congresso da Intercom. Santos: Intercom/Unisanta, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON . TV aberta na Argentina, no Brasil e Uruguai. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1997, Santos. Cd-rom do XX Congresso da Intercom. Santos: Intercom/Unisanta, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SILVA, Gabriela. D. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Maria. A. . O Nacionalismo no Mercosul. Uma Análise da Regulamentação da TV aberta na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. In: I Simpósio Internacional Comunicação, Cultura e Política na América Latina: Perspectiva para um Novo Século, 1997, São Paulo. São Paulo: ECA/USP, 1997.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da TV na Constituição Brasileira: Uma Reavaliação. In: V Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 1996, São Paulo. V Encontro Nacional da Compós. São Paulo: Compós, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da Radiodifusão na Argentina e no Brasil: Contexto atual, percurso histórico e legislação comparada. In: I Seminário de Pesquisa da Facom, 1996, Salvador. Salvador: Facom/ufba, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . The Culture Industry And The Contemporary World Order. In: VIII INTERNATIONAL CONGRESS ON CULTURAL ECONOMICS, 1994, Witten - Alemanha. WITTEN, ALEMANHA, 1994. p. 0-0.

  • JAMBEIRO, OTHON . Tendencies On The Tv Industry. In: EUROPEAN REGIONAL WORKSHOP OF THE INTERNATIONAL TELECOMMUNICATIONS SOCIETY, 1994, Khaniá, Crete, Grécia. KHANIA, CRETE, GRECIA, 1994. p. 0-0.

  • JAMBEIRO, OTHON . Os pilares infra-estruturais da comunicação. In: I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, 2006, São Paulo. I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, 2006.

  • JAMBEIRO, OTHON . Pressupostos Básicos para a Construção de Políticas de Comunicação na América Latina. In: III Seminário Latinoamericano de Pesquisa em Comunicação, 2005, São Paulo. III Seminário Latinoamericano de Pesquisa em Comunicação, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SANTOS, J. T. J. ; BORGES, J. . A Indústria de Software em Salvador e seu Desenvolvimento Recente. In: 57a. Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais da 57a. Reunião Anual da SBPC, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON . Infra-estrutura e serviços de informação e comunicação no Brasil: a cidade e seu marco legal. In: II Colóquio Brasil-Canadá em Comunicações, 2005, Montreal. Programa do II Colóquio Brasil-Canadá em Comunicações, 2005.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SIMOES, C. ; FERREIRA, F. ; FERREIRA, F. ; SILVA, H. P. ; NASCIMENTO, L. ; BARROS, S. ; ANDRADE, R. S. . Políticas de Inclusão Digital: o Caso do Liceu de Artes e Ofícios de Salvador. In: III Colóquio Internacional Redes e Cibercidades. Ciberurbe. A Cidade na Sociedade da Informação, 2004, Salvador. III Colóquio Internacional Redes e Cibercidades. Ciberurbe. A Cidade na Sociedade da Informação, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . Sociedade da Informação no Brasil: Relações de Poder e Desenvolvimento das Telecomunicações. In: VII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2004, La Plata, Argentina. VII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. São Paulo: Alaic, 2004.

  • JAMBEIRO, OTHON . Condicionantes para uma Política de Inclusão Digital, no Brasil. In: Comunicação, Hegemonia e Contra-Hegemonia: Pulsar e Pensar Ações, 2003, Porto Alegre. III Forum Social Mundial. Porto Alegre: Secretaria Executiva do III Forum Social Mundial, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON ; FERREIRA, F. . O Brasil na Sociedade da Informação: Estado Regulador e Telecomunicações. In: IV Encuentro Internacional de la Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura - ULEPICC, 2003, Caracas, Venezuela. IV Encuentro Internacional de la Unión Latina de Economia Política de la Información, la Comunicación y la Cultura. Caracas, Venezuela, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON . O Controle da Informação na Era Vargas (1930-1945). In: Jornais e Jornalismo: A mídia na Bahia, 2003, Salvador. Jornais e Jornalismo: A Mídia na Bahia, 2003.

  • JAMBEIRO, OTHON . Estado e Regulação da Informação e das Comunicações no Mundo Globalizado. In: II Forum Social Mundial, 2002, Porto Alegre. II Forum Social Mundial. Porto Alegre, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON ; RIBEIRO, Andréa. ; COSTA, E. ; SANTOS, Suzy. ; Fabiano Brito . Regulação da Radiodifusão nas Constituições Brasileiras do Século XX. In: XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. XX Seminário Estudantil de Pesquisa/UFBA, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON ; Fabiano Brito ; RIBEIRO, Andréa. ; MOTA, A. ; COSTA, E. . A Radiodifusão no Estado Novo: 1942-1945. In: 54a. Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiania. 54a. Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON . Reflexões Sobre Políticas e Estratégias Sociais de Inrformação, Cultura e Comunicação, em Tempos Digitais. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. Comunicação para a Cidadania. São Paulo: Intercom, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON . UFBANET: Tecnologias da Informação a Serviço de Novo Caminho para o Ensino. In: II Colóquio Internacional sobre Redes e Cibercidades, 2002, Aveiro, Portugal. II Colóquio Internacional sobre Redes e Cibercidades, 2002.

  • JAMBEIRO, OTHON . Informação e Identidade Cultural no Contexto Contemporâneo. In: II Encontro de Economia Política da Comunicação no Mercosul, 2002, Brasília. II Encontro de Economia Política da Comunicação no Mercosul, 2002. p. 2-2.

  • JAMBEIRO, OTHON . Regulação da Radiodifusão nas Constituições Brasileiras do Século XX. In: 53a. Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. 53a. Reunião Anual da SBPC, 2001.

  • JAMBEIRO, OTHON . Políticas de Regulação da Radiodifusão nas Constituições Brasileiras do Século XX. In: IV Endicom - Encuentro de Docentes y Investigadores de la Comunicación del Mercosur, 2001, Montevidéu. Historia y Memoria de los Medios, 2001. p. 10-10.

  • JAMBEIRO, OTHON ; MOTA, A. ; RIBEIRO, Andréa. ; COSTA, E. ; Fabiano Brito . Getúlio Vargas e a Regulação da Radiodifusão: o Período Constitucional de 1934 a 1937. In: Seminário de Investigação em Comunicação no Nordeste, 2001, Maceió. Seminário de Investigação em Comunicação no Nordeste, 2001.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BRAGA, Juliana. ; GONÇALVES, Marcus. V. ; Passos, Sued. S. . Breve Análise da Regulamentação da TV no Mercosul. In: Lasa 2000 - XXII Internacional Congress, 2000, Miami. Lasa 2000, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON . Informação & Identidade Cultural na Internet. In: 52a. Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasilia. 52a. Reunião Anual da SBPC. São Paulo, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON . Estrutura Regulatória da TV no Mercosul. In: V Congresso Latinoamericano de Ciências da Comunicação, 2000, Santiago. V Congresso Latinoamericano de Ciências da Comunicação, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON ; SANTOS, Suzy. ; RIBEIRO, Andréa. ; FERREIRA, Sandro. A. . A Concessão de Frequências no Governo Provisório de Vargas. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000.

  • JAMBEIRO, OTHON ; RIBEIRO, Andréa. ; FERREIRA, Sandro. A. ; Fabiano Brito . A Radiodifusão nas Constituicões Brasileiras. In: XIX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2000, Salvador. XIX Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: Edufba, 2000. p. 342-342.

  • JAMBEIRO, OTHON ; Passos, Sued. S. ; BRAGA, Juliana. ; GONÇALVES, Marcus. V. . Breve Análise da TV a Cabo no Mercosul. In: III Endicon - Encontro de Docentes e Investigadores de Comunicação do Mercosul, 1999, Rio Cuarto, Argentina. III Endicom - Encuentro de Docentes y Investigadores de la Comunicacion, 1999.

  • JAMBEIRO, OTHON . Breve Análise da Regulamentação da TV no Mercosul. In: 3o. Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 1999, Braga. 3o. Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 1999.

  • JAMBEIRO, OTHON ; BRAGA, Juliana. ; GONÇALVES, Marcus. V. ; Passos, Sued. S. . Breve Análise da TV a Cabo no Mercosul. In: III Encontro de Ensino e Pesquisa da Comunicação dos Países do Mercosul, 1999, Rio Cuarto. III Endicom. Rio Cuarto: Universidad Nacional de Rio Cuarto, 1999.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da TV no Mercosul - Uma visão prospectiva conceitual/contextual. In: I Seminário de Pesquisa da Facom, 1996, Salvador. I Seminário de Pesquisa da Facom. Salvador: Facom/UFBa, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . Brasil e Uruguai: duas visões de regulamentação da TV. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1996, Londrina-PR. Disquetes do GT Televisão. Londrina: Intercom, 1996.

  • JAMBEIRO, OTHON . Democracia e Política de Comunicação. In: XXXIX Reunião Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1987, Brasília. XXXIX Reunião da SBPC, 1987.

  • JAMBEIRO, OTHON . A Pesquisa em Comunicação no Brasil: Situação Atual. In: III Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação/Abec, 1977, Caxias do Sul-RS. III Congresso Nacional da Abepec, 1977.

  • MORAIS, K. ; CANESSO, N. ; DOMINGUES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . The public support to the audiovisual in Brazil: understanding the crisis. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, F. ; JAMBEIRO, OTHON . O conceito de indústrias criativas: contribuições da economia política da comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JAMBEIRO, OTHON ; BORGES, J. . A comunicação de organizações da sociedade civil em suas ações de participação política. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JAMBEIRO, OTHON ; SOBREIRA, R. ; MACAMBIRA, L. . e-Governo, Participação e Transparência de Gestão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JAMBEIRO, OTHON . Os pilares estruturais das comunicações contemporâneas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JAMBEIRO, OTHON . Cidades, poder urbano e tecnologias de informaçao e comunicações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, S. ; JAMBEIRO, OTHON . Políticas de Comunicação Científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JAMBEIRO, OTHON . Informação Digital e Comunicações no Brasil: as Cidades e Seus Poderes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS NETO, P. F. ; JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Salvador, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. São Paulo, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DOMINGUES, J. ; JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Curitiba, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CARVALHO NETO, J. ; JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Salvador, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Salvador, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Slvador, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Salvador, BA, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • JAMBEIRO, OTHON . Prefácio. Salvador, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • JAMBEIRO, OTHON . A plenitude de um reitor. Salvador: A Tarde, 2007 (Comentário).

  • JAMBEIRO, OTHON . Lafayette Pondé, reitor pleno, verdadeiro. Salvador: Edições Contexto, 2007 (Comentário).

  • JAMBEIRO, OTHON ; SERRA, S. . A Mídia e o Mensalão: Poderia ser Diferente?. Brasilia: UnB, 2006 (Comentário).

  • JAMBEIRO, OTHON . TV Digital: Afinal para Onde Vamos?. Brasilia: Universidade de Brasilia, 2006 (Comentário).

  • JAMBEIRO, OTHON . Os Liames Históricos da Censura e da Classificação Indicativa, no Brasil. Brasilia: Universidade de Brasilia, 2006 (Comentário).

  • JAMBEIRO, OTHON . A Internet e o fututo do jornalismo. Brasilia: Núcleo de Estudos de Midia e Política, 2006 (Comentário).

Outras produções

JAMBEIRO, OTHON . Consultoria em Comunicação à Nitrofértil S.A.. 1989.

JAMBEIRO, OTHON . Estratégias para o Desenvolvimento da Bahia. 1986.

JAMBEIRO, OTHON . Centro de Desenvolvimento de Recursos Organizacionais (Cedrho). 1984.

JAMBEIRO, OTHON . Projeto Nordeste - reestudo dos Programas do Governo Federal na área rural do Nordeste e proposição de reorganização e aprimoramento. 1983.

JAMBEIRO, OTHON . Companhia de Coordenação de Ação Redional (CAR), da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. 1983.

JAMBEIRO, OTHON . Consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão - Fapex. 1983.

JAMBEIRO, OTHON . II Plano Diretor do Ceped. 1981.

JAMBEIRO, OTHON . Cadastro de Entidades Atuantes em Ciência e Tecnologia no Brasil. 1981.

JAMBEIRO, OTHON . Estudos do Meio-Ambiente Sócio-Econômico; os Trabalhadores Ocupados nas Obras da Barragem de Pedra do Cavalo: Características Sócio-Econômicas. 1980.

JAMBEIRO, OTHON . Planejamento Estratégico do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento/Ceped. 1979.

JAMBEIRO, OTHON . Programa de Investimentos em Capitais e Cidades de Porte Médio do Nordeste - Referêncial de Problemas, com Ênfase em Recursos Humanos. 1979.

JAMBEIRO, OTHON . Aplicação Experimental de Metodologia para um Modelo de Intervenção em Municípios de Economia Emergente. 1978.

JAMBEIRO, OTHON . Assessor de Imprensa. 1972.

JAMBEIRO, OTHON . Difusão da informação no âmbito do setor público. 2011.

JAMBEIRO, OTHON . Assessoria de Comunicação para Profissionais Liberais: uma visão do mercado goianiense. 2011.

JAMBEIRO, OTHON . The Journal of Community Informatics. 2011.

JAMBEIRO, OTHON . Perspectivas em Gestão & Conhecimento. 2011.

JAMBEIRO, OTHON . Revista Rastros. 2011.

JAMBEIRO, OTHON . Projeto Centro Multimídia de Informação Científica e Tecnológica-Intec. 1997.

JAMBEIRO, OTHON . Práticas Culturais e Política de Cultura no Nível Municipal - o Caso de Salvador. 1991.

JAMBEIRO, OTHON . A Regulamentação da TV no Brasil e as Tendências Internacionais no Setor - University of Westminster. 1991.

JAMBEIRO, OTHON . Ideologizando a Comunicação. 1990.

JAMBEIRO, OTHON . Ciência em Revista. 1987.

JAMBEIRO, OTHON . Jornal do Pesquisador. 1986.

JAMBEIRO, OTHON . Difusão Dirigida de C&T. 1985.

JAMBEIRO, OTHON . Projeto de Criação do Curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia. 1984.

JAMBEIRO, OTHON . Agencia Universitária de Notícias de Ciência e Tecnologia/Ciência Press. 1984.

JAMBEIRO, OTHON . Plano de Comunicação Social para a Secretaria de Administração. 1984.

JAMBEIRO, OTHON . Avaliação do Plano de Metas do Ceped. 1979.

JAMBEIRO, OTHON . Indústria Fonográfica na Bahia. 1977.

JAMBEIRO, OTHON . A gestão do Ensino Superior - o Caso da UFBA visto por sua área acadêmica. 1975.

JAMBEIRO, OTHON . Estudo Preliminar sobre o Mercado de Trabalho dos Profissionais de Comunicação na Bahia. 1974.

JAMBEIRO, OTHON . Avaliação da Implantação da Reforma Universitária nas Universidades Federais Brasileiras. 1974.

JAMBEIRO, OTHON . Uso dos Meios de Comunicação de Massa pelos Mutuários da Ancarba (atual Ematerba). 1973.

JAMBEIRO, OTHON . Levantamento Bibliográfico sobre Comunicação. 1972.

JAMBEIRO, OTHON . Programa Sociedade da Informação. 2000. (Participação em GT do Ministério da Ciência e Tecnologia).

JAMBEIRO, OTHON . O Mercosul na Imprensa do Mercosul-Brasil. 2000. (Participação em Pesquisa).

JAMBEIRO, OTHON ; NATANSOHN, Graciela. ; SANTOS, Suzy. ; BARRETO, Joseline. ; FEDERICO, Sofia. ; RIBEIRO, Andréa. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Gabriela. D. ; BRAGA, Juliana. ; GONÇALVES, Marcus. V. ; SILVA, Maria. A. ; FERREIRA, Sandro. A. ; Passos, Sued. S. . Regulando a TV: uma visão comparativa no Mercosul. 1999. (Relatório de pesquisa).

JAMBEIRO, OTHON ; NATANSOHN, Graciela. ; BARRETO, Joseline. ; FEDERICO, Sofia. ; SERRA, Cristiana. ; SILVA, Gabriela. D. ; SILVA, Maria. A. ; POZZO, Anibal. . O Mercosul e a Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 1997. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    A produção de audiovisual independente e o mercado de streaming no Brasil Titulo em inglês, Descrição: Este projeto busca investigar o setor de produção audiovisual independente no Brasil a partir do relacionamento entre produtores independentes e plataformas de streaming. A ênfase está no exame das relações de poder envolvendo processos criativos e propriedade intelectual, em 2023 e 2024. A proposta dá continuidade às pesquisas desenvolvidas pela equipe executora desde 2016, construídas em um contexto de articulação do fomento público e mercado audiovisual, em um dos mais expressivos ciclos de desenvolvimento do setor. O ano de 2018 representou uma ruptura, com a desmobilização da política audiovisual construída nos anos anteriores, agravada pela pandemia Covid-19. No plano global, o afrouxamento das regras regulatórias e a digitalização permitiu a criação de conglomerados multimídia que se associaram à produção independente como estratégia para concentração de poder e riqueza. Nesse contexto, o problema deste projeto é: Como se relacionam as produtoras audiovisuais independentes brasileiras com players de streaming na perspectiva das relações de poder envolvendo processos criativos e propriedade intelectual, considerando características evidenciadas em períodos anteriores? A importância da proposta está em compreender os arranjos da produção audiovisual independente no Brasil após o período de ascensão, seguido por uma ruptura da política audiovisual federal, combinada à integração global do setor de mídia e seus reflexos. Parte-se do pressuposto que os players de streaming buscam parceria com produtoras independentes para atender ao público diverso e desterritorializado, utilizando processos com alto grau de inovação e baixo custo. Já as produtoras precisam estabelecer parcerias como estratégia de sobrevivência. A metodologia se baseia em: 1) revisão de literatura; 2) análise documental; 3) análise de portfólio das empresas de streaming; 4) análise de portfólio das produtoras independentes; e 4) questionários com representantes de produtoras independentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Juliano Domingues - Coordenador / DE MORAIS, KÁTIA SANTOS - Integrante / CANESSO, NATACHA STEFANINI - Integrante / Claudio Bezerra - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Políticas de fomento à produção independente do audiovisual no Brasil: continuidades e mudanças, Descrição: O projeto foca nos aspectos de continuidade e mudança no fomento ao setor do audiovisual no Brasil, e nas relações intra e entre atores institucionais e de mercado. Até 2016, este setor viveu um expressivo ciclo de desenvolvimento. Mas em seguida ocorreram alterações na política de fomento, acentuadas de 2019 em diante, com a desmobilização das políticas até então implementadas. A paralisação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), gestora do fomento, e a interrupção das chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), principal fonte de investimento, juntaram-se aos efeitos da digitalização e do streaming, afetando seriamente a lógica de produção e circulação das obras audiovisuais. O problema do projeto é: primeiro, como se dá, no novo contexto político e tecnológico, o relacionamento das produtoras entre si, com as instituições de fomento e as empresas de exibição e circulação. E segundo, como a lógica de produção implica em processos criativos e na produção e comercialização dos produtos audiovisuais, saber como estão equacionando a disputa da propriedade intelectual do que produzem. A questão a ser investigada tem três vertentes entrelaçadas: (1) como os produtores estão se reorganizando, em termos de processos produtivos, comercialização e internacionalização; (2) que horizonte anteveem nas suas relações com as instituições de fomento; e (3) como estas últimas estão se planejando para o futuro. Apesar de serem exclusivos, os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual não têm sido usados plenamente porque houve alteração nas políticas relativas à sua aplicação, ocasionando reorganizações das produtoras. O incremento da digitalização e do streaming, além da perspectiva de novo governo a partir de 2023 inserem novos elementos no horizonte dos produtores e das instituições de fomento. Serão construídos três cenários comparativos entre as situações nos períodos 2008 a 2016; 2016 a 2018; e 2019 a 2021, além de outro, com base em projeções de políticas de fomento e os desenvolvimentos recentes e futuros das tecnologias de produção e de comercialização, para os anos subsequentes de 2022 a 2024. Esses cenários serão fundados na revisão de literatura, análises documentais e entrevistas com representantes de produtoras e das instituições governamentais encarregadas do fomento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador / Katia Morais - Integrante / Natacha Canesso - Integrante / Juliano Domingues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    Política de comunicação pública online: websites municipais e a lei de acesso à informação, Descrição: O projeto busca verificar a presença de módulos básicos de informações e ferramentas que caracterizam a transparência de gestão, nos websites de prefeituras de municípios com 10 mil ou mais habitantes. As municipalidades com menor dimensão populacional são dispensadas, pela Lei 12.527, de 18.11.2011, da divulgação obrigatória na internet de informações de interesse coletivo. São considerados ferramentas ou módulos básicos de informação: fale conosco; busca; portal da transparência; baixar documentos; FAQ; mapa do site; competências administrativas, estrutura organizacional da prefeitura, horários de atendimento e endereços; Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). A metodologia abrange: 1) identificação dos municípios com 10 mil ou mais habitantes, por estado e por região; 2) construção de um plano amostral; e 3) elaboração de um instrumento de análise dos websites e de um sistema de pontuação para mensurar níveis de transparência; 4) aplicação do instrumento de análise e do sistema de pontuação nos websites das prefeituras dos municípios constantes da amostra; 5) análise comparativa dos munícipios, por estado e por região; 6) análise de correlações dos resultados com as variáveis população, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e Índice de Potencial de Consumo (IPC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Coordenador / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Maristela Oliveira - Integrante / Vanice da Mata - Integrante / Rodrigo da Silva Ramos - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Política de comunicação pública online: websites municipais e a lei de acesso à informação, Descrição: O projeto busca verificar a presença de módulos básicos de informações e ferramentas que caracterizam a transparência de gestão, nos websites de prefeituras de municípios com 10 mil ou mais habitantes. As municipalidades com menor dimensão populacional são dispensadas, pela Lei 12.527, de 18.11.2011, ?da divulgação obrigatória na internet? de informações de interesse coletivo. São considerados ferramentas ou módulos básicos de informação: fale conosco; busca; portal da transparência; baixar documentos; FAQ; mapa do site; competências administrativas, estrutura organizacional da prefeitura, horários de atendimento e endereços; Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). A metodologia abrange: 1) identificação dos municípios com 10 mil ou mais habitantes, por estado e por região; 2) construção de um plano amostral; e 3) elaboração de um instrumento de análise dos websites e de um sistema de pontuação para mensurar níveis de transparência; 4) aplicação do instrumento de análise e do sistema de pontuação nos websites das prefeituras dos municípios constantes da amostra; 5) análise comparativa dos munícipios, por estado e por região; 6) análise de correlações dos resultados com as variáveis população, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e Índice de Potencial de Consumo (IPC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Coordenador / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Maristela Oliveira - Integrante / Vanice da Mata - Integrante / Rodrigo da Silva Ramos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    Fomentando as indústrias criativas de audiovisuais no Brasil: o olhar das produtoras independentes, Descrição: Investigar e analisar percepções de produtores audiovisuais independentes sobre ações de fomento implementadas pelo governo federal, confrontando-as com as percepções dos órgãos públicos responsáveis pela formulação e implementação dessas propostas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Coordenador / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Fabio Ferreira - Integrante / Katia Morais - Integrante / Natacha Canesso - Integrante.

  • 2011 - 2018

    Cidades e TICs - Participação Civil e Transparência de Gestão, Descrição: O projeto tem como objetivo investigar: as políticas das municipalidades brasileiras, expressas nos seus planos diretores, com referência às tecnologias de informação e comunicação (TICs). Objetiva-se também analisar os websites de todos os municípios brasileiros obrigados a ter plano diretor, visando observar se as municipalidades, dentro de suas políticas de informação e comunicação: disponibilizam tal plano para conhecimento geral; exibem informações sobre projetos de desenvolvimento e funcionamento da administração municipal; fornecem ferramentas online para a participação dos cidadãos na gestão. Dos 5.563 municípios existentes no Brasil 1.633 estão obrigados a ter plano diretor, segundo estabelece a Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Os planos devem ser elaborados com ampla e livre participação da população, devendo ser usados todos os instrumentos de divulgação disponíveis. O problema de pesquisa está explicitado nas questões: que qualidade têm os websites dos governos municipais em termos de participação civil e transparência de gestão? Que políticas de adoção e uso das TICs estão expressas nos planos diretores dos municípios? Os websites serão analisados sob os aspectos de: design estrutural; ferramentas para participação dos cidadãos; e informações para o controle civil. Os planos serão analisados principalmente sob os aspectos: papéis que atribuem às TICs no desenvolvimento do município, inclusive no que se refere à superação das dificuldades sócio-econômicas da maioria da população para o uso dessas tecnologias; propostas visando a utilização das TICs para eficiência e transparência de gestão, participação civil e formação de cidadania. A metodologia abrange: localização e análise dos websites das prefeituras e câmaras de vereadores; e levantamento e análise dos planos diretores de cada município da amostra. Espera-se ter como resultados: um quadro consistente a respeito de como os municípios vêem as TICs, como as conceituam e que papel lhes atribuem no. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador.

  • 2006 - 2011

    Urbes Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações, Descrição: Resumo: O projeto se propõe a analisar o exercício de poder de municípios brasileiros, no que se refere à fixação de políticas de informação e comunicações, assim como sua disposição de influir nas regulações nacionais do setor. Propõe-se também a investigar as possibilidades e tentativas das cidades de usarem a infra-estrutura e serviços de informação e comunicações (IESICs) para afirmarem-se como espaços de exercício da cidadania. Suas ações neste sentido são estudadas em seis níveis: papéis que atribuem à infra-estrutura e aos serviços vinculados às TICs no desenvolvimento do município; papéis que destinam ao poder público e ao mercado, no que se refere ao provimento desses serviços; postura frente às condições econômicas que dificultam ou impedem a adoção dessas tecnologias pelas camadas mais pobres da população; ações voltadas para a eficiência e transparência de gestão; capacitação de cidadãos; e ampliação de poderes frente aos Estados e à União. A metodologia abrange levantamento e análise de documentos legais, compreendendo a Constituição Federal e as dos estados em que se situem os municípios estudados, o Estatuto da Cidade, as leis orgânicas e os planos diretores ou plurianuais de desenvolvimento de cada um dos municípios estudados. Espera-se, ao final, ter um quadro consistente a respeito de como os municípios vêem as TICs, como as conceituam e que papel lhes atribuem nos seus processos de desenvolvimento econômico, político, institucional e social. Ter-se-á também um conhecimento objetivo da utilização ou não das TICs, pelas cidades, para implementar o exercício da cidadania, seja por meio de programas de inclusão digital seja pela utilização dessas tecnologias com o objetivo de conseguir mais eficiência de gestão e disponibilizar informações sobre o governo municipal para os cidadãos. Por fim, espera-se visualizar, igualmente, a existência de avanços nos limites do exercício do poder municipal, no campo das políticas e regulações de infra-estrutura e se. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Coordenador / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Susane Barros - Integrante., Número de produções C, T & A: 18

  • 2004 - 2007

    Infra-estrutura e serviços de informação e comunicações: o caso de Salvador, Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a organização e o funcionamento da infra-estrutura e dos serviços de informação e comunicações de Salvador, à luz do fenômeno contemporâneo de convergência tecnológica, operacional e de capitais. O referencial teórico da investigação se insere no campo de estudo das políticas de informação e comunicações. A estratégia metodológica do projeto compreende pesquisa de campo, para identificação e caracterização dos atores envolvidos na organização e funcionamento da infra-estrutura e dos serviços de informação e comunicações, sediados em Salvador; e a conjugação de análise e interpretação do contexto político e econômico do universo pesquisado, buscando compreender como ele se articula com a conjunto de forças que se colocam como atores no processo regulatório nacional. Argüi-se que a análise do desenvolvimento da Sociedade da Informação torna necessários, em primeiro lugar, a identificação dos elementos estruturais desse novo tipo de sociedade, e o reconhecimento e estudo do cenário em que eles operam. Em segundo lugar, é igualmente indispensável discutir alguns dos postulados constitutivos de uma visão atualizada e dinâmica da Sociedade da Informação, considerada como expressão transnacional mas com recortes nacionais, regionais e locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2006

    Infra-estrutura e Serviços de Informação e Comunicação no Brasil e Estados Unidos: Regulação, Acesso, Conteúdos e Tecnologias na Sociedade da Informação, em Austin e Salvador, Descrição: Investigar, comparativamente, as infra-estruturas brasileiras e norte-americanas de informação e comunicação, tomando como referência aspectos como regulação, acesso, conteúdos e tecnologias. A referência conceitual básica é a chamada Sociedade da Informação. Analisar, comparativamente, aquelas infra-estruturas e os modelos e sistemas de produção de conteúdos e apropriação das tecnologias digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2004

    Infra-estruturas Brasileiras de Informação e Comunicação, Descrição: O projeto objetiva investigar as infra-estruturas e os serviços de informação e comunicações, no Brasil, do ponto de vista de sua regulação e de sua interação com grupos econômicos nacionais e estrangeiros, a sociedade e o Estado. Estão aí incluídos todos os serviços abrangidos pela Telemática, assim como a propriedade e o controle da infra-estrutura que lhes dá suporte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 30

  • 2001 - 2004

    Modelos e Estratégias de Aplicação de e-Learning no Ensino Superior, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2001

    Evolução Conceitual da Regulamentação da TV no Brasil, Descrição: O trabalho se propôs a investigar a evolução dos conceitos que têm servido de base à regulamentação dos serviços de TV no Brasil. Para tanto foram levados em conta os atos regulatórios, estudos técnicos do Ministério das Comunicações e da Anatel, projetos de lei e registros de debates nas comissões e no plenário do Congresso Nacinal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 27

  • 1997 - 1999

    A TV nos Países do Mercosul: o Caso da Regulamentação da TV a Cabo, Descrição: O projeto objetivou identificar, analisar e compreender, por comparação, as regulamentações nacionais de TV a cabo, nos países do Mercosul. Além disso, fez-se a contextualização sócio-econômica dos vários atores que atuam nos processos regulatórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 12

  • 1995 - 1997

    O Mercosul e a Regulamentação da TV na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, Descrição: O projeto objetivou sistematizar informações relativas às existentes regulamentações nacionais de comunicações nos países do Mercosul, particularmente no que se refere à televisão. A partir disso, analisá-las comparativamente, sobretudo no que diz respeito aos conceitos e conteúdos das leis, decretos, portarias e outros documentos regulatórios. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Othon Jambeiro - Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 19

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação. , Rua Barão de Jeremoabo, Ondina, 40170115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836174, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2000 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais, Instituto de Ciência da Informação. Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

1972 - 2000

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Departamento de Comunicação, Faculdade de Comunicação

Atividades

  • 08/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciência da Informação.,Linhas de pesquisa

  • 12/1998

    Direção e administração, Vice Reitoria.,Cargo ou função, Vice-Reitor.

  • 08/1997

    Ensino, Informação Estratégica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de alunos

  • 03/1996

    Ensino, Comunicação e Cultura Contemporânea, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História e Teorias da Cultura e da Comunicação no Brasil Contemporâneo, Obrigações Culturais da TV, Políticas Nacionais de Cultura, Políticas de Saúde e de Comunicação (docência coletiva)

  • 05/2005 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação da Progressão Funcional de Docente.

  • 10/1991 - 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Comunicação.,Linhas de pesquisa

  • 02/1972 - 03/2000

    Ensino, Mestrado Em Ciência da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Realidade Brasileira, Comunicação e Realidade Regional, Elaboração de Projetos em Comunicação, Elementos de Editoração, Fundamentos Científicos da Comunicação, HISTORIA E TEORIA DA CULTURA E DA COMUNICACAO NO BRASIL // CONTEMPORANEO, Jornalismo Comparado, Jornalismo Especializado, Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Prática Jornalística

  • 07/1998 - 12/1998

    Direção e administração, Pró Reitoria de Planejamento e Administração.,Cargo ou função, Pró-Reitor.

  • 12/1996 - 07/1998

    Direção e administração, Instituto de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 01/1998

    Serviços técnicos especializados , Comissão Interna.,Serviço realizado, Membro da comissão interna da UFBA incumbida de elaborar a proposta de Gratificação de Estímulo à Docência-GED.

  • 03/1997 - 04/1997

    Ensino, Política de Saúde e de Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Comunicação

  • 12/1995 - 12/1996

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 10/1995 - 12/1996

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação.,Cargo ou função, Representante da Unidade no Conselho de Coordenação.

  • 10/1995 - 11/1996

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Congregação.

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Conselho Superior de Coordenação de Ensino Pesquisa e Extensão.,Serviço realizado, Representante da Faculdade de Comunicação.

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Serviço realizado, Membro da Comissão Julgadora de Concurso para Professor Adjunto.

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Serviço realizado, Membro da Comissão encarregada de definir a alocação de vagas para abertura de concurso público de Professor Titular.

  • 10/1989 - 10/1991

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1987

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Congregação.

  • 06/1985 - 06/1987

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/1984

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Serviço realizado, Membro da Comissão que elaborou o novo currículo pleno do Curso de Comunicação.

  • 01/1983

    Serviços técnicos especializados , Colégio de Professores Adjuntos.,Serviço realizado, Representante dos Professores Adjuntos da Escola de Biblioteconomia e Comunicação, no Colégio de Professores Adjuntos encarregado de eleger a lista tríplice para escolha, pelo Conselho de Coordenação, do representante dos Professores Adjuntos na Comissão.

  • 01/1984

    Serviços técnicos especializados , Primeiro Plano de Apoio Ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Serviço realizado, Membro do Grupo de Trabalho desisgnado pelo Reitor para coordenar a participação da UFBA no primeiro Plano de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

  • 01/1982

    Direção e administração, Escola de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador do Jornal Laboratório.

  • 01/1981

    Serviços técnicos especializados , Colégio de Professores Assistentes.,Serviço realizado, Representante dos Professores Assistentes da Escola de Biblioteconomia e Comunicação, no Colégio de Professores Assistentes encarregado de eleger a lista tríplice para escolha, pelo Conselho de Coordenação, do representante dos Professores Assistentes na.

  • 01/1977

    Direção e administração, Escola de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1975

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador do Escritório de Estudos de Opinião.

  • 01/1975

    Direção e administração, Escola de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1975

    Direção e administração, Escola de Biblioteconomia e Comunicação.,Cargo ou função, Representante da Unidade no Conselho de Coordenação.

  • 01/1976

    Serviços técnicos especializados , Plano de Classificação de Cargos.,Serviço realizado, Professor responsável pela preparação dos programas e realização das provas relativas ao processo seletivo das categorias funcionais de Tecnico em Assuntos Culturais e Técnico em Comunicação, e membro das respectivas bancas examinadoras.

  • 01/1975

    Direção e administração, Escola de Biblioteconomia e Comunicação.,Cargo ou função, Representante do Decom na Congregação.

  • 01/1972

    Extensão universitária , Integração Sudene Ufba.,Atividade de extensão realizada, Coordenador das conferências do Programa Insuni.

1978 - 1982

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TECNICO SENIOR

Atividades

  • 03/1978 - 12/1982

    Serviços técnicos especializados , Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Organizacionais.,Serviço realizado, Planejamento, coordenação e execução de projetos, avaliação de metas, diagnósticos organizacionais e de necessidade de recursos humanos.