Patrícia Matos Viana de Almeida

Doutoranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em física na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora efetiva na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em licenciatura plena em física pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Especialista em Docência do ensino superior pela faculdade de Cuiabá (2011). Mestra em física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2015). Durante a graduação trabalhou no Projeto de Educação Tutorial - PET, desenvolvendo atividades de ensino e extensão com construção e aplicação de experimentos de baixo custo em sala de aula do ensino médio e atividades de pesquisas relacionadas ao óleo de avestruz. No mestrado trabalhou na área de Física, com ênfase em Materiais Dielétricos com Propriedades Dielétricas. Atua na área do ensino de Ensino de Física e Astronomia, metodologias educacionais pedagógicas e prática docente. Na pesquisa trabalha com foco em materiais dielétricos e nanocompósitos com aplicabilidade em diversas áreas tecnológicas e do meio ambiente, além de óleos oriundos da região amazônica com aplicabilidade na biomedicina. Ainda, investiga a correlação da topografia dos Filmes Finos e a absorção de plasma.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Física

2024 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: Estudo da correlação da topografia dos FF e a absorção de plasma
Orientador: Pedro Lovato Gomes Jardim

Doutorado em andamento em Ensino de Ciências

2021 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Nádia Cristina Guimarães Errobidart.

Mestrado em Física

2014 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) com adição de Bi2O3
Orientador: Mauro Miguel Costa
, Ano de Obtenção: 2015.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2011 - 2012

Faculdade de Cuiabá
Título: O olhar do aluno: reflexão da prática pedagógica
Orientador: Wilma Gárcia Abbadie

Graduação em curso de licenciatura plena em física

2006 - 2009

Universidade Federal de Rondônia
Título: Atividades práticas no ensino de Física: um relato de experiência prática
Orientador: Profª. Dr.ª Beatriz Machado Gomes

Formação complementar

2024 - 2024

Latex. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2023 - 2023

Técnicas de Análise de Conteúdo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2021 - 2021

Introdução à Astronomia Observacional. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Extensão Espanhol 1. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Exame de Proficiência em Língua Espanhola.. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POSICIONAMENTO DO. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Inglês Instrumental - Estratégias de Leitura. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Desenho Didático para o Ensino On-line. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

NOÇÕES BÁSICAS DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2020 - 2020

Exame de Proficiência em Língua Inglesa. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Espaço da universidade na sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Como organizar o orçamento familiar. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Quiz: jogo das novas regras ortográficas - reconhecendo texto e contexto. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Libras básico. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Introdução a Conceitos de Cosmologia. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Experiência em Ensino com os Projetos - CNPQ. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Ensino de Física para a Comunidade Surda. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Matemática a Vilã do Curso de Engenharia de Pesca. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Montagem de experimentos e construção do conhecimento em física. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de uma sequência didática sobre conceitos de Física moderna. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Nanotecnologia e sua aplicação como carreadores de fármacos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Introdução a Conceitos de Cosmologia. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Projetos Didáticos de Eletronmagnetismo. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2016 - 2016

Produção de materiais paradidáticos p. a inserção da física moderna no E. M. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2015 - 2015

Noções Gerais de Direitos Autorais. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Raios e poluição atmosférica. conceitos e técnicas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

Materias vítreos: preparação e aplicações fotônica. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

TOEFL ITP Score Report. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Elaboração de Projeto - PITEC. (Carga horária: 50h). , Secretária de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2012 - 2012

Projeto Sala de Educador. (Carga horária: 80h). , Secretária de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2011 - 2011

Projeto Sala de Educador. (Carga horária: 80h). , Secretária de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2010 - 2010

3º Ofinina de música. (Carga horária: 28h). , Igreja Evangélica Assembléia de Deus, IEADMIS, Brasil.

2009 - 2009

Tópicos de Física Nuclear. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2009 - 2009

Livro didático: como escolher?. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2008 - 2008

Aperfeiçoamento para professores da EBD. (Carga horária: 8h). , Igreja Evangélica Assembléia de Deus, IEADMIS, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Programa de Educação Tutorial ? PET. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2007 - 2007

Construção de gráficos: por meios computacionais.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2007 - 2007

Uma diferente abordagem p a descrição do movimento. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2006 - 2006

equações diferenciais de 1° ordem. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2005 - 2005

informatica basica. (Carga horária: 120h). , exceler informatica, ESCOLA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Organização de eventos

SOUZA, M. P. M. ; ALMEIDA, P.V. . Semana da física 2019. 2019. (Outro).

FERREIRA, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; MERGULHAO JUNIOR, C. ; DINIZ, J. B. . XII Semana da Física 2018. 2018. (Outro).

MERGULHAO JUNIOR, C. ; DINIZ, J. B. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . XI Semana de Fisica. 2017. (Outro).

MERGULHAO JUNIOR, C. ; DINIZ, J. B. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . X Semana da Física. 2016. (Outro).

Participação em eventos

II CONECEAS. REPRESENTAÇÕES DOS MODELOS PLANETÁRIOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS. 2024. (Congresso).

XXXIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) da 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. DEBATEDOR. 2024. (Congresso).

Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição. ESTADO A ARTE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXEMPLO DA TEORIA DOS MODELOS PLANETÁRIOS. 2023. (Congresso).

I Encontro de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.Subdeterminação na construção das teorias dos modelos planetários. 2022. (Encontro).

Ferramenta para Gravação de Videoaulas. 2020. (Oficina).

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: ABNT VS VANCOUVER. 2020. (Seminário).

"Atuação do Físico nas áreas da medicina". 2019. (Encontro).

"Inteligência Computacional: Princípios básicos das Redes Neurais Artificiais e algumas aplicações". 2019. (Encontro).

"Introdução ao Unity3D". 2019. (Outra).

XII Semana de Física 2018. 2018. (Outra).

20 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2017. (Olimpíada).

VI Escola de Física "Roberto A. Salmeron" e I Escola Internacional em Ensino de Física. Jogos didáticos que integram a construção e funcionalidade do conhecimento de Física em sala de aula.. 2017. (Congresso).

XI Semana da Física. 2017. (Encontro).

X Semana da Física. 2016. (Encontro).

X Semana da Física.Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) com adição de Bi2O3.. 2016. (Encontro).

12º Escola Mato-Grossense de Física. Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) com adição de Bi2O3.. 2015. (Congresso).

III Encontro de Física do Centro Oeste e 11º Escola Mato-grossense de Física. 2014. (Encontro).

V Semana Acadêmica/ IV Mostra da Pós-graduação da UFMT.Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) dopado Bi2O3. 2014. (Simpósio).

1° Oficina de Música. 2012. (Oficina).

1º Encontro Estadual de Escolas Sustentáveis e com Vida de Mato Grosso. 2011. (Encontro).

I Seminário das áreas da base comum do IFMT - Campus Cuiabá. As Ciências e a educação profissional técnica e tecnológica: interlocução de saberes.. 2011. (Seminário).

Encontro Geração JC. 2010. (Encontro).

Semana de exatas - VIII Semana de Matemática e V Semana de Física. 2008. (Seminário).

VI ENCOPET Caminhos do Planeta Azul Compromisso Socioambiental. Esoectroscopia de Absorção de óeo animal e vegetal. 2008. (Congresso).

VI ENCOPET Caminhos do Planeta Azul Compromisso Socioambiental. 2008. (Congresso).

Encontro de Pesquisadores. 2007. (Encontro).

SEMANA DE EXATAS VII Semana de Matemática e IV de Física. 2007. (Congresso).

II Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais / VI Semana de Matemática. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Crisnanda de Souza Leal

FERREIRA, Q. S.de Almeida, P. M. VMARTINS, Q. S.. CRIAÇÃO DE ROTEIROS PARA VÍDEOS EDUCACIONAIS DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Gabriela Dias Bachaman

ERROBIDART, N. C. G.;ALMEIDA, P.M.V.; SILVA, N. T. C.. Levantamento de publicações relacionadas ao estudo do som e ondas sonoras em periódicos de ensino.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sophia Armôa Candado

ERROBIDART, N. C. G.;ALMEIDA, P.M.V.; SILVA, G. R.. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CTSA PARA O ESTUDO DA CAMADA DE OZÔNIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Guilherme Aparecido da Silva Felicio

KEGLER, V. D.;FERREIRA, Q. S.ALMEIDA, P.M.V.. Análise estrutural através do método de Rietveld BaHFO_3 sintetizado através do MAH com duas concentrações de KOH. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Moniques Eves

TREMMEPOHL JUNIOR, W.;ALMEIDA, P.M.V.FERREIRA, Q. S.. Dificuldades no ensino de Física para o ensino médio: estudo de caso de uma escola da rede pública estadual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Pamella Natielli Almeida de Oliveira

KEGLER, V. D.; SOUZA, M. P. M.;ALMEIDA, P.M.V.. ìndice de evasão de curso de licenciatura plena em Física da UNIR Campus de Ji-Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Laura Maísa Souza dos Santos

MARTINS, Q. S.ALMEIDA, P.M.V.; CADILLO, R. F.. QR COE como ferramenta mediadora no ensino de Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Augusto César Araújo Soares

TREMMEPOHL JUNIOR, W.; CARDOSO, A. F.;ALMEIDA, P.M.V.. O Ensino da Física na educação de jovens e adultos (EJA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Rodrigo Fernandes de Sousa

MERGULHAO JUNIOR, C.;ALMEIDA, P.M.V.; CARDOSO, A. F.. Uma proposta do uso de software como instrumento pedagógico para o ensino de física. 2017.

Aluno: Kássia Priscila Gonçalves de Almeida

COSTA, R. S.;ALMEIDA, P.M.V.FERREIRA, Q. S.. Cosmologia indígena do povo Surui. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Vanusa Oliveira Louback Gonsaga

TREMMEPOHL JUNIOR, W.;ALMEIDA, P.M.V.FERREIRA, Q. S.. Sala de Aula invertida: Um método inovador e eficaz no ensino de física na escola moderna.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Camila de Sousa Oiveira

TREMMEPOHL JUNIOR, W.; SOUZA, M. P. M.;ALMEIDA, P.M.V.. Aplicação de mapas conceituais em minicurso de Física nuclear na busca de aprendizagem significativa no Ensino médio.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Miria Santos de Oliveira

TREMMEPOHL JUNIOR, W.; CARDOSO, A. F.;ALMEIDA, P.M.V.. Importância da física no 9º ano.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia.

Orientou

Franklyn Cassiano Martins dos Santos

Diversidade cosmológica no ensino: Diálogos entre teorias científicas no contexto da pedagogia critica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

JULIANE ESTEVO EVANGELISTA CASTILHO

ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA TRADICIONAL E EXPERIMENTAL: ESTUDO COMPARATIVO E ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

ZACARIAS EUCLIDES DA SILVA

Análises das atividades experimentais no ensino de física nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio de Presidente Médici; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

ELIENE GONÇALVES LEMOS

A implementação da base nacional comum curricular (BNCC) nas escolas de educação básica de Ji-Paraná, Rondônia com ênfase da Física; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

Letícia Farage Carvalho

Analise do perfil dos Trabalhos de conclusão de curso de Física da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

Willian Felipe Medeiros

Estudo do ensino de Astronomia na educação básica e superior em Ji-Paraná; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

Raiara Fegueredo Lopes

stress e desempenho académico em calouros e formandos do curso de Física da Universidade Federal de Rondônia de Ji-Paraná; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

Gleice Alves Correa

Iniciação Científica Jr; , primeiros passos no contexto científico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Patricia Matos Viana de Almeida;

Produções bibliográficas

  • de Almeida, P. M. V ; ERROBIDART, N. C. G. . O SABER A ENSINAR NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ENO REFERENCIAL CURRICULAR DE RONDÔNIA. Revista Enfoques Educacionales , v. 22, p. 25-47, 2025.

  • LEAL, C. S. ; SANTOS, F. C. M. ; FERREIRA, Q. S. ; de Almeida, P. M. V . MÍDIAS SOCIAIS CONTRIBUINDO PARA ALAVANCAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM EXEMPLO DO CLUBE DE CIÊNCIAS MARIE CURIE - RO. Revista do professor de física , v. 8, p. 82-93, 2024.

  • de Almeida, P. M. V ; ERROBIDART, N. C. G. . Subdeterminação da teoria científica: uma discussão sobre modelos planetários. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION , v. 18, p. 2312-1-2312-12, 2024.

  • de Almeida, Patrícia Matos Viana ; ERROBIDART, NÁDIA CRISTINA GUIMARÃES . Análise do saber a ensinar sobre modelos planetários em documentos curriculares: BNCC e RCRO. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 26991-27010, 2023.

  • Juliana Bessa de Almeida ; ALMEIDA, P.M.V. ; STEIN, C. R. ; Luciene Batista da Silveira ; Judes Gonçalves dos Santos . APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM. Revista Amazônica de Ensino de Física , v. 1, p. 1-3, 2020.

  • PEIXOTO, K. P. ; OLIVEIRA, A. L. V. ; SILVA, D. A. ; FELICIO, G. A. S. ; SANTOS, F. C. M. ; CARVALHO, L. L. ; SILVA, Z. E. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . Programa Clube de ciências Marie Curie, ferramenta auxiliar e eficaz para o ensino de Ciências.. Revista Amazônica De Ensino De Física , v. 1, p. 9-15, 2020.

  • SILVA, D. A. ; SANTOS, F. C. M. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . O ensino de astronomia na formação dos professores egressos dos cursos de licenciatura em física da Universidade Federal de Rondônia. Revista Amazônica de Ensino de Física , v. 1, p. 19-24, 2020.

  • MARTINS, Q.S ; ALMEIDA, P.V ; FERREIRA, Q.S ; OLIVEIRA, A. ; AGUIRRE, C. ; FARIA, J.L.B . Investigation of ostrich oil via Raman and Infrared spectroscopy and predictions using the DFT method. VIBRATIONAL SPECTROSCOPY , p. 102945, 2019.

  • ALMEIDA, D. D. ; ALMEIDA, P.M.V. ; DINIZ, J. B. ; FERREIRA, Q. S. . A docência e suas peculiaridades: Perfil dos profissionais de física da cidade de Ji-Paraná (RO). Revista Amazônica De Ensino De Física , v. 1, p. 19-24, 2019.

  • LOPES, R. F. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . Influência dos sintomas ansiógenos dos acadêmicos de física da UNIR, campus Ji-Paraná. Revista Amazônica De Ensino De Física , v. 1, p. 34-42, 2019.

  • CARVALHO, L. F. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . Perfil dos trabalhos de conclusão dos cursos de Física da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná. Revista Amazônica De Ensino De Física , v. 1, p. 25-36, 2019.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; GOZZO, C.B. ; THAINES, E.H.N.S. ; SALES, A.J.M. ; FREITAS, R.G. ; TEREZO, A.J. ; Sombra, A.S.B. ; COSTA, M.M. . Dielectric relaxation study of the ceramic matrix BaBi 4 Ti 4 O 15 :Bi 2 O 3. MATERIALS CHEMISTRY AND PHYSICS , v. 205, p. 73-85, 2017.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Costa, M. M. . Caracterização do BBT. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas NEA ? A editora, 2017. 84p .

  • de Almeida, Patrícia Matos Viana ; ERROBIDART, NÁDIA CRISTINA GUIMARÃES . Subdeterminação na construção das teorias nos modelos planetários. In: Luiz Henrique Ortelhado Valverde; Rogério Rodrigues Faria; Suzete Rosana de Castro Wiziack; Marcos Vinicius Campelo Junior; Nádia Cristina Guimarães Errobidart; Maria Helena da Silva Andrade; Gilcelany Alves da Silva; Wélica Patrícia Souza de Freitas;. (Org.). I Encontro de Ensino de Ciência e Educação Ambiental. 1ed.Campo Grande: Gaia Poran, 2024, v. 215, p. 27-27.

  • LEAL, C. S. ; CARVALHO, L. L. ; SANTOS, A. P. C. ; ALMEIDA, P.M.V. . Programa Clube de ciências Marie Curie, ferramenta auxiliar e eficaz para o ensino de Ciências.. Revista de Cultura e Extensão Aluá, p. 127 - 135, 12 set. 2023.

  • de Almeida, P. M. V ; ERROBIDART, NÁDIA CRISTINA GUIMARÃES . REPRESENTAÇÕES DOS MODELOS PLANETÁRIOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS. In: II CONECEAS, 2024, Dourados. Congresso Nacional de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, 2024.

  • OLIVEIRA, A. L. V. ; FERREIRA, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; MARTINS, Q. S. . Análise físico-química dos componentes do Óleo de Avestruz por meio de Técnicas Espectroscópicas. In: XIII Semana da Física 2019, 2019, Ji-Paraná. XIII Semana da Física 2019, 2019.

  • PEIXOTO, K. P. ; OLIVEIRA, A. L. V. ; SILVA, D. A. ; P. JUNIOR, G. F. M. ; SANTOS, F. C. M. ; CARVALHO, L. L. ; SILVA, Z. E. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. ; CARDOSO, A. F. . Programa Clube de ciências Marie Curie, ferramenta auxiliar e eficaz para o ensino de Ciências. In: XIII Semana da física, 2019, Ji-Paraná. XIII Semana da física, 2019.

  • MARTINS, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. ; CORREA, G. A. . Contextualizando Física básica entre o Ensino Médio e a Graduação. In: XXI Simpósio Nacional de Física - SNEF 2017, 2017. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF 2017, 2017.

  • de Almeida, P. M. V ; ERROBIDART, NÁDIA CRISTINA GUIMARÃES . ESTADO A ARTE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O EXEMPLO DA TEORIA DOS MODELOS PLANETÁRIOS. In: Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição, 2023. Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um, 2023.

  • SILVA, D. A. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. ; SANTOS, F. C. M. . Formação em Astronomia dos egressos do curso de Licenciatura da UNIR Campus de Porto Velho. In: XII Semana da Física 2018, 2018, Ji-Paraná. XII Semana da Física 2018, 2018.

  • ALMEIDA, D. D. ; ALMEIDA, P.M.V. ; DINIZ, J. B. . Docentes de Física em Ji-Paraná: Dilemas da profissão. In: XII Semana da Física 2018, 2018, Ji-Paraná. https://www.even3.com.br/XIISemanadaFisica2018Jipa%C2%A0, 2018.

  • ARAUJO, J. L. V. ; FERREIRA, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; PINHEIRO, A. J. M. A. ; BRITO, Y. D. ; BATISTA, R. G. ; MELO, E. H. S. . Jogos didáticos que integram a construção e funcionalidade do conhecimento de física em sala de aula.. In: VI Escola de Física ?Roberto A. Salmeron? e I Escola Internacional em Ensino de Física, 2017, Brasilia. VI Escola de Física ?Roberto A. Salmeron? e I Escola Internacional em Ensino de Física, 2017.

  • BARBOZA, E. S. ; ALVES, W. F. M. ; LOPES, R. F. ; GIACOMOLLI, N. C. ; NEVES, A. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . O resgate da prática experimental em escolas do ensino médio.. In: XI Escola de Física, 2017, Ji-Paraná. XI Escola de Física, 2017.

  • BARBOZA, E. S. ; ALVES, W. F. M. ; LOPES, R. F. ; GIACOMOLLI, N. C. ; NEVES, A. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . Resgate da prática experimental em escolas do ensino médio.. In: IV Encontro de Física do Centro Oeste, 2016, Dourados. IV Encontro de Física do Centro Oeste, 2016.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; GOSSO, C. ; FREITAS SOBRINHO, R. G. ; Costa, M. M. . Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) com adição de Bi2O3. In: 12 Escola Mato-Grossense de Física, 2015, Cuiaba- MT. 12 Escola Mato-Grossense de Física, 2015.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Costa, M. M. . Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) usando Bi2O3 como fundente. In: Semana Acadêmica, 2014, Cuiabá. Semana Acadêmica, 2014.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Juliana Bessa de Almeida ; Luciene Batista da Silveira ; Judes Gonçalves dos Santos ; Aderbal Carlos de Oliveira . Absorption spectroscopy of animal and vegetal oil. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindoia - São Paulo. Methods and Applications in enviromente and toxicology, 2009.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Juliana Bessa de Almeida ; Luciene Batista da Silveira ; Judes Gonçalves dos Santos ; Anselmo Fortunato Reis Rodrigues ; Aderbal Carlos de Oliveira . Espectroscopia de Absorção de óleo vegetal e animal. In: VI ENCOPET Caminhos do Planeta Azul Compromisso Socioambiental, 2008, Cuiabá/MT. Caminhos do Planeta Azul compromisso Socioambiental, 2008. p. 8-9.

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Luciene Batista da Silveira ; Judes Gonçalves dos Santos . Espectofometria de Absorção de óleos de Struthio Camelus e de Saccharum officinarum. In: Semana de Exatas, 2008, Jí - Paraná. VIII Semana de Matemática e V Semana de Física, 2008.

  • MARTINS, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. . FIS#04 Formação docente e o ensino de ciências. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, P.M.V. ; SILVA, D. A. ; SANTOS, F. C. M. . Diagnóstico do ensino de astronomia nos cursos de Física da UNIR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, W. F. M. ; FERREIRA, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. . Resgatando o ensino a Astronomia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOZA, E. S. ; ALVES, W. F. M. ; LOPES, R. F. ; GIACOMOLLI, N. C. ; NEVES, A. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . A experimentação como ferramenta no auxilio a aprendizagem efetiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOZA, E. S. ; ALVES, W. F. M. ; LOPES, R. F. ; GIACOMOLLI, N. C. ; NEVES, A. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . Resgate da prática experimental em escolas do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, P.M.V. . Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) com adição de Bi2O3. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, P.M.V. ; GOSSO, C. ; FREITAS SOBRINHO, R. G. ; Costa, M. M. . Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) com adição de Bi2O3.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Costa, M. M. . Caracterização estrutural e dielétrica da matriz BaBi4Ti4O15 (BBT) dopado Bi2O3. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Juliana Bessa de Almeida ; ALMEIDA, P.M.V. ; STEIN, C. R. ; Luciene Batista da Silveira . Aplicação de experimentos de Física no ensíno médio, Contribuindo para aprendizagem significativa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Juliana Bessa de Almeida ; Soares, G. ; Luciene Batista da Silveira . Espectrofotometria de Absorção de óleos de Struthio Camelus e de Saccharum officinarum. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, P.M.V. ; Luciene Batista da Silveira ; Juliana Bessa de Almeida ; Judes Gonçalves dos Santos ; Anselmo Fortunato Reis Rodrigues ; Aderbal Carlos de Oliveira . Espectroscopia de absrção de óleo animal e vegetal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SOUZA, M. P. M. ; ALMEIDA, P.V. ; FERREIRA, Q. S. ; COSTA, R. S. . Semana da física 2019. 2019.

ALMEIDA, P.M.V. ; SILVA, D. A. ; SANTOS, F. C. M. . Cartilha de Astronomia: Aprendendo sobre o Universo.. 2019.

ALMEIDA, P.M.V. ; ALMEIDA, D. D. ; ARAUJO, R. P. P. . A Docência e a prática experimental: Aprender a aprender construindo (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático apostila)... 2017.

ALMEIDA, P.M.V. . Prof. Patrícia Matos Viana de Almeida. 2018. (Site).

ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. . Site PIBEX UNIR DEFIJI. 2016; Tema: Temas trabalhados durante os períodos de vigência dos projetos de PIBEC e PIBIC.. (Site).

ALMEIDA, P.M.V. ; SILVA, D. A. ; SANTOS, F. C. M. . O ensino de Astronomia na formação dos professores egressos dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Rondônia. 2019. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, P.M.V. ; ALMEIDA, D. D. ; ARAUJO, R. P. P. . A Docência e a prática experimental ? Aprender a aprender construindo. 2017. .

ALMEIDA, P.M.V. ; FERREIRA, Q. S. ; MARTINS, Q. S. . Física I: Tópicos de Mecânica e Termodinâmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, Q. S. ; ALMEIDA, P.M.V. ; BATISTA, R. G. ; ALVES, W. F. M. ; NEVES, A. S. ; BRITO, Y. D. ; BARBOZA, E. S. ; ARAUJO, J. L. V. ; PINHEIRO, A. J. M. A. ; MELO, E. H. S. . Física pra que te quero?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático Gibi).

ALMEIDA, P.M.V. ; ALMEIDA, D. D. . 2ª OFICINA DE MÚSICA: BUSCANDO A EXCELÊNCIA NO LOUVOR A DEUS ATRAVÉS DA MÚSICA. 2014. Outra.

ALMEIDA, P.M.V. . 1ª OFICINA DE MÚSICA: BUSCANDO A EXCELÊNCIA NO LOUVOR A DEUS ATRAVÉS DA MÚSICA!. 2012. Outra.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Estudo das propriedades da conjugação do óleo de avestruz a superfície de nanopartículas magnéticas: síntese e caracterização., Descrição: Descrição: Neste trabalho, aplica-se o método de cooprecipitação química para a produção das NPMs de Magnetita (Fe3O4) e Ferrita de Cobalto (CoFe2O4). E para a tentativa de recobrimento, será utilizado o Óleo de Avestruz (OA). A escolha do OA deu-se primeiramente por ele ser produzido na cidade de Mirante da Serra (RO) e em segundo pelos seus inúmeros benefícios popularmente divulgados. A produção dos dois tipos de NPMs dar-se-á pelo fato de buscarmos qual da duas irá interagir melhor com o OA após o recobrimento. Esta tentativa de recobrimento das NPMs tem o intuito de evitar possíveis agregações do sistema Nano, bem como buscar potencializar os efeitos do OA... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patricia Matos Viana de Almeida - Integrante / Queila da silva Ferreira - Coordenador / Quesle da Silva Martins - Integrante / Ariane Dandares de Lima - Integrante / micaelle de sá e silva - Integrante.

  • 2018 - 2019

    O ensino de Astronomia na formação dos professores egressos dos cursos de Licenciatura em Física da Univerisidade Federal de Rondônia, Descrição: Grupo de pesquisa em Abordagens conceituais e metodológicas no ensino de Física (GRAEFI). Portaria nº 022/20018/PROPESQ de 05 de abril de 2018.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patricia Matos Viana de Almeida - Coordenador / DAVI DIEGO DE ALMEIDA - Integrante / Queila da silva Ferreira - Integrante / João Batista Diniz - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Análise dos componentes do Óleo de Avestruz e o seu uso aliado à nanotecnologia para possível aplicação na área Biomédica, Descrição: Nas últimas décadas tem sido crescente a produção e aplicação de materiais nanoestruturados. A nanotecnologia é uma ciência que trabalha em escala nanométrica, atualmente um campo de fronteira multi e interdisciplinar com grande potencial. Dentre esses materiais nanoestruturados, as nanopartículas magnéticas (NPMs) têm sido largamente utilizadas como material base em uma grande variedade de aplicações tecnológicas e biotecnológicas. Por ter uma grande razão superfície/volume as NPs magnéticas possuem energias de superfície elevadas. Por isso, para prevenir uma possível agregação dessas NPs magnéticas uma cobertura é necessária. No entanto para que estas aplicações tornarem-se possíveis é essencial escolher os materiais e a metodologia apropriada para a criação dos nanosistemas. Neste trabalho investigaremos as características físico-químicas e as propriedades magnéticas de ligação entre moléculas orgânicas e NPs magnéticas de Ferrita de Cobalto. Para a produção destes sistemas será utilizado o método de coprecipitação química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patricia Matos Viana de Almeida - Integrante / Queila da silva Ferreira - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Estudo de nanocompósitos cerâmicos com propriedades dieletricas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Patricia Matos Viana de Almeida - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Caracterização estrutural e dielétrica de óxidos cerâmicos, Descrição: Neste projeto propõe-se o estudo de materiais dielétricos com alta constante dielétrica e baixa perda a fim de buscar aplicações tecnológicas em comunicação sem fio. É fundamental na formação de recursos humanos na área de materiais dielétricos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Patricia Matos Viana de Almeida - Integrante / Mauro Miguel Costa - Coordenador / CIPRIANO GOSSO - Integrante / Ericson H. N. Souza Thaines - Integrante / João Roberto S. de Miranda - Integrante / Ailton Jose Tereso - Integrante / Walterley Araujo Moura - Integrante / Antônio Sérgio Bezerra Sombra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Estudo de cerâmicas dielétrica com alta permissividade e baixa perda na região de micro ondas, Descrição: Neste projeto propomos o estudo de propriedades estrutural e dielétrica em óxidos cerâmicos que possuam alta constante dielétrica e baixa perda, visando suas aplicações em sistemas de comunicação móvel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Patricia Matos Viana de Almeida - Integrante / Mauro Miguel Costa - Coordenador / CIPRIANO GOSSO - Integrante / Ericson H. N. Souza Thaines - Integrante / Fernanda M. Royo - Integrante / Antonio J. M. Sales - Integrante / João Roberto S. de Miranda - Integrante / Ailton Jose Tereso - Integrante / Walterley Araujo Moura - Integrante / Antônio Sérgio Bezerra Sombra - Integrante / Guilheme F. M. P. Junior - Integrante., Financiador(es): Comité Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Física, DEFIJI - Departamento de Física de Ji-Paraná. , Rua José Sarney - até 899/900, Jardim dos Migrantes, 76900622 - Ji-Paraná, RO - Brasil, Telefone: (069) 34167952, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrado em física

2012 - 2013

Escola Estadual da Policia Militar Tiradentes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contrato temporário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Escola Estadual Presidente Medice

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contrato temporário, Carga horária: 23

2009 - 2010

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio ?Migrantes?.

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contrato temporário, Carga horária: 40

2015 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2018

    Extensão universitária , Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Atividade de extensão realizada, Programa Clube de Ciências Marie Currie.

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Linhas de pesquisa

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica I, Psicologia da Educação

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Educação básica Intercultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEMAS FUNDAMENTAIS EM FÍSICA II

  • 10/2019 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, Núcleo estruturante dos cursos de Física Licenciatura e Bacharelado PORTARIA No 53/2019/CJP/UNIR, 15/10/19 e PORTARIA No 54/2019/CJP/UNIR, 15/10/19.

  • 12/2019 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Rondônia.,Cargo ou função, Comissão de Divulgação da UNIR, Campus de Ji-Paraná ORDEM DE SERVIÇO No 36/2019, 18/12/2019.

  • 02/2018 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, corresponsável pela professora voluntária, GABRIELA KELLY PACHECO DOS SANTOS.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em pesquisa I, Estágio em pesquisa II, Seminários em filosofia da ciência, Mecânica II

  • 11/2017 - 11/2019

    Direção e administração, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, função de Chefe do Departamento Acadêmico de Física do Campus de Ji-Paraná (DEFIJI).

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletricidade e magnetismo, Estágio supervisionado I, Seminário em filosofia da ciências, LEGISLACAO EDUCACIONAL

  • 04/2019 - 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Rondônia.,Cargo ou função, Comissão de divulgação de cursos e elaboração de ações para redução de evasão no Campus de Ji-Paraná ORDEM DE SERVIÇO No 8/2019, 24/04/2019.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Calculo diferencial, Estágio supervisionado I, Mecânica II

  • 09/2017 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, Cordenação Monitoria acadêmica.

  • 09/2018 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, comissões referentes a XII Semana da Física 2018 do Câmpus de Ji-Paraná;.

  • 08/2015 - 10/2018

    Estágios , Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Estágio realizado, aprovação da Avaliação de Estágio Probatório.

  • 05/2018 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, Comissão que conduzirá os trabalhos referentes ao Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, SEMINÁRIOS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA, SEMINÁRIOS EM HISTÓRIA DA FÍSICA

  • 04/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Rondônia.,Cargo ou função, Grupo de Trabalho Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Física

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Instrumentação para Ensino de Ciências, Mecânica II

  • 10/2017 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Cargo ou função, Comissão de Coordenação da XI SEMANA DA FÍSICA ? 2017.

  • 06/2016 - 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Física-Campus de Ji-Paraná.,Linhas de pesquisa

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino e Física

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino de Ciências

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física do Estado sólido I

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Educação Básica Intercultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Educação básica Intercultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado I

2015 - 2015

ESCOLA ESTADUAL LEOVEGILDO DE MELO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contrato temporário, Carga horária: 16