Maria da Glória de Oliveira Amorim

Atua há mais de 20 anos na área de Inteligência, Estratégia e Pesquisa de Mercado. É uma profissional multidisciplinar, proativa, com foco em resultados, liderança de equipe e responsável por gerar informações e conhecimento para o desenvolvimento do setor e qualidade de vida das pessoas. Exerce atividades de análises setoriais, estudos mercadológicos, monitoramento de mercado, estruturação de processos e coleta de informações no campo da competitividade com vistas à produção de inteligência e estratégia, com aplicação de geoprocessamento e geomarketing. Assídua leitora de relatórios de tendências, análises econômicas e financeiras, publicadas em jornais e revistas especializadas, artigos nacionais e internacionais. E multi-empreendedora que trabalha pelo aculturamento da Inteligência Competitiva e Estratégia no setor Real Estate, Indústria, Serviços, Comércio, Turismo e Educação. Foi professora convidada nos cursos de MBA em Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica pela USP/FIPE e USP/FIA, MBA em Master Project Management pela Universidade de São Paulo, Inteligência de Mercado, Geografia de Mercado e Monitoramento de Mercado pelo IBRAMERC.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Negócios em Real Estate

2012 - 2013

Faculdade FIA de Administração e Negócios
Título: A indústria de loteamento e o planejamento estratégico: uma proposta de análise para seleção de municípios alvo e prospecção de áreas para o mercado imobiliário de médio e alto padrão
Orientador: Cibele Rumel

Especialização em Engenharia de Software

2002 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Geoprocessamento Aplicado a Pesquisa Mineral
Orientador: Arnaldo de Albuquerque Araújo

Graduação em Sistemas de Informação

1997 - 2000

Universidade Potiguar, UnP
Título: Analise de Marcha Normal e Patologica
Orientador: Glauco Brelaz / Paulo Henrique Autran Veiga

Formação complementar

2010 - 2010

Programa de Desenvolvimento e Gestão Estratégica. , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação Executiva de Inteligência de Mercado. (Carga horária: 60h). , Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, IBRAMERC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Gerencia de Projetos PMI. (Carga horária: 40h). , Faculdade IBTA, IBTA, Brasil.

2007 - 2007

EMPRETEC. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2005 - 2005

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 20h). , Núcleo Softex Campinas, SOFTEX CAMPINAS, Brasil.

2005 - 2005

Análise de Pontos de Função. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Antropologia e relações de gênero. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social/Especialidade: Economia do Consumidor.

Organização de eventos

FIGUEIRA, D. ; AMORIM, M. G. O. . III Festival de Software Livre. 2006. (Festival).

AMORIM, M. G. O. ; FIGUEIRA, D. . II Festival de Software Livre - FESTSOL. 2005. (Festival).

Participação em eventos

Eficiência Energética e Geração Distribuída.A energia como fator de competitividade. 2017. (Seminário).

Inteligência Artificial aplicada aos Negócios. Inteligência Artificial aplicada aos Negócios. 2017. (Congresso).

Sistema Tributário e Competitividade para o Rio de Janeiro.Sistema Tributáriio e Royalties. 2016. (Seminário).

15a Conferência Internacional da LARES. 2015. (Congresso).

13a Conferência Internacional da LARES. A indústria de loteamento e o planejamento estratégico: uma proposta de análise para seleção de municípios alvo e prospecção de áreas para o mercado imobiliário de médio e alto padrão. 2013. (Congresso).

65a Reunião Anual da SBPC. A indústria de loteamento e o planejamento estratégico: uma proposta de análise para seleção de municípios alvo e prospecção de áreas para o mercado imobiliário de médio e alto padrão. 2013. (Congresso).

Agroenergia. 2011. (Congresso).

62a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Inteligência Competitiva aplicada ao setor imobiliário. 2010. (Congresso).

Fórum de Inteligência de Mercado. 2008. (Seminário).

37a Assembléia Nacional da Assemae - XI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento.Utilização do software livre Terralib para implantação do sistema de informações geograficas em todos os departamentos da SAEV. 2007. (Seminário).

II Encontro de Pesquisa das IES do Sistema de Educação de Minas Gerais.Escola e Comunidade: Parceiros no desafio da inclusão digital. 2005. (Encontro).

50a Reunião Anual da SBPC. A Informática na Educação. 1998. (Congresso).

Orientou

Bernardo Martins Rocha

Desenvolvimento de Software para Aplicações Web; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencia da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria da Gloria de Oliveira Amorim;

Daniel Vasconcellos Barral Ferreira

Desenvolvimento de Software para Aplicações Locais; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciencia da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico; Orientador: Maria da Gloria de Oliveira Amorim;

Produções bibliográficas

  • AMORIM, M. G. O. . Entre a Paraíba e Pernambuco, nasce um novo hub de desenvolvimento no nordeste. Revista Edificar, Paraíba, , v. 26, p. 1 - 82, 10 ago. 2015.

  • AMORIM, M. G. O. ; PINHEIRO, J. M. V. ; MARQUES, M. N. ; GUARDIA, T. ; COTRIN, M. E.B. ; PIRES, M. A. F. . de um software livre aplicado à gestão de processos no controle de qualidade da água. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2008, Santiago. XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2008.

  • AMORIM, M. G. O. ; FIGUEIRA, D. . Escola e Comunidade: Parceiros no Desafio da Inclusão Digital. In: II Encontro de Pesquisa das IES do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais, 2005, Araxá - MG. Journal of Health and Environmental Sciences. Araxá: Scientific Editorial Board, 2005. v. I.

  • AMORIM, M. G. O. . Informática na Educação. In: 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 1998, Natal/RN. 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998. p. 525.

  • AMORIM, M. G. O. . Análise de mercado identifica novas oportunidades de negócio para o setor de Real Estate no Nordeste. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMORIM, M. G. O. ; RUMEL, C. . A indústria de loteamento e o planejamento estratégico: uma proposta de análise para seleção de municípios alvo de prospecção de áreas para o mercado imobiliário de médio e alto padrão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

AMORIM, M. G. O. . GISMineral - Geoprocessamento aplicado a Pesquisa Mineral. 2003.

AMORIM, M. G. O. . iMapas. 2005.

AMORIM, M. G. O. . Servidor Integrado de Geoinformações (SIG-PM). 2004.

AMORIM, M. G. O. . GeoSaude - Geoprocessamento aplicado a Saúde Social. 2003.

AMORIM, M. G. O. . O papel da Pesquisa de Mercado. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, M. G. O. . Encontro em Cabo Frio: 108 propostas para o crescimento do setor. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, M. G. O. . Moda tem peso maior no comércio do estado Rio de Janeiro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, M. G. O. . Maioria usa celular para acessar a web no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, M. G. O. . Em nove anos, dobra parcela de brasileiros que frequenta cinemas e teatros. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, M. G. O. . Poupança perde espaço, mas ainda é o investimento preferido dos brasileiros. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, M. G. O. . Cabo Frio recebe Mapa Estratégico do Comércio e debate vocações regionais. 2017.

AMORIM, M. G. O. ; MARQUES, M. N. ; PIRES, M. A. F. . Sistema integrado para obtenção de informações georreferenciadas para o controle dinâmico da qualidade da água. 2007. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Sistemas de Informações georreferenciadas para o controle dinâmico da qualidade da água, Descrição: PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM PEQUENAS EMPRESAS - FAPESP Processo nº. 2004/02506-0 Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/USP Processo bolsa nº. 2004/16088-5 Instituição executora Nexus Geoengenharia e Comércio Ltda. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria da Gloria de Oliveira Amorim - Coordenador / Maria Nogueira Marques - Integrante / Jose Maria Villac Pinheiro - Integrante / Tiago Guardia - Integrante / Maria Aparecida Faustino Pires - Integrante / Marycel Elena B. Cotrin - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / NEXUS Geoengenharia e Comércio - Bolsa / Universidade de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • NEXUS Geoengenharia e Comércio. , Rua Guaraiúva, Cidade Monções, 04569001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55059893

Experiência profissional

2016 - 2017

Fecomércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Políticas e Estratégia, Carga horária: 40

2016 - 2017

Fecomércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Relações Institucionais, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Comcomitantemente, asumi os cargos de Diretora de Políticas e Estratégias e Diretora de Relações Institucionais nas 3 casas: Senac RJ, Sesc RJ e Fecomercio RJ.

2016 - 2017

SENAC RJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Políticas e Estratégia, Carga horária: 40

2016 - 2017

SESC RJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Políticas e Estratégia, Carga horária: 40

2011 - 2016

Geocontexto Consultoria Empresarial

Vínculo: Sócia Diretor, Enquadramento Funcional: Diretora de Inteligência de Mercado, Carga horária: 40

2010 - 2015

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora convidada no MBA em Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica.

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Faculdade FIA de Administração e Negócios

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora convidada no curso de especialização em Inteligência de Mercado.

2010 - 2011

Scopel Desenvolvimento Urbano

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Inteligência de Mercado, Carga horária: 40

Outras informações:
De maio a Junho/2008 celetista na Scopel/The Carlyle Group De agosto/2010 a maio/2011 celetista na Scopel/The Carlyle Group que em setembro do ano corrente, alterou o nome fantasia para Urbplan S/A.

2008 - 2013

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora convidada nos cursos de MBA Master Project Management, Tecnologia da Informação e Governança Corporativa/TI.

2007 - 2008

NEXUS Geoengenharia e Comércio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/Eng. Software/Ger. Inteligência, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Instituições envolvidas e equipe USP/IPEN, FAPESP Instituição executora - Nexus Geoengenharia e Comércio Ltda Equipe: José Maria Villac Pinheiro - Eng. e Presidente da Nexus Profa Dra. Maria Aparecida Faustino Pires Profa Dra. Maria Nogueira Marques Roseane Maria G. Lopes de Souza - Eng e Vice-Presidente da Nexus

Atividades

  • 06/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Nexus Geo, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2007

    Serviços técnicos especializados , Nexus Geo, .,Serviço realizado, Coordenação do GeoSan (Software para cadastro de redes de água, esgoto e drenagem).

2004 - Atual

ONG Portas Abertas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 2

Outras informações:
PORTAS ABERTAS é uma organização não-governamental com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais. Opera com recursos de doações de indivíduos, empresas, governos e organizações internacionais. PORTAS ABERTAS tem por finalidade promover o uso das tecnologias livres, modernas de informação e comunicação na comunidade a que serve e prestar serviços de consultoria e soluções utilizando essas tecnologias. objetivos do PORTAS ABERTAS: - Coordenar o trabalho de desenvolvimento de projetos que utilizem o software livre; - Realizar a capacitação de pessoas para o uso das modernas tecnologias de informação e comunicação; - Prover acesso às modernas tecnologias de informação e comunicação a todas as pessoas da comunidade de Juiz de Fora e região; - Proporcionar espaço de trabalho e geração de renda no uso das modernas tecnologias de informação e comunicação. - Apoiar a criação e gestão de negócios privados, governamentais e não-governamentais em suas ações; - Promover, patrocinar e realizar eventos visando a divulgação do software livre e de seus recursos e a conscientização sobre o uso e benefícios dessa moderna tecnologia de informação e comunicação. - Apoiar e promover o desenvolvimento comunitário auto-sustentável através do uso das modernas tecnologias de informação e comunicação. - Articular dentro da comunidade e com os órgãos públicos e privados no sentido de promover o uso democrático e includente das tecnologias de informação e comunicação. - Emitir certificados de proficiência no uso de tecnologias de informação e comunicação. - Apoiar a integração e desenvolvimento da Rede Portas Abertas, colaborando com outras comunidades no desenvolvimento de suas capacidades no uso de software livre e participando de conferências e encontros. - Usar e promover o uso de software livre na inclusão digital. - Participar e apoiar o movimento de inclusão digital com telecentros

Atividades

  • 07/2004 - 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Portas Abertas - ONG, Portas Abertas - ONG.,Atividade realizada, Organização de eventos para disseminação do Software Livre: Palestras, Mini-cursos, Workshop, Mesa Redonda.

  • 06/2005 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Portas Abertas - ONG, .,Cargo ou função, Submissão de Trabalhos.

2009 - 2011

Universidade Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora convidada nos cursos de MBA Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Corporativa.

2009 - 2011

Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora convidada no curso Executiva em Inteligência de Mercado.

2004 - 2008

Fundação Educacional São José

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular/Supervisora de Estágio, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2004

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Sistemas, Gestão em Sistemas de Informação, Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos, Engenharia de Software, Linguagem e Técnicas de Programação C, Programação Orientada a Objeto - C++

2004 - 2007

PLANGEO - Planejamento e Geotecnologia Ltda

Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Diretora de TI e Inteligência Geográfica, Carga horária: 40

Outras informações:
A PLANGEO atua no mercado desde 1997. Contando com um corpo técnico formado por geógrafos, engenheira de software, analista de sistemas com grande experiência em Geoprocessamento e Tecnologia da Informação (TI), a nossa empresa tem se destacado na região da Zona da Mata, Sul de Minas e Vertentes de Minas Gerais como a primeira empresa especializada em CARTOGRAFIA DIGITAL, SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS, GUIA DE RUAS, CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO (IPTU), MAPEAMENTO DE FAZENDAS, SENSORIAMENTO REMOTO e GEOMARKETING para diversos órgãos públicos e privados.

Atividades

  • 08/2004 - 06/2007

    Direção e administração, Plangeo, .,Cargo ou função, Sócia - Diretora de Negócios em TI.

  • 08/2004 - 06/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Plangeo, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2004 - 06/2007

    Serviços técnicos especializados , Plangeo, .,Serviço realizado, Gerencia de Projetos.