Renata da Silva

Mestre em Distúrbios da Comunicação (2023 - UNIFESP), Especialista em Audiologia Clínica (2018 - UNIFESP), Graduada em Fonoaudiologia (2015 - UNIFESP)Atuo na área de protetização de AASI em pacientes e realizo treinamentos técnicos para Fonoaudiólogos (seguimento de protetização) e área comercial destes dos dispositivos auditivos.

Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

2021 - 2023

Universidade Federal de São Paulo
Título: ANÁLISE OBJETIVA DO ALGORITMO DE AUTOPERCEPÇÃO DA FALA EM IDOSOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Maria Cecilia Martinelli
Palavras-chave: Perda Auditiva; Auxiliares de Audição; Deficiência Auditiva; Envelhecimento.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Comunicação Humana. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Audiologia Clínica

2016 - 2017

Universidade Federal de São Paulo
Título: MIOPATIA MITOCONDRIAL E DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL: ESTUDO DE CASO
Orientador: Maria Cecília Martinelli Iório

Graduação em Fonoaudiologia

2012 - 2015

Universidade Federal de São Paulo
Título: TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM A SÍNDROME DE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO
Orientador: Silvana Bommarito Monteiro
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Transações Imobibilárias

2013 - 2013

Colégio Lapa

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Técnico de Limeira

Formação complementar

2018 - 2018

Gestão de Vendas e de Alta Performance. (Carga horária: 24h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2012 - 2012

III Curso Introdutório à Liga Acadêmica do Sono. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Audiologista.

Participação em eventos

XVI Encontro Internacional sobre Proteses Auditivas. 2019. (Encontro).

XIV Encontro Internacional sobre Proteses Auditivas. 2017. (Encontro).

Encontro Internacional de audiologia.MIOPATIA MITOCONDRIAL E DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL: ESTUDO DE CASO. 2016. (Encontro).

"Experiencie Mais com a Starkey - Tecnologia e Pequenos Reparos". 2015. (Oficina).

Curso REABILITAÇÃO VESTIBULAR,. 2015. (Outra).

I Encontro Internacional sobre processamento auditivo Central. 2015. (Encontro).

II Encontro de Formandos - promovido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª Região/ SP. 2015. (Encontro).

Projeto Treinamentos Pró Fono Eu uso:. 2015. (Oficina).

Treinamento Pró-Fono Eu uso:. 2015. (Oficina).

Voz, Arte e Expressividade - SBFa. 2015. (Simpósio).

XII Encontro Internacional sobre próteses Auditivas. 2015. (Encontro).

XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2015. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM A SÍNDROME DE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO. 2015. (Congresso).

XXVI Simpósio e XI Jornada de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - SIJO.Diretora Geral. 2015. (Simpósio).

XXVI Simpósio e XI Jornada de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - SIJO. 2015. (Simpósio).

?X Curso Introdutório à Liga Acadêmica da Voz" da UNIFESP. 2014. (Outra).

Anatomia e Fisiologia Aplicada à Clínica Vocal na Fala e no Canto - 2ª Turma - Ministrado por Dr Mara Behlau, Dra Glaucya Madazio e Fga. Claudia Pacheco. 2014. (Outra).

Membro da Liga Acadêmica do Sono da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP.. 2014. (Outra).

XXIII Simpósio e X jornada da Fonoaudiologia (SIJO) UNIFESP- EPM. 2014. (Simpósio).

XXI JORNADA FONOAUDIOLÓGICA DE BAURU ?PROFA. DRA. DEBORAH VIVIANE FERRARI?. 2014. (Seminário).

?IV Curso Introdutório à Liga acadêmica de Oratória de Retórica?da UNIFESP. 2013. (Outra).

"IX Curso Introdutório à Liga Acadêmica da Voz" da UNIFESP. 2013. (Outra).

Fundação Otorrinolaringologia. 2013. (Congresso).

Membro da Liga Acadêmica de Oratória de Retórica da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP.. 2013. (Oficina).

Membro da Liga Acadêmica do Sono da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP.. 2013. (Outra).

Nível básico 1 do "Curso de idiomas da EPM - Unifesp". 2013. (Outra).

Unidade Curricular Eletiva? Linguagem e Audição". 2013. (Outra).

Unidade Curricular Eletiva " Desenvolvimento da Linguagem e da Fala?. 2013. (Outra).

Unidade Curricular Optativa "Leituras do Corpo a partir de Neurociências e da Psicologia: Desdobramentos Interdisciplinares". 2013. (Outra).

XXII Simpósio e IX jornada da Fonoaudiologia (SIJO) UNIFESP- EPM. 2013. (Simpósio).

?Treinamento Perceptivo-Auditivo" da Liga Acadêmica da Voz - UNIFESP. 2012. (Outra).

?XXI Simpósio e VIII Jornada de Fonoaudiologia" da UNIFESP - SIJO. 2012. (Simpósio).

?XXI Simpósio e VIII Jornada de Fonoaudiologia" da UNIFESP - SIJO, palestra sobre o tema: Preconceito Linguístico........ 2012. (Outra).

"III Curso Introdutório à Liga Acadêmica do Sono" da UNIFESP. 2012. (Outra).

"VIII Curso Introdutório à Liga Acadêmica da Voz" da UNIFESP. 2012. (Outra).

"VI Semana da Liga Acadêmica de Audição e Equilíbrio" da UNIFESP. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, RENATA DA ; SOUZA, MARILIA RODRIGUES FREITAS DE ; OLIVEIRA, ACARY SOUZA BULLE ; IÓRIO, MARIA CECÍLIA MARTINELLI . Miopatia mitocondrial e deficiência auditiva neurossensorial: estudo de caso. CODAS , v. 33, p. 11;33(4):e20200, 2021.

  • IÓRIO, MARIA CECÍLIA MARTINELLI ; OLIVEIRA, ACARY SOUZA BULLE ; SOUZA, MARILIA RODRIGUES FREITAS DE ; SILVA, RENATA DA . MIOPATIA MITOCONDRIAL E DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL: ESTUDO DE CASO. In: EIA 31 ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUDIOLOGIA, 2016, São Paulo. MIOPATIA MITOCONDRIAL E DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL: ESTUDO DE CASO, 2016.

  • DIAFÉRIA, G ; BOMMARITO, S. ; SILVA, RENATA DA . TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM SÍNDROME DE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO E IX CONGRASSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA, 2015, SALVADOR. TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM SÍNDROME DE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO, 2015.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2023

    ANÁLISE OBJETIVA DO ALGORITMO DE AUTOPERCEPÇÃO DA FALA EM IDOSOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS, Descrição: As próteses auditivas convencionais comprometem-se com uma única estratégia de processamento para lidar com a voz do paciente e os demais sons ambientais. O algoritmo de autopercepção da fala, da plataforma Mycore, da marca Rexton, utiliza o processamento de sinal otimizado para ambas as situações, com base na detecção em tempo real da voz do usuário. Este algoritmo é habilitado por meio de uma adaptação bilateral de próteses auditivas e utiliza duas estratégias de processamento distintas, uma para a própria voz do paciente, que foi calibrada, e outra para os demais sons do ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Renata da Silva - Coordenador / Maria Cecilia Marinelli Iorio - Integrante.

  • 2013 - Atual

    TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM A SÍNDROME DE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO, Descrição: RESUMO Introdução : Os pacientes com apnéia obstrutiva do sono (AOS), paradas respiratórias devido ao colabamento das paredes da faringe, apresentam redução da qualidade de vida (QV) devido aos seus sintomas diurnos , que restringem suas atividades sociais . Os estudos disponíveis sobre a qualidade de vida após o tratamento com pressão positiva contínua (CPAP) não são conclusivos, e poucos estudos avaliaram a qualidade de vida após o tratamento com a fonoterapia ou outros métodos que aumentam o tônus dos músculos das vias aéreas superiores, ou com uma combinação destas terapias. Objetivo: avaliar o efeito da terapia fonoaudiológica na qualidade de vida em mulheres com SAOS usando questionários. Métodos: Serão analisados os prontuários de pacientes do sexo feminino com SAOS. Todos os pacientes realizaram tratamento mioterápico durante três meses e foram avaliados antes e após o tratamento com questionários de qualidade de vida (Functional Outcomes of Sleep Questionnaire - FOSQ, World Health Organization Quality of Life ? WHOQoL-Bref, and SF-36®), a escala de sonolência excessiva ( Escala de Sonolência Epworth - ESS) , a polissonografia (PSG) , e avaliação fonoaudiológica, propriamente dita. Posteriormente será realizada análise estatística apropriada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renata da Silva - Coordenador / Silvana Bommarito - Integrante / Giovana Diaféria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Otorrinolaringologia e Distúrbios da Comunicação Humana. , Rua Botucatu - de 581/582 ao fim, Vila Clementino, 04023062 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55497500

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Direcionado a Estágio

2017 - Atual

ESPAÇO DA AUDIÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 40