Cláudia Carnevskis Bellan
Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (2005), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais (FAARTES) da Universidade Federal do Amazonas, exercendo a função de coordenadora do curso do período matutino. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores de artes, movimentos sociais e arte-educação, metodologias de ensino de artes visuais e materiais didáticos.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Visuais
2014 - 2018
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Formação de Professores de Artes Visuais nas Universidades Públicas da Região Norte: Cultura e Arte no Currículo das Licenciaturas
Profª Drª Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Formação de Professores; Artes Visuais; Região Norte; Arte; Cultura.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal de São Carlos
Título: A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA E O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO- 1995-2008: GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E PATRIMONIALISMO,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Professora Dra Sandra Aparecida Riscal
Graduação em Educação Artística
2001 - 2005
universidade estadual paulista
Bolsista do(a): Pro-reitoria de extensão universitária, PAE/PROEX, Brasil.
Formação complementar
2017 - 2017
Professional Coaching Certification. (Carga horária: 120h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2017 - 2017
Professional DISC Certification. (Carga horária: 8h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2009 - 2009
Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Organização de eventos
BELLAN, C.C. . Congresso da ANPPOM. 2018. (Congresso).
BUENO, J. Z. ; NAKANOME, E. S. ; TEIXEIRA, I. M. ; BELLAN, C.C. . II Semana Acadêmica de Artes Visuais. 2013. (Outro).
Participação em eventos
VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Licenciatura em Artes Visuais: Entre os incentivos à formação de professores e a realidade das escolas públicas no interior do Amazonas. 2013. (Encontro).
III Semana Acadêmica de Serviço Social - Universidade Federal do Amazonas.Mini-curso : "20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: O que comemorar?". 2011. (Outra).
I Semana Acadêmica de Artes Plásticas.A Arte Educação em Parintins. 2011. (Outra).
I Workshop da Fundação Boi Bumbá Caprichoso."Arte Educação e Meio Ambiente: Desafios e Perspectivas. 2010. (Outra).
X Festival Folclórico de Parintins em Miniatura.X Festival Folclórico de Parintins em Miniatura. 2010. (Outra).
ll Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2008. (Congresso).
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).
IV Encontro de Arte e Cultura:.Mística no MST: A função da arte na construção de novos valores. 2004. (Encontro).
Simpósio Cultura: Arte e Tecnologia. 2004. (Simpósio).
I Seminário de Psicologia Social - Movimentos Sociais e Participação política.I Seminário de Psicologia Social. 2003. (Seminário).
IV Jornada Multidisciplinar - Linguagem: Poder e Sedução. 2003. (Outra).
II Encontro Arte e Cultura. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
CARNEVSKIS, C.; NAKANOME, E. S.; PEREIRA, D. D.. O desenvolvimento interdisciplinar do teatro e da dança em uma escola estadual do município de Parintins- AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
SANTOS, L. K. R.;MELLO, C. C.; SIMOES, E. S.. O desenho e a arte na educação infantil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
MACALINI, E. R.;MELLO, C. C.; COSTA, S. E. C.. O uso das TICs no ensino das Artes Visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
MACALINI, E. R.;MELLO, C. C.; COSTA, S. E. C.. O uso das TICs no ensino das Artes Visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
BARROSO, M. F.; BATISTA, A. T.;CARNEVSKIS, C.. Mulheres em Movimento: Participação das mulheres nas políticas públicas no município de Parintins/AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.
BUENO, J. Z.;BELLAN, C.C.; LOBATO, S. P.. O desenho como facilitador do desenvolvimento da escrita de alunos da Educação Infantill. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; PAULO, T. R. S.; CURSINO, P. E. G.. A Arte como Possibilidade de Novas Perspectivas de vida na Terceira Idade no município de Parintins- AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
NAKANOME, E. S.; PEREIRA, N.;BELLAN, C.C.. A vida artística em Parintins:De 1996 a 2000.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
CURSINO, P. E. G.;BELLAN, C.C.; NAKANOME, E. S.. A importância do desenho como forma de expressão e produção dos alunos do Centro Educacional Paulinho Faria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; SILVA, E. G.; PINTO, R. I.. A História da Formação de Educação Física no município de Parintins- AM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas.
ROLIM, D. C.;BELLAN, C.C.; WEIL, A. G.. Monitoramento e Avaliação do Programa de Bolsa Permanência: Um Caminho para a efetividade das ações de assistência Estudantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, E. G.;BELLAN, C.C.; LAUREANO, M. L. M.. Iniciação às Danças de Salão e Socialização dos Trabalhadores do ICSEZ: Trabalho, Lazer, Tempo Livre ou Tempo Liberado?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; NAKANOME, E. S.; MENESES, P. M.. Os desafios da música nas séries iniciais da educação básica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; NAKANOME, E. S.; ALMEIDA, L. B.. O ensino das Artes por meio das linguagens artísticas no 2° ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
BARROSO, M. F.;BELLAN, C.C.; SOUZA, V. F. F.. Abuso Sexual: uma análise a partir do olhar de uma adolescente residente no município de Parintins/AM, atendida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.
NAKANOME, E. S.;CARNEVSKIS, C.; FREITAS, M. M.; LOBATO, S. P.. Banca examinadora do Processo Seletivo para contratação de professor substituto Portaria n 081/2016. 2016. Universidade Federal do Amazonas.
BUENO, J. Z.;BELLAN, C.C.; TEIXEIRA, I. M.. Banca Examinadora de para seleção de Professor Substituto- Portaria n°007/2014. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; BUENO, J. Z.; PAIVA, I. T. P.. Banca Examinadora para seleção visando contratação de Professor Substituto segundo portaria n°062/2013. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; GOMES, S. M. B.; TEIXEIRA, I. M.. Banca Examinadora para seleção de professor substituto. Portaria n° 062/2013 B. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; BUENO, I. C.; TEIXEIRA, I. M.. Banca Examinadora para Seleção de Professores Substitutos da UFAM/ICSEZ, objeto de Aviso de Seleção Simplificada n 008/2012.. 2012. Universidade Federal do Amazonas.
MARTINS, K. S. B. S.; PAIVA, I. T. P.;BELLAN, C.C.. Banca Examinadora para Seleção de Professores Substitutos da UFAM/ICSEZ, objeto de seleção simplificada n 006/2011. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
MARTINS, K. S. B. S.; PAIVA, I. T. P.;BELLAN, C.C.. Banca Examinadora para Seleção de Professores Substitutos da UFAM/ICSEZ. Objeto de Seleção Simplificada n 007/2011. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
BELLAN, C.C.; TEIXEIRA, I. M.; NAKANOME, E. S.. Banca Examinadora para Seleção de Professores Temporários da UFAM/ ICSEZ, objeto de Seleção Simplificada n° 010/2011.. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
Orientou
A poética do fotolivro Antinômico Amazônico e a problemática do lixo na cidade de Parintins; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A arte Sateré- Mawé em Parintins- AM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A influência renascentista nos trabalhos dos artistas visuais de Parintins- AM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A influência do PIBID na formação docente em Artes Visuais no Município de Parintins; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de artes visuais: o olhar dos egressos de artes visuais; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
O ensino de artes na etnia Hexkaryana na aldeia do Kassawá; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A alegoria em Parintins; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A Arte Sateré-Mawé em Parintins- AM: A influência do capitalismo para a ressignificação do artesanato Sateré- Mawé; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
O ensino de artes na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Parintins/AM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
O cinema como instrumento no processo de ensino- aprendizagem: Reflexões e pareceres; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
O ensino de artes visuais no contexto da inclusão de alunos com surdez: desafios e metodologias do professor no ensino regular; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A Brincadeira do boi-Bumbá nas Ruas de Parintins; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
As narrativas no imaginário do arista parintinense; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
Mitos Indígenas e a Construção das Toadas dos bumbás de Parintins; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
A Arte como possibilidade de novas perspectivas de vida na Terceira Idade do Município de Parintins- AM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
O ensino das artes por meio das linguagens artísticas no 2° ano do Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
Os desafios do ensino de música nas séries iniciais da educação básica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
Desafios e conquistas de egressos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFAM- Parintins; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
Inventário da mídia barreirinhense: hegemonia e enquadramento de conflitos sociais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Claudia Carnevskis Bellan;
Produções bibliográficas
-
FONSECA DA SILVA, M. C. R. ; ALVARENGA, V. M. ; CARNEVSKIS, C. . Observatório da formação de professores de Artes Visuais: uma análise à luz das políticas vigentes.. REVISTA GEARTE , v. 5, p. 272, 2018.
-
CARNEVSKIS, C. . Debates sobre cultura no espaço escolar: Desafios do professor de artes nas escolas públicas de educação básica. Revista Educação, Artes e Inclusão , v. 10, p. 01, 2014.
-
SILVA, E. G. ; CARNEVSKIS, C. . Capítulo V: A crise do capital de 2007/2008 e o estágio curricular supervisionado nas licenciaturas de artes e educação física do ICSEZ. In: José Luiz Pereira da Fonseca; Gladson Rosas Hauradou. (Org.). Estudos e pesquisas em ambientes amazônicos: temas & tramas. 1ed.São Paulo: Dialogar, 2018, v. 1, p. 90-101.
-
FONSECA DA SILVA, M. C. R. ; ALVARENGA, V. M. ; CARNEVSKIS, C. . Observatório da formação de professores de artes: a contribuição do grupo de pesquisa da UDESC. In: Aimé Aminahuel ... [et al.] ; editado por Claudio Maíz ... [et al.].. (Org.). Observatório da formação de professores de artes: a contribuição do grupo de pesquisa da UDESC. 1ed.Mendonza: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2018, v. , p. 295-305.
-
CARNEVSKIS, C. ; MACALINI, E. R. ; SILVA, E. G. . A precarização do trabalho docente nas licenciaturas dos campi em expansão da Universidade Federal do Amazonas. In: SILVA, M.C.R.F; SANTOS, V.M.M.. (Org.). Formação docente e políticas públicas: cenários e desafios. 01ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2016, v. 500, p. 121-136.
-
MELLO, C. C. ; SILVA, T. S. ; SILVA, E. N. . Gravura na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental.. In: XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017, Campo Grande. XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017.
-
CARNEVSKIS, C. ; TEIXEIRA, W. K. S. . Rosana Bortolin: Arquivo aberto para outros arquivos.. In: XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017, Campo Grande. XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017.
-
CARNEVSKIS, C. . Chapman Brothers: Divinização e profanação da arte em debate na escola.. In: Congresso da Confederação dos Artes Educadores Brasileiros- CONFAEB, 2015, Fortaleza- Ce. Congresso da Confederação dos Artes Educadores Brasileiros, CONFAEB, 2015., 2015.
-
BELLAN, C.C. . O ENSINO DE ARTE PARA ALÉM DO BOI-BUMBÁ: DESMISTIFICANDO A FUNÇÃO DA ARTE NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AM. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011.
-
MELLO, C. C. . Arte-Educação e Ideologia no MST: O Papel da Mística nos Setoresde Formação. In: I EBEM- Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2005, Bauru. Anais do I Ebem, 2005.
-
MELLO, C. C. . Mística no MST: A função da arte na construção de novos valores. In: IV Encontro de Arte e Cultura: "Arte-educação na sociedade contemporânea", 2004, Bauru - SP. CD Anais do IV Encontro de Artes e Cultura, 2004.
-
MELLO, C. C. . Arte-educação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. In: IV Encontro de Arte e Cultura: "Arte-educação na sociedade contemporânea", 2004, Bauru - SP. Anais do IV Encontro de Arte e Cultura, 2004.
-
BELLAN, C.C. . O Ensino das artes em Parintins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BELLAN, C.C. . VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2013.
VASCONCELOS, C. F. C. ; SILVA, R. I. ; BELLAN, C.C. . A avaliação e as Leis de Diretrizes e bases da Educação Nacional. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARNEVSKIS, C. . Formação docente em Artes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MELLO, C. C. . Renovação Informa. 2003 (História em Quadrinhos).
MELLO, C. C. . Educação para o campo: uma ação educativa no MST - Regional - Iaras. 2003 (Apresentação de trabalho) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Artes. , Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, 69067005 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 35333731
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2020
Direção e administração, Faculdade de Artes.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Artes Visuais- matutino.
-
04/2014 - 07/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Arte I, Pesquisa em Arte II
-
11/2013 - 03/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estética e Filosofia da Arte, Pesquisa em Arte I, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas Pedagógicas aplicadas ao ensino das Artes I, Pesquisa em Arte II
-
08/2011 - 07/2013
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Licencatura em Artes Visuais.
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Filosofia da Arte, Prática de Ensino em Artes Plásticas- Estágio Supervisionado I
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral, História da Arte III
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte Educação, A Criança e as Artes
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Filosofia da Arte, Pesquisa em Arte I
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Criança e as Artes
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III, Introdução ao Teatro
-
01/2011 - 06/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
08/2010 - 01/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Filosofia da Arte, Fundamentos da Educação em Arte, Metodologia do Estudo e da Pesquisa
-
11/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia.,Cargo ou função, Membro de comissão para revisão dos critérios/passagens para participãção em eventos..
2004 - 2009
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Artística
2006 - 2007
Prefeitura Municipal da Praia GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Arte da Escola Municipal Dezenove de Janeiro, Escola de Período Integral, que atende os alunos no contraturno escolar.
2004 - 2004
Sistema Educacional UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Artística
2004 - 2004
MAZZINI - Administração e Empreitas Ltda.Vínculo: Serviço temporário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de monitoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitora da exposição "Que herói sou eu?", apresentada no Sesc-Bauru. O evento visa apresentar os heróis mitológicos gregos ao mesmo tempo em que discute a herança grega na formação do mundo ocidental.
Atividades
-
03/2004 - 06/2004
Estágios , Sesc - Bauru.,Estágio realizado, Auxiliar de monitoria.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudia Carnevskis Bellan e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?