Ane Caroline Souza dos Santos
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2014), mestrado em Estudos da Linguagem (2017) e doutorado em Língua Portuguesa (2023) pela mesma universidade. Foi professora substituta e orientadora de estágio supervisionado do Colégio de Aplicação da UERJ, e, hoje, atua na rede privada - com turmas de Ensino Médio e coordenando a equipe de área desde o Ensino Fundamental - e na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias - como concursada e regente em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Atualmente também está como professora substituta no CEFET/Maracanã (RJ). É integrante do Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD), coordenado por Vânia Dutra (UERJ) e Magda B. Schlee (UERJ), e membro do grupo de pesquisa SAL-Brasil, Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens, liderado por Sara Cabral (UFSM) e reconhecido pelo CNPq. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalismo, linguística sistêmico-funcional, produção textual, leitura e ensino-aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2017 - 2023
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O gerenciamento de vozes externas em textos argumentativos de alunos da escola básica: uma análise sistêmico-funcional
Vania Lúcia Rodrigues Dutra. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Linguística Sistêmico-Funcional; Vozes externas; Produção de textos argumentativos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Língua Portuguesa
2015 - 2017
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A organização temática nas redações do Enem: uma abordagem sistêmico-funcional
Orientador: Vânia L. R. Dutra
, Ano de Obtenção: 2017.Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional; Ensino de Língua Portuguesa; Produção de textos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Especialização em Ensino de Língua Portuguesa
2014 - 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Produção textual na Escola Básica - repensando a prática
Orientador: Vânia L. R. Dutra
Graduação em Letras
2009 - 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Estudos sobre a produção textual. (Carga horária: 10h). , Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2017 - 2017
Interpretação de textos na sala de aula: deixando os ?achismo de lado?. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação na Construção de Textos e seus Contextos: perspectivas da Linguís. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
Procedimentos de construção de textos. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
Língua Portuguesa no vestibular. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
Trabalhando a leitura em sala de aula. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Aspectos da linguística cognitiva. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística sistêmico-funcional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Produção textual.
Organização de eventos
SANTOS, A. C. S. . Jornada de Estudos Linguísticos VI. 2010. (Outro).
Participação em eventos
VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.O limite da neutralidade em notícias políticas referentes à candidatura à presidência no Brasil: uma abordagem sistêmico-funcional para um ensino de língua mais produtivo. 2019. (Simpósio).
XVI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-. Funcional da América Latina. Desvendando a metáfora gramatical: a nominalização em materiais didáticos - uma abordagem sistêmico-funcional. 2019. (Congresso).
II Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Modalizadores verbais em redação do ENEM: uma abordagem funcionalista. 2018. (Congresso).
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.A estrutura temática em redações do ENEM: uma abordagem sistêmico-funcional. 2017. (Simpósio).
XII Fórum de Estudos Linguísticos - FELIN.O uso dos adjetivos em propagandas: recurso para a aula de língua materna. 2017. (Outra).
V Colóquio Internacional de Semiótica ? COLSEMI.Por uma escrita mais produtiva. 2015. (Outra).
XII Fórum de Estudos Linguísticos ? FELIN.Repensando a redação no Enem: uma abordagem sistêmico-funcional. 2015. (Outra).
I Seminário Institucional Prodocência-Pibid UERJ. 2013. (Seminário).
XV Encontro Regional de Estudantes de Letras. 2013. (Encontro).
XXII Semana de Letras - O papel da língua e da literatura na formação do indivíduo: uma questão de de direitos humanos.Produção textual no ENEM: Habilidades e estratégias. 2013. (Outra).
II Encontro Institucional do PIBID.Texto ou gramática? o (falso) dilema. 2012. (Encontro).
1° Encontro Latino Americano de Estudantes de Letras. 2011. (Encontro).
XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2010. (Congresso).
II Colóquio de Semiótica. 2009. (Outra).
X Fórum de Estudos Llinguísticos - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino. 2009. (Outra).
Orientou
Estágio Supervisionado; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto de Aplicação Fernando R; da Silveira - Cap UERJ; (Orientador);
Estágio supervisionado; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto de Aplicação Fernando R; da Silveira - Cap UERJ; (Orientador);
Estágio Supervisionado; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto de Aplicação Fernando R; da Silveira - Cap UERJ; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. C. S. . PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: O ENSINO DA CONEXÃO DE ORAÇÕES SOB PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. CADERNO SEMINAL (UERJ) , v. 48, p. 210, 2024.
-
SANTOS, A. C. S. . COESÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS EMPREGADOS EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS .. In: Denise Salim Santos; Flávio de Aguiar Barbosa; Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERFACES. 1ed.: , 2020, v. , p. 33-42.
-
SANTOS, A. C. S. ; PASCHOAL, P. C. G. . O USO DOS ADJETIVOS NAS PROPAGANDAS: RECURSO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: Denise Salim Santos; Flávio de Aguiar Barbosa; Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERFACES. 1ed.: , 2020, v. , p. 216-228.
-
SANTOS, A. C. S. ; PICANÇO, I.V. . O limite da neutralidade em notícias políticas referentes à candidatura à presidência no Brasil: uma abordagem sistêmico-funcional para um ensino de língua mais produtivo. In: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2019, Porto de Galinhas. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade, 2019.
-
SANTOS, A. C. S. ; PICANÇO, I.V. . O limite da neutralidade em notícias políticas referentes à candidatura à presidência no Brasil: uma abordagem sistêmico-funcional para um ensino de língua mais produtivo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Desvendando a metáfora gramatical: a nominalização em materiais didáticos - uma abordagem sistêmico-funcional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Modalizadores verbais em redação do ENEM: uma abordagem funcionalista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . O uso dos adjetivos em propagandas: recurso para a aula de língua materna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Coesão textual: uma análise dos mecanismos empregados em textos dissertativo-argumentativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . A organização temática nas redações do Enem: Uma abordagem sistêmico-funcional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Repensando a redação no Enem: uma abordagem sistêmico-funcional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Por uma escrita mais produtiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Correção ou feedback: um caminho para a produção de um público escritor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. ; DUTRA, V. L. R. . Texto ou gramática? o (falso) dilema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. C. S. . Universidade e escola: mediação crítica entre teoria e prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
DUTRA, V. L. R. ; SANTOS, A. C. S. . Ensino de língua materna: às voltas com o texto. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTOS, A. C. S. . Apostilas diversas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para sala de aula).
DUTRA, V. L. R. ; SANTOS, A. C. S. . Oficinas de redação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção textual).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), Descrição: Com base na perspectiva trinocular da Linguística Sistêmico-Funcional, por meio da qual textos, em seus variados formatos, são analisados em contextos ou ambientes de semiose, o foco investigativo dos integrantes deste grupo de pesquisa são as linguagens em diferentes contextos semióticos, tendo como pano de fundo o sistema como catalisador dos significados potenciais em jogo. A perspectiva trinocular possibilita acurar o olhar do linguista para entender que textos são produtos de um potencial de escolhas que podem sinalizar um conjunto de intenções comunicativas, movidas por ideologias pessoais ou coletivas, a depender do momento histórico no qual surgem e dos contextos em que se inserem. Partindo dessa visão, Halliday (1978, p. 11) define a linguagem como arte, comportamento, conhecimento e sistema. Os significados, pois, não são estanques, circunscritos às regras de uma gramática prescritiva; ao contrário, são multifacetados, porque se reconstituem ininterruptamente nos vários ambientes em que são postos em ação. É dessa conceituação que os integrantes deste grupo de pesquisa partem para analisar os textos de seus interesses, de modo a mapear como e por que esses textos são instanciados e circulam em contextos específicos, e para servirem a quais propósitos. O objetivo principal dos trabalhos acadêmicos vinculados a este grupo de pesquisa é entender o papel das linguagens em ambientes semióticos variados, sempre com um olhar atento ao sistema potencializador das escolhas presentes nos textos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ane Caroline Souza dos Santos - Integrante / Sarah Regina Scotta Cabral - Coordenador / Isadora de Vasconcelos Picanço - Integrante / Magda Bahia Schlee - Integrante / Orlando Vian Junior - Integrante / Cristiane Fuzer - Integrante / Rodrigo Esteves de Lima Lopes - Integrante.
-
2017 - Atual
GESD - Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso, Descrição: O GESD tem como objetivo desenvolver pesquisas na área da Linguística Sistêmico-Funcional em sua interface com a análise de discursos, tendo em vista a descrição da Língua Portuguesa (sua gramática e seus usos) e seu ensino (no âmbito da Escola Básica e da Universidade). Nos estudos e nas pesquisas desenvolvidos pelos membros do GESD, investiga-se a língua numa perspectiva social, ultrapassando-se os paradigmas do formalismo linguístico. O foco de análise são os usos da língua em seu contexto social, considerando-se a sentença e avançando-se para o texto, com o objetivo de explicitar como se dá o funcionamento da linguagem em contextos comunicativos.Integrantes: Ane Caroline Souza dos Santos - Integrante / Isadora de Vasconcelos Picanço - Integrante / Thamara Santos de Castro - Integrante / Magda Bahia Schlee - Coordenador / Vania Lúcia Rodrigues Dutra - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ane Caroline Souza dos Santos - Integrante / Vania Lúcia R. Dutra - Integrante / Isadora de Vasconcelos Picanço - Integrante / Magda Bahia Schlee - Coordenador / Thamara Santos de Castro - Integrante.
-
2011 - 2013
Ensino de Língua Portuguesa, Descrição: O subprojeto "Ensino de Língua Portuguesa" é parte do Projeto Institucional da UERJ, "Saber escolar e formação docente na Educação Básica", que foi criado em atendimento ao edital 2011/CAPES - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. O subprojeto tem o apoio da CAPES por meio de concessão de bolsas de iniciação à docência e de verbas de custeio a elas vinculadas, para alunos regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura aprovados pela mesma agência de fomento. Os estudantes trabalham desenvolvendo pesquisa acerca do ensino-aprendizagem da língua materna no âmbito da leitura, da escrita, da análise gramatical e da oralidade. O subprojeto visa instrumentalizar os licenciandos-bolsistas para uma prática efetiva em sala de aula, oferecer apoio teórico-prático ao professor da escola pública conveniada e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva da língua pelos alunos da escola pública. Espera-se, com a implementação do projeto, os seguintes resultados: 1- proporcionar experiência real de sala de aula, de planejamento didático e de análise de resultados aos licenciandos-bolsistas; 2- aproximar a Escola Básica da Universidade, levando o resultado de pesquisas acadêmicas aos professores que atuam em sala de aula, buscando contribuir para sua prática; 3- produzir reflexos do trabalho desenvolvido na aprendizagem dos alunos da escola pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ane Caroline Souza dos Santos - Integrante / Vania Lúcia R. Dutra - Coordenador.
Prêmios
2023
Aprovação em 1° lugar - Concurso para Professora Substituta, CEFET - Maracanã, Rio de Janeiro.
2015
Aprovação em 8° lugar - Concurso para Professora Substituta, Colégio Pedro II.
2015
Aprovação em 4° lugar - Concurso Público PI Língua Portuguesa 2013, Secretaria Municipal de Educação (Duque de Caxias).
2014
Aprovação em 4° lugar - Concurso para Professora Substituta do CAP - UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro..
2013
Aprovação em 3° lugar - 03 CRE - Concurso Público PEF Língua Portuguesa 2013, Secretaria Municipal de Educação (Rio de Janeiro).
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaVínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta
2020 - Atual
Colégio Santo AgostinhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
Outras informações:
Coordenadora da área de Produção Textual, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
2019 - Atual
Secretaria Municipal de Educação - Duque de CaxiasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa - PI, Carga horária: 16
2013 - 2019
Curso Miguel CoutoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
2010 - 2012
Curso Miguel CoutoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
2012 - 2015
Colégio e Curso GeniusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2014 - 2015
Instituto de Aplicação Fernando R. da SilveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 11
Outras informações:
Professora do departamento de Língua Portuguesa. Atuação no Colégio de Aplicação da universidade, responsável pela regência de turmas de Ensino Fundamental II e Médio, elaboração de materiais didáticos, orientação e acompanhamento semestral de estagiários.
2011 - 2012
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora regente de projeto de extensão sobre Língua Portuguesa instrumental voltada para calouros cotistas de diversos cursos. A proposta é aprimorar o uso da língua materna em diversas perspectivas, facilitando a comunicação oral e escrita dos estudantes em aulas, avaliações e outras atividades acadêmicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ane Caroline Souza dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?