Charles Ricardo Leite da Silva

Professor Associado 2 do Núcleo de Design e Comunicação do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua no curso de Bacharelado em Design. Atualmente exerce a função de coordenador do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE/CAA para o biênio 2025 - 2027. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFPE e representante local na Comissão de Ética da universidade. Atua como tutor no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade), iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Colabora, eventualmente, como professor formador nos cursos de especialização (lato sensu) da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), nas áreas de Artes e Tecnologia e Tomada de Decisão Baseada em Evidências no Setor Público. Foi conselheiro da Comissão de Ética da UFPE (2020 - 2022) e integrou a Comissão Setorial do Segmento de Design e Moda da Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT-PE) entre 2017 e 2021. Representou o campus no Conselho Universitário (CONSUNI) e no Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da UFPE (2016 - 2019). Coordenou o Núcleo de Design e Comunicação (2015 - 2017) e exerceu as funções de coordenador e vice-coordenador do curso de Design (2017 - 2019). É revisor de periódicos acadêmicos como JMIR mHealth and uHealth, DAPesquisa, Design e Tecnologia, Dobras, Human Factors in Design, Modapalavra, SODEBRÁS e Revista Extensão Sociedade. Lidera o grupo de pesquisa "INTERFACES Design, Arte, Moda e Hedonomia" (UFPE), certificado pelo CNPq. Doutor em Desenho Industrial pela UNESP (2014), com mestrado em Design (2008), MBA em Gestão de Projetos (2012), especialização em Ergonomia (2007) e graduação em Desenho Industrial Projeto de Produto (2005), todos pela UFPE.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Desenho Industrial

2011 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Ergonomia e design de vestimentas ocupacionais no Brasil: foco em equipamentos de proteção individual no setor de petróleo e gás
, Ano de obtenção: 2014. João Eduardo Guarnetti dos Santos. Coorientador: Ana Paula Celso de Miranda. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Design; Ergonomia; Wearables; Equipamento de Proteção Individual; Vestimentas Ocupacionais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho. Setores de atividade: Confecção de artigos do vestuário e acessórios; Fabricação de Produtos Têxteis.

Mestrado em Design

2006 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Contribuições da ergonomia cultural para a representação gráfica em advertências de medicamentos, Ano de Obtenção: 2008
Marcelo Márcio Soares.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ergonomia informacional; Fármacos; Ergonomia Cultural; Ergodesign.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia.

Especialização em Gestão de Projetos

2010 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Reflexões sobre o processo de gerenciamento de mudança em empresas têxteis e de confecção no agreste pernambucano
Orientador: Danielle Costa Morais
Bolsista do(a): Pro-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE, PROACAD-UFPE, Brasil.

Especialização em Ergonomia

2006 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Intervenção numa indústria de montagem de hidrômetros: recomendações de melhorias baseadas numa avaliação ergonômica
Orientador: Laura Bezerra Martins

Graduação em Desenho Industrial

1999 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Os princípios de usabilidade nas instruções das embalagens alimentícias
Orientador: Stephania Padovani

Curso técnico/profissionalizante em Industrial em Saneamento

1995 - 2001

Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco - Unidade Recife

Formação complementar

2025 - 2025

Comunicação Empática em Saúde. (Carga horária: 2h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2024 - 2024

Desenvolvendo Formulários no Google para o Mundo Profissional. (Carga horária: 4h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.

2024 - 2024

Cores e Técnicas em pigmentos e tintas artesanais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2024 - 2024

Capacitação para Transversalização em Gênero e Raça nas Políticas Públicas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2021 - 2021

Aperfeiçoamento em Adoção. (Carga horária: 20h). , Instituto Geração Amanhã, IGA, Brasil.

2021 - 2021

Gestão e apuração da ética - avançado. (Carga horária: 14h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Introdução à Gestão e Apuração da Ética Pública. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Gestão e Apuração da Ética Pública - Básico. (Carga horária: 21h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação para a Elaboração de Itens do ENADE. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento digital do Portal de Periódicos Capes. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2016 - 2016

Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 59h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2016 - 2016

Economia Criativa e Negócios. (Carga horária: 8h). , Porto Digital, PORTO DIGITAL, Brasil.

2013 - 2013

Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2011 - 2011

Integração novos docentes da UFPE. (Carga horária: 19h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2009 - 2010

Atualização didático-pedagogica para professores. (Carga horária: 45h). , Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica de Professores da UFPE, NUFOPE, Brasil.

2009 - 2009

Estado da arte e as persp futuras da Psic Cultural. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2009 - 2009

Expressão Verbal e Técnicas de Oratória. (Carga horária: 18h). , Instituto de Aperfeiçoamento Profissional, IAP, Brasil.

2009 - 2009

Metodologia da Psicologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2008 - 2008

Recomendações para o projeto de instrução. , Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces, LEUI, Brasil.

2007 - 2007

Lingua Inglesa. (Carga horária: 170h). , Cultura Inglesa Boa Viagem, CULTURA INGLESA, Brasil.

2007 - 2007

Semiótica Pragmática Interacionista. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2006 - 2006

Form de Multiplicadores Em Educação Para o Consumo. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2006 - 2006

D-OLHO na Qualidade: 5s para os Pequenos Negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas Distrito Federal, SEBRAE/DF, Brasil.

2006 - 2006

A ergonomia nos sistemas de avisos e advertências. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.

2006 - 2006

Erro humano ou erro induzido pelo sistema?. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.

2005 - 2005

Aprender a Empreender pela Internet. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas Distrito Federal, SEBRAE/DF, Brasil.

2005 - 2005

Iniciando Um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 30h). , Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, SEBRAE-PE, Brasil.

2004 - 2004

Componentes ergonômicos das estratégias de retorno. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.

2004 - 2004

Prevenção de riscos e acidentes em organizações. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.

2004 - 2004

Ergonomia dos transportes.. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.

2004 - 2004

Ergonomia da Reabilitação. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.

2001 - 2002

Desenho Técnico auxiliado p/ Computador Autocad 2D. (Carga horária: 40h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco - Unidade Recife, CEFET/PE, Brasil.

2000 - 2000

Computação Gráfica. (Carga horária: 90h). , Interdata Cursos de Computação, INTERDATA, Brasil.

1999 - 1999

Curso Abre de Design de Embalagem. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Embalagem, ABRE, Brasil.

1999 - 1999

Html Criando Homepages. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1999 - 1999

Internet. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto/Especialidade: Moda.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Cultura de Paz.

Organização de eventos

LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; FREIRE, Luciana . Debate: Relação da Ergonomia e Acessibilidade na Moda. 2024. (Outro).

LEITE, Charles ; NASCIMENTO, Angela ; OLIVEIRA, Erico . Ética e UFPE: Desafios éticos nas relações interpessoais no contexto atual. 2023. (Outro).

LEITE, Charles . 3 Encontro de Pesquisadores - IFRJ Campus Belford Roxo. 2020. (Outro).

LEITE, Charles . XXVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2020. (Outro).

LEITE, Charles . Colóquio de Arte Contemporânea. 2018. (Outro).

LEITE, Charles . XXIV Simpósio de Engenharia de Produção. 2017. (Congresso).

SILVA, Hermes ; LEITE, Charles . XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2017. (Congresso).

LEITE, Charles . XXIII Congresso de Iniciação Científica (CONIC) da UFPE. 2016. (Congresso).

VILLAROUCO, Vilma ; LEITE, Charles ; Vasconcelos, Adelmo ; COSTA, Ana Paula ; ACIOLY, Angélica ; FALCAO, Carlos ; BARROS, Carmen ; PAIVA, Marie Monique ; SOBRAL, Rafaela ; FALCAO, Christianne ; COSTA FILHO, Lourival ; Alves, Rosiane . VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído. 2016. (Congresso).

VILLAROUCO, Vilma ; LEITE, Charles ; TAVARES, Ademario ; COSTA, Ana Paula ; ACIOLY, Angélica ; FALCAO, Carlos ; BARROS, Carmen ; FALCAO, Christianne ; COSTA FILHO, Lourival ; PAIVA, Marie Monique ; SOBRAL, Rafaela ; Alves, Rosiane . VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. 2016. (Congresso).

LEITE, Charles . 12º Colóquio de Moda. 2016. (Congresso).

VILLAROUCO, Vilma ; SOARES, Marcelo ; LEITE, Charles ; MARTINS, Laura ; COSTA FILHO, Lourival ; VASCONCELOS, Christianne ; COSTA, Ana Paula . Membro de comissão organizadora do 15º ERGODESIGN & USIHC. 2015. (Congresso).

LEITE, Charles ; Guedes, Manoel ; NUNES, Tercia ; Camargo, Andréa ; BEZERRA, Marcela ; Oliveira, Emilio ; Silva, Danilo ; WANDERLEY, Renata . 1º Seminário de Ergonomia e Design. 2012. (Outro).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa ; BEZERRA, Amilcar . G-COMO na web: instruindo multiplicadores em consumo de moda. 2012. (Outro).

LEITE, Charles . XX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2012. (Congresso).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa . Lançamento de relatório da pesquisa sobre consumo de acessórios. 2012. (Outro).

BEZERRA, Amilcar ; LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa . 1º Simpósio de Semiótica do Agreste. 2012. (Outro).

LOPES, Maria Teresa ; ROCHA JUNIOR, Dario ; LEITE, Charles . PAMPE - Panorama da Moda Pernambucana. 2011. (Congresso).

VILLAROUCO, Vilma ; MARTINS, Laura ; LEITE, Charles . II Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído. 2009. (Outro).

VILLAROUCO, Vilma ; LEITE, Charles ; MARTINS, Laura . III Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. 2009. (Outro).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; VILLAROUCO, Vilma ; FREIRE, Luciana ; LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela . 15º Congresso Brasileiro de Ergonomia. 2008. (Congresso).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; VILLAROUCO, Vilma ; FREIRE, Luciana ; LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela . 3º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia. 2008. (Congresso).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; VILLAROUCO, Vilma ; LEITE, Charles ; FREIRE, Luciana ; RIBEIRO, Gabriela . 6º Forum Brasileiro de Ergonomia. 2008. (Congresso).

VILLAROUCO, Vilma ; MARTINS, Laura ; RIBEIRO, Gabriela ; CALADO, Alexana ; ALMEIDA, Fátima ; COSTA FILHO, Lourival ; FREIRE, Luciana ; VASCONCELOS, Christianne ; OLIVEIRA, Ana Rosa ; LEITE, Charles . I Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído. 2007. (Outro).

SPINILLO, Carla ; FARIAS, Priscila ; LEITE, Charles . 3º Congresso Internacional de Design da Informação. 2007. (Congresso).

SPINILLO, Carla ; AVGERINOU, Maria ; BENDITO, Petronio ; LEITE, Charles . 39º Conferência da Associação Internacional de Alfabetismo Visual. 2007. (Congresso).

VILLAROUCO, Vilma ; MARTINS, Laura ; RIBEIRO, Gabriela ; CALADO, Alexana ; ALMEIDA, Fátima ; COSTA FILHO, Lourival ; VASCONCELOS, Christianne ; OLIVEIRA, Ana Rosa ; LEITE, Charles . II Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. 2007. (Outro).

SPINILLO, Carla ; FARIAS, Priscila ; LEITE, Charles . 2º InfoDesign Brasil (Congresso Brasileiro de Design da Informação). 2007. (Congresso).

SPINILLO, Carla ; FARIAS, Priscila ; LEITE, Charles . 3º Congic (Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação). 2007. (Congresso).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; LEITE, Charles . 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia. 2006. (Congresso).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; LEITE, Charles . 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia. 2006. (Congresso).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; VILLAROUCO, Vilma ; LEITE, Charles . 13º Congresso Brasileiro de Ergonomia. 2004. (Congresso).

SOARES, Marcelo ; MARTINS, Laura ; VILLAROUCO, Vilma ; LEITE, Charles . I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia. 2004. (Congresso).

LEITE, Charles ; LOPES, Maria Teresa ; LYRA, Tiago ; DINIZ, Lin ; WANDERLEY, Marcela . 1 Seminário MERCADO o design e seus nichos. 2002. (Outro).

LOPES, Maria Teresa ; LYRA, Tiago ; DINIZ, Lin ; LEITE, Charles ; WANDERLEY, Marcela ; ALENCAR NETA, Julieta ; ANTUNES, Leonardo ; ZLOCHEVSKY, Karen . 11º Encontro Nacional de Estudantes de Design (11º Ndesign). 2001. (Outro).

Participação em eventos

17. Colóquio de Moda. Do individual ao grupo: hip hop como moda em Caruaru. 2022. (Congresso).

3a Jornada do Sistema CEP/CONEP. 2022. (Outra).

4a Jornada do Sistema CEP/CONEP. 2022. (Outra).

II Seminário de Pesquisa PPGDesign. 2022. (Seminário).

Semana de Inovação 2022. 2022. (Outra).

ENAFAM 2021 - 2o Encontro Online de Acolhimento Familiar. 2021. (Encontro).

I Seminário de Pesquisa PPGDesign. 2021. (Seminário).

Ciclo de debates na UFPE. 2020. (Outra).

II Simpósio Repensando os grupos de apoio à adoção. 2020. (Simpósio).

Semana de Inovação 2020. 2020. (Outra).

XXI Seminário ética na gestão pública e governança. 2020. (Seminário).

I Colóquio de Patrimônio Artístico Visual da UFRPE. 2019. (Encontro).

I Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas. As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino de Arte. 2019. (Congresso).

X Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas. Entre traçados de tesouras e batidas de Bbmbo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de Artes. 2019. (Congresso).

12o Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires. 2017. (Congresso).

13o Colóquio de Moda. 2017. (Congresso).

4o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. 2017. (Congresso).

V Reunião Equatorial de Antropologia; XIV Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste. Museus etnográficos no Maranhão: a memória e o sagrado das religiões afro-brasileiras. 2015. (Congresso).

XV Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador (USIHC). 2015. (Congresso).

XV Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Programas, Informações, Ambiente Construído (ERGODESIGN). 2015. (Congresso).

5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics. Design of protective clothing: discussing the Brazilian projects with significant ergonomic attributes. 2014. (Congresso).

Universidade/Sociedade em Diálogo: Ensino/Pesquisa/Extensão, indissociabilidade possível e necessária. Avaliação de Trabalhos CIentíficos. 2014. (Congresso).

65ª Reunião Anual da SBPC. 2013. (Congresso).

IV Congresso Latinoamericano de Ergonomia - ULAERGO. The rules of protection and use of personal protective equipment by Brazilian workers: the case of the work clothes. 2013. (Congresso).

IV Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação em Design. 2013. (Simpósio).

Universidade/sociedade em diálogo: tradição e inovação na extensão universitária.As contribuições da ergonomia para o arranjo produtivo local de confecções no agreste: design, inovação e sustentabilidade da moda pernambucana. 2013. (Encontro).

V CONITI (Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) da UFPE. Avaliação de trabalhos apresentados na área das Ciências Sociais. 2013. (Congresso).

XXI CONIC (Congresso de Iniciação Científica) da UFPE. Avaliação de trabalhos apresentados na área das Ciências Sociais. 2013. (Congresso).

12º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte. A indumentária de oficial militar: uma reflexão acerca de sua usabilidade. 2012. (Congresso).

1º Seminário de Ergonomia e Design.Ergonomia em vestuários de Equipamentos de Proteção Individual: Panorama, Tendências e Desafios. 2012. (Seminário).

28. Reunião Brasileira de Antropologia. As construções espaciais e simbólicas dos emigrantes nordestinos nas localidades de origem e destino. 2012. (Congresso).

I Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE. 2012. (Encontro).

IV Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e e Inovação da UFPE (IV CONITI). 2012. (Congresso).

XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). Comissão julgadora dos melhores trabalhos apresentados no XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). 2012. (Congresso).

IV Seminário de Metodologia em Design. 2011. (Seminário).

PAMPE - Panorama da Moda Pernambucana. Mesa Redonda: O desafio do ensino da Moda em Pernambuco com participação das profas. Danielle Simôes (FBV/PE), Isa Rocha (SENAC/PE), Simone Barros (UFPE Recife), Charles Leite (UFPE Caruaru) e mediação da Prof. Teresa Lopes (Unicap e UFPE). 2011. (Congresso).

Simpósio Internacional de Design Sustentável.Gestão de resíduos semissólidos provenientes de lavanderias têxteis: um estudo de caso. 2011. (Simpósio).

VII Coloquio de Moda. Metodologias de gestão no APL de confecções do agreste pernambucano. 2011. (Congresso).

2° Encontro Fadire Acadêmico-Científico (ENFAC).Como apresentar trabalhos científicos. 2009. (Encontro).

8º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador. Design of Brazilian medicines inserts: methodological proposal for evaluation of effectiveness | Design de bulas de medicamentos brasileiros: proposta metodológica para avaliação de sua efetividade. 2008. (Congresso).

8º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informações, Ambiente Construído e Transporte. 2008. (Congresso).

I Jornada Maranhense de Ergonomia, Saude Ocupacional, Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida. 2008. (Seminário).

I Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Linguagem, afetividade e metacognição na aprendizagem da matemática. 2008. (Seminário).

1º Seminário de Pesquisa em Design da Informação.Advertências em medicamentos. 2007. (Seminário).

3º Congresso Internacional de Design da Informação. 2007. (Congresso).

4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Contributions of pictorial graphic language for the design of warnings in medicines | As contribuições da linguagem gráfica pictórica para o design de avisos e advertências em medicamentos. 2007. (Congresso).

7º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte. Influences of cultural ergonomics in medicine design | Influências da ergonomia cultural no design de fármacos. 2007. (Congresso).

I Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído.Avaliação dos efeitos da ergonomia do ambiente construído: estudo de caso numa linha de montagem de medidores. 2007. (Seminário).

II Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. 2007. (Seminário).

IVLA2007 Brazil Conference. 2007. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro de Ergonomia. Avaliação e pré-projeto ergonômico dos postos de trabalho da máquina de encartelamento de pilhas. 2006. (Congresso).

1ª Jornada Pernambucana de Ergonomia. 2006. (Seminário).

2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia. 2006. (Congresso).

6º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador | 6º USIHC. Congressista. 2006. (Congresso).

1 InfoDesign - 1 Congresso Brasileiro de Design da Informação. Congressista. 2005. (Congresso).

2 Congresso Internacional de Design da Informação. Congressista. 2005. (Congresso).

2 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Congressista. 2005. (Congresso).

2 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Instruções das embalagens de consumo: um estudo. 2005. (Congresso).

I Hipertexto - 1º Encontro Nacional sobre Hipertexto: desafios linguísticos, literários e pedagógicos. 2005. (Encontro).

13º Congresso Brasileira de Ergonomia. 2004. (Congresso).

1º Congresso Brasileira de Iniciação Científica em Ergonomia. Análise e diagnóstico ergonômico de um posto de trabalho em uma indústria de bebidas. 2004. (Congresso).

I Curso de monitoramento da qualidade da água para consumo humano - SISÁGUA.I Curso de monitoramento da qualidade da água para consumo humano - SISÁGUA. 2002. (Seminário).

I Seminário de Vigilância da saúde por um Recife Saudável.I Seminário de Vigilância da saúde por um Recife Saudável. 2002. (Seminário).

I Simpósio de atualização em Criptosporidiose.I Simpósio de atualização em Criptosporidiose. 2002. (Simpósio).

Seminário Cara Brasileira: o design pernambucano.Participante. 2002. (Seminário).

VI Semana Técnica de Saneamento.Ciclo de Palestras da VI Semana Técnica de Saneamento. 1997. (Encontro).

II Seminário de Saneamento.II Seminário de Saneamento. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Francisco de Assis Gouveia

ALMEIDA NETO, Arthur.; OLIVEIRA, Victor;LEITE, Charles; LIMA, Jeronimo. A formação do artista/docente: um estudo autoetnográfico. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alexonaide Clementino de Sá

ALENCASTRO, YvanaLEITE, CharlesRIBEIRO, GabrielaVITORINO, Danilo. O design de serviços para uma melhor gestão de tempo e produtividade profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: LILIANE CAVALCANTI MONTEIRO FERREIRA

CANALLE, Gabrielle;ALENCASTRO, YvanaLEITE, CharlesMERINO, GiselleVITORINO, Danilo. A contribuição do design de serviço na melhoria do teletrabalho no Tribunal de Justiça de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Isabella Cavalcanti Antunes Gayão

ALENCASTRO, YvanaLEITE, CharlesPOMPEU, Carlos. O design de serviços como abordagem para a inovação na formação educacional dos servidores do judiciário: um estudo sobre a educação a distância na Escola Judicial de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Francisco de Assis Gouveia

ALMEIDA NETO, Arthur.; OLIVEIRA, Victor;LEITE, Charles; LIMA, Jeronimo. A formação do artista/docente: um estudo autoetnográfico. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFARTES) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: LILIANE CAVALCANTI MONTEIRO FERREIRA

ALENCASTRO, YvanaMERINO, GiselleGRILLO, WillianLEITE, Charles. A contribuição do design de serviço na implementação do teletrabalho no Tribunal de Justiça de Pernambuco. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Isabella Cavalcanti Antunes Gayão

ALENCASTRO, YvanaLEITE, CharlesPOMPEU, Carlos. O design de serviço como abordagem inovadora para a governança da educação à distância na escola judicial de Pernambuco. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Francisco de Assis Gouveia

LEITE, CharlesALMEIDA NETO, Arthur.; CUNHA, Willderlânia. O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru - PE durante a pandemia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: ALVANIR IVANEIDE ALVES DA SILVA

LEITE, CharlesRIBEIRO, GabrielaROLIM, Amália. O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Josicleide Maria do Nascimento Melo

LEITE, CharlesRIBEIRO, GabrielaROLIM, Amália. O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Anderson da Silva Brito

LAURENTINO, Auta;LEITE, Charles; GERMANO, Simone. Arte-Design aplicada à produção digital: a produção de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Clessiane Silva do Carmo

LEITE, CharlesLIMA, F. B.RIBEIRO, Gabriela. Tecnologias mobile no ensino de Artes para estudantes surdos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Viviane Carmo dos Santos

LEITE, CharlesLIMA, F. B.RIBEIRO, Gabriela. Tecnologias mobile no ensino de artes para estudantes surdos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Lais Aparecida Martins Tenorio

LEITE, CharlesROLIM, Amália; SILVA, Elizabeth. Percepções sobre o ensino de artes: relatos de experiência pedagógica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Maria da Conceicao dos Santos

LEITE, Charles; NOGUEIRA, Amanda;ALENCASTRO, Yvana. Cinema pernambucano: uma linguagem singular. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Visualidades da região lagunar de Maceió: análise da cultura

SANTOS, Klériston;LEITE, Charles; CAVALCANTI, Isadora. Visualidades da Região Lagunar de Maceió: Análise da Cultura Visual com base na Tríade 'Água, Lama e Sururu?. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Maysa Rodrigues Fragoso

SANTOS, Klériston;LEITE, Charles; RAMO, Willams. Dança telemática em cena: tecnologia e arte em ação no espetáculo (In) TOQue. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Bruno Vinelli Nunes de Oliveira Araújo

IANINO, AdrianaLEITE, Charles; SANTOS, Rodolpho. Pausa para Comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Manuel Romário Saldanha Neto

SOUZA, Thiago;LEITE, CharlesLIMA, Najin. O uso da fotografia digital, tecnologias e mídias informáticas, aplicadas ao ensino e aprendizagem de artes visuais, transversalizadas com Educação em Direitos Humanos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Gilmere Lopes da Silva

TOSTA DA SILVA, CristianeLEITE, Charles; PORFÍRIO DA SILVA, Silvio. Artes e Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: práticas pedagógicas nas Escolas da rede municipal do Recife.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Valdemir Soares

TOSTA DA SILVA, CristianeLEITE, Charles; PORFÍRIO DA SILVA, Silvio. A Arte musical integrada às tecnologias na Educação infantil em Escolas da rede municipal do Recife. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Simone Maria dos Santos

TORRES, NiedjaLEITE, Charles; NASCIMENTO, Frederico. Pedagogia e criação da performance: corpo ritual no Grupo Totem. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Claudia Patricia Carneiro da Silva

ViILA NOVA, Julio;LEITE, Charles; SOARES, Inaldo. Encontros e reencontros: a cultura de Jaboatão dos Guararapes através da fotografia. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Suelma Cristina Bernardo da Silva

LEITE, CharlesCARVALHO, MarioTORRES, Niedja. Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de Artes. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Jailson Oliveira Souza

LEITE, CharlesCamargo, AndréaIANINO, Adriana. A moda como expressão artística para pessoas com deficiência visual. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Julyana Batista de Vasconcelos

LEITE, CharlesSILVA, GermannyaIANINO, Adriana. Mobiliário escolar e corpóreo. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Jonathan Sérgio Guerra Silva

LEITE, Charles; PEREIRA, Mariana;SANTOS, Geni. BraSil em AmarElo: coleção de moda streetwear inspirada no álbum AmarElo do rapper emicida.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: DÉBORA DE LIMA PEREIRA DA SILVA

LEITE, CharlesBARBOSA, AnaCamargo, Andréa. `Utilização de tecidos produzidos com resíduos têxteis: uma perspectiva sob a moda infantil ecológica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: THAYS GABRIELA CORDEIRO DE LIMA

LEITE, Charles; BARROS, Simone;BEZERRA, Marcela. Design e vestuário para crianças com transtorno do espectro autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Camilla Taynna dos Santos Lira

LEITE, CharlesBARBOSA, Ana; LIMA, Clécio. Design de calçados e pessoas com hiperidrose plantar: uma investigação sob a perspectiva da hedonomia e do design.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marina Mirella da Silva Serafim

LEITE, CharlesALENCASTRO, YvanaRODRIGUES, Lais. Sapatilhas de ponta no ballet clássico: diretrizes para construção de calçados mais confortáveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thaís Duarte de Melo

LEITE, CharlesRIBEIRO, GabrielaSILVA, Suelma. Conforto e usabilidade de roupa intima: top com tamanho igual ou superior ao número 46. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Milena Mayara da Silva

LEITE, CharlesBARBOSA, AnaSOUSA, Jailson. Design de superfície para ambientes educacionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Anderson Kleyton Gomes da Silva

DOMINGUES, IzabelaLEITE, CharlesMARTINS, Marcelo. A influência do design e dos youtubers gamers no aumento do consumo de moda no âmbito de suas tribos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amanda de Lima Florêncio

DOMINGUES, IzabelaLEITE, CharlesMARTINS, Marcelo. Lovemarks bregas: o poder de transferência de prestigio das celebridades bregas para pequenas marcas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rubiana Gomes da Costa

VASCONCELOS, CamilaLEITE, CharlesNUNES, Tercia. Um estudo sobre a dificuldade de aprendizagem dos discentes da disciplina de SRT do curso de Design ? UFPE CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Felipe Rodrigues da Cunha

LEITE, CharlesSOARES, NilsonRIBEIRO, Marcos. Agradabilidade de personagem de mangás brasileiros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Stephany Kerolaine Lima Florencio

SANTOS, GeniLEITE, CharlesCamargo, Andréa. Redesign dos tamancos da cultura do samba de coco de Arcoverde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Karla da Silva Araújo

DOMINGUES, IzabelaLEITE, CharlesMARTINS, Marcelo. A influência do design no consumo infantil: um estudo a partir da recepção de crianças de baixa renda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Adriela Albuquerque dos Santos

Alves, RosianeLEITE, CharlesNAKAYAMA, Gabriela Yoshie. A calça jeans skinny One Size: Aspectos ergonômicos do uso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alberto Felipe Bezerra da Silva

LEITE, CharlesGuedes, ManoelMARTINS, Edgard. Tecnologias de Prototipagem Rápida em Prol do Design de Produto: um Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Stefane Karoline Silveira Alves

LEITE, CharlesBRACCHI, DanielaBEZERRA, Jacqueline. O design emocional e ergonomia de roupas intimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: NINAR CRISTINA DE OLIVEIRA FREIRE

LEITE, CharlesCamargo, AndréaJUSTO, Iracema. Indústria de confecção de vestuário: a importância da peça piloto e da interpretação da ficha técnica para a produção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gabriela Cavalcanti Vieira da Cunha

BRACCHI, DanielaLEITE, Charles. Produção de coleção moda praia: inspirada em fotografias de moda dos anos 50 e 60. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jardel Bezerra dos Santos

LEITE, CharlesSILVA, Ana BeatrizMIRANDA, Ana Paula de. O desenvolvimento de produtos do setor de vestuário nas MPEs da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Annyairam Rodrigues Batista

MIRANDA, Ana Paula deLOURENÇO JR, SílvioLEITE, Charles. Amor pela marca: uma netnografia da página marcária de O Boticário no facebook sob a perspectiva do design emocional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Bárbara Letícia de Albuquerque Florencio

LOPES, Maria TeresaLEITE, CharlesBEZERRA, Amilcar. O que há por trás? estudo exploratório de significação de artefatos em grupos sociais de Caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Iana Caroline Silva de Oliveira

LOPES, Maria TeresaLEITE, CharlesLEITE, Debora. Mulheres de renda: uma coleção de underwear feminina para o período gestacional e pós-parto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Aylla Flávia Brederodes de Andrade França Lacerda

LEITE, CharlesLOPES, Maria TeresaOMENA, Lúcio. Cores, flores e amores: uma viagem pelo méxico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Vanessa dos Santos Alves

LOPES, Maria TeresaLEITE, CharlesPACHECO, Rafaela. Moda bebe: vestir como ato de carinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Claudia Rodrigues Leal Barbosa

LOPES, Maria TeresaLEITE, CharlesROCHA JUNIOR, Dario. Os avanços tecnológicos dos tecidos sintéticos e suas significações na moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Débora Fernandes Pontes

CARVALHO, MarioLEITE, CharlesJACOB, Mychelle. A teoria do imaginário de Gilbert Durand aplicada ao estudo das tribos urbanas: pesquisa de tendência de moda na cidade de Caruaru. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Walquiria Neusa da Silva

LEITE, CharlesAlves, RosianeCosta, Andréa. Aspectos do conforto e da usabilidade no vestuário masculino produzido no município de Caruaru - PE: uma análise ergonômica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luiz de Oliveira Santos Filho

MARTINS, EdgardDA HORA, DanielLEITE, Charles. Gestão do Design em pequenas empresas: um estudo de caso no setor moveleiro de Gravatá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniele Rolim Rodrigues

LEITE, CharlesEmerenciano, JulianaCABRAL, Glenda. Inserção dos designers de moda no mercado local: concepções e impedimentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pollyana Moraes Coelho

LEITE, CharlesLordêlo, TenaflaeEmerenciano, Juliana. Emo: um estudo da tribo urbana e sua polêmica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional.

Aluno: Jamily dos Santos Silva

LEITE, CharlesEmerenciano, JulianaLordêlo, Tenaflae. Um estudo visual do icone fashion Lady Gaga: de volta aos anos 80. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional.

Aluno: Maria Simone da Silva

LEITE, CharlesVasconcelos, IsabelleEmerenciano, Juliana. Bons sonhos: projeto de coleção de lingerie noturna feminina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional.

Aluno: Andrêsa Rodrigues Marques

MARTINS, LauraLEITE, CharlesSOARES, Marcelo. Análise ergonômica do Posto de Trabalho de uma empresa fabricante de alimentos industrializados derivados de coco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Erick Ferreira Cabral

WAECHTER, HansLEITE, CharlesARAGAO, Isabella. Análise Gráfica de capas de DVD's: proposição de modelo de análise visual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, CharlesFILGUEIRAS, AraguacyQUEIROZ, Cyntia. Banca do Concurso Público de Provas e Títulos pará Docente de Magistério Superior. Área: Comunicação - Subárea: Design, Gestão e Consumo de Produtos de Moda. 2022. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, CharlesLOPES, Maria TeresaFREIRE, Luciana. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE | Área: Design Gráfico. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

FEITOSA, RicardoBARBOSA, Rodrigo; DOMINGUES DA SILVA, Juliano;LEITE, Charles; COSTA JUNIOR, Luiz;OLIVEIRA, Sheila. Banca do Concurso Público de Provas e Títulos pará Docente de Magistério Superior. Área: Comunicação - Subárea: Gestão de Mídias Sociais. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

BRACCHI, DanielaMARTINS, MarceloCamargo, AndréaLEITE, CharlesMORAES, FabianaZimmerle, Flávia. Banca do Concurso Público de Provas e Títulos pará Docente de Magistério Superior. Área: Design - Subárea: Design Têxtil. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, CharlesOLIVEIRA, SheilaPESSOA, André; VELOSO, Ana; ALVES, Patrícia; MELO, Eduardo. Banca do Concurso Público de Provas e Títulos pará Docente de Magistério Superior. Área: Comunicação - Subárea: Comunicação Pública e Comunicação Comunitária. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, CharlesNUNES, TerciaCOSTA E SILVA, Sophia. Concurso para professor substituto do Núcleo de Design da UFPE | Área de Sistemas de Representação. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, CharlesCamargo, Andréa; GARCIA, Lucas.. Seleção simplificada para professoras e professores substitutos. Área: Design e Design de Moda. 2024. Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, GermannyaNUNES, TerciaLEITE, Charles. Seleção Simplificada para Professor Substituto. Área: Design de Produto. 2022. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, CharlesSIQUEIRA, José EdesonVASCONCELOS, Camila. Seleção Simplificada para Professor Substituto. Área: Geometria Gráfica. 2019. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, Charles. Avaliador de trabalhos apresentados no XXIII CONIC (Congresso de Iniciação Científica) da Universidade Federal de Pernambuco. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, Charles. Comissão julgadora dos melhores trabalhos apresentados no XIV ENEXT - Encontro de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, Charles. Comissão julgadora dos melhores trabalhos apresentados no XXI CONIC (Congresso de Iniciação Científica) e V CONITI (Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) da Universidade Federal de Pernambuco. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, Charles. Comissão julgadora dos melhores trabalhos apresentados no XIII ENEXT - Encontro de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, Charles. Comissão julgadora dos melhores trabalhos apresentados no XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

LEITE, Charles. Avaliador do Prêmio Avante Design. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Pierre Douglas da Silva

Design centrado no usuário para gestão integrada de serviços de telefonia móvel: uma proposta de aplicativo público orientado à experiência do usuário; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Ana Caroliny Tomé

Desenvolvimento de uma interface para um protótipo de aplicativo voltado ao ensino e gestão de organização financeira para jovens que seja funcional e intuitivo; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Giselainy Gessika de Macedo Peixoto

Um olhar para puérperas e suas necessidades vestimentáres partir da integralidade do cuidado; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Diego Armando Galvão Cintra Soares

Constrangimentos e amores: uma abordagem hedonômica de interfaces vestíveis; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

JOAO PEDRO FERREIRA DA SILVA

Tatuagens, moda e gênero: a moda como expressão de identidade; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

LILIANE CAVALCANTI MONTEIRO FERREIRA

A contribuição do design de serviço na melhoria do teletrabalho no Tribunal de Justiça de Pernambuco; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, ; Coorientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Alexonaide Clementino de Sá

A contribuição do design de serviço na gestão do tempo para produtividade, planejamento e eficiência profissional; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, ; Coorientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Elenice Nogueira Santos

Teatro pedagógico: performance cultural através da moda e a relação de construção identitária mediada pela mídia massiva; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Francisco de Assis Gouveia

O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru - PE durante a pandemia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Clessiane Silva do Carmo

Tecnologias mobile no ensino de artes para estudantes surdos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Viviane Carmo dos Santos

Tecnologias mobile no ensino de artes para estudantes surdos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

ALVANIR IVANEIDE ALVES DA SILVA

O Ensino de Artes mediado por museus virtuais: A tecnologia digital na prática pedagógica; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Josicleide Maria do Nascimento Melo

O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Maria da Conceicao dos Santos

Cinema pernambucano: uma linguagem singular; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Lais Aparecida Martins Tenorio

Percepções sobre o ensino de artes: relatos de experiência pedagógica; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Jailson Oliveira Souza

A moda como expressão artística para pessoas com deficiência visual; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Suelma Cristina Bernardo da Silva

Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de Artes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Wanessa Menezes de Moura

As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Julyana Batista de Vasconcelos

Mobiliário escolar e corpóreo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes e Tecnologias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Jonathan Sérgio Guerra Silva

BraSil em AmarElo: coleção de moda streetwear inspirada no álbum AmarElo do rapper Emicida; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

DÉBORA DE LIMA PEREIRA DA SILVA

Utilização de tecidos produzidos com resíduos têxteis: uma perspectiva sob a moda infantil ecológica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Camilla Taynna dos Santos Lira

Design de calçados e pessoas com hiperidrose plantar: uma investigação sob a perspectiva da hedonomia e do design; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

THAYS GABRIELA CORDEIRO DE LIMA

Design e vestuário para crianças com Transtorno de Espectro Autista; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Milena Mayara da Silva

Design de superfície para ambientes educacionais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Thaís Duarte de Melo

Conforto e usabilidade de roupa intima: top com tamanho igual ou superior ao número 46; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Marina Mirella da Silva Serafim

Sapatilhas de ponta no ballet clássico: diretrizes para construção de calçados mais confortáveis; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Felipe Rodrigues da Cunha

Agradabilidade de personagem de mangás brasileiros; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Stefane Karoline Silveira Alves

O design emocional e ergonomia de roupas intimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Elenice Nogueira Santos

Design cênico: ambientação significante da narrativa no ensino infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Jardel Bezerra dos Santos

O desenvolvimento de produtos do setor de vestuário nas MPEs da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

NINAR CRISTINA DE OLIVEIRA FREIRE

Indústria de confecção do vestuário: a importância da peça piloto e da interpretação da ficha técnica para a produção; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Daniele Rolim Rodrigues

Inserção dos designers de moda no mercado local: concepções e impedimentos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Juliana Lílian de Souza Nunes

Traduzindo o design para criações em jeans na cidade de Toritama/PE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Andrêsa Rodrigues Marques

Análise ergonômica do posto de trabalho de uma empresa fabricante de alimentos industrializados derivados de coco; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Camilla Taynna dos Santos Lira

Calçados e pessoas com hiperidrose plantar: uma relação a ser investigada sob a perspectiva da hedonomia e do design; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

THAYS GABRIELA CORDEIRO DE LIMA

Design e vestuário para crianças com Transtorno de Espectro Autista; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Karolyne Santiago Farias

Orientação de monitoria da disciplina MODA0025 - DESIGN E CIÊNCIA - MODA - ERGONOMIA APLICADA À MODA do curso de Bacharelado em Design, Campus Agreste da UFPE; 2022; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Raniel Araujo Cau Silva

Orientação de monitoria da disciplina DIND0004 - SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL do curso de Bacharelado em Design, Campus Agreste da UFPE; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

ROBERTA MAYARA PORTO DE LIMA

Orientação de monitoria da disciplina DIND0004 - SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL do curso de Bacharelado em Design, Campus Agreste da UFPE; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

THAYS GABRIELA CORDEIRO DE LIMA

Orientação de monitoria da disciplina MODA0025 - DESIGN E CIÊNCIA - MODA - ERGONOMIA APLICADA À MODA do curso de Bacharelado em Design, Campus Agreste da UFPE; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

ROBERTA MAYARA PORTO DE LIMA

Orientação de Estágio Supervisionado 2 na empresa S de S Rodrigues Tecnologia; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Camilla Taynna dos Santos Lira

Orientação de Estágio Supervisionado 1 no Laboratório de Avaliação Física e Processamento de Sinais da UFPE; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Marina Mirella da Silva Serafim

Orientador de Monitoria da disciplina DESIGN E CIÊNCIA - MODA - ERGONOMIA APLICADA À MODA, do(a) NÚCLEO DE DESIGN E COMUNICAÇÃO DO CA do CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE,; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Vinicius Francisco da Silva

Orientação de monitoria da disciplina MODA0025 - DESIGN E CIÊNCIA - MODA - ERGONOMIA APLICADA À MODA do curso de Bacharelado em Design, Campus Agreste da UFPE; 2020; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Valmir Silva de Souza

Orientação de Estagio Obrigatório Supervisionado na empresa PARALLAX SOLUTIONS; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Gabriela Sousa Ribeiro

Supervisão de Estágio Docência de estudante do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ, no Bacharelado em Design da UFPE, na disciplina 'Design, Sociedade e Cultura'; 2015; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Carlos Heitor de Oliveira Barros

O Design, a Ergonomia e a Moda: interface com a Engenharia de Produção; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Karen Kimi Arata

Monitoria na Disciplina Sistemas de Representação Tridimensional; 2013; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Pro-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Diogo Matias da Silva

Apoio as atividades pedagógicas da disciplina Sistemas de Representação Tridimensional; 2013; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Marília Silva de Sousa

Mapeamento da gestão do design e sua aplicabilidade no APL do agreste pernambucano; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Fernanda Priscila Pires Candido

Relatório de estágio em empresa de confecções de jeans em Santa Cruz do Capibaribe; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Pedro Henrique de Oliveira Andrade

Relatório de estágio em empresa de design gráfico em Caruaru; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Heloisa Pereira de Moura

Relatório de estágio em projeto de desenvolvimento de coleção de peças de vestuário feminino; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Arthur de Oliveira Filho

Quintas de Moda - 2a; edição; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Camila Vital de Souza Lima

Bordadeiras de Passira - Identidade Cultural e Fashion Branding; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Hannah Miranda Morais

Bordadeiras de Passira - Identidade Cultural e Fashion Branding; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Jessika Adriana do Nascimento Silva

Bordadeiras de Passira - Identidade Cultural e Fashion Branding; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Roberta Rafaele Tavares de Almeida

Bordadeiras de Passira - Identidade Cultural e Fashion Branding; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Sibele Silva Menezes

Uma revisão das metodologias para gestão do design no APL do Agreste Pernambucano; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Edilene Leandro de Brito

Gerenciando mudanças em empresas de confecções pernambucanas; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Michellynne Barromeu da Silva

Desenvolvendo o fast fashion no APL do agreste pernambucano; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Sabrina Keitty Gomes do Nascimento

O design na gestão dos resíduos de lavanderias texteis de Caruaru/PE; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Juliana Priscila Coelho de Andrade

supervisão de monitoria da disciplina 'Introdução ao Desenho'; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: CHARLES Ricardo LEITE da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Alberto ; LEITE, Charles ; NOVELLI, Daniela . Editorial. Modapalavra e-periódico , v. 16, p. 4-13, 2023.

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Design and Ergonomics of package inserts of drugs in Brazil: a reality in construction. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 2068-2071, 2012.

  • LEITE, Charles ; MARQUES, Andrêsa . Avaliação de problemas ergonômicos prioritários em posto de trabalho de uma indústria de bebidas. Anais - SIMPEP , v. XII, p. 1-8, 2005.

  • LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa ; GARCIA, Carol . Acessórios de Moda: o que as mulheres querem. 1. ed. Recife: Indefinida, 2012.

  • RIBEIRO, Gabriela ; LEITE, Charles Ricardo . Facetas da Ergonomia: delineando algumas abordagens. São Luís: Gabriela Ribeiro, 2009. 142p .

  • RIBEIRO, Gabriela ; LEITE, Charles Ricardo . Facetas da Ergonomia: delineando algumas abordagens (e-book). São Luís: Gabriela Ribeiro, 2009.

  • Charles Ricardo Leite da Silva ; RIBEIRO, Gabriela . Ergonomic Evaluation as a Holistic Evaluation in Company Assembly Hydrometers. In: Francisco Rebelo; Marcelo Soares. (Org.). Advances in Ergonomics In Design, Usability & Special Populations: Part I. 2ed.New York, USA: Applied Human Factors and Ergonomics International, 2022, v. 18, p. 1-6.

  • Charles Ricardo Leite da Silva ; LANDIM, Paula ; SANTOS, João Eduardo . An Introduction About the Usability of Protective Clothing: A Historical Analysis. In: Francisco Rebelo; Marcelo Soares. (Org.). Ergonomics In Design, Usability & Special Populations III. 2ed.New York, USA: Applied Human Factors and Ergonomics International, 2022, v. 20, p. 7-.

  • MENEZES, Marizilda ; Charles Ricardo Leite da Silva ; SANTOS, João Eduardo . Design of Protective Clothing: Discussing the Brazilian Projects with Significant Ergonomic Attributes. In: Francisco Rebelo; Marcelo Soares. (Org.). Ergonomics In Design, Usability & Special Populations III. 2ed.New York, USA: Applied Human Factors and Ergonomics International, 2022, v. 20, p. 1-6.

  • MOURA, Wanessa ; LEITE, Charles ; SILVA, Suelma . As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte. In: Ana Valéria Ramos Vicente, Carolina Dias Laranjeira, Líria de Araújo Morais. (Org.). Trans-formAção: saberes do fazer arte e educação. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2020, v. , p. 246-265.

  • LIMA, Greilson ; LEITE, Charles ; LIMA, Janayna . Ações museais em casas de culto afro-brasileiros em Pernambuco: memória e narrativas em favor da dignidade e respeito às diferenças. In: Jowania Rosas de Melo; Maria Christina de Medeiros Nunes; Demócrito José Rodrigues da Silva; Wellington Pinheiro dos Santos; Edilson Fernandes de Souza. (Org.). Universidade e sociedade em diálogo: tradição e inovação na extensão universitária. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014, v. , p. 65-66.

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela . Ergonomic evaluation as a holistic evaluation in company assembly hydrometers. In: Marcelo Soares; Francisco Rebelo. (Org.). Advances in Ergonomics In Design, Usability & Special Populations - Part I. 1ed.Devens, Massachusetts, USA: Applied Human Factors and Ergonomics International, 2014, v. 1, p. 323-328.

  • LEITE, Charles ; MENEZES, Marizilda ; SANTOS, João Eduardo . Design of protective clothing: Discussing the Brazilian projects with significant ergonomic attributes. In: Marcelo Soares; Francisco Rebelo. (Org.). Advances in Ergonomics In Design, Usability & Special Populations - Part III. 1ed.Devens, Massachusetts, USA: Applied Human Factors and Ergonomics International, 2014, v. 1, p. 561-566.

  • LEITE, Charles ; LANDIM, Paula ; SANTOS, João Eduardo . An introduction about the usability of protective clothing: a historical analysis. In: Marcelo Soares; Francisco Rebelo. (Org.). Advances in Ergonomics In Design, Usability & Special Populations - Part III. 1ed.Devens, Massachusetts, USA: Applied Human Factors and Ergonomics International, 2014, v. 1, p. 567-573.

  • LEITE, Charles ; BARROS, Carlos . As contribuições da ergonomia para o arranjo produtivo local de confecções no agreste: design, inovação e sustentabilidade da moda pernambucana. In: Jowania Rosas de Melo; Maria Christina de Medeiros Nunes; Demócrito José Rodrigues da Silva; Wellington Pinheiro dos Santos; Edilson Fernandes de Souza. (Org.). Universidade e sociedade em diálogo: tradição e inovação na extensão universitária. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014, v. , p. 764-766.

  • RIBEIRO, Gabriela ; LEITE, Charles ; NEVES, Flávia ; MARTINS, Laura . Intervention in hydrometers industry: recommendations for improvements based on ergonomic assessment. In: Pedro Arezes; João Santos Baptista; Monica P. Barroso; Paula Carneiro; Patrício Cordeiro; Nelson Costa; Rui B. Melo; A. Sergio Miguel; Gonçalo Perestrelo. (Org.). Occupational Safety and Hygiene (Hardback). 1ed.London, UK: Taylor & Francis Group, 2013, v. 1, p. 43-46.

  • LEITE, Charles ; SANTOS, João Eduardo . Design of personal protective equipment: to promote of Brazilian artefacts with ergonomic attributes. In: Pedro Arezes; João Santos Baptista; Monica P. Barroso; Paula Carneiro; Patrício Cordeiro; Nelson Costa; Rui B. Melo; A. Sergio Miguel; Gonçalo Perestrelo. (Org.). Occupational Safety and Hygiene (Hardback). 1ed.London, UK: Taylor & Francis Group, 2013, v. 1, p. 357-360.

  • LEITE, Charles ; SANTOS, João Eduardo ; PASCHOARELLI, Luís . Trajes de segurança: frutos de Moda, Design e Ergonomia. In: Marizilda dos Santos Menezes; Luís Carlos Paschoarelli. (Org.). Design: análises e reflexões. 1ed.Bauru, SP: Canal 6 Editora, 2013, v. 1, p. 111-122.

  • LEITE, Charles ; SANTOS, João Eduardo . Design of personal protective equipment: to promote of Brazilian artefacts with ergonomic attributes. In: Pedro Arezes; João Santos Baptista; Monica P. Barroso; Paula Carneiro; Patrício Cordeiro; Nelson Costa; Rui B. Melo; A. Sergio Miguel; Gonçalo Perestrelo. (Org.). Occupational Safety and Hygiene (ebook). 1ed.London, UK: Taylor & Francis Group, 2013, v. , p. 357-360.

  • RIBEIRO, Gabriela ; LEITE, Charles ; NEVES, Flávia ; MARTINS, Laura . Intervention in hydrometers industry: recommendations for improvements based on ergonomic assessment. In: Pedro Arezes; João Santos Baptista; Monica P. Barroso; Paula Carneiro; Patrício Cordeiro; Nelson Costa; Rui B. Melo; A. Sergio Miguel; Gonçalo Perestrelo. (Org.). Occupational Safety and Hygiene (ebook). 1ed.London, UK: Taylor & Francis Group, 2013, v. , p. 43-46.

  • MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; LIMA, Camila ; MORAIS, Hannah ; SILVA, Jessika ; ARRUDA, Jussie ; ALMEIDA, Roberta . Consumo de acessórios de moda: um é pouco, dois é bom e muitos é bom demais!. In: Kathia Castilho; Sylvia Demetresco. (Org.). Consumo: práticas e narrativas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 125-134.

  • SILVA, Suelma ; LEITE, Charles ; MOURA, Wanessa . Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de Artes. In: X Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas/I Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas, 2019, João Pessoa. Anais da X Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas e I Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas: Trans-formAção: saberes do fazer arte e educação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2019. p. 122.

  • MOURA, Wanessa ; LEITE, Charles ; SILVA, Suelma . As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino de Arte. In: X Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas/I Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas, 2019, João Pessoa. Anais da X Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas e I Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas: Trans-formAção: saberes do fazer arte e educação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2019. p. 77.

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela . Ergonomic evaluation as a holistic evaluation in company assembly hydrometers. In: 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics 2014 and the Affiliated Conferences, 2014, Kraków. Proceedings of the 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics 2014 and the Affiliated Conferences. Kraków: AHFE, 2014.

  • LEITE, Charles ; MENEZES, Marizilda ; SANTOS, João Eduardo . Design of protective clothing: discussing the Brazilian projects with significant ergonomic attributes. In: 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics 2014 and the Affiliated Conferences, 2014, Kraków. Proceedings of the 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics 2014 and the Affiliated Conferences. Kraków: AHFE, 2014.

  • LEITE, Charles ; LANDIM, Paula ; SANTOS, João Eduardo . An introduction about the usability of protective clothing: a historical analysis. In: 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics 2014 and the Affiliated Conferences, 2014, Kraków. Proceedings of the 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics 2014 and the Affiliated Conferences. Kraków: AHFE, 2014. v. 1.

  • LEITE, Charles ; PASCHOARELLI, Luís ; SANTOS, João Eduardo ; PLÁCIDO DA SILVA, José . The rules of protection and use of personal protective equipment by Brazilian workers: the case of the work clothes. In: IV Congresso Latinoamericano de Ergonomia - ULAERGO, 2013, Quito. Memórias ULAERGO 2013. Quito: Sociedade Equatoriana de Ergonomia, 2013. p. 146-149.

  • LEITE, Charles ; LIMA, Greilson ; FARIAS, Daniella . Moda no design de interiores: reflexões sobre o consumo. In: 1. Congresso Internacional de Moda e Design, 2012, Guimarães, Portugal. Proceedings CIMODE 2012 - 1º Congresso Internacional de Moda e Design. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2012. p. 3369-3374.

  • LEITE, Charles ; LIMA, Greilson ; MIRANDA, Ana Paula de . Bordadeiras de Passira: Identidade cultural e fashion branding. In: 28. Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais do 28 RBA. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2012.

  • LEITE, Charles ; LIMA, Greilson ; FARIAS, Daniella . The fashion in interior design: reflections and consumption. In: 1. Congresso Internacional de Moda e Design, 2012, Guimarães, Portugal. Proceedings CIMODE 2012 - 1º Congresso Internacional de Moda e Design. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2012. p. 3375-3380.

  • LIMA, Greilson ; LEITE, Charles . As construções espaciais e simbólicas dos emigrantes nordestinos nas localidades de origem e destino. In: 28. Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais do 28 RBA. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2012.

  • LEITE, Charles ; NASCIMENTO, Sabrina . Gestão de resíduos semissólidos provenientes de lavanderias têxteis: um estudo de caso. In: III Internacional Symposium on Sustainable Design, 2011, Recife. Proceedings of the 3rd Internacional Symposium on Sustainable Design. Recife, 2011.

  • LEITE, Charles ; SOUSA, Marília . Metodologias de gestão no APL de confecções do agreste pernambucano. In: VII Coloquio de Moda, 2011, Maringá / PR. Anais do VII Colóquio de Moda. Maringá, 2011.

  • GAUDIOT, Denise ; MARTINS, Laura ; VANDERLEI, Ladjane ; LEITE, Charles . The classroom as a facilitator of the teaching-learning process for the deaf student: contribution of the ergonomics to the built environment. In: 17th Triennial Congress of the International Ergonomics Association, 2009, Beijing. IEA 2009. Beijing: Congress Committee of International Ergonomics Association, 2009.

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Design de bulas de medicamentos brasileiros: proposta metodológica para avaliação de sua efetividade. In: 8º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador, 2008, São Luís. 8 USIHC. São Luís - MA: Raimundo Lopes Diniz e Raquel Gomes Noronha, 2008.

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; LOTIF, Juliana ; NEVES, Flávia ; GAUDIOT, Denise . Apreciação ergonômica numa montadora de hidrômetros volumétricos. In: 7º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte, 2007, Balneário Camboriú - SC. 7º ERGODESIGN. Balneário Camboriú - SC: Univali, 2007.

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; LOTIF, Juliana ; NEVES, Flávia ; GAUDIOT, Denise . Ergonomia na produção industrial de medidores volumétricos. In: 7º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte, 2007, Baneário Camboriú - SC. 7º ERGODESIGN. Baneário Camboriú - SC: Univali, 2007.

  • LEITE, Charles ; SPINILLO, Carla ; SOARES, Marcelo . As contribuições da linguagem gráfica pictórica para o design de avisos e advertências em medicamentos. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007, Rio de Janeiro - RJ. 4º CIPED. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2007.

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; LOTIF, Juliana ; SOARES, Marcelo . Análisis ergonómica de reproductores de mp3 a partir de estudios con los usuarios de la ciudad de Recife (Pernambuco-Brasil). In: 2º Congreso de la Unión Latinoamericana de Ergonomía., 2007, Bogotá - Colombia. 2 ULAERGO - Perspectivas o desafio?. Bogotá - Colombia: 2 ULAERGO, 2007.

  • LEITE, Charles . Usabilidade de embalagens de medicamentos: necessidade de futuras pesquisas. In: 6º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador, 2006, Bauru / SP. 6º USIHC. Baurú / SP: UNESP - FAAC, 2006. p. 1-6.

  • LEITE, Charles ; PADOVANI, Stephania . Princípios de usabilidade nas instruções das embalagens alimentícias. In: 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. Abergo 2006. Curitiba: Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Embalagens de fármacos: fruto da integração da ergonomia e com o design. In: ABERGO 2006, 2006, Curitiba. Anais do Abergo 2006. Recife: Associação Brasileira de Ergonomia, 2006.

  • SOARES, Marcelo ; LEITE, Charles ; BARROS, Bruno ; SILVA, Germannya . Avaliação e pré-projeto ergonômico dos postos de trabalho da máquina de encartelamento de pilhas. In: 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia - 4º Forum Brasileiro de Ergonomia - 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia. Recife: Abergo, 2006.

  • LEITE, Charles . Instruções das embalagens de consumo: um estudo. In: 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2005, São Paulo. 2 Congresso Internacional de Design da Informação | 1 Congresso Brasileiro de Design da Informação | 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Centro Universitário Senac, 2005.

  • LEITE, Charles ; MARQUES, Andrêsa ; RAMOS, Débora ; SOARES, Marcelo . Análise e diagnóstico ergonômico de um posto de trabalho em uma indústria de bebidas. In: 13º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2004, Fortaleza. ABERGO 2004. Recife: Abergo, 2004.

  • ALBUQUERQUE, Eneri ; AZEVEDO, Stephanie ; LEITE, Charles ; BARCELLOS, Priscila ; SCHETTINI, Suzana . Adoção e cidadania na escola. In: XXVII ENAPA - Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, 2024, Natal. XXVII ENAPA - Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção. Natal: Acalanto Natal, 2024. p. 34-35.

  • BARROS, Carlos ; LEITE, Charles . As contribuições da ergonomia para o arranjo produtivo local de confecções no agreste: design, inovação e sustentabilidade da moda pernambucana. In: Universidade/sociedade em diálogo: tradição e inovação na extensão universitária, 2013, Recife. XIII ENEXT (Encontro de Extensão) da UFPE. Recife: Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, 2013.

  • SANTOS, Jefferson ; SANTOS, Amanda ; LEITE, Charles . Ônibus urbanos: discutindo requisitos para o design. In: 12º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte, 2012, Natal. 12º ERGODESIGN. Rio de Janeiro: UFRN e Puc-Rio, 2012.

  • LEITE, Charles ; SANTOS, João Eduardo ; SANTOS FILHO, Abilio G. ; MIRANDA, Ana Paula de . A indumentária de oficial militar: uma reflexão acerca de sua usabilidade. In: 12º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte, 2012, Natal. 12º ERGODESIGN. Natal: EDUFRN, 2012.

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Influências da ergonomia cultural no design de fármacos. In: 7º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interface Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte, 2007, Balneário Camboriú - SC. 7º ERGODESIGN. Balneário Camboriú - SC: Univali, 2007.

  • RIBEIRO, Gabriela ; LEITE, Charles ; MARTINS, Laura ; NEVES, Flávia ; SOARES, Marcelo . Avaliação dos efeitos da ergonomia do ambiente construído: estudo de caso numa linha de montagem de medidores. In: I Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído, 2007, Recife - PE. ENEAC 2007. Recife: Abergo, 2007.

  • LIMA, Greilson ; LEITE, Charles . Museus etnográficos no Maranhão: a memória e o sagrado das religiões afro-brasileiras. In: V Reunião Equatorial de Antropologia; XIV Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste, 2015, Maceió, AL. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO DO V REA XIV ABANNE. Maceió: Edufal, 2015. p. 50-50.

  • LEITE, Charles ; PADOVANI, Stephania . Princípios de usabilidade nas instruções das embalagens alimentícias. In: ABERGO 2006, 2006, Curitiba. Anais de Resumo e Programa oficial do ABERGO 2006. Recife: Associação Brasileira de Ergonomia, 2006. p. 61-61.

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Embalagens de fármacos: fruto da integração da ergonomia e com o design. In: ABERGO 2006, 2006, Curitiba. Anais de Resumo e Programa oficial do ABERGO 2006. Recife: SOARES, M. M. (Org.); MARTINS, L. B. (Org.), 2006. p. 59-59.

  • SOARES, Marcelo ; LEITE, Charles ; BARROS, Bruno ; SILVA, Germannya . Avaliação e pré-projeto ergonômico dos postos de trabalho da máquina de encartelamento de pilhas. In: ABERGO 2006, 2006, Curitiba. Anais de Resumo e Programa oficial do ABERGO 2006. Recife: Associação Brasileira de Ergonomia, 2006.

  • ALMEIDA, Janielson ; FERREIRA, Leandro ; LEITE, Charles . Do individual ao grupo: hip hop como moda em Caruaru. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SILVA, Suelma . Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de Artes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SILVA, Suelma . As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino de Arte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Greilson ; LEITE, Charles . Museus etnográficos no Maranhão: a memória e o sagrado das religiões afro-brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles . The rules of protection and use of personal protective equipment by Brazilian workers: the case of the work clothes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; LIMA, Greilson . As construções espaciais e simbólicas dos emigrantes nordestinos nas localidades de origem e destino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SANTOS, João Eduardo ; SANTOS FILHO, Abilio G. . A indumentária de oficial militar: uma reflexão acerca de sua usabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; LIMA, Greilson ; MIRANDA, Ana Paula de . Bordadeiras de Passira: Identidade cultural e fashion branding. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SOUSA, Marília . Metodologias de gestão no APL de confecções do agreste pernambucano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, Sabrina ; LEITE, Charles . Gestão de resíduos semissólidos provenientes de lavanderias têxteis: um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITE, Charles . Design de bulas de medicamentos brasileiros: proposta metodológica para avaliação de sua efetividade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FUJITA, Patricia ; SPINILLO, Carla ; LEITE, Charles . A importância da informação no processo de aquisição e uso de medicamentos no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; LOTIF, Juliana ; NEVES, Flávia ; GAUDIOT, Denise . Apreciação ergonômica numa montadora de hidrômetros volumétricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; LOTIF, Juliana ; NEVES, Flávia ; GAUDIOT, Denise . Ergonomia na produção industrial de medidores volumétricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Influências da ergonomia cultural no design de fármacos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela . Avaliação dos efeitos da ergonomia do ambiente construído: estudo de caso numa linha de montagem de medidores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEITE, Charles ; PADOVANI, Stephania . Princípios de usabilidade nas instruções das embalagens alimentícias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo . Embalagens de fármacos: fruto da integração da ergonomia e com o design. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles ; SOARES, Marcelo ; SILVA, Germannya ; BARROS, Bruno . Avaliação e pré-projeto ergonômico dos postos de trabalho da máquina de encartelamento de pilhas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles . Usabilidade de embalagens de medicamentos: necessidade de futuras pesquisas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, Charles . Instruções das embalagens de consumo: um estudo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Charles . Análise e diagnóstico ergonômico de um posto de trabalho em uma indústria de bebidas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Greilson ; OLIVEIRA, Kelly ; CONCEIÇÃO, Joanice ; TELLA, Marco ; LEITE, Charles . Ética Antropológica em Debate: Práticas e Narrativas. João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2012 (Editoração Eletrônica).

Outras produções

LEITE, Charles . Avaliador na seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2024-2025) da FACEPE. Processo: BIC-0140-6.12/24. 2024.

LEITE, Charles . Avaliador na seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2024-2025) da FACEPE. Processo: BIC-0627-6.12/24. 2024.

LEITE, Charles . Avaliador na seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2024-2025) da FACEPE. Processo: BIC-1293-6.12/24. 2024.

LEITE, Charles . Chamada Pública FAPESC n. 29/2022 Prêmio de Pesquisa - FAPESC PRIMEIRA EDIÇÃO - 2022 Fritz Müller. 2023.

LEITE, Charles . Avaliador na seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2019-2020) e no Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA 2019-2020) do IFRJ. 2019.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos no Programa de Auxílio ao Pesquisador para Realização de Reunião ou Evento no Estado de Sergipe (PRAEV) - EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº 03/2016 (Protocolo: 11205.394.23660.19042016). 2016.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos no APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ? EDITAL UNIVERSAL/FAPEMA (EDITAL FAPEMA Nº 40/2014) UNIVERSAL-00578/15. 2015.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos no APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ? EDITAL UNIVERSAL/FAPEMA (EDITAL FAPEMA Nº 40/2014) UNIVERSAL-00596/15. 2015.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos no APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ? EDITAL UNIVERSAL/FAPEMA (EDITAL FAPEMA Nº 40/2014) UNIVERSAL-00705/15. 2015.

LEITE, Charles . Avaliador do PRÊMIO DISSERTAÇÃO MESTRADO (Edital FAPEMA nº 23/2014) - PREMIO-02686/14. 2014.

LEITE, Charles . Avaliador de APOIO À PARTICIPAÇÃO EM ESTÁGIOS DE CURTA DURAÇÃO (Edital FAPEMA nº 40/2012) - ESTAGIO-03828/12. 2014.

LEITE, Charles . Avaliador de PROGRAMA DE APOIO A CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE EMPRESAS JUNIORES - PACCEJ (Edital FAPEMA nº 43/2012) - PACCEJ-04144/12. 2014.

LEITE, Charles . Avaliação projetos concorrentes ao edital nº 1/2012 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-Ação (PIBIP-AÇÃO). 2012.

GUEDES, Rúbia ; Vasconcelos, Adelmo ; LEITE, Charles . Redesign do site institucional. 2007.

LEITE, Charles ; BARROS, Bruno ; SILVA, Germannya ; SOARES, Marcelo . Avaliação e pré-projeto ergonômico dos postos de trabalho da máquina de encartelamento de pilhas. 2006.

LEITE, Charles . Redesign da marca da empresa e projeto gráfico. 2005.

LEITE, Charles . Modelo para análise de advertências em instruções impressas. 2008.

LEITE, Charles . Análise de manuscrito submetido ao periódico JMIR mHealth and uHealth.. 2025.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 16937. 2021.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista Geometria Gráfica. 2021.

LEITE, Charles . Parecerista para o XXVII Simpósio de Engenharia de Produção (XXVII SIMPEP). 2020.

LEITE, Charles ; VANDRESEN, Monique . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 11091. 2019.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista Geometria Gráfica. 2019.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 9739. 2018.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 12212. 2018.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 10338. 2018.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 11283. 2018.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista Extensão & Sociedade do Manuscrito 13985. 2018.

LEITE, Charles ; BONADIO, Maria Claudia . Parecerista para revista dObra[s] ? Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda do Manuscrito 469-957-2. 2017.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 9403. 2017.

LEITE, Charles ; RECH, Sandra . Parecerista para Revista ModaPalavra e-periódico do Manuscrito 10309. 2017.

LEITE, Charles ; TEIXEIRA, Fabio . Parecerista para Revista Design & Tecnologia do Manuscrito 306. 2016.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E011). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E016). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E028). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E040). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E055). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E076). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E169). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E144). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E154). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o 15º Ergodesign (manuscrito E166). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para o XXII Simpósio de Engenharia de Produção (XXII SIMPEP). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para concessão de bolsas e apoio financeiro dos projetos de extensão e de pesquisa-ação na seleção do Edital PROEXT/PIBEX 2015 da UFPE.. 2015.

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; FREITAS, João Francisco . Avaliação de Progressão Horizontal Docente (23076.018865/2015-39)2. 2015.

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; FREITAS, João Francisco . Avaliação de Progressão Horizontal Docente (23076.018864/2015-94). 2015.

LEITE, Charles . Parecerista para Revista DAPesquisa do Manuscrito 6563. 2015.

LEITE, Charles . Avaliador do Edital Pibip-Ação 2014 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Projeto 1). 2014.

LEITE, Charles . Avaliador do Edital Pibip-Ação 2014 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Projeto 2). 2014.

LEITE, Charles . Avaliador do Edital Pibip-Ação 2014 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Projeto 3). 2014.

LEITE, Charles . Avaliador do Edital Pibip-Ação 2014 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Projeto 4). 2014.

LEITE, Charles . Avaliador do Edital Pibip-Ação 2014 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Projeto 5). 2014.

LEITE, Charles . Avaliador do Edital Pibip-Ação 2014 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Projeto 6). 2014.

LEITE, Charles ; MARTINS, Edgard ; SANTOS, Sylvana . Avaliação de Progressão Horizontal Docente (Processo nº 23076.039614/2014-15). 2014.

LEITE, Charles . Parecerista do XX Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP). 2013.

LEITE, Charles . Parecerista do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D Design 2012). 2012.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos de extensão da UFPE 2011-2012. 2011.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos de extensão da UFAL 2011-2012. 2011.

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; Alves, Rosiane ; SANTOS, Geni . Elaboração de projeto de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia em Design de Moda da UFPE. 2010.

LEITE, Charles . Avaliador ad hoc de projetos de extensão da UFPE 2009-2010. 2009.

LEVINZON, Gina ; LEITE, Charles ; SCHETTINI, Suzana . Reunião do GAA Sem Fronteiras - Aspectos do desenvolvimento infanto juvenil de filhos por adoção. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles ; VIEGAS, Hélia ; FONTE, Ana Maria ; RODRIGUES, Valdemir . Painel - Panorama Atual da Adoção em Pernambuco: Avanços e Desafios. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles ; COELHO, Iara . Reunião GAA Sem Fronteiras - Pós-Adoção e o processo de adaptação entre pais e filhos. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles ; OLIVEIRA, Renicleide . Reunião do Grupo Recomeçar - Desafios da Adoção. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, Charles ; MOREIRA, Silvana ; SCHETTINI, Suzana . DEBATE: Aspectos Jurídicos e Psicológicos do Caso Vivi. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles . Apresentação para a X Jornadas Pernambucanas promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LEITE, Charles ; ANDRADE, Maria Conceição ; TEIXEIRA, Paulo . O que fazer quando alguém oferecer um bebê para adoção?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles ; OLIVEIRA, Renicleide . Reunião do Grupo Recomeçar - Adoção Solo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, Charles ; BRANDAO, Ilana ; CHAGAS, Carlos ; FIGUEIREDO, Eden . Papo Adotivo: Vivências e Convivências com Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles ; PAZ, Juliana . Papo adotivo: a gestação adotiva e o tempo de espera pela chegada dos filhos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LEITE, Charles ; ALBUQUERQUE, Eneri . Papo adotivo: Parceria família e escola para educação com Eneri Albuquerque. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, Charles ; MOURA, Guilherme . Papo adotivo: A paternidade no contexto da separação conjugal. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, Charles . Pesquisadores da UFPE lançam site sobre consumo de moda. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, Charles . Grupo de Estudos de Consumo de Moda da UFPE lança site. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, Charles . Artigos Acadêmicos sobre Moda na Web. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Grupo de Estudo em consumo de moda lança site. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Publicações. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Grupo de estudo em Consumo de Moda, G-COMO, da UFPE, lança site de artigos acadêmicos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Grupo de estudos lançará site focado em consumo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Pesquisadores da UFPE apresentam estudo sobre acessórios de moda. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Nota na coluna dia-a-dia referente o site G-COMO. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Moda (site do G-COMO). 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Consumo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles . UFPE oferece informações sobre consumo de moda para o mercado. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles . Mudanças na dinâmica do consumo brasileiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; LOPES, Maria Teresa . Moda: o que as mulheres querem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Destaques do Agreste. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa . Workshop: grupo lança estudo sobre consumo feminino. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Divulgação de Workshop sobre consumo de acessório femininos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa . Integrantes do G-COMO/UFPE lançam pesquisa sobre o consumo de acessórios de moda pelas mulheres. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa . Nota na coluna dia-a-dia referente a pesquisa de acessórios de moda: o que as mulheres querem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Moda (Apresentação de resultados de pesquisa). 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles ; BEZERRA, Amilcar ; MIRANDA, Ana Paula de ; Emerenciano, Juliana ; LOPES, Maria Teresa . O G-COMO apresenta pesquisa sobre consumo de acessorios de moda. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles . Pesquisa (workshop). 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, Charles ; MONTEIRO, Karla ; NASCIMENTO, Angela . Comunicação não-violenta na gestão. 2023. .

LEITE, Charles ; MONTEIRO, Karla ; NASCIMENTO, Angela . Comunicação não-violenta nas relações profissionais. 2023. .

SILVA, Alberto ; Charles Ricardo Leite da Silva ; NOVELLI, Daniela . Dossiê: Artes, Moda e Cultura Visual. 2023. (Editoração/Periódico).

LEITE, Charles ; MONTEIRO, Karla ; LOPES, Abelardo ; ROMAO, Heloneida . Fortalecendo a participação social e o estímulo às boas práticas no acolhimento e mediação na UFPE. 2023. (Palestra).

LEITE, Charles ; NASCIMENTO, Angela ; MONTEIRO, Karla . Oficinas Integrativas para Promoção de Cultura de Paz. 2022. .

LEITE, Charles ; SANTA ROSA, José Guilherme . Coordenação da Sessão ST9 Experiência do usuário em interfaces digitais I no 15º Ergodesign & Usihc. 2015. (Coordenação de Sessão Técnica).

LEITE, Charles . Coordenação da Sessão ST23 Ergodesign do Produto IV no 15º Ergodesign & Usihc. 2015. (Coordenação de Sessão Técnica).

LEITE, Charles . Workshop do Grupo Fatumbi para Comunicação de Projetos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; LOPES, Maria Teresa . Workshop sobre consumo de acessórios. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; LOPES, Maria Teresa ; LIMA, Camila ; MORAIS, Hannah ; SILVA, Jessika ; ALMEIDA, Roberta ; ARRUDA, Jussie . O consumo de acessórios de moda e a sustentabilidade do APL de Moda do Agreste pernambucano. 2012. (Relatório de pesquisa).

LEITE, Charles ; MIRANDA, Ana Paula de ; BEZERRA, Amilcar ; Emerenciano, Juliana ; LOPES, Maria Teresa ; OLIVEIRA FILHO, Arthur . Elaboração de relatório final de projeto Quintas de Moda - 2a. Edição. 2011. (Relatório de pesquisa).

MIRANDA, Ana Paula de ; LEITE, Charles ; BEZERRA, Amilcar ; LOPES, Maria Teresa ; ALMEIDA, Roberta ; SILVA, Jessika ; MORAIS, Hannah ; LIMA, Camila . Elaboração de relatório final de projeto Bordadeiras de Passira: Identidade cultural e fashion branding. 2011. (Relatório de pesquisa).

LEITE, Charles ; MENEZES, Sibele ; NASCIMENTO, Sabrina ; BORROMEU, Michellynne ; BRITO, Edilene ; SOUSA, Marília . Elaboração de relatório final de projeto Metodologias de apoio a gestão de design e sua aplicabilidade no pólo de confecções do agreste pernambucano. 2011. (Relatório de pesquisa).

LEITE, Charles . Ergonomia no dia-a-dia das organizações. 2011. (Palestra).

LEITE, Charles . Coordenação de Sessão Técnica: Ergonomia e Qualidade de Vida 1 (ABERGO 2008). 2008. (Coordenação de Sessão Técnica).

LEITE, Charles . Coordenação de Sessão Técnica: Interação Humano Computador 1 (ABERGO 2008). 2008. (Coordenação de Sessão Técnica).

LEITE, Charles . Coordenação de Sessão Técnica: Interação Humano Computador 2 (ABERGO 2008). 2008. (Coordenação de Sessão Técnica).

LEITE, Charles . Coordenação de Sessão Técnica: Ergonomia do Produto 1 (ABERGO 2008). 2008. (Coordenação de Sessão Técnica).

LEITE, Charles ; RIBEIRO, Gabriela ; NEVES, Flávia . Intervenção ergonomizadora em indústria de montagem de hidrômetros. 2007. (Relatório de pesquisa).

LEITE, Charles ; CABRAL, Glenda . Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Cursos. 2007. (Palestra).

LEITE, Charles . Contribuições da ergonomia de produtos e da antropometria para projetos de mobiliários urbanos. 2007. (Palestra).

LEITE, Charles . Advertências em medicamentos. 2007. (Palestra).

LEITE, Charles . Ergonomia Informacional. 2007. (Palestra).

LEITE, Charles ; BARROS, Bruno ; SILVA, Germannya ; SOARES, Marcelo . Apreciação, diagnóstico e pré-projeto ergonômico do posto de trabalho de máquina de encartelamento de pilhas. 2006. (Relatório de pesquisa).

LEITE, Charles ; PASA, Carla . Ergonomia do Produto. 2006. (Palestra).

LEITE, Charles ; PASA, Carla . Ergonomia de Sistemas. 2006. (Palestra).

LEITE, Charles ; PASA, Carla . Ergonomia de Produção. 2006. (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Tatuagens, moda e gênero: a moda como expressão de identidade, Descrição: Investigar o uso das formas de arte corporal na expressão e negociação das identidades de gênero, para assim poder ampliar nossa compreensão sobre as maneiras intrincadas e em constante mudança pelas quais as pessoas se mostram e são percebidas na contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / JOÃO PEDRO FERREIRA DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2024 - Atual

    Aspectos emocionais no design de interfaces: contribuições para os estudos no design de serviços, na interface do usuário (UI) e na experiência do usuário (UX), Descrição: Neste protocolo de pesquisa daremos continuidade aos achados e desdobramentos de anterior realizado, com título "WEARABLES E UMA PERSPECTIVA HEDONÔMICA DE SUAS INTERFACES", realizado de 2019 a 2023. Neste contexto, pensamos investigar os aspectos emocionais no design de interfaces: contribuições para os estudos no design de serviços, na interface do usuário (UI) e na experiência do usuário (UX).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Murilo Jerônimo Galdino da Silva - Integrante / Maria Débora Fernandes Pontes - Integrante / Giselainy Gessika de Macedo Peixoto - Integrante / Diego Armando Galvão Cintra Soares - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Cultura visual, gênero e moda: expressão de identidades, Descrição: O principal objetivo deste projeto de pesquisa é verificar e problematizar a constituição de identidades masculinas e femininas através da cultura visual, em contexto educaional, sob a luz dos Estudos Culturais em Educação numa perspectiva pós-estruturalista. A pesquisa acontecerá com adultos, estudantes de escolas de rede pública de ensino no Estado de Pernambuco, vinculados ao programa de educação para jovens e adultos (EJA) de escolas da rede pública estadual de Pernambuco, que serão convidados a participar das entrevistas e do grupo focal, que servirá de base de dados para investigação proposta. Por fim, as imagens, junto a outros artefatos culturais, constituem um imaginário de beleza física ideal que os estudantes buscam constantemente, evidenciando a produção cultural dos corpos masculino e feminino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / JOÃO PEDRO FERREIRA DA SILVA - Integrante / Maria Natalia Bezerra Assunção - Integrante / Maria Débora Fernandes Pontes - Integrante / Giselainy Gessika de Macedo Peixoto - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Constrangimentos e amores: uma abordagem hedonômica de interfaces vestíveis, Descrição: Avaliar a relevância de aspectos hedonômicos na qualidade percebida por usuários de dispositivos eletrônicos vestíveis, como os smartwatches. E, desta forma, são objetivos específicos: - Compreender a representação da área do Design para a sociedade e na construção de relações sociais para buscar entendimento sobre seu papel na configuração de artefatos; - Reconhecer o papel da Ergonomia e os princípios de usabilidade aplicáveis em interfaces de dispositivos vestíveis; - Estudar a Hedonomia, aspectos, influências e sua relação com o consumo e percepção de qualidade pelo consumidor e usuário; - Mapear ferramentas utilizadas por design researchers (designers que atuam como pesquisadores no mercado) na análise de Experiência do Usuário (UX), buscando compreender se, e como a hedonomia é levada em consideração nestas ferramentas; - Conduzir testes de uso com usuários e consumidores de smartwatches e coletar dados para análise; - Realizar discussão dos resultados dos testes de uso e caso observada a pertinência, propor uma nova ferramenta (ou adaptação de ferramenta existente) para verificação de satisfação de usuário, que dê relevância aos aspectos hedonômicos envolvidos na Experiência de Usuário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Murilo Jerônimo Galdino da Silva - Integrante / Giselainy Gessika de Macedo Peixoto - Integrante / Diego Armando Galvão Cintra Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2021 - 2022

    Design e vestuário para crianças com Transtorno de Espectro Autista, Descrição: Esta investigação tem como objetivo formular algumas soluções de design de vestuário que contribuam para a autonomia das crianças acometidas por TEA. E, por sua vez,os objetivos específicos são: (i) Mapear como se apresentam as manifestações de hiperreatividade. Ou seja, os gatilhos associados ao uso do vestuário; (ii) Identificar quais modelagens de vestimentas são mais adequadas e confortáveis para crianças com TEA; (iii) Definir requisitos de projeto de vestimentas, que favoreçam o ato de se vestir e se despir pelas próprias crianças com TEA; (iv) Propor modelagens de vestimentas que agreguem valores de autonomia das crianças com TEA e evitem as manifestações de hiperreatividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Milena Mayara da Silva - Integrante / Camilla Taynnã dos Santos Lira - Integrante / Thays Gabriela Cordeiro de Lima - Integrante / Thais Duarte de Melo - Integrante / Marina Mirella da Silva Serafim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra., Número de produções C, T & A: 2

  • 2021 - 2022

    Calçados e pessoas com hiperidrose plantar: uma relação a ser investigada sob a perspectiva da hedonomia e do design, Descrição: Projeto de pesquisa tem como objetivo propor soluções de design para artefatos/calçados voltados para pessoas com hiperidrose plantar. E os objetivos específicos são: (i) Analisar os artefatos existentes no mercado atual para pessoas com hiperidrose plantar; (ii) Compreender os fenômenos culturais, sociais e tecnológicos que implicaram na evolução dos calçados; (iii) Entender as situações sociais que nos permita analisar a cultura de consumo das pessoas com hiperidrose plantar; (iv) Especificar as necessidades de projeto a ser desenvolvido; (v) Gerar soluções de alternativas de design de calçados e de artefatos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Milena Mayara da Silva - Integrante / Camilla Taynnã dos Santos Lira - Integrante / Thays Gabriela Cordeiro de Lima - Integrante / Thais Duarte de Melo - Integrante / Marina Mirella da Silva Serafim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2019 - 2023

    Wearables e uma perspectiva hedono#770;mica de suas interfaces, Descrição: As interfaces vesti#769;veis, popularmente conhecidas como wearables ou body(nets) sa#771;o artefatos sa#771;o encontrados e utilizados em diversos cena#769;rios na contemporaneidade. Entretanto, e#769; comum encontramos algumas interfaces, que sa#771;o infimamente ligadas ao corpo dos sujeitos/usua#769;rios, com indi#769;cios de pouca elaborac#807;a#771;o. Neste contexto, pensamos que seria u#769;til mapear as metodologias para o desenvolvimento e avaliac#807;a#771;o de design de wearables, com vistas ao reconhecimento de interfaces prazerosas. Para tanto, estamos propondo uma integrac#807;a#771;o das pesquisas sobre os artefatos vesti#769;veis com um aporte, teo#769;rico e metodolo#769;gico sobre os estudos hedono#770;micos. Nos propomos a fazer um levantamento e revisa#771;o bibliogra#769;fica. Sera#769; construi#769;do um protocolo de pesquisa para inquirir experts neste tipo de interface sobre os me#769;todos de criac#807;a#771;o e desenvolvimento utilizados. De forma que, nos propomos a gerar um protocolo de avaliac#807;a#771;o especi#769;fico para tais interfaces, de modo a possibilitar, para os designers e demais desenvolvedores, formular interfaces imbui#769;das do requisito prazer. Os desdobramentos desta investigac#807;a#771;o, tambe#769;m, apontam para o estabelecimento de parcerias e conve#770;nios entre o Nu#769;cleo de Design e Comunicac#807;a#771;o do Campus do Agreste com demais universidades e centros de pesquisa na a#769;rea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Gabriela Sousa Ribeiro - Integrante / Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / Milena Mayara da Silva - Integrante / Camilla Taynnã dos Santos Lira - Integrante / Thays Gabriela Cordeiro de Lima - Integrante / Thais Duarte de Melo - Integrante / Marina Mirella da Silva Serafim - Integrante / Murilo Jerônimo Galdino da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2013 - 2015

    Mapeamento do potencial inovador do APL de confecção do agreste pernambucano, tendo como conhecimento de base para a inovação o design de moda, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Teresa Lopes em 02/01/2014., Descrição: Projeto de pesquisa voltado para a área de economia criativa. Eixo Temático: Empreendedorismo cultural e criativo; Territórios criativos (APLs, cidades, bairros, pólos, etc.); Associativismo, cooperativismo e autogestão de empreendimentos e profissionais criativos; Capacitação técnica e gerencial de profissionais e empreendimentos criativos e Inovação em cultura. Nas áreas de Moda e Design.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Maria Teresa Lopes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Design e Ergonomia inovando os produtos da indústria de Moda, Descrição: Esta projeto visa mapear, analisar e discutir as estratégias para implementação teórico e metodologica do Design e da Ergonomia nos artefatos produzidos pela industria de moda. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Gabriela Sousa Ribeiro - Integrante / Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / João Eduardo Guarnetti dos Santos - Integrante / Greilson José de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    O Design, a Ergonomia e a Moda: interface com a Engenharia de Produção, Descrição: A partir de uma atuação multidisciplinar, este projeto se propôs a mapear produtos e processos da indústria de moda do APL de confecções do agreste. Processo FACEPE nº BIA-0008-3.08/12. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Carlos Heitor de Oliveira Barros - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2014

    Estratégias de interação humano-vestuário frente às variações microclimáticas: uma abordagem da Ergonomia, Descrição: Esta pesquisa visa, com a participação dos usuários, propor requisitos projetuais para desenvolvimento de vestimentas laborais, complementado as especificações contidas na norma regulamentadora número 6, que trata de equipamentos de proteção individual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador / Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / João Eduardo Guarnetti dos Santos - Integrante / Abilio Garcia dos Santos Filho - Integrante / Mario de Faria Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Cultura Pop, Comunicação, Produção e Consumo de Moda, Descrição: Mapear as relações da mídia e da cultura pop com a produção e o consumo de moda a partir da segunda metade do século XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (2) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Maria Teresa Lopes - Integrante / Juliana Wanderley Emerenciano - Integrante / Ana Paula Celso de Miranda - Integrante / Amilcar Almeida Bezerra - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Narrativa das Marcas na construção da imagem de Moda, Descrição: Pesquisa se propõe em descobrir, através da análise da comunicação de marcas de moda nacionais, quais relações simbólicas explicam melhor o fenômeno de adoção de moda no contexto cultural brasileiro, haja vista aos estudos conduzidos nos Estados Unidos, Itália e França.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Maria Teresa Lopes - Integrante / Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / Maria Carolina Garcia - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Consumo de Moda Masculina: a Marca como instrumento da relação Pessoa-Objeto, Descrição: Pesquisa visa analisar o consumo de Marcas de Moda como linguagem simbólica que permite aos indivíduos se comunicarem socialmente e apresentar uma análise comparativa entre este comportamento de consumo na capital e em cidade de grande porte do interior do estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Maria Teresa Lopes - Integrante / Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / Maria Carolina Garcia - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Consumo de Acessórios de Moda, Descrição: O consumo dentro de uma perspectiva sociológica é foco de estudos pela sua importância no contexto da sociedade contemporânea. Uma rede de significados passa a envolver o ato de consumir e nessa relação de troca as pessoas buscam ?ser? na medida em que possuem. Esse poder pela posse trás o sentimento de prazer, considerado por Douglas e Isherwood (2006) como a visão hedonista do consumo. Assim no sistema de consumo, a moda, os objetos, publicidade, bens, serviços e lojas são presenças na vida em sociedade. Assim, o propósito deste estudo é identificar os fatores relevantes para o consumo de acesssórios de moda nas cidades de Recife e Caruaru no Estado de Pernambuco. Em Dezembro de 2011, passamos a contar com recursos do FUNCULTURA 2010 para capacitação de profissionais para: planejamento, criação, produção e comercialização de acessórios de moda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Maria Teresa Lopes - Integrante / Ana Paula Celso de Miranda - Coordenador / Maria Carolina Garcia - Integrante / Camila de Souza Lima - Integrante / Hannah Miranda Morais - Integrante / Jessika Adriana do Nascimento Silva - Integrante / Jussie Brasiliana de Arruda - Integrante / Roberta Rafaele Tavares de Almeida - Integrante / Carol Ferreira - Integrante / Luciana Medeiros - Integrante., Financiador(es): Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Laboratório de Ergonomia e Design Universal (LABERGODesign), Descrição: O LABERGODesign é um Laboratório do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de natureza interdisciplinar, por associar professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento e atuar junto à comunidade com foco na qualidade de vida e na apropriação da cidadania. Faz parte do grupo de pesquisa Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção, vinculado ao CNPq, e integra as linhas de pesquisa do Mestrado em Design da UFPE. Os resultados das pesquisas desenvolvidas têm sido apresentados em artigos de periódicos científicos, em congressos e seminários nacionais e internacionais. O LABERGODesign tem como proposta desenvolver e avaliar questões ergonômicas, fundamentando-se nos princípios da acessibilidade e do design universal. A Ergonomia subsidia o planejamento, projetos e avaliação de ambientes (públicos, privados e de trabalho), mobiliários e objetos (urbanos e de interiores) e sistemas de informação, tornando-os compatíveis às necessidades dos usuários dos espaços através da adequação do ambiente às habilidades e limitações das pessoas, identificando causas e soluções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Laura Bezerra Martins - Coordenador / Gabriela Sousa Ribeiro - Integrante / Maria de Fátima Xavier do Monte Almeida - Integrante / Margarida Barbosa Correia Lima - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Estudo Ergonômico de advertências em medicamentos brasileiros, Descrição: Registro no SISNEP FR 141132, CAAE: 0194.0.172.000-07 e registro no CEP/CCS/UFPE nº 196/07. O objetivo do projeto de pesquisa é elaborar recomendações para o projeto de criação e desenvolvimento de advertências contidas nas bulas dos medicamentos brasileiros. Este estudo indica alguns benefícios diretos à população de usuários de medicamentos nacionais, uma vez que ele pretende: (i) reduzir o eliminar o número de pessoas que apresentam dificuldade de compreender informações de segurança (advertências) nas bulas de medicamentos; (ii) minimizar os custos das empresas fabricantes de medicamentos em decorrência de incidentes ou acidentes com medicação; (iii) auxiliar designers e outros profissionais na elaboração de advertências para medicamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13

  • 2005 - 2008

    Ergonomia física e cultural em desenvolvimento de produtos e processos, Descrição: Projeto realizado através de parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e está dividido em duas grandes ênfases: [1] Ergonomia Cultural e Cognitiva e [2] Antropometria. A primeira ênfase enfocará, inicialmente, ao desenvolvimento de um método capaz de identificar erros de interpretação em informações de segurança e corrigir distorções. Entender as diferenças de interpretação é hoje uma necessidade e um esforço a ser empreendido em toda a sociedade (CASEY, 1993) e, principalmente, pela cadeia produtiva brasileira em virtude dos acidentes de trabalho, de trânsito ou acidentes no manuseio inadequado de produtos consumo (p.ex. medicamentos), que poderiam ser evitados. Em âmbito internacional, ações que buscam compreender, do ponto de vista das culturas locais, as causas do uso indevido de produtos ou de acidentes tem sido intensificadas pelas Instituições de Ensino e Pesquisa com o objetivo de tornar os produtos manufaturados, em seus paises, mais seguros e aceitáveis em um mercado globalizado. Neste sentido, é premente uma ação que busque compreender o que se passa com o usuário no momento em que acessa e faz uso das informações de segurança, para subsidiar os setores interessados no Brasil no que se refere a sua competitividade e padrões de segurança. Inicialmente, neste projeto, os usuários que serão considerados "extremos" culturais do Brasil serão as populações do extremo sul do país (Rio Grande do Sul) e do nordeste brasileiro (Pernambuco). A segunda ênfase enfocará as possíveis diferenças físicas entre as duas populações objetos de estudo que podem resultar em diferenças nas adequações aos produtos disponíveis no mercado. As diferenças antropométricas são devidas a fatores principalmente raciais, mas também são decorrentes da situação socio-econômica de uma dada região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Lia Buarque de Macedo Guimarães - Integrante / Helda Oliveira Barros - Integrante / Luciana Lopes Freire - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante.Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Microlite S A - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2006

    Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A, Descrição: O presente projeto constitui-se da Avaliação e Pré-projeto Ergonômico dos Postos de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A. A ergonomia apresenta-se como uma tecnologia projetual que objetiva a análise, planejamento e projeto de postos de trabalho, ambientes e sistemas, para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seus usuários. Sendo assim, pretende-se investigar as atividades desenvolvidas nas máquinas de encartelamento de pilhas considerando as especificidades do sistema e uma compreensão mais abrangente na abordagem do trabalho. Para isto, serão levados em consideração os aspectos de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, além de outros aspectos relevantes envolvidos nas atividades que compõem os postos de trabalho. Cumpre chamar a atenção que uma Avaliação ergonômica é geralmente composta de três fases: [i] Apreciação ergonômica - compreende o levantamento dos problemas e a identificação das disfunções ergonômicas da fábrica como unidade fabril e especificamente dos postos de trabalho dos operadores de produção. Dentre as etapas que compreendem a apreciação ergonômica existem: a problematização do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM); a sistematização do SHMT; o parecer ergonômico sobre o SHMT e ainda as sugestões de melhoria; [ii] Diagnose ergonômica - compreende a análise macroergonômica, análise comportamental da tarefa, análise de componentes fisiológicos e análise do perfil e voz dos operadores; [iii] Pré-projeto ergonômico - compreende a configuração, perfil e dimensionamento do posto de trabalho e recomendações para ambiente operacional e físico dos postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: CHARLES Ricardo LEITE da Silva - Integrante / Marcelo Márcio Soares - Coordenador / Bruno Xavier da Silva Barros - Integrante / Germannya D'Garcia de Araújo Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Microlite S A - Outra., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2022

Grau de Comendador - Medalha do Mérito Judiciário ?Desembargador Joaquim Nunes Machado", Tribunal de Justiça de Pernambuco.

2014

Doutor em Design, Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Estadual Paulista.

2012

MBA em Gestão de Projetos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco.

2008

Mestre em Design, Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco.

2007

Especialista em Ergonomia, Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco.

2005

Prêmio Jovem Pesquisador, Sociedade Brasileira de Design da Informação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação. , Rodovia BR 104, km 59 - Bloco Administrativo, Nova Caruaru, 55014900 - Caruaru, PE - Brasil, Telefone: (81) 21039165, Fax: (81) 21039165

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 2 (Classe D), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Funcional publicada através da Portaria n 5.011, de 18 de dezembro de 2024 (Processo n 23076.074027/2024-11).

2022 - 2024

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1 (Classe D), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Funcional publicada através da Portaria n 4467, de 07 de outubro de 2022 (Processo n 23076.095957/2022-92

2020 - 2022

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4 (Classe C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Funcional publicada através da Portaria nº 3779, de 18 de Novembro de 2020 (Processo n° 23076.055526/2020-97)

2018 - 2020

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3 (Classe C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Funcional publicada através da Portaria nº 1096, de 28 de Março de 2019 (Processo nº 23076.045041/2018-84)

2016 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2 (Classe C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Funcional publicada através da Portaria nº 910, de 7 de Março de 2017 (Processo nº 23076.046292/2016-14)

2014 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1 (Classe C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Promoção por titulação publicada através da Portaria nº 4742, de 1 de Outubro de 2014 (Processo nº 23076.045092/2014-82)

2013 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Horizontal por Avaliação de Desempenho publicada na Portaria Nº 1804 de 28/04/2015 (Processo n° 23076.044468/2014-31).

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Transposição de cargo de Professor de Magistério Superior, através da Lei N° 12.772, de 31/12/2012, e MPV 614, de 14/05/2013.

2011 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Progressão Horizontal por Avaliação de Desempenho publicada na Portaria Nº 963 de 25/02/2013, publicada no B.O. UFPE Nº 48 (02) de 28/02/2013. (Processo n° 23076.023526/2012-21).

2009 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nomeado através da Portaria Nº 2.318 de 11/09/2009, publicada no D.O.U. Nº 175 de 14/09/2009. Lotado no Núcleo de Design (NDE) do Centro de Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE.

2009 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Lotado no Departamento de Expressão Gráfica (DEXP) do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

2006 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista de Mestrado (GM), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividade de Pesquisa como Bolsista de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), referente ao Processo: 135723/2006-0 com vigência de Nov/2006 a Abr/2008, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Marcio Soares, no Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação. Área de concentração: Desenho e Ergonomia e Linha de Pesquisa: Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção.

2005 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Atividades de pesquisa junto ao Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção - ErgoLAB (desde 06/2005).

2005 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20

Outras informações:
Ação de extensão na prestação de serviço relacionado a Avaliação e Pré-projeto Ergonômico do Posto de Trabalho da Máquina de Encartelamento de Pilhas da Microlite S.A.

Atividades

  • 07/2025

    Direção e administração, Campus do Agreste da UFPE, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenação do Núcleo de Design e Comunicação. Portaria N 2.528 de 03/07/2025, publicada no D.O.U. N 124, Seção 2, p. 38, de 04/07/2025. (Processo n23076.046786/2025-61)..

  • 05/2025

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0059 - PROJETO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 1 - T01, DIND0059 - PROJETO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 1 - T02

  • 07/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Design. Portaria Interna n 1 -DESIGN-CAA de 01/08/2024, publicada no B.O. UFPE n 67, v. 60, de 16/04/2025..

  • 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFPE.

  • 07/2014

    Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Líder do Grupo de Pesquisa INTERFACES - Design, Arte, Moda e Hedonomia.

  • 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Linhas de pesquisa

  • 10/2024 - 12/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Comissão de Seleção para Conselheiro(a)s da Comissão de Ética da UFPE - Edital n 01/2024 CET/UFPE.

  • 04/2024 - 10/2024

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0005 - DESIGN E SOCIEDADE - MODA E CINEMA - T01 (Vespertino), MODA0005 - DESIGN E SOCIEDADE - MODA E CINEMA - T02 (Noturno), DIND0059 - PROJETO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 1 - T01, DIND0059 - PROJETO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 1 - T02

  • 10/2023 - 03/2024

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (noturno)

  • 05/2023 - 10/2023

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0005 - DESIGN E SOCIEDADE - MODA E CINEMA - T01 (integral), MODA0005 - DESIGN E SOCIEDADE - MODA E CINEMA - T02 (noturno)

  • 11/2022 - 05/2023

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (noturno)

  • 06/2022 - 11/2022

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral)

  • 01/2022 - 05/2022

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (noturno)

  • 10/2020 - 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselheiro na Comissão de Ética, conforme portaria n 3426, de 21 de outubro de 2020 (Processo no 23076.055467/2020-41).

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (noturno), MODA0044 Moda e consumo (integral)

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), DIND0004 - Sistemas de representação tridimensional (noturno)

  • 01/2021 - 04/2021

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (noturno)

  • 08/2020 - 11/2020

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino Remoto: MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), Ensino Remoto: MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (noturno)

  • 09/2017 - 09/2020

    Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Design. Portaria Nº 4278 de 25/09/2017, publicada no B.O. UFPE Nº 52 (09) de 29/09/2017. (Processo n 23076.037043/2017-19).

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (integral), MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (Noturno)

  • 08/2016 - 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da UFPE, representante do CAA, na qualidade de suplente. Conforme portaria n. 3.639, de 16.08.2016, publicada no B.O. UFPE, 51 (08) de 31/08/2016. (Processo n.º 23076.026780/2016-13).

  • 08/2016 - 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPE, representante do CAA, na qualidade de suplente. Conforme portaria n. 3.639, de 16.08.2016, publicada no B.O. UFPE, 51 (08) de 31/08/2016. (Processo n.º 23076.026780/2016-13).

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (integral), DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (noturno)

  • 12/2018 - 05/2019

    Direção e administração, Campus do Agreste da UFPE, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Graduação em Design, do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste. (Processo n° 23076.048084/2018-11)..

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (noite), DIND0060 - Projeto de Graduação em Design 2 (tarde), MODA0025 - Ergonomia aplicada à Moda (Eixo Ciências)

  • 12/2017 - 12/2018

    Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Vice-Coordenação do Curso de Graduação em Design, do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste. Portaria Nº 5617 de 22/12/2017, publicada no B.O. UFPE, 52 (12), pág. 717, de 29/12/2017. (Processo n° 23076.045305/2017-19)..

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0059 | Projeto de Graduação em Design 1 (diurno), DIND0059 | Projeto de Graduação em Design 1 (noturno)

  • 08/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão Setorial de Avaliação de Progressão Funcional do Núcleo de Design e Comunicação, CAA - UFPE. Portaria Nº 009 NDC, de 01/08/2017, publicada no B.O. UFPE Nº 52 (70 ESPECIAL) de 17/08/2017. (Processo n° 23076.028689/2017-13).

  • 03/2016 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Designado pela Portaria Interna n. 20/2016 da PROPESQ, publicada em 01/03/2016..

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND004 | Sistema de Representação Tridimensional (noturno)

  • 12/2015 - 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste.,Cargo ou função, Comissão de avaliação das instalações da cantina do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Portaria Interna nº 10 - CAA, de 07/12/2015, publicada no B.O. UFPE, 50 (121 ESPECIAL) de 29/12/2015..

  • 04/2015 - 04/2017

    Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenação do Núcleo de Design e Comunicação. Portaria Nº 1492 de 08/04/2015, publicada no D.O.U. Nº 70, Seção 2, de 14/04/2015. (Processo n° 23076.018327/2015-44).

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND004 | Sistema de Representação Tridimensional (diurno), DIND004 | Sistema de Representação Tridimensional (noturno)

  • 01/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Elaboração e Implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu (Mestrado Acadêmico) em Design vinculado ao Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 | Ergonomia Aplicada à Moda (Turma DM)

  • 10/2014 - 05/2016

    Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) do Curso de Comunicação Social. Portaria Nº 5940 de 03/12/2014, publicada no B.O. UFPE Nº 49 (12) de 31/12/2014. (Processo n 23076.053643/2014-81)..

  • 04/2015 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro do comitê interno do Programa PIBIC UFPE e organização do CONIC UFPE.

  • 08/2015 - 01/2016

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 | Ergonomia Aplicada à Moda (Turma DN)

  • 05/2015 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Elaboração e Implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu do Núcleo de Design da UFPE, com Mestrado Acadêmico em Design, Cultura e Tecnologia.

  • 03/2015 - 08/2015

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0010 | Design, Sociedade e Cultura (Turma DM), DIND0010 | Design, Sociedade e Cultura (Turma DN), MODA0025 | Ergonomia Aplicada à Moda (Turma DT)

  • 10/2014 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro do COLEGIADO do Curso de Comunicação Social. Portaria Interna nº 6 - CAA de 20/11/2014, publicada no B.O. UFPE Nº 49 (125 ESPECIAL) de 01/12/2014.

  • 04/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos pará Docente de Magistério Superior - áreas de Comunicação, referente ao edital nº 10, de 2015/06/03, publicado no DOU nº 45, de 2015/09/03.

  • 03/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste.,Cargo ou função, Representante Docente do Núcleo de Design na Comissão que conduzirá o processo eleitoral para escolha da diretoria do Centro Acadêmico do Agreste. Portaria Interna nº01 - CAA, de 25/03/2015, publicada no B.O. UFPE, v. 50, Nº 041 ESPECIAL de 15/04/2015.

  • 04/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Avaliação de Desempenho Docente em Estagio Probatório no Núcleo de Design da UFPE. (Processo: 23076.018623/2015-45) na presidência da comissão setorial.

  • 09/2014 - 02/2015

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0009 | Gestão de Negócios de Moda (Turma DT), MODA0025 | Ergonomia Aplicada à Moda (Turma DN)

  • 11/2012 - 12/2013

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Lançamento do relatório final da pesquisa de consumo de acessórios.

  • 10/2013 - 10/2013

    Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenação interina do Núcleo de Design. Portaria Nº 4723 de 04/10/2013, publicada no B.O. UFPE Nº 48 (10) de 31/10/2013. (Processo n° 23076.047821/2013-54).

  • 05/2011 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Design.

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND004 | Sistema de Representação Tridimensional (diurno), DIND004 | Sistema de Representação Tridimensional (noturno)

  • 12/2012 - 04/2013

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0059 | Projeto de Graduação em Design 1 (diurno), DIND0059 | Projeto de Graduação em Design 1 (noturno)

  • 02/2012 - 10/2012

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODA0025 | Ergonomia aplicada à Moda (diurno), MODA0025 | Ergonomia aplicada à Moda (noturno)

  • 08/2012 - 08/2012

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, G-COMO na web: instruindo multiplicadores em consumo de moda.

  • 03/2012 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro da comissão organizadora do concurso público de provas e títulos para docente de magistério superior - área específica em Semiótica, referente ao edital nº 12, de 12/03/2012, publicado no D.O.U. nº 50, de 13/03/2012.

  • 03/2011 - 02/2012

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Quintas de Moda - 2a. Edição.

  • 08/2010 - 02/2012

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Bordadeiras de Passira: Identidade cultural e fashion branding.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0058 | Estágio Supervisionado 2, MODA0009 | Gestão de Negócios de Moda

  • 10/2010 - 09/2011

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Metodologias de apoio a Gestão de Design e sua aplicabilidade no Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano.

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0057 | Estágio supervisionado 1, MODA0009 | Gestão de Negócios de Moda

  • 04/2010 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração de Projeto de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Moda.

  • 02/2011 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro da comissão organizadora da seleção pública simplificada para professores substitutos - áreas específicas de 'Design, Sociedade e Cultura' e 'História do design', referente ao edital nº 16, de 17 de Fevereiro de 2011, publicado no D.O.U. nº 35.

  • 11/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro da comissão organizadora do concurso público de provas e títulos para docente de magistério superior - área específica em Design de Moda, referente ao edital nº 127 de 09/09/2010, publicado no D.O.U. nº 179, de 17/09/2010.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0005 | Metodologia Científica (noturno), DIND0005 | Metodologia Científica (diurno), MODA0009 | Gestão de Negócios de Moda (diurno)

  • 08/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Quintas de Moda.

  • 07/2010 - 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Recepção e Integração dos Calouros de 2010.2 da UFPE.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (manhã), DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (noite), MODA0025 | Ergonomia Aplicada à Moda

  • 03/2010 - 07/2010

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Movimentos da indústria da Moda.

  • 11/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Divulgação do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste no 2º Moda Recife.

  • 09/2009 - 12/2009

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (noite), DIND0060 | Projeto de Graduação em Design 2 (manhã)

  • 09/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, O papel do Design nas empresas de confecções do agreste pernambucano: uma parceria entre o SENAI e a UFPE.

  • 10/2009 - 11/2009

    Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Atualização em Design para estudantes do Centro Acadêmico do Agreste.

  • 08/2009 - 09/2009

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DE407 | Introdução ao Desenho (2 turmas)

  • 08/2009 - 09/2009

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DE230 | Técnicas para apresentação de Projetos

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DE407 | Introdução ao Desenho (2 turmas)

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DE230 | Técnicas para apresentação de Projetos

  • 08/2008 - 08/2008

    Ensino, Ergonomia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Intervenção Ergonomizadora

  • 11/2006 - 04/2007

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência 2 - Introdução a Ergonomia, sob orientação do Prof. Marcelo Márcio Soares

  • 06/2006 - 10/2006

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência 1 - Ergonomia do Produto, sob orientação do Prof. Marcelo Márcio Soares

2025 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor Formador do Curso de Especialização em Tomada de Decisão Baseada em Evidência no Setor Público, na Modalidade Semipresencial, ofertado pela Unidade Acade#770;mica de Educação à Dista#770;ncia e Tecnologia (UAEADTEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco

2021 - 2023

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor Formador do Curso de Especialização em Artes e Tecnologia, na Modalidade de Educação a Distância, ofertado pela Unidade Acade#770;mica de Educação à Dista#770;ncia e Tecnologia (UAEADTEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco

2019 - 2019

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador

Outras informações:
Professor Formador do Curso de Graduação em Artes Visuais, na Modalidade de Educação a Distância, ofertado pela Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia (UAEADTEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco

2018 - 2019

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador

Outras informações:
Professor Formador do Curso de Especialização em Artes e Tecnologia, na Modalidade de Educação a Distância, ofertado pela Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia (UAEADTEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Atividades

  • 06/2025 - 06/2025

    Ensino, Tomada de Decisão Baseada em Evidência no Setor Público, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Experiência do Usuário e Modelagem de Processos

  • 06/2022 - 06/2022

    Ensino, Artes e Tecnologias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa em Artes

  • 12/2021 - 12/2021

    Ensino, Artes e Tecnologias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ateliê de linguagens artísticas

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte no Brasil

  • 05/2019 - 06/2019

    Ensino, Artes e Tecnologias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação e finalização do projeto de pesquisa

  • 03/2019 - 04/2019

    Ensino, Artes e Tecnologias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Material Didatico no Ensino das Artes

  • 11/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes e Tecnologias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Ensino e Formação de Professores em Artes Visuais

2017 - 2021

Secretaria de Cultura de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

  • 12/2017 - 07/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.,Cargo ou função, Comissão Setorial de Design e Moda.

  • 12/2017 - 04/2018

    Serviços técnicos especializados , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.,Serviço realizado, Delegado do Segmento de Design e Moda para IV Conferência Estadual de Cultura.

2016 - 2018

Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da Associação Científica, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

2016 - 2017

Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da Associação Científica, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do 12. Colóquio de Moda ? 9a edição Internacional.

2016 - 2016

Bentham Science Publishers

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Revisor de Livros de Design e Ergonomia, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2016 - 04/2016

    Serviços técnicos especializados , Bentham Science Publishers (sede).,Serviço realizado, Revisão de proposta de e-book (ITS/04/EB-14, Rev. 00, Issue. 01).

2021 - Atual

Associação Pró Adoção e Convivência Familiar e Comunitária

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Primeiro Tesoureiro, Carga horária: 2

2019 - 2021

Associação Pró Adoção e Convivência Familiar e Comunitária

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Segundo Secretário, Carga horária: 2

Atividades

  • 10/2019

    Treinamentos ministrados , Gead Recife.,Treinamentos ministrados, Suporte e preparação de pessoas pretendentes à adoção, Apoio e assistência aos adotantes e famílias no pós-adoção

2023 - Atual

Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 2

2021 - 2023

Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente

Atividades

  • 04/2021

    Treinamentos ministrados , APEGA-Sede.,Treinamentos ministrados, Suporte e preparação de pessoas pretendentes à adoção, Apoio e assistência aos adotantes e famílias no pós-adoção

2013 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Processo nº BCT-0124.6.12/13

2011 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2

Atividades

  • 10/2013 - 07/2014

    Estágios , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, Pós-Graduação em Design.,Estágio realizado, Estágio obrigatório do projeto DINTER firmado entre UFPE e UNESP.

2004 - 2008

Associação Brasileira de Ergonomia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro

Outras informações:
Membro de associação científica

Atividades

  • 01/2008 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Integrante do Grupo Técnico de Ergodesign (GT Ergodesign).

  • 10/2007 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do ABERGO 2008 em Porto Seguro - BA (15º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 6º Forum Brasileiro de Ergonomia e 3º Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia).

  • 10/2005 - 10/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do ABERGO 2006 em Curitiba - PR (14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 5º Forum Brasileiro de Ergonomia e 2º Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia).

  • 10/2003 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do ABERGO 2004 em Fortaleza - CE (13º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 4º Forum Brasileiro de Ergonomia e 1º Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia).

2005 - 2010

Sociedade Brasileira de Design da Informação

Vínculo: LIvre, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0

Outras informações:
Sócio estudante

Atividades

  • 09/2005 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira de Design da Informação.,Cargo ou função, Membro de entidade científica.

2004 - 2007

Polo Soluções Gerenciais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 4

Atividades

  • 06/2004 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Polo Soluções Gerenciais.,Cargo ou função, Consultor.

  • 08/2007 - 11/2007

    Serviços técnicos especializados , Polo Soluções Gerenciais.,Serviço realizado, Planejamento e redesign do site institucional.

  • 06/2004 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Polo Soluções Gerenciais.,Serviço realizado, Apoio e desenvolvimento de projeto gráfico institucional.

2002 - 2004

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 20

2000 - 2000

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

1998 - 1999

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2002 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Distrito Sanitário III, Distrito Sanitário III.,Cargo ou função, Consultoria Técnica.

  • 02/2000 - 07/2000

    Estágios , Distrito Sanitário VI, Distrito Sanitário VI.,Estágio realizado, Estágio no Departamento de Vigilância à Saúde.

  • 08/1998 - 02/1999

    Estágios , Distrito Sanitário I, Distrito Sanitário I.,Estágio realizado, Estágio no Departamento de Vigilância à Saúde.

2000 - 2000

Empresa de Urbaização do Recife

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2000 - 11/2000

    Estágios , Diretoria de Obras.,Estágio realizado, Estágio na Diretoria de Obras.

2025 - Atual

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pernambuco (PE)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Comissão de Direito à Adoção e Convivência Familiar

Atividades

  • 03/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Comissão de Direito à Adoção e Convivência Familiar.