Ana Carolina Fernandes

Professora Adjunta A do Departamento de Nutrição e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, bem como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE) da UFSC. Atua também como Membro da Diretoria Executiva da Associação Catarinense de Nutrição (ACAN), gestão 2016 - 2019. É doutora em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFSC (2015), com estágio de doutorado sanduíche no Human Nutrition Research Center on Aging (HNCRA) - Tufts University (EUA) de 01/2014 a 06/2014, período no qual participou também de atividades do The Psychology of Eating And Consumer Health Lab (Peach Lab) - na época, vinculado à Harvard University (EUA). Foi Professora substituta do Departamento de Nutrição da UFSC durante os períodos de 03/2010 a 12/2011 e de 11/2015 a 03/2017. É Mestre em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFSC (2010) e Nutricionista formada pela UFSC (2007), período no qual foi bolsista de Iniciação Científica e presidente da Nutri Jr. - Empresa Júnior de Nutrição. Atua principalmente na área de Nutrição em Produção de Refeições, no desenvolvimento de módulos do Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial na produção de refeições - AQNS; na investigação de tipos e modos de preparo de feijão em Unidades de Alimentação e Nutrição; na avaliação de habilidades culinárias e na adaptação e aplicação de intervenções para seu desenvolvimento; na discussão da relação entre calorias e alimentação saudável; bem como com informação nutricional em restaurantes (rotulagem em restaurante), rotulagem de alimentos e escolhas alimentares saudáveis.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Nutrição

2012 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: PERCEPÇÃO DE COMENSAIS SOBRE CALORIAS E A INFLUÊNCIA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS EM RESTAURANTES NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DE ADULTOS
Orientador: em Jean Mayer Human Nutrition Research Center on Aging ( Susan B. Roberts e Lorien E. Urban)
com Rossana Pacheco da Costa Proença. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Nutrição em produção de refeições; Informação nutricional em restaurantes; Escolha alimentar; Alimentação saudável; Grupos focais; Revisão sistemática e metanálise. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Nutrição

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Tipos de feijão e técnicas de preparo utilizados em unidades produtoras de refeições das regiões Sul e Sudeste do Brasil,Ano de Obtenção: 2010
Rossana Pacheco da Costa Proença.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: FEIJÃO; unidade produtora de refeições.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Nutrição

2002 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Análises estatísticas usando o STATA. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Nutrition, Health, and Lifestyle: Issues and Insi. (Carga horária: 21h). , Vanderbilt University, VANDERBILT, Estados Unidos.

2013 - 2013

The Science of Gastronomy. (Carga horária: 24h). , Hong Kong University of Science and Technology, HKUST, China.

2012 - 2012

Workshop de Revisão Sistemática I - Curso Básico. (Carga horária: 7h). , Centro Cochrane do Brasil, CCB, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação para o ambiente virtual Moodle. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Escrita, atualização ortográfica e pontuação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2008 - 2008

Francês básico. (Carga horária: 32h). , Prof. Alain Argouse, PROF. PARTICULAR, Brasil.

2007 - 2007

Personal Diet e Marketing Pessoal. (Carga horária: 16h). , Personal Care, PERSONAL CARE, Brasil.

2006 - 2006

Rotulagem Nutricional Obrigatória. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2005

Inglês (Intensivo). , Out Corporation, OUT, Brasil.

2004 - 2004

Atuação do Nutricionista em Consultório. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2002 - 2002

Operador de Microcomputador. (Carga horária: 70h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2000 - 2000

Língua Espanhola - Nível II. (Carga horária: 60h). , Curso e Colégio Energia, ENERGIA, Brasil.

1999 - 1999

Língua Espanhola - Nível I. (Carga horária: 70h). , Curso e Colégio Energia, ENERGIA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Produção de Refeições.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARDOSO, A. L. ; FERNANDES, ANA C. ; CHAGAS, T. R. . Aula inaugural do PPGN/UFSC. 2014. (Outro).

FERNANDES, A. C. ; GAZZOLA, R. ; CASAGRANDE, F. S. ; BRESSAN, D. ; FABRI, R. K. . Aula inaugural do doutorado PPGN/UFSC. 2012. (Outro).

FERNANDES, A. C. . Cerimônia de comemoração pelo Conceito 4 do PPGN/UFSC. 2011. (Outro).

FERNANDES, A. C. . Aula inaugural do mestrado PPGN/UFSC. 2009. (Outro).

FERNANDES, A. C. . Processo seletivo do mestrado do PPGN/UFSC. 2009. (Outro).

PROENCA, R. P. C. ; CAVALLI, S. B. ; FERNANDES, A. C. ; RICARDO, G. D. ; MINATTI, J. ; HISSANAGA, V. M. . Fórum de Coordenadores dos programas de Pós-graduação em Nutrição do Brasil. 2008. (Outro).

FERNANDES, A. C. . II Fim de Semana Jr. 2004. (Outro).

FERNANDES, A. C. . XX Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11th International Conference for Culinary Arts and Sciences. Cooking skills intervention increase self-efficacy for consumption and for use of fruits and vegetables among Brazilian university students: a randomized controlled trial. 2019. (Congresso).

11th International Conference for Culinary Arts and Sciences. Public health nutrition policies should stop encouraging people to focus on calorie counting to fight non-communicable diseases: a critical review. 2019. (Congresso).

11th International Conference on Culinary Arts and Sciences. 2019. (Congresso).

CONBRAN 2018 - XXV Congresso Brasileiro de Nutrição, V Simpósio Ibero-americano de Nutrição Esportiva, IV Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições e IV Simpósio Ibero-americano de Nutrição Clínica. Análise dos edulcorantes em rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil. 2018. (Congresso).

III Conferência Agricultura e Alimentação em Sociedades Urbanizadas - AGURB2018. Refeições saudáveis nas dimensões nutricional e sustentável: estudo de caso em um restaurante comercial.. 2018. (Congresso).

III Educação Permanente para os professores do Curso de Nutrição de Universidade Federal de Santa Catarina.Instrumentos de prática das disciplinas de GUAN I e II. 2016. (Outra).

Minicurso: Agricultura urbana agroecológica e Plantas Alimentícias Não Convencionais na alimentação sustentável (15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina). 2016. (Outra).

Palestra: Barriers to food portion control. 2016. (Outra).

Palestra: Investigating the habits of shoppers in real settings - what motivates healthy food purchases?. 2016. (Outra).

Workshop: Focus group skills. 2016. (Outra).

Workshop on Qualitative Thematic Analysis. 2016. (Outra).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO / III SIMPÓSIO ÍBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES. 2016. (Congresso).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO / III SIMPÓSIO ÍBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES. Influência de diferentes formatos de informação nutricional em restaurante nas escolhas alimentares saudáveis de adultos: revisão sistemática de estudos em ambientes reais. 2016. (Congresso).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO / III SIMPÓSIO ÍBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES. Informação de calorias em restaurantes não é suficiente: percepções de estudantes universitários sobre calorias, relação com alimentação saudável e influência nas escolhas alimentares.. 2016. (Congresso).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO / III SIMPÓSIO ÍBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES. Comportamento de compra e escolhas alimentares: Percepção de comensais sobre calorias e influência de informações nutricionais em restaurantes nas escolhas alimentares saudáveis. 2016. (Congresso).

Mês do Consumidor - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).Rotulagem de Alimentos - O que o Brasil precisa melhorar (debate). 2015. (Outra).

Minicurso Inglês acadêmico: como escrever bons resumos? (14ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão)). 2015. (Outra).

Palestra: Perspectivas sociais da nutrigenômica. 2015. (Outra).

Consumer Behavior and Food Science Innovations for Optimal Nutrition. 2014. (Encontro).

Hangout comemorativo de aniversário de 2 anos da Rede Ideias na Mesa.Relato de experiência sobre participação no livro "Mais que receitas". 2014. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição / II Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições. Influência do uso de sal na água de maceração do feijão sobre seu tempo de cozimento. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição / II Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições. Aditivos alimentares contendo sódio em rótulos de alimentos industrializados em suas versões convencionais e com alegações de isenção ou redução de nutrientes. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição / II Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições. Teor de sódio em rótulos de alimentos industrializados em suas versões convencionais e com alegações de isenção ou redução de nutrientes. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição / II Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições. 2014. (Congresso).

Seminário Virtual "Rotulagem Nutricional de Alimentos. Situação atual, avanços e desafios: um diálogo entre Brasil e Australia"ália. 2013. (Seminário).

World Nutrition Rio2012. 2012. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Nutrição / I Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições. Avaliação qualitativa dos aspectos nutricionais e sensoriais e reestruturação do cardápio de almoço do Serviço de Nutrição de um Hospital. 2012. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Nutrição / I Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições.Conduta dietética na Alimentação Escolar: estratégias para o controle de sódio/sal e gordura trans. 2012. (Simpósio).

11° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. TÉCNICAS DE PRÉ-PREPARO DE FEIJÕES EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES DAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO BRASIL. 2011. (Congresso).

A economia criativa e a gastronomia. 2011. (Outra).

Minicurso: Como utilizar sal/sódio na alimentação? Uma oficina teórico-prática (10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina). 2011. (Outra).

Relato de experiência: Consultoria em Alimentação e Nutrição em Guiné-Bissau, África Subsaariana. 2011. (Outra).

Seminário de Avaliação e Planejamento do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN - UFSC). 2010. (Seminário).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Ibero-Americano de Nutrição. Técnicas de pré-preparo de feijões em Unidades Produtoras de Refeições das regiões Sul e Sudeste do Brasil. 2010. (Congresso).

10° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de centros de educação infantil. 2009. (Congresso).

Curso Cópias de segurança usando ferramenta de backup. 2009. (Outra).

Minicurso Fibras alimentares e saúde (8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina). 2009. (Outra).

Minicurso Mitos sobre alimentos regionais: feijão e melado (8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina). 2009. (Outra).

Módulo de educação continuada: Estatística aplicada à nutrição - SBAN. 2009. (Outra).

Palestra: Quando a gordura começou a deixar de ser formosura - Irene Vaquinhas. 2009. (Outra).

Treinamento Prático do Portal de Periódicos CAPES. 2009. (Outra).

Workshop sem glúten. 2009. (Outra).

1° Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (France). 2008. (Simpósio).

7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX).CONSUMO DE PEIXES: BENEFÍCIOS E RISCOS. 2008. (Outra).

9° Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição. 2008. (Congresso).

9º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição. Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial de Refeições AQNS: definição de critérios do módulo sobremesas - frutas in natura laranja descascada e cortada. 2008. (Congresso).

Curso Controlando o uso de gordura trans. 2008. (Outra).

Curso Controle de Qualidade Sensorial e Sanitária na Produção e Exposição de Iguarias destinadas a Serviços de Buffet. 2008. (Outra).

Curso Gastronomia nas Restrições Alimentares. 2008. (Outra).

II Semana Acadêmica de Nutrição (UNICENTRO).Palestra Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições-AQNS. 2008. (Outra).

IX Semana da Nutrição e V Semana Científica de Nutrição - UFSC.CONSUMO DE PEIXES: BENEFÍCIOS E RISCOS. 2008. (Outra).

Minicurso Normas de referências e citações. 2008. (Outra).

Palestra Epidemiologia Nutricional. 2008. (Outra).

Seminário Elsevier. 2008. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição. Sistema de avaliação da qualidade nutricional e sensorial de refeições - AQNS: definição de critérios do módulo sobremesas- frutas in natura- maçã cortada com casca. 2008. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição. 2008. (Congresso).

6ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSC).Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial de refeições - AQNS: definição de critérios do módulo sobremesas - frutas in natura - maçã cortada com casca. 2007. (Outra).

III Semana Científica de Nutrição - PET Nutrição/UFSC.Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e sensorial de refeições: AQNS: Definição de critérios do módulo sobremesas - frutas in natura - maçã cortada com casca. 2006. (Outra).

XVI Seminário de Iniciação Científica - UFSC.SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E SENSORIAL DE REFEIÇÕES: DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA SOBREMESAS - FRUTAS IN NATURA - MAÇÃ CORTADA COM CASCA. 2006. (Seminário).

5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.O CONTROLE DAS DISLIPIDEMIAS ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL. 2005. (Outra).

I Seminário AQNS.I Seminário AQNS (Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial de refeições). 2005. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição & Qualidade de Vida. DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA PREPARAÇÕES DE ARROZ NO CONTEXTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E SENSORIAL DE REFEIÇÕES. 2005. (Congresso).

VII Semana da Nutrição e II Semana Científica da Nutrição da UFSC.VII Semana da Nutrição e II Semana Científica da Nutrição da UFSC. 2005. (Outra).

XIII Encontro Sul-brasileiro de Empresas Juniores. 2005. (Encontro).

XV Seminário de Iniciação Científica da UFSC.XV Seminário de Iniciação Científica da UFSC. 2005. (Seminário).

Feira do Empreendedor - Região Sul.Expositor - divulgação de empresa júnior. 2004. (Outra).

I COMEJ - Conferência Mundial de Empresas Juniores. 2004. (Outra).

II Fim de Semana Júnior. 2004. (Encontro).

I Workshop de Gastronomia para Estudantes. 2004. (Outra).

Semana do Contador. 2004. (Outra).

XII Encontro Sul-brasileiro de Empresas Juniores. 2004. (Encontro).

I Fim de Semana Júnior. 2003. (Encontro).

V Semana da Nutrição da UFSC. 2003. (Outra).

Workshop de Empresas Juniores de Santa Catarina. 2003. (Oficina).

XX Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição. 2003. (Encontro).

Curso "O Beabá do Consultor Júnior". 2002. (Outra).

Feira do Empreendedor - Regiao Sul.Expositor - divulgação de empresa júnior. 2002. (Outra).

III Encontro Catarinense de Empresas Juniores. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Theodora Cunha de Oliveira

GABRIEL, C. G.;CALVO, M. C. M.; NEVES, J.;FERNANDES, A. C.. Avaliação dos restaurantes populares no âmbito da segurança alimentar e nutricional. 2018. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Manoella Vieira da Silva

FERNANDES, A.C.FIATES, G. M. R.OLIVEIRA, R. C.; GERALDO, A. P. G.. Comportamentos culinários de estudantes ingressantes de uma universidade pública brasileira: relação com características individuais e culinárias. 2018. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alyne Michelle Botelho

FIATES, G. M. R.FERNANDES, A.C.; CORREA, E. N.;OLIVEIRA, R. C.. Influência de um estímulo (prime) auditivo para o preparo de uma refeição saudável sobre escolhas alimentares em supermercado. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vitória Uliana Bianchini

CAVALLI, S. B.; VENZKE, J. G.; GABRIEL, C. G.;FERNANDES, A.C.. Critérios de sustentabilidade para o planejamento de cardápios escolares no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Liege Regina Kanematsu

UGGIONI, P. L.; HINNIG, P. F.;FERNANDES, A.C.; MORETTI, M.. Comparação entre alimentos industrializados com e sem terminologia de caseiro em relação aos aditivos alimentares. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camila Vieira Tiecher

FERNANDES, A.C.; GERALDO, A. P. G.;NASCIMENTO, A. B.. Adaptação e testes de receitas culinárias do Programa Nutrição e Culinária na Cozinha p-ara indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tânia Regina Prado

FIATES, G. M. R.FERNANDES, A.C.VEIROS, M. B.. Inserção de alimentos ultraprocessados no ambiente alimentar domiciliar e comportamento de compra de consumidores adultos: estudo de casos múlltiplos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alyne Michelle Botelho

FIATES, G. M. R.; UGGIONI, P. L.; VIEIRA, F. G. K.;FERNANDES, A.C.. Influência de um estímulo verbal para aquisição de alimentos saudáveis sobre as escolhas alimentares de consumidores adultos em supermercado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Liege Regina Akemi Kanematsu

UGGIONI, P. L.; GERALDO, A. P. G.;FERNANDES, A.C.. Comparação entre alimentos industrializados com e sem terminologias de caseiro e alimentos similares sem essa terminologia em relação aos aditivos alimentares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tatiana Belluf Inoue

FERNANDES, A.C.; VENSKE, D. K. R.. Elevado teor de sódio em pão francês produzido no Brasil: resultados da comparação entre análise laboratorial e rotulagem alimentar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Clareana Medeiros Thiesen

FERNANDES, A.C.. Risco cardiovascular e estado nutricional de mulheres internadas no serviço de urgência e emergência do hospital da Universidade Federal de Santa Catarina - HU-UFSC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Clarissa Baldin

FERNANDES, A. C.HISSANAGA, V. M.; SILVA, A. P. F.. Avaliação qualitativa das preparações do cardápio em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, na cidade de Tuibarão/SC, segundo o método AQPC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Morgana Prá

FERNANDES, A. C.HISSANAGA, V. M.; CANEVER, L.. Avaliação de boas práticas através de check lists adaptados antes e após treinamento dos manipuladores em uma UAN do sul de Santa Catarina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Camila Machado

FERNANDES, A. C.HISSANAGA, V. M.; MORESCO, K.. Implantação de utensílios coloridos para evitar a contaminação cruzada em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Santa Catarina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sônia Maria de Medeiros Batista

FIATES, G. M. R.; MARCHIONI, D. M. L.; LEITE, M. S.;BATISTA, S. M. M.. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL EM RESTAURANTES E SUA INFLUÊNCIA EM ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DE ADULTOS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vera Lúcia Cardoso Garcia Tramonte

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; PHILIPPI, S. T.; CALVO, Maria C M;TRAMONTE, V. L. C. G.; CAVALLI,S. B.. Técnicas de preparo e tipos de feijão utilizados em unidades produtoras de refeição das regiões sul e sudeste do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Cristina Marino Calvo

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; PHILIPPI, S. T.;Calvo, Maria Cristina Marino; TRAMONTE, Vera Lúcia Cardoso Garcia; CAVALLI, Suzi Barletto. Técnicas de preparo e tipos de feijão utilizados em unidades produtoras de refeição das regiões sul e sudeste do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Dulce Maria Paiva Fernandes

Puppi, A.I.;FERNANDES, D. M. P.; PUCHASKI, K.. Maverick Concept. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Paraná.

Rossana Pacheco da Costa Proença

PROENÇA, R.P.C.; PHILIPPI, Sônia Tucunduva;CALVO, Maria Cristina Marino; TRAMONTE, V. L. C. G.;CAVALLI, Suzi Barletto. Técnicas de preparo e tipos de feijão utilizados em unidades produtoras de refeição das regiões Sul e Sudeste do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rossana Pacheco da Costa Proença

Lira PIC; DOMENE, Semiramis Martins Álvares; PIETRO, P. F.;CAVALLI, Suzi BarlettoProença, Rossana Pacheco da Costa. A PERCEPÇÃO DE COMENSAIS SOBRE CALORIAS E INFLUÊNCIA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS EM RESTAURANTES NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DE ADULTOS. 2015. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Yara Maria Franco Moreno

FIATES, G. M. R.; MARCHIONI, D. M. L.; LEITE, M. S.;Moreno, Y. M. F.; BATISTA, S. M. M.. Informação Nutricional em Restaurantes e sua Influência em Escolhas Alimentares Saudáveis de Adultos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Patrícia Faria Di Pietro

PROENCA, R. P. C.; LIRA, P. I. C.; DOMENE, S. M. A.; LEITE, M. S.; DI PIETRO, P. F.; CAVALLI, S. B.; LUZ, C. M.; SALLEN, R. K.. Percepção de comensais sobre calorias e influência de informações nutricionais em restaurantes nas escolhas alimentares saudáveis de adultos. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Cataria.

Giovanna Medeiros Rataichesck Fiates

Fiates, Giovanna Medeiros Rataichesck; MARCHIONI, D. M. L.; LEITE, M. S.;BATISTA, S. M. M.; MORENO, Y. F.. Informação Nutricional em restaurantes e sua influencia em escolhas alimentares saudáveis de adultos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Nutrição - PPGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Lutiana Casaroli

CASAROLI, Lutiana. A Comunicação Interna como fortalecimento da cultuta organizacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás.

Suzi Barletto Cavalli

PROENÇA, R.P.C.; PHILIPPI, S. T.; CALVO, M.C.M.; TRAMONTE, V.L.G.;CAVALLI. Técnicas de preparao e tipos de feijão utilizados em unidades produtoras de refeições das regiões sul e sudeste do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciane Sanchotene Etchepare Daronco

ETCHEPARE, Luciane Sanchotene; SOUZA, L. F.; NARDI, T. CAPACIDADE PARA O TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DE POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DE SANTA MARIA RS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ATIVIDADE FÍSICA, DESEMPENHO MOTOR E SAÚDE) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristiane de Souza

Notificação dos aditivos alimentares em rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Beatriz Ingryd Vasconcellos de Barros

Comparação da notificação de gordura trans nos rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil nos anos de 2010, 2013 e 2019; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tailane Scapin

Formatos de informações sobre os açucares na rotulagem de alimentos industrializados: estudo multimétodos sobre compreensão e influência nas escolhas alimentares de consumidores brasileiros; Início: 2018; Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Amanda Alves de Souza e Daniele Hilleshein

Notificação de gorduras trans e possíveis substitutos em rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Isabela Paz Santana

Açúcares de adição e grau de processamento de alimentos industrializados comercializados no Brasil: análise a partir da rotulagem; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Aretusa Dias de Souza

Percepção de consumidores adultos sobre os diferentes modelos de informação nutricional frontal propostos à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Organização Pan-Americana de Saúde; (Orientador);

Daniele Hilleshein

Notificação de gordura trans em rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Amanda Alves de Souza

Identificação de óleos e gorduras substitutos de fontes de ácidos graxos trans industriais na lista de ingredientes de rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Laura Volpato

Validação de modelo de informação nutricional qualitativa em restaurantes comerciais do sul do Brasil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Manoella Vieira da Silva

Comportamentos culinários de estudantes ingressantes de uma universidade pública brasileira: relação com características individuais e culinárias; 2018; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Camila Vieira Tiecher

Adaptação e testes de receitas culinárias do programa Nutrição e Culinária na Cozinha para indivíduos com diabetes mellitus tipo 2; 2017; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Co-orientadora de Manoela Menegazzo e Korina Fracalossi

Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de Centros de Educação Infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição) - Instituto Superior Educacional Luterano Bom Jesus; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Luiza dos Santos Figueiredo

Informação nutricional complementar (INC) em alimentos com presença de açúcares de adição e de edulcorantes em alimentos industrializados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Aretusa Dias de Souza

Informação nutricional qualitativa em cantinas e restaurantes universitários e sua influência nas escolhas alimentares: uma revisão sistemática; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Natalia Fogolari

Informação nutricional qualitativa em cantinas e restaurantes universitários e sua influência nas escolhas alimentares: uma revisão sistemática; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Aretusa Dias de Souza

Percepção de consumidores adultos sobre os diferentes modelos de informação nutricional frontal propostos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Organização Pan-Americana de Saúde; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem nutricional de pizzas congeladas à empresa Sabor Caseiro; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Larissa da Silva Santos

Trabalho de bolsa estágio: Percepção de consumidores em relação à proposta de rotulagem frontal utilizando alertas nutricionais em alimentos industrializados; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Organização Pan-Americana de Saúde; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem nutricional de "queijo" e "manteiga" veganos à empresa Nulu Alimentos; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem nutricional de sorvetes à empresa YPY; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem nutricional de banana chips; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem Nutricional de Sobremesas; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem nutricional de salgadinhos; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Nutri Jr

- Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição; Rotulagem Nutricional de Trufas; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Carolina Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ELIAS MACHADO GONÇALVES

Programa de Divulgação Científica da Propesq; 2014; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Elias Machado Gonçalves;

Marcos Abilio Bosquetti

Impacto da Gestão Estratégica de Pessoas na Satisfação dos Clientes: Estudo de Caso da ASK Call Center; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Negócios) - FAE Business School, Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus; Orientador: Marcos Abilio Bosquetti;

Rossana Pacheco da Costa Proença

Tipos de feijões e técnicas de preparo utilizados em unidades produtoras de refeições das regiões Sul e Sudeste do Brasil; 2010; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rossana Pacheco da Costa Proença;

Rossana Pacheco da Costa Proença

A PERCEPÇÃO DE COMENSAIS SOBRE CALORIAS E INFLUÊNCIA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS EM RESTAURANTES NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DE ADULTOS; 2015; Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rossana Pacheco da Costa Proença;

Rossana Pacheco da Costa Proença

Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial na produção de refeições: desenvolvimento complementar do sistema: compilação; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rossana Pacheco da Costa Proença;

Rossana Pacheco da Costa Proença

Avaliação da qualidade nutricional e sensorial (AQNS) na produção de refeições: desenvolvimento complementar do sistema: sobremesa-frutas in natura; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rossana Pacheco da Costa Proença;

Rossana Pacheco da Costa Proença

Avaliação da qualidade nutricional e sensorial (AQNS) na produção de refeições: desenvolvimento complementar do sistema - critérios para arroz branco e feijão vermelho; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rossana Pacheco da Costa Proença;

Luciane Sanchotene Etchepare Daronco

CAPACIDADE PARA O TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DE POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DE SANTA MARIA RS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ATIVIDADE FÍSICA, DESEMPENHO MOTOR E SAÚDE) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Luciane Sanchotene Etchepare Daronco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 RODRIGUES, V. M. ; BRAY, J. ; FERNANDES, A. C. ; BERNARDO, G. L. ; HARTWELL, H. ; MARTINELLI, S. S. ; UGGIONI, P. L. ; CAVALLI, S. B. ; PROENCA, R. P. C. . Vegetable Consumption and Factors Associated with Increased Intake among College Students: A Scoping Review of the Last 10 Years. Nutrients , v. 11, p. 1634, 2019.

  • 2019 FERNANDES, ANA C ; RIEGER, DÉBORA K ; PROENÇA, ROSSANA P C . Perspective: Public Health Nutrition Policies Should Focus on Healthy Eating, Not on Calorie Counting, Even to Decrease Obesity. Advances in Nutrition , v. 10, p. 549-556, 2019.

  • 2018 FIGUEIREDO, LUIZA DOS SANTOS ; SCAPIN, TAILANE ; Fernandes, Ana Carolina ; PROENÇA, ROSSANA PACHECO DA COSTA . Where are the low-calorie sweeteners? An analysis of the presence and types of low-calorie sweeteners in packaged foods sold in Brazil from food labelling. PUBLIC HEALTH NUTRITION , v. 21, p. 447-453, 2018.

  • 2018 KLIEMANN, N. ; KRAEMER, M. S. ; SCAPIN, T. ; RODRIGUES, V. M. ; FERNANDES, ANA C. ; BERNARDO, G. L. ; UGGIONI, P. L. ; PROENCA, R. P. C. . Serving Size and Nutrition Labelling: Implications for Nutrition Information and Nutrition Claims on Packaged Foods. Nutrients , v. 10, p. 891, 2018.

  • 2018 SCAPIN, T. ; FERNANDES, A.C. ; PROENCA, R. P. C. . Use of added sugars in packaged foods sold in Brazil. PUBLIC HEALTH NUTRITION , v. 21, p. 1-7, 2018.

  • 2018 RITA, H. A. K. ; BERNARDO, G. L. ; JOMORI, M. M. ; FERNANDES, A.C. ; PROENCA, R. P. C. . Development of culinary recipes in an intervention program with Brazilian university students. REVISTA DE NUTRIÇÃO , v. 31, p. 397-411, 2018.

  • 2018 BERNARDO, GREYCE LUCI ; JOMORI, MANUELA MIKA ; Fernandes, Ana Carolina ; COLUSSI, CLAUDIA FLEMMING ; CONDRASKY, MARGARET D. ; PROENÇA, ROSSANA PACHECO DA COSTA . Positive impact of a cooking skills intervention among Brazilian university students: Six months follow-up of a randomized controlled trial. APPETITE , v. 130, p. 1-23, 2018.

  • 2018 OLIVEIRA, R. C. ; FERNANDES, ANA C. ; PROENCA, R. P. C. ; HARTWELL, H. ; RODRIGUES, V. M. ; COLUSSI, C. F. ; FIATES, G. M. R. . Menu labelling and healthy food choices: a randomised controlled trial. British Food Journal , v. 120, p. 788-803, 2018.

  • 2017 OLIVEIRA, R. C. ; FERNANDES, A. C. ; PROENCA, R. P. C. ; HARTWELL, H. ; RODRIGUES, V. M. ; FIATES, G. M. R. . Preferences for menu labelling formats of young adults in Brazil and in the United Kingdom. Revista de Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition , v. 30, p. 321-332, 2017.

  • 2017 SCAPIN, T. ; FERNANDES, A. C. ; PROENCA, R. P. C. . Added sugars: Definitions, classifications, metabolism and health implications. Revista de Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition , v. 30, p. 663-677, 2017.

  • 2017 JOMORI, M. M. ; PROENCA, R. P. C. ; ECHEVARRIA-GUANILO, M. E. ; BERNARDO, G. L. ; UGGIONI, P. L. ; FERNANDES, A. C. . Construct validity of Brazilian cooking skills and healthy eating questionnaire by the known-groups method. British Food Journal (1966) , v. 119, p. BFJ-10-2016-0448, 2017.

  • 2017 BERNARDO, G. L. ; JOMORI, M. M. ; FERNANDES, A. C. ; PROENCA, R. P. C. . Food intake of university students. REVISTA DE NUTRIÇÃO , v. 30, p. 847-865, 2017.

  • 2017 THIESEN, C. M. ; MALUTTA, S. K. ; FERNANDES, A.C. . Teste de Utilização de Soluções de Abacaxi e de Mamão como Amaciantes Naturais em Bife Bovino de Coxão Mole em um Restaurante. REVISTA ELETRÔNICA - NUTRIÇÃO EM PAUTA , v. VII, p. 1-5, 2017.

  • 2017 BERNARDO, GREYCE LUCI ; JOMORI, MANUELA MIKA ; Fernandes, Ana Carolina ; COLUSSI, CLAUDIA FLEMMING ; CONDRASKY, MARGARET D. ; PROENÇA, ROSSANA PACHECO DA COSTA . Nutrition and Culinary in the Kitchen Program: a randomized controlled intervention to promote cooking skills and healthy eating in university students - study protocol. Nutrition Journal , v. 16, p. 83, 2017.

  • 2016 RODRIGUES, V. M. ; RAYNER, M. ; FERNANDES, A.C. ; OLIVEIRA, R. C. ; PROENCA, R. P. C. ; FIATES, G. M. R. . Comparison of the nutritional content of products, with and without nutrient claims, targeted at children in Brazil. British Journal of Nutrition , v. 115, p. 1-10, 2016.

  • 2016 FERNANDES, A.C. ; OLIVEIRA, R. C. ; PROENCA, R. P. C. ; CURIONI, C. C. ; RODRIGUES, V. M. ; FIATES, G. M. R. . Influence of menu labeling on food choices in real-life settings: a systematic review. Nutrition Reviews , v. 74, p. 534-548, 2016.

  • 2016 NISHIDA, W. ; FERNANDES, A. C. ; VEIROS, M. B. ; GONZALEZ-CHICA, D. A. ; PROENCA, R. P. C. . A comparison of sodium contents on nutrition information labels of foods with and without nutrition claims marketed in Brazil. British Food Journal (1966) , v. 118, p. 1594-1609, 2016.

  • 2016 RODRIGUES, V. M. ; RAYNER, M. ; FERNANDES, A.C. ; OLIVEIRA, R. C. ; PROENCA, R. P. C. ; FIATES, G. M. R. . Nutritional quality of packaged foods targeted at children in Brazil: which ones should be eligible to bear nutrient claims?. International Journal of Obesity , v. 40, p. 1-5, 2016.

  • 2015 FERNANDES, A. C. ; OLIVEIRA, R. C. ; RODRIGUES, V. M. ; FIATES, G. M. R. ; PROENCA, R. P. C. . Perceptions of university students regarding calories, food healthiness, and the importance of calorie information in menu labelling. Appetite (London. Print) , p. 173-178, 2015.

  • 2012 FERNANDES, A. C. ; CALVO, M. C. M. ; PROENCA, R. P. C. . Técnicas de pré-preparo de feijões em unidades produtoras de refeições das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 25, p. 259-269, 2012.

  • 2012 FERNANDES, A. C. ; MEDEIROS, C. O. ; BERNARDO, G. L. ; EBONE, M. V. ; PIETRO, P. F. ; ASSIS, M. A. A. ; VASCONCELOS, F. A. G . Benefits and risks of fish consumption for the human health. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 25, p. 283-295, 2012.

  • 2012 GELBCKE, G. ; FERNANDES, A. C. ; CARBALLO, T. S. L. . Desenvolvimento de sobremesas diet e light e sua inclusão no cardápio de uma unidade de alimentação e nutrição. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde , v. 7, p. 3-12, 2012.

  • 2011 FERNANDES, A. C. ; PROENCA, R. P. C. . Técnicas Recomendadas para Pré-Preparo de Feijão: Remolho e Descarte da Água. Nutrição em Pauta , v. 19, p. 50-56, 2011.

  • 2011 MENEGAZZO, MANOELA ; FRACALOSSI, KORINA ; Fernandes, Ana Carolina ; MEDEIROS, NEIVA INEZ . Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de centros de educação infantil. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 24, p. 243-251, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, F. ; CARNEIRO, B. ; FERNANDES, A.C. . Minidocumentário sobre a rotulagem nutricional frontal na América Latina.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERNANDES, A.C. . Banir a gordura trans dos alimentos reduz doenças na população?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Fernandes, Ana Carolina . Boletim SEPEX - Rótulos de alimentos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NISHIDA, W. ; FERNANDES, ANA C. ; PROENCA, R. P. C. . Estudo alerta sobre cuidados com produtos diets e lights. 2014.

FERNANDES, A.C. . Semáforo nutricional traz mais complicações do que avanços para alimentação. 2017; Tema: Rotulagem nutricional frontal. (Blog).

FERNANDES, ANA C. ; CORTESE, R. D. M. . Página oficial do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGN/UFSC). 2014; Tema: Divulgação de notícias sobre ciência, artigos e atividades do PPGN/UFSC. (Rede social).

BERNARDO, G. L. ; GERALDO, A. P. G. ; FERNANDES, A.C. . Habilidades culinárias e planejamento de compras saudáveis de alimentos (17º SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A.C. . Treinamento: rotulagem de alimentos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A.C. ; BERNARDO, G. L. . Habilidades culinárias e planejamento de compras saudáveis de alimentos (16ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A.C. . Treinamento: Manual de Boas Práticas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, ANA C. ; JOMORI, M. M. . Controlando o Uso de Gorduras trans (14ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, ANA C. ; SCAPIN, T. ; OLIVEIRA, R. C. ; RODRIGUES, V. M. . Rotulagem nutricional: auxiliando nas escolhas alimentares (14ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; RODRIGUES, V. M. ; GRIPPA, R. B. ; TOZZO, C. . Noções básicas da nova ortografia aplicada à nutrição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A. C. . Gerenciando seu Currículo Lattes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A. C. ; MACHADO, P. P. . Controlando o Uso de Gorduras trans (12ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; BERNARDO, G. L. . Qualidade na produção de refeições em restaurante (12ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; BERNARDO, G. L. . Elaboração de Cardápios e Fichas Técnicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A. C. ; RODRIGUES, V. M. . Noções básicas da nova ortografia aplicada à nutrição - 19/04. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A. C. ; RODRIGUES, V. M. . Noções básicas da nova ortografia aplicada à nutrição - 15/05. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VEIROS, M. B. ; FERNANDES, A. C. . Noções básicas de EndNote. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KRAEMER, M. S. ; MACHADO, P. P. ; FERNANDES, A. C. . Controlando o Uso de Gorduras trans (11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; BERNARDO, G. L. ; OLIVEIRA, R. C. . Qualidade na produção de refeições em restaurantes (10ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; EBONE, M. V. ; MEDEIROS, C. O. . Noções básicas de boas práticas na manipulação de alimentos (10ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; OLIVEIRA, R. C. ; EBONE, M. V. . Noções básicas de boas práticas na manipulação de alimentos (9ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; OLIVEIRA, R. C. ; BERNARDO, G. L. ; EBONE, M. V. . Qualidade na produção de refeições em restaurantes (9ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. ; MEDEIROS, C. O. ; NAKAZORA, L. M. . Como usar o power point. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A. C. ; BERNARDO, G. L. ; NASCIMENTO, A. B. . Noções básicas para utilização das bases de dados Scopus e Science Direct (7ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, A. C. . Prêmio Desterro - 1º Festival de Dança de Florianópolis. 2010 (Dança).

FERNANDES, A. C. . 9º Festival Internacional de Dança Hip Hop. 2010 (Dança).

FERNANDES, A. C. . Festival de Dança de Joinville - Mostra competitiva. 2009 (Dança).

FERNANDES, A. C. . 8ª Mostra de dança CEFID/UDESC. 2009 (Dança).

FERNANDES, A. C. . 20º Festival de Dança do Shopping Itaguaçu. 2009 (Dança).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Veg+, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rossana Pacheco da Costa Proença em 01/02/2018., Descrição: Reserch project develop betwen Bounemouth University (UK) and Santa Catarina Federal University (BR). The aim of Veg+ is to address Brazil?s Food and Nutrition Security (FNS) challenges of poor diet and sustainability through innovation in training, research and science. There is much interest in current dietary patterns in light of climate change and an expanding global population. Plant foods are associated with fewer greenhouse gasses but where 87.5% of consumers 16-24 years old in Brazil consume 1 portion a day despite evidence favouring these foods as key components for the prevention of chronic disease (social welfare). Strengthening the economic potential of the 5 million ?family farms? in Brazil, which employ three quarters of the farm labour force and are responsible for one third of agricultural income, is inherent to this proposal. Projeto Dom Távora (2016) is investing in sustainable rural development in the North East but not South of Brazil. Improved food procurement has led to a reduced ecological footprint and a more engaged civil society in schools but has yet to reach Universities. Veg+ is designed to build capacity and deliver specific transferable skills in operations (short food supply chain), foodservice systems and food consumer research (novel tools and metrics in consumer science e.g. young adults? attitude to and consumption of vegetables) placed within the context of public health. Veg+ brings together the Federal University of Santa Catarina (UFSC) with an internationally recognised group of food/consumer researchers at Bournemouth University (BU). The project builds a high-quality collaborative international platform in the field of sustainable food consumption and supply through increased vegetable intake while providing innovative and entrepreneurial Early Stage Researchers (ESRs) the skills to apply an agroecological approach. The political momentum is present for a coherent framework for food and nutrition security that is market-creating, open science and multi-actor engagement, building transferable global talent and capacity.This proposal builds an expert international platform between Brazil and the UK to promote Food and Nutrition Security (FNS) through rural development. The objectives are aligned with national and international research agendas (Brazilian National Plan for FNS, 2015 and Food 2030): 1. To develop a multidisciplinary and cooperative research platform within Short Food Supply Chains (SFSC) with a FNS focus; 2. To determine the optimum mechanisms, protocols, and best practice through which local farmers can increase vegetable supply in Santa Catarina; 3. To analyse Brazilian young adults? attitude to, and consumption of, vegetables, and hence further determinants of acceptability and sustained intake; 4. To co-produce an empirical innovative model linking local supply and determinants of vegetable acceptability towards increased consumption in foodservice; 5. To create sustainable evidence based knowledge transfer/awareness through dissemination among all stakeholders from policy to practice.This collaboration promotes cross-disciplinary exchange and FNS capacity building; creates a hub supporting continuation of research partnerships and specific spin-offs. Relationships built will have long lasting impact on R&D leading to economic development and social advancement.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Greyce Luci Bernardo - Integrante / Suzi Barletto Cavalli - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador / Vanessa Mello Rodrigues - Integrante / Heather Hartwell - Integrante / Carmen Martins - Integrante / Philip Harland - Integrante / Jeff Bray - Integrante / Bárbara Dias Lino - Integrante., Financiador(es): Newton Fund - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Avaliação de modelos de rotulagem de alimentos embalados no Brasil, Descrição: O projeto objetiva fornecer subsídios técnicos e científicos em relação às diferentes propostas regulatórias relacionadas à rotulagem nutricional de alimentos embalados comercializados no Brasil. O estudo propõe a continuidade do projeto anterior "Rotulagem nutricional em alimentos industrializados brasileiros: análise multitemática sobre a utilização pelo consumidor e influência nas escolhas". Ainda, propõe novas etapas como investigar a percepção e o entendimento de consumidores brasileiros sobre: (1) o formato para rotulagem nutricional frontal em alimentos industrializados preconizado pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS); (2) os quatro formatos de rotulagem nutricional frontal em alimentos industrializados indicados à ANVISA; e (3) os termos que designam os açúcares, às recomendações de consumo e ao formato de declaração nos rótulos de alimentos industrializados. Além disso, o projeto visa analisar o rigor e a concordância de quatro parâmetros de avaliação da qualidade nutricional em alimentos e analisar a relação da presença de edulcorantes com a presença de informação nutricional complementar e o grau de processamento de alimentos industrializados comercializados no Brasil. Essa análise se dará por meio de um banco de dados que contém informações de 5620 rótulos de alimentos industrializados comercializados no Brasil. A pesquisa propõe ainda a elaboração de artigos de revisão narrativa e sistemática sobre porção de alimentos e rotulagem de açúcares em alimentos e sua influência nas escolhas alimentares de adultos, respectivamente. Por fim, serão elaborados, testados e aplicados modelos de rotulagem de açúcares a partir de estudo com adultos brasileiros. Prevê-se também nova coleta de dados para atualização das pesquisas já realizadas e para comparação de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Coordenador / Marcela Boro Veiros - Integrante / Greyce Luci Bernardo - Integrante / Renata Carvalho de Oliveira - Integrante / Amanda Bagolin do Nascimento - Integrante / Nathalie Kliemann - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Integrante / Vanessa Mello Rodrigues - Integrante / Giovanna Medeiros Rataichesck Fiates - Integrante / Cintia Chaves Curioni - Integrante / Mariana dos Santos Kraemer - Integrante / Paula Lazzarin Uggioni - Integrante / Tailane Scapin - Integrante / Ana Cláudia Mazzonetto - Integrante / Ana Paula Gines Geraldo - Integrante / Martin Caraher - Integrante / Luiza dos Santos Figueiredo - Integrante / Neha Khandpur - Integrante / Laura Copetti de Souza - Integrante / Aretusa Dias de Souza - Integrante / Larissa da Silva Santos - Integrante / Isabela Paz Santana - Integrante / Beatriz Ingryd Vasconcellos de Barros - Integrante / Francieli Cembranel - Integrante / Bruce Neal - Integrante / Vanessa Martins Hissanaga-Himelstein - Integrante / Amanda Corrêa Martins - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 6

  • 2017 - Atual

    Programa Nutrição e Culinária na Cozinha: desenvolvendo habilidades culinárias para promoção de alimentação saudável, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Greyce Luci Bernardo em 06/06/2018., Descrição: A promoção da alimentação saudável é enfatizada em diversos documentos oficiais e políticas públicas no Brasil, destacando-se, o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Esses documentos enfatizam a valorização da culinária como elemento promotor da alimentação saudável. Ao mesmo tempo, tem sido observado que o aumento do consumo de alimentos industrializados e de conveniência, ricos em gorduras trans, açúcares e sal podem estar relacionados com a diminuição no preparo das refeições feitas pelos indivíduos. Além disso, as mudanças nas habilidades culinárias podem estar relacionadas com a diminuição na transmissão desses conhecimentos entre gerações. O possível distanciamento da prática culinária pode contribuir ainda para a promoção de hábitos menos saudáveis. Estudos internacionais apontam relação direta entre preparo dos alimentos ou presença de habilidades culinárias e dieta mais saudável, como aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, bem como cereais integrais. Entretanto, algumas barreiras têm sido apontadas para preparar as refeições em casa como, a falta de conhecimento das técnicas culinárias, de disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Embora ainda pouco explorada cientificamente, a culinária é um importante elemento de estudo no campo de alimentação e nutrição, incluindo intervenções que objetivam mudanças alimentares. Nesse contexto, destaca-se no Brasil, um recente programa de intervenção culinária adaptado e aplicado em uma população universitária denominado Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC) que utiliza um instrumento de avaliação também validado para o Brasil. Ressalta-se que esta foi a primeira aplicação, que se tem conhecimento, de um programa de intervenção com foco no desenvolvimento das habilidades culinárias adaptado culturalmente para o Brasil e voltado para a comunidade universitária. Nesse contexto, o projeto objetiva desenvolver o Programa Nutrição e Culinária na Cozinha com diferentes grupos populacionais no Brasil. Trata-se de uma pesquisa pioneira no país e para atingir os objetivos propostos esta pesquisa será desenvolvida em três fases. A etapa 1 refere-se à fase de desenvolvimento do programa Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC) para comunidade universitária. A etapa 2 refere-se à fase de adaptação do programa NCC à população com diabetes. Já a etapa 3 refere-se à análise qualitativa sobre a percepção de participantes do programa NCC com relação às barreiras e os facilitadores para o preparo de refeições em casa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Greyce Luci Bernardo - Coordenador / Rossana Pacheco da Costa Proença - Integrante / Paula Lazzarin Uggioni - Integrante / Tailane Scapin - Integrante / Débora Kurrle Rieger Venske - Integrante / Martin Caraher - Integrante / Margaret Condrasky - Integrante / Gabriele Rockenbach - Integrante / Camila Vieira Tiecher - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Informação alimentar e nutricional em restaurantes e escolhas alimentares saudáveis - parte 2, Descrição: Ainda são poucos os estudos que demonstram a aplicação da rotulagem nutricional em restaurantes e como oferecer essas informações aos consumidores. Com relação à associação entre a disponibilização de informação nutricional e escolhas alimentares em restaurantes, os estudos são divergentes, inclusive sobre os diferentes modelos de informação. Considerando o exposto, a primeira parte deste projeto objetivou avaliar a influência de informações alimentares e nutricionais em restaurantes nas escolhas alimentares saudáveis. Para tanto, realizou-se estudo em 4 etapas. Foram publicados artigos referentes às etapas 1, 2 e 3, bem como está aprovado manuscrito referente à etapa 4. Considerando que a pesquisa envolve duas teses de doutorado e seu desdobramento, o projeto necessita ser renovado. Ainda, surgiram novas necessidades de continuidade a partir das etapas já realizadas. Os resultados da etapa 1 (revisão sistemática) demonstraram que os formatos mais efetivos na promoção da alimentação saudável foram os que continham informações qualitativas e a disponibilização apenas de calorias não levou a escolhas alimentares mais saudáveis. Concluiu-se que a principal informação a ser disponibilizada são os ingredientes e que é necessário realizar mais pesquisas em ambientes reais, testando formatos de informação qualitativa. Os resultados corroboram os da etapa 2 (grupos focais sobre calorias e escolhas alimentares saudáveis em restaurantes), pois os participantes relataram que alimentação saudável não foi relacionada ao conteúdo de calorias, mas sim à composição dos alimentos na sua totalidade. Na etapa 3 (grupos focais sobre diferentes modelos de informação nutricional em restaurantes), os participantes também relataram preferir o modelo de lista de ingredientes e símbolos de alerta. A segunda opção foi o formato de semáforo nutricional. Tais resultados foram confirmados na etapa 4 (ensaio controlado randomizado em restaurante), no qual o grupo que recebeu o cardápio contendo lista de ingredientes e símbolos de alerta, baseado no modelo DIAN-bufê (Disponibilização de informações alimentares e nutricionais de preparações oferecidas em bufês), apresentou maiores média e porcentagem de escolha de itens considerados saudáveis, quando comparadas às dos demais grupos. Assim, a partir dos resultados, observou-se possibilidade de dar continuidade aos estudos prévios com o objetivo de validar o modelo DIAN-bufê de informação nutricional qualitativa em restaurantes sugerido pelo grupo de pesquisadoras. Para tanto, propõe-se aplicar o modelo em uma rede de restaurante comercial com autosserviço, em grupos intervenção e controle heterogêneos, alocados em diferentes unidades, avaliando a quantidade de preparações realmente escolhidas de um cardápio padronizado, por cinco dias antes da intervenção, durante a intervenção e três meses após sua implantação, avaliando também a viabilidade de implantação a partir da perspectiva dos gestores e funcionários. Assim, será realizado estudo quantitativo e experimental do tipo ensaio controlado não randomizado, ou quasi-experimento, antes e depois, de grupos paralelos. Será selecionada rede de restaurantes comerciais do tipo bufê por peso da Grande Florianópolis/SC para implantar o modelo de informação nutricional qualitativa em uma das unidades. Em seguida, serão comparadas as quantidades de preparações escolhidas entre restaurante controle e intervenção, antes e depois de implantar as informações nutricionais. Outros desfechos a serem analisados incluem as opiniões dos comensais, bem como de gestores e funcionários, a respeito das informações nutricionais disponibilizadas no restaurante intervenção. A parir dos resultados, serão formuladas recomendações que contemplem estratégias de disponibilização das informações nutricionais em restaurantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Coordenador / Greyce Luci Bernardo - Integrante / Renata Carvalho de Oliveira - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Integrante / Vanessa Mello Rodrigues - Integrante / Heather Hartwell - Integrante / Tailane Scapin - Integrante / Aretusa Dias de Souza - Integrante / Natalia Fogolari - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2014 - 2017

    Rotulagem nutricional em alimentos industrializados brasileiros: análise multitemática sobre a utilização pelo consumidor e influência nas escolhas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rossana Pacheco da Costa Proença em 31/03/2015., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Renata Carvalho de Oliveira - Integrante / Suzi Barletto Cavalli - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador / Vanessa Mello Rodrigues - Integrante / Rafaela Karen Fabri - Integrante / Giovanna Medeiros Rataichesck Fiates - Integrante / Rayza Dal Molin Cortese - Integrante / Paula Lazzarin Uggioni - Integrante / Cláudia Fleming Colussi - Integrante / Martha Luisa Machado - Integrante / Natalia Durigon Zucchi - Integrante / Tatiana de Souza Izidio - Integrante / Tailane Scapin - Integrante / Jessica Müller - Integrante / Rubens Onofre Nodari - Integrante / Monique Raatz - Integrante / Ana Paula Bortoletto Martins - Integrante / Ana Cláudia Mazzonetto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15

  • 2013 - Atual

    Habilidades culinárias em estudantes universitários, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rossana Pacheco da Costa Proença em 16/12/2016., Descrição: Descrição: Considerando que as habilidades culinárias vêm sendo discutidas e recomendadas para a busca de alimentação saudável, o projeto visa identificar e avaliar intervenções sobre habilidades culinárias em estudantes universitários. Os objetivos específicos são: (a)realizar revisão sistemática de estudos de intervenção sobre desenvolvimento de habilidades culinárias em adolescentes e adultos jovens visando mudanças de comportamento; (b) selecionar um instrumento de identificação de habilidades culinárias em estudantes universitários; (c) selecionar um instrumento de avaliação do impacto da intervenção sobre habilidades culinárias em estudantes universitários; (d) traduzir e adaptar culturalmente os instrumentos selecionados sobre identificação de habilidades culinárias e sobre avaliação do impacto de intervenção; (e) identificar as habilidades culinárias em estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e de uma universidade norte-americana;(f)comparar habilidades culinárias entre estudantes universitários brasileiros e norte-americanos; (g)realizar intervenção sobre habilidades culinárias com estudantes universitários da UFSC; (h) validar o instrumento de avaliação do impacto da intervenção sobre habilidades culinárias em estudantes universitários da UFSC. O projeto tem parceria internacional com a Clemson University (EUA) e a City University London (Inglaterra).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Greyce Luci Bernardo - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador / Cintia Chaves Curioni - Integrante / Manuela Mika Jomori - Integrante / Paula Lazzarin Uggioni - Integrante / Claudia Flemming Colussi - Integrante / Martin Caraher - Integrante / Margaret Condrasky - Integrante / Halana Ataíde Köche Rita - Integrante / Manoella Vieira da Silva - Integrante / Thais Peiter de Borba - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2017

    Informação alimentar e nutricional em restaurantes e escolhas alimentares saudáveis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rossana Pacheco da Costa Proença em 13/12/2012., Descrição: Estudo contando com parceiros nacionais (UERJ) e internacionais (Bournemouth University, Tufts University, Oxford University) com o objetivo de avaliar a influência de informações alimentares e nutricionais em restaurantes nas escolhas alimentares saudáveis, por meio de condução de entrevistas em grupo (grupos focais), revisão sistemática de literatura científica e teste de informação nutricional em restaurante (intervenção). Como resultados dos grupos focais, os estudantes universitários preferiram a informação nutricional do tipo qualitativa, com lista de ingredientes e símbolos, bem como outras informações em substituição ou em complemento às calorias para serem disponibilizadas em restaurantes. Os símbolos de alimentos orgânicos e vegetariano foram os mais citados como importantes a serem disponibilizados nos restaurantes. Como resultados da revisão sistemática, as informações que tiveram maior influência nas escolhas alimentares foram as qualitativas, como símbolos, frases e cores indicando preparações mais saudáveis. Como resultados da intervenção em restaurante, a intenção de escolha de alimentos mais saudáveis foi maior entre os participantes que receberam o cardápio contendo informações com lista de ingredientes e símbolos. Esse mesmo modelo de informação nutricional afetou positivamente a intenção de escolhas mais saudáveis nas mulheres e participantes que apresentavam o hábito de comer fora de casa. Assim, sugere-se o uso de informações qualitativas em restaurantes, como lista de ingredientes e símbolos, para ser adotado em futura legislação sobre informação nutricional em restaurante no Brasil e no mundo. Considerando os impactos do projeto para avanço do estado da arte, contribui com a discussão sobre calorias e saúde no âmbito da informação nutricional em restaurantes, bem como o conceito de escolhas alimentares saudáveis aplicado à Nutrição em Produção de Refeições. A realização de revisão sistemática de estudos de intervenção na área de Nutrição em Produção de Refeições contribui para o conhecimento científico por ser uma inovação da aplicação desse tipo de método nessa área da nutrição. Destacam-se como principais contribuições para o conhecimento as reflexões e adaptações do instrumento de avaliação de qualidade dos artigos aos estudos de revisão sistemática da área, englobando todos os tipos de estudos quantitativos, bem como a adaptação e o aprimoramento da metodologia para a realização de um ensaio controlado randomizado aplicado em ambiente real, duplo-cego e com intervenções paralelas no mesmo local, nesta temática. Além disso, o estudo avança na discussão sobre a utilização da informação de calorias disponibilizada como menu labeling, demonstrando que, embora seja recomendada, esta informação tem pouca ou nenhuma influência em escolhas alimentares mais saudáveis. Na contribuição do projeto para formação de recursos humanos, estão sendo desenvolvidos no âmbito do projeto duas teses de doutorado e um estudo de Iniciação Científica. Como contribuição para profissionais envolvidos em políticas públicas de alimentação e nutrição, o presente projeto pode auxiliar em discussões sobre diretrizes para informações nutricionais em restaurantes, bem como servir como base teórica para ampliar a discussão de alimentação saudável em guias alimentares e demais recomendações. Para nutricionistas e outros profissionais envolvidos em Unidades de Alimentação e Nutrição, ou seja, restaurantes comerciais e coletivos, este projeto pode contribuir no planejamento de ações voltadas à educação nutricional, que contribuam com o direito do consumidor, incluindo as recomendações de informações nutricionais em restaurantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Renata Carvalho de Oliveira - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador / Vanessa Mello Rodrigues - Integrante / Giovanna Medeiros Rataichesck Fiates - Integrante / Cintia Chaves Curioni - Integrante / Heather Hartwell - Integrante / Claudia Flemming Colussi - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15

  • 2008 - 2012

    Tipos de feijões e técnicas de preparo utilizados em unidades produtoras de refeições das regiões Sul e Sudeste do Brasil, Descrição: O feijão foi introduzido na alimentação brasileira alguns anos após o descobrimento do Brasil, e faz parte da sua cultura alimentar. Embora o país esteja entre os maiores consumidores do mundo, as estatísticas oficiais demonstram uma queda no consumo domiciliar de feijão e outras leguminosas na dieta do brasileiro. Acredita-se que a oferta de produtos adaptados às tendências de conveniência possa ajudar a aumentar o consumo per capita do feijão. Porém, não foram encontrados estudos representativos no Brasil que investiguem a utilização de feijões industrializados. Diante do atual panorama de consumo de feijão no Brasil aliado à importância nutricional e cultural deste alimento no país, o Guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde recomenda o consumo de pelo menos 1 porção de feijão por dia. Entretanto, as sementes das leguminosas contêm compostos que podem ter efeitos negativos sobre seu valor nutritivo. Alguns podem ter suas concentrações reduzidas por dissolução na água. Desta forma, o procedimento de remolho do feijão durante o seu pré-preparo parece ser unanimemente recomendado pelos cientistas. Porém, apesar de diversos autores recomendarem o descarte da água de maceração, em função da eliminação dos fatores antinutricionais, outros autores buscam a comprovação dos efeitos benéficos destes fatores, que se mostram associados à prevenção de patologias. Entretanto, os estudos encontrados apresentam resultados discordantes e não conclusivos. Considerando a importância da alimentação fora de casa nos hábitos contemporâneos, este estudo investigará as técnicas de preparo e os tipos de feijão utilizados, dentre eles os industrializados, nas unidades produtoras de refeições (UPR) das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para tanto, será elaborado um questionário online, divulgado via correio eletrônico, para os nutricionistas responsáveis técnicos de UPR das regiões pesquisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Waleska Nishida - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador., Número de produções C, T & A: 14

  • 2005 - 2006

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E SENSORIAL (AQNS) NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: DESENVOLVIMENTO COMPLEMENTAR DO SISTEMA - MÓDULO SOBREMESAS - FRUTAS IN NATURA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Bianca Emmendoerfer Dutra - Integrante / Greyce Luci Bernardo - Integrante / Jeanine Schutz Cardoso - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Outra., Número de produções C, T & A: 15

  • 2004 - 2005

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E SENSORIAL (AQNS) NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: DESENVOLVIMENTO COMPLEMENTAR DO SISTEMA - MÓDULOS ARROZ E FEIJÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Carolina Fernandes - Integrante / Bianca Emmendoerfer Dutra - Integrante / Rossana Pacheco da Costa Proença - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Aprovada em 4º lugar em Concurso público para carreira do Magistério Superior - professor Adjunto A do Departamento de Nutrição - Edital nº 044/DDP/2015, Universidade Federal de Santa Catarina.

2015

Aprovada em 1º lugar no Processo seletivo simplificado para Professor Substituto do Departamento de Nutrição ‐ Edital nº 145/DDP/2015, Universidade Federal de Santa Catarina.

2013

Aprovada em 3º lugar em Concurso público para carreira do Magistério Superior - professor Auxiliar A do Departamento de Nutrição - Edital nº 008/DDP/2013, Universidade Federal de Santa Catarina.

2012

Aprovada em 1º lugar no Processo seletivo de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC ? Edital 2012, Programa de Pós-Graduação em Nutrição.

2010

Aprovada em 1º lugar no Processo seletivo simplificado para Professor Substituto do Departamento de Nutrição ‐ Edital nº 011/DDPP/2010, Universidade Federal de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Nutrição - UFSC. , Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade, s/n, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37212697

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora A1 (Adjunta) do Depto de Nutrição, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta do Depto de Nutrição, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Produção, Distribuição e Aquisição de Alimentos, Vigilância Sanitária Alimentar, Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição I, Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição II, Seminário Integrador I, Seminário Integrador II, Projetos de TCC, Estágio Supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição

  • 2012 - 2015

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Discente de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Nutrição, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta do Depto de Nutrição, Carga horária: 40

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Discente de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Mestranda em Nutrição, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Nutricionista auxiliar, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Consultoria no Restaurante Universitário

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa Voluntário/Aluno, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto "Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial de Refeições - AQNS: desenvolvimento complementar do sistema"

  • 2002 - 2006

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Aluna de Graduação, Enquadramento Funcional: Graduanda em Nutrição, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa/Aluno, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto "Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial de Refeições - AQNS: desenvolvimento complementar do sistema"

    Atividades

    • 06/2017

      Ensino, Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições

    • 09/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de avaliação de candidaturas à bolsa de Doutorado Sanduíche (PDSE) - Portaria 060/PPGN/2014.

    • 03/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015 - 08/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.,Atividade realizada, - Auxílio na divulgação da coleta de dados do projeto "Adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação das habilidades culinárias em estudantes ingressantes de uma universidade brasileira", do Programa de Pós-Graduação em Nutrição.

    • 03/2015 - 03/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição.,Atividade realizada, Auxílio na homologação das inscrições para seleção do PPGN.

    • 07/2012 - 12/2014

      Estágios , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Estágio realizado, Prática docente do ensino superior - Disciplina de Projetos de TCC (2012 e 2014).

    • 10/2014 - 11/2014

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de estande da 13ª SEPEX como colaborador do Estande "Rótulo de Alimentos" do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC). Carga horária: 4 horas.

    • 10/2014 - 10/2014

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), .,Atividade de extensão realizada, Colaboração nas atividades do estande "Rótulo de Alimentos" do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC) na 13ª SEPEX. Carga horária: 30 horas.

    • 08/2014 - 09/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação em Nutrição, Programa de Pós-graduação em Nutrição.,Atividade realizada, Convidada da disciplina "Métodos de pesquisa de nutrição em produção de refeições".

    • 03/2012 - 12/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação em Nutrição, .,Cargo ou função, Membro do colegiado pleno do PPGN.

    • 10/2012 - 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação em Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de levantamento de publicações do PPGN para Coleta CAPES.

    • 10/2011 - 11/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.,Atividade realizada, Auxílio na coleta de dados do projeto de pesquisa "Informação alimentar e nutricional de sódio em rótulos de um grupo de alimentos processados", do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGN/UFSC).

    • 03/2012 - 07/2012

      Direção e administração, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE/UFSC.,Cargo ou função, Secretaria do NUPPRE.

    • 05/2012 - 05/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação em Nutrição, Programa de Pós-graduação em Nutrição.,Atividade realizada, Auxílio na homologação das inscrições para seleção do PPGN.

    • 03/2012 - 03/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação em Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de representantes de discentes do doutorado para eleição da Coordenação do PPGN.

    • 03/2010 - 12/2011

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição I, Princípios de Nutrição, Vigilância Sanitária Alimentar, Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição II, Estágio Supervisionado em Administração em Serviços de Alimentação, Exercício da Profissão

    • 01/2009 - 12/2009

      Direção e administração, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE/UFSC.,Cargo ou função, Auxílio na prestação de contas e na compra de materiais do projeto 'Desenvolvimento de sistema de avaliação da qualidade de bufês executivos e de café da manhã em hotéis de negócios'.

    • 01/2009 - 12/2009

      Direção e administração, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE/UFSC.,Cargo ou função, Auxílio na prestação de contas e na compra de materiais do projeto 'O Trabalho na produção de refeições e as doenças venosas de membros inferiores'.

    • 07/2009 - 07/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação em Nutrição, Programa de Pós-graduação em Nutrição.,Atividade realizada, Auxílio na montagem da apresentação "Por um Comitê de Alimentação e Nutrição na Capes" para o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição.

    • 03/2009 - 03/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação em Nutrição, Programa de Pós-graduação em Nutrição.,Atividade realizada, Auxílio em atividades da Coordenação - levantamento de publicações e elaboração de apresentação.

    • 08/2008 - 03/2009

      Direção e administração, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE/UFSC.,Cargo ou função, Secretaria do NUPPRE.

    • 03/2008 - 12/2008

      Estágios , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Estágio realizado, Prática Docente do Ensino Superior - Disciplinas de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição I e de Estágio supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição.

    • 08/2008 - 09/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.,Atividade realizada, Participação na coleta de dados do projeto de pesquisa "Características sócio-demográficas de comensais que almoçam em restaurantes por peso".

    • 02/2007 - 07/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Restaurante Universitário, .,Cargo ou função, Nutricionista auxiliar.

    • 10/2006 - 12/2006

      Estágios , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Estágio realizado, no Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

    • 09/2006 - 10/2006

      Estágios , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Estágio realizado, na Unidade Local de Saúde do bairro Córrego Grande - Florianópolis/SC, na área de nutrição em saúde pública.

    • 06/2006 - 08/2006

      Estágios , Departamento de Nutrição - UFSC, .,Estágio realizado, no Hospital Universitário - UFSC, na área de Nutrição Clínica.

    • 05/2006 - 08/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Nutri Jr - Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição, .,Cargo ou função, Consultora do Projeto RU 3 ? Contribuição dos Conhecimentos de Nutrição no Planejamento e Controle da Produção, Ergonomia e Tempos e Métodos do Restaurante Universitário/UFSC..

    • 12/2003 - 04/2005

      Extensão universitária , FEJESC - Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina, .,Atividade de extensão realizada, Diretora Jurídico/Financeira e Membro da Comissão de Infra-estrutura da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina.

    • 02/2004 - 07/2004

      Extensão universitária , Nutri Jr - Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição, .,Atividade de extensão realizada, Presidente da Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição da UFSC.

    • 06/2003 - 01/2004

      Extensão universitária , Nutri Jr - Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição, .,Atividade de extensão realizada, Vice-Presidente da Empresa Júnior de Nutrição da UFSC.

    • 06/2002 - 05/2003

      Extensão universitária , Nutri Jr - Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição, .,Atividade de extensão realizada, Assessora Administrativo/financeira na Empresa Jr de Nutrição.

  • 2015 - 2016

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária

    Vínculo: Membro GT Rotulagem Alimentos, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Trabalho, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Membro de Grupo de Trabalho para revisão da norma de Rotulagem de Alimentos (RDC 259/2002) e harmonização com o MERCOSUL

  • 2016 - Atual

    ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE NUTRIÇÃO

    Vínculo: Membro da Diretoria Executiva, Enquadramento Funcional: Segunda Secretária

  • 2015 - 2016

    ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE NUTRIÇÃO

    Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Consultores Técnicos, Carga horária: 1

  • 2014 - 2014

    Jean Mayer Human Nutrition Research Center on Aging

    Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 30

    Outras informações:
    - Tradução e revisão de dados da tese de doutorado - Discussão de dados da tese de doutorado - Participação em reuniões do laboratório e outras palestras do centro de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Harvard School Of Public Health

    Vínculo: Convidada de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Visitante do PEACH Lab, Carga horária: 1

    Outras informações:
    - Participação como membro visitante nas reuniões e demais atividades do "The Psychology of Eating And Consumer Health Lab" (PEACH Lab) durante o semestre de 2014/1

  • 2008 - 2008

    Residencial Geriátrico Spazio Santo

    Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/2008 - 04/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Nutrição, Divisão de Nutrição.,Atividade realizada, Nutricionista - responsável técnica.

  • 2007 - 2008

    Associação Metodista de Ação Social

    Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12

    Atividades

    • 09/2007 - 02/2008

      Serviços técnicos especializados , Centro Vivencial para Pessoas Idosas, .,Serviço realizado, Nutricionista - responsável técnica.

  • 2007 - 2007

    Empresa Silva & Keller Ltda ME

    Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços

    Atividades

    • 07/2007 - 07/2007

      Serviços técnicos especializados , Nostra Massa, .,Serviço realizado, Elaboração de tabelas de rotulagem nutricional.