Livia Perez de Paula
Pesquisadora, cineasta e produtora. É professora Adjunta na Universidade da California, Santa Cruz e na Universidade do Oregon. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECAUSP com período sanduíche no Departamento de Film Digital Media na Universidade da Califórnia, Santa Cruz, possui M.F.A. em Digital Arts and New Media na UC Santa Cruz, é mestra em Multimeios pela Unicamp e graduada em Comunicação Social - Midialogia com intercâmbio acadêmico em 'Cinéma et Audiovisuel' na Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle. Sua tese de doutorado "Encontros e Reencontros com Norma Bahia Pontes" foi premiada Melhor Tese pela SOCINE em 2023. É uma das cofundadoras do grupo de pesquisa Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual, integra a RAMA - Red de investigación del Audiovisual hecho por Mujeres en América Latina, é pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) ECA-USP e foi pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa CNPq Representações: Imaginário e Tecnologia (RITe) FAUUSP.É co-fundadora da Doctela, produtora audiovisual independente, integra o Brazilian Filmmakers Collective e foi membra da diretoria coletiva da ABD-SP (gestão 2017-2018). Dirigiu e produziu os longas-metragens 'M de Mães' (2022), 'Sob o Risco do Riso' (2020), 'Lampião da Esquina' (2016), e diversos curtas-metragens como Quem Matou Eloá? (2015), documentário de impacto espontâneo com quase um milhão de visualizações nas plataformas de streaming; e coproduziu os curtas-metragens premiados Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui (2021, dir. Éri Sarmet) e Carne (2019, dir. Camila Kater). Atua como professora, curadora, e consultora de projetos audiovisuais. Produziu mostras de cinema como O Cinema de Margarethe von Trotta da qual também foi curadora e atuou em comissões de programação dos festivais Mix Brasil e Festival de Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Como pesquisadora e professora, atua nas áreas de Produção, Direção e Montagem audiovisual, e História e Teoria do Audiovisual, considerando suas intersecções com as teorias feministas, estudos de gênero e sexualidade. Nos últimos anos participou de eventos acadêmicos relacionados ao estudo do audiovisual como SOCINE, SCMS, Visible Evidence, Jornada de Estudos do Documentário, LASA, Fazendo Gênero, e publicou em periódicos como Film Quarterly, REBECA, ANIKI, Studies in Spanish Latin American Cinemas.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS
2017 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: Encontros e reencontros com Norma Bahia Pontes: realizações, deslocamentos e interlocuções de uma cineasta, videomaker e ensaísta.
Orientador: em University of California - Santa Cruz ( B. Ruby Rich)
com Esther Império Hamburger. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Feminista.
Mestrado em Multimeios
2014 - 2016
Universidade Estadual de Campinas
Título: A representação da mulher em Iracema - Uma Transa Amazônica
, Ano de Obtenção: 2016.Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Iracema (Personagem fictício); Cinema e mulheres; Representação cinematográfica; Amazônia no cinema.
Mestrado profissional em Digital Arts and New Media
2021 - 2023
University of California - Santa Cruz
Título: Finding Norma (multiscreen video), Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Isaac Julien
Coorientador: Mark Nash. Bolsista do(a): University of California, Santa Cruz, UCSC, Estados Unidos.
Graduação em Comunicação Social - habilitação Midialogia
2006 - 2010
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 ( -)
com
Formação complementar
2019 - 2019
TALLER DE CINE DOCUMENTAL. (Carga horária: 20h). , Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, FICCI, Colômbia.
2018 - 2018
Bridging the Gap - Lab Animation. (Carga horária: 20h). , Festival y Mercado de Cine Documental, MIRADAS DOC, Espanha.
2018 - 2018
Laboratório de Desenvolvimento de Projetos. (Carga horária: 28h). , DOCSP, DOCSP, Brasil.
2017 - 2017
Estética subversiva no cinema e na mídia com Robert Stam. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Realização Documental com Patrício Guzmán. (Carga horária: 30h). , Instituto Vladimir Herzog, VLADIMIR HERZOG, Brasil.
2015 - 2015
Desarollo de Proyectos Cinematográficos com Karim Ainouz e Jorge Goldenberg. (Carga horária: 120h). , IBERMEDIA, IBERMEDIA, Espanha.
2012 - 2012
Técnicas e Estratégias para Captação de Recursos. (Carga horária: 130h). , SP Escola de Teatro, SP ESCOLA DE TEA, Brasil.
2012 - 2012
Representações da Pobreza e da Violência no Cinema. (Carga horária: 105h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Economia da Cultura e Empreendedorismo. (Carga horária: 4h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2011 - 2011
A Produção Audiovisual de Não-Ficção. (Carga horária: 105h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Webdocumentário com Jorge Bodanzky. (Carga horária: 16h). , 16º Festival É Tudo Verdade, É TUDO VERDADE, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Crítica Cinematográfica. (Carga horária: 12h). , 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo KINOFORUM, KINOFORUM, Brasil.
2006 - 2006
Roteiro para Televisão e Cinema com Leandro Saraiva. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Audiovisual.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Feminista.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Cinema Brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Organização de eventos
ROZESTRATEN, A. S. ; PEREZ, L . III Colóquio Internacional Imaginário: Construir e Habitar a Terra. 2019. (Congresso).
TINEN, P. A. N. ; PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. . Mostra O Cinema Samurai de Akira Kurosawa. 2019. (Festival).
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. . O Cinema de Margarethe von Trotta. 2018. (Festival).
PEREZ, L . Cineclube das Outras no SESC Santana. 2018. (Festival).
PEREZ, L . 1 Colóquio Internacional ICHT 2016 - Imaginário: Construir e Habitar a Terra. 2016. (Outro).
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. ; BARRENHA, N. C. . Mostra de Cinema: Silêncios Históricos e Pessoais. 2014. (Festival).
PEREZ, L ; MAIA, R. S. . Palestra sobre Meios de Comunicação de Massa. 2010. (Outro).
PEREZ, L ; MAIA, R. S. . Mostra de Cinema na Praça. 2010. (Outro).
PEREZ, L . IV S.U.A. - Semana Universitária de Audiovisual. 2008. (Outro).
Participação em eventos
1 Encontro da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo "Elas fazem Ciência".Tensões de Gênero e Percursos Alternativos no Audiovisual Brasileiro. 2020. (Encontro).
CCSP fala de cinema LGBTQIA+.CCSP fala de cinema LGBTQIA+. 2020. (Encontro).
Conexão USP Kinoforum.Pedagogia Pós-Pandemia ? Como as Universidades Podem Ajudar a Criar um Mundo Mais Justo e Igualitário?. 2020. (Encontro).
Curta o Gênero.Interstícios entre cultura e comunicação. 2020. (Outra).
XXIII SOCINE.COMULHER: A experiência do vídeo feminista na redemocratização. 2019. (Encontro).
Mostra o Cinema de Margarethe von Trotta.Mulheres, História e Política na Obra de Margarethe von Trotta com Isabel Wittmann (mediação). 2018. (Outra).
Mostra o Cinema de Margarethe von Trotta.Encontro As Mulheres de Margarethe von Trotta com Samantha Brasil e Maria Caú (mediação). 2018. (Outra).
XXV Visible Evidence. Media and Performativity - Screening session of Who Killed Eloa and Lampiao, lighting up the Brazilian press. 2018. (Congresso).
13 FAZENDO GÊNERO.Da copa à sala de tv: trânsitos femininos na representação da trabalhadora doméstica no cinema. 2017. (Seminário).
13 FAZENDO GÊNERO.Quem matou Eloá? (CURTA-METRAGEM). 2017. (Seminário).
Butterflies vs. the political setbacks in Brazil.Quem matou Eloá [Curta-Metragem]. 2017. (Encontro).
Cinedebate: a violência no cotidiano das mulheres.Quem matou Eloá? (CURTA-METRAGEM). 2017. (Encontro).
Colóquio Renato Ortiz. 2017. (Outra).
Colóquio Renato Ortiz. 2017. (Outra).
Imagens Urgentes: flagrantes videográficos de violênica policial na periferia. 2017. (Outra).
Mostra Curta as Minas.Quem matou Eloá [Curta-Metragem]. 2017. (Outra).
Mostra Curtas Premiados.Quem matou Eloá [Curta-Metragem]. 2017. (Outra).
Seminário Travessias.Lampião da Esquina (Longa-metragem). 2017. (Seminário).
VI Jornada Discente do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USPs.Retorno à sociedade: interação histórica e arquetípica em 'Que horas ela volta?'. 2017. (Outra).
XXI SOCINE.Superando a invisibilidade: cinema de mulheres a partir de 1990. 2017. (Encontro).
11 DocsMx - Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
12eme Brésil en Mouvements.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
24 Festival MIX Brasil de Diversidade.Lampião da Esquina. (Longa-metragem documentário). 2016. (Outra).
27 Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
31 Festival Internacional de Cine en Guadalajara..Caso Flavio. 2016. (Encontro).
9 Festival de Cinema de Triunfo.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
Artemicine.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
Cine-Debate: Quem matou Eloá?.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2016. (Encontro).
Cine-debate Memória & Verdade.LAMPIÃO DA ESQUINA (Longa-metragem). 2016. (Outra).
CINELATINO 28èmes Rencontres de Toulouse.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2016. (Outra).
Debate: Portadores - Imaginário e Arquitetura.Portadores - Imaginário e Arquitetura. 2016. (Encontro).
É Tudo Verdade - 21 Festival Internacional de Documentários.Lampião da Esquina (Longa-metragem). 2016. (Outra).
FESTin - 7 Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.Rabidanti (Curta-metragem). 2016. (Outra).
Festival Estudantil do Instituto de Artes - FEIA 17.Lampião da Esquina. (Longa-metragem documentário). 2016. (Outra).
FINCAR - Festival Internacional de Cinema de Realizadoras.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
Florianópolis Audiovisual Mercosul.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2016. (Outra).
HOT DOCS - Canadian International Documentary Festival.Quem Matou Eloá? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
II Pirenópolis Doc.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
IX Encuentro Hispanoamericano de Cine y Video Documental Independiente: Contra el Silencio Todas las Voces.Quem Matou Eloá? (Curta-metragem). 2016. (Encontro).
Mostra Edital Carmen Santos - Cinema de Mulheres e Filmes Convidados.Quem Matou Eloá? (Curta-metragem). 2016. (Encontro).
MOSTRA VII: Brazilian Film Series.QUEM MATOU ELOÁ? (Curta-metragem). 2016. (Outra).
São Paulo Território Digital.Feminismo Digital. 2016. (Encontro).
Seoul Human Rights Film Festival.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2016. (Outra).
UNÍMIDIA.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2016. (Encontro).
XX SOCINE. A representação da mulher prostituta em IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA. 2016. (Congresso).
10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2015. (Outra).
Atlanticdoc - Festival Internacional de Cine Documental.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2015. (Outra).
IDFA - International Documentary Film Amsterdam (Docs for Sale).Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2015. (Outra).
Semana Paulistana do Curta-Metragem.Quem matou Eloá? (curta-metragem). 2015. (Outra).
Semana Universitária do Audiovisual & UNIMÍDIA.Mídia e Memória: o caso de Se Eu Demorar Uns Meses e Lampião da Esquina. 2015. (Outra).
V Encuentro de Investigación sobre cine chileno y latinoamericano.As minorias na tela: Rita Moreira na experiência do vídeo popular. 2015. (Encontro).
VI Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia.?Iracema?-triste relato de uma viagem ao inferno amazônico. 2015. (Outra).
10 Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia. M.E.D.O. - desde 1924 ensinando a ter medo. 2014. (Exposição).
BRASIL CINEMUNDI 5 International Coproduction Meeting.CASO FLÁVIO. 2014. (Encontro).
I MICSUR - Mercado de Indústrias Criativas do Sul.CASO FLÁVIO. 2014. (Encontro).
I Mostra de Fotografia da Unicamp. Mulheres Andinas. 2014. (Exposição).
SET EXPO 2015. WEBDOC. 2014. (Feira).
V Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia. 2014. (Encontro).
Mostra Rumos Cinema e Vídeo. Se Eu Demorar Uns Meses. 2013. (Exposição).
VI Bienal de Jovens Criadores da Com. Países Língua Portuguesa (CPLP). Se Eu Demorar Uns Meses. 2013. (Exposição).
Cultural Digital: Cartografias Colaborativas.Webdoc Graffiti. 2012. (Seminário).
9ª FLIP - Feira Literária de Paraty. Macumba Antropofágica (peça teatral). 2011. (Feira).
CONFECOM - Etapa Municipal da CONFECOM Campinas. 2009. (Congresso).
IX Congresso de Estudantes da Unicamp. 2009. (Congresso).
III S.U.A. - Semana Universitária do Audiovisual. 2007. (Encontro).
VIII Festival do Instituto de Artes - Unicamp. 2007. (Oficina).
6ª Semana da Imagem e Som - UFSCar.Oficina de Roteiro com Leandro Saraiva. 2006. (Oficina).
Participação em bancas
GOIFMAN, K.; WAINER, Julio;PEREZ, L. Curso Intesivo de Documentário - Turma Janeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Intensivo de Documentário) - Academia Internacional de Cinema.
GOIFMAN, K.;PEREZ, L; MATIAS, R.. Curso Semestral de Documentário. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Documentário) - Academia Internacional de Cinema.
MORAN, P.; HANNS, D. K.;PEREZ, L. As Vênus em Transe. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.
ROZESTRATEN, A. S.; MACEDO, Silvio;PEREZ, L. Cá e Lá - Uma experiência de percepção do espaço urbano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
PEREZ, L; JORGE, Pedro; ORIENTE, Fernando. Concurso Semana Paulistana do Curta-Metragem 2018. 2018. Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
PEREZ, L. Parecerista Edital Juventude Vlogueira. 2017. Secretaria do Audiovisual - Ministério da Cultura.
FISCH, V.; RODRIGO, F.; CESAR FILHO, F.; CARVALHO, K.; ROSSI, L.; MAURER, M.; SQUARISI, M.; SANTOS, M.; LEIERER, P.; JORGE, P.; CAMARA, R.;PEREZ, L; CARELLI, R.; URBES, R.; CALS, A.; VASCONCELLOS, R.; ROGERIO, F.; CAVALCANTI, A. F.; GUIMARAES, A.; TARIFA, C.; SAGHAARD, C.. Curadoria Curtaflix ? Festival Online de Curta-Metragens. 2021. Curtaflix ? Festival Online de Curta-Metragens.
PEREZ, L; COUTO, A.; BARONI, G.. Júri da Competitiva Brasil de Longas Metragens. 2020. 28 Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.
PEREZ, L; FRATTI, A.; BOGEA, M.; MAIOLINI, N.; ABSABER, T.; KINZA. Júri 1ª Mostra de Curtas Cinecubo IAB. 2019. Instituto de Arquitetos do Brasil - SP.
PEREZ, L. Comitê de Seleção de Curtas Metragens - 27 Festival MIX Brasil de Diversidade. 2019. Associação Cultural MIX BRASIL.
PEREZ, L; DUCCINI, M.; TONELO, G. K.. Júri ABD-SP de longa-metragens. 2018. 23 É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
PEREZ, L. Comitê de Seleção de Curtas Metragens Brasileiros - 26 Festival MIX Brasil de Diversidade. 2018. 25 Festival MIX Brasil de Diversidade.
PEREZ, L. Comitê de Seleção Internacional - 28 Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. 2017. Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
PEREZ, L. Curadoria Auxiliar XIII Cinfest Gato Preto. 2017. Cinefest Gato Preto.
PEREZ, L. Comitê de Seleção de Curtas Metragens Brasileiros e Latinoamericanos - 25 Festival MIX Brasil de Diversidade. 2017. 25 Festival MIX Brasil de Diversidade.
PEREZ, L. Membro do júri da mostra XII Cinefest Gato Preto. 2016.. 2016.
Produções bibliográficas
-
PEREZ, LIVIA . Estrada da Vida (1952) e a Cinematográfica Terras do Brasil: A presença das mulheres no cinema brasileiro do início dos anos 1950. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO , v. 9, p. 229-257, 2022.
-
PEREZ, L . Do Cinema Novo ao vídeo lésbico feminista: a trajetória de Norma Bahia Pontes. Rebeca , v. 9, p. 20-45, 2021.
-
PEREZ, LÍVIA . Review: (Female and Plural: Women on Brazilian Cinema), edited by Karla Holanda and Marina Cavalcanti Tedesco; (Women behind the Camera: Brazilian Filmmakers, 1930-2018), edited by Luiza Lusvarghi and Camila Vieira da Silva and (Women of Cinema), edited by Karla Holanda. FILM QUARTERLY , v. 74, p. 122-125, 2020.
-
PEREZ, LIVIA . Resumo da Dissertação de Mestrado 'A representação da mulher em Iracema ? uma transa amazônica'. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 1, p. 182-182, 2016.
-
PEREZ, LIVIA . Retratos de nós mesmas: documentário e identidade lésbica em Nova Iorque nos anos 1970 por Norma Bahia Pontes e Rita Moreira. In: Glaura Cardoso Vale, Júnia Torres e Claudia Mesquita. Forumdocbh2023 - 27o Festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte. (Org.). Retratos de nós mesmas: documentário e identidade lésbica em Nova Iorque nos anos 1970 por Norma Bahia Pontes e Rita Moreira. 1ed.Belo Horizonte: Associação filmes de quintal, 2023, v. , p. 226-233.
-
PEREZ, LÍVIA . Quem matou Eloá? Imagens revistas, olhares resignificados.. Filme Cultura, Brasília, p. 32 - 35, 01 abr. 2018.
-
PEREZ, L . Darluz e o Zepelin. Jornal do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, São Paulo, 28 ago. 2009.
-
PEREZ, L . Direção: Humanas. Jornal do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, São Paulo.
-
PEREZ, L . Descoberta no Tempo. Jornal do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, São Paulo.
-
PEREZ, L . Reprodutibilidade Vital. Jornal do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo.
-
PEREZ, L . A representação da mulher prostituta em Iracema uma transamazônica. In: XX SOCINE - Convergências do Cinema, 2016, Curitiba. Anais da XX SOCINE, 2016.
-
PEREZ, L . Iracema - triste relato de uma viagem ao inferno amazônico. In: VI Jornada de estudos de cinema e fotografia, 2015, Campinas. Caderno de resumos VI Jornada de estudos de cinema e fotografia 2015, 2015.
-
PEREZ, LIVIA . Findings in the Closet: The Film and Video Archives of Norma Bahia Pontes. STUDIES IN SPANISH AND LATIN AMERICAN CINEMAS , 2023.
-
PEREZ, LIVIA . Findings in the Closet: The Film and Video Archives of Norma Bahia Pontes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LIVIA . Research and film-essay as strategies for approaching, preserving, and disseminating the work of Norma Bahia Pontes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LIVIA . Quem Matou Eloá?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LIVIA . Em busca do filme perdido: Les Antillais (1967) de Norma Bahia Pontes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, LIVIA . Cinema e Vídeo Feminista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LIVIA . Em Busca do Filme Perdido: Les Antillais de Norma Bahia Pontes (1966/1967). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LIVIA . Restoring Norma Bahia Pontes: her legacy from the Modern Brazilian Cinema to the Lesbian Feminist Video in the United States. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, J. L. ; RICH, B. R. ; JANAINA, O. ; MONASSA, T. ; ANDRADE, F. ; IKEDA, M. ; PEREZ, L . The New Brazilian Cinema. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LIVIA . Em busca do filme perdido: Les Antillais (1967) de Norma Bahia Pontes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, LIVIA . Do Cinema Novo ao vídeo lésbico feminista: a trajetória de Norma Bahia Pontes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L . Mulheres no Cinema - Estado da Arte. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HAMBURGER, E. ; PEREZ, L ; SANTIAGO, Lilian ; FLESLER, Griselda ; LIFE, T. ; MNTAMBO, N. . Pedagogia Pós-Pandemia ? Como as Universidades Podem Ajudar a Criar um Mundo Mais Justo e Igualitário?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, LÍVIA ; MARINS, C. . LGBTQ Resistance in Brazil: From the Military Dictatorship to the Current Reactionary Wave. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L ; KAMANCHEK, A. . Violência Contra a Mulher nos Espaços Midiáticos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L . Quem Matou Eloá?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREZ, L . Mídia e Feminicídio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L . Media and Performativity - Screening session of Who Killed Eloa and Lampiao, lighting up the Brazilian press. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L . A experiência pioneira de Rita Moreira e Norma Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREZ, L . A experiência pioneira de Rita Moreira e Norma Bahia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREZ, L . Caso Eloá: a violência como entretenimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREZ, L . Sobre Lampião da Esquina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREZ, L . Da copa à sala de tv: trânsitos femininos na representação da trabalhadora doméstica no cinema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L . Superando a invisibilidade: cinema de mulheres a partir de 1990. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L ; GANZAROLLI, M. ; GARBELINI, V. ; VITORIA, C. . Cine-debate Quem matou Eloá?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREZ, L . Retorno à sociedade: interação histórica e arquetípica em 'Que horas ela volta?'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L . Mídia e Feminicídio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L . Realização Audiovisual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L . Mídia e Feminicídio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREZ, L . A representação da mulher prostituta em IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREZ, L . Feminismo Digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L . Iracema - triste relato de uma viagem ao inferno amazônico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L . As minorias na tela: Rita Moreira na experiência do vídeo popular.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. . Mídia e Memória: o caso de Se Eu Demorar Uns Meses e Lampião da Esquina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRANCIS, M. ; PEREZ, LIVIA . Ruby at the Helm: Celebrating Ten Years of B. Ruby Rich as Editor in Chief. Los Angeles: University of California Press, 2023 (Seção em Artigo - Film Quarterly).
-
PEREZ, L . Caso Eloá: a violência como entretenimento 2017 (Centro de Crítica da Mídia).
Outras produções
PEREZ, L . Consultoria ao projeto Mulheres Julgadas. 2020.
RIBEIRO, A. ; PEREZ, L ; RIGUETTI, P. . Laboratório de Argumentos Luzes da Cidade. 2019.
STURM, B. ; PEREZ, L ; PINHO, M. . Kinoforum Labs - Do Curta ao Longa. 2019.
PEREZ, LIVIA . Cinema pode ajudar na reformulação de estereótipos atribuídos a mulheres. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, LIVIA ; MOREIRA, R. . In the Company of Feminists Elsewhere. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Entrevista com Lívia Perez, diretora de ?Lampião da Esquina?, documentário sobre o primeiro jornal LGBT do Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . What Role Did Brazilian Mainstream Media Play in the Murder of a Teenage Girl? This Filmmaker Wants to Know. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Mídia e Feminicídio: Entrevista com a documentarista Lívia Perez. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . 'Curta-metragem é um formato que permite urgência', diz a diretora Lívia Perez. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Quem matou Eloá? Filme discute abordagem da mídia em casos de violência contra a mulher. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Quem matou Eloá?: a mídia e a violência contra a mulher. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . 'Sou feminista e acredito que toda mulher seja, ainda que não tenha se dado conta'. - LÍVIA PEREZ (DIRETORA E DOCUMENTARISTA). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . ?Lampião da Esquina?: um documentário sobre o jornal homossexual mais transante do Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Longa mostra o olhar de um grupo de jornalistas homossexuais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Editado por Aguinaldo Silva, jornal gay 'Lampião da Esquina' ganha filme. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L ; MATTOSO, G. . Podcast Lado Bi #158 - Lampião da Esquina. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L ; MATTOSO, G. ; TREVISAN, J. S. . Programa Lado Bi: Lampião da Esquina. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . ?Quem matou Eloá??: sobre feminicídio e sensacionalismo midiático. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Quando a violência contra a mulher vira espetáculo na mídia: o que aprendemos com o caso Eloá. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . ?Quem matou Eloá?? Documentário evidencia espetacularização da violência contra as mulheres na TV. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . A Vida é Curta! - Quem Matou Eloá? (Diretora comenta o filme). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Programa Entretodos: Quem matou Eloá. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Programa Metrópolis: Lampião da Esquina. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Programa Cinejornal: É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários chega a sua 21ª edição. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, L . Três perguntas: Lampião da Esquina. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREZ, LIVIA . O Cinema Engajado e Transnacional de Norma Bahia Pontes. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREZ, L ; MARTINS, R. ; RODRIGUES, C. ; PARO, I. ; FUJINAGA, T. . Narrativas Audiovisuais - Estruturas do Real. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L . Produção para Documentário. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L . Oficina de Direção de Documentário. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. . Caderno de mediação Escola e Artes 2018 - SESC Santana. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livreto educacional).
PEREZ, L . Aula Inaugural: Mídia e Feminicício. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L . Documentário para Audiovisual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L . Distribuição de curtas-metragens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FRANCISCHELLI, G. ; PEREZ, L . Oficina de Webdocumentáio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L . Oficina de Montagem: Documentário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L . Oficina de Produção Audiovisual: Documentário. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREZ, L ; MAIA, R. S. . Oficina de Letramento Digital. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREZ, L ; MAIA, R. S. . Oficina de Produção Audiovisual para Crianças. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREZ, L . Macumba Antropofágica. Função: Pesquisa Iconográfica e projeção de vídeo. 2011. Teatral.
PEREZ, LIVIA . Looking for Norma (vídeo-instalação). 2023. Instalação.
PEREZ, LIVIA . M de Mães (longa-metragem) Direção, Roteiro, Fotografia, Som e Produção Executiva.. 2023. Filme.
SARMET, E. ; PEREZ, LIVIA . Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui (curta-metragem) Função: Coprodução. 2021. Filme.
PEREZ, LIVIA . Sob o Risco do Riso (longa-metragem) Direção, Produção e Argumento. 2020. Filme.
KATER, C. ; PEREZ, L . Carne (curta-metragem) Função: Produção Executiva. 2019. Animação.
CESARCO, A. ; ROLNIK, S. ; PANÃO, J. ; PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. . Learning the language (Present Continuous II) (videoarte) Função: Produção Executiva. 2018. Filme.
PEREZ, L . Lampião da Esquina. (longa-metragem) Função: Direção, Roteiro e Produção. 2016. Vídeo.
PEREZ, L . Quem Matou Eloá? (curta-metragem) Função: Direção, Roteiro, Produção e Montagem. 2014. Vídeo.
PEREZ, L . Rabidanti (curta-metragem) Função: Direção e Montagem. 2014. Vídeo.
PEREZ, L . Urban Places, Public Spaces (curta-metragem) Função: Direção. 2014. Vídeo.
PEREZ, L . Escola Agora (Curta-metragem) Função: Direção, Fotografia, Produção e Montagem... 2013. Vídeo.
FRANCISCHELLI, G. ; PEREZ, L . Se Eu Demorar Uns Meses (curta-metragem/vídeo instalação) Função: Direção, Produção e Montagem. 2013. WebArt.
PEREZ, L . Mulheres Andinas (exposição fotográfica). 2013. Fotografia.
FRANCISCHELLI, G. ; PEREZ, L ; MENEZES, A. L. G. T. C. ; VIEIRA, F. C. . Webdoc Graffiti (webdocumentário) Função: Produção. 2011. WebArt.
PEREZ, L . Ação Inscrever (curta-metragem) Função: Direção, Roteiro, Produção e Montagem. 2011. Vídeo.
PEREZ, L ; MENEZES, A. L. G. T. C. ; VIEIRA, F. C. ; FRANCISCHELLI, G. . Por um triz (média-metragem). Função: Direção. 2010. Vídeo.
CARTAXO, H. P. ; PEREZ, L . Pintura (curta-metragem) Função: Direção de Arte. 2010. Vídeo.
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. . Photofilme (curta-metragem) Função: Produção, Roteiro e Direção. 2009. Fotografia.
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. ; CARTAXO, H. P. ; RAMOS, P. N. ; OLIVEIRA, D. L. . WebTV Contra-ataque. (websérie) Função: Produção de Pautas e Fotografia. 2009. WebArt.
PEREZ, L . Making of - 20 Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Função: Produção de Conteúdo e Entrevistas. 2009. Vídeo.
PEREZ, L . Três minutos para mudar o mundo (curta-metragem) Função: Atriz. 2008. Vídeo.
PEREZ, L . A escuridão do mundo veio desse fio (curta-metragem) Função: Atriz. 2007. Vídeo.
PEREZ, L ; FRANCISCHELLI, G. ; MENEZES, A. L. G. T. C. ; VIEIRA, F. C. ; CARTAXO, H. P. . Tô ouvindo alguém me chamar. Função: Produção. 2007. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
Estrada da Vida (1952) e a Cinematográfica Terras do Brasil: A presença das mulheres no cinema brasileiro do início dos anos 1950, Descrição: Pesquisa sobre a iniciativa de Tânia Simões e Jovita de Almeida à frente da Cinematográfica Terras do Brasil, produtora fundada no começo dos anos 1950 em São Paulo, que resultou na filmagem de um único longa-metragem, Estrada da Vida (1952), classificado como inacabado no catálogo da Cinemateca Brasileira. A partir de publicações na imprensa e do roteiro original de Estrada da Vida e de outras obras das autoras, propõe-se uma reflexão sobre a abordagem exotificada e desconfiada acerca da presença das mulheres no cinema brasileiro e lançando questões sobre o processo de feitura do filme e o destino de suas autoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Coordenador.
-
2018 - 2021
Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual, Descrição: Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual é um grupo de estudos que tem como objetivo ser um espaço de visibilidade para o aprofundamento da reflexão e do pensamento crítico que acontece no diálogo entre o audiovisual, os estudos de gênero e as teorias feministas. A área predominante do grupo é o Audiovisual, mas é possível agregarmos pesquisadoras das áreas das Ciências Humanas, Letras, Literatura e Linguística e Ciências Sociais.Compõem o grupo pesquisadoras e realizadoras que desenvolvem trabalhos teóricos e práticos no campo do audiovisual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Coordenador / Gabriela Miruno - Integrante / Clara Bastos - Integrante / Esther Hamburger - Integrante.
-
2017 - 2020
Investidas, deslocamentos de mulheres no audiovisual brasileiro: o caso de Norma Bahia Pontes e Rita Moreira, Descrição: O projeto de pesquisa busca rearticular as trajetórias da cineasta, videomaker e ensaísta Norma Bahia Pontes (1941-2010) e da poeta e videomaker Rita Moreira (1944), e analisar a produção textual e fílmica que empreenderam individualmente e também em parceria afetivo-criativa durante o exílio em Nova Iorque nos anos 1970. A partir do estudo destes casos o projeto busca compreender deslocamentos múltiplos - transteóricos (Cinema Novo/movimento lésbico feminista), transmidiáticos (cinema/vídeo) e transnacional (Brasil/Estados Unidos) de mulheres no cinema e no audiovisual brasileiro nas décadas de 1960-1980.O projeto envolve ainda a recuperação, restauro e digitalização de textos, filmes e vídeos das autoras tais como Les Antillais/Os Antilhenses (1966, dir. Norma Bahia Pontes, 16mm), Chants Brésiliens (1967, dir. Norma Bahia Pontes, 16mm), Born on a prison (1977, dir. Norma Bahia Pontes e Rita Moreira), Looking for the Amazons/No País das Amazonas (1977, dir. Norma Bahia Pontes e Rita Moreira).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2019
Representações e imaginário da arquitetura: uma investigação sobre expressões populares no Norte e Nordeste do Brasil, Descrição: Essa pesquisa pretende investigar expressões populares no Norte e Nordeste do Brasil nas quais comparecem representações tridimensionais de arquiteturas - modelos ou maquetes - que tanto interagem com o Imaginário arquitetônico em um sentido local e universal, quanto reorganizam os materiais e saberes técnicos envolvidos na representação e na produção arquitetônica em um sentido poético e tecnológico. A partir dos estudos realizados sobre modelos arquitetônicos e imaginário no âmbito do Círio de Nazaré em Belém do Pará e do Guerreiro Alagoano entre 2010 e 2015, com apoio do CNPq (400554/2010-0 e 404132/2012-0), cujos procedimentos e resultados foram organizados e publicados no foto-livro bilíngue 'Portadores - Imaginário e Arquitetura' pela editora Annablume em 2015, algumas lacunas e expressões derivadas foram identificadas e se constituem hoje no principal problema a ser abordado na pesquisa aqui proposta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Integrante / Artur Simões Rozestraten - Coordenador / Daniele Queiroz dos Santos - Integrante.
-
2017 - Atual
Encontros e Reencontros com Norma Bahia Pontes, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe encontros e reencontros com as obras de da cineasta, videomaker e ensaísta Norma Bahia Pontes (1941-2010) desde sua atuação próxima ao Cinema Novo, investigando seu primeiro filme, o documentário anitcolonial Les Antillais (1966/1967) realizado em Paris e seus vídeos lésbico-feministas em codireção com Rita Moreira, realizados em Nova Iorque nos anos 1970. Refletindo sobre as relações entre cinema, vídeo, gênero e sexualidade, a pesquisa se concentra nas práticas artísticas e interlocuções culturais para propor a rearticulação historiográfica das obras de Bahia Pontes e analisar as interpretações por ela mobilizadas face à ditadura militar no Brasil, ao colonialismo francês, ao machismo estrutural e à lesbofobia. A despeito de ser lembrada pela codireção de vídeos com Rita Moreira nos anos 1970, a pesquisa desvela a produção de Bahia Pontes como cineasta na vanguarda do cinema anticolonial com Les Antillais/Os Antilhenses (1966/1967) e aborda sua produção ensaística com duas dezenas de textos sobre cinema, filosofia e sociologia publicados entre 1959 e 1973 em jornais, revistas e livros de sua coautoria. Ainda, a pesquisa se concentra nas inciativas realizadas nos anos 1970 em parceria afetiva e criativa com Moreira com quem fundou a distribuidora Amazon Media Project Inc, organizou o festival Women for Women (1974), e realizou vídeos que tematizavam a questão lésbica, o feminismo e a ecologia da cidade tais como Lesbian Mothers (1972), Lesbianism Feminism (1974), She Has a Beard (1975), The Apartment (1975/1976), On Drugs (1977), Walking Around (1977), Born in a Prison (1977), Looking for the Amazons (1977). Mantendo uma abordagem politizada que se reposicionou conforme sua conscientização enquanto realizadora lésbica do "terceiro mundo", Bahia Pontes deslocou-se do cinema de autores no Brasil e na França à autoria compartilhada no vídeo lésbico estadunidense. Em meio a estes deslocamentos, suas obras são atravessadas pelas noções de colonialidade, migração e diáspora, lar e senso de comunidade, seja nos enquadramentos que retratam os antilhanos em Paris ou as sexualidades dissidentes em Nova Iorque. À medida em que reflete sobre uma trajetória negligenciada, a pesquisa procura inscrever e visibilizar a presença de Bahia Pontes na história do audiovisual brasileiro. Como esforço de preservar sua obra, a pesquisa incluiu a localização, recuperação, digitalização e legendagem de dois curtas metragens em película, de trechos remanescentes de um média-metragem em vídeo, e a organização dos ensaios e da videofilmografia da diretora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Coordenador.
-
2014 - 2016
A representação da mulher em Iracema - Uma Transa Amazônica (1974), Descrição: Este estudo apresenta o resultado de pesquisas em fontes primárias sobre os desafios de produção, desde a concepção, produção até o lançamento e distribuição do filme Iracema - Uma Transa Amazônica dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna (1974). Além da abordar aspectos práticos da realização fílmica como equipamento e dispositivo de filmagem, o estudo busca compreender a recepção da obra destacando, numa perspectiva feminina, a questão da representação da mulher, tema que é tão fundamental na narrativa do filme, mas que parece ter permanecido adjacente à questão ambiental tão festejada pela crítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2008 - 2016
Mídia e Violência: Representações do feminicício nos meios audiovisuais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lívia Perez de Paula - Coordenador., Número de produções C, T & A: 17
Prêmios
2024
Melhor Documentário (M DE MÃES), Lovers Film Festival.
2023
Melhor Tese, SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
2023
Melhor Roteiro (M DE MÃES), 17 For Rainbow ? Festival de Cinema e Cultura da Diversidade.
2022
Melhor Tese, Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais USP.
2018
Prêmio da Crítica (LAMPIÃO DA ESQUINA), Festival Internacional de Mulheres - FIMCINE 2018.
2017
Melhor documentário e melhor edição (LAMPIÃO DA ESQUINA), 11 For Rainbow Festival de cinema e cultura da diversidade 2017.
2016
Melhor Curta-Metragem Documentário (QUEM MATOU ELOÁ?), 57th GENII Awards (Alliance for Women in Media Southern California - AWM SoCal.
2016
Melhor Filme na categoria MUJERES (QUEM MATOU ELOÁ?), IX Encuentro Hispanoamericano de Cine y Video Documental Independiente: Contra el Silencio Todas las.
2016
Melhor Curta-metragem Nacional e Menção honrosa de Melhor Filme para Reflexão (QUEM MATOU ELOÁ?), 9 Festival de Cinema de Triunfo.
2016
10+ Favoritos do Público (QUEM MATOU ELOÁ?), 27 Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
2016
Melhor Curta-metragem (Júri Jovem) (QUEM MATOU ELOÁ?), 7 CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira.
2016
Menção Honrosa na Competitiva Brasil de Longas-metragens (LAMPIÃO DA ESQUINA), 24 Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.
2016
Prêmio Eder Mazini de Montagem (QUEM MATOU ELOÁ?), Memorial do Cinema Paulista.
2016
Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Primeiro Plano (QUEM MATOU ELOÁ?), 15 Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.
2015
Melhor Curta Paulista (QUEM MATOU ELOÁ?), Semana Paulistana do Curta-Metragem (CCSP / Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).
2015
Melhor Curta-metragem (QUEM MATOU ELOÁ?), 9 ATLANTIDOC - Festival Internacional de Cine Documental do Uruguai.
2014
Competição Lusofonia ? Abel Pinto Cabral (SE EU DEMORAR UNS MESES), Festival Pampifitas.
2014
Melhor Curta-Metragem na Mostra Competitiva Nacional de Curtas (SE EU DEMORAR UNS MESES), V Festival de Cinema Curta Amazônia.
2014
Concurso CAJA DE CORTOS (SE EU DEMORAR UNS MESES), TAL TV.
2014
Prêmio Carmen Santos de Cinema, Secretaria do Audiovisual/ MinC e Secretaria de Políticas para Mulheres.
2014
Melhor Fotografia em Documentário e Melhor Desenho Sonoro (SE EU DEMORAR UNS MESES), 1 Festival Internacional Audiovisual de Bogotá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão. , Cidade Universitária, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914332
Experiência profissional
2023 - Atual
University of California, Santa CruzVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40
2021 - 2023
University of California, Santa CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de docência (Teaching assistant), Carga horária: 20
2022 - 2022
University of California, Santa CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (Graduate Student Researcher), Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2024
Ensino, Film and Digital Media, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Film Seminar
-
04/2024
Ensino, Digital Arts and New Media, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminar in Digital Arts and New Media
-
04/2024
Ensino, Film and Digital Media, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Moving Image Archives and the Frontiers of Information
-
09/2023 - 12/2023
Ensino, Film and Digital Media, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Latin American Cinema
-
09/2023 - 12/2023
Ensino, The Ethical and Political Implications of Emerging Technologies, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, The Ethical and Political Implications of Emerging Technologies
-
04/2022 - 05/2022
Estágios , Isaac Julian Lab in London.,Estágio realizado, Isaac Julien Studio.
2023 - Atual
University of OregonVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 6
Atividades
-
01/2024
Ensino, Media Studies, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Media and Society
2020 - 2021
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Doutorado) - CAPES, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa de Doutorado - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
2020 - 2020
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Doutorado sanduíche) - CAPES
Outras informações:
PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO, Doutorado Sanduíche, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
2019 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações:
Auxiliar de docência, em nível de Graduação e Pós Graduação na disciplina: História do Audiovisual IV - Literatura, Cinema e Erotismo; supervisora: Esther I. Hamburger]
2017 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Doutorado) - CAPES, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa de Doutorado - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Atividades
-
02/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Comunicações e Artes.,Linhas de pesquisa
2018 - 2019
Academia Internacional de CinemaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora no Curso de Documentário, Carga horária: 3
Outras informações:
Professora das disciplinas "Produção Executiva" e "Editais e Festivais" nos cursos de férias e cursos semestrais. Além de participação em pitches e bancas.
2018 - 2019
Cinematheque FrancaiseVínculo: Cineasta Interveniente, Enquadramento Funcional: Cineasta interveniente, Carga horária: 4
Outras informações:
Cineasta no projeto Le Cinéma Cent Ans de Jeunesse - https://www.cinematheque.fr/cinema100ansdejeunesse/
2014 - 2016
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (mestrado)
Outras informações:
Bolsa de mestrado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2010 - 2010
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PAD, Carga horária: 12
Outras informações:
Estagiária do Programa de Apoio Didático - PAD, Centro de Estudos de Línguas - CEL [Monitoria no curso de Francês]
2010 - 2010
Núcleo de Desenvolvimento AudiovisualVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio em montagem para Cinema e TV.
2010 - 2010
Arquivo Público e Histórico do Município de Rio ClaroVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio em produção, direção e edição de conteúdo para internet.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Livia Perez de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?