Allan Rooger Moreira silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Saúde Mental pela pós-graduação da Universidade de Pernambuco em parceria com a Residência de Psicologia do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. Mestre em Psicologia e Saúde Mental pelo Programa de Psicologia em Práticas e Inovação em Saúde Mental, da Universidade de Pernambuco (UPE, Campus Garanhuns), tendo recebido o reconhecimento de menção honrosa de melhor dissertação do programa em cerimônia de obtenção de grau. Atualmente é psicólogo plantonista do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP) e Preceptor da Residência de Psicologia em Saúde Mental no Serviço de Emergência Psiquiátrica do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (SEP/HUP). Tem ampla experiência em docência, tendo atuado em diversas instituições de ensino superior, como a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Atuou como preceptor do Programa de Residência em Enfermagem Psiquiátrica do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, ministrando uma série de seminários sobre Saúde Mental e temas correlatos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise Freud-Lacaniana, Clínica das Psicoses e Saúde Mental. Realizou estágio curricular no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), atendendo adultos e idosos em ambientes de ambulatório e enfermaria. Durante o período de residência atuou em diversos serviços constituintes da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS, NASF, Emergência psiquiátrica e outros) e no ambulatório e enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Para além disso, fez um estágio em Psicanálise na instituição Le Courtil (Campo Freudiano, Bélgica).Tem interesse em: Psicanálise, Filosofia, Literatura, Saúde Mental.

Informações coletadas do Lattes em 26/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Práticas e Inovação em Saúde Mental

2018 - 2020

Universidade de Pernambuco
Título: A Orientação Clínica como Dispositivo Institucional Diante da Clínica das Psicoses, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Henrique Figueiredo Carneiro
Palavras-chave: Clínica das Psicoses; Equipes de Saúde Mental; Educação Permanente em Saúde; Psicanálise Freud-Lacaniana.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Especialização em Residência de Psicologia em Saúde Mental

2015 - 2017

Hospital Ulysses Pernambucano
Título: O Corpo que se Impõe no Discurso: Psicossomática e Psicanálise
Orientador: Carlos Alberto Domingues do Nascimento
Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, SES, Brasil.

Graduação em Psicologia

2009 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Relatório Final - Estágio de Psicologia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Orientador: Maria Lucicleide Falcão de Melo Rodrigues

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

COLEGIO VITORIA

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 2002

Colegio Municipal 3 de Agosto

Formação complementar

2021 - 2021

Bases para Educação Interprofissional em Saúde. (Carga horária: 10h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2020 - 2020

VII Curso de Feedback. (Carga horária: 8h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2020 - 2020

Elaboração de Questões de Múltipla Escolha. (Carga horária: 10h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2018 - 2018

Acolher Para Intervir: Trabalhando em Pequenos Grupos. (Carga horária: 30h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2017 - 2017

XII Curso de Formação de Tutores em Abordagem Baseada em Problemas.. (Carga horária: 32h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em História da Arte Italiana: Renascimento e Barroco. (Carga horária: 28h). , Instituto Ricardo Brennand, RB, Brasil.

2015 - 2015

Cours de français langue étrangère. (Carga horária: 60h). , Alliance française Paris-Ile-de-France, FUN, França.

2015 - 2015

Filosofia da Arte. (Carga horária: 12h). , Círculo Psicanalítico de Pernambuco, CPP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em SUPERA 6ª Edição. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação para Estágio em Psicologia Clínica. (Carga horária: 20h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso-Oficina de Árabe Clássico para Iniciantes. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Francês Básico 1. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Línguas e Cultura, NLC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Francês Básico 2. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Línguas e Cultura, NLC, Brasil.

2013 - 2013

Uma Introdução à Metodologia de Walter Benjamin. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Hegel e a Teoria Política Contemporânea. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2012

O Trauma na Sociedade Contemporânea. (Carga horária: 2h). , Sociedade Psicanalítica do Recife, SPR, Brasil.

2012 - 2012

Para Ler Walter Benjamin [Marie Gagnebin / Suíça]. (Carga horária: 20h). , Instituto Ricardo Brennand, RB, Brasil.

2012 - 2012

Psicanálise em Nova Chave. (Carga horária: 12h). , Sociedade Psicanalítica do Recife, SPR, Brasil.

2009 - 2012

Fisk English Course. , Fundação Richard Hugh Fisk, FISK, Brasil.

2011 - 2011

Uma Introdução ao Pensamento Psicanalítico. (Carga horária: 60h). , Sociedade Psicanalítica do Recife, SPR, Brasil.

2010 - 2010

Da Metapsicologia à Clínica Psicanalítica.. (Carga horária: 3h). , Sociedade Psicanalítica do Recife, SPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Clínica das Psicoses.

Organização de eventos

SILVA, A. R. M. ; SILVA, V. . II Janeiro Branco do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. 2020. (Outro).

SILVA, A. R. M. ; SILVA, V. . I Janeiro Branco do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. 2019. (Outro).

Participação em eventos

II Janeiro Branco do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. 2020. (Outra).

II Jornada de Saúde Mental do IMIP.Rede de Atenção à Saúde Mental. 2019. (Outra).

Simpósio Internacional de Psicanálise A escuta clínica e institucional: os limites do ato clínico.A Orientação Clínica Como Intervenção Clínico-Institucional Diante da Clínica das Psicoses: há ato analítico possível?. 2019. (Simpósio).

VII Semana da Psicologia da UPE.Direitos Humanos e Saúde Mental. 2019. (Outra).

II Jornada Sobre Residência: Arte e Residência em Psicologia: Compartilhando Saberes e Práticas..Residência de Psicologia em Saúde Mental. 2017. (Outra).

Psiquiatria em Canto, Prosa e Poesia.A Face Enganosa de Eros: O Logro da Paixão na Literatura e na Psicanálise. 2017. (Encontro).

VI Encontro de Oficinas e Práticas de Psicologia.De Volta a Sociedade- As Habilidades Sociais dos Usuários das Modalidades Intensivo e Não-intensivo do CAPS AD. 2017. (Encontro).

VI Encontro de Oficinas e Práticas de Psicologia.Autocuidado: Uma Perspectiva Para Além do Tratamento no CAPS. 2017. (Encontro).

VI Encontro de Oficinas e Práticas de Psicologia.Desenvolvimento de Habilidades e Promoção de Autonomia: Trabalho Realizado com Usuários do CAPS AD. 2017. (Encontro).

XXIII Jornada Freud-Lacaniana.O Corpo que se Impõe no Discurso: Psicossomática e Psicanálise. 2017. (Encontro).

III Jornada de Saúde Mental HUP/UPE: Progamas de Residência em Psicologia e Enfermagem e.Transitivismo e Subjetivação na Clínica Infantil. 2016. (Outra).

II Jornada de Saúde Mental HUP/UPE: Progamas de Residência em Psicologia, Enfermagem e Psiquiatria..Drogas e Psicanálise: A Obsessão Pelo Infinito e a Busca do Objeto. 2015. (Outra).

O Mal-Estar: de Freud a Lacan [Eliane Schermann]. 2015. (Seminário).

O Mal-Estar na Civilização: De Quê se Trata? [Ângela Mucida]. 2015. (Seminário).

XXXVII Encontros Nietzsche. 2015. (Encontro).

II Ciclo de Debates Filosofia & Contemporaneidade. 2014. (Outra).

II Encontro Artpsi - A Psicologia do Sujeito Fraturado: Uma Reflexão Sobre o Sofrimento Humano a Partir da Vida e Obra de Frida Kahlo.. 2014. (Encontro).

III Encontro Artpsi - A Ética do Cuidado: Porque a Vida Não Pode Ser Uma Obra de Arte?!. 2014. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. A Face Enganosa de Eros: O Logro Da Paixão na Literatura e na Psicanálise. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. A Escuta Daquilo que "Não é Dito". 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Desafios da Escuta Psicanalítica em Um Hospital Geral. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. A Psicanálise e o Seu Discurso Sobre a Cultura. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Uma Leitura Psicanalítica da Cultura do Heavy Metal. 2014. (Congresso).

IV Encontro Artpsi: Discursos de Sexualidades Através de Desenhos Animados".. 2014. (Encontro).

Mal Estar, Sofrimento e Sintoma [Christian Dunker]. 2014. (Seminário).

Os Giros dos Discursos na Experiência Analítica [Angélia Teixeira]. 2014. (Seminário).

V Encontro Artpsi - O Escafandro e a Borboleta: O Fazer Criativo na Psicologia Hospitalar. 2014. (Encontro).

VIII Encontro Artpsi: Arte e Clínica: A Literatura Como Empreendimento de Saúde.". 2014. (Encontro).

XVI Jornada de Estudos em Psicologia do IMIP.A Dialética do Desejo e Seus Efeitos Imaginários na Dinâmica Psíquica. 2014. (Outra).

XX Jornada Freud Lacaniana.A Face Enganosa de Eros: O Logro Da Paixão na Literatura e na Psicanálise. 2014. (Simpósio).

2° Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco - A Influência do Livro das Mil e Uma noites e do Imaginário Orientalista na Criação do Conto Fantástico Ocidental.. 2013. (Congresso).

A Clínica do Ato Analítico [Luís Andrade]. 2013. (Seminário).

Considerações Psicanalíticas Sobre a Realidade Psíquica do Aborto - Sociedade Psicanalítica do Recife.. 2013. (Outra).

I Ciclo de Debates Filosofia & Contemporaneidade. 2013. (Outra).

O Corpo: Angústia e Desejo [Vera Pollo]. 2013. (Seminário).

XIV Jornada de Estudos em Psicologia do IMIP. 2013. (Outra).

Psicanálise e Ética [Roland Chemama / França]. 2012. (Seminário).

XVII Jornada de Psicanálise / XIII Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente.XA. 2012. (Outra).

XI Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Platonistas e VII Seminário Internacional Archai. 2011. (Simpósio).

XVI Jornada de Psicanálise XII Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente a. 2011. (Outra).

2° Encontro Pernambucano de Psicologia Social. 2010. (Encontro).

Bienal de Gestalt 2010. 2010. (Outra).

XV Jornada de Psicanálise XI Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Luanna Maria Ferreira da Cruz

Dr. Carlos Alberto Domingos do Nascimento; Júnior, Everaldo;SILVA, A. R. M.. Arte de Não Artistas: Reflexões Sobre o Uso da Arte na Clínica Psicanalítica. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Psicologia em Saúde Mental HUP/UPE) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Marcela Silva Conde Lima

SILVA, A. R. M.ALBUQUERQUE, Eliane Nóbrega. Interconsulta Psicológica: as Dificuldades do Reconhecimento e Aplicação da Prática em Hospitais Gerais. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Hamanda de Almeida Pedrosa

Dr. Carlos Alberto Domingos do Nascimento; MCs. Maria Lia Avelar da Fonte;SILVA, A. R. M.. Aproximações entre Loucura Feminina e Psicose: De um Gozo Desmedido ao empuxo à mulher. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Psicologia em Saúde Mental HUP/UPE) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Bruna Mirelle da Cunha Silva; Eduarda Couto Garrido Fonseca

SILVA, A. R. M.; SANTOS, E. P.. AFINAL O QUE É SER HOMEM?: discussões sobre masculinidade com adolescentes em conflito com a lei.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Zaine Estevão da Silva e Luisa Lacerda Rique

SILVA, A. R. M.; MIRANDA, E. B.. Transferência erótica e o manejo clínico à luz da teoria freudiana: um estudo de caso.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Ana Karla Silva da Nóbrega

SILVA, T. V. A.;SILVA, A. R. M.. Cartografia de Schreber: da Esquizofrenia como Representação ao Passeio do Esquzofrênico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Yasmin Janaína Ferreira Marcos

SILVA, A. R. M.; LIRA, P. O.; SILVA, T. V. A.. Uma Cartografia da Subjetividade-Mulher: Atravessamentos e Ressonâncias do Não-Todo Lacaniano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.

Orientou

Alexsandro Duarte de Lima

Plantão Psicológico como Possibilidade de Intervenção no Suporte Emocional aos Cuidadores de Pacientes Oncológicos Infantil Diante de Suas Crises; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Allan Rooger Moreira Silva;

Carlos Calebe Afonso Ferreira Pinheiro/Lucas Glasner Pessoa

O Alienado e o Laço que o Toca: Psicose e Laços Sociais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Allan Rooger Moreira Silva;

Eliane Trindade Lins e Maria do Socorro Teles de Melo

Fortalecimento de Vínculos, Autonomia e Reinserção Social: Passeio Terapêutico Além dos Muros do Caps; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Allan Rooger Moreira Silva;

Carlos Calebe Afonso Ferreira Pinheiro/Lucas Glasner Pessoa

A Face de Tânatos na dita toxicomania: Os enlaces da mitologia na psicanálise; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Allan Rooger Moreira Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. R. M. . Reflexões Psicanalíticas Acerca do Sujeito e do Uso de Drogas. In: XXI Jornada Freud Lacaniana, 2016, RECIFE. XXI Jornada Freud Lacaniana. Recife: Livro Rápido, 2015. p. 250-259.

  • SILVA, A. R. M. ; CARNEIRO, H. F. . Profissionais Forcluídos e Recalcados das Práticas em Saúde Mental. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , 2021.

  • SILVA, A. R. M. ; CARVALHEIRA, I. M. L. A. ; BARRETO, M. M. P. T. ; GARCIA, Luciana Valença ; ROLIM, C. V. . Análise Institucional e Transferência de Trabalho: qual o Lugar dos Vigilantes na Equipe de Saúde Mental?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos, Silvia Gusmão ; SILVA, A. R. M. ; BARRETO, M. M. P. T. ; GARCIA, Luciana Valença ; CARVALHEIRA, I. M. A. ; ROLIM, C. V. . Impasses Colocados pela Loucura Feminina para uma Enfermaria de Saúde Mental e a Construção de Orientações Clínicas de Manejo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. ; Ramos, Silvia Gusmão . Impasses Colocados pela Loucura Feminina para uma Enfermaria de Saúde Mental e a Construção de Orientações Clínicas de Manejo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, M. M. P. T. ; SILVA, A. R. M. ; SOUZA, M. E. O. ; SILVA, J. C. C. . Tecendo Redes de Comunicação e Cuidado em Saúde Mental: Criação de Instrumento de Articulação entre o Serviço de Emergência Psiquiátrica e RAPS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Rede de Atenção à Saúde Mental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Direitos Humanos e Saúde Mental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Tanatopolítica e Desmonte da Reforma Psiquiátrica: o Horror da Psicose ou a Psicose Diante do Horror?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . A Clínica das Psicoses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. R. M. . A Crise e a Importância da Equipe em Saúde Mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . A Orientação Clinica como Intervenção Clínico-institucional Diante da Experiência da Loucura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. R. M. . Noções Psicanalíticas Sobre a Psicose: Teoria e Prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . A Enfermagem e o Cuidado Diante da Psicose. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Residência de Psicologia em Saúde Mental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. R. M. . O Corpo que se Impõe no Discurso: Psicossomática e Psicanálise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. R. M. . A Face Enganosa de Eros: O Logro da Paixão na Literatura e na Psicanálise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. R. M. . Introdução à Teoria de Lacan. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Reforma Psiquiátrica e a Nossa Clínica Cotidiana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . O Usuário de Drogas: Entre a Clínica e a Rede. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Patologia Dual: Adições e Saúde Mental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . O Estádio do Espelho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. . Transitivismo e Subjetivação na Clínica Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. R. M. . Drogas e Psicanálise: A Obsessão Pelo Infinito e a Busca do Objeto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. R. M. . Reflexões Psicanalíticas Acerca do Sujeito e do Uso de Drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. R. M. . A Face Enganosa de Eros: O Logro Da Paixão na Literatura e na Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. R. M. ; TARQUINO, M. G. ; PIMENTEL, A. P. S. . A Face Enganosa de Eros: O Logro Da Paixão na Literatura e na Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TARQUINO, M. G. ; PIMENTEL, A. P. S. ; SILVA, A. R. M. . A Escuta Daquilo que 'Não é Dito'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TARQUINO, M. G. ; SILVA, A. R. M. ; PIMENTEL, A. P. S. . Desafios da Escuta Psicanalítica em Um Hospital Geral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. R. M. . A Dialética do Desejo e Seus Efeitos Imaginários na Dinâmica Psíquica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. R. M. . Sobre as Três Coordenadas da Formação Psicanalítica. Portal Educação, 2015 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . O Suicídio na Literatura, na Filosofia e na Psicanálise.. Portal Educação, 2015 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . A Temática da Morte na Literatura Psicanalítica. Portal Educação, 2015 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . O Papel do Psicólogo Frente aos Familiares de Pacientes Hospitalizados Sem Possibilidade de Cura. Portal Educação, 2015 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Psicanálise e Cultura. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Epistemologia Psicanalítica: Fatores Cruciais da Teoria Freudiana. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Psicanálise e Ética. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . A Cultura do Heavy Metal: Uma Leitura Psicanalítica. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . A Face Enganosa de Eros: O Logro Da Paixão na Literatura e na Psicanálise. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Martin Heidegger: Breve Histórico de Seu Caminho Filosófico. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Uma Análise Psicanalítica do Filme 'Um Método Perigoso'. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . A Filosofia e o Seu Discurso Sobre a Beleza. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Reflexões Críticas Sobre a Psicoterapia Breve de Base Analítica. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Reflexões Acerca do Grupo Terapêutico no Hospital. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . O Tempo no Discurso da Psicanálise. Portal Educação, 2014 (Artigo).

  • SILVA, A. R. M. . Pensando a Transferência e Contratransferência em Três Diferentes Abordagens. Portal Educação, 2014 (Artigo).

Outras produções

SILVA, A. R. M. ; CARNEIRO, H. F. . A Orientação Clínica como Dispositivo Institucional Diante da Clínica das Psicoses. 2020.

SILVA, A. R. M. ; CARNEIRO, H. F. ; CARVALHEIRA, I. M. L. A. . Grupo Operativo com Equipe de Vigilância em Saúde Mental. 2020.

SILVA, A. R. M. . Introdução a Lacan. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital Ulysses Pernambucano, Secretaria de Saúde de Pernambuco. , Avenida Rosa e Silva, 2.130, Tamarineira, 50751530 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31829900

Experiência profissional

2018 - Atual

Hospital Ulysses Pernambucano

Vínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 2

Outras informações:
Preceptor do Programa de Residência em Enfermagem Psiquiátrica. Ministra seminários sobre Saúde Mental e temas correlatos para os residentes do primeiro ano do referido programa.

2017 - Atual

Hospital Ulysses Pernambucano

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Plantonista

Outras informações:
Atua em diversos setores do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano realizando atendimentos e fazendo articulação entre o hospital e os serviços constituintes da Rede de Atenção Psicossocial.

2017 - Atual

Hospital Ulysses Pernambucano

Vínculo: Psicólogo Plantonista, Enquadramento Funcional: Orientador Clínico, Carga horária: 12

Outras informações:
A orientação clínica se insere no programa de formação permanente e visa trabalhar com as equipes do hospital questões centrais da saúde mental. Essa intervenção se dá através de rodas de conversa, potencializando espaços de simbolização e munindo os profissionais de uma atitude clínica diante da psicose.

2017 - Atual

Hospital Ulysses Pernambucano

Vínculo: Psicólogo Plantonista, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atua como preceptor da Residência de Psicologia em Saúde Mental no Serviço de Emergência Psiquiátrica (SEP).

2015 - 2017

Hospital Ulysses Pernambucano

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A residência de Psicologia em Saúde Mental é uma especialização profissional em serviço. Toda a atuação prática na rede de saúde é pensada através da psicanálise Freud-Lacaniana, fazendo que com isso a clínica se mantenha viva de forma constante.

2015 - 2016

Hospital Ulysses Pernambucano

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Docente

Outras informações:
Estágio docência da "Ofinica Prática em Saúde Mental", a qual foi realizada no HUP com estudantes de Psicologia do sexto período da Faculdade Pernambucana de Saúde. Essa atividade teve duração de três períodos (2015.1, 2016.1 e 2016.2) e totalizou uma carga horária de 60 horas.

2014 - 2014

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário em Clínica Psicanalítica

Outras informações:
Realizou atendimentos clínicos no ambulatório e na enfermaria de clínica médica do IMIP, fundamentado no método da Psicanálise Freud-Lacaniana.

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Foi monitor da disciplina "Epistemologia e História da Psicanálise" com orientação do professor Eniel Sabino.

2012 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Foi monitor da disciplina "Teorias Psicanalíticas 1" com orientação da professora Luciane de Conti.

2012 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante

Outras informações:
Estudante da disciplina de Trabalho Supervisionado 1, com a orientação da Prof. Luciane de Conti. Atuou no projeto Narrativas Infantis: O que contam as crianças sobre as escolas da infância?

2012 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Atuou como monitor da disciplina "História da Psicologia", com orientação do professor Sylvio Ferreira.

2015 - 2015

CAPS AD Eulâmpio Cordeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente

Outras informações:
A passagem pelo CAPS AD Eulâmpio Cordeiro se deu como um dos campos de prática oferecidos pela residência de psicologia em saúde mental. Atuou participando e coordenando o grupo reflexão, bem como realizando inúmeras triagens e acolhimentos no serviço.

2015 - 2015

CAPS Transtorno José Carlos Souto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente

Outras informações:
A passagem pelo Caps Transtorno se deu como um dos campos de prática oferecidos pela residência de psicologia em saúde mental. Atuou participando de vários grupos (Saúde e Cidadania, Operativo) e exercendo o lugar de técnico de referência de alguns usuários, bem como realizando escutas individuais.

2016 - 2016

Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente

Outras informações:
Atuou realizando atendimento clínico, pautado na psicanálise freud-lacaniana, no ambulatório geral e na enfermaria pediátrica do referido hospital geral.

2016 - 2016

Castelinho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente

Outras informações:
Participou das atividades propostas pelo Castelinho do Hospital Oswaldo Cruz. Todas as intervenções se dão pelo viés da arte e os seus efeitos junto aos pacientes acometidos de câncer.

2016 - 2016

Centro Médico Psicopedagógico Infantil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente

Outras informações:
Atuou no referido serviço realizando atendimentos clínicos à clínica da infância e coordenando um grupo de pais de crianças com problemas no desenvolvimento.

2016 - 2016

Núcleo de Atenção à Saúde da Família

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente

Outras informações:
Atuou na equipe do NASF realizando ações e outras atividades em postos de saúde do Distrito Sanitário I.

2016 - 2017

Le Courtil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente, Carga horária: 38

Outras informações:
Atuou como psicólogo durante o período de estágio opcional da residência. Le Courtil é uma instituição de psicanálise localizada na Bélgica e vinculada ao Campo Freudiano. Oferece acompanhamento no regime de internato ou semi-internato para adolescentes e jovens adultos em sofrimento psíquico e fragilidade social.

2017 - 2021

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor (Tutor) de Psicologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Exerceu docência amparada na metodologia ativa ABP, facilitando tutorias nos seguintes temas: Psicanálise; Filosofia; Saúde Mental; Gênero e Sexualidade; Psicologia da Educação.

2019 - 2019

Centro Universitário Brasileiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Psicologia

Outras informações:
Lecionou as seguintes disciplinas: Teorias da Personalidade, Clínica Psicanalítica e Teoria Pós-psicanalítica.

2020 - 2020

Faculdade Alpha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação em Saúde Mental

Outras informações:
Ministrou disciplina na pós-graduação em Saúde Mental com os seguintes temas: Clínica das Psicoses; Toxicomania, Nascimento da Clínica, Manejo da Crise, Loucura e Instituição.