Matheus de Paula Vaz Cândido Gomes
É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás. Durante a graduação participou de três modalidades de intercâmbio acadêmico internacional, através das quais aproxima-se de diferentes práticas de arquitetura e urbanismo, principalmente no que toca a visão de espaço público, estratégias bioclimáticas e de sustentabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2010 - 2016
Universidade Federal de Goiás
Título: Redondo Araguaia Re-Arquitetura: de ícone do abandono a exemplo bioclimático
Orientador: Fernando Antonio Oliveira Mello
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Gerenciamento de Obras. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
2016 - 2016
Projeto Final de Graduação. (Carga horária: 225h). , Feilden Clegg Bradley Studios, FCB, Inglaterra.
2014 - 2014
Intermediate French 2. (Carga horária: 100h). , Ulster University, Belfast Campus, UU, Irlanda do Norte.
2014 - 2014
Intermediate French 1. (Carga horária: 100h). , Ulster University, Belfast Campus, UU, Irlanda do Norte.
2012 - 2012
Revit Architecture 2012. (Carga horária: 60h). , Educação em Projetos Digitais, EDUCAD, Brasil.
2011 - 2011
AutoCAD Drafting. (Carga horária: 40h). , Jones County Career and Technical Education Center, JCCTEC, Estados Unidos.
2011 - 2011
Desktop Publishing. (Carga horária: 40h). , Northeast Jones High School, NEJ, Estados Unidos.
2010 - 2010
Digital Photography. (Carga horária: 40h). , Northeast Jones High School, NEJ, Estados Unidos.
2010 - 2010
Word Processing. (Carga horária: 40h). , Northeast Jones High School, NEJ, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Organização de eventos
FERREIRA, B. V. ; GOMES, M. V. . Deriva do bem . Goiás. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Deriva do bem . Setor Sul. 2015. (Outra).
14ª Bienal de Arquitetura de Veneza. 2014. (Outra).
Paisagem Urbana. História, artefato e lugar.. 2012. (Seminário).
XXV Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Encontro).
9ª Bienal de Arquitetura. 2011. (Outra).
Primeiro Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa. 2011. (Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2015
Projeto ANVEFEBRA, Descrição: Pesquisa financiada pelo Senado Federal em nome da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, com o intuito de recuperar dois projetos inéditos de Oscar Niemeyer para o eixo monumental em Brasília através de reconstrução em ambiente virtual bidimensional e tridimensional.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Matheus de Paula Vaz Cândido Gomes - Integrante / Pablo Fabião Lisboa - Coordenador / Camila Mogyca Magalhães - Integrante.
-
2012 - 2012
Reconstruindo documentações: narrativas e caminhos do projeto moderno em Goiânia, Descrição: Esta pesquisa tem como principal objetivo a ampliação do banco de dados existente sobre a produção da arquitetura e do urbanismo moderno em Goiânia, abrangendo um período situado entre as décadas de 1960 e 1980, a partir da coleta e produção de nova documentação gráfica e iconográfica sobre os edifícios estudados e de depoimentos dos principais atores envolvidos. Trata-se de documentar algumas narrativas e projetos deste período, sem a pretensão de estabelecer verdades absolutas, mas procurando identificar e (re)construir histórias, estórias e imagens, de alguma forma perdidas pelo tempo e paisagens da cidade. Se propõe, em paralelo, produzir um conjunto de mídias interativas e didáticas, visando sua utilização na educação (ensino fundamental e médio), incorporando à sociedade um entendimento mais acessível dos processos arquitetônicos e urbanísticos, sejam eles históricos ou contemporâneos, que inseridos em seu contexto de tempo e lugar acabam por construir a cidade em que vivemos. Como metodologia serão utilizadas a história oral e a análise gráfica. Para corporificar tais ações, serão utilizados como suporte, além das narrativas orais e análises documentais, simulações tridimensionais realizadas em ambiente virtual por programas computacionais específicos. Com isto, pretende-se reabilitar a memória construtiva do projeto, a partir das novas metodologias e tecnologias que se encontram a nossa disposição. As análises realizadas possibilitam a melhor compreensão dos edifícios em sua integridade formal e espacial e a reconstrução virtual de aspectos originais, permitindo a visualização de variantes não executadas ou experimentações paralelas. A participação do aluno nesta pesquisa diz respeito ao grurpo de estudos formado para preparar a elaboração dos planos de trabalho de Iniciação científica a serem apresentados, em 2012, para o edital PIBIC. As atividades deste grupo centraram-se em reuniões semanais de trabalho direcionadas à discussão de textos referentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Matheus de Paula Vaz Cândido Gomes - Integrante / José Artur D'Aló Frota - Coordenador / Rodolpho Teixeira Furtado - Integrante / Bruno Portilho Neves - Integrante / Eline Maria Moura Caixeta - Integrante / Lucas Martins Cardoso - Integrante.
Prêmios
2011
Desktop Publishing, FBLA-PBL.
2009
PET - Preliminary English Test, University of Cambridge.
2008
KET - Key English Test, University of Cambridge.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Feilden Clegg Bradley StudiosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Architectural Assistant Part I, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades: contatar fornecedores, solicitar e avaliar amostras de acabamentos; criar modelos 3D e desenhos 2D utilizando Revit e Sketchup; gerar imagens computadorizadas detalhadas; preparar apresentações de alta qualidade para clientes; auditar modelos BIM visando alta qualidade nos desenhos
2017 - 2017
Leão Arrais ArquiteturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto Convidado, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades: contatar arquitetos parceiros, fornecedores e clientes; criar modelos 3D e desenhos 2D utilizando Autocad e Sketchup; iniciar implantação de plataforma BIM no escritório via Autodesk Revit; gerar imagens computadorizadas detalhadas; preparar apresentações de alta qualidade para clientes; preparar propostas comerciais e documentação contratual; desenvolver levantamento in loco e análise de edificações existentes; acompanhar obras
2017 - Atual
XZ ArquiteturaVínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Matheus de Paula Vaz Cândido Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?