Mônica Carpalhoso Martins

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela FEO Don Domênico (1982) e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP (2004), na área de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem. Atualmente é Enfermeira Gerente de Regulação na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, atuando e pesquisando principalmente os seguintes temas: Ensino e Pesquisa em Enfermagem - O Desenvolvimento de Competências na Prática Docente; Educação, Saúde e Sociedade - A Integralidade na Atenção em Saúde; Gestão Hospitalar - Administração da Qualidade na Prestação de Serviços e Formação de Recursos Humanos na Saúde - O Trabalho em Equipe e a Interdisciplinaridade na Atenção em Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2002 - 2004

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Título: Administrar sua própria formação contínua: uma das competências requeridas ao docente de enfermagem do ensino superior,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Regina Toshie Takahashi
Palavras-chave: Enfermagem; Administração; Formação contínua; Docente de enfermagem; Ensino superior.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Administração Hospitalar

1999 - 2000

Centro Universitário Monte Serrat
Título: Educação Continuada: Gerenciamento e Desenvolvimento no Serviço de Enfermagem
Orientador: Terezinha Covas Lisboa

Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior

1994 - 1995

DON DOMENICO
Título: Universidade: O Ensino Superior e a Formação de Professores para o 1º e 2º graus
Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Cabrera

Especialização em Licenciatura em Enfermagem

1989 - 1990

Universidade Católica de Santos
Título: O Ensino de Enfermagem no ensino médio profissionalizante: Relato de experiência
Orientador: Ariovaldo Gobbati Liandro

Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia

1979 - 1982

DON DOMENICO

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde. (Carga horária: 60h). , Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação Docente para Elaboração de Curriculo. , Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, EEUSP, Brasil.

2002 - 2002

Formação de Cipeiros. , Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ISCMS, Brasil.

2001 - 2001

Gestão de Custos para Enfermagem. , Fator Rh Programas de Desenvolvimento, FATOR RH, Brasil.

2001 - 2001

Governanta Hospitalar. (Carga horária: 24h). , Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo, EHTSP, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Dor para Enfermagem. , Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ISCMS, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Exame Físico para Enfermeiras. (Carga horária: 15h). , Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, IDPC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Controle de Qualidade na Limpeza de Artigos Médico. , Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ISCMS, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Metodologia da Investigação Científica. , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Atualização na Prevenção de Lesões de Pele. , Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ISCMS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Didática para o Ensino Superior. , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Desenvolvimento de Equipes para Qualidade Hospital. , Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo, AHESP, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Treinamento S/Qualidade de Atendimento ao Cliente. , Justo Consultoria Hospitalar Divisão de Cursos e Treinamento, JCHDCT, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Enfermagem em Geriatria. , Sociedade Brasileira de Geriatria Gerontologia, SBGG**, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Treinamento de Equipamentos Neonatológicos. , Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ISCMS, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Treinamento em CAPD. , Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ISCMS, Brasil.

1981 - 1981

Extensão universitária em Oncologia Básica em Enfermagem. (Carga horária: 16h). , Don Domênico, DD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Seminário de Integração entre Santa Casa de Santos e UNIFESP - BS. 2009. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . IV Encontro de Iniciação Cientifica da UNIMES. 2008. (Outro).

CARRASCO, A. V. A. ; MARTINS, Mônica Carpalhoso ; COSTA, M. F. A. B. . III Encontro de Iniciação Científica da UNIMES - Curso de Enfermagem. 2007. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . I Forum de Educação em Saúde. 2006. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . II Encontro de Iniciação Científica da UNIMES. 2006. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . I Abraço Solidário. 2006. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . I Encontro de Iniciação Científica da UNIMES. 2005. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Campanha de Prevenção de Doenças Crônicas e Promoção à Saúde do Adulto e Idoso. 2004. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . II Congresso Regional de Gestão em Serviços de Saúde da Baixada Santista. 2000. (Congresso).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . I Congresso Regional de Gestão em Serviços de Saúde da Baixada Santista. 1999. (Congresso).

MARTINS, Mônica Carpalhoso ; CARRASCO, A. V. A. . 1ª Expoenf/Santos - Bienal destinada a exposição artística de trabalhos da enfermagem. 1999. (Exposição).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . I ENFSAÚDE - Feira de Saúde à Comunidade. 1995. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . II Semana de Enfermagem. 1992. (Outro).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . I Semana de Enfermagem. 1991. (Outro).

Participação em eventos

1º Fórum Somos SUStentáveis - FEHOSP. 2018. (Encontro).

16º AUDHOSP - Auditoria e Faturamento Ambulatorial SUS. 2017. (Congresso).

14º AUDHOSP - Auditoria em Saúde e Qualidade de Gestão. 2015. (Congresso).

10º AUDHOSP - Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão. Implantação de Mecanismos de Controle e Análise de Custos em Unidades de Internação de um Hospital Geral. 2011. (Congresso).

Curso de Boas Práticas Clínicas e Estruturação de Centro de Pesquisa. 2011. (Outra).

XXV Congresso de Secretários Municipais de Saude do Estado de São Paulo. 2011. (Congresso).

9º AUDHOSP. 2010. (Congresso).

Curso de Humanização Hospitalar. 2010. (Outra).

Seminário da ABRAHUE. 2010. (Seminário).

8º AUDHOSP. 2009. (Congresso).

Acesso aos Serviços de Saúde em Municípios da Baixada Santista. 2009. (Seminário).

Comunicação: mudando paradigmas para Gestão da Qualidade. 2009. (Seminário).

Curso de Gestão de Materiais. 2009. (Outra).

Diferenciando Grupos, Equipes e Times de Alta Performace. 2009. (Encontro).

Graduação em Enfermagem:uma questão de regulação. 2009. (Seminário).

III Seminário dos Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo. 2009. (Seminário).

II Oficina de Planejamento Estratégico. 2009. (Oficina).

I Oficina de Planejamento Estratégico da ISCMS.Gestão de Estrutura, Processos e Resultados. 2009. (Oficina).

X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Administrar sua própria formação contínua: uma das competências requeridas ao docente de enfermagem do ensino superior. 2009. (Congresso).

X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de profissionais docentes na área de saúde: relato de caso. 2009. (Congresso).

Encontro sobre vivências e práticas em Terapia Ocupacional da Baixada Santista.Inserção da terapia ocupacional no setor de queimados da ISCMS. 2008. (Encontro).

I Fórum de Ensino e Pesquisa da ISCMS.A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de profissionais da área de saúde: relato de caso. 2008. (Outra).

3º Meeting Gestão de Pessoas. 2007. (Encontro).

Ação Global.Educação e Promoção da Saúde da Família. 2007. (Outra).

Competências essenciais. 2007. (Seminário).

Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar. 2007. (Congresso).

Curso de Enfermagem sobre Assistência ao Paciente Crítico. 2007. (Outra).

Curso de Faturamento SUS. 2007. (Outra).

Curso Pré-evento: Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem em diferentes contextos assistenciais. 2007. (Encontro).

Ética em Pesquisa. 2007. (Encontro).

I CURSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2007. (Seminário).

I Encontro de Bioética do Núcleo de Bioética do Campus/UNIFESP/Baixada Santista. 2007. (Encontro).

O Ensino Superior Brasileiro na Atualidade. 2007. (Simpósio).

Projetando o Treinamento On-the-Job. 2007. (Oficina).

VII Congresso Brasileiro de Bioética e I Congresso Mundial Extraordinário da SIBIOÉTICA. 2007. (Congresso).

VIII Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo. 2007. (Encontro).

XV de Apoio a Gravidez.O Nascimento: Primeiros Sinais e Sintomas. 2007. (Outra).

XVI Curso de Apoio à Gravidez.O Nascimento - Primeiros Sinais e Sintomas. 2007. (Oficina).

II Encontro de Iniciação Cientifíca da UNIMES - Curso de Enfermagem.Administração de sua formação contínua:uma das competências requeridas ao docente de enfermagem do ensino superior. 2006. (Encontro).

Nursing - 4º Congresso Brasileiro. 2006. (Congresso).

Treinamento sobre Integração recepção e novos produtos Santa Casa Saúde. 2006. (Outra).

Encontro de Professores de Administração. 2005. (Encontro).

I Encontro de Iniciação Cientifíca da UNIMES - Curso de Enfermagem.Precaução Padrão: O conhecimento e a aplicação dos profissionais de enfermagem em suas atividades diárias. 2005. (Encontro).

I Encontro de Iniciação Científica da UNIMES - Curso de Enfermagem.A Inserção da Pesquisa Científica no Curso de Graduação de Enfermagem. 2005. (Encontro).

2ºWorkshop de Produtos para a Prevenção de Infecção Hospitalar/BS. 2004. (Outra).

Agita Santos.Educação e Promoção da Saúde Comunitária. 2003. (Outra).

II Simpósio Internacional de Enfermagem. 2003. (Simpósio).

63ª Semana Brasileira de Enfermagem e I Encontro de Pesquisa Científica em Enfermagem.Possibilidades e Dificuldades de Implantação da SAE. 2002. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Educação Continuada em Enfermagem. Como incrementar talentos na empresa: relato de experiência. 2002. (Congresso).

IV Curso de Apoio à Gravidez.O nascimento: Primeiros sinais e sintomas. 2002. (Outra).

Palestra sobre Liderança e Gerenciamento de Enfermagem. 2002. (Outra).

1° Encontro de Farmácia Hospitalar da Baixada Santista. 2001. (Encontro).

1° Simpósio de Enfermagem de Santos.SAE: Como eu faço?. 2001. (Simpósio).

4° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2001. (Congresso).

62ª Semana Brasileira de Enfermagem.62ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2001. (Outra).

Workshop do COREn-SP sobre Auditoria de Enfermagem, Desafios Legais e Éticos. 2001. (Outra).

3° Encontro do COREn-SP e Sociedades de Especialistas em Enfermagem. 2000. (Encontro).

Curso de Humanização, Administração e Liderança para Enfermeiros.Curso de Humanização, Administração e Liderança para Enfermeiros. 2000. (Outra).

I Congresso Nacional de Educação Continuada em Enfermagem - Gestão do Conhecimento: Desafio para Educação Continuada. 2000. (Congresso).

I Encontro de Gestão da Qualidade em Serviços de Enfermagem.Gestão da Qualidade em Serviços do Munícipio de Cubatão. 2000. (Encontro).

II Congresso Regional de Gestão em Serviços de Saúde da Baixada Santista. Você é capaz de reconhecer, valorizar e aproveitar os talentos humanos de sua equipe de trabalho. 2000. (Congresso).

III Curso de Apoio à Gravidez.Centro Obstétrico e Maternidade - dramatização da internação hospitalar. 2000. (Outra).

I Jornada de Enfermagem da UNILUS.Entidades de Classe na Enfermagem. 2000. (Outra).

Qualihosp 2000 - Seminário de Qualidade para Serviços Hospitalares. 2000. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de História da Medicina. V Congresso Brasileiro de História da Medicina. 2000. (Congresso).

Workshop sobre Estudos para a Complementação da Resolução COFEn n° 189. 2000. (Outra).

1° Ciclo de Estudos em Clínica Médica de Santos. 1999. (Outra).

1° Encontro sobre Doenças de Inverno. 1999. (Encontro).

1ª Jornada de Enfermagem do Litoral Paulista: Buscando a qualidade da assistência de enfermagem.131 anos de enfermagem: buscando a nossa história. 1999. (Outra).

51° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10° Congresso Panamericano de Enfermagem. 51° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10° Congresso Panamericano de Enfermagem. 1999. (Congresso).

Congresso Mundial das Misericórdias: 500 anos - O Mundo Unido pelas Misericórdias. 1999. (Congresso).

I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista. Novas Estratégias em Saúde. 1999. (Congresso).

I Curso de Aprimoramento em Sistematização da Assistência de Enfermagem.I Curso de Aprimoramento em Sistematização da Assistência de Enfermagem. 1999. (Oficina).

II Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem para o Século XXI. 1999. (Encontro).

III Simpósio Brasileiro de Educação Continuada. 1999. (Simpósio).

I Jornada Multiprofissional Pediátrica do Litoral Paulista.Aleitamento Materno e Manuseio do Leite na UTI Pediátrica da Santa Casa. 1999. (Outra).

I Oficina de Trabalho do COFEN e COREN. 1999. (Oficina).

I Semana de Enfermagem do CECAP.A Educação Continuada e a Busca do Aperfeiçoamento Profissional. 1999. (Outra).

I Simpósio Interdisciplinar de Combate ao Fumo. 1999. (Simpósio).

Palestra sobre Lixo Séptico. 1999. (Outra).

I Curso de Apoio a Gravidez.Conhecendo e aprendendo com o seu bebê. 1998. (Outra).

I Encontro do COREN-SP e Sociedades de Especialistas em Enfermagem. 1998. (Encontro).

II Curso de Apoio a Gravidez.O nascimento: primeiros sinais e sintomas. 1998. (Outra).

Palestra sobre Assistência Peri-Operatória em Cirurgia Cardíaca. 1998. (Outra).

Palestra sobre Emergências Psiquiátricas e Pediátricas. 1998. (Outra).

Palestra sobre Luvas, Proteção e Risco. 1998. (Outra).

Palestra sobre Oxigenioterapia Hiperbárica e Avaliação do Perfil Emocional da Equipe de Enfermagem. 1998. (Outra).

Palestra sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem. 1998. (Outra).

Seminário de Aprimoramento Técnico para Gerentes de Enfermagem. 1998. (Seminário).

Workshop - Seleção, Treinamento e Educação Continuada na Área Hospitalar.Workshop - Seleção, Treinamento e Educação Continuada na Área Hospitalar. 1998. (Outra).

Curso de Aprimoramento em uso de EPIs e Precauções Universais.A importância e necessidades do uso de EPI e Precauções Universais. 1997. (Outra).

III ENFSAÚDE - Feira de Saúde à Comunidade.III ENFSAÚDE - Feira de Saúde à Comunidade. 1997. (Outra).

IV Congresso Camiliano de Enfermagem. 1997. (Congresso).

IV ENFHESP - Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo. 1997. (Encontro).

Seminário de Legislação e Ética de Enfermagem. 1997. (Seminário).

I Encontro de Enfermagem Neonatológica. 1996. (Encontro).

I ENFSAÚDE - Feira de Saúde à Comunidade.I ENFSAÚDE - Feira de Saúde à Comunidade. 1995. (Outra).

II Jornada de Enfermagem do Hospital Guilherme Álvaro. 1995. (Outra).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. 1995. (Outra).

Seminário de Emergência e Socorrismo - Como atuar e ajudar.Situações de Emergência e Socorrismo - Como atuar e ajudar. 1995. (Seminário).

ENFTEC 3. 1992. (Outra).

I Curso de Atualização em Hipertensão Arterial. 1992. (Outra).

II Semana de Enfermagem.Qualidade no atendimento de enfermagem. 1992. (Outra).

Palestra: ABEn nos dias de hoje. 1992. (Outra).

Palestra sobre Germicidas Hospitalares. 1992. (Outra).

Simpósio de Educação Continuada em Enfermagem. 1992. (Simpósio).

V ENFSUDESTE - Encontro de Enfermagem da Região Sudeste. 1992. (Encontro).

1° Seminário de Atualização em Técnica de Injeção. 1991. (Seminário).

3° Seminário de Emergência e Socorrismo.Emergência e Socorrismo. 1991. (Seminário).

ENFESP - 1° Encontro de Enfermeiros em Hospitais de Ensino no Estado de São Paulo. 1991. (Encontro).

ENFSUDESTE - Encontro de Enfermagem da Região Sudeste. 1991. (Encontro).

I Encontro Paulista de Enfermagem em Neurocirurgia. 1991. (Encontro).

I Semana de Enfermagem.Trabalhos de Iniciação Científica. 1991. (Outra).

42° Congresso de Enfermagem. 1990. (Congresso).

Fórum Paulista para Reformulação do Código de Deontologia de Enfermagem. 1990. (Outra).

Jornada de Orientação ao Diabético.Cuidados com insulinoterapias. 1983. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Meire França Nunes e Viviane Tavares Fereira

FEREIRA, V.T.; NUNES, M.F.;MARTINS, Mônica Carpalhoso. O perfil do cuidador informal no atendimento do paciente portador de Doença de Alzheimer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Ivânia Silva Correia

MARTINS, Mônica Carpalhoso; CORREIA I.S.. Avaliação de Riscos da Úlcera de Pressão em Pacientes Acamados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Ana Clara, Rosemeire, Silmaras

SANTOS, A. C. P.; SANTOS, S. B.; SANTOS, S. C.; SOUZA, R. C.;MARTINS, Mônica Carpalhoso. A importância de um espaço lúdico no tratamento de crianças internadas em um hospita: uma reflexão de alunas de graduação de enfermagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Juliana Rainho, Juliana Turato e Thalita Pedral

MARTINS, Mônica Carpalhoso; RAINHO, J.; TURATO, J.; MELO, T. P.. Perfil dos Portadores de Diabetes Mellitus em um Centro de Referência no município de Santos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Thaisy Correia, Ana Paula Oliveira e Franciny Pedroso

MARTINS, Mônica Carpalhoso; OLIVEIRA, A. P. F.; PEDROSO, F.; GUERRA, T. C.. A experiência de mulheres diante do parto normal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos.

MARTINS, Mônica Carpalhoso. 1º Concurso de Poesias da Santa Casa de Santos. 2002. Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Orientou

Rosilene Cordeiro, Tatiane C

S; da Silva e Simone Barbosa; História Oral de Vida; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Mônica Carpalhoso Martins;

Thiago C

de Jesus, Nathanieli Bonh e Paula A; Monteiro; Expectativa de vida de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Mônica Carpalhoso Martins;

Carmem Lúcia, Ana Maria de Jesus e Maria Lúcia Carioca

Humanização em UTI Pediátrica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Mônica Carpalhoso Martins;

Camila Carneiro, Nathasha Dinelli, Viviane Ap

e Priscilla S; Universidade: O ensino superior e a formação do enfermeiro nos dias atuais sob a visão do egresso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Mônica Carpalhoso Martins;

Ana Carla, Rosemeire, Silmara Batista, Silmara Crepaldi

A importância de um espaço lúdico em uma unidade de internação pediátrica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Mônica Carpalhoso Martins;

Claúdia Kepe, Jeferson de Souza e Viviane Ponciano

O uso do brinquedo terapêutico na visita pré-operatória à criança hospitalizada; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Mônica Carpalhoso Martins;

Produções bibliográficas

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; COSTA, M. F. A. B. . Caracterização do Técnico de Enfermagem de uma instituição particular do município de Santos. Nursing (São Paulo) , v. 75, p. 34-37, 2004.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Qualificação e Desenvolvimento do Pessoal de Enfermagem. Jornal Santa Casa de Santos, Santos, v. 132, p. 16-16, 2002.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; LANZELOTTI, e N ; MARTINS, G G S ; VIEIRA, L de S . Panorama Atual do Controle de Infecção na Instituição Hospitalar Brasileira. (Conceitos e Indagações). Jornal Santa Casa de Santos, Santos, v. 135, p. 8-8, 2002.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Competências para o Exercício de Enfermagem. Jornal Santa Casa de Santos, Santos, v. 141, p. 19-19, 2002.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . A Espera de um Milagre. Jornal Santa Casa de Santos, Santos, v. 134, p. 10-10, 2002.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Como eu cuido de quem cuida. Revista Técnica de Enfermagem, São Paulo, v. 37, p. 13-13, 2001.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Incrementar talentos na instituição. A participação efetiva da enfermagem nas edificações de lideranças. Revista Técnica de Enfermagem, São Paulo, v. 28, p. 10-11, 2000.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; BISSOLI, M A L . Trabalho em equipe. Boletim Informativo da Associação Brasileira de Enfermagem, v. 5, p. 5-5, 2000.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Explicações sobre a Lei do Exercício Profissional. Revista do Conselho Regional de Enfermagem, São Paulo, v. 11, p. 14-15, 1997.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; TAKAHASHI, Toshie Regina . Administrar sua própria formação contínua: uma das competências requeridas ao docente de enfermagem do ensino superior. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Aguas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas comtemporâneos. São Paulo: Assessoria de Comunicação e Impresssa - UNESP, 2009. v. 1.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de profissionais docentes na área de saúde: relato de caso. In: X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2009, AGUAS DE LINDÓIA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE: OS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. São Paulo: Assessoria de Comunicação e Impressa - UNESP, 2009. v. 1.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Administração de sua formação contínua: uma das competências requeridas ao docente de enfermagem do ensino superior. In: II Encontro de Iniciação Cientifíca da UNIMES - Curso de Enfermagem, 2006, Santos. II Encontro de Iniciação Científica da UNIMES, 2006.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; CARRASCO, A. V. A. . Como incrementar talentos na empresa: relato de experiência. In: II Congresso Brasileiro de Educação Continuada em Enfermagem, 2002, São Paulo. II Congresso Brasileiro de Educação Continuada, 2002.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; CARRASCO, A. V. A. . Como incrementar talentos em enfermagem na empresa. relato de experiência. In: I Congresso Nacional de Educação Continuada, Gestão do Conhecimento.Desafio para a Educação Continuada, 2000, São Paulo. I Congresso Nacional de Educação Continuada, 2000.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; CARRASCO, A. V. A. . Percepções e Expectativas de Enfermeiros em relação ao desenvolvimento profissionall dentro de um hospital extraporte e filantrópico. In: I Congresso Nacional de Educação Continuada em Enfermagem - Gestão do Conhecimento: Desafio para Educação Continuada, 2000. I Congresso Nacional de Educação Continuada em Enfermagem, 2000.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; BISSOLI, M A L . Você é capaz de reconhecer, valorizar e aproveitar os talentos humanos de sua equipe de trabalho. In: II Congresso Regional de Gestão em Serviços de Saúde da Baixada Santista, 2000, Santos. II Congresso Regional de Gestão em Serviços de Saúde da Baixada Santista, 2000.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; CARRASCO, A. V. A. ; RUSSO, R. C. M. ; FERREIRA, R. C. . Dinâmicas de Grupo: Instrumentos úteis e de fácil aplicabilidade nos programas de desenvolvimento de pessoal. In: I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999, Santos. I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; SANTOS, R. C. M. . 131 anos de enfermagem - buscando a nossa história. In: I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999, Santos. I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde, 1999.

  • DUARTE, G. ; MARTINS, Mônica Carpalhoso . Hospital Dia - Uma nova estratégia de atendimento ao cliente. In: I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999. I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Central de Roupas: Uma nova proposta para o controle efetivo das roupas hospitalares. In: I Congresso Regional de Gestão de Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999. I Congresso Regional de Gestão dos Serviços de Saúde da Baixada Santista, 1999.

  • NUNES, D. A. ; PORTO, C. C. ; MARTINS, Mônica Carpalhoso . Aleitamento Materno e o Manuseio de Leite na UTI Pediátrica da Santa Casa de Santos. In: I Jornada Multiprofissional Pediátrica do Litoral Paulista, 1999, Santos. I Jornada Multiprofissional Pediátrica do Litoral Paulista, 1999.

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; Correia, AC . Imnplantação de Mecanismo de Controle e Análise de Custos em Unidades de Internação de um Hospital Geral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; TAKAHASHI, Toshie Regina . Administrar sua própria formação contínua: uma das competecências requeridas ao docente de enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de profissionais da área de saúde:relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; SANTOS, A. C. P. ; SOUZA, R. C. ; SANTOS, S. B. ; SANTOS, S. C. ; Silva, Marlene Valdice . A importância de um espaço lúdico no tratamento de crianças internadas em um hospital: uma reflexão das alunas de graduação em enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; KINJO, A. M. ; MONTEIRO, P. A. T. ; JESUS, T. C. ; BOHN, N. P. . Expectativa de Saúde em Pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; PORTO, C. C. ; JESUS, Ana Maria ; PONGELUPPE, C.L.J.M. ; Carioca, M.L. . Humanização na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: Revisão Bibliográfica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso ; TIAGO,Viviane Aparecida ; Souza, Camila Carneiro de Souza ; ARAÚJO, Natasha Dinelli Alves de ; SOUZA, Priiscilla dos Santos . O Ensino Superior e a formação do enfermeiro nos dias atuais sob a visão do egresso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . O perfil e a postura esperados de um estudante de enfermagem em um hospital auxiliar de ensino na visão do enfermeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . SAE Como eu faço?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Centro Obstétrico e Maternidade- Dramatização da Internação Hospitalar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Entidades de Classe na Enfermagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Humanização e Liderança com a equipe de enfermagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Educação Continuada em Enfermagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . SAE - Legislação e Aplicação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Conhecendo e Aprendendo com o seu bebê. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . A importância e a necessidade do uso de EPIs e Precauções Universiais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Primeiros Socorros. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Qualidade no atendimento de enfermagem. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Mônica Carpalhoso . Cuidados com insulinoterapia. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Projeto Institucional de Integralidade na Atenção à Saúde e Cuidado Humanizado. 2009.

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Novo Projeto Pedagógico - Curso de Graduação em Enfermagem. 2008.

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Projeto Pedagógico: Curso de Graduação em Enfermagem. 2003.

MARTINS, Mônica Carpalhoso ; TAKAHASHI, Toshie Regina . Curso de Capacitação para o Desenvolvimento de Pesquisas Científicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Curso de Capacitação Pedagógica para o Ensino Superior. 2008. .

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Manual de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MARTINS, Mônica Carpalhoso ; FERNANDES, R. ; GONCALVES, A. C. R. ; SANTOS, N. A. S. ; SOUZA, R. C. . Curso de Urgências e Emergências. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Mônica Carpalhoso ; TAKAHASHI, Toshie Regina . Curso de Capacitação Pedagógica para o Ensino Superior. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Registros de Enfermagem. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Curso de Atualização em Feridas e Ostomias. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . XV Curso de Apoio à Gravidez. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Urgências e Emergências. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . A excelência da comunicação verbal. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Administração de Medicações Parenterais. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MARTINS, Mônica Carpalhoso ; LISBOA, T. C. . Planejamento estratégico: Como instrumento de mudança organizacional. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MARTINS, Mônica Carpalhoso ; CARRASCO, A. V. A. . Higienização Hospitalar. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CARRASCO, A. V. A. ; MARTINS, Mônica Carpalhoso ; Silva, NAS ; Maria, Gilze . Um toque pela vida - Dia do Enfermeiro. 2009.

MARTINS, Mônica Carpalhoso . 5 minutos de atenção e segurança valem uma vida inteira de saúde. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Assistência de Enfermagem no Pré, Trans e Pós-Parto Cesáreo. 1996 (Demais trabalhos relevantes) .

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Aspirações de Secreções. 1992 (Demais trabalhos relevantes) .

MARTINS, Mônica Carpalhoso . Lavagem das Mãos. 1992 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Prática docente na formação de profissionais de saude para o cuidado integralizado e o trabalho em equipe, Descrição: Busca investigar a formação de profissionais de saúde para a prática do trabalho em equipe multiprofissional com foco na gestão do cuidado integralizado. Entender a prática docente e currículos na formação destes profissionais e analisar os contextos e cenários de formação na prática da assistência integralizada em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Carpalhoso Martins - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Estudo prospectivo da satisfação do enfermeiro no exercício da docência, Descrição: Busca investigar os fatores intervenientes na visão dos próprios enfermeiros docentes que interferem em sua satisfação profissional no exercício da docência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mônica Carpalhoso Martins - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Expectativas do Graduando de Enfermagem quanto ao desenvolvimento de pesquisas científicas no ensino superior, Descrição: Estudo que busca identificar as expectativas e as manifestações de motivação dos acadêmicos de enfermagem para o desenvolvimento de pesquisas científicas no curso de garduação de enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mônica Carpalhoso Martins - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    A Formação Contínua do Docente de Enfermagem no Ensino Superior, Descrição: Busca investigar a competência do docente de gerir sua formação acadêmica contínua. Analisar novas práticas docentes e suas inserções em pesquisas científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Carpalhoso Martins - Coordenador / TAKAHASHI, Toshie Regina - Integrante.

Prêmios

2011

Melhor trabalho científico apresentado no 10º AUDHOSP, FEHOSP.

2010

Patronesse da V Turma de Enfermagem, Universidade Metropolitana de Santos.

2010

Voto de Louvor e Congratulação - Certificação de Hospital de Ensino, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

2009

Professora Homenageada da IV Turma de Enfermagem, Universidade Metropolitana de Santos.

2008

Professora Homenageada da III Turma de Graduados de Enfermagem, UNIMES.

2007

Professora homenageada da II Turma de Graduandos de Enfermagem, UNIMES.

2006

Patronesse da I Turma de Enfermagem da UNIMES, UNIMES.

2005

Medalha de Honra por seviços prestados a comunidade santista como enfermeira, Câmara Municipal de Santos.

2001

Profissional Destaque do mês de julho, Comissão de Controle de Qualidade da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

2001

Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

2000

Membro Efetivo, SOBRECEN.

2000

Membro Efetivo da Comissão de Controle de Qualidade, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

1997

Patronesse da X Turma da Faculdade de Enfermagem, UNISANTOS.

1994

Enfermeira do Ano, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

1991

Patronesse da II Turma de Auxiliares de Enfermagem, SENAC.

1990

Patronesse da I Turma de Auxiliares de Enfermagem, SENAC.

1984

Voto de Louvor e Congratulação, Prefeitura Municipal de Praia Grande - Hospital Ação Médica Comunitária.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Diretoria Técnica. , Av. Claúdio Luiz da Costa n 50, Jabaquara, 11075900 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 32020725

Experiência profissional

2004 - 2006

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Responsável

2014 - Atual

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Regulação, Carga horária: 40

2008 - 2014

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora da Diretoria Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira de Desen. de Recursos Humanos, Carga horária: 40

1999 - 2006

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Coord. Desen. de Pessoal Enf., Carga horária: 40

1997 - 1998

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistente, Carga horária: 36

1991 - 1996

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Coordenadora, Carga horária: 36

1990 - 1990

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Supervisora, Carga horária: 36

1988 - 1989

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Administrativa, Carga horária: 36

Atividades

  • 10/2014

    Direção e administração, Diretoria Técnica, .,Cargo ou função, Gerente de Regulação.

  • 03/2008 - 09/2014

    Direção e administração, Diretoria Técnica, .,Cargo ou função, Assessora da Diretoria Técnica.

  • 06/2007 - 02/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Ensino, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2006 - 02/2008

    Direção e administração, Núcleo de Ensino, .,Cargo ou função, Enfermeira de Desenvolvimento de Recursos Humanos Senior.

  • 01/1999 - 01/2006

    Direção e administração, Gerência de Enfermagem, Serviço de Desenvolvimento de Pessoal.,Cargo ou função, Enfermeira Coordenadora do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal.

  • 01/1997 - 12/1998

    Direção e administração, Gerência de Enfermagem, Serviço de Desenvolvimento de Pessoal.,Cargo ou função, Enfermeira Assistente do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal.

  • 01/1991 - 12/1996

    Direção e administração, Departamento de Enfermagem, Serviço de Educação Continuada.,Cargo ou função, Coordenadora do Serviço de Educação Continuada.

  • 01/1990 - 12/1990

    Direção e administração, Serviço de Enfermagem, .,Cargo ou função, Supervisora do Serviço de Enfermagem.

  • 12/1988 - 12/1989

    Direção e administração, Unidade de Serviço, .,Cargo ou função, Enfermeira Administrativa de Unidade de Serviço.

2004 - 2010

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora dos cursos de extensão e pós-gra, Carga horária: 10

2004 - 2010

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 30

2002 - 2010

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 30

2002 - 2010

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 2

Atividades

  • 05/2004 - 12/2010

    Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenadora dos cursos de extensão e pós-graduação.

  • 05/2004 - 12/2010

    Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2003 - 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2002 - 12/2010

    Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Responsável Técnica.

  • 02/2002 - 12/2010

    Ensino, Faculdade de Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

1995 - 1998

Universidade Católica de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1995 - 05/1998

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Enfermagem, Didática Aplicada à Enfermagem

1989 - 1990

Centro Universitário Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora de Desenvolvimento Profissional IV, Carga horária: 30

Atividades

  • 04/1989 - 06/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Qualificação Profissional III - Auxiliar de Enfermagem

1984 - 1985

DON DOMENICO

Vínculo: Contrato de Prestação de Servi, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/1984 - 12/1985

    Ensino, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Enfermagem, Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Administração Aplicada à Enfermagem

1983 - 1984

Hospital Adelaide Patrocínio dos Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora e Diretora, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1983 - 09/1984

    Direção e administração, Serviço de Enfermagem, .,Cargo ou função, Supervisora e Diretora do Serviço de Enfermagem.

  • 08/1983 - 03/1984

    Direção e administração, Curso de Formação Profissional II, Atendente de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso.

  • 09/1983 - 10/1983

    Direção e administração, Curso de Orientação Ao Diabético, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso.

1982 - 1983

Hospital São Lucas de Diadema

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora e Diretora, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1982 - 03/1983

    Direção e administração, Serviço de Enfermagem, .,Cargo ou função, Supervisora e Diretora do Serviço de Enfermagem.