Leandro Gustavo de Oliveira

Leandro é médico, com especialização em Obstetrícia e Ginecologia pela Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha. Possui Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, tendo o doutorado sido realizado como ?Sandwich? na Universidade de Newcastle ? Inglaterra. Possui pós-doutorado em Imunologia da gravidez, com ênfase em pré-eclâmpsia, realizado no Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia - UNIFESP), com estágio no Laboratório de Imunobiologia dos Transplantes (ICB - USP). Atualmente é professor Livre-docente no Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu desde de Janeiro de 2015. É preceptor da Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha desde agosto de 2002. Leandro se interessa principalmente por imunologia e fisiologia da gravidez, invasão trofoblástica, pré-eclâmpsia, estresse oxidativo, angiogênese e inflamação. Na prática clínica se interessa principalmente por Síndromes Hipertensivas e Nefropatias na Gestação e Gestação em mulheres com Transplante Renal. A atuação em sala de parto também é tema de interesse.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Obstetrícia)

2005 - 2008

Universidade Federal de São Paulo
Título: Fontes de Interleucina-8 na decídua e sua ação na invasão trofoblástica
Orientador: em Newcastle University ( Stephen C Robson e Judith N Bulmer)
com Nelson Sass. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trofoblasto; Células Natural Killers uterinas; Citocinas; Leucócitos deciduais; Quimiocinas.

Mestrado em Medicina (Obstetrícia)

2003 - 2004

Universidade Federal de São Paulo
Título: As intercorrências clínicas, obstétricas e os resultados perinatais em grávidas portadoras de transplante renal,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Nelson Sass
Palavras-chave: Transplante renal; Gestação; Imunossupressão; Pré-eclampsia.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização - Residência médica

1999 - 2001

HOSPITAL E MATERNIDADE ESCOLA DR
MÁRIO DE MORAES ALTENFELDER SILVA, HMEVNC, Brasil;Residência médica em: Ginecologia e ObstretríciaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Secretaria da saúde da cidade de São Paulo, GEDEP, Brasil.

Especialização em pos-doutorado

2009 - 2011

Universidade Federal de São Paulo
Título: Células T reguladoras na pré-eclâmpsia
Orientador: Niels Olsen Saraiva Câmara
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Especialização em Patologia Obstétrica/Medicina Fetal

2002 - 2003

Universidade Federal de São Paulo
Título: Preceptoria em Obstetrícia

Aperfeiçoamento em Imunologia da Gravidez e Medicina Fetal

2005 - 2007

Newcastle University
Título: IL-8 stimulates trophoblast cell invasion in vitro and is involved in the uNK cell effect regulating trophoblast invasion. Ano de finalização: 2007
Orientador: Stephen C Robson e Judith N Bulmer
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Medicina

1993 - 1998

Faculdade de Medicina de Itajubá, FMIt

Pós-doutorado

2019

Livre-docência. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Título: Caracterização demográfica e de fatores de riscos, manejo e avaliação dos desfechos maternos e perinatais de gestações de mulheres com pré-eclâmpsia pré-termo, Ano de obtenção: 2019.

2009 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Formação complementar

2012 - 2012

The 11-13 weeks scan. , Fetal Medicine Foundation, FMF, Grã-Bretanha.

2009 - 2009

Citometria de Fluxo. (Carga horária: 21h). , BD Biosciences, BD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.

Organização de eventos

De Oliveira, Leandro ; SASS, Nelson ; RAMOS, J. G. . 20th International Congress of ISSHP. 2016. (Congresso).

SASS, Nelson ; De Oliveira, L. . 1st International Summit. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

26 Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia e 2ª Edição Online. PREVENÇÃO DA PRÉ-ECLÂMPSIA. 2021. (Congresso).

26 Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia e 2ª Edição Online. CARACTERIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO GESTACIONAL E DA PRÉ-ECLÂMPSIA. 2021. (Congresso).

53 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Vale a pena a oferta universal de AAS para prevenção da pré-eclâmpsia no Brasil? Eu penso que sim. 2021. (Congresso).

I Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez. Predição e Prevenção da Pré-eclâmpsia. 2021. (Congresso).

I Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez. Projeto: Zero Morte Materna por Pré-eclâmpsia/Eclâmpsia no Brasil. 2021. (Congresso).

52 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Rastreio e prevenção no contexto do SUS e quando há acesso a exames avançados. 2020. (Congresso).

52 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Pré-eclâmpsia 2020: novos conceitos sobre uma antiga doença. 2020. (Congresso).

Congresso SOGESP Online. "Near Miss" e mortalidade materna no estado de São Paulo e no Brasil. 2020. (Congresso).

IX Simpósio Internacional de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da PUCRGS. Anti-hipertensivos na gestação e puerpério - Pressão alvo, medicações e desfechos. 2019. (Congresso).

IX Simpósio Internacional de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da PUCRGS. PONTO E CONTRA PONTO - RASTREAMENTO COMBINADO DE PRÉ-ECLAMPSIA NO PRIMEIRO TRIMESTRE - É MOMENTO DE ADOTARMOS? (Não). 2019. (Congresso).

XXIV Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Marcadores bioquímicos e biofísicos nas síndromes hipertensivas: presente e futuro. 2019. (Congresso).

XXIV Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Predição da pré-eclâmpsia: avaliação crítica dos méstodos propostos e o que é efetivo para a prática clínica. 2019. (Congresso).

2018 CoLab Membership Conference. PREPARE and AWARE Projects. 2018. (Congresso).

FIGO 2018 | World Congress of Gynecology and Obstetrics |. Diagnóstico das Síndromes Hipertensivas na Gestação. 2018. (Congresso).

XII Encontro de Ex-Residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HCPA.Nova classificação de doença hipertensiva. 2018. (Encontro).

XII Encontro de Ex-Residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HCPA.Novos métodos diagnósticos e de acompanhamento da Pré-eclâmpsia. 2018. (Encontro).

XXI Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia. fullPIERS e miniPIERS: Devemos adotar estes modelos na prática diária?. 2018. (Congresso).

XXI Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia. O uso racional do corticoide para maturação pulmonar fetal. 2018. (Congresso).

XXI Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia. Rotura prematura das membranas - podemos postergar a interrupção da gestação para depois das 34 semanas?. 2018. (Congresso).

XXI World Congress of the International Society for Study of Hypertension in Pregnancy. Characteristics of women with preterm pre-eclampsia enrolled to the PREPARE Trial ? preliminary data. 2018. (Congresso).

XXI World Congress of the International Society for Study of Hypertension in Pregnancy. Creating biobanks in low and middle-income countries to improve knowledge ? The PREPARE initiative. 2018. (Congresso).

XXI World Congress of the International Society for Study of Hypertension in Pregnancy. Avaliador de posters. 2018. (Congresso).

XXI World Congress of the International Society for Study of Hypertension in Pregnancy. 2018. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia ? FEBRASGO. Papel dos Fatores Angiogênicos na Predição e Prognóstico da Pré-eclâmpsia. 2017. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia ? FEBRASGO. Hipertensão da Gestação ? Debate Informal. 2017. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia ? FEBRASGO. Eclâmpsia e HELLP síndrome. 2017. (Congresso).

CoLab Conference.PREPARE Project ? Where we are. 2017. (Encontro).

Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Botucatu. DIAGNÓSTICOS E CONDUTAS MAIS FREQUENTES EM OBSTETRÍCIA. 2017. (Congresso).

Lecture at King?s College.Maternal Care in Brazil. 2017. (Seminário).

Tox Talx Conference.Oxidative stress induces authophagy and inflamassome activation on placental explants. 2017. (Encontro).

VII Curso de medicina Fetal da SOGESP ? Regional Centro-Oeste.Papel dos biomarcadores na prematuridade. 2017. (Seminário).

XX Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia. Segundo estágio do parto. Até quando podemos investir na via baixa?. 2017. (Congresso).

XX Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia. Controle mais rígido da hipertensão arterial, sim ou não?. 2017. (Congresso).

XXII Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - SOGESP. Predição e Prevenção da Pré-eclâmpsia ? Debatedor. 2017. (Congresso).

XXII Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - SOGESP. Predição da Pré-eclâmpsia. 2017. (Congresso).

20th ISSHP World Congress. THE PATHOGENESIS OF PRE-ECLAMPSIA: FROM ANIMALS TO HUMANS. 2016. (Congresso).

20th ISSHP World Congress. Oral Session - Hemodynamics in Pre-eclampsia. 2016. (Congresso).

20th ISSHP World Congress. Oral Session - Diagnosis and Biomarkers in Pre-eclampsia. 2016. (Congresso).

20th ISSHP World Congress. Hemodynamics in Pre-eclampsia. 2016. (Congresso).

CoLab Conference.PREPARE - Prematurity Reduction by Preeclampsia Care. 2016. (Encontro).

I Congresso de alta complexidade em ginecologia, obstetrícia e medicina fetal do HIAE. Desequilíbrio angiogênico no diagnóstico e prognóstico da pré-eclâmpsia. 2016. (Congresso).

VI Curso de Medicina Fetal da SOGESP Regional Centro-Oeste. Padrões de Doença Placentária na Restrição Precoce e Tardia: Reflexos na Clínica. 2016. (Congresso).

VI Curso de Medicina Fetal da SOGESP Regional Centro-Oeste. Desequilíbrio dos Fatores Angiogênicos na Restrição. 2016. (Congresso).

V Workshop sobre Interação Materno Fetal.Preeclampsia - Associating research to clinical practice. 2016. (Simpósio).

XXI Jornada Mercosul ? SOGIRGS, 2016.. Acretismo placentário ? prevenindo complicações. 2016. (Congresso).

XXI Jornada Mercosul - SOGIRGS. Desafios atuais no diagnóstico presuntivo da síndrome pré-eclâmpsia/eclâmpsia. 2016. (Congresso).

62 Society for Reproductive Investigation Annual Meeting. Avaliador de Abstracts Submetidos. 2015. (Congresso).

XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Pré-eclâmpsia: Debatedor. 2015. (Congresso).

XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Rastreamento da Pré-eclâmpsia: Testes Laboratoriais e Doppler. 2015. (Congresso).

61 Society for Gynecologic Investigation Annual Meeting. Avaliador de Abstracts submetidos. 2014. (Congresso).

Educação Continuada Einstein.Marcadores Angiogênicos na Pré-eclâmpsia. 2014. (Seminário).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. 2) Tacrolimus as the first choice of immunosuppressive therapy in kidney transplantated pregnant women do not reduce maternal and perinatal risks. A preliminary analysis.. 2014. (Congresso).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. Maternal mortality in Brazil and proportion to hypertensive disorders: a trend of stagnation.. 2014. (Congresso).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. Silibinin modulates monocytes M1/M2 profile in women with preeclampsia.. 2014. (Congresso).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. NLRP3 inflammasome induced by uric acid in monocytes from pregnant women with preeclampsia.. 2014. (Congresso).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. Extending the scope of individual patient data meta-analyses: merging algorithms for biomarker measurements from heterogeneous laboratory platforms. The CoLAB Preeclampsia Angiogenic Factor Study.. 2014. (Congresso).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. Obesity in women who had preeclampsia remains as a cardiovascular risk: a first look.. 2014. (Congresso).

The XIX World Congress for the Study of Hypertension in Pregnancy. Lipid composition of placental tissue from patients with early-onset preeclampsia.. 2014. (Congresso).

UK-Brazil Frontiers Symposium.Extending the scope of individual patient data meta-analyses: Merging algorithms for biomarker measurements from heterogeneous laboratory platforms. 2014. (Simpósio).

XIX Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - SOGESP. Prevenção de Pré-eclâmpsia. 2014. (Congresso).

XIX Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - SOGESP. Seguimento clínico e anti-hipertensivos nas síndromes hipertensivas na gestação. 2014. (Congresso).

60 Society for Gynecologic Investigation Annual Meeting. Avaliador de Abstracts submetidos. 2013. (Congresso).

Fórum ? Novos Avanços em Medicina Laboratorial - UNICAMP.Marcadores Angiogênicos na Pré-eclâmpsia. 2013. (Seminário).

Simpósio ? Interação Materno-Fetal e Doença Trofoblástica - UNIFESP.Acretismo, Pré-eclâmpsia e Mola Hidatiforme ? Atuação do Trofoblasto. 2013. (Seminário).

XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Síndromes hipertensivas na gravidez ? Terapia medicamentosa. 2013. (Congresso).

Curso de Educação Continuada em GO - Hospital São Luiz.Urgência e Emergência Hipertensiva. 2012. (Encontro).

IV Fórum Integrador de Pesquisadores da Unifesp.Avaliação Lipidômica na Pré-eclâmpsia. 2012. (Seminário).

Simpósio Internacional do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.O Fórcipe de Simpson-Braun. 2012. (Simpósio).

Simpósio Internacional do Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha.Biomarcadores na Pré-eclâmpsia. 2012. (Simpósio).

Simpósio Internacional do Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha.Aplicação do Fórcipe de Simpsom-Braun: Aula teória e curso prático. 2012. (Simpósio).

XII Curso de Obstetrícia Patológica da Liga de Assistência Obstétrica da UNIFESP.Síndromes hipertensivas na gestação. 2012. (Encontro).

XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Terapêutica medicamentosa nas síndromes hipertensivas na gravidez. 2012. (Congresso).

XVII ISSHP World Congress. Lipidic Fingerprintg in women with early-onset preeclampsia: a first look. 2012. (Congresso).

38 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Fatores angiogênicos na pré-eclâmpsia. 2011. (Congresso).

VI Seminário de Interação Materno-fetal.iNKT cells in normal pregnant and preeclamptic women. 2011. (Seminário).

XVI Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia. Avaliação dos perfis inflamatório e anti-angiogênico na pré-eclâmpsia e investigação de possíveis. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia. Rastreamento das intercorrências obstétricas no primeiro trimestre da gravidez. 2011. (Congresso).

12th Bergmeyer Conference Novel Biomarkers:: From Discovery to Clinical Application. 2010. (Congresso).

1st International Summit "Preeclampsia". Preeclampsia. 2010. (Congresso).

1st International Summit "Preeclampsia". Preeclampsia - an inflammatory disease. 2010. (Congresso).

37 Congresso Brasileiro de Análise Clínicas. Diagnóstico Laboratorial na Pré-eclâmpsia. 2010. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Perinatologia em Medicina Fetal - Hospital Israelita Albert Einstein.Pré-eclâmpsia: Fisiopatologia e Rastreamento. 2010. (Simpósio).

XVII ISSHP World Congress. Pregnancy after renal transplantation: a prospective evaluation of the graft function. 2010. (Congresso).

XVII ISSHP World Congress. The imbalance between angiogenic and anti-angiogenic factors in preeclampsia - preliminary data. 2010. (Congresso).

European ISSHP Congress, Oxford. 2009. (Congresso).

I Jornada Acreana de Obstetrícia.1-Síndromes hipertensivas na gravidez 2- Medicina Fetal na Prática diária. 2008. (Encontro).

I Simpósio de Obstetrícia da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Amapá.Diagnóstico e Conduta nas Síndromes Hipertensivas na Gravidez. 2008. (Simpósio).

I Simpósio de Obstetrícia Sogoap.Diagnóstico e conduta nas síndromes hipertensivas da gravidez. 2008. (Simpósio).

XVI Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy. 2008. (Congresso).

54th Congress of The Society for Gynecologic Investigation. IL- 8 Promotes Trophoblast Cell Invasion In Vitro - Oral Presentation. 2007. (Congresso).

I Encontro de Ginecologia e Obstetrícia Baseado em Evidências.1- Pré-eclâmpsia 2- Assistência ao parto. 2007. (Encontro).

11th Annual Conference of The British Maternal & Fetal Medicine Society. 2006. (Congresso).

XV Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy. Pregnancy after Renal Transplantation: a single centre experience - Oral Communication. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Geila de Moraes Pereira

RUGOLO, L. M. S. S.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; CALDAS, J. P. S.. Efeito da Síndrome Hipertensiva Gestacional no Prognóstico de Recém-nascidos Prematuros. 2018. Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Paulo de Siqueira Guida

NASCIMENTO, M. L. C.; PASSINI JUNIOR, R.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Pré-eclâmpsia: Entender para aprimorar o cuidado. 2017. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andressa Trecenti Damacena

BORGES, V. T. M.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; CAVALLI, R. C.. Associação entre ácido úrico materno com resultados maternos e perinatais na pré-eclâmpsia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lilliam Rocha Penha

DIAS JUNIOR, C. A. C.; Peraçoli MT;De Oliveira, Leandro. Circulating and in vitro Myeloperxidase in patients with Hypertensive Disorders of Pregnancy. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda Régnier Gaiotto Batista

PEREIRA, L.; Peraçoli JC; BORGES, V. T. M.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Concentração sérica de sulfato de magnésio em gestantes com pré-eclâmpsia, submetidas aos esquemas de Zuspan e Sibai. 2015. Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariana Romão Veiga

Peraçoli MT; SANTOS, D. C. D. M.; CAVALLI, R.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Determinação da ativação de monócitos e de biomarcadores celulares em gestantes portadoras de pré-eclâmpsia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ginecologia Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Ingrid Cristina Weel

Peraçoli MT;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; Hoshida MS. Alterações histopatológicas e expressão de citocinas e de fatores angiogênicos em placentas de gestantes portadoras de pré-eclâmpsia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ginecologia Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Leonardo Teixeira Lopes de Medeiros

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; Peraçoli MT. Caracterização das Subpopulações de Monócitos M1 e M2 e Associação com Produção de Citocinas em Gestantes Portadoras de Pré-eclâmpsia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eloisa Pedroso de Barros Corrêa e Silva

De Oliveira, L.. Intervalos de referência da dopplervelocimetria das artérias oftálmicas em gestantes de baixo risco. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliane Rosa Poiati

Peraçoli JC; Luminoso MLM; Cavalli RC; Magalhães CG;Oliveira, L.G.. Avaliação hemodinâmica por tonometria de aplanação em gestantes com pré-eclâmpsia precoce e tardia. 2011. Dissertação (Mestrado em Ginecologia Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Joyce Pereira takatsuka

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; Silva Gomes RA. Avaliação dos perfis protéicos urinário e plasmático de pacientes gestantes normotensas e com Pré-eclâmpsia. 2009. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Daniele Cristóvão Escouto

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; BRAMHAM, K.; ANTONELLO, I. C.; MATTIELLO, R.; FIGUEIREDO, C. P.. Evaluation of the fullPIERS model and PlGF as predictors of adverse outcomes in women with hypertensive disorders of pregnancy. 2018. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde.) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jussara de Souza Mayrink Novais

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; Peraçoli JC; PARPINELLI, M. A.; LAJOS, G. J.; CECATTI, J. G.. Pré-eclâmpsia entre nulíparas de baixo risco: um desafio a ser superado combinando-se estratégias já consagradas e novas tecnologias. 2018. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tawana Vicente Bertagnolli

Cavalli RC; MARCOLIN, A. C.;De Oliveira, L.; FRANCISCO, R. P. V.; DUARTE, G.. Concentração plasmática do Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas (PDGF AA) na predição da pré-eclâmpsia. 2017. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Enoch Quindere de Sá Barreto

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; SURIANO, I. C.; Moron, A.F.;Nardozza LM; BUSSAMRA, L. C. S.. Avaliação ultrassonográfica da posição do cerebelo em fetos normais e em fetos portadores de disrafismo espinhal corrigido no período pré-natal ou após o nascimento. 2017. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jusciele Brogin Moreli

CALDERON, I. M. P.; SANTOS, D. C. D. M.; ROGATTO, S. R.; Bevilacqua E; Hoshida MS;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Lesões no DNA e capacidade de resposta celular de gestantes e recém-nascidos em regime de hiperglicemia de intensidade variada. 2015. Tese (Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bruna Ribeiro de Andrade Ramos

SILVA, M. G.;De Oliveira, L.; CASTELLI, E. C.; CAMARGO, R. P. S.; MATIAS, J. P.. Polimorfismo de genes pró e anti-inflamatórios candidatos à predisposição à rotura prematura de membranas pré-termo e ao trabalho de parto pré-termo. 2015. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Natalia Prearo Moço

SILVA, M. G.;De Oliveira, L.; MELICIO, L. A. D.; MATTAR, Rosiane; NAI, G. A.. Expressão gênica e proteica de receptores Toll-like em células do sangue materno de gestações normais e complicadas por prematuridade. 2015. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Danny Laura Gomes Fagundes Triches

De Oliveira, L.. Imunologia das interações materno-fetais no diabete e hiperglicemia leve. 2014. Tese (Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Aline Rodrigues Lorenzon Ojea

DAMASCENO, D. C.; LAURINDO, F. R. M.; FRANCISCO, R. P. V.; ORTIS, F.; Bevilacqua, E.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Expressão e possível função do fator 2 derivado de células estromais (SDF2) na gestação. 2014. Tese (Doutorado em BIOLOGIA DE SISTEMAS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Gustavo de Oliveira Simões

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; FERNANDEZ, R. M.; STASI, L. C.. Alternate Current Biosusceptometry: a new method to study in vivo uterine nechanical contraction on pregnant rats. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Farmacologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Enoch Quindere de Sá Barreto

Nardozza LM; LEDERMAN, H. M.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Avaliação da Ultrassonografia da medula espinhal e do cerebelo fetal em gestações sem disrafismo e em fetos submetidos à correção intrautero. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nathalia Mayumi Noda Nicolau

SILVA, M. G.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; TRISTAO, A. R.. Combinations and loads of Bacteria affect the immune response by fetal membranes: an in vitro study. 2016.

Aluno: Tawana Pascon

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Associação do Diabetes Mellitus Gestacional com os defeitos de desenvolvimento de esmalte na dentição da criança. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Geila de Moraes Pererira

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; PELICIA, S. M. C.; RUGOLO, L. M. S. S.. Efeito da Síndrome Hipertensiva no Prognóstico Neonatal de Recém-nascidos Prematuros.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andressa Trecenti Damacena

COSTA, R. A. A.;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; BORGES, V. T. M.. 25.3.1. Associação entre ácido úrico materno em gestantes com pré-eclâmpsia e recém-nascido pequeno para a idade gestacional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andressa Trecenti Damacena

De Oliveira, Leandro; BORGES, V. T. M.; COSTA, R. A. A.. Associação entre ácido úrico materno em gestantes com pré-eclâmpsia e recém-nascidos pequeno para idade gestacional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda Régnier Gaiotto Batista

BORGES, V. T. M.; Peraçoli JC;OLIVEIRA L G ou De Oliveira L. Nível sérico de sulfato de magnésio em pacientes com iminência de eclâmpsia submetidas aos esquemas de Zuspam ou Sibai. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; BORGES, V. T. M.; COSTA, R. A. A.; VESPOLI, H. L.. Processo de seleção das vagas de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L; Peraçoli MT; DAMASCENO, D. C.; PONTES, A. G.. Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Ginecologia Obstetrícia e Mastologia 2016. 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

De Oliveira, L.. Papel da Dopplervelocimetria das artérias uterinas e da dosagem dos marcadores bioquímicos PAPP-A e PlGF no primeiro trimestre, na predição da pré-eclâmpsia de início precoce. 2012. Universidade Federal de São Paulo.

De Oliveira, L.. Invasão trofoblástica na gravidez tubária à luz da anatomia patológica: correlação com marcadores sorológicos e imunohistoquímicos. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

De Oliveira, L.. Invasão trofoblástica: papel da sinalização intracelular da stat-1. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

Comissão julgadora das bancas

Eliane Aparecida Alves

ALVES, Eliane Aparecida. As intercorrências Clínicas,Obstétricas e os Resultados Perinatais em Grávidas Portadoras de Transplante Renal. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Ismael Dale Cotrim Guerreiro da Silva

Silva ID. Células T Reguladoras (NKT e CD4+CD25+) em Placentas de Pacientes com Pré-Eclâmpsia - Quantificação e Relação com a Expressão Clínica da Doença. 2005. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

NIELS OLSEN SARAIVA CAMARA

Nelson Sass;Câmara, NOS. Células T reguladoras (NKT e CD4+CD25+) em placentas de pacientes com pré-eclampsia - quantificação e rela~ção clínica da doença. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

José Carlos Peraçoli

SASS, NelsonPERAÇOLI, J. C.; ALVES, E. A.; SOUZA, E.. As intercorrências clínicas, obstétricas e os resultados perinatais em grávidas portadoras de transplante renal. 2004 - Escola Paulista de Medicina.

José Carlos Peraçoli

SASS, Nelson; PINTO, M. I. M.;PERAÇOLI, J. C.; BEVILACQUA, E. M. A.; MORON, Antonio Fernandes. Fontes de interleucina-8 (IL-8) na decídua e sua ação na invasão trofoblástica. 2008. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Maria Isabel de Moraes Pinto

de MORAES-PINTO, MISASS, Nelson; PERAÇOLI, José Carlos; BEVILACQUA, Estela Maris A. F.; MORON, A. F.. Fontes de Interleucina-8 (IL-8) na Decídua e sua Ação na Invasão Trofoblástica. 2008. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Estela Maris Andrade Forell Bevilacqua

Nelson Sass; José Carlos Peraçoli; Antonio Fernandes Moron; Maria Isabel de Moraes Pinto;Bevilacqua, E.. Fontes de Interleucina-8 (IL-8) na decídua e sua ação na invasão trofoblástica. 2008. Tese (Doutorado em Obstetrícia) - Universidade Federal de São Paulo.

Jose Osmar Medina de Abreu Pestana

PESTANA, J. O. M. A.. As intercorrências clínicas, obstétricas e os resultados perinatais em grávidas portadoras de transplante renal. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Jose Osmar Medina de Abreu Pestana

PESTANA, J. O. M. A.. Gestação em portadores de transplante renal, avaliação das intercorrências clínicas ou obstétricas e resultados perinatais. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Luciano Marcondes Machado Nardozza

Nardozza LMM; Bevilacqua EMAF; Pinto MIM;Moron AF; Peraçoli JC; Sass N; Souza EV. Fontes de Interleucina-8 (IL-8) na decídua e sua ação na invasão trofoblástica. 2008. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Eduardo de Souza

SOUZA, E.. As intercorrências clínicas, obstétricas e os resultados perinatais em grávidas portadoras de transplante renal. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Nelson Sass

MORON, Antonio Fernandes; PERAÇOLI, José Carlos;Sass N; Pinto MIM; Bevilacqua EMAF. Fontes de Interleucina-8 (IL-8) na decídua e sua ação na invasão trofoblástica. 2008. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Orientou

Ligia Mitie Ikeda

Análise dos grupos de pacientes submetidas a parto cesáreo a partir de uma classificação de Robson modificada; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Maria Laura Marconi França

Lúpus e Nefropatias na Gestação; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Felipe Cordeiro da Fonseca

Marcadores de restrição de crescimento fetal de causa placentária e resultados perinatais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Carolina Magrin Saullo

Análise Lipidômica em Gestantes estratificadas a partir da composição corporal; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Duelene Ludimila Nogueira

Avaliação do algoritmo fullPIERS na população brasileira em comparação com a população de seu desenvolvimento; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Wilson Minoru Lima Koike

Trial de viabilidade randomizado para avaliar o automonitoramento da pressão arterial após pré-eclampsia; 2022; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Ligia Mitie Ikeda

Análise dos grupos de pacientes submetidas a parto cesáreo a partir de uma classificação de Robson modificada; 2020; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Maria Laura Marconi França

Lúpus e Nefropatias na Gestação; 2020; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Priscila Rezek Nunes

EFEITO DO FENÔMENO DE HIPÓXIA E REOXIGENAÇÃO SOBRE A AUTOFAGIA EM TECIDO PLACENTÁRIO; 2017; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Mariana Leticia Matias

Análise de Inflamassoma induzido por urato monossódico em monócitos de gestantes portadoras de pré-eclâmpsia; 2015; Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Henri Korkes

Caracterização do perfil lipídico em plasma e placenta de pacientes com pré-eclâmpsia; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Daniela Meleti

Avaliação da passagem de hemácias fetais para a circulação materna após procedimentos obstétricos invasivos; 2012; Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Jussara Leiko Sato Tebet

Repercussões Obstétricas e Perinatais em Portadoras de Doença Renal Crônica; 2008; Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Heni Korkes

Papel dos microRNAs 135a e 210 na fisiopatologia da pré-eclâmpsia; 2015; Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Pedro Luiz de Carvalho Silva

Aplicação da sonda de Foley para preparo cervical em gestantes com uma cesárea segmentar transversa prévia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia) - HOSPITAL E MATERNIDADE ESCOLA DR; MÁRIO DE MORAES ALTENFELDER SILVA; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Ahmed Karin Mourad

Hemoglobina glicada como marcador de risco para malformações fetais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica) - Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, Secretaria da saúde da cidade de São Paulo; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Lais Aivazoglou

Pregnancy after renal transplantation ? an evaluation of the graft function; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Obstetrícia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Gustavo de Oliveira;

Foi orientado por

Luiz Camano

As intercorrências clínicas, obstétricas e os resultados perinatais em grávidas portadores de transplante renal; 2004; Dissertação (Mestrado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Luiz Camano;

NIELS OLSEN SARAIVA CAMARA

Interleucina-8 estimula a invasão trofoblástica in vitro e é secretada pelas células uNK CD56+ na interface materno-fetal; 2008; Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Niels Olsen Saraiva Câmara;

NIELS OLSEN SARAIVA CAMARA

2011; Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Niels Olsen Saraiva Câmara;

Nelson Sass

Fontes de Interleucina-8 (IL-8) na decídua e sua ação na invasão trofoblástica; 2008; Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nelson Sass;

Produções bibliográficas

  • NUNES, PRISCILA REZECK ; ROMAO'VEIGA, MARIANA ; RIBEIRO, VANESSA ROCHA ; PERAÇOLI, JOSÉ CARLOS ; PERACOLI, MARIA TEREZINHA SERRAO ; De Oliveira, Leandro . COVID-19: a new risk factor or just a new imitator of preeclampsia? NLRP3 activation: a possible commom mechanism. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY , v. x, p. x, 2022.

  • NUNES, PRISCILA REZECK ; ROMAO-VEIGA, MARIANA ; RIBEIRO, VANESSA ROCHA ; DE OLIVEIRA, LARISSA RAGOZO CARDOSO ; DE CARVALHO DEPRA, IGOR ; DE OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO ; PERACOLI, JOSE CARLOS ; PERACOLI, MARIA TEREZINHA SERRAO . Inflammasomes in placental explants of women with preeclampsia cultured with monosodium urate may be modulated by vitamin D. HYPERTENSION IN PREGNANCY , v. online, p. 1-10, 2022.

  • GUIDA, JOSÉ P. CECATTI, JOSE G. SOUZA, RENATO T. PACAGNELLA, RODOLFO C. RIBEIRO-DO-VALLE, CAROLINA C. LUZ, ADRIANA G. LAJOS, GIULIANE J. SURITA, FERNANDA G. NOBREGA, GUILHERME M. GRIGGIO, THAYNA B. CHARLES, CHARLES M. MIELE, MARIA J. FERREIRA, SILVANA B. TEDESCO, RICARDO P. FERNANDES, KARAYNA G. MARTINS-COSTA, SÉRGIO H.A. RAMOS, JOSÉ G.L. PERET, FREDERICO J.A. FEITOSA, FRANCISCO E. TRAINA, EVELYN CUNHA FILHO, EDSON V. VETTORAZZI, JANETE HADDAD, SAMIRA M. ANDREUCCI, CARLA B. CORREA JUNIOR, MÁRIO D. , et al. MAYRINK, JUSSARA DIAS, MARCOS A.B. OLIVEIRA, LEANDRO G. MELO JUNIOR, ELIAS F. DA LUZ, MARÍLIA G.Q. COSTA, MARIA LAURA ; Preeclampsia among women with COVID-19 during pregnancy and its impact on maternal and perinatal outcomes: results from a national multicenter study on COVID in brazil, the REBRACO initiative. Pregnancy Hypertension-An International Journal of Womens Cardiovascular Health , v. x, p. 1, 2022.

  • DE OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO ; DINIZ, ANGÉLICA LEMOS DEBS ; PRADO, CAIO ANTÔNIO DE CAMPOS ; CUNHA FILHO, EDSON VIEIRA DA ; SOUZA, FRANCISCO LÁZARO PEREIRA DE ; KORKES, HENRI AUGUSTO ; RAMOS, JOSÉ GERALDO ; COSTA, MARIA LAURA ; CORRÊA JUNIOR, MÁRIO DIAS ; SASS, Nelson ; CAVALLI, RICARDO DE CARVALHO ; MARTINS-COSTA, SÉRGIO HOFMEISTER DE ALMEIDA ; PERAÇOLI, JOSÉ CARLOS . Pre-eclampsia: Universal Screening or Universal Prevention for Low and Middle-Income Settings?. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 43, p. 061-065, 2021.

  • COSTA, MARIA LAURA SOUZA, RENATO T. PACAGNELLA, RODOLFO C. BENTO, SILVANA F. RIBEIRO-DO-VALLE, CAROLINA C. LUZ, ADRIANA G. LAJOS, GIULIANE J. NOBREGA, GUILHERME M. GRIGGIO, THAYNA B. CHARLES, CHARLES M. TEDESCO, RICARDO P. FERNANDES, KARAYNA G. MARTINS-COSTA, SÉRGIO H. A. PERET, FREDERICO J. A. FEITOSA, FRANCISCO E. MATTAR, Rosiane CUNHA FILHO, EDSON V. VETORAZZI, JANETE HADDAD, SAMIRA M. ANDREUCCI, CARLA B. GUIDA, JOSÉ P. CORREA JUNIOR, MÁRIO D. DIAS, MARCOS A. B. OLIVEIRA, LEANDRO G. MELO JUNIOR, ELIAS F. , et al. MENEZES, CARLOS A. S. LUZ, MARÍLIA G. Q. CECATTI, JOSE G. ; Facing the COVID-19 pandemic inside maternities in Brazil: A mixed-method study within the REBRACO initiative. PLoS One , v. 16, p. e0254977, 2021.

  • NUNES, PRISCILA R. ; ROMAO-VEIGA, MARIANA ; MATIAS, MARIANA L. ; RIBEIRO, VANESSA R. ; De Oliveira, Leandro ; PERACOLI, JOSE CARLOS ; TEREZINHA S. PERACOLI, MARIA . Vitamin D decreases expression of NLRP1 and NLRP3 ninflammasomes in placental explants from women with preeclampsia cultured with hydrogen peroxide. HUMAN IMMUNOLOGY , v. S0198-, p. 1, 2021.

  • COSTA, MARIA LAURA SOUZA, RENATO T PACAGNELLA, RODOLFO C BENTO, SILVANA F RIBEIRO-DO-VALLE, CAROLINA C LUZ, ADRIANA G LAJOS, GIULIANE J MAZON, SILVIA B BAHAMONDES, LUIS SURITA, FERNANDA G NOBREGA, GUILHERME M GRIGGIO, THAYNA B CHARLES, CHARLES M'POCA MIELE, MARIA J TEDESCO, RICARDO P FERNANDES, KARAYNA G MARTINS-COSTA, SERGIO PERET, FREDERICO JA FEITOSA, FRANCISCO E MATTAR, Rosiane TRAINA, EVELYN CUNHA FILHO, EDSON V VETTORAZZI, JANETE HADDAD, SAMIRA M ANDREUCCI, CARLA B , et al. GUIDA, JOSÉ PAULO CORREA JUNIOR, MARIO D DIAS, MARCOS AUGUSTO BASTOS OLIVEIRA, LEANDRO G MELO JUNIOR, ELIAS F MENEZES, CARLOS AS LUZ, MARÍLIA GQ CECATTI, JOSE GUILHERME ; Brazilian network of COVID-19 during pregnancy (REBRACO: a multicentre study protocol). BMJ Open , v. 11, p. e051284, 2021.

  • NUNES, PRISCILA R. ; ROMÃO-VEIGA, MARIANA ; Peraçoli, José C. ; ARAUJO COSTA, ROBERTO A. ; de Oliveira, Leandro G. ; BORGES, VERA THEREZINHA M. ; PERAÇOLI, MARIA TEREZINHA . Downregulation of CD163 in monocytes and its soluble form in the plasma is associated with a pro-inflammatory profile in pregnant women with preeclampsia. IMMUNOLOGIC RESEARCH , v. x, p. 1, 2019.

  • WILES, KATE ; De Oliveira, Leandro . Dialysis in pregnancy. BEST PRACTICE & RESEARCH CLINICAL OBSTETRICS & GYNAECOLOGY , v. 57, p. 33-46, 2019.

  • DIAS, MARCOS AUGUSTO BASTOS ; De Oliveira, Leandro ; JEYABALAN, ARUNDHANTHI ; PAYNE, BETH ; REDMAN, CHRISTOPHER W. ; MAGEE, LAURA ; POSTON, LUCILLA ; CHAPPELL, LUCY ; SEED, PAUL ; VON DADELSZEN, PETER ; ROBERTS, JAMES MICHAEL . PREPARE: protocol for a stepped wedge trial to evaluate whether a risk stratification model can reduce preterm deliveries among women with suspected or confirmed preterm pre-eclampsia. BMC Pregnancy and Childbirth , v. 19, p. 343, 2019.

  • PERAÇOLI, JOSÉ CARLOS ; BORGES, VERA THEREZINHA MEDEIROS ; RAMOS, JOSÉ GERALDO LOPES ; CAVALLI, RICARDO DE CARVALHO ; COSTA, SÉRGIO HOFMEISTER DE ALMEIDA MARTINS ; OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO DE ; SOUZA, FRANCISCO LAZARO PEREIRA DE ; KORKES, HENRI AUGUSTO ; BRUM, IONE RODRIGUES ; NASCIMENTO, MARIA LAURA COSTA DO ; CORRÊA JUNIOR, MÁRIO DIAS ; SASS, Nelson ; DINIZ, ANGÉLICA LEMOS DEBS ; CUNHA FILHO, EDSON VIERA DA . Pre-eclampsia/Eclampsia. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 41, p. 318-332, 2019.

  • De Oliveira, Leandro ; DIAS, MARCOS AUGUSTO BASTOS ; JEYABALAN, ARUNDHANTHI ; PAYNE, BETH ; REDMAN, CHRISTOPHER W. ; MAGEE, LAURA ; POSTON, LUCILLA ; CHAPPELL, LUCY ; SEED, PAUL ; VON DADELSZEN, PETER ; ROBERTS, JAMES MICHAEL . Creating biobanks in low and middle-income countries to improve knowledge - The PREPARE initiative. Pregnancy Hypertension-An International Journal of Womens Cardiovascular Health , v. 13, p. 62-64, 2018.

  • NUNES, PRISCILA REZECK ; PERACOLI, MARIA TEREZINHA SERRÃO ; ROMAO-VEIGA, MARIANA ; MATIAS, MARIANA LETICIA ; RIBEIRO, VANESSA ROCHA ; DA COSTA FERNANDES, CELIO JUNIOR ; PERACOLI, JOSE CARLOS ; RODRIGUES, JOSE RICARDO ; De Oliveira, Leandro . Hydrogen peroxide-mediated oxidative stress induces inflammasome activation in term human placental explants. Pregnancy Hypertension-An International Journal of Womens Cardiovascular Health , v. 14, p. 29-36, 2018.

  • GOMES, SARA Z. ; ARAUJO, FRANCIELE ; BANDEIRA, CARLA L. ; OLIVEIRA, LEANDRO G. ; HOSHIDA, MARA S. ; ZUGAIB, MARCELO ; FRANCISCO, ROSSANA P.V. ; BEVILACQUA, ESTELA . The Impact of Immunosuppressive Drugs on Human Placental Explants. Reproductive Sciences , v. 1, p. 193371911881273, 2018.

  • AUGUSTO KORKES, HENRI ; Oliveira, Leandro De ; SASS, Nelson ; SALAHUDDIN, SAIRA ; KARUMANCHI, S. ANANTH ; RAJAKUMAR, AUGUSTINE . Relationship between hypoxia and downstream pathogenic pathways in preeclampsia. Hypertension in Pregnancy (Print) , v. x, p. 1-6, 2017.

  • PREARO MOÇO, NATÁLIA ; CAMARGO BATISTA, RENATA APARECIDA ; FERNANDES MARTIN, LAURA ; DE OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO ; GARCIA DE LIMA PARADA, CRISTINA MARIA ; ALARCÃO DIAS-MELICO, LUCIANE ; DE ASSIS GOLIM, MARJORIE ; GUIMARÃES DA SILVA, MÁRCIA . Toll-Like Receptor-2 and -4 Expression by Maternal Neutrophils in Preterm Labor. Gynecologic and Obstetric Investigation , v. x, p. 1, 2017.

  • BURKE, ÓRLAITH BENTON, SAMANTHA SZAFRANSKI, PAWEL VON DADELSZEN, PETER BUHIMSCHI, S. CATALIN CETIN, IRENE CHAPPELL, LUCY FIGUERAS, FRANCESC GALINDO, ALBERTO HERRAIZ, IGNACIO HOLZMAN, CLAUDIA HUBEL, CARL KNUDSEN, ULLA KRONBORG, CAMILLA LAIVUORI, HANNELE LAPAIRE, OLAV MCELRATH, THOMAS MOERTL, MANFRED MYERS, JENNY NESS, ROBERTA B. OLIVEIRA, LEANDRO OLSON, GAYLE POSTON, LUCILLA RIS-STALPERS, CARRIE ROBERTS, JAMES M. , et al. SCHALEKAMP-TIMMERMANS, SARAH SCHLEMBACH, DIETMAR STEEGERS, ERIC STEPAN, HOLGER TSATSARIS, VASSILIS VAN DER POST, JORIS A. VERLOHREN, STEFAN VILLA, PIA M. WILLIAMS, DAVID ZEISLER, HARALD REDMAN, CHRISTOPHER W.G. STAFF, ANNE CATHRINE ; Extending the scope of pooled analyses of individual patient biomarker data from heterogeneous laboratory platforms and cohorts using merging algorithms. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health , v. 6, p. 53-59, 2016.

  • WEEL, INGRID C. ; BAERGEN, REBECCA N. ; ROMÃO-VEIGA, MARIANA ; BORGES, VERA T. ; RIBEIRO, VANESSA R. ; WITKIN, STEVEN S. ; BANNWART-CASTRO, CAMILA ; PERAÇOLI, JOSE C. ; De Oliveira, Leandro ; Peraçoli, Maria T. . Association between Placental Lesions, Cytokines and Angiogenic Factors in Pregnant Women with Preeclampsia. Plos One , v. 11, p. e0157584, 2016.

  • ONO, E. ; DOS SANTOS, A. M. ; VIANA, P. O. ; DINELLI, M. I. S. ; Sass, N. ; De Oliveira, L. ; GOULART, A. L. ; DE MORAES-PINTO, M. I. . Immunophenotypic Profile and Increased Risk of Hospital Admission for Infection in Infants Born to Female Kidney Transplant Recipients. American Journal of Transplantation (Print) , v. X, p. n/a-n/a, 2015.

  • MATIAS, MARIANA LETICIA ; ROMÃO, MARIANA ; WEEL, INGRID CRISTINA ; RIBEIRO, VANESSA ROCHA ; NUNES, PRISCILA REZECK ; BORGES, VERA THEREZINHA ; ARAÚJO, JOÃO PESSOA ; PERAÇOLI, JOSÉ CARLOS ; De Oliveira, Leandro ; PERAÇOLI, MARIA TEREZINHA . Endogenous and Uric Acid-Induced Activation of NLRP3 Inflammasome in Pregnant Women with Preeclampsia. Plos One , v. 10, p. e0129095, 2015.

  • MEDEIROS, LEONARDO T. L. ; Peraçoli, José C. ; BANNWART-CASTRO, CAMILA F. ; ROMÃO, MARIANA ; WEEL, INGRID C. ; GOLIM, MARJORIE A. ; de Oliveira, Leandro G. ; KUROKAWA, CILMERY S. ; MEDEIROS BORGES, VERA T. ; PERAÇOLI, MARIA T. S. . Monocytes from Pregnant Women with Pre-Eclampsia are Polarized to a M1 Phenotype. American Journal of Reproductive Immunology (Print) , v. n/a, p. n/a-n/a, 2014.

  • DO PRADO, KAREN MATIAS ; CORREA-SILVA, SIMONE ; OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO ; CAMARA, Niels Olsen Saraiva ; ONO, ÉRICA ; SANDRI, SILVANA ; TOURINO, MELISSA CAVALHEIRO ; CAMPA, ANA ; DE SÁ LIMA, LARISSA ; SCAVONE, CRISTOFORO ; BEVILACQUA, ESTELA . Indoleamine 2,3-dioxygenase (IDO) Activity in Placental Compartments of Renal-Transplanted Pregnant Women. American Journal of Reproductive Immunology (Print) , v. n/a, p. n/a-n/a, 2014.

  • KORKES, HENRI AUGUSTO ; OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO DE ; BERLINCK, LIVIA ; GOES, FERNANDA SAMPAIO ; BORGES, ANTONIO FERNANDO ALLEMAND ; KIRSZTAJN, GIANNA MASTROIANNI ; SASS, Nelson . Human fetal malformations associated with the use of an angiotensin II receptor antagonist: Case Report. Jornal Brasileiro de Nefrologia (Impresso) , v. 36, p. 410-413, 2014.

  • KORKES, HENRI AUGUSTO ; SASS, Nelson ; Moron, Antonio F. ; Câmara, Niels Olsen S. ; Bonetti, Tatiana ; CERDEIRA, ANA SOFIA ; Da Silva, Ismael Dale Cotrim Guerreiro ; De Oliveira, Leandro . Lipidomic Assessment of Plasma and Placenta of Women with Early-Onset Preeclampsia. Plos One , v. 9, p. e110747, 2014.

  • ELITO JUNIOR, Julio ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SILVA, M. O. F. ; Araujo Júnior Edward ; CAMANO, L. . Serum activin A levels and tubal ectopic pregnancy. IRAN J REPROD MED , v. 12, p. 227-228, 2014.

  • De Oliveira, Leandro ; Peraçoli, José C. ; Peraçoli, Maria T. ; KORKES, HENRI ; ZAMPIERI, GIAFRANCO ; Moron, Antonio F. ; SASS, Nelson . sFlt-1/PlGF ratio as a prognostic marker of adverse outcomes in women with early-onset preeclampsia. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health , v. 3, p. 191-195, 2013.

  • MELETI, DANIELA ; DE OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO ; ARAUJO JÚNIOR, EDWARD ; CAETANO, ANA CAROLINA RABACHINI ; Boute, Tatiane ; NARDOZZA, LUCIANO MARCONDES MACHADO ; MORON, Antonio Fernandes . Evaluation of passage of fetal erythrocytes into maternal circulation after invasive obstetric procedures. Journal of Obstetrics and Gynaecology Research , v. n/a, p. n/a-n/a, 2013.

  • CORREA-SILVA, SIMONE ; PRADO, KAREN MATIAS DO ; OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO ; ONO, ERICA ; CAMARA, Niels Olsen Saraiva ; BEVILACQUA, ESTELA . Compartmentalization of pro-inflammatory cytokine levels in renal-transplanted pregnant women. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine (Print) , v. 26, p. 1468-1473, 2013.

  • De Oliveira, Leandro ; Câmara, Niels Olsen S. ; Bonetti T ; Lo Turco E ; BERTOLLA, R. ; Moron, Antonio F. ; Sass, N. . Lipid fingerprinting in women with early-onset preeclampsia: A first look. Clinical Biochemistry , v. 45, p. 852-855, 2012.

  • Meleti D ; CAETANO, A. C. ; BOUTE, T. ; Oliveira, L.G. ; ARAUJO JR, E. ; Nardozza LM ; MORON, Antonio Fernandes . Assessment of fetomaternal hemorrhage by Kleihauer-Betke test, flow cytometry and -fetoprotein after invasive obstetric procedures. Clinical and Experimental Obstetrics & Gynecology , v. 39, p. 303-306, 2012.

  • De Oliveira, Leandro ; Larocca, Rafael ; SASS, Nelson ; Câmara, Niels Olsen S. . Proportion of Invariant NKT Cells in Normal Pregnant Women at Term: an Evaluation in Peripheral Blood, Placenta and Umbilical Cord Blood. American Journal of Reproductive Immunology (1989) , v. 65, p. 11-12, 2011.

  • De Oliveira, Leandro ; Câmara, Niels Olsen S. ; Peraçoli, José C. ; Peraçoli, Maria T. ; Moron, Antonio F. ; SASS, Nelson . sFlt-1 and IP-10 in women with early-onset preeclampsia. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health , v. 1, p. 129-131, 2011.

  • Benedetti, Gabriel ; Morais, Katia L. P. ; Guerreiro, Juliano R. ; Oliveira, Eduardo Fontana de ; Hoshida, Mara Sandra ; De Oliveira, Leandro ; SASS, Nelson ; Lebrun, Ivo ; Ulrich, Henning ; Lameu, Claudiana ; Camargo, Antonio Carlos Martins de . Bothrops jararaca Peptide with Anti-Hypertensive Action Normalizes Endothelium Dysfunction Involved in Physiopathology of Preeclampsia. Plos One , v. 6, p. e23680, 2011.

  • De Oliveira, Leandro ; SASS, Nelson ; Boute, Tatiane ; MORON, Antonio Fernandes . sFlt-1 and PlGF levels in a patient with mirror syndrome related to cytomegalovirus infection. European Journal of Obstetrics, Gynecology, and Reproductive Biology , v. 158, p. 366-367, 2011.

  • SATO, Jussara Leiko ; De Oliveira, L.G. ; KIRSZTAJN, G. ; SASS, Nelson . Chronic kidney disease in pregnancy requiring first-time dialysis. International Journal of Gynaecology and Obstetrics , v. 111, p. 45-48, 2010.

  • De Oliveira, L.G. ; Lash, G.E. ; Murray-Dunning, C. ; Bulmer, J.N. ; Innes, B.A. ; Searle, R.F. ; Sass, N. ; Robson, S.C. . Role of Interleukin 8 in Uterine Natural Killer Cell Regulation of Extravillous Trophoblast Cell Invasion. Placenta (Eastbourne) , v. 31, p. 595-601, 2010.

  • De Oliveira, Leandro ; Karumanchi A ; Sass, N. . Pré-eclâmpsia: estresse oxidativo, inflamação e disfunção endotelial. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 32, p. 609-616, 2010.

  • Aivazoglou, Laís ; SASS, Nelson ; Silva Junior, Hélio T. ; Sato, Jussara L. ; Medina-Pestana, José O. ; de Oliveira, Leandro G. . Pregnancy after renal transplantation: an evaluation of the graft function. European Journal of Obstetrics, Gynecology, and Reproductive Biology , p. 129-131, 2010.

  • de Oliveira, Leandro G. ; SASS, Nelson ; Silva, Hélio T. ; Pestana, Jose O.M. ; Moron, Antonio F. ; Mazalli, Marilda ; Garcia, Valter D. . Pregnancy After Renal TransplantationSetting Up a National Registryin in Brazil. Transplantation , v. 89, p. 1290, 2010.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Davison JM ; PESTANA, JOM ; SASS, Nelson . Transplante renal e gravidez. Salud(i)Ciencia (Impresa) , v. 16, p. 304-307, 2008.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; SATO, Jussara Leiko ; OZAKI, Kikumi Suzete ; PESTANA, Jose Osmar Medina . Pregnancy after renal transplantation - a five years single-center experience. Clinical Transplantation , EUA, v. 21, n.3, p. 301-304, 2007.

  • DAHER, Silvia ; SASS, Nelson ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; MATTAR, Rosiane . Cytokine Genotyping in Preeclampsia. American Journal of Reproductive Immunology (1989) , EUA, v. 55, p. 130-135, 2006.

  • LASH, Gendie e ; OTUN, Harry A ; INNES, Barbara A ; KIRKLEY, Mauren ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SEARLE, Roger F ; ROBSON, Stephen C ; BULMER, Judith N . Interferon- gama inhibits extravillous trophoblast cell invasion by a mechanism that involves both changes in apoptosis and protease levels. The FASEB Journal , Estados Unidos, v. 20, n.14, p. 2512-2518, 2006.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; CAMANO, L. ; PESTANA, JOM . Evolução da gravidez e resultados perinatais em grávidas portadoras de transplante renal. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , Brasil, v. 27, n.6, p. 316-322, 2005.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; CAMANO, L. . Gestação em portadoras de transplante renal. Femina (Rio de Janeiro) , São Paulo, v. 32, p. 111-115, 2004.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; CAMANO, L. ; MOURA, L. A. R. ; BERGAMIN, C. S. . Alterações Glomerulares na Pré-eclâmpsia. Femina (Rio de Janeiro) , Brasil, v. 32, n.10, p. 865-865, 2004.

  • Peraçoli JC ; SASS, Nelson ; Oliveira, Leandro De . Manual de Obstetrícia da SOGESP. 1. ed. São Paulo: editora dos Editores Eireli, 2021. v. 2. 512p .

  • SASS, Nelson ; De Oliveira, L. . Obstetrícia. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2013. v. 1. 703p .

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson . Síndrome HELLP. In: Almir Antonio Urbanetz. (Org.). Urgências e Emergências em Ginecologia e Obstetrícia. 1ªed.Barueri: Manole, 2018, v. 1, p. 10-10.

  • De Oliveira, L. ; Kulay Jr L . Placentação e Interface Materno-fetal. Obstetrícia. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, v. 1, p. 14-21.

  • De Oliveira, Leandro ; COLAS, O. R. . Fórcipe. Obstetrícia. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, v. 1, p. 239-250.

  • SASS, Nelson ; De Oliveira, L. . Doença Hipertensiva Específica da Gravidez. Obstetrícia. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2013, v. 1, p. 353-362.

  • De Oliveira, L. . Trombofilias. Obstetrícia. 453ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2013, v. 1, p. 1-446.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; SATO, J. L. ; PESTANA, Jose Osmar Medina . Transplante Renal e Gravidez. In: Borges DR. (Org.). Atualização Terapêutica 2012/2013. 24ed.São Paulo: Artes Médicas, 2012, v. , p. 1333-1335.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . A relação do médico que exerce ginecologia e obstetrícia com os profissionais de saúde. In: Krikor Boyaciyan. (Org.). Ética em Ginecologia e Obstetrícia. 4ªed.São Paulo: , 2012, v. , p. 156-162.

  • De Oliveira, Leandro . Pré-eclâmpsia ? Opinião do especialista. 50 casos clínicos que todos os ginecologistas e obstetras devem conhecer. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2012, v. 1, p. 240-241.

  • Sass, N. ; De Oliveira, L.G. ; FACCA, T. ; Sato, Jussara L. . Doença Hipertensiva Específica da Gravidez. In: Moron AF, Camano L, Kulay Jr. L. (Org.). Obstetrícia. Barueri: Manole Ltda., 2011, v. 1, p. 951-971.

  • Souza EV ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson . Fisiologia Fetal. Feto de termo.. In: Antonio Guariento. (Org.). OBSTETRÍCIA NORMAL RAUL BRIQUET. Barueri: Manole Ltda., 2011, v. , p. 567-586.

  • Sass, N. ; De Oliveira, L.G. ; CAMANO, L. . Distocias Fetal e anexial. In: Moron AF, Camano L, Kulay Jr. L. (Org.). Obstetrícia. 1ed.são Paulo: Manole, 2010, v. 1, p. 1189-1204.

  • Kulay Jr L ; De Oliveira, L.G. ; UCHYAMA, M. . Placenta. In: Moron AF, Camano L, Kulay Jr. L. (Org.). Obstetrícia. 1ed.Barueri: Manole, 2010, v. 1, p. 53-71.

  • Elito Jr E ; De Oliveira, L.G. . Traumas maternos. In: Moron AF, Camano L, Kulay Jr. L. (Org.). Obstetrícia. São Paulo: Manole, 2010, v. 1, p. 1-.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; Davison JM ; PESTANA, Jose Osmar Medina . Transplante renal e gravidez. In: Borges DR & Rothschild HA. (Org.). Atualização Terapêutica 2007. 23ed.São Paulo: Artes Médicas, 2007, v. , p. 1278-1280.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson . Transplante Renal e Gravidez. In: Nelson Sass; Luiz Camano; Antonio Fernandes Moron. (Org.). Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2006, v. , p. 408-418.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; CÂMARA, Niels Olsen Saraiva ; SATO, Jussara Leiko . Diálise Renal na Gravidez. In: Nelson Sass; Luiz Camano; Antonio Fernandes Moron. (Org.). Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, v. , p. 389-393.

  • OLIVEIRA, Fabio Roberto de ; MESQUITA, Maria Rita ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Fisiopatologia da DHEG - Aspectos gerais. In: Nelson Sass; Luiz Camano; Antonio Fernades Moron. (Org.). Hipertensao Arterial e Nefropatias na Gravidez. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, v. , p. 34-44.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; CORREA-COSTA, M. ; NAKA, E. L. ; Hyiane M ; SASS, Nelson ; CÂMARA, Niels Olsen Saraiva . Proportion of invariant NKT cells in peripheral blood, placenta and umbilical cord blood in early-onset preeclampsia. In: VI SYMPOSIUM ON MATERNAL-FETAL INTERACTION AND 1ST LATIN-AMERICAN - ASRI SATELLITE SYMPOSIUM, 2012, São Paulo. American Journal of Reproductive Immunology. San Francisco: John Wiley & Sons A/S, 2012. v. 68. p. 13-14.

  • SASS, Nelson ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; MESQUITA, Maria Rita ; GONCALVES, F. ; ARAUJO, F. ; Rodrigues F ; Sato, Jussara L. ; Souza FL ; FACCA, T. ; TORLONI, M. R. . Every day at least one woman dies in Brazil due to preeclampsia. In: XVI World Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy, 2008, Washington. Obstetric Medicine. Dorchester.. London: The Royal Society of Medicine Press Ltd, 2008. p. 44-45.

  • De Oliveira, L. ; DIAS, M. B. ; JEYABALAN, ARUNDHANTHI ; PAYNE, B. ; REDMAN, C. ; MAGEE, L. ; POSTON, L. ; CHAPPELL, L. ; SEED, P. ; VON DADELSZEN, PETER ; ROBERTS, J. M. . Creating biobanks in low and middle-income countries to improve knowledge - The PREPARE initiative. In: ISSHP World Congress, 2018, Amsterdam. Pregnancy Hypertension. Dorchester: Elsevier, 2018. v. 13. p. S136-S136.

  • De Oliveira, L. ; DIAS, M. B. ; JEYABALAN, ARUNDHANTHI ; PAYNE, B. ; REDMAN, C. ; MAGEE, L. ; POSTON, L. ; CHAPPELL, L. ; SEED, P. ; VON DADELSZEN, PETER ; ROBERTS, J. M. . Characteristics of women with preterm pre-eclampsia enrolled to the PREPARE Trial - Preliminary data. In: ISSHP World Congress, 2018, Amsterdam. Pregnancy Hypertension. Dorchester: Elsevier, 2018. v. 13. p. S137.

  • NUNES, PRISCILA REZECK ; ROMAO-VEIGA, M. ; MATIAS, M. L. ; RIBEIRO, V. R. ; DA COSTA FERNANDES, CELIO JUNIOR ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Rodrigues, JR ; BORGES, V. T. M. ; Peraçoli JC ; Peraçoli MT . Vitamin D decreases gene and protein expression of NLRP3 inflammasome in placental explants cultured with hydrogen peroxide from women with preeclampsia. In: ISSHP World Congress, 2018, Amsterdam. Pregnancy Hypertension. Dorchester: Elsevier, 2018. v. 13. p. S91-S92.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; ROBERTS, J. . Calcium supplementation and low dose acetyl salicylic acid prescription among women at high-risk to develop pre-eclampsia. In: 20th ISSHP World Congress, 2016, São Paulo. Pregnancy Hypertension: An International Journal of Women's Cardiovascular Health, 2016. v. 6. p. 200-201.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; LEGRAMANDI, O. ; Peraçoli JC ; ROBERTS, J. ; PAYNE, B. ; Ukah, V ; DADELSZEN, P. V. . Fullpiers application on the Brazilian practice ? A first look shows the need for cultural change within the obstetric workforce. In: 20th ISSHP World Congress, 2016, São Paulo. Pregnancy hypertension: An International Journal of Women's Cardiovascular Health, 2016. v. 6. p. 204-205.

  • RESEK, P. ; ROMAO, M. ; MATIAS, M. L. ; RIBEIRO, VANESSA R. ; Peraçoli JC ; Rodrigues, JR ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Oxidative stress induces inflammatory response in placental explants. In: 20th ISSHP World Congress, 2016, São Paulo. São Paulo, 2016. v. 6. p. 69-70.

  • KORKES, HENRI ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; Karumanchi A ; RAJAKUMAR, A. . sFlt-1 and miRNA-210 expressions have strong correlation in preeclamptic placentas. In: 20th ISSHP World Congress, 2016, São Paulo. Pregnancy Hypertension: An International Journal of Women's Cardiovascular Health, 2016. v. 6. p. 216.

  • DAMACENA, A. ; Poiati, J ; MOREIRA, D. A. ; Reis, GS ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Peraçoli JC ; COSTA, R. A. A. ; BORGES, V. T. M. . Association between uric acid serum and maternal and perinatal results in preeclampsia. In: 20th ISSHP World Congress, 2016, São Paulo. Pregnancy Hypertension: An International Journal of Women's Cardiovascular Health, 2016. v. 66. p. 235.

  • VENEZIAN, C. P. ; MOREIRA, D. A. ; TRAIMAN, P. ; NAHAS NETO, J. ; MAGALHAES, C. G. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Prenhez Ectópica Abdominal. In: XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP, 2015, São Paulo. XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP, 2015. v. 1. p. O152.

  • Korkes H ; De Oliveira, Leandro ; SASS, Nelson ; Karumanchi A ; RAJAKUMAR, A. . Avaliação da participação do miR-135a no processo de invasão trofoblástica in vitro e em modelo animal. In: XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP, 2015, São Paulo. XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP, 2015. v. 1. p. O066.

  • MATIAS, M. L. ; ROMAO, M. ; WEEL, I. ; RESEK, P. ; BORGES, V. T. M. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Peraçoli JC ; Peraçoli MT . NLRP3 inflammasome induced by uric acid in monocytes from pregnant women with preeclampsia. In: 18th ISSHP World Congress, 2014, New Orleans. Pregnancy Hypertension, 2014. v. 5. p. 94.

  • BANNWART-CASTRO, CAMILA F. ; Peraçoli JC ; WEEL, I. ; ROMAO, M. ; MATIAS, M. L. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Peraçoli MT . Silibinin modulates monocytes M1/M2 profile in women with preeclampsia. In: 18th ISSHP World Congress, 2014, New Orleans. Pregnancy Hypertension, 2014. v. 5. p. 81-82.

  • SASS, Nelson ; SATO, Jussara Leiko ; FACCA, T. ; Silva Jr HT ; MESQUITA, Maria Rita ; KORKES, HENRI ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Tacrolimus as the first choice of immunosuppressive therapy in kidney transplantation pregnant did not reduce significantly maternal and perinatal risks. A preliminary analysis. In: 18th ISSHP World Congress, 2014, New Orleans. Pregnancy Hypertension, 2014. v. 5. p. 110-111.

  • SASS, Nelson ; Silveira MF ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; FACCA, T. ; SATO, Jussara Leiko ; KORKES, HENRI ; MESQUITA, Maria Rita . Maternal mortality in Brazil and proportion to hypertensive disorders: A trend of stagnation. In: 18th ISSHP World Congress, 2014, New Orleans. Pregnancy Hypertension, 2014. v. 5. p. 78.

  • SASS, Nelson ; FERREIRA, D. ; ALMEIDA, M. ; FACCA, T. ; Silveira MF ; Chalem E ; KORKES, HENRI ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Obesity in women who had preeclampsia (PE) in previous pregnancy remains as a cardiovascular risk: A first look. In: 18th ISSHP World Congress, 2014, New Orleans. Pregnancy Hypertension, 2014. v. 5. p. 77.

  • KORKES, HENRI ; SASS, Nelson ; MORON, Antonio Fernandes ; CAMARA, Niels Olsen Saraiva ; Bonetti T ; CERDEIRA, A. ; Silva ID ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Lipid composition of placental tissue from patients with early-onset preeclampsia. In: 18th ISSHP World Congress, 2014, New Orleans. Pregnancy Hypertension, 2014. v. 5. p. 74.

  • De Oliveira, Leandro ; Korkes H ; SASS, Nelson ; Bonetti T ; BERTOLLA, R. ; Lo Turco E ; Câmara, Niels Olsen S. ; Silva ID . Lipidomic analysis of women with early-onset preeclampsia. In: SGI 59th Annual Scientific Meeting, 2012, San Diego. Reproductive Science. Thousand Oaks, EUA: SAGE Journals, 2012. v. 19. p. 122A-122A.

  • Viana PO ; Ono E ; Dinelli MI ; Costa-Carvalho BT ; Santos AMN ; Sass, N. ; De Oliveira, L.G. ; Moraes Pinto MI . STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE ANTIBODY CONCENTRATIONS IN NEONATES BORN. In: 8th International Symposium of Pneumococci and Pneumococcal Diseases, 2012, Foz do Iguaçu. 8th International Symposium of Pneumococci and Pneumococcal Diseases, 2012.

  • Oliveira, L. De ; Korkes, H. ; Turco, E. Lo ; Bertola, R. ; Sass, N. ; Bonetti, T. ; Moron, A.F. ; Silva, I.D. Da ; De Oliveira, Leandro . PP098. Lipidic fingerprinting in women with early-onset preeclampsia: A first look. In: XVIII ISSHP WORLD CONGRESS, 2012, Suiça. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health. Oxford: Elsevier, 2012. v. 2. p. 293-293.

  • De Oliveira, L. ; Rocha, R.M. ; Da Silva, L.L. ; Rosas, C.F. ; Korkes, H. ; Sass, N. . PP165. Treatment approaches for preeclampsia: A sample from a big city of a developing country. In: XVIII ISSHP WORLD CONGRESS, 2012, Suiça. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health. Oxford: Elsevier, 2012. v. 2. p. 328-329.

  • Korkes, H. ; Oliveira, L.G. ; Watanabe, E. ; Aoki, T.T. ; Ramos, C.L. ; Nagahama, G. ; Marques, R. ; Negrao, C. ; Denise, V. ; Sass, N. . PP022 The haemostatic suture (technique of B-Lynch) may be an alternative to control uterine hemorrhage associated with hypertensive disorders. In: XVIII ISSHP WORLD CONGRESS, 2012, Suiça. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health. Oxford: Elsevier, 2012. v. 2. p. 252-253.

  • Korkes, H. ; Oliveira, L.G. ; Berlinck, L. ; Borges, A.F. ; Goes, F. Sampaio ; Watanabe, S. ; Landman, C. ; Sass, N. . PP138. Human fetal malformations associated with the use of angiotensin II receptor antagonist. In: XVIII ISSHP WORLD CONGRESS, 2012, Suiça. Pregnancy Hypertension: an international journal of women's cardiovascular health. Oxford: Elsevier, 2012. v. 2. p. 314-315.

  • Ono E ; Viana PO ; Dinelli MI ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SATO, Jussara Leiko ; SASS, Nelson ; Moraes Pinto MI . Children born to renal transplanted women: immunosuppressor effects at birth and at 8 months of age. In: 52nd Interscience Conference of Antimicrobial Agents and Chemotherapy, 2012, San francisco. 52nd ICAAC, 2012. v. 1. p. 156-156.

  • Silva SC ; De Oliveira, Leandro ; Câmara, Niels Olsen S. ; Bevilacqua E . Presence of T regulatory cells LAP+ in renal transplanted pregnant women. In: International Congress of the International Federation of the Placenta Association, 2011, Santiago. Placenta, 2011.

  • De Oliveira, Leandro ; Câmara, Niels Olsen S. ; Sass, N. ; Moron, Antonio F. ; Korkes H ; Silva ID . Avaliação dos perfis inflamatório e anti-angiogênico na pré-eclâmpsia e investigação de possíveis fingerprints lipídicos. In: XVI Congresso paulista de Ginecologia e Obstetrícia, 2011, São Paulo. XVI Congresso paulista de Ginecologia e Obstetrícia, 2011.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Sass, N. ; MORON, Antonio Fernandes ; Peraçoli JC ; Peraçoli MT ; CÂMARA, Niels Olsen Saraiva ; Karumanchi A . The imbalance between angiogenic and anti-angiogenic factors in preeclampsia - preliminary data. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 63.

  • De Oliveira, L.G. ; Kuribayashi J ; Sass, N. ; Peraçoli JC ; Peraçoli MT ; MORON, Antonio Fernandes ; CÂMARA, Niels Olsen Saraiva . Serum levels of chemokines in women with early-onset preeclampsia. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 60.

  • De Oliveira, L.G. ; Kuribayashi J ; Sass, N. ; Peraçoli JC ; Peraçoli MT ; CÂMARA, Niels Olsen Saraiva . The cytokine imbalance in women with early-onset preeclampsia. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 60.

  • Aivazoglou L ; Sass, N. ; SATO, Jussara Leiko ; Silva Jr HT ; PESTANA, JOM ; De Oliveira, L.G. . Pregnancy after renal transplantation: a prospective evaluation of the graft function. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 8.

  • De Oliveira, L.G. ; Cenedeze M ; Larocca R ; Sass, N. ; CÂMARA, Niels Olsen Saraiva . Proportion of iNKT cells in pregnant women with preeclampsia: an evaluation in peripheral blood, placenta and umbilical cord blood. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 60.

  • Sass, N. ; SATO, Jussara Leiko ; FACCA, T. ; De Oliveira, L.G. ; MATTAR, Rosiane ; PEREIRA, L. ; MESQUITA, Maria Rita . Maternal mortality in Brazil throughout last ten years: late maternal mortality rises. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 45.

  • Sass, N. ; FACCA, T. ; SATO, Jussara Leiko ; De Oliveira, L.G. ; TEIXEIRA, V. ; KIRSZTAJN, G. . Podocytuira may reflect ongoing glomerular disturbances in preeclampsia. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsivier, 2010. v. 1. p. 54.

  • Sass, N. ; Macedo PC ; De Oliveira, L.G. ; Rosas C ; SATO, Jussara Leiko ; Korkes H ; Ezabella M . Obstetric admission in a intensive care unit: the role of preeclampsia. In: XVII ISSHP World Congress, 2010, Melbourne. Pregnancy Hypertension. New York: Elsevier, 2010. v. 1. p. 75.

  • Correa-Silva, S. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Câmara, Niels Olsen S. ; Bevilacqua E . Characterization of dendritic cells in renal transplanted pregnant women. In: 3rd Latin American Congress on autoimmunity, 2010, Buenos Aires. 3rd Latin American Congress on autoimmunity, 2010. p. 36-36.

  • Correa-Silva, S. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Câmara, Niels Olsen S. ; Bevilacqua E . Cytokines profile in renal transplant pregnancy. In: Meeting of the Brazilian Society for cell biology. In: Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology, 2010, São Paulo. Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology, 2010. p. 120-120.

  • Sandri, S. ; Correa-Silva, S. ; Knebel, F.H. ; Oliveira, L.G. ; Bevilacqua, E. ; Campa, A. . Expression of acute phase and constitutive serum amyloid A in term human placenta from normal pregnancy. In: 7th European Congress on Reprodutive Immunology, 2009, Marathon- Greece. Journal of Reproductive Immunology - ESRI 2009, 2009. v. 81. p. 153.

  • Correa-Silva, S. ; Oliveira, L.G. ; Sass, N. ; Camara, N.O. ; Bevilacqua, E. . Immunophenotype of dendritic cells in renal transplanted pregnant women at first, second and third trimester. In: 7th European Congress on Reprodutive Immunology - ESRI 2009, 2009, Marathon- Greece. Journal of Reproductive Immunology, 2009. v. 81. p. 161.

  • Correa-Silva, S. ; PRADO, K. M. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; CAMARA, Niels Olsen Saraiva ; Bevilacqua E . Plasmacytoid and myeloid dendritic cells in renal transplanted pregnant women. In: 2nd Symposium on Reproductive Immunology, 2009, Rio de Janeiro. American Journal of Reproductive Immunology. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2009. v. 62. p. 204.

  • Mourad AK ; Rizzi JB ; Kenj G ; de Oliveira, Leandro G. ; SASS, Nelson . Níveis de Hemoglobina Glicada de primeiro trimestre e resultados perinatais em gestantes com diabete melito. In: XIV Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2009, São Paulo. XIV Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. São Paulo: SOGESP - FEBRASGO, 2009. v. 1. p. 47-47.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; LASH, Gendie e ; ROBSON, Stephen C ; BULMER, Judith N . Fontes de Interleucina-8 na decídua e sua ação na invasão trofoblástica. In: XIII Congresso Paulista de Obsterícia e Ginecologia, 2008, São Paulo. XIII Congresso Paulista de Obsterícia e Ginecologia - Anais. São Paulo: SOGESP, 2008.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson . Versão externa cefálica: uma prática a ser difundida. In: XIII Congresso de Obsterícia e Ginecologia, 2008, São Paulo. XIII Congresso de Obsterícia e Ginecologia - Anais. São Paulo: SOGESP, 2008.

  • CARDOZO, L. M. ; KUBOTA, T. M. ; PEREIRA, P. P. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Conduta expectante para prenhez ectópica em cicatriz de cesárea. In: XIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2008, São Paulo. XIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - Anais. São Paulo: SOGESP, 2008.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; LASH, Gendie e ; INNES, Barbara A ; SEARLE, Roger F ; SASS, Nelson ; ROBSON, Stephen C ; BULMER, Judith N . uNK Cells effect on trophoblast cell invasion involves IL-8 secretion and the mechanism involves changes on apoptosis. In: XVI ISSHP World Congress, 2008, Washington. XVI ISSHP World Congress - Annals. Washington, 2008. p. 111.

  • SASS, Nelson ; SATO, Jussara Leiko ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; MESQUITA, Maria Rita ; FACCA, T. ; CARNEIRO, R. ; PEREIRA, L. . Pregnancy in patients with chronic renal insufficiency. In: XVI ISSHP World Congress, 2008, Washington. XVI ISSHP World Congress - Annals. Washington, 2008. p. 113.

  • SASS, Nelson ; MESQUITA, Maria Rita ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; et al. . Do women with pre-eclampsia benfit from exclusively IV regimen of Magnesium Sulphate?. In: XVI ISSHP World Congress, 2008, Washington. XVI ISSHP World Congress. Washinton, 2008. p. 115.

  • FACCA, T. ; KIRSZTAJN, G. ; PEREIRA, A. ; TEIXEIRA, V. ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson . Urinary excretion of podocytes in patients with pre-eclampsia - preliminary results. In: XVI ISSHP World Congress, 2008, Washington. XVI ISSHP World Congress - Annals. Washington, 2008. p. 86.

  • SASS, Nelson ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; MESQUITA, Maria Rita ; GONCALVES, F. ; RODRIGUES, F. ; SATO, Jussara Leiko ; FACCA, T. ; TORLONI, M. R. . Renal disease/preeclampsia and hypertension. In: International Congress of the ISOM, 2008, Washington. Obstetric Medicine. London: The Royal Society of Medicine, 2008. v. 1. p. 44-45.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; LASH, Gendie e ; BULMER, Judith N ; INNES, Barbara A ; SEARLE, Roger F ; ROBSON, Stephen C . HLA-G does not alter Uterine Natural Killer Cell secretion of cytokines. In: 55th Annual Meeting of the Society for Gynecologic Investigation, 2008, San Diego. Reproductive Sciences Supplement. Thousand Oaks: SAGE, 2008. v. 15. p. 150A-150A.

  • SASS, Nelson ; Souza FL ; Reimão SM ; Figueiredo PG ; Guidoni R ; Paltronieri MR ; Saito M ; MESQUITA, Maria Rita ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Risk factors for each class of hypertension. In: XVI World Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy, 2008, Washington. Hypertension in Pregnancy. New York: Informa Health Care, 2008. p. 688-688.

  • Chalem E ; SASS, Nelson ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Laranjeira R ; Guinsburg R ; Barros M ; MITSUHIRO, S. ; Silveira MF . Does marijuana increase the risk of pregnancy induced hypertension (PIH) in teenage pregnancy?. In: XVI World Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy, 2008, Washington. Hypertension in Pregnancy. New York: Informa Health Care, 2008. p. 688-688.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SCAIFE, Paula J ; LASH, Gendie e ; OTUN, Harry A ; INNES, Barbara A ; NARUSE, Katsuhiko ; SEARLE, Roger F ; ROBSON, Stephen C ; BULMER, Judith N . Effect of decidual CD8+ T lymphocytes on protease production by placental explants.. In: 54th Congress of the Society for Gynecologic Investigation, 2007, Reno - NV. Reproductive Sciences (Supplement), 2007. v. 14. p. 260A-260A.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; LASH, Gendie e ; OTUN, Harry A ; INNES, Barbara A ; NARUSE, Katsuhiko ; SEARLE, Roger F ; BULMER, Judith N ; ROBSON, Stephen C . IL-8 promotes trophoblast cell invasion in vitro. In: 54th Annual Meeting of the Society for Gynecologic Investigation, 2007, Reno - NV. Reproductive Sciences (Supplement), 2007. v. 14. p. 221A-221A.

  • NARUSE, Katsuhiko ; LASH, Gendie e ; INNES, Barbara A ; OTUN, Harry A ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SEARLE, Roger F ; ROBSON, Stephen C ; BULMER, Judith N . UTERINE NATURAL KILLER CELLS CONTRIBUTION ON SPIRAL ARTERY REMODELLING: SMOOTH MUSCLE MARKERS IN VASCULAR WALL AFTER DECIDUAL SUPERNATANT CULTURE. In: Congress of the International Federation of Placenta of Americas, 2007, Kingston - Canadá. Placenta (Eastbourne), 2007. v. 28. p. A22.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; INNES, Barbara A ; BULMER, Judith N ; ROBSON, Stephen C ; SEARLE, Roger F ; LASH, Gendie e . HLA-G does not alter uterine natural killer cell secretion of angiogenic growth factors. In: International Summit - Reproductive Medicine, 2007, Valencia. Reproductive Sciences, 2007. v. 16.

  • Oliveira, L.G. ; Lash, G.E. ; Otun, H.A. ; Innes, B.A. ; Naruse, K. ; Searle, R.F. ; Robson, S.C. ; Bulmer, J.N. . Uterine natural killer cell stimulation of trophoblast invasion is only partially dependent on IL-8 production. In: Satellite Symposium on Reproductive Immunology, 2007, Rio de Janeiro. Journal of Reproductive Immunology, 2007. v. 75. p. A16-A16.

  • NARUSE, Katsuhiko ; LASSH, G. ; INNES, Barbara A ; De Oliveira, L. ; OTUN, Harry A ; SEARLE, Roger F ; BULMER, Judith N ; ROBSON, Stephen C . Cytokine secretion by uterine natural killer cells in coculture with extravillous trophoblast. In: Congress of the International Federation of Placenta Association, 2007, Kingston. Placenta (Eastbourne), 2007. v. 28. p. A27.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; PONCIANO, Viviane C ; NARUSE, Katsuhiko ; LASH, Gendie e ; ROBSON, Stephen C ; CAMARA, Niels Olsen Saraiva . Frequency of Valfa24+Vbeta11+NKT cells in pregnant women with preeclampsia. In: XV World Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy, 2006, Lisboa. Hypertension in Pregnancy (Print), 2006. v. 25. p. 84.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; SATO, Jussara Leiko ; OZAKI, Kikumi Suzete ; PESTANA, Jose Osmar Medina . Pregnancy after Renal Transplantation: a single centre experience. In: XV World Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy, 2006, Lisboa. Hypertension in Pregnancy (Print), 2006. v. 25. p. 26.

  • NARUSE, Katsuhiko ; SAKAMOTO, Yoshiharu ; SADO, Toshyiuki ; YOSHIDA, Shozo ; LASH, Gendie e ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; ROBSON, Stephen C ; KOBAYASHI, Hiroshi . Peripheral distribution and decidual production of adipocytokines in normal pregnancy and pregnancy-induced hypertension. In: XV World Congress of the International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy, 2006, Lisboa. Hypertension in Pregnancy (Print), 2006. v. 25. p. 40.

  • DAHER, S. ; SASS, Nelson ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; MESQUITA, Maria Rita ; MATTAR, Rosiane . Polimorfismo de TNF-a (-308) e pré-eclâmpsia: metanálise. In: X Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2005, São Paulo. X Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - ANAIS, 2005. p. 72.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; Hatanaka A ; Moron, Antonio F. . Leucoencefalopatia Posterior em Pré-eclâmpsia. In: 51 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2005, Rio de Janeiro. 51 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2005.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; TORLONI, M. R. ; Lordani S . HELLP Síndrome em Gestante de 18 semanas associada à Mola Hidatiforme Parcial. In: 51 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2005, Rio de Janeiro. 51 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2005.

  • DAHER, S. ; SASS, Nelson ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; MATTAR, Rosiane . Genotipagem de citocinas na pré-eclampsia. In: X Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, 2005, São Paulo. X Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, 2005.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; NERI, Francisco de Assis Leal ; CAMANO, L. ; MATTAR, Rosiane ; SOUZA, E. ; PEIXOTO, F. . Gestação após transplante renal. In: VII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2002, São Paulo. Anais do VII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2002.

  • CORDIOLI, Eduardo ; HISABA, Wagner Joo ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; NERI, Francisco de Assis Leal ; SANTANA, Renato Martins ; CREMA, Luciana ; MORON, Antonio Fernandes . The diagnosis of placenta accreta by ultrasonography and magnetic resonence imaging. In: 12th world Congress of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology, 2002, New York. Ultrasound in Obstetrics and Gynecology, 2002. v. 20. p. 37-38.

  • CORDIOLI, Eduardo ; HISABA, Wagner Joo ; SANTANA, Renato Martins ; NERI, Francisco de Assis Leal ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; CAVALHEIRO, Sérgio ; MORON, Antonio Fernandes . Fetal intracranial hemorrhage: antenatal diagnosis and management by ultrassonography. In: 12th world Congress of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology, 2002, New York. Ultrasound in Obstetrics and Gynecology, 2002. v. 20. p. 37.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; CORREIA, R. ; NAKAMURA, D. G. ; TORLONI, M. R. . Avaliação epidemiológica das gestantes com rotura prematura de membranas. In: VI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2000, São Pulo. Programa Oficial, 2000.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; TORLONI, M. R. ; NAKAMURA, D. G. ; GIROTTO, A. ; CORREIA, R. . Uso de antibióticoprofilaxia em gestantes com rotura prematura de membranas. In: VI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 2000, São Paulo. Programa Oficial, 2000.

  • SASS, Nelson ; TORLONI, M. R. ; Foronda D ; Guarisi R ; OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Rotura prematura de membranas: movimentos respiratórios fetais x infecção neonatal. In: V Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 1999, Guarujá. V Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, 1999.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson ; CAMANO, L. . As intercorrências clínicas, obstétricas e os resultados perinatais em grávidas portadoras de transplante renal.. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Brasil, v. 27, n.5, p. 295-296, 2005.

  • De Oliveira, Leandro ; Câmara, Niels Olsen S. ; Bonetti T ; Lo Turco E ; BERTOLLA, R. ; Korkes H ; Moron, Antonio F. ; Sass, N. ; Da Silva, Ismael Dale Cotrim Guerreiro . Lipidic fingerprinting in women with early-onset preeclampsia: A first look. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De Oliveira, L. . Síndromes hipertensivas na gravidez. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Invasão trofoblástica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Rastreamento e diagnóstico precoce da pré-eclâmpsia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Urgências e emergências hipertensivas na gestação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Síndromes hipertensivas na gravidez ? Terapia medicamentosa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Aplicação do fórcipe de Simpson-Braun. Teoria e Prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Biomarcadores na pré-eclâmpsia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. ; Korkes H ; Lo Turco E ; BERTOLLA, R. ; SASS, Nelson ; Bonetti T ; MORON, Antonio Fernandes ; Silva ID . Lipidic fingerprinting in women with early-onset preeclampsia: A first (Apresentação oral). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De Oliveira, L. . Diagnóstico precoce da pré-eclâmpsia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Fatores angiogênicos na pré-eclâmpsia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Atualização sobre pré-eclâmpsia ? publicações internacionais em andamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Rastreamento da toxemia na gestação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Atualização no rastreamento da toxemia no primeiro trimestre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Assistência à gestante transplantada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Sessão o que há de novo? - Rastreamento das intercorrências obstétricas no primeiro trimestre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . iNKT cells in normal pregnant and preeclamptic women. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Preeclampsia ? an inflammatory disease. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Pré-eclâmpsia: fisiopatologia e rastreamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Diagnóstico laboratorial da pré-eclâmpsia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Sessão Interativa: Pré-eclâmpsia - Debatedor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • De Oliveira, L. . Biomarcadores associados à vasculogênese e predição da pré-eclâmpsia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Predição e prevenção da pré-eclâmpsia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aivazoglou L ; SASS, Nelson ; SATO, Jussara Leiko ; Silva Jr HT ; PESTANA, Jose Osmar Medina ; De Oliveira, L. . Pregnancy after renal transplantation: a prospective evaluation of the graft function (Apresentação oral). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De Oliveira, L. . Parto vaginal após cesárea: métodos para indução do trabalho de parto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Placenta e anexos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Parto vaginal após cesárea: métodos para indução do trabalho de parto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Placenta e anexos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Pré-eclâmpsia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Diagnóstico e conduta nas síndromes hipertensivas na gravidez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Assistência pré-natal nas síndromes hipertensivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Síndromes hipertensivas na gravidez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Medicina fetal na pratica diária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Hipertensão na gravidez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Obstetrícia Baseada em Evidências: Pré-eclâmpsia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Obstetrícia Baseada em evidência: Pré-natal e Assistência ao parto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. ; LASH, Gendie e ; OTUN, Harry A ; INNES, Barbara A ; NARUSE, Katsuhiko ; SEARLE, Roger F ; BULMER, Judith N ; ROBSON, Stephen C . IL-8 promotes trophoblast cell invasion in vitro (Apresentação oral). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De Oliveira, L. ; OZAKI, Kikumi Suzete ; PESTANA, JOM ; SATO, J. L. ; SASS, Nelson . Pregnancy after Renal Transplantation: a single centre experience (Apresentação oral). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NARUSE, Katsuhiko ; SAKAMOTO, Yoshiharu ; SADO, Toshyiuki ; YOSHIDA, Shozo ; LASH, G. ; De Oliveira, L. ; ROBSON, Stephen C ; KOBAYASHI, Hiroshi . Peripheral distribution and decidual production of adipocytokines in normal pregnancy and pregnancy-induced hypertension (Apresentação oral). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De Oliveira, L. . Mecanismo de parto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Placenta e anexos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, L. . Mecanismo de parto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Oliveira, Leandro . Casos Clínicos em Infecção Vaginal, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Obstetrícia Baseada em Evidências: manual de orientações. São Paulo: FEBRASGO, 2001. (Tradução/Livro).

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Obstetrícia Baseada em Evidências: manual de orientações. São Paulo: FEBRASGO, 2001. (Tradução/Livro).

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Obstetrícia Baseada em Evidências: manual de orientações. São Paulo: FEBRASGO, 2001. (Tradução/Livro).

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Obstetrícia Baseada em Evidências: manual de orientações. São Paulo: FEBRASGO, 2001. (Tradução/Livro).

  • OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Obstetrícia Baseada em Evidências: manual de orientações. São Paulo: FEBRASGO, 2001. (Tradução/Livro).

Outras produções

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Estágio de Medicina Materno-fetal. 2017.

De Oliveira, L. . Revisão dos capítulos do livro Obstetrícia - Moron AF, Camano L, Kulay Jr. L.. 2010.

De Oliveira, L. . Membro da Câmara Técnica da Saúde da Mulher. 2010.

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; COSTA, R. A. A. . Curso de Atualização - UNIMED Bauru. 2016.

Oliveira, Leandro De ; Peraçoli JC ; Bortolotto MR . Hipertensão Arterial na Gravidez. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; Cavalli RC ; Peraçoli JC . Pré-eclâmpsia: Predição e Prevenção. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Pré-eclâmpsia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; SASS, Nelson . Pré-eclâmpsia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; CAVALLI, R. . Pré-eclâmpsia: Diagnóstico, predição e prevenção. 2016; Tema: Pré-eclâmpsia. (Site).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Projeto PREPARE -Prematurity Reduction by Preeclampsia Care. 2016; Tema: Pré-eclâmpsia. (Site).

De Oliveira, Leandro . Obstetrícia - Aspectos Básicos para o Residente de primeiro ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Lipidômica e Pré-eclâmpsia. 2013. (Relatório de pesquisa).

SASS, Nelson ; De Oliveira, L. . Obstetrícia. 2012. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L . Células T reguladoras na Pré-eclâmpsia. 2011. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA L G ou De Oliveira L ; ARAUJO JR, E. . Obstetrícia. 2009. (Editoração/Livro).

De Oliveira, L. . IV Curso de Obstetrícia Fisiológica do Hospital e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

De Oliveira, L. . III Curso de Obstetrícia Fisiológica do Hospital e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Sonda de Foley intracervical por 24 horas versus 48 horas para o preparo de colo uterino em gestantes com cesárea prévia: Trial randomizado, Descrição: A crescente incidência de partos cesáreos ao redor do mundo tem-se mostrado como importante problema de saúde pública. Entre as estratégias para redução das taxas de cesáreas, as adequações quanto aos protocolos de indução de trabalho de parto permanecem sem definições e não há estudos que tenham avaliado a manutenção da sonda por 24 ou 48 horas em pacientes de alto risco. Objetivo: o objetivo principal deste estudo é avaliar se o preparo de colo com sonda de Foley cervical por até 48 horas pode contribuir para a redução da incidência de partos cesáreos entre gestantes com cesariana prévia submetidas à indução de trabalho de parto, comparativamente ao uso da sonda de Foley por apenas 24 horas. Métodos: este será um estudo clínico randomizado, sem cegamento dos grupos estudados ou dos profissionais envolvidos na assistência clínica. A população estudada será composta por gestantes no termo com indicação de indução de trabalho de parto e internadas nos seguintes Hospitais e Maternidades: Maternidade da Faculdade de Medicina de Botucatu, Hospital e Maternidade Escola Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva (Instituição proponente), Complexo Hospitalar dos Estivadores e Hospital Universitário de Brasília. Serão incluídas no estudo gestantes com antecedente de um parto cesáreo prévio, com cicatriz segmentar transversa que receberem indicação de indução de trabalho de parto por intercorrências clínicas e/ou obstétricas com avaliação cervical demonstrando score de Bishop inferior a 6. Serão consideradas apenas gestações únicas com feto de termo e em apresentação cefálica. As gestantes consideradas elegíveis para o estudo assinarão o TCLE e após essa anuência serão randomizadas em grupo 24h no qual a sonda de Foley cervical será mantida por até 24 horas ou grupo 48h, no qual a sonda de Foley cervical será mantida por até 48 horas. A randomização será realizada pela equipe do Escritório de Apoio à Pesquisa (EAP) da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? e o Trial será registrado na plataforma REBEC. Os resultados da randomização serão organizados em envelopes pardos individuais, respeitando a ordem de randomização, sem o conhecimento da equipe de pesquisa. Em ambos os grupos o método de aplicação do cateter de Foley cervical será o mesmo, diferenciando-se, portanto, apenas quanto ao tempo de manutenção do mesmo. As condições cervicais serão reavaliadas somente no final do período limite de tempo estabelecido inicialmente para cada grupo ou após a saída espontânea da sonda ou diante de alterações durante a evolução do procedimento ou por requisição da própria gestante. O desfecho primário deste estudo será baseado na identificação de redução de partos cesáreos em pacientes submetidas a indução de trabalho de parto com colo desfavorável. Será considerada significativa a redução relativa de 20% na incidência de partos cesáreos no grupo de estudo caracterizado pelo preparo do colo com sonda de Foley cervical mantida por período de até 48h.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Francisco Lázaro Souza - Integrante / Joélcio Francisco Abbade - Integrante / Henri Korkes - Integrante / Alberto Carlos Moreno Zaconeta - Integrante / Guilherme Nicolau Camara - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Auto-monitoramento para o empoderamento das mulheres para reduzir os riscos de hipertensão arterial durante a vida, após uma gravidez com pré-eclâmpsia entre pacientes do sistema privado de saúde, Descrição: Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) constituem causa líder de morte entre mulheres em todo o mundo. Diversos fatores de risco podem ser considerados como responsáveis pelas DCV, mas um fator recentemente incorporado diz respeito à pré-eclâmpsia (PE). A fisiopatologia da PE possui pontos de similaridade com alguns mecanismos comuns as DCV, como o estresse oxidativo, a disfunção endotelial e a síndrome metabólica. Os objetivos deste trabalho são: Objetivo 1. Avaliar a viabilidade e a aceitabilidade de um Trial randomizado comparando o auto-monitoramento domiciliar da pressão arterial com a forma atual, preconizada pelos centros de atenção e pelo sistema de saúde nacional, quanto ao acompanhamento pós-parto de mulheres com diagnóstico de PE. Objetivo 2. Avaliar se mulheres encorajadas a assumir um estilo de vida saudável por meio de um aplicativo para smartphones, mensagens encorajadoras e orientações desenvolvidas com essa proposta se tornarão motivadas a tentar reduzir os riscos para DCV. Hipóteses: nossas hipóteses são que, comparado aos modos de acompanhamento atuais, uma intervenção baseada em um sistema interativo de auto-monitoramento e o estímulo quanto a hábitos de vida saudáveis, implementados imediatamente após o parto de mulheres com PE pré-termo podem ser utilizados na redução de risco para DCV. Resultados preliminares: o estudo de viabilidade SNAP-HT desenvolvido pelo grupo do professor Richard McManus (co-investigador do estudo LifeAPP) demonstrou que o auto-monitoramento de casos de hipertensão por pacientes necessitando de medicações anti-hipertensivas no período pós-parto é uma intervenção possível no Reino Unido. A Dra. Alisse Hauspurg (co-investigadora do estudo LifeAPP) demonstrou que mulheres obesas (Estados Unidos) com história de doenças hipertensivas na gestação apresentam alta prevalência de progressão para hipertensão sustentada, mesmo um ano após o parto. Desenho do estudo: Este é um estudo prospectivo, controlado e randomizado, sem cegamento, que envolve a utilização de equipamentos eletrônicos. As participantes elegíveis para este estudo serão puéperas que receberam o diagnóstico de PE pré-termo. Participantes randomizadas para o grupo intervenção receberão instruções sobre como realizar o auto-monitoramento da pressão arterial utilizando monitor validado e fornecido pelos investigadores. As participantes também serão orientadas a adotar hábitos de vida saudáveis e continuarão a receber instruções durante um ano após o parto. Os auto-monitoramentos serão enviados aos membros da equipe de estudo por meio digital, a partir de um aplicativo para smartphones conectado ao aparelho de verificação da pressão arterial. Participantes randomizadas para o grupo controle serão acompanhadas de acordo com o sistema de saúde local e seguirão as recomendações usuais. Todas as participantes (intervenção e controle) serão orientadas a comparecer a visitas com enfermeiras e médicos aos 3, 6 e 12 meses após o parto, quando responderão a questionários sobre satisfação, adoção de hábitos de vida saudáveis e desfechos adversos. O desfecho primário será medido pelo grau de viabilidade e aceitabilidade para se conduzir um Trial que compare o auto-monitoramento domiciliar da pressão arterial com o manejo usual do pós-parto de mulheres que tiveram PE pré-termo. O desfecho será o número (proporção) de mulheres consideradas elegíveis, que permanecerem no estudo a cada visita agendada (3, 6 e 12 meses pós-parto).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Lucy Chappell - Integrante / James Roberts - Integrante / Maria Laura Costa do Nascimento - Integrante / Wilson de Lima Koike - Integrante / Richard McManus - Integrante / Alisse Hauspurg-Janicki - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Efeito do estresse oxidativo sobre as expressões de miR-210 e miR-135a em explantes placentários de termo, Descrição: A disfunção placentária pode se apresentar em diversas manifestações clínicas, mas é a pré-eclâmpsia (PE) a sua forma de maior expressão, a partir da qual outras repercussões se estabelecem. A PE é a principal causa de morbimortalidade tanto materna quato perinatal e caracteriza-se principalmente por lesão endotelial e intensa resposta inflamatória sistêmica. Atualmente, os microRNAs (miRNAs), classe especial de RNAs altamente conservados e que agem como reguladores pós-transcricionais endógenos de expressão gênica, tem sido apontados como possíveis participantes na fisiopatologia da PE. Estudo recente demonstrou a hiperexpressão de miR-17, miR-20a e miR-20b por células trofoblásticas. Esses miRNAs regulam a expressão de Ephrm-B2 e EPHB4, presentes no endotélio de vasos arteriais e venosos, respectivamente. O Ephrm-B2 participa do controle da invasão trofoblástica. Outros pesquisadores demonstraram hiperexpressão do miR-155 em placentas pré-eclâmpticas. Esse miRNA regula o fator angiogênico CYR61, que por sua vez encontra-se presente em endotélio e trofoblasto extra-viloso. Nosso grupo demonstrou recentemente o aumento da expressão de miR-210 em tecido placentário de pacientes com pré-eclâmpsia e este possui correlação positiva com o fator antiangiogênico sFlt-1. Em experimentos in vitro demonstramos efeito do miR135a na invasão trofoblástica de células HTR-8. Tais experimentos apontam papel para esses microRNAs na fisiopatologia da PE. Entretanto, a correlação entre a expressões desses microRNAs em tecido placentário exposto ao estresse oxidativo, uma alteração importante não só para a fisiopatologia da PE, mas na disfunção placentária, não foi demonstrado. Dessa maneira, nosso estudo visa avaliar as expressões de miR-210 e miR135a em explantes placentários submetidos ao estresse oxidativo e sob o efeito de antioxidantes e correlaciona-los com o balanço angiogênico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Niels Olsen Saraiva Camara - Integrante / Érick da Cruz Castelli - Integrante / Augustine Rajakumar - Integrante / KARUMANCHI, S. ANANTH - Integrante / Henri Korkes - Integrante / Camila Bannwart-Castro - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Marcadores de restrição de crescimento fetal de causa placentária e resultados perinatais, Descrição: A definição de restrição de crescimento fetal (RCF) baseia-se na perda da capacidade fetal de atingir seu pleno potencial de crescimento. Assim, seu diagnóstico é feito quando o peso fetal estimado, a partir da avaliação ultrassonográfica, se encontra abaixo do percentil 10 para a idade gestacional correspondente. Estudos recentes tem demonstrado que a identificação de marcadores ultrassonográficos podem ser úteis na predição de desfechos perinatais adversos. Enquanto alguns autores demonstram que a avaliação da circunferência abdominal, com valor em seu menor percentil para a população durante o terceiro trimestre se correlaciona com o piores desfechos perinatais, outros insistem na avaliação Dopplervelocimétrica como o mais importante marcador. Neste contexto, a avaliação da relação cérebro-placentária, obtida a partir dos índices de pulsatilidade nas artérias cerebral média e umbilical, se relaciona com mais risco de admissão em unidade de cuidados intensivos, baixo score de Apgar, óbito perinatal e necessidade de parto cesáreo de emergência. A nossa hipótese para este projeto é de que poderemos identificar marcadores de RCF de origem placentária relacionados a nossa população partir de uma análise retrospectiva de desfechos perinatais de recém-nascidos diagnosticados como restrição de crescimento fetal de causa placentária. Com a combinação de todos os marcadores avaliados conseguiremos construir uma ferramenta útil para ser utilizada tanto por obstetras quanto neonatologistas para os casos de RCF de causa placentária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Arun Jeiabalan - Integrante / Felipe Cordeiro da Fonseca - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Análise dos grupos de pacientes submetidas a parto cesáreo a partir de uma classificação de Robson modificada, Descrição: A crescente incidência de partos cesáreos tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. No Brasil, a incidência varia desde 30-35% em maternidades escolas responsáveis pelo atendimento de populações de alto risco até 95% em hospitais da rede privada, onde a maioria dos casos se relaciona à obstetrícia de baixo risco. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde preconiza que taxas maiores do que 15% não se justificam, pois não há evidências de que as mesmas possam trazer maiores benefícios materno-fetais. Uma forma de entendimento da elevação da incidência de partos cesáreos baseia-se na estratificação de grupos de pacientes nos quais o procedimento seria mais realizado. Assim, Robson estabeleceu em 2001, uma classificação baseada nas características próprias de cada paciente e não na indicação do parto operatório. Fazem parte das características encontradas: gravidez única ou múltipla, paridade, partos cesáreos prévios, apresentação fetal, presença de trabalho de parto instalado e idade gestacional no parto. A classificação de Robson permite a identificação dos grupos, mas a forma de abordar os profissionais envolvidos com a assistência pode tornar-se insuficiente ao não dispormos da indicação do parto cesáreo. Assim, nossa hipótese para este projeto é de que formular uma classificação acrescida de informações sobre a indicação do parto será uma ferramenta útil para identificar fatores relacionados às taxas de cesárea em nosso meio. Para investigá-la realizaremos um estudo prospectivo baseado em uma classificação de Robson modificada pela adição de indicações do parto e prevalência de morbidades clínicas e/ou patologias obstétricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Lígia Mitie Ikeda - Integrante / Joélcio Francisco Abbade - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Análise Lipidômica em Restrição de Crescimento Fetal, Descrição: Doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, doenças autoimunes e obesidade constituem importantes problemas de saúde pública em todo o mundo. Esses problemas se inter-relacionam e constituem quadro de síndrome metabólica caracterizado por processo inflamatório sistêmico crônico e disfunção endotelial, constituindo importantes causas de morbimortalidade. A etiopatogenia desses problemas inclui fatores genéticos, epigenéticos, ambientais e comportamentais que agem de maneira sinérgica até culminarem com as apresentações clínicas características de cada doença. Entretanto, desde a década de 90, uma teoria baseada no fato de que características ou problemas vivenciados durante a vida intra-uterina são capazes de repercutir na vida adulta, vem cada vez mais sendo aceita. Estudos iniciais baseados em observações epidemiológicas demonstraram que fetos que evoluíam com privação nutricional e restrição de crescimento possuíam maior risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares na vida adulta. Estudos posteriores tanto em modelos animais quanto em humanos contribuíram para maior compreensão dessas hipóteses e para construir a fisiopatologia que se estabelece nesses casos, definindo o que se denomina nos dias atuais de ?Programação Fetal de Doenças na Vida Adulta?. Assim, imagina-se que o equilíbrio nutricional seja ponto crucial para desenvolvimento fetal, mas em particular, os lipídeos possuem grande importância como fonte de energia celular. Sendo assim, nossa hipótese para este trabalho baseia-se no fato que alterações nos níveis séricos, bem como na constituição placentária das moléculas de lipídeos possam estar envolvidas na fisiopatologia da restrição de crescimento fetal. De fato, o perfil lipídico de fetos com alterações no seu potencial de crescimento tem sido avaliado e alguns autores demonstraram recentemente que os níveis de algumas apolipoproteínas estão alterados no sangue de fetos com restrição de crescimento. Em nossos objetivos, vamos além e propomos a avaliação lipídica qualitativa plasmática, placentária e decidual a partir de espectrometria de massas nos casos de restrição de crescimento fetal. Em nossos resultados esperamos identificar lipídeos que possam explicar a fisiopatologia da restrição de crescimento fetal em suas diferentes formas clínicas de apresentação e estabelecer correlações com as doenças da vida adulta. Com intuito de identificar potenciais biomarcadores lipídicos que podem persistir no plasma das crianças com histórico de restrição de crescimento, todos os recém-nascidos serão acompanhados por um ano, sendo que no final deste período nova investigação sobre os lipídios plasmáticos será realizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Humberto Milagre - Integrante.

  • 2016 - Atual

    AWARE - Angiogenic factors Will Assist in Risk Evaluation, Descrição: Complicações na gravidez, como a pré-eclâmpsia (PE), crescimento intra-uterino restrito (CIUR), parto prematuro e descolamento prematuro de placenta são importantes causas de morbidade e mortalidade perinatais em todo o mundo. A disfunção placentária é um fator comum nestas condições (1-7). A antecipação do parto por indicação médica é uma das principais formas de abordagem para se evitar esses resultados adversos. Entretanto, com o nascimento antes de 37 semanas (prematuro), sérias consequências podem ser observadas, incluindo morbidades na infância, a curto e longo prazo, incluindo incapacidade neurológica e distúrbios cardiometabólicos na idade adulta. Pré-eclâmpsia (PE) e descolamento prematuro de placenta (DPP) constituem ainda causas importantes morbimortalidade materna. No Brasil, a pré-eclâmpsia responde por mais de 20% de toda mortalidade materna (4). Ao considerarmos o nascimento prematuro especificamente relacionado a PE, o problema parece ser pior no Brasil, pois a mesma representa aqui em torno de 18% das causas de prematuridade, enquanto que em países desenvolvidos esta taxa é de 8% (5,6). Cabe ressaltar que o Brasil tem uma das mais altas taxas de cesariana no mundo e a antecipação do parto por indicação médica é provavelmente um importante fator contribuinte. Há evidências robustas e bastante consistentes à partir de vários estudos que um desequilíbrio nos fatores angiogênicos está associado e precede alterações como PE, CIUR, parto prematuro e natimortalidade. Sendo todos esses, desfechos mediados pela disfunção placentária (8-20). É importante ressaltar que a maioria dos estudos relacionados a disfunção placentária e desfechos perinatais foram realizados em países de alta renda - Europa e Estados Unidos - enquanto que os piores desfechos são na verdade registrados em países de baixa e média renda (LMIC). Assim, a justificativa para a realização do estudo proposto é melhorar os resultados maternos e perinatais no Brasil a partir da estratificação de risco de nossas pacientes. Para atingirmos os objetivos que serão apresentados adiante teremos com população de estudo mulheres grávidas de consideradas teoricamente de baixo risco, entre 28 e 32 semanas de gestação, que receberam assistência pré-natal em 20 unidades básicas de saúde (UBS) com plano parto a ser realizado em um dos 8 hospitais terciários associados. Pretendemos recrutar 7.000 mulheres ao longo de um período de tempo de dois anos. As mulheres serão inicialmente recrutadas para o estudo PREPARE com 16 semanas de gestação. O estudo PREPARE prevê a coleta de amostras de sangue no recrutamento e entre 28 e 32 semanas. Sendo assim, as amostras coletadas durante o estudo PREPARE servirão para viabilizar a realização do estudo AWARE. Tal relação entre com outros estudos já foi descrita previamente no estudo PREPARE e está prevista nos termos de consentimento e assentimento elaborados. Os oito centros hospitalares e clínicas de saúde da comunidade associados a este projeto estão geograficamente dispersos por todo o Brasil e atendem mulheres de baixo nível socioeconômico. Esses hospitais são centros terciários com infraestrutura de laboratório e capacidade de preparação de amostras e todos estão aptos a cuidar de pacientes obstétricas de alto risco. Nosso objetivo é testar se PlGF, sFlt-1, ou sFlt1 / PlGF como marcadores de disfunção placentária podem identificar um grupo de mulheres brasileiras, de risco aparentemente baixo, entre 28-32 semanas de gestação, representativa de uma população brasileira, que ao longo da gestação manifeste alterações como restrição de crescimento fetal, pré-eclâmpsia, parto prematuro, descolamento prematuro de placenta ou óbito fetal. A identificação deste grupo possibilitará maior vigilância e instituição oportuna de intervenções adequadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Peter von Dadelszen - Integrante / James M Roberts - Integrante / Christopher Redman - Integrante / Marcos Bastos Dias - Integrante / Lucilla Poston - Integrante / Luci Chapell - Integrante / Arun Jeiabalan - Integrante / Laura Magee - Integrante.

  • 2015 - Atual

    PREPARE ? Prematurity Reduction by Preeclampsia Care, Descrição: Pré-eclâmpsia se apresenta como grande causa de morbidade infantil a curto e longo-prazo. Entre os principais efeitos provocados pela PE nessas crianças temos: asfixia ao nascimento, prematuridade iatrogênica, elevação do risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo 2 ao longo da vida. A OMS disponibiliza protocolos baseados nas melhores evidências para o manejo da PE. As recomendações da OMS visam a profilaxia da doença, culminado com redução de sua incidência ou gravidade. Porém, essas recomendações não tem sido amplamente adotadas no Brasil. Em todo o mundo, parte das pacientes com PE é submetida a antecipação do parto desnecessariamente. Esse problema parece ser maior no Brasil, pois estima-se que 18% dos casos de prematuridade são relacionados a PE, comparados com 8% em países desenvolvidos. Esta proposta (PREPARE), conduzida por investigadores brasileiros em colaboração com o Global Pregnancy Collaboration (CoLab) será desenvolvida em 7 centros de referência e 23 Unidade Básicas de Saúde (UBS). Há duas iniciativas clínicas: Primeiro, conduzir um programa sistemático de Transferência de Conhecimento (TC) que visa encorajar a adoção das recomendações da OMS na rotina pré-natal (Objetivo 1); Segundo, implementar uma intervenção que visa reduzir a incidência de partos pré-termo realizados desnecessariamente por meio da melhora do manejo da PE, a partir de testes desenvolvidos pelo CoLab que permitem identificar pacientes com PE pré-termo que possam ser conduzidas de maneira expectante e segura, evitando-se a prematuridade. No Objetivo 2.1, estes testes serão aplicados para pacientes com suspeita ou diagnóstico de PE antes da 37 semanas. Estes testes permitem identificar a probabilidade de resultados adversos e são constituídos pelo fator angiogênico PlGF (Placental Growth Factor) e pela avaliação de parâmetros clínicos e laboratoriais do fullPIERS. Estudos prévios demonstraram 98% de valor preditivo negativo para ambos os testes. Esta avaliação selecionará de maneira segura pacientes cujos partos podem ser postergados, em concordância com os protocolos da OMS. Quanto à metodologia de estudo é importante salientar que diferentemente do que ocorre com estudos realizados com medicamentos, a implementação de protocolos de manejo clínico não podem ser testados em condições ?cegas?. É preciso haver integração e cometimento daqueles que participarão da assistência proposta. A partir dessa interpretação é possível inferir que Estudos Randomizados Controlados não são apropriados para este tipo de avaliação. Por isso, nós propomos um estudo do tipo Stepped Wedge que será realizado em 7 centros geograficamente distintos no Brasil. O desfecho primário a ser avaliado será a redução na taxa de partos pré-termo decorrentes de PE em relação ao total de partos no centro estudado, comparado com o período anterior à implementação. Nós teremos poder de 80% para demonstrar 25% de redução (2.0 ? 1.5%). Os desfechos secundários serão os resultados adversos tanto maternos quanto perinatais. O Objetivo 2.2 consistirá da instituição de um intenso programa de Transferência de Conhecimento (TC) para implementar novas técnicas de manejo clínico. Os Objetivos 2.3 e 2.4 consistirão da avaliação da satisfação dos profissionais de saúde envolvidos e das pacientes atendidas, bem como do impacto econômico gerado. O Objetivo 3 consistirá da criação de um biorrepositório na Faculdade de Medicina de Botucatu. Objetivo 4 consistirá de estudos pilotos para identificar novos biomarcadores presentes na população brasileira que possam ser comparados com populações de outros países de baixa renda (África e Ásia) e desenvolvidos (amostras do CoLAb). O Objetivo 5 consistirá da promoção da interação entre os pesquisadores dos 7 centros participantes e o CoLab. LEANDRO GUSTAVO DE OLIVEIRA É COORDENADOR DA PESQUISA BÁSICA E DO BIORREPOSITÓRIO, NA FMB - UNESP. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Marcos Bastos Dias - Integrante / José Guilherme Cecatti - Integrante / Leila Katz - Integrante / José Geraldo Ramos - Integrante / Carlos Poli de Figueiredo - Integrante / James Roberts - Integrante / Cristopher Redman - Integrante / Lucilla Poston - Integrante / Peter vonDadelszen - Integrante / Luci Chapell - Integrante / Arun Jeiabalan - Integrante / José Edson de Lucena - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Expressão de microRNAs em placenta, decídua e plasma de gestantes normais e com pré-eclâmpsia precoce., Descrição: A pré-eclâmpsia (PE) afeta 5% das gestantes e caracteriza-se principalmente por lesão endotelial e intensa resposta inflamatória sistêmica. Atualmente, os microRNAs (miRNAs), classe especial de RNAs altamente conservados e que agem como reguladores pós-transcricionais endógenos de expressão gênica, tem sido apontados como possíveis participantes na fisiopatologia da PE. Estudo recente demonstrou a hiperexpressão de miR-17, miR-20a e miR-20b por células trofoblásticas. Esses miRNAs regulam a expressão de Ephrm-B2 e EPHB4, presentes no endotélio de vasos arteriais e venosos, respectivamente. O Ephrm-B2 participa do controle da invasão trofoblástica. Outros pesquisadores demonstraram hiperexpressão do miR-155 em placentas pré-eclâmpticas. Esse miRNA regula o fator angiogênico CYR61, que por sua vez encontra-se presente em endotélio e trofoblasto extra-viloso. Outros miRNAs demonstrados em placentas de PE são miR-182 e miR-210. O primeiro modula genes relacionados com apoptose, enquanto que o segundo atua na resposta imune inata e metabolismo lipídico. Ainda que alguns trabalhos tenham avaliado a expressão de miRNAs em placentas e sangue de pacientes com PE, pouco se sabe sobre o efeito do fenômeno de hipóxia e reoxigenação sobre a expressão de miRNAs. Ademais, não se sabe sobre a expressão de miRNAs nas células deciduais de pacientes com pré-eclâmpsia. Dentro deste contexto, selecionamos alguns miRNAs envolvidos na resposta imune inata, inflamação e desequilíbrio angiogênico e lipídico para serem investigados em placenta, decídua e sangue periférico de gestantes com pré-eclâmpsia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Niels Olsen Saraiva Câmara - Integrante / José Carlos Peraçoli - Integrante / Maria Terezinha Peraçoli - Integrante / Mariana Romão - Integrante / Vera T. Medeiros Borges - Integrante / Mariana Letícia Matias - Integrante / Priscila Resek - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Envolvimento de inflamassomo e autofagia na fisiopatologia da pré-eclâmpsia, Descrição: Considerando que a geração de inflamassomo está relacionada com resposta inflamatória intensa e que a autofagia pode modular o processo inflamatório, contribuindo para a manutenção da homeostase intracelular, o presente projeto tem como objetivos: 1) determinar a presença de inflamassomo NLRP3 e a ocorrência de autofagia em placenta de gestantes portadoras de PE; 2) Avaliar o estado de ativação, endógena e induzida por Hsp70, hialuronan e urato monossódico, em monócitos dessas pacientes, pela identificação da presença de inflamassomo NLRP3 e sua associação com a produção de citocinas inflamatórias; 3) Avaliar o envolvimento das subpopulações de células T CD4+ pela análise do perfil de citocinas e fatores de transcrição produzidos por essas subpopulações celulares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Integrante / Maria Terezinha Peraçoli - Coordenador / Mariana Romão - Integrante / Vera T. Medeiros Borges - Integrante / Mariana Letícia Matias - Integrante / Ingrid Weel - Integrante / Priscila Resek - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Extending the scope of individual patient data meta-analyses: merging algorithms for biomarker measurements from heterogeneous laboratory platforms. The CoLAB Preeclampsia Angiogenic Factor Study., Descrição: Estudo colaborativo, coordenado na Universidade British Columbia e Universidade de Oxford, pelos Prof. Peter vonDadelszen e Prof. Chris Redman, respectivamente: Grant da Bill & Melinda Gates Foundation (Grant No: OPP1017337) Introduction Large datasets are essential to give sufficient statistical power to characterize subsets of disease. The usefulness of even large single cohorts can be further enhanced by combining several studies to facilitate meta-analyses of individual patient data (IPD). However, to date such studies have only collected primary outcomes measured on comparable scales or, in the case of biomarkers, using the same assay methods. Different assay platforms may differ in their precision, thresholds of normality or ranges. In such cases, valid methods of standardization of laboratory data are mandatory in order to aggregate individual patient data. Preeclampsia complicates 3-4% of pregnancies and is a leading cause of maternal and fetal/neonatal mortality and morbidity worldwide. The current definition of preeclampsia includes several subsets with important differences between them, examples being early and late onset disease. Perhaps because of this clinical heterogeneity, improvements in management, prediction, diagnosis, prevention or treatment have been difficult to achieve. Circulating maternal biomarkers for preeclampsia are mainly of placental origin, including angiogenic factors that, when dysregulated, may contribute to vascular dysfunction and the maternal signs of the disease, including hypertension and proteinuria. The ability of these factors to predict and/or diagnose placentally-mediated disorders such as preeclampsia and fetal growth restriction7,8 has been much investigated. It is clear that their diagnostic sensitivity and specificity is limited, especially in relation to late-onset disease. To determine if different subsets of preeclampsia can be identified by unique patterns of circulating angiogenic proteins, large cohorts are required and can be created if data from multiple cohorts are aggregated. Clinical data can be more easily standardized to ensure comparability across cohorts, but laboratory data present specific problems inherent in the use of different analytical platforms, including different reference ranges and thresholds between normal and abnormal. METHODOLOGY and RESULTS The statistical methodology described in this paper has three key components: (1) Study Database, (2) PlGF Platform Merging and (3) Reference Curve Thresholds and Case Identification. We will discuss these key components in separate subsections, each of which will include the corresponding results.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Burke Órlaith - Integrante / Samantha Benton - Integrante / Pawel Szafranski - Integrante / Peter von Dadelszen - Integrante / Catalin Buhimschi - Integrante / Irene Cetin - Integrante / Lucy Chappell - Integrante / Francesc Figueras - Integrante / Alberto Galindo - Integrante / James M Roberts - Integrante / Christopher Redman - Integrante / Anne Catherine Staff - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Avaliação lipidômica em pacientes com pré-eclâmpsia, Descrição: Diversos trabalhos apontam a obesidade como fator de predisposição para pré-eclâmpsia. Uma revisão sistemática demonstrou que em mulheres com IMC 30 o risco relativo para desenvolver pré-eclâmpsia é igual a 2,1. Outros autores demonstraram que as chances de pacientes com IMC 35 desenvolverem pré-eclâmpsia são superiores a 4 vezes em relação à população saudável. Contrariamente, mulheres com IMC < 20 possuem chances menores de desenvolver a doença. Os fatores responsáveis por esse aumento não são totalmente elucidados. A síndrome metabólica que acompanha o quadro de obesidade figura certamente como fator importante. Neste contexto, o tecido adiposo é responsável por desencadear resposta inflamatória sistêmica crônica, elevada resistência a insulina, hiperlipidemia e disfunção endotelial. A presença de adipocitocinas inflamatórias como TNF-, IL-6 e MCP-1 são também características da obesidade. Nosso grupo tem desenvolvimdo pesquisas demonstrando a resposta inflamatória na pré-eclâmpsia. Um estudo recente demonstrou a concentração lipídica em torno da 13ª semana de gestação em 567 pacientes. Cinquenta e sete dessas pacientes desenvolveram pré-eclâmpsia. Os autores observaram que as concentrações séricas de LDL, triglicérides e LDL/HDL eram respectivamente 10,4%, 13,6% e 15,5% maiores nas pacientes que desenvolveram a doença. Os aspectos epidemiológicos relacionando a obesidade, bem como a dislipidemia em fases precoces da gestação com a pré-eclâmpsia, sugerem a participação de classes de lipídeos na fisiopatologia da doença. Baseado nisso, acreditamos que a avaliação lipidômica possa trazer informações valiosas a respeito de possíveis marcadores para a pré-eclâmpsia. Em nosso estudo serão avaliados tecido placentário, decidual e plasma. A metodologia utilizada será a espectrometria de massa (MALDI-TOF). Resultados preliminares já demonstraram a presença de ?fingerprints? lipídicos que sugerem a caracterização das pacientes com pré-eclâmpsia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Sass, N. - Integrante / Henry Korkes - Integrante / Câmara, Niels Olsen S. - Integrante / Ismael Dale Silva - Integrante / Tatiana Bonetti - Integrante., Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Estudo das vias de sinalização disparadas por CD40 em tumores do colo uterino e seus efeitos biológicos, Descrição: Os tumores do colo uterino são a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. Estes tumores têm como principal fator de risco a infecção por Papilomavírus Humano, o HPV. Os papilomavírus são pequenos vírus de DNA dupla-fita, não envelopados, epiteliotrópicos. Eles infectam pele e mucosa sendo associados tanto a verrugas benignas como com tumores malígnos. A prevalência destes vírus chega a 30% entre mulheres, dependendo da população avaliada. Ao infectar células do epitélio, proteínas virais são expressas, sendo que as oncoproteínas E6 e E7 expressas em fases precoces do ciclo viral, apresentam uma série de mecanismos de evasão da resposta imune. Por outro lado, o organismo infectado é capaz de reconhecer as proteínas estranhas expressas pelo vírus e responder às mesmas, de forma que muitas mulheres são capazes de eliminar, espontaneamente, as infecções por HPV. Ainda assim, devido a alta prevalência de HPV, a pequena porcentagem de pacientes que desenvolve tumores é suficiente para gerar um problema de saúde pública. A importância do sistema imune no controle das infecções por HPV fica clara quando se observam pacientes imunodeficientes. Estes apresentam maior risco de desenvolvimento de lesões malígnas associadas ao HPV. A resposta adaptativa contra antígenos virais em mulheres asintomáticas foi descrita como CD4 Th1, enquanto que mulheres com tumores do colo uterino apresentam células T reguladoras que inibem a resposta anti-viral. Nosso laboratório e outros grupos têm demonstrado que tumores recrutam e determinam o fenótipo de células apresentadoras de antígenos que, por sua vez, induzem resposta reguladora em células T, inibindo a resposta anti-tumoral. Esse mecanismo é esperado em pacientes com tumor, porém nós acreditamos que compreender as etapas que completam esse ciclo pode nos levar a descobrir ferramentas que permitam facilitar terapias convencionais ou até imunoterapias que até então têm tido resultados modestos, senão frustrante. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Integrante / Ana Paula Lepique - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Angiogênese e Pré-eclâmpsia, Descrição: O papel da disfunção endotelial na fisiopatologia da pré-eclâmpsia vem sendo estudado desde a década de 80. Características como elevada permeabilidade endotelial e presença sérica de fatores relacionados à sua injúria do endotélio, além da elevada reatividade vascular na pré-eclâmpsia, corroboram com suas hipóteses de envolvimento endotelial. As alterações circulatórias útero-placentárias que marcam a fisiopatologia da pré-eclâmpsia determinam exacerbação do processo apoptótico no trofoblasto viloso, com formação e liberação de micropartículas sinciciais e fatores inflamatórios que caem na circulação sistêmica materna. Esses fatores são capazes de lesar diretamente o endotélio, promover ativação de neutrófilos e inflamação. Estudos recentes demonstraram a agressão endotelial em modelo experimental colocando as micropartículas sinciais em contato com vasos do omento materno. Os principais fatores angiogêncios que desempenham papéis fundamentais na manutenção da homeostase endotelial são: VEGF, PlGF e TGF-1. O VEGF participa da manutenção endotelial de órgãos como rim, fígado e cérebro, sinalizando através de dois receptores: FlK e Flt-1. Este último também tem como ligante o PlGF. Esses fatores angiogênicos são também importantes para o próprio desenvolvimento placentário. O stress oxidativo que marca a fisiopatologia da pré-eclâmpsia leva à produção placentária de grande quantidade de fatores anti-angiogênicos, como o sFlt-1. O sFlt-1 é um receptor solúvel que se forma por ?alternative splicing?, levando à perda da porção transmembrana do Flt-1. Desta forma, o sFlt-1 se liga aos VEGF e PlGF circulantes e impede com que os mesmos se liguem aos seus receptores comuns e desempenhem suas funções na manutenção da homeostase endotelial sistêmica. Nosso estudo invetiga a presença de sFlt-1 e PlGF em pacientes com pré-eclâmpsia, visando o uso desses fatores como marcadores prognósticos da doença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Antonio Fernandes Moron - Integrante / Camara, N.O. - Integrante / Aanth Karumanchi - Integrante / José Carlos Peraçoli - Integrante / Maria Terezinha Peraçoli - Integrante., Financiador(es): Roche Diagnóstica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo dos mecanismos imunopatológicos envolvidos na malária associada à gravidez, Descrição: Todos os anos pelo menos 50 milhões de mulheres grávidas estão expostas à malária, o que representa um elevado risco de vida para a mãe e para o feto em desenvolvimento. A malária associada à gravidez (PAM) caracteriza-se pelo sequestramento de parasitas na placenta, e consequente anemia materna, crescimento intra-uterino retardado e diminuição da viabilidade fetal. O grande número de fatores potencialmente envolvidos na PAM, associado às grandes dificuldades no estudo da doença em humanos, faz com que as bases moleculares desta disfunção placentária permaneçam ainda mal compreendidas. Este projeto visa por meio de abordagem multiparamétrica identificar em modelos murinos os componentes celulares e moleculares da imunidade inata e adquirida que contribuem para o desenvolvimento da PAM. O conhecimento dos aspectos da resposta imune trará uma importante contribuição para o entendimento da malária gestacional, além de possibilitar estudos direcionados ao desenvolvimento de novas metodologias para o diagnóstico precoce e o tratamento da PAM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Integrante / Cláudio Romero Farias Marinho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Células T reguladoras na Pré-eclâmpsia, Descrição: As funções fisiológicas das células NKT permanecem elusivas. Alguns estudos têm sugerido que elas possam controlar doenças auto-imunes e o desenvolvimento de respostas Th1/Th2, mais precisamente por produzir grandes quantidades de IL-4 e IFN-gama. A principal característica das células NKT é a rápida produção de citocinas após o estímulo. Elas podem exercer atividade citotóxica direta contra alvos tumorais e bacterianos (função efetora), podem ativar células NK e linfócitos B (função help-like) ou, dependendo da produção inicial de citocinas, podem exercer função reguladora. Por todas estas ações, e por serem antígeno-inespecíficas na sua forma de ativação, as células NKT fazem parte da imunidade inata. A presença de moléculas CD1d em trofoblasto viloso e extraviloso foi definida e as células NKT puderam ser observadas na interface materno-fetal em uma concentração superior a 10 vezes o encontrado em sangue periférico. Quanto a imunologia no ciclo reprodutivo, alguns autores demonstraram em ratos a ocorrência de abortamentos relacionados a células NKT. Esses autores demonstraram em camundongos a presença decidual de das células NKT expressando predominantemente Vbeta7. Após o estímulo por alfaGalCer ocorre a produção de IFN-gama e TNF-alfa e não de IL?2 e IL?4. Isso então levaria à indução do abortamento. O modelo de relação enxerto-hospedeiro na gravidez deixa claro que existe um mecanismo de tolerância que permite com que a gestação evolua sem ser rejeitada. Assim, questionamos e decidimos pesquisar se haveria o comprometimento do mecanismo de tolerância imunológica periférica, representado principalmente pelas células T reguladoras em gestantes portadoras de pré-eclâmpsia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Câmara, Niels Olsen S. - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Crianças Nascidas de Mulheres Submetidas a Transplante Renal: Avaliação Imunológica, Passagem Transplacentária de Anticorpos e Resposta a Vacinação, Descrição: Crianças nascidas de mulheres transplantadas renais serão avaliadas em relação a perfil de células do sangue de cordão e de sangue periférico aos 8 meses de idade, passagem transplacentária de anticorpos e resposta a vacinas aplicadas no primeiro ano de vida. Os resultados serão comparados a crianças de grupo controle.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Integrante / Nelson Sass - Integrante / Maria Isabel de Moraes Pinto - Coordenador / Erika Ono - Integrante / Patrícia Oliveira Viana - Integrante / Amélia MN Santos - Integrante / Thaís Helena Lopes Lima - Integrante / Maria Isabel Saraiva Dinelli - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    A influência das células T reguladoras CD4+CD25+ FOXP3+ na expressão da enzima Indoleamina 2,3, dioxigenase (IDO) na interface materno placentária pós transplante renal, Descrição: Ao expressar antígenos maternos e paternos, pelos conceitos imunológicos, o feto pode ser comparado a um enxerto semi-alogênico, que ao contrário dos demais é tolerado pelo organismo materno imunocompetente, por todo o período gestacional. O sistema imunológico materno reconhece os antígenos paternos nas células placentárias, mas ao invés de desencadear mecanismos de rejeição, ativa mecanismos de tolerância imunológica sistêmica ou local. O desvio das respostas imunológicas do tipo Th1 para Th2 tem sido proposto como um dos fatores facilitadores da gestação e que poderia neutralizar ou amenizar os efeitos letais para o feto de uma intensa resposta celular citotóxica e de secreções do tipo Th1. Além disto, leucócitos presentes na interface materno-placentária, tais como células apresentadoras de antígenos, e em particular as células dendríticas (DCs, CD83+) podem atuar a favor de mecanismos de tolerância materna. A sinalização através da ligação das moléculas co-estimulatórias B7-1 e B7-2, presentes nas células que expressam a molécula CTLA-4, como linfócitos T reguladores CD4+CD25+, induz a síntese da enzima indoleamina 2,3 dioxigenase (IDO) por DCs e macrófagos. A IDO é uma enzima que degrada o aminoácido essencial triptofano, sem o qual a ativação e proliferação de linfócitos T e consequentemente mecanismos a eles associados, como os de rejeição, podem ser seriamente comprometidos. Neste contexto, tem sido atribuído a IDO expressa na interface materno-placentária papel de relevância na ausência de rejeição fetal pelo organismo materno. Sendo assim, o entendimento destes mecanismos pode auxiliar no entendimento da tolerância efetiva necessária para o sucesso tanto dos transplantes quanto no contexto da gravidez.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Integrante / Niels Olsen Saraiva Câmara - Integrante / Simone Corrêa da Silva - Integrante / Estela Bevilacqua - Coordenador / Karen M Prado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Polimorfismo de genes em citocinas envolvidas na pré-eclâmpsia, Descrição: Considerando o envolvimento de citocinas no determinismo e resposta sistêmica na pré-eclâmpsia, foram estudados polimorfismos de genes relacinados com a produção de citocinas de padrão de resposta inflamatória (TNF-alfa, IL-6, IFN-gama) e não inflamtória (IL-10,TGF-beta) em pacientes com pré-eclâmpsia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Integrante / Nelson Sass - Integrante / Rosiani Mattar - Integrante / Sílvia Daher - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2001 - Atual

    Trabalho assistêncial com Grávidas portadoras de Transplante Renal e Nefropatias, Descrição: Trabalho assistencial realizado no ambulatorio de pré-natal do Hospital São Paulo - UNIFESP visando atenção especializada às grávidas portadoras de Transplante Renal, juntamente com o programa de Transplante Renal desevolvido pelo Hospital do Rim e Hipertensão, considerado atualmente o centro que mais realiza transplantes renais no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gustavo de Oliveira - Coordenador / Nelson Sass - Integrante / Jussara Leiko Sato - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

Prêmios

2012

Best Poster Award, International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy - World Congress 2012.

2010

Young Investigator Award, International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy.

2007

President`s Presenter Award, Society for Gynecologic Investigation.

2006

Young Investigator Award, International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. , AC Rubião Junior, Jardim Santo Inácio (Rubião Junior), 18618970 - Botucatu, SP - Brasil, Telefone: (14) 38116227

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Papéis na graduação Responsável pelos alunos do terceiro ano de medicina, 2015. Responsável por duas turmas de alunos do quinto ano de medicina, 2015. Responsável por temas específicos ministrados pelos alunos do 6 ano de medicina, 2015. Responsável pelos aluno do quarto ano de medicina, 2016. Responsável por duas turmas de alunos do quinto ano de medicina, 2016. Responsável por temas específicos ministrados pelos alunos do 6 ano de medicina, 2016. Responsável pelos alunos do terceiro ano de medicina, 2017. Responsável por duas turmas de alunos do quinto ano de medicina, 2017. Responsável por temas específicos ministrados pelos alunos do 6 ano de medicina, 2017. Tutor do programa de graduação International Federation of Medical Student's Associations (IFMSA) Papéis específicos na pós-graduação Orientador do programa de pós-graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia Responsável pela disciplina de Imunologia da Gravidez, curso anual.

2001 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

Outras informações:
Médico e Pesquisador do Departamento de Obstetrícia. Membro do grupo de Hipertensão Arterial e Nefropatias.

2011 - 2011

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Assistente de Ensino, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino, Carga horária: 4

Outras informações:
No período letivo de 2011, tive a honra de compor, como assistente de ensino, o grupo de docentes responsáveis pelo estágio dos alunos do 5 ano médico no Hospital Municipal Vereador José Storópolli (Vila Maria). As atividades como assistente de ensino eram compostas por aulas teóricas e supervisão da prática clínica durante visitas e discussões de casos na enfermaria e centro obstétrico. Os principais temas discutidos durante essa atividade foram: - Invasão trofoblástica - Mecanismo de parto - Assistência ao parto - Assistência ao puerpério - Lactação - Inibição do trabalho de parto prematuro. - Rotura prematura de membranas - Uso de corticóides para maturação pulmonar fetal. - Síndromes hipertensivas na gravidez. - Diabete melito na gravidez. - Sífilis e HIV na gestação. - Infecção puerperal - Infecção urinária - Sangramentos da segunda metade.

2003 - 2004

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino, Carga horária: 12

Outras informações:
Em 2003, assim que finalizei minhas atividades como preceptor dos residentes, fui convidado para compor o grupo de preceptores dos alunos do 5 ano médico no Hospital Municipal Vereador José Storópolli (Vila Maria). As atividades como preceptor eram compostas pela supervisão dos alunos durante a avaliação de pacientes na enfermaria, assistência durante a prescrição médica e responsabilidade geral pela enfermaria obstétrica. Ao preceptor cabia também a função de ministrar algumas aulas a fim de se cumprir a abordagem dos principais temas obstétricos durante o estágio.

2002 - 2003

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Preceptor de residentes, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Preceptoria de residentes de Obstetrícia em enfermaria de alto risco e centro obstétrico

Atividades

  • 02/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Obstetrícia.,Linhas de pesquisa

2009 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Imunobiologia dos Transplantes - Departamento de Imunologia - ICB - USP Responsável: Prof. Dr. Niels Olsen Saraiva Câmara