Gilberto Cabral de Mendonça
Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1994), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (1997), especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei (2008). Mestrado pela UFES, linha de pesquisa "Formação docente e currículo em Educação Física" envolve estudos da formação inicial e continuada em Educação Física, bem como da teorização e construção do currículo de formação. Compreensão da profissão de professor, da instituição escola, da formação profissional, do processo de ensino aprendizagem na formação e na intervenção docente Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Guarapari. Tem experiência na área de Educação Física escolar, Futebol, orientação de estagiários de licenciatura em Educação Física, Educação e História da Educação Física com ênfase na formação de professores.
Informações coletadas do Lattes em 30/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Física
2014 - 2016
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Narrativas de experiências profissionais de docentes de Educação Física no ensino técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Ano de Obtenção: 2016
Zenólia Christina Campos Figueiredo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Educação Empreendedora
2007 - 2008
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Empreendedorismo e Inovação
Especialização em Educação Física Escolar
1996 - 1997
Universidade Federal de Viçosa
Título: Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora... Uma prática possível.
Orientador: Andréa Moreno
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física
1989 - 1994
Universidade Federal de Viçosa
Título: Atividade Física na 3ª Idade
Orientador: Sílvio Ricardo da Silva
Formação complementar
2014 - 2014
Seminário. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2013 - 2013
Disciplina de Mestrado. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2013 - 2013
Disciplina de Mestrado. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação Inclusiva - Modalidade EAD. (Carga horária: 260h). , Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Brasília, IFB, Brasil.
2010 - 2010
Educação Física. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Professores: Perspectivas Atuais. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2009 - 2009
Nutrição Esportiva - do Atleta ao Iniciante. (Carga horária: 12h). , Centro de atividade Física Personalizada - Personal Center, PERSONAL CENTER, Brasil.
2009 - 2009
13º Congresso Mineiro de Educação Física. (Carga horária: 30h). , Associação dos Profissionais de Educação Física de Minas Gerais, APEFMIG, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia do Ensino Superior (Disc. Mestrado). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2007 - 2007
I Encontro de Educação Física Escolar da UFSJ. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2006 - 2006
Fatores de risco e proteção no desenvolvimento inf. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2002 - 2002
Esportes Radicais e da Natureza. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2002 - 2002
Educação Física Escolar: Novas Tendências. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2000 - 2000
Atividade Física e Qualidade de Vida. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2000 - 2000
Perspectivas para a Educação Física Escolar. (Carga horária: 8h). , Rede Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento Desportivo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1997 - 1997
Atividade Física e Saúde. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1997 - 1997
Esporte na Escola. (Carga horária: 8h). , Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.
1996 - 1996
Avaliação e prescrição de exercícios para sedentár. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1995 - 1995
Educação Física (1º Grau). (Carga horária: 40h). , Consultoria Técnica Educacional, CTE, Brasil.
1995 - 1995
II Ciclo de Palestras Pedagógicas. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1995 - 1995
A Educação Física e a questão de gênero. (Carga horária: 8h). , Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CONBRACE, Brasil.
1995 - 1995
II Ciclo de Palestras Pedagógicas. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1994 - 1994
Nutrição no Esporte. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . V Ifes na Praia. 2018. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . I Ifes em movimento. 2017. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . III JINIFES. 2014. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . IV Ifes na Praia. 2014. (Outro).
MENDONCA, G. C. ; MENDONÇA, Gilberto Cabral de . III IFES na Praia. 2013. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . II JINIFES. 2013. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . I JINIFES - Jogos Internos do IFES (Campus Guarapari). 2012. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . II IFES na praia. 2012. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . I JINIFES (Jogos Internos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari). 2012. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . I IFES na praia. 2012. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . I JINIFES (Jogos Internos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari). 2012. (Outro).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . I IFES na praia. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Conexões IFES. 2024. (Outra).
1ª Jornada Capixaba de Formação Esportiva (Metodologia do Ensino e Treinamento do Basquetebol). 2017. (Oficina).
1ª Jornada Capixaba de Formação Esportiva (Metodologia do Ensino e Treinamento do Futsal)). 2017. (Oficina).
1ª Jornada Capixaba de Formação Esportiva (Metodologia do Ensino e Treinamento do Hanbebol)). 2017. (Oficina).
1ª Jornada Capixaba de Formação Esportiva (Metodologia do Ensino e Treinamento do Voleibol) ). 2017. (Oficina).
XIV Congresso Espírito-Santense de Educação Física - Interfaces da Educaucação com a Cultura, Saúde e Esporte. Narrativas de Experiências Profissionais de Docentes de Educação Física no Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 2016. (Congresso).
5º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. Jogos Desportivos no Ensino Técnico Integrado: aproximações com a Pedagogia Social. 2015. (Congresso).
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.NUCAPES: Pedagogia Social e Educação Profissional em Foco. 2015. (Outra).
V Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2015. (Congresso).
I Seminário de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tempo Integral: Oportunidades e Desafios no IFES. 2014. (Seminário).
XIII Congresso Espírito-Santense de Educação Física. 2014. (Congresso).
Congresso EDUCASUL Ensino Médio em Foco. A Educação Física no Ensino Médio: Uma Proposta para a Escola de Tempo Integral. 2013. (Congresso).
III Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Outra).
I Seminário de Educação Integral: desafios e possibilidades -IFES-Campus Guarapari. 2013. (Seminário).
IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos. 2013. (Congresso).
II Seminário Nacional de Educação Especial - XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. 2012. (Seminário).
XII Congresso Espírito-Santense de Educação Física - IV. 2012. (Congresso).
I Forum Nacional de Análise e Discussão de Mega Eventos no Brasil.Educação Física: o ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora...uma construção na escola pública no município de Viçosa-MG. 2010. (Outra).
Os projetos pedagógicos dos cursos de graduação - Programa de Formação Continuada de Professores, na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. 2010. (Seminário).
13º Congresso Mineiro de Educação Física. A Importância dos Jogos e Brincadeiras como Conteúdos da Educação Física Escolar. 2009. (Congresso).
8º Congresso do Sind-UTE/MG e 20º dos(as) Trabalhadores(as) em Educação de Minas Gerais. 2009. (Congresso).
I Encontro de Educação Física Escolar da UFSJ.Prática de Ensino: Desafios Necessários na Formação de Futuros Professores de Educação Física. 2007. (Encontro).
IX Semana de Pedagogia.Práticas Educativas na Educação Física: Da intervenção pedagógica a novos significados no cotidiano da escola pública no município de Viçosa-MG; Práticas educativas: Desafios imprescindíveis na formação de futuros professores de Educação Física.. 2006. (Encontro).
IV Reunião Anual do PRO-EFE.Educação Física: da intervenção pedagógica a prática significativas no cotidiano da escola pública no município de Viçosa-MG.. 2005. (Outra).
Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).
II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte e VI Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte.Participante no II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte e VI Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte. 2004. (Simpósio).
Plenária Estadual dos Professores de Educação Física.Participante na Plenária Estadual dos Professores de Educação Física. 2004. (Outra).
I Encontro de Educadores.Participante no I Encontro de Educadores - Educar para Refletir. . . Educar para Imaginar. 2003. (Encontro).
II Fórum Regional de Educação Ambiental.Participante no II Fórum regional de Educação Ambiental. 2003. (Outra).
VI Congresso do Sind-Ute e 18º dos/as Trabalhadores/as em Educação de Minas Gerais. Congressista no VI Congresso do Sind-Ute e 18º dos/as Trabalhadores/as em Educação de Minas Gerais. 2003. (Congresso).
Fórum Brasileiro de Educação e Ciências do Esporte e V Simpósio de Ciências do Esporte.Participante no Fórum Brasileiro de Educação e Ciências do Esporte e V Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte. 2002. (Simpósio).
III Seminário de Educação Ambiental.Participante no III Seminário de Educação Ambiental. 2002. (Seminário).
II Congresso de Educadores da Rede Pitágoras. Congressista no II Congresso de Educadores da Rede Pitágoras. 2000. (Congresso).
IV Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte.Participante no IV Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte. 2000. (Simpósio).
Programa de Educação e Treinamento.Participação no programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2000. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Congressista no XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 1999. (Congresso).
III Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte e I Fórum Nacional de Administração do Esporte.Participante no III Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte e I Fórum Nacional de Administração do Esporte. 1998. (Simpósio).
I Encontro Mineiro de Cooperativas de Ensino.Participante no I Encontro Mineiro de Cooperativas de Ensino. 1997. (Encontro).
II Congresso Nacional de Educação. Congressista no II Congresso Nacional de Educação. 1997. (Congresso).
X Congresso de Ciências do Esporte. Congressista no X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 1997. (Congresso).
I Congresso Nacional de Educação. Congressista no I Congresso Nacional de Educação. 1996. (Congresso).
II Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte.Participante no II Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte. 1996. (Simpósio).
IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 1995. (Congresso).
I Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte.I Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte. 1994. (Simpósio).
Participação em bancas
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A (DES) humanidade de esporte de rendimento - por uma abordagem diferenciada e pela delimitação do seu espaço.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de; MENEZENCO, R.; RIGUEIRA, J. E.. Participação de documentos curriculares na construção de projetos políticos pedagógicos de escolas no município de Viçosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa.
OLIVEIRA, C. E. P.;MENDONÇA, Gilberto Cabral de; RIGUEIRA, J. E.. Futsal na perspectiva da inclusão social na comunidade Bela Vista no município de Viçosa-MG.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Língua e Escrita: solução ou problema na aprendizagem. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Indisciplina em sala de aula - relacionamento entre professor e aluno. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Santos.Literatura Infantil na Educação Infantil. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Linguagem e Expressão/ A Pré-Escola e o Processo de Alfabetização Segundo a Visão Construtivista. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Dificuldades de Aprendizagem. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Alfabetização nas Séries Iniciais - Vantagens e Desvantagens. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Dificuldades na Aprendizagem na 3ª e 4ª Séries. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A Arte-Educação - a expressão da criança através do desenho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. de Oliveira.Dificuldades na Alfabetização. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Literatura Infantil nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Linguagem e Expressão - A pré-escola e o processo de alfabetização segundo a visão construtivista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Braga.Inteligências Múltiplas. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Indisciplina Escolar - relação professor-aluno. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Formação Continuada dos Professores das Séries Iniciais. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Analfabetismo Funcional. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A Concepção da Escrita pela Criança - ortografia. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Inclusão: Preconceito e Discriminação, Igualdade com Dignidade. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A Avaliação Formativa como Instrumento de Estímulo à Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Matemática com Jogos. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Guimarães.A Arte e sua Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. de Melo Silva.Literatura Infantil e sua Importância para Crianças de 5 anos. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Produção de Texto: A construção da escrita no Ensino Fundamental. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A Criança Hiperativa nas Séries Iniciais. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Jogos Matemáticos na 1ª Série do Ensino Fundamental. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A Criança Disléxica nas Séries Iniciais. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização de Jovens e Adultos. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Lopes.Os Jogos como Estratégias Facilitadoras do Aprendizado. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. A Avaliação Formativa como Forma de Verificação da Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Um Estudo sobre Dificuldades em Leitura na 4ª Série do Ensino Fundamental. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Avaliação dos Alunos com Dificuldades em Aprendizagem Escolar. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Dificuldades em Resolução de Problemas Matemáticos na 4ª Série do Ensino Fundamental. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Dificuldades de Aprendizagem na Série Inicial do Ensino Fundamental. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Ação Avaliativa no Processo e Aprendizagem. 2005 - Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Concurso para Monitor I. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral deMENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Concurso para Monitor I. 2009. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. I Mostra de Ciências e Tecnologia. 2013. Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Planejamento por docking e modelagem molecular de fármacos aplicados em agricultores intoxicados por pesticidas. 2012. Intituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Seleção para Monitor Regular nível I - Estágio Supervisionado I. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Seleção para Monitor Regaular, nível I - Estágio Supervisionado II. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Seleção para Monitor Regular, nível I - Estágio Supervisionado III. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Seleção para Monitor Regular, nível I - Estágio Supervisionado IV. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Banca de Seleção para Monitor Regular, nível I na disciplina EFI-132 - Fundamentos Pedagógicos Aplicados à Educação Física/Esportes. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de. Simpósio de Integração Acadêmica. 2010.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de; ADAO, K. S.. Concurso para Monitoria na Disciplina: Prática de Ensino II. 2006. Universidade Federal de São João Del-Rei.
MENDONÇA, Gilberto Cabral de; Andrade, Marcelo Pereira de. Banca avaliadora de monitoria das disciplinas: Práticas de Ensino I e III. 2006. Universidade Federal de São João Del-Rei.
Orientou
Futsal na perspectiva da inclusão social na comunidade Bela Vista no município de Viçosa-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
A dificuldade de aprendizagem e a carência afetiva e alimentar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Aprendizagem com lúdico na educação infantil; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Matemática com jogos na 1ª série do ensino fundamental em uma escola da zona rural; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Alfabetização: Desenvolvimento da lçeitura e da escrita nas séries iniciais; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Hiperatividade: Transtorno de deficit de atenção com hiperatividade; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Alfabetização; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Deficiente Auditivo: Filosofia e métodos empregados na educação do deficiente auditivo; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Métodos de alfabetização: Um processo em construção; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Transtorno do defecit de atenção: Crianças com hiperatividade; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Alfabetização de crianças na faixa etária de 6 anos na concepção dos professores da Escola Municipal de educação infantil Miriam Batista Dutra; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Escolarização e a política socio-econômica; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Alfabetização e letramento: A busca de novos sentidos; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Dificuldade de aprendizagem X afetividade; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Auto-Estima: Trabalhando a auto-estima no ambiente escolar; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Alfabetização nas séries iniciais: O desenvolvimento da leitura e escrita; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Avaliação: Novos paradigmas; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Avaliação do processo ensino-aprendizagem; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Avaliação: Descobrindo novos sentidos; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
O fracasso escolar; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Superior de Professores Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Estágio Supervisionado I, II, III e IV - Total 108 alunos; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Estágio Supervisionado I, II, III e IV; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Estágio Supervisionado I, II e III; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Orientação em Estágio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Pauliene Aparecida Cruz; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Monitoria; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Sollero; Caroline Noé Dini; Carolina R; Ribeiro; Cooperativismo e esporte; ; ; uma possível parceria; 1997; Orientação de outra natureza; (Ensino Fundamental) - Cooperativa Educacional de Viçosa; Orientador: Gilberto Cabral de Mendonça;
Produções bibliográficas
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de ; ALVES, C. A. ; CAMPOS, Z. C. F. . O lugar e o sentido do esporte nas narrativas de experiências dos professores de Educação Física no ensino técnico integrado. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , v. S1A, p. 272-272, 2017.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora...Uma prática possível. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 21, p. 482-487, 1999.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Narrativas de docentes da educação física: Experiências profissionais no ensino técnico integrado do Instituto Federal do Espírito Santo. 1. ed. Novas Edições Aacadêmicas, 2019.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Formação docente e o profissional de Educação Física no Ensino Médio Integrado: aproximação com a Pedagogia Social. A Pedagogia Social em Diálogo: educação profissional, linguagens e saberes do campo. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 45-62.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora...uma construção na escola pública no município de Viçosa-MG. In: I Forum Nacional de Análise e Discussão de Mega Eventos no Brasil, 2010, Viçosa-MG. I Forum Nacional de Análise e Discussão de Mega Eventos no Brasil, 2010.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Empreendedorismo e inovação: Educação Física na perspectiva empreendedora...aproximando da melhor idade.. In: I Forum Nacional de Análise e Discussão de Mega Eventos no Brasil, 2010, Viçosa-MG. I Forum Nacional de Análise e Discussão de Mega Eventos no Brasil, 2010.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. Uma prática possível.. In: XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999, Florianópolis. XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999. v. 21. p. 482-487.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. Uma prática possível. In: X Congresso Brasieliro de Ciências do Esporte, 1997, Goiânia - GO. X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997. v. 1. p. 339-344.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Jogos Desportivos no Ensino Técnico Integrado: aproximações com a Pedagogia Social. In: 5º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos, 2015, Belo Horizonte. 5CIJD Congresso Internacional de Jogos Desportivos, 2015.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de ; FIGUEIREDO, Z. C. C. . Narrativas de Experiências Profissionais de Docentes de Educação Física no Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. In: 6º Congresso Internacional de Ciências do Desporto, 2017, Porto/Portugal. Desafios da Excelência nos JDC: da investigação à prática, 2017. p. 110-110.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de ; ALVES, C. A. ; FIGUEIREDO, Z. C. C. . O lugar e o sentido do esporte nas narrativas de experiências dos professores de Educação Física no ensino técnico integrado. In: 6º Congresso Internacional de Ciências do Desporto, 2017, Porto/Portugal. Desafios da Excelência nos JDC: da investigação à prática, 2017. p. 121-121.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Atletismo na escola: limites e possibilidades. In: II Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas na Educação Física Escolar, 2009, Belo Horizonte. II Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas na Educação Física Escolar, 2009.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Cultura de movimento infantil: a influência dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar. In: II Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas na educação Física Escolar, 2009, Belo Horizonte. II Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas na educação Física Escolar, 2009.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Estágio supervisionado e a escola pública: uma parceria imprescindível na formação de futuros professores de educação Física. In: II Simpósio de esporte na Escola: Boas Práticas na Educação Física Escolar, 2009, Belo Horizonte. II Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas na Educação Física Escolar, 2009.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Perfil do estilo de vida de professores da rede estadual no Município de Viçosa-MG. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências dos Esporte e VI Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte, 2004, Viçosa, 2004. v. 12. p. 423-423.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Estágio acadêmico na escola pública: Um desafio imprescindível na formação de futuros professores de Educação Física. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências dos Esporte e VI Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte, 2004, Viçosa, 2004. v. 12. p. 496-496.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: Da intervenção pedagógica a práticas significativas no cotidiano da escola pública no Município de Viçosa-MG. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências dos Esporte e VI Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte, 2004, Viçosa, 2004. v. 12. p. 424-424.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . A copa do mundo Japão/Coréia - 2002: Contribuições da Educação Física para alunos da 4ª série da Escola Estadual Madre Santa Face no Município de Viçosa-MG. In: Fórum Brasileiro de Educação e Ciências do Esporte e V Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte, 2002, Viçosa, 2002. v. 10. p. 249-249.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. . . Construção com alunos da 8ª série da Escola Estadual Maria Aparecida David no Município de Canaã-MG. In: Fórum Brasileiro de Educação e Ciências do Esporte e V Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte, 2002, Viçosa, 2002. v. 21. p. 250-250.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física Escolar: Conhecimentos e práticas adquiridas por alunos do ensino fundamental. In: IV Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte, 2000, Viçosa, 2000. p. 4-4.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Futebol: Uma análise além dos campos.. In: XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999, Florianópolis, 2006. v. 21. p. 1634-1634.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Esporte e Escola. . . Reconstruindo novos caminhos. In: XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999, Florianópolis, 1999. v. 21. p. 1460-1460.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. Uma prática possível. In: III Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte / I Fórum Nacional Administração Esportiva, 1998, Viçosa, 1998. p. 9-9.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora.Uma prática possível. In: VI Simpósio Paulista de Educação Física, 1997, Rio Claro - SP. VI Simpósio Paulista de Educação Física, 1997. p. 88-88.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. Uma prática possível. In: II Congresso Nacional de Educação, 1997, Belo Horizonte. II Congresso Nacional de Educação, 1997.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: Da intervenção pedagógica a práticas significativas no cotidiano da escola pública no município de Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa - MG, v. 12, p. 424-424, 2004.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Estágio acadêmico na escola pública: Um desafio imprescindível na formação de futuros professores de Educação Física. Revista Mineira de Educação Física, v. 12, p. 496-496, 2004.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . A Copa do mundo no Japão/Coréia-2002: Contribuições da Educação Física para alunos da 4ª série da Escola Estadual Madre Santa Face no município de Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa - MG, v. 10, p. 249-249, 2002.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora.. Uma construção com alunos da 8ª série da Escola Estadual Maria Aparecida David no município de Canaã-MG. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa - MG, v. 10, p. 250-250, 2002.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. Uma prática possível. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 21, p. 482-487, 1999.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Esporte e Escola...Reconstruindo Novos Caminhos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis - SC, v. 21, p. 1460-1460, 1999.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Futebol: Uma Análise além dos Campos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis - SC, v. 21, p. 1634-1634, 1999.
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora. Uma prática possível. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 19, p. 57-57, 1997.
-
ZOTELI, W. G. ; CARVALHO, L. Q. ; CHISTE, P. S. ; OLIVEIRA, M. L. ; MENDONÇA, Gilberto Cabral de . NUCAPS: PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM FOCO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Jogos Desportivos no Ensino Técnico Integrado: aproximações com a Pedagogia Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . A Educação Física no Ensino Médio: Uma Proposta para a Escola de Tempo Integral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: o ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora...uma construção na escola pública no município de Viçosa-MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Empreendedorismo e inovação: Educação Física na perspectiva empreededora...aproximando da melhor idade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . A Importância dos Jogos e Brincadeiras como Conteúdos da Educação Física Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Atletismo na escola: limites e possibilidades.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Prática de Ensino: Desafios Necessários na Formação de Futuros Professores de Educação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Prática de Ensino: Desafios Necessários na Formação de Futuros Professores de Educação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Práticas educativas: desafios imprescindíveis na formação de futuros professores de Educação Física.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Práticas educativas na Educação Física: da intervenção pedagógica a novos significados no cotidiano da escola pública no município de Viçosa-MG.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: da intervenção pedagógica a práticas significativas no cotidiano da escola pública no município de Viçosa-MG.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Perfil do estilo de vida de professores da rede estadual no município de Viçosa-MG. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: da intervenção pedagógica a práticas significativas do cotidiano da escola pública no município de Viçosa-MG.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Estágio acadêmico na escola pública: um desafio imprescindível na formação de futuros professores de Educação Física.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . A Copa do Mundo no Japão/Coréia - 2002: contribuições da Educação Física para alunos da 4ª série da Escola Estadual Madre Santa Face no município de Viçosa-MG.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora... uma construção com alunos da 8ª série da Escola Estadual Maria Aparecida David no município de Canãa-MG.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física Escolar: conhecimentos e práticas adquiridas por alunos do Ensino Fundamental em Viçosa-MG. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: o ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora... uma prática possível.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Futebol: uma análise além dos campos.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Esporte e escola... reconstruindo novos caminhos.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: o ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora... uma prática possível.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: o ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora... uma prática possível.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora...Uma prática possível.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física: O ensino do futebol na perspectiva crítico-superadora...Uma prática possível.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Pedagogia Social e Educação Popular. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . Educação Física Escolar. 2003. (Palestra).
MENDONÇA, Gilberto Cabral de . O Ensino do Futebol na Escola. 1996. (Palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Unidade de Guarapari. , Estrada da Tartaruga, S/N, Muquiçaba, 29215-090 - Guarapari, ES - Brasil, Telefone: (27) 33626607
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto Federal do Espirito Santo - Campus GuarapariVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor DII-I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Representante dos docentes na Comissão do Conselho de Ética e Disciplina do Corpo Discente do IFES - Campus Guarapari..
-
08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Espaço Físico e de Definição das Prioridades de Edificações do Campus Guarapari..
-
05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão Interna de Acompanhamento da Política de Assistência Estudantil no Campus Guarapari..
-
04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão de avaliação de viabilidade de criação/elaboração/implantação de projetos pedagógicos de cursos técnicos integrados em período integral..
-
03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Linhas de pesquisa
-
10/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Espírito Santo.,Linhas de pesquisa
-
10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão de avaliação de viabilidade e legalidade de criação da coordenadoria de Ensino Técnico Integrado..
-
06/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão Eleitoral do Conselho de Ética do Campus Guarapari..
-
10/2012 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão de avaliação de viabilidade de criação/elaboração/implantação de projetos pedagógicos de cursos técnicos integrados em período integral..
-
09/2012 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari.,Cargo ou função, Comissão Preparatória para conduzir o processo de eleição da Comissão Eleitoral responsável pela realização de eleição para Reitor e Diretor Geral..
2011 - 2012
Faculdade Ozanam CoelhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 13
Outras informações:
Professor do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física
2005 - 2007
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Prática de Ensino IV, Prática de Ensino VI
-
08/2005 - 07/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Educação Física II, Prática de Ensino V
-
08/2005 - 07/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Educação Física I, Fundamentos e Didática da Educação Física I, Fundamentos e Didática da Educação Física II, Jogos e Recreação na Escola, Prática de Ensino I, Prática de Ensino II, Prática de Ensino III, Prática de Ensino IV
2005 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I-A, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Atividade Física, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, História da Educação Física, Atividade Física e Movimento Humano
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Futebol, História da Educação Física, Atividade Física e Movimento Humano
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Futebol, História da Educação Física, Atividade Física e Movimento
2009 - 2011
Universidade Federal de ViçosaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenou e lecionou as seguintes disciplinas: Prática Pedagógica V, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Superviosionado III e Estágio Supervisionado IV.
2002 - 2005
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Contrato vencido, Enquadramento Funcional: Contrato de Tutoria com a FUNARBE /UFV, Carga horária: 15
Outras informações:
Tutor do Projeto Veredas - Formação Superior de Professores
2003 - 2003
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Trabalho realizado, Enquadramento Funcional: sem vínculo empregatício, Carga horária: 4
Outras informações:
Palestra para os alunos da graduação do curso de Educação Física.
1996 - 1997
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Monitor II, Enquadramento Funcional: Contrato vencido, Carga horária: 0
Outras informações:
Monitor II na disciplina: Futsal para os alunos da graduação do curso de Educação Física.
1992 - 1992
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Extensão, Enquadramento Funcional: Ensino e extensão, Carga horária: 30
Outras informações:
CEE - Centro de Ensino de Extensão - Curso de Iniciação à Natação - Carga Horária: 30 horas
1992 - 1992
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Extensão, Enquadramento Funcional: Ensino e Extensão, Carga horária: 120
Outras informações:
CEE - Centro de Ensino e Extensão - Curso de Iniciação à Natação - Carga Horária: 120 horas
1992 - 1992
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Extensão, Enquadramento Funcional: Ensino e Extensão, Carga horária: 20
Outras informações:
CEE - Centro de Ensino de Extensão - Curso de Iniciação à Natação: Carga Horária: 20 horas
Atividades
-
12/1996 - 01/1997
Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUTSAL
2002 - Atual
Escola Estadual Madre Santa FaceVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Educação Física, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor PEB4A - Professor da Educação Básica
Atividades
-
04/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2000 - 2003
Nucleo Educacional da Zona da Mata Rede PitágorasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor de Educação Física: Educação básica
Atividades
-
03/2000 - 02/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
1999 - 2001
Colégio Normal Nossa Senhora do CarmoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Educação Física com Treinamento escolar nas modalidades de Futsal e Voleibol.
Atividades
-
02/1999 - 02/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
1999 - 2000
Prefeitura Municipal de MarianaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 18
Atividades
-
09/1999 - 02/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
1995 - 1996
Centro Educacional de Viçosa S C LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 10
Atividades
-
05/1995 - 02/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
1993 - 1998
Cooperativa Educacional de ViçosaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 0
1993 - 1998
Cooperativa Educacional de ViçosaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 6
Outras informações:
Coordenador e responsável técnico pela escolinha de Futsal para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
1993 - 1998
Cooperativa Educacional de ViçosaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Participação em estudos semanais no Ensino Fundamental, na elaboração, análise e avaliação de planos programas e projetos educacionais, avaliação e planejamento educacional, análise das tendências da Educação no âmbito estadual e nacional.
Atividades
-
03/1993 - 07/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
1992 - 1993
Centro Educional Monteiro LobatoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor de Educação Física: Educação básica
Atividades
-
09/1992 - 07/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação FÍsica
1992 - 1992
Rotary Club de VicosaVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Natação no período de janeiro a junho de 1992, para crianças em idade escolar, em atendimento do convênio Rotary Club de Viçosa - Universidade Federal de Viçosa.
1991 - 1991
GREMBER - Grêmio dos Empregados da MBRVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Participação na colônia de férias do GREMBER na função de Professor de turma no período de 15 a 26 de julho de 1991.
1991 - 1991
Minas Tênis ClubeVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 150
Outras informações:
Professor de turma da colônia de férias do Minas Tênis Clube. Carga horária: 150 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilberto Cabral de Mendonça e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?