Larissa Rangel Ferrari

Tornou-se doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2022, tendo obtido o título de mestre em Letras - Estudos da Linguagem também pela PUC-Rio em 2017. Graduou-se em Letras (Português-Italiano e Respectivas Literaturas) pela Univerdade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014 e Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Rio em 2012. Sua pesquisa de mestrado e doutorado, situada na área da Psicolinguística em articulação com a Neuropsicologia, esteve voltada para o processamento sintático na compreensão de sentenças no envelhecimento saudável e nos quadros de Comprometimento Cognitivo Leve e Doença de Alzheimer.

Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras - Estudos da Linguagem

2017 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Avaliação de linguagem no diagnóstico de casos de Comprometimento Cognitivo Leve: proposta de um instrumento de verificação de habilidades sintáticas no envelhecimento
, Ano de obtenção: 2022. Erica dos Santos Rodrigues. Coorientador: Helenice Charchat Fichman. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: processamento sintático; avaliação de linguagem; compreensão da linguagem; envelhecimento; comprometimento cognitivo leve.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: O processamento sintático em idosos: compreensão de sentenças ambíguas e correlação com funções executivas
, Ano de Obtenção: 2017.Erica dos Santos Rodrigues.Coorientador: Daniel Correa Mograbi. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa

2016 - 2017

Universidade Católica de Brasília

Graduação em Bacharelado em Letras - Português-Italiano e Respectivas Literaturas

2008 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.

Formação complementar

2006 - 2008

Express Master. (Carga horária: 180h). , Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Participação em eventos

IV IBNequinho.Análise e proposta de avaliação da linguagem no auxílio de diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve. 2021. (Seminário).

IX Ciclo de Debates em Linguagem. 2020. (Seminário).

XXXV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. 2020. (Congresso).

XXXV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. ?Análise e proposta de avaliação da linguagem no auxílio de diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve. 2020. (Congresso).

III Reunião Anual do INCog.A avaliação da linguagem em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve. 2019. (Simpósio).

III Reunião Anual do INCog. 2019. (Simpósio).

VIII Ciclo de Debates em Linguagem.A avaliação da linguagem em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve. 2019. (Seminário).

VIII Ciclo de Debates em Linguagem. 2019. (Seminário).

VIII Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2019. (Outra).

II Reunião Anual do INCog. 2018. (Simpósio).

II Seminário de Estudos Gramaticais (SEG).Processamento sintático e representações good-enough em idosos. 2017. (Simpósio).

I Reunião Anual do INCog. Processamento sintático de ambiguidade temporária e declínio de funções executivas em idosos. 2017. (Exposição).

I Reunião Anual do INCog. 2017. (Outra).

VI Ciclo de Debates em Linguagem (CDL): tendências e teses.Processamento sintático em idosos hígidos: interface entre sistema linguístico e outros sistemas cognitivos - estudos iniciais. 2017. (Oficina).

VI Ciclo de Debates em Linguagem (CDL): tendências e teses. 2017. (Outra).

VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos (CIEL). 2017. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos (CIEL). Ambiguidades estruturais e complexidade sintática: um estudo com idosos. 2017. (Exposição).

A estrutura dos sons da fala: um panorama das investigações neurolinguísticas - Diogo Almeida - New York University (Abu Dhabi). 2016. (Oficina).

Da teoria à prática: algumas implicações de pesquisas em L2 no ensino das línguas estrangeiras - Lena Dal Pozzo - PUC-Rio. 2016. (Outra).

Deferentialism: an Embodied Semantics Approach to Linguistic Indexicality - Denis Perrin - UGA/PPL (France). 2016. (Oficina).

Introdução à Neurolinguística - Diogo Almeida - New York University (Abu Dhabi). 2016. (Oficina).

Model-Building in Philosophy - prof. Tim Williamson - University of Oxford & New College (Oxford). 2016. (Encontro).

Processamento da Linguagem e Português Brasileiro - Antonio Ribeiro - FAETEC-DESUP. 2016. (Encontro).

Seminário LAPAL - Relato do 29th Annual CUNY Conference on Human Sentence Processing - Renê Forster - PUC-Rio. 2016. (Seminário).

XI Workshop on Formal Linguistics. 2016. (Congresso).

XXXI Encontro Nacional da ANPOLL - Pesquisa de Ponta na Área de Letras e Linguística. 2016. (Congresso).

3rd ANPOLL Internacional Psycholinguistics Congress. 2015. (Congresso).

IV CDL - (Ciclo de Debates em Linguagem): Tendências e Teses. 2015. (Outra).

On the unique nature of numeral "one" - Sjef Barbiers - Utrecht University. 2015. (Encontro).

Rastreamento ocular na pesquisa psicolinguística: processamento em leitura e multimodalidade. 2015. (Oficina).

Restructuring Bridges - Sjef Barbiers - Meertens Instituut (Amsterdam) & Utrecht University. 2015. (Encontro).

Seminário LAPAL - Relato dos congressos GALA e Romance e sobre Laboratório da École Normale Superieure (Paris) - João Júnior - PUC-Rio. 2015. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento e envelhecimento: Uma abordagem interdisciplinar de questões linguísticas, educacionais e neuropsicológicas, Descrição: Edital FAPERJ Nº 8/2015 ? Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades. O projeto volta-se à investigação de aspectos emocionais e cognitivos no desenvolvimento e no envelhecimento humano a partir de uma perspectiva interdisciplinar, viabilizando a construção e consolidação de atividades de pesquisa no âmbito de um instituto interdisciplinar de neurociências e cognição, envolvendo pesquisadores dos seguintes departamentos da PUC-Rio: Psicologia, Educação, Letras e Filosofia. O tema do projeto será abordado a partir de dois eixos de investigação: ?Processamento emocional? e ?Tomada de perspectiva e referencialidade?, os quais evocam questões centrais para a compreensão de aspectos do comportamento infantil e do envelhecimento, tanto em situações de desenvolvimento típico quanto atípico, com possíveis reflexos para a prática pedagógica e políticas educacionais, bem como para a área clínica (no caso das crianças), e com reflexos nas áreas de saúde, bem-estar e de políticas públicas (no caso da população idosa, em particular). Em ambos os eixos, estudos serão realizados comparando amostras clínicas com grupos saudáveis (no caso do desenvolvimento infantil, crianças com desenvolvimento típico vs. crianças com transtorno do espectro do autismo e distúrbio específico de linguagem; no caso do envelhecimento, adultos e idosos saudáveis vs. idosos com comprometimento cognitivo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Larissa Rangel Ferrari - Integrante / Erica dos Santos Rodrigues - Integrante / Jesus Landeira-Fernandez - Coordenador / Letícia Maria Sicuro Corrêa - Integrante / Cilene Aparecida Nunes Rodrigues - Integrante / Zena Winona Eisenberg - Integrante / Daniel Correa Mograbi - Integrante / Ralph Ings Bannell - Integrante / Ludovic Soutif - Integrante / Helenice Charchat Fichman - Integrante / Roberto Alves Lourenço - Integrante / Monica de Freitas Frias Chaves - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Globo.com

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora de Conteúdo Web, Carga horária: 40

2013 - 2013

Infoglobo Comunicação e Participações S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter trainee, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2012 - 02/2013

    Estágios , Infoglobo Comunicação e Participações S/A - RJ - Brasil.,Estágio realizado, Produção e publicação de reportagens para veículo impresso e online.

2017 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq/Capes do Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq do Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2011 - 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem.,Linhas de pesquisa

2010 - 2011

Pré-Vestibular Comunitário Vetor

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 2

2010 - 2011

Folha Dirigida

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Repórter estagiária, Carga horária: 30

2016 - 2016

Globosat

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente de Novas Mídias - Olimpíadas, Carga horária: 40