Alexandre Francisco Alves

Licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Possui especialização em Administração em Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (2010). Mestre em Estudos do Lazer pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Membro do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas - GEFuT / UFMG. Atualmente é professor da Rede Municipal da Prefeitura Municipal de Betim.

Informações coletadas do Lattes em 16/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos do Lazer

2013 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ITINERANTE FUTEBOL CLUBE: A DESCONSTRUÇÃO DO TORCER E AS RELAÇÕES ENTRE OS CLUBES E AS TORCIDAS,Ano de Obtenção: 2015
Silvio Ricardo da Silva.

Especialização em Administracão e Marketing Esportivo

2009 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: PLANO DE NEGÓCIOS:EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO PARA A CIDADE DE BETIM-MG
Orientador: EDSON FRANCISCO LOURENÇO

Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência

2012 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Atividade Física para Pessoas com Deficiência. Ano de finalização: 2012

Graduação em Educação Física

1996 - 2000

Universidade Federal de Viçosa
Título: A RELAÇÃO ENTRE AS REGRAS DO BASQUETEBOL E O COMPONENTE TÁTICO
Orientador: Próspero Brum Paoli

Formação complementar

2012 - 2013

Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educadores. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Lazer.

Organização de eventos

ALVES, A. F. . I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. 2014. (Congresso).

ALVES, A. F. . I Simpósio Internacional "Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer". 2013. (Outro).

ALVES, A. F. . I Seminário de Formação em Política Pública do Esporte e Lazer de Betim. 2009. (Outro).

Participação em eventos

2º Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol : Expressões, memórias, resistências e rivalidades.NOVAS IDENTIDADES DO FUTEBOL: O CASO DOS CLUBES ITINERANTES. 2014. (Simpósio).

IV Seminário O Lazer em Debate.Análise do Estilo de Vida em Jovens Estudantes da Rede Estadual de Contagem-MG. 2013. (Seminário).

VIII ENCIPEF - Encontro Científico Pedagógico de Educação Física.Mineirão: a mídia na reabertura do estádio sede da copa do mundo de 2014 e possíveis relações com a Educação Física. 2013. (Encontro).

XVIII CONBRACE - Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto: o Mineirão (Vídeo da sala de imagem do GTT Comunicação e Mídia). 2013. (Congresso).

XVIII CONBRACE - Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. A Reabertura do Mineirão: Um Estudo da Mídia Jornalística. 2013. (Congresso).

Seminário "Políticas Públicas de Esporte e Lazer em Debate". 2009. (Seminário).

V Simpósio dos Jogos Esportivos Coletivos: Escola da Bola. 2009. (Simpósio).

II Conbide - Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva. 2008. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ALVES, A. F. ; ARAUJO, A. S. . Futebol e Copa do Mundo. In: Silvio Ricardo da Silva; Leandro Batista Cordeiro; Priscila Augusta Ferreira Campos. (Org.). O ensino do futebol: para além da bola rolando. 1ed.Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016, v. 1, p. 87-111.

  • ALVES, A. F. . NOVAS IDENTIDADES DO FUTEBOL: O CASO DOS CLUBES ITINERANTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, A. F. . Mineirão: a mídia na reabertura do estádio sede da copa do mundo de 2014 e possíveis relações com a Educação Física.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, A. F. . A Reabertura do Mineirão: Um Estudo da Mídia Jornalística.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Levantamento da produção acadêmica acerca do futebol nas ciências humanas e sociais, Descrição: A pesquisa objetiva realizar um levantamento da produção acadêmica e dos grupos cadastrados junto ao CNPq que tratam do conhecimento acerca do futebol nas ciências humanas e sociais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Francisco Alves - Coordenador / Felipe Vinícius de Paula Abrantes - Integrante / Silvio Ricardo da Silva - Integrante / Luiz Gustavo Nicácio - Integrante / Priscila Augusta Ferreira Campos - Integrante / Marina Dantas de Matos - Integrante / Jefferson Nicassio Queiroga de Aquino - Integrante / Christian Matheus Kolanski Vieira - Integrante / Thiago José Santana Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Betim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor / Técnico de Basquetebol, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor e idealizador do Projeto Esportivo Social "Vilaça Basquete", realizado na Escola Municipal José Vilaça Guimarães, na modalidade basquetebol.

2001 - Atual

Prefeitura Municipal de Betim

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PII, Carga horária: 20

Outras informações:
Atualmente Professor na Escola Municipal José Vilaça Guimarães

2016 - 2018

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2007 - 2008

Cruzeiro Esporte Clube

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Futebol e Supervisor de Futebol

Outras informações:
Técnico de Futebol de Campo no Cruzeiro Esporte Clube no Cruzeiro Exchange Program e Supervisor de Futebol de Campo das Categorias Infantil e Juvenil

2000 - 2003

Clube Atletico Mineiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Preparador Físico

2005 - 2007

SADA / BETIM

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Preparador Físico, Carga horária: 40

2003 - 2004

Ciro Guerra Fitness

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor de Pilates, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor/Instrutor do Método de Condicionamento Físico Pilates

2005 - 2006

SESI - Departamento Regional de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Futsal na Escola Sesi de Esportes, unidade Benjamin Guimarães.

2013 - Atual

Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas

Vínculo: Membro pesquisador, Enquadramento Funcional: .

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: