Andrêza Soares dos Santos

Doutorado em Ciências da Saúde, área de concentração - Saúde Coletiva e linha de pesquisa Epidemiologia das Doenças Crônicas não Transmissíveis pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) (2021); Mestrado em Educação Física com área de concentração em Esporte e Exercício - linha de pesquisa em Esporte, Condições de Vida e Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014); Especialização em Exercício Físico Aplicado a Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (2010); Graduação em Educação Física (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Natação, Atividade Física e Envelhecimento, Lazer, Saúde do Idoso, Atividade Física e Saúde, Epidemiologia e Saúde Publica. Possui experiência no ensino superior na área da Educação Física.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE

2017 - 2021

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: EVENTOS ADVERSOS AOS INIBIDORES DA BOMBA DE PRÓTONS: RESULTADOS DO ESTUDO LONGITUDINAL DE SAÚDE DO ADULTO (ELSA-BRASIL)
Roberta Carvalho de Figueiredo.

Mestrado em Educação Física

2013 - 2014

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Níveis de Atividade Física Associados às Funções Cognitivas em Mulheres Idosas: um estudo caso-controle utilizando sensores de movimento
, Ano de Obtenção: 2014.Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca

2009 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: A Influência do Exercício Físico na Manutenção e Melhora da Memória do Indivíduo Idoso: Uma Revisão de Literatura.

Graduação em Educação Física

2002 - 2006

Universidade Federal de Viçosa

Formação complementar

2019 - 2019

Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2014 - 2014

Bioestatística Aplicada à Genética. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas - Capacitação. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Normas ABNT para trabalhos científicos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2013 - 2013

Motricidade Humana, Cognição e Doença de Alzheimer. (Carga horária: 7h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Redação Científica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2013 - 2013

Uso de sensores de movimento na avaliação da AF. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação de Gestão de Convênios do Programa Segundo Tempo. (Carga horária: 16h). , Ministério do Esportes, MET, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação Fisica e Funcional do Idoso. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.

2012 - 2012

Ginástica de Academia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de Danças Folclóricas. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Divinópolis, PDM, Brasil.

2008 - 2008

4ª Clínica Naduarte de Natação. (Carga horária: 12h). , Naduarte Academia, NADUARTE ACAD, Brasil.

2008 - 2008

Terceira Idade: Novos olhares, novas aulas.. (Carga horária: 18h). , Editora Fontoura, EDITORA FONTOURA, Brasil.

2007 - 2007

Formação Continuada em Educação Física. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Minicipal de Divinópolis, PMD, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Personal Training. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2005 - 2005

Curso Profissionalizante de Massagem. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Projeto Saúde e Vida - Ginástica. (Carga horária: 560h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2004 - 2004

Tópicos Especiais em Antropometria. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2004 - 2004

Lazer em Colônia de Férias e Hotéis. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2003 - 2003

Aero-jump. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Musculação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2003 - 2003

Como Estruturar uma aula de Step. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Dança de Salão. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

SANTOS, A. S. dos . 3ª Rua do Brincar - bairro Belvedere. 2018. (Outro).

SANTOS, A. S. . ?Projeto UEMG na Comunidade - Ação Social: Rua de Lazer no Bairro Realengo/Divinópolis?. 2016. (Outro).

SANTOS, A. S. dos . I Congresso Brasileiro de Atenção a Saúde; V Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção a Saúde; I Encontro Internacional de Atenção a Saúde. 2014. (Congresso).

SANTOS, A. S. dos . Circuito Mineiro de Corrida ABC ? Mexa-se para o Bem Viver. 2011. (Outro).

SANTOS, A. S. dos . Clube Viva a Vida - Colônia de Férias da Terceira Idade. 2008. (Outro).

SANTOS, A. S. dos . Colônia de Férias. 2008. (Outro).

SANTOS, A. S. dos . Colônia de Férias. 2007. (Outro).

SANTOS, A. S. dos . Colônia de Férias. 2006. (Outro).

Participação em eventos

A escola a partir de agora: lições aprendidas. 2021. (Outra).

A sala de aula invertida no Ensino Remoto. 2021. (Outra).

Atletismo no Ambiente Escolar: adaptações de ensino e materiais. 2021. (Outra).

Educação Física Escolar - Práticas para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência. 2021. (Oficina).

Ensino Híbrido. 2021. (Outra).

Ensino Híbrido, leitura literária e multiletramentos. 2021. (Outra).

Ensino Híbrido ? desafios na Educação Infantil. 2021. (Outra).

Ensino Híbrido ? oportunidades e desafios na prática pedagógica. 2021. (Outra).

Ensino Híbrido e metodologias ativas na prática: planejamento e avaliação. 2021. (Outra).

Inspirações do Ensino Híbrido para o Ensino Remoto. 2021. (Outra).

As múltiplas linguagens e o processo de ensino remoto durante o isolamento social. 2020. (Outra).

Ética, Pesquisa e Extensão: renovando saberes. 2019. (Outra).

Roda de Conversa Projetos de Inclusão Social - Casos de Sucesso.A Atividade Motora Adaptada. 2019. (Outra).

2ª Rua do Brincar do Bairro Jardinópolis.2ª Rua do Brincar do Bairro Jardinópolis. 2017. (Outra).

2ª Mostra da Atuação Profissional de Educação Física no Setor da Saúde.2ª Mostra da atuação Profissional de Educação Física no Setor da Saúde. 2014. (Oficina).

I Congresso Brasileiro de Atenção a Saúde; V Simpósio de Pesquisa e Extensão em Atenção a Saúde; I Encontro Internacional em Atenção a Saúde. 2014. (Congresso).

I Mostra da Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde.Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde. 2013. (Outra).

I Mostra da Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde.I Mostra da Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde. 2013. (Outra).

IV Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção a Saúde - Pesquisa em Saúde: Interfaces Metodológicas e o Uso de Tecnologias.Análise descritiva dos padrões de atividade física e de internações por doenças do aparelho circulatório em idosos brasileiros no período de 2008 a 2011. 2013. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Associação da inatividade física de lazer com a ocorrência de quedas em idosos.. 2013. (Congresso).

VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIV Simpósio Paulista de Educação Física. Walk Speed as Estimate for Functional Disability in the Elderly. 2013. (Congresso).

Capacitação de Gestão de Convênios do PST.Capacitação de Gestão de Convênios do PST. 2012. (Encontro).

Curso de Avaliação Fisica e Funcional do Idoso.. 2012. (Oficina).

Ginástica de Academia. 2012. (Oficina).

II Congresso Cientifico Internacional de Educação Fisica do Triangulo Mineiro V Congresso Cientifico Latino-Americano de Educação Fisica. A Influencia do Exercício Físico na Manutenção e Melhora da Memória do Indivíduo Idoso: Uma revisão de Literatura.. 2012. (Congresso).

12º Congresso Paulista de Educação Fisica. 2008. (Congresso).

4º Congresso Cientifico Latino-Americano de Educação Fisica. 2006. (Congresso).

II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte.Lazer em Colônia de Férias e Hotéis. 2004. (Oficina).

II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte. 2004. (Oficina).

Curso de Musculação. 2003. (Oficina).

Encontro Mineiro de Ginástica de Academia.Aero-Jump. 2003. (Oficina).

Encontro Mineiro de Ginástica de Academia. 2003. (Oficina).

Encontro Mineiro de Ginástica de Academia. 2003. (Encontro).

Encontro Minero de Ginástica de Academia. 2003. (Oficina).

XII Simpósio de Iniciação Científica. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Maria Fabiana dos Santos

SANTOS, M. F.;SANTOS, A. S. dos; SALGADO, J. V. V.; VILELA, M. S. P.. Atuação do enfermeiro do programa saúde da família no atendimento à mulher. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Camila Ribeiro de Matos e Carlos Eduardo Costa

SALGADO, J. V. V.;DOS SANTOS, ANDRÊZA SOARES. Indicadores de acesso nos serviços de reabilitação física. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Brenda Tubertini Faria

DRUMMOND, L. R.; BRANDAO, C. F. C. E. C. M.;SANTOS, A. S.. O efeito do exercício físico no controle glicêmico de mulheres com diabetes mellitus gestacional.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Jessica Rocha Rosa

MACIEL JUNIOR, M. L.; PAULA, O. R.;SANTOS, A. S.. Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem do Voleibol. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Maria Alice Reis Amaral

SALES, B. C. M.; PAULA, O. R.;SANTOS, A. S.. Efeitos de um projeto de balé clássico na aptidão física de uma jovem com Síndrome de Down. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Simone Cássia de Souza

PAULA, O. R.; SALES, B. C. M.;SANTOS, A. S.. PIBID Educação Física UEMG/Divinópolis: um relato de caso de uma experiência discente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Evellyn Estefani Santos

SALES, B. C. M.; RODRIGUES, N. H.;SANTOS, A. S.. A INFLUÊNCIA DA DANÇA EDUCATIVA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS: UM ESTUDO DE REVISÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Fernando Alves Ramos

SALGADO, J. V. V.; SIMOLA, R. A. P.;SANTOS, A. S.. TREINAMENTO DE FORÇA COMO PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULARES EM ATLETAS DE CORRIDA DE RUA: UMA REVISÃO LITERÁRIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Thalita Fernanda Pereira Santos

SALES, B. C. M.; PAULA, O. R.;SANTOS, A. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: UM ESTUDO DE COMPARAÇÃO DOS PPP?S DE ESCOLAS PÚBLICAS E DO PPC DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Guimarães Assis

BILA, W. C.; BARROS JUNIOR, R.;SANTOS, A. S.. NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS NA ESCOLA: UMA VISÃO DO ENSINO EM UMA CIDADE DO CENTRO OESTE DE MINAS GERAIS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Diego Andrade Faria Vaz

LACERDA, L. T.; BORBA, D. A.;SANTOS, A. S.. Análise do desempenho em ações técnico-táticas dos goleiros de futebol em finais de copas do mundo entre 1994 e 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Mariana da Silva Gomes

DRUMMOND, L. R.; BILA, W. C.;SANTOS, A. S.. SAÚDE MENTAL: A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Mateus Moisés Vieira de Freitas

SANTOS, M. A. G. N.; MACIEL JUNIOR, M. L.;SANTOS, A. S.. Benefícios motores no futsal na Educação Física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Laís de Fátima Pirengeli

SALES, B. C. M.; MACIEL JUNIOR, M. L.;SANTOS, A. S.. A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA CRÍTICO SUPERADORA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: MARCUS VINÍCIUS OLIVEIRA TELES

SALGADO, J. V. V.; TOURINO, F. D.;SANTOS, A. S.. GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Como a utilização de jogos pode influenciar o processo de aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: João Vitor dos Santos Martins

MACIEL JUNIOR, M. L.; PAULA, O. R.;SANTOS, A. S.. O futebol na Educação Física escolar: uma análise de produções científicas publicadas no período pós BNCC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Heberth Amancio Amaral

AMARAL, C. M. S.; ASSMANN, A. B.;DOS SANTOS, ANDRÊZA SOARES. Papel do professor de educação física na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Alex Teixeira de Souza Vilaça

ALVES, K. C. R.;SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS. A importância do professor de Educação Física na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Claudiney Fagner de Sousa

ALVES, K. C. R.;SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS. Contribuição das aulas de Educação Física no processo de alfabetização no Ensino Fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Flávia Reisner Resende Silva

SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS. Benefícios da atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Kelly Cristina Crissóstomo

SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS. Caracterização do Transtorno do Espectro Autista: Contribuições das aulas de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Talles Rafael Ribeiro Oliveira

DRUMMOND, L. R.; MEDEIROS, P. E. S.;SANTOS, A. S.. Aprimoramento cinesiológico no fundamento raspagem tesoura do jiu-jitsu brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Caio Douglas Alves Fernandes Ruffini

DRUMMOND, L. R.; MEDEIROS, P. E. S.;SANTOS, A. S.. Perfil da qualidade de vida em atletas de jiu-jitsu na cidade de Divinópolis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Gabriel Araújo Mesquita

DRUMMOND, L. R.; MEDEIROS, P. E. S.;SANTOS, A. S.. Lesões musculares: um estudo comparativo entre praticantes de musculação e crossfit em Divinópolis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme de Souza duarte

DRUMMOND, L. R.; MEDEIROS, P. E. S.;SANTOS, A. S.. Efeitos dos treinamentos contra resistência excêntricos e concêntricos em indivíduos com tendinopatia do manguito rotador: estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Eneder Donizete Rosa

CARDOSO, A. M. N.; AMARAL, K. J. B.;SANTOS, A. S.. Análise do perfil dos usuários e padrão de uso das academias ao ar livre (AAL) da cidade de Divinópolis, Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Júnio Patriki de Souza

SANTOS, A. S.. Os professores de educação física utilizam os conteúdos de fisiologia do exercício nas suas aulas?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Cristina de Paula

SANTOS, A. S.. A importância do professor de educação física na prevenção da obesidade na adolescência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Aparecida Carola

SANTOS, A. S.. Avaliação da capacidade cardiorrespiratória e nível de atividade física de escolares do ensino fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Máyra Rodrigues Fernandes

BALDNI, A. O.; AQUINO, J. A.;SANTOS, A. S.. Prevalência, perfil e fatores associados à presença de medicamentos vencidos em farmácias caseiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Guilherme Gomes Goulart

SANTOS, A. S.. A importância da psicomotricidade no ensino infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Alice Henriqueta Adami Cândido

SANTOS, A. S.. A importância da educação física no ensino especializado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: André Alves Costa

SANTOS, A. S.. Como as aulas de educação física podem contribuir na ressocialização de alunos do sistema prisional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Douglas Sousa Mourão

SANTOS, A. S.. Avaliação da qualidade de vida dos professores de educação física escolar no município de Divinópolis-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Leandro Ferreira

SANTOS, A. S.. A importância do professor de educação física na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Alexsandro Martins Rosa

SANTOS, A. S.. Da fragmentação à concepção dialética do que é ser humano: uma reflexão acerca dos processos históricos da arte de educar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Fernando Mendes Santos

SANTOS, A. S.. A Importância da Educação Física na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Leandro Batista Costa

SANTOS, A. S.. Visão do corpo docente sobre as aulas de educação física de uma escola da rede pública de Carmo da Mata/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Sérgio Ferreira

SANTOS, A. S.. Percepção dos alunos sobre as aulas de educação física de uma escola estadual de Carmo da Mata/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Thaciara Karine de Araújo Silva

SANTOS, A. S.. A importância da educação física na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Thaynara Cristina Santos Caetano

SANTOS, A. S.. Esporte na escola: Voleibol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Yngride Bárbara Lopes Romano

SANTOS, A. S.. Aspectos motivadores e desmotivadores das aulas de educação física no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Cristian Wagner da Silva

SANTOS, A. S.. A importância da inserção da educação física no Programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: CRISTIANO PEREIRA DE FARIA

SANTOS, A. S.. Os benefícios da capoeira como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: HELBERT MARCOS PENA

SANTOS, A. S.. O preconceito, a discriminação e a exclusão dos menos habilidosos em aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Marcelo Pena

SANTOS, A. S.. A necessidade do planejamento nas aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Henrique Adami Cândido

SANTOS, A. S.. Educação física escolar e saúde: benefícios da atividade física na prevenção e tratamento da obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: RAFAEL CEZAR PEREIRA

SANTOS, A. S.. Obesidade na educação infantil: contribuição da educação física no controle de casos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: VIVIAN ALMEIDA DIAS

SANTOS, A. S.. A motivação dos alunos nas aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Leonel Henrique da Silva

SANTOS, A. S.. Dificuldades na visão do professor de se lecionar educação física no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Lucas da Silva

SANTOS, A. S.. A visão dos alunos do ensino fundamental II sobre as aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

SANTOS, A. S. dos. 1º Encontro de Pesquisa e Extensão da UEMG Unidade Divinópolis. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.

SANTOS, A. S.. 1ª Semana de apresentação de projetos de TCC do curso de Educação Física Licenciatura. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

SANTOS, A. S.. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

SANTOS, A. S.. 2º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

SANTOS, A. S.. 2ª Mostra da Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

SANTOS, A. S.. 1ª Mostra da Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Orientou

Carlos Eduardo Amaral SIlva

O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Carolina Paiva de Moraes

COMO ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES AJUDAM A SOCIEDADE MARGINALIZADA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Gabriel Alberto Agreste Rabelo

Efeito do treinamento de corrida no método HIIT na perda de peso em indivíduos obesos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Leonardo Fernandes Soares

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO DOS ALUNOS NAS ESCOLAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Bianca Fraga

DESEMPENHO MOTOR E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DE CINCO ANOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Cassyo Alves Costa

DESEMPENHO INTELECTUAL E EXERCÍCIOS: A NEUROPLASTICIDADE INDUZIDA PELA ATIVIDADE FÍSICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Dayane Muniz Santos

DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO LUTAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Douglas Xavier Cruz da Silva

ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Gabriel Souza Duarte

OS BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA E SUAS PRÁTICAS NA ESCOLA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Karolina Pereira de Camargos Silva

DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Lorenna Cristian do Amaral

PRÁTICA DE CROSSFIT E TREINO INTERVALO DE ALTA INTENSIDADE NO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Maicon Júnio Batista

ANÁLISE DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO NA MUSCULAÇÃO PRESCRITOS EM APLICATIVOS DE SMARTPHONE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Tiago Rodrigo Silva

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTSAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

RAFAEL RAMOS DUARTE

PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS RELACIONADAS À ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA JUNTO AOS NÚCLEOS AMPLIADOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA: 2011 - 2018; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Raquel Ramalho Botelho

Análise da coordenação motora de alunos de quatro anos de dois centros municipais de educação infantil em Divinópolis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Luana Gomes Felisbino Batista

A inclusão de alunos com deficiência auditiva por meio de atividades físicas adaptadas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Lucilene Santos Bernardes

Qualidade de vida no trabalho entre professores do ensino fundamental da rede municipal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Maira Cristina Ribeiro Jaques

Os agentes desmotivadores nas aulas de educação física para alunos do ensino médio em Divinópolis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Douglas Cristian Lameu

As dificuldades dos professores de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

André Alves Araújo

A importância da educação física inclusiva no âmbito escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Geferson Batista Rocha Silva

O uso da motivação nas aulas de educação física no ensino médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Camila Ferreira Alves

A importância da educação física/psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Jana Adriana dos Santos Ferreira

Benefícios da corrida para o combate a obesidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Mairon César Fagundes Sousa

A frequência de lesões em crianças e adolescentes praticantes de basquete em Divinópolis/MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Bruna Coimbra de Freitas Soares

Prevenção e controle da obesidade infantil relacionada à educação física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Maria Donizete Silva Grego

Atletismo e os benefícios das corridas para crianças do ensino fundamental e médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Maxwell Silva

Os benefícios da capoeira na educação física escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Renato Presley Cançado

A importância da educação física para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Bruno Henrique Carvalho Dias

Jogos e brincadeiras como incentivo à prática da educação física infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Bruno Luis da Silva Gonçalves

A participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Priscilla Andrade Chagas

Os benefícios das artes marciais na educação física escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Renata Estéfane Gonçalves Nogueira

Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no âmbito escolar e a educação física; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Mayra de Souza Alves

A importância da educação física para o desenvolvimento motor em crianças do ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Daniel Henrique Pereira Silva

O Atletismo no Contexto Escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

DIEGO ADRIANO DA SILVA

O Atletismo Escolar no ensino Fundamental II; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Francis Lorrany Nazareth Barbosa

As Contribuições da Educação Física Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Jaqueline dos Santos

Percepção e Atuação dos Professores de Educação Física na Modalidade Handebol nos 6º e 7º Anos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Tássia Regina Rabelo da Silva

A Importância da Educação Física no Desenvolvimento Motor das Crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Thales Fernando de Sousa Dias

Reflexão sobre o Interesse dos Alunos das Aulas de Educação Física: Revisão Bibliográfica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Vanessa Grastiquini Nogueira

A Importância da Prática do Futsal na Educação Física Escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Viviane Alves dos Santos

A Importância do Professor de Educação Física no desenvolvimento Psicomotor de Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Jardel Alexandre Fagundes de Oliveira

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Bianca Fraga

ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DE CINCO ANOS DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIVINÓPOLIS/MG; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Lorenna Cristian do Amaral

PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA ATENÇÃO BÁSICA; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Jonas Ferreira da Silva

CAMINHAR E CORRER PARA VIVER MELHOR; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Física Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG; Orientador: Andrêza Soares dos Santos;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, FERNANDO ALVES ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; SIMOLA, RAUNO ÁLVARO DE PAULA ; BORBA, DIEGO DE ALCANTARA ; SALGADO, JOSÉ VITOR VIEIRA . Treinamento de força como prevenção de lesões musculares em atletas de corrida de rua: uma revisão literária. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e8184, 2025.

  • LOPES FERNANDES, ANA PAULA ; RIOS DRUMMOND, LUCAS ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; VIEIRA SALGADO, JOSÉ VITOR . Influência da música e comando verbal no desempenho de exercícios de abdominais -Crunch-. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 22, p. e32218, 2024.

  • BERNARDO SILVA, JOÃO PAULO ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; ALCANTARA BORBA, DIEGO ; RIOS DRUMMOND, LUCAS ; VIEIRA SALGADO, JOSÉ VITOR . Efeito do treinamento de força na economia de corrida em corredores de resistência: uma revisão de literatura. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 22, p. e32681-8, 2024.

  • DOS SANTOS, ANDRÊZA SOARES ; DE MENEZES, SARA TELES ; SILVA, ISABELLA RIBEIRO ; OLIVEIRA, WILLIAM NEVES ; PEREIRA, MARIANA LINHARES ; MILL, JOSÉ GERALDO ; BARRETO, SANDHI MARIA ; FIGUEIREDO, ROBERTA CARVALHO . Kidney function decline associated with proton pump inhibitors: results from the ELSA-Brasil cohort. BMC Nephrology , v. 24, p. 285-294, 2023.

  • SOUSA, G. A. ; SANTOS, A. S. ; SALGADO, J. V. V. . Avaliação da qualidade de vida em idosas ativas e sedentárias de Araújos - MG. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 20, p. e 27322, 2022.

  • MATOS, CAMILA RIBEIRO DE ; COSTA, CARLOS EDUARDO ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; OLIVEIRA, MAÍLA MARTINS ; SALGADO, JOSÉ VITOR VIEIRA . Indicadores de acesso nos serviços de reabilitação física das desordens musculoesqueléticas em Belo Horizonte (MG). FISIOTERAPIA E PESQUISA , v. 29, p. 436-441, 2022.

  • SILVA, D. X. C. ; SALGADO, J. V. V. ; SANTOS, A. S. . ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 30, p. 1-16, 2022.

  • CASTRO, JOÃO PAULO GONTIJO DE ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; DRUMMOND, LUCAS RIOS ; SALGADO, JOSÉ VITOR VIEIRA . Perfil do Personal Trainer e sua percepção sobre a avaliação física antes de iniciar um programa de treinamento. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 20, p. e-27401, 2022.

  • DOS SANTOS, ANDRÊZA SOARES ; DE MENEZES, SARA TELES ; BENSENOR, ISABELA M. ; GOULART, ALESSANDRA CARVALHO ; BARRETO, SANDHI MARIA ; FIGUEIREDO, ROBERTA CARVALHO . Lack of association between proton pump inhibitor use and decline in cognitive performance in the ELSA-Brasil cohort. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL PHARMACOLOGY , v. v., p. p., 2021.

  • BATISTA, M. J. ; DOS SANTOS, ANDRÊZA SOARES ; BORGES NETO, J. S. ; CARLOS, F. M. ; PENNA JUNIOR, A. ; GUIMARAES, M. A. . Análise de programas de treinamento na musculação prescritos em aplicativos de smartphone. FISIOTERAPIA SER , v. 16, p. 88-92, 2021.

  • FRAGA, B. ; SALGADO, J. V. V. ; MOREIRA, P. E. D. ; SANTOS, A. S. . DESEMPENHO MOTOR E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DE CINCO ANOS. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 29, p. 1-9, 2021.

  • RIBEIRO, MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES ; PINTO, LÉLIA LESSA TEIXEIRA ; SANTOS, ANDREZA SOARES DOS ; MENEGUCCI, JOILSON ; VIRTUOSO JUNIOR, JAIR SINDRA ; TRIBESS, SHEILLA . Home intervention model to promote physical activity in female older adults. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 23, p. 1-7, 2019.

  • LEITE, M. A. F. J. ; TRIBESS, S. ; MENEGUCI, J. ; SASAKI, J. E. ; SANTOS, A. S. ; RIBEIRO, M. da C. L ; PINTO, L. L. T. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Número de passos despendido por dia como discriminante da percepção negativa do sono em mulheres idosas. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 26, p. 57-64, 2018.

  • PINTO, L. L. T. ; TRIBESS, S. ; SANTOS, A. S. ; RIBEIRO, M. da C. L ; MENEGUCI, J. ; SASAKI, J. E. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Promoção da atividade física em idosas com síndrome metabólica: modelo de intervenção com pedômetros. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 21, p. 600-610, 2016.

  • RIBEIRO, RENATO MENDONÇA ; TRIBESS, SHEILLA ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; PINTO, LÉLIA LESSA TEIXEIRA ; RIBEIRO, MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES ; ROZA, LILIANE BEATRIZ ; VIRTUOSO JÚNIOR, JAIR SINDRA . Barriers to the involvement of the elderly in public services to promote physical activity. Ciencia & Saude Coletiva , v. 20, p. 739-749, 2015.

  • DOS SANTOS, ANDRÊZA SOARES ; TRIBESS, SHEILLA ; PINTO, LÉLIA LESSA TEIXEIRA ; RIBEIRO, MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES ; ROCHA, SAULO VASCONCELOS ; VIRTUOSO JÚNIOR, JAIR SINDRA . Velocidade de caminhada como indicador para a incapacidade funcional em idosos. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA) , v. 10, p. 50-60, 2014.

  • FREITAS, JULIANA SILVEIRA ; CARNEIRO-JUNIOR, MIGUEL ARAÚJO ; FRANCO, FREDERICO SOUZALIMA CALDONCELLI ; REZENDE, LEVY SILVA ; SANTOS, ANDREZA SOARES DOS ; MAIA, HUGO DE OLIVEIRA ; MARINS, JOÃO CARLOS BOUZAS ; NATALI, ANTÔNIO JOSÉ . Treinamento aeróbio em natação melhora a resposta de parâmetros metabólicos de ratos durante teste de esforço. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 16, p. 134-138, 2010.

  • Esmeraldo, Daniela de Castro ; Esmeraldo, Marcos Meneghini ; Símola, Rauno Álvaro de Paula ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; SALGADO, JOSÉ VITOR VIEIRA . CICLISMO E SAÚDE: PERFIL E DEMANDAS DE CICLISTAS PARA UMA PRÁTICA SAUDÁVEL. Tópicos em ciências da saúde: contribuições, desafios e possibilidades. 1ed.Campina Grande: Amplla Editora, 2023, v. 3, p. 564-575.

  • PINTO, L. L. T. ; RIBEIRO, M. da C. L ; SANTOS, A. S. dos ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Efetividade de programas de atividade física para idosos. In: Saulo Vasconcelos Rocha; Alba Benemerita Alves Vilela. (Org.). Envelhecimento e saúde coletiva: diferentes olhares. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016, v. 1, p. 89-98.

  • ALVES, M. S. ; SANTOS, A. S. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 12-15.

  • CANCADO, R. P. ; SANTOS, A. S. . IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 16-19.

  • GONCALVES, B. L. S. ; SANTOS, A. S. . A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 242-245.

  • GREGO, M. D. S. ; SANTOS, A. S. . ATLETISMO E OS BENEFÍCIOS DAS CORRIDAS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 251-254.

  • GONCALVES, R. E. N. ; SANTOS, A. S. . INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAS NO ÂMBITO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO FÍSICA. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 289-292.

  • DIAS, B. H. C. ; SANTOS, A. S. . JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INCENTIVO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 293-296.

  • SILVA, M. ; SANTOS, A. S. . OS BENEFÍCIOS DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 312-314.

  • CHAGAS, P. A. ; SANTOS, A. S. . OS BENEFÍCIOS DAS ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016, Divinópolis. 1º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação - UEMG, 2016. p. 315-318.

  • SANTOS, A. S. ; NATALI, A. J. ; FRANCO, F. S. L. C. ; GOMES, G. J. ; SJUNQUEIRA, M. ; COSTA, N. M. B. ; TOLEDO, T. O. . Efeito da associação da suplementação de cafeína com exercício anaeróbico intermitente sobre resistência óssea em ratos. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte, 2004, Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa: Imprensa UFV, 2004. v. 12. p. 468-468.

  • SANTOS, A. S. ; NATALI, A. J. ; FRANCO, F. S. L. C. ; GOMES, G. J. ; COSTA, N. M. B. ; TOLEDO, T. O. . Influência da ingestão aguda de cafeína associada ao exercício anaeróbico intermitente sobre a excreção urinária de cálcio em ratos. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciêncais do Esporte, 2004, Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa-MG: Imprensa UFV, 2004. v. 12. p. 469-469.

  • SANTOS, A. S. ; NATALI, A. J. ; FRANCO, F. S. L. C. ; COSTA, N. M. B. ; TOLEDO, T. O. ; MELO, S. S. F. S. . Influência da suplementação de creatina e cafeína sobre a performance de ratos treinados com exercício anaeróbico intermitente. In: II Fórum Brasileiro de Educação física e Ciências do Esporte, 2004, Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa-MG: Imprensa UFV, 2004. v. 12. p. 470-470.

  • SANTOS, A. S. ; PRIMO, P. G. ; SPERANCINI, M. A. C. ; SOARES, P. G. ; BARCELOS JUNIOR, S. L. ; FERNANDES, I. O. . Comportamento da flexibilidade do quadril em mulheres de meia idade ativas durante um período de três anos. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte, 2004, Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa-MG: Imprensa UFV, 2004. v. 12. p. 523-523.

  • SANTOS, A. S. ; CESARIO, A. H. ; MULLER, E. S. ; GOMES, K. B. ; POZZOLINI, L. O. ; SILVA, S. R. . Projeto Cicloturismo. In: II Fórum Brasileiro de Educação Física e Ciências do Esporte, 2004, Viçosa-MG. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa-MG: Imprensa UFV, 2004. v. 12. p. 555-555.

  • ZAMBALDE, C. D. S. ; AMARAL, K. C. ; ROSA, E. D. ; SANTOS, A. S. ; FONSECA, C. G. . A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBIO EM INDIVÍDUOS OBESOS. In: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2017, Divinópolis. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.

  • SANTOS, A. S. ; TRIBESS, S. ; PINTO, L. L. T. ; RIBEIRO, M. da C. L ; ROCHA, S. V. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Walk Speed as Estimate for Functional Disability in the Elderly. In: VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIV Simpósio Paulista de Educação Física, 2013, Rio Claro/SP. Resumos do VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIV Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro/SP: Motriz, 2013. v. 19. p. 170-170.

  • SANTOS, A. S. ; RIBEIRO, M. da C. L ; PINTO, L. L. T. ; RIBEIRO, R. M. ; TRIBESS, S. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Associação da inatividade física de lazer com a ocorrência de quedas em idosos.. In: IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013, Curitiba/PR. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Pelotas/RS: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2013. v. 18. p. 1-280.

  • SANTOS, A. S. . Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida: perspectivas interdisciplinares na promoção da saúde e na proteção dos direitos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, A. L. R. ; SILVA, L. G. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; SIMOLA, R. A. P. ; BILA, W. C. ; SALGADO, J. V. V. . A bicicleta como estratégia de manutenção da saúde e meio de transporte no período da pandemia COVID-19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, L. C. B. ; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, P. H. L. ; BORGES, J. G. O. ; CAMPOS, A. L. R. ; VIDAL, J. B. ; EMIDIO, T. H. R. ; TITO, L. H. T. ; CRUZ, J. T. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; PAULO, L. R. ; SALGADO, J. V. V. . Análise dos insights do Instagram do projeto de extensão caminhar e correr para viver melhor-2023. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, J. G. O. ; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, P. H. L. ; OLIVEIRA, L. C. B. ; CAMPOS, A. L. R. ; VIDAL, J. B. ; EMIDIO, T. H. R. ; TITO, L. H. T. ; CRUZ, J. T. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; PAULO, L. R. ; SALGADO, J. V. V. . ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL E GRAU DE OBESIDADE EM PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO CAMINHAR E CORRER PARA VIVER MELHOR EM 2023. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, L. C. B. ; OLIVEIRA, P. H. L. ; BORGES, J. G. O. ; CAMPOS, A. L. R. ; VIDAL, J. B. ; EMIDIO, T. H. R. ; TITO, L. H. T. ; CRUZ, J. T. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; PAULO, L. R. ; SALGADO, J. V. V. . EFEITOS DO PROJETO DE EXTENSÃO ?CAMINHAR E CORRER PARA VIVER MELHOR? NAS QUEIXAS DE DOR OSTEOMIOARTICULARES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMPOS, A. L. R. ; VIDAL, J. B. ; BORGES, J. G. O. ; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, P. H. L. ; OLIVEIRA, L. C. B. ; EMIDIO, T. H. R. ; TITO, L. H. T. ; CRUZ, J. T. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; PAULO, L. R. ; SALGADO, J. V. V. . Estudo da Motivação dos Participantes do Projeto de Extensão Caminhar e Correr para Viver Melhor em 2023. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, P. H. L. ; SILVA, L. R. ; BORGES, J. G. O. ; OLIVEIRA, L. C. B. ; CAMPOS, A. L. R. ; VIDAL, J. B. ; EMIDIO, T. H. R. ; TITO, L. H. T. ; CRUZ, J. T. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS ; PAULO, L. R. ; SALGADO, J. V. V. . OS OBJETIVOS QUE IMPULSIONARAM A BUSCA PELA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO ?CAMINHAR E CORRER PARA VIVER MELHOR? EM 2023.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. L. ; MORAES, B. C. ; SANTOS, A. S. ; PAULO, L. R. ; TAVARES, L. M. ; NAZARIO, M. O. ; RANGEL, B. R. ; CAMPOS, A. L. R. ; VIDAL, J. B. ; SALGADO, J. V. V. . Avaliação da qualidade de vida em idosos que praticam exercícios físicos no município de Divinópolis/MG através da versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida- SF-36. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, B. C. ; SANTOS, A. L. ; SIMOLA, R. A. P. ; SANTOS, A. S. ; SALGADO, J. V. V. . Perfil de Praticantes de Corrida de Rua: Um Estudo Quantitativo de Caracterização. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, B. C. ; SANTOS, A. L. ; SIMOLA, R. A. P. ; SANTOS, A. S. ; SALGADO, J. V. V. . CORRELAÇÃO ENTRE A FREQUÊNCIA DE TREINAMENTO E O ESTADO DE HUMOR DE CORREDORES DE RUA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, B. C. ; SANTOS, A. L. ; SIMOLA, R. A. P. ; SANTOS, A. S. ; SALGADO, J. V. V. . EXPLORANDO A CORRELAÇÃO ENTRE A FREQUÊNCIA DE TREINAMENTO E O ESTADO DE HUMOR EM CORREDORES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BATISTA, M. J. ; BORGES NETO, J. S. ; SANTOS, A. S. dos ; CARLOS, F. M. ; CARLOS, F. M. ; BICALHO, J. M. F. ; PENNA JUNIOR, A. ; GUIMARAES, M. A. ; GUIMARAES, I. M. ; GALVAO, N. F. . Análise de programas de treinamento na musculação prescritos em aplicativos de smartphone. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. P. C. ; SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS . DIFICULDADES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, G. S. ; FRAGA, B. ; SANTOS, A. S. dos . ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DE CINCO ANOS: PROJETO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. F. ; MELO, F. ; DIAS, A. J. ; PEREIRA, I. C. S. ; MARIANO, I. G. A. ; SANTOS, A. S. ; DRUMMOND, L. R. ; BICALHO, J. M. F. ; PEIXOTO, R. F. S. ; SALGADO, J. V. V. . Estratégia de intervenção através da prática de exercício físico aeróbico nos participantes do projeto de extensão 'caminhar e correr para viver melhor'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, J. F. ; GOMES, J. V. S. ; PEREIRA, I. C. S. ; MELO, F. K. ; DIAS, A. J. ; MARIANO, I. G. A. ; SANTOS, A. S. ; DRUMMOND, L. R. ; BICALHO, J. M. F. ; PEIXOTO, R. F. S. ; RIBEIRO NETO, J. A. ; SALGADO, J. V. V. . A promoção da qualidade de vida através do projeto de extensão 'caminhar e correr para viver melhor' dentro de um campus universitário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, I. C. S. ; GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. F. ; MARIANO, I. G. A. ; DIAS, A. J. ; MELO, F. K. ; SANTOS, A. S. ; SALGADO, J. V. V. . Perfil antropométrico e correlação entre IMC e percentual de gordura corporal de jovens universitárias participantes de um projeto de extensão na cidade de Divinópolis/MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. F. ; MELO, F. K. ; DIAS, A. J. ; PEREIRA, I. C. S. ; MARIANO, I. G. A. ; SANTOS, A. S. ; DRUMMOND, L. R. ; ANDRADE, S. N. ; BICALHO, J. M. F. ; PEIXOTO, R. F. S. . Estratégia de intervenção através da prática de exercício físico aeróbico nos participantes do projeto de extensão 'caminhar e correr para viver melhor'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, J. F. ; GOMES, J. V. S. ; MELO, F. K. ; PEREIRA, I. C. S. ; DIAS, A. J. ; SANTOS, A. S. ; DRUMMOND, L. R. ; BICALHO, J. M. F. ; PEIXOTO, R. F. S. ; RIBEIRO NETO, J. A. ; SALGADO, J. V. V. . A promoção da qualidade de vida através do projeto de extensão 'caminhar e correr para viver melhor' dentro de um campus universitário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRAGA, B. ; MORAIS, G. S. ; GUIMARAES, D. H. ; FRANCA, D. P. ; SANTOS, A. S. . ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DE CINCO ANOS DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIVINÓPOLIS/MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, A. J. ; GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. F. ; MELO, F. K. ; PEREIRA, I. C. S. ; MARIANO, I. G. A. ; SANTOS, A. S. ; DRUMMOND, L. R. ; ANDRADE, S. N. ; PEIXOTO, R. F. S. ; SALGADO, J. V. V. . CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO SONO DOS INGRESSANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO ?CAMINHAR E CORRER PARA VIVER MELHOR '. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMBALDE, C. D. S. ; AMARAL, K. C. ; ROSA, E. D. ; SANTOS, A. S. ; FONSECA, C. G. . A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBIO EM INDIVÍDUOS OBESOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, M. da C. L ; PINTO, L. L. T. ; SANTOS, A. S. dos ; MENEGUCI, J. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. ; TRIBESS, S. . Efetividade de uma intervenção com uso de guia domiciliar de exercícios físicos nas variáveis bioquímicas em idosas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITE, M. A. F. J. ; MENEGUCI, J. ; SASAKI, J. E. ; SANTOS, A. S. ; TRIBESS, S. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Número de passos despendidos por dia como discriminante da percepção negativa de sono em mulheres idosas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. dos . Contribuição dos parques e outros espaços na promoção da atividade física e saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, A. S. ; TRIBESS, S. ; PINTO, L. L. T. ; RIBEIRO, M. da C. L ; ROCHA, S. V. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Walk Speed as Estimate for Functional Disability in the Elderly. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. da C. L ; PINTO, L. L. T. ; SANTOS, A. S. dos ; ROSA, L. B. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. ; TRIBESS, S. . Nível de Atividade Física e o Consumo de Medicamentos em Pessoas Idosas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, L. L. T. ; SANTOS, A. S. dos ; RIBEIRO, M. da C. L ; RIBEIRO, R. M. ; TRIBESS, S. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Associação da Inatividade Física de Lazer e a Percepção de Sono em Pessoas Idosas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. dos ; RIBEIRO, M. da C. L ; PINTO, L. L. T. ; RIBEIRO, R. M. ; TRIBESS, S. ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . Associação da inatividade física de lazer com a ocorrência de quedas em idosos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, M. A. F. J. ; PINTO, L. L. T. ; SANTOS, A. S. dos ; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S. . IV Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção a Saúde - Pesquisa em Saúde: Interfaces Metodológicas e o Uso de Tecnologias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, A. S. ; COSTA, C. F. ; PEREIRA, M. C. M. . A Influencia do Exercício Físico na Manutenção e Melhora da Memória do Indivíduo Idoso: Uma Revisão de Literatura.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, C. F. ; SANTOS, A. S. ; SPERANCINI, M. A. C. ; PEREIRA, E.T. ; FERNANDES, I. O. . Qualidade de Vida: Ginástica para Mulheres de Meia Idade.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. ; COSTA, C. F. ; PEREIRA, E.T. . Saúde e Vida - Ginástica para Senhoras de Meia Idade.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. ; SPERANCINI, M. A. C. ; PEREIRA, E.T. ; COSTA, C. F. ; CASTRO, C. A. ; SILVA, K. A. ; NASCIMENTO, L. C. ; FERNANDES, I. O. ; CRUZ, M. A. B. ; SILVA, M. E. . Projeto Saúde e Vida - Ginástica para Senhoras de Meia Idade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Júnior, M.A.C. ; FREITAS, J. S. ; NATALI, A. J. ; FRANCO, F. S. L. C. ; GOMES, G. J. ; REZENDE, L. S. ; SANTOS, A. S. ; FERREIRA, S. A. ; MAIA, H. O. . Treinamento Aeróbico de Baixa Intensidade Altera Limiar Anaeróbico em Ratos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. ; GOMES, K. B. ; SILVA, S. R. ; MULLER, E. S. . Projeto Cicloturismo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, A. S. ; SPERANCINI, M. A. C. ; PEREIRA, E.T. . "Saúde e Vida" - Ginástica para Senhoras de Meia-Idade. 2005 (Iniciação Científica).

Outras produções

SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS . A imagem do educador físico frente as redes sociais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, ANDRÊZA SOARES DOS . O cenário e os desafios da educação física na contemporaneidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, A. S. . Papel do Educador Físico na Saúde Pública. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, A. S. . Confecção de Brinquedos com materiais recicláveis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, A. S. dos . Envelhecimento, atividade física e saúde. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SANTOS, A. S. dos . Atuação do Profissional de Educação Física no Setor da Saúde. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Avaliação da qualidade de vida e do desempenho aeróbio em idosos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Andrêza Soares dos Santos - Integrante / José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Ana Laura Reis Campos - Integrante / Luana Rocha Paulo - Integrante / Bárbara Celina Moraes - Integrante / Letícia Machado Tavares - Integrante / Júlia Barbosa Vidal - Integrante / Marcella de Oliveira Nazário - Integrante / Beatriz Rocha Rangel - Integrante.

  • 2021 - Atual

    O ENSINO DA MODALIDADE ATLETISMO NAS ESCOLAS DE DIVINÓPOLIS/MG, Descrição: A presente investigação acerca do atletismo enquanto conteúdo em aulas de Educação Física Escolar, com o objeto de verificar a prevalência do ensino do atletismo, como ele é realizado, a formação, e conhecimento dos professores e as dificuldades encontradas nas escolas públicas e privadas do Município de Divinópolis, bem como , busca descrever a estrutura das escolas para a prática do atletismo, identificar em qual nível de escolarização se aplica o atletismo, quais as modalidades do atletismo são trabalhadas e quais as dificuldades e adaptações para a aplicação do atletismo no ambiente escolar. Sendo um estudo do tipo observacional, transversal, com a aplicação de um questionário estruturado a professores do Ensino Fundamental I e Fundamental II da rede Estadual, Municipal e Particular de ensino do Município de Divinópolis-MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andrêza Soares dos Santos - Integrante / José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Adão Messias Fernandes - Integrante / Diego de Alcântara Borba - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2019 - 2019

    DIFICULDADES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, Descrição: O transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento seja na comunicação, relações interpessoais ou até mesmo no desenvolvimento motor em crianças. Portando o objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física na montagem e planejamento de suas aulas visando à educação inclusiva desses alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andrêza Soares dos Santos - Coordenador / Karolina Pereira de Camargos Silva - Integrante.

  • 2019 - 2019

    NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, Descrição: No Brasil, estudos recentes demonstram que grande parcela da população não atinge as recomendações atuais quanto à prática de atividades físicas. A inatividade física tornou-se um problema de saúde pública. Dentre as ações específicas priorizadas pela Política Nacional de Promoção da Saúde, inclui-se a prática corporal e a atividade física nas ações na rede básica de saúde e na comunidade, fundamentando a inserção do profissional da educação física no Serviço de Atenção Básica ao compor as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de atividade física entre os usuários de uma Unidade Básica de Saúde localizada no município de Divinópolis/MG. O projeto será desenvolvido em uma das 43 Unidades Básicas de Saúde com usuários acima de 18 anos de ambos os gêneros. A realização deste projeto possibilitará evidenciar a importância da atuação dos profissionais de educação física junto à comunidade, favorecendo a inserção desses profissionais dentro do sistema público de saúde, com base no enfoque social e também de promoção da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrêza Soares dos Santos - Coordenador / Jardel Alexandre Fagundes de Oliveira - Integrante / Lorenna Cristian do Amaral - Integrante.

  • 2018 - 2018

    ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DE CINCO ANOS DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIVINÓPOLIS/MG, Descrição: Recentemente a participação de crianças e adolescentes em atividades físicas em diferentes contextos, como por exemplo, meios de transporte ativos, participação nas aulas de educação física e a prática de esportes vêm diminuindo. Pode-se notar também que os níveis de competência motora também têm diminuído nas últimas décadas. O presente projeto propõe avaliar o desempenho motor de escolares com idade de cinco anos de ambos os gêneros dos Centro Municipais de Educação Infantil em Divinópolis/MG, por meio da aplicação do teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder ? KTK). É importante que o desenvolvimento da competência motora seja estimulado desde a infância, sendo as aulas de Educação Física e as brincadeiras na escola um espaço ideal para promover este desenvolvimento, tendo em vista que a Educação Infantil no município de Divinópolis-MG não apresenta em suas aulas regência por professores de educação física, isso pode refletir na coordenação motora desses alunos. O processo de aquisição da competência motora é complexo e envolve muitos fatores, sendo assim, a maturação é um dos mais importantes, mas não o único. O desenvolvimento do ser humano envolve alguns aspectos, como: tempo destinado à prática, estado de motivação e a qualidade da instrução recebida. A coordenação motora é uma mudança continua que influencia na evolução e na aprendizagem do movimento, porém o que analisamos e no que podemos interferir é no desenvolvimento da ação, pois será a partir disso a alteração do padrão do movimento. A bateria de testes KTK é composta por quatro testes: 1: equilibrar-se andando de costas; 2: saltos monopedais; 3: saltos laterais (para um lado e outro) e 4: transposição lateral sobre plataforma. A pesquisa será realizada nos vinte e três Centros Municipais de Educação Infantil. A amostra será composta por duzentos e trinta alunos de ambos os gêneros, com idade de cinco anos, matriculados na rede municipal de ensino em Divinópolis/MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andrêza Soares dos Santos - Coordenador / Bianca Fraga - Integrante / Daniel Hipólito Guimarães - Integrante / Flávio Eduardo Gonçalves Xavier - Integrante / Bruna Maria Ribeiro - Integrante / Gleison Silva Morais - Integrante / Débora Pereira França - Integrante.

  • 2005 - 2005

    "Saúde e Vida - Ginástica para senhoras de meia idade"., Descrição: Projeto do Programa de Iniciação Científica (PIC), patrocinado pela Caixa Econômica Federal, em convênio com a Universidade Federal de Viçosa. Destinado a pesquisa no projeto de ginástica para senhoras de meia idade do departamento de educação fisica da UFV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrêza Soares dos Santos - Coordenador / Maria Aparecida Cordeiro Sperancini - Integrante / Eveline Torres Pereira - Integrante / Cibele Franco Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2006

Aprovada em 12º lugar no Concurso público para Professor de Educação Física de Divinópolis., Prefeitura Municipal de Divinópolis..

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer Divinópolis

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Outras informações:
Cedida pela Secretaria de Educação para a Secretaria de Esportes para prestar serviços como Coordenadora Geral do Programa Segundo Tempo.

2009 - 2012

Naduarte academia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Natação, Carga horária: 10

2007 - Atual

Prefeitura Municipal de Divinopolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

2005 - 2005

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista Iniciação Cintífica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

2024 - 2025

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Superior, Carga horária: 20

2023 - 2023

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora designada para ministrar as disciplinas de Ética, Educação Física Escola, Estágio Supervisionado II, Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar e Prática Docente, Linguagem Corporal: Ritmo, Movimento e Dança, Estágio Supervisionado I, TCC II, Estágio Supervisionado III, Lutas, Movimento, Cultura e História, Educação Física Escolar: Saúde e Meio Ambiente, para os cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura na UEMG - Divinópolis

2019 - 2019

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora designada para ministrar as disciplinas de História da Educação Física, Estágio Supervisionado IV, Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar e Prática Docente, Optativa III, Seminário Interdisciplinar I, Seminário Interdisciplinar II, Educação Física Adaptada, para os cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura na UEMG - Divinópolis

2017 - 2018

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora designada para ministrar as disciplinas de História da Educação Física, Educação Física Adaptada, Futsal, Atividades Físicas para Crianças e Adolescentes, Metodologia do Ensino do Atletismo, Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal, Esportes Adaptados, Programas de Atividades Físicas para Grupos Especiais, nos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura na UEMG - Divinópolis

2016 - 2016

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora designada para ministrar as disciplinas de Atletismo, Handebol, Estágio Supervisionado, Optativa: Tópicos especiais em Educação Física, Lutas para os cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura na UEMG - Divinópolis

2015 - 2015

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora designada para ministrar as disciplinas de Atletismo, História da Educação Física, Estágio Supervisionado, Educação Física Escolar, Optativa: Metodologia da pesquisa, para os cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura na UEMG - Divinópolis

2025 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta Ensino Médio, Carga horária: 20