Paula Pinheiro Morão
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente trabalha como Pesquisadora Associada de QMS e Compliance na empresa Bayer, atuando na parte de compliance na utilização de organismos geneticamente modificados na unidade de Petrolina, PE. Possui experiência em biologia molecular, engenharia genética, microbiologia e produção de organismos geneticamente modificados.
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Ciências Biológicas
2013 - 2018
Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
Biossegurança Geral. (Carga horária: 16h). , Bayer, BAYER S.A., Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Participação em eventos
Curso de Biologia Sintética de Microrganismos Aplicada a Biotecnologia Industrial. 2021. (Outra).
Ciência Aberta: O CNPEM comemora os 30 anos do LNLS. 2017. (Exposição).
XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Decomposição de matéria orgânica vegetal e animal: um estudo comparativo. 2017. (Congresso).
10 Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. Efeito do óxido de grafeno em Lactuca sativa sob influência de substâncias húmicas. 2016. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Herpetologia. Floresta Amazônica como um potencial coldspot de infecção por Batrachochytrim dendrobatidis em anuros. 2015. (Congresso).
Tadpole Internacional Workshop. 2015. (Outra).
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Interação entre bactérias da microbiota de anuros e diferentes linhagens do fungo Batrachochytrium dendrobatidis. 2015. (Congresso).
Coleções Biológicas e seu Impacto no Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico Nacional e Internacional. 2014. (Seminário).
XII Profissão Biólogo. 2014. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
MORENO, L. F. ; MORÃO, P. P. ; TOLEDO, L. F. . Tratamento de anfíbios infectados pelo fungo quitrídio do gênero Batrachochytrium. Herpetologia Brasileira , v. 4, p. 30-34, 2015.
-
LAMBERTINI, C. ; CAROLLO, A. B. ; MORÃO, P. P. ; LEITE, D. S. ; TOLEDO, L. F. . Criopreservação do Fungo Quitrídio: Batrachochytrium dendrobatidis.. Herpetologia Brasileira , v. 2, p. 57-58, 2013.
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
Identificação dos mecanismos celulares e moleculares da regeneração da medula espinhal em peixe-zebra, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Pinheiro Morão - Integrante / Hozana Andrade Castillo - Coordenador.
-
2016 - 2016
Bioprospecção de Agentes de Controle Biológico e Produtos Naturais para o Manejo da Brusone do Trigo: Avaliação ecotoxicológica dos extratos, óleos essenciais e substâncias puras., Descrição: A cultura de trigo (Triticum aestivum L.) é a segunda maior do mundo e o Brasil ocupa o segundo lugar de produção na América do Sul. Entretanto, a produtividade desta cultura pode ser limitada devido à ocorrência de várias doenças e, dentre todas, a brusone, causada pelo fungo Magnaporthe grisea, tem ocasionado elevadas perdas de produtividade que podem chegar a 72% dependendo da época de infecção. Com a expansão da cultura do trigo para outras regiões do Brasil, como a região Centro-Oeste, o fungo tem se estabelecido e causado maiores danos devido, sobretudo, às condições abióticas favoráveis ao desenvolvimento da doença como altas temperaturas e umidade relativa. Diante desse cenário e, considerando-se a natureza policílica e explosiva da doença e a incompleta proteção química fornecida pelos fungicidas, é que se propõe o manejo integrado, incluindo o controle biológico e o uso de produtos naturais como medidas preventivas. Entretanto, pouco se sabe sobre o potencial antagonista que as populações de micro-organismos em associação com o trigo podem apresentar diante de M. grisea e há poucos estudos sobre o potencial de extratos e óleos essenciais de plantas no controle do fungo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paula Pinheiro Morão - Integrante / Claudio Martin Jonsson - Coordenador.
-
2014 - 2015
Interação entre Pseudomonas sp. e duas linhagens de Batrachochytrium dendrobatidis, Descrição: Batrachochytrium dendrobatidis (Bd), fungo intracelular que se aloja na pele de anfíbios, causador da quitridiomicose, é apontado como uma das principais causas de declínio nas populações de anfíbios do mundo todo. A pele é um órgão muito ativo nos anfíbios, pois é por ela que realizam trocas gasosas e regulam atividades fisiológicas, além de agir como um sistema imune primitivo, através da utilização da microbiota. As bactérias que compõem a microbiota podem produzir substâncias como os peptídeos antimicrobianos (AMP?s) e substâncias antifúngicas que, como visto em trabalhos anteriores, possui a capacidade de inibição de patógenos dos anfíbios. No Brasil sabe-se que há duas diferentes linhagens de Bd, o Bd-GLP e o Bd-Brazil, sendo que a primeira linhagem está presente em maior número de casos de morte por Bd, por isso é considerada hipervirulenta. Estudos indicam que há inibição do Bd por bactérias presentes na microbiota de anfíbios. Portanto, as bactérias acabam agindo como controladores naturais da infecção. Desta forma, iremos testar em laboratório se existe diferença de susceptibilidade (inferida através das taxas de crescimento) à bactérias isoladas de pele de anfíbios pelas duas linhagens de Bd encontradas no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Pinheiro Morão - Integrante / Luis Felipe Toledo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Amyris Biotecnologia do Brasil. , Rua James Clerk Maxwell, Techno Park, 13069380 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37839450, Ramal: 216
Experiência profissional
2016 - 2020
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e MateriaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório Nacional de Biociências.,Linhas de pesquisa
2013 - 2013
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria junto ao Programa UPA - UNICAMP Portas Abertas 2013, na área de anfíbios e quitridiomicose.
2016 - 2016
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
2021 - 2023
Amyris Biotecnologia do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Estudos Científicos Regulatórios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - Atual
BayerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada em QMS e Compliance, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paula Pinheiro Morão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?