Luciano Soares de Souza
É professor efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2016). Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2011). Especialização em Análise de Testes de Software pela UFPE (2008). Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007). Tem experiência na área de Programação Web e Mobile, Análise de Sistemas, com ênfase em Análise de Sistemas Web e Análise de Testes de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: programação web, programação mobile, testes de software, inteligência computacional, sistemas web e gerenciamento de projetos e metodologias ágeis
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação
2011 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Técnicas Híbridas de Busca para Seleção Multiobjetivo de Casos de Teste
, Ano de obtenção: 2016. Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio. Coorientador: Flávia de Almeida Barros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Software Testing; Test Case Selection; Testes de Sotware; Otimização por Nuvem de Particulas; Particle Swarm Optimization; Inteligência Computacional. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Mestrado em Ciências da Computação
2009 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Seleção de Casos de Teste com Restrição de Custo de Execução utilizando Otimização por Enxame de Partículas
, Ano de Obtenção: 2011.Flávia de Almeida Barros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Inteligência Computacional; Testes de Sotware; Particle Swarm Optimization; Engenharia de Software; Otimização.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em Curso de Formação Sequencial em Análise de Testes
2008 - 2008
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Test Case Selection Based on Teste Execution Effort
Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Sistemas de Informação
2003 - 2007
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Clusterização de Dados Utilizando Otimização por Nuvem de Partículas
Orientador: Renato Dourado Maia
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sistemas de Informação.
Organização de eventos
SOUZA, L. S. . Semana Integrada de Eventos. 2022. (Congresso).
SOUZA, L. S. . VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2019. (Congresso).
DE SOUZA, LUCIANO S. . II Semana da Informática do IFNMG Campus Pirapora. 2018. (Outro).
BULHOES, D. B. ; SOUZA, L. S. ; OLIVEIRA, W. F. ; FARIA, B. L. . I Semana da Informática do IFNMG Campus Pirapora. 2017. (Outro).
DE SOUZA, LUCIANO S. . V Encontro de Iniciação Científica do IFNMG Campus Pirapora. 2017. (Outro).
Participação em eventos
12º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais.Comitê do programa - Revisor de artigos. 2025. (Encontro).
XI Semana de Produção Científica. 2022. (Seminário).
VII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2018. (Seminário).
VII Semana de Produção Científica. 2017. (Seminário).
VI Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2017. (Seminário).
XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2016. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft) 2014. 2014. (Congresso).
XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2014. (Simpósio).
12º Encontro de Profissionais da Internet da Locaweb. 2010. (Outra).
5º Maré de Agilidade. 2010. (Outra).
III Semana Científica da Facomp.Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos com SCRUM. 2010. (Seminário).
XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). 2010. (Congresso).
Participação em bancas
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; CARDOSO, R. A.. DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEB PARA CONECTAR DESENVOLVEDORES COM CLIENTES, ATRAVÉS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; CARDOSO, R. A.. DESENVOLVIMENTO DE UM CATÁLOGO WEB PARA UMA FEIRA LIVRE NA CIDADE DE BURITIZEIRO-MG. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Josué Batista AntunesSOUZA, L. S.; BULHOES, D. B.. SIMP - SIMULADOR DE PROCESSOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Maia, D. C. M.; Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.. IMPLEMENTAÇÃO DE PLATAFORMA DE VAGAS DE ESTÁGIO NO SISTEMA WEBPIR/NUPAC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Maia, D. C. M.; Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.. APLICAÇÃO PARA MONITORAMENTO DE VEÍCULOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.; Maia, D. C. M.. GERENCIAMENTO FINANCEIRO DE HOTÉIS ATRAVÉS DO SISTEMA EM NUVEM "YOUR HOTEL": UMA ABORDAGEM EFICIENTE PARA PEQUENOS HOTÉIS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Ribeiro, A. C.; Maia, D. C. M.;SOUZA, L. S.. UTILIZANDO REACT NATIVE PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MOBILE: UM ESTUDO DE CASO DO APLICATIVO MANUAL DO ALUNO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Maia, D. C. M.; Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.. UTILIZAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA CONTROLE DE GADO: UMA ATUALIZAÇÃO NA FORMA DE INTERPRETAR OS DADOS DO GADO DO GRUPO MB. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; SANTIAGO, F. A. M.. COMUNIF: COMO USO DAS REDES SOCIAIS BASEADAS EM COMUNIDADE PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; Maia, D. C. M.. JOGOS DIGITAIS NO APRENDIZADO INFANTIL RELACIONADO AO IDIOMA INGLÊS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; Maia, D. C. M.. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GESTÃO DE TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Maia, D. C. M.; CARDOSO, R. A.. TECNOLOGIA APLICADA À GESTÃO DE PESSOAS: UM SISTEMA PARA GESTÃO DE PORTARIAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Maia, D. C. M.; CARDOSO, R. A.. DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA CONTROLE DE VENDAS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA TAMBORIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
CARDOSO, R. A.; BULHOES, D. B.;SOUZA, L. S.. UTILIZAÇÃO DAS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA SUGESTÃO DE COMPRA E VENDA DE CRIPTOMOEDAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; CARDOSO, R. A.. OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS DE BUSCAS NA INTERNET: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE SEO PARA PEQUENAS EMPRESAS UTILIZANDO WORDPRESS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Ribeiro, A. C.; ALVES, E. M. A.;SOUZA, L. S.. DESENVOLVIMENTO DO PORTAL ?OLÁ, EDUCA!? COM FERRAMENTAS DE SUPORTE À APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Maia, D. C. M.; Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.. FUN ENGLISH: APLICAÇÃO MOBILE PARA AUXILIAR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
CARDOSO, R. A.; Maia, D. C. M.;SOUZA, L. S.. CHATBOOT RANI: Ferramenta de Disponibilização de Vagas de TI no Mercado de Trabalho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.Josué Batista Antunes; CARDOSO, R. A.. AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
CESAR, S. R. S.; Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.. UTILIZANDO A LÓGICA FUZZY PARA AUXILIAR NA PRESCRIÇÃO DE PLANOS INDIVIDUAIS DE TREINAMENTO FÍSICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; CESAR, S. R. S.. DESENVOLVIMENTO DE UM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT PARA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; SANTIAGO, F. A. M.; OLIVEIRA, P. E. C.. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Maia, D. C. M.; CESAR, S. R. S.. SISTEMA INFORMATIZADO PARA GESTÃO DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS PARA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE PIRAPORA MG. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; CESAR, S. R. S.. O USO DE TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO PARA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES: DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO PRIZEAPP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SANTIAGO, F. A. M.; BULHOES, D. B.;SOUZA, L. S.. VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES: ANÁLISE DE DESEMPENHO ENTRE FERRAMENTAS DE VIRTUALIZAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; CESAR, S. R. S.. TESTES DE DESEMPENHO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; OLIVEIRA, P. E. C.; CESAR, S. R. S.. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO: APLICATIVO MYFACOOL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
DE SOUZA, LUCIANO S.; SANTIAGO, F. A. M.; Ribeiro, A. C.. IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ROTEAMENTO DEVEÍCULOS COM FROTA HETEROGÊNEA UTILIZANDO OTIMIZAÇÃOPOR COLÔNIA DE FORMIGA. 2019.
SANTIAGO, F. A. M.; Ribeiro, A. C.;SOUZA, L. S.. Teste de Invasão na Segurança de Ambientes Corporativos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; BULHOES, D. B.; OLIVEIRA, W. F.. DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA MEDIÇÃO DE NÍVEL EM RECIPIENTES UTILIZANDO SENSOR ULTRASSÔNICO E EMPREGANDO A LINGUAGEM LADDER. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
OLIVEIRA, W. F.; BULHOES, D. B.;SOUZA, L. S.. Tópicos em Computação Quântica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Maia, D. C. M.;SOUZA, L. S.; OLIVEIRA, P. E. C.. SISTEMA DE ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL VOLTADO PARA CONTRATAÇÃO PESSOAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
SOUZA, L. S.; Ribeiro, A. C.; OLIVEIRA, W. F.. Estudo da Aplicação da Técnica Colônia Artifical de Abelhas no Problema do Caixeiro Alugador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Maia, D. C. M.;SOUZA, L. S.; SANTOS, V. L. A.. Ivision: Ferramenta Baseada em Metodologias Ágeis para Gerenciamento de Projetos de Softwares e Aplicativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
OLIVEIRA, P. E. C.;DE SOUZA, LUCIANO S.; SANTIAGO, F. A. M.. Sistemas Embarcados Auxiliando na Melhoria de Vida da Terceira Idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
OLIVEIRA, J. F. P. T.;MATOS, C. M.SOUZA, L. S.. Evolução da Interface Gráfica do Windows com ênfase na usabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros.
OLIVEIRA, J. F. P. T.;SOUZA, L. S.; ALVES, L. A. A.. Estudo de caso: Utilização de Técnicas de Stack Overflow no ambiente Windows XP SP2. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros.
CERAVOLO, R.;SOUZA, L. S.; DIAS, K. N.. Internet na Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros.
DE SOUZA, LUCIANO SOARES; BULHOES, D. B.; BATISTA, C. G.. Banca Examinadora das Provas de Desempenho Didático e de Títulos para contratação de professor substituto de Informática: Engenharia de Software e Pesquisa Operacional.. 2021. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
DE SOUZA, LUCIANO SOARESJosué Batista Antunes; LACERDA, M. S.. Banca Examinadora das Provas de Desempenho Didático e de Títulos para contratação de professor substituto de Informática: Engenharia de Software e Pesquisa Operacional.. 2019. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Vilela, G. B.;DE SOUZA, LUCIANO S.; SILVA, P. C. L. E.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES. 2015. Universidade Estadual de Montes Claros.
Orientou
DESENVOLVIMENTO DE UM CATÁLOGO WEB PARA UMA FEIRA LIVRE NA CIDADE DE BURITIZEIRO-MG; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEB PARA CONECTAR DESENVOLVEDORES COM CLIENTES, ATRAVÉS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
COMUNIF: COMO USO DAS REDES SOCIAIS BASEADAS EM COMUNIDADE PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
JOGOS DIGITAIS NO APRENDIZADO INFANTIL RELACIONADO AO IDIOMA INGLÊS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GESTÃO DE TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
TECNOLOGIA APLICADA À GESTÃO DE PESSOAS: UM SISTEMA PARA GESTÃO DE PORTARIAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA CONTROLE DE VENDAS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA TAMBORIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS DE BUSCAS NA INTERNET: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE SEO PARA PEQUENAS EMPRESAS UTILIZANDO WORDPRESS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
DESENVOLVIMENTO DE UM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT PARA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
SISTEMA INFORMATIZADO PARA GESTÃO DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS PARA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE PIRAPORA MG; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
O USO DE TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO PARA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES: DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO PRIZEAPP; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO: APLICATIVO MYFACOOL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
TESTES DE DESEMPENHO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ROTEAMENTO DEVEÍCULOS COM FROTA HETEROGÊNEA UTILIZANDO OTIMIZAÇÃOPOR COLÔNIA DE FORMIGA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA MEDIÇÃO DE NÍVEL EM RECIPIENTES UTILIZANDO SENSOR ULTRASSÔNICO E EMPREGANDO A LINGUAGEM LADDER; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
ESTUDO DA APLICAÇÃO DA TÉCNICA COLÔNIA ARTIFICIAL DE ABELHAS NO PROBLEMA DO CAIXEIRO ALUGADOR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Técnicas de Mapeamento Objeto Relacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Comunicação Remota em Aplicações JavaEE: Um Estudo de Caso da Utilização do BlazeDS em Aplicações JavaEE com Adobe Flex; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros; Orientador: Luciano Soares de Souza;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CLÍNICA, APLICANDO TÉCNICAS DE REUSO DE SOFTWARE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Esino Híbrido em Disciplinas Presenciais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Utilizando BPMN para Mapear os Processos da Coordenação de Pesquisa do IFNMG - Campus Pirapora; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Estruturas de Dados em Java para Criação de Funões Objetivos; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Ferramentas de Educação a Distância em Disciplinas Presenciais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Seleção Multiobjetivo de Casos de Teste; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; Orientador: Luciano Soares de Souza;
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA, A. R. ; SOUZA, L. S. . TECNOLOGIAS DA EAD EM AULAS PRESENCIAIS: UMA ANÁLISE INICIAL DE SEU USO COMO ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES. Revista Multifaces , v. 3, p. 90-99, 2021.
-
DE SOUZA, LUCIANO SOARES ; CAVALCANTE PRUDÊNCIO, RICARDO BASTOS ; DE BARROS, FLÁVIA A. . A hybrid particle swarm optimization and harmony search algorithm approach for multi-objective test case selection. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso) , v. 21, p. 19, 2015.
-
DE SOUZA, LUCIANO S. ; PRUDÊNCIO, RICARDO B.C. ; BARROS, FLAVIA DE A. ; ARANHA, EDUARDO H. DA S. . Search based constrained test case selection using execution effort. Expert Systems with Applications , v. 40, p. 4887-4896, 2013.
-
SILVEIRA, A. R. ; DE SOUZA, LUCIANO S. . O Ensino híbrido e a educação do século XXI; perspectivas para o uso de ambientes em rede como mediadores do processo ensino/aprendizagem. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2017, Pirapora. Anais do V Encontro de Iniciação Científica, 2017.
-
AMARAL, H. P. ; DE SOUZA, LUCIANO S. . Problema do Caixeiro Alugador: um estudo sobre o problema e as técnicas utilizadas para sua solução. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2017, Pirapora. Anais do V Encontro de Iniciação Científica, 2017.
-
DE SOUZA, LUCIANO S. . Multi-objective test case selection: local search approaches for the NSGA-II algorithm. In: ENCompIF Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, 2016, Porto Alegre. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2016, 2016.
-
DE SOUZA, LUCIANO S. ; PRUDENCIO, RICARDO B. C. ; BARROS, FLAVIA DE A. . A comparison study of binary multi-objective Particle Swarm Optimization approaches for test case selection. In: 2014 IEEE Congress on Evolutionary Computation (CEC), 2014, Beijing. 2014 IEEE Congress on Evolutionary Computation (CEC). p. 2164.
-
DE SOUZA, LUCIANO S. ; PRUDENCIO, R. B. C. ; BARROS, FLAVIA DE A. . Multi-Objective Test Case Selection: A study of the influence of the Catfish effect on PSO based strategies. In: Workshop de Testes e Tolerância a Falhas, 2014, Florianópolis. Anais XV Workshop de Testes e Tolerância a Falhas, 2014.
-
DE SOUZA, LUCIANO S. ; PRUDENCIO, R. B. C. ; BARROS, FLAVIA DE A. . Multi-Objective Test Case Selection: A Hybrid Particle Swarm Optimization and Harmony Search Algorithm. In: Workshop de Engenharia de Software Baseada em Busca, 2014, Maceió. Anais do V Workshop de Engenharia de Software Baseada em Busca, 2014.
-
Josué Batista Antunes ; Jamilson Batista Antunes ; Rinaldo Jose de Lima ; Rodrigo Barbosa de Queiroz ; DE SOUZA, LUCIANO S. ; Hélio Fernando Bentzen Pessoa Filho ; Bruno Lacerda Denucci ; Renato Dourado Maia . CACHE SYSTEM DEVELOPMENT WITH GENETIC ALGORITHM FOR SQUID?S SETTINGS OPTIMIZATION. In: IADIS International Conference WWW/Internet, 2013, Fort Worth, Texas, EUA. Proccedings of IADIS International Conference WWW/Internet 2013, 2013.
-
SOUZA, L. S. ; Miranda, Pericles B. C. de ; PRUDENCIO, R. B. C. ; BARROS, F. A. . A Multi-objective Particle Swarm Optimization for Test Case Selection Based on Functional Requirements Coverage and Execution Effort. In: 23rd IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence (ICTAI), 2011), 2011, Boca Raton, FL. Proceedings of 23rd IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence (ICTAI), 2011), 2011. v. 23. p. 245-252.
-
SOUZA, L. S. ; PRUDENCIO, R. B. C. ; BARROS, F. A. . A Constrained Particle Swarm Optimization Approach for Test Case Selection. In: 22nd International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE 2010), 2010, Redwood City, CA. Proccedings of 22nd International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE 2010), 2010.
-
SANTOS, A. C. C. ; SETTE, J. P. F. ; FILHO, A. T. A. ; RAMOS, I. C. ; DE SOUZA, LUCIANO S. ; LIMA, L. A. L. ; BACELAR, R. A. ; CARVALHO, R. L. ; Fabio Q. B. da Silva . Experiência Acadêmica de uma Fábrica de Software utilizando Scrum no Desenvolvimento de Software. In: Workshop Brasileiro de Métodos Ágeis, 2010, Porto Alegre. Workshop Brasileiro de Métodos Ágeis, 2010.
-
SANTOS, M. S. ; SOUZA, L. S. . Sistema de Gerenciamento de Atividades Complementares para o Curso Superior de Sistemas de Informação do Campus Pirapora. In: IX Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, 2021, Teófilo Otono. Anais do IX Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, 2021.
-
NASCIMENTO, J. C. ; DOURADO, L. F. N. ; MOTA, F. A. O. ; SOUZA, L. S. . APRENDIZAGEM MÓVEL: REFLEXÕES SOBRE SUA ADOÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Recife: Even3, 2019.
-
PASSON, A. J. F. ; PASSON, G. A. ; SANTOS, M. A. ; SOUZA, L. S. . NOTAÇÃO BPMN COMO FERRAMENTA DE MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS PIRAPORA. In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Recife: Even3, 2019.
-
SILVEIRA, A. R. ; SOUZA, L. S. . O ENSINO HÍBRIDO NA PERSPECTIVA DOCENTE; UMA ANÁLISE SOBRE AS POSSIBILIDADES DO USO DE PLATAFORMAS ONLINE EM DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR. In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Pirapora: Even3, 2019.
-
COSTA, L. S. ; SOUZA, L. S. . O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI E A CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS: POSSIBILIDADES COM O USO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Recife: Even3, 2019.
-
AQUINO, I. L. S. ; SOUZA, L. S. . O USO DE TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO PARA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CASO DO APLICATIVO TRAININGAPP. In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Recife: Even3, 2019.
-
SOUZA, E. J. M. ; MACEDO, V. N. ; SOUZA, L. S. . SELEÇÃO DE TESTES DE SOFTWARE BASEADO EM COBERTURA DE RAMIFICAÇÕES DE CÓDIGO-FONTE: UM ESTUDO COMPARATIVO NA PERFORMANCE DE EXECUÇÃO ENTRE AS CLASSES JAVA HASHSET E BITSET. In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Recife: Even3, 2019.
-
FURTADO, C. H. R. ; SILVA, F. F. A. ; SOUZA, P. P. ; FERNANDES, S. O. ; SOUZA, L. S. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE HOSPEDAGEM EM HOTÉIS E POUSADAS. In: VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, I Seminário do ProfEPT e VI Prospectar, 2019, Pirapora. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Recife: Even3, 2019.
-
ROCHA, M. S. ; SOUZA, L. S. . Utilização de Ferramentas de Educação à Distância como Apoio a Disciplinas Presenciais. In: VI Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, 2017, Almenara. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, 2017.
-
OLIVEIRA, D. C. S. ; DE SOUZA, LUCIANO S. . Estudo Comparativo da Performance de Técnicas de Cruzamento Utilizadas em um Algoritmo Genético Aplicado ao Problema do Caixeiro Viajante. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2017, Pirapora. Anais do V Encontro de Iniciação Científica, 2017.
-
MARIZ, M. H. G. ; AGUIAR, F. B. P. ; MAGALHAES, A. F. S. ; DE SOUZA, LUCIANO S. ; OLIVEIRA, W. F. . Software em linguagem Python como recurso didático no ensino de Geometria Analítica e Álgebra Linear. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2017, Pirapora. Anais do V Encontro de Iniciação Científica, 2017.
-
AGOSTINHO, M. H. O. ; SOUZA, L. S. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFNMG CAMPUS PIRAPORA. In: XI Semana da Produção Científica do IFB, 2022, Brasília. Caderno de Resumos IX Semana de Produção Científica. Brasília: Editora do IFB, 2022. p. 40.
-
AMARAL, H. P. ; SOUZA FILHO, L. A. ; SOUZA, L. S. . ABORDAGENS DO ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO COLÔNIA ARTIFICIAL DE ABELHAS NO PROBLEMA DO CAIXEIRO ALUGADOR. In: XI Semana da Produção Científica do IFB, 2022, Brasília. Caderno de Resumos IX Semana de Produção Científica. Brasília: Editora do IFB, 2022. p. 44-44.
-
LUCIANO, M. L. ; GARCIA, G. A. C. M. ; SOUZA, L. S. . USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO: APLICATIVO MÓVEL MYFACOOL. In: XI Semana da Produção Científica do IFB, 2022, Brasília. Caderno de Resumos IX Semana de Produção Científica. Brasília: Editora do IFB, 2022. p. 45-45.
-
AGUIAR, M. H. O. ; SOUZA FILHO, L. A. ; SOUZA, L. S. . AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL. In: XI Semana da Produção Científica do IFB, 2022, Brasília. Caderno de Resumos IX Semana de Produção Científica. Brasília: Editora do IFB, 2022. p. 46-46.
-
OLIVEIRA, D. C. S. ; GARCIA, G. A. C. M. ; SOUZA, L. S. . SISTEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM FROTA HETEROGÊNEA UTILIZANDO OTIMIZAÇÃO POR COLÔNIA DE FORMIGAS. In: XI Semana da Produção Científica do IFB, 2022, Brasília. Caderno de Resumos IX Semana de Produção Científica. Brasília: Editora do IFB, 2022. p. 50-50.
-
MIRANDA, B. C. ; AGOSTINHO, M. H. O. ; SOUZA FILHO, L. A. ; SOUZA, L. S. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT PARA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO. In: XI Semana da Produção Científica do IFB, 2022, Brasília. Caderno de Resumos IX Semana de Produção Científica. Brasília: Editora do IFB, 2022. p. 52-52.
-
SILVEIRA, A. R. ; SOUZA, L. S. . Implicações Sobre o Uso de Ferramentas Online como Meio de Suporte em Disciplinas Presenciais: Um Relato de Experiência. In: VII Semana de Produção Científica do IFB, 2017, Brasilia. Anais da VI Semana de Produção Científica, 2017.
-
SOUZA, L. S. ; PRUDENCIO, R. B. C. ; BARROS, F. A. . A Constrained Particle Swarm Optimization Approach for Test Case Selection. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. C. C. ; SETTE, J. P. F. ; Fabio Q. B. da Silva ; FILHO, A. T. A. ; RAMOS, I. C. ; SOUZA, L. S. ; LIMA, L. A. L. ; BACELAR, R. A. ; CARVALHO, R. L. . Experiência Acadêmica de uma Fábrica de Software utilizando Scrum no Desenvolvimento de Software. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, L. S. . Gerenciamento de Projetos Ágil com Scrum. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, L. S. . Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos de Software. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, L. S. . Introdução aos Testes de Software. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, L. S. ; MAIA, R. D. . Clusterização de Dados Utilizando Otimização por Nuvem de Partículas 2007 (Trabalho de Conclusão de Curso).
Outras produções
PAIVA, E. O. ; SOUZA, L. S. ; CONCEIÇÂO, J. A. R ; RODRIGUES, L. M. A. ; MORAES JUNIOR, C. M. ; MAIA, R. D. . JELL - Software de Modelagem de Projetos de Redes de Computadores. 2007.
SOUZA, L. S. . Software para Clusterização de Dados. 2007.
SOUZA, L. S. . SCRUM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, L. S. . SCRUM na prática. 2009. .
SOUZA, L. S. . SCRUM na prática. 2009. .
SOUZA, L. S. . Session Co-Chair (Software Regresion Testing I) on 22nd International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE 2010). 2010.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Algoritmos Bio-inspirados para Elaboração Automática de Rotas Turísticas da Região de Pirapora/MG, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2018 - 2019
Das Práticas Tradicionais ao Ensino Tecnológico; O Professor e as Possibilidades para a Implantação do Ensino Híbrido, Descrição: Projeto com objetivo de verificar conhecimento e as possibilidades de ensino híbrido com professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2016 - 2018
Seleção Multiobjetivo de Testes de Software, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Bolsa.
-
2016 - 2018
Utilização de Tecnologias de Educação à Distância em Disciplinas Presenciais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Bolsa.
-
2016 - 2018
Utilizando BPMN para Mapear os Processos numa Instituição Federal de Ensino, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2009 - 2011
Linhas de Produtos de Geração, Seleção, Priorização e Processamento de Testes, Descrição: Projeto de pesquisa pertencente ao Instituto de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de Software INES (www.ines.org.br). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Integrante / Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio - Integrante / Flávia de Almeida Barros - Integrante / Paulo Henrique Monteiro Borba - Coordenador / Augusto Cesar Alves Sampaio - Integrante.
-
2006 - 2007
Software de Modelagem de Projetos de Redes de Computadores, aprovado pela resolução nº 153 - CEPEX/2005 - Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um software de modelagem que facilite a elaboração de projetos de redes de computadores. Os objetivos específicos são: 1) Prover uma ferramenta que auxilie os acadêmicos dos cursos de computação no estudo e implementação dos projetos de redes; 2) Prover uma ferramenta para auxiliar os projetistas de redes e os demais profissionais da área na concepção, nos testes de viabilidade e implementação do projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Integrante / Renato Dourado Maia - Integrante / José Aparecido Rocha da Conceição - Integrante / Everton de Oliveira Paiva - Integrante / Lucas Mariano Ataide Rodrigues - Integrante / Clarimundo Machado Moraes Junior - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Outra.
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2008
Test Case Selection Based on Test Effort Execution, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luciano Soares de Souza - Coordenador.
Prêmios
2014
Best Paper V Workshop Engenharia de Software Baseada em Busca, SBC.
2008
Top Student no turma de Inglês Business 1, Number One Idiomas.
2008
Aluno destaque no Curso de Residência em Software - Especialização em Análise de Testes de Software, Centro de Informática UFPE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Presidência da RepúblicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista de Sistemas atuando na Coordenação Geral de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República.
2013 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2023 - 11/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Pirapora.,Linhas de pesquisa
-
03/2023 - 11/2023
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento para Ambientes Móveis, Interface Homem Máquina, Programação Orientada a Objetos I, Programação Web II, TCC I, TCC II, Tópicos Avançados em Programação (Programação Web com Framework Laravel)
-
02/2018 - 11/2023
Direção e administração, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Sistemas de Informação.
-
08/2022 - 01/2023
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento para Ambientes Móveis (React Native), Programação Orientada a Objetos II (Asp.Net Web API), TCC I, TCC II
-
03/2022 - 08/2022
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interface Homem Máquina, Programação Orientada a Objetos I (C#), Programação Orientada a Objetos II (Asp.Net Web Api), TCC I
-
10/2021 - 01/2022
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento para Ambientes Móveis (Rect Native), Programação de Single Page Applications (React), TCC I
-
05/2021 - 09/2021
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos I (C#), Programação Web II (Programação Web com Framework Laravel), TCC I, TCC II, Tópicos Avançados em Programação (Programação Web com Framework Laravel)
-
01/2021 - 03/2021
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC I, TCC II, Tópicos Avançados em Desenvolvimento Web (React), Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
-
02/2020 - 12/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Programação (Python)
-
02/2020 - 12/2020
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos I (C#), Programação Web II (Programação Web PHP com Framework Laravel), TCC I, TCC II, Tópicos Avançados em Desenvolvimento Web
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação OO II (Java/JavaFX/Hibernate), Programação Orientada a Objetos I (Java), TCC I, TCC II
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação OO I (Java), Programação Web II (PHP/Laravel), TCC I
-
01/2018 - 03/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.,Linhas de pesquisa
-
08/2018 - 01/2019
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software II, Programação Orientada a Objetos II (Java/JavaFX/Hibernate), TCC I, TCC II
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Inteligência Artificial, Programação Orientada a Objetos I (Java), Programação Web II (PHP/Laravel), TCC I, TCC II
-
07/2017 - 07/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Pirapora.,Linhas de pesquisa
-
03/2016 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.,Linhas de pesquisa
-
03/2016 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Pirapora.,Linhas de pesquisa
-
03/2016 - 02/2018
Direção e administração, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
-
09/2017 - 01/2018
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos II (Java/JavaFx/Hibernate), Programação Web I (PHP), TCC I
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Inteligência Artificial, Programação Orientada a Objetos I
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Administração
-
08/2016 - 04/2017
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos II (Java/JavaFx/Hibernate)
-
08/2016 - 04/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Informática
-
08/2016 - 04/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Programação (C)
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos I (Java)
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Administração
-
03/2016 - 07/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Softwares Aplicativos
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Administração
-
02/2014 - 06/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução à Programação
-
12/2013 - 06/2014
Direção e administração, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.,Cargo ou função, Coordenador dos Cursos Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.
-
02/2013 - 12/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Estágio, Segurança da Informação, Software Aplicativos
2011 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Doutorado da CAPES
2010 - 2011
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado
2009 - 2010
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluno de Mestrado Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aluno Bolsista da CAPES no curso de Mestrado em Ciências da Computação
2008 - 2008
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq DTI 3, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista do CNPQ no Projeto de Residência em Software - Ênfase em Análise de Testes da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a Motorola.
Desenvolvia atividades de Testes (diversos) relacionados aos software/hardware da Motorola.
Atividades
-
03/2009 - 02/2011
Estágios , Centro de Informática.,Estágio realizado, Aluno Bolsista do Mestrado em Ciência da Computação. Participante do Grupo de pesquisa CIN/UFPE-Motorola BTCRD. http://twiki.cin.ufpe.br/twiki/bin/view/CInBTCResearchProject/TeamCInBTC.
-
02/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Informática.,Estágio realizado, Engenheiro de Testes. Desenvolvimento de Casos de Teste.
2011 - 2013
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2012 - 02/2013
Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação II (Java)
-
08/2011 - 02/2013
Ensino, Web Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Gestão de Conteúdo Web II, Administração de Sistemas Web, Projeto Integrador I
-
08/2011 - 02/2013
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos
2011 - 2013
Faculdade dos GuararapesVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/2012 - 02/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software, Programação Avançada (Java)
-
08/2011 - 02/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais II, Bancos de Dados II
2011 - 2012
Faculdade DecisãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2011 - 08/2012
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação II (Java), Programação III (Java)
2010 - 2011
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2011 - 03/2011
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação
-
02/2011 - 03/2011
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos (Java), Sistemas de Informação
-
02/2011 - 03/2011
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos (Java), Sistemas Operacionais
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inteligência Artificial, Programação Orientada a Objetos (Java)
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos, Programação Orientada a Objetos (Java), SIstemas de Informação, Tópicos Profissionais em Tecnologias da Informação
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Segurança da Informação em Redes de Computadores, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Tecnologias da Computação (Testes de Software)
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos (Java)
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Orientada a Objetos, Sistemas de Informação, Tópicos Profissionais em Tecnologias da Informação
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação
-
02/2010 - 03/2010
Extensão universitária , Coordenadoria de Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Scrum na Prática. 20 horas..
2010 - 2011
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
10/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Estruturas de Arquivos, Algoritmos e Programação de Computadores
2009 - 2009
Faculdade de Tecnologia de PernambucoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor das Disciplinas de Álgebra Linear e Teoria da Computação
Atividades
-
02/2009 - 08/2009
Ensino, Cinência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Engenharia de Software, Teoria da Computação
2010 - 2011
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Programação, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação no Centro de Educação à Distância no Projeto UAB-Unimontes
2006 - 2007
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica Voluntária no Projeto de Pesquisa "Software de Modelagem de Projetos de Redes de Computadores"
2005 - 2006
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro Acadêmico
Outras informações:
Membro Acadêmico do Conselho de Ensino Pesquisa e Extenão da Universidade Estadual de Montes Claros.
Membro Acadêmico da Câmara de Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros.
Atividades
-
03/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Conselheiro Acadêmico.
-
03/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Pesquisa.,Cargo ou função, Conselheiro Acadêmico.
2007 - 2008
creandi web solutionsVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Gerente de Programação, Carga horária: 44
Outras informações:
Gerente do Departamento de Programação.
2006 - 2007
creandi web solutionsVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise e Desenvolvimento Web utilizando as Tecnologias PHP, Java, XML, CSS, Java Script, DOM, Ajax, HTML, XHTML, MYSQL, PostGreSql, Framework Code Igniter.
Atividades
-
07/2007 - 02/2008
Direção e administração, Departamento de Programação.,Cargo ou função, Gerente de Programação.
-
06/2006 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Departamento de Programação.,Serviço realizado, Desenvolvimento Web utilizando as Tecnologias PHP, Java, XML, CSS, Java Script, DOM, Ajax, HTML, XHTML, MYSQL, PostGreSql, Framework Code Igniter.
2005 - 2006
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de MinasVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Auxiliar Suporte Informática, Carga horária: 30
Outras informações:
Auxiliar Administrativo desenvolvendo atividades de auxílio da coordenação do Curso Sequencial em Tecnologias da Informação da Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com a FADENOR.
Atividades de auxilio administrativo e tecnológico.
Atividades
-
02/2005 - 07/2006
Direção e administração, Coordenação do Curso Sequencial em Tecnologias da Informação.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano Soares de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?