Ana Paula Leite de Camargo
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais pela PUC/SP. Experiência em Educação a Distância, educação especial, tecnologia assistiva e elaboração de conteúdos inclusivos, como aulas em áudio sobre literatura brasileira e portuguesa, e vídeos educacionais em LIBRAS com audiodescrição e legenda.
Orientadora de monografias dos professores da educação especial no Mídias na Educação, programa de educação a distância para professores da rede pública coordenado pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
Atualmente faz audiodescrições para a empresa REALIZASOM em Portugal e realiza trabalhos voluntários para o PLACES - Plataforma de Acessibilidade da Universidade do Porto.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
2010 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A ação vocal nos leitores de text-to-speech, Ano de Obtenção: 2012
Prof. Dr. Sérgio Roclaw Basbaum.Palavras-chave: Leitura entoacional; Leitores de tela; Acessibilidade; Cegueira; Web Semântica; Bibliotecas Digitais. Grande área: OutrosSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em Mídias na Educação
2009 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: Audio aulas de literatura para educação especial
Especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor
2004 - 2004
Formação complementar
2009 -
Extensão universitária em Educomunicação em Ambientes Virtuais Interativos. (Carga horária: 180h). , Escola de Comunicação e Artes/USP, ECA, Brasil.
2016 - 2016
Princípios e Técnicas da Audiodescrição: Aplicabilidade em Contextos Cultur. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Audiodescrição em museus e espaços culturais: acessibilidade para visitante. (Carga horária: 40h). , Museu de Arqueologia e Etnologia, MAE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.
Organização de eventos
CAMARGO, A. P. L. . O papel da biblioteca na sociedade da informação e do conhecimento. 2002. (Outro).
CAMARGO, A. P. L. . Biblioteca do Futuro. 2001. (Outro).
CAMARGO, A. P. L. . 4ª Gincana Cultural BibVirt. 2001. (Concurso).
CAMARGO, A. P. L. . 3ª Gincana Cultural BibVirt. 2000. (Concurso).
Participação em eventos
20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Congresso).
Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação e Educação. Ações de tutoria no Mídias na Educação na 4a Oferta: Um estudo de caso. 2012. (Congresso).
ABCiber V Simpósio 2011.Acessibilidade na web: a sintaxe da voz e os leitores de tela. 2011. (Simpósio).
IV Encontro de Pesquisa PUCSP/TIDD 2011.Acessibilidade na web: a sintaxe da voz e os leitores de tela. 2011. (Encontro).
II Seminário Web Currículo PUC/SP.Os repositórios de Informações e os Diferentes Públicos: do acesso à inclusão. 2010. (Seminário).
15o Congresso Internacional de Educação a Distancia. Os Repositórios de Informações e os Diferentes Públicos: do Acesso à Inclusão. 2009. (Congresso).
1a. Conferência Web W3C Brasil. 2009. (Outra).
Seminário Internacional Artes Visuais na Educação Contemporânea: Experiências que contribuem para inclusão. 2009. (Seminário).
Palestra - Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa.Apresentação sobre os conteúdos e usos da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).
13o. Congresso Internacional de Educação à Distância. Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial. 2007. (Congresso).
Biblioteca e informação digital: a herança cultural em bits e bytes. 2006. (Seminário).
Teia do Saber.Uso pedagógico da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. 2006. (Seminário).
Captação de Recursos e Ética no Terceiro Setor. 2002. (Seminário).
A biblioteca do futuro. 2001. (Outra).
I Encontro Internacional de Museus Empresariais. 1998. (Encontro).
Participação em bancas
CAMARGO, A. P. L.; CALEGARO, T.; Isabel Pereira dos Santos. O uso das mídias na biblioteca escolar: estímulo às atividades de leitura e produção textual?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP.
Orientou
A; ; O computador e as crianças com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; (Orientador);
A lousa digital como agente de transformação no processo de ensino e aprendizagem; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; (Orientador);
O uso do rádio como ferramenta da aprendizagem de alunos cegos e com baixa visão; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; (Orientador);
A inclusão tecnológica de alunos com e sem deficiência visual em duas escolas da rede pública estadual; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; (Orientador);
O uso das mídias na biblioteca escolar: estímulo às atividades de leitura e produção textual?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; Orientador: Ana Paula Leite de Camargo;
Uso da informática na alfabetização inclusiva; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; Orientador: Ana Paula Leite de Camargo;
O desenvolvimento de projetos pedagógicos atrelados à integração da informática e as possibilidades de inserção de práticas Educomunicativas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; Orientador: Ana Paula Leite de Camargo;
Inclusão digital nas escolas de Ensino Fundamental I; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; Orientador: Ana Paula Leite de Camargo;
A introdução da informática no espaço inclusivo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicação e Artes/USP; Orientador: Ana Paula Leite de Camargo;
Produções bibliográficas
-
CAMARGO, A. P. L. . Aprendizagem por meio de bibliotecas digitais e virtuais. In: Fredic M. Litto; Marcos Formiga. (Org.). Educação a Distancia - O estado da arte. São Paulo: Peason Education do Brasil Ltda., 2008, v. , p. 347-351.
-
CAMARGO, A. P. L. ; Isabel Pereira dos Santos . Bibliotecas Virtuais e Multimídia. In: Cosette Castro; Takashi Tome; Andre Barbosa Filho. (Org.). Mídias Digitais - Convergência tecnológica e inclusão social. 1ªed.Rio de Janeiro: Paulinas, 2005, v. , p. 339-357.
-
CAMARGO, A. P. L. ; CAMARGO, A. P. L. . O e-ProInfo 3.0 sob o ponto de vista acessível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMARGO, A. P. L. . Acessibilidade na web: a sintaxe da voz e os leitores de tela. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAMARGO, A. P. L. ; Maria Claudia Regis ; Isabel Pereira dos Santos . Os repositórios de Informações e os Diferentes Públicos: do acesso à inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
CAMARGO, A. P. L. ; VALENTINI, S. . Boletim Ponto a Ponto. 2007.
CAMARGO, A. P. L. ; FARIA, S. L. ; MACHADO, M. J. . Incentivo a leitura para deficientes visuais. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CAMARGO, A. P. L. . Polis Viver na Cidade Grega Antiga. 2016. (Roteiro de Audiodescrição).
CAMARGO, A. P. L. . Docente de Cultura Virtual nos CEU´s da Prefeitura da Cidade de São Paulo. 2005. .
CAMARGO, A. P. L. . Estilos Literários - O Cânone da Literatura Brasileira e Portuguesa, do Trovadorismo ao Modernismo. 2008.
Prêmios
2009
Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Editora FTDVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Analista Técnico-pedagógico, Carga horária: 25
Outras informações:
Curadoria dos links publicados em livros didáticos
▫ Análise dos links em Plataforma On-line
▫ Redação de títulos e descrições (Copywriter)
▪ Publicação de entrevistas com educadores no Portal da FTD
▫ Elaboração da pauta e agendamento
▫ Gravação e edição do áudio
▪ Implementação de Recursos Educacionais Abertos
▫ Criação da página no WordPress
▫ Pesquisa de conteúdos abertos
▫ Publicação do conteúdo
2014 - 2015
Associação Brasileira de Educação a DistânciaVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Acadêmica, Carga horária: 40
2014 - 2014
Centro Universitário SenacVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Gestão e Negócios; Saúde e Segurança;, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa Aprendizagem
2014 - 2014
Escola Técnica SequencialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise e adaptação dos conteúdos (conteúdos já prontos)
▫ Verificação junto à equipe pedagógica, o conteúdo a ser trabalhado e as possíveis adaptações
para a modalidade a distância
▪ Participação no planejamento do curso
▪ Criação do curso no Moodle
▫ Abertura de contas
▫ Inserção do conteúdo
2007 - 2013
Núcleo de Comunicação e EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Acompanhamento dos professores-cursistas das 2a e 3a Ofertas do Programa, aplicação e correção de atividades, elaboração de avaliação e relatórios a cada módulo do curso.
Responsável pela logística da 4a Oferta do Programa (edição do caderno de atividades dos cursistas; abertura e alocação no ambiente AVA e-ProInfo das turmas; elaboração do cronograma para os tutores; acompanhamento e avaliação dos tutores; elaboração de relatórios).
Orientação individual ao cursista de acordo com o escopo de cada monografia (esclarecimentos quanto ao foco, objetivos geral e específicos, justificativa, fundamentação teórica e metodologia), além de indicar bibliografia coerente e preparação para a defesa para o professor-cursista receber o título de especialista em Mídias na Educação.
2000 - 2009
Escola do Futuro da Universidade de São PauloVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pela:
- Elaboração de propostas e envio a editais.
- Elaboração do cronograma de ações e do orçamento físico-financeiro;
- Montagem e gerenciamento da equipe de trabalho;
- Desenvolvimento do plano de projeto;
- Planejamento do escopo, dos recursos, da organização e comunicação dos projetos;
- Elaboração de relatórios mensais ao patrocinador;
- Experiência nos contatos com parceiros;
- Habilidade no relacionamento interpessoal e capacidade de negociação e resolução de conflitos;
- Experiência em fortalecer e estimular a imagem da empresa;
- Fechou nos últimos 3 anos os seguintes patrocínios:
. Governo do Estado do Paraná ? aumento do acervo do Portal Dia-a-dia Educação;
. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo ? áudio-aulas sobre Categorias Literárias para Deficientes Visuais;
. Cosipa-Usiminas ? áudio-aulas sobre Estilos Literários para Deficientes Visuais;
. Petrobras ? manutenção do Portal BibVirt.
Atividades
-
03/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.,Linhas de pesquisa
2004 - 2004
Instituto Paulo FreireVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2004 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Cultura Virtual
2011 - Atual
Ministério da Cultura, MinCVínculo: Profissional Credenciado, Enquadramento Funcional: Parecerista
Atividades
-
02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura - SEFIC.,Cargo ou função, Parecerista.
1997 - 1998
Museu da Pessoa LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Paula Leite de Camargo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?