Bruno Vinícius Leite de Morais

Doutorando em História e Culturas Políticas pela UFMG com os temas de identidade negra e mobilização "racial" através das canções brasileira nos anos 1960, articulando com a ditadura militar brasileira. Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em História e Culturas Políticas na mesma instituição. Atua na área de História, com ênfase em História política, história e cultura afro-brasileiras, música popular brasileira no século XX, história contemporânea, identidade negra e ditadura militar brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História e Culturas Políticas

2017 - Atual

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG)
Título: O swing da cor. A expressão política do Orgulho Negro na Black Music brasileira (1964-80).,
Miriam Hermeto de Sá Motta. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cultura negra; Ditadura militar; música popular.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: "Sim, sou um negro de cor". Wilson Simonal e a afirmação do Orgulho Negro no Brasil dos anos 1960,Ano de Obtenção: 2016
Miriam Hermeto Sá Motta.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Identidade negra; música popular; Ditadura militar; História Política.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2007 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

A configuração do sistema nacional de repressão. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Seção Minas Gerais, ANPUH/MG, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à História Oral. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG), FAFICH (UFMG), Brasil.

2014 - 2014

História da África do Sul. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

História e Cultura Negra nas Américas. Novas Perspectivas das Américas Afri. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG), FAFICH (UFMG), Brasil.

2011 - 2011

A filosofia política de Hannah Arendt e a compreensão do eclipse da polític. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Tropicália Musical. (Carga horária: 9h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2010 - 2010

Música e Literatura no Brasil. (Carga horária: 9h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2010 - 2010

História da arte em Minas Gerais - Artífices e artistas na capitania e prov. (Carga horária: 9h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2010 - 2010

Glauber Rocha e o Cinema Moderno: Alguns Diálogos. (Carga horária: 22h). , Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes, FCS, Brasil.

2010 - 2010

Rock Brasil - história, mercado & rebeldia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Aprendizagem e Prazeres: a escrita das mulheres na literatura contemporânea. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Arte Contemporânea Brasileira: anos 60. (Carga horária: 9h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2009 - 2009

História da Música Brasileira. (Carga horária: 9h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2008 - 2008

Modernidade: literatura feminina como forma de com. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Simpósio Temático História política e relações de poder nos séculos XIX e XX. 2018. (Congresso).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Seminário Internacional Ditaduras Militares em Enfoque Comparado: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. 2012. (Outro).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de ; MENESES, J. N. C. . I Seminário Internacional "Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio". 2011. (Outro).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Sessão comentada Sob a Névoa da Guerra. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana História e Democracia. 2019. (Outra).

IV Encontro de Pesquisa em História UFMG.Alargando a Política: identidade e mobilização negra na canção brasileira no contexto da ditadura militar brasileira. 2015. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa em História UFMG.Estreitando o Mundo Negro: a formulação de uma identidade racial de caráter global e a mobilização negra internacional no século XX. 2015. (Encontro).

4° ColóquiodoNEIA ? centenário Abdias Nascimento. 2014. (Simpósio).

III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais.Enquadramentos da memória e mobilização racial na música brasileira: anos 1960 e 1970.. 2014. (Encontro).

III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Política das Narrativas Políticas.Entre orientações técnicas e discursos implícitos: conhecimento prático explícito e orientações anti-libertinas implícitas no Tratado das Abelhas. 2014. (Encontro).

III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Política das Narrativas Políticas.?Respirar o amor, aspirando liberdade?: Representações sociais e políticas em narrativas da axé-music e do pagode.. 2014. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História.A Mobilização Negra Internacional como uma cultura política: estudo de caso sobre a canção e a identidade negra na ditadura militar brasileira. 2014. (Encontro).

África e Relações Internacionais ? Cooperações e Intervenções. 2012. (Outra).

I Encontro de Pesquisa em História da UFMG ? EPHIS.Mobilização internacional dos negros e música engajada ? Brasil, anos 1960. 2012. (Encontro).

Introdução à poesia da Negritude. 2012. (Oficina).

Semana de Iniciação Científica da UFMG.Os Quintais nas Minas Gerais Setecentista e oitocentista. 2012. (Outra).

I Jornada do Grupo de Estudos e Trabalho em História e Linguagem. 2010. (Seminário).

O Choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obra. 2010. (Outra).

A História da África na sala de aula. 2009. (Seminário).

Mulheres na historiografia: corpo, sexualidade e religiosidade. 2009. (Outra).

Modernidade: literatura feminina como forma de comunicação. 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Lara Rocha Tolentino Alves de Rezende

HERMETO, Miriam; COSTA, A. V.;MORAIS, Bruno Vinícius L. de. Who's that girl. Madonna e a inserção de questões contemporâneas na sociedade estadunidense dos anos 1980.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ciro Cordeiro de Abreu Pinheiro

MORAIS, Bruno Vinícius L. de; HERMETO, Miriam. Alexandre Gonçalves Pinto: entre reminiscências dos chorões antigos e os múltiplos discursos de música popular nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Bacharelado) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Duarte Haele Arnaut

ARNAUT, Luiz.; MOTTA, M. H. S.; STARLING, Heloísa Murgel; SCHWARCZ, L. K. M.. Sim, sou negro de cor, Wilson Simonal e a afirmação do Orgulho Negro no Brasil nos anos 1960. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Duarte Haele Arnaut

ARNAUT, Luiz.; MOTTA, M. H. de S.; STARLING, Heloísa Murgel. Wilson Simonal: mobilização internacional dos negros e a arte engajada brasileira nos anos 1960. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Miriam Hermeto de Sá Motta

HERMETO, Miriam; ARNAUT, L.; STARLING, H. M. M.; SCHWARCZ, L. K. M.. "Sim, sou um negro de cor": Wilson Simonal e a afirmação do Orgulho Negro no Brasil dos anos 1960. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Miriam Hermeto de Sá Motta

HERMETO, Miriam; ARNAUT, L.; STARLING, H. M. M.. Wilson Simonal: mobilização internacional dos negros e a arte engajada brasileira nos anos 1960. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Patto Sá Motta

MOTTA, RODRIGO; Hermeto, Miriam;OLIVEIRA, S.; Costa, A. V.. O orgulho negro na Black Music brasileira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; MOTTA, M. H. S.; ARNAUT, L. D. H.. Wilson Simonal: mobilização internacional dos negros e a arte engajada brasileira nos anos 1960. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Miriam Hermeto de Sá Motta

O swing da cor; A expressão política do Orgulho Negro na Black Music brasileira (1964-80); Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Miriam Hermeto de Sá Motta

"Sim, sou um negro de cor": Wilson Simonal e a afirmação do Orgulho Negro no Brasil dos anos 1960; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Miriam Hermeto de Sá Motta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Alargando a luta política: Identidade e mobilização negra na canção brasileira dos anos 1960.. PERSPECTIVA HISTÓRICA , v. 4, p. 85-105, 2015.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Um antirracismo liberal conservador? Orgulho Negro e denúncia do racismo por Wilson Simonal nos anos 1960. In: Ernesto Bohoslavsky; Rodrigo Patto Sá Motta; Stéphane Boisard. (Org.). Pensar as direitas na América Latina. 01ed.São Paulo: Alameda, 2019, v. 01, p. 245-266.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . ?SEPARA UM LUGAR NESSA AREIA?: A MARGINALIZAÇÃO GEOGRÁFICA RETRATADA EM MÚSICA NO RIO DE JANEIRO DA REDEMOCRATIZAÇÃO. In: Érica Sarmiento; Vivian Zampa; Carla Peñaloza Palma. (Org.). Movimentos, trânsitos & memórias: novas perspectivas (século XX). 01ed.Niterói. RJ: Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC), 2019, v. 02, p. 351-365.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . A MPB E A REIVINDICAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL DURANTE A DITADURA MILITAR: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM TEÓRICOCONCEITUAL.. In: CUNHA, André Lescovitz; MORAES, Anne Caroline da Rocha de; ZLATIC, Carlos Eduardo; SILVA, Evander Ruthieri da; FILIPPETTO, Felipe Vieira; ARAÚJO, Flora Morena Maria Martini de'; ARAÚJO, Gilvani Alves; TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski; FUNKE, William (org.). (Org.). O fazer historiográfico na contemporaneidade.. 1ed.Curitiba: Setor de Ciências Humanas, 2019, v. 01, p. 151-170.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . As batalhas pela memória da ditadura em Simonal - ninguém sabe o duro que dei (2009): discursos emergentes, leituras subterrâneas.. In: Carolina Dellamore; Gabriel Amato; Natalia Batista (orgs.). (Org.). A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar brasileiro. 01ed.Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2018, v. 01, p. 04-256.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . A Mobilização Negra Internacional como uma cultura política: estudo de caso sobre a canção e a identidade negra na ditadura militar brasileira. In: Encontro Regional de História. ANPUH, 2015, Juiz de Fora. Profissão historiador: formação e mercado de trabalho, 2015. p. 01-14.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Enquadramentos da memória e mobilização racial na música brasileira: anos 1960 e 1970. In: III Encontro de Pesquisa em História, 2015, Belo Horizonte. ANAIS DO III ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG. Belo Horizonte, 2015. p. 231-240.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Entre orientações técnicas e discursos implícitos: conhecimento prático explícito e orientações anti-libertinas implícitas no Tratado das Abelhas. In: III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Política das Narrativas Políticas, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Política das Narrativas Políticas, 2015. v. 1. p. 69-82.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Ufanismo, conservadorismo e iconografia política na música popular brasileira: um estudo de caso sobre o EP Wilson Simonal, novembro de 1970. In: SEMINÁRIO 1964-2014: UM OLHAR CRÍTICO, PARA NÃO ESQUECER, 2014, Belo Horizonte. MG.. Anais eletrônico do Seminário 1964-2014 : um olhar crítico, para não esquecer. Belo Horizonte. MG.: -, 2014. v. 01. p. 87-98.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Mobilização internacional dos negros e música engajada ? Brasil, anos 1960. In: I Encontro de Pesquisa em História da UFMG ? EPHIS, 2012, Belo Horizonte, Minas Gerais. Anais do I EPHIS. -: -, 2012. v. Vol. 3. p. 456-469.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Estreitando o Mundo Negro: a formulação de uma identidade racial de caráter global e a mobilização negra internacional no século XX. In: IV Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres, 2015. p. 159-160.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Alargando a Política: identidade e mobilização negra na canção brasileira no contexto da ditadura militar brasileira. In: IV Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2015. p. 168-169.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Enquadramentos da memória e mobilização racial na música brasileira: anos 1960 e 1970. In: III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais - 2014;, 2014. v. 01. p. 71-72.

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . ?Separa um lugar nessa areia?: a marginalização geográfica retratada em música no Rio de Janeiro da redemocratização. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . A questão racial entre a black music e o movimento negro (1964-1988). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Black Music, gospel e direitos civis nos Estados Unidos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Um antirracismo liberal conservador. Problematizações sobre mobilizações negras na Era dos Extremos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Um corte transversal no espectro político: Reflexões sobre movimentos negros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Resistência Cultural durante a Ditadura Civil-militar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . A luta como canção: o orgulho negro e a luta antirracista entre a canção e as ruas (1964-1988). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . A MPB e a reivindicação antirracista no Brasil durante a ditadura militar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Antirracismo e conservadorismo em Simonal: limites e possibilidades da adesão à ditadura militar brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . O ASSASSINATO DE MARTIN LUTHER KING E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Movimentos Sociais e Movimento Negro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . ?Nós vamos invadir sua praia?: violência social e marginalização geográfica na cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . ?Nós vamos invadir sua praia?: violência social e marginalização geográfica na cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de ; LOPES, W. L. F. ; SOUZA, S. N. P. . Roda de conversa Black Music. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Estreitando o Mundo Negro: a formulação de uma identidade racial de caráter global e a mobilização negra internacional no século XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Alargando a Política: identidade e mobilização negra na canção brasileira no contexto da ditadura militar brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Abordando o Orgulho Negro: A canção como suporte e veículo na circulação das ideias.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Ufanismo, conservadorismo e iconografia política na música popular brasileira: um estudo de caso sobre o EP Wilson Simonal, novembro de 1970.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Entre orientações técnicas e discursos implícitos: conhecimento prático explícito e orientações anti-libertinas implícitas no Tratado das Abelhas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, L. A. L. ; MORAIS, Bruno Vinícius L. de . 'Respirar o amor aspirando liberdade': representações sociais e políticas em narrativas da axé-music e do pagode. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Enquadramentos da memória e mobilização racial na música brasileira: anos 1960 e 1970. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Mobilização Negra Internacional como uma cultura política: estudo de caso sobre a canção e a identidade negra na ditadura militar brasileira.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . 'Brasil, eu fico': Um estudo de caso sobre posicionamento conservador e iconografia política no EP Wilson Simonal, novembro/1970. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Simonal: arte engajada e mobilização internacional dos negros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . A Cultura Política Negra na música popular brasileira dos anos 1960: problematizações sobre o legado de Wilson Simonal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Manuais técnicos da casa literária do Arco do Cego: conhecimento prático explícito e orientações anti-libertinas implícitas no Tratado das Abelhas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Nobres vagabundos: a malandragem entre a adesão e a resistência ao trabalhismo durante o Estado Novo. IBICT. História Hoje. Revista de Ensino de História. ANPUH, 2017 (Resenha do livro PARANHOS, Adalberto. "Os desafinados: sambas e bambas no 'Estado Novo'").

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Oficina de escuta musical 1: a ?black music? dos EUA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Oficina de escuta musical 2: Pensando a música popular brasileira no século XX. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de ; RODRIGUES, T. ; FIGUEIREDO, C. N. ; OLIVEIRA, F. A. ; NUNES, A. M. B. . Desmantelando o racismo estrutural brasileiro: diagnósticos e possibilidades de novos marcos civilizatórios. 2019.. 2019. (Coordenação de Simpósio Temático).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Introdução à historiografia política: pensando identidades. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Black Music brasileira durante a Ditadura Militar. 2018. (Curso de curta duração ministrado).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Parecer para a edição 23, v.9, n.1 revista Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-graduação em História da UFMG. 2018. (Revisão de periódico).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de ; CAMISASCA, Marina Mesquita . Resistência, acomodação e adesão a regimes ditatoriais no século XX. 2018. (Coordenação de Simpósio Temático).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Parecer para a edição 25, vol. 9, n. 3 da Revista Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-graduação em História da UFMG. 2017. (Revisão de periódico).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de ; VISCONTI, Maria. . A pesquisa histórica com um olhar contra hegemônico: novas perspectivas do político. 2016. (Curso de curta duração ministrado).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Introdução aos Campos de Pesquisa em História da UFMG. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Introdução aos Campos de Pesquisa em História da UFMG.. 2015. (Curso de curta duração ministrado).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Introdução à História Política. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, Bruno Vinícius L. de . Introdução à História Política. 2014. (Curso de curta duração ministrado).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário

    Outras informações:
    Projeto de extensão Os Brasis da Canção Popular junto à professora doutora Miriam Hermeto Sá Motta.

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando bolsista do CNPQ, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista

    Outras informações:
    Pesquisador do Grupo de Trabalho Violações dos Direitos Humanos da Comissão Nacional da Verdade.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica

    Outras informações:
    Pesquisador no Projeto Tiradentes ? Requalificação do Museu Padre Toledo: elaboração e desenvolvimento de um plano museológico e primeira etapa de pesquisas para subsidiar um projeto expográfico junto ao professor doutor José Newton Coelho Meneses

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisador no Projeto Manuais Técnicos para o Mundo Rural junto ao professor José Newton Coelho Meneses

  • 2013 - 2014

    Instituto Cultural Sérgio Magnani

    Vínculo: Funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Mediador do Palácio da Liberdade, através do Circuito Cultural de Museus da Praça da Liberdade, Belo Horizonte, Minas Gerais

  • 2015 - 2015

    Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG)

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor na disciplina optativa "Identidade, mobilização negra e música popular no século XX", oferecida ao curso de graduação em História da UFMG, com duração total de 30h/aula.

  • 2015 - 2015

    Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG)

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor em atividade extracurricular, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor da disciplina optativa ?'Black Music à Brasileira': identidade negra na Música Popular Brasileira durante a Ditadura Militar", ofertada ao curso de graduação em História da UFMG, com carga horária total de 30 h/aula.