Rosanne Azevedo de Albuquerque

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987). Possui especialização em Engenharia Mecânica com ênfase em conforto térmico e é engenheira de segurança do trabalho pela Universidade Potiguar. É Mestre em Engenharia de Processos, área de concentração: tecnologias ambientais. É professora da Universidade Potiguar no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Edificações para reabilitação de menores, conforto térmico de edificações e otimização de materiais para indústria da construção civil.

Informações coletadas do Lattes em 08/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia de Processos

2019 - 2021

Universidade Potiguar, UnP
Título: INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DE CONCENTRADO DE SCHEELITA SOBRE AS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE ARGILAS, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Claudia Patrícia Torres Cruz
Coorientador: Francisco Wendell Bezerra Lopes. Palavras-chave: scheelita; Concentrado; Argila.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de produtos de minerais não-metálicos.

Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Traba

2008 - 2009

Universidade Potiguar, UnP
Título: Anãlise do ambiente de trabalho dos docentes da área de tecnologia da UnP e sua relação com a saúde- um estudo de caso no campus da Nascimento de Castro
Orientador: Antônio Carlos Ferreira

Especialização em Engenharia Mecânica

1992 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1982 - 1987

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

Participação em bancas

Aluno: Priscila Magna Gomes França

BARBOSA, F. L.; Teixeira, R.B.;ALBUQUERQUE, R. A.. Anteprojeto de uma Policlínica Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Ubirazilma da Silva Saldanha

Júnior, J.Q.B.;ALBUQUERQUE, R. A.; Azevedo, A.P.F.. La Boheme: Anteprojeto de Casa Noturna para Cidade de Ntal/RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar.

Aluno: Jéssica Marina Gomes dos Santos

Júnior, J.Q.B.;ALBUQUERQUE, R. A.; PAIVA, U. V. G. C.. Residencial João de Barro - Projeto de Habitação Social na cidade de Jucurutu/RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar.

Aluno: Rute de Oliveira Marques

ALBUQUERQUE, G. L. A.; CAVALCANTE, E. S.; BARBOSA, F. L.;ALBUQUERQUE, R. A.. Estudo Preliminar de Um Cemitério Vertical Para Natal/RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Jefferson Ferreira de Araújo

Helenas: Proposta de Anteprojeto de um Centro Oncológico na Cidade de Natal/RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Maecelle Ingrid de Oliveira Fonseca

FLOR DO ASSÚ: Anteprojeto de um restaurante, gastrobar e eventos na cidade de Assú/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Lucila Patricia Silva Machado

CEU: Anteprojeto de um planetário para a cidade do natal/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Ingrid Fernandes Baruch

Anteprojeto de um Espaço Cultural Efêmero; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Douglas Luiz Silva

Anteprojeto de Um Boliche e Pub Para a Cidade de Ntal?RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Karoline Claudino Nery Dantas Falcone

Anteprojeto de Uma Escola Infantil Waldorf Para a Cidade de Natal/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Andreza Kaline da Silva

Biblioteca Pública Afonso Guilherme: Anteprojeto de Uma Biblioteca Pública para Cidade de Natal/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Victor Ferreira Rego

Anteprojeto de Um Edifício Comercial de Coworking Para a Cidade de Natal/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Vanalba Faustino de Macedo

Proposta de Uma Penitenciária para o Município de Assu-RN; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Tânia Maria Dantas Pereira

Centro de Reabilitação de Menores para o Município de Caicó; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Janaína Tinoco

Centro de Reabilitação de Menores para Natal; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar; Orientador: Rosanne Azevedo de Albuquerque;

Produções bibliográficas

  • Silva, H.F.M. ; LIMA, C. S. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; Silva, G.G. da ; Gomes, U.U. ; Machado, T.G. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DE RESÍDUO DE CAULIM SOBRE AS PROPRIEDADES E SOBRE A VARIAÇÃO DOS PRINCIPAIS ÓXIDOS PRESENTES NAARGILA DO MUNICÍPIO DE BENTO FERNANDES (RN). In: Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas-PE. 55 ° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011.

  • Souza, R. F. de ; Cunha, R.A.D. da ; ALBUQUERQUE, R. A. ; Silva, G.G. da ; Gomes, U.U. . ESTUDO DAS PROPRIEDADES PRÉ E PÓS QUEIMA DA ARGILA DA REGIÃO DE BOA SAÚDE (RN) OBJETIVANDO A OBTENÇÃO DE TIJOLOS CERÂMICOS DE ENCAIXE. In: Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas-PE. 55 ° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011.

  • Silva, H.F.M. ; LIMA, C. S. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; Silva, G.G. da ; Gomes, U.U. ; Machado, T.G. . THE INCLUSION ANALYSIS OF KAOLIN WASTE ON THE CLAY PROPERTIES OF BENTO FERNANDES CITY - RN. In: 21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal - RN. 21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011.

  • ALBUQUERQUE, R. A. . Conforto Ambiental: Importância das Esquadrias. In: Conforto Ambiental : Importância das Esquadrias, 1994, Vitória-ES. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1994.

  • ALBUQUERQUE, R. A. . Estudo Experimental Sobre a Densidade de Um Modelo de Laboratório de Uma Piscina Solar. In: Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1992, Natal-RN. 3 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal-RN: Editora UFRN, 1992.

  • ALBUQUERQUE, R. A. . Influência da Locação da Edificação no Conforfo Térmico de Ambientes. In: Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1992, Natal-RN. 3 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: Editora UFRN, 1992.

  • ALBUQUERQUE, R. A. . Envelhecimento e o Espaço Construído e Usufruido pelas Pessoas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ALBUQUERQUE, R. A. . Proposta de Projeto de Edificação para um Estabelecimento Penitenciário para Região da Grande Natal. 1987.

Prêmios

2006

PROFESSOR EMÉRITO UNIVERSIDADE POTIGUAR, UNIVERSIDADE POTIGUAR.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Potiguar, Diretoria de Arquitetura e Urbanismo. , Av. Senador Salgado Filho , 1610, Lagoa Nova, 59060000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 2151226, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1997

    Direção e administração, Diretoria de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Diretora do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • 02/1997

    Ensino,Disciplinas ministradas, Arquitetura de Interiores, Perspectiva e Sombvras, Geometria Descritiva, Projeto Final de Graduação

1990 - Atual

Arte e Ofício Projetos de Arquitetura Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1990

    Direção e administração, Arte e Ofício Projetos de Arquitetura Ltda.Cargo ou função, Diretora.

  • 01/1990

    Serviços técnicos especializados , Arte e Ofício Projetos de Arquitetura Ltda.Serviço realizado, Projeto de Arquitetura.