Érica Rodrigues Fontes
Possui graduação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Romance Languages (Literatura Luso-brasileira) pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA (2003) e doutorado em Romance Languages (Teatro Brasileiro) e Performance of Literature pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA (2005). Tem pós-doutorado em Estudos Teatrais pela Ryukoku Daigaku, Quioto, Japão (2020), tendo desenvolvido projeto sobre possibilidades de intercâmbio entre o teatro tradicional japonês (kyogen, comédia) e o Teatro Imagem de Augusto Boal. O projeto foi realizado através de uma bolsa de Intercâmbio Cultural e Estudos Japoneses da Fundação Japão. Desde 30 de abril de 2024 (e de acordo com AR de 12 de novembro de 2024), é Professora Titular de Língua Inglesa e Literatura da Universidade Federal do Piauí. Desde 2008, coordena o projeto OS FEDERAIS, de Performance de Literatura. Tem experiência na área de Letras, Artes Cênicas e Teledramaturgia, tendo coordenado e dirigido inúmeros projetos teatrais, alguns com participações em festivais internacionais. Fez cursos intensivos de: (1) Teatro do Oprimido no Centro do Teatro do Oprimido com Augusto Boal em 2003 (90h), através de bolsa do Center for Latin American Studies (University of North Carolina at Chapel HIll), (2) kyogen, durante o Traditional Theater Training, em Quioto, Japão, em julho e agosto de 2019 (150h). Atuou como diretora do primeiro programa de teledramaturgia do Piauí "Que família é essa"? (sitcom), de 2013 a 2014. Ministrou cursos de curta duração sobre Cultura Brasileira, Cinema e Performance de Literatura Brasileira nas seguintes universidades: Sorbonne Nouvelle III (Paris, França), Zagreb (Croácia) e Cork (Irlanda). Ministrou workshops e palestras no Japão sobre Performance de Literatura utilizando os conceitos de Teatro Imagem, kata e narração do teatro japonês para adaptação de haicais e outros textos para o palco, com destaque para os workshops realizados nas seguintes universidades: Ryukoku Daigaku e Osaka Daigaku. Foi Assessora Internacional da UFPI de 2009 a 2014. De 2009 a 2017, atuou como representante da UFPI junto a três consórcios internacionais do Erasmus Mundus coordenados pelas universidades de Granada (Espanha), Santiago de Compostela (Espanha) e Bologna (Itália). De 11 de janeiro de 2021 a 03 de junho de 2022, a convite do Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, assumiu mais uma vez a gestão da Assessoria Internacional da universidade. Seus principais interesses são: Performance de Literatura, Teatro Tradicional Japonês e suas possibilidades de interação com o Teatro Imagem de Augusto Boal na adaptação de textos literários para o palco, Mito e Literatura, Contos de Fadas, Mito e Teatro, Minorias Étnicas e Ficção de Autoria Feminina. Participou do Anuário Tolkien no Brasil (2020 e 2021). É membro da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) e da Associação Internacional dos Lusitanistas (AIL).
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Romance Languages
2003 - 2005
University Of North Carolina At Chapel Hill
Título: Political Theater in Brazil: New Visibility, Epic Theater and Textual Openness in Six Contemporary Plays of the Teatro do Oprimido in Rio de Janeiro
Orientador: Frederich Clark
Bolsista do(a): University of North Carolina at Chapel Hill, UNC-CH, Estados Unidos. Palavras-chave: Arte na ditadura; Censura textual e artística na ditadura; Teatro político; Teatro popular e político.
Mestrado em Literatura Luso-brasileira
2000 - 2003
University Of North Carolina At Chapel Hill
Título: "Parody, Intertextuality and Feminism in Moacyr Scliar's 'A mulher que escreveu a Bíblia'", Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Mônica Rector
Bolsista do(a): University of North Carolina at Chapel Hill, UNC-CH, Estados Unidos. Palavras-chave: discurso; feminismo; autoria.
Graduação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
1995 - 1999
Pós-doutorado
2019 - 2020
Pós-Doutorado. , Ryukoku University, RU, Japão. , Bolsista do(a): Fundação Japão, JF, Japão. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Formação complementar
2024 - 2024
Direção de cinema. (Carga horária: 3h). , SESC Cajuína, SESC, Brasil.
2024 - 2024
Narrativas cinematográficas. (Carga horária: 6h). , SESC Cajuína, SESC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em As obras póstumas de J. R. R. Tolkien: uma homenagem a Christopher Tolkien. (Carga horária: 7h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Traditional Theater Training. (Carga horária: 150h). , Kyoto Art Center, KAC, Japão.
2018 - 2018
KC Yom Yom (Leitura - A1). (Carga horária: 10h). , Japan Foundation, JF, Japão.
2018 - 2018
Introduction to Kansai Dialect A2. (Carga horária: 10h). , Japan Foundation, JF, Japão.
2017 - 2017
Theater and Globalization. (Carga horária: 15h). , Ludwig-Maximilians-Universität München, LMU, Alemanha.
2017 - 2017
Japanese in Anime and Manga A1. (Carga horária: 10h). , Japan Foundation, JF, Japão.
2017 - 2017
Dramaturgia Avançada. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Cultura do Piauí, SECULT, Brasil.
2017 - 2017
Japanese in Anime and Manga A2. (Carga horária: 10h). , Japan Foundation, JF, Japão.
2014 - 2017
Língua Japonesa. (Carga horária: 360h). , Centro Piauiense de Cultura Japonesa, CPCJ, Brasil.
2016 - 2016
Dramaturgia. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Cultura do Piauí, SECULT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
MATOS, D. D. ; RODRIGUES FONTES, ERICA ; FERNANDES, G. G. ; ARAUJO, R. S. R. M. . III Seminários Integrados da UFPI. 2021. (Outro).
FONTES, É. R. ; Wander Nunes Frota . "Connecting Young Minds" -- English Cultural Meeting. 2008. (Outro).
FONTES, É. R. . Encontro do Mestrado em Letras. 2007. (Congresso).
FONTES, É. R. . Conferência de Literaturas Românicas. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
2ª Feira da Literatura Piauiense. As Interfaces do Teatro Universitário em Teresina. 2023. (Feira).
I Encontro Literatura Inglesa Brasil.O DIREITO A UMA OUTRA HISTÓRIA: A PERSPECTIVA ASIÁTICA E O PAPEL INCLUSIVO DA MÃE EM "THE PAPER MENAGERIE" , AMERICAN BORN CHINESE E THE BEST WE COULD DO. 2023. (Encontro).
III Séminaire de Rentrée du Cours de Lettres - Portugais et Français ? UFPI.A análise da jornada de Daenerys Targaryen: na perspectiva do monomito de Campbell. 2023. (Seminário).
Seminário de Avaliação e Orientação de Projetos de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Letras-Inglês (2022.2).Temas sobre Mitologia e Releituras na Literatura e em Outras Artes. 2023. (Seminário).
XXVII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa,.?Lúcia Hiratsuka, André Kondo e a divulgação da mitologia japonesa no Brasil?.. 2023. (Encontro).
"Experiências Internacionais de Pesquisadores" (III SIUFPI).Mediação da mesa "Experiências Internacionais de Pesquisadores". 2021. (Simpósio).
Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. O Teatro do Oprimido e Kyogen: um diálogo intercultural na adaptação de textos literários. 2021. (Congresso).
Jornada de Estudos Mitopoéticos.Cabeça de Cuia, monstro e vítima: a presença do mito nas diferentes versões. 2021. (Outra).
Performances de Outridade.O novo como releitura do tradicional: inspirações asiáticas. 2021. (Outra).
X Semana de Biologia da UFPI de Picos. A Internacionalização na Contramão do Etnocentrismo. 2021. (Congresso).
Fellows' Meeting.Kyogen and Image Theater. 2020. (Encontro).
Lunch Time Seminar.Why Brazilian Theater Should Look at Classical Japanese Theater for Inspiration. 2019. (Seminário).
II SEMANA ACADÊMICA AFRICANA. Africanize-se (performance teatral). 2018. (Congresso).
Mostra da Nova Dramaturgia Piauiense.A PROFESSORA QUE NÃO MATAVA NINGUÉM (PEÇA TEATRAL). 2018. (Outra).
Mostra da Nova Dramaturgia Piauiense.DINHEIRO NA MÃO É VENDAVAL (PEÇA TEATRAL). 2018. (Outra).
XXI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Momentos de globalização do teatro brasileiro. 2017. (Congresso).
I Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.A Produção Literária para Crianças e Jovens no Piauí. 2016. (Outra).
PNAIC 2016.COMO UTILIZAR O TEATRO NA ALFABETIZAÇÃO. 2016. (Oficina).
II Encontro de Ficção, Memória e Discurso.LITERATURA E PERFORMANCE. 2015. (Encontro).
Ciclo de Palestras do NEP."Dramatizando o texto: do texto literário ao palco e ao vídeo". 2014. (Outra).
IX Festival Shakespeare."A tragédia grega e a tragédia em Shakespeare". 2014. (Simpósio).
XI Congresso da AIL. Os Federais e a Literatura. 2014. (Congresso).
III SIMGLÊS."O teatro na sala de aula". 2013. (Outra).
Vox Musei: arte, patrimônio e museus.'"Os Federais", a literatura e a Casa da Cultura'. 2013. (Simpósio).
V Festival Shakespeare."Lady Macbeth e o conceito de personagem teatral". 2010. (Outra).
VIII Semana da Pesquisa Científica.Murilo Rubião e o neofantástico: resistência contra a opressão. 2010. (Simpósio).
XXV Simpósio Nacional de História."Os federais: a gênese de um grupo". 2010. (Simpósio).
XIX Encontro Regional de HIstória."As transgressões de Joana em 'Milagre na cela' de Jorge Andrade". 2008. (Simpósio).
I Colóquio de Literatura Fantástica.O fantástico em 5 contos de Moacyr Scliar: uma análise do homem contemporâneo. 2007. (Outra).
IV Festival Shakespeare."The Politics of Shakespeare's Theater". 2007. (Encontro).
XXIV Simpósio Nacional de História."O Teatro do Oprimido na aula de literatura". 2007. (Simpósio).
5th Annual Hawaii International Conference on Social Sciences. "."New Visibility, Epic Theater and Textual Openness in Six Plays of the Centro do Teatro do Oprimido in Rio de Janeiro.". 2006. (Congresso).
Semana de Letras."How to Use the Theater of the Oppressed in the Literature Classroom". 2006. (Encontro).
Conferência em Literaturas Românicas. Violence in Modern Brazilian Women Writers: a comparison of Márcia Denser's. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
BRANDAO, S. C. S.;FONTES, É. R.; Lilásia Chaves de Area Leão Reinaldo. O LEILÃO DO LOTE 49, DE THOMAS PYNCHON E O MODELO TEÓRICO DE "OBRA ABERTA". 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.; Ana Maria Koch; TORRES, M.. "Análise da narrativa de Laura Esquivel: a representação de Malinalli no romance MALINCHE". 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Ana Maria Koch;FONTES, É. R.; Fabrício Flores Fernandes. O ditador e a rede: metaficção, paródia e sátira do populismo autoritário. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Wander Nunes Frota; ANDRADE, A. L. B. C.;FONTES, É. R.. "A máquina do tempo um prenúncio à animalidade e à catástrofe". 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Fabrício Flores Fernandes;FONTES, É. R.; Raimunda Celestina Mendes da Silva. "Ficção, História e Engajamento em 'Quarup', de Antônio Callado". 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
BRANDAO, S. S.;FONTES, É. R.; SOUZA, M. G. C.. "A Solidão do Conhecimento: Ciência e Tecnologia em Cem Anos de Solidão". 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
CAMPOS, M. E. B.;FONTES, É. R.; BRANDAO, S. C. S.; ALVES FILHO, F.. O REALISMO MÁGICO EM MIA COUTO: UMA VISÃO OCIDENTAL SOBRE O ROMANCE UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
ALVES, A. C.; Ana Maria Koch;FONTES, É. R.. "O ditador e a rede: metaficção e paródia" (Exame de qualificação). 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Wander Nunes Frota; CAVALCANTI, M. G.;FONTES, É. R.. "The Catcher in the Rye e Igby Goes Down: juventude, rebeldia e sociedade na literatura e no cinema". 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
ORIENTADOR, F. A. S. N.;FONTES, É. R.; FONTINELES, C. C. S.. "Teresina (em) Cena: Apropriações Históricas no Espetáculo Teatral Itararé -- a República dos Desvalidos, de Afonso Lima" (qualificação). 2012 - Universidade Federal do Piauí.
BRANDAO, S. C. S.;FONTES, É. R.; CAMPOS, M. E. B.. "Entre Daimones, Kosmos e Rituais Compulsivos: a alegoria no romance 'Sombra dos reis barbudos', de José J. Veiga" (Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.; Saulo Brandão. "Morangos mofados". 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Sebastião Alves Teixeira Lopes; Diógenes Buenos Aires de Carvalho;FONTES, É. R.. "Verdades mentirosas, mentiras verdadeiras: o discurso oficial da Revolução Cubana em contraste com 'La nada cotidiana de Zoe Valdés". 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Saulo de Serpa Brandão; Luizir de Olivera;FONTES, É. R.. "Morangos mofados" (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Luís Carlos Sales; BRITO, A. E.;FONTES, É. R.. "Entre rios e letras: um estudo sobre os métodos de alfabetização na rede pública municipal de ensino de Teresina -- PI". 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.. "Luiz Gama: entre o rios e a sátira" (qualificação). 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.. "A função dos mitos na obra 'Os sinos da agonia'". 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.. "Mário Faustino e Poesia-Experiência: Pedra de Toque da Poesia Brasileira". 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.; CAMPOS, M. E. B.; BARBOSA, M. S. B.. HELENA DE TROIA GANHA VOZ EM POEMA DE MARGARET ATWOOD. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.; Ana Maria Koch; Luizir de Olivera. CANTANDO A RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DA ÓPERA DO MALANDRO SOB O TEATRO ÉPICO, DE BERTOLT BRECHT. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Wander Nunes Frota; Luizir de Olivera;FONTES, É. R.. "A máquina do tempo e o nosso irreversível devir-animal". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Wander Nunes Frota; SOUZA, M. G. C.;FONTES, É. R.. "The Catcher in the Rye e Igby Goes Down: juventude, rebeldia e sociedade na literatura e no cinema". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MOURA, C. A. C.; CANAVAN, G.;FONTES, É. R.. "Never Laugh at Live Dragons, Bilbo You Fool!: Smaug the Terrible and the Making of the Tolkienian Dragon. 2023.
MOURA, C. A. C.; TAVARES, O. G.;FONTES, É. R.. OF GRAPHIC NOVELS: APPROXIMATIONS AND DISTANCES BETWEEN COMICS AND LITERATURE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.
Samantha de Moura Maranhão;RODRIGUES FONTES, ERICA; DONADIO, L. F.. Gallicisms and the Dutch Final Stress: An Etymological Approach. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - inglês) - Universidade Federal do Piauí.
ORIENTADOR, F. A. S. N.; Jaison Castro Silva;RODRIGUES FONTES, ERICA. O mangá e sua influência sobre os jovens de Teresina a partir dos anos 1990. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Piauí.
Samantha de Moura Maranhão;FONTES, É. R.; Francisco Wellington Borges Gomes. O uso da língua portuguesa no CEM de Teresina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.
Samantha de Moura Maranhão; OHANA, S.;RODRIGUES FONTES, ERICA. University Students' Performance on the TOEFL ITP Test at the Federal University of Piauí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.
Francisco Wellington Borges Gomes; SILVA, A. C.; CARVALHO, A. D. F.;FONTES, É. R.. Concurso para Magistério Superior. 2024. Universidade Federal do Piauí.
MOURA, C. A. C.; Francisco Wellington Borges Gomes;FONTES, É. R.. Concurso para Magistério Superior (Letras-inglês). 2019. Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.; CAMPOS, M. E. B.; Luizir de Olivera; BRANDAO, S. C. S.. Seleção do PPGEL-UFPI 2015. 2015. Universidade Federal do Piauí.
Samantha de Moura Maranhão;FONTES, É. R.; ALVES, A. C.. Concurso Professor de Literatura. 2013. Universidade Federal do Piauí.
Saulo de Serpa Brandão; Beatriz Rodrigues;FONTES, É. R.. Concurso Professor Língua Inglesa UFPI (THE). 2009. Universidade Federal do Piauí.
FONTES, É. R.; SILVA, A. C.. Avaliação de Licenciatura -- inglês -- UESPI Piripiri. 2009. Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES FONTES, ERICA; SILVA, A. C.; BARBOSA, V.. Exame Extraordinário de Componente Curricular. 2024. Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES FONTES, ERICA; COSTA, T. C. M.; SILVA, K. A. F. E.. Avaliação de Trabalhos do SEMEX. 2024. Universidade Federal do Piauí.
Beatriz Rodrigues; Francisco Wellington Borges Gomes; Samantha de Moura Maranhão; CAMPOS, M. E. B.; João Benvindo de Moura; LACERDA, N. A.;FONTES, É. R.. Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico Letras - LIBRAS. 2012. Universidade Federal do Piauí.
Orientou
"Intertextuality in 'Wandavision': Identifying Intertextual Elements in the Series"; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
"Cinderella in Jane Austen's Works: Intertextuality between the Fairy Tale, Mansfield Park and Pride and Prejudice"; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
The Use of Theater in English Language Teaching: an experiment with Teatro Jornal (Newspaper Theater) based on Augusto Boal's Method; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
"Are the Goblins from Harry Potter and 'The Philosopher's Stone' an Anti-Semitic Caricature?: a Literary Investigation; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
"ORIENTALIST TROPES IN DUNE: An analysis of world-building elements of Arrakis and their impact on the dominant Western narrative of the East"; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
THE GREAT FAMINE OF THE 14TH CENTURY IN EUROPE AND ITS ILLUSTRATIONS IN CHILDREN?S LITERATURE: THE EXAMPLE OF HANSEL AND GRETEL; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
HELENA DE TRÓIA GANHA VOZ EM POEMA DE MARGARET ATWOOD; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Cantando a resistência: uma análise da ÓPERA DO MALANDRO, sob a ótica do Teatro Épico; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
TEATRALIZAÇÃO DOS ASPECTOS IDENTITÁRIOS DO SUJEITO NORDESTINO NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"Análise da narrativa de Laura Esquivel: a representação de Malinalli no romance 'Malinche'"; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
A INFLUÊNCIA ESTADUNIDENSE NA IDENTIDADE CANADENSE EM SURFACING, UM ROMANCE DE MARGARET ATWOOD; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"A representação da homossexualidade nas narrativas dde João do Rio e Caio Fernando Abreu; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
How antisemitism permeates the goblins of Harry Potter; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
The influence of Edgar Allan Poe on the TV show Wednesday; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Cinderella in Jane Austen?s works: The Intertextuality between the Fairy Tale and Mansfield Park and Pride and Prejudice; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
A Tale Dark and Grimm; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Hair as a form of resistance in Americanah by Chimamanda Adichie and ?Hair Love? by Mattew A; Cherry; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
A ideia de bem ou mal em Lux e sua provável raiz cristã; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras -- inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
A análise do monomito de Campbell na composição da personagem Daenerys Targaryen de Game of Thrones; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"The Hero's Journey in Ghost of Tsushima"; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Cosmic Horror in Berserk; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
From novel to reality: an analysis of Chimamanda Ngozi Adichie's AMERICANAH in the perspective of Black Feminism; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Who Runs the World: Teaching Feminist Concepts in the English Language; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
The Wicked Queen: a New Retelling of the Grimm's Villain Story and a Psychological Look into the Contemporary Admiration for Villains; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Music as a Teaching Resource in the English Teaching Process: a Report from English Teachers from High Schools in Altos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Em defesa da cultura chinesa nos EUA: mitologia em American Born Chinese; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Cristianismo e Paganismo em Peter Pan; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Por um lugar ao sol: a comunidade chinesa nos EUA e a personagem feminina Auntie Poe em The Legend of Auntie Po; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
?A análise do monomito de Campbell na composição da personagem Daenerys Targaryen de Game of Thrones?; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
?A adaptação da coletânea dos Irmãos Grimm para a graphic novel Era outra vez: o lado sombrio dos contos de fadas?; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
?A adaptação do livro Um conto sombrio dos Grimm para a série homônima da Netflix?; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Palco do absurdo: a estética do afrontamento de Matéi Visniec; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
DOCUMENTAÇÃO DAS AÇÕES DO GRUPO HARÉM DE TEATRO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Documentação das ações do Grupo Harém de Teatro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Memória e resistência em "Baú de ossos" de Pedro Nava; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"A memória e a Ditadura Militar em 'Feliz Ano Velho', de Marcelo Rubens Paiva; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"Gimba, o presidente dos valentes, e o riso político"; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"A semente: o trágico e o cômico no teatro político de Gianfrancesco Guarnieri"; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"'Eles não usam black-tie': o riso e a comédia na Ditadura Militar"; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"'Um grito parado no ar' e 'Ponto de partida': o cômico e o trágico no metateatro de Gianfrancesco Guarnieri"; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"Calabar" e a estética do afrontamento; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras -- inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
"A resistência e Bodas de papel: a inovação vocabular no humor de resistência de Maria Adelaide Amaral "; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras -- inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
O berço do herói de Dias Gomes, Cabalar de Chico Buarque: a comédia teatral como crítica à ditadura; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras -- inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Murilo Rubião e o neofantástico: resistência contra a opressão; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
?Victor Giudice, Ignácio de Loyola Brandão e o humor futurístico como alerta para a opressão?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras -- inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
?Zuzu Angel, O ano em que meus pais saíram de férias e Batismo de sangue: um olhar contemporâneo sobre a ditadura militar?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras -- inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Vários títulos; 2005; Orientação de outra natureza; (Literatura portuguesa, brasileira e africana) - University of North Carolina at Chapel Hill; Orientador: Érica Rodrigues Fontes;
Produções bibliográficas
-
MATANGRANO, B. A. ; RODRIGUES FONTES, ERICA . Acabou o Horror: a Adaptação da Netflix para 'Sweet Tooth'. Caderno de Letras da UFPEL , v. 45, p. 223, 2023.
-
FONTES, É. R. ; PELLE, F. . A força da África no Festival de Teatro Lusófono (Festluso): entrevista com Francisco Pellé. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 32, p. 105-115, 2022.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA ; SALZ, J. . Performing Anglophone Literature Worldwide: An Interview with Jonah Salz. ILHA DO DESTERRO , v. 74, p. 741-754, 2021.
-
FONTES, É. R. . 'Os caminhos do mito de Benzaiten no teatro japonês'. Travessias Interativas , v. 10, p. 91-101, 2020.
-
FONTES, É. R. . Teatro lusófono e japonês: uma experiência na universidade de Osaka. Revista Desenredos , v. 33, p. 81-96, 2020.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA ; Braga, Valdsom . Liberdade criativa atrás das grades: um mergulho na arte dos presídios do Piauí. Urdimento (UDESC) , v. 3, p. 1-19, 2020.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Chico Buarque. Twenty-First-Century Brazilian Writers , v. 384, p. 61-68, 2019.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Adriana Falcão. Twenty-First-Century Brazilian Writers , v. 384, p. 98-103, 2019.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Luiz Ruffato. Twenty-First-Century Brazilian Writers , v. 384, p. 202-207, 2019.
-
FONTES, É. R. . Viagem ao centro de si mesmo: exílio, autoficção e autoria em 'A chave de casa' e 'Opisanie Swiata'. SCRIPTA , v. 22, p. 156-170, 2017.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Como um Harém pode mudar tudo: reflexões sobre o teatro no Piauí, em diálogo com Airton Martins. Urdimento (UDESC) , v. 1, p. 398-406, 2016.
-
FONTES, É. R. . O ensino de literatura através da performance: algumas possibilidades. Guavira Letras , v. 21, p. 202, 2016.
-
SANTOS, R. M. ; FONTES, É. R. . A representação identitária do sujeito em AUTO DA COMPADECIDA, de Ariano Suassuna. Revista FSA , v. 11, p. 323-339, 2014.
-
FONTES, É. R. . "As representações da família em 'Clínica de repouso'" de Dalton Trevisan. Terra Roxa e Outras Terras , v. 20, p. 37-45, 2011.
-
FONTES, É. R. . 'Os Federais e a obra de Mia Couto'. Revista Interação , v. 01, p. 65-73, 2011.
-
FONTES, É. R. . "O ensino de literatura brasileira por meio do Teatro do Oprimido: uma experiência na Carolina do Norte". Revista Brasileira de Literatura Comparada , v. n.15, p. 151-171, 2009.
-
FONTES, É. R. . "Corpo negro e cultura brasileira em cinco filmes nacionais: uma leitura de Cidade de Deus, Orfeu Negro, Orfeu, Madame Satã e Ônibus 174". OPSIS (UFG) , v. 7, p. 125-138, 2007.
-
FONTES, É. R. . ?Feminism and Intertextuality in Moacy Scliar?s 'A mulher que escreveu a Bíblia'". Tropos , v. XXXI, p. 161-180, 2005.
-
FONTES, É. R. ; VALADARES, L. ; SOUSA, J. H. . A banca. 1. ed. São: Teoria das Fadas, 2025. v. 1. 72p .
-
RODRIGUES FONTES, ERICA ; TOCCO, V. . Capítulo: 'O Teatro Japonês Tradicional como Inspiração para o Teatro Brasileiro Contemporâneo'' (Livro: Portuguese-speaking worlds: crossed-glances IV). 1a. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024. 390p .
-
FONTES, É. R. ; CUNHA, M. Z. . Capítulo: 'Lendas folclóricas e a manutenção da cultura japonesa no Brasil' (Livro: Literatura Infantil e Juvenil linguagens do imaginário em reflexões contemporâneas ). 1a. ed. São Paulo: EDUSP, 2023. v. 1. 222p .
-
FONTES, É. R. . Segredos de uma freira evangélica. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2016. v. 1. 108p .
-
FONTES, É. R. . "Epic theater and textual openness: New visibility in six plays of the Centro do Teatro do Oprimido in Rio de Janeiro". 1a. ed. Pro Quest, UMI, 2006. v. 1. 208p .
-
CASAGRANDE, C. ; CUNHA, M. Z. ; BOHEME, E. ; FONTES, É. R. . A Mitologia de Tolkien Além do Legendário. In: Cristina Casagrande; Maria Zilda da Cunha; Eduardo Boheme. (Org.). Obras Póstumas de J. R. R. Tolkien. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2021, v. , p. 1-307.
-
CAMPELLO, P. C. S. ; MOREIRA, T. T. ; RODRIGUES FONTES, ERICA . O TEATRO JAPONÊS TRADICIONAL COMO INSPIRAÇÃO PARA O TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: CONSIDERAÇÕES. A literatura no contexto de um novo humanismo. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2021, v. 1, p. 55-68.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Momentos de globalização do teatro brasileiro: Carlos Gomes e Boal. In: Cláudia Pazos Alonso, Vincenzo Russo, Roberto Vecchi, Carlos Ascenso André. (Org.). De Oriente a Ocidente: Estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. 1ed.Coimbra: AIL, 2019, v. IV, p. 161-171.
-
FONTES, É. R. . "OS FEDERAIS e a performance de literatura como instrumento de reflexão política". In: Raquel Bello Vázquez; Roberto Samartim; Elias Torres Feijó; Manuel Brito Semedo. (Org.). Estudos da AIL em Literatura, História e Cultura Brasileiras. 1aed.Santiago de Compostela: AIL Editora, 2015, v. I, p. 63-67.
-
FONTES, É. R. . Ondjaki. In: Monica Rector; Richard Vernon. (Org.). Dictionary of Lusophone Writers. 1aed.Farmington Hills: Gale, 2012, v. 367, p. 126-130.
-
FONTES, É. R. . Luis Bernando Honwana. In: Monica Rector, Richard Vernon. (Org.). Dictionary of Lusophone Writers. 1aed.Farmington Hills: Gale, 2012, v. 367, p. 90-92.
-
FONTES, É. R. ; Wander Nunes Frota ; Saulo de Serpa Brandão . "O livreiro do Recife" (9788560931194). In: Maria Auxiliadora Ferreira Lima, Francisco Alves Filho, Maria do Socorro Fernandes Carvalho. (Org.). Olhos espraiados: linguagem e literatura ao sol. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2008, v. , p. 267-296.
-
FONTES, É. R. . "Faminta". Volutions Magazine, 01 abr. 2005.
-
FONTES, É. R. . 'Uma vizinha levou-me ao outro lado do mundo'. Experiências - Fundação Japão.
-
FONTES, É. R. . Revista Vox Musei. Revista Vox Musei, Lisboa, p. 238 - 246.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA ; LEAL, L. F. . Anais do XI SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí. In: SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí, 2025, Paranavaí. Anais do XI SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí. Paranavaí: Fundação Fapipa, 2024. p. 95-104.
-
Alessandra Maria Magalhães ; Denise Layana Pinheiro Nascimento ; FONTES, É. R. . 'Características pós-colonialistas no conto 'O apocalipse privado de Tio Gegê', de Mia Couto'. In: VI EnMel, 2012, Teresina. Anais do VI EnMEL, 2012.
-
FONTES, É. R. ; Aliciane Alves da Silva ; Fátima Ribeiro . 'As personagens teatrais de Gianfrancesco Guarnieri'. In: VI EnMEL da UFPI, 2012, Teresina. Anais do VI EnMEL, 2012.
-
Sylvia Bassetto ; FONTES, É. R. . "As transgressões de Joana em 'Milagre na cela", de Jorge Andrade". In: XIX Encontro Regional de História: Poder, violência e exclusão, 2008, São Paulo. Anais - XIX Encontro Regional de História: Poder, violência e exclusão.. São Paulo: ANPUH, 2008. v. XIX. p. 1-9.
-
FONTES, É. R. . "O Teatro do Oprimido na aula de literatura". In: Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007.
-
RODRIGUES FONTES, ERICA ; LEAL, L. F. . 'Por uma arte toda nossa: a montagem de 'O Mágico de Nós''. In: XI SELLP: Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí, 2024, Paranavaí. Anais do XI SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí. Paranavaí: UNESPAR, 2024. p. 1-150.
-
FONTES, É. R. . Os Federais e a Casa da Cultura. In: Vox Musei, 2013, Lisboa. Vox Musei: artes, patrimônio, museus, 2013.
-
FONTES, É. R. . "As transgressões de Joana em 'Millagre na cela' de Jorge Andrade". In: XIX Encontro Regional de HIstória, 2008, São Paulo. IXI Encontro Regional de História. São Paulo: FAPESP, 2008. p. 165-165.
-
FONTES, É. R. . "Promovendo discussão sobre os males do século: o Teatro do Oprimido na sala de literatura" (ISBN 9788589732758). In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História: história e multidisciplinaridade, territórios e deslocamentos. São Leopoldo: OIKOS, 2007. p. 212-212.
-
FONTES, É. R. . ?New Visibility, Epic Theater and Textual Openness in Six Plays of the Centro do Teatro do Oprimido in Rio de Janeiro?. In: 5th Annual HAwaii International Conference on Social Sciences, 2005. 5th Annual Hawaii International Conference on Social Sciences..
-
CASAGRANDE, C. ; RODRIGUES FONTES, ERICA . O protagonismo de personagens femininas nos contos de George MacDonald. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . A TRADIÇÃO NARRATIVA AFRICANA EM ?NÓS CHORAMOS PELO CÃO TINHOSO?, DE ONDJAKI. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Pinóquio, Cabeça de Cuia e Frankenstein: criaturas revoltadas em uma sociedade questionável. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, J. V. ; FONTES, É. R. . EM DEFESA DA CULTURA CHINESA NOS EUA: MITOLOGIA E DESCOLONIZAÇÃO EM AMERICAN BORN CHINESE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . Por uma arte toda nossa: a montagem de 'O Mágico de Nós'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . O DIREITO A UMA OUTRA HISTÓRIA: A PERSPECTIVA ASIÁTICA E O PAPEL INCLUSIVO DA MÃE EM 'THE PAPER MENAGERIE' , AMERICAN BORN CHINESE E THE BEST WE COULD DO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES FONTES, ERICA . LÚCIA HIRATSUKA, ANDRÉ KONDO E A DIVULGAÇÃO DA MITOLOGIA JAPONESA NO BRASIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTES, É. R. . SUICÍDIO CULTURAL EM AMERICAN BORN CHINESE E 'THE PAPER MENAGERIE'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . 'A Internacionalização Acadêmica na Contramão do Etnocentrismo'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . O Teatro do Oprimido e Kyogen: um diálogo intercultural na adaptação de textos literários. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTES, É. R. . 'Lendas folclóricas e a manutenção da cultura japonesa no Brasil'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . O Cabeça de Cuia, monstro e vítima: a presença do mito nas diferentes versões. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTES, É. R. . Boal in the Literature Classroom. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTES, É. R. . AUGUSTO BOAL: Bate-papo sobre o Teatro do Oprimido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTES, É. R. ; RIBEIRO, F. ; SILVA, A. . 'Os personagens teatrais de Gianfrancesco Guarnieri'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA FILHO, O. ; FONTES, É. R. . Murilo Rubião e o neofantástico: resistência contra a opressão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FONTES, É. R. . "Os federais: a gênese de um grupo". 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FONTES, É. R. . "As transgressões de Joana em 'Milagre na cela", de Jorge Andrade". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTES, É. R. . "Promovendo discussão sobre os males do século: o teatro do oprimido na aula de literatura". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTES, É. R. . ?New Visibility, Epic Theater and Textual Openness in Six Plays of the Centro do Teatro do Oprimido in Rio de Janeiro?.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . ?The Need for Boal?s Teatro do Oprimido?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . Violence in Modern Brazilian Women Writers: a comparison of Márcia Denser's "Hell's Angels'", Olga Savary's "King Kong e Monalisa" and Nélida Piñon's "I Love My Husband". 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . Globalization and the Changing Countryside: Organizing for Land, Labor and the Right to have Rights in the US and Brazil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTES, É. R. . "Existencial Femininism in Clarice Lispector's: A hora da estrela and Um sopro de vida". 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES FONTES, ERICA ; RIBEIRO FILHO, P. C. ; SOUZA, G. D. . Orelha do sexto volume da Coleção Contos de fadas de Madame d?Aulnoy. São Paulo: Teo, 2025 (Orelhas).
-
FONTES, É. R. ; Saulo de Serpa Brandão ; Wander Nunes Frota . "O livreiro do Recife" in "Olhos espraiados: linguagem e literatura ao Sol". Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2008 (Entrevista).
Outras produções
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional da UFPI. 2022.
FONTES, É. R. . Assessoria internacional. 2021.
FONTES, É. R. . Coordenação do Programa Erasmus Mundus na UFPI. 2017.
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional. 2014.
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional. 2013.
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional. 2012.
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional. 2011.
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional. 2010.
FONTES, É. R. . Assessoria Internacional. 2009.
FONTES, É. R. ; RIBEIRO FILHO, P. C. ; DAULNOY, M. . Revisão de coleção de livros. 2024.
RODRIGUES FONTES, ERICA . Revista TradTerm. 2024.
RODRIGUES FONTES, ERICA . Avaliação de artigo submetido à Revista Scripta. 2024.
RODRIGUES FONTES, ERICA . Avaliação de artigo submetido à revista Scripta (PUCMG). 2020.
FONTES, É. R. ; EVANGELISTA, S. . 'Os Federais e o Espetáculo 'Amor em Poesia''. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTES, É. R. . 'O Cabeça de Cuia: Monstro e Vítima nas Diferentes Versões'. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
RODRIGUES FONTES, ERICA ; VERAS, I. ; LAGES, C. . O exemplo do Japão na pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTES, É. R. . Série Pandemia: Como Pesquisar em Tempos de COVID19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FONTES, É. R. ; RODRIGUES, A. . A música a serviço do teatro no Japão. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MELO, V. ; MARKS, J. ; FONTES, É. R. . O teatro e o 'novo normal'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Francisco Wellington Borges Gomes ; LUCAS, P. O. ; FONTES, É. R. . Possibilidades plurais no estudo da literatura. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FONTES, É. R. ; Silva, Ewerton . 'A importância do teatro para o homem/ São iniciadas as audições para OS FEDERAIS 2015''. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTES, É. R. . ''Que família é essa?'' (Programa Revista). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTES, É. R. ; DILENE, E. . 'Raquel Dias entrevista atrizes de 'Que família é essa?''. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, C. ; FONTES, É. R. . Musical 'Se todos fossem iguais a você'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTES, É. R. ; GERALDO, ; DILENE, E. . 'Que família é essa?'. 2013.
FONTES, É. R. ; Francisco Neto ; DILENE, E. ; GERALDO, ; João Philippe Lima ; PAIVA, R. N. ; Raylanne Leal . 'Que família é essa?' (sitcom piauiense). 2012.
FONTES, É. R. . Literatura Anglófona: Achebe, Adichie, Mbembe, Roy, Babalola, Atwood, Bui. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES FONTES, ERICA . Etnia e Diversidade Cultural. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES FONTES, ERICA ; DEZEM, R. A. . Image Theater and Kata: Brazilian and Japanese Theater Techniques in the Adaptation of Literature. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . Art, Literature and Fantasy: George MacDonald, Lewis Caroll, CS Lewis and Tolkien. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . Boal: Torquemada e Teatro do Oprimido. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES FONTES, ERICA ; SALZ, J. . Image Theater in the Performance of Haiku. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . Performance of Brazilian Literature. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. ; LEAL, R. ; Oliveira, Débora . Curso de Teatro SIMTEC (para alunos de Medicina e Enfermagem). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . Sub-Coordenação do Mestrado em Letras (UFPI). 2013. (Coordenação).
FONTES, É. R. ; Everson Luiz ; Raylanne Leal ; PAIVA, R. N. ; DILENE, E. ; Francisco Neto . 'Introdução ao teatro para alunos de medicina e enfermagem'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . Curso de Alemão da UFPI. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . "Brazilian culture through music". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . "Minority movies: Racial and political repression in Brazilian cinematography". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . "Teatro do Oprimido e a ditadura no Brasil". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . "Atualização em estudos literários (História Literária)". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . "Atualização em estudos literários (História Literária)". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . "Seminário de interpretação teatral para falantes da língua inglesa". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . Interpretação teatral para falantes da língua inglesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTES, É. R. . "Tópicos em Teoria Literária: Dramaturgos Hipertextuais (Mestrado em Letras)". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . "Shakespeare's Time". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . "Business Portuguese". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTES, É. R. . 'Sonoridades de Rosa'. 2025. Teatral.
RODRIGUES FONTES, ERICA . 'O Mágico de Nós'. 2024. Teatral.
RODRIGUES FONTES, ERICA . 'O gigante egoísta e a pequena vendedora de dindim'. 2024. Teatral.
FONTES, É. R. . 'Um conto de Natal'. 2023. Teatral.
FONTES, É. R. ; LIRA, J. V. . 'Amor em Poesia'. 2023. Performática.
MARTINS, C. ; RODRIGUES FONTES, ERICA . Concerto de Natal da UFPI. 2023. Performática.
FONTES, É. R. ; LIRA, J. V. . 'Teresina de Todo Jeito Vai Queimar'. 2023. Performática.
RODRIGUES FONTES, ERICA ; GUTEMBERG, W. . Suzanos. 2019. Teatral.
RODRIGUES FONTES, ERICA . A professora que não matava ninguém. 2018. Teatral.
RODRIGUES FONTES, ERICA ; MORAIS, C. . Africanidades. 2018. Teatral.
RODRIGUES FONTES, ERICA ; MORAIS, C. ; GUTEMBERG, W. . Beleza nipônica. 2018. Teatral.
SILVA, E. ; FONTES, É. R. . Fruto. 2018. Teatral.
RODRIGUES FONTES, ERICA ; MORAIS, C. . Amores e desamores. 2017. Teatral.
FONTES, É. R. . Poetizando. 2016. Teatral.
FONTES, É. R. . A ilha desconhecida. 2015. Teatral.
FONTES, É. R. ; Raylanne Leal . 'Dependentes'. 2015. Teatral.
FONTES, É. R. . A OBRA DE ARTE. 2014. Teatral.
FONTES, É. R. ; Fonseca, Rubem . POR UM FIO. 2014. Teatral.
FONTES, É. R. ; PAIVA, R. N. ; GERALDO, ; João Philippe Lima . O NATAL DO MENDIGO. 2014. Teatral.
FONTES, É. R. ; BLIND, O. T. . O ANIVERSÁRIO DE JESUS. 2014. Teatral.
FONTES, É. R. ; LEAL, R. ; Tarciana Gomes . 'A megera domada e a donzela aperreada'. 2013. Teatral.
FONTES, É. R. ; MARTINS, C. ; MOLINARI, P. ; FAGUNDES, S. M. . Se todos fossem iguais a você. 2013. Performática.
FONTES, É. R. ; Francisco Neto . 'Romão e Julielza'. 2012. Teatral.
FONTES, É. R. . 'Mulheres más'. 2011. Teatral.
FONTES, É. R. . "Visita ao psicanalista". 2010. Teatral.
FONTES, É. R. . "Contos de Murilo Rubião". 2010. Teatral.
FONTES, É. R. . "Delícias machadianas". 2009. Teatral.
FONTES, É. R. . "Delícias machadianas". 2009. Teatral.
FONTES, É. R. . "Inclusão cultural". 2009. Teatral.
FONTES, É. R. . "Uma cilada". 2009. Teatral.
FONTES, É. R. . "Identidade lusófona". 2008. Teatral.
FONTES, É. R. . Encerramento do III EnMEL da UFPI com. 2008. Teatral.
FONTES, É. R. . "A morta" de Guy de Maupassant. 2008. Teatral.
FONTES, É. R. ; PAIVA, R. N. ; João Philippe Lima ; Islânya Verçosa ; Laianne Priscila ; Cris Monção ; Isa Marília Silva de Oliveira . "O natal do mendigo". 2008. Teatral.
FONTES, É. R. ; GERALDO, ; DILENE, E. ; SILVA, T. A. M. ; Everson Luiz ; Francisco Neto ; PAIVA, R. N. ; LEAL, R. . "A princesa russa", de Mia Couto. 2011.
FONTES, É. R. . "Mia Couto conta". 2011.
FONTES, É. R. . "O Peru de Natal e outras estórias". 2010.
FONTES, É. R. . "Acting Out Life: Performance of Skits". 2008 (Apresentação de esquetes).
FONTES, É. R. . "Hungry". 2005.
FONTES, É. R. . "African, Portuguese and Brazilian Short Stories in Performance". 2005 (Direção de performance de textos literários).
FONTES, É. R. . "African, Brazilian and Portuguese Short Stories in Performance". 2003 ("Direção de performance de textos literários").
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Reverberações do Mitológico e da Fantasia na Literatura e em Outras Artes, Descrição: A ligação do Mitológico e da Fantasia parece se alicerçar na existência do Sobrenatural. Porque a Fantasia leva seu leitor e espectador a um mundo que é geograficamente próximo a ele, mas emocionalmente e psicologicamente distante. No entanto, há um importante detalhe: para adentrar esse outro mundo é necessário ter fé e sensibilidade. Nem todos conseguem. Dimitra Fimi afirma que na Era Eduardiana as crianças eram retratadas como os principais humanos a se comunicarem com fadas (FIMI, 2010, p. 38), provavelmente por sua imaginação fértil e pureza de coração. Na verdade, a comunicação das crianças com o mundo de Fantasia e seus representantes é bem recorrente na Literatura e outras Artes. A Fantasia proporciona, de fato, possibilidades infindas de representação e ponderação provavelmente mais do que elementos ou textos realistas (com exceção, é claro, do Realismo Fantástico que apresenta uma fusão). O objetivo principal da pesquisa é fazer um levantamento de como os textos examinados utilizam-se da Mitologia, Fantasia e seus elementos para desafiar o olhar do leitor e convidar sua leitura crítica de mundo. Assim, padrões sociais, históricos e linguísticos em espaços fantasiosos são estranhamente similares aos vistos bem perto do mundo tido por real, que longe de tornar os elementos não realistas instrumentos de escapismo, os tornam lentes especiais para uma investigação refinada. Interdisciplinarmente, através de pesquisas relacionadas à Mitologia, Fantasia e gêneros afins, é possível analisar um número significativo de obras literárias e artísticas produzidas ou registradas (no caso dos contos orais) em diversas culturas e em vários momentos. Os temas são adequados a um contexto pandêmico e bélico, onde alastram-se problemas econômicos, sociais, políticos e, consequentemente, psicológicos, materializando monstros e invocando herois, seres e personagens muito bem representados em várias dessas estórias. Examinar a produção artística (em textos literários, canções, peças teatrais, filmes, graphic novels etc) representante desses gêneros favorece um profundo exame do pensamento humano diante das dificuldades contemporâneas, alinhadas ou não a tempos anteriores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Érica Rodrigues Fontes - Coordenador / Kaio Vinícios Silva Dias - Integrante / Irys Beatriz Barbosa Ferreira - Integrante / Ana Flávia Alves Araújo Batista - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
-
2020 - Atual
A presença de aspectos musicais da Mitologia das Literaturas de Língua Inglesa (Fantasia) e seus desdobramentos na música popular contemporânea, Descrição: Pretende-se verificar como a música é a origem de muitos mitos, em especial mitos presentes em algumas narrativas fantásticas em língua inglesa. Da mesma forma, a cultura popular musical contemporânea celebra narrativas fantásticas em muitas de suas manifestações. Assim, objetiva-se examinar a herança e o legado da Música na manutenção do elemento mitológico da cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Érica Rodrigues Fontes - Coordenador.
-
2019 - Atual
Possibilidades de Diálogo Intercultural entre Teatro do Oprimido e Teatro Clássico Japonês, Descrição: Através de investigação profunda de vários segmentos teatrais clássicos do Japão - Kyogen, Noh, Bunraku, Kabuki, entre outros - pretende-se divulgar um leque variado de seus princípios, verificando também onde há possibilidade de integração com a representatividade visual do Teatro do Oprimido. Tais recursos são e serão utilizados em experimentos com a adaptação de literatura para o palco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Érica Rodrigues Fontes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Japão - Bolsa.
-
2008 - 2018
Vozes oprimidas: particularidades da literatura produzida por minorias e sobre a ditadura militar no Brasil, Descrição: A minha pesquisa junto à UFPI ocupa-se das subáreas: a) o teatro produzido na época da ditadura militar; b) o romance memorial e da sátira política absurda (a partir da definição de Malcolm Silverman no livro Protesto e o novo romance brasileiro); c) os novos gêneros de conto surgidos no período da ditadura militar; d) as releituras contemporâneas do período da ditadura militar na literatura e cinema; e) outras manifestações de oprimidos sociais na literatura, com especial atenção ao uso do humor nas inovações lingüísticas e temáticas, ao tentar-se definir ou discernir uma identidade nacional ou, na ausência desse, os principais instrumentos utilizados para tal definição ou questionamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Érica Rodrigues Fontes - Coordenador.
Prêmios
2019
Bolsa Estudos Japoneses no Exterior e Intercâmbio Intelectual, Fundação Japão.
2013
Prêmio de viagem do CNPQ, CNPQ.
2010
Teaching Staff -- ERASMUS MUNDUS, European Union.
2009
AUSTRALIA LATIN AMERICA LEADERSHIP PROGRAM (ALALP) 2009 -- PARTICIPATION FELLOWSHIP, The University of Sydney.
2006
Certificate in Latin American Studies, Institute of Latin American Studies (UNC).
2004
Prêmio de Viagem para Conferência, Graduate School at UNC-CH.
2003
Prêmio de Pesquisa de Verão, Institute of Latin American Studies (UNC).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras. , CCHL UFPI, Ininga, 64049-550 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155503
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2020
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Literatura e Fantasia
-
08/2020
Ensino, Letras - inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Norte-americana: pilares do pensamento estadunidense contemporâneo
-
07/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras.,Atividade de extensão realizada, Espetáculo Teatral com Alunos das Práticas III e V de Língua Inglesa.
-
06/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas e Letras.,Linhas de pesquisa
-
06/2008
Ensino, Letras -- inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa (Prática Oral V), Língua Inglesa (Prática Oral III)
-
04/2008
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, Literatura Brasileira
2000 - 2006
University Of North Carolina At Chapel HillVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de português e literatura
2005 - 2006
Duke UniversityVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de português e literatura, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Érica Rodrigues Fontes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?