Marcos da Silva Azevedo
É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui mestrado na área de Clínica Médica de Equinos e Doutorado em Cirurgia e Clínica Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como Médico Veterinário Assistente da Clínica de Equinos do Hospital Veterinário Universitário-UFSM, no período de 2009 a 2011. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde ministra as disciplinas de Semiologia Clínica Veterinária e Clínica Médica de Equideos. Atua também como Médico Veterinário no setor de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais do Hospital Universitário Veterinário. Seu foco de trabalho é o diagnóstico de claudicações com auxílio de sensores inerciais sem fio, sendo coordenador do EQUILAME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Claudicações.
Informações coletadas do Lattes em 31/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Medicina Veterinária
2011 - 2015
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Efeito da sedação ou do piso na avaliação objetiva de claudicação em equinos com um sistema de sensores inerciais sem fio
, Ano de obtenção: 2015. Flávio Desessards De La Côrte. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: lameness locator; AVALIAÇÃO OBJETIVA; comportamento; superfície; claudicação de impacto; claudicação de elevação.
Mestrado em Medicina Veterinária
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Biodisponibilidade e tolerabilidade do diclofenaco de sódio após aplicação cutânea e oral em pôneis sadios, Ano de Obtenção: 2011
Flávio Desessards De La Corte.Coorientador: Sergio Luiz Dalmora. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: farmacocinética; anti-inflamatório não esteroidal; equinos; cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC); concentração.Grande área: Ciências Agrárias
Formação complementar
2020 - 2020
Ciclo de Ações de Desenvolvimento Profissional 2020/1. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2019 - 2019
CAPACITAÇÃO NO AVA MOODLE PARA DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2019 - 2019
Diagnóstico por Imagem e Exame Locomotor de Equinos. , Central de Reprodução Equina Nossa Senhora da Salete, CRENSS, Brasil.
2017 - 2017
INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL AOS NOVOS DOCENTES. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Curso Prático: Diagnóstico de Claudcações. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico de Ferrageamento e Casqueamento. (Carga horária: 16h). , Cabanha do Pontal, CP, Brasil.
2006 - 2006
Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, FBRADESCO, Brasil.
2003 - 2003
APRENDER A EMPREENDER. , Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal.
Participação em eventos
V CICLO DE PALESTRAS EM MEDICINA EQUINA.V CICLO DE PALESTRAS EM MEDICINA EQUINA. 2023. (Outra).
XI Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (SIMCAV). 2023. (Simpósio).
XXI Conferência Anual da ABRAVEQ. 2022. (Congresso).
I Congresso Online Equine Medical Summit. 2021. (Congresso).
I Congresso Online Equine Medical Summit. Utilização de Sensores Inerciais na Ortopedia Equina. 2021. (Congresso).
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE REPRODUÇÃO, CLÍNICA E CIRURGIA EQUINA DO RIO DE JANEIRO. 2021. (Simpósio).
X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CAVALO ATLETA. 2021. (Simpósio).
Horse Day - Equinos.Atendimento inicial ao paciente traumatizado. 2020. (Outra).
III Ciclo de Palestras em Clínica, Cirurgia e Reprodução Equina. 2020. (Outra).
I SimEqui-Simpósio de Equideocultura do Oeste de Santa Catarina.Avaliação Objetiva (Lameness Locator) no Exame de Claudicação. 2020. (Simpósio).
WEBINAR: MEDICINA ESPORTIVA EQUINA. 2020. (Outra).
28 SAMEVE.Principais Patologias do Sistema Locomotor de Equinos Atletas. 2019. (Outra).
Equine Lameness and Orthopaedic Surgery A to Z. 2019. (Congresso).
III Ciclo de Palestras em Medicina de Equinos. 2019. (Outra).
XX Conferência Anual Abraveq. Como funciona e por que associar a avaliação por sensores inerciais sem fio durante o exame de claudicação. 2019. (Congresso).
XX Conferência Anual Abraveq. Casos Clínicos: o que nos tem ensinado a utilização dos sensores inerciais sem fio nos exames de claudicação. 2019. (Congresso).
XX Conferência Anual da ABRAVEQ. 2019. (Congresso).
II Ciclo de Palestras em Medicina de Equinos.Avaliação objetiva como ferramento no diagnóstico de claudicação. 2018. (Outra).
XXII Semana Acadêmica Medicina Veterinária UFSM.Principais patologias do sistema locomotor de equinos atletas. 2018. (Outra).
III CICLO DE PALESTRAS EM MEDICINA VETERINÁRIA.Principais Patologias do Sistema Locomotor de Equinos. 2017. (Outra).
III SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA.Exame clínico no diagnóstico de claudicações em equinos. 2017. (Outra).
Palestra: Principais plantas tóxicas para ruminantes na região sul. 2017. (Outra).
XIV FÓRUM DE DIRIGENTES DE HOSPITAIS VETERINÁRIOS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. 2017. (Outra).
XVIII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ. 2017. (Congresso).
III CICLO DE PALESTRAS EM CONSIDERAÇÕES ANESTÉSICAS NA MEDICINA VETERINÁRIA. 2016. (Outra).
IV ABRAVEQ SUL - Congresso do Cavalo Crioulo. Avaliação Objetiva da Claudicação em Cavalos: O que tem nos ensinado?. 2015. (Congresso).
IV ABRAVEQ SUL - Congresso do Cavalo Crioulo / Fórum resultados de pesquisas com Cavalos Crioulos. Claudicação e cavalos Crioulos: Dados de Avaliação Objetiva. 2015. (Congresso).
VII SEMEVET - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.Utilização dos sensores inerciais sem fio (Lameness Locator) no exame de claudicação. 2015. (Outra).
V JORNADA TÉCNICA EM ZOOTECNIA - EQUINOCULTURA.CLAUDICAÇÃO EM EQUINOS. 2015. (Outra).
V SEMAVET - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA.Utilização dos sensores inerciais sem fio (Lameness Locator) no exame de claudicação. 2015. (Outra).
XIII SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA - UPF - "Integrando conhecimentos, gerando grandes profissionais".CLAUDICAÇÃO EM EQUINOS: EXAME CLÍNICO. 2015. (Outra).
XVI CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ. 2015. (Congresso).
Ciclo Internacional de estudos em Diagnóstico e Tratamento de Sistema Locomotor. 2014. (Outra).
VIII SIMPÓSIO ABRAVEQ NORDESTE / III SIMPÓSIO ALAGOANO DE MEDICINA EQUINA. 2014. (Simpósio).
XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ. 2014. (Congresso).
16 Seminário do Curso de Medicina Veterinária do Campus Alegrete da Universidade da região da da Campanha.Exame Clínico do Aparelho Locomotor dos Equinos. 2013. (Seminário).
Ciclo Internacional de Estudos em Diagnóstico e Tratamento do Sistema Locomotor. 2013. (Outra).
III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UNIPAMPA.Exame de Claudicação. 2013. (Outra).
III Simpósio ABRAVEQ Sul e III Congresso do Cavalo Crioulo. 2013. (Simpósio).
IV Simpósio de Equinos.Exame Clínico do Aparelho Locomotor. 2013. (Simpósio).
XI - Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária.Primeiros Socorros do Sistema Locomotor em Equinos. 2013. (Outra).
II Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UNIPAMPA.Radiologia Equina. 2012. (Outra).
VI Simpósio de Equinos UFRGS. 2012. (Simpósio).
X - Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária.Radiologia Equina aplicada ao sistema locomotor. 2012. (Outra).
Detecção da claudicação em equinos com equipamento portátil a base de sensores inerciais sem fio. 2011. (Outra).
II Simpósio ABRAVEQ SUL. 2011. (Simpósio).
II Simpósio de Equinos.Atendimento Emergencial Ortopédico. 2011. (Simpósio).
I Workshop Internacional de Neonatologia e Pediatria Equina. 2011. (Outra).
VIII Ciclo Internacional Sobre Cólica Equina / XII Ciclo Nacional Sobre Cólica Equina. 2011. (Outra).
XIV Seminário Acadêmico Medicina Veterinária Urcamp/Alegrete.Primeiros Socorros para o Cavalo com Traumatismo Agudo. 2011. (Seminário).
I Simpósio ABRAVEQ Sul e Congresso do Cavalo Crioulo. 2010. (Simpósio).
XI Conferência Anual da ABRAVEQ. 2010. (Outra).
Curso de Bases Para Redação e Publicação Científica Internacional. 2009. (Outra).
III Simeveq. 2009. (Simpósio).
I Simpósio de Equinos da Região Sul. 2007. (Simpósio).
Palestra sobre Transcriptoma em Espermatozóides Suínos. 2007. (Outra).
Prosul 2007 e II Simpósio de Medicina Veterinária Eqüina. 2007. (Simpósio).
15ª ENCORTE. 2006. (Outra).
Palestra sobre Regulação do Crescimento Folicular em Bovinos. 2006. (Outra).
PROSUL RURAL 2005 e I Simpósio em Medicina Veterinária Eqüina (SIMEVEQ). 2005. (Simpósio).
11ª Semana Acadêmica e 1ª Mostra Científica do Curso de Medicina Veterinária. 2004. (Outra).
Ciclo de Palestras da Medicina Veterinária. 2004. (Outra).
11 ENCORTE e 1ª TECNOCORTE. 2002. (Outra).
Participação em bancas
DE BASTIANI, GRASIELA;AZEVEDO, M. S.; DE LA CÔRTE, FLÁVIO D.. Eficácia da mesoterapia por meio da avaliação clínica e termográfica de equinos com alterações no esqueleto axial. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
DE LA CÔRTE, F.D.;AZEVEDO, M.S.; Pozzobon, R.. COMPARAÇÃO DO EFEITO CLÍNICO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS, AUTÓLOGO E HOMÓLOGO, NA CICATRIZAÇÃO CUTÂNEA EM EQUINOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DUARTE, C. A.; NOGUEIRA, G. M.;AZEVEDO, M.S.. UTILIZAÇÃO DA MENSURAÇÃO DO LACTATO SANGUÍNEO E PERITONEAL COMO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DE EQUINOS COM SÍNDROME CÓLICA. 2022. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
DE LA CORTE, F. D.; KRAUSE, A.;AZEVEDO, M. S.. EFEITOS DE RAÇA, IDADE E GÊNERO SOBRE O PLASMA RICO EM PLAQUETAS EM EQUINOS E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM PLAQUETÁRIA COM O ASPECTO FÍSICO. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DUARTE, C. A.; NOGUEIRA, G. M.;AZEVEDO, M.S.. AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DOS LIGAMENTOS COLATERAIS DA ARTICULAÇÃO INTERFALANGEANA DISTAL DE EQUINOS. 2020. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
DE LA CORTE, F. D.AZEVEDO, M. S.; BRASS, K. E.. EFEITO DA SEDAÇÃO COM XILAZINA E BUTORFANOL SOBREA AVALIAÇÃO OBJETIVA DE CLAUDICAÇÃO NOS MEMBROS PÉLVICOS DE EQUINOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
ANJOS, B. L.; TROST, M. E.;AZEVEDO, M. S.. DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS NÃO-INFECCIOSOS DE EQUINOS E GÁSTRICOS DE BOVINOS DA MESORREGIÃO SUDOESTE RIO-GRANDENSE. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
DE LA CORTE, F. D.; DE BASTIANI, GRASIELA;AZEVEDO, M.S.; FALEIROS, R. R.; Pozzobon, R.. SEGURANÇA DE USO E EFEITO CLÍNICO DA APLICAÇÃO INTRA-ARTICULAR DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PARA DOR ARTICULAR EM EQUINOS. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DE LA CORTE, F. D.; SOARES, A. V.;AZEVEDO, M. S.; Pozzobon, R.; PEREIRA, R. C. F.. EFEITO ANALGÉSICO DO TRATAMENTO COM CLORETO DE AMÔNIO 2% E ACETAMINOFENO ASSOCIADO À FENILBUTAZONA EM EQUINOS. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DE LA CORTE, F. D.; KOMMERS, G. D.;AZEVEDO, M. S.; TROST, M. E.; Pozzobon, R.. Caracterização Radiológica, Ultrassonográfica, Anatomopatológica e Histoquímica de Estruturas tendinosas, Ligamentares, e Articulares do Membro Torácico Distal Equino. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DUARTE, C. A.; BRANDSTETTER, L. R. G.;AZEVEDO, M.S.; SILVA, M. A. G.; Pozzobon, R.. EFICIÊNCIA DO USO DE ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C) NA CICATRIZAÇÃO DE LESÕES INDUZIDAS NO LIGAMENTO INTERÓSSEO DE OVINOS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; LEITE, C. T.; MOZAQUATTRO, F. D.; NOGUEIRA, G. M.;AZEVEDO, M.S.. Parâmetros epidemiológicos e técnicas diagnósticas relacionados ao Abdome Agudo equino. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
DE LA CORTE, F. D.AZEVEDO, M.S.; PEREIRA, R. C. F.; Pozzobon, R.; KRAUSE, A.. EFEITOS CLÍNICOS E ADVERSOS DA APLICAÇÃO INTRA-ARTICULAR DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A NA DOR ARTICULAR EM EQUINOS. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DE LA CORTE, F. D.; ZANELLA, R.; SOARES, A. V.; PEREIRA, R. C. F.;AZEVEDO, M. S.. AVALIAÇÃO DE FATORES RELACIONADOS COM TESTE DEDOPING POSITIVO E ESTUDO FARMACODINÂMICO DOACETAMINOFENO EM EQUINOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
NEVES, A. P.; NOGUEIRA, C. E. W.;AZEVEDO, M. S.; SCHMITT, E.. ALTERAÇÕES ORTOPÉDICAS E METABÓLICAS EM ÉGUAS E POTROS OBESOS DA RAÇA CRIOULA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Animal: Eqüinos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
DUARTE, CLAUDIA ACOSTA; MACHADO, I. R. L.;AZEVEDO, M.S.. Aplicabilidade da radiografia abdominal no diagnóstico de enterolitíase em equinos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M.S.. Efeitos da terapia Reiki no comportamento de equinos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
DUARTE, C. A.; LEITE, C. T.;AZEVEDO, M.S.. CONCENTRAÇÃO DE LACTATO SANGUÍNEO E NO LÍQUIDO PERITONEAL EM EQUINOS COM SÍNDROME CÓLICA: ANÁLISE RETROSPECTIVA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M. S.. CARACTERIZAÇÃO DO TIPO DE EXERCÍCIO E DO PERFIL ATLÉTICO DO CAVALO CRIOULO EM PROVAS DE TIRO DE LAÇO POR MEIO DE INDICADORES HEMATOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E OXIDATIVOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
TROST, M. E.;AZEVEDO, M. S.. EFEITO TÓXICO CAUSADO POR ALCALOIDES PIRROLIZIDÍNICOS EM GONADAS DE ROEDORES (Rattus norvegicus) EM DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO SEXUAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa.
GALLINA, T.;AZEVEDO, M. S.; GOMES, L. F.; PAVIN, C.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; FUNGUETTO, C. I.;AZEVEDO, M. S.; RODRIGUES, A. P. C.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M. S.; MACHADO, I. R. L.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FINGER, P. F.;AZEVEDO, M. S.; BRUM, M. C. S.; TRAESEL, C. K.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
OLIVEIRA, M. T.;AZEVEDO, M. S.; SOARES, G. F.; STRAY, F. W.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; SOUZA JUNIOR, PAULO;AZEVEDO, M. S.; GOSS, G. C.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FERANTI, J. P. S.;AZEVEDO, M. S.; PASCON, J. P.; GUIM, T. N.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
OLIVEIRA, M. T.;AZEVEDO, M.S.; PASCON, J. P.; TROST, M. E.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M.S.; MESTIERI, M. L. A.; OLIVEIRA, M. T.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
BASTOS, G. M.;AZEVEDO, M.S.; MESQUITA, F. S.; MOZAQUATTRO, F. D.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
PELLEGRINI, D. C. P.;AZEVEDO, M.S.; LIBARDONI, F.; DAL POZZO, M.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
LUBECK, I.;AZEVEDO, M.S.; STRAY, F. W.; TROST, M. E.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
PASCON, J. P.;AZEVEDO, M.S.; FORLANI, G.; GUSMAN, K.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
BRUM, M. C. S.;AZEVEDO, M.S.; LUBECK, I.; TRAESEL, C. K.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
PASCON, J. P.;AZEVEDO, M.S.; FORLANI, G.; MACHADO, I. R. L.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
GALLINA, T.; MOZAQUATTRO, F. D.;AZEVEDO, M.S.; CARVALHO, A. D.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
GALLINA, T.; LUBECK, I.;AZEVEDO, M.S.; MOZAQUATTRO, F. D.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; MESTIERI, M. L. A.; SANTOS, E. A. P.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
SOUZA JUNIOR, P.; MACHADO, I. R. L.;AZEVEDO, M. S.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; LUBECK, I.; DIAS, L. B. P.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; PELLEGRINI, D. C. P.; OELKE, C. A.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; SOUZA JUNIOR, P.; CAVALCANTI, G. A. O.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
SOUZA JUNIOR, P.; MOZAQUATTRO, F. D.;AZEVEDO, M.S.; GOSS, G. C.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; THIESEN, R.;AZEVEDO, M.S.; PRADELLA, GABRIELA DÖWICH. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
SOUZA JUNIOR, P.; EMANUELLI, M. P.;AZEVEDO, M.S.; MACHADO, I. R. L.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M.S.; THIESEN, R.; MOZAQUATTRO, F. D.; CARVALHO, N. C.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
THIESEN, R.;AZEVEDO, M.S.; SOUZA JUNIOR, P.; CRIVELARO, R. M.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
KURTZ FILHO, M.;DE LA CORTE, F. D.AZEVEDO, M.S.; PEREIRA, R. C. F.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
DUARTE, C. A.; SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M. S.; DAU, S. L.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
PELLEGRINI, D. C. P.;AZEVEDO, M.S.; TRAESEL, C. K.; TRENTIN, J. M.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M.S.; GOSS, G. C.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
MOZAQUATTRO, F. D.;AZEVEDO, MARCOS S.; MESQUITA, F. S.; GONÇALVES, LESSANA M.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
MOZAQUATTRO, F. D.;AZEVEDO, M. S.; OAIGEN, R. P.; KROLOW, R. H.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
DUARTE, C. A.; SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M.S.; DOWICH, G.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
THIESEN, R.;AZEVEDO, M.S.; CARVALHO, A. D.; CRIVELARO, R. M.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; OLIVEIRA, M. T.; GORCZAK, R.; THIESEN, R.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M.S.; MESTIERI, M. L. A.; PRIMAZ, S. L.. BANCA DE DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; BRUM, D. S.; CARVALHO, N. C.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; MESQUITA, F. S.; PORCIUNCULA, M. L.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; GALLINA, T.; KROLOW, R. H.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; EMANUELLI, M. P.; STRAY, F. W.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; BRUM, M. C. S.; TRAESEL, C. K.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FUNGUETTO, C. I.;AZEVEDO, M. S.; GOSS, G. C.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; TROST, M. E.; GUIM, T. N.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; PELLEGRINI, D. C. P.; CASTAGNARA, D. D.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; EMANUELLI, M. P.; JUNG, G. C.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; OLIVEIRA, M. T.; STRAY, F. W.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FUNGUETTO, C. I.; MOZAQUATTRO, F. D.;AZEVEDO, M.S.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FUNGUETTO, C. I.; MESQUITA, F. S.;AZEVEDO, M. S.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
MESQUITA, F. S.; LEITE, C. T.;AZEVEDO, M. S.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
KROLOW, R. H.; MOZZAQUATRO, F. D.;AZEVEDO, M. S.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; BRUM, D. S.; DACAMPO, L. D. L.. Banca de defesa formal de estágio curricular supervisionado em medicina veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
THIESEN, R.; GOSS, G. C.;AZEVEDO, M. S.. Banca de defesa formal de estágio curricular supervisionado em medicina veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; DUTRA, C. M.; TRAESEL, C. K.. Banca de defesa formal de estágio curricular supervisionado em medicina veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; LUGOCH, G.; TROST, M. E.. Banca de defesa formal de estágio curricular supervisionado em medicina veterinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
BARRETA, M. H.; FIGUEIRO, G. M.;AZEVEDO, M.S.. Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Catarina.
AZEVEDO, M. S.; FIGUEIRO, G. M.; GLIENKE, C. L.. Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FIGUEIRO, G. M.;AZEVEDO, M. S.; CRUZ, L. M.. Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
FIGUEIRO, G. M.;AZEVEDO, M. S.; DRESCH, R. A.. Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
GALLINA, T.; MOZAQUATTRO, F. D.;AZEVEDO, M. S.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
KROLOW, R.; VILELLA, J.;AZEVEDO, M. S.. Banca de defesa formal de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; BASTIANI, G.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; DAU, S. L.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; SANGIONI, L. A.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; Mário Kurtz Filho; Silva, D. R. P.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; ILHA, G. F.; HILLIG, C.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; SILVA, G. B.; KURTZ FILHO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; CARDONA, R. O. C.; SILVA, R. B.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade de Cruz Alta.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; Mário Kurtz Filho; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; PEREIRA, R. C. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; GALLIO, M.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; ILHA, G. F.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; FIALHO, S. S.; JARDIM FILHO, J. O.. Banca de defesa formal do estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; FIALHO, S. S.; OLIVEIRA, L. S. S.. Banca de defesa formal do estágio Supervisinado em Medicina Veterinária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; Pozzobon, R.. Banca de defesa formal do estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
AZEVEDO, M. S.; KURTZ FILHO, M.; Pompermayer. E.. Banca de defesa formal do estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
MESQUITA, F. S.;DA SILVA AZEVEDO, MARCOS; SOUZA JUNIOR, P.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO: Medicina Veterinária / Reprodução Animal. 2019.
PELLEGRINI, D. C. P.; SOUZA JUNIOR, P.;AZEVEDO, M.S.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO: Patologia Veterinária, Toxicologia Veterinária, Fisiologia Veterinária e Biologia Celular. 2018. Universidade Federal do Pampa.
PELLEGRINI, D. C. P.; GONCALVES, P. B. D.; MESQUITA, F. S.;AZEVEDO, M. S.. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PNPD-CAPES. 2018. Universidade Federal do Pampa.
PEREIRA, M. L.;AZEVEDO, M. S.; SILVA, E. W.. Processo Seletivo para Professor Substituto da Área/Sub-área Zootecnia/ Nutrição e Alimentação Animal. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE RESIDÊNCIA; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
Efeito analgésico dos usos intra-articular e transretal da ozonioterapia em equinos; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA,; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Avaliação da claudicação em cavalos crioulos sem sela, selados e montados; 2023; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa,; Coorientador: Marcos da Silva Azevedo;
EFICÁCIA DA MESOTERAPIA POR MEIO DE AVALIAÇÃO CLÍNICA, TERMOGRÁFICA E ULTRASSONOGRÁFICA DE EQUINOS COM ALTERAÇÕES NO ESQUELETO AXIAL; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA,; Coorientador: Marcos da Silva Azevedo;
Diarreia em Potros; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Reprodução, Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos) - Universidade de Cruz Alta; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Uso da Proteína Antagonista de Receptor de Interleucina; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Diagnóstico/Cirurgia de Equinos) - Instituto Brasileiro de Formação Profissional; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
de Oliveira; Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio currriculare obrigatório de curso de graduação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Orientação e supervisão de estágio curricular e obrigatório de curso de graduação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
AVALIAÇÃO DE SILAGENS DE MILHO PRODUZIDAS POR ASSOCIADOS A COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA ? REGIONAL DE XAXIM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marcos da Silva Azevedo;
Produções bibliográficas
-
TASCHETTO, PATRICIA MAURER ; AZEVEDO, MARCOS DA SILVA ; RODRIGUES, ANA PAULA DA COSTA ; MARTINI, LUÍZA GONÇALVES ; SIQUEIRA, DANIÉLLE FERNANDES COSENTINO ; BERNARDES, ANDRESSA SCHUNEMANN ; PARODES, BRUNA MARTINS . Objective lameness assessment in horses used for equine-assisted therapy in Rio Grande do Sul State, Brazil. CIÊNCIA RURAL , v. 52, p. 1-10, 2022.
-
SILVEIRA, BRUNO BELMONTE ; DE BASTIANI, GRASIELA ; ICARTE, RENATO DUARTE ; AZEVEDO, MARCOS DA SILVA ; JACOBSEN, TAINÃ KUWER . Fratura por avulsão associada a desmite do ligamento sesamoideano reto em uma égua: diagnóstico, tratamento e prognóstico. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e23711830228, 2022.
-
RODRIGUES, A. P. C. ; SEVERO, E. S. ; GOSS, G. C. ; DOWICH, G. ; NUNES JUNIOR, O. G. ; ICART, R. D. ; AZEVEDO, M.S. . Gaining body temperature in horses: mercury, digital and infrared thermometer in different locations. ACTA VETERINARIA BRASILICA (UFERSA) , v. 15, p. 82-86, 2021.
-
GOSS, G. C. ; AZEVEDO, M.S. ; DUARTE, C. A. ; MOZAQUATTRO, F. D. ; DOWICH, G. ; TASCHETTO, P. M. ; HECKLER, G. F. ; SEVERO, E. S. . Omentum as non-strangled inguino scrotal hernia content in stallion: case report. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (ONLINE) , v. 73, p. 423-430, 2021.
-
DE BASTIANI, GRASIELA ; CÔRTE, FLÁVIO D. DE LA ; AZEVEDO, MARCOS DA SILVA ; JACOBSEN, TAINÃ KUWER ; KOMMERS, GLÁUCIA D. . CARTILAGE DEGENERATION OF THE METACARPAL CONDYLE AND ENTHESOPATIES OF THE COLLATERAL LIGAMENTS OF EQUINE METACARPOPHALANGEAL JOINT. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. online, p. 103754, 2021.
-
SILVEIRA, BRUNO BELMONTE ; SOUZA, ERICK CANDIOTA ; SANTOS, MATHEUS DAMASCENO NUNES ; PORCIUNCULA, MARCELO LAMEIRO ; AZEVEDO, MARCOS DA SILVA ; DUARTE, CLAUDIA ACOSTA ; CARVALHO, AMARÍLIS DÍAZ ; SOUZA JUNIOR, PAULO . Digit innervation of the thoracic limb of Criollo horses: Anatomical description and consequences to perineural blocks. ANATOMIA HISTOLOGIA EMBRYOLOGIA , v. 00, p. 1-9, 2020.
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; CENI, F. ; CANTARELI, C. . Management of chronic foot lameness with 2% ammonium chloride on the palmar digital nerves. Equine Veterinary Education , v. 32, p. 31-36, 2020.
-
DAU, STEFANO LEITE ; DA SILVA AZEVEDO, MARCOS ; MAZARO, RENATA DALCOL ; DESESSARDS DE LA CORTE, FLAVIO ; FIGHERA, RAFAEL . Histologic Evaluation of Palmar Digital Nerves after perineural injection of 2% ammonium chloride in miniature horses. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. 92, p. 103171, 2020.
-
PRADELLA, GABRIELA DÖWICH ; TASCHETTO, PATRICIA MAURER ; DUARTE, CLAUDIA ACOSTA ; DA SILVA AZEVEDO, MARCOS ; GÓSS, GEÓRGIA CAMARGO . Ceftiofur Side Effect in a Mare-Case Report. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. 95, p. 103295, 2020.
-
RODRIGUES, A. P. C. ; DOWICH, G. ; TASCHETTO, P. M. ; CONSENTINO, D. F. ; WILLERS, R. S. ; DORNELLES, R. D. ; BERNARDES, A. S. ; AZEVEDO, M.S. . ?Utilização de adesivo de secagem rápida, como ferradura, no tratamento de laminite crônica. Revista Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 90141-90147, 2020.
-
PEREIRA, ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA ; DE LA CÔRTE, FLÁVIO DESESSARDS ; BRASS, KARIN ERICA ; DA SILVA AZEVEDO, MARCOS ; GALLIO, MIGUEL ; CANTARELLI, CAMILA ; DAU, STEFANO LEITE ; CEZAR, ALFREDO SKREBSKY ; INKELMANN, MARIA ANDRÉIA . Evaluation of Three Methods of Platelet-Rich Plasma for Treatment of Equine Distal Limb Skin Wounds. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. 72, p. 1-7, 2019.
-
GONÇALVES, LESSANA M. ; POZZOBON, RICARDO ; DOS ANJOS, BRUNO L. ; PELLEGRINI, DEBORA C.P. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, STEFANO L. ; OLIVEIRA, GUILHERME P. ; KLAUS, ROSANA . Radiological evaluation of juvenile osteochondral conditions in Brazilian warmblood horse. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. 85, p. 102844, 2019.
-
AZEVEDO, MARCOS DA SILVA ; DE LA CÔRTE, FLÁVIO DESESSARDS ; POZZOBON, RICARDO ; DAU, STEFANO LEITE ; GALLIO, MIGUEL . Objective evaluation versus subjective evaluation of flexion tests in the pelvic limb of horses. BRAZILIAN JOURNAL VETERINARY RES. AND ANIMAL SCIENCE , v. 56, p. e157248, 2019.
-
CANTARELLI, C. ; DAU, S.L. ; STEFANELLO, S. ; AZEVEDO, M.S. ; DE BASTIANI, G.R. ; PALMA, H.E. ; BRASS, K.E. ; DE LA CÔRTE, F.D. . Evaluation of oral sugar test response for detection of equine metabolic syndrome in obese Crioulo horses. DOMESTIC ANIMAL ENDOCRINOLOGY , v. 63, p. 31-37, 2018.
-
PEREIRA, ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA ; DE LA CÔRTE, F.D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; BASTIANI, G. ; CANTARELLI, C. ; Silva, D. R. P. ; SILVA, J. A. G. . THE EFFECT OF PLATELET-RICH PLASMA IN THE TREATMENT OF TENDONITIS AND DESMITIS IN HORSES: REPORT OF EIGHT CLINICAL CASES. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 18770-18774, 2018.
-
PAGLIARINI, R. ; ABASCAL, N. D. M. ; AZEVEDO, M. S. ; PEREIRA, R. C. F. . PARALYSIS OF RADIAL NERVE IN MARE THOROUGHBRED RACE HORSE - CASE REPORT. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 19363-19365, 2018.
-
DE BASTIANI, G.R. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; CANTARELLI, C. ; DAU, S. L. ; KOMMERS, G. D. ; SILVA, T. M. ; AZEVEDO, M.S. . Histochemistry of Equine Damaged Tendons, Ligaments and Articular Cartilage. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 46, p. 1612, 2018.
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; CENI, F. ; LUBINI, B. B. . Response of three digital anesthetic technics in horses with forelimb hoof lameness. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 69, p. 793-801, 2017.
-
SILVA, GABRIELE BIAVASCHI ; DE LA CÔRTE, FLÁVIO D. ; BRASS, KARIN E. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, STEFANO ; CENI, FELIPE ; LOPES, LUIS FD. . Duration and efficacy of different local anesthetics on the palmar digital nerve block in horses. Journal of Equine Veterinary Science (Print) , v. 35, p. 749-755, 2015.
-
AZEVEDO, MARCOS S. ; DE LA CÔRTE, FLÁVIO D. ; BRASS, KARIN E. ; GALLIO, MIGUEL ; DAU, STEFANO ; POZZOBON, RICARDO ; FERREIRA LOPES, MARCO AURÉLIO ; LOPES, L. F. D. . Impact or push-off lameness presentation is not altered by the type of track surface where horses are trotted. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 67, p. 1475-1482, 2015.
-
Farias, L. D. ; AZEVEDO, M. S. ; TROST, M. E. ; DE LA CORTE, F. D. ; IRIGOYEN, L. F. ; VARGAS, A. C. . Acute myonecrosis in horse caused by Clostridium novyi type A. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY , v. 45, p. 221-224, 2014.
-
GALLIO, M. ; AZEVEDO, M. S. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. ; LOPES, L. F. D. . Prevalência de alterações ósseas no tarso de potros Crioulos de até vinte e seis meses de idade. CIENCIA RURAL , v. 44, p. 1442-1447, 2014.
-
DAU, S. L. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; PEREIRA, R. C. F. ; Pompermayer. E. ; HUBER, L. . Uruperitônio em três potros Puro Sangue de Corrida. Revista Brasileira de Medicina Equina , v. 55, p. 4-7, 2014.
-
DA SILVA AZEVEDO, MARCOS ; DESESSARDS DE LA CÔRTE, FLÁVIO ; BRASS, KARIN ERICA ; GALLIO, MIGUEL ; POZZOBON, RICARDO ; FERREIRA LOPES, MARCO AURÉLIO ; DIAS LOPES, LUIS FELIPE . The Use of Xylazine or Acepromazine Does Not Interfere in the Lameness Evaluation by Inertial Sensors. Journal of Equine Veterinary Science (Print) , v. 35, p. 27-30, 2014.
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; DALMORA, S. L. ; MACHADO, F. T. ; Pompermayer. E. ; DAU, S. L. ; SANT ANA, L. A. . Bioavailability and Tolerability of Topical and Oral Diclofenac Sodium Administration in Healthy Ponies. Journal of Equine Veterinary Science (Print) , v. 33, p. 22-26, 2012.
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte . Tendinite do Flexor Digital Profundo na Região da Quartela. Revista brasileira de medicina eqüina , v. 6, p. 16-20, 2011.
-
AZEVEDO, M. S. ; Silva, A. C. ; BRASS, K. E. ; LORETO, E. S. ; VINOCUR, M. E. ; Pozzobon, R. . Spi2 gene polymorphism is not associated with recurrent airway obstruction and inflammatory airway disease in thoroughbred horses. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 34, p. 456-458, 2011.
-
AZEVEDO, M. S. . Tecnologia de ponta a disposição dos crioulistas - Lameness Locator permite identificar claudicações sutis. Revista Crioulos, Porto Alegre, p. 14 - 15, 02 dez. 2013.
-
AZEVEDO, M. S. . Qual a melhor a idade para uma égua parir???. Anuário da Raça Crioula, Pelotas - RS, , v. 44, p. 508 - 509, 24 ago. 2007.
-
BELMONTE SILVEIRA, BRUNO ; DA SILVA AZEVEDO, MARCOS ; DE BASTIANI, GRASIELA . RESPOSTA CRUZADA ENTRE O BLOQUEIO DA ARTICULAÇÃO TARSOMETATARSIANA E O RAMO PROFUNDO DO NERVO PLANTAR LATERAL-RELATO DE CASO. In: SIMCAV 2021, 2021. Anais do Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (SIMCAV), 2021.
-
PAULA DA COSTA RODRIGUES, ANA ; CAMARGO GÓSS, GEÓRGIA ; ACOSTA DUARTE, CLAUDIA ; CASTELLI, DARIANE ; TOGNON, VINICIUS ; URBANO FONTANA, TARLIS ; EMILIA CASSOL JUNG, ANA ; OLINDA BALANCELLI, ITATIANI ; DA SILVA AZEVEDO, MARCOS . TERAPIA MULTIMODAL E EVOLUÇÃO CLÍNICA DE OSTEOMIELITE NA FALANGE MÉDIA DO MEMBRO PÉLVICO DE EQUINO. In: SIMCAV 2021, 2021. Anais do Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (SIMCAV), 2021.
-
TASCHETTO, P. M. ; ROMERO, B. G. ; PEREIRA, B. W. ; DOWICH, G. ; AZEVEDO, M. S. ; DUARTE, C. A. . SARCÓIDE EQUINO: RELATO DE CASO. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018.
-
SEVERO, E. S. ; AZEVEDO, M. S. ; PEGORARO, J. P. ; DORNELLES, R. D. ; NUNES JUNIOR, O. G. ; TASCHETTO, P. M. . UTILIZAÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NO TRATAMENTO DE TENDINITE: RELATO DE CASO. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018.
-
RODRIGUES, A. P. C. ; SCHORN, I. ; SANTOS, M. D. N. ; GOSS, G. C. ; AZEVEDO, M.S. . Síndrome de Cushing em Equino - Relato de Caso. In: XXI Conferência Anual da ABRAVEQ, 2022, Campinas. Anais da XXI Conferência Anual da ABRAVEQ, 2022.
-
DA SILVA WILLERS, RAFAEL ; POZZOBON, RICARDO ; DA SILVA AZEVEDO, MARCOS ; DE MOURA GONÇALVES, LESSANA . AVALIAÇÃO RADIOLOGICA DA CONDIÇÃO OSTEOCONDRAL JUVENIL NAS ARTICULAÇÕES METACARPOFALANGEANA E METATARSOFALANGENA EM POTROS BRASILEIRO DE HIPISMO. In: SIMCAV 2021, 2021. Anais do Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (SIMCAV), 2021.
-
RODRIGUES, A. P. C. ; AZEVEDO, M.S. . CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS NO PÊNIS DE UM EQUINO- RELATO DE CASO. In: 13 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2021, Santana do Livramento. Anais do 13 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2021. v. 13.
-
MARTINI, LUÍZA GONÇALVES ; ROSA, A. G. S. ; RODRIGUES, A. P. C. ; GARCIA, M. E. S. ; HUBNER, P. ; AZEVEDO, M.S. . CONGELAMENTO DE SÊMEN DA CAUDA DO EPIDÍMO DE UM GARANHÃO QUE VEIO A ÓBITO PELA TÉCNICA DE FLUXO RETRÓGADO RELATO DE CASO. In: 13 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2021, Santana do Livramento. Anais do 13 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2021. v. 13.
-
RODRIGUES, A. P. C. ; SILVEIRA, B. B. ; TASCHETTO, P. M. ; ICART, R. D. ; DE LA CORTE, F. D. ; AZEVEDO, M. S. . AVALIAÇÃO OBJETIVA DE CLAUDICAÇÃO EM CAVALOS CRIOULOS. In: 12 SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020. Anais do 12 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2020. v. 12.
-
BECK JUNIOR, A. A. ; SILVA, G. B. ; DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; CENI, F. ; CAMILLO, M. A. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. . Avaliação objetiva de movimentos compensatórios após indução de claudicação nos membros pélvicos ou torácicos de equinos. In: XX Conferência Anual da ABRAVEQ, 2019, São Paulo. Anais Científicos - XX Conferência Anual da ABRAVEQ. Curitiba: Revista Acadêmica Ciência Animal, 2019. v. 17. p. 143-144.
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. . Cistos subcondrais no côndilo medial do fêmur: dados de avaliação objetiva. In: XX Conferência Anual da ABRAVEQ, 2019, São Paulo. Anais Científicos - XX Conferência Anual da ABRAVEQ. Curitiba: Revista Acadêmica Ciência Animal, 2019. v. 17. p. 156-157.
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; ANDRADE, B. S. . Eficácia do acetoaminofeno sobre a claudicação de casco induzida em equinos: resultados preliminares. In: XX Conferência Anual da ABRAVEQ, 2019, São Paulo. Anais Científicos - XX Conferência Anual da ABRAVEQ. Curitiba: Revista Acadêmica de Ciência Animal, 2019. v. 17. p. 187-188.
-
Pozzobon, R. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. ; BRASS, K. E. ; DALMORA, S. L. ; DE LA CORTE, F. D. ; Rubin, M. . Farmacocinética e biodisponibilidade do meloxicam em pôneis e cavalos saudáveis, e em pôneis com sinovite. In: XX Conferência Anual da ABRAVEQ, 2019, São Paulo. Anais Científicos - XX Conferência Anual da ABRAVEQ. Curitiba: Revista Acadêmica Ciência Animal, 2019. v. 17. p. 194-195.
-
BASTIANI, G. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; CANTARELLI, C. ; DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; FIGUEIRO, G. M. ; SILVA, G. B. ; KOMMERS, G. D. . RELAÇÃO ENTRE DEGENERAÇÃO CARTILAGINOSA DO CÔNDILO DO III METACARPIANO E ENTESOPATIAS DOS LIGAMENTOS COLATERAIS DA ARTICULAÇÃO METACARPOFALANGEANA. In: XIX CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2018, 2018, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS DA XIX CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2018, 2018. p. 82-85.
-
SILVEIRA, B. B. ; SOUZA JUNIOR, P. ; CARVALHO, A. D. ; AZEVEDO, M.S. ; DUARTE, C. A. ; PORCIUNCULA, M. L. ; SOUZA, E. C. ; SANTOS, M. D. N. . COMUNICAÇÃO ENTRE O NERVO DIGITAL PALMAR E O RAMO DORSAL DO NERVO PALMAR EM EQUINOS DA RAÇA CRIOULA. In: XIX CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2018, 2018, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS DA XIX CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2018, 2018. v. 19. p. 62-63.
-
DOWICH, G. ; THIESEN, R. ; TASCHETTO, P. M. ; CRIVELARO, R. M. ; DUARTE, C. A. ; AZEVEDO, M. S. . RELATO DE CASO: RUPTURA TENDÍNEA EM EQUINO. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018.
-
HECKLER, G. F. ; TASCHETTO, P. M. ; OLIVEIRA, T. S. ; ECCEL, L. ; DRESCHER, M. W. ; AZEVEDO, M. S. ; DOWICH, G. . FRATURA INCOMPLETA E OSTEOMIELITE DE TÍBIA SEGUIDA DE LAMINITE NO MEMBRO CONTRALATERAL: RELATO DE CASO. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018.
-
RODRIGUES, A. P. C. ; WILLERS, R. S. ; DOWICH, G. ; AZEVEDO, M. S. ; CONSENTINO, D. F. ; TURMINA, T. . UTILIZAÇÃO DE ADESIVO DE SECAGEM RÁPIDA, COMO FERRADURA, NO TRATAMENTO DE LAMINITE CRÔNICA. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018.
-
BASTIANI, G. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; CASTRO JUNIOR, J. ; CANTARELLI, C. ; DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. . ESTUDO ULTRASSONOGRÁFICO E MORFOLÓGICO DA INSERÇÃO PROXIMAL DO LIGAMENTO SUSPENSÓRIO EM CAVALOS CRIOULOS. In: XVIII CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2017, 2017, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA XVIII CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2017, 2017. v. 18. p. 55-56.
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M.S. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; SILVA, G. B. ; CANTARELLI, C. ; MAZARO, R. D. ; FIGUERA, R. A. . NEUROTOXICIDADE DO CLORETO DE AMÔNIO 2% SOBRE OS NERVOS DIGITAIS PALMARES EM PÔNEIS. In: XVIII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2017, 2017, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA XVIII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2017, 2017. p. 64-65.
-
CANTARELLI, C. ; DAU, S. L. ; STEFANELLO, S. ; AZEVEDO, M.S. ; BASTIANI, G. ; PALMA, H. E. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. . RELAÇÃO ENTRE OBESIDADE E OCORRÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EQUINA EM CAVALOS CRIOULOS. In: XVIII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2017, 2017, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA XVIII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ 2017, 2017. p. 73-74.
-
PEREIRA, R. C. F. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; CANTARELLI, C. ; GALLIO, M. ; INKELMANN, M. A. ; CEZAR, A. S. . UTILIZAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS DE APLICAÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NO TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS DE EQUINOS. In: XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS DA XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016. p. 241.
-
LUBINI, B. B. ; CENI, F. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; SILVA, G. B. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, S. L. . ESTUDO RETROSPECTIVO DE 68 CASOS DE CÓLICA EM EQUINOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFSM, NO PERÍODO DE 2006 A 2011. In: XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS DA XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016. p. 360.
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, S. L. ; CENI, F. ; LUBINI, B. B. . AVALIAÇÃO DA CLAUDICAÇÃO INDUZIDA SOBRE A CLAUDICAÇÃO COMPENSATÓRIA AO LONGO DO TEMPO. In: XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS DA XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016. p. 170.
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; CENI, F. ; LUBINI, B. B. . RESOLUÇÃO CIRÚRGICA DE TRAUMAS OBSTÉTRICOS E DESEMPENHO REPRODUTIVO POSTERIOR. In: XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS DA XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, 2016. p. 267.
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; SILVA, G. B. ; DAU, S. L. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. ; BASTIANI, G. ; CANTARELLI, C. . CLAUDICAÇÃO EM CAVALOS CRIOULOS: O QUE NOS MOSTRAM OS DADOS DE AVALIAÇÃO OBJETIVA?. In: XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015, 2015, ÁGUAS DE LINDÓIA. XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015 - ÁGUAS DE LINDÓIA - SP, 2015. p. 154-154.
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. ; CENI, F. ; BOFF, L. V. . CLAUDICAÇÃO EXPERIMENTALMENTE INDUZIDA POR BRAÇADEIRAS DE PRESSÃO NO CASCO. In: XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015, 2015, ÁGUAS DE LINDÓIA. XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015 - ÁGUAS DE LINDÓIA - SP, 2015. p. 187-187.
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; SILVA, G. B. . EFICÁCIA DE UM NEUROLÍITICO A BASE DE CLORETO DE AMÔNIA 2% SOBRE A CLAUDICAÇÃO EM EQUINOS: RESULTADOS PRELIMINARES. In: XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015, 2015, ÁGUAS DE LINDÓIA - SP. XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015 - ÁGUAS DE LINDÓIA - SP, 2015. p. 189-189.
-
CENI, F. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; SILVA, G. B. ; AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. ; BOFF, L. V. . LAVAGEM ARTICULAR E ANTIBACTERIANO SISTÊMICO EM 7 EQUINOS COM ARTRITE SÉPTICA - RELATO DE CASO. In: XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015, 2015, ÁGUAS DE LINDÓIA -SP. XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015 - ÁGUAS DE LINDÓIA - SP, 2015. p. 303-303.
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. ; CENI, F. ; BOFF, L. V. . DURAÇÃO E EFICÁCIA DE DIFERENTES ANESTÉSICOS NO BLOQUEIO DO NERVO DIGITAL PALMAR EM EQUINOS. In: XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015, 2015, ÁGUAS DE LINDÓIA. XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015 - ÁGUAS DE LINDÓIA, 2015. p. 158-159.
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; PEREIRA, R. C. F. ; SILVA, G. B. ; GALLIO, M. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. . AVALIAÇÃO CLÍNICA SUBJETIVA E AVALIAÇÃO OBJETIVA DE ANIMAIS COM SUSPEITA DE OSTEOARTRITE DISTAL DO TARSO. In: XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ, 2014, CAMPOS DO JORDÃO. PROGRAMA E RESUMOS XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ, 2014. p. 165-165.
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. ; SILVA, G. B. ; Pozzobon, R. ; LOPES, L. F. D. . AVALIAÇÃO OBJETIVA DA RESPOSTA AOS DIFERENTES TESTES DE FLEXÃO DO MEMBRO PÉLVICO DE EQUINOS. In: XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ, 2014, CAMPOS DO JORDÃO. PROGRAMA E RESUMOS XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ, 2014. p. 171-171.
-
Silva, D. R. P. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Pozzobon, R. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. . RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA ASSISTIDA E AUXILIADA POR CORDAS EM TRÊS PONTOS EM EQUINOS. In: XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ, 2014, CAMPOS DO JORDÃO. PROGRAMA E RESUMOS XV CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ, 2014. p. 211-212.
-
COCCO, M. ; CANTARELLI, C. ; AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. . TRANSFIXAÇÃO COM PINOS DE STEINMANN E GESSO SINTÉTICO NO TRATAMENTO DE FRATURAS EM EQUINOS - RELATO DE 5 CASOS. In: XIV Conferência Anual da ABRAVEQ 2013, 2013, Campinas. ANAIS - XIV Conferência Anual da ABRAVEQ 2013. São Paulo: Editora Troféu LTDA, 2013. v. 46. p. 355-356.
-
DAU, S. L. ; HUBER, L. ; BRASS, K. E. ; De La Corte ; AZEVEDO, M. S. ; PEREIRA, R. C. F. ; GALLIO, M. ; Pompermayer. E. . Uruperitonio em tres potros da raca Puro Sangue de Corrida. In: XIV Conferência Anual da ABRAVEQ 2013, 2013, Campinas. ANAIS - XIV Conferência Anual da ABRAVEQ 2013. São Paulo: Editora Troféu LTDA, 2013. v. 46. p. 362-363.
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; Pozzobon, R. ; LOPES, M. A. F. . LAMENESS ASSESSMENT BY WIRELESS SENSORS (LAMENESS LOCATOR) IS NOT AFFECTED BY THE USE OF XYLAZINE OR ACEPROMAZINE. In: 13th International Congress of the World Equine Vetrinary Association, 2013, Budapest. Proceedings of the 13th International Congress of the World Equine Vetrinary Association, 2013.
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. ; Silva, A. C. ; Thiele, J. ; Pozzobon, R. ; LOPES, M. A. F. . A sedação com xilazina ou a tranquilização com acepromazina não influenciam na avaliação da claudicação por sensores inerciais sem fio (Lameness Locator). In: XIII Conferência Anual ABRAVEQ, 2012, Campinas. Anais XIII Conferência Anual Abraveq 2012. São Paulo: Troféu, 2012. v. 41. p. 141-142.
-
GALLIO, M. ; AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; Thiele, J. ; TREVISAN, F. R. . ALTERAÇÕES RADIOLÓGICAS NO TARSO EM CAVALOS CRIOULOS DE ATÉ DOIS ANOS DE IDADE: DADOS PRELIMINARES. In: XIII Conferência Anual ABRAVEQ, 2012, Campinas. Anais XIII Conferência Anual Abraveq 2012. São Paulo: Troféu, 2012. v. 41. p. 149-149.
-
PEREIRA, R. C. F. ; ZACARIAS, G. V. F. ; CANTARELLI, C. ; SILVA, G. B. ; AMARAL, L. ; AZEVEDO, M. S. ; BRASS, K. E. ; De La Corte . AVALIAÇÃO DE SETE PROTOCOLOS PARA OBTENÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NA ESPÉCIE EQUINA. In: XIII Conferência Anual ABRAVEQ, 2012, Campinas. Anais XIII Conferência Anual Abraveq 2012. São Paulo: Troféu, 2012. v. 41. p. 156-156.
-
SILVA, G. B. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; PEREIRA, R. C. F. ; AZEVEDO, M. S. ; CARDOSO, M. . Avaliação Hematológica e Bioquímica de Equinos com Laminite Crônica Tratados com Antiinflamatórios Não Esteroidais. In: XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011, Campinas. Anais XII Conferência Anual Abraveq 2011. São Paulo: Troféu, 2011. v. 35.
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; DALMORA, S. L. ; BRASS, K. E. ; Pompermayer. E. ; DAU, S. L. ; SILVA, G. B. ; PEREIRA, R. C. F. ; MACHADO, F. T. ; SANT ANA, L. A. . Biodisponibilidade e tolerabilidade do diclofenaco de sódio após aplicação cutânea e oral em pôneis sadios. In: XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011, Campinas. Anais XII Conferência Anual Abraveq 2011. São Paulo: Troféu, 2011. v. 35.
-
PEREIRA, R. C. F. ; ZACARIAS, G. V. F. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; SILVA, G. B. ; AZEVEDO, M. S. ; CESCON, G. . RUPTURA DE BEXIGA PÓS-PARTO EM UMA ÉGUA PURO SANGUE DE CORRIDA (PSC): RELATO DE CASO. In: XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011, Campinas. Anais XII Conferência Anual Abraveq 2011. São Paulo: Troféu, 2011. v. 35.
-
Pompermayer. E. ; Rubin, M. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. . SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DO TESTE DA TURVAÇÃO PELO SULFATO DE ZINCO EM POTROS NEONATOS. In: XII Conferência Anual ABRAVEQ, 2011, Campinas. Anais XII Conferência Anual Abraveq 2011. São Paulo: Troféu, 2011. v. 35.
-
Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. ; Rubin, M. ; De La Corte ; PANIZ, C. ; SOCCAL R. M. ; AZEVEDO, M. S. ; MILANELLO, E. R. ; SILVA, G. B. . Meloxicam and ketoprofen did not alter coegulation and haematological parameters of helthy ponies. In: 11th Congress of the World Equine Vetrinary Association, X Conferência Anual da Abraveq and Congresso Internacional FEI/CBH, 2009, Guarujá - São Paulo. Proceedings of the 11th International Congress of the World Equine Veterinary Association, 2009.
-
AZEVEDO, M. S. ; Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. ; De La Corte . Farmacodinâmica do meloxicam em Modelo de Sinovite Induzida em Pôneis. In: 23° Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. Anais da 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008.
-
AZEVEDO, M. S. ; Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. . Efeito clínico do uso do parecoxib em modelo de sinovite em equinos. In: XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. Anais da XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006.
-
BATAGLIN, C. F. ; AZEVEDO, M. S. ; RODRIGUES, A. P. C. . EFEITO ANALGÉSICO DOS USOS INTRA-ARTICULAR E TRANSRETAL DA OZONIOTERAPIA EM EQUINOS ? RESULTADOS PRELIMINARES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JACOBSEN, TAINÃ KUWER ; DE BASTIANI, GRASIELA ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. . EFICÁCIA DA MESOTERAPIA POR MEIO DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E TERMOGRÁFICA DE EQUINOS COM ALTERAÇÕES NO ESQUELETO AXIAL'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; SCHORN, I. ; SANTOS, M. D. N. ; GOSS, G. C. ; AZEVEDO, M.S. . Síndrome de Cushing em Equino - Relato de Caso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; GOSS, G. C. ; DUARTE, C. A. ; CASTELLI, D. ; TOGNON, V. ; FONTANA, T. U. ; JUNG, A. E. C. ; BALANCELLI, I. O. ; AZEVEDO, M. S. . TERAPIA MULTIMODAL E EVOLUÇÃO CLÍNICA DE OSTEOMIELITE NA FALANGE MÉDIA DO MEMBRO PÉLVICO DE EQUINO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVEIRA, B. B. ; BASTIANI, G. ; AZEVEDO, M. S. . RESPOSTA CRUZADA ENTRE O BLOQUEIO DA ARTICULAÇÃO TARSOMETATARSIANA E O RAMO PROFUNDO DO NERVO PLANTAR LATERAL-RELATO DE CASO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
WILLERS, R. S. ; Pozzobon, R. ; AZEVEDO, M. S. ; GONÇALVES, LESSANA M. . AVALIAÇÃO RADIOLOGICA DA CONDIÇÃO OSTEOCONDRAL JUVENIL NAS ARTICULAÇÕES METACARPOFALANGEANA E METATARSOFALANGENA EM POTROS BRASILEIRO DE HIPISMO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; AZEVEDO, M. S. ; MARTINI, L. G. . CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS NO PÊNIS DE UM EQUINO- RELATO DE CASO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINI, L. G. ; AZEVEDO, M. S. ; RODRIGUES, A. P. C. ; ROSA, A. G. S. ; GARCIA, M. E. S. ; HUBNER, P. . CONGELAMENTO DE SÊMEN DA CAUDA DO EPIDÍMO DE UM GARANHÃO QUE VEIO A ÓBITO PELA TÉCNICA DE FLUXO RETRÓGADO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; SILVEIRA, B. B. ; TASCHETTO, P. M. ; ICART, R. D. ; DE LA CORTE, F. D. ; AZEVEDO, M. S. . AVALIAÇÃO OBJETIVA DE CLAUDICAÇÃO EM CAVALOS CRIOULOS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOSS, G. C. ; AZEVEDO, M. S. ; DUARTE, C. A. ; DOWICH, G. ; TASCHETTO, P. M. . FERRAGEAMENTO TERAPÊUTICO NA LAMINITE CRÔNICA ? RELATO DE CASOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CÔRTE, F.D. . Cistos subcondrais no côndilo medial do fêmur: Dados de avaliação objetiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BECK JUNIOR, A. A. ; SILVA, G. B. ; DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; CENI, F. ; CAMILLO, M. A. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. . Avaliação objetiva de movimentos compensatórios após indução de claudicação nos membros pélvicos ou torácicos de equinos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; ANDRADE, B. S. . Eficácia do acetoaminofeno sobre a claudicação de casco induzida em equinos: resultados preliminares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pozzobon, R. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. ; BRASS, K. E. ; DALMORA, S. L. ; DE LA CORTE, F. D. ; Rubin, M. . Farmacocinética e biodisponibilidade do meloxicam em pôneis e cavalos saudáveis, e em pôneis com sinovite. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; GOSS, G. C. ; CONSENTINO, D. F. ; MARTINI, L. G. ; BATAGLIN, C. F. ; DOWICH, G. ; DUARTE, C. A. ; AZEVEDO, M. S. . Compactação de esôfago em um equino: Relato de caso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, S. R. M. ; AZEVEDO, M. S. ; DUARTE, C. A. ; GOSS, G. C. ; DOWICH, G. ; PARODES, B. M. ; SCHORN, I. ; HOHGRAEFE, E. . Fratura lombar em equino-Relato de caso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DORNELLES, R. D. ; AZEVEDO, M. S. ; DUARTE, C. A. ; GOSS, G. C. ; KLEINUBING, M. F. ; DRESCHER, M. W. ; SANTOS, M. D. N. ; FORNARI, A. L. . Púrpura hemorrágica - Relato de caso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, A. S. ; GOSS, G. C. ; MARCOLAN, D. H. ; WILLERS, R. S. ; MONTEIRO, F. D. ; TASCHETTO, P. M. ; DUARTE, C. A. ; AZEVEDO, M. S. . Tratamento clínico de empiema das bolsas guturais em um equino - Relato de caso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINI, L. G. ; AZEVEDO, M. S. . FRATURA DE VÉRTEBRAS COCCÍGEAS E SUBSEQUENTE OSTEOMIELITE EM UM EQUINO ? RELATO DE CASO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BATAGLIN, C. F. ; AZEVEDO, M. S. . RINGBONE EM EQUINO: RELATO DE DOIS CASOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; AZEVEDO, M. S. . AVALIAÇÃO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS E LOCAIS PARA AFERIÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL EM EQUINOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOSS, G. C. ; DUARTE, C. A. ; AZEVEDO, M. S. . AVALIAÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO GRUPO DE ESTUDO EM EQUINOS ?EQUIPAMPA?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SEVERO, E. S. ; AZEVEDO, M.S. ; PEGORARO, J. P. ; DORNELLES, R. D. ; NUNES JUNIOR, O. G. ; TASCHETTO, P. M. . UTILIZAÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NO TRATAMENTO DE TENDINITE: RELATO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TASCHETTO, P. M. ; ROMERO, B. G. ; PEREIRA, B. W. ; DOWICH, G. ; AZEVEDO, M.S. ; DUARTE, C. A. . SARCÓIDE EQUINO: RELATO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HECKLER, G. F. ; TASCHETTO, P. M. ; OLIVEIRA, T. S. ; ECCEL, L. ; DRESCHER, M. W. ; AZEVEDO, M.S. ; DOWICH, G. . FRATURA INCOMPLETA E OSTEOMIELITE DE TÍBIA SEGUIDA DE LAMINITE NO MEMBRO CONTRALATERAL: RELATO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOWICH, G. ; THIESEN, R. ; TASCHETTO, P. M. ; CRIVELARO, R. M. ; DUARTE, C. A. ; AZEVEDO, M.S. . RELATO DE CASO: RUPTURA TENDÍNEA EM EQUINO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, A. P. C. ; WILLERS, R. S. ; DOWICH, G. ; AZEVEDO, M.S. ; CONSENTINO, D. F. ; TURMINA, T. . UTILIZAÇÃO DE ADESIVO DE SECAGEM RÁPIDA, COMO FERRADURA, NO TRATAMENTO DE LAMINITE CRÔNICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA, B. B. ; SOUZA JUNIOR, P. ; CARVALHO, A. D. ; AZEVEDO, M. S. ; DUARTE, C. A. ; PORCIUNCULA, M. L. ; SOUZA, E. C. ; SANTOS, M. D. N. . COMUNICAÇÃO ENTRE O NERVO DIGITAL PALMAR E O RAMO DORSAL DO NERVO PALMAR EM EQUINOS DA RAÇA CRIOULA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTIANI, G. ; DE LA CÔRTE, F.D. ; BRASS, K. E. ; CANTARELI, C. ; DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; FIGUEIRO, G. M. ; SILVA, G. B. ; KOMMERS, G. D. . RELAÇÃO ENTRE DEGENERAÇÃO CARTILAGINOSA DO CÔNDILO DO III METACARPIANO E ENTESOPATIAS DOS LIGAMENTOS COLATERAIS DA ARTICULAÇÃO METACARPOFALANGEANA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; SILVA, G. B. ; CANTARELLI, C. ; MAZARO, R. D. ; FIGUERA, R. A. . Neurotoxicidade do cloreto de amônio 2% sobre os nervos digitais palmares em pôneis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CANTARELLI, C. ; DAU, S. L. ; STEFANELLO, S. ; AZEVEDO, M. S. ; BASTIANI, G. ; PALMA, H. E. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. . Relação entre obesidade e ocorrência de síndrome metabólica equina em cavalos crioulos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTIANI, G. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; CASTRO JUNIOR, J. ; CANTARELLI, C. ; DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. . Estudo ultrassonográfico e morfológico da inserção proximal do ligamento suspensório em cavalos crioulos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, R. C. F. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; CANTARELLI, C. ; GALLIO, M. ; INKELMANN, M. A. ; CEZAR, A. S. . UTILIZAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS DE APLICAÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NO TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS DE EQUINOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUBINI, B. B. ; CENI, FELIPE ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; SILVA, G. B. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, S. L. . ESTUDO RETROSPECTIVO DE 68 CASOS DE CÓLICA EM EQUINOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFSM, NO PERÍODO DE 2006 A 2011. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, S. L. ; CENI, FELIPE ; LUBINI, B. B. . AVALIAÇÃO DA CLAUDICAÇÃO INDUZIDA SOBRE A CLAUDICAÇÃO COMPENSATÓRIA AO LONGO DO TEMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; CENI, F. ; LUBINI, B. B. . RESOLUÇÃO CIRÚRGICA DE TRAUMAS OBSTÉTRICOS E DESEMPENHO REPRODUTIVO POSTERIOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAGLIARINI, R. ; OLIVEIRA, R. M. ; AZEVEDO, M. S. ; ABASCAL, N. D. M. ; PEREIRA, R. C. F. . PARALISIA DE NERVO RADIAL EM UMA ÉGUA DA RAÇA PURO SANGUE DE CORRIDA (PSC) - RELATO DE CASO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; SILVA, G. B. ; DAU, S. L. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. ; BASTIANI, G. ; CANTARELLI, C. . CLAUDICAÇÃO EM CAVALOS CRIOULOS: O QUE MOSTRAM OS DADOS DE AVALIAÇÃO OBJETIVA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; SILVA, G. B. . EFICÁCIA DE UM NEUROLÍTICO A BASE DE CLORETO DE AMÔNIA 2% SOBRE A CLAUDICAÇÃO CRÔNICA EM EQUINOS: RESULTADOS PRELIMINARES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. ; CENI, F. ; BOFF, L. V. . CLAUDICAÇÃO EXPERIMENTALMENTE INDUZIDA POR BRAÇADEIRAS DE PRESSÃO NO CASCO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CENI, F. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; SILVA, G. B. ; AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. ; BOFF, L. V. . LAVAGEM ARTICULAR E ANTIBACTERIANO SISTÊMICO EM 7 EQUINOS COM ARTRITE SÉPTICA - RELATO DE CASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CENI, F. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. ; DAU, S. L. . LAVAGEM ARTICULAR E TRATAMENTO ANTIBACTERIANO EM EQUINOS COM ARTRITE SÉPTICA 7 CASOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOFF, L. V. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Silva, D. R. P. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. ; DAU, S. L. . ASPECTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DOS GENITAIS EXTERNOS DE GARANHÕES QUE SOFRERAM TRAUMA ESCROTAL RELATO DE TRÊS CASOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. B. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. ; CENI, F. ; BOFF, L. V. . DURAÇÃO E EFICÁCIA DE DIFERENTES ANESTÉSICOS NO BLOQUEIO DO NERVO DIGITAL PALMAR EM EQUINOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAU, S. L. ; AZEVEDO, M. S. ; PEREIRA, R. C. F. ; SILVA, G. B. ; GALLIO, M. ; BRASS, K. E. ; DE LA CORTE, F. D. . AVALIAÇÃO CLÍNICA SUBJETIVA E AVALIAÇÃO OBJETIVA DE ANIMAIS COM SUSPEITA DE OSTEOARTRITE DISTAL DO TARSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. ; SILVA, G. B. ; Pozzobon, R. ; LOPES, L. F. D. . AVALIAÇÃO OBJETIVA DA RESPOSTA AOS DIFERENTES TESTES DE FLEXÃO DO MEMBRO PÉLVICO DE EQUINOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Silva, D. R. P. ; DE LA CORTE, F. D. ; BRASS, K. E. ; Pozzobon, R. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. . RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA ASSISTIDA E AUXILIADA POR CORDAS EM TRÊS PONTOS EM EQUINOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. . Avaliação Subjetiva e Objetiva dos Bloqueios Anestésicos no Membro Pélvico Equino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DAU, S. L. ; HUBER, L. ; BRASS, K. E. ; De La Corte ; AZEVEDO, M. S. ; PEREIRA, R. C. F. ; GALLIO, M. ; Pompermayer. E. . Uruperitonio em trehs potros da raca Puro Sangue de Corrida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COCCO, M. ; CANTARELLI, C. ; AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. . TRANSFIXAÇÃO COM PINOS DE STEINMANN E GESSO SINTÉTICO NO TRATAMENTO DE FRATURAS EM EQUINOS - RELATO DE 5 CASOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; Pozzobon, R. ; LOPES, M. A. F. . LAMENESS ASSESSMENT BY WIRELESS SENSORS (LAMENESS LOCATOR) IS NOT AFFECTED BY THE USE OF XYLAZINE OR ACEPROMAZINE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. ; SILVA, G. B. ; Thiele, J. ; Pozzobon, R. ; LOPES, M. A. F. . A sedação com xilazina ou a tranquilização com acepromazina não influenciam na avaliação da claudicação por sensores inerciais sem fio (Lameness Locator). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GALLIO, M. ; AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; Thiele, J. ; TREVISAN, F. R. . ALTERAÇÕES RADIOLÓGICAS NO TARSO EM CAVALOS CRIOULOS DE ATÉ DOIS ANOS DE IDADE: DADOS PRELIMINARES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, R. C. F. ; ZACARIAS, G. V. F. ; CANTARELLI, C. ; SILVA, G. B. ; AMARAL, L. ; AZEVEDO, M. S. ; BRASS, K. E. ; De La Corte . AVALIAÇÃO DE SETE PROTOCOLOS PARA OBTENÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) NA ESPÉCIE EQUINA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, M. S. ; De La Corte ; DALMORA, S. L. ; BRASS, K. E. ; Pompermayer. E. ; DAU, S. L. ; SILVA, G. B. ; PEREIRA, R. C. F. ; MACHADO, F. T. ; SANT ANA, L. A. . BIODISPONIBILIDADE E TOLERABILIDADE DO DICLOFENACO DE SÓDIO VIA TÓPICA OU ORAL EM PÔNEIS SADIOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pompermayer. E. ; Rubin, M. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; AZEVEDO, M. S. ; SILVA, G. B. ; GALLIO, M. ; PEREIRA, R. C. F. . SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DO TESTE DA TURVAÇÃO PELO SULFATO DE ZINCO EM POTROS NEONATOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. B. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; PEREIRA, R. C. F. ; AZEVEDO, M. S. ; CARDOSO, M. . AVALIAÇÃO HEMATOLÓGICA E BIOQUÍMICA DE EQUÍNOS COM LAMINITE CRÔNICA TRATADOS COM ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, R. C. F. ; ZACARIAS, G. V. F. ; De La Corte ; BRASS, K. E. ; SILVA, G. B. ; AZEVEDO, M. S. ; CESCON, G. . RUPTURA DE BEXIGA PÓS-PARTO EM UMA ÉGUA PURO SANGUE DE CORRIDA (PSC): RELATO DE CASO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. ; Rubin, M. ; De La Corte ; PANIZ, C. ; SOCCAL R. M. ; AZEVEDO, M. S. ; MILANELLO, E. R. ; SILVA, G. B. . Meloxicam and ketoprofen did not alter coegulation and haematological parameters of helthy ponies. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, M. S. ; Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. ; De La Corte . Farmacodinâmica do Meloxicam em Modelo de Sinovite induzida em Pôneis- Módulo oral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, M. S. ; Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. ; De La Corte . Farmacodinâmica do Meloxicam em Modelo de Sinovite Induzida em Pôneis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, M. S. . EFEITO CLÍNICO DO USO DO PARECOXIB EM MODELO DE SINOVITE INDUZIDA EM EQUINOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Pozzobon, R. ; BRASS, K. E. ; De La Corte ; Silva, A. C. ; AZEVEDO, M. S. . EFEITO CLÍNICO DO PARECOXIB EM MODELO DE SINOVITE INDUZIDA EM PÔNEIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
AZEVEDO, M. S. . Minha égua cortou a pata, curou, mas agora está mancando novamente. O que posso fazer?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Laminite. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Dieta ideal para cavalo em doma.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Casco Encastelado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Caso Achinelado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Qual a idade para começar a doma de um potro?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Claudicação Compensatória. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Osteoartrite em Potros. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Avaliação Objetiva da Claudicação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, M. S. . Curso de Aprimoramento no Diagnóstico e Tratamento de Afecções do Sistema Locomotor de Equinos. 2022. .
AZEVEDO, M.S. ; SANTOS, C. A. . Mini-Curso: Oficina Prática Lameness Locator. 2020. .
AZEVEDO, M. S. ; BASTIANI, G. ; PEREIRA, R. C. F. ; GOSS, G. C. ; DOWICH, G. ; TASCHETTO, P. M. ; KLEINUBING, M. F. . Curso teórico-prático de diagnóstico por imagem em equinos ? radiologia e ultrassonografia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AZEVEDO, M. S. . Minicurso Teórico-Prático de Claudicação em Equinos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . QUIZ: Radiologia do Aparelho Locomotor de Equinos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apresentação interativa em PowerPoint).
AZEVEDO, M. S. . Exame clínico e radiográfico aplicado ao sistema locomotor de equinos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . MINICURSO: BLOQUEIOS ANESTÉSICOS UTILIZADOS EM AFECÇÕES DO APARELHO LOCOMOTOR DE EQUINOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. ; DAU, S. L. . CURSO: EXAME CLÍNICO DO SISTEMA LOCOMOTOR DE EQUINOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . MINICURSO: CLAUDICAÇÃO EM EQUINOS: EXAME CLÍNICO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, MARCOS S. . MINICURSO: DIAGNÓSTICO DE CLAUDICAÇÃO EM EQUINOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. . Primeiros Socorros para o Cavalo com Traumatismo Agudo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . MIni-curso: Claudicação em Equinos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Mini-curso: Diagnóstico de claudicação em equinos: exame clínico com auxílio de sensores inerciais sem fio (Lameness Locator). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. ; Arruda, Z. T. ; DAU, S. L. . 2 Curso Teórico-Prático em Claudicação de Equinos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Workshop: Primeiros Socorros do Sistema Locomotor em Equinos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Mini-curso: Exame clínico do aparelho locomotor de equinos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Casos Clínicos em Claudicação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação no Microsoft PowerPoint).
AZEVEDO, M. S. ; Arruda, Z. T. ; DAU, S. L. . 1 Curso Teórico-Prático em Claudicação de Equinos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Workshop: Radiologia equina aplicada ao sistema locomotor. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Mini-curso: Principais posicionamentos radiográficos utilizados no exame locomotor de equinos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. ; DE LA CORTE, F. D. . Principais Posicionamentos radiológicos em medicina equina. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Coleta de Sangue em Equinos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, M. S. . Campanha de Vacinação Anti-rábica canina e felina. 2007. (Serviço de Saúde Pública).
AZEVEDO, M. S. . Campanha de Vacinação Anti-rábica canina e felina. 2005. (Serviço de Saúde Pública).
AZEVEDO, M. S. . Campanha de Vacinação Anti-rábica canina e felina. 2004. (Serviço de Saúde Pública).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Efeito analgésico dos usos intra-articular e transretal da ozonioterapia em equinos, Descrição: A ozonioterapia é uma técnica que utiliza três átomos de ozônio e teve seu início há mais de 100 anos na medicina humana. O tratamento pode ser realizado por diferentes vias, sendo na medicina veterinária, a aplicação local para tratamento de feridas cutâneas, a mais empregada. No sistema locomotor de equinos, a ozonioterapia é descrita para o tratamento de tendinopatias, sinovites, laminites, lombalgia e em osteoartrites. A osteoartrite (OA) é uma das principais causas de claudicações em equinos e seu tratamento é baseado em anti-inflamatórios não esteroidais, como a fenilbutazona, e em corticoides intra-articulares (IA), como a triancinolona. A avaliação objetiva da claudicação por meio de sensores inerciais sem fio se tornou um método complementar de grande valia para o clínico, por ser de rápida e fácil utilização, confiável, e por fornecer detalhes importantes na avaliação de equinos com afecções locomotoras. O presente trabalho busca avaliar o efeito analgésico da ozonioterapia IA e transretal em equinos com afecções clínicas do sistema locomotor, através da avaliação da claudicação, do líquido sinovial e dos exames de raio-x e ultrassom. Serão realizadas avaliações iniciais para posterior aplicação do tratamento, o qual será feito com quatro aplicações de ozonioterapia, a cada sete dias, na concentração de 20 g/ml, variando o volume conforme a articulação (nos casos IA) e peso (nos casos de tratamento por insuflação retal). Os cavalos serão avaliados antes e 15, 30 e 60 minutos após cada tratamento e aos 7 dias após o último tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / Caroline Frizzo Bataglin - Integrante.
-
2021 - Atual
EFICÁCIA DA MESOTERAPIA POR MEIO DE AVALIAÇÃO CLÍNICA, TERMOGRÁFICA E ULTRASSONOGRÁFICA DE EQUINOS COM ALTERAÇÕES NO ESQUELETO AXIAL, Descrição: A mesoterapia é descrita como um procedimento minimamente invasivo, onde substâncias farmacológicas são introduzidas através de micro agulhas na camada dérmica da pele. A terapia intradérmica local é recomendada com o propósito de diminuir as doses medicamentosas sistêmicas e seus efeitos adversos, atuando diretamente no local da dor. As dores de coluna nos equinos podem estar associadas a alterações ósseas, musculares e/ ou ligamentares, necessitando de diagnóstico preciso e tratamento adequado. Setenta equinos da cavalaria montada, com média de 10 anos de idade, divididos entre machos castrados e fêmeas, SRD, sediados na Cavalaria da Polícia Militar Montada de São José ? SC serão submetidos à avaliação clínica, termográfica e ultrassonográfica do esqueleto axial. A primeira avaliação constituirá na observação, palpação e mobilização de todas articulações do esqueleto apendicular. Avaliação clínica em movimento, para observação de alterações de movimento de garupa, cabeça, pescoço e, possível diminuição da fase cranial e ou caudal do passo e assimetrias torácicas e ou pélvicas. Além disso, será realizado a palpação e testes de mobilidade da coluna cervical como flexão e lateralização e, posteriormente a avaliação da coluna toracolombar como testes de palpação e, a flexão ? extensão articular. A termografia possibilitará a identificação de pontos de calor ou frio, associado a imagens ultrassonográficas do esqueleto axial para conclusão diagnóstica. Estabelecida a lesão, característica e localização, os animais serão divididos em 4 grupos tratados. Grupo 1A (alteração de cervical), tratado com solução fisiológica (SF); Grupo 1B tratado com sulfato de dexametasona (SD) e Grupo 2A (alteração de toracolombar), tratado com SF; Grupo 2B tratado com SD. A eficácia dos tratamentos propostos será definida por meio de reavaliações clínica e termográfica seriadas, associado as imagens ultrassonográficas que serão realizadas no início e ao fim do projeto. Todas avaliações serão documentadas por imagens e vídeos, as quais serão enviadas a 3 avaliadores cegos especializados. As variáveis estudadas serão submetidas à análise de correlação de Pearson com o procedimento de correlação, considerando 5% de significância. Espera-se obter o controle da dor através da aplicação do método de mesoterapia como forma de tratamento para equinos diagnosticados com alterações do esqueleto axial e bem como, demonstrar a eficácia e aplicabilidade associado a comparação dos fármacos utilizados. Desta forma, o estudo irá contribuir com a crescente pesquisa quanto a mesoterapia como forma de terapia conjunta ou única no tratamento de diversas alterações musculoesqueléticas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Coordenador / JACOBSEN, TAINÃ KUWER - Integrante.
-
2021 - Atual
Avaliação da claudicação em cavalos crioulos sem sela, selados e montados, Descrição: A claudicação é uma das principais causas de prejuízos econômicos para proprietários de equinos, sendo assim, é essencial o conhecimento sobre essa desordem. Existem duas principais formas de avaliação, sendo a primeira a avaliação subjetiva, a qual é realizada por médicos veterinários treinados, e a segunda que consiste em avaliações objetivas, as quais são realizadas por métodos cinéticos ou cinemáticos. O Lameness Locator é um desses sistemas de avaliação objetiva, de fácil manuseio e compreensão, o qual identifica movimentos assimétricos da cabeça e da pelve. Além disso, existe uma preocupação nos últimos anos com o bem-estar dos equinos, principalmente aqueles animais praticantes de esporte, por esses motivos existe a necessidade de estudar os equinos na forma como eles praticam o esporte, ou seja, com sela e com o cavaleiro. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é avaliar a marcha e padrões de claudicação em cavalos utilizados em provas equestres, quando não selados, selados e montados por cavaleiros. A hipótese é que existe influência da sela ou do cavaleiro sobre os padrões da marcha e da claudicação em equinos, bem como que o Lameness Locator detecte alterações nos padrões de marcha dos cavalos selados e ou montados, não vistas na avaliação subjetiva. Serão utilizados 50 equinos da raça Crioula, das modalidades freio de ouro e rodeios de laço comprido, que estarão em treinamento. Será realizada a pesagem dos animais com fita de peso e serão avaliados pelo exame clínico de claudicação, tanto de forma subjetiva, quanto objetiva. No momento da colocação da sela e da montagem do cavaleiro será realizada a gravação de vídeos para posterior avaliação dos comportamentos apresentados. Os equinos serão equipados com os três sensores inerciais sem fio para realização da avaliação objetiva, pelo Lameness Locator (Equinosis, Columbia, MI, USA). Além disso, também serão colocados marcadores reflexivos em postos específicos dos animais para análise biomecânica da marcha, realizada por meio de software específico. Os animais também serão filmados em vista lateral e frente/trás para posterior avaliação pelos médicos veterinários. A avaliação será realizada em movimento ao passo e ao trote, sem sela, com sela e montados por dois diferentes cavaleiros, tanto em linha reta quanto em círculo. O software da avaliação objetiva fornece dados do lado assimétrico, tempo da assimetria (impacto ou elevação), bem como amplitude da assimetria. Com esse estudo, espera-se mostrar que a sela e o cavaleiro interferem na biomecânica da marcha dos equinos, seja pelo mecanismo de defesa ou mudança na forma de se exercitar, espera-se demonstrar também que a mudança do cavaleiro também pode alterar a marcha do cavalo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / RICARDO POZZOBON - Coordenador / Ana Paula da Costa Rodrigues - Integrante.
-
2020 - Atual
Correlação ultrassonográfica de alterações do esqueleto axial equino e as claudicações distais e proximais detectadas por avaliação objetiva, Descrição: As alterações cervicais e toraco lombares são comumente encontradas em animais de esporte e podem estar relacionadas a alterações biomecânicas, movimento de condução cavalo e ginete realizado e ao tipo de sela utilizado. As mesmas afetam diretamente o rendimento esportivo, bem como podem ocasionar atrofias musculares levando a quadros dolorosos que, podem ser confundidas com claudicações do esqueleto apendicular distal e proximal. Setenta equinos da cavalaria montada com média de 10 anos de idade, divididos entre machos castrados e fêmeas SRD sediados na Cavalaria da Polícia Militar Florianópolis ? SC, Cavalaria da Brigada Militar Porto Alegre ? RS e Cavalaria Montada do Exercito de Itaqui- RS serão submetidos à avaliação ultrassonográfica, clínica e objetiva. Será realizado primeiramente a avaliação clínica do esqueleto axial relatando possíveis atrofias musculares, assim como diminuição e sensibilidade aos testes de lateralização, flexão da coluna cervical, flexão e extensão da coluna toracolombar e lateralização da região lombosacra associado à confecção e interpretação das imagens ultrassonográficas. Os animais serão divididos em três grupos: alterações cervicais, toracolombares e lombosacrais que serão caracterizadas pela produção de osteófitos, irregularidades de superficie das facetas articulares, capsulites e alterações da ecogenidade do tecido muscular. Posteriormente os animais serão submetidos à avaliação em movimento através de um sistema de avaliação objetiva de claudicação (Lameness Locator). Animais que demonstrarem claudicação em pelo menos um dos membros será submetido aos testes de flexão e bloqueios anestésicos diagnósticos, de modo a classificar as claudicações em torácicas ou pélvicas em distais ou proximais. As interpretações dos achados ultrassonográficos e clínicos serão realizadas por dois avaliadores a fim de, estabelecer uma possível relação entre as lesões proximais e distais do esqueleto apendicular e as alterações do esqueleto axial. Não será possível estimar se as mesmas foram desencadeadas de forma independente ou se o seu aparecimento possa estar associado. Os achados clínicos e ultrassonográficos poderão estabelecer a importância da avaliação associada do esqueleto axial e apendicular proporcionando desta forma, um diagnóstico preciso estimando se as claudicações do esqueleto axial e apendicular podem ter seu aparecimento isolado ou, em conjunto ampliando as alternativas de tratamento e bem-estar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Coordenador.
-
2020 - Atual
Capacidade de estudantes de medicina veterinária na identificação e graduação da claudicação antes e após a realização de bloqueios diagnósticos, Descrição: O sinal clínico mais aparente em lesões que acomentem o sistema locomotor dos cavalos atletas é a claudicação. A identificação da claudicação varia de acordo com o grau das mesmas, sendo mais fácil a vizualização de claudicações de moderada a grave intensidade, manqueiras sútis são mais difíceis de vizualizar até mesmo por veterinários experientes. A avaliação da claudicação nos equinos normalmente é feita por avaliação subjetiva, mas hoje em dia já se tem outros métodos de identificação como a avaliação objetiva, por meio de métodos cinéticos e cinemáticos. A capacidade da avaliação da claudicação depende da percepção e experiência do avaliador, portanto os alunos de graduação do curso de medicina veterinária ao longo da sua escala acadêmica desenvolvem suas habilidades e percepções sobre a avaliação de claudicações, durante as exposições práticas e estágios extracurriculares com profissionais da área. Um avaliador quando sabe que foi realizado o bloqueio perineural, normalmente a tendência é que o mesmo ache que o animal teve uma diminuição no seu grau de claudicação. O objetivo do trabalho é estabelecer a capacidade de alunos de graduação em medicina veterinária, de diferentes universidades do sul do país, quanto a identificação da claudicação, assim como sua intensidade, antes e após a realização de bloqueios diagnósticos. Serão utilizados vídeos de 20 animais com claudicação, sendo 10 animais com claudicação localizada nos membros torácicos e 10 animais com claudicação localizada nos membros pélvicos. A sequência de vídeos consistirá em: vídeo 1 (avaliação basal pré-bloqueio) e vídeo 2 (avaliação após bloqueio anestésico). Os avaliadores serão alunos do curso de medicina veterinária de diferentes períodos e de diferentes universidades dos estados do Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul. Além da avaliação dos vídeos, os avaliadores serão submetidos também a um questionário para estabelecer o perfil e nível de experiência de cada um. O avaliador com nível de experiência superior será um médico veterinário diplomado pelo ACVS. Os resultados serão analisados com base na identificação da claudicação, identificação do membro, grau de claudicação e percentual de melhora e esses resultados serão correlacionados aos dados obtidos com a avaliação realizada por um clínico experiente e também com os resultados obtidos com a utilização de um sistema de avaliação objetiva de claudicação (Lameness Locator). Espera-se que os alunos que possuem uma maior vivência com exames de claudicação, consigam ter uma maior concordância com o avaliador experiente e consequentemente com os dados de avaliação objetiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / MATHEUS DAMASCENO NUNES DOS SANTOS - Integrante.
-
2019 - Atual
Avaliação da claudicação em cavalos de equoterapia e seu efeito em praticantes, Descrição: A equoterapia é um método de terapia, na qual desde a antiguidade é empregado para reabilitação de pessoas com necessidades especiais. A biomecânica proporcionada pelo cavalo e o atrito entre o dorso do cavalo e a sela do praticante geram impulsos que são transmitidos ao sistema nervoso central do praticante. É necessário que esse cavalo esteja em condições aptas para promover o efeito desejado nos praticantes de equoterapia, assim faz-se necessário saber o grau de claudicação desse cavalo e possibilitar um correto manejo para essa afecção. Para a avaliação da claudicação pode-se utilizar métodos subjetivos e objetivos; no primeiro, um profissional avalia através do passo, trote, flexões e bloqueios os membros afetados, sendo um método de diferentes interpretações pois dependerá da experiência de cada avaliador; o segundo método, utiliza três sensores inerciais (Lameness Locator). Com os dados obtidos da claudicação será verificado possível interferência do grau de claudicação e a evolução clínica do praticante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / Claudia Acosta Duarte - Integrante / Patrícia Maurer Taschetto - Integrante / Moisés Wilhelm Drescher - Integrante.
-
2019 - Atual
Qual a relação entre os testes de flexão, os bloqueios anestésicos e o diagnóstico, em equinos com claudicação nos membros pélvicos?, Descrição: A claudicação é o problema médico mais importante em cavalos atletas, sendo que as claudicações de membro pélvico respondem por parcela significativa destes casos. Dentre as possíveis regiões acometidas, o tarso, responde como a principal estrutura acometida. A difícil visualização e interpretação do grau de claudicação no membro pélvico torna necessário a utilização dos testes de flexão e bloqueios anestésicos como ferramentas potenciais para identificação da região acometida. No entanto, existem alguns viés de interpretação que podem comprometer a interpretação dos testes de flexão e com isso afetar também a realização dos bloqueios diagnósticos e consequentemente o diagnóstico final. O objetivo do trabalho é estabelecer se existe uma relação entre os testes de flexão, os bloqueios anestésicos e o diagnóstico final, para animais com claudicação no membro pélvico. Serão utilizados animais com claudicação primária de membro pélvico, os quais passarão por exame clínico especifico, incluindo anamnese, inspeção, palpação, exame em movimento (avaliação subjetiva e objetiva), testes de flexão, bloqueios anestésicos e exames complementares. A avaliação objetiva por meio de sensores inerciais sem fio (Lameness Locator) será utilizado como o instrumento de avaliação para as alterações na intensidade da claudicação após os testes de flexão e bloqueis anestésicos. Os animais serão avaliados por meio de radiologia e ultrassonografia para interpretação dos achados e estabelecimento do diagnóstico definitivo. Espera-se com este trabalho demonstrar que a realização dos bloqueios anestésicos demonstra uma melhor relação com o diagnóstico, do que a resposta a realização dos testes de flexão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / RICARDO POZZOBON - Integrante / STÉFANO LEITE DAU - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Integrante / Flávio Desessards De La Côrte - Integrante / Gabriela Döwich - Integrante / Patrícia Maurer Taschetto - Integrante / Rafael da Silva Willers - Integrante / Daniélle Fernandes Consentino - Integrante / Georgia Camargo Goss - Integrante / Renato Duarte Icart - Integrante / Marcelo Fittipaldi Kleinubing - Integrante.
-
2019 - Atual
Manejo de desmite proximal do ligamento suspensório no membro pélvico com cloreto de amônia 2% sobre o ramo profundo do nervo plantar lateral, Descrição: A claudicação de membro pélvico com origem no ligamento suspensório tem aumentado consideravelmente a casuística nos anos recentes, de forma que a utilização de um agente neurolítico na área perineural ao ramo profundo do nervo plantar lateral pode ser uma alternativa viável de tratamento, em substituição a neurectomia cirúrgica. Nosso objetivo é avaliar, através de um método objetivo (sistema para detecção de claudicação à base de sensores inerciais sem fio) o efeito de um agente neurolítico, a base de cloreto de amônio 2%, no bloqueio do ramo profundo no nervo plantar lateral de animais com dor relacionada a porção proximal do ligamento suspensório do membro pélvico. Um total de 20 animais serão utilizados neste estudo, devendo estes apresentar claudicação uni ou bilateral nos membros pélvicos na avaliação do software (Lameness Locator?), assim como apresentar uma reposta anestésica negativa (<50%), 10 minutos após o bloqueio baixo em quatro pontos, reposta anestésica negativa (<50%), 10 minutos após bloqueio da articulação tarsometatarsiana, seguido de uma resposta positiva (>70%), 10 minutos após o bloqueio do ramo profundo do nervo plantar lateral. No dia subsequente a seleção dos animais será feito a infiltração perineural do ramo profundo do nervo plantar lateral com 5,0 ml de Vetepin (cloreto de amônio 2%). Os animais serão avaliados por termografia 1, 3, 6, 12 e 24 horas após realização da infiltração perineural com o neurolítico e através da avaliação objetiva, para efeito sobre a claudicação, 3 (D3), 5 (D5), 12 (D12), 19 (D19), 33 (D33), 47 (D 47) e 61 (D61) dias após realização da infiltração perineural com neurolítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / RICARDO POZZOBON - Integrante / STÉFANO LEITE DAU - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Integrante / Bruno Belmonte Silveira - Integrante / Ana Paula da Costa Rodrigues - Integrante / Gabriela Döwich - Integrante / Onildo Gonçalves Nunes Junior - Integrante / MATHEUS DAMASCENO NUNES DOS SANTOS - Integrante / Patrícia Maurer Taschetto - Integrante / Georgia Camargo Goss - Integrante / Renato Duarte Icart - Integrante / Marcelo Fittipaldi Kleinubing - Integrante / Luíza Gonçalves Martini - Integrante.
-
2019 - Atual
Avaliação comparativa da reação inflamatória no líquido peritoneal de equinos submetidos a orquiectomia a campo e em bloco cirúrgico, Descrição: A orquiectomia em equinos é uma prática realizada comumente a campo. A utilização da técnica adequada, seguindo os padrões de antissepsia e analgesia é fundamental para a obtenção de resultados satisfatórios. Porém, não se deve ignorar o fato de que há interferência do ambiente no procedimento. O líquido peritoneal, que é o reflexo do que ocorre na cavidade abdominal, é um parâmetro que pode auxiliar na elucidação da resposta do animal e identificação precoce de alterações. Este trabalho tem por objetivo avaliar a resposta dos animais submetidos a orquiectomia a campo em comparação com a mesma técnica realizada em bloco cirúrgico, buscando analisar se existe risco a saúde do animal quando a técnica é realizada no campo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / Marcelo Lameiro Porciúncula - Integrante / Claudia Acosta Duarte - Coordenador / Gabriela Döwich - Integrante / Fabricio Desconsi Mozaquattro - Integrante / Irina Lubeck - Integrante / Ingrid Rios Lima Machado - Integrante / Georgia Camargo Goss - Integrante.
-
2018 - Atual
Avaliação de diferentes instrumentos e locais para aferição da temperatura corporal em equinos, Descrição: A termometria é a mensuração da temperatura corporal de qualquer corpo ou indivíduo, na medicina veterinária a aferição da temperatura corpórea faz parte do exame clínico e é utilizado na maioria das espécies, incluindo equinos. Na obtenção da temperatura é utilizados vários tipos de termômetros, como: de mercúrio, digital e infravermelho. Em relação aos equinos, a aferição da temperatura mais utilizada é a intrarretal pelos termômetros de mercúrio e digital, o que pode colocar em risco o profissional e o animal, principalmente pelo temperamento de alguns equinos. A utilização do termômetro de infravermelho pode diminuir esse risco, visto que este é um método extremamente seguro e não invasivo, permitindo a aferição da temperatura em outras regiões, como a mucosa bucal. O estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do termômetro infravermelho, utilizado em diferentes pontos, em comparação com os termômetros digital e de mercúrio na verificação da temperatura corporal em equinos. Serão utilizados no trabalho 40 equinos, clinicamente sadios, da Fazenda escola-UNIPAMPA e da Reconquista Agricultura e Pecuária. As aferições serão realizadas as 8 horas e 16 horas, com repetição em 15 dias. A ordem de aferição seguirá a sequência: Termômetro infravermelho, iniciando pela mucosa dos dentes incisivos superiores, em seguida pavilhão auditivo esquerdo e por último mucosa anal, em machos e vulvar em fêmeas. Posteriormente serão realizadas as aferição da temperatura retal com o termômetro de mercúrio e termômetro digital. A análise estatística será realizada mediante um Análise de variância, seguido de um teste de correlação. Espera-se nesse estudo que a avaliação com o termômetro de infravermelho na mucosa dos dentes incisivos superiores esteja correlacionada com a avaliação da temperatura retal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / Claudia Acosta Duarte - Integrante / Ana Paula da Costa Rodrigues - Integrante / Eduarda Sacardi Severo - Integrante / Gabriela Döwich - Integrante / Onildo Gonçalves Nunes Junior - Integrante.
-
2017 - Atual
INERVAÇÃO DA REGIÃO DISTAL DOS MEMBROS TORÁCICOS DE EQUINOS DA RAÇA CRIOULA, Descrição: Equinos da raça Crioula estão distribuídos por todo o território brasileiro, movimentam um mercado de cerca de R$ 1,28 bilhões anualmente e empregam 240 mil pessoas. Distúrbios da locomoção são muito frequentes em equinos, principalmente naqueles submetidos a exercícios de alta intensidade. Dentre as várias etapas do exame clínico, os bloqueios anestésicos são métodos complementares importantes no auxílio ao diagnóstico das desordens locomotoras. Para uma correta interpretação destes bloqueios, o médico veterinário precisa ter um bom embasamento anatômico sobre a inervação sensorial da região distal do membro torácico. Estudos apontam que a ocorrência de variações anatômicas na distribuição e ramificação dos nervos palmares e digitais palmares podem interferir na eficácia dos bloqueios como método complementar de diagnóstico. Objetiva-se estudar o padrão anatômico e as variações mais comuns na inervação sensorial da região distal do membro torácico de equinos da raça crioula. O estudo consistirá em avaliações por macrodissecção e morfometria dos nervos palmares e digitais palmares e de suas ramificações. Para tal, serão coletados e dissecados membros de cadáveres de equinos provenientes de abatedouro ou decorrentes de morte por causas naturais. A partir dos resultados deste estudo anatômico, pretende-se contribuir para o melhor entendimento dos resultados de bloqueios anestésicos no diagnóstico dos distúrbios da locomoção em equinos da raça Crioula. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / Paulo de Souza Júnior - Integrante / Marcelo Lameiro Porciúncula - Integrante / Neide Mara Severo de Severo - Integrante / Amarilis Díaz de Carvalho - Integrante / Claudia Acosta Duarte - Integrante / Bruno Belmonte Silveira - Integrante / Erick Candiota Souza - Integrante.
-
2016 - Atual
Tecnologia de manejo para a pecuária no Planalto Catarinense, Descrição: A região de Curitibanos, mesmo com uma respeitável tradição na produção pecuária, vem perdendo sua representatividade com a redução de rebanhos e com uma produtividade mediana, com índices zootécnicos aquém do esperado para as características dos rebanhos regionais. Assim, identificar características de rebanhos e raças com representatividade regionais, tais como o cavalo Campeiro e do gado Franqueiro, ou regionalmente denominado de Crioulo Lageano, mostra-se fundamental, tanto para preservar a cultura regional, quanto para incentivar os produtores e melhorar os índices produtivos por meio de uso de tecnologias baratas e eficazes. Deste modo, neste estudo têm-se o objetivo de avaliar medidas corporais, tais como o perímetro torácico, peso e o escore de condição corporal em rebanhos de bovinos, ovinos e equinos criados na região do Planalto Serrano Catarinense. No período de maio de 2016 a julho de 2018, serão avaliados rebanhos de diferentes raças e cruzamentos, com expressividade regional, presentes em propriedades rurais conveniadas com a Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Curitibanos. Será avaliado o peso corporal, o perímetro torácico e o escore de condição corporal dos animais. Os animais serão estabulados para a pesagem individual em balança manual. O perímetro torácico será medido com uso de fita métrica graduada em centímetro, posicionada na região posterior à cernelha do animal. O escore de condição corporal será avaliado por meio de estimativa visual, por avaliadores treinados, considerando uma escala de escores variando de 1,0 a 5,0 (1,0 = muito magro, 5,0 = muito gordo). A cada avaliação, será realizada uma ficha de cadastros dos rebanhos, com identificação do animal, a idade (data de nascimento), o padrão racial, o sexo e a categoria. Os dados coletados serão tabulados para posterior análise estatística. Uma vez determinado os pesos dos animais, serão aplicadas técnicas estatísticas para determinar a relação entre o perímetro torácico e o peso, a partir da qual será confeccionada e validada uma fita métrica específica para bovinos de corte, de leite, ovinos e equinos criados na região do Planalto Catarinense. Esta fita será fornecida aos criadores, a fim de melhorar o manejo dos animais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / Giuliano Moraes Figueiró - Integrante / Carine Lisete Glienke - Coordenador / Crysttian Arantes Paixão - Integrante.
-
2015 - Atual
Desenvolvimento e avaliação do tratamento com PRP combinado a curativo de celulose bacteriana para o reparo de lesões cutâneas em suínos, Descrição: A habilidade de responder a lesões e reparar tecidos é uma propriedade fundamental para vários organismos multicelulares, mas há uma diversidade em relação a como estes processos ocorrem em cada espécie. De modo geral, as lesões teciduais desencadeiam respostas celulares que coordenam a restauração da integridade e a homeostase do tecido.Na pele, o processo de reparo tecidual após uma lesão é altamente complexo e envolve diferentes tipos celulares. Em lesões graves na pele, como queimaduras extensas, trauma e úlceras crônicas, os tratamentos atuais geralmente exigem um enxerto autólogo de pele, a fim de auxiliar a reparação e restauração da função da pele. Contudo, a remoção de pele saudável para a realização do tratamento da lesão é um processo altamente invasivo e doloroso para os pacientes, além de, em alguns casos, ser impossível a obtenção do enxerto, como em pacientes com queimaduras extensas. Neste sentido, inúmeras pesquisas vêm sendo desenvolvidas no que se refere à engenharia tecidual a fim de prover um tratamento mais efetivo e viável. A engenharia de tecidos constitui um campo de conhecimento moderno e interdisciplinar que busca compreender aspectos e solucionar problemas relacionados à regeneração de tecidos ou órgãos que passaram por alguma agressão, doença e/ou processo degenerativo.Os substitutos teciduais são contextualizados pela tríade da engenharia tecidual que inclui os seguintes componentes: células, biomateriais e fatores bioativos exógenos. No caso da pele, o objetivo final da engenharia de tecidos é produzir substitutos que possam recriar as propriedades da matriz extracelular encontrada no organismo e que permitam que os complexos eventos do reparo ocorram. Portanto, estas matrizes devem ser capazes de armazenar e liberar de maneira espaço-temporalmente controlada uma grande diversidade de fatores de crescimento, citocinas e fragmentos peptídicos bioativos). Assim, a busca por novos biomateriais que possam atender a estas características tornou-se um dos principais focos da engenharia de tecidos nos últimos anos.Neste sentido, o hidrogel de celulose bacteriana tem atraído grande interesse devido a sua nanoestrutura, biocompatibilidade e propriedades mecânicas. Recentemente, o uso do plasma rico em plaquetas (PRP) tem sido proposto para a liberação de fatores de crescimento locais a fim de promover a regeneração tecidual.o PRP caracteriza uma fonte autóloga de fatores de crescimento e apresenta diversas vantagens sobre as fontes geralmente utilizadas (fatores de crescimento recombinantes), essencialmente por causa de sua pronta disponibilidade e seu potencial clínico seguro e efica. Diante destas perspectivas, o presente projeto busca desenvolver e avaliar um novo método de tratamento de lesões cutâneas, tendo como base a combinação de PRP com curativos de celulose bacterina. O modelo pré-clínico proposto para ser utilizado no desenvolvimento do projeto será o de lesão cutânea de espessura total em suínos. Este modelo animal será utilizado, pois apresenta um processo de reparo e estrutura tecidual similar ao humano, quando comparado a outras espécies amplamente utilizadas no estudo de cicatrização e regeneração de pele.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / Adriano Tony Ramos - Integrante / Francielli Cordeiro Zimermann - Integrante / ANDREA GONCALVES TRENTIN - Integrante / Ademir Cassiano da Rosa - Integrante / ANDRE LUCIO FONTANA GOETTEN - Integrante / Fernanda Jonck - Integrante / Vanessa Sasso Padilha - Integrante / DIANA HECK - Integrante / Esdras Correa dos Santos - Integrante / Guilherme Carvalho Serena - Integrante / Janyni Duz - Integrante / Karina Bechtold - Integrante / RAFAELA GRECCO MACHADO - Integrante / TALITA DA SILVA JEREMIAS - Integrante.
-
2014 - Atual
Atividade complementar interdisciplinar na medicina veterinária - FÓRUNS TEMÁTICOS EM MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA, Descrição: A Universidade Federal de Santa Maria, como uma respeitável Instituição de Ensino Superior (IES), desenvolve imprescindíveis atividades de pesquisa, extensão, e principalmente a atividade de ensino. Além de qualificar os futuros profissionais que estarão no mercado de trabalho promove sua aproximação com a realidade de trabalho demonstrando a correção e conduta necessárias para um bom desempenho profissional. No entanto alguns cursos, no qual a medicina veterinária está incluída, ainda carecem de uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Sob esta óptica, o DMVP, do Curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Rurais da UFSM está ciente do importante papel que possui em desenvolver e executar sua missão principal no ensino, contemplando a ação de promover a integração do discente com práticas de educação (em seu futuro campo de atuação) nos diversos tópicos que compõem a grande área de Medicina Veterinária Preventiva e, portanto, propõe a uma metodologia que foge da interação aluno professor em sala de aula, contribuindo em grande parte para a aprendizagem do aluno através de diferentes técnicas pedagógicas (Contextualizar as situações - problema e realizar propostas de intervenção - solução).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / Flávio Desessards De La Côrte - Integrante / AGUEDA PALMIRA CASTAGNA DE VARGAS - Integrante / ALFREDO QUITES ANTONIAZZI - Integrante / ALICE BOGONI DEMORI - Integrante / ANANDA PAULA KOWALSKI - Integrante / CAROLINE SOBOTYK DE OLIVEIRA - Integrante / CLÁUDIA BALZAN - Integrante / DENIZ ANZILIERO - Integrante / EDUARDO FURTADO FLORES - Integrante / FELIPE LIBARDONI - Integrante / FERNANDA RAMOS - Integrante / FERNANDA SILVEIRA FLORES VOGEL - Integrante / GIOVANA CAMILLO - Integrante / LETICIA TREVISAN GRESSLER - Integrante / LUANA D' AVILA FARIAS - Integrante / LUIS ANTONIO SANGIONI - Integrante / LUIZA PIRES PORTELLA - Integrante / MARCELO DA SILVA CECIM - Integrante / MATHIAS MARTINS - Integrante / PAULO DILKIN - Integrante / RUDI WEIBLEN - Integrante.
-
2014 - Atual
Modulação inflamatória no líquido sinovial de equinos submetidos à cirurgia artroscópica após a aplicação intra-articular de Plasma Rico em Plaquetas, de PENTORSE e de Acetonido de Triancinolona, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar a modulação da resposta inflamatória no líquido sinovial de equinos Puro Sangue de Carreira submetidos à intervenção cirúrgica (artroscopia) para correção de lesões articulares (fraturas de ossos cárpicos ou remoção de fragmentos de osteocondrose dissecante (OCD) na articulação tibiotarsiana e fêmorotibiopatelar) após a aplicação intra-articular de plasma rico em plaquetas (PRP), de PENTORSE , de acetonido de triancinolona e solução salina, comparando seus efeitos na modulação inflamatória, através da mensuração de interleucinas (IL-1, -6 e -10), bem como do fator de necrose tumoral (TNF?) e interferon (INF?). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / Flávio Desessards De La Côrte - Coordenador / Heloisa Einloft Palma - Integrante.
-
2014 - Atual
Eficácia do neurolítico a base de cloreto de amônio 2% (VETEPIN) sobre a claudicação com origem no casco equino, Descrição: Alterações nos cascos dos membros torácicos são causas comuns de claudicação em cavalos. Um estudo recente estimou que só o osso navicular foi responsável por aproximadamente um terço da claudicação crônica em cavalos. Um procedimento que visa o controle da dor e melhora o bem estar animal, de lesões crônicas no aspecto palmar do casco, é a dessensibilização do nervo digital. Diferentes substâncias químicas têm sido utilizadas com esse propósito, sendo que dentro destas destaca-se a utilização do cloreto de amônio. Pretende-se avaliar objetivamente, através de um sistema para detecção de claudicação com sensores inerciais sem fio, o efeito de um agente neurolítico a base de cloreto de amônio 2% no bloqueio dos nervos digitais palmares. Um total de 10 animais serão utilizados neste estudo, devendo estes apresentar claudicação uni ou bilateral nos membros toráicos na avaliação do software (Lameness Locator?), assim como apresentar uma reposta anestésica positiva, 10 minutos após o bloqueio dos ramos lateral e medial do nervo palmar digital. Vinte e quatro horas após será feito o bloqueio dos nervos digitais palmares, na altura da base da cartilagem alar com 3,0 ml de Vetepin (cloreto de amônio 2%), por ramo nervoso, totalizando 6 ml. No membro contralateral será realizado o mesmo bloqueio, no entanto com solução salina (NaCl 0,9%). Os animais serão avaliados quanto a claudicação 6, 10, 24, 48, 72 e 96 horas após realização do bloqueio com neurolítico e após isso, quinzenalmente, até o retorno da claudicação ou no máximo 90 dias, nesse momento eles também serão filmados para posterior avaliação subjetiva. A avaliação termográfica será realizada antes da realização dos bloqueios e nos momentos 1, 3, 6, 10, 24, 48, 72 e 96 horas após realização do bloqueio com o neurolítico, sempre imediatamente antes da avaliação com o Lameness LocatorTM. Após realização da avaliação termográfica será verificado a sensibilidade cutânea na região dos bulbos. Os animais também serão submetidos a exame radiológico completo do casco. A melhora na claudicação será baseada na diminuição da variável soma vetorial (Vector Sum).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / STÉFANO LEITE DAU - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / DE LA CÔRTE, FLÁVIO D. - Coordenador.
-
2014 - Atual
Avaliação objetiva do efeito de três técnicas para bloqueios anestésicos de casco em equinos, Descrição: A avaliação subjetiva da resposta aos bloqueios anestésicos perineurais ou articulares é controversa, já que segundo dados recentes, os bloqueios utilizados podem dessensibilizar diferentes estruturas, diminuindo a precisão diagnóstica e é de conhecimento que os clínicos supervalorizam a resposta de seus bloqueios. Desta forma, técnicas de mensuração objetiva da claudicação como placa de força estacionária, avaliação cinemática de movimento por câmera e, sensores inerciais sem fio foram desenvolvidas nos últimos anos. Estas técnicas vêm sendo aplicadas na rotina clínica e nas pesquisas científicas para assim minimizar os fatores que podem influenciar a avaliação da claudicação. O objetivo do presente estudo será avaliar por meio de sensores inerciais sem fio, o efeito de três bloqueios anestésicos de casco: bloqueio da articulação interfalangeana distal (BAID), da bursa do osso navicular (BBN) e da bainha do tendão flexor digital profundo (BTFDP), e correlacionar os resultados dos bloqueios com as patologias diagnosticadas nestes animais. Serão utilizados 25 animais, alocados nas facilidades militares listadas previamente, que apresentarem no exame clínico subjetivo e objetivo, claudicação com origem na parte caudal do casco, confirmada por meio de resposta positiva (melhora acima de 50%) no bloqueio anestésico perineural dos ramos palmares digitais (BPD) junto da borda das cartilagens alares. Em todos os bloqueios será utilizado o anestésico lidocaína na concentração de 2% sem vasoconstritor. Os animais serão avaliados em quatro dias consecutivos, sendo que um único bloqueio será realizado por dia, precedido por uma coleta dos valores basais de claudicação na seguinte ordem: primeiro dia (D1) realização do BPD; segundo dia (D2) avaliação do BTFDP; terceiro dia (D3) avaliação do BBN e quarto dia (D4) realização do BAID. A avaliação dos bloqueios será feita nos seguintes tempos após a realização dos mesmos: um minuto (T1), cinco minutos (T2), dez minutos (T3), quinze minutos (T4), vinte minutos (T5), vinte e cinco minutos (T6), trinta minutos (T7), sessenta minutos (T8), noventa minutos (T9), cento e vinte minutos (T10), cento e cinquenta minutos (T11) e cento e oitenta minutos (T12). Espera-se visualizar diferentes respostas dos animais aos bloqueios testados em decorrência das diversas patologias podais que eles possam apresentar. Portanto os resultados poderão fornecer um melhor entendimento da aplicabilidade e do efeito dos bloqueios de casco para identificação de diferentes patologias podais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / STÉFANO LEITE DAU - Integrante / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / FELIPE CENI - Integrante / LUISA VIEIRA BOFF - Integrante / DE LA CÔRTE, FLÁVIO D. - Coordenador / BRASS, KARIN E. - Integrante.
-
2013 - Atual
Treinamento especializado de acadêmicos de medicina veterinária da UFSM em ortopedia e podologia eqüina, Descrição: Os resultados de iniciativas anteriores indicam a necessidade da criar um programa avançado de treinamento em medicina, odontologia e cirurgia de equinos (especializada em ortopedia e podologia) que beneficiaria estudantes (pela exposição aos casos clínicos e participação ativa nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos), os pós-graduandos (treinamento técnico-profissional, geração de dados e possibilidade de estudos retrospectivos) e professores (supervisão dos estudantes, orientação nos procedimentos clínicos, geração de dados e de material didático) que atuam nas citadas áreas. O presente projeto se realizará na forma de consultorias esporádicas (análise de situação, diagnóstico, aplicação de modalidades de tratamento de enfermidades e emissão de laudos), assessoria técnica a criadores e proprietários, emissão de parecer para outros veterinários, perícia e laudos técnicos (em conformidade com o Artigo 5° da Resolução 025/2012 UFSM), otimizando a exposiçao dos alunos aos procedimentos médicos veterinários que poderão servir, concomitantemente, como objeto de investigação e treinamento do corpo docente/discente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / Gabriele B. Silva - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Integrante / Flávio Desessards De La Côrte - Coordenador.
-
2013 - Atual
Duração dos efeitos de diferentes anestésicos no bloqueio do nervo digital palmar de equinos, Descrição: Este estudo visa avaliar a duração do bloqueio anestésico sobre os nervos digitais palmares em equinos com os fármacos bupivacaína, lidocaína e ropivacaína através da avaliação visual subjetiva (AAEP graus 0 - V, 1991) e avaliação objetiva com o uso de sensores inerciais (Lameness Locator). Também se determinará a confiabilidade da avaliação subjetiva versus avaliação objetiva de claudicação após bloqueio anestésico. Com os resultados obtidos neste estudo obteremos uma definição mais precisa da duração do efeito de diferentes analgésicos perineurais fornecendo informações valiosas nos exames de claudicação. Estas informações também poderão ser extrapoladas para o controle da dor após diversas cirurgias ortopédicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Coordenador / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / Gabriele B. Silva - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / AMANDA BRAGATO PEREIRA - Integrante / MARGARIDA AIRES DA SILVA - Integrante / NAIRO DA SILVA DO NASCIMENTO - Integrante.
-
2013 - Atual
Utilização de três métodos de aplicação de Plasma Rico em Plaquetas em lesões cutâneas em equinos, Descrição: O presente estudo tem por objetivo avaliar três métodos de aplicação de plasma rico em plaquetas (PRP) em feridas de pele em equinos. Serão utilizados cinco equinos, clinicamente sadios, com parâmetros hematológicos e bioquímicos dentro dos valores de referência. Nestes animais serão criados defeitos com tamanho de 2cm2 localizados na região dorsal ao terceiro osso metacarpiano, que serão tratados com PRP à fresco (grupo I), na forma de gel (grupo II), PRP alógeno (grupo III) e solução fisiológica (grupo IV) sendo este considerado o grupo controle. Cada ferida receberá três aplicações de acordo com o respectivo grupo de tratamento, com intervalo de 14 dias entre cada aplicação. Os defeitos cutâneos serão avaliados a cada quinze dias quanto à coloração, presença de secreção e infecção, intensidade da granulação. A evolução da cicatrização será avaliada através da mensuração do tamanho das feridas e biópsia de pele aos 15 e 30 dias após a primeira aplicação do PRP. Será considerado o melhor método de tratamento aquele em que a cicatrização das feridas ocorrer mais rapidamente e com melhor qualidade de tecido cicatricial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Coordenador / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / Gabriele B. Silva - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Integrante / Mariana Cocco - Integrante / ALEXANDRE KRAUSE - Integrante.
-
2013 - Atual
Diagnóstico de Claudicações em Equinos com a utilização de sensores inerciais sem fio (Lameness Locator), Descrição: As claudicações representam a principal causa de queda na performance em cavalos atletas, sendo também a principal responsável pela retirada precoce de muitos animais das competições. A identificação precoce e de forma correta da causa da claudicação possibilita uma rapidez no tratamento, reduzindo as chances de agravamento do quadro e melhorando o prognóstico para seguir a atividade esportiva. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / PAULO BAYARD DIAS GONCALVES - Coordenador / FABRICIO AMADORI MACHADO - Integrante.
-
2012 - Atual
Correlação ultrassonográfica, anatômica e histopatológica de lesões da articulação metacarpo falangeana equina, Descrição: O objetivo de pesquisa é estabelecer a correlação das técnicas ultrassonográficas e histopatológicas no diagnóstico de lesões da articulação metacarpo-falangeana de equinos e suas estruturas. Demonstrar o interesse ultrassonográfico e histopatológico para identificação de imagens anormais das mesmas. O projeto de pesquisa irá consistir inicialmente na coleta de 100 membros torácicos equinos nas instalações do frigorífico Foresta, São Gabriel-RS. Após será realizado o exame ultrassonográfico destas peças com ênfase na articulação metacarpo-falangeana a fim de diagnosticar possíveis alterações dos componentes desta região anatômica. Com a comprovação de anormalidades nas imagens ultrassonográficas será realizado o estudo macroscópico e posteriormente coleta das porções anormais para a confecção de cortes histológicos. A análise das lesões será através da interpretação dos dados obtidos pela combinação de imagens ultrassonográficas, análise macroscópica e histológica, a fim de estabelecer correlação entre ambos. Observando que, alterações de imagens ecográficas como tamanho, forma, arquitetura e ecogenicidade das estruturas ligamentosas, tendinosas, cápsula articular, membrana sinovial e superfícies ósseas da artculação do boleto estejam interligadas com achados histopatológicos anormais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Coordenador / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / Liomara Amaral - Integrante / GLAUCIA DENISE KOMMERS - Integrante / GRASIELA DE BASTIANI - Integrante / AMANDA BRAGATO PEREIRA - Integrante.
-
2012 - Atual
UTILIZAÇÃO DE SENSORES INERCIAIS SEM FIO (LAMENESS LOCATOR?) NA CLÍNICA DO APARELHO LOCOMOTOR DE EQUINOS, Descrição: A claudicação é a principal manifestação clinica das patologias do aparelho locomotor e sua identificação precoce permite um diagnóstico e tratamento com maior rapidez e precisão. O Lameness Locator é um método objetivo de detecção de claudicação composto por três sensores inerciais sem fio, o qual nos permite identificar com maior rapidez e precisão claudicações sutis, quando comparado a avaliação subjetiva comumente realizada nos exames de claudicação. A utilização do Lameness Locator vem sendo difundida tanto na clínica, por profissionais da área, quanto na pesquisa como forma objetiva de avaliar uma série de fatores que podem influenciar na avaliação da claudicação. Temos por objetivo estudar a influência da sedação e tranquilização na claudicação (capítulo 1), a influência dos diferentes tipos de piso sobre a claudicação (capítulo 2) e a capacidade dos testes de manipulação exacerbar a claudicação (capítulo 3). Além disso, será acompanhado o período inicial de treinamento de potros Puro Sangue de Corrida a fim de detectar precocemente o surgimento de claudicação nestes animais e com isso evitar o agravamento de possíveis lesões (capítulo 4). Para estes trabalhos serão utilizados animais alojados no Círculo Militar de Uruguaiana, animais alojados no Haras MD de Passo Fundo, animais provenientes da rotina clínica e animais alojados nos centros de treinamento de cavalos Puro Sangue de Corrida da região serrano do Rio de Janeiro. Em todas as etapas (capítulos) do projeto as animais serão instrumentados com três sensores inerciais sem fio: um acelerômetro posicionado no alto da cabeça; um acelerômetro na garupa, sobre as tuberosidades sacrais; um giroscópio no aspecto dorsal da quartela do membro torácico direito. Estes sensores serão responsáveis por medir a aceleração vertical da cabeça e da pelve e a velocidade angular do dígito do membro torácico direito, os quais serão enviados em tempo real a um computador portátil onde serão analisados mediante um software es. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Coordenador / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante.
-
2011 - 2012
Plasma rico em plaquetas (PRP): avaliação de seis diferentes protocolos de obtenção, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar seis protolocos de obtenção do plasma rico em plaquetas. Dez pôneis serão coletados 240 ml de sangue da veia jugular que acondicionados em tubos contendo citrato/fosfato/dextrose/adenina como anticoagulante. Para cada protocolo serão utilizados 40 ml de sangue que passarão por duas centrifugações. Na primeira centrifugação será retirado do tubo o plasma e uma pequena camada chamada de zona de névoa, constituída de leucócitos e plaquetas maiores. Em um novo tubo será realizada uma 2ª centrifugação onde será retirado um terço do plasma sobrenadante e ficará somente o plasma rico em plaquetas. Posteriormente, no plasma rico em plaquetas, será submetido à contagem das plaquetas e após sua ativação a dosagem dos fatores de crescimento. Será considerado o protocolo mais seguro e eficaz aquele que concentrar um número maior de plaquetas e fatores de crescimento e também aquele que apresentar menor variação entre contagem de plaqueta e fatores de crescimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / KARIN ERICA BRASS - Integrante / MARA IOLANDA BATISTELLA RUBIN - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Integrante / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante.
-
2011 - Atual
Frequência de alterações ósseas no tarso de equinos da raça crioula com até dois anos de idade, Descrição: Com o objetivo de definir a frequência de alterações ósseas provenientes de DOD em potros da raça crioula com menos de dois anos de idade, serão recolhidos dados como altura, peso, exercício realizado e alimentação do animal. Após os animais serão fotografados e quatro posições radiográficas do tarso dos animais serão utilizadas para diagnóstico de lesões articulares e/ou ósseas. A frequência será comparada com a frequência encontrada em animais não estabulados e criados em condições de campo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Coordenador / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / Gabriele B. Silva - Integrante / MIGUEL GALLIO - Integrante / Jacob Thiele - Integrante / Fabiano Rocha Trevisan - Integrante.
-
2010 - 2011
Biodisponibilidade e tolerabilidade do diclofenaco de sódio após aplicação cutânea e oral em pôneis sadios, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar a biodisponibilidade e a tolerabilidade do diclofenaco de sódio administrado por duas diferentes vias em pôneis sadios. Doze pôneis machos inteiros, clinicamente sadios, serão submetidos a exame clínico geral e específico para descartar a presença de qualquer alteração sistêmica ou articular no tarso. Posteriormente eles serão divididos em três grupos: grupo 1 (tratado com diclofenaco de sódio 7% para uso tópico 2,5 mg/kg duas vezes ao dia por três dias), grupo 2 (tratado com diclofenaco de sódio 7% oral 2,5 mg/kg duas vezes ao dia por três dias) e grupo 3 (tratado com fenilbutazona oral 2,5 mg/kg duas vezes ao dia por três dias). Os animais serão avaliados mediante hemograma, leucograma, bioquímico e coagulograma e farmacocinética do diclofenaco de sódio. As coletas de líquido sinovial para análise laboratorial e avaliação da concentração do fármaco serão feitas após 6, 12 e 24 horas do início do tratamento. As coletas de sangue para obtenção das amostras de plasma serão realizadas no momento anterior a administração do medicamento, e também 0.5, 1, 3, 6, 9, 12, 24, 36, 48, 60, 72, 96, 120 e 144 horas pós-medicação horas após o tratamento. Já as amostras para hemograma, leucograma, bioquímico e coagulograma serão feitas no momento anterior a administração do medicamento e também 24, 48, 72, 96, 120 e 144 horas após início do experimento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Coordenador / KARIN ERICA BRASS - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Integrante / ENDRIGO POMPERMAYER - Integrante / SÉRGIO LUIZ DALMORA - Integrante / STÉFANO LEITE DAU - Integrante / ROBERTA CARNEIRO DA FONTOURA PEREIRA - Integrante / LAUREANA AQUINO SANT ANA - Integrante / Gabriele B. Silva - Integrante.
-
2007 - 2012
Avaliação clínica, termográfica e ultra-sonográfica do sistema locomotor de eqüinos da raça crioula submetidos a treinamento, Descrição: Com o objetivo de avaliar cientificamente a aplicabilidade e validade da técnica de termografia diagnóstica, comparad aos exames radiográficos e ultra-sonográficos, aproximadamente 100 (cem) cavalos da raça Crioula, admitidos no Hospital Veterinário da UFSM, conforme metodologia estabelecida anteriormente (TURNER 1992). Os animais serão submetidos a um exame físico de rotina centralizado no sistema locomotor. Após exame físico criterioso, os animais serão submetidos ao exame específico do sistema locomotor, visando determinar a existência de claudicação e localizar a sua origem. Os exames obedecerão a protocolos já estabelecidos internacionalmente (American Association of Equine Practitioners - AAEP, 1987). Então os animais serão submetidos a um exame termográfico para se avaliar presença de assimetrias na temperatura superficial das áreas de interesse. Os serviços de radiologia e ultra-sonografia serão realizados quando indicados para confrontar os dados destas modalidades dignósticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Integrante / RICARDO POZZOBON - Integrante / MARA IOLANDA BATISTELLA RUBIN - Integrante / Flávio Dessessards De La Corte - Coordenador / diego rafael palma da silva - Integrante / Diego De Gasperi - Integrante / THIAGO REIS RIBEIRO DA LUZ - Integrante / ENDRIGO POMPERMAYER - Integrante / CARLOS ANTONIO MONDINO SILVA - Integrante / ANDRESSA BUENO - Integrante / CLODOALDO SANTIN DILL - Integrante.
-
2007 - 2009
Influência de diferentes Antiinflamatórios Não Esteroidais (Seletivo e Não Seletivo para Ciclooxigenase-2) sobre a qualidade do sêmen de garanhões Pôneis., Descrição: Em resumo, a expressão de COX-2 e a localização no trato reprodutivo dos machos, variam muito entre as espécies. Muitos garanhões participam de competições, e isto aumenta o risco de lesões, levando ao tratamento desses animais com algum tipo de AINE. Na literatura ainda existem poucos estudos sobre a função reprodutiva ou qualidade do sêmen de garanhões tratados com diferentes tipos de anti-inflamatórios. Além disso, a atuação das COX-1 e 2 no trato reprodutivo dos eqüinos ainda não está completamente esclarecida, bem como a função das prostaglandinas derivadas da ação dessas ciclooxigenases. Com o objetivo de avaliar o efeito da administração prolongada de diferentes AINEs sobre o trato reprodutivo de machos eqüinos, serão utilizados 12 garanhões pôneis divididos em três grupos, os quais serão tratados com doses terapêuticas diárias de Cetoprofeno e de Meloxicam durante 30 dias, e o último grupo como controle não receberá nenhum medicamento. O efeito dos fármacos através da inibição da COX-1 e 2 será avaliado sobre a qualidade do sêmen, células testiculares e sobre a concentração de prostaglandinas no plasma seminal. Além de correlacionar a localização da expressão de COX-2 com sua função, através de sua inibição com um AINE mais seletivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Coordenador / RICARDO POZZOBON - Integrante / ALINE CORRÊA DA SILVA - Integrante / MARA IOLANDA BATISTELLA RUBIN - Integrante / EDUARDO ALMEIDA DA SILVEIRA - Integrante.
-
2007 - 2008
Estudo do gene Spi2 em eqüinos sadios e com obstrução recorrente das vias aéreas, Descrição: A obstrução recorrente das vias aéreas (ORA) é umas das enfermidades pulmonares diagnosticadas com maior freqüência em eqüinos com idade superior a seis anos. Ela se caracteriza por ser de origem multifatorial incluindo componentes ambientais e genéticos. Com o objetivo de identificar uma predisposição genética a ORA, amostras sanguíneas de 37 cavalos Puro Sangue de Corrida serão submetidas à técnica de PRC-SSCP para a verificação de polimorfismo no padrão de migração de bandas de quatro éxons do gene Spi2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / KARIN ERICA BRASS - Coordenador / RICARDO POZZOBON - Integrante / ALINE CORRÊA DA SILVA - Integrante.
-
2005 - 2007
Sexagem por PCR de embriões bovinos produzidos in vitro (PIV) com sêmen selecionado pelos métodos Percoll e Swim-Up, Descrição: Neste estudo serão avaliados dois métodos de seleção espermática: o Percoll e o Swim-Up, com a finalidade de determinar o desvio de machos e fêmeas nos dois métodos. No segundo experimento, serão testados tempos de centrifugação e gradientes de concentração diferentes no método Percoll, com a finalidade de obter um protocolo que proporcione maior seleção de espermatozóides X. Será realizada a sexagem dos embriões para verificar o sexo dos mesmos, através da técnica da reação da polimerase em cadeia (PCR) descrita a seguir. Serão utilizadas duas combinações de primers denominados de BSP (forward e reverse) e de BOV97M (forward e reverse). Os primers BSP têm a finalidade de amplificar somente DNA bovino (independente do sexo), pois foram desenhados a partir de um gen autossômico bovino e os primers BOV97M têm a finalidade de amplificar somente DNA masculino, pois foram desenhados a partir de um fragmento do cromossomo Y. O produto amplificado com os primers BSP terá 216 pares de bases (pb) e com os primers BOV97M terá 141pb. Serão corridos, aproximadamente, 6 l do produto do PCR em gel de agarose 4%. Quando forem visualizadas duas bandas, o embrião será considerado do sexo masculino e, quando for visualizada somente uma banda, o embrião será considerado do sexo feminino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos da Silva Azevedo - Integrante / CAROLINE ANTONIAZZI WOLF - Coordenador / KARIN ERICA BRASS - Integrante.
Prêmios
2021
Paraninfo da Turma XV de Medicina Veterinária da UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Ururguaiana.
2020
Paraninfo da Turma XIV de Medicina Veterinária UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Ururguaiana.
2019
Amigo da Turma XIII de Medicina Veterinária da UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Ururguaiana.
2017
Paraninfo da Turma de medicina Veterinária 2017.2, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Curitibanos.
2016
Melhor resumo na categoria CIRURGIA DE EQUIDEOS, apresentado nA XVII CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DE EQUIDEOS.
2016
Aprovado, em primeiro lugar, em processo seletivo para professor substituto na área de Clínica de Grandes Animais, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas.
2015
Segundo melhor resumo na categoria CIRURGIA DE EQUIDEOS, apresentado no XVI CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DE EQUIDEOS.
2015
Terceiro melhor resumo na categoria CIRURGIA DE EQUIDEOS, apresentado no XVI CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DE EQUIDEOS.
2015
Aprovado, em segundo lugar, em processo seletivo para professor efetivo, na área de Medicina Veterinária, Subárea Clínica de Equinos e Reprodução Animal, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
2015
Aprovado, em segundo lugar, no concurso público para professor adjunto A de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Curitibanos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Curitibanos.
2015
Aprovado, em sexto lugar, no concurso público para professor adjunto A de Semiologia Veterinária da Universidade Federal do rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
2014
Segundo melhor resumo na categoria CLINICA DE EQUIDEOS, durante o VIII SIMPÓSIO ABRAVEQ NORDESTE / III SIMPÓSIO ALAGOANO DE MEDICINA EQUINA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DE EQUIDEOS.
2014
Aprovado, em segundo lugar, em processo seletivo para professor hora-aula, na área de Ciências Veterinárias, Subárea Clínica e Reprodução de Equinos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
2008
Quarto Lugar sobre Histórico Escolar da Turma do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
2003
Atestado de Louvor por ter obtido a maior média de notas no Curso de Técnico Agrícola, CREA-RS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pampa, Medicina Veterinária. , BR 472 - Km 585, Centro, 97501970 - Uruguaiana, RS - Brasil, Telefone: (55) 39110204, Ramal: 2274
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor das disciplinas de Semiologia Clínica Veterinária e Clínica Médica de Equideos no curso de graduação em Medicina Veterinária e colaborador na disciplina de Tópicos Especiais em Medicina de Equinos no curso de Mestrado em Ciência Animal.
Atividades
-
05/2022
Direção e administração, Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Coordenador substituto, PORTARIA No 817, DE 16 DE MAIO DE 2022.
-
03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina Veterinária.,Cargo ou função, MEMBRO DO NDE, PORTARIA N 508, DE 30 DE MARÇO DE 2021.
-
05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ética no Uso de Animais.,Cargo ou função, membro.
-
10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária.
-
03/2018
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa.,Atividade realizada, Avaliador.
-
10/2017
Ensino, Residência Integrada em Medicina Veterinária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tutor do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária
-
09/2017
Ensino, CIÊNCIA ANIMAL, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na disciplina de Tópicos Especiais em Medicina de Equinos
-
08/2017
Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário Veterinário.,Serviço realizado, Atendimento clínico de equinos.
-
02/2021 - 05/2022
Direção e administração, Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, COORDENADOR, PORTARIA N 171, DE 28 DE JANEIRO DE 2021.
-
10/2021 - 03/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE DA UNIPAMPA.
-
01/2018 - 03/2018
Direção e administração, Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Coordenador substituto do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.
-
01/2018 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE DA UNIPAMPA.
2017 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Institucional, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro da comissão avaliadora dos pedidos de validação de atividades complementares do curso de graduação em medicina veterinária no semestre 2017/1
2016 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor responsável pelas disciplinas de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica Médica de Grandes Animais II e Equinocultura, atuando como colaborador nas disciplinas de Obstetrícia Veterinária, Técnica Cirúrgica Veterinária, Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária e Clínica Médica de Grandes Animais I
2008 - 2015
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: aluno de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de docência orientada
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário Assistente, Carga horária: 44
Outras informações:
Médico Veterinário Assistente na Clínica de Equinos da Universidade Federal de Santa Maria
2004 - 2007
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio Extra-curricular no Laboratório de Imunogenética
2015 - 2015
Universidade de Cruz AltaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor em caráter especial, Carga horária: 25
Outras informações:
Responsável didático pela Disciplina de ?Principais Afecções Locomotoras do Equino Atleta?, do curso de Especialização em Reprodução, Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos.
2014 - 2014
Universidade de Cruz AltaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor em caráter especial, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável didático pela Disciplina de férias de ?Clínica de Equinos?
2013 - 2013
Universidade de Cruz AltaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor em caráter especial, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável didático pela Disciplina de férias de ?Clínica de Equinos?
2015 - 2016
Laboratório de embriologia animalVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
2008 - 2008
Stud TNTVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 56
Outras informações:
Estágio Extra-curricular na área de Reprodução Eqüina
2008 - 2008
Horse Center - Laboratório e Clínica VeterináriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44
Outras informações:
Estágio Curricular na área de Clínica e Cirurgia de Eqüinos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos da Silva Azevedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?