Maria Helena D Aquino Benicio

Possui graduação em Medicina (1969) e residência em Pediatria (1972) pela Universidade Federal de São Paulo, especialização em Nutrição pela Institución Mexicana de Assistencia a la niñes (1973-74), doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (1983). Título de Livre Docente pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora sênior do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS/USP), tendo sido Vice-Coordenadora Científica do Núcleo até 2015. Publicou 91 artigos em periódicos, 80 trabalhos em anais de congressos e 15 capítulos de livros. No Web of Science possui 78 artigos indexados e mais de 900 citações (H=18). Orientou 15 mestrados e 18 doutorados. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de coorte durante a gestação e pós-parto; avaliação do impacto de intervenção quanto à alimentação e atividade física durante a gestação; aleitamento materno e práticas de alimentação infantil; modelos estatísticos de predição da desnutrição infantil; análise estatística multinível; cuidado infantil e apoio social; inquéritos de saúde e nutrição em menores de cinco anos; determinantes do peso ao nascer.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)

1977 - 1983

Universidade de São Paulo
Título: FATORES DE RISCO DE BAIXO PESO AO NASCER EM RECEM-NASCIDOS VIVOS - MUNICIPIO DE SAO PAULO, 1978
Orientador: JOSE MARIA PACHECO DE SOUZA
Palavras-chave: RECEM NASCIDOS DE BAIXO PESO; FATORES DE RISCO; METODO.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização - Residência médica

1970 - 1972

Universidade Federal de São Paulo
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: .

Especialização em Nutrição

1973 - 1974

INstitucion Mexicana de Assitencia a la Niñes
Título: Correlaciones Biológicas y Ambientales de La Estatura Del Niño a los 7,5 Años

Graduação em Medicina

1964 - 1969

Universidade Federal de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congreso Latinoamericano de Salud Pública. Alimentación y actividad física durante el embarazo: conocimiento y prácticas prenatales de los médicos y enfermeras. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciana Barbiere Fernandes

Cury, Alexandre Faisal;BENÍCIO, MHA; CARVALHAES, M. A. B. L.; MENEZES, P. R.. Associação entre introdução precoce de alimentos complementares e depressão pós-parto em mulheres com histórico de depressão na gravidez. 2019. Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Alves Pereira

Conde, Wolney Lisboa;BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINOCARVALHAES, M. A. B. L.; Cerqueira, Mônica Maria Osório de. Estimativas dos efeitos dos determinantes do aleitamento materno em inquéritos na América Latina e Caribe. 2018. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Simone Cristina Scarpa Romero

TAKITO, M. Y.BENICIO, M.H.D.A.; DOMINGUES, M. R.. Gestação ativa: influência do profissional de saúde no comportamento da mulher. 2014 - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Marques Oliboni

ALVARENGA, M. S.;BENICIO, M.H.D.A.; VITALLE, M. S. S.. Duas grandes transformações ao mesmo tempo: atitudes em relação à alimentação e ao corpo em gestantes e adolescentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Karen Marianne Soares Caldeira

SOUZA, S. B.; GIMENO, S. G. A.;BENICIO, M.H.D.A.. Excesso de peso e sua relação com a duração do aleitamento materno em pré-escolares de um munício de Minas Gerais, MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Gislene dos Anjos Tamasia

VENANCIO, S. I.; SALDIVIA, S. R. D. M.;BENICIO, M.H.D.A.. Perfil da amamentação e alimentação complementar no município de Registro-SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Andréia Cardoso de Santana

BENICIO, M.H.D.A.; CARVALHAES, M. A. B. L.; SALDIVA, S. R. D. M.. Consumo alimentar na gestação e ganho ponderal: um estudo de coorte de gestantes da zona oeste do município de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Mahmi Fujimori

BENICIO, M.H.D.A.; REA, M. F.; BASSICHETTO, K. C.. Aleitamento Materno: saberes e práticas na atenção básica à saúde do sudoeste mato-grossense. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Passanha

BENICIO, M.H.D.A.CARVALHAES, M.A.B.L.VENANCIO, S.I.. Padrão de aleitamento materno em menores de seis meses do município de Ribeirão Preto, segundo apoio recebido nas maternidades e no acompanhamento ambulatorial. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela dos Santos Buccini

BENICIO, M.H.D.A.; SANCHES, M. T. C.;VENANCIO, S.I.. Determinantes do uso da chupeta e mamadeira em crianças menores de um ano nas capitais brasileiras e distrito federal. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Mahmi Fujimori

REA, M. F.;BENICIO, M.H.D.A.; TOMA, T. S.. Aleitamento Materno: saberes e práticas na atenção básica à saúde do sudoeste mato-grossense. 2011. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Serra Granado

CARDOSO, M. A.; BENICIO, Maria Helena D' Aquino; MUNIZ, P. T.. Evolução de indicadores nutricionais de saúde infantil entre 2003 e 2007 em área urbana de Acrelândia, Acre. 2011. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Ferreira Marcolino

REA, M. F.; BENICIO, Maria Helena D' Aquino; PANEGASSI, G. Alimentação de crianças menores de 18 meses atendidas pelo PSF em dois municípios de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Regicely Aline Brandão Ferreira

BENICIO, M.H.D.A.; MONTEIRO, C.A.; SOUZA, J. M. P.. Influência da história reprodutiva sobre a obesidade em mulheres brasileiras segundo macrorregiões geográficas. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosana Ana Bettini

SZARFARC, S. C.BENICIO, M.H.D.A.TADDEI, J. A. A. C.. Prevalência de anemia e fatores de risco associados, em crianças de 06 a 24 meses no município do Guarujá. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa Daniela de Oliveira Colebrusco

BENICIO, M.H.D.A.CARVALHAES, M.A.B.L.. Fatores associados à retenção de peso pós-parto. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernada Ferreira Marcolino

REA, M. F.;BENICIO, M.H.D.A.; CARDOSO, M.A.A.. Práticas de alimentação complementar de crianças menores de 18 meses em dois municípios paulistas. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Bortoletto Martins

BENICIO, M.H.D.A.. Consumo alimentar durante a gestação: fatores associados e influência sobre a retenção de peso quinze dias pós-parto em mulheres clientes de serviço público de saúde em São Paulo (SP). 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Letícia Cristina Abreu

BENICIO, M.H.D.A.. Impacto da fortificação das farinhas com ferro, no controle da anemia em gestantes: estudo em um serviço público de saúde do município de São Bernardo do Campo. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elaine Gomes da Silva

PERAÇOLI, J.C.; CALDERON, I.M.P.;BENICIO, M.H.D.A.. Bioimpedância na gravidez: resistência e reactância de gestantes com pré-eclampsia. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fábio Luis Ceschini

BENICIO, M.H.D.A.. ?Análise descritiva do nível de atividade física em adolescentes de uma escola pública do distrito de Vila Nova Cachoeirinha em São Paulo-SP?. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Feldenheimer da Silva

BENICIO, M.H.D.A.. ?Redes de apoio social em gestantes de baixa renda do município de São Paulo e sua influência sobre o peso ao nascer?. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Inês Bezerra de Melo

BENICIO, M.H.D.A.. ?Avaliação do estado nutricional de gestantes utilizando três diferentes métodos de classificação antropométrica: um estudo transversal?. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Campello Bresani

BENICIO, M.H.D.A.. ?Utilidade diagnóstica dos parâmetros eritrocitários, da classificação morfológica das hemácias e da ferritina sérica em gestantes de baixo risco: um estudo transversal?. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Suely de Oliveira Melo

BENICIO, M.H.D.A.. ?Determinantes do crescimento fetal e do peso ao nascer?. 2006. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Paula Lisiane de Assunção

BENICIO, M.H.D.A.. ?Fatores associados ao ganho de peso gestacional em uma coorte no nordeste brasileiro?. 2006. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Fabíola de Souza Amaral

BENICIO, M.H.D.A.. ?Determinantes da retenção de peso após o parto em mulheres atendidas nos serviços públicos de pré-natal do Distrito Federal?. 2006. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lilian Cristina Cotrim

BENICIO, M.H.D.A.. ?Aleitamento materno exclusivo e uso de chupeta nos primeiros quatro meses de vida?. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças) - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Aluno: Caroline Villar Jorge

BENICIO, M.H.D.A.. ?Peso ao nascer em Curitiba 2001: preditores e efeitos conjuntos?. 2005. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luciana da Silva Sampaio Jorge

BENICIO, M.H.D.A.. ?Perfil nutricional de gestantes atendidas no Programa de Assistência Pré-natal do município de Itapevi-SP?. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças) - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Aluno: Renata Scanferla Siqueira

BENICIO, M.H.D.A.. ?Poderia o aleitamento materno reduzir o risco de obesidade em crianças e adolescentes?. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cláudia Regina Koga

BENICIO, M.H.D.A.. ?Estado nutricional de escolares de 7 a 10 anos de idade: diagnóstico e comparação de métodos?,. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Cristina Konno

BENICIO, M.H.D.A.. ?Evolução ponderal de gestantes clientes de serviço público de pré-natal: influência de fatores socioeconômicos, reprodutivos e comportamentais?. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Carvalho Cacavallo

BENICIO, M.H.D.A.. ?Alimentação no primeiro semestre de vida de crianças com risco para o desenvolvimento de asma e/ou atopia. Projeto Chiado?. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kelva Karina Nogueira de Carvalho de Aquino

BENICIO, M.H.D.A.. ?Determinantes do ganho de peso excessivo em gestantes atendidas nos serviços de Saúde Pública do Distrito Federal?. 2004. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tamara Eugenia Stulbach

BENICIO, M.H.D.A.. ?Determinantes do ganho ponderal excessivo durante a gestação em um serviço público pré-natal de baixo risco?. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suzana Maria Rebelo Sampaio da Paz

BENICIO, M.H.D.A.. ?Prática alimentar e sua relação com o crescimento nos primeiros seis meses de vida?. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA

BENICIO, M.H.D.A.. ?Determinantes da capacidade funcional de idosos residentes no distrito de São Paulo?. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rita Maria Monteiro Goulart

BENICIO, M.H.D.A.. ?Evolução do estado nutricional de crianças submetidas a programa de suplementação alimentar e ações educativas à família no município de Itaquaquecetuba?. 1998. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANAMARIA ELENA RICALDE PAREJA

BENICIO, M.H.D.A.. ?Contribuição para o estudo do perímetro braquial na avaliação do estado nutricional da gestante?. 1994. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosemaire Andreazza

BENICIO, M.H.D.A.. ????. 1993. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Paulo Rogério Gallo

BENICIO, M.H.D.A.. ?Fatores associados à desnutrição protéico-energética em crianças menores de cinco anos usuárias da rede estadual de saúde do município de Guarulhos, 1987?. 1991. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Pinheiro Chaves

BENICIO, M.H.D.A.. ?Efeito da suplementação alimentar em crianças desnutridas: comparação entre dois programas?. 1988. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Florita Brickmann Areno

BENICIO, M.H.D.A.. ????. 1984. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Naiá Ortelan

BENÍCIO, MHA; ANTUNES, J. L. F.;CARVALHAES, M. A. B. L.; LOUZADA, M. L. C.; VENANCIO, S. I.. Avaliação da alimentação de lactentes menores de um ano nascidos com baixo peso: estudo transversal em 64 municípios brasileiros. 2018. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva

REA,Marina Ferreira;BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO; Moises Goldbaum; Oliveira, Maria Inês Couto de. Análise do custo-efetividade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança na promoção da amamentação e redução da mortalidade infantil. 2018. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Buccini

VENANCIO, SONIA ISOYAMABENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO; GIUGLIANI, E. R. J.;Monteiro, Carlos Augusto; SANCHES, M. T. C.. Evolução do uso de chupeta e sua influência no aleitamento materno exclusivo no Brasil, 1999-2008. 2017. Tese (Doutorado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Passanha

BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA BARROS LEITE; LOUZADA, M. L. C.; SALDIVA, S. R. D. M.. Consumo alimentar de crianças paulistas no segundo semestre de vida: pesquisa de prevalência de aleitamento materno em municípios brasileiros, 2008. 2017. Tese (Doutorado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Evelyn Fabiana Costa

BENICIO, M.H.D.A.; BOGUS, C. M.;FLORINDO, A. A.; GOMES, G. A. O.; LOCH, M. R.. Promoção da atividade física no Sistema Único de Saúde tendo como promotores os Agentes Comunitários de Saúde. 2015. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbara Hatzlhoffer Lourenço

CARDOSO, M. A.; MONTEIRO, C. A.;BENICIO, M.H.D.A.; VICTORA, C. G.; BARRETO, M. L.. Determinantes do crescimento linear e ganho de peso durante a infância em Acrelândia, Estado do Acre, Amazônia Ocidental Brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ema Cândida Branco Fernandes

SARTORELLI, D. S.; BARBIERI, M. A.; BETTIOL, H.; MENDES, L. L.;BENICIO, M.H.D.A.. Determinantes da desnutrição infantil na Comuna de Bom Jesus, Angola: Aplicação do modelo de análise hierarquizado. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Tereza Borges de Araujo Frota

SZARFARC, S. C.; LEONE, C.;BENICIO, M.H.D.A.; BERTOLI, C. J.; BRAGA, J. A. P.. Prevalência e fatores associados à anemia em crianças e mulheres atendidas pela estratégia de Saúde da Família no Maranhão. 2013. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Bortoletto Martins

MONTEIRO, C. A.; MONDINI, L.;BENICIO, M.H.D.A.BARROS, A. J. D.. Impacto do Programa Bolsa Família sobre a aquisição de alimentos em famílias brasileiras de baixa renda. 2013. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Elaine Gomes da Silva

PERAÇOLI, J.C.; COSTA, R. A. A.; NOMURA, R. M. Y.; PARPINELLI, M. A.;BENICIO, M.H.D.A.. Impedância Bioelétrica na Ocorrência de Pré-eclâmpsia. 2012. Tese (Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Lucia Medeiros de Souza

BENICIO, M.H.D.A.; MONTEIRO, C.A.;VENANCIO, S.I.. Programas de transferência de rena e seu impacto sobre o estado nutricional de crianças e adultos na Região Nordeste do Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Nutrição Humana Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tereza Setsuko Toma

BENICIO, M.H.D.A.; GIUGLIANI, E.R.J.;VENANCIO, S.I.; TOMPSON, Z.. "Alimentação de crianças do Programa Saúde Pública da Família (PSF): fatores associados à amamentação plena e impacto de um curso de aconselhamento em alimentação infantil nos conhecimentos de trabalhadores da saúde". 2008. Tese (Doutorado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Wenzel

SOUZA, S.B.; LEONE, C.; GIMENO, S.G.A.;VENANCIO, S.I.BENICIO, M.H.D.A.. "Aleitamento materno: estudo nacional da prevalência e determinantes no Brasil, nas macro-regiões e áreas urbanas e rurais". 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Giana Zarbato Longo

SOUZA, J. M. P.;SZARFARC, S. C.; ISLLER, H.;VENANCIO, S.I.BENICIO, M.H.D.A.. ?Prevalência de aleitamento materno completo em unidades básicas de saúde nas cinco regiões do Brasil?. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria de Fátima Fernandes Pussick Nunes

BATISTA FILHO, M.;BENICIO, M.H.D.A.BARRETO, M. L.; COSTA, M.C.N.. ?Fatores associados ao retardo de crescimento intra-uterino em recém-nascido em maternidade pública da cidade de Salvador-Bahia?. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Lucia de Siqueira Brito

BENICIO, M.H.D.A.; FRANÇA JUNIOR, I.;BARROS, A.J.D.CARVALHAES, M.A.B.L.. ?Evolução do padrão reprodutivo e sua influência sobre a prevalência do retardo do crescimento infantil no nordeste do Brasil?. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Viviane Gabriela Simon

SOUZA, S.B.; ISLLER, H.; LEONE, C.;VENANCIO, S.I.BENICIO, M.H.D.A.. ?Relação entre aleitamento materno, alimentação complementar e sobrepeso e obesidade em crianças de 2 a 6 anos de idade matriculadas em escolas particulares no município de São Paulo?. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marlos Rodrigues Domingues

BENICIO, M.H.D.A.. ?Atividades físicas nas gestantes da coorte de 2004?. 2007. Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Martins Valente Guimarães

CESAR, C. L. G.; LITVOC, J.; PEREIRA, J.C.R.; BENSENOR, I.J.M.;BENICIO, M.H.D.A.. ?Desigualdades em Saúde do adulto: análise do estilo de vida no estado de São Paulo?. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kátia Cristina Bassichetto

BENICIO, M.H.D.A.. ?Aconselhamento em alimentação infantil ? avaliação de uma proposta da Organização Mundial da Saúde para capacitação de profissionais de saúde da cidade de São Paulo?. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças) - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Aluno: Monica Yuri Takito

BENICIO, M.H.D.A.; NETO, C.M.; CURY, A.F.; FLORINDO, A. A.. ?Atividade física durante a gestação e baixo peso ao nascer: um estudo de casos e controles?. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bettina Gerken Brasil

SOUZA, S.B.; SILVA, I.A.; LEONE, C.; LEFEVRE, A.M.C.;BENICIO, M.H.D.A.. ?Percepções, experiências e atitudes em relação ao aleitamento materno, de mulheres atendidas em unidades de saúde no município de São Paulo?. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA

BENICIO, M.H.D.A.; LATORRE, M.R.D.O.; MARUCCI, M.F.N.; RAMOS, L.R.;CARVALHAES, M.A.B.L.. ?Determinantes do estado nutricional de idosos do município de São Paulo: fatores sócioeconômicos, redes de apoio social e estilo de vida?. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alicia Matijasevich Manitto

BENICIO, M.H.D.A.. Fatores de risco de morte fetal: estudo de casos e controles populacional em Montevidéu, Uruguai. 2005. Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria do Rosário Gondim Peixoto

BENICIO, M.H.D.A.; LATORRE, M.R.D.O.;JARDIM, P. C. B. V.; LOTUFO, P.A.. ?Estudos de índices antropométricos na população adulta de Goiânia?. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wolney Lisboa Conde

SOUZA, J. M. P.; FILHO, A.A.B.; CASTRO, I.R.R.;BENICIO, M.H.D.A.. ?Desenvolvimento e aplicação de sistema classificatório para avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros baseado no índice de massa corporal?. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gioconda Iole Giovanna Recine

BENICIO, M.H.D.A.; NETO, J.F.M.; SVEJNFELD, V. L.; LATORRE, M.R.D.O.; MARUCCI, M.F.N.. ?A influência da história reprodutiva e do estado nutricional sobre a densidade mineral óssea de mulheres adultas?. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Antonieta de Barros Leite Carvalhaes

BENICIO, M.H.D.A.. ?Cuidado infantil e desnutrição no segundo ano de vida: um estudo de casos e controles?. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Patricio Ortiz Flores

BENICIO, M.H.D.A.. ?Características da mortalidade neonatal no estado de São Paulo?. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Inês Rugani Ribeiro de Castro

BENICIO, M.H.D.A.. ?Efetividade da suplementação alimentar na recuperação nutricional de crianças: avaliação do programa ?Leite é saúde? (PLS) no município do Rio de Janeiro?. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denise Costa Coitinho

BENICIO, M.H.D.A.. ?A influência da história reprodutiva no índice de massa corporal de mulheres brasileiras?. 1998. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Helena dos Santos

BENICIO, M.H.D.A.. ?Prevalência, distribuição e determinantes do retardo do crescimento infantil na população urbana do estado do Pará. Brasil?. 1998. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Lucia Rosa Stefanini

BENICIO, M.H.D.A.. ?Merenda escolar: história, evolução e contribuição no atendimento das necessidades nutricionais da criança?. 1998. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Franca Junior

BENICIO, M.H.D.A.. Mudança secular das estaturas de jovens na cidade de São Paulo, 1950-1976: uma abordagem para discutir a saúde. 1998. Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Makumbundu Kitoko

BENICIO, M.H.D.A.. ?Práticas de alimentação infantil em Luanda: evolução nas últimas décadas, padrões atuais, determinantes do desmame precoce e controle da propaganda de substitutos do leite materno?. 1997. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lenise Mondini

BENICIO, M.H.D.A.. ?Desnutrição e obesidade no Brasil: Relevância epidemiológica e padrões de distribuição intra-familiar em diferentes estratos econômicos e regionais?. 1996. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fátima Maria Lindoso da Silva Lima

BENICIO, M.H.D.A.. ?????. 1993. Tese (Doutorado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eleuse M

BENICIO, M.H.D.A.. de Brito Guimarães. ?????. 1993. Tese (Doutorado em Medicina (Pediatria)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Roberto de Oliveira

BENICIO, M.H.D.A.. Epidemiologia da desnutrição: teoria e prática. 1989. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tamara Beres Lederer Goldberg

BENICIO, M.H.D.A.. ?????. 1989. Tese (Doutorado em Medicina (Pediatria)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Chester Luiz Galvão Cesar

BENICIO, M.H.D.A.. ?Fatores de risco associados à mortalidade infantil em Cotia e Vargem Grande Paulista, SP, 1984-1985 ? Uma proposta de Instrumentos Preditivos?. 1989. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Naiá Ortelan

BENICIO, M.H.D.A.; ANTUNES, J. L. F.; VENANCIO, S. I.. Padrão de aleitamento materno e práticas de alimentação complementar no primeiro ano de vida de crianças com baixo peso ao nascer e fatores associados: Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros, 2008. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Santos Araújo

CHIARAVALLOTI NETO, F.;BENICIO, M.H.D.A.; GIGANTE, D. P.. Saúde e nutrição no município de maior risco nutricional do País: Jordão, Acre, Amazônia Ocidental Brasileira. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Passanha

BENICIO, M.H.D.A.; SALDIVA, S. R. D. M.; VENANCIO, S. I.. Consumo alimentar de crianças paulistas no primeiro ano de vida: Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros, 2008. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela dos Santos Buccini

VENANCIO, S. I.;BENICIO, M.H.D.A.; GIULIANI, E. R. J.. Evolução do uso da chupeta e sua influência sobre a interrupção do aleitamento materno exclusivo nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: JORGINETE DE JESUS DAMIÃO

BENICIO, M.H.D.A.. Avaliação da implementação das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família e seu papel no cuidado à saúde - Estudo de caso do município do Rio de Janeiro. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tereza Setsuko Toma

BENICIO, M.H.D.A.. ?Conhecimentos e práticas de trabalhadores do Programa de Saúde da Família e de Mães da cidade de Itapira sobre alimentação de crianças menores de dois anos: um ensaio comunitário controlado e randomizado por Cluster?. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Orivaldo Florêncio de Souza

BENICIO, M.H.D.A.. ?Fatores associados ao estado nutricional infantil na Amazônia Ocidental brasileira?. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Wenzel Veras

BENICIO, M.H.D.A.. ?Interferência do estresse materno e do retardo da apojadura na duração do aleitamento materno?. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Viviane Gabriela Nascimento Simon

BENICIO, M.H.D.A.. ?Aleitamento materno, alimentação complementar e obesidade e sobrepeso em crianças de 2 a 6 anos de idade em escolas particulares no município de São Paulo ?. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Martins Valente Guimarães

BENICIO, M.H.D.A.. ?Desigualdades em saúde do adulto: alguns aspectos do estilo de vida em estudo de base populacional. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Lucia de Siqueira Brito

BENICIO, M.H.D.A.. ?Evolução do padrão reprodutivo e sua influência sobre o retardo do crescimento infantil no nordeste do Brasil: 1986-1996?. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Monica Yuri Takito

BENICIO, M.H.D.A.. ?Atividade Física durante a gestação e prematuridade: u estudo de casos e controles?. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marli Terezinha Oliveira Vannuchi

BENICIO, M.H.D.A.. ?Avaliação da efetividade de ações pró-amamentação na Unidade de neonatologia do hospital universitário regional do norte do Paraná-Londrina?. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pascoal Torres Muniz

BENICIO, M.H.D.A.. ?Parasitas intestinais e crescimento infantil na cidade de São Paulo?. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elizabetta Gioconda Iole Giovanna Recine

BENICIO, M.H.D.A.. ?Fatores associados à redução da densidade mineral óssea em mulheres adultas?. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosemarie Andreazza

BENICIO, M.H.D.A.. ?Influência do balanço energético sobre a deposição de gordura durante a gestação e sua relação com o crescimento fetal em gestantes de baixa renda do município de São Paulo?. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Antonieta de Barros Leite Carvalhaes

BENICIO, M.H.D.A.. ?Capacidade materna de cuidar e déficits de crescimento no 2º ano de vida: um estudo de casos e controles ?. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denise Costa Coitinho

BENICIO, M.H.D.A.. ?A influência da história reprodutiva no índice de massa corporal de mulheres brasileiras?. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Patricio Ortiz Flores

BENICIO, M.H.D.A.. ?Condicionantes sócio-demográficos da mortalidade infantil?. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Antonio Vellinho D?Angelo

BENICIO, M.H.D.A.. ?????. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lenise Mondini

BENICIO, M.H.D.A.. ?Convergências e divergências na distribuição intra-familiar do balanço energético em diferentes estratos sociais da população brasileira: implicações para a formulação de intervenções nutricionais?. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Lucia Rosa Stefanini

BENICIO, M.H.D.A.. ?Merenda escolar: história, evolução e papel no atendimento das necessidades nutricionais da criança?. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Helena dos Santos

BENICIO, M.H.D.A.. ?Desnutrição energético-protéica e retardo do crescimento infantil no Pará ? um estudo de tendência e determinantes?. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Natalie Cristina Almeida Lima Tonini

BENICIO, M.H.D.A.CARVALHAES, M.A.B.L.CARDOSO, M. A.. Impacto da orientação alimentar durante a gestação sobre o padrão de alimentação de gestantes: estudo de coorte controlado. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Marques Oliboni

ALVARENGA, M. S.;BENICIO, M.H.D.A.TANAKA, A. C. D.. Duas grandes transformações ao mesmo tempo: atitudes em relação à alimentação e ao corpo em gestantes adolescentes. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

BENICIO, M.H.D.A.. Relatório de Estágio de Campo Multiprofissional dos alunos do Curso de Saúde Pública para Graduados. 1981. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

BENICIO, M.H.D.A.. Relatório de Estágio de Campo Multiprofissional dos alunos do Curso de Saúde Pública para Graduados. 1979. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

BENICIO, M.H.D.A.. concurso de Professor Auxiliar do Departamento de Medicina Preventiva, Disciplina de Nutrição. 1996. Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Passanha

Padrão de aleitamento materno em menores de seis meses segundo apoio recebido em maternidades e no companhamento ambulatorial; 2012; Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Gabriela dos Santos Buccini

Determinantes do uso da chupeta e mamadeira em crianças menores de um ano nas capitais brasileiras e distrito federal; 2012; Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Andréia Cardoso de Santana

Fatores de risco para o baixo peso ao nascer: um estudo de coorte de gestantes do municipio de São Paulo; 2011; Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Regicely Aline Brandão Ferreira

Influência da paridade sobre o índice de massa corpórea de mulheres brasileiras; 2010; Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Ana Paula Bortoletto Martins

Influência da alimentação sobre a retenção de peso pós-parto município de São Paulo; 2009; Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Larissa Daniela de Oliveira Colebrusco

Fatores determinantes da variação de peso no período pós-parto; 2008; Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Ana Carolina Feldenheimer da Silva

?Influência do apoio social durante a gestação sobre a evolução ponderal e desfechos da gestação?; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Fábio Luis Ceschini

?Nível de atividade física em adolescentes do Município de São Paulo: influência do gênero, idade, nível sócio-econômico e estado nutricional?; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Silvia Cristina Konno

Evolução ponderal de gestantes clientes de serviço público de pré-natal: influência de fatores soócio-econômicos, reprodutivos e comportamentais; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Tamara Eugenia Stubalch

Determionantes do ganho ponderal excessivo durante a gestação em um serviço público de pré-natal de baixo risco; 2003; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

SILVANA CORDELINI

Índices antropométricos durante a gestação: um estudo de aplicabilidade; 2002; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Monica Yuri Takito

Atividade física e postura materna durante a gestação: influência sobre o peso ao nascer em gestantes atendidas em serviço público de saúde; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

TEREZA ETSUKO DA COSTA

DETERMINANTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS RESIDENTES NO DISTRITO DE SÃO PAULO; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Paulo Rogério Gallo

FATORES ASSOCIADOS A DESNUTRICAO PROTEICO-ENERGETICA EM CRIANCAS MENORES DE CINCO ANOS USUARIAS DA REDE ESTADUAL DE SAUDE DO MUNICIPIO DE GUARULHOS, 1987; ; 1991; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Helena dos Santos

ESTUDO DO IMPACTO NUTRICIONAL DA ATIVIDADE DE RECUPERACAO NUTRICIONAL EM CRIANCAS MENORES DE CINCO ANOS ATENDIDAS PELA SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DE SAO PAULO; ; 1990; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Naiá Ortelã

Avaliação da alimentação de lactentes menores de um ano nascidos com baixo peso: estudo transversal em 64 municípios brasileiros; 2018; Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Adriana Passanha

Consumo alimentar de crianças paulistas no primeiro ano de vida: Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros, 2008; 2017; Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Maíra Barreto Malta

?Desenvolvimento e avaliação da efetividade de uma ação educativa sobre atividade física e alimentação dirigida a profissionais que atuam no pré-natal de baixo risco do município de Botucatu-SP?; 2015; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu,; Coorientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Ana Lucia Medeiros de Souza

Programas de transferência condicionada de renda e seu impacto sobre o estado nutricional de crianças e adultos na Região Nordeste do Brasil; 2009; Tese (Doutorado em Nutrição Humana Aplicada) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Tereza Toma

?Avaliação da efetividade de programa de apoio ao aleitamento materno em municípios do Estado de São Paulo?; ; 2008; Tese (Doutorado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Ana Lucia de Siqueira Brito

?Evolução do padrão reprodutivo e sua influência sobre o retardo de crescimento infantil no Nordeste do Brasil; 1986-1996?; ; 2007; Tese (Doutorado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Monica Yuri Takito

Atividade física materna e baixo peso: um estudo de casos e controles; 2006; Tese (Doutorado em Doutourado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA

Determinantes do estado nutricional de idosos do município de São Paulo: fatores sócioeconômicos, redes de apoio social e estilo de vida; 2005; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Ana Lucia Medeiros de Souza

Avaliação de programas de transferência de renda; 2005; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Maria do Rosário Gondim Peixoto

Estudo de índices antropométricos na população adulta de Goiânia; 2004; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Anete Rissin

Desnutrição em crianças menores de cinco anos no Estado de Pernambuco: uma análise de relações causais hierarquizadas; ; 2003; 179 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

GILBERTO KAC

Fatores determinantes da retenção de peso pós-parto em uma coorte de mulheres com 9 meses de seguimento; ; 2002; 123 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Rosemarie Andreazza

Consumo energético e aumento ponderal durante a gestação; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Nutrição Em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Maria Antonieta L

CARVALHAES; DESNUTRIÇÃO E CUIDADO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASOS E CONTROLES; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Elizabetha Recine

A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA REPRODUTIVA E DO ESTADO NUTRICIONAL SOBRE A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DE MULHERES ADULTAS; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Denise Costa Coitinho

A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA REPRODUTIVA NO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE MULHERES BRASILEIRAS; 1998; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Helena dos Santos

PREVALÊNCIA, DISTRIBUIÇÃO E DETERMINANTES DO RETARDO DO CRESCIMENTO INFANTIL NA POPULA?AO URBANA DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL; 1998; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

M

A; A; CARDOSO; CUIDADO INFANTIL E DESNUTRICAO DE PRE-ESCOLARES: REGIAO NORDESTE E SUL DO BRASIL; ; 1995; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Vanessa Del Castillo Silva Couto

Consumo de alimentos ultraprocessados por gestantes atendidas na Atenção Básica de Botucatu, SP; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Fabiana Alves do Nascimento

Impacto de orientação dietética na promoção de alimentação saudável em gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Janaina Calu Costa

Retenção de peso pós parto em duas coortes de mulheres usuárias de serviço público de saúde em São Paulo (SP); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Maria Carolina Pelatieri Rodrigues do Vale

Determinantes socioeconômicos e demográficos da desnutrição infantil, com base na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 2006 (PNDS-2006); ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Daniela Santos Lima

Influência do retorno ao trabalho na retenção de peso pós-parto; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Carolina Harumi Kurashima

Padrão de atividade física e alimentação, retorno ao trabalho em puérperas de baixa renda; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Natalie Cristina Almeida LimaTonini

"Comparação do padrão de atividade física em duas coortes gestantes durante os três trimestres da gestação?; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Larissa Daniela de Oliveira Colebrusco

Efeito da orientação alimentar sobre o padrão de alimentação durante a gravidez: estudo de coorte controlado; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Marina Freire

Avaliação da dieta de gestantes; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Larissa Daniela de Oliveira Colebrusco

Avaliação da atividade física durante a gravidez em gestantes clientes de unidades básicas de saúde: um estudo de coorte; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Lenycia de Cássia Nery

Validação de questionário de Atividade Física; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública, Pró Reitoria de Pesquisa; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Juliana Watanabe

Validação de questionário de atividades físicas em gestantes; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena D Aquino Benicio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, Maíra Barreto ; LOUZADA, MARIA LAURA DA COSTA ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO ; BARROS, ALUÍSIO J. D. ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE . Ultra-processed Food Consumption by Pregnant Women: The Effect of an Educational Intervention with Health Professionals. Maternal and Child Health Journal , v. 1, p. 1-12, 2019.

  • ORTELAN, NAIÁ ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; BENICIO, MARIA HELENA D?AQUINO . Determinantes do aleitamento materno exclusivo em lactentes menores de seis meses nascidos com baixo peso. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 35, p. e00124618, 2019.

  • Adriana Passanha ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino ; VENÂNCIO, SONIA ISOYAMA . Exclusive breastfeeding changes in Brazil attributable to pacifier use. Ciência & Saúde Coletiva , v. on line, p. 17189, 2019.

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, Maíra Barreto ; PAPINI, SÍLVIA JUSTINA ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; CORRENTE, JOSÉ EDUARDO ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE . Adherence to dietary patterns during pregnancy and association with maternal characteristics in Brazilian pregnant women. NUTRITION , v. 5, p. 5-5, 2018.

  • PASSANHA, ADRIANA ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO ; VENÂNCIO, SONIA ISOYAMA . INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO SOBRE O CONSUMO DE BEBIDAS OU ALIMENTOS ADOÇADOS. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO) , v. 36, p. 148-154, 2018.

  • BUCCINI, GABRIELA ; PÉREZ-ESCAMILLA, RAFAEL ; D?AQUINO BENICIO, MARIA HELENA ; JUSTO GIUGLIANI, ELSA REGINA ; ISOYAMA VENANCIO, SONIA . Exclusive breastfeeding changes in Brazil attributable to pacifier use. PLoS One , v. 13, p. e0208261, 2018.

  • VASCONCELOS, LETÍCIA GARCIA ; GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, Maíra Barreto ; DICHI, ISAIAS ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE . Insufficient intake of alpha-linolenic fatty acid (18:3n-3) during pregnancy and associated factors. Revista de Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition , v. 30, p. 443-453, 2017.

  • FRAZAO, P. ; SANTOS, C. R. I. ; MARQUES, R. A. A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CARDOSO, M. A. ; NARVAI, P. C. . Cárie dentária em escolares de 12 anos de idade em município sem água fluoretada na Amazônia Ocidental brasileira, 2010. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 25, p. 1-10, 2016.

  • MALTA, Maíra Barreto ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE ; Takito, Monica Yuri ; TONETE, VERA LUCIA PAMPLONA ; BARROS, ALUÍSIO J D ; PARADA, CRISTINA MARIA GARCIA DE LIMA ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO . Educational intervention regarding diet and physical activity for pregnant women: changes in knowledge and practices among health professionals. BMC Pregnancy and Childbirth , v. 16, p. 175-175, 2016.

  • VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; GIUGLIANI, ELSA REGINA JUSTO ; SILVA, OSVALDINETE LOPES DE OLIVEIRA ; STEFANELLO, JULIANA ; Benicio, Maria Helena D'Aquino ; REIS, MÁRCIA CRISTINA GUERREIRO DOS ; ISSLER, ROBERTO MARIO SILVEIRA ; SANTO, LILIAN CORDOVA DO ESPÍRITO ; CARDOSO, MARIA REGINA ALVES ; RIOS, GABRIELA SINTRA . Associação entre o grau de implantação da Rede Amamenta Brasil e indicadores de amamentação. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 32, p. e00010315, 2016.

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, Maíra Barreto ; CORRENTE, JOSÉ EDUARDO ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE . Alta prevalência de inadequação da ingestão dietética de cálcio e vitamina D em duas coortes de gestantes. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 32, p. 1/):e0012781-12, 2016.

  • FERREIRA, R. A. B. ; BENÍCIO, MHA . Obesidade em mulheres brasileiras: associação com paridade e nível socioeconômico.. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 37, p. 337-342, 2015.

  • PASSANHA, ADRIANA ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; VENÂNCIO, SÔNIA ISOYAMA ; REIS, MÁRCIA CRISTINA GUERREIRO DOS . Influence of the support offered to breastfeeding by maternity hospitals. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 49, p. 85, 2015.

  • BUCCINI, G. S. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S.I. . Determinants of using pacifier and bottle feeding. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 48, p. 571-582, 2014.

  • Palombarini, AF ; MALTA, M. B. ; PARADA, C. M. G. L. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; TONETE, V. L. P. . Nutritional practices of expectant mothers supported by a family health unit: an exploratory study. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 13, p. 186-197, 2014.

  • FRAZÃO, PAULO ; Benicio, Maria H. D. ; NARVAI, PAULO C. ; CARDOSO, MARLY A. . Food insecurity and dental caries in schoolchildren: a cross-sectional survey in the western Brazilian Amazon. EUROPEAN JOURNAL OF ORAL SCIENCES , v. 122, p. n/a-n/a, 2014.

  • Monteiro, Carlos Augusto ; Benicio, Maria Helena D'Aquino ; Conde, Wolney Lisboa ; Konno, Silvia Cristina ; Lima, Ana Lucia Lovadino de ; BARROS, ALUÍSIO JARDIM DORNELLAS DE ; VICTORA, CESAR GOMES . Desigualdades socioeconômicas na baixa estatura infantil: a experiência brasileira, 1974-2007. Estudos Avançados (USP. Impresso) , v. 27, p. 38-49, 2013.

  • PASSANHA, ADRIANA ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; REIS, MARCIA CRISTINA GUERREIRO DOS . Implantacao da Rede Amamenta Brasil e prevalencia de aleitamento materno exclusivo. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 1141-1148, 2013.

  • PASSANHA, A. ; MARTINS, A. P. B. ; FELDENHEIMER, A. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Insatisfação com a imagem corporal no período pré-gestacional e fatores associados. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE , v. 5, p. 92-101, 2013.

  • Benicio, Maria Helena D'Aquino ; Martins, Ana Paula Bortoletto ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; BARROS, ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE . Estimativas da prevalencia de desnutricao infantil nos municipios brasileiros em 2006. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 560-570, 2013.

  • CARVALHAES, M. A. B. L. ; MARTINIANO, A. C. A. ; MALTA, Maíra Barreto ; TAKITO, M. Y. ; BENICIO, M.H.D.A. . Physical activity in pregnant women receiving care in primary health care units. REVISTA DE SAUDE PUBLICA , v. 47, p. 958-967, 2013.

  • SOUZA, ORIVALDO FLORENCIO DE ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; CASTRO, TERESA GONTIJO DE ; CARDOSO, MARLY AUGUSTO ; MUNIZ, PASCOAL TORRES . Desnutrição em crianças menores de 60 meses em dois municípios no Estado do Acre: prevalência e fatores associados. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 15, p. 211-221, 2012.

  • ROSA, T. E. C. ; MONDINI, L. ; Gubert, MB ; Sato, GS ; BENICIO, M.H.D.A. . Segurança alimentar em domicílios chefiados por idosos, Brasil. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia , v. 15, p. 69-77, 2012.

  • RISSIN, A. ; FIGUEIROA, J. N. ; BENICIO, M.H.D.A. ; BATISTA FILHO, M. . Retardo estatural em menores de cinco anos: um estudo 'baseline'. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 4067-4076, 2011.

  • GUBERT, M.B. ; BENICIO, M.H.D.A. ; SILVA, J. P. ; ROSA,T.E.C. ; SANTOS, S. M. ; SANTOS, L. M. P. . Use of a predictive model for food insecutiry estimates in Brazil. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION , v. 60, p. 119-125, 2011.

  • MONDINI, L. ; ROSA,T.E.C. ; GUBERT, M.B. ; SATO, G. S. ; BENICIO, M.H.D.A. . Insegurança alimentar e fatores sociodemográficos associados nas áreas urbana e rural do Brasil. INFORMAÇÕES ECONÔMICAS (IMPRESSO) , v. 41, p. 52-60, 2011.

  • Melo, Maria Inês Bezerra de ; Souza, Ariani Impieri de ; Figueiroa, José Natal ; Cabral-Filho, José Eulálio ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; Batista-Filho, Malaquias . Estado nutricional de gestantes avaliado por três diferentes métodos de classificação antropométrica. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 24, p. 585-592, 2011.

  • Martins, Ana Paula Bortoletto ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . Influência do consumo alimentar na gestação sobre a retenção de peso pós-parto. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 45, p. 870-877, 2011.

  • PEROSA, G. B. ; CARVALHAES, M.A.B.L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; SILVEIRA, F. C. P. . Estratégias alimentares de mães de crianças desnutridas e eutróficas: estudo qualitativo mediante observação gravada em vídeo. Ciencia & Saude Coletiva , v. 16, p. 4445-4464, 2011.

  • Takito, Monica Yuri ; Benício, Maria Helena D'Aquino . Physical activity during pregnancy and fetal outcomes: a case-control study. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 44, p. 90-101, 2010.

  • Lima, Ana Lucia Lovadino de ; Silva, Ana Carolina Feldenheimer da ; Konno, Silvia Cristina ; Conde, Wolney Lisboa ; Benicio, Maria Helena D'Aquino ; Monteiro, Carlos Augusto . Causas do declínio acelerado da desnutrição infantil no Nordeste do Brasil (1986-1996-2006). Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 44, p. 17-27, 2010.

  • GUBERT, M.B. ; BENICIO, M.H.D.A. ; SANTOS, L. M. P. . Estimativas de insegurança alimentar grave nos municípios Brasileiros. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 1595-1605, 2010.

  • Monteiro, Carlos Augusto ; BENICIO, MARIA HELENA D?AQUINO ; Conde, Wolney Lisboa ; KONNO, SILVIA ; LOVADINO, ANA LUCIA ; BARROS, ALUISIO JD ; VICTORA, CESAR GOMES . Narrowing socioeconomic inequality in child stunting: the Brazilian experience, 1974-2007. Bulletin of the World Health Organization (Print) , v. 88, p. 305-311, 2010.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; KONNO, S.C. ; SILVA, A. C. F. ; LIMA, A. L. L. ; CONDE, W.L. . Causas do declínio da desnutrição infantil no Brasil, 1996-2007. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 43, p. 35, 2009.

  • Tereza Etsuko da Costa Rosa ; BENICIO, M.H.D.A. . As redes sociais e de apoio: o conviver e a sua influência sobre a saúde. BIS. BOLETIM DO INSTITUTO DE SAÚDE (IMPRESSO) , v. 47, p. 80-83, 2009.

  • Takito, Monica Yuri ; BENICIO, M.H.D.A. ; Neri, Lenycia de Cassya Lopes . Atividade física de gestantes e desfechos ao recém-nascido: revisão sistemática. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 43, p. 1059-1069, 2009.

  • TAVARES, J.S. ; MELO, A.S.O. ; AMORIM, M.M.R. ; BARROS, V.O. ; TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. . Padrão de atividade física entre gestantes atendidas pela estratégia saúde da família de Campina Grande - PB. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 12, p. 10-19, 2009.

  • Tavares, Jousilene de Sales ; Melo, Adriana Suely de Oliveira ; Amorim, Melania Maria Ramos de ; Barros, Viviane de Oliveira ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; Takito, Monica Yuri ; Cardoso, Maria Aparecida Alves . Associação entre o padrão de atividade física materna, ganho ponderal gestacional e peso ao nascer em uma coorte de 118 gestantes no município de Campina Grande, Nordeste do Brasil. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 55, p. 335-341, 2009.

  • TAKITO, M.Y. ; NERI, L.C.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Avaliação da reprodutibilidade e validade de questionário de atividade física para gestantes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 14, p. 132-138, 2008.

  • MELO, A.S.O. ; ASSUNÇÃO, P.L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; AMORIM, M.M.R. ; CARDOSO, M.A.A. . Determinantes do crescimento fetal e sua repercussão sobre o peso ao nascer. Femina (Rio de Janeiro) , v. 36, p. 683-689, 2008.

  • SICHIERI, ROSELY ; Benício, Maria Helena D'Aquino ; BARRETO, SANDHI MARIA ; LIMA-COSTA, MARIA FERNANDA . Editorial. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 42, p. 1-2, 2008.

  • STULBACH, T.E. ; BENICIO, M.H.D.A. ; ANDREAZZA, R. ; KONNO, S.C. . Determinantes do ganho ponderal excessivo durante a gestação em serviço público de pré-natal de baixo risco. Revista Brasileira de Epidemiologia , v. 10, p. 99-108, 2007.

  • OLIVEIRA, L.P.M. ; BARRETO, M. L. ; ASSIS, A. M.O. ; BRAGA-JUNIOR, A. C. R. ; NUNES, M. F. F. P. ; OLIVEIRA, N. F. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S.I. ; SALDIVA, S.R.D.M. ; ESCUDER, M.M.L. . Preditores do retardo de crescimento linear em pré-escolares: uma abordagem multinível. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 23, p. 601-613, 2007.

  • ASSUNÇÃO, P.L. ; MELO, A.S.O. ; GONDIM, S.S.R. ; BENICIO, M.H.D.A. ; AMORIM, M.M.R. ; CARDOSO, M.A.A. . Ganho ponderal e desfechos gestacionais em mulheres atendidas pelo Programa de Saúde da Família em Campina Grande, PB (Brasil). Revista Brasileira de Epidemiologia , v. 10, p. 352-360, 2007.

  • SALDIVA, S.R.D.M. ; ESCUDER, M.M.L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; OLIVEIRA, L.P.M. ; BARRETO, M. L. . Is overweight a risk factor for wheezing in pre-school children? A study in 14 Brazilian communities. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. 10, p. 878-882, 2007.

  • KONNO, S.C. ; BENICIO, M.H.D.A. ; BARROS, A.J.D. . Fatores associados à evolução ponderal de gestantes: uma análise multinível. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 41, p. 995-1002, 2007.

  • ROSA,T.E.C. ; BENICIO, M.H.D.A. ; ALVES, M.C.G. P. ; LEBRÃO, M.L. . Aspectos estruturais e funcionais do apoio social de idosos do Município de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 23, p. 2982-2992, 2007.

  • MELO, A.S.O. ; ASSUNÇÃO, P.L. ; GONDIM, S.S.R. ; CARVALHO, D.F. ; AMORIM, M.M.R. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CARDOSO, M.A.A. . Estado nutricional materno, ganho de peso gestacional e peso ao nascer. Revista Brasileira de Epidemiologia , v. 10, p. 249-257, 2007.

  • PEIXOTO, M. R. G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; JARDIM, P.C.B.V. . The relationship between body mass index and lifestyle in a Brazilian adult population: a cross-sectional survey. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 23, p. 2694-2740, 2007.

  • CHESCHINI, F. L. ; FLORINDO, A. A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Nível de atividade física em adolescentes de uma região de elevado índice de vulnerabilidade juvenil.. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 15, p. 68-78, 2007.

  • PEIXOTO, M. R. G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; JARDIM, P. C. B. V. ; LATORRE, M.R.D.O. . Waist circunference and body mass index as predictors of hypertension. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 87, p. 416-423, 2006.

  • CARVALHAES, M.A.B.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Malnutrition in the second year of life and psychosocial care: a case-control study in an urban area ot Southeast Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 11, p. 2311-2318, 2006.

  • RISSIN, A. ; BATISTA FILHO, M. ; BENICIO, M.H.D.A. ; FIGUEIROA, J. N. . Condições de moradia como preditores de riscos nutricionais em crianças de Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 6, p. 59-67, 2006.

  • PEIXOTO, M. R. G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; LATORRE, M.R.D.O. . Validity of self-reported weight and height: the Goiânia study, Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 40, p. 1065-1072, 2006.

  • TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. ; LATORRE, M.R.D.O. . Postura materna durante a gestação e sua influência sobre o peso ao nascer. Revista de Saúde Pública (Impresso) , São Paulo, v. 39, n.3, p. 325-332, 2005.

  • CARVALHAES, M.A.B.L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; BARROS, A.J.D. . Social support and infant malnutrition: a case-control study in a urban area of Southeastern Brazil. British Journal of Nutrition , Grã Bretanha, v. 94, p. 383-389, 2005.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. ; VALENTE, J. G. ; STRUCHINER, C. J. . Gestational weight gain and prepregnancy weight influence postpartum weight retention in a cohort of brazilian women. The Journal of Nutrition (Print) , USA, v. 134, n.3, p. 661-666, 2004.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. ; VALENTE, J. G. ; STRUCHINER, C. J. . Breastfeeding and postpartum weight retention in a cohort of brazilian women. American Journal of Clinical Nutrition , Estados Unidos, v. 79, n.3, p. 487-493, 2004.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; FERREIRA, M.U. ; CARDOSO, M.R.A. ; KONNO, S.C. ; MONTEIRO, C.A. . Wheezing conditions in early childhood: prevalence and risk factors in São Paulo city, Brasil. Bulletin of the World Health Organization (Print) , v. 82, p. 516-522, 2004.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. ; VALENTE, J. G. . Nine months postpartum weight retention perdictors for Brazilian women. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. 7, n.5, p. 621-628, 2004.

  • SALDIVA, S.R.D.M. ; ESCUDER, M.M.L. ; VENANCIO, S.I. ; BENICIO, M.H.D.A. . Prevalence of obesity in preschool children from five towns in São Paulo State, Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 20, n.6, p. 1627-1632, 2004.

  • ROSA,T.E.C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Fatores determinantes da capacidade funcional entre idosos. Revista de Saúde Pública (Impresso) , São Paulo, v. 37, n.1, p. 40-48, 2003.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VALENTE, J. G. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. . Postpartum weight retention among women in Rio de Janeiro: a follow-up study. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 19, n.Suplemento, p. S149-S161, 2003.

  • CARVALHAES, M.A.B.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Capacidade materna de cuidar e desnutrição infantil. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , São Paulo, v. 36, n.2, p. 188-197, 2002.

  • COITINHO, D. C. ; SICHIERI, R. ; BENICIO, M.H.D.A. . Obesity and weight change related to parity and breast-feeding among parous women in Brazil. Public Health Nutrition (Wallingford) , USA, v. 4, n.4, p. 865, 2001.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CONDE, W.L. ; POPKIN, B. M. . Shifting obesity trends in Brazil. European Journal of Clinical Nutrition , v. 54, p. 342-346, 2000.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. . Tendência secular da doença diarréica na infância na cidade de São Paulo (1984-1996). Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , São Paulo, v. 34, n.6, p. 83-90, 2000.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; CARDOSO, M.R.A. ; GOUVEIA, N.C. ; MONTEIRO, C.A. . Tendência secular da doença respiratória na infância na cidade de São Paulo (1984-1996). Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , São Paulo, v. 34, n.Suplemento, p. 91-101, 2000.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; ORTIZ, L. P. . Tendência secular do peso ao nascer na cidade de São Paulo (1976-1998). Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , São Paulo, v. 34, n.6S, p. 26-40, 2000.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; POPKIN, B. M. . Economic and cultural-educational predictors of overweight in urban and rural Brazilian women. Revista Brasileira de Nutrição Clínica , Brasil, v. 15, n.1, p. 253-260, 2000.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; GOUVEIA, N. C. . Secular growth trends in Brazil over three decades. Annals of Human Biology , v. 21, n.4, p. 381-390, 1994.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; IUNES, R. ; GOUVEIA, N.C. ; TADDEI, J. A. A. C. ; CARDOSO, M.A.A. . ENDEF e PNSN: para onde caminha o crescimento físico da criança brasileira?. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 9, n.01, p. S85-S95, 1993.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; IUNES, R. F. ; GOUVEIA, N. C. ; TADDEI, J. A. A. C. ; CARDOSO, M.A.A. . Nutritional status of Brazilian children: trends from 1975 to 1989. Bulletin of the World Health Organization (Print) , v. 70, n.5, p. 657-666, 1992.

  • SINISTERRA RODRIGUES, O.T. ; SZARFARC, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Anemia e desnutrição maternas e sua relação com o peso ao nascer. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 25, n.3, p. 193-197, 1991.

  • TADDEI, J. A. A. C. ; JACOMO, A. J. ; ALBUQUERQUE, Z. P. ; BENICIO, M.H.D.A. ; ATHIAS, S. P. ; TORRES, I.H.B. ; SEGOVIA, I. ; SRIEDES, R. M. ; MACHADO, C. S. ; SANTOS, P. S. M. ; CAMPELLO, L. . O percentual do peso para altura da gestante no prognóstico do baixo peso ao nascer: Estudo multicêntrico. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Brasil, p. 78-82, 1991.

  • MONTEIRO, C.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VICTORA, C. G. . Better prospects for child survival. World Health Forum , v. 10, n.02, p. 222-227, 1989.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Determinants of infant mortality trends in developing countries - some evidence fro São Paulo city. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 83, p. 5-9, 1989.

  • MONTEIRO, C.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. . Breast-Feeding patterns and socioeconomic status in the city of São Paulo. Journal of Tropical Pediatrics (1980) , v. 34, p. 186-192, 1988.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Estado nutricional e renda na cidade de São Paulo. São Paulo em Perspectiva (Impresso) , v. 01, n.3, p. 67-70, 1988.

  • MONTEIRO, C.A. ; CHIEFFI, P.P. ; DIAS, R.M.S. ; TORRES, D.M.A.G.V. ; MANGINI, A.C.S. ; BENICIO, M.H.D.A. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo (Brasil), 1984/1985: VII - Parasitoses intestinais. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 22, n.1, p. 8-15, 1988.

  • MONTEIRO, C.A. ; MEDINA, M.C.G. ; MEYER, M. ; BENICIO, M.H.D.A. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo (Brasil), 1984/1985: IX - Cobertura e qualidade da assistência materno infantil. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 22, p. 170-178, 1988.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; RIO, E.M.B. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-1985: IV - Doença diarréica. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 21, n.1, p. 23-28, 1987.

  • MONTEIRO, C.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; REA, M. F. ; BENICIO, M.H.D.A. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-1985: III. Aleitamento materno. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 21, n.1, p. 13-22, 1987.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP (Brasil), 1984/1985: VI. Doença respiratória. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 21, n.5, p. 380-386, 1987.

  • MONTEIRO, C.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. ; TUDISCO, E.S. ; SIGULEM, D. M. T. E. S. . The recent revival of breast-feeding in the city of São Paulo, Brazil.. American Journal of Public Health (1971) , v. 77, n.8, p. 964-966, 1987.

  • MONTEIRO, C.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; SZARFARC, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-1985: I - aspectos metodológicos, características sócio-econômicas e ambiente físico. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 20, n.6, p. 435-445, 1986.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; PINO ZUÑINGA, H.P. ; SZARFARC, S. C. . Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP, (Brasil), 1984-1985: II- Antropometria nutricional. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 20, n.6, p. 446-453, 1986.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; SOUZA, J. M. P. ; CASTILHO, E.A. ; LAMONICA, I. M.R.L. . Análise multivariada de fatores de risco para o baixo peso ao nascer em nascidos vivos do município de São Paulo, SP (Brasil). Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 19, n.5, p. 311-320, 1985.

  • SOUZA, J. M. P. ; BENICIO, M.H.D.A. . Análise multivariada: um exemplo usando modelo log-linear. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 19, p. 263-269, 1985.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; LAMONICA, I. M.R.L. ; L'ABBATE, S. ; STEFANINI, M.L.R. ; OSHIRO, J. H. ; PIRES, H.B. ; ALVES, M.C.G. P. . Avaliação do impacto da suplementação alimentar a gestantes no cotrole do baixo peso ao nascer no município de São Paulo, SP (Brasil). Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 19, p. 458-474, 1985.

  • MONTEIRO, C.A. ; REIS, I.M. ; BENICIO, M.H.D.A. ; GANDRA, Y.R. . Estudo antropométrico-nutricional de pré-escolares de áreas de baixa renda do Estado de São Paulo, Brasil. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 18, n.1, p. 1-18, 1984.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; PONTIERI, M. J. ; GANDRA, Y.R. ; LIMA, F.D. . Estado nutricional dos pré-escolares ingressantes nos Centros de Educação e Alimentação do Pré-escolar. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 15, p. 33-39, 1981.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; PONTIERI, M. J. ; GANDRA, Y.R. ; LIMA, F.D. . Avaliação antropométrica da eficácia da suplementação alimentar dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 15, p. 40-47, 1981.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; GANDRA, Y.R. . Uso da medida do perímetro braquial na detecção do estado nutricional do pré-escolar. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 15, p. 43-63, 1981.

  • MONTEIRO, C.A. ; BALDIJÃO, M.F.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Mortalidade no primeiro ano de vida e a distribuição de renda e de recursos públicos de saúde, São Paulo (Brasil). Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 14, p. 515-539, 1980.

  • MONTEIRO, C.A. ; ISHII, M. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. . A distribuição do peso ao nascer no município de São Paulo, Brasil. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 14, p. 161-172, 1980.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S.I. ; KONNO, S. C. . Novas estimativas para a prevalência da desnutrição na infância nos 5.507 municípios brasileiros a partir de modelos logísticos multinível aplicados à amostra de crianças do Censo 2000. , 2005.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; FREITAS, I.C.M. . CHANGES IN POVERTY-RELATED HEALTH INDICATORS IN BRAZIL:CAUSES AND IMPACT ON REGIONAL ENEQUITIES. SAO PAULO: NUPENS-USP/WORLD BANK, 1997. 35p .

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. . RISCO DE OCORRENCIA DA DESNUTRICAO INFANTIL NOS MUNICIPIOS BRASILEIROS. BRASILIA: UNICEF/NUPENS - USP, 1997. 282p .

  • MONTEIRO, C.A. (Org.) ; BENICIO, M.H.D.A. (Org.) ; GOUVEIA, N. (Org.) . GROWTH AND NUTRITIONAL STATUS OF BRAZILIAN CHILDREN: FINDINGS FROM THE 1989 NATIONAL HEALTH AND NUTRITIONAL SURVEY. GENEVA: WHO, 1991. 55p .

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; GOUVEIA, N. C. . Growth and nutritional status of brazilian children: findings from the 1989 national health and nutritional survey. Genebra: WORLD HEALTH ORGANIZATION-NUT/ANTREF/1/91/NUTRITION UNIT, 1991. 55p .

  • MONTEIRO, C. A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; Conde, Wolney Lisboa ; Konno, Silvia Cristina ; Lima, Ana Lucia Lovadino de ; BARROS, A. J. D. ; VICTORA, C. G. . Desnutrição na infância: o controle do problema com a diminuição de desigualdades (1974-2007). In: Carlos Augusto Monteiro, Renata Bertazzi Levy. (Org.). Velhos e Novos Males da Saúde no Brasil. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2015, v. , p. 105-.

  • MONTEIRO, C. A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; Konno, Silvia Cristina ; FELDENHEIMER, A. C. ; LOVADINO, ANA LUCIA ; Conde, Wolney Lisboa . Desnutrição na infância: causas do excepcional declínio em uma década (1996-2007). In: Carlos Augusto Monteiro, Renata Bertazzi Levy. (Org.). Velhos e Novos Males da Saúde no Brasil. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2015, v. , p. 120-.

  • Lima, Ana Lucia Lovadino de ; FELDENHEIMER, A. C. ; Konno, Silvia Cristina ; Conde, Wolney Lisboa ; BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C. A. . Desnutrição na infância: causas da aceleração da queda na região nordeste (1986-1996-2006). In: Carlos Augusto Monteiro, Renata Bertazzi Levy. (Org.). Velhos e Novos Males da Saúde no Brasil. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2015, v. , p. 136-.

  • CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Nutrição no ciclo da vida: gestantes. In: Marly Augusto Cardoso. (Org.). Nutrição em Saúde Coletiva. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 69-77.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; MONDINI, L. ; POPKIN, B. . Factores económicos y culturales asociados a obesidad: el caso de Brasil. In: Cecilia Albala; Juliana Kain; Raquel Burrows; Erik Díaz. (Org.). Obesidad: un desafío pendiente. 1ed.Santiago de Chile: Universitaria, 2000, v. 1, p. 110-114.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; FREITAS, I.C.M. . Evolução da mortalidade infantil e do retardo de crescimento nos anos 90: causas e impacto sobre desigualdades regionais. In: Carlos Augusto Monteiro. (Org.). Velhos e novos males da saúde no Brasil. 2ed.São Paulo - Brasil: Hucitec, 2000, v. 1, p. 393-420.

  • SCHMIDT, M. I. ; DUNCAN, B. B. ; BENICIO, M.H.D.A. . EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL: DELINEAMENTOS DE PESQUISA. In: CYRILLO, D. C.. (Org.). DELINEAMENTOS DA PESQUISA NA NUTRICAO HUMANA APLICADA. SAO PAULO: IPE-USP, 1996, v. , p. 26-38.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; GOUVEIA, N. C. . EVOLUCAO DA ALTURA DOS BRASILEIROS. In: MONTEIRO,C.A.. (Org.). VELHOS E NOVOS MALES DA SAUDE NO BRASIL| A EVOLUCAO DO PAIS E DE SUAS DOENCAS.. SAO PAULO: HUCITEC/NUPENS-USP, 1995, v. , p. 126-140.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; ROSA,T.E.C. . EVOLUCAO DA DESNUTRICAO ,DA POBREZA E DO ACESSO A SERVICOS PUBLICOS.. In: MONTEIRO,C.A.. (Org.). VELHOS E NOVOS MALES DA SAUDE NO BRASIL | A EVOLUCAO DO PAIS E DE SUASDOENCAS.. SAO PAULO: HUCITEC- NUPENS-USP, 1995, v. , p. 153-156.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; IUNES, R. F. ; GOUVEIA, N. C. ; CARDOSO, M.A.A. . EVOLUCAO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL. In: MONTEIRO,C.A.. (Org.). VELHOS E NOVOS MALES DA SAUDE NO BRASIL A EVOLUCAO DO PAIS E DE SUAS DOENCAS. SAO PAULO: HUCITEC NUPENS USP, 1995, v. , p. 93-114.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; CESAR, C. L. G. ; GOUVEIA, N. C. . PERFIL DE MORBIDADE E PADRAO DE UTILIZACAO DE SERVICOS DE SAUDE DAS CRIANCAS BRASILEIRAS MENORES DE CINCO ANOS - 1989.. In: FIBGE - UNICEF. (Org.). PERFIL ESTATISTICO DE CRIANCAS E MAES NO BRASIL. ASPECTOS DE SAUDE E NUTRICAO DE CRIANCAS NO BRASIL, 1989.. RIO DE JANEIRO: IBGE, 1992, v. , p. 79-98.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; IUNES, R. F. ; GOUVEIA, N. C. ; TADDEI, J. A. A. C. ; CARDOSO, M.A.A. . O ESTADO NUTRICIONAL DAS CRIANCAS BRASILEIRAS: A TRAJETORIA DE 1975 A 1989.. In: FIBGE/UNICEF. (Org.). PERFIL ESTATISTICO DE CRIANCAS E MAES NO BRASIL. ASPECTOS DE SAUDE E NUTRICAO DE CRIANCAS NO BRASIL, 1989.. RIO DE JANEIRO: IBGE, 1992, v. , p. 43-60.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; GOUVEIA, N. C. . SAUDE E NUTRICAO DAS CRIANCAS BRASILEIRAS NO FINAL DA DECADA DE 80.. In: FIBGE/UNICEF. (Org.). PERFIL ESTATISTICO DE CRIANCAS E MAES NO BRASIL. ASPECTOSDE SAUDE E NUTRICAO DE CRIANCAS NO BRASIL,1989.. RIO DE JANEIRO: IBGE, 1992, v. , p. 19-42.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CHIEFFI, P.P. . AS DOENCAS.. In: CARLOS AUGUSTO MONTEIRO. (Org.). SAUDE E NUTRICAO DAS CRIANCAS DE SAO PAULO.. SAO PAULO: HUCITEC-EDUSP, 1988, v. , p. 117-140.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . EPIDEMIOLOGIA DA DESNUTRICAO PROTEICO-CALORICA.. In: NOBREGA,F.J.. (Org.). DESNUTRICAO INTRA-UTERINA E POS-NATAL.. SAO PAULO: PANAMED EDITORIAL, 1981, v. , p. 120-129.

  • CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Desnutrição e fatores maternos/familiares: um estudo de casos e controles em área urbana do Sudeste do Brasil. In: XII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2000, Buenos Aires. Libro de resúmenes de trabajos libres. Buenos Aires: Sociedad Latinoamericana de Nutrición, 2000. v. 1. p. 20-20.

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; VASCONCELOS, LETÍCIA GARCIA ; MALTA, Maíra Barreto ; BENICIO, M H ; CARVALHAES, M.A.B.L. . Ingestão de nutrientes críticos durante a gestação: as necessidades das grávidas estão sendo atendidas?. In: I Congresso de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, 2018, Botucatu - SP. Anais dos I Congresso de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, 2018.

  • ORTELAN, N. ; NERI, D. ; D?A BENICIO, M H . Individual and contextual factors associated with dietary quality in low birth weight Brazilian infants. In: XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición - Alimentación Saludable para un Planeta Sostenible, 2018, Guadalajara. Libro de resúmenes - XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición - Alimentación Saludable para un Planeta Sostenible. Guadalajara: Sociedad Latinoamericano de Nutrición, 2018. v. Único. p. 157-157.

  • ORTELAN, N. ; NERI, D. ; D?A BENICIO, M H . Individual and contextual determinants of exclusive breastfeeding in Brazilian infants born with low birth weight. In: XVIII XVIII Congreso del Sociedad Latinoamericana de Nutrición - Alimentación Saludable para um Planeta Sostenible, 2018, Guadalajara. Libro de resúmenes" del XVIII Congreso del Sociedad Latinoamericana de Nutrición. Guadalajara: Sociedad Latinoamericana de Nutrición (SLAN), 2018. v. Único. p. 363-363.

  • NERI, D. ; MARTINEZ-STEELE, E. ; MONTEIRO, C. A. ; BENÍCIO, MHA ; LEVY, R. B. . The share of ultra-processed foods determines nutritional quality of children?s diets in the US. In: XVIII Congreso del Sociedad Latinoamericana de Nutrición - Alimentación Saludable para um Planeta Sostenible, 2018, Guadalajara. Libro de resúmenes. Guadalajara: Sociedad Latinoamericana de Nutrición (SLAN), 2018. v. Único. p. 88-89.

  • Daniela Neri ; Letícia Bernardes de Souza ; Maiara Freitas de Oliveira ; Adriana Passanha ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO . CONDIÇÃO SOCIAL MATERNA E PORTE POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DETERMINAM O ACESSO DE LACTENTES PAULISTAS À DIETA RICA EM FERRO. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva -, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2018. v. Único. p. 103007-103007.

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, M. B. ; LOUZADA, M. L. C. ; Benicio, Maria Helena D'Aquino ; BARROS, ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE ; CARVALHAES, M.A.B.L. . Intervenções no pré-natal podem reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados na gestação. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópololis. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • ORTELAN, N. ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . A iniciativa Hospital Amigo da Criança de nascidos com baixo peso. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, Maíra Barreto ; LOUZADA, M. L. C. ; BENICIO, M.H.D.A. ; BARROS, A.J.D. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Consumo de alimentos ultraprocessados em coorte de gestantes do município de Botucatu: quanto, quem e quais?. In: 15º Congresso Paulista de Saúde Pública - Regional Botucatu e 2ª Mostra de Atenção Básica de Botucatu, 2017, Botucatu - SP. 15º Congresso Paulista de Saúde Pública - Regional Botucatu e 2ª Mostra de Atenção Básica de Botucatu, 2017.

  • GOMES, C. B. ; MALTA, Maíra Barreto ; PAPINI, SÍLVIA JUSTINA ; BENÍCIO, MHA ; CORRENTE, J. E. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Socioeconomic characteristics influence adherence to dietary patterns during pregnancy. In: 21st International Congress of Nutrition, 2017, Buenos Aires, Argentina. IUNS 21st International Congress of Nutrition, 2017. v. 71. p. 753-754.

  • CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE ; VASCONCELOS, LETÍCIA GARCIA ; Gomes, Caroline de Barros ; MALTA, Maíra Barreto ; DICHI, ISAIAS ; BENICIO, MARIA HELENA D?AQUINO . Excesso de peso pré-gestacional dobra o risco de ingestão insuficiente de alfa-linolênico. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiolgia, 2017, Florianópolis, SC. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiolgia, 2017. v. 1. p. 76641-76641.

  • MALTA, Maíra Barreto ; Gomes, Caroline de Barros ; TAKITO, M. Y. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Hipertensão arterial pré-gestacional como fator de risco para o baixo peso ao nascer. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiolgia, 2017, Florianópolis, SC. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiolgia, 2017. v. 1. p. 77253-77253.

  • MALTA, Maíra Barreto ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO ; Paulo Augusto Ribeiro Neves ; Bárbara Hatzlhoffer Lourenço ; Marcia Caldas de Castro ; Marly Augusto Cardoso ; MINA-Brazil Working Group . EFFECT OF LEISURE-TIME PHYSICAL ACTIVITY ON PREVENTION OF EXCESSIVE WEIGHT GAIN IN PREGNANCY. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017. p. 74759.

  • Gabriela dos Santos Buccini ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO ; GIUGLIANI, E. R. J. ; VENÂNCIO, SÔNIA ISOYAMA . IMPACTO DA REDUÇÃO DO USO DE CHUPETA NA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NO BRASIL. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017. p. 74540.

  • MALTA, Maíra Barreto ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE ; BARROS, ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE ; Baraldi, Larissa Galastri ; Takito, Monica Yuri ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO . EFFECTIVENESS OF AN INTERVENTION TO INCREASE HEALTHY EATING AND LEISURE-TIME WALKING AMONG PREGNANT WOMEN IN ANTENATAL CARE. In: IUNS. 21st International Congress of Nutrition, 2017, Buenos Aires. IUNS. 21st International Congress of Nutrition. Buenos Aires, Argentina, October 15-20, 2017: Abstracts, 2017. p. 1261.

  • Gomes, Caroline de Barros ; MALTA, Maíra Barreto ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO ; LEITE, M. A. B. . Food consumption during pregnancy from the dietary patterns perspective. In: IX Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu, 2016, Botucatu. Anais do IX Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu, 2016. p. 37-37.

  • HIRASAWA, A. C. M ; MALTA, Maíra Barreto ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO ; Takito, Monica Yuri . Evaluation of physical activity level in pregnant women users of primary health care system. In: International Convention on Science, Education and Medicine in Sport - ICSEMIS, 2016, Santos, SP. Anais do International Convention on Science, Education and Medicine in Sport - ICSEMIS, 2016, 2016.

  • ORTELAN, N. ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . The consumption of unhealthy foods by Brazilian children with low birth weight between six and 12 months. In: World Nutrition Cape Town 2016, 2016, Cape Town. World Nutrition Cape Town 2016, 2016.

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; Gomes, Caroline de Barros ; BARROS, A. J. D. ; BARALDI, L. G. ; TAKITO, M. Y. ; BENÍCIO, MHA . Efetividade de uma intervenção na rotina do pré-natal para aumentar a prática da caminhada no lazer e o consumo de alimentação saudável por gestantes. In: 13º Congresso da Sociedade Brasileira da Alimentação e Nutrição, 2015, São Paulo, SP. Nutrire - Revista da Sociedade Brasileira da Alimentação e Nutrição. São Carlos: Editora Cubo, 2015. v. 40. p. 57.

  • Gomes, Caroline de Barros ; MALTA, M. B. ; BENICIO, M.H.D.A. ; TAKITO, M. Y. ; CORRENTE, J. E. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Alta prevalência de inadequação do consumo de cálcio e vitamina D em duas coortes de gestantes. In: 13º Congresso da Sociedade Brasileira da Alimentação e Nutrição - SBAN, 2015, São Paulo, SP. Nutrire - Revista da Sociedade Brasileira da Alimentação e Nutrição. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2015. v. 40. p. 58.

  • Gomes, Caroline de Barros ; VASCONCELOS, L. G. ; BAFFA, F. O. ; MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; TAKITO, M. Y. ; Benicio, Maria H. D. . Correlação inversa entre consumo de fibra dietética e índice de massa corporal pré-gestacional em coorte de gestantes de município de médio porte paulista. In: XVI Congresso Brasileiro de obesidade e síndrome metabólica, 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVI Congresso Brasileiro de obesidade e síndrome metabólica, 2015.

  • GOMES, C. B. ; MALTA, M. B. ; VASCONCELOS, L. G. ; BAFFA, F. O. ; TAKITO, M. Y. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Baixo consumo de frutas, verduras e legumes no 1º trimestre gestacional em uma coorte do interior paulista. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia, GO. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • GOMES, C. B. ; MALTA, M. B. ; VASCONCELOS, L. G. ; BAFFA, F. O. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Percentual de energia da dieta fornecido por carboidratos, proteínas e lipídeos em duas coortes de gestante. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrolgia, 2014, São Paulo. International Journal of Nutrology, 2014. v. 14. p. 100-101.

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; TAKITO, M. Y. ; TONETE, V. L. P. ; LLANOS, I. C. F. S. ; PARADA, C. M. G. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Ação educativa para inserção da promoção padronizada da caminhada no lazer e práticas alimentares saudáveis na atenção pré-natal. In: I Mostra da Atenção Básica de Botucatu: atividades de pesquisa e extensão, 2014, Botucatu, SP. Anais do Congresso. Botucatu: FMB-UNESP, 2014. v. 1. p. A608-A606.

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; TAKITO, M. Y. ; TONETE, V. L. P. ; BARROS, A. J. D. ; LLANOS, I. C. F. S. ; PARADA, C. M. G. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Mudanças nos conhecimentos e nas práticas de médicos e enfermeiros após ação educativa sobre alimentação e atividade física na gestação. In: I Mostra da Atenção Básica de Botucatu: atividades de pesquisa e extensão, 2014, Botucatu, SP. Anais do Congresso. Botucatu: FMB-UNESP, 2014. v. 1. p. A607.

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BARROS, A. J. D. ; BARALDI, L. G. ; TAKITO, M. Y. ; GOMES, C. B. ; BENÍCIO, MHA . Promoção da caminhada no lazer e alimentação saudável na atenção pré-natal prestada em Unidades de Saúde da Família é efetiva: resultados de estudo de coorte no município de Botucatu/SP. In: I Mostra da Atenção Básica de Botucatu: atividades de pesquisa e extensão., 2014, Botucatu, SP. Anais do Congresso. Botucatu: FMB-UNESP, 2014. v. 1. p. A608.

  • ORTELAN, N. ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; SALDIVA, S. R. D. M. ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO . Aleitamento materno e baixo peso ao nascer em crianças menores de 6 meses de idade, segundo a Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno Municípios Brasileiros, 2008. In: V Seminário de Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública, 2014, São Paulo. V Seminário de Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública.

  • MALTA, M. B. ; GOMES, C. B. ; BENICIO, M.H.D.A. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . ?Tener el embarazo planeado está asociado a hábitos de vida más saludables en el período que antecede a la concepción?. In: XV Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería Salud Sexual y Reproductiva, 2013, Havana. Anais do XV Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería Salud Sexual y Reproductiva, 2013.

  • MALTA, Maíra Barreto ; Takito, Monica Yuri ; BENICIO, M.H.D.A. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Knowledge and practices of community health agents: healthy eating and walking in pregnancy. In: 20th Congres of nutrition in Granada Spain, 2013, Granada. Anais do 20th Congres of nutrition in Granada Spain, 2013.

  • GOMES, C. B. ; MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; Takito, Monica Yuri ; BENICIO, M.H.D.A. . Hábitos de Vida Saludables en la Gestación: Predomínio y Asociación. In: XV Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería Salud Sexual y Reproductiva, 2013, Havana. Anais do XV Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería Salud Sexual y Reproductiva, 2013.

  • TONETE, V. L. P. ; PALOMBARINI, A. F. ; MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Concepções e experiências de gestantes brasileiras de baixa renda sobre alimentação saudável: um estudo compreensivo. In: XV Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería Salud Sexual y Reproductiva, 2013, Havana. Anais do XV Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería Salud Sexual y Reproductiva, 2013.

  • CARVALHAES, M. A. B. L. ; TAKITO, M. Y. ; MALTA, M. B. ; BENICIO, M.H.D.A. . Evaluation on pregnant women s physical activity: cross-sectional study in a southeastern Brazilian city. In: International Conference on diet and activity methods, 2012, Roma. Methodological Challenges for Measuring the Achievements of International Policies, 2012.

  • MALTA, M. B. ; BENICIO, M.H.D.A. ; TAKITO, M. Y. ; CARVALHAES, M. A. B. L. . Alimentación y actividad física durante el embarazo: conocimiento y prácticas prenatales de los médicos y enfermeras. In: Congresso Latino Americano de Saúde Pública, 2012, Córdoba. Revista de Saúde Pública, edição especial 2012. Anais do Congresso Latino Americano de Saúde Pública, 2012.

  • PASSANHA, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; REIS, M. C. G. . O cumprimento dos 'Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno' em Hospitais Amigos da Criança do município de Ribeirão Preto, SP, Brasil. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. Anais do World Nutrition Rio 2012, 2012.

  • PASSANHA, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S. I. ; REIS, M. C. G. . Influence of maternity-care practices on predominant breastfeeding: city of Ribeirão Preto. In: XVI Congreso Lationoamericano de Nutrición, 2012, Havana. Anais do SLAN - XVI Congreso Lationoamericano de Nutrición, 2012.

  • PASSANHA, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S. I. ; REIS, M. C. G. . Influence of primary health care units accredited by Rede Amamenta Brasil on exclusive breastfeeding: city of Ribeirão Preto. In: XVI Congreso Lationoamericano de Nutrición, 2012, Havana. Anais do SLAN - XVI Congreso Lationoamericano de Nutrición, 2012.

  • BONIFACIO, L. P. ; MARTINIANO, A. C. ; MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Hábitos Alimentares de Gestantes de Baixo Risco Atendidas em Serviços Públicos de Saúde. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2011, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Nacional - Nutrição baseada em evidência, 2011.

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; TAKITO, M. Y. ; MARTINIANO, A. C. . Consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis de gestantes assistidas na atenção primária à saúde. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, 2011, São Paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • GUBERT, M.B. ; BENICIO, M.H.D.A. ; SANTOS, L. M. P. . Use of a predictive statistical model to estimate severe food insecurity in the brazilian municipalities. In: II World Congress of Public Health Nutrition, 2010, Porto. Public Health Nutrition, 2010. v. 13. p. 108.

  • GUBERT, M.B. ; SANTOS, M.L.P. ; BENICIO, M.H.D.A. . Predictive model for severe food insecurity for the Brazilian municipalities.. In: 12th World Congress on Public Health, 2009, Istambul. Anais do 12th World Congress on Public Health, 2009.

  • SOUZA, A.L.M. ; BENICIO, M.H.D.A. . Revisão sistemática dos estudos de avaliação do impacto dos programas de transferência de renda sobre o estado nutricional da população em diferentes países.. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición ? SLAN, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición. Santiago, 2009. v. 36. p. 578-578.

  • SOUZA, A.L.M. ; BENICIO, M.H.D.A. . Programas de transferência condicionada de renda e seu impacto sobre o estado nutricional de crianças na região Nordeste do Brasil.. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición ? SLAN, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición. Santiago, 2009. v. 36. p. 578-578.

  • FERREIRA, R. A. B. ; BENICIO, M.H.D.A. . Influencia de la Historia Reproductiva sobre la Prevalencia de Obesidad en la Población Adulta Femenina Brasileña.. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición ? SLAN, 2009, Santiago. Anais do XV Congresso Latinoamericano de Nutrición ? SLAN, 2009.

  • MARTINS, A.P.B. ; BENICIO, M.H.D.A. . Dietary Intake Influence on 15-Days Postpartum Weight Retention among Pregnant Women from the Public Health Service in São Paulo, Brazil.. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición ? SLAN, 2009, Santiago. Anais do XV Congresso Latinoamericano de Nutrición ? SLAN, 2009.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENÍCIO, MARIA HELENA D?AQUINO ; Conde, Wolney Lisboa ; KONNO, SILVIA ; Lima, Ana Lucia Lovadino de ; BARROS, ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE ; VICTORA, CESAR GOMES . Nutrition, health, and policy responses in Brazil. In: 19th International Congress of Nutrition, 2009, Bangkok. 19th International Congress of Nutrition. Annals of Nutrition & Metabolism. v. 1. p. 54-54.

  • TOMA, T. S. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. . Fatores associados com a amamentação plena de crianças assistidas pelo Programa Saúde da Família: uma análise hierarquizada.. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008.

  • TOMA, T. S. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. . Impacto de um curso de aconselhamento em alimentação infantil nos conhecimentos de trabalhadores da saúde: um estudo controlado não randomizado.. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008.

  • TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. . Atividade física durante a gestação e baixo peso ao nascer: um estudo de casos e controles.. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008.

  • MARTINS, A.P.B. ; BENICIO, M.H.D.A. . Avaliação do consumo alimentar em três trimestres da gestação e sua relação com o ganho de peso em mulheres do município de São Paulo, Brasil.. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008.

  • COLEBRUSCO, L.D.O. ; NERI, L.C.L. ; KURASHIMA, C.H. ; FIALHO, N. F. ; BENICIO, M.H.D.A. ; TAKITO, M.Y. . de atividade física e alimentação aos 6 meses e 12 meses pós parto.. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2008.

  • KURASHIMA, C.H. ; LIMA, D.S. ; FIALHO, N. F. ; NERI, L.C.L. ; BENICIO, M.H.D.A. ; TAKITO, M.Y. . Padrão de alimentação e atividade física nos primeiros 6 meses pós parto. In: 15 Siicusp, 2007, Ribeirão Preto. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2007.

  • COLEBRUSCO, L.D.O. ; FREIRE, M.Q. ; TONINI, N.C.A.L. ; MARTINS, A.P.B. ; KONNO, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Efeito da orientação alimentar sobre o padrão de alimentação durante a gravidez: estudo de coorte controlado. In: 15o Simpósio de Iniciação Científica da USP-SIICUSP, 2007, Ribeirão Preto. CD - Anais Resumos 15o SIICUSP.

  • SILVA, A. C. F. ; MARTINS, A.P.B. ; KONNO, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Correlation between values of impedance and birth weight among pregnant women. In: 1st Congress of Public Health Nutrition, 2006, Barcelona. Public Health Nutrition, 2006. v. 9. p. 112.

  • MARTINS, A.P.B. ; SILVA, A. C. F. ; KONNO, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Longitudinal changes in weight, body composition and subscapular and triciptal skinfold thicknesses. In: I World Congress of Public Health Nutrition, 2006, Barcelona. Public Health Nutrition, 2006. v. 9. p. 112.

  • SILVA, A. C. F. ; MARTINS, A.P.B. ; KONNO, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Evaluation of body composition among pregnant women in a cohort study in ther largest brazilian city. In: I World Congress of Public Health Nutrition, 2006, Barcelona. Public Health Nutrition, 2006. v. 9. p. 112.

  • SILVA, A. C. F. ; KONNO, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Ganho ponderal e padrão de atividade física e alimentação em gestantes clientes de serviço público de saúde (SP), Estudo de coorte. In: 8o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. CD anais 8o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • MELO, A.S.O. ; CARDOSO, M.A.A. ; ASSUNÇÃO, P.L. ; GODIM, S.S.R. ; GONZAGA, J.M. ; MELO, F.O. ; KONNO, S. C. ; AMORIM, M.M.R. ; BENICIO, M.H.D.A. . Ganho Ponderal Materno e Desfechos da Gestação. 2006. In: 8o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de janeiro. CD anais 8o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • ASSUNÇÃO, P.L. ; MELO, A.S.O. ; CARDOSO, M.A.A. ; LEITE, D.F.B. ; COSTA, I.F.A.F. ; COSTA, H.N.A.F. ; SILVA, A. C. F. ; BENICIO, M.H.D.A. . PREVALÊNCIA DE OBESIDADE E GANHO DE PESO EXCESSIVO EM GESTANTES ASSISTIDAS PELO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. In: 8o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Cd dos Anais do 8o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • TAKITO, M.Y. ; NERI, L.C.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Physical activity during pregnancy and low birthweight: a case control study. In: I World Congress of Public Health Nutrition, 2006, Barcelona. Public Health Nutrition, 2006.

  • NERI, L.C.L. ; TAKITO, M.Y. ; WATANABE, J.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Validação de questionário de atividade física para gestantes. In: 58a Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. Anais 58a Reunião Anual da SBPC, 2006.

  • COLEBRUSCO, L.D.O. ; BENICIO, M.H.D.A. . Avaliação da atividade física durante a gravidez em gestantes clientes de unidades básicas de saúde: um estudo de coorte. In: 14o Simpósio de Iniciação Científica da USP-SIICUSP, 2006, Ribeirão Preto. CD-Anais 14o SIICUSP, 2006.

  • TAKITO, M.Y. ; NERI, L.C.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Atividade física e postura durante a gestação e baixo peso ao nascer. In: Seminário Métodos em Epidemiologia: Estudos de Coorte, 2005, RIo de Janeiro. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2005.

  • KONNO, S. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Evolução ponderal de gestantes clientes de serviço público de pré-natal: influência de fatores sócioeconomicos, reprodutivos e comportamentais. In: Seminário de Métodos em Epidemiologia: estudos de coorte, 2005, Rio de Janeiro. ABRASCO, 2005.

  • NERI, L.C.L. ; TAKITO, M.Y. ; WATANABE, J.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Validação de questionário de atividade física para gestantes. In: 13o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP-SIICUSP, 2005, Ribeirão Preto. CD-Anais 13o SIICUSP, 2005.

  • WATANABE, J.A. ; TAKITO, M.Y. ; NERI, L.C.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . Gasto energético durante a gestação. In: 13o Simpósio de Iniciação Científica da USP-SIICUSP, 2005, Ribeirão Preto. CD Anais 13o SIICUSP, 2005.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. ; VALENTE, J. G. ; STRUCHINER, C. J. . Ganho de peso gestacional e índice de massa corporal pré-gestacional influenciam a obesidade materna em uma coorte de mulheres brasileiras. In: VI Congresso Brasileiro da Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. ; VALENTE, J. G. ; STRUCHINER, C. J. . Duração da lactação predominante e obesidade em uma coorte de mulheres brasileiras. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S.I. ; COTRIM, L. C. ; KONNO, S.C. ; LIMA, F.D. . Novas estimativas para a prevalência da desnutrição na infância nos 5507 municípios brasileiros a partir de modelos logísticos multinível. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • STULBACH, T.E. ; BENICIO, M.H.D.A. ; ANDREAZZA, R. ; KONNO, S.C. . Determinantes do ganho ponderal excesivo. In: VI COngresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • RISSIN, A. ; BATISTA FILHO, M. ; BENICIO, M.H.D.A. ; FIGUEIROA, J. N. . Relações causais hierarquizadas da desnutrição em crianças menores de cinco anos do estado de Pernambuco.. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia., 2004.

  • RISSIN, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; FIGUEIROA, J. N. . . Fatores hierarquizados de risco da desnutrição em crianças menores de cinco anos na região metropolitana do Recife ? PE.. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia., 2004.

  • RISSIN, A. ; BATISTA FILHO, M. ; BENICIO, M.H.D.A. ; FIGUEIROA, J. N. . Desnutrição em crianças de cinco anos no interior do estado de Pernambuco: uma análise hierarquizada de riscos.. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia., 2004.

  • BENICIO, M.H.D.A. . La experiencia brasileña en la erradicación de la desnutrición. In: XIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2003, Acapulco. Libro de Resúmenes de Ponencias, 2003. p. 11-11.

  • TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. . Changes in physical activity habits during pregnancy. In: 8th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2003, Sallzburg. . Book of Abstract - 8th Annual Congress of the European College of Sport Science, 2003. v. 1. p. 103.

  • KAC, G. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VELASQUEZ-MELENDEZ, G. ; CARVALHO, L.M.J. ; STRUCHINER, C. J. . Retención de peso postparto y duración de la lactación predominante según adiposidad corporal.. In: XIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2003, Acapulco. Libro de Resúmenes de Ponencias, 2003.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; FERREIRA, M.U. ; CARDOSO, M.R.A. ; KONNO, S.C. ; MONTEIRO, C.A. . FATORES DE RISCO PARA ASMA NA POPULAÇÃO MENORES DE CINCO ANOS DA CIDADE DE SÃO PAULO.. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002.

  • TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. ; LATORRE, M.R.D.O. ; ANDREAZZA, R. . ATIVIDADE FÍSICA E PESO AO NASCER.. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002. v. 1.

  • ROSA,T.E.C. ; BRITO, F.C. ; LITVOC, J. ; BALDACIN, C. ; BENICIO, M.H.D.A. . IDENTIFICAÇÃO DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DE UMA AMOSTRA DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO COM VISTA A UMA ANÁLISE DE DIFERENCIAIS INTRA-URBANOS.. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002, 2002, Curittiba. Revista Brasileira de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002. v. 1.

  • ANDREAZZA, R. ; BENICIO, M.H.D.A. ; NAJAS, M. ; SOUZA, A.L. ; STULBACH, T.E. . CONSUMO ENERGÉTICO E AUMENTO PONDERAL DURANTE A GESTAÇÃO.. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002. v. 1.

  • CARVALHAES, M.A.B.L. ; BENICIO, M.H.D.A. . CAPACIDADE MATERNA DE CUIDAR E DESNUTRIÇÃO INFANTIL. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002. v. 1.

  • TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. . Postura e atividade física durante a gestação e peso ao nascer.. In: XII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2000, Buenos Aires. Anales del XII Congreso Latinoamericano de Nutrición., 2000.

  • BENICIO, M.H.D.A. . DESNUTRICAO INFANTIL NOS MUNICIPIOS BRASILEIROS: MAPEAMENTO DO RISCO DE OCORRENCIA. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1998, RIO DE JANEIRO, 1998.

  • BENICIO, M.H.D.A. . PREDICAO DA PREVALENCIA DA DESNUTRICAO INFANTIL A NIVEL DOS MUNICIPIOSBRASILEIROS A PARTIR DE MODELOS DE REGRESSAO LOGISTICA.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA (EPID 95), 1995, SALVADOR/BAHIA, 1995.

  • BENICIO, M.H.D.A. . PERFIL DO CRESCIMENTO INFANTIL NOS ESTADOS BRASILEIROS NA DECADA DE 80.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO - SBAN, 1993, SAO PAULO, 1993.

  • BENICIO, M.H.D.A. . PREVALENCIA DA DESNUTRICAO INFANTIL CRONICA. MODELOS PREDITIVOS APLI- CAVEIS A MICRO-REGIOES E MUNICIPIOS.. In: II CONGRESSO NACIONAL - SBAN, 1993, SAO PAULO, 1993.

  • BENICIO, M.H.D.A. . MAGNITUDE DA DOENCA DIARREICA INFANTIL NAS MACRO-REGIOES URBANAS BRASILEIRAS.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, BELO HORIZONTE/BRASIL, 1992.

  • TADDEI, J. A. A. C. ; JACOMO, A. J. ; BENICIO, M.H.D.A. ; ATHIAS, S. P. ; TORRES, I.H.B. ; MACHADO, C.J. ; ALBUQUERQUE, Z. P. . . Estudo Multicêntrico visando validar a curva de ganho ponderal durante a gestação.. In: Congresso da REDE IDA/Brasil, 1989, Rio de Janeiro. Congresso da REDE IDA/Brasil, 1989.

  • SZARFARC, S. C. ; MEYER, M. ; MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Parasitose intestinal e dieta na determinação da anemia nutricional entre a população infantil no município de São Paulo.. In: 40ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 1988, São Paulo. 40ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 1988.

  • BENICIO, M.H.D.A. . TENDENCIAS RECENTES NA PRATICA DA AMAMENTACAO NA CIDADE DE SAO PAULO.. In: I CONGRESSO DE OESQUISA SBP - RESUMOS - TEMA LIVRE, 1987, SAO PAULO/SP/BRASIL, 1987.

  • BENICIO, M.H.D.A. . DOENCA DIARREICA DA CIDADE DE SAO PAULO.. In: I CONGRESSO DE PESQUISA DA SBP - RESUMOS: TEMAS LIVRES, 1987, SAO PAULO, 1987.

  • BENICIO, M.H.D.A. . MAGNITUDE DA DOENCA DIARREICA NO MUNICIPIO DE SAO PAULO- 1984/85.. In: I CONGRESSO NACIONAL DA SBAN, 1987, SAO PAULO, 1987.

  • BENICIO, M.H.D.A. . PERFIL DA MORBIDADE DAS CRIANCAS DO MUNICIPIO DE SAO PAULO.. In: CIENCIA E CULTURA, 1986, SAO PAULO, 1986.

  • BENICIO, M.H.D.A. . PERIMETRO BRAQUIAL E PESO E ALTURA DE DUAS POPULACOES DE PRE-ESCOLARESDE DIFERENTE NIVEL SOCIO-ECONOMICO.. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICAO E METABOLISMO INFANTIL, 1980, RIO DE JANEIRO/BRASIL, 1980.

  • BENICIO, M.H.D.A. . ESTUDO LONGITUDINAL DE AVALIACAO DO ESTADO NUTRICIONAL DE BENEFICIÁRIOS DO CEAP.. In: CIENCIA E CULTURA, 1980, SAO PAULO. CIENCIA E CULTURA, 1980.

  • BENICIO, M.H.D.A. ; MONTEIRO, C.A. ; PONTIERI, M. J. ; GANDRA, Y.R. . Estudo longitudinal de avaliação do estado nutricional de beneficiários do CEAPE. In: 32ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 1980. Ciência e Cultura, 1980. v. 32.

  • MONTEIRO, C.A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; BALDIJÃO, M.F.A. . A mortalidade infantil e a distribuição de renda e de recursos públicos de saúde no Município de São Paulo.. In: 32ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 1980. Ciência e Cultura, 1980. v. 32.

  • MONTEIRO, C.A. ; ISHII, M. ; BENICIO, M.H.D.A. ; BALDIJÃO, M.F.A. . A distribuição do peso ao nascer no Município de São Paulo.. In: 32ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 1980. Ciência e Cultura, 1980. v. 32.

  • PHILIPPI, S.T. ; BENICIO, M.H.D.A. . Implantação da atividade de suplementação alimentar no programa materno infantil da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.. In: 11º Congresso Internacional de Nutrição., 1978, Rio de Janeiro. 11º Congresso Internacional de Nutrição., 1978.

  • ORTELAN, N. ; NERI, D. ; BENICIO, M.H.D.A. . Práticas alimentares de lactentes brasileiros nascidos com baixo peso e fatores associados.. REVISTA DE SAUDE PUBLICA , 2019.

  • PASSANHA, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S.I. . Caracterização do consumo alimentar de lactentes paulistas com idade entre seis e doze meses. Ciencia & Saude Coletiva , 2019.

  • PASSANHA, ADRIANA ; BENICIO, MARIA HELENA DAQUINO ; VENANCIO, S. I. . Consumo de alimentos não saudáveis entre lactentes: identificação dos determinantes e influência do aleitamento materno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ORTELAN, N. ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . The consumption of unhealthy foods by Brazilian children with low birth weight between six and 12 months. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ORTELAN, N. ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . Breastfeeding practices in Brazilian children with low birth weight. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA BARROS LEITE ; GOMES, C. B. ; BARROS, A. J. D. ; BARALDI, L. G. ; Takito, Monica Yuri ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino . Efetividade de uma intervenção na rotina do pré-natal para aumentar a prática da caminhada no lazer e o consumo de alimentação saudável por gestantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, C. B. ; MALTA, M. B. ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino ; Takito, Monica Yuri ; CORRENTE, JOSÉ EDUARDO ; CARVALHAES, M.A.B.L. . Alta prevalência de inadequação do consumo de cálcio e vitamina D em duas coortes de gestantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, M. B. ; VASCONCELOS, LETÍCIA GARCIA ; BAFFA, F. O. ; Takito, Monica Yuri ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino ; CARVALHAES, M.A.B.L. . Baixo consumo de frutas, verduras e legumes no 1º trimestre gestacional em uma coorte do interior paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; VASCONCELOS, LETÍCIA GARCIA ; BAFFA, F. O. ; MALTA, M. B. ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA BARROS LEITE ; Takito, Monica Yuri ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . Correlação inversa entre consumo de fibra dietética e índice de massa corporal pré-gestacional em coorte de gestantes de município de médio porte paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA BARROS LEITE ; GOMES, CAROLINE DE BARROS ; BARROS, ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE ; Takito, Monica Yuri ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . Efetividade de uma intervenção na rotina do pré-natal para aumentar a prática da caminhada no lazer e consumo de alimentação saudável por gestantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, R. A. B. ; NASCIMENTO, F. A. ; BENICIO, M.H.D.A. . Um encontro dos estudantes de nutrição com a formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde: um relato de esperiência da aula de alimentação complementar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M. A. B. L. ; BARROS, A. J. D. ; BARALDI, L. G. ; TAKITO, M. Y. ; GOMES, C. B. ; BENICIO, M.H.D.A. . Promoção da caminhada no lazer e alimentação saudável na atenção pré-natal prestada por unidades de saúde da família é efetiva: resultados de estudo de coorte controlado no município de Botucatu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M.A.B.L. ; Takito, Monica Yuri ; TONETE, VERA LUCIA PAMPLONA ; PARADA, CRISTINA MARIA GARCIA DE LIMA ; LLANOS, I. C. F. S. ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino . Ação educativa para inserção da promoção padronizada de caminhada no lazer e práticas alimentares saudáveis na atenção pré-natal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M.A.B.L. ; Takito, Monica Yuri ; TONETE, VERA LUCIA PAMPLONA ; BARROS, ALUÍSIO J D ; LLANOS, I. C. F. S. ; PARADA, CRISTINA MARIA GARCIA DE LIMA ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino . Mudanças nos conhecimentos e nas práticas de médicos e enfermeiros após ação educativa sobre alimentação e atividade física na gestação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M.A.B.L. ; BARROS, A.J.D. ; BARALDI, L. G. ; Takito, Monica Yuri ; GOMES, CAROLINE DE BARROS ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino . Impacto de uma intervenção no pré-natal de baixo risco sobre a prática da caminhada no lazer e alimentação saudável de gestantes: estudo de coorte controlado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ORTELAN, N. ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; SALDIVA, S. R. D. M. ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . Aleitamento materno e baixo peso ao nascer em crianças menores de 6 meses de idade, segundo a Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno Municípios Brasileiros, 2008. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, M. B. ; VASCONCELOS, LETÍCIA GARCIA ; BAFFA, F. O. ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA BARROS LEITE ; Benicio, Maria Helena D'Aquino . Percentual de energia da dieta fornecido por carboidratos, proteínas e lipídeos em duas coortes de gestante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, CAROLINE DE BARROS ; MALTA, M. B. ; CARVALHAES, MARIA ANTONIETA BARROS LEITE ; Benicio, Maria Helena D'Aquino ; Takito, Monica Yuri . Hábitos de Vida Saludables en la Gestación: Predomínio y Asociación. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASSANHA, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S. I. ; REIS, M. C. G. . Influence of primary health care units accredited by Rede Amamenta Brasil on exclusive breastfeeding: city of Ribeirão Preto, SP, Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASSANHA, A. ; BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S. I. ; REIS, M. C. G. . Influence of maternity-care practices on predominant breastfeeding: city of Ribeirão Preto, SP, Brazil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRAZAO, P. ; NARVAI, P. C. ; BENICIO, M.H.D.A. . Insegurança alimentar no complexo causal da cárie dentária em crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALTA, M. B. ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino ; Takito, Monica Yuri ; CARVALHAES, M.A.B.L. . Alimentación y actividad física durante el embarazo: conocimiento y prácticas prenatales de los médicos y enfermeras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALTA, M. B. ; CARVALHAES, M.A.B.L. ; Takito, Monica Yuri ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino . Promoção e Orientação da Caminhada no Lazer e Alimentação Saudável no Pré-natal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, MARCIA CRISTINA GUERREIRO DOS ; NAKANO, A.M.S. ; PASSANHA, ADRIANA ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; MAUAD, M. L. M. E. ; BENICIO, Maria Helena D' Aquino . Determinantes do aleitamento materno exclusivo em menores de seis meses do Município de Ribeirão Preto - SP, Brasil. 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKITO, M.Y. ; COLEBRUSCO, L.D.O. ; NERI, L.C.L. ; KURASHIMA, C.H. ; FIALHO, N. F. ; BENICIO, M.H.D.A. . Padrão de atividade física e alimentação aos 6 e 12 meses pós-parto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TOMA, T. S. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. . Fatores associados com a amamentação plena de crianças assistidas pelo Programa Saúde da Família : uma análise hierarquizada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TOMA, T. S. ; BENICIO, M.H.D.A. ; REA, M. F. . Impacto de um curso de aconselhamento em alimentação infantil nos conhecimentos de trabalhadores da saúde: um estudo comtrolado não randomizado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKITO, M.Y. ; BENICIO, M.H.D.A. . Atividade Física durante a gestação e baixo peso ao nascer: um estudo de casos e controles. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENICIO, M.H.D.A. . METODOS DE AVALIACAO DO ESTADO NUTRICIONAL DE POPULACAO:AVALIACAO DEGESTANTES.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENICIO, M.H.D.A. . EVOLUCION DE LA SITUACION ALIMENTARIA Y NUTRICIONAL EN LATINOAMERICA YEN CARIBE. ESTRATEGIAS PARA LA ACION.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENICIO, M.H.D.A. ; KONNO, S. C. ; SILVA, A. C. F. ; COTRIM, L. C. ; CONDE, W.L. . Estimativas para a prevalência de desnutrição infantil nos 1133 municípios do semi-árido brasileiro a partir de modelo preditivo com base na chamada nutricional 2005. São Paulo: NUPENS, 2007 (Publicação NUPENS).

  • BENICIO, M.H.D.A. ; VENANCIO, S.I. ; KONNO, S. C. . Novas estimativas para a prevalência de desnutrição na infância nos 5507 municípios brasileiros a partir de modelos logísticos multinível aplicados à amostra de crianças do Censo 2000.. São Paulo: NUPENS, 2005 (Publicação NUPENS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Impacto de intervenção em estilo de vida sobre o consumo alimentar, ganho de peso gestacional e desfechos da gravidez: estudo de coorte controlado., Descrição: É a segunda etapa do projeto ?Impacto de intervenção para promoção de caminhada no lazer e alimentação saudável em gestantes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família: um estudo de coorte controlado? (Estudo 1) financiado por auxílio FAPESP, processo nº 2011/18579-0 e pelo CNPq: bolsas de AP e IC processo nº 472523/2012-0(vigente até junho de 2016).Trata-se de um estudo de intervenção do tipo coorte controlado, no qual foram acompanhadas gestantes de duas coortes: a coorte intervenção (n=134) formada por gestantes assistidas nas nove Unidades de Saúde da Família existentes no município de Botucatu e a coorte controle por gestantes (n=133) assistidas nas oito Unidades Básicas de Saúde tradicionais. O projeto teve como produto o doutorado na UNESP de Maira Barreto Malta, do qual a solicitante foi co-orientadora. RESUMO: O ganho de peso durante a gestação é fator prognóstico para a saúde da mãe e do bebê, sendo sua inadequação relacionada a desfechos negativos para o binômio. O ganho de peso gestacional excessivo é altamente prevalente e apresenta-se em crescente expansão no Brasil e no mundo. Os principais determinantes do ganho ponderal são o consumo alimentar e a prática de atividade física. Intervenções que promovam o ganho de peso gestacional adequado, passíveis de serem implementadas na atenção básica são de elevada relevância. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto de intervenção em estilo de vida, realizada por médicos e enfermeiros, sobre o consumo alimentar, ganho de peso e desfechos gestacionais em gestantes assistidas na atenção primária à saúde, a partir de dados coletados no Estudo1. No presente estudo, as principais variáveis serão: consumo alimentar (seis recordatórios de 24 horas sendo dois em cada trimestre da gestação), ganho de peso gestacional semanal nos 2º e 3º trimestres e dados do nascimento do bebê (tipo de parto, peso ao nascer e idade gestacional no momento do parto).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / CARVALHAES, M.A.B.L. - Integrante / BARROS, A.J.D. - Integrante / TAKITO, M.Y. - Integrante / Maira Barreto Malta - Integrante / Vera Lúcia Pamplona Tonete - Integrante / Cristina Maria Garcia de Lima Parada - Integrante / Isabel Cristina Franco Salem llanos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacioal de desenvolvimento Científico e Técnológico - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Augusto Monteiro em 23/10/2017., Descrição: Este projeto estuda o padrão de consumo de alimentos ultraprocessados e sua influência sobre o perfil nutricional da dieta e o risco de obesidade na população de sete países. O estudo, coordenado pelo NUPENS/USP, conta com equipes de investigadores nos sete países. Envolve a análise de dados antropométricos e de ingestão de alimentos (registros ou recordatórios de 24 horas) coletados por inquéritos nacionais domiciliares e probabilísticos realizados no Brasil (n=34.003 indivíduos com 10 ou mais anos de idade), Colômbia (n=37.211, 0 a 64 anos), Chile (n=4.920, ≥ 2 anos), Estados Unidos (n=19.903, todas as idades), Canadá (n=35.107, todas as idades), Reino Unido (n=6.828, todas as idades) e Austrália (n=12.153, ≥ 2 anos). Serão classificados como alimentos ultraprocessados itens de consumo que correspondam a formulações industriais de substâncias extraídas de alimentos ou sintetizadas com base em substratos de alimentos ou outras fontes orgânicas, com pouco ou nenhum alimento inteiro ? conceito desenvolvido no NUPENS/USP e crescentemente utilizado na literatura científica internacional, na elaboração de guias nacionais de alimentação e em propostas de políticas regulatórias. Em cada país, e nos sete países em conjunto, as associações entre consumo de alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta e ocorrência de obesidade serão estudadas de forma transversal e com o controle de variáveis de confundimento. No caso da associação com a obesidade, serão empregados procedimentos para controle de causalidade reversa. No Brasil, as associações serão testadas também longitudinalmente em três coortes de pessoas nascidas em 1982 (n=5.914), em 1993 (n=5.249) e em 2004 (n=4.231).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Integrante / Monteiro, Carlos Augusto - Coordenador / Ana Paula Bortoletto Martins - Integrante / Denise Petrucci Gigante - Integrante / BARROS, ALUÍSIO J D - Integrante / Patricia Constante Jaime - Integrante / Renata Bertazzi Levy - Integrante / Bernardo Lessa Horta - Integrante / Carlos Corvalan - Integrante / Christopher Joseph Millett - Integrante / Daniela Canella - Integrante / Diana Celmira Parra Perez - Integrante / Gyorgy Scrinis - Integrante / Iná da Silva dos Santos - Integrante / Jean Claude Moubarac - Integrante / Malek Batal - Integrante / Marcela Reyes Jedlicki - Integrante / Maria Ceclia Formoso Assunção - Integrante / Rafael Moreira Claro - Integrante / Ricardo Uauy Dagach - Integrante / Roberto De Vogli - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo MINA - materno-infantil no Acre: coorte de nascimentos da Amazônia ocidental brasileira, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marly Augusto Cardoso em 23/10/2017., Descrição: O presente projeto temático integra um programa de pesquisas epidemiológicas sobre condições de saúde e nutrição materno-infantil em Cruzeiro do Sul, Acre, Amazônia Ocidental Brasileira. Trata-se de estudo de coorte de nascimentos Materno-infantil no Acre (MINA) e linhas de investigação principais em relação ao perfil de saúde e nutrição materno-infantil, a saber: a) Anemia, estado nutricional e deficiência de micronutrientes; b) Malária e outras infecções; c) Estilo de vida materno (consumo alimentar, atividade física, tabagismo, consumo de álcool e drogas ilícitas); d) Ganho de peso, fatores genéticos e distúrbios metabólicos materno-infantis; e) Saúde mental materna e desenvolvimento infantil; f) Microbiota intestinal e consumo alimentar na infância. O delineamento do estudo será do tipo coorte de nascimentos de base populacional. Serão coletados dados obstétricos, da assistência ao pré-natal e de morbidades, características socioeconômicas, consumo alimentar e indicadores bioquímicos maternos e de seus bebês durante todo seguimento. Os resultados desta pesquisa contribuirão para o avanço do conhecimento sobre mecanismos e impacto de fatores biológicos e psicossociais dos determinantes de saúde e nutrição materno-infantil, colaborando também para o planejamento de ações de intervenção visando à redução do risco associado a morbidades e distúrbios nutricionais e suas consequências na saúde materno-infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Integrante / Suely Godoy Agostinho Gimeno - Integrante / CARDOSO, MARLY AUGUSTO - Coordenador / Maria Antonieta de Barros Leite Carvalhaes - Integrante / Maíra Barreto Malta - Integrante / VENANCIO, SONIA ISOYAMA - Integrante / Carmen Simone Grilo Diniz - Integrante / Alicia Matijasevich Manitto - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Padrão de aleitamento materno e práticas de alimentação complementar no primeiro ano de vida de crianças com baixo peso ao nascer e fatores associados: Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros ( PPAM, 2008), Descrição: INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida e a manutenção do aleitamento materno (AM) por dois anos ou mais, juntamente com alimentos complementares. Além de proporcionar vantagens imunobiológicas e psicológicas, o leite materno também é fundamental na prevenção da morbimortalidade infantil. Introduzir os alimentos complementares tardiamente é desfavorável, pois pode ocorrer um retardo no crescimento da criança, além de aumentar o risco das deficiências nutricionais. O número elevado de recém-nascidos de baixo peso (RNBP - peso <2.500 gramas) constitui um importante problema de saúde tendo em vista o elevado impacto que exerce na morbimortalidade neonatal e no primeiro ano de vida. Informações acerca do padrão de AM e das práticas de alimentação complementar em amostra representativa de crianças brasileiras menores de um ano com baixo peso ao nascer (BPN) são virtualmente inexistentes. O presente estudo pretende analisar a situação de AM e da alimentação complementar em diversos municípios brasileiros, o que propiciar subsídios para o planejamento de intervenções direcionadas à redução do risco de mortalidade neonatal nestas crianças. OBJETIVO: Analisar a influência de determinantes individuais e contextuais sobre o padrão de AM e sobre as práticas de alimentação complementar de crianças menores de um ano com BPN em municípios brasileiros. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com base no banco de dados da Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros (2008), relativos às crianças menores de um ano residentes nas 27 capitais brasileiras e Distrito Federal e em 37 municípios com população de crianças menores de um ano superior a 4000, identificadas mediante sorteio aleatório. As crianças com valores de peso ao nascer (PN) considerados não plausíveis (PN<500g (n=72) e PN>6000g (n=158)) e os dados faltantes (missing: n=3.371) para esta variável foram excluídos da amostra (ntotal excluído=3.601 crianças). Portanto, no presente estudo serão incluídas as 62.335 crianças menores de um ano dos municípios brasileiros mencionados. As variáveis dependentes serão relacionadas ao AM (AME, AM e AM na 1ª hora) e à alimentação infantil (modo de preparo da comida de sal, diversidade mínima da dieta, consumo de alimentos ricos em ferro e alimentos não saudáveis) e as variáveis explanatórias terão duas dimensões: individual e contextual. Os determinantes individuais serão correspondentes às características das crianças (idade, sexo e nascimento em Hospital Amigo da Criança (HAC)) e maternas (idade, paridade, situação de trabalho, escolaridade, local de acompanhamento das consultas de rotina e tipo de parto). Os determinantes contextuais serão correspondentes às características dos municípios (região, porte populacional e cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF)). O efeito individualizado dos fatores individuais e contextuais associados a cada desfecho será avaliado mediante análise de Regressão de Poisson multinível com variância robusta. Optou-se pela utilização da análise multinível em função da organização hierárquica da população de crianças e mães (Nível 1) em cada município (Nível 2). Para inclusão das variáveis individuais no modelo, será utilizada a estratégia de modelagem hierarquizada, estabelecida a partir de um marco conceitual. Serão construídos três blocos de variáveis do Nível 1: 1. Condição socioeconômica (representada pela escolaridade materna); 2. Características maternas; e 3. Características das crianças. Serão incluídas no modelo múltiplo as variáveis que apresentarem p <0,20 na análise bruta. A significância estatística de cada parâmetro incluído no modelo será avaliada pelo teste de Wald. Será adotado o nível de significância ≤0,05. O processamento será realizado com o software Stata 12.1.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / Naiá Ortelan - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Consumo alimentar de crianças paulistas no primeiro ano de vida: Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros ( PPAM, 2008), Descrição: Introdução. Uma alimentação complementar saudável compreende alimentos introduzidos em momento oportuno, adequados em energia e nutrientes, seguros, sem excesso de sal, gordura, açúcar ou condimentos, de fácil consumo e preparo, de boa aceitação pela criança, em quantidade e consistência apropriadas, que respeitem a identidade cultural regional e com custo aceitável. Objetivo. Analisar a influência de determinantes individuais e contextuais sobre o consumo alimentar de crianças menores de um ano em municípios do Estado de São Paulo. Métodos. Pesquisa com delineamento transversal, realizada durante a segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação em 2008, com base nas informações provenientes da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno em Municípios Brasileiros, realizada no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, referentes aos municípios paulistas. Os desfechos do presente estudo correspondem à alimentação complementar, e serão classificados em ?tipo de comida de sal consumida? (igual à da família; preparada só para a criança; industrializada); ?diversidade mínima da dieta? (oferta de carnes, leguminosas, hortaliças e frutas); ?consumo de alimentos ricos em ferro? (carnes e/ou feijão); ?consumo de alimentos e bebidas não saudáveis? (refrigerante; bolacha, biscoito, salgadinho; alimento adoçado com açúcar, mel, melado, adoçante). Os determinantes individuais serão correspondentes às características das crianças (idade, sexo, peso ao nascer, nascimento em Hospital Amigo da Criança e local de acompanhamento ambulatorial) e características maternas (faixa etária, paridade, situação de trabalho e escolaridade). Os determinantes contextuais corresponderão às características de cada município (região, porte populacional, Índice Paulista de Responsabilidade Social e Cobertura da Estratégia Saúde da Família). O efeito individualizado dos fatores individuais e contextuais associados a cada desfecho será avaliado mediante análise de regressão de Poisson multinível com variância robusta. Optou-se pela utilização da análise multinível em função da organização hierárquica da população de crianças e mães (Nível 1) em cada município (Nível 2). Para inclusão das variáveis individuais no modelo, será utilizada a estratégia de modelagem hierarquizada, estabelecida a partir de um marco conceitual. Serão construídos três blocos de variáveis do Nível 1: 1- condição socioeconômica (representada pela escolaridade materna); 2- características maternas; e 3- características das crianças. Serão incluídas no modelo múltiplo as variáveis que apresentarem p<0,20 na análise bruta. A significância estatística de cada parâmetro incluído no modelo será avaliada pelo teste de Wald. Será adotado o nível de significância igual a 0,05. Resultados esperados. A partir deste estudo, espera-se conhecer a influência de determinantes individuais e contextuais sobre o consumo alimentar de crianças paulistas menores de um ano. Tais informações poderão contribuir para aprimorar as práticas de incentivo à alimentação infantil saudável em cada município estudado, e expandi-las para outras localidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / Adriana Passanha - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Impacto de intervenção para promoção de caminhada no lazer e alimentação saudável em gestantes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família: um estudo de coorte controlado, Descrição: Resumo Objetivos: Avaliar o impacto de uma intervenção visando promoção de caminhada e alimentação saudável em gestantes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. Métodos: Estudo com delineamento do tipo coorte controlado não randomizado do qual participarão gestantes saudáveis,com idade >=18 anos, atendidas no pré-natal de baixo risco do município de Botucatu-SP desde o 1º trimestre de gestação. Serão acompanhadas duas coortes, a coorte intervenção (CI) estudará uma amostra das gestantes (n=140) atendidas nas unidades de saúde da família(USFs) e a coorte controle (CC) uma amostra das gestantes(n=140) atendidas pelas unidades básicas de saúde (UBSs). Inquérito de linha de base realizado em Botucatu em 2010 mostrou que não há diferenças estatisticamente significativas entre as gestantes atendidas pelas USFs e UBSs quanto á prática de caminhada (PC) , alimentação saudável (AS) e orientação recebida sobre PC e AS. Apenas o número médio de anos de escolaridade foi mais elevado nas gestantes das UBSs,variável a ser incluída em ajuste estatístico. O projeto estudará também todos os profissionais que atuam no pré-natal do município:16 médicos generalistas,14 enfermeiros e 67 agentes comunitários de saúde nas USFs e 10 obstetras nas UBSs. A intervenção nas USFs será precedida de capacitação dos médicos,enfermeiros e agentes comunitários de saúde do pré- natal para promoção da PC e AS, como etapa inicial de um processo contínuo de Educação Permanente baseado em estratégias ativas. A capacitação terá 16 horas comuns a todos os profissionais, cinco visitas por unidade de saúde e duas para sistematização da intervenção junto às gestantes. As orientações que os profissionais de saúde das USFs darão mensalmente às gestantes por ocasião das consultas do pré-natal e das visitas domiciliares seguirão as diretrizes da ACOG2003 para a prática de caminhada.Para a alimentação saudável, seguirão as diretrizes dos 10 passos para alimentação saudável durante a gestação e o guia alimentar americano para grávidas (USA Departamento of Agriculture, 2010). Com base no referencial teórico do Modelo Transteorético de Mudança de Comportamento a intervenção será ajustada às necessidades das gestantes de acordo com o estágio de mudança de comportamento em que elas se encontram, auxiliando-as a superarem barreiras e prosseguirem em direção ao comportamento desejado.Os profissionais das USBs darão às gestantes da CC orientações rotineiras do pré-natal. A ?avaliação de processo? utilizará o percentual de acertos dos profissionais de saúde das USFs e UBSs em formulários sobre conhecimentos de AF e AS. Nas USFs os formulários serão aplicados antes da capacitação, um e seis meses após a mesma e nas UBSs em momentos equivalentes. A adequação das orientações prestadas pelos profissionais das USFs e UBSs será avaliada a partir das respostas das gestantes a entrevistas realizadas nos domicílios no 1º trimestre (=150 minutos(sim e não) e o escore de alimentação saudável e não saudável expresso em tercis e recategorizado de forma dicotômica. As análises estatísticas serão conduzidas em separado para cada desfecho mediante análise de regressão logística longitudinal múltipla com inclusão de potenciais variáveis de confusão e moduladoras da resposta á intervenção. Palavras - chave: Intervenção, gestantes, prática de caminhada no lazer e alimentação saudável, Estratégia de Saúde da Família. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / Takito, Monica Yuri - Integrante / Maira Barreto Malta - Integrante / Vera Lúcia Pamplona Tonete - Integrante / Cristina Maria Garcia de Lima Parada - Integrante / Isabel Cristina Franco Salem llanos - Integrante / Aluísio Jardim Dornellas de Barros - Integrante / Maria Antonieta de B. L. Carvalhaes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Avaliação do Impacto da Rede Amamenta Brasil, Descrição: Objetivos: Geral: Avaliar o impacto da Rede Amamenta Brasil sobre a situação do aleitamento materno em municípios brasileiros. Específicos: Avaliar o grau de implantação da Rede Amamenta Brasil em UBS dos municípios selecionados; avaliar a relação entre o grau de implantação da Rede Amamenta Brasil e indicadores de aleitamento materno preconizados pela OMS e analisar a influência de variáveis individuais e do contexto municipal sobre os indicadores de aleitamento materno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Integrante / Sonia Isoyama Venancio - Coordenador / Márcia Cristina Guerreiro dos Reis - Integrante / Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva - Integrante / Roberto Issler - Integrante / Juliana Stefanello - Integrante / Gabriela Sintra Rios - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Saúde bucal de crianças na Amazônia ocidental brasileira: estudo seccional aninhado em coorte, Descrição: O presente estudo é parte integrante do projeto intitulado "Saúde e nutrição de crianças da Amazônia Ocidental Brasileira: estudo prospectivo de base populacional", desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública e pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Acre (UFAC). O presente estudo tem por objetivo avaliar as crianças da área urbana do município de Acrelândia da faixa etária de 6 a 10 anos com relação à: 1) prevalência de cárie dentária e necessidades de tratamento nas dentições decídua permanente; 2) prevalência de alterações de crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares; e, 3) o impacto sobre as prevalências de cárie dentária e de desvios da oclusão dentária, de fatores de exposição ligados, dentre outros aspectos, à freqüência de ingestão de produtos açucarados, hábitos de sucção não nutritiva, uso de produtos fluorados, práticas de higiene bucal e aspectos de alimentação e nutrição, nos primeiros anos do curso de vida. O subprojeto de saúde bucal, do qual este estudo seccional é parte, terá duração de 72 meses, prevendo-se um intervalo de 36 meses entre este inquérito e o primeiro estudo de seguimento de saúde bucal (2012), e de outros 36 meses entre o primeiro e o segundo estudo de seguimento de saúde bucal (2015). Este inquérito, cujos dados serão obtidos em 2009, corresponde, portanto, neste processo mais amplo de um estudo longitudinal, ao inquérito de linha de base aninhado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Integrante / Paulo Capel Narvai - Coordenador / Marly Augusto Cardoso - Integrante / Paulo Frazão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Estimativas para a prevalência de desnutrição infantil nos 5.507 municípios brasileiros a partir de modelos preditivos com base na pnds2006 e em projeções censitárias dos fatores preditivos para 2006, Descrição: É consensual a importância de se ter estimativas municipais atualizadas da prevalência de desnutrição infantil, dado que o município é a unidade básica da organização política do país e a unidade primordial das políticas públicas do setor social. O presente estudo pretende produzir estimativas da prevalência da desnutrição infantil, referentes ao ano de 2006, para cada um dos municípios brasileiros. Serão estabelecidos modelos estatísticos de predição com base no banco de dados da recém concluída Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde ? PNDS 2006, executada,com financiamento do Ministério da Saúde/UNESCO, por um consórcio de instituições acadêmicas liderado pelo Centro de Análise e Planejamento-CEBRAP do qual faz parte o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo-NUPENS/USP, instituição onde será realizado o presente estudo. Os modelos estatísticos do tipo regressão logística multinível terão como variável resposta a desnutrição infantil, avaliada pela estatura para idade inferior a menos dois escores z do padrão OMS 2005. A seleção das variáveis preditivas do nível individual e domiciliar levará em consideração determinantes estruturais da desnutrição infantil e a disponibilidade e compatibilidade das informações coletadas pela PNDS 2006 e pelas Amostras dos Censos 1991 e 2000. Serão utilizadas como variáveis preditoras municipais indicadores de cobertura dos programas de combate a pobreza, com destaque para o Bolsa Família e indicadores de gestão de políticas públicas potencialmente impactantes sobre a prevalência da desnutrição infantil. A estimativa da prevalência da desnutrição para os 5507 municípios brasileiros,existentes no ano 2000,será obtida considerando-se a probabilidade individual de desnutrição em cada um dos estratos de combinações das variáveis preditivas (fornecida pelos modelos preditivos) e sua freqüência em cada município obtida por projeções para 2006.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / KONNO, S. C. - Integrante / MARTINS, A.P.B. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Impacto da atividade física e da orientação alimentar durante a gestação e pós-parto sobre a retenção de peso doze meses pós-parto, Descrição: A obesidade em mulheres e o ganho ponderal excessivo durante a gestação são problemas prioritários no Brasil. O ganho ponderal excessivo leva a maior incidência de diabetes,hipertensão materna e outros desfechos negativos da gestação e ainda predispõe à obesidade pós-parto. No entanto, pode ser prevenido com intervenção adequada durante a assistência pré-natal. Objetivos: Avaliar a adesão das gestantes à orientação quanto a um padrão saudável de alimentação e atividade física e seu impacto sobre o ganho de peso gestacional e outros desfechos da gestação. Metodologia: Foram estudadas 2 coortes de gestantes clientes de 4UBSs do Mun. de S.Paulo: coorte observacional (GC) e coorte de intervenção (GI),sendo incluídas no estudo mulheres saudáveis com idade ≥ 18 anos e idade gestacional ≤ 16 semanas. O GI iniciou-se 10 meses após o início da GC e 2 meses antes de sua conclusão e recebeu orientações individualizadas com relação a caminhada e alimentação saudável, em cada uma das consultas do pré-natal. As gestantes do GC receberam orientações rotineiras do serviço de pré-natal. As informações foram obtidas mediante entrevistas mensais e visita domiciliar 15 dias pós-parto. Variáveis resposta: ganho ponderal excessivo, peso ao nascer, duração da gestação,RCIU e retenção de peso 15 dias pós-parto. Variáveis explanatórias: padrão de atividade física e de consumo alimentar nos 3 trimestres, história obstétrica, idade, nível de escolaridade, renda familiar, tabagismo. As coortes GC (n=129) e GI (n=108) foram comparadas com relação à atividade física, alimentação e demais variáveis.O efeito sobre as variáveis resposta foram obtidos mediante análise de regressão logística. Na 2ª fase do projeto-adendo pós-parto (Impacto da atividade física e da orientação alimentar durante a gestação e pós-parto sobre a retenção de peso doze meses pós-parto) as mesmas mulheres estão sendo acompanhadas nos primeiros 12 meses pós-parto (término previsto para março de 2008).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / FIALHO, N. F. - Integrante / TAKITO, M.Y. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Impacto da atividade física e da orientação alimentar durante a gestação sobre o ganho de peso gestacional e desfechos da gravidez, Descrição: A obesidade em mulheres e o ganho ponderal excessivo durante a gestação são problemas prioritários no Brasil. O ganho ponderal excessivo leva a maior incidência de diabetes, hipertensão materna e outros desfechos negativos da gestação e ainda predispõe à obesidade pós-parto. No entanto, pode ser prevenido com intervenção adequada durante a assistência pré-natal. Objetivos: Avaliar o impacto da adesão das gestantes à orientação quanto a um padrão saudável de alimentação e atividade física sobre o ganho de peso gestacional e outros desfechos da gestação. Metodologia: O estudo será realizado com metodologia semelhante no município de São Paulo em 5 Unidades Básicas de Saúde da Sub-Prefeitura do Butantã . Serão estudadas duas coortes de gestantes clientes das mesmas unidades de saúde: uma coorte observacional (grupo controle histórico) e uma coorte de intervenção. Serão incluídas no estudo mulheres com idade igual ou superior a 18 anos e que iniciarem o pré-natal no primeiro trimestre de gestação. Serão critérios de exclusão: gestação múltipla e doenças crônicas como diabetes mellitus, hipertensão, cardiopatias. A coorte observacional estudará 150 gestantes sem restrição quanto ao estado nutricional inicial. Prevê-se que após 10 meses do início desta coorte (dois meses antes de sua conclusão) seja iniciada a coorte de gestantes submetidas à intervenção, abrangendo 120 gestantes com estado nutricional normal ou com sobrepeso no início da gestação. A estes totais serão acrescentados 30% em função das perdas de seguimento. Com esse tamanho amostral é possível detectar com poder de 90% e p<0,05 uma redução de 50% na freqüência de ganho de peso excessivo com magnitude inicial de 35 a 40%. O desenvolvimento do protocolo de intervenção no estilo de vida utilizará as recomendações nutricionais do Institute of Medicine, 1992 e o novo paradigma da atividade física e o Guia oficial da YMCA para exercícios pré-natais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / BARROS, A.J.D. - Integrante / MOMO, S.C.A. - Integrante / TAKITO, M.Y. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    Atividade física durante a gestação e prematuridade: um estudo de casos e controles, Descrição: O baixo peso ao nascer (< 2.500g.) é o fator que mais exerce influência sobre o estado de saúde e nutrição infantil e tem mostrado tendência a elevação, nas duas últimas décadas, em municípios do Centro-Sul do Brasil e em países desenvolvidos. O aumento na taxa de prematuridade vem contribuindo de forma expressiva para esta elevação. Este fato acrescido do alto impacto da prematuridade sobre a mortalidade infantil tem suscitado a publicação recente de vários estudos com o intuito de melhor conhecer os múltiplos fatores que determinam a prematuridade. Dentre os fatores reconhecidamente a ela associados estão à atividade física ocupacional com elevada demanda física e a postura em pé prolongada. No tocante a atividade física realizada no trabalho doméstico, caminhadas intencionais, atividades de lazer e sedentarismo, os estudos são escassos e não conclusivos particularmente em gestantes de baixa renda. Tamanho amostral insuficiente e mensuração inadequada da atividade física são as principais limitações metodológicas desses estudos. Em estudo de coorte por nós realizado em 153 gestantes clientes de serviço público de pré-natal de baixo risco do município de São Paulo, detectamos efeito de proteção de caminhada intencional com duração de até 50 minutos diários sobre o peso inadequado ao nascer. Objetivo: Estudar a relação entre a prematuridade espontânea e a atividade física desenvolvida durante a gestação no trabalho doméstico, no trabalho fora de casa e no lazer. Metodologia: Delineamento do tipo casos e controles a ser realizados em 3 hospitais de grande porte do município de São Paulo. Serão critérios de exclusão do estudo: nascimentos gemelares, filhos de gestantes com idade < 18 anos ou com morbidade não controlada (hipertensão, diabetes, etc.) potencialmente associada ao encurtamento da duração da gestação ou a alteração da atividade física habitual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / TAKITO, M.Y. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Eficiência de indicadores antropométricos maternos na predição de produtos da gestação: segunda etapa, Descrição: Existem na literatura indicadores antropométricos maternos promissores para a predição de riscos fetais. Publicação abrangente da OMS sobre o assunto recomenda a realização de estudos prospectivos com metodologia semelhante à do estudo colaborativo da OMS com vistas à identificação em cada país dos níveis de corte mais eficientes de cada indicador. OBJETIVOS: Estabelecer o valor preditivo e a eficiência de indicadores prognósticos de baixo peso ao nascer, RCIU e prematuridade baseados em índices antropométricos maternos ao início da gestação e no ganho ponderal ao longo da mesma em população brasileira de baixa renda. RESULTADOS ESPERADOS: Identificação de indicadores para monitorização do estado nutricional da gestante eficientes e passíveis de incorporação pela rede de serviços públicos de pré-natal. METODOLOGIA: Será estudada uma coorte de 540 gestantes clientes de serviços de pré-natal que atendem à população de baixa renda dos municípios de São Paulo e Brasília. Serão incluídas no estudo gestantes saudáveis com idade de18 anos ou mais e início do pré-natal antes da 16ª semana de gestação. Serão excluídas gestações múltiplas e as que derem a luz a recém nascido com mal formação congênita. Serão tomadas mensalmente e no 14º dia do pós-parto medidas de estatura, peso e circunferência do braço e da panturrilha e levantadas informações sócio-econômicas, história reprodutiva, morbidade, consumo de cigarro, álcool e outras drogas. A capacidade de predição de cada indicador será avaliada a partir de estimativas da sensibilidade, especificidade e valor preditivo calculadas para diversos níveis de corte de cada indicador. O desempenho dos vários indicadores será realizado mediante utilização de Curvas ROC obtidas a partir de análises de regressão logística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena D Aquino Benicio - Coordenador / COITINHO, D. C. - Integrante / AQUINO, K. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Nutrição. , Av. Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira César, 01246-904 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30617705, Fax: (11) 30617849

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor Sênior, Enquadramento Funcional: Professor Sênior, Associado aposentdo

  • 2010 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1978 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1978 - 1982

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2015

      Direção e administração, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Nutrição.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora Científica do Núcleo de Pesquisa Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/USP.

    • 03/1984

      Ensino, Nutrição Em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenções, Programas e Políticas em Alimentação e Nutrição

    • 05/1978

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Nutrição.,Linhas de pesquisa

    • 05/1978

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição de Grupos Populacionais, Nutrição em Saúde Pública

    • 03/2011 - 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Nutrição.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Nutrição.

  • 1976 - 1978

    Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica Pediátrica

    Outras informações:
    Médica Pediátrica efetiva do Departamento de Saúde da Grande São Paulo ? (Concurso pelo DAPE).

  • 1976 - 1978

    Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assitente Técnico

    Outras informações:
    Assitente Técnico do gabinetes do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo na administração do Prof. Walter Leser de Exerceu atividades de planejamento, coordenação, supervisão e avaliação do Programa de Nutrição destinado a gestantes, nutrizes, e lactentes da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

  • 1975 - 1976

    Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Gabinete

    Outras informações:
    Auxiliar de Gabinete do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo na administração do Prof. Walter Leser