Cristiane Linhares de Souza
Designer Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997). Atualmente atuo como Analista Experiência do Usuário no Departamento de Design e Portais. Atuei como professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Escola de Design); professora assistente do Instituto de Educação Continuada (IEC PUC-Minas); professora assistente do Centro Universitário UNA - pós-graduação; professora assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e da Faculdade Promove. Fui Supervisora do Curso Técnico em design gráfico do Senai/Cecoteg. Tem experiência na área do Design, com ênfase em UX e UI de sistemas de governo; criação e produção de livros e educação a distância.
Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização interrompida em 2009 em Educação Tecnológica
2007 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: em andamento
Ano de interrupção: 2009
Graduação em Desenho Industrial
1992 - 1997
Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Reciclagem: uma solução necessária
Orientador: Bernadete Teixeira
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Educação a distância.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Produção Editorial.
Participação em eventos
IV Semana de Ciencia e Tecnologia do CEFET-MG. 2008. (Seminário).
Usabilidade e Design Centrado no Usuario. 2008. (Outra).
II Mostra de Design Gráfico.História do Design: uma versão em três tempos. 2007. (Encontro).
Ciclo de Estudos Contemporâneos em Língua Portuguesa - Produção editorial. 2006. (Outra).
Direitos Autorais dos Profissionais de Criação.Direitos Autorais dos Profissionais de Criação. 2006. (Encontro).
Semana de Produção Editorial - UNI-BH.Produção editoral de livros. 2003. (Encontro).
8NDesign. 1998. (Encontro).
7NDesign. 1997. (Encontro).
Semana D.O sonho automático. 1994. (Oficina).
3 NDesign. 1993. (Encontro).
Participação em bancas
REIS, Maria da Glória F.;SOUZA, Cristiane Linhares de. Banda Sepultura: influências na produção das capas do CD Chaos A. D. e do CD Roots. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
PINHO, P. F.;SOUZA, Cristiane Linhares de. A análise da Identidade Visual do Governo Federal a partir das leis da gestalt. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
PINHO, P. F.;SOUZA, Cristiane Linhares de. O papel do acabamento comercial na Revista Pancron News - edição 26. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
PINHO, P. F.;SOUZA, Cristiane Linhares de. Contraste compositivo na construção do layout da capa da Revista Ragga. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; REIS, Maria da Glória F.. Design e Padrões Web. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; REIS, Maria da Glória F.. Análise sobre produtos editoriais Harry Potter. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; ARRUDA, Rogério P.. O processo de editoração nas editoras universitárias: um estudo de caso da editora UFMG. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; Luciene dos Santos. A influência da Pop Art no design de peças gráficas contemporâneas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; Cíntia Enoque. O uso da cor na construção da identidade visual corporativa: implicações fisiológicas, psicológicas e culturais do padrão cromático da logomarca MC Donald's. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; GINO, Maurício. A importância de uma Obra Fac-Símile para a preservação da memória da cidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; ARRUDA, Rogério P.. O livro no campo artístico: Estudo de caso do livro Et Eu Tu de Arnaldo Antunes e Márcia Xavier. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de. Entre o brincar e o aprender: os limites e possibilidades de cada um através do livro infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; MOURA, Ângela de. Entre o brincar e o aprender: os limites e possibilidades de cada um através do livro infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte.
SOUZA, Cristiane Linhares de; SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de. Projetos gráficos de livros de auto-ajuda: análise sobre o design gráfico das capas dos livros de David Niven. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
Orientou
Projeto Editorial e multimídia para a Cachaça Saldanha; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Editoriais e Multimidia) - Centro Universitário UNA; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Os aspectos da leitura visual da forma analisados nas imagens no livro de maternal da Coleção Pitágoras; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Análise do rótulo da cerveja Antartica: processo de produção e criação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
David laChapelle: análise de uma identidade compositiva em sua produção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Melhores produtos editoriais para fidelizar clientes do mercado de design de interiores: um estudo de caso da loja Dulce Decorações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Layouts de sites para internet; Um estudo de caso sobre a relação do design e a usabilidade; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Monteiro Saldanha Silva e Laura Jéssica Leite; Aspectos compositivos da capa do livro "Harry Potter e a ordem da Fênix"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
A importância dos elementos visuais na peça Portfolio do Studio Alfa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Estudo comparativo das embalagens para tipo C, longa vida e plástico polietileno, no contexto do mercado mineiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Editorial) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Do volumen ao livro eletrônico: a evoluçao do suporte; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
A evolução do design de capas de livros: um estudo sobre as capas dos livros de informática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
O livro infantil na linha do tempo: estudo de caso da obra "A bonequinha preta"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
O Comportamento do consumidor infantil; Estudo de caso das capas dos livros infantis do autor Marcelo Xavier; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação - Produção editorial) - Uni BH-Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Cristiane Linhares de Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, Cristiane Linhares de . Gregos e troianos na editoração eletrônica. E-COM (Belo Horizonte) , v. 1, p. 9, 2007.
Outras produções
SOUZA, Cristiane Linhares de . Pericia em plágio - Livro do ensino fundamental. 2004.
SOUZA, Cristiane Linhares de . Projeto gráfico de livros - interação diagramação revisão. 2008. .
SOUZA, Cristiane Linhares de . O que é projeto gráfico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, Cristiane Linhares de ; RIBEIRO, Ana Elisa . Logo Lógus - fanzine cultural. 2004 (Design e poesia).
Prêmios
2010
Professora Homenageada do curso tecnológico de Design Gráfico, INAP.
2008
Professora Homenageada do curso de Produção Editorial - 2 semestre 2007 - noite, Uni-BH.
2008
Patrona do curso de Produção Editorial - 2 semestre 2007 - manhã, Uni-BH.
2007
Patrona do curso de Produção Editorial - 1 semestre 2007, Uni-BH.
2007
Paraninfa do Curso de Produção Editorial - 1 semestre 2007, Uni-BH.
2006
Paraninfa do curso de Produção Editorial - 2 semestre 2006, Uni-BH.
2006
Patrona do curso de Produção Editorial - 2 semestre 2006, Uni-BH.
2005
Professora Homenageada do curso de Produção Editorial ? 1 semestre 2005, Uni-BH.
2005
Patrona do curso de Produção Editorial ? 2 semestre 2005, Uni-BH.
2000
Menção Altamente Recomendável - projeto gráfico - poesia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Infanto-juvenil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade INAP. , Avenida Carandaí, 507, Funcionários, 30130-060 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 3311-6375, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Serviço Federal de Processamento de DadosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Programação Visual, Carga horária: 40
Outras informações:
Especialista em UX - Experiência do usuário e UI - User Interface.
2007 - 2008
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/BHVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Técnica, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora do Curso Técnico de Design Gráfico do Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica - CECOTEG no Campus Sérgio Pacheco em Belo Horizonte.
Atividades
-
09/2007 - 01/2008
Direção e administração, Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica - CECOETG, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.
2009 - 2014
Faculdade INAPVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora do curso Tecnológico em Design Gráfico - fui professora da disciplina de Tipografia e mantenho a disciplina Projeto de Identidade Visual e Sinalização.
2003 - 2008
Centro Universitário de Belo HorizonteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 22
Outras informações:
Professora assistente do curso de Comunicação - Produção Editorial, 6 e 8 períodos Professora assistente do curso Tecnológico de Design Gráfico, 1 e 2 períodos Professora assistente do curso Tecnológico de Produção Multimídia, 1 e 2 periódos
Atividades
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção de Arte I, Direção de Arte II
-
02/2007 - 07/2008
Ensino, Tecnológico Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Interdisciplinar I, Psicologia
-
08/2003 - 07/2008
Ensino, Produção Editorial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design, Produção e edição de livros, Projeto experimental II - orientação de monografia
-
08/2006 - 09/2007
Outras atividades técnico-científicas , Minstério Público de Minas Gerais, Minstério Público de Minas Gerais.,Atividade realizada, Projeto de Atividade Complementar Adaêmico.
2005 - 2006
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora Designada para o curso de Desenho industrial - Programação Visual, 9 período e Design Gráfico, 4 período.
1995 - 1996
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Estagiária bolsista, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária do Laboratório de Design - coordenado pelo Prof. Silvestre Curvo
Atividades
-
02/2005
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais e Processos de produção I, Gravura III - Produção Editorial
-
05/1995 - 06/1996
Estágios , Escola de Design, Laboratório de design.,Estágio realizado, Criação dos projetos da instituição e do Projeto Mãos de Minas.
2008 - 2009
Centro Mineiro de Ensino Superior PromoveVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora substituta das disciplinas de Introdução a computação gráfica I, 1 período e Computação Gráfica, 2 período do curso de Publicidade e Propaganda - campus Sete Lagoas.
2008 - 2009
Instituto de Arte e ProjetoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do curso tecnico em comunicacao visual - disciplina Projeto Grafico I.
2006 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora assistente da disciplina Edição - ministrada em conjunto com a Profa. Ana Elisa Ferreira Ribeiro para o curso de Especialização e Revisão de Textos - IEC - PUC Minas
Atividades
-
06/2006 - 07/2006
Ensino, Revisão de textos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Edição
2008 - 2008
Centro Universitário UNAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 4
2008 - 2008
Centro Universitário UNAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora assistente com carga horaria de 12 h. Disciplina Projetos aplicados ao livro, ministrada com a Professora Ana Elisa Ribeiro, 28h/totais.
2002 - 2006
Editora Del Rey LtdaVínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente editorial, Carga horária: 30
Atividades
-
12/2002 - 07/2006
Direção e administração, Editorial, .,Cargo ou função, Gerente de Produção.
2000 - 2002
Formato Editorial LtdaVínculo: Assistente editorial, Enquadramento Funcional: Assistente de arte, Carga horária: 44
Atividades
-
11/2000 - 08/2002
Outras atividades técnico-científicas , Editorial, Editorial.,Atividade realizada, Assistente de arte de livros infantis, infanto-juvenis, paradidáticos e didáticos.
1996 - 1998
Autêntica Editora Comunicação e MarketingVínculo: Designer gráfico, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 30
Atividades
-
08/1996 - 09/1998
Outras atividades técnico-científicas , Editorial, Editorial.,Atividade realizada, Editora de arte das capas e projetos gráficos, desenvolvimento do branding.
2000 - 2000
Editora Santa Clara LtdaVínculo: Designer Gráfico, Enquadramento Funcional: Free lancer, Carga horária: 0
Outras informações:
Atuação como designer gráfico do projeto "Utopia" - livro de poesia infanto-juvenil, junto a Publisher Dorinha Soares
Atividades
-
06/2000 - 09/2000
Outras atividades técnico-científicas , Editorial, Editorial.,Atividade realizada, criação do projeto gráfico e produção do projeto da obra infanto-juvenil de poesia "Utopia".
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristiane Linhares de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?