Raíza Barros de Figuerêdo

Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é psicóloga no consultório particular e na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, SES-PE. É escritora e está concluindo formação em Arteterapia. Foi professora substituta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, DPOE-UFPE , atualmente leciona em cursos de especialização e no Centro de Formação dos Servidores do Estado, CEFOSPE. Durante o mestrado, realizou estágio de pesquisa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve palestras, oficinas e vivências sobre criatividade na educação e no mundo do trabalho.Tem experiência nas áreas de Psicologia da Arte, Psicologia Social, Clínica e da Saúde. Vem desenvolvendo e publicando trabalhos nas seguintes temáticas: Processos de criação e criatividade na docência e na literatura, Psicologia: História, Profissão e Formação, Teoria das Representações Sociais e Teorias Feministas/ Gênero.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2014 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Criatividade na docência no contexto da educação superior: uma leitura psicossocial
Fatima Maria Leite Cruz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Psicologia

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Gênero: sentidos construídos por estudantes de Psicologia acerca da profissão de Psicólogo/a,Ano de Obtenção: 2014
Fatima Maria Leite Cruz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicologia; representações sociais; gênero.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Docência no Ensino Superior

2011 - 2012

Faculdade Joaquim Nabuco - FJN
Título: A importância da formação didático-pedagógica para profissionais dos cursos de Psicologia e Turismo
Orientador: Simone Pontes

Aperfeiçoamento em andamento em Formação em Arteterapia

2018 - Atual

Traços Estudos em Arteterapia, -

Graduação em Psicologia

2007 - 2011

Faculdade Integrada do Recife
Título: Metalinguagem Psi: Tecendo a Identidade Profissional a partir da Form(ação)... Concepções sobre o Psicólogo entre Estudantes de Psicologia
Orientador: Prof. Dr. Walfrido Nunes de Menezes
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2017

Introdução ao Coaching. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco, CEFOSPE, Brasil.

2017 - 2017

Inteligência Emocional. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco, CEFOSPE, Brasil.

2014 - 2014

Pegadas da Escrita. (Carga horária: 120h). , Fundação de Apoio à Cultura - Pernambuco, FUNCULTURA, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de contação de histórias. (Carga horária: 12h). , Serviço Social do Comércio, SESC-PE, Brasil.

2014 - 2014

Interfaces literárias. (Carga horária: 27h). , Serviço Social do Comércio, SESC-PE, Brasil.

2013 - 2013

Estágio de curta duração no PPG Psicologia. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Oficina Notificação da Violência contra a Mulher. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saúde, Recife, SMS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso de Extensão Inglês Instrumental. (Carga horária: 20h). , Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.

2011 - 2011

História da Psicologia no BR & Relações de Gênero. (Carga horária: 4h). , 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, CONPSI, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Formação de Operadores do SINASE. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2010 - 2010

Oficina sobre Meio Ambiente. (Carga horária: 16h). , Sociedade Nordestina de Ecologia, SNE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Sexualidade Humana (segundo curso). (Carga horária: 20h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Psicofarmacologia Clínica Aplicada. (Carga horária: 20h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2009 - 2009

A Cartografia do Amor em Chico Buarque. (Carga horária: 15h). , Prof Dr Carlos Henrique Ferraz, -, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Sensibilização em Gênero e Raça. (Carga horária: 40h). , Casa da Mulher do Nordeste, PRORURAL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Sexualidade Humana. (Carga horária: 20h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2001 - 2004

Curso de Inglês. , FISK, Escola de Idiomas, Salgueiro-PE, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Organização de eventos

FIGUERÊDO, R. B. . VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2013. (Congresso).

MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. . V Jornada de Sexualidade Humana da FIR. 2010. (Outro).

FIGUERÊDO, R. B. . I Curso de Introdução à Psicofarmacologia Clínica Aplicada. 2009. (Outro).

MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. . VIII Jornada de Iniciação Científica da FIR: Juventude e Família Encontros e Desencontros na Sociedade Contemporânea. 2009. (Outro).

MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. . IV Jornada de Sexualidade Humana da FIR: Gênero, Diversidade Sexual e Cultura. 2009. (Outro).

FIGUERÊDO, R. B. . I Encontro de Avaliação Psicológica da Faculdade Integrada do Recife (FIR). 2008. (Outro).

MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. . VII Jornada de Iniciação Científica da FIR: Direitos Humanos 60 anos. 2008. (Outro).

Participação em eventos

X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Sentidos de criatividade na educação superior: a visão dos/as docentes. 2017. (Congresso).

X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Discutindo sobre o conceito de sistema de representações sociais a partir da tematização de gênero na profissão de psicologia. 2015. (Congresso).

8 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, Conpsi: psicologias, contemporaneidades e inserção social: desafios e perspectivas. Uma reflexão de inspiração epistemológica sobre a teoria das representações sociais. 2013. (Congresso).

Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos.Joan Scott e noção de experiência para a compreensão do gênero nas pesquisas em Psicologia. 2013. (Seminário).

VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Tecendo aproximações entre a teoria das representações sociais e as teorias feministas/gênero: reflexões a partir de uma dissertação de mestrado. 2013. (Congresso).

VII Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas: democracia e participação social. 2013. (Seminário).

17 Encontro Nacional da REDOR, Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero. 2012. (Encontro).

II Jornada do Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial, UNICAP. 2012. (Outra).

Segunda Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Contribuições da Psicologia ao curso de segunda licenciatura em Educação Física para professores da educação básica na rede pública de Pernambuco. 2012. (Outra).

Seminário de Psicologia e Diversidade Sexual: por uma ciência e profissão sem homofobia, Conselho Regional de Psicologia, CRP/02. 2012. (Seminário).

V Seminário de Psicologia e Direitos Humanos, Conselho Regional de Psicologia, CRP-02. 2012. (Seminário).

16 Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia social e seus movimentos.O grupo operativo enquanto estratégia de saúde: relato de uma experiência com familiares de crianças especiais. 2011. (Encontro).

I Fórum de Práticas em Psicologia, Faculdade Estácio do Recife. 2011. (Outra).

II Fórum de Práticas em Psicologia, Faculdade Estácio do Recife. 2011. (Outra).

Reunião da Rede Socioassistencial do Recife. 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Tribunal de Justiça, TJPE/ Prefeitura do Recife. 2011. (Outra).

Seminário Drogas: Subjetividade, Autonomia e Tutela, Conselho Regional de Psicologia, CRP-02. 2011. (Seminário).

VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Conpsi: Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões. Quem é o Psicólogo: Pensando a Identidade Profissional e Problematizando a Form(ação). 2011. (Congresso).

VI Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas: Democracia e Promoção de Direitos, Conselho Federal de Psicologia, CFP. 2011. (Seminário).

Encontro da Psicologia Pernambucana Ciência e Profissão: Discutindo Referenciais na Diversidade da Prática.Compromisso Social do Psicólogo(a): A temática da Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2010. (Encontro).

I Encontro Pernambucano de Psicologia e Administração. 2010. (Encontro).

II Encontro Internacional de Ética, Pesquisa Social e Direitos Humanos.O Processo de Violência: Desrespeito à Ética e aos Direitos Humanos para com Mulheres Trabalhadoras de Classes Populares. 2010. (Encontro).

III Jornada Regional sobre Drogas, Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, ABEAD/ Ministério Público de Pernambuco, MPPE. 2010. (Outra).

IV Seminário de Psicologia e Direitos Humanos: Universalizar Direitos em Contextos de Desigualdades, Conselho Regional de Psicologia, CRP 02. 2010. (Seminário).

Seminário para Discussão da Exploração Sexual e Violência contra Crianças e Adolescentes: Enfentamento, Notificação e Responsabilização, Tribunal de Justiça de Pernambuco, TJPE/ Prefeitura do Recife. 2010. (Seminário).

V Jornada de Sexualidade Humana da FIR.Representação de Gênero em Foco: Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2010. (Outra).

6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Conpsi. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade. Eles precisam aprender a cuidar de si... Educação em Saúde para Homens. 2009. (Congresso).

I Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural, PRORURAL/ SEDAR, Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional. 2009. (Encontro).

I Encontro Internacional de Ética, Governabilidade e Direitos Humanos.O Desrespeito à Ética e aos Direitos Humanos para com Mulheres Trabalhadoras de Classes Populares. 2009. (Encontro).

IV Jornada de Sexualidade Humana da FIR: Gênero, Diversidade Sexual e Cultura. 2009. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Direito à Saúde. Saúde Mental na Atenção Primária: uma Experiência de Atendimento Psicológico a Grupo de Gestantes. 2009. (Congresso).

VIII Jornada de Iniciação Científica da FIR: Juventude e Família Encontros e Desencontros na Sociedade Contemporânea.Uma Revisão de Literatura acerca das Representações Sociais e da Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2009. (Outra).

V Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas: Subjetividade, Cidadania e Políticas Públicas, Conselho Federal de Psicologia, CFP. 2009. (Seminário).

XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, Abrapso. Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos.Trabalhando com Grupos: uma Experiência de Promoção da Saúde Mental com Mulheres Grávidas. 2009. (Encontro).

5 Seminário Nacional Homens, Gênero e Políticas Públicas.Saúde Masculina sob uma Perspectiva de Gênero. 2008. (Seminário).

I Encontro de Alunos de Ensino Médio da FIR. 2008. (Encontro).

I Encontro de Avaliação Psicológica da Faculdade Integrada do Recife. 2008. (Encontro).

III Jornada de Sexualidade Humana da FIR.Gravidez e Sexualidade. 2008. (Outra).

I Seminário DCE-FIR de Psicologia e Direito. 2008. (Seminário).

I Seminário de Psicologia Social e Psiquiatria Cultural. 2008. (Seminário).

VII Jornada de Iniciação Científica da FIR: Direitos Humanos 60 anos.Atendimento Psicológico num Grupo de Apoio a Gestantes: uma Experiência de Pré-Estágio. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Levi Cavalcanti Silva

SILVA, Anuska Andreia de Sousa; CABRAL, Carla Cristina de Moura;FIGUERÊDO, R. B.. As regras de convivência em sala de aula e os direitos do alunado. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Karla Fernanda Marques de Arruda

SILVA, Anuska Andreia de Sousa; CABRAL, Carla Cristina de Moura;FIGUERÊDO, R. B.. A inclusão das pessoas com deficiência na organizações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Zuleide Maria Siqueira Calado

SILVA, Anuska Andreia de Sousa; CABRAL, Carla Cristina de Moura;FIGUERÊDO, R. B.. A visão que o professor de uma escola estadual possui sobre uma educação de qualidade como direito humano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lucas Francisco da Silva

FIGUERÊDO, R. B.; COSTA, Silvana do Rosário Menino; ALMEIDA JUNIOR, F. R. P.. As Representações Sociais do homem gay na telenovela Amor à vida. o personagem Félix e as suas nuances. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio do Recife.

Aluno: JESSYCA PAULA MARQUES DE MELO

FIGUERÊDO, R. B.; CRUZ, F. M. L.; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Vale a pena ser professor(a) hoje? O que dizem estudantes do curso de Pedagogia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Adriana Maria dos Anjos e Lucivânia Vaz de Oliveira

CRUZ, F. M. L.; MONTEIRO, Carlos Eduardo;FIGUERÊDO, R. B.; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. O ensino de matemática e a formação de professores no curso de Pedagogia da UFPE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas

AMAZONAS, M. C. L. A.Vieira, Luciana Leila Fontes; CRUZ, F. M. L.. Gênero: sentidos construídos por estudantes de Psicologia acerca da profissão de Psicólogo/a. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Luciana Leila Fontes Vieira

CRUZ, F. M. L.; AMAZONAS, C. L. A.;VIEIRA, L. L. F.. GÊNERO - SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DE PSICOLOGIA ACERCA DA PROFISSÃO DE PSICOLÓGO/A. 2014. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fatima de Souza Santos

CRUZ, F. M. L.; ZANELLA, A. V.; ATAIDE, S.;SANTOS, M. F. S.PEDROSA, Maria Isabel. Criatividade na docência no contexto da educação superior: uma leitura psicossocial. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fatima Maria Leite Cruz

CRUZ, Fatima Maria Leite Cruz; AMAZONAS, M. C.; FONTES, L. V.. Gênero: sentidos construídos por estudantes de psicologia da UFPE acerca da profissão de psicólogo/a. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fatima Maria Leite Cruz

CRUZ, Fatima Maria Leite Cruz; ZANELLA, A. V.;Santos, F.; PEDROSA, M. I.. CRIATIVIDADE NA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA LEITURA PSICOSSOCIAL. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

CRUZ, F. M. L.; ZANELLA, A. V.; FERREIRA, S. P. A.;SANTOS, M. F. S.Maria Isabel Pedrosa. Criatividade na docência no contexto da educação superior: uma leitura psicossocial. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

CRUZ, F. M. L.; ZANELLA, A. V.;PEDROSA, M. I.; FERREIRA, S. P. A.. A docência na educação superior como processo de criação: uma leitura psicossocial. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

LUCIANA GREGÓRIO DE OLIVEIRA

A história da psicologia na capital pernambucana até a criação do primeiro curso de graduação na década de 1960; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade Frassinetti do Recife; Orientador: Raiza Barros de Figuerêdo;

Produções bibliográficas

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Psicologia: profissão feminina? A visão dos estudantes de psicologia. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 25, p. 804-828, 2017.

  • FIGUERÊDO, R. B. . O coletor. 1. ed. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2019. 60p .

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Teoria das Representações Sociais e Teoria Sócio-Histórica: tecendo relações para entender o desenvolvimento da criatividade. In: MORAES, Edclécia Reino Carneiro; CRUZ, Fatima Maria Leite; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos. (Org.). Interfaces entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Social. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2019, v. 1, p. 207-232.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Gênero no mundo profissional: a dimensão do feminino na profissão de psicologia. In: CAMPELO, Lúcia Barreto; MENINO, Silvana; MENEZES, Walfrido. (Org.). Gênero: a diversidade além da gaveta. 1ed.Recife: Libertas Editora, 2016, v. 1, p. 35-62.

  • FIGUERÊDO, R. B. . Joan Scott e noção de experiência para a compreensão do gênero nas pesquisas em Psicologia. In: Fazendo Gênero 10 - Desafios atuais dos feminismos, 2013, Florianópolis. Anais do Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos, 2013.

  • MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . Representação de Gênero em Foco: Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. In: II Simpósio Internacional de Educação Sexual, SIES. Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: Trajetórias Escolares, 2011, Maringá. Anais do II Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2011.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Trabalho Feminino Invisível & Políticas Públicas: (Des)caminhos para a Superação da(s) Desigualdade(s). In: 16 Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia social e seus movimentos, 2011, Recife. Anais do 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • MENDONCA, J. M. ; MENINO, S. R. S. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; NASCIMENTO, F. S. ; SILVA, F. P. G. . O grupo operativo enquanto estratégia de saúde: relato de uma experiência com familiares de crianças especiais. In: 16 Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia social e seus movimentos, 2011, Recife. Anais do 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; LYRA, M.A.V . Trabalhando com Grupos: uma Experiência de Promoção da Saúde Mental com Mulheres Grávidas. In: XV Encontro Nacional da Abrapso. Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos, 2009, Maceió. Anais de Trabalhos Completos - XV Encontro Nacional da Abrapso, 2009.

  • MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . O Processo de Violência: Desrespeito à Ética e aos Direitos Humanos para com Mulheres Trabalhadoras de Classes Populares. In: II Encontro Internacional de Ética, Pesquisa Social e Direitos Humanos, 2010, Recife. Anais do II Encontro Internacional de Ética, Pesquisa Social e Direitos Humanos, 2010.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . A liberdade no exercício do professor criativo: uma leitura a partir da Teoria das Representações Sociais. In: X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2017, Belo Horizonte. Anais da X JIRS, 2017.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Sentidos de criatividade na educação superior: a visão dos/as docentes. In: X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2017, Belo Horizonte. Anais da X JIRS, 2017.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Discutindo sobre o conceito de sistema de representações sociais a partir da tematização de gênero na profissão de psicologia. In: IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2015, Teresina. Anais da IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2015.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Tecendo aproximações entre a teoria das representações sociais e as teorias feministas/gênero: reflexões a partir de uma dissertação de mestrado. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Anais da VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LACERDA, T. S. ; CRUZ, F. M. L. . Estratégias metodológicas para a pesquisa com grupos em representações sociais. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Anais da VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013.

  • MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . Discutindo sobre o trabalho de mulheres de classes populares: um estudo em representações sociais. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Anais da VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013.

  • FIGUERÊDO, R. B. . O trabalho do(a) psicólogo(a) em interface com o(s) objeto(s) da(s) psicologia(s). In: 8 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.Psicologias, contemporaneidades e inserção social: desafios e perspectivas, 2013, Fortaleza. Anais do 8 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.Psicologias, Contemporaneidades e Inserção Social: desafios e perspectivas, 2013.

  • FIGUERÊDO, R. B. . Uma reflexão de inspiração epistemológica sobre a teoria das representações sociais. In: 8 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.Psicologias, contemporaneidades e inserção social: desafios e perspectivas, 2013, Fortaleza. Anais do 8 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.Psicologias, Contemporaneidades e Inserção Social: desafios e perspectivas, 2013.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; MENEZES, W. . Quem é o Psicólogo? Pensando a Identidade Profissional e Problematizando a Form(ação). In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia: Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões, 2011, Salvador. Anais do 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Trabalhadoras Invisíveis: um Olhar através do Conceito de Feminização da Pobreza. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia: Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões, 2011, Salvador. Anais do 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; MENEZES, W. . A Identidade Profissional em construção: Concepções sobre o Psicólogo entre Estudantes de Psicologia. In: 16 Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia social e seus movimentos, 2011, Recife. Anais do 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • MENEZES, W. ; LIMA, K. P. S ; FIGUERÊDO, R. B. . Estudos sobre a invisibilidade social da mulher e o fenômeno da resiliência no tocante à saúde mental e a questão de gênero. In: 2 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Loucura e saúde mental no século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 2 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2010.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Trabalho Feminino Invisível & Políticas Públicas: (Des)caminhos para a Superação da(s) Desigualdade(s). In: 16 Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia social e seus movimentos, 2011, Recife. Anais do 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • MENDONCA, J. M. ; MENINO, S. R. S. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S. ; NASCIMENTO, F. S. ; SILVA, F. P. G. . O grupo operativo enquanto estratégia de saúde: relato de uma experiência com familiares de crianças especiais. In: 16 Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia social e seus movimentos, 2011. Anais do 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Interfaces entre a Psicologia Social e Representações Sociais de Mulheres de Classes Populares sobre seu Trabalho. In: 2 Encontro Pernambucano de Psicologia Social. Psicologia Social em Formação: Compartilhando Vivências e Articulando Ações, 2010, Recife. Livro de Resumos do 2 Encontro Pernambucano da ABRAPSO, 2010. p. 90-90.

  • MENEZES, W. ; LIMA, K. P. S ; FIGUERÊDO, R. B. . Representação de gênero e invisibilidade do trabalho de mulheres de classes populares. In: 2 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Loucura e saúde mental no século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 2 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2010.

  • FIGUERÊDO, R. B. . Eles Precisam Aprender a Cuidar de si... Educação em Saúde para Homens. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade, 2009, Belém. Anais do 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia., 2009.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; LYRA, M.A.V . Saúde Mental na Atenção Primária: uma Experiência de Atendimento Psicológico a Grupo de Gestantes. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Direito à Saúde, 2009, Recife. Número Suplementar da Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . Promovendo a Saúde Mental num Grupo de Atendimento a Gestantes. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade, 2009, Belém. Anais do 6Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

  • LIMA, K. P. S. ; FIGUERÊDO, R. B. . Saúde Masculina sob uma Perspectiva de Gênero. In: V Seminário Homens, Gênero e Políticas Públicas, 2008, Recife. Livro de Resumos, 2008. p. 21-21.

  • FIGUERÊDO, R. B. . Sobre ser feliz: uma conversa sobre trabalho e vida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUERÊDO, R. B. . O auto-cuidado e a promoção da saúde emocional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Sentidos de criatividade na educação superior: a visão dos/as docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . A liberdade no exercício do professor criativo: uma leitura a partir da Teoria das Representações Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. G. ; FIGUERÊDO, R. B. . A história da psicologia na capital pernambucana até a criação do primeiro curso de graduação na década de 60. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Discutindo sobre o conceito de sistema de representações sociais a partir da tematização do gênero na profissão de psicologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Psicologia: uma profissão de mulheres?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Conversando com os(as) estudantes de graduação sobre gênero e a profissão de Psicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Interlocuções sobre feminismo/gênero no campo científico da psicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Uma reflexão de inspiração epistemológica sobre a teoria das representações sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . O trabalho do(a) psicólogo(a) em interface com o(s) objeto(s) da(s) psicologia(s). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Joan Scott e noção de experiência para a compreensão do gênero nas pesquisas em psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Tecendo aproximações entre a teoria das representações sociais e as teorias feministas/gênero: reflexões a partir de uma dissertação de mestrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Menezes.W ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . Discutindo sobre o trabalho de mulheres de classes populares: um estudo em representações sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Minha experiência no curso de psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LACERDA, T. S. ; CRUZ, F. M. L. . Estratégias metodológicas para a pesquisa com grupos em representações sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; CRUZ, F. M. L. . Contribuições da Psicologia ao curso de segunda licenciatura em Educação Física para professores da educação básica na rede pública de Pernambuco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; SENA, R. E. ; MENINO, S. R. S. ; SILVA, C. D. B. ; NASCIMENTO, F. S. ; MENDONCA, J. M. ; LIMA, K. P. S ; SOARES, R. ; SIVINI, S. ; MENEZES, J. N. . Plantão psicológico na colônia de pescadores Z-10: Uma escuta possível. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Entre a experiência e a teoria... minha passagem pela clínica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUERÊDO, R. B. . A importância do trabalho em equipe (palestra para estudantes da graduação da Faculdade Metropolitana, 2012.2).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Relações interpessoais e comunicação (palestra para estudantes da graduação da Faculdade Metropolitana, 2012.2). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . As mulheres de classes populares: gênero, trabalho e resiliência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; MENEZES, W. . Quem é o Psicólogo? Pensando a Identidade Profissional e Problematizando a Form(ação). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Trabalhadoras Invisíveis: um Olhar através do Conceito de Feminização da Pobreza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Trabalho Feminino Invisível & Políticas Públicas: (Des)caminhos para a Superação da(s) Desigualdade(s). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONCA, J. M. ; MENINO, S. R. S. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; NASCIMENTO, F. S. ; SILVA, F. P. G. . O grupo operativo enquanto estratégia de saúde: relato de uma experiência com familiares de crianças especiais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; MENEZES, W. . A Identidade Profissional em construção: Concepções sobre o Psicólogo entre Estudantes de Psicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Interfaces entre a Psicologia Social e Representações Sociais de Mulheres de Classes Populares sobre o seu Trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Representação de Gênero em Foco: Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, W. ; LIMA, K. P. S ; FIGUERÊDO, R. B. . Representação de Gênero e Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, W. ; LIMA, K. P. S ; FIGUERÊDO, R. B. . Estudos sobre a Invisibilidade Social da Mulher e o Fenômeno da Resiliência no tocante à Saúde Mental e a Questão de Gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; MENEZES, W. . Compromisso Social do Psicólogo(a): a Temática da Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S. . O Processo de Violência: Desrespeito à Ética e aos Direitos Humanos para com Mulheres Trabalhadoras de Classes Populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Eles precisam aprender a cuidar de si... Educação em Saúde para Homens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S. . Promovendo a Saúde Mental num Grupo de Atendimento a Gestantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Masculinidade, Saúde e Cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; MENEZES, W. . Uma Revisão de Literatura acerca das Representações Sociais e da Invisibilidade do Trabalho de Mulheres de Classes Populares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES, W. ; FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S . O Desrespeito à Ética e aos Direitos Humanos para com Mulheres Trabalhadoras de Classes Populares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERÊDO, R. B. ; LIMA, K. P. S ; LYRA, M.A.V . Trabalhando com Grupos: uma Experiência de Promoção da Saúde Mental com Mulheres Grávidas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, K. P. S. ; FIGUERÊDO, R. B. . Saúde Masculina sob uma Perspectiva de Gênero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, K. P. S ; FIGUERÊDO, R. B. ; LYRA, M.A.V . Atendimento Psicológico num Grupo de Apoio a Gestantes: uma Experiência de Pré- Estágio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUERÊDO, R. B. . Gravidez e Sexualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

FIGUERÊDO, R. B. . Mediadora de pôster V JUBRA, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012.

FIGUERÊDO, R. B. . Auxiliar de Pesquisa de Mestrado. 2009.

FIGUERÊDO, R. B. . Apresentação: O(s) caminho(s) na Psicologia, na mesa: O saber fazer em Psicologia - Comemoração 50 anos da Psicologia como Profissão/ Dia do(a) Psicólogo(a), Faculdade Estácio do Recife. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FIGUERÊDO, R. B. . Coordenadora de Mesa Redonda da VII Jornada de Iniciação Científica da FIR: Direitos Humanos 60 anos. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FIGUERÊDO, R. B. . Site de textos literários e escrita criativa. 2016; Tema: Escrita de crônicas, poemas e textos literários. Site dedicado a minha atuação como escritora, no qual publico textos de 2016 até o presente. Endereço: www.raizafigueredo.com. (Site).

FIGUERÊDO, R. B. . Práticas de autocuidado e qualidade de vida no trabalho. 2020. .

FIGUERÊDO, R. B. . Relatórios parcial e final, PIBIC 2009/2010. 2010. (Relatório de pesquisa).

FIGUERÊDO, R. B. . Monitora da V Jornada de Sexualidade Humana da FIR. 2010. (Monitoria da V Jornada de Sexualidade Humana da FIR).

FIGUERÊDO, R. B. . Monitora da VIII Jornada de Iniciação Científica, JONIC: Juventude e Família Encontros e Desencontros na Sociedade Contemporânea. 2009. (Monitoria da Jornada de Iniciação Científica, JONIC).

FIGUERÊDO, R. B. . Monitora da IV Jornada de Sexualidade Humana da FIR: Gênero, Diversidade Sexual e Cultura. 2009. (Monitoria da IV Jornada de Sexualidade Humana da FIR).

FIGUERÊDO, R. B. . Monitora da VII Jornada de Iniciação Científica, JONIC: Direitos Humanos: 60 Anos. 2008. (Monitoria da Jornada de Iniciação Científica, JONIC).

FIGUERÊDO, R. B. . Mulheres feitas de tempo. 2018 (Participação em coletânea de contos).

FIGUERÊDO, R. B. . Pegadas da Escrita. 2017 (Participação em coletânea de poesias).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    As construções sociais de gênero na profissão de Psicologia por estudantes do curso de Psicologia: um estudo sobre Representações Sociais, Descrição: Esse projeto consiste em uma pesquisa de mestrado que visa compreender as construções sociais de gênero na profissão de Psicologia, por estudantes do primeiro e do penúltimo ano do curso de Psicologia, da UFPE, a partir da teoria das representações sociais. Na sociedade brasileira, determinadas profissões foram construídas culturalmente ligadas ao cuidado, a exemplo da Enfermagem, Serviço Social, Magistério/ Educação, incluindo-se, também, a Psicologia. Também nessa sociedade, se vincula o cuidado às mulheres, que na psicologia são presença majoritária. Nesse contexto, é comum em alguns estudos pesquisados, a referência à Psicologia como profissão feminina. Interrogamos aqui, o que está se está chamando de feminino nessas pesquisas. Trabalhamos com os referenciais teóricos das teorias feministas/ teorias de gênero, história da psicologia e formação do(a) psicólogo(a), sociologia das profissões e teoria das representações sociais. A metodologia utilizada será roda de conversas. Também utilizaremos como instrumento, um perfil de identificação dos sujeitos, visando obter elementos que auxiliem na compreensão de suas pertenças sociais. Serão realizadas quatro rodas de conversa, cada uma com dez participantes. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo temática de Bardin. Os desenhos que serão construídos pelos(as) participantes na roda de conversa serão analisados considerando o desenho enquanto produção social e técnica expressiva. Esperamos com esse estudo, desconstruir noções de gênero naturalizadoras, contribuindo para a construção de relações de gênero mais igualitárias. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Centro de Ciências da Saúde, UFPE, parecer n 297.443, CAAE 15437813.4.0000.5208.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raiza Barros de Figuerêdo - Coordenador / Fatima Maria Leite Cruz - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Metalinguagem psi: pensar a profissão e a form(ação)... Concepções sobre o psicólogo entre estudantes de Psicologia, Descrição: Esse projeto visou investigar as concepções sobre o(a) psicólogo(a) entre estudantes de Psicologia do último ano do curso. Essas concepções representam a identidade profissional pensada a partir da formação, daí a importância de problematizar essa última. Os estudos sobre o(a) psicólogo(a)/ formação profissional já ocorrem há algum tempo, destacando o papel que esse profissional vem desempenhando na sociedade brasileira. A metodologia foi documental, bem como pesquisa de campo. Foram entrevistados doze estudantes da Faculdade Estácio do Recife. Para análise dos dados, foi usada a análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Alguns deslocamentos já começam a acontecer, tanto a nível das concepções, quanto à nível da formação, incorporando os discursos contemporâneos sobre o fazer psi. Os resultados apontam que profissão e formação devem andar em conjunto, apontam ainda para a necessidade de formação complementar, bem como dissonâncias entre profissão/formação, destacando a importância de haver inclusão na formação das demandas atuais de trabalho do(a) psicólogo(a). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Faculdade Estácio do Recife, parecer n 01/2011. CAAE n 0001.0.100.000-11.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raiza Barros de Figuerêdo - Integrante / ; Walfrido Menezes - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mulheres Invisíveis: uma Análise Psicossocial da Invisibilidade Pública, Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar as representações sociais que as mulheres invisíveis possuem sobre seu trabalho, bem como a forma de enfrentamento dessa invisibilidade. Para compreender as representações sociais, faz-se necessário identificar os saberes compartilhados por essas mulheres com relação ao seu trabalho no espaço público. Nesse contexto, também serão caracterizadas as práticas recorrentes no contexto da invisibilidade para com as mulheres participantes da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Raiza Barros de Figuerêdo - Integrante / Walfrido Menezes - Coordenador / Karina Pontes Santos Lima. - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

Prêmios

2019

Voto de aplauso pelo livro de poesias: O coletor, Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, ALEPE.

2016

Menção honrosa no prêmio Luis Marcellino de Oliveira, categoria Mestrado, 46ª reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP.

2012

Mérito pelo desempenho das atividades profissionais e participação nas comemorações dos 50 anos de regulamentação da profissão de psicólogo(a), Faculdade Estácio do Recife.

2004

II Concurso de Redação: Brasil, Construindo uma Cidadania Planetária, 1 lugar - Modalidade Ensino Médio, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Salgueiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Consultório de Psicologia. , Equilibre Práticas Sistêmicas, Rua Aníbal Falcão, 169, Graças, 52011150 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 999306001

Experiência profissional

2017 - Atual

Secretaria de Saúde de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Saúde - Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Atua na Unidade de Apoio Psicossocial, UNIAPS e atende servidores vinculados à SES-PE que estão vivenciando sofrimento psíquico. É facilitadora do grupo de familiares dos servidores que objetiva fornecer suporte para lidarem com o paciente. Além disso, no âmbito da Educação em Saúde realiza palestras em hospitais e outras unidades de saúde acerca da prevenção do adoecimento psíquico e promoção da saúde no trabalho.

2014 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estagio à docência, Enquadramento Funcional: Estagiária à docência

Outras informações:
Estagiária à docência da disciplina Psicologia da Educação 7, ofertada às diversas licenciaturas no CE, Centro de Educação.

Atividades

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Interativos no Espaço Escolar e Avaliação da Aprendizagem

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Licenciaturas Diversas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem, Fundamentos Psicológicos da Educação e Psicologia da Educação 7

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Licenciaturas Diversas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos da Educação

  • 10/2014 - 02/2015

    Ensino, Licenciaturas Diversas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos da Educação e Psicologia da Educação 7

  • 05/2012 - 09/2012

    Outras atividades técnico-científicas , REUNI, REUNI.,Atividade realizada, Bolsista Reuni de assistência ao ensino atuando na licenciatura em Educação Física do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, PARFOR. Atividades: orientação aos alunos e discussão de temas na interface psicologia social e educação.

2014 - 2014

Faculdade de Tecnologia e Ciências de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Psicologia da aprendizagem. Transtornos e dificuldades de aprendizagem

2011 - 2011

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Estágio Clínica de Psicologia, Enquadramento Funcional: Terapeuta-estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de atendimento clínico individual, plantão psicológico, grupo operativo com acompanhantes de pacientes de pediatria da Clínica Escola de Fisioterapia, participação em curso: Estudos de Psicopatologia Instrumental, coordenado pelo prof Fernando Lins. Supervisores: Susana Mello, CRP 02/7987, Jacqueline Menezes, CRP 02/6717, Manuel Losada.

2009 - 2011

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Aluna pesquisadora, Carga horária: 20

2009 - 2009

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Monitora de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitora Metodologias de Pesquisa, Carga horária: 6

Outras informações:
A disciplina Metodologias de Pesquisa Psicológica e Psicossocial foi ministrada pelo professor Péricles Luis Sales de Souza. Atividades realizadas: orientação aos alunos no desenvolvimento do projeto de pesquisa, participação/apoio nas aulas e atendimento aos grupos de discentes.

2008 - 2009

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Atuação em Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Monitora de Projeto de Extensão, Carga horária: 2

Outras informações:
Projeto de Extensão em Sexualidade Humana que trabalha com adolescentes e jovens residentes na comunidade circunvizinha à faculdade. Coordenador: Walfrido Menezes. Atividades desenvolvidas: realização dos encontros, dinâmicas, bem como participação em reuniões.

2008 - 2008

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Monitora de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitora Estágio Básico I, Carga horária: 3

Outras informações:
Em Estágio Básico I é estudada a pesquisa-ação. Essa disciplina é co-requisito de Psicologia Social 2. Foi ministrada pela professora Alda Batista. Durante a disciplina, é construído um plano de ação para intervenção em instituição, com grupo específico. Atividades desenvolvidas: orientação aos alunos no desenvolvimento do plano de ação, indicação de leituras, sites e materiais de apoio, participação/apoio nas aulas e atendimento aos grupos durante a intervenção.

2008 - 2008

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Pré-estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Pré-estágio realizado em grupo de atendimento a gestantes através de parceria entre essa faculdade e a USF Iraque/ Rua do Rio, pertencente ao distrito sanitário V. Supervisora: Maria Ângela Villachan Lyra, CRP 02/ 3634. Atividades desenvolvidas: participação nos atendimentos, na realização das dinâmicas e atividades, observação e relato dos encontros.

2008 - 2008

Faculdade Integrada do Recife

Vínculo: Pré-estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Pré-estágio em grupo de discusão e orientação a familiares de crianças surdas. Supervisora: Lucia Helena Macêdo dos Santos, CRP 02/ 2241. Atividades desenvolvidas: participação nos atendimentos, na realização das dinâmicas e atividades, observação e relato dos encontros.

2011 - 2011

Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente, Casa de Passagem

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 4

Outras informações:
Instrutora do curso Qualidade no atendimento, no Núcleo de atendimento comunitário de Tabatinga, Camaragibe-PE, ministrou conteúdos sobre o mundo do trabalho, trabalho e sociedade, marketing pessoal e atendimento ao público. Esse projeto é uma parceria entre a Casa de Passagem e o Projeto Rede Cidadã - Pelo Progresso das nossas Comunidades, financiado pela União Européia.

2010 - 2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio desenvolvido no NAPC, núcleo que trabalha com adolescentes em conflito com a lei, vinculado a terceira e quarta Varas da Infância e da Juventude da capital. Atividades desempenhadas: participação na elaboração de parecer e relatório psicossocial, realização de atendimentos e encaminhamentos para a rede socioassistencial. Supervisora: Tarciana Paloma B. F. Leite, CRP 02/11242.

2009 - 2010

Programa de Apoio Ao Pequeno Produtor Rural

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na área social. Supervisoras: Claúdia Daniele Leite, Carolina Malinconico. Atividades desenvolvidas: apoio aos grupos associativos de mulheres, comunidades quilombolas, povos indígenas e jovens. Suporte na seleção e monitoramento dos contratos de consultores, bem como no planejamento das capacitações de recursos hídricos e educação sanitária e ambiental para beneficiários do programa.

2019 - Atual

Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora

Outras informações:
Tutora dos cursos: Práticas de autocuidado e qualidade de vida no trabalho e Aposentadoria: uma nova etapa da vida. Atuação na educação corporativa (formação continuada dos servidores/as públicos do estado de Pernambuco).

2019 - Atual

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do curso de especialização em Saúde Pública (formação de sanitaristas). Atuação nas turmas Sertão e Zona da Mata/ Recife. Disciplinas: Ética e Cidadania na Saúde, Contribuição da Antropologia, Sociologia e Geografia para a Saúde e Orientação de Projetos de Intervenção.

2019 - Atual

Consultório de Psicologia, -

Vínculo: -, Enquadramento Funcional: Psicóloga

Outras informações:
Realização de psicoterapia, cursos, grupos de estudo, palestras e vivências.