Elizabete Bertele
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1992), especialização em Sociologia do Trabalho pela UCS (1995) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental Coletiva, servidora pública no município de Caxias do Sul (1998-2024). Atua principalmente nos seguintes temas: serviço social, saúde mental, saúde pública e saúde coletiva, educação permanente em saúde, organização e gestão de políticas sociais públicas, participação e controle social e tecnologias de avaliação.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Serviço Social
1996 - 1998
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Os Desafios da Ação Comunitária no cotidiano do Processo Cooperativista. Baseado na teoria Habermasiana., Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Seno Cornely
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Especialização Em Sociologia do Trabalho
1994 - 1995
Universidade de Caxias do Sul
Título: A Atuação da Cooperativa Habitacional Serrana Ltda dentro de uma sociedade classista - análise dos desafios da práxis cooperativista.
Orientador: Vânia Beatriz Merlotti Herédia
Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social
1987 - 1992
Universidade de Caxias do Sul
Título: A Atuação do Serviço Social com Grupos de segurados em auxílio-doença no INSS (Instituto NAcional de Seguros Sociais) dentro de um enfoque educativo - análise reflexiva dos desafios da prática político profissional.
Orientador: Helenara Silveira Fagundes
Organização de eventos
BERTELE, E. . Semana do/a Assistente Social - 2025 - Serviço Social, Justiça Ambiental e Direitos Humanos: enfrentando desigualdades em tempos de crise. 2025. (Outro).
BERTELE, E. . Semana Acadêmica de Serviço Social Grupos Minoritários e Serviço Social: Desafios e Perspectivas. 2024. (Outro).
BERTELE, E. . Serviço Social da UCS: Formação que Temos e a Formação que Queremos. 2023. (Outro).
BERTELE, E. . Semana do(a) Assistente Social: Pespectivas da Formação e do Trabalho Profissional diante da Conjuntura Atual. 2023. (Outro).
BERTELE, E. . Oficina: Pesquisa em Bases de Dados. 2020. (Outro).
BERTELE, E. . Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social 2020. 2020. (Outro).
BERTELE, E. . Semana Acadêmica Serviço Social, Políticas Públicas Inclusivas e Étnicas,. 2019. (Outro).
BERTELE, E. . Seminário Alusivo a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019. 2019. (Outro).
BERTELE, E. . Oficinas de Serviço Social: revisitando a profissão. 2018. (Outro).
BERTELE, E. ; CAPRA, M. L. P. . Coordenou a "Semana do Serviço Social". 2016. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou a Semana do Serviço Social. 2016. (Outro).
BERTELE, E. . ABEPSS Itinerante- 3ª Edição. 2016. (Outro).
BERTELE, E. ; TELES, H. . Coordenou o curso "Os Movimentos Sociais Rurais e Urbanos no Brasil:Lutas e Resistências". 2015. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou o curso "Serviço Social na luta pelos direitos humanos e políticas sociais públicas". 2015. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou a 'Semana do Assistente Social - 2012". 2012. (Outro).
BERTELE, E. ; DAVID, M. ; BOMBASSARO, A. ; DANI, A. T. ; DAROS, E. ; FERREIRA, G. ; FUHR, Marcia ; BERTOTTO, M.S. ; MEDEIROS, M. ; NAVARINI, M. . Políticas Sociais Públicas e Participação Social: desafios à intersetorialidade. 2011. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou o seminário: "Políticas Sociais Públicas e Participação Social: desafios à intersetorialidade". 2011. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou o seminário: 'Gestão de Políticas Sociais: financiamento e gestão orçamentária". 2010. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou o seminário: "Informação e participação em saúde: dilemas e desafios para os sistemas locais de saúde". 2010. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou o seminário: "Integralidade em Saúde e Cidadania: Desafios para o SUS". 2010. (Outro).
BERTELE, E. . Coordenou o seminário: " O novo modelo de avaliação para concessão do Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência". 2010. (Outro).
BERTELE, E. . Seminário em Saúde Mental. 2007. (Outro).
BERTELE, E. . I Encontro Estadual dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS. 2006. (Outro).
Participação em eventos
17º Workshop Internacional do Laboratório Itálo-Brasileiro de Formarmação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva - Solidariedade entre os Povos, Diplomacia Civil e Políticas Públicas de Saúde Coletiva numa Pespectiva Internacional. 2025. (Outra).
Formação de Professores da Universidade de Caxias do Sul. 2025. (Outra).
ForMigra - Pertencemos a Lugares ou São os Lugares que nos Pertencem? Reflexões sobre Possibilidades de Pertencimento Social de Migrantes no BrasilR. 2024. (Encontro).
Seminário Docência e Formação Humanística na Contemporaneidade: Avaliação e prática pedagógica. 2024. (Seminário).
Seminário Docência e Formação Humanística na Contemporaneidade: Quem são os jovens que acessam a educação superior hoje?. 2024. (Seminário).
Seminário Universidade, Docência e Formação Humanística - Oficina de Divulgação Científica. 2024. (Seminário).
Seminário Universidade, Docência e Formação Humanística - Oficina de Inovação na Pós-Graduação. 2024. (Seminário).
SUMMIT Humanas (Con)VIVER: Humanos e Humanidades em Questão. 2024. (Outra).
XVII Semana Acadêmica de Psicologia: Pertencer e Lutar pela Psicologia. 2024. (Outra).
Educação para a Cidadania Global e Justica Sócio-Ambiental. 2023. (Outra).
Encontro com Diretório Acadêmico de Serviço Social - UCS.Desafios e Perspectivas para Acesso e Permanência de Acadẽmicos Trabalhadores no Curso de Serviço Social da UCS. 2023. (Encontro).
Serviço Social da UCS: Formação que Temos e a Formação que Queremos. 2023. (Encontro).
Educação: Desafios e Perspectivas para Serviço Social.Educação: Desafios e Perspectivas para Serviço Social. 2022. (Encontro).
Humanidades e o Trabalho Interdisciplinar: Rompendo com Endogenia.Humanidades e o Trabalho Interdisciplinar: Rompendo com Endogenia. 2022. (Encontro).
Ofcina Ética em Serviço Social.Ética em Serviço Social. 2022. (Oficina).
Oficina Políticas Públicas e Sociais.Políticas Públicas e Sociais. 2022. (Oficina).
A escrita dialógica como estratégia para promoção de interação e aprendizagem em EaD. 2021. (Outra).
Extensão: experiência e fato. 2021. (Outra).
Oficina de capacitação para uso do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UCS. 2021. (Oficina).
Seminário Currículo, Docência e Mudança.Seminário Currículo, Docência e Mudança. 2021. (Seminário).
VI Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior. 2021. (Outra).
A ÉTICA NA PESQUISA COM SERES HUMANOS: ASPECTOS TEÓRICOS E PROCEDIMENTAIS NOS TRÂMITES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP.A ÉTICA NA PESQUISA COM SERES HUMANOS: ASPECTOS TEÓRICOS E PROCEDIMENTAIS NOS TRÂMITES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP. 2020. (Oficina).
CAPACITAÇÃO PARA USO DO NOVO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DA UCS.CAPACITAÇÃO PARA USO DO NOVO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DA UCS. 2020. (Oficina).
Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social 2020.Saúde Mental e Capitalismo. 2020. (Outra).
TÓPICOS AVANÇADOS NO NOVO AVA: GRUPOS DE NOTAS, RUBRICAS, TESTES COM BANCOS DE QUESTÕES E FERRAMENTAS ANALÍTICAS.TÓPICOS AVANÇADOS NO NOVO AVA: GRUPOS DE NOTAS, RUBRICAS, TESTES COM BANCOS DE QUESTÕES E FERRAMENTAS ANALÍTICAS. 2020. (Oficina).
Aperfeiçoamento em Gestão Pública - Prefeitura de Caxias do Sul.Aperfeiçoamento em Gestão Pública - Prefeitura de Caxias do Sul. 2019. (Oficina).
Atualização em EaD - Plataforma Blackboard e Collaborate.Atualização em EaD - Plataforma Blackboard e Collaborate. 2019. (Oficina).
IV MOSTRA DE BOAS PRÁTICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.IV MOSTRA DE BOAS PRÁTICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. 2019. (Outra).
LEITURA ORIENTADA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR E APRENDER.OFICINA LEITURA ORIENTADA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR E APRENDER. 2019. (Oficina).
O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO NOS CONTEXTOS EMERGENTES.O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO NOS CONTEXTOS EMERGENTES. 2019. (Seminário).
semana acadêmica Serviço Social, Políticas Públicas Inclusivas e Étnicas.Painel 3: Mulheres em Situação de Rua: Entre Desejos e Direitos de serem Mãe. 2019. (Outra).
SEMINÁRIO DE ESTUDOS E REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO - ÁREA DAS HUMANIDADES.SEMINÁRIO DE ESTUDOS E REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO - ÁREA DAS HUMANIDADES. 2019. (Seminário).
Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL). 2018. (Oficina).
III Colóquio de Educação Discente - Educação e Diferença: resistências e escapes (III CEDU).O processo de ensino-aprendizagem em saúde: reflexões a partir da saúde coletiva. 2018. (Seminário).
III Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior - TDE,.III Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior - TDE,. 2018. (Outra).
LEITURA ORIENTADA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR E APRENDER TURMA A. 2018. (Oficina).
MINERAÇÃO DE TEXTO: FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS ACADÊMICAS -. 2018. (Oficina).
Políticas Sociais: Democracia e Instituições de Controle Social na Crise Atual.Oficinas de Serviço Social: revisitando a profissão. 2018. (Oficina).
Programa de Qualificação para Coordenadores de Colegiado de Curso.Programa de Qualificação para Coordenadores de Colegiado de Curso. 2018. (Outra).
REFLEXÕES ACERCA DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS PLANOS DE ENSINO DOS NOVOS MODELOS CURRICULAR. 2018. (Oficina).
Relacionamento Interpessoal na Sala de Aula do Ensino Superior. 2018. (Oficina).
TDE I - Contexto e Teoria.TDE I - Contexto e Teoria. 2018. (Oficina).
COMO ORIENTAR TCC?.COMO ORIENTAR TCC?. 2017. (Oficina).
EXPERIÊNCIA EM UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO LONGITUDINAL.EXPERIÊNCIA EM UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO LONGITUDINAL. 2017. (Oficina).
I Jornada Regional de Políticas Públicas dos Campos de Cima da Serra.I Jornada Regional de Políticas Públicas dos Campos de Cima da Serra. 2017. (Encontro).
Oficina: Redes de Proteção Social: Estratégias de operacionalização na I Jornada Regional de Políticas Públicas dos Campos de Cima da Serra.I Jornada Regional de Políticas Públicas dos Campos de Cima da Serra. 2017. (Oficina).
Painel 1: Tecendo redes para o cuidado das pessoas em situação de violência.Painel 1: Tecendo redes para o cuidado das pessoas em situação de violência. 2017. (Outra).
ABEPSS Itinerante - 3ª edição".Os Fundamentos do Serviço Social em Debate: Trabalho e Formação Profissionalaba. 2016. (Oficina).
Processos Cognitivos - Atividade Prática de Construção de Questões Objetivas para Avaliação e para Exercícios.Oficina Processos Cognitivos - Atividade Prática de Construção de Questões Objetivas para Avaliação e para Exercícios. 2016. (Oficina).
Programa de Qualificação para Coordenadores de Colegiado de Curso.Programa de Qualificação para Coordenadores de Colegiado de Curso. 2016. (Outra).
Serviço Social na luta pelos direitos humanos e políticas sociais públicas.O Projeto de lei de redução de maioridade penal e os prejuízos à cidadania brasileira. 2015. (Outra).
Serviço Social na luta pelos direitos humanos e políticas sociais públicas.O Projeto de Lei de Redução de maioridade penal e os prejuízos à cidadania brasileira. 2015. (Outra).
11º Congresso Internacional da Rede Unida. Participação Social na Política de Saúde. 2014. (Congresso).
Primeiro encontro presencial do Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em movimento). 2014. (Encontro).
Capacitação em Introdução às Práticas Restaurativas, Implementação de Círculos Restaurativos, Facilitando Reuniões Restaurativas. 2013. (Outra).
Capacitação para utilização das ferramentas de telessaúde. 2013. (Outra).
O método marxista - II Congresso Internacional de Direito e Marxismo. 2013. (Oficina).
Gestão de Políticas Social: financiamento e gestão orçamentária. 2012. (Seminário).
Mês do idoso - Encontro de capacitação para implementação de medidas de proteção ao idoso. 2012. (Outra).
Pesquisa sobre Integralidade da Rede Governo Colaborativo em Saúde e Interfaces com o Grupo de Trabalho das Entidades de Enfermagem do Ministério da Saúde. 2012. (Oficina).
Semana do Assistente Social - 2012.Coordenou a mesa da conferência: A Questão Social nos Tempos Contemporâneos - Convocação Postas à Coletividade e ao Trabalho Interprofissional e Interinstitucional. 2012. (Outra).
1º Seminário da Rede de Proteção à Mulher de Caxias do Sul - RS. 2011. (Seminário).
Encontro Regional Norte: "A gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a educação na saúde". 2011. (Encontro).
Jornada de Saúde Mental.Ministrou na mesa Reforma Psiquiátrica. 2011. (Outra).
Políticas Sociais Públicas e Participação Social: desafios à intersetorialidade.Participação Social no cotidiano das ações em saúde: diferentes olhares. 2011. (Seminário).
Políticas Sociais Públicas e Participação Social: desafios à intersetorialidade.Debatedora no relato de experiências "Participação Social no cotidiano das ações em saúde: diferentes olhares". 2011. (Seminário).
Políticas Sociais Públicas e Participação Social: desafios à intersetorialidade. 2011. (Seminário).
Universidade: cenários e desafios. 2011. (Outra).
1ª reunião da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Serviço Social.Membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Serviço Social do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes - ENADE. 2010. (Outra).
1ª reunião da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Serviço Social do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2010.1ª reunião da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Serviço Social do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2010. 2010. (Outra).
9° Congresso da Rede Unida - Saúde é construção da vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania. 2010. (Congresso).
Seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão do curso de especialização "Gestão Participativa em Políticas Públicas em Saúde". 2010. (Congresso).
8º Congresso nacional da Rede Unida. Atuou enquanto facilitadora de oficina de trabalho. 2009. (Congresso).
8º Congresso nacional da Rede Unida. Coordenou a sessão de apresentação de trabalhos. 2009. (Congresso).
8º Congresso Nacional da Rede UNIDA. O portfólio avaliativo como dispositivo para gestão de processos de educação permanente em saúde. 2009. (Congresso).
Curso de Capacitação em Abordagem e Tratamento do Fumante.. 2009. (Outra).
Curso de Capacitação em Prevenção da Violência e Construção de uma Cultura de Paz. 2009. (Outra).
Curso de Capacitação para educadores sociais: a lógica dos direitos do cuidado.Curso de Capacitação para educadores sociais: a lógica dos direitos do cuidado. 2009. (Outra).
Curso de Capacitação para educadores sociais: A lógica dos direitos e do cuidado.Concepções teóricas que reagem a linha do cuidado e a operacionalização no exercício cotidiano.. 2009. (Outra).
IV Oficina para Elaboração do Curso de Especialização em Saúde Coletiva para Auditores do SUS. 2009. (Oficina).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Gestão Participativa em Saúde e Formação de atores Sociais: configurando novos imaginários SUS. 2009. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
Seminário Saúde do Trabalhador Caxias e Região. 2009. (Seminário).
VII Encontro Estadual de Saúde Mental. 2009. (Encontro).
VII Encontro Estadual de Saúde Mental.A loucura mora ao lado: outras formas de habitar. 2009. (Encontro).
XV Encontro Estadual de Conselheiros Tutalares do Rio Grande do Sul. 2009. (Encontro).
19° Conferência Mundial de Serviço Social. Poster. 2008. (Congresso).
19° Conferência Mundial de Serviço Social. O desafio de concretizar direitos numa sociadade globalizada e desigual. 2008. (Congresso).
Capacitação de Profissionais para atendimento de mulheres em situação de violência. 2008. (Outra).
IV Semana Interdisciplinar da Saúde.Linha de Cuidado em Saúde Mental. 2008. (Outra).
Semana Academica de Serviço Social.Semana Academica do Serviço Social- Globalização, Trabalho e Questão Social. 2008. (Outra).
Seminário Municipal de Medidas Socioeducativas: repensando as práticas. 2008. (Seminário).
VIII reunião do colegiado de Coordenadores de Saúde Mental.VII Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2008. (Outra).
XI encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS.XI encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS. 2008. (Encontro).
Curso de Saúde Mental.Curso Saúde Mental. 2007. (Outra).
Curso Sobre a Reforma Psiquiátrica Italiana: limites e possibilidades. 2007. (Outra).
Gestão em Saúde Global.Qualificação de Pessoal e Desenvolvimento em Saúde. 2007. (Outra).
I Encontro Estadual de Serviços Residenciais Terapêuticos.I Encontro Estadual de Serviços Residenciais Terapêuticos. 2007. (Encontro).
I Encontro Estadual de Serviços Residenciais Terapêuticos. 2007. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanasem Saúde. 2007. (Congresso).
IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2007. (Congresso).
Oficina Gestão em Saúde Global: Qualificação de Pessoal e Desenvolvimento em Saúde. 2007. (Oficina).
Saude Coletiva e Formação Médica.Experiência de Inserção de Alunos Ingressantes no Curso. 2007. (Outra).
VII Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental.VII Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2007. (Outra).
VII Reunião do Colegiado de Coordenadoria de Saúde Mental.VII Reunião de Colegiado de Coordenadoria de Saúde Mental. 2007. (Outra).
X Congresso Latinoamericano de Medicina Social. 2007. (Congresso).
X Congresso latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saude e IXV Congress of the International Association of Heath Policy. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. XII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2007. (Congresso).
XIV Congress of International Association of Health Policy. 2007. (Congresso).
XV Semana Científica Multidisciplinar em Atenção à Saúde.XV Semana Científica Multidisciplinar na Atenção à Saúde - Hospital Pompéia. 2007. (Outra).
I Seminário Nacional de Prevenção do Suicídio. 2006. (Seminário).
Seminário Serviço Social - Interfaces com a Saúde. 2006. (Seminário).
VI Reunião do Colegiado de Coordenadores da Política de Saúde Mental.Consolidação da reforma e Construção da Agenda 2006/02 e 2007/01. 2006. (Oficina).
VI Reunião do Fórum Nacional de Saúde Mental Infanto - Juvenil.O Sofrimenro Psíquico de Crianças e Adolescente e a Estratégia de Cuidado em Rede. 2006. (Outra).
III Oficina do Núcleo Sul Rede de Centros Colaboradores da ANS. 2005. (Oficina).
V Reunião de Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental.V Reunião de Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2005. (Encontro).
Curso de Especialização em Saúde da Família: reflexões pedagógicas e ressignificação de processos. 2004. (Oficina).
I Simpósio de Enfermagem Obstétrica sobre "Saúde da mulher na gestação e do recém nascido: convergências e conflitos!. 2004. (Simpósio).
4ª Conferência Municipal de Saúde de Caxias do Sul.Delegada da 4ª Conferência Municipal de Saúde de Caxias do Sul. 2003. (Outra).
I Curso de Autocuidado em Saúde Mental.Ministrante do I Curso de Autocuidado em Saúde Mental.. 2003. (Outra).
I Encontro Estadual de Enfrentamento À Violência Sexual Infanto-Juvenil. 2003. (Encontro).
IV Jornada de Serviço Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA. 2003. (Outra).
Saúde Mental e o Cotidiano da Cidades. 2003. (Seminário).
Semana Direitos Humanos e Sociais e o Projeto Ético-Político do Serviço Social. 2003. (Outra).
Seminário de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. 2003. (Seminário).
XXV Jornada Anual Violência e suas repercussões: da infância à vida adulta. 2003. (Outra).
Ética em Movimento - Capacitação para Agentes Multiplicadores. 2002. (Oficina).
2ª Conferência Regional de Saúde Mental.Delegada da 2ª Conferência Regional de Saúde Mental. 2001. (Outra).
A produção do Conhecimento em Serviço Social: Velhos Dilemas, Novas Perspectivas. 2001. (Seminário).
Encontro Internacional de Reabilitação Psicossocial - Cuidar Sim, Excluir Não!. 2001. (Encontro).
Seminário de Atualização Didático-Pedagógica. 2001. (Seminário).
Simpósio de Atualização em Saúde Mental.Ministrante no Simpósio de Atualização em Saúde Mental. 2001. (Simpósio).
3ª Conferência Municipal de Saúde.Delegada da III Conferência Municipal de Saúde. 2000. (Outra).
Construindo Projetos de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 1999. (Outra).
Curso de Formação e Capacitação de Lideranças Comunitárias.Coordenadora do Curso. 1998. (Outra).
Curso Reconhecendo Alternativas para Viver a Vida. 1998. (Outra).
Participação em bancas
BERTELE, E.. Reflexões sobre família idealizada versus família vivida na contemporaneidade: estigmas e preconceitos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Família idealizada versus família vivida: educação permanente como superação desta contradição. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. A importância da construção do plano individual de atendimento para o desacolhimento institucional de crianças e adolescentes baseado na abordagem socioeducativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Reflexões sobre a importância da abordagem socioeducativa na execução do plano individual de atendimento para o efetivo desacolhimento institucional de crianças e adolescentes. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. O papel do plano individual de atendimento no processo acolhimento - desacolhimento institucional de crianças e adolescentes: abordagem socioeducativa como um mediação necessária. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; MINCATO, R.. As transformações da sociedade contemporânea e suas implicações na família. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Sociais) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; MINCATO, R.. Os desafios da política de saúde mental no atendimento de mulheres puérperas dependentes químicas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Sociais) - Universidade de Caxias do Sul.
ROSSETO, A.R.M.;BERTELE, E.. Empoderamento dos Usuários um Caminho Para a Integralidade nas Práticas de Saúde. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul.
LIPRIERI, E.; ARGENTA, F.B.; BUFFON, L.M.;BERTELE, E.. Conselho Local de Saúde: construindo estratégias de Fortalecimento da Participação Popular. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul.
BIGOLIN, Ivani Rachel;BERTELE, E.. Análise dos Conceitos e Práticas de Humanização e Gestão Participativa nos Conselhos de Saúde. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul.
BESUTTI, L.; CORREA, M.;BERTELE, E.. Articulação entre os Programas Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Atenção Integral (PAIF), no municíoio de Caxias do Sul. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul.
ORDOVÁS, R.;BERTELE, E.. Um Observatório Sobre Violência Sob o Olhar da Vigilância em Saúde. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Humanização no Trabalho de Saúde Pública na Percepção do Profissional Enfermeiro de Unidade Básica de Saúde.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. A Grupoterapia como Ferramenta Facilitadora no Tratamento da Obesidade: Avaliação de Resultados.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Uso de agrotóxicos e Hipertensão Arterial: Uma Possível Relação. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. A Utilização de um instrumento de diagnóstico Familiar em Atenção Básica à Saúde.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. A Percepção da População de Abrangência do PSF SUl de Bom Princípio - RS em relação à Vacinação contra Gripe.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Visita Domiciliar do Agente Comunitário como Fonte Geradora de Mudanças nas Condições da População de Cotiporã.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Avaliação empírica da Satisfação dos Usuários na Unidade Básica de Saúde de Galópolis. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. O acolhimento prestado pelas equipes de saúde e a visão dos usuários. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Impacto do programa de saúde da família como estratégia de mudança das práticas de saúde. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Qualidade de vida do trabalhador aposentado antes dos 60 anos de idade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. A contribuição do enfermeiro na área de saúde mental. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. A alienação social e os modelos assistenciais de saude no Brasil - relações de favor versus direito. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Implicações da inserção do idoso como elemento ativo na atual realidade sócio-cultural. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. O Programa de saúde da família no Brasil: considerações sobre os aspectos facilitadores e dificultadores para a sua concretização. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. . A medicina Familiar e a Consolidação dos Princípios do SUS. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. . A Utilização das Informações pelos Usuários da UBS nos Cuidados em Saúde.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. . Perfil Epidemiológico dos Hipertensos do Município de Ipê - RS.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Impacto Produzido pela Implantação do PSF no Múnicípio de São Vendelino.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul.
BESUTTI, L.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. O papel social da mulher na sociedade do patriarcado: responsabilidades construídas e impostas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; BESUTTI, L.. O cuidado que pesa: feminização, invisibilidade e precarização do trabalho de cuidadores de pessoas idosas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; BESUTTI, L.. Entrega voluntária de crianças para adoção e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no Brasil: um olhar jurídico e social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; BESUTTI, L.. A precarização das políticas públicas no Brasil e seus rebatimentos nos direitos da pessoa com deficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BESUTTI, L.;BERTELE, E.; ANABOR, S.. A política de saúde mental brasileira para crianças e adolescentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
ANABOR, S.;BERTELE, E.. Envelhecimento e políticas públicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
ANABOR, S.;BERTELE, E.; BESUTTI, L.. Os espaços sócio-ocupacionais ocupados por mulheres negras no mercado de trabalho brasileiro contemporâneo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; ANABOR, S.; BESUTTI, L.. Proteção Social de Crianças e Adolescentes no Brasil: Proteção ou (Des) Proteção Social?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. O programa bolsa-família enquanto programa de transferência de renda condicionada: apontamentos para o debate. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Reabilitação física e os determinantes sociais em saúde: um olhar integrativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; BOHM, V.. Desigualdades sociais e econômicas e seus reflexos no envolvimento saudável e digno em sociedades capitalistas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. O trabalho do assistente social na política de assistência social: desafios e possibilidades. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BESUTTI, L.;BERTELE, E.; BAMBERG, R. P.. As APAEs do Brasil e o Serviço Social: a inclusão social de pessoas com deficiência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; BAMBERG, R. P.. Os desafios do trabalho do/a assistente social no contexto intersetorial e interdisciplinar na rede de políticas públicas sociais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; BESUTTI, L.; BAMBERG, R. P.. A relação entre educação e Serviço Social: breve análise dos desafios e possibilidades deste encontro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BAMBERG, R. P.;BERTELE, E.; BESUTTI, L.. A Violência Intrafamiliar contra Crianças e Adolescentes: um fenômeno social a ser compreendido. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BAMBERG, R. P.;BERTELE, E.; TELES, J. S.. Serviço Social e educação inclusiva: fortalecendo caminhos para a inclusão na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BESUTTI, L.;BERTELE, E.; BAMBERG, R. P.. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: análise a partir das expressões da questão social. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BAMBERG, R. P.;BERTELE, E.; TELES, J. S.. O trabalho do assistente social no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: um olhar para a proteção básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
HAMBURGO, J.;BERTELE, E.; CORREA, L. D.. Entre as esquinas da história do Brasil: uma análise da trajetória de adolescentes negros e as medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; OLIVEIRA, A. P.. Reconhecimento e pertencimento na migração internacional: percurso e possibilidades. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; RIGON, B. S.. O que não foi descoberto: o trabalho em Serviço Social com povos indígenas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; RIGON, B. S.. A branquitude e o papel do trabalho socioeducativo de assistentes sociais na luta antirracista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; OLIVEIRA, A. P.. A cultura da institucionalização na sociedade brasileira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; OLIVEIRA, A. P.. Famílias monoparentais femininas: breves reflexões. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BAMBERG, R. P.;BERTELE, E.; BESUTTI, L.. Enfrentamento a violência doméstica contra mulheres: estratégias e intervenções do Serviço Social. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. As tramas da desigualdade sexual na política de assistência social e no serviço social: desvendando marcas do passado no presente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; CORREA, L. D.. O Trabalho do Assistente Social com Pessoas Vivendo com HIV/AIDS em Serviços de Assistência Especializada em HIV/AIDS: Desafios e Possibilidades. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; HAMBURGO, J.. 'A rua sabe, a rua vê, rua é nóiz não vai esquecer': O território enquanto estratégia ao Serviço Social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; HAMBURGO, J.. 'Lutar para Estudar, Estudar para Lutar': um debate acercad o Ensino Superior no Brasil e a formação em Serviço Social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
LORENZINI, R. I. F.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. Cuidados paliativos e Serviço Social: velhas demandas, novos desafios para a atuação profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; CORREA, L. D.. Políticas públicas e acolhimento institucional: os meandros na efetivação da (des)proteção de crianças e adolescentes em acolhimento e suas famílias no contexto brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.; CORREA, L. D.. O trabalho em saúde mental fundamentado no cuidado: reflexões sobre a materialidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
HAMBURGO, J.;BERTELE, E.; LISBOA, C. O. K.. A escola é para todos: os direitos das crianças e dos adolescentes com deficiência em ambiente escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
LISBOA, C. O. K.;BERTELE, E.; CORREA, L. D.. As juventudes e a importância da política social pública de assistência social como espaço de acolhimento aos jovens em situação de vulnerabilidade social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
LISBOA, C. O. K.;BERTELE, E.; CORREA, L. D.. A política social pública de saúde e o trabalho do assistente social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. O Serviço Social no trabalho ao preconceito às pessoas com deficiência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. O trabalho com famílias nos Centros de Atenção Psicossocial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. A qestão étnico-racial na trajetória do Serviço Social brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
LORENZINI, R. I. F.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. Os (des)caminhos da adoção tardia no Brasil e as mediações do Serviço Social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; CORREA, L. D.. A construção histórica dos modelos assistenciais em saúde mental e as implicações na reforma psiquiátrica brasileira: breves considerações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; CORREA, L. D.. Transtorno do espectro autista: breves considerações para além do diagnóstico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; LORENZINI, R. I. F.. O trabalho do Serviço Social na educação básica brasileira: um debate necessário na atualidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.;BERTELE, E.; LORENZINI, R. I. F.. O trabalho do Serviço Social na educação básica brasileira: um debate necessário na atualidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. "Assesoria - uma modalidade de intervenção do Serviço Social: possibilidades e desafios". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. "O Programa Bolsa Família e os impactos na vida dos beneficiários". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. "Situações de "abandono social" de adultos em instituições hospitalares: reflexões a luz da integralidade". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. "Política Social Pública de Assistência Social: acessar e garantir direitos sociais". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
MORAES, V. L. S.;BERTELE, E.; TELES, H.; CAPRA, M. L. P.. Estigmas e preconceitos: entraves ao acesso e usufruto dos direitos da pessoa com deficiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BRANCO, I. G.; CAMARDELO, Ana Maria;BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.. O processo de envelhecimento e as situações de violência vivenciadas pelo idoso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CORREA, L. D.; TELES, H.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. Barbárie e Revolução: os entraves e as possibilidades na efetivação do trabalho coletivo pelos Assistentes Sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
ROSSATO, T. V.; CAMARDELO, A. M. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. As diferentes formas e expressões da violência presentes na infância e adolescência e a organização da rede de proteção social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
MIRON, C. D. E.; TELES, H.;BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.. O (neo)conservadorismo brasileiro: rebatimentos sobre o trabalho do/a assistente social na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
MARTINS, A. P. C.; CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. Impactos do programa bolsa família na vida das famílias beneficiárias e os desafios ainda em curso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
SILVA, L.; TELES, H.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. Proteção Social Integral à criança e ao adolescente: um olhar em Serviço Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
MENDES, E. S.; CAPRA, M. L. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. O Projeto de Lei de Redução de maioridade penal e os prejuízos à cidadania brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
MOLINARI, S. M. V.; CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. A atenção em saúde ao portador de doença renal crônica: a partir do olhar em Serviço Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. "Direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e os compromissos do assistente social à sua efetivação". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. "Desafios postos à efetivação do acompanhamento familiar na Política de Assistência Social previsto no Serviço de Proteção Integral à Família". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. "A importância da inserção do assistente social na Política Pùblica de Educação e sua particular contribuição no contexto da escola". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. "Serviço Social e sua contribuição no acesso e usufruto do direito à saúde da pessoa com deficiência". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. "Escola e Família: uma aproximação necessária para a efetivação do direito à educação infantil". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. "Direitos e desafios à construção da cidadania do idoso no Brasil". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
TELES, H.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. "O controle social na Política Pública de Saúde sob a ótica do Serviço Social: a luta pela efetivação da democracia e do direito à saúde". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
TELES, H.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. "A contribuição do trabalho em Serviço Social no âmbito dos centros de atenção psicossocial: tecendo algumas reflexões". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. "A busca de um novo olhar à criança e adolescente com transtorno mental: desafios a luz da integralidade". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
TELES, H.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. "O estudo social no trabalho em Serviço Social junto ao poder Judiciário e sua contribuição à efetivação de direitos". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; TELES, H.;BERTELE, E.. "O trabalho do assistente social no enfrentamento da problemática da evasão escolar no contexto da política pública de educação". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; DAVID, M.; CAPRA, M. L. P.. "A Reforma Psiquiatrica e os Serviços Residenciais Terapêuticos: reflexões a partir do olhar em Serviço Social". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; TELES, H.; CAPRA, M. L. P.. "As comunidades terapêuticas enquanto um dispositivo de atenção e cuidado aos usuários de álcool e outras drogas: Um olhar em Serviço Social". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; LAZZARI, E.;BERTELE, E.. O estudo social como atribuição privativa do assistente social: garantia ou não de direitos a partir da perspectiva de sua construção.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
JARDIM, A. C. M. G.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. A política de assistência social e os direitos de crianças e adolescentes.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. A contribuição do trabalho em Serviço Social na construção da efetiva participação social a partir da mobilização social.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. Intersetorialidade nas políticas sociais: uma estratégia para acessar e garantir direitos sociais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
TELES, H.; ANUNCIACAO, D. A.;BERTELE, E.. A articulação entre a Saúde Mental e a Família: estratégias para a consolidação da reabilitação.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; JARDIM, A. C. M. G.;BERTELE, E.. Política Social Pública de Assistência Social e a Proteção Social Básica ao Idoso: reflexões à luz do Serviço Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
JARDIM, A. C. M. G.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. Previdência Social no Brasil: entraves e desafios à sua democratização e efetivação enquanto esfera pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; CAMARDELO, Ana Maria;BERTELE, E.. As APAES e a Interlocução com a Política Social Pública de Assistência Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, Ana Maria;BERTELE, E.; JARDIM, A. C. M. G.. Desafios e possibilidades na atuação do Assistente Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado ao idoso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. A Educação Permanente no Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes da Política de Assistência Social: reflexões em Serviço Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
JARDIM, A.C.M.G.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. As Política Social Pública de Saúde no Brasil e a garantia do acesso à saúde aos usuários com doenças renais crônicas: reflexões em Serviço Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
LAZZARI, E.; TELES, H.;BERTELE, E.. A importância do trabalho em rede e da intersetorialidade na garantia dos direitos dos usuários com a doença renal crônica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. Institucionalização de idosos: medida de proteção social? reflexões à luz do Serviço Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
TELES, H.; CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.. A UTI neonatal como espaço de produção de saúde: a interlocução entre o Serviço Social e a integralidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
JARDIM, A. C. M. G.; LAZZARI, E.;BERTELE, E.. Os direitos da juventude à qualificação profissional e ao trabalho no Brasil: uma análise do Programa Jovem Aprendiz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.; CAMARDELO, A. M. P.;BERTELE, E.. Integralidade em Saúde: a participação do Assistente Social na sua materialização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; BOMBASSARO, A.. Adolescentes vivendo com HIV/AIDS: os impactos e desafios de viver a adolescência sendo e se descobrindo um adolescente com soro positivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; OLIVEIRA, M.. Trajetória histórica da construção da política pública de assistência social: uma reflexão acerca da sua transformação - de 1988 até 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; OLIVEIRA, M.. O acolhimento enquanto estratégia teórico-metodológica imprescindível na defesa da saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.; BOMBASSARO, A.. O serviço social e os desafios postos ao trabalho no campo da saúde: breves reflexões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; MINCATO, R.; BOMBASSARO, A.. A assistência em saúde mental aolongo da história: a busca de superação do modelo psiquiátrico tradicional/hospitalocêntrico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; JARDIM, A. C. M. G.; MINCATO, R.. A dependência Química como um problema de saúde pública: limites e possibilidades para a efetivação da política de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; OLIVEIRA, M.. Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde: possíveis impulsionadores de mudanças na atenção básica em saúde?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; CAPRA, M. L. P.. A documentação enquanto um instrumento garantidor de direitos e de reflexões do trabalho em serviço social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAPRA, M. L. P.;BERTELE, E.; BALDAZZARE, R.. A integralidade na atenção em saúde às gestantes de alto risco: a contribuição do trabalho em serviço social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
OLIVEIRA, M.;BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.. Atendimento direto: modalidade de trabalho do assistente social possibilitadora do acesso e da garantia de direitos ao usuário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, A. M. P.; BOMBASSARO, A.. A família na contemporaneidade: o trabalho dos assistentes sociais junto às famílias em situação de vulnerabilidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; CAPRA, M. L. P.. A construção do trabalho dos assistentes sociais na garantia do direito à saúde: reflexões acerca da conquista desse direito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; CAPRA, M. L. P.. O uso/abuso de drogas na contemporaneidade: reflexões na perspectiva do Serviço Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; CAMARDELO, Ana Maria. A proteção social as mulheres vítimas de violência doméstica junto a política pública de assistência social: esclarecendo conceitos, indicando caminhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; CAMARDELO, Ana Maria. Identificação da violação dos direitos de cidadania da pessoa idosa: descrição e análise a aprtir de documentos resultantes de atendimento efetuados pelo assistente social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; JARDIM, A.C.M.G.. A política pública de assistência social no Brasil: reflexões. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.. A contribuição do assistente social à reorientação do modelo de atenção à saúde no espaço da atenção básica do Sistema Único de Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; JARDIM, A.C.M.G.. O programa Bolsa Família e o efetivo enfrentamento da pobreza na perspectiva da Política Nacional de Assistência Social: reflexões a luz do Serviço Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.. O trabalho em Serviço Social junto a famílias de usuários no campo da saúde mental: tecendo a reinserção social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.. O Serviço Social no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no contexto da atenção básica em saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAMARDELO, Ana Maria. Envelhecimento no mundo do trabalho: breves considerações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; CAMARDELO, Ana Maria. Trabalho profissional do assistente social junto ao atendimento direto ao usuário: a acolhida enquanto elemento da etapa inicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
ANUNCIACAO, D. A.;BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; CAMARDELO, Ana Maria. Especificidade não identificável da política social pública de assistência social: dilemas conceituais, legais, históricos e políticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
DEMEDA, G.C.B.;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAMARDELO, Ana Maria. O Serviço Social nas empresas de transporte coletivo urbano: contribuições na saúde do trabalhador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CARAN, M.Z.;BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; JARDIM, A.C.M.G.. O trabalho e a operacionalização da abordagem socioeducativa crítica: caminho para efetivação dos preceitos ético-políticos profissionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BIESEK, M.;BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; FUHR, Marcia. Centralidade da família na política pública de assistência social no Brasil: elementos de sua concepção e de trabalho social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BATISTA, D.M.;BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; WINCKLER, C.R.. O mosaico da pobreza: concepções e vivências muito além da escassez de renda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAMARDELO, Ana Maria. A importância do Serviço Social para a construção da integralidade na atenção em saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAMARDELO, Ana Maria. O Serviço Social nas empresas em tempos de reestruturação produtiva: possibilidades de intervenção profissional do horizonte do projeto ético-político. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; JARDIM, A.C.M.G.; FUHR, Marcia. Economia popular solidária frente ao sistema capitalista: uma perspectiva crítica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; FUHR, Marcia. A contribuição do Serviço Social no enfrentamento da não efetivação do direito ao acesso e permanência na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; FUHR, Marcia. Condicionalidades do Programa Bolsa Família: reflexões na perspectiva do Serviço Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAMARDELO, Ana Maria. As necessidades sociais e de saúde de crianças e adolescentes portadores de transtorno mental: reflexões em Serviço Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAMARDELO, Ana Maria. A contribuição do trabalho do assistente social na atenção básica de saúde na perspectiva de defesa do direito à saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
MACARI;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAPRA, M. L. P.. A integralidade na saúde e os processos de trabalho do Serviço Social: uma aproximação necessária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVÃO;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAPRA, M. L. P.. Saúde ampliada e Serviço Social: a potencialidade da dimensão investigativa da profissão para a configuração das necessidades em saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
ARENHARDT;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; MINCATO, R.. O Serviço Social nas equipes de saúde da família: reflexões e desafios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
FERREIRA;BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.; MINCATO, R.. O processo de trabalho em Serviço Social na saúde suplementar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
GRANDI;BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.; FUHR, Marcia. Encontros intercessores entre as políticas sociais públicas: a importância do cuidado integral em saúde e da intersetorialidade enquanto instrumentos para a garantia dos direitos de cidadania. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BIANCHI, O.A.;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; MENEZES, L. T. S.. Perspectivas do trabalho em Serviço Social na área da reabilitação em saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CAMARÁ, D.L.;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; MENEZES, L. T. S.. A contribuição do assistente social no cuidado dos usuários renais crônicos e seus familiares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
ROSA, D.F.O.;BERTELE, E.; MENEZES, L. T. S.; FUHR, Marcia. A contribuição do Serviço Social na implementação da política Nacional de Humanização em uma unidade de saúde de pronto atendimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
WAGNER, N.T.;BERTELE, E.; MENEZES, L. T. S.; FUHR, Marcia. A contribuição do Serviço Social na área da saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
AGATTI, C.;BERTELE, E.; MENEZES, L. T. S.; FUHR, Marcia. A contribuição do trabalho do assistente social, na garantia do direito à saúde mental do PTM, a partir da experiência em estágio supervisionado em um serviço especializado em saúde mental no município de Caxias do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
PISOTE, J.M.D.;BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.; MENEZES, L. T. S.. A integralidade na saúde e o Serviço Social: a contribuição do assistente social na efetivação da integralidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; AGUIAR, Cristina; FUHR, Marcia. O Serviço Social na área da saúde: algumas consierações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; MENEZES, L. T. S.. A contribuição do Serviço Social na efetivação e garantia dos princípios a Reforma Sanitária e do Projeto Ético-político profissional na área da saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; MINCATO, R.. Refletindo sobre o alcance dos processos de trabalho realizados junto as famílias inseridas no Programa de Renda Mínima Familiar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; NASCIMENTO, A. F.. A pesquisa enquanto premissa para um trabalho qualificado: uma experiência de aprendizado junto ao projeto de pesquisa Avaliação dos Centros de Referência do Município de Caxias do Sul. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; MENEZES, L. T. S.. O serviço social na área da saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; MENEZES, L. T. S.. O trabalho do assistente social com as famílias dos portadores de transtorno mental: considerações acerca desta realidade a partir da reforma psiquiátrica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; MENEZES, L. T. S.. O trabalho em Serviço Social na assistência a usuários de álcool e outras drogas: algumas reflexiões.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BESUTTI;BERTELE, E.; CAPRA, M. L. P.; MINCATO, R.. Direitos de cidadania e reabilitação psicossocial: a contribuição do Serviço Social para a promoção da cidadania no campo da saúde mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
TECHIO;BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CAPRA, M. L. P.. A contribuição do Serviço Social na reabilitação psicossocial dos portadores de transtornos mentais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FERLA, A. A.; Wagner, Tãnia. Saude Mental na Atenção Básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; PANOZZO, V. M.. A contribuição do Serviço Social para a Consolidação da Reforma Psiquiátrica na Cidade de Caxias do Sul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; AGUIAR, Cristina; PANOZZO, V. M.. O Serviço Social na Área da Saúde: a perspectiva da integralidade a partir do sistema de seguridade social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; KRUG, Jorge; FUHR, Marcia. A Contribuição do Serviço Social no Atendimento Integral em Saúde as Crianças e Adolescentes Portadores de Deficiência e seus Familiares no AMCE da UCS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; Cabral, Sonia Regina. Comissão de Avaliação do Trabalho de Conclusão Do Curso de Serviço Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; AGUIAR, Cristina; FUHR, Marcia. Avaliação de TCC do Curso de Serviço Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; AGUIAR, Cristina. Avaliação de TCC do Curso de Serviço Sociaç. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; MINCATO, R.. Avaliação de TCC do Curso de Serviço Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
CASTILHOS, G. A.;BERTELE, E.. Situações de Vulnerabilidade dos Usuários de Álcool no Centro de Atenção Psicossocial REVIVER no Município de Caxias do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
CRODA, V. M.;BERTELE, E.. Perfil sócio-demográfico da população atendida no CAPS Cidadania de Caxias do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FERLA, A. A.; MEDEIROS, R. H.; ZANATTA, A. J.. Atenção Básica e Saúde Mental: Visão dos enfermeiros do PSF em relação à forma psiquiátrica e à assistência prestada ao portador de transtorno psíquico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; OLIVEIRA, M.. A Contribuição do Serviço Social na Assistência Jurídicas Gratuita para Efetivação da Guarda Compartilhada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CARPENA, M. E. F.; LHULLIER, C.. O Psicólogo e o Compromisso Social: Uma Investigação Libertadora em Psicologia Comunitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; KRUG, Jorge. Trabalho do Assistente Social junto aos Cuidadores da assistência Domiciliar da UNIMED de Caxias do Sul: Uma Experiência de Estágio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; AGUIAR, Cristina; PERUZZO, Juliane Feix. Mediação: Categoria Central dos Trabalhos dos Assistentes Sociais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; PERUZZO, Juliane Feix. A Contribuição do Serviço Social em Instituições de Longa Permanência para Idosos no Município de Caxias do Sul: Do Direito Legal ao Direito Real. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; COUTO, Berenice Rojas. A relação entre Exclusão Social e a Formação do Vínculo Mãe-Bebê em Unidade de Tratamento Intensivo Neo-natal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CORSO, Eloisa Maria; AGUIAR, Cristina. A Contribuição do Serviço social no Ciclo Vital do Idoso: Acesso ao Direito a Saúde. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; AGUIAR, Cristina. A Contribuição do Serviço social no Trabalho com as Famílias do Portador de transtorno mental a partir do novo modelo assistencial de saúde mental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; CORSO, Eloisa Maria. A Interface entre Saúde e Exclusão Social: Uma Contribuição do Serviço Social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; BOSI, D.; CAVINATO, S.. Mulheres Agredidas e a não busca por Auxílio.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; KRUG, Jorge. .O Serviço Social no processo educativo da saúde, reprodutiva com adolescentes gestantes: experiência de estágio na UBS Jardim Eldorado no município de Caxias do Sul.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; KRUG, Jorge. Doação de sangue, órgãos e demais tecidos uma questão de saúde e vida: Uma experiência do Serviço Social junto a agência transfusional do HG de Caxias do Sul. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; KRUG, Jorge. A política de saúde como via de construção da proteção integral - a infância: experiência de estágio em serviço social na unidade de tratamento intensivo neonatal do hg de caxias do sul. 2002.
BERTELE, E.; FUHR, Marcia; KRUG, Jorge. Pioner.Os limites/possibilidades intra e extrainstitucionais presentes no Plantão em S.S, enquanto espaços contraditórios no acesso aos direitos sociais - experiencias em estágios supervisionado em s. s. na UBS Eldorado de Caxias do Sul. 2002.
BERTELE, E.. A Natureza do Trabalho e a Auto-Estima dos Funcionários.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Aspectos Biopsicossociais Relacionados a Menarca em Meninas Púberes.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Susin.Pré-Aposentadoria. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; OLIVEIRA, M.. Sujeitos que sofrem psiquicamente: a importância de pensar em novas formas de atendimento.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.; PERUZZO, Juliane Feix. A Organização da Sociedade Civil no Contexto governamental: um olhar para a gstão da política habitacional em Caxias do Sul.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; KRUG, Jorge. Política Pública de Saúde: do Plantão em Serviço Social ao ano.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; CAMARDELO, Ana Maria; RODRIGUES, E. M.. O Cenário da exclusão social, a política de saúde pública em Caxias do Sul e a experiência de estágio em serviço social na unidade básica de saúde.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; OLIVEIRA, M.. A Exclusão social e seu reflexo nas singularidades da vida dos adolescentes pertencentes à classe subalterna: os desafios postos ao serviço social.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; HACKMAN, M. B.. .Afirmando direitos sociais e construíndo autonomia: o trabalho sócio-educativo na APADEV. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.; LUCAS, J. I. P.. A dimensão educativo-crítica do serviço social -uma prática com familiares dos sujeitos visuais na escola municipal de ensino fundamental Helen Keller.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de bacharelado em enfermagem) - Universidade de Caxias do Sul.
BERTELE, E.. Banca Examinadora do Processo de Seleção de Docentes, do Departamento de Sociologia, na subárea de Serviço Social.. 2003. Universidade de Caxias do Sul.
Orientou
Mobilização e participação social: algumas definições teóricas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Família da pessoa com deficiência e APAE, um vínculo necessário: uma experiência em Flores da Cunha; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Mobilização social para a participação popular: alguns desafios postos na contemporaneidade; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Família da pessoa com deficiência e APAE - um vínculo necessário: a contribuição do trabalho profissional junto a estas famílias na APAE de Caxias do Sul; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A prática reflexiva: uma estratégia de intervenção em Serviço Social na mobilização social para a efetiva participação social; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Estratégia de Saúde da Família Como Possibilidade de Organização da Atenção Básica e Exercício da Gestão Participativa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Megafone da Saúde: Empoderamento de Usuários da Saúde Mental Através da Pesquisa Participante; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O Acolhimento Prestado pelas Equipes de Saúde e a Visão dos Usuários; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Impacto do Programa de Saúde da Família como Estratégia de Mudança das Práticas de Saúde; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Qualidade de Vida do Trabalhador Aposentado Antes dos 60 anos de Idade; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Enfermeiro na Área de Saúde Mental; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Interface entre o Programa de Saúde da Família e a Política de Saúde Mental; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Alienação Social e os Modelos Assistenciais de Saúde no Brasil - Relações de Favor Versus Direito; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Implicações da Inserção do Idoso como elemento Ativo na Atual Realidade Sócio-Cultural; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O Programa de Saúde da Família no Brasil: Considerações sobre os Aspectos Facilitadores e Dificultadores para a sua Concretização; ; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Proteção Social Integral à criança e ao adolescente: um olhar em Serviço Social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O projeto ético-político profissional do Serviço Social e os círculos de construção de paz: um diálogo possível?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A atenção em saúde ao portador de doença renal crônica: a partir do olhar em Serviço Social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Trabalho em Serviço Social nos Serviços de Saúde Mental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O controle social democrático e a participação social na política de Assistência Social; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Os movimentos sociais: atores estratégicos na garantia e defesa dos direitos de cidadania; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A dependência Química como um problema de saúde pública: limites e possibilidades para a efetivação da política de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A assistência em saúde mental ao longo da história: a busca de superação do modelo psiquiátrico tradicional/hospitalocêntrico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A construção do trabalho dos assistentes sociais na garantia do direito à saúde: reflexões acerca da conquista desse direito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O uso/abuso de drogas na contemporaneidade: reflexões na perspectiva do Serviço Social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
As necessidades sociais e de saúde de crianças e adolescentes portadores de transtorno mental: reflexões em Serviço Social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A contribuição do trabalho do assistente social na atenção básica de saúde na perspectiva de defesa do direito à saúde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A contribuição do Serviço Social na reabilitação psicossocial dos portadores e transtornos mentais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Direitos de Cidadania e reabilitação psicossocial: a contribuição do Serviço Social para a promoção da cidadania no campo da saúde mental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Inserção do Assistente Social em Processos de Reabilitação e Reinserção Social da Pessoa Portadora de Deficiência: Experiência no Campo da Saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Os Desafios ao Serviço Social na Reabilitação Psicossocial: Um Novo Desenho na Reinvenção da Cidadania; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Serviço Social no Acesso ao Direito à Saúde dos Portadores de Insuficiência Renal Crônica do Hospital Geral de Caxias do Sul; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Produção das Desabilidades Sociais do Portador de Transtorno Mental no Espaço do Hospital Psiquiátrico: a Participação no Processo de Reabilitação Social para o Cotidiano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Participação do Serviço Social na Prevenção à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O Serviço Social Contribuindo no Atendimento ao Portador de Insuficiência Renal Crônica do Setor de Hemodiálise em Hospital da Região Nordeste do Rio Grande do Sul; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Humanização dos Processos de Trabalho em Saúde: Dialogando com a Intervenção em Serviço Social; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Integralidade na Atenção e no Cuidado a Saúde da Criança e do Adolescente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Educação em Saúde como uma Estratégia de Acesso ao Direito a Saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O Laudo Social como Instrumento de Trabalho do Assistente Social na Garantia dos Direitos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O Trabalho do Assistente Social no Campo da Proteção Integral à Criança: A Experiência do Hospital Geral de Caxias do Sul; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Atendimento Social como Pressuposto para a Garantia dos Direitos Sociais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Serviço Social no Trabalho Sócio-educativo de Orientação Profissional para Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva, Visando Promover a Garantia de Inserção no Mercado de Trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A contribuição do Serviço Social para a Inserção da População Refugiada na Sociedade de Acolhida; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Educação em Saúde: Estratégia para garantia da Atenção Integral à Saúde da Mulher; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A contribuição do Serviço Social na Qualidade de Vida nas Pessoas Portadoras de Insuficiência Renal Crônica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Serviço Social nas Necessidades em Saúde das Crianças Adolescente Portadores de Deficiência; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Serviço Social com a reforma Psiquiátrica no Município de Caxias do Sul; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do servição com a reabilitação do PPD no âmbito familiar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuião na Garantia da Atenção e Assistência na saúde da mulher; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Contribuição do Serviço Social com a Família do Portador de Insuficiência Renal Crônica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Desinstitucionalização: A contribuição do Serviço Social na Humanização da Atenção em Saúde Mental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Contribuição do Serviço Social na Garantia da Política Nacional de Assistência na Mulher; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A contribuição do Serviço em Programa Multidisciplinar de Atendimento ao Idoso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Educação em Saúde: Possibilidades de Práticas Emancipatórias nos Serviços de Saúde; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Integralidade na Atenção e no Cuidado as Necessidades em Saúde da Mulher: Um novo Modelo Assistêncial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A Atenção integral em Saúde Mental: incluir sim e excluir não; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Plantão Social: Mediação no acesso às Necessidades Básicas Sociais; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
O Serviço Social atuando na Prevenção de risco social a bebês internados na UTI- Neonatal do Hospital Geral de Caxias do Sul, como forma de contribuir para proteção-infância; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
A categoria instrumentalidade no Processo de Trabalho em Serviço Social a partir de experiências com grupos; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Adolescer, riscos e instrumentos sociais de enfretamento; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Repensando a Loucura: mudança de paradigma e o acesso à cidadania aos portadores de transtorno mental; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Elizabete Bertele;
Produções bibliográficas
-
BERTELE, E. ; DAVID, M. (Org.) . Saúde mental coletiva e o cotidiano do trabalho. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2022. v. 1. 258p .
-
BERTELE, E. ; DAVID, M. ; BATISTA, M. V. ; FERLA, A. A. . O portfólio avaliativo como dispositivo para gestão de processos de educação permanente em saúde. In: 8º Congresso Nacional da Rede Unida, 2009, Salvador. Anais 8º Congresso Nacional da Rede Unida - SUS: 20 anos de educação, trabalho e cidadania, 2009.
-
BERTELE, E. ; DAVID, M. ; FERLA, A. A. . Gestão Participativa em Saúde e formação de Atores Sociais: configurando novos imaginários SUS-implicados. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. ; BATISTA, M. V. ; FERLA, A. A. . O portifólio avaliativo como dispositivo para gestão de processos de educação permanente em saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.
-
FERLA, A. A. ; BERTELE, E. ; DAVID, M. ; BERTOTTO, M.S. ; MELLO, M. B. ; STEDILE, N. R. . A linha de cuidado mãe-bebê nos subsistemas público e privado de saúde: analisando as modelagens tecnoassistenciais em busca de marcadores de integralidade em saúde.. In: 11º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009, São José dos Campos. Saúde e Sociedade. São Paulo: Associação Paulista de Saúde Pública, 2009. v. 18. p. 345-346.
-
BERTELE, E. ; BATISTA, M. V. ; FERLA, A. A. . Saúde Coletiva e formação médica: experiência de inserção de alunos ingressantes no curso. In: IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; X Congresso Latinoamericano de medicina social, 2007, Salvador. Anais IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; X Congresso Latinoamericano de medicina social, 2007.
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. . As políticas e a formação dos trabalhadores da saúde: análise comparada de experiências selecionadas no Brasil e na Itália. In: 10º Congresso Internacional da Rede Unida/Educação, Saúde e Participação: ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano, 2012, Rio de Janeiro. Interface (Botucatu. Impresso). Rio de Janeiro: Rede Unida, 2012.
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. . Gestão participativa em saúde e formação de atores sociais: Uma experiência de Educação Permanente. In: 10º Congresso Internacional da Rede Unida/Educação, Saúde e Participação: ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano, 2012, Rio de Janeiro. Interface (Botucatu. Impresso). Rio de Janeiro: Rede Unida, 2012.
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. . O portfólio avaliativo como dispositivo para gestão de processos de educação permanente em saúde. In: 10º Congresso Internacional da Rede Unida/Educação, Saúde e Participação: ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano, 2012, Rio de Janeiro. Interface (Botucatu. Impresso). Rio de Janeiro: Rede Unida, 2012.
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. . As políticas e a formação dos trabalhadores da saúde: análise comparada de experiências selecionadas no Brasil e na Itália. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. . O portfólio avaliativo como dispositivo para gestão de processos de educação permanente em saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. . Gestão participativa em saúde e formação de atores sociais: uma experiência de educação permanente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAVID, M. ; BERTELE, E. ; BATISTA, M. V. ; FERLA, A. A. . O portfólio avaliativo como dispositivo para gestão de processos de educação permanente em saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERTELE, E. ; DAVID, M. ; FERLA, A. A. . Gestão Participativa em saúde e formação de atores sociais: configurando novos imaginários SUS - implicados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERTELE, E. . Projeto Pedagógico de Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Caxias do Sul. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERTELE, E. . Produções pedagógicas para a formação de tutores e alunos do curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em movimento) 2014 (Produção Pedagógica).
Outras produções
BERTELE, E. . O papel do assistente social e políticas públicas. 2009.
BERTELE, E. ; OLIVEIRA, M. ; DALPIAZ, A. K. . Projeto do Curso de Serviço Social. 2011.
BERTELE, E. . Capacitação para Equipes de Serviços Hospitalares de Referência para atenção a Pessoas com Sofrimento ou Transtornos Mental e com Necessidades de Saúde Decorrentes do Uso de Álcool, Crack e Outras Drogas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERTELE, E. . Qualificando a visita domiciliar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERLA, A. A. ; WOLFF, L.D.G. ; POSSA, L.B. ; BATISTA, M. V. ; STEDILE, N. R. ; OLIVEIRA, P.T.R. ; REIS, S.S. ; DANI, A. T. ; BENEVENUTTO, A.F.M. ; BRITO, A.F.M. ; CORDEIRO, D. ; JÚNIOR, I.S.A. ; DE CASTRO, J.D. ; VIEIRA, J.R. ; THOMÉ, L.M.P.C. ; PINTO, L.F. ; DE NEGREIROS, M.A.M.P. ; LEAL, M.B. ; PENNA, P.F.A. ; BERTELE, E. ; et.al . Saúde Suplementar nas Regiões Norte e Sul: estudos multicêntricos integrados sobre modelagem assistencial e integralidade do cuidado. 2009. (Relatório de pesquisa).
BERTELE, E. ; DAVID, M. . X da questão. 2009.
BERTELE, E. ; FERLA, A. A. ; TELES, H. . X da questão. 2009.
BERTELE, E. . X da questão. 2008.
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2011
Políticas e práticas de enfrentamento a drogadição na região do COREDES Serra - RS., Descrição: O estudo proposto é parte constitutiva do projeto ?Políticas e Práticas de Enfrentamento à Drogradição no Rio Grande do Sul/Brasil? coordenado pela Profa. Dra. Leonia Capaverde Bulla coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais e do Grupo de Pesquisa em Gerontologia Social. Faculdade de Serviço Social ? Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS. Esta pesquisa vincula-se à Fundação Internacional de Universidades Católicas ? FIUC, através de um intercâmbio entre a PUCRS e a FIUC (desde 2001), que tem estudos e pesquisas na área social em vários países da América Latina que resultaram, entre outros: na produção de dados sobre a realidade dos moradores de rua, condições de vulnerabilidade e risco pessoal e social e rede de serviços disponível; o desenvolvimento de metodologias de pesquisa, para o estabelecimento de parcerias e intercâmbio com a rede de países latino-americanos sobre estratégias de estudo e intervenção; a identificação de outras demandas de pesquisa tais como acerca das situações de violência, uso de drogas, fragilidade das famílias que interferem nas condições e modo de vida não apenas da população que vive nas ruas, mas de crianças, adolescentes e jovens homens e mulheres, idosos, pessoas com deficiência, enfim os diferentes grupos sociais que se encontram em condições similares em termos de vulnerabilidade e risco. Estas demandas tem se traduzido em várias pesquisas e, consequentemente, produção de conhecimento, debates, trocas de experiências, internacionais. Ainda, este projeto estará vinculado, também, ao Centro Coordenador da Investigação ? CCI - órgão da Federação Internacional de Universidades Católicas, com sede em Paris - França. Participarão as seguintes instituições latino-americanas Universidad de San Buenaventura (Cartagena, Colombia); Intercâmbios (Buenos Aires, Argentina); Universidad Católica Boliviana San Pablo (La Paz, Bolivia); Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro, Brasil) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). Além dessas universidades, participarão da pesquisa, também, instituições do Oriente Próximo e da Asia: Assumption University (Tailandia); Atma Jaya Catholic University (Indonesia); Santo Tomás University (Filipinas); Stella Maris College (India) e Université Saint ? Joseph (Líbano). Esta pesquisa objetiva identificar e avaliar as políticas e as práticas que constituem a rede de atendimento aos usuários de drogas e suas famílias na área da saúde, assistência social e segurança pública, a fim de contribuir para o enfrentamento da dependência química na região do COREDES Serra, no Rio Grande do Sul, Brasil. Para dar conta de tal objetivo a pesquisa fundamenta-se no método dialético crítico que auxilia no desvendamento do fenômeno social, sendo utilizados instrumentos e técnicas de pesquisa quantitativa e, especialmente, qualitativa para a coleta e análise dos dados. Assim, serão utilizadas medidas e procedimentos estatísticos; realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas, análises documentais e análises de conteúdo, respectivamente com roteiros de coleta individual e grupal, bem como roteiros de análise. Os resultados desta pesquisa serão divulgados mediante a organização de um evento para sua apresentação aos sujeitos sociais pesquisados, onde se fará uma síntese expositiva sobre os resultados centrais da pesquisa. Além disso, pretende-se elaborar artigos científicos para publicação em eventos (nacionais e internacionais) e periódicos nacionais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabete Bertele - Integrante / Ana Maria camardelo - Integrante / Mara de Oliveira - Coordenador / Ana Carolina Montezano Gonzales Jardim - Integrante.
-
2010 - 2013
Avaliação dos serviços de atenção as famílias junto as políticas sociais públicas em municípios da Serra Gaúcha - RS, Descrição: O presente projeto de pesquisa faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais (NEPPPS) sob coordenação da Doutora Mara de Oliveira. Esta pesquisa objetiva analisar, comparativamente, os Programas de Atenção as Famílias junto às políticas públicas de saúde e de assistência social em dois municípios da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves e São Marcos - , identificando elementos e indicadores que propiciem uma melhor compreensão quanto à lógica, a forma e a condução destes programas e os impactos dos mesmos na e sobre as situações sociais das famílias, atentando para a complementaridade e a interface, ou não entre a política de assistência social e de saúde, contribuindo a qualificação desses Programas. Em vista da multiplicidade das formas de avaliação, essa pesquisa lida com a concepção de avaliação processual, ou seja, como instrumento para identificar os aspectos positivos e os aspectos críticos que interferem no processo de gestão e operacionalização das ações de proteção social básica das famílias junto saúde e assistência social. Desse modo, a avaliação dos Programas será feita por meio do método quali-quantitativo, envolvendo a análise combinada de dados quantitativos e qualitativos. Para a coleta e análise dos dados serão realizadas entrevista semi-estruturadas, grupos focais, análises documentais e análises de conteúdo, respectivamente com roteiros de coleta individual e grupal, bem como roteiros de análise.Pretende-se que este projeto ofereça recomendações destinados a aprimorar a qualidade das intervenções profissionais e de gestão dos Programas ESF e PAIF em Bento Gonçalves e São Marcos -, bem como melhorar os resultados e otimizar o uso dos recursos públicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Elizabete Bertele - Integrante / Nilva Rech Stédile - Integrante / Mara de Oliveira - Coordenador / João Ignácio Pires Lucas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2006 - Atual
Estudos multicêntricos em avaliação da atenção básica: tecnologias avaliativas de integralidade em saúde na atenção básica, Descrição: A atenção básica recebe destaque como base operacional do sistema de saúde em diversos contextos, em particular, no caso brasileiro, a partir dos processos de reforma do setor, em que a inversão do modelo hospitalocêntrico e prioritariamente produtor de procedimentos torna-se bandeira de lutas e estratégia legal. A avaliação desse processo a partir das práticas cotidianas no interior do sistema de saúde pode oferecer subsídios para a qualificação e ajuste das mudanças que vem sendo realizadas. Esta pesquisa se propõe a analisar, avaliar, desenvolver e disseminar tecnologias avaliativas em atenção básica que visam a identificar evidências capazes de induzir a reorganização da gestão e da atenção voltadas para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Busca contribuir com a geração de produtos e resultados previstos no Projeto de Pesquisa "Estudos Multicêntricos Integradores sobre Tecnologias Avaliativas de Integralidade em Saúde na Atenção Básica", sob coordenação da Profa. Dra. Roseni Pinheiro, do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aprovado no Edital MCT-CNPq/MS-DAB/SAS nº 49/2005. Para tanto, a proposta se ancora em pressupostos que norteiam as práticas de integralidade desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS, ao longo dos últimos cinco anos, por meio do Projeto "Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde", o qual conta com apoio de UERJ, CNPq e FAPERJ, além de outras instituições que compõem a rede de pesquisas formada a partir desse Grupo. É preciso salientar que o NEPESC/UCS compõe a referida rede de pesquisas desde o ano de 2004, sediando, atualmente o chamado Sítio Avançado Sul, coordenado pelo Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabete Bertele - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador / Marta Vaccari Batista - Integrante / Naiane Melisa Dartora dos Santos - Integrante / Elisete Mariane Neuman - Integrante / Suzete Marchetto Claus - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2006 - Atual
Estudos em Saúde Suplementar: pesquisas em itinerários terapêuticos, ensino e mercado na Região Sul do Brasil, Descrição: A Saúde Suplementar é um componente do sistema de saúde brasileiro, responsável pela assistência a uma parcela de aproximadamente 25% da população, que está vinculada a planos e seguros privados de saúde. Embora evidências indiquem que essa cobertura é relativa a apenas uma parcela das demandas por ações e serviços de saúde da população vinculada, ainda há escassez de estudos confirmatórios da relevância desse mercado no cotidiano do sistema de saúde brasileiro, seja por características econômicas ou por mecanismos de oferta e regulação. Estudos acerca da integralidade na atenção, já freqüentes no componente público do sistema nacional de saúde, ainda são escassos na Saúde Suplementar. Por outro lado, no bojo dos processos de mudanças na formação dos trabalhadores em saúde, há fortes evidências de uma apenas tênue incorporação das particularidades desse subsistema nos processos de ensino, levando à perpetuação de posições políticas e ideológicas embasadas apenas em valores prévios à realidade do sistema de saúde. O presente projeto institucional de pesquisa, que consolida a participação da Universidade de Caxias do Sul, por meio do Núcleo de Educação e Pesquisas em Saúde Coletiva (NEPESC/CCBS), numa rede de instituições e pesquisadores sobre o tema na Região Sul do Brasil, com patrocínio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), constitui-se num projeto maior, composto por dois componentes: a própria constituição da rede de pesquisas na região sul e os estudos sobre a saúde suplementar, realizados a partir de três eixos (Eixo 1: Realidade, itinerários e imaginários: estudos dos itinerários terapêuticos na Saúde Suplementar na Região Sul do Brasil; Eixo 2: Cenários da Saúde Suplementar: inventário e análise de situação da regulação, cobertura assistencial e dinâmica de atores com maior atuação subsetorial; Eixo 3: Educação das profissões de saúde: imaginário social do trabalho no setor privado, o ensino da saúde suplementar nos cursos da área... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Elizabete Bertele - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador / Marta Vaccari Batista - Integrante / Suzete Marchetto Claus - Integrante / Nilva Rech Stédile - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / OPA Topografia e Engenharia - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Mapeamento e análise do Perfil das crianças e adolescentes que internaram na Unidade Psiquiátrica da FUCS - HG no período de ago/01 a ago/03., Descrição: O Objetivo Geral da pesquisa: Identificar o Perfil das crianças e adolescentes que internaram na Unidade Psiquiátrica do Hospital geral de Caxias do Sul, a fim de subsidiar a implementação de Políticas de Saúde Mental na área da infância e juventude nos municípios da região, de forma a contribuir na garantia da proteção social a esses sujeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabete Bertele - Coordenador / Marcia Fuhr - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Humanas, Curso de Serviço Social. , Francisco Getúlio Vargas, 1130, Petrópolis, 95020972 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 32182171, Ramal: 2831, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mestre Assistente II, Carga horária: 40
2008 - 2014
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mestre Assistente I, Carga horária: 40
2003 - 2007
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social
Atividades
-
08/2025
Direção e administração, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Bacharelado em Serviço Social - Semipresenial - do Campus Sede.
-
04/2016
Direção e administração, Pós Graduação em Saúde Mental Coletiva.,Cargo ou função, Coordenação do curso de Pós Graduação em Saúde Mental Coletiva.
-
03/2013
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenação do curso de serviço social EAD - Campus Universitário de vacaria.
-
08/2008
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenação do curso de serviço social.
-
08/2024 - 08/2024
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Cultura Popular e Saúde
-
08/2022 - 04/2024
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção à Crise na Urgência e Emergência em Saúde Mental
-
05/2023 - 06/2023
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cuidado em Saúde Mental nos Serviços Especializados
-
02/2022 - 07/2022
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental Coletiva, A Materialização do Trabalho em Serviço Social I, Coordenação de Estágios, Estágio em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social III
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental Coletiva, A Materialização do Trabalho em Serviço Social II, Coordenação de Estágios, Estágio em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social III
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental Coletiva, Coordenação de Estágios, Estágio em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social III, Política Pública Social de Saúde, A Materialização do Trabalho em Serviço Social I
-
01/2021 - 01/2021
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
12/2020 - 01/2021
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cuidado em Saúde Mental nos Serviços Especializados
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental Coletiva, Políticas Públicas e Sociais, Coordenação de Estágios, Estágio em Serviço Social III, Trabalho de Conclusão de Curso II, Ética em Serviço Social, A Materialização do Trabalho em Serviço Social II
-
11/2019 - 08/2020
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental Coletiva, Coordenação de Estágios, Estágio em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social III, Trabalho de Conclusão de Curso II, Política Pública Social de Saúde, A Materialização do Trabalho em Serviço Social I
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental Coletiva, A Materialização do Trabalho em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social III, Ética em Serviço Social
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Rede de Atenção Psicossocial e Política Pública de Saúde Brasileira, Cuidado em Saúde Mental nos Serviços Especializados
-
04/2016 - 12/2019
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Rede Socioassistencial em Saúde Mental e o Monitoramento e Avaliação
-
06/2019 - 10/2019
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Família da Pessoa com Transtorno Mental e o Componente Morar e Habitar
-
06/2019 - 07/2019
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Rede de Atenção Psicossocial e Política Pública de Saúde Brasileira
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Sociais, Organização e Gestão das Políticas Sociais Públicas, A Materialização do Trabalho em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social III, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias de Cuidado em Saúde, A Família da Pessoa com Transtorno Mental e o Componente Mor...
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seguridade Social no Brasil: saúde, Ética em Serviço Social, A Materialização do Trabalho em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social III
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Contextualização Histórico-Conjuntural da Saúde no Brasil
-
09/2016 - 09/2018
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cuidado em Saúde Mental nos Serviços Especializados, Contextualização Histórico-Conjuntural da Saúde no Brasil e na América Latina, O cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica e o Apoio Matricial
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Sociais no Brasil, Organização e Gestão das Políticas Sociais Públicas, A Materialização do Trabalho em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social II
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social na Contemporaneidade, Seguridade Social no Brasil: saúde, Estágio em Serviço Social I, A Materialização do Trabalho em Serviço Social II, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Sociais no Brasil, Organização e Gestão das Políticas Sociais Públicas, A Materialização do Trabalho em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social II
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Materialização do trabalho em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social I, Participação e Controle Social, Seguridade Social no Brasil: Saúde, Serviço Social na Contemporaneidade, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
09/2016 - 11/2016
Ensino, Saúde Mental Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Contextualização Histórico-Conjuntural da Saúde no Brasil e na América Latina, Rede Socioassistencial em Saúde Mental e o Monitoramento e Avaliação da Política Pública da Saúde Mental
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A materialização do trabalho em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social III, Organização e Gestão das Políticas Sociais Públicas, Planejamento em Serviço Social, Políticas Sociais no Brasil
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A materialização do trabalho em Serviço Social II, Estágio em Serviço Social II, Participação e Controle Social, Seguridade Social no Brasil: Saúde, Serviço Social na Contemporaneidade
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A materialização do trabalho em Serviço Social I, Estágio em Serviço Social II, Planejamento em Serviço Social, Políticas Sociais no Brasil, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Serviço Social III, Participação e controle social, Seguridade Social no Brasil: Saúde, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Serviço Social III (SER0283D), Estágio em Serviço Social III (SER0283V), Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social I, Participação e controle social
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social I, II e III, Participação e Controle Social, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2013 - 12/2013
Ensino, Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão à intervenção profissional I e II
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Serviço Social I (SER0272D e SER0272VA), Seguridade social no Brasil: previdência social (SER0239B e SER0239V)
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação e ética profissional, Movimentos sociais e trabalho social, Estágio supervisionado em serviço social II e III (SER0259B, SER0259BA e SER0262B)
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Intervenção Familiar: abordagem socioeducativa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão á intervenção profissional I e II, Políticas sociais públicas e os embasamentos legais e conceituais
-
03/2012 - 12/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Subcoordenador do curso de serviço social - Campus Universitário de Vacaria.
-
03/2012 - 08/2012
Extensão universitária , Pós-graduação Política Pública em Saúde.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de extensão vinculada a pós-graduação Políticas Públicas e Saúde.
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de curso, Estágio supervisionado em serviço social I, Estágio supervisionado em serviço social III, Políticas sociais no Brasil
-
02/2012 - 04/2012
Ensino, Participa SUS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou o curso "Participa SUS - Fortalecendo o SUS através da Participação Social"
-
12/2011 - 12/2011
Ensino, Participa SUS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenou o curso "Participa SUS: Fortalecendo o SUS através da ouvidoria"
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em serviço social, Movimentos sociais e trabalho social, Trabalho de conclusão de curso, Estágio supervisionado em serviço social III
-
08/2009 - 12/2011
Ensino, Projeto Formação de agentes em Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Projeto Formação de Agentes em Saúde
-
10/2011 - 11/2011
Ensino, Participa SUS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenou o curso "Participa SUS - Fortalecendo o SUS através da Participação Social"
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seguridade social no Brasil: saúde (SER0237B e SER0237X), Estágio supervisionado em serviço social III
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social, Estágio Supervisionado em Serviço Social I, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2010 - 11/2010
Ensino, Fortalecendo o SUS através da participação social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenou o curso Fortalecendo o SUS através da Participação Social - Turma 2
-
06/2010 - 08/2010
Ensino, Fortalecendo o SUS através da participação social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenou o curso Fortalecendo o SUS através da Participação Social - Turma 1
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e gestão de políticas sociais, Seguridade social no Brasil: saúde, Estágio Supervisionado em Serviço Social I (SER 0258B e SER 0258BA), Orientação de trabalho de conclusão de curso
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Gestão de Políticas Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização e gestão de políticas sociais
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social, Estágio Supervisionado em Serviço Social III (SER0260D e SER0260DA), Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Instrumentos de gestão e controle social
-
10/2009 - 11/2009
Ensino, Gestão de Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Política de Seguridade Social II
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Social I, Seguridade Social no Brasil: saúde, Estágio Supervisionado em Serviço Social II (SER0446 A e SER0446 AD), Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Gestão de Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Política de Seguridade Social II
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seguridade Social no Brasil: Saúde, Estágio Supervisionado em Serviço Social III
-
08/2006 - 07/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Unidade de Atenção Primária à Saúde I
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2007 - 08/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seguridade Social no Brasil: saúde, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde Mental
-
03/2005 - 07/2007
Extensão universitária , Ambulatório Central.,Atividade de extensão realizada, AMCE- Ambulatório de Caxias do Sul.
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social II, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde Mental, Saúde da Família
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social I, Política Social, administração e Planejamento em Serviço, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2004 - 07/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias em Saúde da Família
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado em serviço social II, Política social, administração e planejamento em serviço social
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado em serviço social II, orientação de trabalhos de conclusão de curso
-
03/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Universidade de Caxias do Sul.,Atividade de extensão realizada, AMCE- Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul.
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social II, Política Social, Administração e Planejamento em Serviço Social II
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Amai Ambulatório Multidisciplinar de Atendimento Ao Idoso.,Atividade de extensão realizada, Projeto AMAI - Ambulatório Multidisciplinar de Atendimento ao Idoso.
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Estratégia de Ação Profissional III, Fundamentos Teórico, Metodológicos Serviço Social: Funcional
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social II, Estratégia de Ação Profissional I, Ética em Serviço Social
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social II, Estratégia de Ação profissional I, Serviço Social: Espaço Profissional II
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Estágios, Estágio Supervisionado em Serviço Social I
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Estágios, Estágio Supervisionado em Serviço Social I
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Graduação Em Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Estágios, Estágio Supervisionado em Serviço Social II, Estratégia de Ação Profissional II
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Estratégia de Ação Profissional III
2020 - 2024
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 33
2017 - 2020
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Carga horária: 33
2015 - 2017
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora dos Serviços de Saúde Mental 24h, Carga horária: 33
2013 - 2015
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora dos Residenciais Terapêuticos, Carga horária: 33
2008 - 2013
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 33
2003 - 2009
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Política de Saúde Mental, Carga horária: 33
1999 - 2003
Prefeitura Municipal de Caxias do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 33
Atividades
-
04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Comissão de Recebimento, Conferência e Fiscalização das ILPAs de Caxias do Sul.
-
05/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Residenciais Terapêuticos.,Serviço realizado, Coordenadora dos Residenciais Terapêuticos.
-
07/2008 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Unidades Básicas de Saúde São Vicente e Madureira.,Serviço realizado, Assistente Social.
-
02/2003 - 01/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Política de Saúde Mental.,Serviço realizado, Coordenadora da Política de Saúde Mental.
-
06/1999 - 06/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Unidade Básica de Saúde Serrano Eldorado.,Serviço realizado, Assistente Social.
1997 - 1998
Prefeitura Municipal de GaribaldiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1997
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Garibaldi, Serviço Social.,Serviço realizado, Assistente Social.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elizabete Bertele e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?