Maria Aparecida Dias

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora Associada I (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte locada no Departamento de Educação Física e membro efetivo dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEC - Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - UFRN, coordenando a linha de pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão e GETS - Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde - UFRN; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFRN) vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/UFRN e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física(PPGEF)/UFRN. Coordenadora do PIBID Educação Física/UFRN- 2012/2013, 2014/2018. Chefe do Departamento de Educação Física/UFRN, Biênio 2017/2019 e biênio 2019/2021. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Educação a Distância, Didática e Educação Física.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: "Do Corpo Controlado ao Corpo Vivido: a trajetória terapêutica e educacional de um grupo de jovens com limitrofia"
Orientador: ProfºDr.José Pereira de Melo
Palavras-chave: Limitrofia; Corpo; Emoção; Motricidade.

Mestrado em Educação

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Corpo e Corporeidade: suas interfaces com a Pedagogia Freinet,Ano de Obtenção: 2002
Prof. Dr. José Pereira de Melo.Palavras-chave: Freinet; Pedagogia; Corporeidade; Corpo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Especialização em Psicomotricidade

1990 - 1992

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Educação Física

1981 - 1985

Universidade Castelo Branco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1996

Shiatysu terapia. (Carga horária: 90h). , ASBANTO, ASBANTO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONSECA, M. P. S. ; DIAS, M. A. . 2° Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. 2020. (Congresso).

DIAS, M. A. . I Encontro sobre Futebol Feminino do Rio Grande do Norte: da sua história aos elementos técnicos e táticos que o envolve.. 2019. (Outro).

DIAS, M. A. ; SURDI, A. C. ; NOBREGA, T. P . III Encontro Nacional De Grupos De Pesquisa Em Educação Física Escolar. 2018. (Outro).

DIAS, M. A. ; SANTOS, A. B. G. ; FONSECA, M. P. S. . 1 Congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva ? CEFEPI. 2018. (Congresso).

DIAS, M. A. . XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2017. (Congresso).

DIAS, M. A. . VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2017. (Congresso).

DIAS, M. A. . II Encontro Nacional De Grupos De Pesquisa Em Educação Física Escolar: Possibilidades Pedagógicas na Educação Física Escolar. 2017. (Outro).

DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . I Encontro Nacional De Grupos De Pesquisa Em Educação Física Escolar. 2013. (Outro).

MENDES, M. A. ; DIAS, M. A. . I Encontro Brasileiro do CBCE sobre Saúde. 2011. (Congresso).

MENDES, M. A. ; MEDEIROS, R. M. ; DIAS, M. A. ; ARAÚJO, A. C. . I Seminário do Mestrado em Educação Física da UFRN. 2011. (Outro).

DIAS, M. A. . I Artistic Gymnastics Meeting Brazil. 2011. (Outro).

NOBREGA, T. P ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. ; MEDEIROS, R. M. ; Jatobá . II Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento. 2010. (Outro).

DIAS, M. A. ; MOUSINHO, Renata . II Encontro Internacional Motrix de Psicomotricidade. 1997. (Congresso).

DIAS, M. A. . I Encontro Motrix Internacional de Psicomotricidade. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2 congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva. Conferência de encerramento: Futebol, gênero e diversidade: incluir para minimizar desigualdades. 2020. (Congresso).

GRUPO DE ESTUDOS -O EU-PELE DE DIDIER ANZIEU: UMA REELEITURA PSICOMOTORA. 2020. (Outra).

II Simpósio Regional: Interdisciplinaridade, Aprendizagem e Dislexia e V Encontro ABENEPI-RN.Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação: o que é e como tratar?. 2019. (Simpósio).

I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE: Educação e Direitos humanos de Pessoas com Cegueira, Baixa Visão, Surdas es, Ensurdecidas e Surdocegas.Arte, Música e Movimento como Direito da Pessoa com Deficiência Sensorial. 2019. (Seminário).

1 Congresso de Ed. Física Escolar na Perspectiva Inclusiva. Formação docente na Educação Física: a escola como espaço das diferenças. 2018. (Congresso).

1 Congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva ? CEFEPI ,. DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA : DO CORPO SENTIDO AO CORPO VIVIDO. 2018. (Congresso).

3 Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.A Inclusão na Educação Física Escolar: novos desafios na formação continuada. 2018. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Peteca em jogo: experiência pedagógica nas aulas de educação física. 2018. (Encontro).

XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Contribuições do Projeto Esportivo para Pessoas com Deficiência Intelectual: Projeto APABB-UFRN. 2018. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil.CORPO SIM, UM LUGAR DE APRENDIZAGEM. 2018. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil.Corpo e Movimento. 2018. (Encontro).

Encontro EC do Projeto Aprimoramento e Acompanhamento PST. 2015. (Encontro).

XI International Conference on Technology, knowledge and society XI Congreso Internacional de Tecnología, Conocimiento y Sociedad. O método da problematização no processo enisno-aprendizagem aplicado a tecnologia de educação a distância: Uma experiência brasileira. 2015. (Congresso).

II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e IV Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo de Educação Física. 2012. (Congresso).

I Seminário de educação Física Escolar.Educação Física escolar: história e contemporaneidade. 2011. (Seminário).

I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas - PProdocência. 2011. (Seminário).

V CNEF e I CIEF - Congresso Nacional de Educação, Saúde e Cultura Corporal e Congresso Internacional de Educação, Saúde e Cultura Corporal. SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO LUTAS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA POSSÍVEL. 2011. (Congresso).

V CNEF e I CIEF - Congresso Nacional de Educação, Saúde e Cultura Corporal e Congresso Internacional de Educação, Saúde e Cultura Corporal. UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DA CAPOEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva". PRÁTICAS CORPORAIS EM SAÚDE MENTAL: TRABALHANDO O CORPO EM PROL DA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. 2011. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional Ciências do do Esporte. 2011. (Congresso).

62ª Reunião Anual da SBPC. Consciência Corporal na Formação Profissional em Educação Física. 2010. (Congresso).

Congresso de Educação da Universidade Potiguar. Desafios da Contemporaneidade: saberes do corpo. 2010. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Reabilitação Psicossocial e Práticas Corporais: Construindo possibilidades de Cuidado e Desintitucionalização no Contexto de um Hospital Psiquiátrico. 2010. (Congresso).

III Seminário Estadual de Educação do Piauí.Artes e Educação Física no Ensino Fundamental de Nove anos. 2010. (Seminário).

Encontro Pedagógico para o Corpo Docente do Curso de Enfermagem - UnP.Interdisciplinaridade: desafios e possibilidades. 2009. (Seminário).

II Congresso Multiprofissional da Saúde. Como a atividade Física Influencia no desenvolvimento Infanto-juvenil. 2009. (Congresso).

III Fórum de Docência no Ensino Superior da UnP.Educação Inclusiva no Ensino Superior. 2009. (Encontro).

VI Fórum Norteriograndense de Educação Física e Desporto Escolar.O corpo e o Espaço Social na Escola. 2009. (Outra).

II Congresso de Educação da Universidade Potiguar. Um olhar da Psicomotricidade para os professores. 2008. (Congresso).

IV Semana de Educação Física e Nutrição.Educação Física, Educação e Sociedade. 2008. (Encontro).

O Ensino de arte e Educação Física na Escola.O espaço do corpo na Educação escolarizada. 2008. (Seminário).

Semana Pedagógica Escola Municipal 4 Centenário.Reconhecimento e Valorização do Potencial Humano. 2008. (Encontro).

III Mostra Científica de Educação Física - UFPB. Perspectivas e desafios na Educação Física Adaptada. 2007. (Congresso).

IX Congresso Cientifico da UnP. A Docência na Essência. 2007. (Congresso).

Semana de Terapia Ocupacional.Desafios e Perspectivas na inclusão e interdisciplinaridade. 2007. (Encontro).

11 Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

III Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física.. Possibilidades para o Conhecimento pedagógico da Arte e da Educação Física no Ensino Infantil.. 2006. (Congresso).

II Seminário Nacional sobre Educação e inclusão social de Pessoas com necessidades especiais.Linguagens artísticas, práticas corporais e inclusão. 2006. (Seminário).

IX Comgresso Brasileiro de Psicomotricidade. 2004. (Congresso).

III Seminário Municipal de Educação Especial.O corpo e a motricidade na Educação Inclusiva. 2000. (Seminário).

Emotion Agressivité et Violence Abords Corporels en Psychomotricité et Relaxation.Emotion Agressivité et Violence Abords Corporels en Psychomotricité et Relaxation. 1997. (Outra).

Graphomotricitê et Troubles de Lexpression. 1996. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: MICARLA MARTINS DOS SANTOS COSTA

Dantas, P. M. S; CABRAL, B. G. A. T.;DIAS, M. A.; SANTOS, I. K.; MEDEIROS, R. M. V.. O comportamento da composição corporal de servidores da UFRN com mobilidade reduzida submetidos ao Programa Viver em Harmonia. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nathália Monastirski Ribeiro Campos

CABRAL, B. G. A. T.;DIAS, M. A.; Dantas, P. M. S; PIRES, I. A. H.; MEDEIROS, R. M. V.. Relação entre a prática esportiva, funções executivas e desempenho escolar em jovens de 10 a 14 anos.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Aparecida Tavares da Silva

DIAS, M. A.; MARTINS, Lucia de Araújo; SURDI, A. C.; RODRIGUES, G. M.; FONSECA, M. P. S.. Educação Física Escolar Inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do Ensino Público do Natal/RN. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FABYANA SOARES DE OLIVEIRA

DIAS, M. A.; SANTOS, A. P.; SILVA, M. E. H.; NUNES, D. R. P.; RODRIGUES, G. M.. Formação continuada em Educação física: Desafios e Possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Auxileide da Silva Oliveira

MAGALHAES, R. C. B. P.;DIAS, M. A.; FARIAS, I. M. S.; BEZERRA, M. L. E.. Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre: panorama e perspectiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SARA MARIA PINHEIRO PEIXOTO

DIAS, M. A.; FONSECA, M. P. S.;MELO, J. P.; NUNES, D. R. P.; RODRIGUES, G. M.. O CORPO COMO SENTIDO, CRIAÇÃO E SIGNIFICADO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Felipe Veloso da silva

Dantas, P. M. S;DIAS, M. A.; MEDEIROS, R. M. V.; KNACKFUSS, M. I.; MEDEIROS, H. J.. O Efeito sobre as AVD'S, Equilíbrio, Força e Composição Corporal em pessoas com Deficiência Intelectual submetidas a Treinamento Concorrente. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Abraão Lincoln Santos de Andrade

Dantas, P. M. S;DIAS, M. A.; MEDEIROS, R. M. V.; KNACKFUSS, M. I.; MEDEIROS, H. J.. Impacto do Treinamento Funcional no Controle Postural, Composição Corporal, Força e nas AVD'S de Pessoas com Deficiência Intelectual. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA

DIAS, M. A.; SILVA, M. E. H.; SANTOS, A. P.; FONSECA, M. P. S.;MELO, J. P.. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do IFRN.. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Érika Janaína Santiago Moreira Freire

DIAS, M. A.MELO, J. P.; SURDI, A. C.; SILVA, M. E. H.; SOARES, M. G.. A presença dos conhecimentos da Educação Física no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruna Priscila Leonizio Lopes

DIAS, M. A.MELO, J. P.; MAGALHAES, R. C. B. P.; SANTOS, A. B. G.; FONSECA, M. P. S.. Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID - Educação Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria de Fátima de Lacerda

SILVA, M. E. H.; FIGUEIREDO, J. B. DE A.; SILVA, M. J. A.;DIAS, M. A.. PRÁXIS CORPORAL NA PERSPECTIVA DO "SER MAIS": uma proposta pedagógica para Educação Física no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Leandro Medeiros da Silva

CABRAL, B. G. A. T.;DIAS, M. A.; Dantas, P. M. S; MARTINS, F. J. A.; COSTA, R. F.. VALIDAÇÃO DO APARELHO AUTOMOTIZADO TAPPING TEST (AATT) PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 08 A 17 ANOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kátia Kamila Félix de Lima

MEDEIROS, H. J.;DIAS, M. A.; AGUIAR, A. L. O.. Comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista participantes de um programa de alfabetização motora. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marília Rodrigues da Silva

Dantas, P. M. S; CABRAL, B. G. A. T.;DIAS, M. A.; KNACKFUSS, M. I.. Efeito do treinamento funcional na composição corporal e força de preensão manual de pessoas com deficiência física. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jonas Morais Sobrinho

MELO, J. P.DIAS, M. A.; ARAUJO, A. C.; SILVA, M. E. H.; SOARES, M. G.. Educação Física Escolar, formação permanente e inclusão: um diálogo com a diversidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CAMILA URSULLA BATISTA CARLOS

CARLOS, C. U. B.;MELO, J. P.DIAS, M. A.; SOARES, M. G.;ARAÚJO, A. C.; MEDEIROS, H. J.. Discussão sobre o livro didático na educação físicaa partir da proposta do estado do Paraná e da cidade de João Pessoa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Eduardo Lopes da Silva

MELO, J. P.DIAS, M. A.; SOARES, M. G.. A questão ambiental nos cursos de Educação Física no estado do Rio Grande do Norte. 2016. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bráulio Caio Ferreira da Costa

MELO, Francisco Ricardo Lins;DIAS, M. A.; MAGALHAES, R. C. B. P.; GUERRA, E. C.; VIANA, T. V.; MAGALHAES, V. L.. Inclusão de servidores com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ariane Rochelle Mendonça

PERNAMBUCO, M. M. C. A.;DIAS, M. A.; SILVA, R. F. E.; NASCIMENTO, H. M. F.; VALADARES, J. M.. A aposta da reoritnação curricular via tema gerador no projeto Parnamirim Interdisciplinar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA

ARAÚJO, A. C.MELO, J. P.; PIRES, G. L.; OLIVEIRA, M. R. R.;DIAS, M. A.. Esporte de aventura na escola: possibilidades de diálogo com a mídia-educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Dianne Cristina Souza de Sena

MELO, J. P.; SOARES, M. G.;DIAS, M. A.ARAÚJO, A. C.. A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iracyara Maria Assunção de Sousa

MELO, J. P.; DARIDO, Suraya;SANTOS, P.Antônio deDIAS, M. A.. A aplicação de temas transversais nas aulas de Educação Física - Ensino médio integrado. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alison Pereira Batista

MELO, J. P.; DARIDO, Suraya;SANTOS, P.Antônio deDIAS, M. A.. Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodolfo Pio Gomes da Silva

MELO, J. P.DIAS, M. A.. Uma abordagem metodológica para o trato da luta nos cursos de formação de professores de Educação Física. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valeria Maria Soares Silva de Góes

MELO, J. P.; PORPINO, O. Karenine; MOREIRA, E. C.;DIAS, M. A.. Reflexão sobre agressividade, violência e bullyng na escola: perspectivas de contribuição das práticas corporais cooperativas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joadson Martins da Silva

DIAS, M. A.MELO, J. P.. Consciência Corporale Educação Física Escolar: possibilidades de intervenção. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Augusto Ribeiro Dantas

MELO, J. P.; PORPINO, O. Karenine; DARIDO, Suraya;DIAS, M. A.. Avaliação do Processo ensino-aprendizagem da Educação Física na Escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: HUDSON PABLO DE OLIVEIRA BEZERRA

MELO, J. P.; MEDEIROS, R. M.;DIAS, M. A.; SANTOS, A. P.; SILVA, M. E. H.; SOARES, M. G.; PINHO, V. A.. CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO (FÍSICA) NOS QUILOMBOS DA SERRA. 2021. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alison Pereira Batista

MELO, J. P.ARAÚJO, A. C.; OLIVEIRA, M. R. R.;DIAS, M. A.; SOARES, M. G.; SILVA, M. E. H.; MEZZAROBA, C.. EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DORIO GRANDE DO NORTE. 2021. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alcio Farias de Azevedo

MAGALHAES, R. C. B. P.; MELO, Francisco Ricardo Lins;DIAS, M. A.; GUERRA, E. C.; FÁVERO, A. A.; OLIVEIRA, I. A.; GUIMARÃES, D. N.. ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EMPERSPECTIVA INCLUSIVA. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA DE FÁTIMA JERONIMO MARQUES

MAGALHAES, R. C. B. P.;DIAS, M. A.; MARTINS, Lucia de Araújo; GUERRA, E. C.; CAVALCANTE, M. M. D.; ALMEIDA, M. L.; FARIAS, I. M. S.. QUESTÕES DE GÊNERO NA VIDA DE MULHERES MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodolfo Pio Gomes da Silva

MELO, JOSÉ PEREIRA DE;DIAS, M. A.SANTOS, P.Antônio de; PORPINO, O. Karenine; SOARES, M. G.; SILVA, M. E. H.; MOREIRA, E. C.. Currículo e Cultura: análise dos Referenciais de Educação Física dos Estados do Nordeste do Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mackson Luiz Fernandes da Costa

DIAS, M. A.MELO, J. P.; ARAUJO, A. C.; SURDI, A. C.; SILVA, M. E. H.; SOARES, M. G.; SIMOES, R. M. R.. O (não) lugar da Educação Física na escola de tempo integral. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Samantha Santos de Albuquerque Maranhão

PIRES, I. A. H.;DIAS, M. A.; FREITAS JUNIOR, R. A. O.; ANDRADE, N. C.; LYRA, P. V.. TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA HISTÓRICO-CULTURAL. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erika Soares de de Oliveira Araújo

MARTINS, Lucia de Araújo; SILVA, L. G. S.;DIAS, M. A.; PAIVA, R. C. B.; VIEIRA, F. B. A.; RODRIGUES, J. M. C.; JESUS, D. M.. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gessica Fabiely Fonseca

MARTINS, Lucia de Araújo; ALVES, J. F.;DIAS, M. A.; JESUS, D. M.; CAVALCANTE, M. M. D.; MAGALHAES, R. C. B. P.; VIANA, T. V.. Planejamento e Práticas Curriculares nos Processos de Alfabetização de Alunos com Deficiência Intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição Bezerra Varella

PAIVA, R. C. B.; SILVA, L. G. S.;DIAS, M. A.; GUERRA, E. C.; VIANA, T. V.; RUIZ, E. M.; DENARI, F. E.. Educação especial na Secretaria de Educação de Macaíba/RN: Construindo olhares inclusivos. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hunaway Albuquerque Galvão de Souza

MELO, J. P.; KNACKFUSS, M. I.; FRANCA, T. L.;DIAS, M. A.; NOBREGA, T. P; CAMINHO, I. O.; PORPINO, O. Karenine. As práticas corporais no cotidiano das pessoas vivendo com HIV e Aids: Revelando, desconstruindo e construindo histórias. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: EVERALDO ROBSON DE ANDRADE

MELO, J. P.; PORPINO, O. Karenine; SIMÕES, Regina; PEREIRA, F. Wani; LUCENA, de F. Ricardo;DIAS, M. A.. Histórias de Idosos: sementes para cultivarmos uma educação para velhice bem sucedida. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Karenina de Melo Arraes Amorim

DIAS, M. A.; Romagnoli, R. C; Perrusi, A. F; Dimenstein, M.. O serviço residencial terapêutico: cartografias de um híbrido no contexto da desintitucionalização em Saúde Mental. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alcio Farias de Azevedo

MAGALHAES, R. C. B. P.;DIAS, M. A.; MELO, Francisco Ricardo Lins; GUIMARÃES, D. N.; FÁVERO, A. A.. Estágio docência e formação docente para o ensino superior na área de educação especial. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros

Dantas, P. M. S;DIAS, M. A.; BARELA, J. A.. ESTRATÉGIAS DE CONTROLE POSTURAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HIV. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danielle Menezes de Oliveira Gonçalves

SILVA, P. N. G.; SURDI, A. C.;DIAS, M. A.; CAMINHA, I. O.; ANDRADE, F. C. B.. O Brincar do Bebê: interpretando essa Linguagem. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Samantha Santos de Albuquerque Maranhão

PIRES, I. A. H.;DIAS, M. A.; LYRA, P. V.. TRANSTORNO DO ASPECTRO DO AUTISMO: DA AVALIAÇÃO À INTERNAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADNA REJANE FREITAS REGO

DIAS, M. A.; FORTES, Lore; MELO, Francisco Ricardo Lins. Os serviços em reabilitação física no contexto da inclusão: um estudo no Centro de Reabilitação de Adultos - CRA/RN. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Márcia de Paula Brilhante Portela Sbrussi

DIAS, M. A.; PEREIRA, A. F.; ELIAS, Maria Del Cioppo. A contribuição da Pedagogia Freinet na formação de professores: o bordado de uma prática com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Potigura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alex de Freitas Pinto

DIAS, M. A.; SURDI, A. C.; FONSECA, M. P. S.. Jogos Cooperativos enquanto intervenção pedagógica: relato de experiência a partir da unidade temática Jogos e Brincadeiras. 2019.

Aluno: Alexandre Maia de Oliveira

SURDI, A. C.;DIAS, M. A.; CUNHA, A. C. T. N.. Desenvolvimento da Unidade Temática Jogo em Realidades Escolares diferentes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Abraão Lincoln Santos de Andrade

Dantas, P. M. S;DIAS, M. A.; MEDEIROS, R. M. V.. TRAJETÓRIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO EQUILIBRIO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marília Rodrigues da Silva

Dantas, P. M. S; CABRAL, B. G. A. T.;DIAS, M. A.; KNACKFUSS, M. I.; GREGUOL, M.. A composição corporal e força em pessoas com deficiência física. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: NATÁLIA MARIA DA SILVA

PIRES, I. A. H.; GOMES, E. R. O.;DIAS, M. A.. 5 PASSOS: UM JOOGO TERAPÊUTICO PARA CUIDADORES DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM FIBROSE CÍSTICA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiza Fagundes Cardoso; Victor Barreto Gonçalves de Oliveira

FONSECA, M. P. S.; LEME, E. S.;DIAS, M. A.. Diálogos em movimento: realidades distintas da Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Maria da Silva Queiroz Niedo

DIAS, M. A.; MORAES, S. H. M.. Ressignificando a educação permanente em saúde na Snata Casa de Misericórdia de Parnaíba / MS. 2016.

Aluno: VIVIANI APARECIDA DIAS BARBOZA

DIAS, M. A.; MORAES, S. H. M.. Implantação do núcleo de educação permanente no Hospital de Brasilândia / MS. 2016.

Aluno: Isabel Cristina Martins Assunção

DIAS, M. A.; DANTAS, S. M. M.. Educação permanente para servidores ocupantes de cargos de chefia na atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande / MS. 2016.

Aluno: Ellen Villegas Campos

DIAS, M. A.; DANTAS, S. M. M.. Educação permanente dos trabalhadores de um hospital filantrópico de Campo Grande. 2016.

Aluno: Henrique de Souza Siqueira

DIAS, M. A.; DANTAS, S. M. M.. Relações interpessoais: em foco uma liderança motivadora. 2016.

Aluno: Celeste Gonçalves de Feitas

DIAS, M. A.; MAZZO, M. H. S. N.. Ouvidoria do SUS e seus resultados. 2016.

Aluno: Kelson Alves Granja

DIAS, M. A.; MAZZO, M. H. S. N.. Implantação da educação permanente no Hospital Soriano Corrêa da Silva. 2016.

Aluno: Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva

DIAS, M. A.; SANTOS, N. R.. Projeto de educação permanente no serviço de urgência e emergência de um hospital universitário. 2016.

Aluno: MILEM CRISTINA DA SILVA MELO

SAMPAIO, A. T. L.;DIAS, M. A.. Núcleo de educação permanente: fortalecendo atenção humanizada e qualidade nos serviços de saúde pública em Presidente Figueiredo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roselaine Simonetti Soares

SAMPAIO, A. T. L.;DIAS, M. A.. Implantação de núcleo de atenção a saúde do trabalhador no centro de saúde de Curumim/ Apuí - AM: cuidando de quem cuida. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosangela Motter Detoni

SAMPAIO, A. T. L.;DIAS, M. A.. Implantação de núcleo de educação permanente em saúde no hospital Eduardo Braga - Apuí/AM. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Odair Félix Reis

SAMPAIO, A. T. L.;DIAS, M. A.. Observatório para escuta qualificada de educação permanente para profissionais do Hospital de Amaturá / AM. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciano de Paiva Lima

AGUIAR NETA, A.;DIAS, M. A.. Atendimento e recepção nos serviços de saúde no município de Tefé - Amazonas: uma questão de humanização e resolubilidade no Sistema Único de Saúde. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paula Regina da Hora de Oliveira Cavalcante

AGUIAR NETA, A.;DIAS, M. A.. Educação Permanente em saúde e as potencialidades para ampliar a formação dos trabalhadores dos serviços públicos de saúde. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marta Cláudio Xavier

SAMPAIO, A. T. L.;DIAS, M. A.. Implantação do Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação na saúde na SMS do município de Envira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marilene Pereira da Silva

AGUIAR NETA, A.;DIAS, M. A.. Práticas educativas em Vigilância Sanitária: uma estratégia para a promoção da saúde no município de Manaus - AM. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcelo da Rocha Benlolo

SAMPAIO, A. T. L.;DIAS, M. A.. Implantação do núcleo de educação permanente no serviço médico de urgência do hospital de Itacoatiara - Amazonas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gigellis Duque Vilaça

AGUIAR NETA, A.;DIAS, M. A.. Educação permanente em saúde: uma estratégia de monitoramento e avaliação da gestão da saúde no município de Nova Olinda do Norte - Amazonas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição de Luna AlvesCunha

DIAS, M. A.; TEODOSIO, S. S. S.. Implantação de mesa de negociação na Secretaria Municipal de Saúde de Cocoal / Rondônia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADRIANA MARIA DE ANDRADE

DIAS, M. A.; TEODOSIO, S. S. S.. Implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no distrito dsanitário especial indígena de Porto Velho - Rondônia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do trabalho e da educação na saúde - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Evaraldo Ferreira da Silva

DIAS, M. A.. Um novo olhar de um Educador. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física na Escola) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCIS

DIAS, M. A.. Aprendizagem em Movimento. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física na Escola) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Carlos Diógenes

DIAS, M. A.. Estudo e conhecimento do corpo na área de Educação Física. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física na Escola) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Antônio do Nascimento

DIAS, M. A.. Trilhando Novos Caminhos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física na Escola) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luzinete Dalva dos Anjos Silva

DIAS, M. A.. A arte de Ensinar e as expressões do copro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física na Escola) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria José Cosmo da Silva

DIAS, M. A.. Histórias da minha história. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física na Escola) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Darlan Regis Chagas de Melo

DIAS, M. A.; KNACKFUSS, M. I.. Pedagogia do futebol e eclusão social: relato de uma experiência com usuários na atenção psiquiatra. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ligyane Carla de Alencar

DIAS, M. A.MELO, J. P.. A organização da noção de corpo da pessoa portadora de deficiência visual total. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Fábio Carvalho Gurgel

SOUSA, D. Q. O.DIAS, M. A.SANTOS, P.Antônio de. Lazer, recreação e atividade física física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alisson Alves Fernandes

SOUSA, D. Q. O.DIAS, M. A.SANTOS, P.Antônio de. Construindo um futuro saudável através da prática da atividade física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lúcelia Patricia Valerio

SOUSA, D. Q. O.DIAS, M. A.SANTOS, P.Antônio de. Estratégias de desenvolvimento do voleibol sentado numa proposta de inclusão escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jailson Santos da Silva

SILVA, F. O.;DIAS, M. A.SANTOS, P.Antônio de. Treinamento físico como prática escolar ao incentivo a saúde dos educandos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Israel de Araújo Dantas

DIAS, M. A.MELO, J. P.; OLIVEIRA, M. R. R.. Formação continuada de professores: uma abordagem com jogos cooperativos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOÃO CAMILO DE OLIVEIRA JÚNIOR

DIAS, M. A.; COSTA, Mackson Luiz Fernandes; BARROS, J. M. A.. O conteúdo lutas nas aulas de Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alana Débora de Souza Batista

DIAS, M. A.; BARROS, J. M. A.. O movimento na educação infantil: como o professor de Educação Física pode contribuir. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Denize Mota do Nascimento

DIAS, M. A.; CAVALCANTI, R. N. G.. Formação continuada de professores de Educação Física para atuação com Educação Física inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: MÉRCIA VITORIANO DA COSTA

DIAS, M. A.; COSTA, Mackson Luiz Fernandes. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: um diálogo junto aos professores participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFRN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafael Gomes Leonardo

DIAS, M. A.; COSTA, Mackson Luiz Fernandes. A realidade das instalações e equipamentos para aulas de Educação Física na rede municipal de ensino de Macaíba - RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAYANNE MEDEIROS DA SILVA

DIAS, M. A.; MAIA, M. C. M.. Capoeira e gênero: implicações desta relação para a prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ricardo Henrique Araújo da silva

DIAS, M. A.SOUSA, D. Q. O.. Diálogo com a realidade pedagógica de professores de Educação Física que atuam com turmas onde estão crianças com deficiência visual.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Charlie Damásio Sales

PORPINO, O. Karenine; TIBURCIO, L. K. O. M.;DIAS, M. A.. O ensino da dança na educação infantil: o compartilhar da diversidade dos corpos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatiana Gomes Pereira Oliveira

ARAÚJO, A. C.DIAS, M. A.; MEDEIROS, R. M.. O Jiu-Jitsu no âmbito da Educação Física Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rayane Monaliza da N

DIAS, M. A.; MENDES, M. A.; MEDEIROS, R. M.. Oliveira.Estética, Mídia e Educação Física Escolar: apontamentos para os discursos de alunos do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Aluno: Auricélia Alves da Silva

DIAS, M. A.; Portella, M; Varella, Maria da Conceição. Escola Inclusiva: vivendo desafios, tecendo possibilidades a partir da experiência com crianças e adolescentes com paralisia cerebral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Enock da Costa Oliveira e Carlos Rafael da Silva Gonçalves

DIAS, M. A.; SILVA, de M. Carlos Roberto; Varella, Maria da Conceição. Processos de Violência sofrido pela criança de zero a seis anos e suas consequências em seu desenvolvimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Dallete Bezerra da Silva e Laiane de Carvalho Andrade

DIAS, M. A.; Ferreira Leite, J.. Dimensões subjetivas da Adoção por casais homoafetivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Ana Tereza de Sá Leitão Peixoto Coelho e Luciana Costa

DIAS, M. A.. Cantando e contando estórias infantis: a representação das estórias e músicas infantis como recurso terapêutico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Mário José Alves

DIAS, M. A.; NETO, Ewerton C.; MASSET. Kalina S. B. Relação entre os quatro Pilares da Educação e a Capoeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Potiguar.

Aluno: Andréa Valle e Cândida Maria Fernandes da Nóbrega

DIAS, M. A.. A massagem como arte do cuidar: um caminho para o encotro afetivo reparador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Manuelle Cristine de Oliveira Flor e Renata Fabiana Correia

DIAS, M. A.. A ética e a intimidade da relação terapêutica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: João Felipe de Souza Pegado

DIAS, M. A.. Suave Mente - Corpo: " a complexidade da Psicoterapia Corporal na arte da intervenção Clínica.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Kátia Regina Araújo de Melo e Kelly Shirley Silva

DIAS, M. A.. Inclusão Social de Jovens e Adultos com deficiência mental: uma perspectiva histórica-cultural.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Kátia Regina Araújo de Mello

DIAS, M. A.. Inclusão Social de jovens e adultos com deficiência mental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Kelly Shirlei Silva do Nascimento

DIAS, M. A.; Varella, Maria da Conceição; Portella, M. Inclusão Social de jovens e adultos com deficiência mental: uma perspectiva histórica-cultural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.AMORIM, A. K; Varella, Maria da Conceição. Seleção docente. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.; ALVES FILHO, A.. Seleção docente Psicologia - disciplina Psicomotricidade. 2007. Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.

DIAS, M. A.; Varella, Maria da Conceição. Seleção Docente para Fisioterapia - Cinesioterapia e Fisiopatologia. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.AMORIM, A. K; Varella, Maria da Conceição. Direito Civil - Família. 2007.

DIAS, M. A.; Varella, Maria da Conceição;AMORIM, A. K. Seleção Docente para o Curso de Enfermagem. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.AMORIM, A. K; Varella, Maria da Conceição. Enfermagem Cirúrgica. 2007. Universidade Potiguar.

AMORIM, A. KDIAS, M. A.; Varella, Maria da Conceição. Enfermagem na saúde do Idoso. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.; Varella, Maria da Conceição;AMORIM, A. K. Biomecânica do movimento humano - Educação Física. 2007. Universidade Potiguar.

AMORIM, A. K; Varella, Maria da Conceição;DIAS, M. A.. Imagenologia. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.AMORIM, A. K; Varella, Maria da Conceição. Arranjos Urbanos e Subjtividade. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.AMORIM, A. K; Varella, Maria da Conceição. Atuação Fonoaudiológica no Câncer de cabeça e pescoço. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.. Francês Instrumental. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.. Alimentos e Bebidas - Gastronomia. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.. Direito das Relações Internacionais. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.. Processos Grupais e Dinâmica de grupo. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.. Metodologia do Ensino do Esporte da Natureza. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.; OLIVEIRA, P.T de; SANTOS, Alex J.; CARVALHO, Rejane A.. Seleção Docente de Mestrado em Odontologia. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.; OLIVEIRA, P.T de; SANTOS, Alex J.; CARVALHO, Rejane A.. Seleção Docente Mestrado em Odontologia - Candidato Fábio Roberto Dametto. 2007. Universidade Potiguar.

DIAS, M. A.; Varella, Maria da Conceição;AMORIM, A. K. Seleção Docente para Direito. 2007. Universidade Potiguar.

CHACON FILHO, A. O.;SANTOS, P.Antônio de; COQUEREL, P. R. S.; AMORIM, J. B.;DIAS, M. A.; ALBUQUERQUE, E. P.. Fisiologia humana aplicada à Educação Física. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MELO, J. P.DIAS, M. A.; COSTA, Mackson Luiz Fernandes. 1ª Comissão. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DIAS, M. A.; PAIVA, A. C.; ABDALA, D. W.; KOHL, H. G.; LIRA, M. H. C.. Banca Examinadora do Concurso Público (prova escrita, título e didática) para professor assistente. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DIAS, M. A.. Concurso público para Professor Efetivo - Área de Educação Física Escolar. 2013. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

DIAS, M. A.; FÉLIX, de F. Carlos Alberto; CABRAL, de A. T. Suzet;SANTOS, P.Antônio de. Concurso Público de Provas e Títulos para cargo de professor de 3 grau, do Departamento de Educação Física- UFRN. 2009. Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

DIAS, M. A.. Oficina de Avaliação do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, da Região Centro Oeste. 2015. Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

CASTRO, J. L.DIAS, M. A.. Oficina de Avaliação do Curso de Especialização de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, etapa da Região Norte. 2015. Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

Dantas, P. M. S;DIAS, M. A.; CABRAL, B. G. A. T.. Comissão de avaliação de equivalência de título de Pós Graduação. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CASTRO, Janete Lima de; VILAR, R. L. A.;DIAS, M. A.; OLIVEIRA, N. H. S.; LIMA, R. R. T.; COSTA, T. P. T.. Seleção de Avaliação de alunos para o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Dantas, P. M. S; CABRAL, B. G. A. T.;DIAS, M. A.. Comissão de Analise, Avaliação e Emissão de Parecer de Equivalencia de Título de Pós-Graduação Obtidos em Instituições Estrangeiras. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DIAS, M. A.. Comissão Cientifica do V Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural - V ENAC. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIAS, M. A.; SHIGUNOV NETO, A.. Avaliadora de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP. 2018. Instituto Federal de São Paulo.

DIAS, M. A.. Sessão de pôster no Grupo de Trabalho Temático (GTT) Inclusão e Diferença. 2017. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

DIAS, M. A.. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. 2014. Universidade Federal Do Rio Grande do Norte.

DIAS, M. A.. Associación Latinoamericana de Sociología. 2014. Associación Latinoamericana de Sociología.

CASTRO, J. L.; VILAR, R. A.;DIAS, M. A.; SOUZA, D. L. B.; DANTAS, S. M. M.; CASTRO, J. L.; COSTA, R. M.; BARBOSA, A. A. A.. Comissão do processo seletivo de alunos para o curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DIAS, M. A.; CRUZ, G. C.; OLIVEIRA, J. D. B.. Comitê Científico do GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 2013. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

DIAS, M. A.. Projeto de Pesquisa submetido na seleção do programa de bolsas de Iniciação Científica, da área de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade do Estado da Bahia. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco de Assis Pereira

PEREIRA, F. A.. Interfaces do corpo e da corporeidade na Pedagogia Freinet. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO

MELO, J. P.;NÓBREGA, T. P.; PORTO, E.; MARCO, A.; MARTINS, L. A. R.;PORPINO, K. O.; CAMINHA, I. O.. Do corpo controlado ao corpo vivido; a trajetória terapêutica e educacional de um grupo de jovnens com limitrofia. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lúcia de Araújo Ramos Martins

MELO, José P.;MARTINS, Lúcia de A. R.; PORTO, Eline T.R.; NÓBREGA, Terezinha P. da. Do corpo controlado ao corpo vivido: a trajetória terapêutica e educacional de um grupo de jovens com limitrofia. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Moacir Wuo

WUO, Moacir. Verificando a aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria da Conceição Dantas do Nascimento

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

JOÃO PAULO VICENTE DA SILVA

Formação continuada sobre esporte adaptado e a deficiência física; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS

O FUTEBOL DE MULHERES COMO CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE FUTEBOL DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

ESMIRNA SILVA REZENDE MACHADO

Corpo, Aprendizagem e Educação Infantil: uma proposta de formação docente; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física - PPGEF) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Jaise do Nascimento Souza

CORPO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CON TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Camila Naya Lucena Souza

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A REALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Hugo Donato Nobrega de Lucena

REALIDADE VIRTUAL E A APRENDIZAGEM SENSÍVEL DO MOVIMENTO NO ENSINO DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

CATARINE ROCHA PORTO

FORTALECIMENTO DA SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE NAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO BRASIL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

CÉLIA FONSÊCA DE LIMA

PERCEPCÕES E PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA/PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO MÉDIO; ; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

SARA MARIA PINHEIRO PEIXOTO

Formação continuada na Educação Especial; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

FABYANA SOARES DE OLIVEIRA

Educação Física e Formação continuada colaborativa; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ana Aparecida Tavares da Silveira

Formação continuada de professores de Educação Física; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Hudday Mendes da Silva

AS REDES COLABORATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Jaise do Nascimento Souza

CORPO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM DIÁLOGOCOM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Aparecida Dias;

FABYANA SOARES DE OLIVEIRA

Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Ana Aparecida Tavares da Silveira

Educação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RN; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Bruno Honório Cavalcanti

A NÃO ADESÃO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: QUAIS SÃO OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM ESSA SITUAÇÃO?; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede em Educação Física - PROEF) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Sara Marinho Pinheiro Peixoto

O corpo da criança com Síndrome de Down enquanto lugar de aprendizagem na educação infantil : uma proposta de capacitação; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Aparecida Dias;

MARCILENE FRANÇA DA SILVA

CORPOS QUE FALAM: OS OLHARES DOS DOCENTES E DOS ALUNOS SURDOS ACERCA DA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DO IFRN; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Bruna Priscila Leonizio Lopes

Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID Educação Física; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Vanuza Bezerra Lins Barreto

Uma prática em Construção; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Maria Suely Moura

Uma nova perspectiva na minha prática Pedagógica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Maria da Conceição Melo

Relembrando as dificuldades vividas na infância e os caminhos árduos que trilhei para alcançar a realização profissional; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Antonia Jeanne da Costa Menezes de Souza

A Arte e a Educação Física: um diálogo compromissado com a formação de cidadania; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Eliecina Sales Marques

Os desafios de uma trajetória estudantil, acadêmica e profissional; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Etevânia Jales Rezende

Memórias de um passado: a busca de elementeos necessários na construção de novos horizontes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Kateryne Nêmora de Freitas Pereira

Mesmo que a voz silencie, o corpo fala; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Andréa Karla Albuquerque e Xiankarla Cruz

O Corpo do psicomotricista e implicações na sua prática profissional; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Maria Leandra Pereira Fernandes

Experiências Psicomotoras e sua contribuição para a aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Dyrajaia Medeiros de Aquino e Micarla Tatiana Silva de Lima

O lugar do Corpo no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Janete Gladis de Lima Lopes

A Importância das Vivências Psicomotoras no Ensino Infantil para as Aprendizagens Escolares; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Mariana Primon Fernandes e Selma Fernandes Soares

A importância da Psicomotricidade na formação do professora da Educação Infantil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Suzana Maria de Almeida Guilherme Vilar de Queiroz

A contribuição da Psicomotricidade na Prática da Natação para pessoa portadora de Lesão Medular; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

NATHÁLIA BEZERRA SILVA

Além dos primeiros passos: dialogando com crianças dos 4 aos 18 meses que estão no berçário; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

JOÃO PAULO VICENTE DA SILVA

O atletismo e o meio ambiente: diálogo com a prática na escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Jocélia Cândido da Silva

Lutas: um desafio nas aulas de Educação Física no ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Jorgivan de Sousa Pereira

A docência e sua relação como estresse; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Joabson Douglas Ramalho Ribeiro

Benefícios do futsal aplicado na Educação Física escolar, no desenvolvimento motor de alunos de ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

BRUNO RABOUD MASCARENHAS DE ANDRADE

Influência do PIBID nos egressos de Educação Física que atuam na rede básica de ensino do RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Tâmara Luize de Oliveira Albano

Dialogando com as atividades circenses na educação infantil: uma proposta de intervenção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

FABYANA SOARES DE OLIVEIRA

Construção de materiais pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar para o ensino fundamental com o conteúdo atletismo; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Alexandre Inácio de Oliveira Júnior

O esporte no ensino fundamental do 6 ao 9 ano: sistematizando as aulas de futsal; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Rodrigo da Silva Rosa Veleda Meireles

A Educação Física Escolar em estudantes do ensino médio: um diálogo com as tecnologias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

BRENDA REJANE GOMES DE PONTES

Educação Física no ensino médio: motivos geradores de desmotivação dos alunos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

DIEGO NEYLTON DE MEDEIROS

A ressignificação dos jogos populares utilizando a mídia como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Gleydciane Alexandre Fernandes

Psicomotricidade e educação infantil: possibilidades pedagógicas da Educação Física na infância; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Jorge Augusto de Oliveira Barros

Conhecimento sobre o corpo e treinamento de alta intensidade: possibilidade de intervenção pedagógica para redução dos níveis de ansiedade em escolares do ensino médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Juliano de Almeida Teixeira

Um olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da Educação Física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Kerley Cavalcanti

A importância do professor de Educação Física no desenvolvimento da criança com TDAH; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Lucas Anselmo de Araújo

Relato de experiência com o esporte de invasão no ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Renato Assunção da Costa

A prática regular do futsal e suas influências na qualidade de vida dos servidores da UFRN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA

Esporte Orientação no Ensino Médio: Possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

ANA CLÁUDIA ALVES TEIXEIRA

Educação Física Escolar e sua importância na Educação Infantil; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Joyce Mariana Alves Barros

Dialogando com os saberes da Educação física na Educação de Jovens e adultos:Ressignificando as lutas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Emanuel Pereira de Araújo Silva

Dialogando com as aulas de Educação Física: As possibilidades de sistematização do atletismo no ensino fundamental I em escola do Município de Currais Novos/RN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

ANA LUIZA SILVA COSTA

Na roda da descoberta: A sistematização da Capoeira como uma possibilidade de intervenção pedagógica em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

ANIELY APARECIDA FERNANDES RODRIGUES

A PSICOMOTRICIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES E JOVENS DANÇARINOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Larissa Cunha

O Conteúdo da Ginástica Artística nas escolas Públicas e privadas de Natal: o diálogo com a realidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Severino do Ramo de Almenda

Educação Física e a ação pedagógica na Escola Municipal Manoel Targino/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Henrique EduardoLopes da Fonseca

Inclusão dos alunos com necessidades especiais: o papel da Educação Física na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Henrique da Silva Pereira

Inclusão e Gênero na Educação Física Escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Franklin Soares de Oliveira

Aplicação de uma proposta de sistematização do futebol no ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Maria de Jesus da Silva

O conhecimento pedagógico do professor de Educação Física tendo como relevência sua atuação na Educação Física Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Cleuzenir Paulo Ferreira

Educação Física Escolar como espaço de vida e aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal Do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Dayana Carvalho do Nascimento

A linguagem do Corpo na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Edinei Francleber Lucas Guilherme

A importância do olhar do Psicólogo sobre a pessoa com deficiência e sua relação com o trabalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Dulcicleide Fernades de Oliveira

Família e Escola: relatos de uma experiência exitosa na gestão escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Michele Dantas

A sexualidade do adolescente com síndrome de Down na visão da Psicologia: um desafio a refletir; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Marcus Eduardo da Costa

Adolescente Queimado: extratos hemenêuticos acreca das consequências na corporeidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Juliana Ribeiro e Milena Pereira

O sujeito que faz do seu jeito: a construção da imagem corporal na criança com síndrome de Down; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Milena Pereira e Juliana Ribeiro

Emoção e Movimento na Educação Infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Ariana Rezende de Araújo e Verônica Helen Alves Trindade

O Corpo belo feminino instituído pela mídia é o modelo a ser seguido?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Fabiana Fernandes Maia

Metrosexual: a imagem do homem contemporâneo; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Andressa Jácome de Oliveira

Toque: uma possibilidade de acolhimento para idosos de uma instituição; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Germana Maria Pereira e Edna Santos

Como se dá a relação corporal entre o bebe e a mãe com depressão pós parto; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Akira Yano

Como se dá a relação entre a postura física e a postura emocional no adolescente; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Mychelle Montenegro de Araújo

A importância da Psicomotricidade para a aprendizagem escolar na educação infantil; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Bárbara Rashma C

França; O Corpo na formação profissional do Psicólogo; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Edna da Silva Maia

Violência física doméstica: a imagem corporal da criança em questão; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Iane Kalipsa Ferreira de Figueiredo Maia

O corpo da mulher que sofre violência doméstica; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Emanuelle Cristiane Moraes Camelo

A importância do esporte de rendimento da imagem corporal da pessoa portadora de lesão medular; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Edna da Silva Maia

Violência física doméstica: a imagem corporal da criança em questão; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Ronnie Petterson Soares da Silva

A complexidade do corpo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Sheila Salustino Sillva

A construção da imagem corporal na segunda infância; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Maria Aparecida Dias;

EMILIA MARIANA GUEDES DUARTE

Estudo sistematizado sobre o resultado do treinamento funcional para os jovens com Síndrome de Down; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ REITORIA DE PESQUISA UFRN; Orientador: Maria Aparecida Dias;

JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS

Acompanhamento do Treinamento Funcional aplicado as pessoas com deficiência Intelectual; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRÓ REITORIA DE PESQUISA UFRN; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Thaynara Bianca Souza de Albuquerque

A Inclusão e seu diálogo com a Educação Física Escolar: o discurso do aluno do curso de Licenciatura em Educação Física a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Maria Clara Siqueira de Almeida

As práticas corporais e sua contribuição para a qualidade de vida do profissional que atua no serviço do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e do Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) do Rio Grande do Norte: cuidando do cuidador; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

ALLANA DE CARVALHO ARAÚJO

CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Aparecida Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Cristina Abreu Domingos Reis

Reflexão sobre a prática profissional do assistente social na inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho no município de Betim; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminologia, Segurança Pública e Direitos Humanos) - Unidade de Ensino e Aprendizagem de Viçosa; Orientador: Maria Cristina Abreu Domingos Reis;

Marcelo de Andrade Pereira

Qorpo Santo trágico; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo de Andrade Pereira;

Moacir Wuo

Verificando a aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental na disciplina de ciências; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Moacir Wuo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. P. V. ; OLIVEIRA, F. S. ; MACHADO, E. S. R. ; DIAS, M. A. . PETRA RACERUNNING: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REVISTALEPH , v. 1, p. 137-156, 2021.

  • SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; DIAS, M. A. . REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA TRAJETÓRIA ESSENCIAL PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO FÍSICA. REVISTALEPH , v. 1, p. 1-26, 2021.

  • TAVARES DA SILVEIRA, ANA APARECIDA ; DIAS, MARIA APARECIDA . Repensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola. Revista Motrivivência , v. 31, p. 1-15, 2019.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, MARIA . The body in the scene:(co) possibilities with inclu-sive education. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 57, p. 01-22, 2019.

  • ALVES DE VILAR, ROSANA LUCIA ; LIMA DE CASTRO, JANETE ; DIAS, MARIA APARECIDA . La problematización para la capacitación a distancia de los recursos humanos en salud en Brasil. REVISTA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA, CONOCIMIENTO Y SOCIEDAD , v. 6, p. 1-7, 2018.

  • DIAS, M. A. ; AMORIM, A. K. M. A. ; ARAUJO, A. C. ; FERREIRA, D. S. ; COSTA, M. L. F. . Práticas corporais e desinstitucionalização em saúde mental: Desafios e possibilidades. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE) , v. 22, p. 39-49, 2017.

  • SILVA, C. E. L. ; COSTA, I. B. B. ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . (RE)INVENTANDO O JOGO DE BOLICHE: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Corpus et Scientia , v. 11, p. 78-85, 2016.

  • SOUSA, D. Q. O. ; ARAUJO, A. C. ; SANTOS, A. P. ; DIAS, M. A. . Esporte Orientação: Relato de experiência pedagógica no Ensino Médio. Cadernos de Formação RBCE , v. 6, p. 88-100, 2015.

  • BATISTA, ALISON PEREIRA ; MELO, JOSÉ PEREIRA DE ; ARAÚJO, ALLYSON CARVALHO DE ; DIAS, MARIA APARECIDA . A produção do conhecimento sobre aprendizagem na educação física brasileira. Revista Conexões , v. 13, p. 79-98, 2015.

  • MENDES, M. A. ; ARAÚJO, A. C. ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . REFLEXÕES SOBRE CORPO, SAÚDE E DOENÇA EM MERLEAU-PONTY: IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS. Revista Movimento , v. 20, p. 1587-1609, 2014.

  • BARROS, J. M. A. ; ARAÚJO, A. C. ; SANTOS, P.Antônio de ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . EDUCAÇÃO FÍSICA TRAÇANDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS > (EJA).. Corpus et Scientia , v. 10, p. 33-48, 2014.

  • TORRES, L. S. ; SILVA, V. C. N. ; DIAS, M. A. ; AMORIM, A. K ; MENDES, M. A. . EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Pensar a Prática (Online) , v. 17, p. 1-14, 2014.

  • ARAÚJO, A. C. ; SANTOS, P.Antônio de ; DIAS, M. A. . O QUE SE PODE APRENDER EM UMA SALA ESCURA? RELATOS E NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E CINEMA. Atos de Pesquisa em Educação (FURB) , v. 08, p. 111-128, 2013.

  • ARAÚJO, ALLYSON ; DIAS, MARIA ; MELO, JOSÉ . The formation in physical education in a multiprofessional dialogue aiming the promotion of health. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 18, p. 339-343, 2013.

  • ARAÚJO, A. C. ; DIAS, M. A. ; CABRAL, B. G. A. T. . Marathon - notas sobre a representação do esporte moderno.. Esporte e Sociedade , v. 7, p. 01-07, 2012.

  • MENDES, M. A. ; SANTOS, Denise S. ; DIAS, M. A. . A BIODANZA E A CONSTRUÇÃO DE ESTILOS DE VIDA. Licere (Belo Horizonte. Impresso) , v. 14, p. 1-24, 2011.

  • DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . A PEDAGOGIA FREINET E A RELAÇÃO CORPO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. EDUCAmazônia Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 7, p. 28-44, 2011.

  • SANTOS, P.Antônio de ; DIAS, M. A. . O atletismo na escola: uma possibilidade pedagógica.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 12, p. 12-28, 2011.

  • DIAS, M. A. . Descobrindo e Conhecendo a Limitrofia. Revista FAPERN , v. 7, p. 38-43, 2008.

  • DIAS, M. A. . As expressões do corpo na inclusão. Cadernos Paidéia, Natal, v. 3, p. 22-30, 2006.

  • CASTRO, J. L. (Org.) ; VILAR, R. L. A. (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) . Educação e Trabalho: interface com a gestão em saúde. 10. ed. Natal/RN: Una, 2020. 347p .

  • FONSECA, M. P. S. (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) . Anais: 2° Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. 1. ed. , 2020. v. 1. 116p .

  • CASTRO, Janete Lima de. (Org.) ; VILAR, R. L. A. (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) ; OLIVEIRA, R. F. S. (Org.) . Sementes germinadas na Região Sudeste: resumos de trabalhos apresentados no curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 1. ed. Una, 2020. v. 11. 450p .

  • FONSECA, M. P. S. (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) . Anais do 1 Congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva. 1ª. ed. Rio de Janeiro: UNA Editora, 2019. v. 01. 418p .

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, J. L. ; OLIVEIRA, R. F. S. . A integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores. 1. ed. Rio de Janeiro: UNA, 2017. 336p .

  • ARAÚJO, A. C. (Org.) ; SANTOS, P.Antônio de (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) ; MENDES, M. A. (Org.) ; MELO, J. P. (Org.) . Diálogo entre educação física e comunicação: compartilhando saberes e práticas. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016.

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, J. L. (Org.) ; VILAR, R. L. A. (Org.) ; SOUZA, D. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, R. F. S. (Org.) . Sementes germinadas na Região Centro-Oeste: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização a distância em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 1. ed. Natal: Una, 2016. v. 1. 356p .

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, J. L. (Org.) ; VILAR, R. A. (Org.) ; SOUZA, D. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, N. H. S. (Org.) . Sementes germinadas na Região Norte: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização a distância em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 1. ed. Natal: Una, 2016. v. 1. 194p .

  • ARAÚJO, A. C. (Org.) ; SANTOS, P.Antônio de (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) ; MENDES, M. A. (Org.) ; MELO, J. P. (Org.) . Diálogo entre educação física e comunicação: compartilhando saberes e práticas. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2015. v. 1.

  • DIAS, M. A. ; NOBREGA, T. P . Educação Física infantil. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2015. v. 1. 192p .

  • DIAS, M. A. . O corpo na Pedagogia Freinet. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. v. 1. 148p .

  • BARROS, J. M. A. ; DIAS, M. A. ; ARAÚJO, A. C. ; MELO, J. P. . A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFLEXÕES A PARTIR DO MUNICÍPIO DE NATAL - RN1. In: Maria Cecília da Silva Camargo; Maria da Conceição dos Santos Costa; Rosa Malena de Araújo Carvalho. (Org.). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS DA REALIDADE BRASILEIRA. 1ed.SANTA MARIA, RS: EDITORA UFMS, 2021, v. 1, p. 108-136.

  • OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, H. M. ; LUCENA, H. D. N. ; DIAS, M. A. . Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. In: Débora Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva; Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação física inclusiva numa perspectiva histórica: uma revisão de literatura. 1ed.Marília: , 2021, v. 1, p. 245-258.

  • DIAS, MARIA ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. ; VILAR, R. A. ; CASTRO, J. L. . Gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde: necessidades identificadas a partir da percepção dos sujeitos envolvidos. In: Janete Lima de Castro; Rosana Lúcia Alves de Vilar; Thais Paulo Teixeira Costa. (Org.). Trabalho e educação na saúde: análises e vivências. 1ed.Natal: UNA, 2020, v. I, p. 34-46.

  • DIAS, M. A. ; SILVEIRA, A. A. T. ; PEIXOTO, S. M. P. . A inclusão pelos olhos do afeto: corpos que aprendem. In: Janete Lima de Castro; Rosana Lúcia Alves de Vilar; Maria Aparecida Dias. (Org.). Educação e Trabalho: interface com a gestão em saúde. 10ed.Natal/RN: Una, 2020, v. 1, p. 43-67.

  • LOPES, B. P. L. ; DIAS, M. A. . Educação Física: a inclusão da pessoa com deficiência em contextos educacionais. In: José Pereira de Melo; Allyson Carvalho de Araújo. (Org.). Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento: 18 anos de produção de conhecimento em Educação Física. -ed.Natal/RN: EDUFRN, 2020, v. , p. 163-174.

  • DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. ; VILAR, R. L. A. ; CASTRO, Janete Lima de. . Gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde: necessidades identificadas a partir da percepção dos sujeitos envolvidos. In: Janete Lima de Castro; Rosana Lúcia Alves de Vilar; Thais Paulo Texeira Costa. (Org.). Trabalho e educação na saúde: análise e vivências. 9ed.Natal/RN: Una, 2020, v. 1, p. 34-46.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; DIAS, M. A. . Corpo, para que te quero? Uma interface com as sensações, texturas, cores, sons e movimentos com os bebês. Avaliação: Processos e Políticas. 2ed.: Realize Editora, 2020, v. 2, p. 708-726.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, Marcilene. F. ; DIAS, MARIA . ERA UMA VEZ... UM DIÁLOGO COM A LITERATURA INFANTIL E O CORPO EM MOVIMENTO. ERA UMA VEZ... UM DIÁLOGO COM A LITERATURA INFANTIL E O CORPO EM MOVIMENTO. 1ªed.Ponta Grossa (PR): Editora Atena, 2019, v. 7, p. 37-47.

  • OLIVEIRA, F. S. ; SILVEIRA, A. A. T. ; PEIXOTO, S. M. P. ; SILVA, Marcilene. F. ; DIAS, MARIA . Experiência inclusiva de um aluno com TEA nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. In: Janaína Cazini; Glaucia Wesselovicc. (Org.). Diálogos sobre Inclusão Volume III. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. III, p. 126-132.

  • DIAS, MARIA ; ANDRADE, J. M. V. . Prodocência - UFRN: a experiência e seu legado para as Licenciaturas envolvidas no projeto. In: Mércia de Oliveira Pontes; Midori Hijoca Camelo; Cynara Teixeira Ribeiro. (Org.). Experiências, práticas e investigações sobre formação de professores no contexto da UFRN. 1ªed.Natal: EDUFRN, 2019, v. 01, p. 15-35.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; TABOSA, M. F. S. ; DIAS, M. A. . Dialogando com a inclusão: corpos que se relacionam na diversidade da Escola. In: TOMICKI, C.; KONRAD, L.. (Org.). Enfoque interdisciplinar na Educação Física e no Esporte. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 51-58.

  • DIAS, M. A. ; SANTOS, A. B. G. ; MELO, J. P. . Lazer, idosos e extensão universitária: uma confluência. In: Aguinaldo Cesar Surdi; Marcel Alevs Franco. (Org.). Corpo, Cultura e Educação Física. 1ed.Natal: SEDIS UFRN, 2018, v. 1, p. 40-.

  • DIAS, MARIA ; Dantas, P. M. S ; LOPES, B. P. L. . Educação Física Escolar: Diálogo com a Inclusão. In: Lucia de Araújo Ramos Martins; Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães. (Org.). Processos Formativos e Desafios Atuais na Educação Especial: olhares que se intercruzam. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2018, v. , p. 215-230.

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; OLIVEIRA, R. F. S. . O feedback como ferramenta pedagógica no ensino a distância. In: Maria Aparecida Dias; Janete Lima de Castro; Renata Fonseca S. de Oliveira. (Org.). A integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores. 1ed.Rio de Janeiro: UNA, 2017, v. 1, p. 43-64.

  • VILAR, R. L. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; DIAS, M. A. ; TEODOSIO, S. S. S. ; SILVA, S. C. . A importância do professor tutor na mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Janete Lima de Castro; Maria Aparecida Dias; Renata Fonsêca Sousa de Oliveira. (Org.). A integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores. 1ed.Natal: Una, 2017, v. 1, p. 16-35.

  • DIAS, M. A. ; COSTA, A. L. S. ; BARROS, J. M. A. ; SENA, D. C. S. . Interação Universidade - Escola: experiências formativas no PIBID/UFRN. In: Lucrécio de Araújo Sá Júnior; Cynara Teixiera Ribeiro; Maria Aparecida Garcia Gonçalves. (Org.). Interação Universidade - Escola: experiências formativas no PIBID/UFRN. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. , p. 80-102.

  • MELO, J. P. ; ARAÚJO, A. C. ; DIAS, M. A. . Múltiplas ações e diversidade de corpos na inclusão social pelo esporte: contribuição do Programa Segundo Tempo. In: Alcyane Marinho; Juarez Vieira do Nascimento; Amauri Aparecido Bássoli Oliveira. (Org.). Legados do Esporte brasileiro. 1ed.Florianópolis: Ed. da UDESC, 2014, v. , p. 455-486.

  • ARAÚJO, A. C. ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . Formação e prática pedagógica: Reflexões sobre a função da pesquisa na formação continuada do PAIDÉIA. In: Helder Cavalcante Câmara; Suênia de Lima Duarte. (Org.). A Pesquisa na Educação Física. 1ªed.Pau dos Ferros/RN: Edições UERN, 2013, v. 1, p. 33-42.

  • DIAS, M. A. ; LOPES, K. A. . Educação motora para deficientes. In: Gabriel Arcanjo Santos de Alburquerque. (Org.). Caderno pedagógico do ensino a distância da UFAM. 1ed.Manaus: Editora da UFAM, 2013, v. 1, p. 37-90.

  • MELO, J. P. ; DIAS, M. A. ; MELO, C. M. . Educação Física na infância. In: Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque. (Org.). Coleção Educação Física EaD - Curso de Licenciatura: guia de estudo. 1ªed.Manaus: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012, v. 1, p. 01-58.

  • DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . Didática aplicada à Educação Física. In: Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque. (Org.). Coleção Educação Física EaD - Curso de Licenciatura: guia de estudo. 1ªed.Manaus: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011, v. 1, p. 01-59.

  • DIAS, M. A. . Descobrindo e Conhecendo a Limitrofia. Revista FAPERN, Natal / Rio Grande do Norte, p. 38 - 43, 20 mar. 2008.

  • DIAS, M. A. . E se o corpo fosse ouvido na escola?. Tribuna do Norte, Natal/RN, p. 06 - 06, 09 fev. 2002.

  • OLIVEIRA, F. S. ; SILVEIRA, A. A. T. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, MARIA APARECIDA . CORPO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: EXPERIÊNCIA VIVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019, Florianópolis. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. Florianópolis: GALOÁ, 2019. v. 1. p. 3-14.

  • SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, M. A. . Educação Física Inclusiva e Formação Continuada: avanços e desafios. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019, Florianópolis. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. Florianópolis: GALOÁ, 2019. v. 1. p. 37-50.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; DIAS, M. A. . (COR)POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SÍNDROME DE DOWN, QUE CORPO É ESTE?. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019, Florianópolis. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. Florianópolis: GALOÁ,, 2019. v. 1. p. 67-80.

  • SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; PEIXOTO, S. M. P. ; SILVA, Marcilene. F. ; DIAS, M. A. . AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR INCLUSIVO. In: VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 20-31.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; TABOSA, M. F. S. ; DIAS, M. A. . A LUDICIDADE EM INTERFACE COM AS SENSAÇÕES, TEXTURAS, CORES E SONS COM BEBÊS. In: VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 38-50.

  • TABOSA, M. F. S. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, M. A. . OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A INCLUSÃO: OS OLHARES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA DO IFRN. In: VI Congresso Brasileiro de Educação - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 45-60.

  • OLIVEIRA, F. S. ; SILVEIRA, A. A. T. ; PEIXOTO, S. M. P. ; TABOSA, M. F. S. ; DIAS, M. A. . PETECA EM JOGO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 54-65.

  • DIAS, MARIA ; PEIXOTO, S. M. P. . CORPO SIM, UM LUGAR DE APRENDIZAGEM. In: XVIII Nacional de Educação Infantil, 2018, Natal. XVIII Nacional de Educação Infantil. Natal: EDUFRN, 2018. p. 61-74.

  • OLIVEIRA, E. J. B. ; MEDEIROS, A. A. ; SENA, D. C. S. ; DIAS, M. A. . REFLETINDO ACERCA DA RELEVÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais do CNEFE, 2014.

  • OLIVEIRA, E. J. B. ; MEDEIROS, A. A. ; SENA, D. C. S. ; DIAS, M. A. . REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/RN. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais do CNEFE, 2014.

  • CASTRO, J. L. ; DIAS, M. A. . O desafio da EaD no SUS. In: II Seminário Internacional de EaD - Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD, 2014, Natal. Anais, 2014.

  • DIAS, M. A. . Educação Física Escolar: projeto PIBID da Educação Física UFRN. In: II Encontro Norte -Riograndense de Coordenadores do PIBID, 2013, Mossoró. II Encontro Norte -Riograndense de Coordenadores do PIBID. Mossoró: UFERSA, 2013. v. 1. p. 25-27.

  • DIAS, M. A. . O corpo portador de Síndrome de Down e a aprendizagem. In: I Encontro Nordestino de Psicanálise Clínica com Bebês, 2003, Campina Grande. Anais do I Encontro Nordestino de Psicanálise Clínica com Bebês, 2003.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; DIAS, M. A. . DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO CORPO SENTIDO AO CORPO VIVIDO. In: I congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva, 2018, Rio de Janeiro. ANAIS 1 Congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva ? CEFEPI ?. Natal: UNA Editora, 2018. v. 1. p. 383-389.

  • DIAS, M. A. ; Varella, Maria da Conceição . Escolas Solidárias Onde queremos chegar. In: Congresso Internacional AFIRSE, 2009, João Pessoa. Poliíticas Educacionais e Práticas Educativas. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009. v. 01. p. 127-138.

  • SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, M. A. . MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL: POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA QUE BUSQUE NOVAS POSSIBILIDADES. In: 2 Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva, 2020. Anais: 2 Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva, 2020. v. 1. p. 109-111.

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, F. S. . SENTIR, VIVENCIAR E (RE)SIGNIFICAR: UM DIÁLOGO ENTRE O CORPO E A APRENDIZAGEM. In: 2 Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva, 2020. Anais: 2 Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva, 2020. v. 1. p. 108-109.

  • OLIVEIRA, F. S. ; SILVEIRA, A. A. T. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, M. A. . CONHECENDO AS DEFICIÊNCIAS: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. In: 2 Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva, 2020. Anais: 2 Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva, 2020. v. 1. p. 107-108.

  • DIAS, MARIA . Corpo e Movimento. In: XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2018, Natal. XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. Natal: EDUFRN, 2018. p. 32-32.

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, Janete Lima de. ; VILAR, R. L. A. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. . Contribucões do curso de gestão do trabalho e educação na saúde a política de educação permanente em saúde.. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud., 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: María Pilar Isla Pera. Escola d?Infermeria. Universitat de Barcelona, 2016. v. 1. p. 400-401.

  • CASTRO, Janete Lima de. ; VILAR, R. L. A. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, R. ; LIMA, D. ; SILVA, I. B. ; FERREIRA, J. B. . Cargos, carreira e remunerações, estratégia de valorização do trabalhador da saúde e de inclusão de cidadania. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud., 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: María Pilar Isla Pera. Escola d?Infermeria. Universitat de Barcelona, 2016. v. 1. p. 417-418.

  • VILAR, R. L. A. ; CASTRO, Janete Lima de. ; DIAS, M. A. ; SAMPAIO, A. T. L. ; FERREIRA, J. B. ; SILVA, H. M. M. D. . Gestão do trabalho e da educação na saúde: Percepção sobre a contribuição de um curso na practica profissional. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud., 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: María Pilar Isla Pera. Escola d?Infermeria. Universitat de Barcelona, 2016. v. 1. p. 424-425.

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, J. L. ; VILAR, R. L. A. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. . Contribuições do curso de gestão do trabalho e educação na saúde a política de educação permanente em saúde. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Ciudadanía y Transdisciplinariedad: Tejiendo Redes, 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: María Pilar Isla Pera. Escola d ? Infermeria. Universitat de Barcelona, 2016. p. 400-401.

  • CASTRO, J. L. ; VILAR, R. L. A. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, R. ; LIMA, D. ; SILVA, I. B. ; FERREIRA, J. . Cargos, carreira e remunerações, estratégia de valorização do trabalhador da saúde e de inclusão de cidadania. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Ciudadanía y Transdisciplinariedad: Tejiendo Redes, 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: María Pilar Isla Pera. Escola d ? Infermeria. Universitat de Barcelona, 2016. p. 417-418.

  • VILAR, R. L. A. ; CASTRO, J. L. ; DIAS, M. A. ; SAMPAIO, A. T. L. ; FERREIRA, J. B. ; SILVA, H. M. M. D. . Gestão do trabalho e da educação na saúde: percepção sobre a contribuição de um curso na prática profissional. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Ciudadanía y Transdisciplinariedad: Tejiendo Redes, 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: María Pilar Isla Pera. Escola d ? Infermeria. Universitat de Barcelona, 2016. p. 424-424.

  • SOUSA, D. Q. O. ; BATISTA, A. P. ; DIAS, M. A. ; ARAÚJO, A. C. ; SANTOS, P.Antônio de . Esporte Orientação: Uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais Educação Física Escolar e megaeventos: Diálogos possíveis, 2014. v. 1. p. 95.

  • SOUSA, D. Q. O. ; SENA, D. C. S. ; DIAS, M. A. . Esporte Orientação e Educação Física Escolar: Um diálogo possível no Ensino Fundamental II. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais Educação Física Escolar e megaeventos: Diálogos possíveis, 2014. v. 1. p. 96.

  • LOPES, B. P. L. ; COSTA, A. L. S. ; SOUSA, D. Q. O. ; OLIVEIRA, R. A. P. ; SOUZA, K. F. ; DIAS, M. A. . Gincabox: Atletismo no ensino médio - O xbox como instrumento pedagógico. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais Educação Física Escolar e megaeventos: Diálogos possíveis, 2014. v. 1. p. 150.

  • PEREIRA, L. S. G. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, S. M. L. ; DIAS, M. A. ; SENA, D. C. S. . Confecção de brinquedos no ensino infantil. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais Educação Física Escolar e megaeventos: Diálogos possíveis, 2014. v. 1. p. 109.

  • ALMEIDA, M. C. S. ; FREIRE, I. B. ; DIAS, M. A. . JOGOS COOPERATIVOS ? E SUAS POSSIBILIDADES NA AÇÃO PEDAGÓGICA. In: I Congresso Nacional de Educação Física Escolar e IV Congresso Estadual de Educação Física Escolar, 2014, Rio Claro. Anais do CNEFE, 2014.

  • CASTRO, J. L. ; DIAS, M. A. . Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD. In: II Seminário Internacional de EaD - Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD, 2014, Natal. Anais, 2014.

  • DIAS, M. A. ; AMORIM, A. K . Corpo e desinstitucionalização em Saúde Mental: construindo práticas de reabilitação psicossocial. In: III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte, 2010. III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte.

  • DIAS, M. A. . A privação Cultural e sua implicação na corporeidade da pessoa portadora de deficiência mental leve.. In: 2 Congresso Científico Latino- Americano UNIMEP/FIEPE, 2002, Piracicaba -SP. 2 Congresso Científico. Piracicaba: Fiep, 2002. v. 01. p. 230-230.

  • DIAS, M. A. . A presença do corpo na pedagogia Freinet. In: Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001, Natal. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001. v. 01. p. 534.

  • VILAR, R. A. ; CASTRO, J. L. ; DIAS, M. A. ; TEODOSIO, S. S. S. ; SILVA, S. C. . O professor tutor no contexto de ambientes virtuais dialógicos de aprendizagem. Revista Internacional de Tecnología, Conocimiento y Sociedad , 2016.

  • ARAÚJO, A. C. ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO DIÁLOGO MULTIPROFISSIONAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , 2013.

  • ARAÚJO, A. C. ; DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO DIÁLOGO MULTIPROFISSIONAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , 2013.

  • MENDES, M. A. ; DIAS, M. A. ; SANTOS, Denise S. . A BIODANZA E A CONSTRUÇÃO DE ESTILOS DE VIDA. Licere (Belo Horizonte. Impresso) , 2011.

  • OLIVEIRA, R. F. S. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, M. E. ; DIAS, M. A. . Saúde do trabalhador: Desafios e Possibilidades para sua consolidação nos serviços públicos de saúde da Região Sul do Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, J. P. V. ; OLIVEIRA, F. S. ; MACHADO, E. S. R. ; DIAS, M. A. . A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O ESPORTE ADAPTADO COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, M. C. D. ; DIAS, M. A. . VIVENCIANDO O MOUNTAIN BIKE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE AULA LÚDICA E INCLUSIVA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. S. ; SILVEIRA, A. A. T. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, M. A. . CONHECENDO AS DEFICIÊNCIAS: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEIXOTO, S. M. P. ; SILVEIRA, A. A. T. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, F. S. . SENTIR, VIVENCIAR E (RE)SIGNIFICAR: UM DIÁLOGO ENTRE O CORPO E A APRENDIZAGEM. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, A. A. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; PEIXOTO, S. M. P. ; DIAS, M. A. . MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL: POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA QUE BUSQUE NOVAS POSSIBILIDADES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, D. Q. O. ; DIAS, M. A. ; BATISTA, A. P. ; ARAUJO, A. C. . Esporte Orientação e IFRN: um diálogo com a cultura escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, B. P. L. ; DIAS, M. A. ; MAIA, M. C. M. . O Xbox como instrumento pedagógico nas aulas de Educação Física: relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, M. O. ; DIAS, M. A. . Tecendo valores ambientais a partir dos jogos educativos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, B. P. L. ; DIAS, M. A. . Esporte da escola: espaço pedagógico para pensar a inclusão da criança com deficiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; OLIVEIRA, H. S. . A Educação Permanente e o espaço de trabalho como possibilidade de transformação e ação profissional do trabalhador do SUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. . Interdisciplinando: desafios, possibilidades e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. . Contribuições do curso de Gestão do Trabalho e Educação na saúde à política de educação permanente em saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILAR, R. L. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; DIAS, M. A. ; SAMPAIO, A. T. L. ; FERREIRA, J. B. ; SILVA, H. M. M. D. . GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE: PERCEPÇÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE UM CURSO NA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. . Esporte e deficiência: da Educação Física escolar ao esporte de rendimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, M. A. . Descobrindo o esporte paralímpico: projeto para jovens e adultos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; SOUZA, C. N. L. ; PEREIRA, I. I. L. ; ASSUNCAO, M. M. ; ARAUJO, T. V. ; CAVALCANTI, R. N. G. . JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016: O ESPORTE E SEUS VALORES SENDO TRATADOS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. ; PAIVA, F. A. L. ; OLIVEIRA, L. G. M. ; MELO, M. A. B. ; MACHADO NETO, J. C. V. ; NOBREGA, J. A. M. . PIBID Educação Física UFRN: Experiências pedagógicas do ensino de lutas na escola estadual Berilo Wanderley. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, J. L. ; VILAR, R. L. A. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, R. ; LIMA, D. ; SILVA, I. B. ; FERREIRA, J. . Cargos, carreira e remunerações, estratégia de valorização do trabalhador da saúde e de inclusão de cidadania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, J. L. ; VILAR, R. A. . O método da problematização no processo enisno-aprendizagem aplicado a tecnologia de educação a distância: Uma experiência brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. . O Feedback como ferramenta pedagógica no Ensino a Distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. . Oficina: Vivenciando a Prática Pedagógica com a Diversidade em Sala de Aula na Educação Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, D. Q. O. ; BATISTA, A. P. ; DIAS, M. A. ; SANTOS, P.Antônio de ; ARAÚJO, A. C. . Esporte Orientação: Uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, L. S. G. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, S. M. L. ; DIAS, M. A. ; SENA, D. C. S. . Confecção de brinquedos no ensino infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, D. Q. O. ; SENA, D. C. S. ; DIAS, M. A. . Esporte Orientação e Educação Física Escolar: Um diálogo possível no Ensino Fundamental II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, B. P. L. ; COSTA, A. L. S. ; SOUSA, D. Q. O. ; OLIVEIRA, R. A. P. ; SOUZA, K. F. ; DIAS, M. A. . Gincabox: Atletismo no ensino médio - O xbox como instrumento pedagógico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, M. C. S. ; FREIRE, I. B. ; DIAS, M. A. . JOGOS COOPERATIVOS ? E SUAS POSSIBILIDADES NA AÇÃO PEDAGÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. J. B. ; MEDEIROS, A. A. ; SENA, D. C. S. ; DIAS, M. A. . REFLETINDO ACERCA DA RELEVÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. J. B. ; MEDEIROS, A. A. ; SENA, D. C. S. ; DIAS, M. A. . REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. . O desafio da EAD no Sistema Único de Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. . A formação na Licenciatura em Educação Física e sua ação Pedagógica na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. ; SILVA, Marcilene. F. . Oficina de LIBRAS: estratégia de formação de professores intérpretes de Educação Física para a inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; SOARES, J. L. C. . Início das Atividades do PIBID Educação Física na E. M. Professora Ivonete Maciel, Natal/RN: relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, P.Antônio de ; DIAS, M. A. ; SOUSA, D. Q. O. ; PAULA, G. P. M. . Escalada Esportiva no Ensino Médio: o relato de experiência de Ensino-Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, P.Antônio de ; DIAS, M. A. ; CHAVES, P. N. ; COSTA, A. L. S. . Ressignificando a Ginástica Rítmica: um relato de experiência no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. . Questões de Gênero e Diversidade: diálogo temático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, M. A. ; MEDEIROS, A. A. ; SILVA, A. V. L. ; CUNHA, J. A. P. F. . Educação Física Infantil: relato de uma intervenção prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; LOPES, B. P. L. . Conhecimento sobre o Corpo na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, E. J. B. . Reflexões a cerca da disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Educação Física da UFRN: relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; SOARES, J. L. C. ; MATHEUS, D. . Relato de Experiência: Educação Física infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; CUNHA, J. A. P. F. . Diálogo sobre a disciplina Estágio Supervisionado I: relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; ALMEIDA, M. C. S. ; FREIRE, I. B. ; SILVA, D. D. ; COSTA, M. V. . Práticas Corporais e sua Contribuição para a qualidade de vida do profissional atuante no CRI e CRA do RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, E. J. B. ; COSTA, I. B. B. ; SILVA, V. M. . A Sistematização do Conteúdo jogos cooperativos na pré-escola: relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; FREIRE, I. B. ; SILVA, D. D. ; ALMEIDA, M. C. S. . Movimento e Saúde é um direito de todos: práticas corporais no Lar da Vovozinha/ Natal/RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. . Esporte e desenvolvimento da criança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, M. A. ; SOUSA, D. Q. O. ; COSTA, A. L. S. ; PAULA, G. P. M. . PROJETO IDENTIDADE: UM DIÁLOGO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. ; SENA, D. C. S. ; SOUSA, D. Q. O. ; COSTA, A. L. S. ; BARROS, J. M. A. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÂO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, R. A. P. ; SOUSA, D. Q. O. ; COSTA, A. L. S. ; BRAUN, R. . TAPELUCO: UM ESPAÇO DE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMORIM, A. K ; DIAS, M. A. ; ARAUJO, Allana de Carvalho ; COSTA, Mackson Luiz Fernandes ; FERREIRA, Deyse da Silva . PRÁTICAS CORPORAIS EM SAÚDE MENTAL: TRABALHANDO O CORPO EM PROL DA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, M. A. ; BEZERRA, J. C. ; COSTA, Mackson Luiz Fernandes . UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DA CAPOEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. ; COSTA, Mackson Luiz Fernandes . SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO LUTAS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA POSSÍVEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M. A. ; AMORIM, A. K . Reabilitação Psicossocial e Práticas corporais: construindo possibilidades de cuidado e desisntitucionalização no contexto de um Hospital Psiquiátrico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, J. L. ; VILAR, R. L. A. ; DIAS, M. A. . Educação e Trabalho: interface com a gestão em saúde. Natal, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • DIAS, M. A. . Diversidade e direitos humanos 2016 (Coordenação de mesa redonda de diálogos pedagógicos).

  • DIAS, M. A. . Esporte e Deficiência: da Educação Física Escolar ao esporte de rendimento 2016 (Expositora de mesa-redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, J. P. ; DIAS, M. A. . Curso de aperfeiçoamento para educadores de escolas públicas sobre prevenção do uso de drogas entre escolares. 2016.

MEDEIROS, J. A. ; MEDEIROS, R. C. S. C. ; ALMEIDA NETO, P. F. ; SIVA, B. R. C. ; SILVA, T. A. L. ; BARBOSA, R. R. ; OLIVEIRA, A. L. V. ; ANDRADE, A. L. S. ; LIMA, L. C. S. ; VARELA, P. W. A. ; GOIS, C. J. D. ; SENA, D. C. S. ; DANTAS, M. P. ; COREIA, A. B. ; SANTOS, I. K. ; ANDRADE, R. D. ; SURDI, A. C. ; SILVA, L. D. R. ; MENDES, M. I. B. S. ; DANTAS, F. B. ; PAULINO, D. V. C. G. ; CABRAL, B. G. A. T. ; DIAS, M. A. ; Dantas, P. M. S . Aplicativo de Atividade Física e Isolamento Social - AFISapp. 2020.

ARAUJO, F. ; DIAS, M. A. . Projeto ILive. 2020.

DIAS, M. A. . Consultora ad hoc do periódico Estudos de Psicologia (Natal). 2016.

DIAS, M. A. . Parecerista ad hoc Revista Práxis Educativa. 2016.

DIAS, M. A. . GTT inclusão vinculado ao CBCE. 2011.

DIAS, M. A. . Maria Aparecida Dias | Chefe de Departamento de Educação Física/UFRN. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DIAS, M. A. . Apresentação de comunicações orais do GTT8 Inclusão e Diferença. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DIAS, M. A. . Mesa temática: GTT Atividade Física e Saúde: Reflexões e ações no GTT Atividade Física e Sáude. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FONSECA, M. P. S. ; DIAS, M. A. . FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: INQUIETAÇÕES E DESAFIOS. 2021. (Editoração/Livro).

DIAS, MARIA ; GALVAO, A. C. . Processos Criativos como Instrumento de Intervenção e de Redimensionamento da Clínica Ampliada: diálogo com a Saúde e a Educação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, F. S. ; DIAS, M. A. . Formação continuada em Educação Física na perspectiva inclusiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTRO, Janete Lima de ; SOUZA, D. L. B. ; VILAR, R. L. A. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, R. F. S. ; CRUZ, R. H. R. ; COSTA, T. P. T. ; FERREIRA, J. B. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. ; SOUZA, A. B. D. ; ARAUJO, A. E. V. ; DANTAS, C. L. L. ; LIMA, D. F. ; NASCIMENTO, E. Y. S. ; SILVA, I. B. ; SILVA, S. C. . DIAGNÓSTICO DAS ESTRUTURAS DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO SUS ? REGIÃO CENTRO-OESTE. 2016. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Janete Lima de ; SOUZA, D. L. B. ; VILAR, R. A. ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; CRUZ, R. H. R. ; COSTA, T. P. T. ; FERREIRA, J. B. ; LIMA, R. R. T. ; OLIVEIRA, R. F. S. ; SOUZA, A. B. D. ; ARAUJO, A. E. V. ; DANTAS, C. L. L. ; LIMA, D. F. ; NASCIMENTO, E. Y. S. ; SILVA, I. B. ; SILVA, S. C. . DIAGNÓSTICO DAS ESTRUTURAS DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO SUS ? REGIÃO NORTE. 2016. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Janete Lima de ; SOUZA, D. L. B. ; VILAR, R. L. A. ; DIAS, M. A. ; CRUZ, R. H. R. ; COSTA, T. P. T. ; FERREIRA, J. B. ; OLIVEIRA, N. H. S. ; LIMA, R. R. T. ; OLIVEIRA, R. F. S. ; DANTAS, C. L. L. ; LIMA, D. F. ; SILVA, I. B. ; SILVA, S. C. . PERFIL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE ? REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE. 2016. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Janete Lima de ; RODRIGUES, V. A. ; SOUZA, D. L. B. ; GUERRA, E. C. ; FERREIRA, J. B. ; DIAS, M. A. ; CRUZ, R. H. R. ; VILAR, R. L. A. ; LIMA, R. R. T. ; MENDES, T. M. C. ; ARAUJO, A. E. V. ; SOUZA, A. B. D. ; DANTAS, C. L. L. ; LIMA, D. F. ; NASCIMENTO, E. Y. S. . CATALÓGO DAS OCUPAÇÕES EM SAÚDE QUE ESTÃO EM PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO NO ÂMBITO DO CONGRESSO NACIONAL. 2016. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Janete Lima de ; RODRIGUES, V. A. ; MARQUES, C. M. S. ; SOUZA, D. L. B. ; GUERRA, E. C. ; FERNANDES JUNIOR, H. ; FERREIRA, J. B. ; DIAS, M. A. ; CRUZ, R. H. R. ; FREITAS, R. ; VILAR, R. L. A. ; OLIVEIRA, T. ; LIMA, R. R. T. ; MENDES, T. M. C. ; ARAUJO, A. E. V. ; SOUZA, A. B. D. ; DANTAS, C. L. L. ; LIMA, D. F. ; NASCIMENTO, E. Y. S. . NOVAS PROFISSÕES E OCUPAÇÕES EM SAÚDE FRENTE ÀS NECESSIDADES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL. 2016. (Relatório de pesquisa).

MELO, J. P. ; DIAS, M. A. ; ARAÚJO, A. C. ; MAIA, M. C. M. ; CAVALCANTI, L. M. B. . Curso de extensão Esporte da Escola - Patos turma 1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; MELO, J. P. ; ARAÚJO, A. C. ; CAVALCANTI, L. M. B. ; MAIA, M. C. M. ; SOUSA, D. Q. O. . Curso de extensão Esporte da Escola - Patos turma 2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; MELO, J. P. ; ARAÚJO, A. C. ; MAIA, M. C. M. ; SOUSA, D. Q. O. ; CAVALCANTI, L. M. B. . Curso de extensão Esporte da Escola - São Miguel. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; MELO, J. P. ; CAVALCANTI, L. M. B. ; ARAÚJO, A. C. ; SOUSA, D. Q. O. ; MAIA, M. C. M. . Curso de extensão Esporte da Escola - Natal turma 1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; MELO, J. P. ; ARAÚJO, A. C. ; SOUSA, D. Q. O. ; CAVALCANTI, L. M. B. ; MAIA, M. C. M. . Curso de extensão Esporte da Escola - Natal turma 2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Módulo: Inclusão escolar de alunos com deficiência física (no curso: Educação Inclusiva: por uma escola sem exclusões - turma 'b'). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, M. A. ; SOUSA, D. Q. O. ; CAVALCANTI, L. M. B. ; MAIA, M. C. M. ; LOPES, B. P. L. . Curso de extensão Esporte da Escola - Mossoró turma 1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, J. P. ; DIAS, M. A. ; SOUSA, D. Q. O. ; LOPES, B. P. L. ; CAVALCANTI, L. M. B. ; MAIA, M. C. M. . Curso de extensão Esporte da Escola - Mossoró turma 2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; ABDALA, D. W. ; ALCANTARA, M. S. . Curso de extensão Esporte da Escola - Propriá. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; MAIA, M. C. M. ; SOUSA, D. Q. O. ; ALCANTARA, M. S. ; MOTA, J. ; LOPES, B. P. L. . Curso de extensão Esporte da Escola - Santa Rita / Bayeux. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. ; MAIA, M. C. M. ; LOPES, B. P. L. ; ALCANTARA, M. S. . Curso de extensão Esporte da Escola - Caicó. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Curso de extensão Esporte da Escola - Lagarto. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Curso de Extensão Esporte da Escola - Modalidade presencial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Curso de Extensão Esporte da Escola - Modalidade presencial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Pedagogia do Movimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Educação Física Escolar/ Módulo: Educação Física Inclusiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, M. A. . Educação Física Escolar/ Módulo: Educação Física e Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, M. A. ; MELO, J. P. . Didática aplicada a Educação Física. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático / EaD - ISBN 978-85-7401-599-6).

DIAS, M. A. . CONSCIÊNCIA CORPORAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . Um olhar da Psicomotricidade para os professores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, M. A. . A organização da Escrita da criança na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2008. .

DIAS, M. A. . A importância da Psicomotricidade para a Psicopedagogia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, M. A. . O Corpo na Educação Inclusiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, M. A. . O desenvolvimento da escrita da crança na Educação Infantil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, M. A. . Trabalhando com o corpo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    FORMAÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo abarcar as discussões relacionadas às questões da Formação Docente, tendo como princípio a inclusão do estudante com deficiência e os processos de aprendizagens que envolvam os aspectos educacionais escolares e a Educação Física como componente curricular inserido no Ensino Básico. Seu vetor metodológico é de caráter qualitativo abarcando as metodologias: Pesquisa-ação Colaborativa, Análise do Conteúdo, Estudo de Caso e Grupo Focal, estes procedimentos metodológicos se justificam pelo fato de que este projeto abriga: 05(cinco) Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) todos sob a minha orientação. As pesquisas supracitadas apresentam os seguintes estudos: 1 - PERCEPCÕES E PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA/PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO MÉDIO ? 2 - AÇÃO FORMATIVA COLABORATIVA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NÃO PRESENCIAL. 3 - INTERFACES DO FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO: DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO. 4 - AS REDES COLABORATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA ? 5 - INTERFACES DO FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO: DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA - Integrante / FABYANA SOARES DE OLIVEIRA - Integrante / SARA MARIA PINHEIRO PEIXOTO - Integrante / Hudday Mendes da Silva - Integrante / Célia Fonsêca de Lima - Integrante.

  • 2020 - Atual

    FORMAÇÃO DOCENTE E PROCESSOS METODOLÓGICOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA E SEM DEFICIÊNCIA, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo abarcar as discussões relacionadas às questões da Formação Docente e propostas pedagógicas, tendo como princípio a inclusão do estudante com deficiência do Ensino Básico. Seu vetor metodológico é de caráter qualitativo abarcando as metodologias: Pesquisa-ação Colaborativa, Análise do Conteúdo, Estudo de Caso e Grupo Focal, estes procedimentos metodológicos se justificam pelo fato de que este projeto abriga: 01(uma) Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) e 03 (três) Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Física (PPGEF/UFRN) todos sob a minha orientação. As pesquisas supracitadas apresentam os seguintes estudos: 1 - PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA; 2 - CORPO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE; 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A REALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO; 4 - ESPORTE ADAPTADO E A DEFICIÊNCIA FÍSICA: TECENDO OLHARES PARA AS DIFERENÇAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Camila Naya Lucena Souza - Integrante / MARIA DA CONCEIÇÃO DANTAS DO NASCIMENTO - Integrante / Esmirna Silva Rezende Machado - Integrante / João Paulo Vicente da Silva - Integrante.

  • 2019 - Atual

    PRÁTICAS CORPORAIS, LAZER E INCLUSÃO: DIALOGANDO COM AS DIFERENÇAS, Descrição: As práticas corporais no contexto de lazer apresentam aproximações com a educação, inclusão e as diferenças contribuindo para a formação ética e moral, além dos valores pessoal, social e cultural. O objetivo da presente pesquisa é analisar os significados das práticas corporais vivenciadas para pessoas deficientes e como influenciam no cotidiano dos praticantes. A pesquisa de abordagem qualitativa será de natureza descritiva, de campo. Participarão do estudo adolescentes e adultos dos projetos de extensão oferecidos pelo DEFUFRN. Como instrumento de coleta de dados serão utilizados entrevista semiestruturada, e um roteiro de observação, apoiando-se aos recursos da gravação de áudio, e diário de campo. A análise das informações coletadas será apreciada por meio da análise de conteúdo. Espera-se com os resultados, que as práticas corporais se apresentem como uma nova possibilidade de educação para o lazer, bem como para as questões relacionadas a inclusão entre os participantes, fortalecendo as relações dos seres humano por meio do re-significado do eu-sujeito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante / Márcio Romeu Ribas de Oliveira - Integrante / Aguinaldo Cesar Surdi - Integrante / Priscilla Pinto Costa da Silva - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NO EQUILÍBRIO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL., Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o efeito do treinamento funcional na composição corporal e no equilíbrio de pessoas com deficiência intelectual. Entre os sujeitos envolvidos na pesquisa teremos jovens com Síndrome de Down e Jovens que possuem deficiência intelectual com características hipotônica. A Síndrome de Down (SD), causada pela trissomia do cromossomo 21 e translocação do cromossomo 14, apresenta um grande percentual de casos e tem a deficiência intelectual como uma de suas caraterísticas mais comuns. Está associada a mudanças na anatomia corporal, no desenvolvimento cognitivo e organização tônica, se caraterizando pela presença da hipotonia em todos os casos, acarretando padrões de movimentos peculiares, como também, o controle corporal e a competência perceptivo-motora, que em função da hipotonia tendem a serem atrasadas quando comparada a adolescentes sem a síndrome de Down e ou deficiência intelectual que apresentam caraterísticas hipotônicas. A amostra será composta inicialmente por dez homens e dez mulheres, somando um total de 20 indivíduos. Será avaliado a composição corporal pelo método indireto DXA e o equilíbrio será avaliada em uma plataforma de força, equipamentos vinculados ao Laboratório do Movimento sediado no Departamento de Educação Física da UFRN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / José Pereira de Melo - Integrante / Paulo Moreira Silva Dantas - Integrante / Bruna Priscila Leonizio Lopes - Integrante / Breno Guilherme Araújo Tinoco Cabral - Integrante / Priscilla Pinto Costa da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2019 - Atual

    ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): uma proposta de intervenção a partir da Pedagogia do Movimento nas escolas municipais da cidade de Natal/RN, Descrição: O termo, "Educação de Jovens e adultos" aparece pela primeira vez, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Anterior aessa, a LDB de 1971 utiliza o termo, "Ensino Supletivo". Apesar de conter alguns avanços, a LDB de 1996 ainda apresenta algumas lacunas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA. Sabemos que tratar da Educação de Jovens e Adultos implica em uma ampliação diante dos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem para os alunos desta modalidade de ensino, como também, na formação de professores que irão atuar como formadores dos mesmos. Para tanto definimos como elemento transversal para este diálogo e intervenção na EJA, a Pedagogia do Movimento que se define a partir da compreensão de que a aprendizagem humana se dá no corpo, tendo o movimento como pressuposto deste processo, nesta direção, entendemos, que para uma melhor aprendizagem por parte dos alunos da EJA, faz-se necessário um dialogo ampliado com o corpo desses alunos. Da mesma forma a utilização de ações pedagógicas que impliquem o corpo em movimento e de como estas irão favorecer a prática pedagógica do professor responsável pela formação deste alunado. Sabemos que pouco se discute em nossas Licenciaturas, exceto na licenciatura em Educação Física, sobre a Pedagogia do Movimento e suas possibilidades de intervenção no processo ensino e aprendizagem. A pesquisa é de caracteristrica qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação. No que se refere à Pesquisa ela se caracteriza em nosso projeto como a possibilidade de mapearmos as ações pedagógicas dos professores de educação fisica na EJA tendo como pressuposto o processo ensino-aprendizagem e como o mesmo ocorre, tendo como locus as Escolas Municipais que atendem ao EJA na cidade de Natal/RN. Para tanto, após este diagnóstico faremos uma proposta de intervenção junto aos professores das disciplinas vigentes no período da intervenção caracterizando o nosso olhar extensionista diante da nossa proposta. Colocamos que, esse estudo é uma continuação da pesquisa, inciada em 2011.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / José Pereira de Melo - Integrante / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Coordenador / Allyson Carvalho de Araújo - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da Eficácia de um programa de Leitura Dialógica na compreensão da leitura de Educandos com Autismo, Descrição: O objetivo do presente estudo é avaliar, com apoio de um delineamento de pesquisa experimental randomizado, com tratamento alternado (linha de base e intervenção), os efeitos do programa RECALL (Reading to Engage Children With Autism in Language and Learning), na compreensão leitora de dois pré-escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mais 2 sujeitos, com o mesmo nível de escolaridade e que apresentam desenvolvimento típico. O estudo será conduzido em ambiente segregado (sala de recursos, residência dos próprios sujeitos ou no ambiente da clínica), contará com a participação de 2 agentes de intervenção (alunos de graduação), os quais atuarão como leitores nas sessões experimentais. Serão utilizados 8 livros de textos infantis, randomicamente selecionados para cada uma das 8 fases da pesquisa, sendo 4 delas referentes ao período de linha de base e 4 relativas ao processo de intervenção. O programa RECALL (intervenção) e a leitura compartilhada (linha de base) serão designadas variáveis independentes. As variáveis dependentes do estudo incluem a frequência de ocorrência de respostas corretas a perguntas factuais e a perguntas de inferência formuladas, verbalmente, pelo agente interventivo, durante a tarefa de leitura de um livro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / Debora Regina de Paula Nunes - Coordenador / ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS - Integrante / MARIA DE JESUS GONCALVES - Integrante / CINTIA ALVES SALGADO AZONI - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Educação Física escolar, saúde e tecnologia: como é que conecta?, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Allyson Carvalho de Araújo em 15/08/2019., Descrição: Tem sido notório o progressivo aumento de uso de frequencímetros, pedômetros ou outros dispositivos/aplicativos de verificação de indicadores de nível de atividade física pela população em geral e, especificamente, dentre jovens em idade escolar. Temos percebido que tais usos têm implicações sociais tributários de um movimento contínuo de preocupação para com saúde (balizados pela narrativa de um estilo de vida ativo), bem como um uma ostensiva vigilância dos corpos a partir dos dispositivos tecnológicos geradores de dados. O espaço escolar tem dialogado com tema da saúde historicamente, tencionando seu real papel nesta relação. Neste diálogo, a Educação Física como componente curricular tem lugar privilegiado no debate. Contudo faz-se necessário registrar um afastamento deste tema em propostas de ensino de Educação Física nas ultimas décadas. Atualmente, o documento nacional de base para referenciar os currículos escolares brasileiros, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), aponta em suas competências gerais da Educação Básica e em suas competências específicas da Educação Física para no Ensino Fundamental elementos relacionados à saúde. Nesses termos, este projeto tem por objetivo identificar as atuais experiências e propostas sobre a abordagem do tema de saúde na Educação física escolar que consideram os dispositivos/aplicativos tecnológicos em suas práticas pedagógicas, bem como construir uma proposta que possa alinhar os usos de tecnologia na promoção do tema saúde com fins a criação de material didático. O estudo se caracteriza como exploratório de abordagem qualitativa com duas etapas distintas, mas que podem se retroalimentar. A primeira etapa caracteriza-se por um estudo documental de documentos oficiais de currículos nacionais e produção de conhecimento vinculados aos estratos superiores da área 21 do sistema de Pós-Graduação da CAPES, com vistas a identificar experiências e propostas sobre a abordagem do tema de saúde na Educação física escolar. A análise será construída a partir uma analise de conteúdo do material encontrado. A segunda etapa se caracterizará por uma pesquisa-ação com professores da Rede Municipal de Ensino do Natal, para identificação de possibilidades dos dispositivos/aplicativos tecnológicos abordagem do tema de saúde na Educação física escolar e criação de uma proposta que seja experimentada em suas escolas. Consideramos que o projeto responde a uma demanda importante da cena escolar e da conjuntura contemporâneas de consumo tecnológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / José Pereira de Melo - Integrante / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Coordenador / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante / Márcio Romeu Ribas de Oliveira - Integrante / HUGO DONATO NÓBREGA DE LUCENA - Integrante.

  • 2017 - 2021

    CORPO, APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO FÍSICA, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo abarcar as discussões relacionadas às questões do corpo em movimento, nas mais variadas faixas etárias, tendo como princípio a inclusão e os processos de aprendizagens que envolvam os aspectos educacionais escolares e a Educação Física como componente curricular inserido no Ensino Básico e Formação Docente. Seu vetor metodológico é de caráter qualitativo abarcando as metodologias: Pesquisa-ação colaborativa e Análise do Conteúdo, este procedimento metodológico se justifica pelo fato de que este projeto abriga: 05(cinco) dissertações em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) e 02 (duas) dissertações, também, em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN) todas sob a minha orientação. As pesquisas supracitadas apresentam os seguintes estudos: 1 - ?O corpo como sentido, criação e significado da criança com síndrome de Down: uma proposta de formação docente na educação infantil?; 2 - A realidade virtual como possibilidade de inclusão de pessoas com deficiência física nas aulas de educação física escolar; 3 - Educação física escolar inclusiva: o processo formativo na perspectiva de professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; 4 - Intervenção em Educação Física escolar inclusiva: construindo novos caminhos no ensino fundamental; 5 - Formação continuada de Educação Física: desafios e possibilidades com alunos com deficiência na escola regular deficiência na escola regular; 6 - Inclusão de alunos com deficiência nas aulas regulares de Educação Física: mapeando a realidade das escolas estaduais de natal/RN; 7 ? Corpo e Aprendizagem: uma proposta de formação docente na Educação Infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Camila Naya Lucena Souza - Integrante / ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA - Integrante / FABYANA SOARES DE OLIVEIRA - Integrante / MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA - Integrante / SARA MARIA PINHEIRO PEIXOTO - Integrante / HUGO DONATO NÓBREGA DE LUCENA - Integrante / Alex de Freitas Pinto - Integrante / Bruno Honório Cavalcante - Integrante / Esmirna Silva Rezende Machado - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A gestão do trabalho e da educação na saúde: intervenções no campo da gestão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janete Lima de Castro em 06/04/2017., Descrição: Pesquisa documental com uma abordagem qualitativa, que tem por objetivo: Analisar as propostas de intervenção relacionadas à área da gestão do trabalho desenvolvidas nos trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Este curso é fruto de parceria estabelecida entre a UFRN e o Ministério da Saúde com o propósito apoiar a estruturação de uma rede de gestão do trabalho no Brasil. Desenvolvido na modalidade de educação a distância, o curso foi ofertado para os estados da região Nordeste (1ª etapa), Norte e Centro-Oeste (2ª etapa). O presente projeto tem como alvo essa três as regiões. Os dados serão coletados a partir dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC), que se caracterizaram como projeto de intervenção no âmbito do serviço e que foram consideradas como fontes secundárias. A análise dos projetos será feita através da técnica de análise temática de conteúdo proposta por Minayo (2013). Os resultados irão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação dos Cursos da Saúde que irão se envolver diretamente na execução da pesquisa; retorno para os egressos que fizeram parte do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, curso este, objeto desta pesquisa; retorno para o Ministério da Saúde promotor e financiador do citado curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / Janete Lima de Castro - Coordenador / Rosana Lucia Alves de Vilar - Integrante / Rafael Rodolfo Tomáz de Lima - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Nathalia Hanany Silva de Oliveira - Integrante / Thais Paulo Teixeira Costa - Integrante / Renata Fonsêca Sousa de Oliveira - Integrante / JONIA CYBELE SANTOS LIMA - Integrante / JOSENILDO BORGES FERREIRA - Integrante / Regina Helena Rocha da Cruz - Integrante / HYLARINA MARIA MONTENEGRO DINIZ SILVA - Integrante / Flavia Christiane de Azevedo Machado - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Professores de Salas de Recursos Multifuncionais: programa de formação em serviço no Rio Grande do Norte, Descrição: Pesquisador Responsável Debora Regina de Paula Nunes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Debora Regina de Paula Nunes - Integrante.

  • 2015 - 2017

    NOVAS PROFISSÕES E OCUPAÇÕES EM SAÚDE FRENTE AS NECESSIDADES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL, Descrição: Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ObservatorioRH/UFRN), proponente do projeto, e o Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (ObservaRH/NESP/CEAM/UnB), parceiro nesta proposta de trabalho compõem a Rede ObservaRH no Brasil, implantada em 1999 sob a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS), com o incentivo do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Compõe também a Rede Intercontinental Observatório de Recursos Humanos em Saúde, iniciativa da Opas/OMS, que atualmente congrega diversos países da Região das Américas e vem se expandindo pela África e por regiões do Mediterrâneo, com o objetivo de monitorar tendências que repercutem nas políticas de recursos humanos em saúde nesses países. Os observatórios, proponente e parceiro, se inseriram nessa Rede em diferentes momentos do processo e ambos assumem como missão reunir informações sobre a força de trabalho em saúde, prover análises e manter diálogos com a área acadêmica, profissionais, gestores e entidades do setor, constituindo uma contribuição ativa para refinar e melhorar políticas públicas e estratégias de gestão, regulação e formação para os recursos humanos em saúde. O objetivo da presente pesquisa consiste em: Mapear e caracterizar as novas profissões e ocupações em saúde que vem emergindo nos níveis médio e superior, frente ao atual contexto e perfil sanitário brasileiro, na perspectiva de analisar suas inserções e ou contribuições para os serviços de saúde do Brasil procurando estabelecer um paralelo com outros países. Seus objetivos específicos são: ? Identificar como as novas profissões e as novas ocupações em saúde que vem emergindo (níveis médio e superior) estão se inserindo na rede de atenção básica à saúde no Brasil. ? Caracterizar o perfil dessas novas profissões e ocupações emergentes. - Correlacionar os perfis das novas profissões e ocupações emergentes com as necessidades de atenção à saúde frente ao perfil sanitário brasileiro e as demandas dos serviços básicos de saúde. - Identificar a existência de cursos de formação para essas novas profissões e ocupações emergentes. - Analisar as competências e habilidades definidas no projeto pedagógico desses cursos. - Correlacionar as novas profissões e ocupações emergentes no Brasil, a partir do ano 2000, com novas profissões e ocupações surgidas em outros países. Trata-se de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, com dados coletados em documentos institucionais e consulta aos sistemas de informação nacionais. Os dados quantitativos serão coletados por meio da aplicação dos questionários e consulta aos sistemas de informação. Para tanto será construído um banco de dados que permita registras todos os dados coletados nas diferentes fontes. Serão analisados mediante a estatística descritiva utilizando o software de análise Statistic Package for Social Sciences (SPSS) for Windows versão 10.0 (SPSS, 1999). Os dados qualitativos serão analisados por meio da técnica da cartografia simbólica de Boaventura de Sousa Santos. A cartografia simbólica é definida como uma estratégia que permite sistematizar os dados para interpretá-los, tendo a visibilidade do conjunto das informações colhidas. A cartografia simbólica das representações pode ser entendida como mapas, compreendendo-os como um campo estruturado de intencionalidades. O desenho dos ?mapas? facilita a leitura do todo em investigação, no campo social das experiências de conhecimentos. Os resultados esperados são: Catálogo contendo mapeamento das novas profissões e ocupações em tramitação para reconhecimento no Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Congresso Naci.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Dyego Leandro Bezerra de Souza - Integrante / Rossana Mota Costa - Integrante / Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa - Integrante / Rosana Lucia Alves de Vilar - Integrante / Rafael Rodolfo Tomáz de Lima - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Nathalia Hanany Silva de Oliveira - Integrante / Roberval Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Thais Paulo Teixeira Costa - Integrante / Ingrid Beatriz da Silva - Integrante / Renata Fonsêca Sousa de Oliveira - Integrante / MATHEUS RODRIGUES RANGEL - Integrante / SORAIA COSTA DA SILVA - Integrante / RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - Integrante / JONIA CYBELE SANTOS LIMA - Integrante / TATIANA DE MEDEIROS CARVALHO MENDES - Integrante / JOSENILDO BORGES FERREIRA - Integrante / GUSTAVO LEITE SOBRAL - Integrante / Janete Lima de Castro - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mídia-Educação Física em tempos de Megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais., Descrição: Considerando que a Copa do Mundo de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos e 2016 serão eventos largamente midiatizados, interessa-nos abordar o canal midiático como importante vetor de apropriação de conhecimentos por escolares. O inegável consumo da mídia no âmbito individual e escolar dos alunos, nos faz pensar sobre o processo de apropriação dessas informações por parte do alunado e, nesse cenário, que se configura a necessária relação entre mídia e educação física no intento de promover um consumo mais crítico das informações veiculadas, sobretudo em tempos de megaeventos esportivos. O objetivo central da pesquisa é tematizar e problematizar os megaeventos esportivos em ambiente escolar a partir dos discuros midiáticos por meio da Mídia-Educação Física, com fins a identificar e mapear os impactos e legados sociais e educacionais destes eventos, além da apropriação destes por alunos do Ensino Médio... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / José Pereira de Melo - Integrante / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Coordenador / Dandara Queiroga de Oliveira Sousa - Integrante / Mayara Cristina Mendes Maia - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    ESCUTAR O PACIENTE, COMPREENDER O SUJEITO: REGISTROS DAS SENSIBILIDADES DOS CIDADÃOS PARA PENSAR O ENSINO EM SAÚDE, Descrição: escuta como espaço de acolhimento do usuário e como forma de melhor compreensão do processo saúde-doença da população é alimento para reflexões que podem fortalecer estratégias de fortalecimento de outros elementos envoltos aos princípios do SUS, tais como a universalidade, equidade e regionalização. Contrariando a lógica distante e fria da formação em saúde, a disciplina SACI contempla as propostas de mudança na formação, configurando-se em um processo de ensino-aprendizagem voltado para o estímulo às práticas interdisciplinares, ao trabalho em equipe e a articulação ensino-serviço-comunidade, possibilitando a inserção (desde o início do curso) do aluno em cenários de aprendizagens reais e, ainda, oportunizando ao aluno uma visão crítica da realidade (MEDEIROS JR; LIBERALINO; COSTA, 2011).Nosso projeto aproxima não somente os professores-tutores de realidades tão diferentes do nosso dia a dia na Universidade como também proporciona aos nossos alunos a possibilidade de reconhecer esta realidade como fundamental para sua formação ainda na graduação em qualquer curso da saúde. O encontro de perspectivas para os registros de falas sobre sua condição de saúde se dará no momento em que alunos de vários cursos, sob a tutoria de um professor, se deslocam do cômodo espaço dos bancos universitários para compreender a realidade social da população de perto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / Ana Karenina Arraes Amorim - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    GÊNERO, SEXUALIDADE E ESPORTE: DESCENTRAMENTOS DA VIRILIDADE NO CINEMA, Descrição: estudo objetiva compreender a representação de gênero e sexualidade vinculada ao esporte no cinema contemporâneo, tecendo considerações para compreensão do esporte moderno. Para tanto utiliza como recurso metodológico a descrição da experiência estética das imagens do esporte a partir análise das obras cinematográficas presentes dentro do conjunto de produções veiculadas no Festival Cine y Deporte de Sevilla que tenha recorrência temática para nossos objetivos. O projeto é um desdobramento da tese de doutorado defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE e justifica-se na medida em que contribui para ampliar os debates de gênero e sexualidade em uma prática que é marcadamente heterocentrada, a saber: o esporte. Temos como hipótese que as modificações de consumo fílmico têm apontado representações que descentram as visões maniqueístas a respeito do gênero e sexualidade nas práticas corporais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    CORPO, CULTURA E CUIDADO DE SI: REFLEXÕES E AÇÕES EM ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal: Refletir sobre técnicas que os profissionais de saúde, têm desenvolvido para cuidarem de si mesmos, no sentido de colaborar com a construção de reflexões e ações que propiciem uma atenção ao próprio corpo e que possam contribuir com o cuidados com os outros. Essa pesquisa ancora-se na fenomenologia existencial e tem como estratégia de estudo o fenômeno situado. O grupo analisado será composto por profissionais de saúde que atuam em Estratégias de Saúde da Família em Natal/RN, mais especificamente nas Unidades de Panatis, Soledade I e Cidade Praia. Serão realizadas entrevistas por meio de questionários, exames laboratoriais e oficinas de práticas corporais e linguagens artísticas, que serão registradas por meio de observações e fotografias. Para a análise dos dados serão descritas as informações registradas e interpretadas a partir de uma matriz teórica. Dentre os produtos esperados, destaca-se: a sistematização de técnicas de cuidados, que possam contribuir com a formação inicial e continuada d. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / Ana Karenina Arraes Amorim - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Corpo desmantelado: representações da exclusão no cinema., Descrição: O presente projeto apresenta como objetivo demarcar a representação de exclusão, no que se refere ao deficiente e às questões de gênero, praticante de esporte no cinema, refletindo sobre as categorias de corpo e eficiência. Para isso trabalha com um corpus produções cinematográficas que focalizam dos corpos ?desviantes? nas praticas esportivas. As cenas selecionadas para análise abarcarão a manifestação esportiva para compor uma leitura do texto fílmico e do contexto de produção. Aponta para o debate sobre o estigma e alteridade para a compreensão do esporte para os sujeitos socialmente excluídos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Integrante.

  • 2012 - 2013

    CORPO, SAÚDE E LAZER: PRÁTICAS LÚDICAS E EXPRESSIVAS EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, Descrição: Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar estratégias de capacitação de recursos humanos para atuação em projetos integrados de lazer e saúde em duas Unidades de Saúde da Família na cidade de Natal (RN). Além disso, se propõe a fazer levantamento sobre as necessidades relacionadas às práticas corporais e linguagens artísticas para a implementação de projeto integrado de lazer e saúde, bem como o levantamento das manifestações culturais das comunidades e da existência de programas de esporte e de lazer, que podem realizações conjuntas com as Unidades de Saúde da Família. Essa pesquisa ancora-se na fenomenologia existencial e irá utilizar a estratégia do fenômeno situado. Serão realizadas entrevistas com os profissionais de saúde das USFs, por meio de questionários e registradas em gravadores, no sentido de investigarmos as dificuldades enfrentadas no cotidiano profissional que obstaculizam o desenvolvimento de iniciativas voltadas para o lazer em saúde. Após as reflexões realizadas com o diagnóstico, a partir das experiências vividas, serão construídas e desenvolvidas oficinas de práticas corporais e linguagens artísticas, que serão registradas por meio de observações e fotografias e que contribuirão para a identificação das potencialidades dos profissionais de saúde das duas USFs. Estudos que se propõe a reflexões e ações que propiciem a construção de ações intersetoriais, demanda disponibilidade de sujeitos dos referidos setores que se proponham a articulação de ações conjuntas capazes de contribuir, de alguma forma com a população, para que cada cidadão perceba que pode lutar por condições dignas de vida e garantir seus direitos à saúde e ao lazer. O desenvolvimento dessa pesquisa irá contribuir para a reflexão sobre a formação profissional, em termos de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que irá produzir reflexões e ações nas Unidades de Saúde da Família, aproximando-as da Universidade e da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / Ana Karenina Arraes Amorim - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    SAÚDE MENTAL E CULTURA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE REINSERÇÃO SOCIAL, Descrição: No contexto da saúde mental e da Reforma Psiquiátrica atualmente um dos grandes desafios está na concretização de políticas e iniciativas voltadas para a reabilitação psicossocial e a inserção social no sentido da construção de alternativas e espaços concretos que viabilizem a circulação dos usuários de serviços de saúde mental na vida social e seus projetos de vida, bem como garantam a estes o exercício da cidadania, para além dos dispositivos sanitários na cidade de Natal. Existem hoje mapeadas no Brasil 416 experiências de inclusão social pelo trabalho e iniciativas de geração de renda, cultura e arte, sendo que nenhuma delas está registrada no município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde (Brasil, 2010). O itinerário dos usuários da rede de saúde mental em Natal ainda é restrito a sua residência e aos serviços de saúde e mesmo neste as iniciativas existentes resumem-se a atividades de ocupação do tempo e que pouco contribuem na construção dos projetos de vida dos mesmos, conforme constatamos em investigações anteriores. Assim sendo, justifica-se uma pesquisa que vise mapear as iniciativas culturais e artísticas existentes informalmente na cidade envolvendo usuários da rede de saúde mental local. Entendemos que esta pesquisa pode contribuir com dados sistemáticos para o processo de reinserção social de usuários da rede de saúde mental. Assim, este projeto tem como objetivos: 1) Investigar a participação de usuários da rede de saúde mental existentes na cidade de Natal (RN) em iniciativas culturais e artísticas; 2) Identificar os espaços em que estas iniciativas se desenvolvem e mapear os recursos humanos, físicos e materiais existentes para o desenvolvimento destas iniciativas e 3) Conhecer as formas de inserção e participação de usuários de serviços substitutivos da cidade de Natal no cenário cultural e artístico da região com vistas a ocupar e produzir novos espaços sociais para a loucura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / Ana Karenina Arraes Amorim - Coordenador / Magda Dimenstein - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante.

  • 2012 - 2013

    ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO, Descrição: O termo, "Educação de Jovens e adultos" aparece pela primeira vez, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Anterior a essa, a LDB de 1971 utiliza o termo, "Ensino Supletivo". Apesar de conter alguns avanços, a LDB de 1996 ainda apresenta algumas lacunas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabemos que tratar da Educação de Jovens e Adultos implica em uma ampliação diante dos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem para os alunos desta modalidade de ensino, como também, na formação de professores que irão atuar como formadores dos mesmos. Assim, dialogar com outros Departamentos e ou Centros para ampliar nossa ação na EJA e na formação de nossos alunos vinculados as Licenciaturas. Para tanto definimos como elemento transversal para este diálogo e intervenção na EJA, a Pedagogia do Movimento que se define a partir da compreensão de que a aprendizagem humana se dá no corpo tendo o movimento com pressuposto deste processo, nesta direção, entendemos que para uma melhor aprendizagem por parte dos alunos da EJA, faz-se necessário um dialogo ampliado com o corpo desses alunos. Da mesma forma a utilização de técnicas pedagógicas que impliquem o corpo em movimento irão favorecer a prática pedagógica do professor responsável pela formação deste alunado. Sabemos que pouco se discute em nossas Licenciaturas, exceto na licenciatura em Educação Física, sobre a Pedagogia do Movimento e suas possibilidades de intervenção no processo ensino e aprendizagem, então nosso projeto propõe para as demais licenciaturas da nossa universidade mini cursos para os alunos das mesmas sobre a temática e como esta poderá contribuir na ação pedagógica dos licenciandos quando os mesmos atuarem na EJA. Estes minicursos serão de caráter gratuito para os alunos das licenciaturas. No que se refere à Pesquisa ela se caracteriza em nosso projeto como a possibilidade de mapearmos as ações pedagógicas dos professores nas mais variadas áreas de atuação na EJA, te. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / José Pereira de Melo - Integrante / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Integrante.

  • 2012 - 2013

    As práticas corporais e sua contribuição para a qualidade de vida do profissional que atua no serviço do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e do Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) do Rio Grande do Norte: cuidando do cuidador., Descrição: O Centro de Reabilitação Infantil do Rio Grande do Norte (CRI) é sem dúvida a referência no Estado quanto ao atendimento da criança e do adolescente com deficiência, foi fundado em 12 de julho de 1990, completando 20 anos agora em 2010. Apresenta um atendimento mensal de aproximadamente 4.000 pacientes, estes oriundos não somente da cidade de Natal como de várias regiões do RN. Entre técnicos, terapêutas e profissionais da medicina e da enfermagem temos um toal de aproximandamente 192 profissionais em atuação. Verificando a necessidade de expandir este atendimento foi criado há aproximadamente 4 anos o Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) com a mesma função de reabilitação de adultos e idosos com as mais diversas deficiências. Reconhecendo este cenário como extremante significativo para a saúde e cuidado das pessoas, de diversas faixas etárias, com deficiência em nosso estado, entendemos que é fundamental zelarmos e contribuirmos para a qualidade e o cuidar de si do profissional que atua nestes dois Centros. Desta forma, acreditamos que cuidar de quem cuida é melhorar não somente a condição de trabalho como de vida deste trabalhador - técnico e terapeuta - que lá estão exercendo suas funções, como também, contribuir diretamente para o fazer terapêutico e técnico no momento em que os mesmos estão atendendo o usuário tanto do CRI quanto do CRA. A associação das três dimensões caracterizadas por: Ensino, Pesquisa e Extensão fica clara em nossa proposta, quando entendemos que a discussão sobre inclusão nos Cursos de Educação Física, de Psicologia e Artes tem caráter de transversalidade nas inúmeras disciplinas que compreendem tais áreas de conhecimento. Enquanto pesquisa, caracterizamos o processo interdisciplinar que opera de forma efetiva em pesquisas que favorecem este tipo de diálogo, contribuindo de forma significativa para a formação do pesquisador e por último entendemos que a ação extensionista é observado no público alvo onde iremos desenvolver o projeto ass. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Ana Karenina Arraes Amorim - Integrante.

  • 2011 - 2011

    As práticas corporais e sua contribuição para a qualidade de vida do profissional que atua no serviço do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e do Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) do Rio Grande do Norte: cuidando do cuidador, Descrição: acreditamos que cuidar de quem cuida é melhorar não somente a condição de trabalho como de vida deste trabalhador - técnico e terapeuta - que lá estão exercendo suas funções, como também, contribuir diretamente para o fazer terapêutico e técnico no momento em que os mesmos estão atendendo o usuário tanto do CRI quanto do CRA. A associação das três dimensões caracterizadas por: Ensino, Pesquisa e Extensão fica clara em nossa proposta, quando entendemos que a discussão sobre inclusão nos Cursos de Educação Física, de Psicologia e Artes tem caráter de transversalidade nas inúmeras disciplinas que compreendem tais áreas de conhecimento. Enquanto pesquisa, caracterizamos o processo interdisciplinar que opera de forma efetiva em pesquisas que favorecem este tipo de diálogo, contribuindo de forma significativa para a formação do pesquisador e por último entendemos que a ação extensionista é observado no público alvo onde iremos desenvolver o projeto associado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Ana Karenina Arraes Amorim - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Educação Física e o processo de inclusão escolar: organização do trabalho pedagógico de professores do ensino básico., Descrição: Nossa pesquisa se caracteriza por uma investigação, compreensão e possibilidades metodológicas na ação pedagógica dos professores de Educação Física que atuam na rede de Ensino Básico do município de Natal, especificamente no que se refere a inclusão da criança e do adolescente com deficiência. Nesta direção entendemos que discutir a função social, educacional e cidadã da educação Física enquanto possibilidade de inclusão para as crianças e adolescentes com deficiência que frequentam o Ensino Básico, se faz necessária e urgente. Nesta direção acreditamos que posssamos colaborar com nossa pesquisa para a ampliação do olhar diante da deficiência na prática pedagógica da Educação Física, na formação do aluno que está inserido na Graduação de Educação Física, como também, em trablhos futuros de pós graduação voltados para esta temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / José Pereira de Melo - Integrante / ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Integrante / MARGARETH DE VASCONCELOS MONTEIRO - Integrante.

  • 2010 - 2011

    VISIBILIDADES DO CORPO E DA CULTURA DE MOVIMENTO, Descrição: Esse projeto visa dar continuidade e aprofundar os resultados obtidos com a pesquisa sobre o corpo na cidade que temos desenvolvido desde 2007. A cidade coloca em cena e exige novos modos de vida que atingem a família, o trabalho, o descanso, as necessidades fisiológicas, o lazer, a educação, as imagens do corpo, das práticas corporais. A pesquisa tem como principal objetivo produzir, analisar e arquivar imagens das práticas corporais realizadas nos espaços públicos e privadas da cidade, assim como imagens cinematográficas, buscando-se construir uma rede de significados relacionados aos usos e investimentos do corpo e a configuração de uma cultura de movimento urbana. Pretende-se criar um Laboratório com equipamentos audiovisuais que dê suporte a essas e outras pesquisas dessa natureza. A pesquisa é de natureza fenomenológica, combinando a reflexão filosófica com indicadores sociais, fotografias, vídeos, cinema e depoimentos públicos. Como técnica de pesquisa será utilizada a produção e a análise de imagens relacionadas ao corpo e a cultura de movimento na cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Integrante / José Pereira de Melo - Integrante / ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - Integrante / TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA - Coordenador / ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS - Integrante / MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES - Integrante.

  • 2010 - 2010

    CORPO E DESINSTITUCIONALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: CONSTRUINDO PRÁTICAS DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL, Descrição: A reforma psiquiátrica brasileira é um processo social que visa à desconstrução de saberes, discursos e práticas que sustentam a loucura reduzida à doença mental e o hospital psiquiátrico como a principal referência da atenção em saúde mental. Tal processo vem sendo construído há muitos anos e tem se constituído de modo complexo e repleto de desafios. Dentre estes desafios, destacamos a necessidade de avançar na dimensão sócio-cultural do processo de desinstitucionalização, sobremaneira nas estratégias e práticas de reabilitação psicossocial e reinserção social, construídas a partir do convívio cotidiano dos usuários de serviços de saúde mental na circulação pelas cidades e reapropriação do seu corpo enquanto sujeito. Nesse sentido, as práticas corporais ao longo do processo de desospitalização de crônico-moradores de hospitais psiquiátricos podem constituir ferramentas de cuidado nesse processo. Por isso, pretendemos investigar as práticas de desinstitucionalização que vem sendo efetivadas junto a esses usuários e propor práticas corporais aliadas as mesmas como forma de potencializar o processo de desinstitucionalização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador / Ana Karenina Arraes Amorim - Integrante / Karenine de Oliveira Porpino - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2008

    Memória - estratégias interdisciplinares para o estudo na criança, Descrição: Pesquisa interdisicplinar, envolvendo 10 cursos da área da Saúde da Universidade Potiguar, com professores e bolsistas destes cursos. Atua como participante da pesquisa com mais 3 alunas do curso de Psicologia e uma de Educação Física. Atuamos com avaliação e intervenção Psicomotora com crianças entre 7 e 10 anos do ensino público do Estado do Rio Grande do Norte, que apresentam dificuldades de aprendizagem a partir da dificuldade de memorização e atenção. Tempo da Pesquisa - Fevereiro de 2008 até dezembro de 2008.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Grupo de Pesquisa Universidade Inclusiva - coordenação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Aparecida Dias - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Amiga da Turma - 2008.1- Curso de Terapia Ocupacional, Universidade Potiguar.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física. , Av Salgado Filho s/n, 59000-000 - Natal, RN - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, II, III e IV

  • 02/2020

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Futebol

  • 11/2019

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Educação Física.

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE.

  • 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROEF.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em REDE (PROEF/UFRN).

  • 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, MEMBRA DO CONSELHO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.

  • 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEDIS.,Cargo ou função, Examinadora da regularidade formal das inscrições e analisadora do curriculo vitae dos inscritos para tutor à distância.

  • 03/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PIBID Educação Física Descrição: O PIBID Educação Física -Licenciatura - da UFRN vem atuando sob minha coordenação desde o segundo semestre de 2012. E atualmente atuamos em cinco escolas públicas no município de Natal/RN .

  • 01/2013

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Práticas Corporais e Ludicidade de Departamento de Educação Física da UFRN.

  • 01/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.,Atividade realizada, Vice-coordenadora do GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileira de Ciências do Esporte - CBCE.

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Monitoria vinculada a Pro-reitoria de Graduação da UFRN.

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Física da UFRN.

  • 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Visita técnica à trabalho do Programa de Licenciaturas Internacionais.

  • 01/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação Física, Departamento de Educação Física.,Atividade realizada, Vice-coordenadora do PRODOCÊNCIA.

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação Física, Departamento de Educação Física.,Atividade realizada, Membro Avaliador da Equipe colaboradora do Projeto de acompanhamanto Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo, da Secretaria Nacional de Esporte Educacional - SNEE.

  • 01/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação Física, Departamento de Educação Física.,Atividade realizada, Membro Efetivo do Programa de Formação Continuada para Professores de Artes e Educação Física - PAIDEIA.

  • 01/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCACAO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATELIÊ ARTICULADOR DE SABERES II - 40 h

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATELIÊ ARTICULADOR DE SABERES II

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Curso de Pós Graduação em Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO PESSOAL VIII

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Curso de Pós Graduação em Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA II

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado IV

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Psicomotricidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação pessoal IV

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física do Ensino Médio

  • 12/2015 - 11/2017

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Educação Física da UFRN.

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no Ensino Infantil, Estágio Supervisionado I, Psicomotricidade

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física adaptada

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Psicomotricidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação pessoal I, Formação pessoal II

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Adaptada, Educação Física Inclusiva, Educação Física no ensino fundamental

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de orientação de dissertação II

  • 03/2014 - 12/2016

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenadora do projeto PIBID Educação Física / UFRN - Biênio 2014/2016.

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPE0003 - Seminário de orientação de dissertação I - T01, PPE0105 - Seminário: educação de pessoas com necessaidades especiais II - T01

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no ensino infantil, Psicomotricidade, Educação física adaptada, Educação Física no ensino fundamental

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Adaptada, Educação Física no ensino fundamental

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Educação Física no Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado IV, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física o Ensino Médio

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no esnino Infantil, Estágio supervisionado I, Estágio supervisionado III, Psicomotricidade, Trabalho de Conclusão de curso I e II

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no ensino fundamental

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa, Serviço de saúde, cidadania e trabalho

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Educação Física no Ensino Fundamental

  • 02/2014 - 08/2014

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no Ensino Infantil, Psicomotricidade, Estágio supervisionado I, Estágio supervisionado III

  • 02/2014 - 08/2014

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Infantil

  • 08/2012 - 02/2014

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenadora do Projeto do PIBID Educação Física.

  • 08/2012 - 02/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PIBID Educação Física Descrição: O PIBID Educação Física -Licenciatura - da UFRN vem atuando sob minha coordenação desde o segundo semestre de 2012. Atuamos em duas escolas, sendo uma Municipal - Natal/RN e uma Estadual - Natal/ RN.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Educação Física no ensino fundamental

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação física inclusiva

  • 08/2013 - 12/2013

    Estágios , Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado II.

  • 08/2013 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.,Cargo ou função, Parecerista do XVIII Congresso BRasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Comunicação oral e pôster) - Grupo de Traballho Temático Inclusão e Diferença - De 02 a 07 de agosto de 2013.

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no ensino infantil, Psicomotricidade

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Educação Física a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva

  • 05/2011 - 04/2013

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Educação Física - UFRN.

  • 12/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Analisadora dos relatórios de estágio Supervisionados do curso de Educação Física.

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Psicomotricidade

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Didática da Educação Física - turma 2, Educação Física no ensino infantil, Educação Física inclusiva

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Artes e Corporeidade na Escola

  • 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEDIS.,Cargo ou função, Membro da Comissão do Projeto Pedagógico e implantação do curso de licenciatura em Educação Física a Distância.

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Educação Física da UFRN..

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Educação Física e projeto pedagógico, Educação Física no ensino infantil

  • 10/2011 - 11/2011

    Ensino, Pedagogia do Movimento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pedagogia do Movimento e educação Inclusiva, Ensino de Educação Física na Infância

  • 09/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.,Cargo ou função, Parecerista no XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte - Grupo temático: Atividades física e saúde.

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Educação Física no ensino fundamental, Educação Física no ensino infantil

  • 06/2010 - 07/2011

    Direção e administração, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenadora da Especialização Corpo, Saúde e Sociedade / DEF/ UFRN.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física e projeto pedagógico, Educação Física no ensino infantil, Educação Física no ensino médio

  • 08/2010 - 09/2010

    Ensino, Ensino da Educação Física na Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva na Educação Física Escolar

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Didática da Educação Física - turma 2, Educação Física no ensino Fundamental, Educação Física no ensino Médio

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no Ensino Médio, Educação Física no Ensino Infantil

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva na Educação Física Escolar

2008 - 2009

Universidade Potiguar

Vínculo: Administrativo - Direção Adjun, Enquadramento Funcional: Direção Adjunta Educação Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Direção Adjunta do Curso de Educação Física

1999 - 2009

Universidade Potiguar

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da graduação em Psicologia, Carga horária: 20

2007 - 2008

Universidade Potiguar

Vínculo: Direção Adjunta, Enquadramento Funcional: Curso de Enfermagem, Carga horária: 22

2006 - 2008

Universidade Potiguar

Vínculo: TNS, Enquadramento Funcional: Laboratório de Apoio Pedagógico, Carga horária: 20

2006 - 2008

Universidade Potiguar

Vínculo: Comissão de seleção Docente, Enquadramento Funcional: Subordinado à Reitoria, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade Potiguar

Vínculo: Direção de Curso, Enquadramento Funcional: Direção do Curso Terapia Ocupacional, Carga horária: 32

Atividades

  • 01/2009 - 07/2009

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 01/2009 - 07/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Inclusão, Psicomotricidade, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 07/2008 - 07/2009

    Direção e administração, UnP.,Cargo ou função, Diretora Adjunta do Curso de Educação Física.

  • 07/2008 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UnP.,Cargo ou função, Vice presidente do Conselho de Curso do Curso de Educação Física.

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação Física, Trabalho de Conclusão de Curso, Metdologia do Ensino da Ginástica, Estágio Supervisionado II, Educação Física para portadores de necessidades especiais, Didática da Educação Física

  • 01/2008 - 06/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Psicomotricidade

  • 01/2008 - 06/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano, Aprendizagem e Controle Motor

  • 07/2007 - 12/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Excepcional

  • 07/2007 - 12/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 07/2007 - 12/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano

  • 07/2006 - 12/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jogos e Recreação

  • 01/2007 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Fundamentos da Psicomotricidade, Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

  • 01/2007 - 06/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 07/2006 - 12/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II, Psicologia do Excepcional

  • 01/2006 - 06/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Psicomotricidade

  • 01/2006 - 06/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física na Educção Infantil e no Ensino Fundamental - 40 h

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Excepcional, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Jogos e Recreação

  • 01/2005 - 06/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - Projeto

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 08/2002 - 07/2004

    Ensino, Ensino Fundamental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de Curso, Psicomotricidade no Ensino Fundamental

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 07/2002 - 12/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 04/2001 - 05/2001

    Ensino, Psicomotricidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corpo e movimento I

  • 07/2000 - 12/2000

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade em Fonoaudiologia

  • 02/1999 - 06/1999

    Extensão universitária , Cursos de Férias.,Atividade de extensão realizada, Vivências corporais - desenvolvimento grafomotor - O corpo na escola.

2003 - 2009

Clínica Anthropos

Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora Técnica, Carga horária: 10

Outras informações:
Na clínica anthropos desenvolvemos uma trabalho interdisciplinar com ênfase na pessoa e sua possibilidades. Oferecemos atendimentos nas áreas como Psicologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Fisioterapia, Psicopedagogia e Terapias complementares, como shiatysu, auriculoterapia, crochetagem, massoterapia, moxabustão e acupuntura. Como diretora desenvolvo um trabalho interdisciplinar onde procuro estabelecer um diálogo entre as áreas e técnicas vivenciadas, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das pessoas que nos procuram, independente da faixa etária. Nosso site é www.centroanthropos.com.br

1991 - 1996

Estilo Escola de Natação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 30