José Carlos Mota
Graduado no curso de Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Informática também pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui sólida experiência profissional, totalizando mais de 20 anos, tendo trabalhado em diversas empresas como (CIAP, Brascom, Digirede, Labo Eletrônica e Banco Nacional) empresas essas de médio e grande porte do eixo Rio/São Paulo, onde desenvolveu e administrou vários projetos da área de informática. Lecionou por um ano e meio (1,5 anos) na Universidade Estadual da Paraíba como professor visitante lotado no Departamento de Matemática e Estatística as disciplinas de Introdução a Informática e Métodos Numéricos. Posteriormente passou a lecionar na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) por dois anos (2 anos), exercendo o cargo de professor titular do Curso de Bacharelado em Informática, onde lecionou na graduação (Redes de Computadores, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Teleprocessamento, Projeto de Sistemas Operacionais e Sistemas Distribuídos e Paralelos) e na pós-graduação ministrou a disciplina: Informática e Sistemas de Informações Gerenciais. Posteriormente, retornou a lecionar na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) como professor efetivo/dedicação exclusiva, onde presidiu uma equipe que elaborou o plano pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação e foi o coordenador deste curso por duas gestões. Recentemente, concluiu doutorado em Recursos Naturais na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Recursos Naturais
2008 - 2012
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Um Sistema de Informações Adaptativo as Necessidades de Caracterização de Bacias Hidrográficas
Wilson Fadlo Curi. Palavras-chave: Sistema de Informações; Metrologia; Bacia Hidrográfica; Indicadores; Recursos Hídricos.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal.
Mestrado em Informática
1995 - 1997
Universidade Federal da Paraíba
Título: Gerenciamento de Desconexões Planejadas em Redes Móveis,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Redes de Computadores; Redes Móveis (Mobile Networks); Protocolos de Comunicação; Espectro Eletromagnético; Sistemas de Telefonia Celular; Comunicações via Satélite. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores / Especialidade: Sistemas Via Satélite. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores / Especialidade: Redes Móveis. Setores de atividade: Informática.
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação
1980 - 1984
Universidade Federal da Paraíba
Título: Mini Sistema de Gerência de Banco de Dados
Orientador: Marcos da Costa Sampaio
Formação complementar
1996 - 1996
Introdução à Linguagem JAVA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores/Especialidade: Redes Móveis.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores/Especialidade: Redes de Computadores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores/Especialidade: Sistemas Distribuídos.
Participação em eventos
I International Congress On Subsurface Environment. Características e Impactos Ambientais Causados Pelos Resíduos Sólidos: Uma Visão Conceitual. 2009. (Congresso).
Simpósio de Construções Rurais e Ambiência - Bem estar animal e sustentabilidade ambiental. 2009. (Simpósio).
III EnPAC - Encontro de Produção Acadêmico-Científica - FACISA-FCM-ESAC.Diagnóstico Ambiental e Tecnológico da Microbacia do Riacho da Igreja de Cabaceiras - PB. Uma Contribuição a essa Mesoregião.. 2009. (Encontro).
III Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba: Extensão, Educação e Desenvolvimento Regional.Perspectivas, desafios e impactos do uso da nanotecnologia em benefício do Meio Ambiente e do homem: uma visão global. 2008. (Encontro).
III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação-construindo novas trilhas. 2007. (Seminário).
IV SPCT - Semana Pedagógica Científica e Tecnológica / I Jornada Regional.Minicurso de Java. 2006. (Simpósio).
I Encontro de Software Livre da Paraíba. 2006. (Encontro).
Erecomp-PB / Encasol 2006. 2006. (Encontro).
International Seminar on Software Design. 2004. (Seminário).
III Semana Pedagógica - Ciência e Tecnologia do CCT da UEPB..Internet 2 - Nova Geração: Perspectiva e Futuro. 2004. (Simpósio).
III Semana Pedagógica - Ciência e Tecnologia do CCT da UEPB..Conceitos de Videoconferência em Educação à Distância. 2004. (Simpósio).
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2001. (Congresso).
I Encontro Interdisciplinar do Curso de Ciências Contábeis. 2001. (Encontro).
II Congresso Científico: A questão Amazônica Perspectivas para o Próximo Século. Redes de Alta Velocidade. 2000. (Congresso).
I Congresso Internacional de Políticas para o Desenvolvimento. Extranet e Redes Privadas Virtuais. 2000. (Congresso).
XX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. 2000. (Congresso).
I Seminfo/RO - I Seminário de Informática de Rondônia. 2000. (Seminário).
I Congresso Internacional Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humano. Infra-Estrutura e Avaliação de Propostas para Alteração dos Protocolos TCP/IP em Redes Móveis. 1999. (Congresso).
I Congresso Científico: Pensando a Universidade para o Século XXI, II Salão de Iniciação Científica. Infra-Estrutura e Avaliação de Propostas para Alteração dos Protocolos TCP/IP em Redes Móveis. 1999. (Congresso).
I Semana Pedagógico-Científica do CCT da UEPB.O Computador e o Ensino da Matemática/Redes de Computadores. 1998. (Simpósio).
VII Simpósio de Computadores Tolerantes a Falhas. 1997. (Simpósio).
I Ciclo de Palestras em Informática. 1996. (Simpósio).
V SBRC (Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores). 1987. (Congresso).
III SBRC (Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores). 1985. (Congresso).
I Seminário de Processamento de Dados da Paraíba. 1983. (Seminário).
II Simpósio de Computação. 1983. (Simpósio).
1a Escola Nordestina de Pesquisa Operacional. 1980. (Simpósio).
Participação em bancas
MOTA, José Carlos. Equidade, justiça ambiental e empreendimentos energéticos: estudo das relações quanto à comunidade do cumbe (Aracati/CE) e o parque eólico bons ventos. 2015. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.
MOTA, José Carlos; MOTA, Marinalva da Silva. A Importância da Informática no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos; MOTA, Marinalva da Silva. Informática Educativa: Desafios e Perspectivas para o Educador. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Uma visão técnica e pedagógica das implicações do uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALENCAR, V. C.MOTA, José Carlos. Desenvolvimento de um sistema de informação para armazenamento de imagens termográficas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Vulnerabilidades em Redes Windows. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
BARRETO, A. B.;MOTA, José Carlos. Inclusão digital docente e a formação de professores no distrito de Mororó no Município de Barra de Santana-PB - Uma adaptação da primeira etapa do Proinfo Integrado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOARES, A. B.;MOTA, José Carlos. Modelagem de um aplicativo M-HEALTH para auxílio ao diagnóstico e cuidados em pacientes com fadiga oncológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
SANTOS, Y. F.; ALBUQUERQUE, A. C.; SANTIAGO, Z. M. A.;MOTA, José Carlos. Inclusão Digital Interacional: Aproximando a Universidade da Comunidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. O uso dos blogs no contexto educacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Desenvolvimento de Aplicações baseadas em Objetos Distribuídos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil.
MOTA, José Carlos. Protótipo de um Sistema para controlar acesso ao servidor de Rede. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil.
MOTA, José Carlos. Sistema de Controle e Acompanhamento de Ordem de Serviços em Ambiente LINUX. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil.
SCHERER, D.; BARBOSA, P. E.;MOTA, José Carlos. Edital 001/2015. 2015. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Edital 001/2014. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.
SCHERER, D.; MELO, D.;MOTA, José Carlos. Álgebra de Boole, Mapas de Karnaugh e circuitos Combinacionais. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.
ALENCAR, V. C.; MELO, D.;MOTA, José Carlos. Linguagem de Programação e Informática Básica. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Edital No. 001/2013. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Edital No. 005/2013. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Edital No. 004/2013. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Software Educacional e Linguagem de Programação para Educação. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Linguagem de Programação e Compiladores. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Compiladores e Organização de Arquivos. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Matemática Computacional. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Arquitetura de Computadores e Engenharia de Software. 2006. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Computação. 2006. Universidade Estadual da Paraíba.
MOTA, José Carlos. Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes em Estágio Probatório. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.
Orientou
Projeto para treinamento de funcionários em uma empresa de médio porte utilizando uma plataforma de ensino a distância; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José Carlos Mota;
Protótipo de Software Educativo: Estudo de Caso de Língua Inglesa I; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: José Carlos Mota;
Estudo Comparativo entre Padrões de Redes de Alta Velocidade; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: José Carlos Mota;
Extranets Corporativas como Solução para o Legado das Redes Tradicionais em Pequenas e Médias Empresas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: José Carlos Mota;
Comunicações Móveis e os Sistemas de Terceira Geração; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: José Carlos Mota;
Análise de Soluções de Acesso para Redes Corporativas de Pequenas e Médias Empresas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: José Carlos Mota;
Segurança em Redes de Computadores em Internet-Intranet com Estudo de Caso dos Sistemas UNIX-LINUX; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: José Carlos Mota;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO, M. S. ; ALMEIDA, M.M. ; FORMIGA, A. S. ; MOTA, José Carlos ; QUEIROZ, V. S. . Aplicação da metodologia da superfície de resposta para otimização da fermentação alcoólica do soro de queijo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 9, p. 190-197, 2014.
-
MOTA, José Carlos ; ALMEIDA, M.M. ; MOTA, M. S. ; MOTA, M. S. ; ALENCAR, V. C. . Estudo da complexidade ambiental visando o conhecimento interdisciplinar dos saberes e da educação ambiental. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 9, p. 07-11, 2014.
-
MOTA, José Carlos ; CURI, W. F. ; ALMEIDA, M.M. ; ALENCAR, V. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO PARA O PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS EM NÍVEL DE BACIA HIDROGRÁFICA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 6, p. 201-215, 2011.
-
ALMEIDA, M.M. ; SILVA, F. L. H. ; CONRADO, L. S. ; MOTA, José Carlos ; FREIRE, R. M. M. . ESTUDO CINÉTICO E CARACTERIZAÇÃO DA BEBIDA FERMENTADA DO Cereus jamacaru P. DC.. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 6, p. 176-183, 2011.
-
MOTA, José Carlos ; ALMEIDA, M.M. ; ALENCAR, V. C. ; Lopes, I. V. ; CURI, W. F. . Desenvolvimento de uma aplicação com a finalidade de manter uma base de dados aplicada a um sistema de suporte a decisão em recursos hídricos. Engenharia Ambiental (Online) , v. 8, p. 1-17, 2011.
-
MOTA, José Carlos ; ALMEIDA, M.M. ; ALENCAR, V. C. ; CURI, W. F. . IMPACTOS E BENEFÍCIOS AMBIENTAIS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DOS BIOCOMBUSTÍVEIS: UMA VISÃO GLOBAL. Engenharia Ambiental (Online) , v. v. 6, p. 220-242, 2009.
-
ALENCAR, V. C. ; MOTA, José Carlos ; CURI, W. F. ; GALVÃO, C. O. . Um sistema de suporte a decisão para o gerenciamento de recursos hídricos: um estudo de caso dos açudes de boqueirão e acauã. Engenharia Ambiental (Online) , v. 5, p. 129-140, 2008.
-
ALMEIDA, M.M. ; TAVARES, D. P. S. A. ; ROCHA, A. S. ; OLIVEIRA, L. S. C. ; SILVA, F. L. H. ; MOTA, José Carlos . Cinética da Produção do Fermentado do Fruto do Mandacaru. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 8, p. 35-42, 2006.
-
MOTA, José Carlos . Computabilidade e Aprendizagem Automática. Revista Rates Ulbra, Rondônia - RO, v. 1, p. 1-17, 2000.
-
MOTA, José Carlos ; ALMEIDA, M.M. ; ALENCAR, V. C. . Dicionário de Recursos Naturais. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2015. v. 1. 152p .
-
MOTA, José Carlos . Sistema de Informações de Caracterização de Bacias Hidrográficas. 1. ed. Novas edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 260p .
-
MOTA, José Carlos ; ALMEIDA, M.M. ; ALENCAR, V. C. ; CURI, W. F. . Dicionário de Computação e Informática. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010. 208p .
-
ARAUJO, S. L. M. ; WANDERLEY JUNIOR, L. L. ; ARAUJO, M. S. ; MOTA, M. M. A. ; MOTA, José Carlos ; QUEIROZ, V. S. . APROVEITAMENTO DE SORO DE QUEIJO NA OBTENÇÃO DE ETANOL NEUTRO. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 2015, FORTALEZA. XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS. v. 1. p. 1-5.
-
PARENTE, G. D. L. ; ARAUJO, S. L. M. ; MOTA, M. M. A. ; MOTA, José Carlos ; SILVA, C. G. ; QUEIROZ, V. S. . PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA AGUARDADENTE DE ABACAXI PÉROLA. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 2015, FORTALEZA. XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015. v. 1. p. 1-5.
-
ALMEIDA, M.M. ; MOTA, José Carlos ; SILVA, F. L. H. ; CONRADO, L. S. . Avaliação Fisico-Química e Cromatográfica da Bebida Fermentada de Mandacaru. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011. v. CD. p. 1-6.
-
ALMEIDA, M.M. ; MOTA, José Carlos ; SILVA, F. L. H. ; CONRADO, L. S. . Estudo do Enriquecimento Nutricional do Mandacaru por Fermentação Semi-Sólida Utilizando o Tambor Rotativo. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011. v. CD. p. 1-6.
-
Lopes, I. V. ; RONY, L. L. ; MARCELLO, B. B. F. ; MOTA, José Carlos ; CURI, W. F. . Aplicação do Webmapping mapserver para estudos acadêmicos de recursos hídricos: o caso da bacis experimental de S. J. do Cariri. In: X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010, Fortaleza. X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010. v. 1. p. 1-18.
-
MOTA, José Carlos ; SOUZA, V. G. ; ANDRADE, J. R. R. ; BARACUHY, J. G. V. ; NETO, S. F. . Diagnóstico Ambiental e Tecnológico da Microbacia do Riacho da Igreja de Cabaceiras - PB. Uma Contribuição a essa Mesoregião.. In: III EnPAC - Encontro de Produção Acadêmico-Científica, 2009, Campina Grande. III EnPAC - Encontro de Produção Acadêmico-Científica, 2009.
-
ALMEIDA, M.M. ; SILVA, F. L. H. ; OLIVEIRA, L. S. C. ; MOTA, José Carlos ; Rosa Maria Mendes Freire ; Beatriz Cavalcante Amorim . Produção e Caracterização do Fermentado Acético do Fruto do Mandacaru. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal. XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009.
-
ALMEIDA, M.M. ; SILVA, F. L. H. ; OLIVEIRA, L. S. C. ; MOTA, José Carlos ; Rosa Maria Mendes Freire . Cinética da Produção e Caracterização da Bebida Fermentada do Fruto do Mandacaru. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal. XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009.
-
MOTA, José Carlos ; ALMEIDA, M.M. ; ALENCAR, V. C. ; CURI, W. F. . Características e Impactos Ambientais Causados Pelos Resíduos Sólidos: Uma Visão Conceitual. In: I International Congress On Subsurface Environment, 2009, São Paulo. I International Congress On Subsurface Environment. São Paulo: ABAS, 2009. v. CD. p. 1-15.
-
ALENCAR, V. C. ; MOTA, José Carlos ; SANTOS, V. ; VIEIRA, A. S. ; CURI, W. F. . Multiobjective Comparative Analysis Between an Organic Production System and a Conventional Production System. In: Multiobjective Comparative Analysis Between an Organic Production System and a Conventional Production System, 2009, Rosario. Multiobjective Comparative Analysis Between an Organic Production System and a Conventional Production System, 2009. v. v1. p. 1-17.
-
ALENCAR, V. C. ; MOTA, José Carlos ; SANTOS, V. ; VIEIRA, A. S. ; CURI, W. F. . ANÁLISE DE OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO, VISANDO A SUSTENTABILIDADE NO USO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA CONVENCIONAL E ORGÂNICA. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande - MS. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009. v. v1. p. 1-14.
-
ALENCAR, V. C. ; MOTA, José Carlos ; SANTOS, V. ; VIEIRA, A. S. ; CURI, W. F. . ESTUDO DO PLANEJAMENTO DE UM PERÍMETRO IRRIGADO COM UM MIX DE CULTURAS DE MANEJO ORGÂNICO E CONVENCIONAL UTILIZANDO OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO. In: 7o Congresso Brasileiro de Agroinformática - Agroinformática e a sustentabilidade do agronegócio e dos recursos naturais, 2009, Viçosa-MG. 7o Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2009. v. v1. p. 1-5.
-
MOTA, José Carlos ; ALENCAR, V. C. ; CURI, W. F. . Perspectivas, desafios e impactos do uso da nanotecnologia em benefício do Meio Ambiente e do homem: uma visão global. In: III Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba: Extensão, Educação e Desenvolvimento Regional, 2008, Campina Grande. III Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba, 2008.
-
ALENCAR, V. C. ; MOTA, José Carlos ; CURI, W. F. ; GALVÃO, C. O. . UM SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO PARA O GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO DE CASO DOS AÇUDES DE BOQUEIRÃO E ACAUÃ. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador. Gestão de recursos hídricos: instrumentos e práticas, 2008.
-
ALMEIDA, M.M. ; MOTA, José Carlos ; Martins, M. M. A. ; SILVA, F. L. H. ; CONRADO, L. S. . Caracterização Físico-Química da Polpa, Casca e Semente do Fruto do Mandacaru. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Recife. III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Recife-PE: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/PE, 2011. p. 1-3.
-
ALENCAR, V. C. ; MOTA, José Carlos ; SANTOS, V. ; VIEIRA, A. S. ; CURI, W. F. . Análise comparativa multiobjetivo entre dois sistemas (convencional e orgânico) de produção agrícola. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA) / Petrolina (PE). XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009.
-
MOTA, José Carlos ; ALENCAR, V. C. ; CURI, W. F. ; SANTOS, D. S. ; SILVA, N. C. ; FARIA, E. E. V. . A DECISION SUPPORT SYSTEM FOR MANAGEMENT OF WATER RESOURCES. In: International Conference of Agricultural Engineering XXXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola ASABE ILES VIII, 2008, Foz do Iguaçu. A5 Interdisciplinary Issues, 2008.
-
MOTA, José Carlos . Extranet e Redes Privadas Virtuais. In: I Congresso Internacional de Políticas para o Desenvolvimento, 2000, Manaus. Anais do Congresso. Manaus: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, 2000.
-
MOTA, José Carlos . Redes de Alta Velocidade. In: II Congresso Científico: A questão Amazônica Perspectivas para o Próximo Século, 2000, Ji-Paraná - RO. II Congresso Científico A Questão Amazônica- Perspectivas para o Próximo Século, 2000.
-
MOTA, José Carlos . Infra-Estrutura e Avaliação de Propostas para Alteração de Protocolo em Redes Móveis. In: I Congresso Internacional da UNIPEC, 1999, Porto Velho. Anais do Congresso. Porto Velho - RO: UNIPEC, 1999.
-
MOTA, José Carlos . Infra-Estrutura e Avaliação de Propostas para Alteração dos Protocolos TCP/IP em Redes Móveis. In: I Congresso Científico: Pensando a Universidade para o Século XXI, II Salão de Iniciação Científica, 1999, Ji-Paraná - RO. I Congresso Internacional Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, 1999.
-
MOTA, José Carlos . Conceitos sobre Videoconferência em Educação à Distância. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, José Carlos . Internet-2 - Nova Geração, Perspectivas e o Futuro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, José Carlos . Redes de Alta Velocidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, José Carlos . O Computador e o Ensino da Matemática/Redes de Computadores. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MOTA, José Carlos . Implatanção-Configuração dos Equipamentos Cisco 4500M, Stratacom IGX8 e Motorola 6550-6525-V200. 1997.
MOTA, José Carlos . Geranciamento e Operação da Rede do Serpro. 1997.
MOTA, José Carlos . Apresentação dos seguintes cursos e palestras (Unix, C, Informix-4GL, Introdução a Redes de Computadores, MS-DOS, Word, etc.. 1990.
MOTA, José Carlos . Implantação dos produtos (SCO-UNIX-XENIX, SCO-TCP-IP, SCO-NFS, Novell-NetWare e Informix. 1995.
MOTA, José Carlos . Pesquisa e Avaliação dos seguintes Softwares (UNIX, OS-2, etc.). 1991.
MOTA, José Carlos . Informática Educativa e Ensino de Física. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOTA, José Carlos . Informática e Sistemas de Informações Gerenciais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia. , Av. das Baraunas, 351, Bodocongó, 58100-000 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 33153342, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - 1984
Centro de Aperfeiçoamento Profissional S C LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática, Carga horária: 40
Atividades
-
09/1983 - 05/1984
Ensino, Introdução a Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Programação na Linguagem BASIC, Introdução a algoritmos e Informática
-
09/1983 - 05/1984
Treinamentos ministrados , Setor de Ensino e Desenvolvimento de Sistemas, .,Treinamentos ministrados, Ensino de Introdução a Informática, Desenvolvimento de Sistemas particulares
2002 - Atual
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vinculado ao Departamento de Computação
1998 - 1999
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Computação Aplicada à Ciência, Computação e Introdução à Computação.
Atividades
-
02/2007
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação II, Pesquisa Aplicada, Sistemas Operacionais
-
09/2003
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Supervisor de um dos Laboratórios de Computação.
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação III
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação II
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação III
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação II (Java), Pesquisa Aplicada, Prática de Ensino de Computação V, Prática de Ensino de Computação VI
-
09/2006 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Seleção de Professor Substituto da Matéria Computação.
-
02/2006 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Seleção de Professor Substituto para a Matéria Arquitetura de Computadores e Engenharia de Software.
-
10/2003 - 12/2005
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Computação.
-
09/2003 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
02/2004 - 07/2005
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Microinformática
-
09/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da III Semana Pedagógica do CCT.
-
07/2002 - 12/2003
Ensino, Diversos Cursos da Instituição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Aplicada a Ciências, Computação (Matemática Computacional)
-
05/2003 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologia, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Elaboração do Plano Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação.
1999 - 2001
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Vinculado ao Departamento de Informática
Atividades
-
07/1999 - 06/2001
Direção e administração, Departamento de Informática, Empresa Júnior de Informática.,Cargo ou função, Supervisor da Empresa Júnior de Informática.
-
07/1999 - 06/2001
Direção e administração, Departamento de Informática, Coopex.,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial do ILES (ULBRA).
-
07/1999 - 06/2001
Direção e administração, Departamento de Informática, Coopex.,Cargo ou função, Membro da Comissão do II Congresso Científico.
-
07/1999 - 06/2001
Direção e administração, Departamento de Informática, Ulbra de Porto Velho.,Cargo ou função, Membro da Equipe de Professores avaliada pelo MEC.
-
07/1999 - 06/2001
Ensino, Bacharelado Em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Projeto de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Teleprocessamento
-
07/1999 - 06/2001
Ensino, Administração e Estratégia Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Informática e Sistemas de Informações Gerenciais
-
07/1999 - 06/2001
Extensão universitária , Departamento de Informática, Setor de Redes de Computadores.,Atividade de extensão realizada, Curso de Linux.
1989 - 1991
Banco NacionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Sistemas, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1989 - 09/1991
Serviços técnicos especializados , Setor de Telecomunicações, Desenvolvimento de Sistemas.,Serviço realizado, Controle de Estoque Interligado a nível de Brasil.
-
10/1989 - 09/1991
Treinamentos ministrados , Setor de Telecomunicações, Setor de Treinamento.,Treinamentos ministrados, Palestras e Mini-cursos de Redes, Sistemas Operacionais, entre outros.
1988 - 1989
Labo Eletrônica S AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Software Básico, Carga horária: 40
Atividades
-
09/1988 - 10/1989
Serviços técnicos especializados , Setor de Software Básico, Porte do Unix.,Serviço realizado, Projetista Responsável pelo Porte do UNIX(REGULUS) para máquina Motorola.
1985 - 1988
Digirede Informática LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Software Básico, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1985 - 07/1988
Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento de Software, Unidade de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.,Serviço realizado, Integração de Sistemas Unix-Like-Regulus.
1984 - 1985
Brascom Computadores Brasileiros LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Software, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1984 - 06/1985
Serviços técnicos especializados , Setor de Atendimento Ao Cliente, Implantação de Software e Atendimento Ao Cliente.,Serviço realizado, Instalação de diversos Softwares.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Carlos Mota e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?