Deborah Cardoso da Cruz

Engenheira de Produção Civil pelo CEFET-MG (2017) e Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UnB (2019). Professora nos cursos de Edificações e de Engenharia Civil do IFMG campus Santa Luzia desde abril de 2020. No setor privado, atua como analista de segurança de barragens do setor hidrelétrico nacional desde agosto de 2019.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos

2017 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Identificação de áreas potencialmente inundáveis associadas à ruptura hipotética da barragem Santa Maria em decorrência de,Ano de Obtenção: 2019
Dirceu Silveira Reis Júnior.Coorientador: Calvin T. Creech. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ruptura hipotética de barragem; modelagem hidrodinâmica; propagação da onda de inundação; mapa de inundação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica / Especialidade: Hidrologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia de Produção Civil

2010 - 2017

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Verificação da Qualidade de Medição Acústica Doppler de Velocidade a Jusante do Canal de Fuga da UHE Três Marias
Orientador: Hersília de Andrade e Santos

Curso técnico/profissionalizante em Transportes e Trânsito

2007 - 2010

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Dam Safety Training/Treinamento de Segurança de Barragens. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

Estudos de rompimentos de barragem. (Carga horária: 15h). , Instituto GEOeduc, GEOEDUC, Brasil.

2018 - 2018

USACE Curso 2.4a: Modelagem em Regime Permanente no Software HEC-RAS. (Carga horária: 24h). , Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, Brasil.

2018 - 2018

CAPACITAÇÃO TÉCNICA (SNIS): Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas. (Carga horária: 22h). , Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, SNSA, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Legislação Ambiental 2017. (Carga horária: 8h). , Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.

2011 - 2011

Dinâmica computacional de fluídos (CFD) e suas aplicações ambientais. (Carga horária: 3h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2009 - 2009

AUTOCAD 2D. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

2009 - 2009

Informática Aplicada ao Desenho Técnico. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

2004 - 2005

Método CGD: Windows 98, Word 2000, Excel 2000, Power Point 2000 e digitação. (Carga horária: 96h). , RB Informática, RB INFORMÁTICA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Análise de medições de velocidade realizadas com ADCP embarcado acoplado a um DGPS. 2017. (Simpósio).

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Sensibilidade das vazões médias de longo período em relação ao clima: um exame baseado em modelagem hidrológica e modelos do tipo Budyko. 2017. (Simpósio).

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Velocidades da Água por um ADCP Acoplado a um DGPS: Análise de Qualidade da Amostragem. 2015. (Simpósio).

XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Aplicação de simulação numérica das equações RANS (Reynolds Averaged Navier-Stokes Equations) para fins de determinação do comportamento de peixes a jusante de barragens.. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Tuler de Oliveira

SANTOS, H. A. E.;TULER, M.O.; AQUINO, R. F.; AMARAL, L. P.. Verificação da qualidade de medição acústica doppler de velocidade à jusante do canal de fuga da UHE Três Marias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Luciana Peixoto Amaral

SANTOS, H. A. E.; OLIVEIRA, M. T.; AQUINO, R. F.;PEIXOTO, L.. Verificação da qualidade de medição acústica doppler de velocidadde a jusante do canal de fuga da UHE Três Marias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Alexandre Kepler Soares

REIS JUNIOR, D. S.;SOARES, A. K.; PALMIER, L. R.. Identificação de Áreas Potencialmente Inundáveis Associadas à Ruptura Hipotética da Barragem Santa Maria em Decorrência de Piping. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de Brasília.

Luiz Rafael Palmier

PALMIER, L. R.. Identificação de áreas potencialmente inundáveis associadas à ruptura hipotética da barragem Santa Maria em decorrência de piping. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hersília de Andrade e Santos

Verificação da Qualidade de Medição Acústica Doppler de Velocidade à Jusante do Canal de Fuga da UHE Três Marias; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Hersília de Andrade e Santos;

Hersília de Andrade e Santos

Modelagem numérica do escoamento no canal de fuga da usina de Três Marias (Edital DPPG 36/11); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hersília de Andrade e Santos;

Hersília de Andrade e Santos

Modelagem numérica do escoamento no canal de fuga da usina de Três Marias e de Itutinga; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hersília de Andrade e Santos;

Hersília de Andrade e Santos

Monitora de Gestão Ambiental; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Hersília de Andrade e Santos;

Dirceu Silveira Reis Júnior

Identificação de Áreas Potencialmente Inundável Associadas à Ruptura Hipotética da Barragem Santa Maria em Decorrência de Piping; 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dirceu Silveira Reis Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, HERS'LIA A. ; DUARTE, BERNARDO ; PINHEIRO, ABGAIL ; CRUZ, DEBORAH ; SOUZA, GUILHERME . Flow characteristics in tailrace: understanding how hydrodynamics may attract fish to hydropower plant in South America. MARINE AND FRESHWATER RESEARCH , v. 1, p. A, 2018.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2015 - 2016

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor Presencial de Educação a Distância - curso de Desenho Técnico para Construção Civil

2019 - 2020

Enemax Engenharia e Consultoria Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Segurança de Barragens, Carga horária: 40

2016 - 2016

ENEMAX - Engenharia e Consultoria

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Segurança de barragens. Atualização do Plano de Segurança de Barragens do setor elétrico.

2016 - 2016

Itaipu Binacional

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Estagiário de Férias, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária de férias na área de Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos ? OPSH.DT | Acompanhamento das atividades de previsão de vazões dos rios Paraná e Iguaçu: previsão de afluências - modelo MGB/previsão de inundação - modelo HEC-RAS. Acompanhamento da coleta de dados hidrológicos em campo e serviços auxiliares: manutenção e nivelamento das réguas limnimétricas. Acompanhamento de batimetria no lago (reservatório) com ecobatimetro acoplado ao Hypack e medição de vazão com ADCP M9 no canal da piracema e medição de vazão com ADCP RDI 600 kHz acoplado a um sistema DGPS a jusante do canal de fuga da usina.

2015 - 2016

Superintendência Regional de Polícia Federal Em Minas Gerais

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Manutenção predial. Orçamentos para licitação. Adequação do Projeto de Reaproveitamento de Água de Chuva.

2012 - 2013

Hídricon - Consultoria de Recursos Hídricos

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Leitura e interpretação de projetos geométricos de sistemas de transposição de peixes para implementação em modelos de análise numérica do escoamento 1D e2D (softwares HEC-RAS e River2D); Elaboração de planilhas para manipulação, tabulação e apresentação de dados; Leitura e manipulação de dados de coletas com ADV e ADCP.

2015 - 2016

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora no Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia ? PROGEST. Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho | Carga horária: 25h/semestre.

2014 - 2015

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Disciplina: Hidrologia Aplicada

2011 - 2012

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica

Outras informações:
PIBIC/ CEFET-MG e CNPq Orientadora: Hersília de Andrade e Santos Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa ?Modelagem Numérica do Escoamento no Canal de Fuga da Usina de Três Marias? na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica, atuando principalmente no tema de Dinâmica dos Fluidos Computacional.

2010 - 2010

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Disciplina: Gestão Ambiental